Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Montero, o goleador que permite ao Sporting sonhar

Num passado não muito distante limitámo-nos a olhar para a estatística de Fredy “Krueger” Montero, e para os campeonatos poucos competitivos onde aquela havia sido alcançada, para nos arvorarmos em torno dos tadeias e dos freitas lobos da nossa praça e tratarmos de vaticinar como flop mais um das contratações de Bruno de Carvalho e seus pares. Outros preferiram apontar para Ghilas, apelidando com todos os nomes possíveis e imaginários a incapacidade do clube leonino em contratar um das melhores revelações da época transata e deixá-lo viajar rumo à cidade invicta.
Atualmente engolimos em seco e realizamos lobotomias parciais em vãos de escada para esquecer que o futebol não é uma ciência exata, e muito menos FM em real mode e principalmente que o que ontem era mentira hoje é verdade.
Olhando para o percurso recente de Fredy Montero, observa-se um goleador nato, obcecado pela linha do fora do jogo, como quem se diverte em jogar nos limites ao melhor estilo de Pippo Inzaghi (igualmente rato); poderíamos pensar que ficariam por aqui as qualidades do pequeno grande jogador, mas soma-se a isso uma técnica normalmente proibida a quem joga nos últimos 20 metros de terreno, já que terminam invariavelmente por jogar como centro campistas. Só que o colombiano além dos pés de fada que lhe permitem segurar o esférico, rodar sobre si próprio e partir os rins do adversário em cima da já citada linha do fora do jogo (e dentro de cabines telefónicas), tem aquilo que só os mais predestinados almejam, uma capacidade contranatura e non sense de finalizar de toda a forma e feitio. Um autêntico mete nojo para os defesas cá do burgo.
A somar a tudo isto, como se não bastasse, não transporta tiques de vedeta, corre o jogo todo, disputa cada lance como se a sua vida dependesse disso, e tem uma potência de remate de fora de área de fazer corar de vergonha Mário Jardel, Liedson ou Wolfswinkel.
Até onde irá o percurso deste genial jogador? O céu é o limite ou tratar-se-á de sorte de principiante? Quantos Fredy Monteros andarão escondidos por esse mundo fora à espera de serem resgatados e trazidos para os principais campeonatos europeus, único sítio do planeta onde o futebol realmente conta e que permite ficar na história?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Sérgio Tomás

41 Comentários

  • Ricardo
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:00 pm

    Grande texto.
    Congrats SL

  • André Raio
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:03 pm

    Isto é o Sporting. Desde que me lembro, nesse clube, qualquer jogador consegue brilhar. O problema vem depois, quando o "mediatismo à Sporting" (opinei sobre este tipo de "mediatismo"/"vedetismo" aquando o fenómeno Bruma, o jogador que chegou quase a melhor do mundo durante 2 meses…) é tanto, que os jogadores… colapsam. Jardel e Liedson não vergaram Sérgio, foi isso que os fez ser recordados.

  • Anónimo
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:03 pm

    Realmente é um jogador fora do comum, tem uma técninca magnífica. Parece uma junção de Liedson-Jardel-Matias Fernandez

    Diogo José

    • Rodrigo
      Posted Outubro 6, 2013 at 4:22 pm

      Mesmo .. Finalizaçao de Jardel, tecnica e Matias e ratice de Liedson.

    • Sporting1906
      Posted Outubro 6, 2013 at 6:03 pm

      Exactamente o que penso!!!

      Será que não tem lugar na sua selecção, ele parece a junção dos melhores PL colombianos só lhe falta a força física de Jackson Martínez.

      Que continue assim e torna-se numa certeza pois para já ainda não o podemos considerar uma.

      SL

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 6, 2013 at 8:28 pm

      o problema é que na selecção além de Jackson e Falcao ainda há Bacca, Muriel, Gutierrez, Pabon, … é muita qualidade para uma só posição, apesar de eu gostar muito do Montero.

  • Rodrigo
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:06 pm

    Ja tinha algumas boas referencias dele, sobretudo a tecnica, a meia distancia e a capacidade de finalizaçao, mas a verdade e que este Fredy Montero esta a surpreender Portugal inteiro com a capacidade que tem demonstrado nestas primeiras 7 jornadas, ao ponto de estar a ser o principal jogador do campeonato quando a partida nada o fazia prever.

    Como diz o Sergio Tomas, Montero nao e uma vedeta, ou seja, da tudo o que tem, ajuda os companheiros em todo o processo ofensivo e defensivo e, alem disso, esta a ser o abono de familia do Sporting, uma vez que juntamente com Carrillo e dos poucos que pode desiquilibrar individualmente.

    Gosto imenso das suas movimentaçoes, sobretudo quando esta em fora-de-jogo e recua rapidamente ao estilo de Pipo Inzaghi, sendo que a capacidade com que recua, ilude os centrais, segura a bola e tabela com os companheiros tambem me fascina (algo que faltava a Wolfswinkel).

    Sendo assim, 9 golos em 7 jogos e obra (apenas Jardel fez melhor) e espero que este nivel exibicional e de eficacia se mantenha durante a epoca, uma vez que se isso acontecer poderemos estar perante um dos melhores negocios de sempre do Sporting na relaçao qualidade-preço (ainda esta emprestado, mas julgo que que a opçao de compra ira ser exercida rapidamente). Alem disso, e mais uma "chapada de luva branca" do presidente Bruno de Carvalho nos excelentes comentadores que existem em Portugal que passados dois jogos ja diziam que o Montero nao conseguiria ser um activo importante em Alvalade.

    Por fim, com este caso se comprova que existem muitos talentos espalhados pelo Mundo em campeonatos menores e em divisoes anteriores (na linha de Paulinho num post elaborado a dias), pelo que e preciso nao se rotular imediatamente de flop (Mauricio esta a ser outra revelaçao) elementos que venham de equipas e campeonatos com menor expressao.

  • Santos
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:08 pm

    Gosto da visão e tenho de concordar depois de ver este pequeno jogador a fazer de gato-sapato dois grandes centrais, Luisão e Garay. Na próxima jornada terá de o voltar a fazer frente à melhor defesa do campeonato, FCP.

    Tal como os restantes, e como foi referido, é importante disputar todos os jogos de cada vez e como se fosse o ultimo, dar sempre o máximo sem manias de vedeta e de ficar "à mama". Se continuar assim, trabalhador, humilde e solidário para com a equipa será um caso (muito) sério.
    O meu único receio é quando houver jogos europeus pelo meio, o desgaste que isso irá trazer e a quebra de rendimento em alguns jogos que poderá provocar.

    Até agora tem sido simplesmente o melhor avançado e o melhor jogador do campeonato, para o ano logo se verá…

  • Afonso Oliveira
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:08 pm

    De facto, uma descoberta a dar excelentes frutos!

  • André Tavares
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:40 pm

    Bom jogador sem dúvida, mais um colômbiano de qualidade.

    Deixando isto bem claro, convêm frisar, que o rapaz passou de flop a fora de série, o que não é verdade em nenhum dos casos! Nunca foi flop, nem é um fora de série, como muitos tentam fazer passar.

    Mas o exagero é normal, em qualquer bom português!
    Do 8 ao 80!
    Da depressão á euforia!

    É mais do que evidente, que o que permite sonhar o Sporting não é o Montero, mas sim um Presidente e uma estrutura que permite a um treinador português de qualidade, fazer um trabalho tranquilo, sem pressões de titulos e de resultados estratosféricos, como faziam outras direções.

    No entanto, a realidade não se constrói com base em sonhos, mas em trabalho.
    E certamente que esta mentalidade, do "8 ao 80", não ajuda o Sporting.
    Que o diga o Benfica, especialista em euforias!

    Posto isto, espero que a direção e jogadores não se deixem enganar. O que conta é o trabalho, trabalho, mais trabalho, porque estas coisas dos fora de séries e dos flops, têm muito que se lhes diga. Esperem até o Montero estar sem marcar 5 ou 6 jogos, que depois vimos aqui novamente ler os comentários sobre ele!

    Deixem-se de tangas, nem o Sérgio nem ninguém acredita mesmo nas comparações com Inzaghi, Jardel ou Liédson. Por uma razão simples, estes 3 já provaram tudo e mais alguma coisa, o Montero marcou uns golitos, só!

    Esperem pelo menos até ao final da época, antes de começarem a exagerar.

    • Nuno Filipe
      Posted Outubro 6, 2013 at 5:46 pm

      Típica resposta de benfiquista…
      Quantos golos marcou o benfica esta temporada na liga?? 9
      Quantos golos marcou Montero esta temporada na liga?? 9

      Meu amigo, contra factos não há argumentos

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 6, 2013 at 6:50 pm

      nuno filipe, eu nao discordo que ele seja uma excelente jogador, mas se quer ir por ai…

      quantos golos tem de penalty o montero? -3
      quantos golos fora de jogo tem o montero?-3

      nao esquecer que por exemplo o nolito marcou nas 5º primeiras jornadas e depois viu-se. montero precisa de tempo, e o do andre e valido. as euforias. o dier tambem foi alvo de euforia. e agora perdeu a lateral direita para o cedric, perdeu o centro para mauricio/rojo/ilori e perdeu o meio-campo para o william. o futuro melhor central do mundo nao tem lugar no sporting… so de pensar que ja se dizia que era superior a garay

      ps- eu acho que dier e dos mais promissores, mas e so um exemplo de euforias.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 6, 2013 at 7:16 pm

      *o argumento do andre

    • Simoes
      Posted Outubro 6, 2013 at 7:20 pm

      o montero tem 1 golo de penalty(quem marca os penaltys e o adrien)

    • Zé Maria
      Posted Outubro 6, 2013 at 10:33 pm

      Mosqueteiro SLB, tas enganado. 1 golo de penalti e 2 em fora de jogo. abraços e boa sorte para o teu benfas. ve la se te informas!

    • Frederico Pedro
      Posted Outubro 7, 2013 at 10:59 am

      Nuno Filipe, o argumento cai por terra quando na época passada o cardozo chega a alvalade com mais golos que o sporting à 11º jornada, e saiu de lá com mais três.

      Grande negócio de montero, de indubitável qualidade.

    • gps
      Posted Outubro 7, 2013 at 6:10 pm

      Cardozo ficou com mais três golos, mas julgo que foram quase todos autogolos ou ressaltos

  • Kacal
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:47 pm

    É sem dúvida um Grande avançado, está a mostrar isso com este inicio de época, a sua mobilidade e técnica são duas qualidades muito fortes, não é muito alto, mas, salta bem e é bom no jogo aéreo, já é e vai ser uma das revelações deste ano, até digo mais, se tivesse vindo para o Sporting aos 23 anos para aí, fazia 2 ou 3 épocas e depois, de certeza, que dava o "salto" e renderia muito dinheiro ao Sporting, assim vai ser mais difícil, mais ainda é possível, para já, é continuar a trabalhar e mostrar as suas qualidades como tem feito.

  • Vítor Agostinho
    Posted Outubro 6, 2013 at 4:57 pm

    Ontem o Sporting Clube de Portugal conseguiu mais uma vitória normal contra uma equipa normal. Nada de especial. O que destaco é um homem de seu nome Fredy Montero. Não pelos dois golos que marcou, não pelo que jogou mas por um pormenor que só quem jogou futebol sabe ver. Aquando da marcação da grande penalidade o Adrien pediu para ser ele a bater. O que fariam certos jogadores na posição do Montero? Queriam ser eles a marcar pata fazer um hattrick e valorizar-se individualmente. O que fez o Fredy? Não só não protestou, como foi o primeiro a festejar o golo com o Adrien. Isto diz muito sobre este jogador. E já agora gostava de dizer ao catedrático do futebol António Tadeia que referiu não ter o Montero categoria para jogar no Sporting: EMBRULHA!

    • João Leite
      Posted Outubro 7, 2013 at 10:22 am

      Gostei!

    • gps
      Posted Outubro 7, 2013 at 6:12 pm

      Não vale a pena crucificar o António Tadeia, pois o Montero realmente não gostou muito no troféu do Guadiana. Mas o Jackson também não jogou muito bem na pré-temporada do ano passado e depois começou a faturar na Super-taça e ainda não parou. Esperemos que o Montero continue na senda do seu compatriota

  • Diogo Ribeiro
    Posted Outubro 6, 2013 at 5:00 pm

    Grande post, os meus parabéns, relativamente ao Montero devo reconhecer que mesmo eu sendo Sportinguista não estava a espera deste fenómeno, grande jogador.

    SL

  • Paulo Ravasqueira
    Posted Outubro 6, 2013 at 5:54 pm

    Tal como é necessário manter os pés na terra em relação ao clube, também temos de ser assim com os nossos jogadores!

  • SdvrSCP
    Posted Outubro 6, 2013 at 6:07 pm

    Simplesmente genial

  • Bruso
    Posted Outubro 6, 2013 at 6:13 pm

    Para já a grande revelação do campeonato.
    Este jogador tem provado que os numeros não devem ser o factor fundamental nas contratações.
    Acredito que o Leonardo Jardim teve mão nesta contratação, porque tinha caracteristicas que lhe enchiam o olho. Mais do que os numeros o que importa para um treinador é se os movimento táticos e a capacidade técnica encaixa-se no esquema que pretende para a equipa.
    Por esta mesma razão é que craques como Zlatan, Schevchenko entre outros não se adaptaram quando foram contratados.
    Depois também há o factor "treinador" aqui atrás. Eu não tenho dúvida nenhuma que se fosse o ano passado o Montero não tinha tido este impacto. A maneira como o treinador lida com os seus jogadores e potencia as suas melhores qualidades escondendo as lacunas é fundamental para o sucesso de um jogador.
    O ano passado o que o treinador do Sporting mais fazia era expor as lacunas do Wolsfwinkel. Ponha-o a descair nas linhas, onde ficava evidente a sua falta de qualidade técnica e de passe. Colocava-o sozinho na luta com os centrais, mostrando que não era um jogador forte a aguentar à bola. Embora o Montero seja superior nestes aspetos ao Wolswinkel, não vemos o Montero a ir receber a bola colado à linha lateral (salvo raras excepções), nem a lutar um jogo inteiro, completamente sozinho frente a 4 defesas+1 médio defensivo (era o que chegava a acontecer o ano passado face à falta de apoio ao Lobo).

    Elogiar a grande capacidade do Jardim em potenciar o talento do Montero e da capacidade de ir buscar um jogador completamente desconhecido. Mais uma vez digo que LJ teve dedo nesta contratação.

    • Santos
      Posted Outubro 6, 2013 at 7:17 pm

      Ora aqui está alguém que ao ver um jogo não olha só para a bola… parabéns!

      Realmente o ter um treinador que potencie as capacidades dos jogadores é algo que é preciso para ter sucesso seja onde for, e LJ tem feito isso por onde passa, o esquema táctico é muito parecido mas as movimentações e o tipo de mentalidade na construção de jogo e transição é diferente.
      Como referi num post à algum tempo, se LJ conseguir meter a equipa a jogar para Montero (explorando o que de melhor ele faz) e tiver a "sorte" de que este não se lesione ou coisa parecida este Sporting irá ter muita sorte em todos os jogos que disputa…

    • Rodrigo
      Posted Outubro 6, 2013 at 9:42 pm

      Subscrevo.

    • Bruno
      Posted Outubro 7, 2013 at 1:34 am

      Ibra não se adaptou? Onde?

    • João Bernardo
      Posted Outubro 7, 2013 at 4:33 pm

      Barcelona

  • Euclides!
    Posted Outubro 6, 2013 at 6:19 pm

    Montero nunca foi Flop, e só quem tem a mania de falar do que não sabe ou criticar a partida sem qualquer conhecimento de causa é que pode estar agora a fazer figura de parvo…

    Montero é um bom jogador, que já se sabia que inserido num bom conjunto e aproveitando as suas características tinha capacidade para chegar e fazer a diferença, quiçá diria que não se esperava uma eficácia e adaptação tão rápida, mas quem tinha o jogador referenciado já esperava qualidade da sua parte

    Um avançado inteligente com excelente técnica que não é muito forte fisicamente, alto ou mesmo super rápido, é um jogador que tem uma velocidade de execução muito rápida devido a forma de como toma as decisões, depois falta-lhe mais capacidade física, altura e pique em linha recta para ser um jogador de elite mundial, mas é claramente o exemplo que não são apenas os jogadores dotados fisicamente que podem ser grandes jogadores, ter-se um cérebro e boa técnica é o principal, se houver o resto melhor, mas é melhor ser-se inteligente e ter técnica do que ser-se muito rápido e forte fisicamente e depois não capitalizar as suas características…

    No futebol mundial há jogadores que tem excelentes características mal aproveitados, é tudo uma questão de saber procurar, saber o que se quer, e como tirar partido deles, ao Sporting dava jeito um avançado que soubesse ter a bola, que fosse bom a combinar com os colegas e a segurar jogo, que é algo que com Wolfswinkel não acontecia, um jogador muito limitado ao nível da posse de bola, sabia movimentar-se na área e pouco mais, Montero é aquilo que o Sporting precisava ter maior predominância atacante, pois agora já não é necessário a equipa construir uma jogada inteira de golo para depois ter alguém para a finalizar, agora a equipa consegue ter mais facilidade em chegar a área pois tem um avançado que sabe jogar de costas para a baliza, sabe recuar e vir receber a bola entre linhas, depois tem normalmente dos extremos muito rápidos que se desmarcam nas costas dos laterais…

    O Sporting tem ganho porque basicamente tem uma equipa que funciona, as características dos jogadores estão de acordo com o plano de jogo e por isso a equipa causa problemas normalmente a todas as defesas…

    Uma equipa para ganhar não tem necessariamente que ter um craque em cada posição, basta que funcione, basta que a sua forma de interpretar o jogo e os jogadores que utiliza ofereçam uma fluidez suficiente para em jogo corrido a equipa poder marcar golos…

  • Emigra
    Posted Outubro 6, 2013 at 8:14 pm

    e' um matador, e trabalha muito.
    mas a equipa tb lhe da muito, esta certinha e trabalha para ele.
    como dizem outros posts, acho que o leonardo jardim tb tem boa quota parte no sucesso do montero.

  • miki
    Posted Outubro 6, 2013 at 9:10 pm

    Genial. Enche me as medidas este.
    No inicio preocupava me a falta de intensidade mas agora que já parece estar adaptado e já sabe o que é jogar à Sporting sabemos que temos um craque.

    Que fique muitos anos, até ao fim da carreira era o ideal e bom sinal porventura.

    SL

  • Fernandes
    Posted Outubro 6, 2013 at 10:58 pm

    O Montero é um grande matador, sem duvida e tal com a voces, também a mim me fez morder a ligua … Mas este texto é que matou tudo … Simplesmente brutal, senão o melhor, um dos melhores que tive gosto em ler no vosso blog … Parabéns, notável assertividade no jogo com as palavras … Muito bom mesmo … Continuem este bom trabalho …

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 7, 2013 at 12:03 am

    Segundo uns iluminados, o Inácio perdia os jogadores todos, e só ia buscar "Edinhos"…

    Em termos de preço/qualidade, um dos maiores achados do Sporting em toda a sua história… baseando-me naquilo que o VM dizia sobre ele, e após a visualização de alguns vídeos na internet, estava esperançoso no Montero, mas não esperava TANTO… neste momento estou tão surpreendido como DELICIADO com este homem!

  • Bruno
    Posted Outubro 7, 2013 at 1:33 am

    Post um bocado para um excêntrico, mas tá bem..
    Na verdade, o Montero permite o Sporting sonhar na mesma medida em que o Jackson permite o Porto sonhar, etc, etc. É para isso que ele foi contratado, e é para isso que ele serve, que continue assim.

    Ah, btw, o meu muito obrigado ao Ghilas por ter preferido o Porto, caso contrário a este altura não tínhamos Montero.

    SL!

  • Anónimo
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:00 pm

    muito bom mesmo esperamos para ver mais façanhas :)

    RPGA

  • António Domingues
    Posted Outubro 21, 2013 at 12:08 am

    Concordo plenamente com a qualidade que o Fredy Montero tem como jogador, e é de verdade um goleador. Mas acho que este texto peca pelo timing porque não é no fim de um jogo contra o Alba que ele merece este texto, já que um hat-trick a um clube amador não faz dele o que foi escrito, mas sim o que ele fez antes desse jogo. Á parte disso, embora reconheça a qualidade do jogador e admita que tem sido uma grande surpresa, ao contrário do que o VM diz ele não está nem tem precisado de estar obcecado com a linha do fora de jogo, uma vez que parte dos muitos golos que já leva foram conseguidos para lá dessa linha. Não retira o valor e o mérito ao Montero mas compará-lo a um jogador como Pipo Inzaghi acho que é, pelo menos para já, um exagero e bastante precipitado.

    • António Domingues
      Posted Outubro 21, 2013 at 12:20 am

      Entretanto reparei que o texto já é de 6 de Outubro, por isso retiro o que anteriormente disse sobre o timing :) Não sei porque razão apareceu de repente no dia de hoje no meu mural de actualizações do Facebook.

    • David Gomes
      Posted Outubro 21, 2013 at 12:34 am

      o texto é de 6/10 e não de hoje

Deixa um comentário