Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Miguel Oliveira volta a pontuar; Álex Rins ‘roubou’ vitória a Rossi

Imagem: Facebook Miguel Oliveira

Rossi parecia com tudo para vencer, mas não conseguiu contrariar a Suzuki de Rins nas últimas voltas. Já Oliveira, apesar do fim-de-semana discreto, pontua pela 2.ª prova consecutiva.

Álex Rins estreou-se a vencer em MotopGP ao levar a melhor no GP das Américas, numa prova que Miguel Oliveira terminou em 14.º. Em Austin o campeão do Mundo Marc Marquéz disparou logo no arranque e ganhou uma vantagem que parecia que ia fazer da corrida mais um passeio, no entanto caiu o que permitiu a Rossi e Rins discutirem a vitória. O italiano até liderou durante mais tempo, mas permitiu a ultrapassagem ao espanhol a poucas voltas do fim e nunca mais conseguiu recuperar. Quanto a Oliveira foi beneficiando das desistências para voltar a fechar no Top 15.

15 Comentários

  • BobbyRalboa
    Posted Abril 14, 2019 at 9:29 pm

    Tivesse o Miguel a moto do Zarco e andaria a fazer top 10 a brincar . Com desistências ou não esta com uma inteligência a gerir corridas de se lhe tirar o chapéu. Pena mesmo a moto horrível que tem nas mãos.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Abril 14, 2019 at 11:03 pm

      Por acaso chama-se “arriscar zero”. Ele hoje não ultrapassou nenhum piloto, só beneficiou de 4 desistências e até perdeu logo 3 lugares na partida. Até podem ser instruções da equipa, mas é certo que assim é risco zero.

      • Mantorras
        Posted Abril 15, 2019 at 12:00 pm

        Se arrancou mal e depois acabou a frente desses pilotos… entao deve ter ultrapassado alguem.
        Ele andou mal o fin de semana todo, aqui acho que ele nao conseguia fazer mais, ele e cauteloso e verdade, mas ele agora nao tem nada a perder, apenas tem que se mostrar… nesta pista foi sobreviver. Fica atras do Zarco, a luta dele e com as outras KTM, nada mais, o resto nao tem termo de comparacao para sabermos se ficar atras ou a frente significa algo.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Abril 15, 2019 at 12:41 pm

          Não conta como ultrapassagens efetivas na classificação. Ele beneficiou apenas de 4 desistências à frente dele, ponto. Não é por perder 3 lugares e recuperá-los que isso não deixa de ter um efeito prático de zero.

          • Mantorras
            Posted Abril 15, 2019 at 6:01 pm

            Errado. Depois de as perder, o efeito pratico de as recuperar foi nao as perder. Qualificacao e corrida sao coisas diferentes, nao e por me qualificar em 5 que e uma derrota nao acabar acima de quinto, ritmo de corrida e voltas rapidas sao coisas diferentes… Percebo onde queres chegar, mas isso e uma avaliacao muito desligada da realidade. A qualificacao nao foi famosa, o ritmo de corrida foi mau no inicio e depois melhorou bastante, Dizer que comecou ali e como acabou assim nao fez nada e surreal, porque quem vem atras tambem vai de mota e quer passar quem vai a frente, tudo faz parte… e muito redutor avaliar tudo apenas por isso.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Abril 15, 2019 at 7:24 pm

              Continua a ser zero em termos práticos. O que é diferente de “não fazer nada”, coisa que eu não disse. Apenas disse que não arriscou, o que deve ser ordem de equipa. Se ele arriscasse, podia ultrapassar o Zarco, cair a tentar ultrapassar, etc. Isso é arriscar, muito diferente de fazer uma corrida conservadora.

              • Mantorras
                Posted Abril 17, 2019 at 7:04 pm

                Discordo. Arriscar e cair e um erro, principalmente neste momento. Ele tem que andar na pista, fazer o maximo numero de voltas e rodar atras dos melhores faz com que aprenda muito. Ele aproximou se e depois nao o passou, tanto podem ser ordens da equipa, como podem ser limitacoes dele e da mota que so ele pode julgar no momento e ver que nao dava para mais, como pode ter derretido os pneus para se aproximar e depois nao dar para andar rapido ou pode ter sido calculismo, o que eu discordo e da conclusao de que nao arriscou. Pode perfeitamente ter arriscado tudo e nao conseguir na mesma. Uma coisa nao implica a outra, de todo, na minha opiniao. O miguel e um piloto muito calculista e pode ter sido isso, e possivel, mas nao pelos factos relatados apenas. Quanto ao efeito pratico, qualificar a frente nao significa mais do que partir a frente, a corrida e outra historia por isso os efeitos praticos nao se medem em funcao do lugar em que o piloto parte, e aqui vale para tudo, porque ha quem se qualifique acima do seu lugar natural, ha motas que na corrida rendem menos, ha pilotos que nao sacam a volta rapida facilmente (o miguel e um deles) e na corrida e diferente e ha casos em que se superam numa ou na outra vertente e depois ha dias maus, ha erros e falhas pontuais que podem estragar a qualificacao ou uma volta decisiva na corrida. Por isso e que acho que a conclusao nao e assim tao simples.

                Ele calculista como e so vai arriscar tudo do meio da temporada para o fim, quando a adaptacao esta encaminhada e a mota descoberta… a equipa ai tambem dara o seu aval para que se ele sentir que pode ir ao limite mesmo arriscando cair… nao podemos esquecer que pilotar ao domingo e o trabalho dele e ele tem que responder por isso, tem responsabilidade, tem que respeitar a equipa e os objectivos colectivos, testar coisas, etc.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Abril 18, 2019 at 10:16 am

                  Não é preciso tanto para concluir que ter a pior moto entre todas não dá para mais… Já tem mais pontos do que era expectável.

                  • Mantorras
                    Posted Abril 18, 2019 at 12:10 pm

                    Em Jerez ja vem pecas novas pa KTM do MO, que ja sao usadas pela oficial.
                    La pa Rep Checa ou Austria ja deve haver luz verde para arriscar mais.
                    So nessa altura dara pa perceber como anda a mota e o piloto.

  • Andremiguelis
    Posted Abril 14, 2019 at 10:03 pm

    O Miguel infelizmente nunca melhorará do 18° numa corrida sem desistências! ( Rabat, Hafiz, Abraham) são os únicos com mota ou pilotagem igual ou inferior a ele. Ainda assim, se em cada grande prémio houver uns abandonos poderá pontuar mais vezes! Vamos aguardar pelo melhoramento da moto ao longo do ano, ou na próxima época uma aposta de uma equipa superior nele!

    • Mantorras
      Posted Abril 15, 2019 at 12:02 pm

      Nada disso. Ele com meia duzia de dias na Argentina nao andou a frente de muitos outros? Depende de muita coisa, mas ele esta acima das expectativas e por isso ha que ver se consegue chegar mais perto ainda da melhor KTM. Esse e que e o ponto de comparacao na minha opiniao, ou o unico que realmente pode indicar algo visto de fora.

      • brunofonseca
        Posted Abril 15, 2019 at 1:03 pm

        Concordo. Ele na Argentina acabou a corrida quase encostado no Pol Espargaro que tem sido a melhor KTM e nos EUA acabou quase encostado no Zarco, que é um piloto já com provas dadas no campeonato, por isso tem sido um início de época bastante positivo.
        Atendendo ao nível elevado e à proximidade entre os pilotos não será surpreendente que o Miguel fique em algumas provas nos pontos e noutras não.

        Cumprimentos!

        • Mantorras
          Posted Abril 15, 2019 at 6:02 pm

          Exactamente. E preciso ver as coisas como elas sao e nao como gostariamos que fossem.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Abril 15, 2019 at 7:27 pm

          Ele chegou a estar muito perto do Zarco, mas depois afastou-se. Quando a corrida terminou, o Rabat estava quase em cima dele. Por isso o veredicto foi “conseguiu manter o 14º lugar”.

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 15, 2019 at 3:00 pm

    Grão a grão.,.

Deixa um comentário