Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Milan decide substituir Seedorf por um ex-goleador

Jorge Jesus, Emery e Spalletti foram associados mas os rossoneri preferiram arriscar. Na teoria, se não era para apostar em alguém com “bagagem” teria sido preferível dar continuidade a Seedorf. 


Ainda não é oficial, mas praticamente toda a imprensa italiana garante que Inzaghi, grande goleador italiano e com 13 anos de clube, vai substituir Seedorf no comando técnico do AC Milan. VM – O holandês, que só durou 5 meses, não conseguiu qualificar os rossoneri para as competições europeias e a sua saída era mais ou menos esperada, no entanto, numa fase em que o Milan precisa urgentemente de eliminar o fosso para a Juventus custa a perceber como é que a escolha, à semelhança do que tinha acontecido com Seedorf (a diferença está na passagem de Inzaghi pelas camadas jovens), recai num individuo sem experiência. Percebemos esta “mania” de os clubes agora tentarem encontrar os seus Guardiola’s ou Simeone’s, mas esta, na teoria, não era a melhor fase para apostar numa nova incógnita. Mas no Milan, mais do que avaliar a capacidade da equipa técnica é essencialmente urgente aumentar a qualidade do elenco. Com o actual plantel, independentemente do treinador ser Seeforf ou Inzaghi (com Jesus e Emery melhorava certamente mas também não ia haver um milagre), dificilmente se pode esperar grandes resultados.

0 Comentários

  • Tiago Martins
    Posted Maio 26, 2014 at 11:03 pm

    Praticamente inevitável a permanência de Jorge Jesus no Benfica.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 26, 2014 at 11:14 pm

      Surpreende-o esse desfecho?

    • Tiago Martins
      Posted Maio 26, 2014 at 11:27 pm

      Sinceramente não.

    • João Carvalho
      Posted Maio 26, 2014 at 11:53 pm

      Mas só quem anda distraído, ou sofre de ataques agudos de "wishful thinking", é que podia acreditar que JJ iria para o Milão, Como acreditou que iria para o Mónaco. Como acreditou que o Espírito Santo (ámen) iria para o Benfica.
      É uma loucura obsessiva total e completa em certos círculos a querer puxar o JJ para fora do Benfica. Mas vão ficar uma vez mais desiludidos e frustrados como ficaram nos últimos 4 anos.

      Quanto ao treinador novo do Milão não me admira nada pois eles têm graves problemas financeiros. É uma opção barata Igual a outras tomadas por outros clubes de cá de dentro.

  • Rodrigo
    Posted Maio 26, 2014 at 11:05 pm

    Com toda a franqueza parece-me uma idiotice. Retirar o Seedorf, um ex jogador do clube e conhecedor do futebol mundial (apos ter feito uma recuperaçao que quase dava a Europa quando parece impossivel), para colocar o Inzaghi, um treinador com um perfil semelhante, isto e, outro ex jogador do clube nao me parece uma soluçao muito viavel, mas pronto.

    Acho que a tentativa cega de encontrar um "novo Simeone" esta a desnortear alguns clubes e os treinadores sem creditos estao a chegar mais facilmente aos clubes de 1ª Liga e de topo tambem. Preferia ver o Milan apostar num treinador mais experiente como Jesus (secalhar recusou, ja que o Milan esta um caos), Unai Emery, Frank De Boer ou Laudrup, mas infelizmente a direcçao dos rossoneri continua a dar tiros nos pes.

    Veremos como o Inzaghi lida com a pressao, mas tudo ira tambem depender do plantel que tera a disposiçao. O facto de nao ter competiçoes europeias permitira trabalhar melhor a equipa e ficar mais na sombra dos holofotes, mas ainda assim o Milan e sempre candidato ao titulo, mesmo que o plantel seja inferior ao os rivais.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Maio 26, 2014 at 11:09 pm

    Péssima opção…para este leme era preciso um comandante com experiência e provas dadas.

  • Rabensandratana
    Posted Maio 26, 2014 at 11:09 pm

    Este ACMILAN caminha para um buraco sem fundo.

    Com tantos treinadores que fizeram bom trabalho em clubes italianos opta outra vez por um ex-jogador.

    Parece-me que vão ficar mais um ano sem ir à UCL.

    • João Lains
      Posted Maio 26, 2014 at 11:18 pm

      E deveria ter optado por antigo jogador, mas esse senhor chamava-se Donadoni, que desenvolveu um trabalho fantástico no Parma. Esta aposta não faz nenhum sentido, dentro do possível e com aquilo que tinha à sua disposição, Seedorf foi capaz de desenvolver um trabalho satisfatório.

  • Enak
    Posted Maio 26, 2014 at 11:14 pm

    Não percebo a gestão por parte dos dirigentes do Milan realmente, mais valia ter lá ficado o Seedorf para isto…

    Na minha opinião Seedorf acabou por conseguir uma excelente campanha nos meses que lá esteve, tendo em conta a herança que recebeu e a fraca qualidade da equipa, mas parece que a paga que recebe é esta…

  • Anónimo
    Posted Maio 26, 2014 at 11:15 pm

    Boer, Laudrup, Jesus, Vítor Pereira, Prandelli…..e vão escolher Inzaghi que apenas mostrou trabalho nas camadas jovens ? Espero que faça um grande trabalho! Sou fã do Pippo Inzaghi como jogador e espero sê-lo enquanto treinador.

    Rui Castro.

  • Jeremy
    Posted Maio 26, 2014 at 11:16 pm

    Se era para meter um ex jogador como treinador, porque não dar uma oportunidade ao Maldini?

    Se há jogador com história num clube é ele, 25 anos na primeira equipa, 5 Champions, Capitão durante 15 anos, etc.

    Mais 'pinta' de treinador que o Inzaghi tinha de certeza… Mas claro isto é tudo especulação, o Inzaghi pode vir a ser bom. Se conseguir que os seus avançados tenham metade da eficácia que ele tinha já será positivo..haha

    • Rodrigo
      Posted Maio 26, 2014 at 11:22 pm

      O Inzaghi deve ser para queimar.

    • José Pedro Teixeira
      Posted Maio 26, 2014 at 11:46 pm

      O Maldini, se não me engano, já apareceu várias vezes como uma voz opositora da actual gestão do Milan, ainda que não tenha sido muito extensivamente, por isso essa hipótese fica inviabilizada.

  • João Rodrigues
    Posted Maio 26, 2014 at 11:22 pm

    A queimar mais um ex jogador da casa e um jovem treinador.

    Como disse o figo italia precisa de aprender com jogadores estrangeiros esta mais que visto que a maioria das equipas de italia neste momento jogam com 3 centrais e esse plano de jogo nao funciona a jogar com equipas compactas como a maioria das equipas do futebol moderno.

    Novos treinadores procuram-se porque jogadores com qualidade existem bastantes em italia o plano de jogo e o jogo em si e demasiado aborrecido a meu ver prefiro ver o campeonato portugues ou holandes que o italiano raramente a espetaculo basta ver este ano as unicas equipas a jogar bom futebol foi a udinese e roma de resto nao foi nada por ai alem.

    SL

    • João Lains
      Posted Maio 26, 2014 at 11:34 pm

      Qualquer treinador que vá para o campeonato italiano, regra geral, "morre". Mourinho triunfou, Rudi Garcia teve uma temporada de estreia bastante promissora, Rafa Benítez estava obrigado a muito mais, por isso não é de estranhar que a esmagadora maioria das equipas sejam orientadas por treinadores italianos.

  • Kacal l
    Posted Maio 26, 2014 at 11:31 pm

    Trocar um treinador com um certo perfil por outro com exatamente o mesmo perfil, não faz sentido nenhum e é uma escolha disparatada, não aparecem sempre "Simeone´s", o Atlético tem bons jogadores, tem uma boa equipa, o Simeone fez o resto (muito, muito mérito), mas no AC Milan é preciso um milagre, o ideal seria um treinador mais experiente, o Guus Hiddink seria uma aposta segura, está sem clube, outras opções como Laudrup ou Unay Emery também seriam interessantes, assim como o Donadoni (trabalho positivo no Parma), mas esta aposta é de risco e vamos ver no que dá.

  • Zé Couves
    Posted Maio 26, 2014 at 11:46 pm

    "mais do que avaliar a capacidade da equipa técnica é essencialmente urgente aumentar a qualidade do elenco"

    Não podia estar menos de acordo.

    Podemos ter os melhores jogadores do mundo, sem um bom treinador nada feito. E temos um óptimo exemplo cá – FCP bicampeão com Vítor Pereira vs Paulo Fonseca com praticamente o mesmo plantel (dos titulares sairam James e Moutinho para entrar Herrera e Quintero – investimentos de peso para a nossa realidade).

    Além disso, um bom treinador com um plantel menos capaz pode fazer bons trabalhos. Por exemplo, JJ em todas as equipas (excepçao feita ao SLB, onde tem tido óptimos plantéis), e, mais recentemente, LJ.

    Por isso, acho que essencial mesmo é ter alguém que seja um grande treinador. E há várias opções interessantes no mercado. Até porque um bom treinador saberá quais os jogadores que devem ficar, quais os que devem partir e o perfil daqueles que quer contratar. Por muito bons que sejam os músicos, se o maestro for mau não há orquestra que resista.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 12:08 am

      Zé Couves,

      Não há comparação entre Moutinho/James e Herrera/Quintero, o James era utilizado na ala, rendia e era muitas vezes decisivo, o Quintero pouco foi utilizado e é um jogador diferente, o Moutinho era o "cérebro" e "motor" do meio-campo e era um jogador muito regular e consistente, sobretudo fiável, o Herrera teve dificuldades em adaptar-se e nunca teve um rendimento constante.
      Mas concordo que é preciso ter uma mistura de plantel e treinador de qualidade, sem duvida.

    • Zé Couves
      Posted Maio 27, 2014 at 12:32 am

      Kacal l

      "Não há comparação entre Moutinho/James e Herrera/Quintero". Por pares:

      Moutinho vs Herrera – Moutinho nunca foi o cérebro de nada. Em várias entrevistas, Vítor Pereira sempre afirmou que o "cérebro" era Lucho. Era o argentino que definia os tempos da equipa, de sair em contra ataque ou de pausar o jogo, de pressionar ou de ser mais passivo. Moutinho tem várias qualidades – tecnicamente é muito capaz, é altamente disponível para o jogo, trabalhador, agressivo (no sentido de ocupar rapidamente as posições que tem que assumir), mas a criatividade nunca foi o seu forte. Herrera peca, face a Moutinho, e na minha opinião, pela falta de cultura táctica. De resto, é muito similar – tecnicamente impecável, disponível, trabalhador, etc. Portanto, cultura táctica. Quem é o responsável por transmitir este tipo de conhecimento aos jogadores? Sinceramente, acredita que o rendimento do Herrera, se trabalhado por Vítor Pereira, seria sequer parecido ao que teve com Paulo Fonseca?

      James/Quintero – James passou os primeiros 6 meses de Porto no banco, e só começou a entrar quando percebeu aquilo que a equipa precisava e que ele podia oferecer – jogo entre linhas e qualidade no último passe. Só por isso é que ele começou a "render" e a "ser muitas vezes decisivo". O Quintero fez o caminho inverso – começou por ser aposta e foi desaparecendo, por "não render" nem "ser decisivo". Mas o curioso é que o Quintero veio depois de um Mundial sub-20 fabuloso e com expectativas bem mais elevadas do que James, quando este chegou a Portugal. De quem terá sido a culpa? Aposto uma mala cheia de dinheiro que assim que apanhe um treinador de alto nível Quintero vai explodir, exactamente por que terá alguém que, durante a semana, no campo de treino, lhe vai explicar o que é que a equipa precisa e o que ele pode dar, e como o pode dar. E digo mais – se Lopetegui souber transpor para o campo as ideias que defende, podemos ter essa revelação já no próximo ano.

      Posto isto, acho que não se pode exagerar a importância que um treinador tem no evoluir da equipa e, por consequência, dos jogadores. Mais importante que remodelar plantéis, é acertar numa equipa técnica que perceba o jogo e saiba passar ideias através do treino. Se Inzaghi é a pessoa certa para o Milan, logo o veremos…

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 12:39 pm

      Zé Couves,

      Concordo com o teu comentário, mas lá está, o Moutinho rendeu logo na 1ª época, é um jogador regular e consistente, o Herrera precisa de tempo de adaptação e mostrou-se algo inconstante, o James já estava adaptado e evoluiu muito com VP, mas na última época já era um grande jogador, o Quintero precisa de ser trabalhado e de tempo, não estou a por em causa que é preciso um treinador competente e de qualidade para uma equipa render, não basta jogadores de qualidade, mas também é preciso tê-los, o Herrera e o Quintero têm potencial, disso não duvido, mas continuo a achar que não estão no nível do Moutinho/James e dificilmente na 1ª época fariam o que os outros dois estavam a fazer, é preciso tempo.

    • Zé Couves
      Posted Maio 27, 2014 at 1:02 pm

      Kacal l

      "Moutinho rendeu logo na 1ª época". É verdade! Mas num pequeno exercício de memória, o que se dizia dele nos últimos anos de Sporting? Procura posts do VM dessa altura… Era criticadíssimo! Bastou sair de um clube que fazia péssimas opções ao nível da equipa técnica para um onde havia treinadores de topo para o seu rendimento ser superior, exactamente porque bons treinadores percebem as qualidades dos jogadores que têm e conseguem potenciar essas virtudes e esconder os defeitos. Aliás, será à toa que Moutinho foi considerado dos 10 maiores flops do campeonato francês? Está inserido num plantel superior e continua num candidato ao título, então o que se terá passado? A meu ver, grande parte desse "falhanço" deve-se ao facto de passar a ser orientado por um treinador medíocre como o Ranieri… O que te parece? Que explicações tens?

      De resto, como é que podemos ter a certeza de que se Herrera tivesse tido desde logo um grande treinador com ele não estaria já num patamar superior? E se o James era já um grande jogador na última época tal deve-se a ele, sozinho? Ou, em grande parte, ao facto de ter passado 3 anos muitíssimo bem orientado?

      Quanto ao Milan, que é o tema do post, sem dúvida que precisará de contratar bons jogadores para sair do marasmo em que se encontra. Mas bons jogadores, por si só, não garantem absolutamente nada. Já bons treinadores garantem qualidade nos processos, o que faz com que as equipas estejam mais próximas do sucesso. É neste sentido que discordo do post do VM – mais do que grandes contratações, em primeiro lugar deveria estar a preocupação em ter um grande treinador. Depois, consoante aquilo que fossem as impressões dele, a equipa avançaria para o mercado. Mais uma vez, remeto-me para o exemplo do Sporting recente – com Godinho Lopes e Sá Pinto, toda a gente, eu incluído, elogiou a política de mercado do Sporting. Contratações sonantes, jogadores com nome feito, tudo como o bom senso mandaria. O problema foi a falta de qualidade da equipa técnica, com os resultados que se conhecem. Por outro lado, este ano, debandada geral, redução de custos, contratações duvidosas, expectativas em baixo… Contudo, uma superior orientação técnica resultou numa época formidável. Ainda que o futebol, na fase final da época, não encantasse e a equipa pudesse melhorar individual e colectivamente, notou-se claramente a importância de ter alguém que saiba o que é o futebol enquanto jogo e que saiba o que é o treino. Com os recursos que tinha, LJ operou um verdadeiro milagre, o que só está ao alcance dos grandes treinadores. Será que com Paulo Fonseca o Cedric, Mauricio, Jefferson, William, Montero, Slimani, etc., teriam tido o rendimento que tiveram? Fariam a época que fizeram?

      Como é que hoje em dia se pode menosprezar a importância de um treinador no sucesso duma equipa? E não digo que seja o teu caso (já percebi que também valorizas o papel do treinador), mas há imensa gente que desvaloriza o treinador e hiperboliza o jogador… Na minha opinião, deveria ser o contrário.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 4:33 pm

      Eu concordo contigo, é preciso ter bons jogadores e um grande treinador para uma equipa ter sucesso, o Atlético é um exemplo disso, tem jogadores de qualidade e um grande treinador, o Porto tem bons jogadores, não tão bons como parece, mas há qualidade, mas o treinador não foi bem escolhido e pagamos caro por isso.
      O Milan tem de fazer o mesmo, contratar bons jogadores e um grande treinador, o Inzaghi não sei o que vale como treinador, mas vamos ter de esperar para ver.

  • José Pedro Teixeira
    Posted Maio 26, 2014 at 11:49 pm

    O Maldini, se não me engano, teve algumas declarações contra alguns actos de gestão da actual estrutura directiva no passado, como tal, não vejo muita possibilidade dessa hipótese se concretizar.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 27, 2014 at 12:05 am

    Este Milan até dá pena…

  • van Basten
    Posted Maio 27, 2014 at 12:34 am

    Ao que se sabe, o Milan equacionou Emery mas os custos envolvidos seriam demasiado altos para o clube.

    Veremos. O único facto disponível neste momento é que Inzaghi não tem experiência como treinador. Mas fez um trabalho notável com o Primavera, chegou a ter uma proposta do Sassuolo e dizia-se inclusive que o Parma o estaria a considerar caso Donadoni saísse. É arriscado, claro, mas não diria imediatamente que é uma má aposta.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 27, 2014 at 8:43 am

    O Milan vai de mal a pior …

    Isto veio confirmar que o JJ vai ficar no Benfica, não estou surpreendido porque tem um ordenado assombroso (4 milhões/ano) e ninguém lhe ia pagar mais do que isso. Por exemplo o Jardim vai ganhar "apenas" 2 milhões/ano no Mónaco.
    Não gosto do JJ nem nunca gostei, muitos dos jogadores que ele treinou também não gostam dele pela sua arrogância, métodos de trabalho e por não poder ser contrariado.
    Já fez 5 épocas no Benfica e não acho que tenha feito um trabalho tão espectacular como muitos dizem, esta época sim foi a sua melhor e dominou a nível nacional mas falhou o apuramento para os oitavos-de-final da Champions (eu prefiro seguir em frente na Champions do que ir à final da Liga Europa).
    Mesmo assim foi dos treinadores que mais resultados apresentaram no Benfica, também porque teve o apoio da direção.
    Para mim o JJ não tem capacidade/categoria para triunfar no estrangeiro.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 27, 2014 at 12:57 pm

    Ainda não é desta que o JJ vai embora. Estou tramado com isto…

    Já agora, qual a lógica de trocar o Seedorf pelo Inzaghi? Aposto que o treinador em Janeiro é o Ambrosini.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 27, 2014 at 1:39 pm

    ja tinha dito. o jj e nosso

Deixa um comentário