Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Mora, Martim Cunha, Carmo, Navarro, André Franco e Vasco Sousa na pré-temporada

O que falta para aos azuis e brancos? Não é habitual chegar a esta fase sem novidades, mas as dificuldades financeiras parecem estar a condicionar.

O FC Porto, que ainda não tem reforços para 2024-25, divulgou a lista de 28 jogadores que vai iniciar a pré-temporada. André Franco, Ivan Jaime e Toni Martinez, que tinham sido afastados por Sérgio Conceição, estão de volta, tal como David Carmo e Fran Navarro. Já os jovens Gabriel Brás, Martim Cunha, Vasco Sousa e Rodrigo Mora vão ter oportunidade para se mostrar a Vítor Bruno.

48 Comentários

  • Jasomp
    Posted Julho 1, 2024 at 7:40 am

    E o caminho tem de ser este. Deixar os hábitos de rico de fora e olhar para a prata da casa.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 1, 2024 at 8:44 am

      Já foi noticiado várias vezes o interesse e proposta de 15M€ por um central do Barcelona, por isso não me parece…

      • Gorlami
        Posted Julho 1, 2024 at 9:10 am

        A proposta do Porto não passa dos 5M, o Barça é que pretende 15M. Por isso é que ª transferência (ainda) não se fez e ele não está lá hoje.

        • oMeuUserName
          Posted Julho 1, 2024 at 11:09 am

          Se alguém me oferece apenas um terço do que eu peço por algo, eu não andaria semanas a negociar, mas ok. A acontecer, logo veremos os valores, eu simplesmente me cingi àquela que é provavelmente a fonte mais credível no mercado de transferências, o Fabrizio Romano.

      • Jasomp
        Posted Julho 1, 2024 at 9:15 am

        Isso é de um surrealismo sem nome.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 1, 2024 at 9:17 am

        Depois vamos confirmar essa veracidade. O Porto nunca daria mais que 5M por um miúdo da equipa B do Barça. Apenas se falam insistentemente nisso porque Deco tem passado portista e Zubizarreta é ao contrário, bem como uma tentativa do seu empresário em o valorizar!
        Silly Season, conheces o termo? Caso contrário, o Benfica tinha 50 contratações todos os anos, tal a facilidade com que um jornal vende notícias do maior clube nacional.

        • oMeuUserName
          Posted Julho 1, 2024 at 11:12 am

          Eu conheço o termo bem, mas não se trata de notícias vendidas por jornais. Desculpa se sou ingénuo, mas dada a taxa de acerto do homem, eu tendo a acreditar no que o Fabrizio Romano diz. E o que ele diz é que o impasse está na cláusula de recompra por parte do Barça, mas que o Porto ofereceu 15M€ ao Barcelona. Claro que pode ser falso, mas a informação pública mais credível em relação ao negócio é esta, na minha opinião.

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 1, 2024 at 12:44 pm

            O Romano também dizia que o Benfica iria ter Gosens e a alternativa era Tagliafico e afinal não é nenhum dos dois, sendo que o 1.º é devido aos valores elevados e que ele colocou no Post.

            A Silly Season é isso mesmo além de que o Porto nunca iria dar (porque não tem) 15M por um puto para ir para o banco.

            • oMeuUserName
              Posted Julho 1, 2024 at 6:35 pm

              A questão é que não foi nada disso que ele disse… Ele nunca disse que o Benfica iria ter Gosens, ele disse que o Benfica perguntou ao Union quais seriam as condições para se fazer negócio, o que é uma coisa muuuuito diferente! Depois disso, disse que o Benfica não ia avançar e que tinha o Tagliafico numa lista, entre outros nomes. E finalmente disse que o Benfica decidiu não avançar por nenhum dos dois.

              Em lado nenhum ele disse que o Benfica fez uma proposta ou que o negócio está fechado. E é o problema da generalidade das pessoas: perceber que ter interesse, perguntar por um jogador, ou até fazer uma proposta, não significa que o negócio está feito, porque é preciso que o outro lado aceite, o jogador aceite, etc.

              Volto a reforçar: o jogador pode não ir para o Porto, até porque o próprio Fabrizio nunca disse que estava fechado, apenas disse que havia proposta do Porto e negociações entre os clubes. E se não for, isto não significa automaticamente que ele tenha mentido, porque o que ele disse é completamente compatível com um negócio falhado, porque ele nunca disse que estava feito.

              • Francisco Ramos
                Posted Julho 2, 2024 at 4:22 pm

                A notícia hoje do Romano é que o Porto não quis igualar nenhuma das condições propostas pelo Barcelona, sendo que os 15M da venda eram ideia do Barcelona (eles é que o avaliaram neste valor) e não do Porto.

        • Slayer666
          Posted Julho 1, 2024 at 12:16 pm

          como assim nunca daria +5M€ por um miúdo da equipa B?
          espera, afinal tens toda a razão, foi “só” 11M€ por um júnior do Sporting ?

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 1, 2024 at 1:54 pm

            Como aplicar um nick 666 em alguém é ver estes comentários do demónio.
            O Porto comprou jogadores ao Sporting por 11M – e ao Vitória por 15M, já agora – mas… vendeu outros por igual valor (Marco Cruz)! Isto foi uma manobra financeira e não uma compra real!
            Espero ter ajudado para conseguires voltar a este mundo!

      • Gndias
        Posted Julho 1, 2024 at 2:30 pm

        Acreditas em tudo o que lês nos jornais desportivos?

        • oMeuUserName
          Posted Julho 1, 2024 at 6:38 pm

          Não, acredito no Fabrizio Romano, já disse acima. Tem um histórico que me faz acreditar nele, perdoa-me se sou ingénuo.

  • CavacoVezesTres
    Posted Julho 1, 2024 at 7:44 am

    Vai ser um ano duro.

  • Nickles
    Posted Julho 1, 2024 at 7:45 am

    Vai ser muito interessante acompanhar este Porto

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 1, 2024 at 8:34 am

    Primeiro, sou da opinião que o plantel da equipa A não deve ter mais que 23 a 24 jogadores, sendo 2 por posição e podendo ter um 3º elemento na baliza ou como ponta de lança, até porque é se a equipa B é uma “plataforma” de criação e evolução de talento entre os juniores e o futebol sénior, em caso de necessidade é aqui que temos que recorrer e não ter um plantel muito extenso (principalmente nas dificuldades financeiras que atravessamos).

    Assim, sendo a baliza da equipa A estaria entregue a Cláudio Ramos e Diogo Costa (se sair temos que contratar alguém), com Diogo Fernandes e Gonçalo Ribeiro na B. O Samuel Portugal é tentar vender por um valor parecido ao da compra ou ir emprestando até acabar o contrato para alguém pagar aquele salário e recuperar parte do investimento.

    Na defesa, não acredito que Carmo fique. O Porto não se pode dar ao luxo de ter um jogador no banco que custou 20M e se este for titular fica lá um que custou 12M, pelo que terá que sair para recuperarmos parte do investimento, mesmo que para isso tenhamos que ter a ajuda do Mendes. Assim, a defesa será Zé Pedro, Otávio, Marcano (irá ficar esta época pela falta de referências), Brás e um reforço.
    Nas alas será João Mário e Martim Fernandes na direita e Zaidu com reforço na esquerda (Wendell irá sair garantidamente até porque vai entrar no último ano de contrato e já tem 31 anos, não faz sentido renovar nesta fase).

    No meio campo, Grujic é outro que faz sentido ser vendido. É um dos salários mais altos do plantel e não tem correspondência dentro de campo quando joga. Assim, Varela, Nico e Eustáquio têm lugar garantido na próxima época e o 4º elemento seria Vasco Sousa. Eustáquio tem um perfil mais de 6/8 do que de 8/10 pelo que seria ele o suplente de Varela e precisamos de alguém com melhor chegada à área, daí a aposta no miúdo. Também gostava de ver o que poderia dar Franco nesta posição mas falta-lhe algum comprometimento defensivo para ser 8 em vez de 10. Para mim Romário não entra nas estatísticas, não tem valor suficiente para jogar com a camisola portista.
    Na sua frente, a batuta estaria entregue a Ivan Jaime e Rodrigo Mora. Parece novo mas Lamal também o é e não é por isso que não é aposta quer no Barcelona, quer na Espanha. E para o espanhol, ser o 10 da equipa é a posição que mais o favorece.

    No ataque precisamos de qualidade mas também precisamos de vendas. Pela cláusula que tem Chico será uma das vendas, acredito eu, e Pepê ou Galeno será a outra. Assim ficamos a necessitar de 2 extremos, com Borges a ser o outro. Se fosse possível antecipar o regresso de Véron seria ouro sobre azul (detesto estes empréstimos até Dezembro) mas não acredito.
    O ponta de lança será Navarro, Namaso e Evanilson com Toni Martinez a ser também vendido (tem mais mercado que Navarro). Contudo, caso surja uma proposta interessante por Evanilson também o venderia e apostaria num ponta de lança com raio de ação mais curto.

    • Santander
      Posted Julho 1, 2024 at 9:32 am

      Concordo com muita coisa mas com algumas excepções:

      – Não faz sentido manter o Marcano.. Salário demasiado alto para aquilo que pode render desportivamente;
      ———-
      – Para mim Zaidu não ficava.. para além disso não sei se estará disponível no início da época por conta da lesão que teve.. É para vender e mesmo que fique só deverá estar disponível lá para outubro/novembro.. pelo que acredito que será sempre necessário dois DE;
      ———-
      – Nunca poderemos não vender Pepê e Galeno.. São dois ativos que quer pela idade, quer pela valorização, estão no seu pico não podemos, nem devemos continuar a perder Timings de venda.. pelo que para mim serão sempre os dois para sair mesmo que o Chico também saia;
      ——-
      – Não podia discordar mais da análise do Baró.. a verdade é que ele nunca foi utilizado no papel de nº10, que é aquele onde mais rende.. Se tivéssemos pedido ao Deco (pese o fosso gigantesco de qualidade entre ambos) para ser extremo, trinco ou box-to-box, também poderíamos ter visto um craque passar ao lado de uma enorme carreira.. Eu iria por um 6 e ficaria com Nico para titular como 8, Eustáquio como backup e Baró para casos de extrema necessidade..

      De resto.. sem tirar nem por, quer nas saídas, quer nas necessidades de entradas

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 1, 2024 at 10:40 am

        Existem uns problemas nos teus comentários, apesar de concordar com alguns pontos:
        – Marcano. Concordo que Marcano já não vai trazer rendimento desportivo mas para o fazer sair é preciso chegar a um acordo porque ainda tem contrato até 2025 e ninguém o vai contratar! Se este pede o salário todo para rescindir (ou perto disso) mais vale ficar no plantel que sempre acrescenta experiência ao balneário.
        – Zaidu. O Zaidu não estará disponível até Setembro e concordo que não tem valor suficiente para jogar no Porto (pelo menos com os minutos que tem) mas quem irá contratar um jogador que teve uma rotura de ligamentos do joelho e não se sabe o estado que o jogador irá ficar (e valia muito pelo seu físico)? Eu diria ninguém, logo terá que ser ele a alternativa para já.
        – Extremos. Concordo que os jogadores devem ser vendidos quando atingem o seu pico mas não podemos perder os 3 extremos ao mesmo tempo. Pela cláusula, Chico é uma opção óbvia e pela valorização Pepê (Copa América e das melhores épocas) é a outra opção.
        E Galeno ficaria mais uma época. É mais novo, recebe metade de Pepê e Chico, tem um contrato mais longo (2028) e pelas suas características será sempre um ativo com rendimentos equivalentes em todas as épocas salvo alguma excepção (as últimas 2 épocas foram semelhantes em estatísticas).
        – Baró poderás ter a tua opinião mas para mim não tem valor nenhum para jogar com a nossa camisola (um bom jogador até fora da sua posição rende, veja-se Vitinha) e para ser o 5º elemento, prefiro Vasco Sousa que é bem mais novo que ele e poderá render desportiva e financeiramente. A nº10 então falta-lhe o último passe (1 assistência a cada 20 jogos quase) e falta-lhe meia distância ou 2ª bola (1 golo a cada 35 jogos).

        • Santander
          Posted Julho 1, 2024 at 1:01 pm

          Bem em relação ao Marcano e ao Zaidu não concordo.. não faltam mercados por esse mundo fora.. Existe sempre mercado.. Arábias, Qatares, Turquias e afins.. haverá sempre forma de vender esses ativos.. talvez seja preciso uma busca ativa para a colocação dos mesmos ao invés dos jogadores com mercado em que os interessados surgem de forma espontânea..

          Relativamente ao Baró eu não é me parece que seja uma opinião.. parece-me ser factual.. Em primeiro lugar é uma assistência em 20 jogos mas em quantos minutos no aglomerado desses 20 jogos? Depois em que funções? Claro que podemos adaptar jogadores como o João Mário que migra de extremo para lateral.. mas isso não resulta com todos… É engraçado que dizes que lhe falta aquilo em que ele é bom.. mas para fazer o último passe ele não pode jogar a 50 metros da área adversária.. O Baró no ano da Youth League sentava o Vitinha.. Claro que sei bem que a formação não atesta necessariamente a qualidade de um jogador sénior.. mas eu nunca iria prescindir dele sem o ver a jogar onde pode efetivamente render.. Aliás fez-me confusão mais uma epoca a jogar com o Pepê (o nosso melhor extremo) a jogar fora de posição quando tínhamos Baró, Ivan Jaime, André Franco e até o Vasco Sousa para o lugar..

          Por fim, para mim sairia o Galeno mesmo saindo os outros dois.. Espero que com o Vítor Bruno perca espaço porque os tijolos que ele tem nos pés não nos serve para 90% dos jogos na liga a jogar contra autocarros.. a velocidade e a capacidade de remate é útil em jogos divididos onde ele possa explorar essas características.. por isso assumindo que vai perder espaço acredito que desvalorize, logo seria para vender já..

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 1, 2024 at 2:03 pm

            Existem muitos mercados mas as pessoas não são parvas, quem é que vai comprar 2 jogadores lesionados sem saber em que estado estão após voltar das lesões? Temos que ser realistas e a realidade nunca apontou para esses caminhos!

            Sobre o Baró, e esquecendo o Porto, também não conseguiu sobressair no Casa Pia e no Estoril, não acredito que seja tudo culpa do sistema tático. Efetivamente não aparenta ter valor para mais! E sentar jogadores nas camadas jovens conta muito pouco, o que mais temos são casos de jogadores que eram suplentes nas camadas jovens e deram grandes jogadores e o titulares que nunca deram nada. E deixo-te um exercício, dessa final, onde está Diogo Queirós, Tomás Esteves, Mor Ndiaye, Tiago Lopes, Angel Torres ou Taddeus Nkeng?

            Sobre Pepê e Galeno, voltamos a discordar. Pepê não jogou fora de posição, jogou na posição que mascara os seus defeitos que ainda é a finalização ou último toque (daí ter estatísticas tão baixas mas melhores esta época) mas que no penúltimo passe e na progressão com bola é fortíssimo. E Galeno tem 31 golos e 21 assistências nas últimas duas épocas, para quem tem tijolos nos pés parece demasiado, não concordas? Agora pedirem-lhe que corra e estique em vez de 5, 20 vezes por jogo, é que faz com que tenhas esse pensamento, porque os pés já não acompanham a falta de oxigenação da cabeça! Ainda contra o Arsenal tinha que ser 2º LE e o 1º a esticar na profundidade.

            • Santander
              Posted Julho 1, 2024 at 3:00 pm

              Os mesmos que deram 90 milhões para comprar um jogador que perdeu quase metade dos jogos por lesão no PSG.. e pasme-se o PSG comprou também como substituto do Neymar um jogador que passou anos e anos lesionado No Barcelona… Não me parece impossível colocar a preço de saldo um jogador internacional pela Nigéria e com várias épocas de Porto…
              —–

              Não tenho a mínima dúvida que no meio dos que elencaste, houve vários casos que não singraram, também por culpa da má gestão de carreira feita pelo Porto… Na transição, há coisas que valem muito mais do que a qualidade do jogador (a forma como é lançado, a proteção que lhe é dada para errar e a perspectiva de futuro que lhes é dada) não tenho grandes dúvidas de que pelo menos o Diogo Queirós e o Tomás Esteves, com outra gestão tivessem dado muito mais… Relativamente aos empréstimos, apenas vou citar Bernardo Silva: “Para mim, foi muito mais fácil destacar-me a jogar no Mónaco, do que na II liga portuguesa”. E porque? Porque os campos têm melhores condições e acima de tudo porque acaba por ter mais espaço para jogar… Num futebol de bola no ar e super físico o Bernardo nunca se destacaria… O que quero dizer com isto? Que nunca esperei ver o Baró destacar-se no Estoril e muito menos no Casa Pia… Era preferível emprestá-lo a uma equipa grande e dominadora de um campeonato periférico que a uma equipa que nunca vai jogar num modelo semelhante ao do Porto… Com isto não quero dizer que tenho a certeza que o Baró vai dar jogador, ou não, digo apenas que enquanto não o vir desempenhar o papel que melhor sabe, não consigo fazer uma avaliação…
              —–
              Relativamente ao Pepê, concordamos em absoluto nas suas debilidades.. Agora como é que um jogador com dificuldades na finalização e definição, pode jogar como MO? Essa posição tem de ser do jogador que melhor define… Quanto ao Galeno, os golos são bonitos, mas retira os golos em Champions (jogos com espaço) e os jogos grandes do nosso campeonato (jogos com espaço) e vê quantos golos te sobram… Os nossos jogos são 90% do campeonato a ter que furar autocarros e nesse tipo de jogos o Galeno é e será um jogador praticamente inútil.. É preciso um jogador de finta curta… E sim o galeno tem 0 técnica para extremo.. Má capacidade de passe, cruzamento sofrível.. apenas se destaca no remate.. Agora se em 100 cruzamento acerta meia dúzia? Lógico que sim, a mim parece-me é que é curto demais…

              • Francisco Ramos
                Posted Julho 1, 2024 at 3:46 pm

                Não vamos encontrar consenso nos primeiros 2 pontos pelo que cada um terá a sua opinião e respeito a tua, sobre a terceira queria apenas deixar os dados do Galeno:
                – Época 23/24: Golos a Estoril, Santa Clara, Braga, Casa Pia, Vitória, Portimonense, Benfica, Estrela, Moreirense, Rio Ave, Shakhtar e Arsenal, mais assistências a Farense, Famalicão e Montalegre.
                – Época 22/23: Golos a Leverkusen, Sporting, Gil Vicente, Braga, Boavista, Famalicão, Marítimo, Vizela, Mafra e Arouca, mais assistências a Braga, Vitória e Atlético.
                *
                Ou há muitas equipas que não jogam com o autocarro ou há demasiados grandes em Portugal. E porque é que um extremo tem que ser para cruzamentos? Não pode ser ele o do movimento interior (estilo Leão) e dar a linha ao lateral?
                *
                Se Galeno é curto, o que dizer de Pepê que tem 19 golos e 26 assistências em 10631 minutos, mais quase 3000 minutos que o Galeno? Pela sua qualidade devia ter então muito mais.

      • João Lains
        Posted Julho 1, 2024 at 10:48 am

        E como pensas desfazer-te do Marcano? ? convidá-lo a sair? Tem contrato por mais um ano.

        O Zaidu não está disponível para o Porto, mas está para venda. Está certo… e quem o quer receber nestas condições?

  • Santander
    Posted Julho 1, 2024 at 8:50 am

    Há já muitos anos que não sentia um entusiasmo tão grande pelo F.C. Porto, como este ano… Parece que a política está a voltar aquilo que nos trouxe tanto sucesso.. Rentabilizar ativos e contratar cirurgicamente… Pode correr mal (pode sempre), mas pelo menos, aparentemente, não existe um aproveitamento descarado do clube por parte de alguns abutres…

    Em relação à próxima época é importante vender.. Diria que é até mesmo imperativo vender… Sem receitas da Champions e com as receitas antecipadas, o clube precisa de dinheiro para ontem… Não dá para grandes aventuras e teremos de apostar no Ouro da casa (e pessoalmente irei identificar-me sempre mais com isso)… Foi com o Ouro da casa e com o Ouro do campeonato português que limpamos uma Champions em 2004…

    Relativamente a saídas penso que há jogadores que deviam ser vendidos, sim ou sim, já este ano.. A saber:
    – Samuel Portugal: 1-2M
    – Francisco Meixedo (se renovamos o Cláudio Ramos, acho que o Francisco devia ser vendido, nem que fosse com uma cláusula de recompra, ou de preferência, mas no curto prazo iria jogar o que é importante para o seu desenvolvimento e geraria dinheiro no curto prazo): 1-2M
    – Pepe: 0
    – Marcano: 0
    – Wendell: 5-7M
    – Zaidu: 3-5M
    – Grujic: 5-7M
    – André Franco: 3-5M
    – Bernardo Folha: 2-3M
    – Pepê: 25-30M
    – Galeno: 25-30M
    – Chico: 30M
    – Toni Martínez: 7-10M
    – Wendel Silva: 3-5M
    – Taremi: 0

    Todas estas saídas (utilizando o valor mínimo de cada um dos intervalos) geraria um valor a rondar os: 108M

    As entradas seriam cirúrgicas… precisamos de pelo menos um central (a minha preferência tinha sido o Gaspar do Estrela) (André Amaro, Relvas), dois defesas esquerdos (Leonardo Buta, Francisco Moura, Lelo), um médio defensivo (Handel) e dois extremos (Pellistri, Fábio Vieira)… Daria um plantel dentro de algo do género:

    GR: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Gonçalo Ribeiro
    DD: João Mário, Martim Fernandes
    DCD: André Amaro, Fábio Cardoso, Zé Pedro
    DCE: Otávio, David Carmo, Brás
    DE: Francisco Moura, Buta
    MDC: Varela, Handel
    MC: Eustáquio, Nico
    MO: Baró, Vasco Sousa, Mora
    ED: Fábio Vieira, Pellistri
    EE: Borges, Ivan Jaime
    PL: Evanilson, Namaso, Navarro

    Para a realidade portuguesa daria e sobraria, resta saber é se existe capacidade para fazer tanta venda e se será suficiente para o investimento em questão..

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 1, 2024 at 9:14 am

      Apenas duas correcções:
      – Bernardo Folha acabou contrato e saiu a custo zero.
      – Meixedo esteve nas instalações do Estrela da Amadora para assinar mas fala-se que o Porto dá o passe ficando com uma percentagem do mesmo.

      • Santander
        Posted Julho 1, 2024 at 10:22 am

        O folha não fazia ideia.. obrigado! Quanto ao Francisco.. dar o passe nesta fase não me faz grande sentido.. ainda para mais poderia ter sido usado para abater no valor do Gaspar.. mas infelizmente já vamos tarde..

    • João Lains
      Posted Julho 1, 2024 at 10:44 am

      O Meixedo ficou ligado a diversos golos e pontos perdidos pela equipa B na última temporada. Foi ultrapassado na hierarquia por dois elementos bem mais jovens que ele. Nenhum clube estaria disposto a pagar por ele o que quer que fosse. Quanto muito libertavas o jogador a custo zero com partilha do passe.

      Franco ou Toni são jogadores em baixa nesta altura. Duvido que estivessem dispostos a chegar a esses valores, sobretudo no primeiro caso. No segundo admito em caso de empréstimo com uma cláusula obrigatória. Grujic parece-me o jogador mais descartável nesta altura. O contrato aproxima-se do fim, tem um salário alto e um lugar no onze completamente barrado.

      • Santander
        Posted Julho 1, 2024 at 11:50 am

        Não me parece que 3M pelo André Franco seja nada demais de se conseguir fazer.. Relativamente ao Meixedo (nunca lhe vi potencial suficiente para ser um GR titularissimo..) acho que a gestão do ativo foi totalmente errada.. um jogador com demasiados anos de equipa B.. natural que estagne e seja ultrapassado por miúdos que vêm com mais fome.. Acredito que bem negociado daria perfeitamente para coloca-lo por cerca de 1M

  • O Comendador
    Posted Julho 1, 2024 at 10:01 am

    Assim à primeira vista fazem falta mais médios… embora confesso que não conheço metade dos jogadores referidos. Contudo é refrescante ver tantos nomes de jogadores nacionais no plantel sénior do FCP. Curioso para ver como Vitor Bruno vai montar a equipa.

    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 1, 2024 at 12:27 pm

    Há malta que brilhou na Youth League no ano passado que é bem capaz de se assumir como figuras da equipa principal se lhes forem dadas chances para isso.
    .
    Também não convém esquecer que ainda há bem pouco tempo o Sporting foi campeão colocando os consagrados e com salários gigantescos de lado (Battaglia, Acuña, Mathieu, Vietto, etc) para apostar em júniores (Inácio, Nuno Mendes, Quaresma, Tiago Tomás), jogadores da liga Revelação (Matheus Nunes) e contratações baratas da Liga portuguesa como Nuno Santos, Pote ou Bruno Tabata…
    .
    O FC Porto só tem que seguir a mesma filosofia e montar uma equipa alicerçada no bom talento que está a despontar na base. Com o contexto certo, devenvolve alii 4 ou 5 jogadores que podem render ao clube uns 200M de euros em 2 ou 3 anos.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 1, 2024 at 12:56 pm

    Parabéns aos adeptos do Porto pelos comentários neste post.

    Realismo, percepção da situação difícil onde se encontram, sem medo de ir à luta com os miúdos.

    • henry14
      Posted Julho 1, 2024 at 2:12 pm

      Portam-se melhor os adeptos do FCP do que os adeptos da seleção portuguesa que mais parecem adeptos da seleção espanhola. Isto é, estou a supor que és adepto e que sofres pelo teu país, claro. Há bacocos que preferem torcer pela Argentina ou por outra só por não gostarem de um determinado jogador. Ou porque os jogadores dos clubes a quais são afetos não são convocados.
      Desculpa Flávio, mas está a apetecer atrofiar contigo eheh.
      Em relação aos adeptos do Porto aqui do blog, a maioria até são bem porreiros e educados, mas coitados fartam-se de levar porrada todos os fins de semana por causa do comediante inenarrável que treinava os jogadores ou dos dirigentes raçudos que tinham que de vez em quando até pareciam tolinhos a querer defender o que não tinha defesa possível. Mas a maioria até é agradável de ler :D

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 1, 2024 at 5:35 pm

        Sou imune a atrofios caro Henry?.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 1, 2024 at 10:55 pm

        Porque é que torcer pela Argentina é mau, mesmo que o motivo seja não gostar de um jogador? Qual é a obrigação moral que existe de apoiar qualquer equipa que seja?
        .
        Não gosto do jogador X que joga no clube Y ou é da seleção Z. Mas gosto do jogador W que joga na seleção A, qual é o mal de eu apoiar a seleção A? Sou obrigado a apoiar a seleção Z porque sou do país Z?
        .
        É que nem é o meu caso, por mim Portugal ganha sempre, mas irrita-me profundamente esta mania das pessoas se meterem nos interesses dos outros no que toca a futebol.

        • henry14
          Posted Julho 2, 2024 at 2:47 am

          A mim irrita-me profundamente ver PORTUGUESES a torcerem mais pela Argentina do que por PORTUGAL. Perdoa-me esta minha mania.
          É o que é.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 1, 2024 at 2:13 pm

      Flávio,
      Ainda temos muita gente iludida com a realidade financeira e como isso vai afetar a planificação da época portista. A malta pede resultados, contratações, etc., mas esquece-se que a direção ainda nem os salários de Maio dos jogadores conseguiu pagar!

      Se olharmos às modalidades, estamos igual ou pior. Se antes eramos nós o “tubarão” agora perdemos jogadores em Andebol ou Hóquei para o Sporting.

      Não vai ser um ano difícil mas vários, excepto se tivermos a sorte Amorim como aconteceu no Sporting!

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 1, 2024 at 5:44 pm

        Francisco, moro no Porto por isso até posso falar com propriedade.

        Acho mesmo que a grande maioria dos portistas já percebeu que o caminho será duro e que não se vai conseguir ter o corpo todo tapado.

        O plantel necessitará de dinheiro para ser reforçado e para existir dinheiro terão que existir vendas, sendo que essas vendas incidirão sobre os jogadores com mais mercado (Diogo Costa, Chico, Pepê, Varela ou até Galeno).

        Se capitalizarem aí perdem qualidade e a capacidade de investimento que ganham é reduzida porque há muita coisa para pagar.

        Contudo…esse realismo é por vezes uma forma de união e enquanto vosso “adversário” tenho mais receio deste Porto do que de outro qualquer.

        Deste o exemplo do Sporting do Amorim e da criançada que ganhou o primeiro título.
        Eu enquanto benfiquista recordo-me do Verão quente e do “roubo” de Paulo Sousa e Pacheco.
        Nessa altura o Benfica estava completamente na miséria…mas acabou campeão com o mítico 6-3 ao Sporting.

        Outra coisa que deveria ser normal (e isso é válido para todos os clubes portugueses) é que sendo nós um mercado exportador e sem condições de competir em mercado aberto com as big5, isto de apostar na formação não deveria ser um desenrasque mas sim o paradigma habitual.

        E é assim que os clubes do nosso campeonato podem ser competitivos dentro e fora de portas e ter mais saúde financeira.

  • Diogo Oliveira
    Posted Julho 1, 2024 at 1:28 pm

    Bem, há mt trabalho a fazer, quer a nivel de entradas, mas, principalmente, a nivel das saidas. Iniciando o comentário pelo último aspeto, as saidas, colocava, desde já, na porta de saida os seguintes nomes:
    – Samuel Portugal;
    – Wendel;
    – Fábio Cardoso;
    – David Carmo;
    – André Franco;
    – Grujic;
    – Galeno;
    – Fran Navarro;

    Relativamente às entradas, necessitamos de um defesa esquerdo, de um ou dois centrais, de um criativo e iria buscar um avançado eficaz.

    Todavia, será necessário, em primeiro lugar, ver as dinamicas e a estrutura que o VB irá utilizar para proceder a uma análise mais eficaz.

    O principal objetivo deste mercado, para além do criar uma equipa competitiva, passará, essencialmente, reduzir custos e rentabilizar ativos e parece ser essa a estratégia a utilizar e, bem vistas as coisas, não poderá ser diferente.

  • Fantantonio
    Posted Julho 1, 2024 at 2:51 pm

    Imaginando que o Porto não contrata ninguém, mas também não vende, o plantel seria mais ou menos isto:

    GR: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal
    DD: João Mário, Martim Fernandes
    DE: Wendell, Zaidu, Martim Cunha
    DC: Otávio, Marcano, David Carmo, Fábio Cardoso, Zé Pedro
    MC: Varela, Nico, Eustáquio, Grujic, Baró, Vasco Sousa
    EX: Galeno, Pêpê, Ivan Jaime, Mora, Gonçalo Borges
    AV: Evanilson, Namaso, Toni Martinez, Navarro

    Olhando para o plantel como outsider, acho que os centrais não são extraordinários, mas desenrascam, e os laterais são só assim-assim (acho que Wendell chega para a nossa realidade e o Martim Fernandes tem potencial para ser dos melhores do campeonato, mas logicamente ainda não é, enquanto João Mário vai-se safando, mas para mim, é um extremo medíocre transformado em lateral mediano com boas caraterísticas a atacar, o que para uma equipa que joga a maior parte do tempo no meio-campo adversário, faz com que outras debilidades não se notem tanto, ainda assim, para ser de topo mesmo nesse prisma, tem que melhorar bastante a tomada de decisão). A reforçar e remexer, seriam estas as posições prioritárias, na minha opinião. De resto, acho que está perfeitamente munido de elementos adequados para um candidato ao título. Logicamente, haverá jogadores que ganham demasiado para ficar no banco e portanto, muito provavelmente terão que sair e aí as prioridades mudam, mas, com o que há, este seria o plantel, para já.

  • Joao Gomess
    Posted Julho 1, 2024 at 4:00 pm

    À primeira vista parece faltar tudo. Como portista é esperar que algum destes valha mais do que nós achamos que vale. E também esperar que apareça um craque vindo de nao sei onde por 2 contos e quinhentos para fazer a diferença

  • henry14
    Posted Julho 1, 2024 at 5:42 pm

    Vou partilhar a minha humilde visão. Se eu fosse portista, eis algumas mexidas que fazia:

    1)MEIO CAMPO: VENDER URGENTEMENTE Grujic. Que jogador fraco. Fraco, burro, daqueles típicos jogadores que faz faltas burras e desnecessárias. Os poucos jogos bons que fez não compensam os inúmeros jogos horríveis que também fez. É internacional, tem o Liverpool no currículo o que pode fazer com que facilmente alguém seja enganado; Alan Varela é indispensável: é o melhor médio centro e dos melhores jogadores do Porto. Nico ainda não me convenceu mas se mudarem para 433 pode ser um jogador super útil, parece -me. Eustáquio para elemento de rotação é jeitoso, mais que isso esqueçam. André Franco foi uma desilusão para mim, não serve, a posição onde é melhor é atrás do ponta como jogava no Estoril mas para essa posição não tem qualidade para jogar no Porto. Baró pode dar e não é um risco financeiro mas eu esquecia isso também. Tudo o que faz, faz mal. Nem nos clubes emprestados se destacou. Vasco Sousa não conheço.
    Em suma: Varela, Nico, Eustáquio+ 2 aquisições (sejam da formação ou fora);
    //
    2) GUARDA REDES: em condições normais não mexer. Em condições anormais vender Diogo Costa e contratar um GR experiente mas pouco sonante tipo Marchesini. Ramos obviamente não serve para titular.

    3)DEFESA: Otávio, João Mário, Pepe (já sei que não fica mas era importante haver um último ano de Pepe) e Fábio Cardoso (este é o Eustáquio da defesa) devia ficar. Saíam Wendell (é horrível e é dos melhores, isso diz tudo por ter mercado, Zaidu, Zé Pedro, Marcano. Carmo é péssimo, burro (futebolísticamente falando) e lento. Não pode ficar.
    Em suma: Contratar LD, 2 LE e 1 central +Pepe, JM, Otávio e Fábio Cardoso;

    //
    4) ATAQUE: é este ano que chega do Toni Cepinez?? Jogador abnegado, esforçado mas não serve. Namaso é para ficar sempre no banco??? Fran Navarro é para jogar desta vez???
    Os extremos são os melhorzitos mas provavelmente serão os jogadores vendidos: Galeno, Sonsito Jr e Pepê.
    O que eu fazia: mudava para 433 e ficava só com Evanilson e +1 (ou Navarro ou Namaso). Nos extremos vendia Galeno e Pepê.
    //
    Claro que esta análise tem em conta a situação financeira do Porto porque num Porto à Porto normal jogadores como Namaso, JM, Fábio Cardoso, Eustáquio ou até mesmo o tão elogiado Nico não teriam lugar. E fico por aqui porque ainda há mais uns quantos mas não vale a pena pisar o que está tão pisado.
    Mas pronto cada um com os seus problemas. O meu Benfica também não está famoso.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 1, 2024 at 10:58 pm

    Será sempre um Porto fortíssimo independentemente da circunstância. Acertam 1/2 contratações e calha o Vítor Bruno dar treinador e metade está feito. Não é preciso muito dinheiro, é preciso competência e foco. E o Porto nisto vacila pouco.

Deixa um comentário