Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Montero aparece em grande; Colombiano bisou nos golos e nas assistências; Mané e Tanaka também facturaram; Ainda não foi desta que Nani “apareceu”; Moreirense (com Paulinho e João Pedro em destaque) merecia mais na 1.ª parte

Moreirense 1-4 Sporting (Leandro 44′; Mané 2′, Montero 34′ e 85′ e Tanaka 36′)

Montero voltou e brilhou. O colombiano, que não era titular desde 1 de Março e nos últimos 8 jogos só tinha sido utilizado em um, juntou duas assistências a dois golos (o 1.º foi um golaço) na goleada do Sporting em Moreira de Cónegos. Triunfo justo dos leões, mas um resultado que podia ter tido outros números. O Moreirense criou várias oportunidades na 1.ª parte, apresentou melhor futebol nesse período e se ao intervalo o resultado fosse 3-3 não era descabido. Na 2.ª parte, o clube leonino expôs-se menos defensivamente (no 1. tempo meteu muita “água”) e Montero, depois de Nani (que voltou a estar muito aquém do seu nível), ter desperdiçado uma boa oportunidade, juntou mais um golo à sua conta e ganhou assim estatuto para esta fase final da época. Com esta vitória, o conjunto de Marco Silva, que hoje colocou Tanaka (mais golos que futebol) ao lado de Montero, Mané (outro elemento com muito golo mas que se sente pouco no jogo) na ala e André Martins a 8, chega aos 66 pontos, mais 12 que o Braga e menos 6 que o FC Porto. Já os anfitriões, que tentaram sempre dividir o encontro, ficaram mais longe do 6.º lugar (estão a 7 pontos do Belenenses).

Quanto à partida, os leões entraram praticamente a ganhar, com a equipa de Marco Silva a responder bem a uma oportunidade inicial do Moreirense. Carlos Mané, ao 2.º poste, emendou uma bola de Montero, fazendo o 1-0 logo aos 2′, tal como havia acontecido no último encontro. A estratégia leonina. com dois avançados, causou alguns estragos no conjunto de Moreira de Cónegos, mas a equipa da casa conseguiu, nos minutos seguintes, ganhar o meio-campo e ter alguma superioridade. O Moreirense conseguia causar alguns desequilíbrios nas faixas, sobretudo por João Pedro e Paulinho, sendo que o Sporting tinha dificuldades para aguentar o meio-campo (Martins e William estavam muito desamparados). Um pouco contra a corrente do jogo, Montero viria a ampliar o marcador, num lance em aproveitou uma bola perdida na área, depois de um erro de Cunha, para assinar um golaço. No minuto seguinte, Tanaka iria fazer o terceiro golo, ao explorar uma bola de Montero. Antes do intervalo, o Moreirense tentou carregar rumo ao golo e Leandro, no seguimento de uma jogada confusa e com algumas responsabilidades para os elementos leoninos, reduziu já bem perto do apito para o descanso. A 2.ª metade do encontro teve algumas oportunidades para ambos os conjuntos. Nani e Montero estiveram perto de aumentar o marcador, enquanto que João Pedro e Leandro também se evidenciaram pelas chances protagonizadas. Depois de o Moreirense ter estado novamente com algum ascendente (boa troca de bola, circulação rápida e jogadas interessantes), o Sporting viria a aumentar o marcador, com Montero a facturar o bis.

Destaques:


Moreirense – A equipa de Miguel Leal, que se encontra tranquilamente no 11.º lugar, tem bom futebol, circula bem a bola e tem um jogo exterior de profundidade que causa alguns estrados, mas esta noite teve algum azar na forma como o jogo foi decorrendo. Apesar de ter sofrido muito cedo na partida e de ter chegado ao intervalo a perder por 3-1, teve o mérito de conseguir ser superior aos leões durante grande parte desse período e produziu, efectivamente, o suficiente para ter ido para o descanso com um empate a 3. Na 2.ª parte não teve muito competência para fazer sofrer um Sporting que se resguardou bem. Individualmente, João Pedro foi um dos principais desequilibradores do conjunto de Moreira de Cónegos e teve alguns lances de perigo, enquanto que Paulinho, que se destaca sempre pela grande profundidade que dá, conseguiu explorar bem o flanco, mas os seus cruzamentos não tiveram grande resposta na área. André Simões também se evidenciou pela positiva, assim como Elízio, que subiu bem no terreno.

Sporting – O triunfo é justo e merecido, embora a eficácia na frente, juntando ao facto de terem marcado novamente cedo, tivesse sido determinante no desfecho da partida. A opção de Marco Silva num sistema com 2 avançados surpreendeu os elementos de Miguel Leal e isso foi visível nos minutos iniciais. Os golos chegaram no momento certo e tiveram o condão de tranquilizar a equipa na partida. Ao contrário de algumas partidas para o campeonato, os leões conseguiram segurar a vantagem com mérito e souberam resguardar-se de uma eventual resposta da equipa da casa. O facto dos avançados terem facturado e brilhado, no caso de Montero, também foi outro dos pontos positivos para o Sporting, visto que se avizinha agora um período decisivo na temporada. Individualmente, Mané teve momentos muito interessantes (tem evoluído bastante no aspecto da finalização), embora se tivesse apagado um pouco, enquanto que Nani continua muito abaixo daquilo que evidenciou no início da temporada. Montero fez um grande jogo, destacando-se não só pelos golos, como pelas assistências, sendo que Martins fez uma boa 1.ª parte (deu-se ao jogo e foi importante na posse de bola), mas cedo acusou o desgaste físico, Ewerton também fez uma partida positiva (a equipa respira melhor com o brasileiro na defesa), sendo que Cedric voltou a estar mal em alguns capítulos do jogo (muito faltoso e com perdas de bola frequentes).

0 Comentários

  • Economia E2
    Posted Abril 27, 2015 at 8:49 pm

    Exibição segura, de realçar a atitude do moreirense. Continuo a achar que que montero num sistema de dois avançados e muito muito útil , gostei de mane e acho que Nani esta bastante displicente

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 27, 2015 at 8:52 pm

    Resultado pesado para o Moreirense, tendo em conta o que se viu em campo. Alguns erros de arbitragem a favor do Sporting e mais eficácia estão na explicação desta goleada. Em campo, o Moreirense deu luta e criou dificuldades, até porque como se esperava e assim será até ao fim, o Sporting foi uma equipa sem muita intensidade.

    O que eu quero mesmo destacar é o Montero. Não é segredo que sou fã do colombiano, e mais uma vez, fica provado que é um desperdício ter este jogador tanto tempo desaparecido no banco, porque não marca golos em todos os jogos, ou porque passa séries de 5 jogos sem marcar, séries essas em que é mandado para dentro do campo, sozinho, para o meio de dois centrais gigantes. Jogasse ele sempre ao lado do Slimani, e teríamos um Montero mais goleador, e acima de tudo, mais craque, porque tem muita, muita qualidade!

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 8:59 pm

      Não pude ver a 1ª parte de principio ao fim e por isso não vi o golo anulado ao Moreirense logo não posso dizer se foi bem ajuizado ou não, em relação ao 1º golo do Sporting não houve erro nenhum e mais estranho ainda é ver o Adrien entrar, faz uma falta que parece pior do que é e leva logo amarelo. Isso sim é estranho agora dizer que a arbitragem foi a favor do Sporting é um exagero.

      Rui

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 9:00 pm

      Eu não vi o jogo, mas dos jogos que já vi do Montero num sistema de 2 avançados, ele mostrou ser um jogador do género Jonas (não estou a comparar qualidade, mas sim forma de jogar). Jogasse o Sporting como o Benfica e Montero seria seguramente um jogador com muito maior destaque que o que tem.

    • Leão de Honra
      Posted Abril 27, 2015 at 9:03 pm

      O Montero não marca golos em todos os jogos porque também não tem oportunidades para tal…

      ele em 4-3-3 raramente consegue ser incisivo no ataque, porque com defesas bem organizadas e sem espaços não tem características físicas para ser criar perigo como faz Slimani…

      Com o Tanaka é parecido, ambos em 4-3-3 parece quase quem estão em campo, surgem pouco na dinâmica da equipa…

      Mas em 4-4-2 a conversa é logo outra, o Montero se tiver apoios nos últimos 30 metros é um jogador muito perigoso, porque é criativo, tem técnica, e capacidade de remate… consegue marcar com regularidade e criar oportunidades de golo para os colegas…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 9:06 pm

      Rafael Vicente,

      Exacto, daí eu ter falado que se jogasse num sistema de 2 avançados, ele próprio faria bem mais golos. Agora amarrá-lo no meio de dois centrais, nem consegue quase tocar na bola… ser treinador não é só lançar 11 elementos lá para dentro.
      Nas mãos de JJ, Montero era craque todas as semanas, certamente, e aqui nem é porque ele ia trabalhá-lo, é simplesmente porque o estilo de jogo do JJ previligiava muito o Fredy.
      No Sporting, continuará a sofrer porque tem "secas" de golo… porque o sistema não o favorece.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 9:06 pm

      Já agora, numa onda de destaques, elogiar o Ewerton também. Seguríssimo, neste momento, é o central que mais gosto no Sporting.

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 9:18 pm

      Concordo LuisRafaelSCP.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 9:20 pm

      Leão de Honra,

      Foi exatamente isso que eu disse. Ele em 4-3-3 está amarrado aos centrais, passa o tempo todo a jogar de costas para a baliza ou a tentar cabecear bolas após cruzamentos. Fica difícil ele marcar..

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 9:22 pm

      Luis o problema de jogar Montero é que o meio campo fica muito descompensado, teríamos que ter pelo menos um jogador muito forte na recuperação, coisa que nem o William nem o André Martins, nem o Adrien e muito menos o João Mário apresentam. Um jogador que é forte neste capítulo e que começa a despontar é o Palhinha, espero bem que evolua conforme o seu potencial.
      Mário

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 10:05 pm

      Mário,

      No nosso campeonato, isso não é problema, principalmente em casa, o sistema é totalmente possível. Veja-se o Benfica… além dos dois avançados, e dos dois extremos, ainda joga no meio campo com Samaris + Pizzi (se o Adrien não é forte na recuperação, o que dizer do Pizzi?).
      Se houver boa dinâmica de pressão, esse "problema" deixa de o ser..

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Abril 27, 2015 at 10:28 pm

      Acho normal o Sporting ser beneficiado agora que está afastado do título de modo a que no final depois digam que houve equilíbrio de erros por parte da arbitragem nos nossos jogos. De qualquer forma ridiculo o amarelo a William num lance que na liga inglesa nem apitada a falta era. Livre esse que sucede o golo do Moreirense onde há falta sobre Paulo Oliveira no momento de salto após uma infantilidade de William.
      Bom jogo do Moreirense e o golo anulado é uma ótima jogada coletiva!
      Pinho

    • Gonçalo Miguel.
      Posted Abril 28, 2015 at 1:59 am

      O Amarelo do Paulo Oliveira também foi completamente inventado…
      Aquele golo anulado ao Moreirense foi completamente estúpido…
      Arbitragem fraquíssima

  • Emigra
    Posted Abril 27, 2015 at 8:53 pm

    Boa joga. Marco Silva inteligente ao rodar a equipa, mantem os jogadores motivados, eg quem treina melhor é quem joga, vide andre martins vs joao mario ou adrien.

    Gostei do montero, claro, mas tb do william, carlos mane e ewerton

    • Léxico Yxxy
      Posted Abril 27, 2015 at 9:15 pm

      A.Martins é um dos bons jogadores deste Sporting.
      Bastante inteligente a ocupar espaços tanto a defender, como a atacar, preferencialmente a jogar a 6 ou a 8. Talvez por nao ser dos jogadores mais dotados tecnicamente e pela sua estatura o seu valor nao seja presumível, o chamado erro a olho desarmado.

    • manelmadeira
      Posted Abril 27, 2015 at 11:36 pm

      Léxico Yxxy, não poderia concordar mais, é um jogador inteligentíssimo com uma cultura táctica acima da média e que a 8 ou a 6 com duplo pivot (neste jogo pareceu me que jogou basicamente a duplo pivot com o William) é muito superior ao Adrien que apesar da luta e da garra não dá nem a tranquilidade nem a boa circulação de bola que o André dá (falha um passe em cada 100)
      SL

  • João Magalhães
    Posted Abril 27, 2015 at 8:54 pm

    Há uns tempos tinha dito aqui no blog que era um sacrilégio ver o Mané na linha. Não faz sentido nenhum colocar lá um jogador que tem tanto golo e capacidade de finta em espaços curtos. As comparações com o Djaló não sei donde aparecem, porque têm pouco em comum ( futebolisticamente falando). O Montero é um bom jogador para ser 2º linha num Sporting que se quer a lutar pelo título, e ande a disputar competições europeias e campeonato em simultâneo.
    Entrar o Capel é inenarrável quando há jogadores que podem oferecer mais no presente e no futuro. Será para "valorizar" e fazer uma venda no final do ano? Nem sei….

    Para o ano, era vender o Patrício e o William, este por ser mais inevitável, e com esse dinheiro atacar um ponta de lança com qualidade suficiente e um médio todo o terreno. Com os regressos do Iuri e Labyad, a inclusão do Mané como 2º avançado e a eventual promoção do Gelson e Wallyson, a equipa pode ser mais forte…

    • Mah Med
      Posted Abril 27, 2015 at 9:03 pm

      A mudança de velocidade do Mane podia causar muitos estragos no nosso campeonato , comparaçoes com o Djalo so for a nível de cor de pele

    • Joe Johnson
      Posted Abril 27, 2015 at 9:08 pm

      Esse médio todo o terreno podia ser o Carlos Pena, sempre quis vê-lo a jogar em Portigal

    • João Magalhães
      Posted Abril 27, 2015 at 9:15 pm

      Um médio que não é todo o terreno, mas que acho que encaixava muito bem em Portugal era o Lucas Lima do Santos, apesar de já ser um jogador caro. Esse e o Geuvânio(ainda há uns dias meteu um golaço no Brasil) no Sportng era muito bom, mas não me acredito que o Sporting tenha capacidade para os comprar

    • Mah Med
      Posted Abril 27, 2015 at 10:01 pm

      kranevitter ou Sart para substituir o William , Kapino ou Nyland para o lugar do Patricio e lucas Romero para esse medio que falta

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Abril 27, 2015 at 10:36 pm

      Beric para ponta de lança seria um possível bom substituto de Slimani. O que achas dele João Magalhães?
      Pinho

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 10:58 pm

      Pinho, tenho acompanhado a época do Beric e de o dizer que ele é o típico jogador pinheiro fora do normal, uma espécie de Ibra ou Dzeko dadas as diferenças claro, ou seja alto com tecnica e relativamente rápido, além de um um jogo de cabeça bastante forte, bom posicionamento na área é uma capacidade de finalização bastante boa. Tem alguma dificuldade em criar jogadas sozinho, mas ao contrário de Slimani consegue por vezes arrancadas individuais espetaculares. Sendo bem apoiado é um ponta-de-lança temível. Basta dizer que está apenas atrás de Soriano na lista de melhores marcadores da liga austríaca.

    • Carlos Franco
      Posted Abril 27, 2015 at 11:09 pm

      Quem encaixava como uma luva nesta equipa era o Elias

    • João Magalhães
      Posted Abril 27, 2015 at 11:15 pm

      José,

      Eu não tenho por hábito ver os jogos da liga austríaca, mas pelo que conheço, acho um jogador com muito mais técnica que o Slimani e com mais pique do que ele. Não sei se o Sporting o consegue pescar, até porque já se falou do Bremen e do Schalke como possíveis interessados. No Bremen, fazia sentido até porque o Selke sempre vai lá para o clube da 2ºdivisão alemã( ainda marcou este fim de semana)…

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2015 at 12:22 am

      Beric era o homem ideal, sem duvida.

    • SENSEI
      Posted Abril 28, 2015 at 10:58 am

      Certamente Capel estará a jogar estes jogos tanto para ver se arranja mercado, como uma espécie de prémio pela sua entrega ao Sporting enquanto cá esteve.
      Não sou fã do espanhol, aliás, odeio a sua forma de jogar, no entanto merece o meu respeito por nunca ter ido fazer queixas ao empresário e à imprensa e ter sempre dado tudo pelo clube, apesar das óbvias limitações do seu jogo.
      A sua assistência ontem, mais uma vez sem olhar para a área, tendo em conta que estava só, é prova disso.

      Mané, também acho que é jogador para jogar no centro do terreno, tendo em conta o seu drible curto, inclusive.
      Iuri Medeiros espera-se que para a próxima época seja aquele jogador que só serve para entrar aos 60' , pois tem muito a aprender.
      Esgaio, penso que daria um bom 8, tem boa visão de jogo, e acho que não tem o necessário para ser um bom extremo ou lateral.
      Em relação aos Avançados, só se sair Slimani necessitamos de ir buscar um com as suas características. Porque se for para apostar mais num 4-4-2 na próxima temporada, teremos Slimani (ou substituto), Tanaka, Montero e Rubio.
      Ir buscar um defesa central, acho descabido (não incluo a permanência de Ewerton nesta afirmação).
      Em relação a Patrício, ou sai no máximo depois do próximo Campeonato da Europa (se aguentar na baliza da seleção) ou é bom que fique como símbolo do Sporting.
      Se William sair, não tenho a certeza se valerá a pena ir buscar outro jogador das suas características, pois com os retornos e promoções da B, ficaremos com bastantes médios no plantel.

      Contratações a fazer, só um extremo, um PL se Slimani sair, e um bom lateral Direito (emprestem Miguel Lopes ate ao fim do contrato e vendam Cédric, é muito pouco prático e insiste nos seus passes longos descabidos.)

  • Paixao_Verde
    Posted Abril 27, 2015 at 8:55 pm

    Boa vitória do Sporting que põe alguma pressão no FC Porto. Apesar de achar que dificilmente o Porto irá perder 6 pontos nos próximos 4 jogos, sabe sempre bem reduzir a diferença para os lugares cimeiros.

    Penso que seria um bom objectivo acabar a época 7 vitórias consecutivas e depois tentar ganhar a Taça de Portugal. Seria uma época positiva na minha perspectiva.

    Agora, em relação ao jogo, penso que é uma vitória justa mas algo pesada para o Moreirense que merecia algo mais. Apesar de defender o Marco Silva e achar que ele é que sabe quem merece minutos no plantel, penso que está na altura de dar alguns minutos a Wallyson, Gauld e outros nos últimos jogos da temporada.

    Parece-me que o Sporting irá tentar colocar o Capel, Andre Martins e outros jogadores que não fazem a diferença nesta fase da temporada. A ver vamos o que ele decide nos últimos jogos.

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 9:02 pm

      O Porto tem de perder 7 pontos para o Sporting, visto ter vantagem no confronto direto, infelizmente.

    • Paixao_Verde
      Posted Abril 27, 2015 at 9:18 pm

      Tens razão Rafael. Acho a tarefa mesmo muito complicada. Penso que a não ser que haja surpresas temos os lugares cimeiros definidos.

      O 3º lugar é o menos mal para o Sporting, mas teremos que disputar a 3ª eliminatória da Champions e poderá trazer adversários indesejados.

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 9:54 pm

      Parece-me que os 3 primeiros estão "definidos" resta saber se o Braga vacila, como tem feito nos últimos tempos ou se consegue manter o quarto lugar.
      E sim a eliminatória da Champions não vai ser nada fácil, isso é certo.

  • Leão de Honra
    Posted Abril 27, 2015 at 8:55 pm

    Tenho dito várias vezes que o Montero e o Tanaka são avançados de 4-4-2, são dois bons jogadores de bola no pé, ambos com bom remate e capacidade de finalizar se tiverem oportunidades limpas de golo… (quando digo limpas, digo oportunidades em que o adversário não obriga a duelos físicos ou disputas de bola no ar)

    Dito isto, penso que o Sporting deveria pensar em incutir mais vezes este modelo de 4-4-2, embora com um meio campo diferente, com outros jogadores capazes de dar mais consistência a esta dinâmica de jogo, também acho que o 4-4-2 deve ter médios diferentes de Nani e Carlos Mané, o Mané é outro avançado de 4-4-2, mais do que propriamente extremo, é um avançado que tem características que encaixam bem quer no Tanaka, quer no Montero…

    De resto, o jogo foi pouco intenso, típico jogo de equipas que já tem a sua classificação decidida e jogaram sem complexos defensivos ou pressão acrescida…

    algumas notas positivas individuais, mas nada por aí além, espero que o Sporting limpe bem a cabeça nestes jogos e que surja composto para uma final de taça que é para ganhar seja qual for o adversário…

  • João Diogo
    Posted Abril 27, 2015 at 8:56 pm

    Nani está de facto num momento de forma horrível.
    Já Montero esteve muito bem no jogo. Mesmo quando não marca, constrói muito bem. Já hoje conseguiu a essa qualidade juntar golos, que é o fundamental num PL.
    Gostava de o ver jogar nas costas do ponta de lança.

  • João Jorge
    Posted Abril 27, 2015 at 8:56 pm

    Bolas o Nani… Meu Deus o que se passa com ele. Qualquer extremo na B fazia melhor que ele… Depois da lesão só mesmo o golão contra o gil vicente de resto tem estado uma miséria…

    De resto boa vitoria do Sporting, praticamente a ganhar, depois soube gerir bem, e bons golos de Montero, estavas com ganas para fazer o hatrick. Não há muito mais a destacar… Talvez a assistência de Capel, ressuscitou e teve o seu momento depois de ha muitos meses nao ter qualquer destaque em termos de golos ou assistencias.

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2015 at 8:58 pm

    Foi uma boa exibição mas admito que foi um resultado bastante exagerado…Montero é ótimo para este sistema de jogo e juntamente com o Tanaka estiveram muito bem, Mané também esteve muito bem e Nani a desiludir tanto, um jogador deste calibre tem que jogar muito mais, já não está com a cabeça no Sporting, decididamente. Exibição boa, com um ótimo resultado, pena é que o Sporting sofra sempre um golinho mas pronto, agora é vencer os jogos até ao fim…

    Peter Griffin

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 27, 2015 at 8:58 pm

    Quero ver agora aqueles que queriam ver o Montero pelas costas… Já voltou a ser bom?

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 27, 2015 at 9:05 pm

      Ele sempre foi bom. Não lhe sabem é dar o devido valor.

    • Diogo Palma
      Posted Abril 27, 2015 at 9:06 pm

      Ricardo Ricard,

      Hoje o Montero só veio provar que quando joga nas costas ou ao lado do ponta-de-lança é muito útil mas a questão é que o Marco Silva não aposta muito neste sistema com 2 pontas-de-lança por isso o Montero não encaixa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 27, 2015 at 9:16 pm

      Foi o que eu quis dizer… O Montero tem qualidade, é de longe muito mais jogador do que o Slimani.Nas últimas semanas parece que querem fazer do Montero um inútil.

    • João
      Posted Abril 27, 2015 at 9:16 pm

      Diogo Palma o problema da maioria dos adeptos é mesmo esse, pensar que é do esquema tactico, Montero pode render exatamente o mesmo quer jogue com outro PL quer jogue sozinho na frente, desde que o modo de jogar do Sporting não seja ir sempre ir à linha e cruzar, se o Sporting jogar bom futebol interior, o Montero rende na mesma bastante mesmo jogando sozinho em 4-3-3. Agora jogando mau futebol e com raro jogo interior, aí sim, Montero não rende, já venho a dizer isto desde que Montero chegou, infelizmente há quem prefira os Slimanis desta vida.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 9:17 pm

      Respondendo de forma simples, não é a desgraça que toda a gente queria fazer parecer mas também não é o melhor jogador do Sporting por este jogo…a verdade é que o Montero a jogar assim mostra toda a sua qualidade mas a jogar sozinho não dá. E espero que o Marco perceba isso de uma vez por todas…

      Peter Griffin

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 9:22 pm

      Eu quero ver o Montero pelas costas há muito tempo… pelas costas de um ponta de lança!!! Mas o Marco Silva não me ouve, o que posso eu fazer?

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 27, 2015 at 9:29 pm

      Ele hoje não jogou ao lado ou atrás de coisa nenhuma. Na primeira parte então, foi mais do que claro que ele jogou declaradamente na frente, e muitas vezes quem baixava até era o Tanaka.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 10:16 pm

      Ruben Cardoso,

      Ah, então jogou o quê? O Tanaka a médio centro e o Montero sozinho na frente? Jogaram dois avançados, ponto (é normal que numa situação ou outra fosse o Tanaka a recuar, e noutras o Montero, até porque nenhum deles é um PL declarado como o Slimani). Vocês e as vossas tretas.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Abril 27, 2015 at 10:55 pm

      Concordo João. O jogo do Sporting é muito lateral para um jogador como Montero. Se e quando conseguimos circular e atacar pelo corredor central, tornamo-nos muito mais perigosos e isso beneficia Montero e o seu jogo de pés, tecnicamente dá 20-0 ao Sli.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 27, 2015 at 11:47 pm

      Quais tretas? Quanto muito podes dizer que jogou, como ponta-de-lança, lado a lado do Tanaka, e não no apoio a este. E vi o Tanaka recuar mais vezes até que o próprio Montero. Mais uma prova de que a concepção de que o colombiano é jogar de estar mais atrás no campo é errada.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 28, 2015 at 3:42 am

      Rúben Cardoso,

      Jogaram dois avançados, ponto. A questão aqui não é quem joga mais à frente ou mais atrás, a questão é que o Montero SOZINHO na frente, no meio de dois centrais, NÃO RENDE. Com um companheiro à frente, ao lado, ou atrás (OUTRO AVANÇADO) rende. Agora podes vir com outras questões que ele jogou à frente do Tanaka, que não é isso que está em questão.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 28, 2015 at 9:20 am

      Na segunda parte, só com um avançado, aquando da saída de Tanaka, Montero jogou o mesmo, e até apareceu mais em jogo. Quem diria, não é?

  • KingLeao
    Posted Abril 27, 2015 at 8:59 pm

    So nao concordo com o Tanaka esteve muito bem na 1a parte veio buscar jogo Atras e mostrou boa qualidade de passe e tabelas com os colegas na 1a parte na 2nda caiu de producao.

    SL

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Abril 27, 2015 at 9:01 pm

    Gostei muito deste 4x4x2 e de o MS ficar é um sistema que já se começa a rotinar para o próximo ano. Relativamente a Montero fica uma exibição para calar os críticos e uma grande certeza: existe uma diferença enorme entre um Montero acompanhado é um Montero perdido no meio dos centrais a tentar interceptar inúmeros chuveirinhos… O colombiano não é o melhor do mundo mas é inteligente, mexe-se bem, sabe rematar, passa bem, e tem visão de jogo. Contrariamente aos que o achavam acabado eu acho que ele devia ficar e jogar sempre num sistema de 2 acabaçados, especialmente quando temos de desbloquear autocarros

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2015 at 9:01 pm

    Primeiro que tudo um reparo: Nani tá a precisar de uns jogos no banco o capel em 10mins fez mais que o nani no resto do jogo.
    Por outro lado vejo aqui muitos comentários aqui de muita gente que preferia que jogassemos mais vezes com esta tatica com 2 avançados mas esquecem-se que se isto fosse um adversário de maior poderio duvido muito que ganhássemos, pelo simples facto que tirando um elemento do meio campo, este fica muito vazio o que desfavorece a equipa. A equipa adversária toma conta do meio campo o que torna mais dificil para o sporting como aconteceu na 1º parte em que só não terminamos empatados 3-3 por sorte. É bom para estes jogos experimentar novas táticas mas cuidado…

    Rodrigo Cruz

    • Guilherme Loureiro
      Posted Abril 27, 2015 at 10:58 pm

      O meio campo esteve anormalmente pouco agressivo com a ausencia de Adrien ou João Mário ou até de Carrillo que tem evoluido muito neste aspecto. Acho que foi mais por aí. Além disso as rotinas criam-se. Um sistema de recurso não pode estar tão bem afinado como o sistema habitual.

  • solidsnake274
    Posted Abril 27, 2015 at 9:02 pm

    Montero a 10 é outra coisa. Curiosamente o Marco já experimentou este esquema e enquanto o usou foi um dos melhores períodos do Sporting na época ( cerca de 5 jogos se não me engano).

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 27, 2015 at 9:07 pm

      Mas em que galáxia distante é que o Montero jogou a 10? Ao menos abram os olhos quando estão a ver a televisão.

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 27, 2015 at 9:21 pm

      Ruben Cardoso, no Seattle Sounders o Montero jogou muitas vezes a 10.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 27, 2015 at 9:23 pm

      Isso do "10", 2º avançado, 9,5, são números. Montero tem de jogar ao lado de um ponta de lança, basicamente, não pode jogar na frente de ataque sozinho.. o resto são tretas.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 9:51 pm

      Epa oh Rúben ainda bem que respondes te a este comentário. Assim escuso me eu de o fazer. Mas vou cair na tentação de o fazer: Hoje Montero no máximo jogou como avançado móvel (ou falso 9) como quiserem nunca como 10! A sério que ainda estou para perceber essa pancada pelo Montero a 10. Ele é um avançado não um 10.
      Pedro Scocco Fonseca

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 27, 2015 at 11:44 pm

      Luís, curiosamente, a melhor fase do Montero no Sporting… foi a jogar sozinho na frente. É a melhor posição dele, e aquela na qual ele tem e terá sempre melhor rendimento. Mas rende sempre em qualquer contexto, é assim que se diferencia os bons jogadores dos outros.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 28, 2015 at 3:44 am

      Rúben

      Pela caixa de comentários, parece que és o único a pensar assim. Montero a jogar sozinho na frente teve sim aquela fase inicial "brilhante" mas daí em diante, eclipsou-se sempre a jogar sozinho lá na frente, passando ao lado da maioria dos encontros, ao ponto de nesta temporada ser já muitas vezes preterido em relação ao Tanaka… quem diria não é?

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 28, 2015 at 9:19 am

      Culpa exclusiva do treinador, e do modelo de jogo a que obriga que o Montero se insira. Achas que ele vai render se 90% das bolas lhe passam a 10 metros da cabeça? Ele fez o que fez naquela fase inicial porque a equipa jogava de forma mais fluída, com menos cruzamentos, mais combinações. Agora não, tens dezenas de cruzamentos todos os jogos, muitos deles falhados ou inconsequentes, e claro, o Montero está em menos evidência nesse contexto do jogo. Mas mesmo assim, lá vai mostrando serviço, estando a uns impressionantes um golo de Slimani.

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2015 at 9:12 pm

    Assim num aparte, é com estas que se vê como está a comunicação social neste país: o jornalista pergunta ao Marco Silva como este encara a classificação do Sporting na liga, e quais são ainda as aspirações do clube nesse aspecto, ao qual o treinador responde (e bem, não vale a pena criar ilusões) que o clube olha para a frente, e frisa «para a frente» quando encara a vitória a cada jogo. Contudo, em jeito de finalização da flash interview, o jornalista diz que Marco Silva olha para cima (!) quando este ainda tem aspirações em chegar ao 2ºlugar! Porquê meterem palavras na boca de quem é tão claro naquilo que fala?

    Alexandre

  • Diogo Palma
    Posted Abril 27, 2015 at 9:12 pm

    Mais um jogo de "pré-época" para o Sporting onde o treinador promoveu uma rotatividade na equipa e foram cumpridos os serviços mínimos, o resultado é exagerado mas a vitória é justa.

    Gostei desta aposta no 4-4-2, nestes jogos contra os "pequenos" é preciso entrar forte e arriscar desde o inicio. Hoje correu bem a experiência e espero que seja para continuar.

    Fiquei com pena de não ter visto o Rubio em ação, espero que nestas últimas jornadas sejam dadas algumas oportunidades a jovens valores como Jonathan, Wallyson, Gauld, Pondence, Gelson ou Rubio.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 27, 2015 at 9:15 pm

    Hoje foi a noite dos suplentes leoninos brilharem … até o Capel conseguiu fazer uma assistência para golo.

  • manelmadeira
    Posted Abril 27, 2015 at 9:29 pm

    O André Martins fez um belíssimo jogo e só saiu porque rebentou (deu para ver na conversa com o Marco Silva), ele na minha opinião, se jogar na posição do Adrien dá muito mais à equipa do que a jogar na posição onde jogava originalmente (na do João Mário como médio mais ofensivo)
    Ele hoje jogou praticamente como duplo pivot ao lado do william e até teve melhor que este
    SL

  • m1950
    Posted Abril 27, 2015 at 9:31 pm

    O Sporting jogou muito pouco , e vai ser assim até à final da taça.

    Boa entrada em campo , e uns bons 10minutos até Miguel Leal corrigir a sua equipa , depois só deu Moreirense e o Sporting 2 golos de rajada contra a corrente , sendo que acaba a primeira parte de coração na mão. Na segunda parte outra atitude , mas o jogo continuou fraco , sendo que o Moreirense ainda conseguiu ser perigoso , depois o Sporting faz o 4º e acaba o jogo.

    Jogamos com 2 avançados , marcamos 2 golos e jogamos pouco , óbvio que é muito bonito marcar 4 golos , mas a verdade é que impossível o Sporting apresentar-se assim a um nível mais elevado de competição , porque fomos uma equipa feliz e sem solidez.

    Bom jogo do Montero , espero que tenha ganho mais mercado e o Sporting faça ainda um encaixe melhor. Mais um bom jogo de Martins , com vários momentos de classe , exibição também com "garra" mas qualidade com a bola no pé , e muito critério no passe. Ewerton foi um esteio na defesa e o Sporting só leva a vantagem para o intervalo pela sua actuação.

    William começou mal no jogo e depois acabou bem , muito displicente no golo , sendo que deu uma rosca e ainda marcou o jogador a sua frente , que seguiu com os olhos. Depois algumas boas arrancadas , e a acabar o jogo melhor do que começou.

    Os laterais fizeram mais um jogo mau , Jefferson mau a todos os níveis , Cédric ofensivamente incapaz, Mané sempre com instinto de golo , mas depois a ver-se pouco no jogo , tal como Nani.

    Penso que MS deve começar já a fazer a gestão para a taça de Portugal.

    • Diogo Ribeiro
      Posted Abril 28, 2015 at 12:10 am

      O André Martins, para mim, é o patinho feio nunca lhe vi nada de especial nos grandes jogos desaparece, se o jogo pedir mais intensidade desaparece, se for mais físico desaparece…enfim é um jogador em que se nota algum talento mas falta-lhe muito para ser um futebolista profissional para o Sporting. Aliás vou mais longe como é um jogador bastante frágil tenho dúvidas que fosse opção válida num top10 da liga. Ter um jogador como ele no plantel principal diz bem da qualidade da nossa equipa…

  • scp_fan
    Posted Abril 27, 2015 at 9:33 pm

    Boa vitória, por número exagerados (não nos golos marcados, mas por que o Moreirense merecia marcar pelo menos mais um golo), onde fica antes de mais demonstrada, que se pode jogar bom futebol em Portugal!
    Destaques individuais do lado Leonino para Montero, Tanaka e Mané!

    Mas o que retiro deste jogo é acima de tudo, tristeza! Porquê? Por a equipa ter baixado os braços após o empate com o Benfica. A descrença que se instalou no grupo (causada pela própria Comunicação Social, em parte, vejamos que hoje, tudo falava do Sporting cimentar o 3º lugar, quando partiu para este jogo com mais 9 pontos que o Braga, ou seja, o 3º lugar já estava desde sexta-feira assegurado) que automaticamente se arredou da hipótese de lutar pelo 2º lugar! Os 4 pontos perdidos com Belenenses e Paços farão muita falta no fim da época e (quase de certeza) significarão a diferença entre ser 3º e ter sido 2º!
    Não me acredito que o Porto perca 7 pontos nos 12 que faltam, e como tal, este será provavelmente o nosso lugar final. No entanto, não considero que seja uma má época, como muitos querem fazer transparecer!

    Vejamos:
    Em 30 jogos, a equipa fez 66 pontos; no ano passado, fez 67! Embora faltem 4 jogos e nenhum deles seja propriamente acessível (Nacional, Estoril, Braga e Rio Ave), caso a equipa vença 3 destes 4 jogos fará uma média de pontos igual ou superior à do ano passado!
    Continuamos a ser uma das equipas com menos derrotas (2, juntamente com o Porto)!
    Nos 4 clássicos que disputámos apenas num fomos claramente inferiores (fora vs Porto)! Conseguimos boas vitórias em campos como Braga, Nacional ou Marítimo! Apenas em 2 jogos jogámos claramente pior que o nosso adversário (Guimarães e Porto).
    Agora, naturalmente, quem esbanja pontos caseiros contra Moreirense, Paços e Belenenses e desperdiça vitórias como na Mata Real, em Coimbra (só aqui estão 10 pontos perdidos!) ou mesmo no derby contra o Benfica, não pode ambicionar mais que o lugar mais baixo do pódio!

    SL!

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2015 at 9:44 pm

    Venham lá aqueles que no final, falarem no 11 do campeonato, perguntar porque não está Nani ou Brahimi em vez de Nicolas Osvaldo Gaitan. os dois primeiros não aparecem desde Dezembro, enquanto o outro anda aparecido com regularidade desde agosto de 2013.

    Nuno

  • Guilherme Loureiro
    Posted Abril 27, 2015 at 10:30 pm

    Bom jogo de futebol. Moreirense com um futebol bastante agradável e o Sporting com alguma falta de agressividade defensivamente fruto das ausências tanto de Adrien como do próprio Carrillo que ajuda mais o lateral nesses processos. Individualmente, Patrício seguro, Cédric é banalíssimo (ofensivamente roça o miserável), Jefferson ligeiramente melhor mas também já deu mais (incrível como tem uma dificuldade enorme em respeitar a linha defensiva e o golo do Moreirense surge de um erro desses pois é ele que põe o homem do Moreirense em jogo), Paulo Oliveira e Ewerton não tiveram problemas graves apesar do Moreirense se ter chegado bem à frente, não foi por eles que o Sporting teve dificuldades. William dá sempre classe à circulação de bola, apesar do erro no golo, enquanto que André Martins foi o mesmo de sempre. Na segunda parte já andava a passo e a pressão era nula e um meio-campo a 2 precisa de mais pulmão. Mané continua eficaz, apesar de acumular alguns erros na decisão enquanto que Nani, com alguns toques de craque e uma grande oportunidade esteve não bem porque pode fazer melhor mas já vi jogos piores. Tanaka esteve no golo mas pouco se viu na minha opinião enquanto que o grande destaque vai para Montero claro. 2 golos e 2 assistências foi homem do jogo. Na minha opinião e para calar os críticos, ter apenas menos 2 golos que Slimani com muito menos tempo de jogo não é tão mau como pintam. Dá muito mais critério com a bola nos pés (grande assistência para Nani), muito em jogo e foi brilhante hoje. Quanto às substituições, ganhámos o jogo quando colocámos João Mário e Adrien, que deram a agressividade necessária para segurar a equipa da casa enquanto que Capel entrou, cruzou para Montero e pronto, está feito.
    Quanto ao Moreirense, é de louvar esta atitude e se mantiver o Miguel Leal e com reforços de qualidade (central e ponta-de-lança essencialmente) pode perfeitamente dar trabalho para a próxima época. Equipa que priviligia o futebol e com um treinador que deve ser dos mais subvalorizados. Bem melhor que Conceição e até mesmo que Rui Vitória.

    • Carlos Franco
      Posted Abril 27, 2015 at 11:20 pm

      Guilherme, quando se chega à parte do Cedric banalissimo e Jefferson melhor… o teu texto perde credibilidade.

      O Jefferson não acertou uma (passe, cruzamento, antecipação, linha defensiva. ..)!

    • Guilherme Loureiro
      Posted Abril 28, 2015 at 5:18 am

      O Jefferson não fez um bom jogo. Mas não está ao nível do Cédric!

    • scp_fan
      Posted Abril 28, 2015 at 9:35 am

      O Montero só tem menos 45' de utilização que o Slimani… E tem menos 2 golos!
      Muito se fala que falta um PLC ao Sporting, mas os números não traduzem isso:
      Tanaka – 80 minutos para marcar;
      Jonas – 117 minutos para marcar;
      Slimani – 128 minutos para marcar;
      Jackson – 129 minutos para marcar;
      Montero – 150 minutos para marcar;
      Lima – 174 minutos para marcar;
      Aboubakar – 181 minutos para marcar;

      SL!

  • Joao Souto
    Posted Abril 27, 2015 at 10:41 pm

    Já que ninguém disse nada, digo eu, é de louvar o sportinguismo que o william mostrou hoje ao fazer de tudo para que os tubarões que estão interessados nele não o venham buscar.

    • Carlos Franco
      Posted Abril 27, 2015 at 11:21 pm

      Tirando o lance do golo em que lhe parou o cérebro, fez quanto a mim um bom jogo. Principalmente num meio campo em que estava apenas ele é o baixinho contra 4!

      Opiniões…

  • Luís bcn
    Posted Abril 27, 2015 at 10:47 pm

    Jogo algo louco. Fui espreitanndo e o Moreirense teve muitas oportunidades de golo e merecia um pouco mais.

    E claro, o sporting tambem teve a "felicidade" da arbitragem a seu lado (que é um facto)

    • Carlos Franco
      Posted Abril 27, 2015 at 11:23 pm

      Claro Luís. .. lembro-me de assim de repente de … zero defesas do Patrício.

      O Moreirense é prejudicado num golo mal anulado e beneficiado no golo mal validado.

      Ou está a a falar dos cartões ao william e ao adrien? Esses sim foram de rir.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 28, 2015 at 8:38 am

    Exibição bastante agradável do SCP!

    Talvez o resultado tenho sido um pouco pesado, mas a vitória é inteiramente merecida!

    De realçar o regresso de Montero aos golos e às boas exibições.

Deixa um comentário