Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mika rescinde com o Benfica e assina pelo Atlético; Mónaco aproxima-se do PSG; City vs Chelsea nos oitavos de final da Taça de Inglaterra; Atl. Madrid e Barça vencem; Gerrans mais forte no Tour Down Under, Quintana conquista Tour de San Luis

A geração que foi à final do Mundial sub-20 em 2011 parece estar “amaldiçoada”, à excepção de Cédric (e este ano de Danilo) o resto do elenco de Portugal anda perdido no banco das suas equipas e muitos só tem lugar em clubes secundários. Como se explica: foi uma selecção que não tinha qualidade para chegar tão longe e na altura fez um “brilharete”? Ou a falta de aposta impediu que se afirmassem? 
Mika, jovem de 22 anos que foi considerado o melhor guarda-redes do Mundial sub-20 em 2011, rescindiu o contrato que o ligava ao Benfica (este ano nem na equipa B tinha tido espaço) e assinou pelo Atlético, da II Liga, até 2016. VM – Processo natural, não demonstrou ter mais qualidade que Bruno Varela, dificilmente ia ser uma mais-valia no futuro e por isso faz sentido que deixe de estar a engordar a folha salarial. Mesmo assim, depois do que fez no Mundial e na cobiça que gerou (na altura o Benfica pagou 500 mil euros ao Leiria e ganhou a corrida), não deixa de ser estranho chegarmos a 2014 e ver um jovem que parecia ter potencial necessitar de baixar para uma II Liga para ter espaço.

Breves:
– Barcelona (3-0 ao Málaga) e Atlético (4-2 contra o Rayo) somaram vitórias confortáveis e continuam com mais 1 ponto que o Real Madrid.
– Em Inglaterra, o Chelsea eliminou o Stoke na Taça de Inglaterra e agora vai defrontar o City nos oitavos-de-final, numa eliminatória que também vai ter um Arsenal-Liverpool.
– Na Série A, a Roma (3-1 ao Verona) aproveitou o empate da Juve frente à Lazio e reduziu a distância para a Vecchia Signora. Destaque ainda para a vitória do Milan no terreno do Cagliari por 2-1, os Rossoneri conseguiram a reviravolta nos últimos 3 minutos.
– No campeonato francês, o Mónaco diminuiu para três pontos a desvantagem face ao PSG ao vencer o Marselha por 2-0.
– Destaque ainda para o arranque da época no ciclismo. Simon Gerrans (Orica GreenEdge) venceu pela terceira vez o Towr Down Under (Austrália), enquanto Nairo Quintana (Movistar) conquistou o Tour de San Luis, na Argentina.

84 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 5:49 pm

    provavelmente nunca vai dar nada no futebol porque cometeu apenas um erro na carreira:

    assinou pelo benfica

    rpga

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 27, 2014 at 11:33 pm

      Se calhar o erro foi do Benfica: tê-lo contratado.

    • Rui Pedro
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:10 pm

      É bem verdade, por muito que custe a muitos ler isto! Como já disse…:

      VM e que tal um estudo sobre os (100) jogadores que o Benfica comprou que eram titulares na liga ou II liga e depois… "desapareceram"… coragem! :)

      Rui Pedro

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 27, 2014 at 5:22 pm

    Vejo aqui muita gente a esquecer-se que as equipas B voltaram a época passada, e Mika não assinou na temporada passada. Vejam quantos jogos teve à épocas… não acontecem milagres, ele estagnou, e não foi por culpa própria, agora pensem

    • BU2T3R
      Posted Janeiro 29, 2014 at 5:33 pm

      Que estupidez… Então ele no Leiria aquecia banco (fez 4 jogos) e no Benfica obviamente não tinha qualidade não fez nenhum. Mas treinava mais e com os melhores. Na época seguinte foi a primeira vez que foi realmente aposta (30 jogos) e falhou redondamente. Foi um barrete. Acontece! Agora quem não é culpado é o Benfica ora essa…

    • Hugo Berto
      Posted Janeiro 27, 2014 at 8:01 pm

      Exacto Fábio, Oblak com 16 anos já era titular na primeira divisão Eslovena, esteve emprestado e impos-se nos clubes por onde passou.
      Não se pode comparar com o Mika que nem na B se impôs.
      O mais importante é sempre a qualidade dos jogadores, não se podem comparar jogadores de qualidades tão diferentes.
      Mika daqui a 5 anos é mais um Bruno Vale.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:22 pm

      A questão aqui não é essa Anónimo. A questão é mesmo a qualidade do Mika, que sejamos francos, está muito longe da desses nomes referidos. E claro que a lista continua, mas por exemplo, Oblak também é um guarda-redes jovem que os encarnados têm no seu elenco e tem sido aposta, apesar da sua tenra idade.

    • João Crisóstomo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:15 pm

      Sim Rui, comentário bem construtivo, desses ninguém se lembraria…
      Mika está ao nível desses sem duvida, aí se o ridículo pagasse imposto.
      Quase todos os guarda redes mundiais que são titulares nos seus clubes não eram titulares aos 20 anos, dizer que um guarda redes se perde por não jogar um ano é não ter noção de nada.
      Os clubes por norma apostam em Guarda Redes mais experientes, é natural que ninguém o tenha pedido emprestado, e a prova disso é que não foi emprestado

    • Anónimo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 6:49 pm

      Neuer, Courtois…. sairam da minha cabeca mas deve haver muito mais! Rui Matos

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 27, 2014 at 6:33 pm

      Nestas idades, um ano é o suficiente para perder uma parte importante da evolução e confiança… acha mesmo que depois daquele mundial e da transferência para o Benfica ninguém o queria?

    • João Crisóstomo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 5:47 pm

      Querias que tivesse sido logo titular aos 20 anos?
      Quantos guarda redes mundiais são titulares com essa idade?
      Ele teria sido emprestado esse ano se alguém o quisesse, não sendo claro que a única solução era ficar a treinar com o plantel.
      É por não ter jogado um ano que estagnou?
      Ele no Leiria fez 5 jogos…

  • Rui Pedro
    Posted Janeiro 27, 2014 at 4:04 pm

    O Mika era um GK com muito futuro, promissor, mas que à semelhança de muitos jovens, cometeu um erro na gestão da carreira que lhe terá sido fatal! Na altura era titular da UD Leiria, tinha vários clubes interessados, estrangeiros e (se bem me lembro) do Porto e Sporting. Escolheu (ou não) o Benfica e assim ficou destinado… não porque o Benfica seja um mau clube, mas porque nunca dá oportunidade aos jovens e assim estagnou e regrediu na carreira… aliás, a política do Benfica em comprar tudo e todos para depois emprestar levou a este tipo de situações, jogadores que eram titulares em clubes de 1ª liga, promissores e que agora não calçam… era interessante o VM fazer um apanhado deste tipo de jogadores e não apenas os da selecção…

    Rui Pedro

  • Zuniga
    Posted Janeiro 27, 2014 at 3:51 pm

    um regalo ver o barcelona a jogar. Pena o desperdício.

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 27, 2014 at 3:32 pm

    Se Mika revelou não ter qualidade para representar a equipa é natural que equipa e jogador tenham optado por seguir caminhos distintos. Nada tem que ver com a nacionalidade do jogador, com o nº de títulos ou internacionalizações apenas com um critério: qualidade. E se não há qualidade, Mika ficaria no clube por caridade. Ora não me parece que um clube de alto nível como o SL Benfica mantenha jogadores nos quadros por caridade.

  • Pedro
    Posted Janeiro 27, 2014 at 3:31 pm

    o Mika tem claramente qualidade para jogar na primeira liga, o erro dele foi ir para o benfica onde a sua carreira estagnou. Quase advinho que daqui a uns anos estará no SC Braga

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 27, 2014 at 3:15 pm

    Não é por nada, mas a Juventus vinha numa série de 12 vitórias consecutivas para o campeonato.

    • Bombas
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:48 pm

      Sim, visto que ficaram com 10 aos 24 minutos.

    • Kafka
      Posted Janeiro 27, 2014 at 6:45 pm

      Errado, o recorde de vitórias consecutivas continua a ser do Inter Milão 2006/2007, com 17 consecutivas…

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 27, 2014 at 6:25 pm

      Mas claro que muito menos "publicitário", o que pode ser considerado normal.

    • João Lains
      Posted Janeiro 27, 2014 at 5:49 pm

      Este empate com a Lazio soube a vitória. Ainda assim esta serie de 12 vitorias consecutivas ja bateu o anterior recorde, tambem conseguido esta temporada pela Roma.

  • Bruso
    Posted Janeiro 27, 2014 at 2:06 pm

    Acho que sobre o futebol já foi tudo dito portanto vou apenas comentar o ciclismo.

    Tour Down Under:
    Excelente organização, etapas com muito público na rua e com muito espetaculo. A equipa que recebeu o wildcard (Drapac), fartou-se de dar visibilidade aos seus patrocinadores, estando desde o inicio das etapas em fugas. Acho que é este tipo de atitude que faz falta nas competições portuguesas que têm transmissão televisiva.
    Quanto ao vencedor e justissimo. Fez uma grande prova, ganhou uma etapa, vários sprins intermédios e deu espetaculo. À camisola ocre juntou a camisola dos pontos.
    Evans foi um digno vencido. fez uma grande etapa na Corkscrew Hill e mostrou grande forma. Já disse que vai ao Giro e deixou provas que vai para ganhar.

    Tour San Luis

    uma desilusão. O pelotão prometia com os grande nomes mundiais. A organização muito fraca. Transmissão em direto das etapas era realizada apenas com camaras na meta, transmitido apenas a chegada à meta. Por esse fato não segui a prova, mas ao que parece Quintana foi o único (entre os grnade nomes) que se aplicou. Ficou provado que o objetivo é mesmo o Giro e mostrou que vai ser dificil de batê-lo nas montanhas italianas. Também mostrou boas credencias no único contrarelogio da prova, conseguindo o 16ºposto. Era a principal lacuna do Quintana mas tem melhorado e não acredito que seja por aí que não vence o Giro. Principalmente tendo em conta os adversários (Purito, Uran, Porte, Evans).

  • Renato
    Posted Janeiro 27, 2014 at 2:00 pm

    Esqueceram-se do Luis Martins que também é titular na sua equipa este ano!!!

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:58 pm

    Mica é um guarda-redes mediano mas ainda vai a tempo de fazer uma carreira interessante num clube mediano da 1ª Liga, penso que optou bem ao assinar pelo Atlético que está numa posição pouco confortável na 2ª Liga e ganhará com naturalidade a titularidade.

  • Bombas
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:50 pm

    Mika apesar de ser um bom GR e de ter feito um excelente Mundial sub20 em 2011 na Colômbia (luvas de ouro nesse torneio) não se conseguiu afirmar no Benfica, com Oblak, Artur e Paulo Lopes, equipa A muito dificilmente, e com a afirmação do Bruno Varela, seria um desperdício estar no banco na equipa B. Acho inacreditável o Paços de Ferreira não ter mínimo interesse neste jogador, visto que os guarda redes que por lá andam são uma miséria, mas como na 1ª liga, não demonstraram interesse, lá fez bem em ir para o Atlético, não conheço o guarda redes de lá mas calculo que Mika seja titular.
    Já que falaram do Mundial sub 20, de facto, Ilídio Vale foi longe na competição, devido à força do colectivo, visto que era bola pra frente e que corra o Nélson e cá atrás, muita segurança. Jogadores que demonstraram lá qualidade foram o Mika, Cédric, Danilo, Nélson Oliveira e o Nuno Reis. Mika vamos ver se "renasce" no Atlético, Cédric está a fazer uma excelente época no Sporting, Danilo, depois de se ter precipitado em ir para o Parma, está a fazer uma boa época nos Barreiros, Nuno Reis é melhor ser emprestado a uma equipa de 1ª liga senão arrisca-se a estagnar e Nélson Oliveira, no Rennes, com a contratação de Toivonnen, vai ter menos minutos, e sinceramente, não sei o que irá acontecer no final de época.
    Quanto à FA Cup, Aguero a fazer um hat trick na reviravolta ao modesto Watford (16º do Championship) , gostei dos adeptos em terem aplaudido Rony Lopes quando foi substituído (apesar de não ter corrido lá muito bem a sua exibição) e que por curiosidade, ele e mais outro companheiro de equipa, apareceram na capa da revista "City". O Chelsea, pelos 60 min que vi, de facto Mata não tinha lugar nesta equipa, o drible curto de Hazard é impressionante, aquilo parece fácil, e Óscar para além do seu grande livre, desiquilibrou muito, Schürrle apesar da discreta 1ª parte, começou muito bem a 2ª com a bola ao poste, e neste jogo, Willian foi poupado, e atenção que o Stoke esteve muito bem defensivamente, Begovic entre os postes é de facto um monstro e o Shawcross, já merecia um grande inglês. Defensivamente, apesar de terem tapado bem o Crouch, abanavam um pouco quando Walters desiquilibrava na esquerda, e destaco ainda Matic, que fez uma exibição muito segura.
    A Seria A nesta jornada, a competição pelo título ganhou uma réstia de esperança visto que a Juventus empatou fora contra a Lazio e a Roma ganhou 3-1 à equipa de Iturbe, diminuindo a desvantagem que tem para 6 pontos e destaco o Gervinho, que parece outro jogador!
    Ligue 1 igual, com o desaire do PSG fora contra o Guingamp ( 1-1 ) , o Mónaco venceu o Marselha 2-0 e diminuiu a desvantagem para 3 pontos.
    Liga Espanhola esta jornada, não houve surpresas, mantendo a acesa luta entre as 2 de Madrid e o Barça.

  • João Crisóstomo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:42 pm

    E a intenção deste comentário não era tanto avaliar a qualidade dos jogadores que isso é sempre subjectivo, mas mais demonstrar que muitos estão a ser titulares e que a teoria que não tem oportunidades pra demonstrar a sua qualidade não faz sentido.
    Quem os quiser seguir é muito fácil pois quase todos estão a ser utilizados.

  • João Crisóstomo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:37 pm

    Saná achas que não tem clube porquê?
    Se tivesses visto treinos da Académica saberias do que estou a falar.
    Pelé falo do que tenho visto no Olhanense, achas mesmo que têm valor para mais? Baseado em quê?
    Mario Rui admito que não tenho acompanhado, mas alguém que em 3 anos não se impôs como deve de ser na série B em vários clubes achas que cá seria titular num clube que lutasse pela Europa? Baseado em quê?
    Eu acho que até fui bastante optimista com a maioria dos jogadores.

  • João Crisóstomo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:04 pm

    Sergio Oliveira (muito utilizado no Paços, jogador com bons pés mas pouco intenso, fraco mental também, dificilmente subirá de nível, deve manter-se em clubes como o Paços a carreira toda)
    Ricardo Dias (titular Beira-Mar, jogador interessante, pode actuar numa 1ª divisão em clubes que lutem pra não descer)
    Nelson Oliveira (titular Rennes, não marca há 13 jogos, jogador com boas características físicas, mas fraco mentalmente, decide quase sempre mal as jogadas, individualista, algo problemático, acha-se melhor do que aquilo que é, arranjou polémica no Deportivo, dificilmente será jogador de clube grande, em Portugal no máximo será titular num Braga)
    Amido Baldé (titular no Guimarães, transferiu-se pra um bom clube europeu onde tem jogado alguns minutos, jogador interessante, será difícil, mas tem tido oportunidades, se se conseguir impor no Celtic será jogador de selecção nacional, não temos muitos com as suas características, Hugo Almeida não caminha para novo)
    Caetano (transferiu-se agora para o Gil Vicente, jogador com técnica, teve várias chances no Paços, o seu problema é a dimensão física, jogador muito baixo e franzino, dificilmente a sua técnica é suficiente para atenuar as suas fragilidades físicas, com trabalho muscular poderá ser jogador pra ser titular numa equipa de meio da tabela)
    Serginho (titular Arouca, jogador mediano, manter-se a titular na primeira divisão será tudo o que pode almejar)
    Rafael Lopes (titular Penafiel, muitos golos, transferência agora para a 1ª divisão de novo, a ver se é desta que se impõe, jogador interessante, veremos o que faz na Académica.

    • João Crisóstomo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:18 pm

      Saber ler até ao fim ajuda caro Rúben, fica o reparo.

    • Rúben
      Posted Janeiro 27, 2014 at 6:13 pm

      Rafael lopes assinou em janeiro pela académica , fica o reparo .

    • lizardking
      Posted Janeiro 27, 2014 at 4:35 pm

      Concordo com a tua avaliação em relação a esses jovens todos, acho que ate foste muito benevolente com alguns, caso de caetano e ricardo dias

    • João Crisóstomo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:48 pm

      Raben, não me parece, o Alex nem titular indiscutível na B é, últimos 6 jogos foi titular em 1, não marca desde 3 de Novembro e o Vitória tem muito melhores jogadores, Mazzou, Tomané e Marco Matias são muito melhores.
      Jogar no campeonato nacional de séniores não tem nada haver com jogar na 1ª divisão.
      Mas oxalá tenhas razão, simpatizo co Vitória e gostava que todos os seus jogadores vingassem.

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:55 pm

      João Crisóstomo, o Alex do VSC tenho quase a certeza que terá minutos a curto/médio prazo na equipa principal do Vitória.
      Tem feito muito bons jogos e o VSC irá dar-lhe uma oportunidade de se mostrar na equipa A.

    • João Lains
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:22 pm

      A sensação que dá é que só estás a avaliar a qualidade do jogador pelo clube que representa actualmente e assim é difícil dizer que não tens razão. Mas acho que a tua análise é um pouco injusta no caso do Mário Rui, Pelé e do Saná.

  • João Crisóstomo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:04 pm

    Mika ( titular durante um ano Benfica B, muitos golos sofridos, más exibições, perdeu o lugar pra um guarda redes mais novo ainda, vamos ver o que faz agora no Atlético)
    Luis Ribeiro (titular até há pouco tempo no Sporting B, fez 18 jogos, perdeu a titularidade pra um redes mais novo também, jogador fraco, nunca terá chances de jogar no Sporting nem de ser jogador titular de 1ª divisão)
    Tiago Maia (suplente no Espinho, jogador acomodado, estrela nas camadas jovens onde ganhou vários títulos nacionais e distritais, nunca fez a transição para sénior, nunca chegará à primeira divisão e mesmo há segunda será difícil)
    Tiago Ferreira (titular Porto B há 2 épocas, ainda vive da fama das chamadas às selecções, é isso que lhe dá chances no clube, pois no campeonato tem estado sempre mediano)
    Nuno Reis (titular no Sporting b, depois de um ano com muitos jogos no Olhanense, bom jogador mas nunca para um Sporting, no auge da carreira será titular num Guimarães ou Nacional da Madeira)
    Roderick (utilizado em demasia no Benfica, onde só enterrou, tem tido muitas chances no Rio Ave onde continua muito fraco, jogador com mais oportunidades do mundo, mas nunca será jogador de de top, Rio Ave será o topo da sua carreira)
    Cedric (bons jogos na Académica onde ganhou a taça, oportunidades também no Sporting A onde se impôs com naturalidade, pode vir a ter carreira internacional de qualidade)
    Luis Martins (titular Benfica B onde fez bons jogos, titular Gil Vicente onde se impôs com naturalidade, jogador no entanto mediano, na melhor das hipóteses chegará a um Braga ou Guimarães)
    Mário Rui (3 épocas de bastante utilização na Série B italiana, jogador mediano, em Portugal jogaria no máximo numa Académica)
    Pele (Recente titular da Olhanense, jogador razoável, mas também nunca passará de jogador de meio da tabela)
    Julio Alves (jogador muito fraco, nem no Sporting B se conseguiu impor, teve chances em grandes clubes devido à sua família e empresário, nunca será jogador de primeira divisão, não é convocado no Rio Ave)
    Saná (jogador sem cabeça, não se impôs em lado nenhum, na Briosa nem convocado foi alguma vez, a sua aplicação no treinos dizia tudo, está agora sem clube e dificilmente voltará a ter chances numa 1ª divisão.
    Não será profissional de futebol por culpa própria)
    Alex (muito utilizado no Guimarães B, jogador fraco, dificilmente será jogador de 1ª divisão)
    Danilo Pereira (titular Marítimo, dos melhores desta geração, poderá chegar a um grande se continuar a evoluir)

    • João Crisóstomo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:55 pm

      Sim, eu sei, até emprestado para o Brasil foi, mas esse problema surge mesmo pelo sua falta de cabeça, de assinar por 2 clubes, já na 2º divisão espanhola só tinha sido suplente utilizado 2x.
      Vai ficar sem clube até quando?
      Não penso que seja uma opção de futuro para qualquer clube da liga, mas oxalá me engane.
      Tudo vai depender da sua atitude no seu novo clube.

    • Nuno Machado Patronilha
      Posted Janeiro 27, 2014 at 5:36 pm

      o Sana nao era convocado na briosa devido a um problema no seu contrato com o Valladolid (clube que representou antes da Briosa)…jogador mediano mas que penso que teria lugar na briosa, nao de inicio neste meio campo mas seria uma boa opçao para o banco no meu entender…

  • João Crisóstomo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:03 pm

    Essa geração até teve várias oportunidades, mas não as soube aproveitar. Muitos são titulares nos seus clubes.
    O mais importante é a qualidade dos jogadores, não a sua idade ou nacionalidade.
    Se não estão em clubes melhores é por falta de qualidade e não de oportunidades, pois todos os fins de semana mostram aquilo que valem.
    Senão vejamos:

  • Kacal l
    Posted Janeiro 27, 2014 at 1:02 pm

    O Mika é um jovem promissor, foi eleito o melhor GR do Mundial de Sub-20 de 2011 e quem não se lembra das suas exibições na União de Leiria, sinceramente penso que foi apenas uma questão de falta de oportunidades, nunca se aposta neste jovens na equipa principal e assim é difícil eles se afirmarem, ainda por cima o Benfica nem sequer emprestou o Mika a um clube da primeira liga, nem na Equipa B ele joga, ele está a ser "queimado" porque??? não se percebe e foi uma péssima gestão, aliás eu prefiro ter o Oblak a titular e ter o Mika como 2ª opção que ter Artur e Paulo Lopes que não são GR´s de classe mundial e nem jovens são, se é por causa de ter Portugueses, o Mika e o Bruno Varela são jovens e Portugueses, preferia 1000x apostar neles, mas esta é só a minha opinião.
    Quanto ao resto dos jovens, alguns não tinham a qualidade necessária para jogar nos clubes "grandes", mas outros também não foram bem aproveitados e foram "queimados", esperemos que esta situação mude, embora neste Mundial Sub-20 de 2013, a nossa Selecção fez um bom Mundial e mesmo assim poucos desses jovens têm sido aposta nos três "grandes", o que é uma pena pois há lá muito talento.

    • Tiago Santos
      Posted Janeiro 27, 2014 at 10:24 pm

      Então deixa dar mais uma opinião. O mika o que se viu no Benfica foi uma desilusão. Muito fraco o ano passado. Sim se calhar devia ter sido emprestado no inicio do ano devido a sua idade. Mas tb acho estranha a escolha de clube para o ultimo da 2 divisão. Quer dizer dentro de uns meses pode estar na 3º.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 4:47 pm

      Para finalizar, eu vi os jogos do Mundial Sub-20 de 2011 e vi jogos dele na União de Leiria, na Equipa B do Benfica (época passada) vi poucos, portanto não me vou pronunciar mais sobre este assunto, vou acreditar em vocês todos, eu não gosto de teimar sem ter a certeza, a única certeza que tenho é que ele muito jovem, já mostrava segurança e qualidade e o óbvio potencial, mas parece que não se conseguiu impor nem na Equipa B, portanto compreendo a sua saída.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:32 pm

      Hugo Berto,

      Se o Bruno Varela está a jogar melhor, deve ser ele o titular, até aí está tudo certo, mas então emprestasse o Mika nem que seja para um clube da Liga2, caso contrário vende-se, agora ficar com ele no plantel e nem joga na A, nem na B, isso é "queimar" um jovem, aliás o Mika fez mal em escolher o Benfica quando estava na União de Leiria, devia ter escolhido um clube mais "pequeno" para começar, visto que a União de Leiria já não vivia uma fase muito boa.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:29 pm

      Ricardo Ricard,
      Ele
      Ele é jovem e está em aprendizagem, se o Artur e muitos outros que são GR´s feitos dão "frangalhadas", porque é que o Mika não pode dar??? os GR´s jogam até uma idade tardia e têm muito tempo para evoluir, só aos 25 ou 26 é que um GR começa a estar no "ponto", tirando alguns jovens que são de classe mundial (há excepções), não é o caso do Mika, mas podia muito bem ser um bom GR.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:14 pm

      ricardo, nao vale a pena discutir com uma pessoa que so o viu jogar no mundial. de resto aposto que nunca viu um jogo do mika. se ele na B da frangos, nao vai a A. e tao simples como isso. o varela chegou e sentou o mika. tem realizado boas exibiçoes. porque e que iriamos levar o mika, que em mais oportunidades fez pior, do que o varela?
      mika nao foi emprestado, porque deveria ter evoluido nos B's. ele agora rescindiu, mas ninguem o queria. estranho

    • Hugo Berto
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:58 pm

      Kacal devia jogar à frente do Varela quando sempre que jogou jogou pior?
      Porque é que devia ser emprestado se nem na B se impõs?
      Convém pensar um pouco antes de escrever.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:34 pm

      E as frangalhadas que deu? Não me digas que também foram culpa dos defesas…

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:18 pm

      Não me digas que o Mika jogou a GR, DD, DC e DE, será??? a culpa foi só dele??? quantas vezes foi emprestado a equipas da primeira liga para evoluir e ganhar experiência??? quantas oportunidades teve na Equipa A??? quantos jogos fez na B este ano??? deixa-te de coisa, ele foi sim "queimado" e só não vê isso quem não quer, ele era promissor e podia ser um bom GR neste momento, mas por incompetência do clube, não é.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:26 pm

      O Mika ERA promissor…
      Falta de oportunidades? Queimado? Na época passada fez 30 jogos pela equipa B…Sofreu 43 golos…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:54 pm

    decisao acertada. no benfica nao tinha lugar. na A temos um otimo gr, com mais potencial, e na b temos o varela. fez um bom mundial, mas isso deveu-se mais a sua boa tecnica nos penaltys. nao me parece que o seu problema tenha sido falta de aposta.

    quanto ao chelsea-city, sera um grande jogo. alguem me sabe dizer se ontem o matic jogou bem?

  • JNA
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:33 pm

    Não consigo perceber como jogadores como o Mika depois de uma época na B (mesmo não sendo uma época exemplar), ficam de novo na equipa B. Não sendo um guarda redes de topo, tenho a certeza que teria lugar em várias equipas de primeira liga.

    Erram os clubes de primeira liga e fracos orçamentos que em vez de garantirem o empréstimo do Mika, preferem pagar por estrangeiros de qualidade duvidosa…

    E erra o Benfica, porque ao não o emprestar perde uma oportunidade de valorizar um activo que ficará desmotivado numa segunda época de segunda liga.

    Mais valia um empréstimo assumindo os ordenados, valorizar o jogador e quem sabe recuperar algum do valor dispendido, do que pagar 6 meses de ordenados para o libertar a custo zero a meio da época.

  • Suarez
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:22 pm

    A decisão certa, para o clube errado. O último da 2ª Liga não me parece a melhor opção.

  • Sérgio
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:16 pm

    A selecção que chegou à final era muito fraquinha, tirando Mika que realizou bons jogos e foi contratado pelo Benfica, Cedric, Danilo Pereira e Nelson Oliveira o conjunto português era muito limitado, centrando-se o nosso jogo pelo corredor direito onde Cedric dava o seu importante contributo e depois era despejar para a area à procura que o Nelson resolve-se. Um exemplo disse é o golo que ele faz na final, onde lhe despejam a bola e ele faz golo da linha de fundo.

  • Moskamorta
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:16 pm

    Quem viu o Mundial, em 2011, verificou que a selecção na altura tinha 5 jogadores com capacidade para chegar a um bom nivel, eram eles o Mika, o Cedric, Nuno Reis, Danilo Pereira e o Nelson Oliveira, os restantes, nunca demonstraram capacidade para se afirmarem em grandes clubes.
    Mika, foi considerado o melhor GR do mundial (no entanto a sua passagem pelo SLB seá para esquecer)
    Danilo Pereira acho que foi considerado o 3 melhor jogador do campeonato (abandonou o SLB muito prematuramente)
    Nelson Oliveira foi considerado o 2 melhor jogador do mundial (Jogador principalmente para equipas de contra-ataque)
    Nuno reis era o patrão da defesa. (não se consegue afirmar no SCP)
    Relativamente às outras posições eram fracos, e não atingirão o estrelato, jogadores como (Pele, Sana, Mario Rui, Roderick, Alex, Sergio Oliveira, Caetano, Julio Alves…).
    Fomos longe nessa prova, porque jogamos à Grécia, muito recuados, com uma defesa bem coesa, um meio campo batalhador com Danilo, e com um contra ataque mortífero, onde quem se destacava era evidentemente o Nelson Oliveira.
    Fizemos uma boa campanha e até merecíamos ser campeões, pois jogamos melhor que o Brasil, no entanto, no outro lado estava um menino que se chama Oscar e que joga no Chelsea e que nesse jogo marcou um Hat-trick, que estragou a festa.
    Para finalizar acho que dos jogadores que jogaram esse campeonato, os únicos que poderão aspirar a jogar em grandes palcos são, o Cedric (já joga), Danilo Pereira (fez bem em se desvincular com o Parma, está a mostrar qualidade no Marítimo e como ainda é muito jovem ainda pode aspirar a jogar num grande), Nelson Oliveira (se evoluir em termos de finalização e se se ambientar a jogar em ataque continuado, algo que não valoriza as suas características, pode-se afirmar no SLB, senão nunca será jogador para grandes equipas) e por fim Tiago Ferreira se for uma real aposta do FCP, infelizmente sempre pensei que o Nuno Reis se fosse assumir o papel de patrão da defesa do Sporting mas parece que não será capaz.

    • Tiago Santos
      Posted Janeiro 27, 2014 at 10:17 pm

      O Nuno Reis fez um mundial brutal, na minha opinião muito acima do Tiago Ferreira.
      Danilo era gigante limpava tudo, foi pena ter saído a mal do meu Benfica.
      E o Nelson independentemente dos golos que marcava, fazia o ataque todo muitas vezes sozinho. Fez assistências, Grande mundial. Era uma equipa que funcionava bem com as características dele.
      Boas recordações estava em paredes de Coura e faltava aos concertos para ver os jogos finais.

    • Moskamorta
      Posted Janeiro 27, 2014 at 4:15 pm

      Nem o Cedric era um flop o ano passado nem este é uma super-estrela, demonstra que tem potencial mas tal só é possível quando existe uma equipa EQUILIBRADA, e com capacidade física e mental, o que não era o caso do ano passado, este ano com maior estabilidade e confiança é mais fácil demonstrar o seu real valor, o que se tem vindo a confirmar, mas tal era impossivel o ano passado dado o ambiente que existia em Alvalade.

    • Moskamorta
      Posted Janeiro 27, 2014 at 4:12 pm

      Não sigo a carreira do Tiago faz algum tempo, mas na altura já demonstrava grande qualidade e maturidade para a sua idade (era o mais jovem da equipa). Concordo com o luis bcn, ainda poderá vir a ser bom central! Relativamente ao Nelson Oliveira, para alem de ter marcado 5 golos (2 penalty) ainda fez algumas assistências, tendo no jogo decisivo, marcado um bom golo e dado outro a marcar ao Alex!

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 27, 2014 at 4:00 pm

      O caso de Cédric é paradigmático. Acumulou erros individuais a época passada e este ano é o melhor lateral da liga. Mérito do jogador (porque tem efetivamente qualidade, tem-no demonstrado) e do treinador que apostou e fê-lo melhor jogador.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:39 pm

      Tiago Ferreira muito dificilmente chegará à equipa principal do FC Porto.

    • luis bcn
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:15 pm

      Essa do Tiago ferreira…O ricardo carvalho e o bruno alves só aos 24 anos eram titulares indiscutíveis no Porto..tem que lhe dar tempo. O Josue tambem nao servia, o Paulo Machado nao servia, o Vieirinha nao servia…calma. O Porto nao lança centrais com 20 anos na equipa. A carreira dele ainda agora começou (até porque é de uma geraçao diferente da dos outros).

      Nota para nesse mundial onde o nelson Oliveira creio que marcou 5 ou 6 golos sendo metade de penalti, um contra o Brasil e outro contra a guatemala depois de uma oferta da defesa…

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:52 pm

      Tiago Ferreira é francamente mau central, nunca poderá almejar jogar num clube que lute títulos.

    • slb1994
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:13 pm

      O Tiago Ferreira se chegar à primeira liga já é bom para ele

    • João Lains
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:13 pm

      Concordo com o primeiro comentário se bem que na altura entre o Danilo e o Pelé eu reconhecia o mesmo potencial e o próprio Mário Rui deu muito bem conta de si mas depois acabaram por rumar ao Milan e Parma respectivamente o que não terá sido a melhor opção para as suas carreiras.

      O Caetano percebeu se imediatamente que nunca conseguiria vingar ao mais alto nível dadas as suas fragilidades no aspecto físico.

      Sérgio Oliveira é um jovem com pose de vedeta, que nunca vai chegar a lado nenhum e o Tiago Ferreira tem muitas dúvidas que algum dia possa ser o nosso Puyol porque as falhas de concentração que ele tem não se admitem no futebol ao mais alto nível.

      No fundo ainda tenho mais pena do Nuno Reis que já naquela altura se assumia como um patrão e agora que já tem alguma experiência de Primeira Liga, o Sporting não vê nele qualidade para ser sequer a quarta opção.

    • Moskamorta
      Posted Janeiro 27, 2014 at 12:40 pm

      Na altura o Tiago Ferreira demonstrava já grande maturidade e grande qualidade, mas não tenho acompanhado muito a sua carreira, tenho pena pois era um jogador que apreciava. Quanto ao Sergio, na minha opinião nunca será um jogador para os grandes, mas pode sempre aspirar a um clube médio em Portugal, tipo Braga, Guimaraes, Nacional, Maritimo… mas tudo depende da sua evolução agora, poderá ser que alguns ainda nos surpreendam, espero bem que sim…

    • Pedro FCPj
      Posted Janeiro 27, 2014 at 12:30 pm

      Desculpa mas, mesmo sendo portista, o Tiago Ferreira é muito fraquinho. Muito dificilmente será bom jogador e aposta no FCP nunca o será.

      Desse mundial para além do Cedric, Danilo e o Nelson, só vejo qualidade para ser um bom jogador de 1º liga no Sergio Oliveira.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:13 pm

    Acho que foi mal aproveitado, o Mika tem valor para jogar na 1ª liga, o problema é que não foi aposta assim que foi contratado (ficou sem jogar, o que foi péssimo), e depois de criada a equipa B sofreu com a afirmação (principalmente esta época) de Bruno Varela.
    Além disso, ainda a pensar no futuro, além do Bruno Varela há o Oblak, o que quer dizer que as hipóteses no Benfica eram muito reduzidas e acaba por ser uma saída normal.. mas continuo a dizer que é guarda redes de 1ª liga e penso que não ficará muito tempo no Atlético.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:06 pm

    Falta de aposta claramente! E aposta contínua! Basta ver o Cedric da época passada e o desta época. Não é preciso ir-se dando uns minutos e já está! Estes jovens falham! E falham mas como qualquer ser Humano (às vezes esquecemo-nos de que eles também o são) aprendem com os erros. E voltam mais fortes! E não repetem os mesmos erros (se forem jogadores acima da média).
    O mesmo aconteceu com o Rui Patrício: falhou, a aposta manteve-se, e ele agora tá um senhor guarda-redes.

  • Pedro
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:05 pm

    Mais ou uma vez, o grande Benfica a apostar na coluna vertebral da selecção nacional…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:16 pm

      epa, o benfica tambem nao apostou no djalo. la estamos nos a nao apostar nos portugueses.
      o mika nao tem qualidade para a A. mais valia apostar no bruno varela.

      o benfica nao leva golos a 7 jogos, se nao me engano, e ainda criticam as escolhas?

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:25 pm

      Que é que uma coisa tem a ver com outra? O Mika tem qualidade para a equipa A do Benfica?

  • slb1994
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:04 pm

    Mika tomou a decisão certa. No Benfica era a 5ª opção (atrás de Oblak, Artur, Paulo Lopes e Bruno Varela) e nem na equipa B era utilizado regularmente. Com 22 anos, fez bem em ir para um clube onde tem perspectivas de ser titular (na 1ª liga só no Paços de Ferreira teria alguma hipótese).
    Quanto à geração em si, penso que valia mais pelo colectivo e pela transpiração, do que propriamente pelo talento. As principais desilusões são para mim o Nuno Reis (era o patrão da defesa e demonstrava grande maturidade) e o Nélson Oliveira. Danilo Pereira teve uma má escolha na carreira, mas está agora a afirmar se no nosso campeonato.

  • Benfica B
    Posted Janeiro 27, 2014 at 12:00 pm

    Quem viu os jogos do mundial da Colombia sabia que isto ia acontecer, a seleção teve muita sorte nos penaltys ca argentina e cos golos cirúrgicos frente à França.
    O futebol practicado era muito mau, bloco baixo, 3 trincos, pontapé pra frente e fé na corrida do Nelson Oliveira.
    Mika foi o ano passado titular no Benfica B e esteve mal em vários jogos, Bruno Varela este ano ganhou-lhe o lugar e tem estado bem melhor, esta saída é boa pro jogador e para o clube, nunca seria titular no Benfica e ele precisa de jogar para vir a ter ainda uma carreira mais ou menos.
    Boa sorte no histórico de Alcantara Mika, tudo de bom. Espero que ganhes o lugar ao Filipe Leão.

  • Santos
    Posted Janeiro 27, 2014 at 11:59 am

    A "geração coragem", para muitos a nova geração de ouro para Portugal pelo esgoto…

    Sorte teve Cedric de apanhar LJ, senão o mais provável era andar a ser chamado de tudo e mais alguma coisa como foi o ano passado.
    O "Golden Boy" , aka Nelson Oliveira afinal é fiasco, Mika um jovem que podia ter muito futuro fica sem espaço e sai de um grande, Caetano que com mais físico até podia dar alguma coisa já se perdeu, Nuno Reis lá anda pela B e vai sendo chamado aos A's mas jogar nada…

    E mais uns quantos exemplos daquela selecção…

    ManCity – Chelsea, pode valer de muito e pode valer pouco, mas espera-se um grande jogo, uma equipa que em casa cilindra, outra que em termos defensivos é das melhores do mundo.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 3:27 pm

      O que é certo é que os últimos jogos provam que o Chelsea está mais forte defensivamente e que em termos tácticos tem estado impecável.

    • JGonçalves
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:36 pm

      Caros,

      De facto não acompanhei os jogos neste último mês mas continuo a dizer o mesmo, defesa muito instável que falha em lances incríveis.

      Aceito que talvez esteja a ser demasiado "exigente" mas Terry nunca me convenceu e Cahill também não. Acredita que se complementam? Considero ambos demasiado iguais… Bons tecnicamente, mas lentos e com várias falhas de concentração e posicionamento.

    • Santos
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:35 pm

      Sim, mas a questão é que a estratégia de Mourinho passa por dar a iniciativa ao adversário quando assim ele entende, em casa existe sempre a obrigação de fazer isso, não é que ele o faça sempre.
      Para mim Mourinho é dos melhores a mentalizar que o futebol é um jogo de equipa onde todos atacam e todos defendem, só assim consegue o "mau futebol" que alguns chamam, mas verdade seja dita a "teia defensiva" é impressionante.

      Contra o Barcelona ganhou devido aos contra-ataques, por isso ele dizer que ganhou mais vezes fora. Nada de anormal, mas não sei bem o registo.

    • Kafka
      Posted Janeiro 27, 2014 at 2:10 pm

      Nuno, isso não é bem assim, e basta ver que o registo do Mourinho em toda a sua carreira, nos jogos em casa é muito superior ao registo nos jogos fora…basta ver que por exemplo nunca perdeu um jogo em casa com o Chelsea para o campeonato…

    • Nuno Mendes
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:50 pm

      O Chelsea já ganhou ao Manchester City esta época, para além disso, com Mourinho não existe jogos em casa e jogos fora devido aos mindgames dele. Quando estava no Real Madrid venceu mais vezes o Barcelona em jogos fora do que em casa.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:36 pm

      JGonçalves,

      Se dizes isso, de certeza que não tens acompanhado os jogos do Chelsea, basta dizer o seguinte:

      – O Chelsea nos últimos 8 Jogos, apenas sofreu 2 golos (1 contra o Man Utd e 1 contra o Liverpool) e é "só" a 2ª equipa com menos golos sofridos no campeonato (a par do Everton, com 20 golos sofridos, o Arsenal é a melhor com 19 golos sofridos),
      – Na fase de grupos da Champions foi a equipa com menos golos sofridos (a par do Man Utd, com 3 golos sofridos).

      O Cech é um dos melhores GR´s do Mundo e tem estado em boa forma, o Ivanovic tem sido uma "rocha", a dupla Terry/Cahill não é das melhores do Mundo, mas é seguramente das mais consistentes e das que estão em melhor forma, eles complementam-se bem e o Azpilicueta tem feito exibições de pura competência e tem sido muito consistente, tem cumprido, com o Ramires a "encher" o campo em quase todos os jogos, eles têm estado a defender bem e isso de "meter água" é uma critica sem fundamento.

    • Santos
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:16 pm

      A equipa não é só a defesa.
      Basta ver o que o trio da frente faz em termos defensivos…

    • JGonçalves
      Posted Janeiro 27, 2014 at 12:39 pm

      O Chelsea das melhores do mundo em termos defensivos? Não me parece. Aquela defesa ainda mete água por todos os lados…

  • SM
    Posted Janeiro 27, 2014 at 11:55 am

    Claramente o probelma em Portugal prende-se com uma questão de mentalidade e de risco. O que quero dizer com isto é que o ciclo vicioso se inicia com o factos dos clubes querem resultados para ontem e assim nao darem tempo en mespaço para jovens com potencial se afirmarem nas respectivas equipas. É preciso não esquecer que estes jovens jogam nos juniores, equipas B ou alguns em equipas de escalões secundários e o nivel competitivo exigido nessas equipas é diferente portanto tem que ser dado um tempo de adaptação, mas como esses resultados têm que aparecer ontem, o tempo….. já passou! Tem que ser dada tranquilidade tanto a jovens como a treinadores para apostarem nesses jovens e se hoje os resultados não são os melhores, amanha serão com certeza! Vamos apostar nos jovens com potencial porque muitos deles são o futuro das equipas e até da selecção nacional!

    SM

    • sequeira
      Posted Janeiro 27, 2014 at 1:46 pm

      concordo plenamente….falta coragem a treinadores e dirigentes para apostarem nestes jovens…….coragem essa k apenas vejo num clube (Sporting)…..kuando se fala em aposta na formaçao, ela implica tambem colocar os jovens a jogar na equipa principal e isso e coisa k se ve raramente…….tiro no entanto o chapeu ao Sporting pois forma e aproveita estes craques……..vamos ver ate onde vai esta recente aposta do Benfica nos jovens…..jogadores como B.Silva, H.Costa, I.Cavaleiro, B.Varela ou Cancelo tem qualidade ms sera k terao oportunidades?

    • João Gouveia
      Posted Janeiro 27, 2014 at 12:21 pm

      Subscrevo totalmente! Enquanto em Inglaterra, os clubes são "forçados" a rodar a equipa devido ao calendário desgastante, em Portugal, visto que os jogos têm normalmente um intervalo de uma semana, pensa-se que não vale a pena arriscar metendo um jovem num ou noutro jogo.
      Outro aspecto que eu acho importante e que tem a ver com um post que o Visão de Mercado fez há algum tempo é que para ser campeão português não se pode perder muitos jogos, ou seja, tem de se ser quase perfeito e prova disso é o ano passado do Benfica, que teve muito poucos jogos em que perdeu pontos e mesmo assim não foi campeão. Esta necessidade de perfeição vem impossibilitar a aposta de jogadores por parte das equipas que aspiram o título.
      Felizmente e digo isto como Benfiquista, o Sporting está a contrariar essa mentalidade esta época.

Deixa um comentário