Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Miguel Oliveira consegue o seu segundo melhor resultado de sempre

Enorme recuperação do piloto de Almada, que transformou um fim de semana péssimo (quedas nos treinos livres e qualificação fora da Q2), numa grande corrida… e por pouco não aproveitava a penalização de Quartararo para fazer 4.º. Este é assim o seu segundo melhor resultado de sempre em MotoGP, o que lhe valeu uma subida ao 8.º lugar no Mundial, com 59 pontos (a 5 do quinto de Morbidelli). Já o topo do campeonato está ao rubro, com Dovizioso (84), Quartararo (83), Viñales (83) e Mir (80) separados apenas por 4 pontos.

Miguel Oliveira terminou o GP Misano, em MotoGP, no 5.º lugar, o seu segundo melhor resultado de sempre na categoria máxima do motociclismo. O piloto português de 25 anos nem começou bem, passando do 15.º lugar em que começou para 17.º, mas foi recuperando lugares e a 14 voltas do fim já estava em sexto. Já perto do fim, Francesco Bagnaia, que liderava confortavelmente, caiu, o que fez Oliveira subir para o 5.º lugar. A corrida foi ganha por Maverick Viñales, que se estreou a vencer este ano.

VM
Author: VM

15 Comentários

  • Carvalho
    Posted Setembro 20, 2020 at 2:05 pm

    Muito bem Miguel Oliveira. Um inicio mais fraco, mas que facilmente recuperou! Por momentos pensei que repetisse o feito da Áustria, mas a segunda melhor classificação de sempre acaba por ser um resultado bastante positivo.
    Uma palavra também para o que aconteceu nas 24H do Le Mans: o nosso Filipe Albuquerque, da United Autosports, acabou de ganhar a prova na categoria LMP2, com a sua equipa! Como se não fosse suficiente, António Félix da Costa acabou em segundo, na mesma categoria, com a JOTA!
    Incrível! Parabéns aos portugueses do automobilismo, que orgulho!

    • Aurinegro
      Posted Setembro 20, 2020 at 2:16 pm

      Há umas semanas o António também se tornou no primeiro português a ser campeão mundial individual em desporto motorizado, em Fórmula E. Está a ser um grande ano nesse sentido.

  • Mantorras
    Posted Setembro 20, 2020 at 2:48 pm

    Pronto coach, agora, como te disse, o Pol ja tem mais podios este ano que em toda a sua anterior carreira na classe rainha.

    Miguel, mais uma vez… nada de novo. Qualificacao horrivel (a queda nao permitiu melhor, o que nao era facil, basta ver os tempos doa 16 primeiros), mas uma corrida que nao esta ao alcance de todos. Sem desespero, sem atropelar ninguem, limpo e rapido, 3 voltas o mais rapido em pista… enfim. Forca meu puto, tamos todos a torcer por ti!!

    PS: Muita infelicidade do Pecco, e Mir… palavras para que? Aquela ultrapassagem ao Fabio com o Pol a frente… pufff… autentico fenomeno e para mim o principal candidato ao titulo.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Setembro 20, 2020 at 2:58 pm

    Alguém que perceba de Moto GP me pode responder as seguintes perguntas ?

    – Tenho visto todas as corridas do Miguel e a análise que faço é que não é muito forte em qualificação e nas partidas, mas é extremamente consistente em corrida. A questão da partida e da qualificação são características dele ou estão relacionadas com a moto ? Caso seja pessoal, há margem para melhorar estes aspectos ao longo do tempo?

    – segundo sei, para este ano as motas da KTM seriam iguais, isto é verdade ou a moto do Pol Espargaro é melhor?

    Obrigado desde já e parabéns ao Miguel por mais uma grande corrida!

    • Mantorras
      Posted Setembro 20, 2020 at 4:16 pm

      1. Miguel nunca foi forte nas qualificacoes, mas antes as diferencas entre motas eram bem maiores, hoje tens muito mais competitividade (do estilo, 3 decimas separarem 10 pilotos… antes eram 6 ou 7 do primeiro ao quinto…), e essa competitividade torna ainda mais evidente esse problema. Porque em vez duma ma qualificacao ser “sair de 5”, agora e “sair de 12″… acho que e uma caracteristica dele, um ponto fraco… no entanto, sim, pode melhorar… uma coisa que nunca o vemos fazer (ele gosta mesmo de andar sozinho nos FPs e QPs) e apanhar boleias, algo que mesmo entre ele e o companheiro de equipa, bem feito, ajudaria ambos. As partidas dele sao boas, claro que umas vezes sai mal… mas isso acontece a todos, mas no geral, ele sai bem, alias, em moto2 era uma volta e ja estava no top3 ou coisa parecida, saindo de 12 ou assim…

      2. Nao ha diferencas no que trata da disponibilizacao de pecas: todos tem direito as mesmas, ou seja, a partir do momento que fazem 1 parte nova, ja testada e aprovada, para ficar ao dispor do piloto, fazem 8 (duas para cada piloto KTM), mas… ha diferencas grandes quanto a estrutura, ou seja, a equipa que rodeia a fabrica e mais apetrechada, maior e com mais recursos, e depois, se fores piloto de fabrica decides ou influencias muito mais a direccao de desencolvimento, e isso, para mim, e a maior diferenca entre fabrica e satelite. Eles mesmo tendo as mesmas pecas disponiveis nao usam todos o mesmo, porque nem tudo resulta igual para todos, logo se tu puderes levar a fabrica a investir o tempo e dinheiro no melhor para o teu estilo de pilotagem e assim resolver os teus problemas especificos… melhoras muito mais. Outra questao e que os pilotos da Tech3 (onde esta o Miguel) so podiam testar porque a KTM tinha concessoes (vantagens para equipas novas/recentes), porque senao so os de fabrica e que podem… e para o ano ele ja nao poderia, como estara na oficial, ja pode ;)

      • Tiago Afonso
        Posted Setembro 21, 2020 at 6:54 pm

        O ponto fraco do Miguel têm sido sempre as qualificações e isso muitas vezes prejudica-lhe a corrida por completo porque abala de muito longe e não consegue chegar a frente da corrida por causa disso. E como tu disses e bem ele não gosta de apanhar boleias para fazer tempos nas qualificações mas só tinha a ganhar com isso se ele e o Iker se ajudasem mutuamente(O Iker melhorou muito nestes ultimos 3 gp). Mas ele em moto gp têm feito geralmente maus arranques. No Ultimo ano de moto2 ele teve uma altura que os arranques dele eram sempre arranques canhao. Mas lá está como abalava de lugares mais baixos isso as vezes nao o deixava chegar a liderança e com isso pode-lhe ter custado o titulo mundial de moto2.
        ps: nao vale a pena responder a quem só lê o Wikipédia(coach)
        Vais ver o GP em Portimão?

        • Mantorras
          Posted Setembro 22, 2020 at 12:51 am

          E mesmo o ponto mais fraco dele, diria, enquanto piloto. E claramente piloto de Domingo. Raramente faz uma corrida abaixo do que produz nos treinos, normalmente e semrpe acima.

          Iker anda muito melhor, sem duvida, e tem uma optima relacao com a equipa (pelo menos pela forma como o Herve lhe passa raspanetes publicos na boa e pela interaccao com o Miguel), o que poderia jogar a favor de algumas estrategias conjuntas, nos treinos (nas corridas, como e obvio, e cada um por si).

          Nao diria que os arranques dele tem sido maus, mas nao tem sido grande coisa, teve um bom depois da redflag na Austria :) mas concordo que foi isso que mais o afastou do titulo em moto2, junto com o facto da Sky nessa altura ter melhor moto e “jogar” sempre em equipa, inclusive em corrida (o que sou completamente contra, mas entendo, faz parte do jogo). De qualquer forma, antes perder por mas qualificacoes em moto2, do que como em moto3… (onde andas Danny Kent?)

          PS: e tranquilo :) tudo na paz.

          So nao vou a Portimao se nao houver publico, nunca vi o Miguel ganhar ao vivo e estou farto de cantar o hino na TV xD
          Tambem vais?

          • Tiago Afonso
            Posted Setembro 22, 2020 at 5:11 pm

            Tambem não concordo fazerem jogo na corrida mas faz parte e não é ilegal, e isso faz toda a diferença em vários aspectos. O que me deixa mais aziado em moto 3 é perder o campeonato porque a honda estava a fazer mais rotações ilegalmente e o miguel muitas vezes não tinha hipoteses de os apanhar pk as motas andavam mais. Mas sim Kent quem é esse? hahaha desapareceu do mapa de vez, pelo menos de mundiais.
            Sim vou, já tive no Estoril, Jerez e não irei perder(se não calhar “publico”) aqui a porta de casa. Essa parte de cantar o Hino não acredito muito mas que vai ser uma bela festa isso irá ser de certeza

            • Mantorras
              Posted Setembro 22, 2020 at 5:38 pm

              Triste terem “apanhado” a batota, mas ele ser campeao na mesma… anda no british superstock agora, pelo menos andava.

              Quanto a cantar o hino… eu tambem nao acredito muito, mas acredito um bocadinho assim pequenito xD pista nova para todos, aquela moral extra de ter o publico com ele e correr em casa, se sacar um podio vai ser a loucura!!

              O que importa mesmo e que seja uma boa corrida, porque uma festa bonita sera certamente.

    • Filipe__Santos
      Posted Setembro 20, 2020 at 5:13 pm

      Não sou grande especialista , mas posso tentar responder:

      -Segundo a opinião geral do circuito, o Miguel Oliveira não é mau no arranque. Não é brilhante, mas não é mau. Esta época não tem sido muito bem sucedido nesse aspeto, mas também é mais dificil arrancar bem quando se parte quase sempre entre as linhas 4 – 5 da grelha. Por exemplo, nos GPS das redflags ele fez o recomeço das linhas da frente, e teve arranques bastante decentes nessas situações.

      -Quando às qualificações, de facto é um dos problemas do português. O motivo para isso, na minha opinião, é curiosamente o mesmo que faz dele um piloto em que muitos colocam grandes esperanças: pilota de forma extremamente fiável e calculista. Tenho acompanhado os treinos e as qualificações praticamente todas esta época, e a constante identifica-se facilmente: em cada sessão em pista, mesmo quando lhe corre muito bem, o Miguel faz apenas 1 ou 2 voltas boas. Ou seja, tem sempre definido quando vai arriscar, dá tudo nessas voltas e vê os seus resultados finais dependerem dessas poucas voltas. Isto pode dever-se a gestão de esforço, gestão da máquina, mera opção técnica, ou todas as anteriroes. Também é isto que origina que o Miguel caia poucas vezes e quase nunca por culpa própria. Por outro lado existem piolotos, como Quartararo, Nakagami, ou até o Espargaró, que quando estão bem, fazem consecutivamente voltas e setores rápidos nas qualificações, parecem correr sempre “na redline” à sexta e ao sábado.
      Acredito que com a experiência acumulada e com o desenvolvimento da moto mais ao seu gosto, o piloto vai acabar por sentir-se mais À vontade para aumentar um pouco o risco sem comprometer a fiabilidade. No entanto, aapesar de acreditar que começaremos a ver Miguel mais vezes nas linhas 2-3, não creio que alguma vez venha a ser um especialista colecionador de Poles.

      -Segundo todas as informações oficiais as motos são iguais. Variam as afinações de pioloto para piloto. De qualquer forma, Pol Espargaró tem uma mota construída À sua medida, tem mais épocas de MotoGP, e portanto mais obrigação de espremer mais a KTM

    • Albicastrense
      Posted Setembro 20, 2020 at 7:25 pm

      Só para completar as informações (correctas) que o Mantorras e o Filipe Santos deram.

      O Miguel nunca foi espetacular nas qualificações porque nem sempre arrisca e infelizmente quando arrisca tem tido alguns azares. Depois, este ano a Tech3 podia fazer melhores qualificações mas têm acertado pouco na escolha de pneus e na carga traseira da mota, o que é muito penalizador porque as qualificações são de 15 minutos, o que significa que colocando um pneu errado, no tempo que demora perceber isso e ir à box trocar ficam a sobrar 3 ou 4 minutos, o que normalmente já só chega para uma ou duas voltas rápidas… margem de erro muito curta.

      O estilo do Miguel é muito específico e ele será um excelente piloto de fábrica. Enquanto equipa satélite tem a sorte de estar na Tech3 porque trabalha com alguns dos engenheiros mais experientes do paddock e porque a tech3 tem um acordo excelente com a KTM que lhes permitem ter acesso às mesmas motos e peças. No entanto, a Petronas e até a LCR são equipas satélites mais competitivas (da Yamaha e da Honda respetivamente). Mesmo a Pramac é muito mais autónoma em relação à DUCATI. Isso faz com que mesmo quando as peças e as motos não são todas as iguais, as equipas possam desenvolver outros aspetos autonomamente, algo que a Tech3 não pode fazer actualmente (a coordenação técnica está na KTM). Isto pode ser bom ou mau, mas acho mais positivo do que negativo porque basicamente estão a trabalhar como uma fábrica a 4 motos. O lado negativo é que são 4 pilotos muito diferentes e isso prejudica os que estiverem na satélite, já que as peças aerodinâmicas são feitas com base nos pilotos de fábrica. O facto de o dani Pedrosa ser o piloto de testes da KTM tem ajudado porque é um piloto muito experiente.

      Acredito que o Miguel vá continuar a evoluir e ao contrário do que muitos disseram o ano passado ele está na equipa certa. A KTM é muito recente, e isso vai fazer com que demore alguns anos a carburar, mas vai dar saltos exponenciais (veja-se a diferença das últimas épocas para esta). A KTM (e a Red Bull, principal patrocinadora) nunca entram em nenhuma modalidade para serem só mais uma. É sempre para, eventualmente, ganharem. E isso é incrível. A estrutura da KTM é espetacular, basta ver em todas as outras modalidades como o Enduro, onde o Lettenbichler e o Walker deram show o ano passado, e o Super enduro onde o Walker e o Blazusiak estão na luta pelo campeonato. Já no motocross e supercross a KTM tem uma equipa de sonho em que os seus pilotos em conjunto têm mais de 15 títulos, e no Rally Dakar então nem se fala (este ano perderam pela primeira vez desde há… 19 anos).

      Já a red bull, quer seja na F1, no futebol ou noutros desportos entra sempre para ser muito competitiva, então é a parceria ideal (para além de serem ambas austríacas) e daqui a dois / três anos vão ter uma mota mais forte que a Suzuki e provavelmente ao nível da Ducati e talvez da Honda (a Yamaha será mais complicada).

      O Miguel quando for piloto de fábrica vai potencialmente ser muito mais forte (vamos ver se será ele ou o brad Binder o piloto principal), já que o seu estilo é muito calculista e isso permite desenvolver a mota para fazer bons ataques ao seu estilo, ao contrário de um piloto que seja muito mais “all over the place” como, na minha opinião, o Pol Espargaró é.

      • Mantorras
        Posted Setembro 22, 2020 at 1:09 am

        Subscrevo.

        So para dizer que a KTM me surpreendeu, e eu ate sou dos que sempre tive fe neles, por todos os factores que enumeras. No entanto, sempre achei o motoGP “diferente” e por isso tinha duvidas. Que bem qeu sabe estar enganado :)

        Se nao viste, aconselho-te a ver a entrevista recente do Pit – https://www.youtube.com/watch?v=B89taF0WzIA – da para perceber que e uma pessoa no lugar certo e ajuda a perceber o sucesso. Pura mentalidade de competicao.

        Aquilo que mais admiro na KTM e o facto de terem ideias muito proprias, seguem um rumo so deles… chassis e suspensao que mais ninguem usa, que se recusaram a abandonar, foram logo procurar uma equipa satelite (para mim ficaram com a melhor de todas), quiseram partilhar os dados e ter motas iguais desde o primeiro dia, exactamente para poderem desenvolver com mais informacao, a aposta em pilotos jovens, e ate o facto de manterem a coordenacao tecnica pretende acelerar o desenvolvimento.

        A cereja no topo do bolo foi o Dani… e a unica coisa que discordo do teu comentario e que seja uma desvantagem ter pilotos diferentes. Pode ser que alguns sofram com algumas coisas na mota, pode ser que tendo outro piloto, mais ajustado a mota conseguissem estar melhor no final, mas o objectivo para ja e chegar la. Nesse sentido, quanto mais pessoas diferentes andarem na mota, mais informacao e feedback diferente terao, mais exemplos concretos de abordagens diferentes/experimentais terao… e tudo isso, ajudara a mota a ser mais forte onde ainda e fraca, e no final, mais completa.

  • andresilvac
    Posted Setembro 20, 2020 at 5:04 pm

    Boa corrida do nosso Miguel que não fosse a má qualificação poderia até lutar pelo pódio.
    Ganhar posições que ganhou num circuito complicado para ultrapassagens é um grande feito o Miguel tem que acreditar que é possível (embora difícil) ser campeão aproveitar a ausência do Marquez e atacar a oportunidade se ela surgir, para o ano terá melhor “material” para trabalhar mas com o espanhol de volta fica muito mais difícil.
    Cumprimentos

  • Vermelhao29
    Posted Setembro 20, 2020 at 7:48 pm

    Excelente mais uma vez!
    Foi complicado ontem devido às quedas mas conseguiu estar bem fisicamente hoje para a corrida. Grande recuperação!
    Vamos lá ver como se dá a KTM no próximo GP. Está com uma posição sólida no campeonato, e o mais importante até ao final é andar sempre no top10, e quem sabe fazer uma gracinha em Portimão em novembro

  • Luis Sousa
    Posted Setembro 20, 2020 at 9:22 pm

    Miguel a voltar aos bons resultados, muito bem. De destacar hoje também a vitória de Filipe Albuquerque na sua categoria das 24h Le Mans, seguido de Félix da Costa!

Deixa um comentário