Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Metamorfose Hollywoodesca – ‘O trono’

Julgar livros pela capa jamais pode ser um retrato fidedigno do teor qualitativo de uma obra. Não obstante, um som melodioso tem mais probabilidade de platina que uma letra cabalística.

Paralelizando esteticamente, enuncie-se a versão “Sporting – 2004/05”. O propósito é resenhado, tão e somente para reerguer um comandante trovador, de seu nome José Peseiro. Do regresso ao Ocidente Europeu – que de jato privado não foi feito (opção 3?) – efetuam-se, desde já, duas transições ofensivas:
1 – A ideia de que qualquer um ganha no Porto tem vindo a demonstrar-se falaciosa;
2 – A elite tripartida conta agora com três técnicos portugueses, que prometem discutir taco-a-taco.
Numa ótica de campeonato a três dimensões – dificilmente assim não será -, torna-se estimulante perceber as armas e fraquezas de cada formação. Para tal, dê-se azo a um sexteto fragmentado:
Plantel com mais soluções (até ao momento): FC Porto/SL Benfica
Unanimidade é um termo de difícil aplicação no futebol, com as rivalidades extremas e/ou preferências pessoais a levarem muitas vezes a análises facciosas. No entanto, equipam de azul e vermelho as equipas com mais qualidade ou, por outra, as que mais soluções apresentam. Se isto será sinónimo de refrigério e deleite ninguém pode profetizar – a contratação de Peseiro é uma incógnita, não reunindo condições para receber a cognominação de ‘treinador de créditos firmados’. O discurso incipiente «à Mourinho» terá agradado aos mais otimistas, mas o ceticismo de outros só ficará ultrapassado caso a potenciação de ativos e o registo ganhador fizerem igualmente parte do almanaque. Já Vitória parece atravessar a melhor fase da temporada e tem tudo para continuar, com os regressos de Gaitán, Toto e Semedo a poderem servir de bálsamo a uma equipa já por si bem apetrechada. Resta saber se os melhores ovos fazem a omelete mais saborosa.
Calendário mais acessível: SL Benfica
Os calendários mais ou menos favoráveis são, por vezes, uma falsa questão e este campeonato já demonstrou que os apostadores podem enriquecer caso sejam arrojados. Apesar disso, o clube da Luz parece ter alguma vantagem (teórica) nas dezasseis rondas que faltam disputar: o maior quebra-cabeças parece ser a deslocação a Alvalade, ao passo que no fogo arsenalista, o handicap mouro pode ajudar a resolver primeiro o enigma. Não é ainda de descartar os compromissos europeus, que podem assumir papel decisivo, seja em questões físicas, seja motivacionais.
Melhor treinador: Sporting CP
É inegável que o homónimo do messias é o melhor treinador em Portugal em atividade. E bicampeão, conhece o futebol português como poucos e é o mais experiente entre os candidatos ao título. Um dos seus pontos fracos era a dialética perante a imprensa e é facto que tem feito um trabalho para a melhorar de modo a vencer os mind games com os rivais. Além das vitórias nos bate-boca, Jesus tem vencido maioritariamente bem dentro de campo.
Mais forte no confronto com os rivais: Sporting CP
A equipa que venceu todos os jogos contra os rivais é o incontestável líder neste quesito. Os pupilos do Salvador começaram a ‘brincadeira’ na Supertaça e tomaram-lhe o gosto. Fica na memória a vitória expressiva sobre o eterno rival por 3-0, bem como o selar do destino de Julen, o basco, aquando do 2-0 em Alvalade. Embora tenha perdido alguns pontos com equipas de “outro campeonato”, o registo contra os rivais é crucial na hora de contar os pontos que fazem a diferença.
Mais vitórias por margem expressiva: SL Benfica
Dado irrelevante? Talvez tenha o seu quê de importância. A turma encarnada apresenta um registo atacante demolidor, destronando os rivais de forma contundente (+11 golos que leões e +14 que dragões), o que pode transluzir maior capacidade para derrotar equipas pequenas – os pleonásticos destacarão ainda a diferença de golos negativa nos confrontos com os rivais (-4). A competição ganha-se nos Clássicos (inclusive Braga), mas também nas restantes 28 jornadas.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Renato Santarém e Bruno Coelho

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Nelito
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 6:07 pm

    Um factor que acho que poderá começar a pesar no SCP é o facto do plantel ser curto e ter um acumulado grande de jogos decididos aos 90 minutos, acumulando cansaço físico, mas principalmente mental.
    O SCP tem sido formidável na forma como tem superado os constrangimentos durante os jogos (exemplo Braga e Tondela), mas acho que se começará a notar quebra ao nível físico e mental.

  • - Stalley -
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:29 pm

    Excelente post, apesar de não acompanhar a série em questão.
    Quanto ao resto de campeonato, eu fui daqueles que depois do empate do Benfica na Madeira, pensava que este campeonato para o Benfica já estava decidido, porque não via o Sporting perder pontos tanto contra o União da Madeira e contra o Tondela, aliás nem eu nem ninguém na altura.
    Mas o que é certo é que o Sporting facilitou, onde não podia e o Benfica depois do jogo em Braga subiu bastante de rendimento e o Porto ao contrário e neste momento encontra-se em 3º lugar.

    Penso que neste momento é difícil fazer prognósticos, é tudo á base do famoso "SE".
    Isto vai ser jogo a jogo, este fim de semana, penso que vai tudo continuar igual e para a semana, vai ser interessante ver como acabam as coisas, o Porto neste momento é o que está mais pressionado, como Sportinguista, espero que Benfica e Porto empatem e claro o Sporting ganhe na Madeira.

  • rui amaral
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:00 pm

    Na minha opinião o Sporting infelizmente não deverá ser campeão por duas razões:

    1) plantel curto, basta lesionar-se uma das pedras basilares que vai tudo agua abaixo (Slimani, Ruiz, J Mario, Patricio, Adrien)

    2) recta final infernal Porto Setubal Braga sendo os dois jogos mais dificeis fora …. tem tudo para dar mal

    ps: para alem disso pelo caminho vamos perder pontos … tudo isto somado acho dificil, mas possivel e acredito ate ao fim

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 5:00 pm

      realmente não será muito optimista, até porque pontos todos vão perder, mas de facto ir ao dragão e a pedreira nos 3 ultimos jogos…

      Rui Carvalho

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:49 pm

      Que discurso tão derrotista … não acredito que seja um sportinguista.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 2:28 pm

    Supondo que os 3 grandes vencem este fim de semana, a próxima jornada terá muito de decisiva.

    Como digo desde o primeiro dia o principal favorito ao título é e sempre foi o SCP.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:50 pm

    Qualquer equipa que tenha Joprge jesus parte em vantagem para ser campeão.
    Neste momento o Sporting está em 1º e é o favorito a vencer o campeonato.
    O Benfica está muito forte neste momento e com uma grande força mental.
    o Porto está animado pela troca de treinador mas sabe que não depende de si para vencer o campeonato.
    5 pontos de atraso numa liga como a nossa podem ser fatais apesar de ainda faltar muito campeonato.
    o porto tem o melhor plantel, o Benfica o melhor 11 e o Sporting o melhor treinador.
    A pressão está toda do lado do Porto se perder ou empatar na luz diz adeus ao título.
    O Benfica renasceu como uma fénix.
    O Sporting está com uma crença muito forte.

    Cards

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:47 pm

    Na minha opinião este campeonato pode-se decidir em dois momentos(50% cada 1). Ver com que diferença pontual o Sporting sai da jornada Benfica vs Porto(que vai ser um jogo que ninguem quer perder ou empatar), e mais a frente o jogo Sporting vs Benfica.

    Se o Sporting sai com uma boa vantagem pontual depois destes dois jogos diria sim que temos boas hipóteses.Se não as coisas ficam mais complicadas, porque ir a Braga e ao Dragão nas ultimas 3 jornadas é perigoso. Se lá chegamos quanto muito gostava de ter a hipótese de decidir o campeonato em casa contra o Setúbal.

    Mas como já foi provado na 1º volta e no inicio da 2º , os pontos fracos do Sporting esta temporada tem sido contra as equipas teoricamente mais fáceis.

  • Rabensandratana I
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:39 pm

    Espero que o Peseiro tenha uma palavra a dizer, eu confio no seu trabalho e mesmo partindo numa posição complicada acredito que faça valer o espírito e a raça PORTO.

    Em relação aos rivais não estou interessado já que dependem apenas deles.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:36 pm

    Se compararmos planteis:

    Guarda-redes: Tanto o Sporting como Benfica e Porto têm como 1º opção três grandes guarda-redes, considero que Patrício e J. César estão ao mesmo nível e o Casillas ligeiramente abaixo. No banco o Porto é quem está melhor servido com o Helton (é tão bom ou melhor que o Iker) seguido pelo Benfica com o Ederson (muito potencial) e o Sporting com o Jung (é uma incógnita).

    Defesa-direito: O Porto tem no 11 a melhor opção com Maxi, depois segue-se o Sporting com J. Pereira e o Benfica com A. Almeida mas quando o Semedo voltar (se voltar em forma) poderá suplantar o J. Pereira. No banco o Sporting e Benfica têm opções que dão para desenrrascar como Esgaio e Schellotto do lado dos leões e Silvio, Semedo (com falta de ritmo) e no futuro próximo o A. Almeida do lado do Benfica, o Porto não tem ninguém para esta posição tendo de chamar alguém da equipa B ou adaptar o Maicon a lateral ou por o Layun à direita (mas assim teria de mexer na esquerda).

    Defesa-esquerdo: O Porto tem a melhor solução para titular com o Layun, o Sporting segue no segundo lugar com Jefferson e o Benfica fecha a porta com o Eliseu. No banco parece-me que Zeegelaar dá ao Sporting a melhor opção dos "grandes", segue-se o Grimaldo no Benfica e o Angel no Porto.

    Defesa central: Em termos de quantidade/qualidade o Sporting parte à frente com 6 opções muito válidas, teoricamente o Coates poderá ser um grande reforço e entrar no 11 com Oliveira e Naldo a travarem uma dura luta pela titularidade enquanto Ewerton recupera a melhor forma, Semedo tem potencial e poderá espreitar as suas oportunidades bem como o Tobias depois de voltar de lesão.
    O Porto e Benfica podem enfrentar alguma escassez de opções.
    O Porto tem 3 elementos como Indi, Marcano e Maicon que estão ao nível dos titulares do Sporting mas esta época as coisas não lhes têm saído bem.
    Já no Benfica Jardel e Lisandro dão todas as garantias tal como as duplas dos rivais mas o argentino está lesionado bem como o Luisão o que levará o Lindelof a entrar nas opções quase sem experiência ao mais alto nível.

    Médio defensivo: No 11 o Porto conta com o jogador em melhor forma nessa posição Danilo, seguido pelo Fejsa (Benfica) e depois pelo William (teoricamente é o mais forte mas tem estado abaixo do seu nivel) no Sporting.
    No banco o Benfica e Porto têm ambos duas opções quase ao nivel dos titulares como são o Samaris e Neves respectivamente, já o Sporting não está tão bem servido tendo de adaptar o Adrien ou adaptar tanto o Semedo como o Aquilani já que o Paulista está lesionado e "verdinho" (apesar do potencial).

    Médio centro: O Sporting comando com Adrien, depois o Renato no Benfica e Herrena no Porto.
    No banco o Sporting parece-me ter a melhor opção com Aquilani, o Porto poderia adaptar Neves, Evandro ou André André ou apostar no Oliveira e o Benfica teria de adaptar Samaris, Talisca ou Pizzi.

    Médio ofensivo/segundo-avançado: O Benfica tem o Jonas como opção mais forte, Ruiz no Sporting segue-o e André André no Porto conclui o pódio.
    No banco Teo teoricamente seria a melhor opção mas só quando tem a cabeça "limpa", Talisca é muito irregular e no Porto há Marega, Evandro e Bueno que não me parecem ser melhor que os outros.

    Extremo direito: J. Mário para mim é a melhor opção, Coroano segue-o de perto bem como o Pizzi.
    No banco parece-me que Guedes é a melhor opção seguido pelo Gelson e depois pelo Varela.

    Extremo esquerdo: Gaitan lidera, Brahimi vem atrás e depois o B. César.
    No banco talvez Carcela seja a melhor opção, no Porto não há um 4º extremo pelo que André André ou Marega seria adaptado à posição e depois provavelmente o Mané seria a opção menos boa nos "grandes".

    Ponta-de-lança: Slimani destaca-se, Mitroglou vem em segundo e Aboubakar depois.
    No banco Suk é atualmente a melhor opção e Jimenez a segunda visto que o Barco ainda não mostrou o que vale.

    • Czarli
      Posted Fevereiro 6, 2016 at 3:23 pm

      Se se se… Adoro essas afirmações por alto que são logo certezas!!

      Se formos ver os jogos (minutos jogados) e os golos do Aboubakar no ano passado também poderíamos dizer o mesmo… "Se ele fosse sempre titular já teria uns 15 golos… ou 37."

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:47 pm

      Iniesta,

      Então vai lá ver quantos jogos e minutos jogados é que cada um tem, o grego se fosse sempre titular no Benfica como o camaronês é no Porto já teria uns 15 golos.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:28 pm

      Aboubakar tem mais 2 golos que Mitro, mas pelos vistos mitro parte a frente.

      Iniesta

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:20 pm

      Reitchie,

      Geralmente o Porto tem alinhado com Danilo a "6", Herrera a "8" e André a "10", acho eu mas mas admito que não tenho visto todos os jogos do Porto.

    • Reitchie
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 1:38 pm

      Só acho que encaixou o André André na posição errada, em tudo o resto concordo. Excelente análise.

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:45 pm

      Resumindo, não acho que haja grande diferenças de qualidade entre os 3 "grandes" e isso não pode ser uma desculpa para eventuais insucessos.

  • Octávio Alvarez
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:46 am

    Como sportinguista espero um Sporting campeão, apesar de achar que chegámos á fase crucial da época um pouco "por baixo ", o Benfica joga bem e estabilizou, o Porto tem a motivação do novo técnico, o Sporting está exprimido, pode ganhar todos os jogos mas fica a sensação que pode perder pontos em qualquer jogo. Dentro dos mini campeonatos dentro da Liga, parece-me que o actual, os 2 próximo jogos, será crucial principalmente para o meu clube, que deve ganhar os seus e assistir de cadeira ao jogo dos rivais. De resto, penso apenas que devemos estar apesar de tudo contentes por em Fevereiro ainda haver esta incógnita e com 3 clubes perfeitamente "dentro". SL

  • Nuno Melo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:45 am

    Sou benfiquistas, mas não considero que seja completamente líquido que o Benfica/Porto tenham melhor plantel ou soluções que o Sporting. O Sporting este ano já demonstrou ter muitas e excelentes opções. Na minha opinião o Sporting é, neste momento, o principal candidato ao título, pois nestas duas jornadas, caso o Benfica não vença Belenenses e Porto, fica com o título à sua mercê. De resto, estou 100% de acordo com a análise. O calendário é relativo…quando se encaram os jogos numa perspectiva de que são favas contadas ou que é mais favorável, muitas vezes corre mal e perdem-se pontos com o U. da Madeira, etc…com calendários complicados, os níveis de concentração estão no máximo.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:42 am

    So para dizer que gostei muito do texto!
    Apenas queria referir que na minha opiniao o Porto tem melhor plantel (mais soluçoes de qualidade que o Benfica). Quanto ao calendario, concordo que o do Benfica possa ser o mais acessivel em teoria, mas vai depender das competicoes europeias (tal como foi referido).
    De resto, concordo com tudo o que foi referido.
    Qualquer um dos tres grandes pode ser campeao ainda, o que è bastante bom para a competiçao.

    Bio

  • Zé Barros
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:39 am

    Excelente texto (gostei especialmente da referencia ao Trono – Game of Thrones – que é uma das minhas séries).

    Sobre os plantéis já muito foi dito. Claramente o Sporting tem o mais curto dos 3 grandes. No entanto o 11 está muito forte e coeso, por isso fica "ela por ela".

    Sobre o calendário, a deslocação do Benfica a Alvalade irá decidir, claramente, se o Sporting irá ou não ser campeão (no meu ponto de vista).

    O fator JJ é muito importante. O homem não sabe falar, mas conhece muito bem o campeonato e as suas equipas (em especial o Benfica) e isso pesa bastante na hora dos embates.

    Espero uma luta a 3 até ao final, sem casos de arbitragem (para que o campeão seja justo) e que no final ganhe o meu Benfica.

    Saudações Desportivas.

  • Chemahatma
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:36 am

    Começo a apostar no campeão no inicio de Março após a visita do SL Benfica a Alvalade, jogo que para mim decidirá 90% das contas finais, pois nessa altura já muita da "Europa" também já estará decidida (como disse o Jorge Jesus à uns anos, quem for arrumado mais cedo tem mais hipóteses de ser campeão).

    Sporting CP acaba o campeonato com União da Madeira (C), FC Porto (F), Vitória FC (C) e SC Braga (F);
    SL Benfica acaba com Rio Ave (F), Vitória SC (C), Marítimo (F) e Nacional (C);
    FC Porto termina com Académica (F), Sporting CP (C), Rio Ave (F) e Boavista (C).

    O Rio ave irá defrontar em casa dois dos candidatos e poderá ter um papel preponderante no titulo, na época passada derrotaram lá o SL Benfica e esta época já foram empatar ao Dragão, sendo que visitam Alvalade já na próxima 2º feira.
    Marítimo fora também é um jogo teoricamente complicado assim como o Vitória SC poderá causar estragos se estiver ainda na luta pelo Europa.
    Ir jogar ao Dragão e à Pedreira nunca é fácil, e por isso a ponta final do Sporting CP terá que ser estonteante.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:35 am

    Sinceramente não vejo o Porto a passar do 3º lugar, só mesmo se fosse vencer na Luz e depois ganhassem ao Sporting no Dragão.
    O Benfica é o adversário que impõem mais respeito ao Sporting por é aquele que perdeu até ao momento menos pontos contra os "pequenos" devia ao seu ataque avassalador, mas acredito que o Sporting vão ganhar-lhes em Alvalade e distanciar-se.

    Como já tinha dito, este ano a Liga vai para o Sporting, a Taça de Portugal para o Porto e a Taça da Liga para o Benfica.
    O Porto vai vencer um título sem "saber ler nem escrever", teve muita sorte nos sorteios.

  • MiguelSLB
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:30 am

    Eu já acreditei menos… Há 2 meses parecia que estávamos arredados e agora estamos na luta… Tudo pode acontecer e como já se viu o campeonato será disputado até ao final, acredito eu pelos 3 clubes…

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:29 am

    O confronto directo entre os "grandes" vai passar e muito na definição do campeão, nas próximas semanas vamos ter um Benfica-Porto e depois um Sporting-Benfica.
    Os "grandes" estão a perder poucos pontos com os "pequenos", somos das ligas onde o 1º classificado perdeu menos pontos da Europa.

    Se o Porto vencer na Luz reentra na luta de forma mais efectiva, se o Benfica ganhar termina com as aspirações do Porto e se empatarem o Sporting poderá "fugir".

    Da mesma forma que em Alvalade se o Sporting ganhar ao Benfica quase que poderá encomendar as faixas, se o Benfica conseguir triunfar também não deverá deixar fugir o titulo e se empatarem o Porto pode reaproximar-se.

    Como Sportinguista obviamente que estou confiante e espero ver o Benfica-Porto a terminar num empate e depois o Sporting a ganhar de novo ao Benfica em Alvalade de forma a distanciar-se mais.
    Espero que tudo corra bem e que Sporting se sagre campeão na penúltima jornada frente ao Setúbal em Alvalade.

  • Miguel Almeida
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:27 am

    Para mim o principal candidato a vencer o campeonato é o scp , embora isto seja uma analise que tenha duas partes sendo que uma anula a outra .

    O scp (no nome do seu treinador) não se coibiu de admitir que Liga Europa é secundário , admitindo as limitações de um plantel .Se levarem um cabaz do Leverkusen pode ser o melhor para esta equipa. Ficariam com tempo para irem preparando os jogos do campeonato .Mas o eventual desaire no campeonato nao seria tao bem tolerado e nós (benfiquistas) sabemos como Jesus treme nos finais de temporada .

    Relativamente ao SLB , o treinador tenta honrar o passado do clube , mudando o paradigma "dando tudo" em todas as frentes .
    O SLB embora com muitas soluções ofensivas , a nivel de centrais e jogadores para posição de Renato está um pouco orfão neste momento .Sabemos todos das exigências dos jogos da Champions que muitas vezes resultam em lesões .Jogar na Rússia nesta altura do ano amplia esse risco (veneno esse que ja provamos com a lesao de Rodrigo em 2012).
    É preciso sorte neste aspecto , não nos podemos dar ao luxo de ficar sem um Renato , Samaris ou Jardel .

    O Porto para mim não entra nas contas e a proxima sexta provará isso mesmo .

    • ola
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:22 pm

      Quero ver-te ai na proxima sexta então a ver como o Porto não entra para as contas estando à frente do Benfica.

  • Tiago Oliveira
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:26 am

    Sinceramente, acho que não há equipa favorita a ganhar. Coloco Benfica e Sporting na Pole Position juntos, apenas e só, porque têm 1 jogo de diferença(-3Pontos de diferença). Porto um pouco mais dificil por estar mais longe neste momento.
    As competições europeias vão pesar e muito. Será que alguém (querendo ou não) vai querer mandar fora oportunidade de ir mais longe na Europa pela hipotese campeonato?
    Mas como alguém disse em cima, nada é assim tão linear. Esperar para ver, sobretudo sem lesões e "barulho".

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:18 am

    É muitos se's mas o que realmente interessa é a classificação depois do benfica Porto. Depois ai veremos quantos candidatos temos sendo que o sporting tbm pode perder pontos ate la. O meu palpite é q o Porto empata na luz.

    Jonathan

  • Daniel Martins
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:03 am

    Não acredito no SCP campeão. Se o Sporting não for com larga vantagem para as ultimas 3 jornadas arriscara-se a ficar sem nada … Ir ao Dragão , receber Setubal e ir a Braga … de certo que vai perder pontos nesses 3 jogos , espero eu …

    • Teixas941
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:13 pm

      Sim ganharam esses jogos mas jogaram em casa. Ganhar no dragão (o estádio mais difícil de Portugal) e em Braga são tarefas bastante difíceis, e esses jogos estão praticamente juntos. Concordo com o Daniel Martins. Se o Sporting não estiver a mais de 5 pontos do Benfica ou Porto não sei se consegue ser campeão na reta final. E prevejo que o derby, mesmo em Alvalade, vai ser bastante difícil de ganhar.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:56 am

      Isso não é assim tão linear, o Sporting perdeu com o União e depois ganhou ao Porto e ao Setubal com grande futebol e ao Braga com bom futebol mas com alguma sorte.
      Acho que esta equipa está talhada para os grandes confrontos.

      Mário

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:40 am

      Na primeira volta ganharam esses três jogos.
      Mas para mim o jogo mais decisivo é em Alvalade com o Benfica.

  • Luís Freitas
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:58 am

    Portanto:
    O Porto representa os Stark, família do Norte a quem já fizeram muito funeral nos últimos tempos;
    O Benfica os Martell que apareceram do nada a meio da temporada;
    E o Sporting são os Lannisters que embora todos os restantes os odeiem lá se vão sentando no trono mesmo sendo escandalizados por os mais pequenos (pardais)

    • Czarli
      Posted Fevereiro 6, 2016 at 2:51 pm

      E o prémio de Captain Obvious vai para o Miguel. O Luís Freitas acaba o seu comentário a ter o cuidado de não dizer muito mas há sempre um maluquinho que não sabe manter a boca calada.

      Eu até vi a última temporada completa, mas um comentário desses, sem nada para acrescentar à discussão, deveria dar castigo de uma semana entalado nuns stocks em praça pública.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 3:17 pm

      E o Jon Snow já foi à vida…. a menos que ele incarne, ou se torne num morto vivo…..
      Miguel

    • Luís Freitas
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:06 pm

      Isengard, mas o simbolo dos Lannisters até é o Leão e de facto quem ocupa o trono no momento são eles… Os Starks não estão de todo a subir até ao topo e o Jon Snow só é meio Stark.

      Não me quero alongar muito neste tipo de comparações até porque pode haver alguém que ainda não tenha visto a série completa.

    • Isengard
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:46 am

      Não concordo com essa comparação Sporting -> Lannisters :p

      Vejo mais o Sproting como sendo os Starks. Os underdogs que vão surpreendendo e subindo até chegarem ao topo, uma espécie de Jon Snow que passou de ignorado e atacado por todos a Lord commander xD

      Como Lannisters vejo mais o Porto que começou a época como o principal candidato e que a pouco e pouco os seus "podres" começaram a vir ao de cima e viu-se que podem ser ultrapassados com um pouco de esforço.

      Como Targaryen vem o Benfica, que todos pensavam arredado e morto antes do inicio do campeonato e que com o avançar do tempo os comandados pelo Khal Vitória estão a subir e muito de rendimento e a ameaçar o trono

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:45 am

      O Porto representa os Targaryen. Por causa dos Dragões porque actualmente são liderados por uma mulher (fernanda looool), mas acima de tudo porque no final de tudo vão sair por cima (isto sou eu a especular quer para o campeonato quer para o GoT) :).
      Falando mais a sério, acho que o SCP vai ser campeão este ano.

      Cumps,
      Rui Sousa

    • Rúben Gomes
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:41 am

      Ahahaha, TOP

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:50 am

    O Benfica e o Porto são os Lannisters e os outros (quem são os outros mauzões, não sigo a série atentamente, os Boltons? Freis?), usurpadores, mas o Bruno de Carvalho Targaryen (versão sem tranças) formou o seu exército e vai tomar o Trono de assalto, só que com leões em vez de dragões. O Octavio é uma espécie de Tyrion (e também percebe de vinho), o Jesus é o comander in chief.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:46 am

    O principal favorito a vencer a competição é o Sporting. Tem mais pontos que os outros, apenas por isso.
    A próxima jornada pode definir alguma coisa, isto assumindo que os três ganham os seus jogos deste fim de semana.
    Caso o Porto perca na Luz, ficará praticamente de fora, isto porque fica a uma distância considerável não de um, mas de dois rivais. E em teórica desvantagem no confronto directo com Benfica.
    Caso o Benfica perca, fica com o Porto em cima, e aquém do Sporting, ficando obrigado assim a vencer em Alvalade. O Porto fica na luta, pois ainda recebe o Sporting.
    Caso empatem, o Porto acaba por ficar em melhor situação, pois tem a (mais uma vez, teórica) vantagem de jogar em casa frente ao rival que segue à frente.
    Isto tudo, partindo do pressuposto que o Sporting "cumpre" o seu dever de fazer duas vitórias em dois jogos.

    Esse dado das vitórias expressivas tem a relevância que tem, mas se calhar as vitórias por margem mínima são mais importantes. Vencer por 2, 3, ou 6, vai dar ao mesmo. Vencer "à rasquinha" mostra capacidade de vencer mesmo jogando pouco, ou de resistir às adversidades. Como fazia o Trappatoni.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:12 am

      Discordo apenas do último parágrafo! As vitórias "à rasquinha", por experiência própria, não dão muita confiança. Já vitórias contundentes (não digo expressivas, pode ser apenas por 2 golos e ser bastante contundente) é que mostram o carácter e ambição de uma equipa. Obviamente que pelo meio haverá um ou outro jogo que será ganho "à rasquinha" e que aí sim é preciso ter capacidade para resistir às adversidades, mas isso deve acontecer pontualmente, senão a equipa perde confiança.

      JD

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:06 am

      Nuno R

      Concordo com quase tudo, excepto na parte que se Benfica e Porto empatarem o Porto fica com vantagem, é que caso empatem o Porto fica quase arredado da luta, pois ficaria a 7 pontos do Sporting, portanto o Sporting até podia ir perder por 10-0 nas Antas que ficava lider confortavel na mesma…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:53 am

      Compreendo o último parágrafo, mas não dá para comparar a motivação de vencer por 6-0 com a de 1-0…

      George Raft

  • SENSEI
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:40 am

    Se fosse tudo assim tão linear… a Santa Casa já teria fechado portas. Qualquer um dos 3 é forte candidato, pelo menos até ver o que Peseiro pode dar ao FC Porto. São deslocações difíceis, mas numa das piores deslocações da época o Sporting CP venceu por 3 bolas. Portanto, continua a ser uma incógnita quem alcançará o Trono, em Maio.

    "When you play the Game of Thrones, you win or you die"

    • SENSEI
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:13 am

      Este comentário era para ser em resposta ao Valdo. :)

    • Cristiano Messi
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:10 am

      Concordo com o SENSEI.
      Podemos discutir o "sexo dos anjos", mas de nada vale, até à hora da bola rolar nos relvados. Se fosse assim "fácil" de prever, o futebol não metia piada.

      Está a ser e vai ser até ao fim, isso sei: um Grande campeonato nacional.

      Esta evolução do Sporting é benéfica para o futebol nacional, pois em vez dos outros dois rivais "reduzirem custos" (como alguns prometeram) vêm-se obrigados a "lutar até ao fim" e não "baixar a guarda".

  • Cristiano
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:35 am

    Na minha opinião o principal favorito é o Sporting.
    Tem o melhor treinador e uma equipa bastante coesa e equilibrada, talvez um pouco escassa em opções. No entanto, e como foi notório, nos embates com os rivais o Sporting entra a ganhar 1-0 devido ao conhecimento e qualidade de JJ.
    O Benfica vai atravessar uma fase muito complicada, Zenit, Porto e logo a seguir o Sporting. Ou sai de espada em punho, ou entre a espada e a parede.

    Quanto ao Porto, a equipa melhorou e tem bons jogadores, apesar de muitos deles serem sobrevalorizados, resta saber se Couceiro terá capacidade de motivar a equipa e gerir o plantel de melhor forma. Um Porto motivado e com o grupo unido é muito mais forte que o actual.

  • manelmadeira
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:28 am

    Bela análise acho que vai ser bastante renhido com o Porto a prevalecer o Sporting em 2° e o Benfica em terceiro lugar

    • Miguel Almeida
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:01 pm

      O SCP em vários jogos teve a "estrelinha" , estrelinha essa que tambem tem feito com que os jogadores nucleares estejam em boas condições fisicas .
      Se tudo se mantiver , diria que o SCP tem 70% de chances de ganhar . Agora imaginemos que Slimani é castigado e Adrien se lesiona , aí direi que o scp fica com a vida complicada .
      São muitas variáveis.

    • Filipe
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:49 am

      Jorge você fala como se o Sporting tivesse perdido até ao momento imensos pontos com equipas pequenas, vamos em 20 jornadas e o Sporting conta com 16 vitórias, os outros 2 grandes aparentemente já perderam mais pontos, mas espero que continuem a considerar todos favoritos menos o Sporting que depois pode ser que chegue a maio e seja o Sporting o campeão.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:48 am

      O Porto em 1º a jogar como está a jogar??

      Era preciso uma reviravolta grande no jogo do Porto para eles ficarem em 1º o que na minha opinião não estou a ver, para álem que o jogo que pode impulsionar os dragões para o titulo será a deslocação á luz, que sinceramente o melhor resultado que o Porto poderá fazer será um empate, duvido que ganhe ao Benfica no seu estádio e tendo em conta o futebol que o Benfica tá a praticar.

      Acho que o jogo que poderá decidir muito do campeonato será no Sporting-Benfica, e claro espero que o Sporting ganhe e ai sim levava uma grande vantagem para o resto que faltará.

      SL

      Pedro Bessa

    • Jorge
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:48 am

      Se o FC Porto for ganhar à Luz, acho que sim, vamos ser campeões. O Sporting ainda vai perder muitos pontos nos jogos contra as equipas pequenas. Já o Benfica parece-me que tem muita facilidade contra essas equipas mas nos clássicos vai sofrer bastante.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:41 am

      Então a equipa que se encontra mais atrás na tabela, que tem praticado o pior futebol, que trocou de treinador pelos maus resultados e que mais mexeu no plantel no mercado de Janeiro é a favorita?

      Porque dizes isso (pergunta honesta)?

      Cumps,
      Rui Sousa

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:36 am

      Fundamente.

      JD

  • Valdo
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:26 am

    O Benfica neste momento é o principal favorito a vencer o campeonato, tem a melhor equipa, joga o melhor futebol e não estou a ver o Porto a ganhar na Luz nem o Sporting a superar as deslocações a Guimarães, Porto e Braga.

    • Fernando Soares
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:28 pm

      Chemahatma, não foram 2 ou 3 jogos, veja a série de vitórias que o Benfica atravessa sendo que quase todos os jogos o Benfica teve relativa facilidade (por culpa própria). Não digo com isto que seja o principal favorito, o Arsenal também pratica o melhor futebol em Inglaterra há muitos anos e não tem sido campeão. O Sporting é favorito pela vantagem pontual e emocional uma vez que "limpou" os clássicos todos.

    • NoSense
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:10 pm

      Nas deslocações à pedreira em temporadas passadas, porque nos confrontos com Paulo Fonseca, perdemos para a taça e estivemos a perder 2-0 e esteve difícil até ao final

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:22 am

      Isto vale o que vale, mas o Sporting CP não se tem saido mal das ultimas deslocações à pedreira, antes pelo contrário.
      Historicamente Guimarães também não tem sido mau, apesar do 3-0 na época passada.

      Agora o SL Benfica por ter feito 2 ou 3 bons jogos já pratica o "melhor futebol", isso já não concordo de todo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:42 am

      E vez o Benfica a ganhar em Alvalade?

      Pedro Bessa

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:25 am

    Apesar de teoricamente o calendário do Benfica ser o mais acessivel, o Sporting tem o jogo mais importante do seu lado (o derby) pois joga em casa e pode fazer cheque-mate no campeonato caso vença os jogos até lá e esse jogo em questão

    Pois se a 9 jornadas do fim o Sporting se apanhar com mais de 5 pontos de avanço sobre Porto e Benfica, ira ganhar um "boost" emocional tremendo e se como previvisvel ficar apenas a fazer um jogo por semana (caso percam com o LEverkusen), serão campeões sem a menor duvida

    Para além disso, há ainda outro facto do lado do Sporting, que é o Benfica-Porto antes desse jogo, onde aconteça qualquer um dos 3 cenários o Sporting sairá sempre "benefeciado", visto que

    – Benfica se ganha, o Porto fica arredado da luta pelo titulo (ficaria a 8 pontos de Sporting e 6 de Benfica) e o Sporting passa a ter apenas um rival com que se preocupar e depois podia dar o cheque mate em Alvalade
    – Se empatam, Porto fica practicamente arredado da luta (a 7 do Sporting) e o Benfica fica mais longe (4), e depois em Alvalade podia ficar a 7
    – Se Porto vence, ficariam Benfica e Porto já longe a 5 de distância.. e depois o Sporting podia arrumar com o Benfica em Alvalade

    Para além disso, tem claramente o melhor treinador dos 3 e também o mais experiente nestas andanças, portanto neste momento o Sporting é o grande favorito ao titulo, se bem que pronto o Benfica afinal já tem algumas hipoteses, felizmente eu estava errado, mas veremos o que acontece ate ao Sporting-Benfica, depois dessa jornada muita coisa ficara definida…

    • PedroL
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 4:11 pm

      Vi o jogo na íntegra, pois claro! 100%. E é factual, que caso Adrien não tivesse marcado, o resultado estaria 2-2, porque os restantes lances não entraram.

    • António Gomes
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 2:47 pm

      Adoro estes comentários de quem não vê jogos do Sporting (só pode): "Joaquin, se não fosse o lance individual do Adrien o Sporting teria empatado com a Académica"

      Comentários destes demonstram várias coisas,
      1 – Não viu o jogo de certeza
      2 – "esquece-se" do lance ilegal do 2º golo da académica
      3 – É mais a vontade de fazer passar a mensagem de fraqueza do Sporting do que na realidade aquilo que acredita.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 2:01 pm

      Este campeonato será completamente aleatório até ao fim, com Sporting a escorregar nos mais fáceis, Benfica a facilitar nos jogos grandes e Porto provavelmente sem ir convencendo muito.

      Não gostei da parte de Jesus ganhar nos bate bocas, acho que só conseguiu descer mais baixo que os restante, tendo demasiada falta de nível para se dizer que ganhou nos bate bocas mas enfim, adepto português gosta é de umas belas picardias.

      FM

    • Pedro, o Polvo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 1:54 pm

      Sinceramente e para o bem do "adepto", acho que vamos ter campeonato até ao fim, sendo que mais provavelmente até em 3 frentes. O campeonato deste ano está nivelado por baixo e ainda se vão perder muitos pontos, na minha opinião .. A verdade é que o FCP é o que mais facilmente se pode ver afastado do título, mas honestamente e não só por ser portista, ainda acredito que temos uma palavra a dizer.

    • PedroL
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 1:11 pm

      Joaquin, se não fosse o lance individual do Adrien o Sporting teria empatado com a Académica. Calha a todos.

    • PedroL
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:57 pm

      Neste momento o Benfica atravessa uma grave crise de centrais e terá que jogar com a dupla Jardel/Lindelof no Restelo. Eliseu se vir o amarelo nesse jogo não poderá jogar frente ao Porto, e uma estreia de Grimaldo aos lobos não é de todo algo que dê confiança

    • NoSense
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 12:05 pm

      Não esquecer que o Sporting na antepenúltima vai ao dragão e na última vai a Braga (talvez o jogo mais difícil)…a deslocação a Guimarães também não é fácil (o benfica recebe os 3 e apenas vai a Alvalade)

    • Joaquin
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:57 am

      Nao disse isso, disse que tendo melhor individualidades a probabilidade de ganhar esses ditos jogos pequenos é maior, falta um abre latas ao sporting. Neste momento estão as duas a jogar bem, o benfica cresceu e muito como equipa e não é so pelas individualidades que ganha jogos como é obvio…

    • NPI2
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:43 am

      Sim, claro Joaquin. O Benfica sobrevive das individualidades do plantel e o Sporting é primeiro porque a equipa joga como um todo… lol

    • Joaquin
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:20 am

      Concordo com algumas coisas, mas sinceramente não é favorito. O benfica tem mais experiência nestas andanças e melhor plantel, pelo menos com melhores individualidades e que decidem os jogos "pequenos" sozinhos (jonas, gaitan, salvio de regresso). Por outro lado o sporting vai ao dragão, braga e guimaraes que são as 3 deslocações mais difíceis da época, tirando a luz…

    • Isengard
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:52 am

      Rui Sousa, concordo e discordo do que dizes. Se é verdade que Jesus perdeu esses 2 campeonatos no fim dos mesmos, é inegávl que a qualidade do treinador que estava sentado no banco do Porto é muito maior que a qualidade de Rui Vitória e José Peseiro.

      E, vemos também estes dois treinadores não são muito bons a lidar com a pressão (Peseiro em 04/05 com o Sporting e este início de ano com o calendário mais apertado do Rui Vitória).

      Porém, apesar de ser Sportinguista, já vi o titulo bem mais perto do que agora. Aquela derrota com o União e o empate com o Tondela foram uma machadada muito grande naquilo que podem vir a ser as aspirações do Sporting

    • MM
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:46 am

      São muitos "ses" Kafka, mas fica-te bem assumires que estavas errado e exageraste muito quando dizias todas as semanas que o Benfica não tinha qualquer hipótese este ano, que não tinha treinador e que a luta era pelo 3º lugar.
      O Sporting neste momento é o principal candidato o título porque está em primeiro com mais dois pontos que o segundo e para mim essa é a única razão porque de resto, em termos de momento de forma, qualidade do plantel e calendário (como refere o texto), parece-me que o Benfica levará vantagem. É verdade que ainda tem de ir a Alvalade, mas recebe o Porto e o Braga, já o Sporting recebe o Benfica mas ainda tem de ir ao Dragão e a Braga, enquanto o Porto tem de ir à Luz e a Braga. Parece-me que são estes jogos que irão decidir o campeonato, mas já vimos o Sporting a perder pontos em casa com o Tondela, por exemplo, portanto qualquer previsão se torna muito difícil, o futebol é imprevisível e com as equipas tão perto umas das outras é impossível de prever a classificação final.
      O que se pode dizer é que este está e irá ser um campeonato muito competitivo, que será decidido a três.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:44 am

      Faltou ainda acrescentar que o Porto se sobrevive a esta fase e vence na Luz, pode também aspirar muito seriamente ao titulo, porque depois o jogo "vira" a favor do Porto, pois é o Porto que pode arrumar com o Sporting nas Antas

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2016 at 10:40 am

      Embora também considere o SCP favorito, não sei até que ponto concordo com o teu 2º parágrafo.
      Já por mais de uma vez (nos campeonatos do Vítor Pereira), que o Jesus (que teoricamente teria uma equipa mais compacta por já treinar o clube há mais anos) com vantagens hipoteticamente folgadas consegue perder o campeonato por isso acredito que mesmo com 5 pontos de avanço nas últimas 9/10 jornadas, ainda nada estará decidido.
      E já sei que no caso do segundo título do VP ainda faltava um jogo com o Porto e foi aí que se deu a reviravolta, mas o Jesus esse ano perdeu o título na luz contra o estoril (foi o fim do Carlos Martins) a 2 jornadas do fim (sem contar o próprio jogo), não foi no dragão com o Porto.

      Cumps,
      Rui Sousa

Deixa um comentário