Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Morreu Pinto da Costa

Para o bem ou para o mal (fica ao critério de cada um), é uma das principais figuras na história do desporto português, provavelmente até é a maior, pelos anos de presidência, postura e maneira como catapultou o FC Porto.

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa. O antigo presidente do FC Porto tinha 87 anos de idade. Recorde-se que Pinto da Costa liderou os azuis e brancos durante 42 anos, tendo conquistado 67 títulos só no futebol.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

81 Comentários

  • Carocho1
    Posted Fevereiro 17, 2025 at 8:53 am

    A única diferença entre a morte do Pinto da Costa e a do Ricardo Salgado é que ninguém vai defender o Salgado, porque não há futebol envolvido.

  • Rosso
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:21 pm

    Era tão arguto e inteligente, e por vezes divertido e simpático, como malévolo e maquiavélico. Entre muitas coisas graves, há uma que não lhe perdoo: ter justificado o ataque aos adeptos benfiquistas noa aliados, aquando da reconquista do título em 2005, dizendo que se tratava da reação a uma “provocação”, como se os adeptos portistas não pudessem festejar no Marquês.
    Enfim, que descanse em paz e que os seus o homenageiem. O seu tempo e o seu mundo já tinham acabado.

  • tamuzai
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:40 pm

    Wow, abro este post faço um scroll por alto e vejo que há 8 (sejam 9, com esta ?) menções a Hitler… Não há figura mais adequada para se comparar com o PdC? Sugiro, por exemplo, um Berlusconi, até teve metido no futebol e tudo…

    • filipe19
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:28 pm

      Falta de educação? Como passei toda a minha vida na Alemanha nunca me vinha à cabeça de fazer uma comparação dessas. Mas hoje em dia já não me admira nada, existem muitas pessoas perdidas por esse mundo fora que com toda a informação existente mesmo assim não acreditam nos acontecimentos do holocausto e a morte de seis milhões de judeus.

    • Rosso
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:23 pm

      Sim, Berlusconi ou um Tapie, um Gil e Gil, um Bernabéu…Pinto da Costa tinha algumas características destes todos.

  • Red Scorpius
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:26 pm

    A obra de Pinto da Costa enquanto presidente de um clube desportivo, principalmente no futebol, será quase inigualável pela quantidade de títulos conquistada durante o longo período em que ocupou o lugar.
    A forma como obteve alguns foi e será discutida e questionada, mas é indiscutível o seu mérito, a sagacidade e a liderança com que fez criar um clube competitivo, em que jogar à Porto passou a ser uma marca bastante evidente.
    Inicialmente com muita prata da casa, como Gomes, Oliveira e Rodolfo, numa primeira fase, depois com João Pinto, Jaime Magalhães, Bandeirinha, posteriormente com Vítor Baía, Fernando Couto, Secretário, Jorge Costa, foi criando um ADN rapidamente assimilado por quem foi ingressando no clube.
    Aliadas aos seus méritos enquanto presidente do FCP houve também as incapacidades e incompetências dos rivais, pelas quais não é responsável.
    No caso do Sporting, houve a saída de Futre para o FCP, enquanto no reino do leão se festejava as aquisições de Jaime Pacheco e Sousa…, sendo que Futre viria a ser figura de proa no FCP de Artur Jorge, que também adquiriria também um tal Madjer, vindo a ganhar a Taça dos Campeões Europeus de 1987, também já com o regressado Jaime Pacheco. Posteriormente, Pinto da Costa contratou Bobby Robson, despedido por Sousa Cintra para contratar Carlos Queirós e aconteceu o que sabemos.
    No caso do meu clube, Pinto da Costa, desfrutou de um longo período de desorientação de cerca de 10 anos, presidências de Manuel Damásio, Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e primeiros anos de Luís Filipe Vieira, durante o qual o FCP recrutou Deco, que chegou a estar ligado ao Benfica, no clube satélite Alverca, sem nunca ter sido utilizado, contratou José Mourinho que Vilarinho deixou sair para pôr no seu lugar Toni, acabando essa época num lamentável 6º lugar no campeonato, e recrutou Maniche que entrara em rota de colisão com Luís Filipe Vieira. Mourinho, Deco e Maniche foram elementos-chaves nas conquistas da Taca UEFA de 2003 e Champions de 2004, “patrocinadas” de certa forma pelo SLB, numa fase em que parecia existir algum declínio no FCP, por não ter sido campeão nas 3 épocas anteriores.
    Foram muitos os jogadores que terão chegado a estar perto do SLB mas que acabaram no FCP, como Mário Jardel, Falcão, Álvaro Pereira, Danilo, Alex Sandro, saída da Christien Rodriguez da Luz para o Dragão, tudo factos que atestaram uma grande superioridade de Pinto da Costa face ao rival.
    Terei visto todas as entrevista televisivas de PdC, divertindo-me com a sua ironia, a troça e o repentismo, na afirmação de que o nª 2 do clube era o João Pinto, a penhora das Antas e o balneário dos árbitros, a poltrona que iria mandar colocar se impedissem a sua ida para o banco dos suplentes e outras.
    Hoje é dia de expressar as condolências aos adeptos do FCP pela perda da sua maior figura e de reconhecer a obra de PdC e de agradecer os títulos internacionais que o seu clube alcançou e que pertencem também ao desporto português.

  • Gndias
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:47 pm

    Só mesmo em Portugal é que um corrupto que nunca viu uma cela de prisão é homenageado

    • filipe19
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:44 pm

      – o Olaf Scholz é chanceler na Alemanha
      – o Berlusconi, embora tenha sido condenado, que eu saiba também nunca viu um cela por dentro, teve direito a emissão de um selo postal e ainda fala-se em atribuir o nome dele ao aeroporto
      – o Trump, infelizmente é talvez só o homem mais poderoso deste planeta tem mais de 70 milhões seguidores, alguns desses de forma lunática
      – o Putin é outro
      Isso são só os que me vem à cabeça no primeiro instante, acredito que podia continuar sem fim. Eu acho que em todos os países existem pessoas corruptas que são homenageados e pior ainda: idolotradas. Não é só um fenómeno português

  • Van Basten
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:23 pm

    A morte de Pinto da Costa não me dá nenhuma alegria, porque antes de tudo, ele era um pai,avô,irmão de alguem.
    Mas também não sou hipocrita e dizer que estou triste. Uma figura que usou o ódio,escárnio e o regionalismo como bandeira durante a sua presidência não deixa saudades aos que não eram seus discípulos.
    O pior castigo que ele teve foi dado pelos sócios do Porto quando foi substituído por esmagadora maioria.

  • Citizen_Erased
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:06 pm

    Há uma distinção entre o homem e o profissional que se deve fazer nestas alturas, embora estas duas vertentes para mim se confundam e os traços característicos de uma acabam sempre por se apresentar na outra (apenas não acontece para aqueles vizinhos de serial killers que achavam que estes eram tão boas pessoas).

    A primeira reação normal é dar os pêsames à família e, em parte, aos adeptos do Porto, porque apesar de tudo uma parte gigantesca da história do clube desapareceu; relativamente à família, pelo que foi comprovado não houve diretamente nenhum acto praticado pelo mesmo tão grotesco que devemos andar a festejar a morte de uma pessoa.

    A segunda reação normal como adepto, pelo menos para mim, é a indiferença misturada com a esperança (infundada certamente) que o futebol volte a uma “normalidade” melhor e mais salutar que os últimos 40 anos.

    E antes que me acusem de anti-portismo, nestes 40 incluo pelo menos 22 do meu clube; em que ocorreram trapaças que delapidaram o mesmo e provavelmente também extravasaram para influências dentro de campo, muito para desgosto de muitos adeptos do Benfica; em que as pessoas se aproveitaram do clube para subir na vida, ou manter o estilo – acaba sempre por ser o trampolim, embora até existam pessoas que, acredito, quando entram nestes meandros vão com uma atitude positiva e de mudança – e para manter essa vida, recorrem a todos os esquemas imaginários e mais alguns; em que o controlo do futebol fugiu para uma esfera fora do mesmo, em que até andar em certas zonas de cidades não é aconselhável porque se acontece alguma coisa nas mesmas, nem as forças de intervenção especiais fariam alguma coisa; e em que casos juridicos são abafados ou esquecidos à boleia de conhecimentos e apertos de mão, de amigos de amigos de amigos.

    O maior legado – e é triste – que este homem deixa, além dos inúmeros troféus (estou-me a marimbar se foram ganhos corretamente ou não, é só futebol), é o de simplesmente andar a pavonear-se durante anos na presidência do clube; com toda a gente a saber os crimes que cometeu, numa demonstração exacta do país em que estamos inseridos. Juntando a isto os palheiros solitários e a incapacidade de lembrança (PT e afins) de tantas pessoas, não deixa muita esperança que as coisas mudem nos próximos tempos, quer no futebol quer no resto.

    Mas amanhã já há jogo, e decerto que tudo se esquece – os epitáfios normalmente costumam funcionar retroactivamente (até há pessoas que acham que o senhor dos bigodes seria uma boa companhia para a pesca…).

  • Chuck23
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 2:52 pm

    Acho absolutamente surreal a apologia de um corrupto. Que os adeptos do Porto o saúdem ainda posso tentar compreender. Mas que os políticos da nossa praça e pessoas com responsabilidade esqueçam tudo o que fez não percebo…
    Não vale ganhar a todo o custo. Não vale a criação de um clima de ódio e de violencia no país. Não vale pagar a árbitros para ganhar. Não vale desviar dinheiro de um clube para o próprio bolso.
    Enquanto Sportinguista preferia nada ganhar. Nunca mais. Preferia andar pela 3.ª Divisão. Mas fazê-lo e ser honrado, do que ganhar da forma que chegou a ganhar. O que ganhou de forma corrupta cria uma mácula inapagável em tudo o que ganhou de forma limpa.
    É só triste a falta de valores que existe. De um conjunto de adeptos que querem é ganhar. Não interessa a forma. De políticos que saúdam a vida de um corrupto para agradar a uma franja de pessoas que podem votar neles.
    Estamos condenados a ser um país miserável, cada vez mais pobre em que uns quantos vão enchendo os bolsos, indiferentes aos demais. E vamos batendo palmas. Triste.

  • NCM
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 1:17 pm

    Dizer o que queremos até podemos, mas não existe liberdade absoluta, até porque as pessoas podem ser responsabilizadas criminalmente pelo que dizem, se for ofensivo ou mentiroso. Acho que sempre que comentamos devemos ser minimamente respeitosos, e até contidos e pensar muitas vezes se o que vamos dizer/escrever acrescenta alguma coisa.
    Por último, percebo o semtido do último parágrafo e mesmo que o exemplo do Hitler não seja feliz percebo o querias dizer.

  • Gil-Galad
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:54 am

    Os primeiros 30 anos enquanto presidente do Porto faz dele a maior figura da nossa história do clube, o maior dirigente do mundo, uma das figuras mais importantes do desporto português e muitas das homenagens de vários figuras fora do clube comprovam isso mesmo. A sua história ficará obviamente manchada não só pelos últimos 10 anos no clube onde nos levou para um buraco quase sem fundo mas também pelo Apito Dourado. Em 2008 quando aconteceu, deveria ter saído pela “porta grande” (se é que podemos chamar isso) e ir à sua vida. Deixando o clube, pelo menos, seguir um novo rumo com pessoas renovadas já com outra mentalidade e até frescura para adaptar aos novos tempos. Não quis. Podia ter deixado o clube em 2011 quando teve uma das épocas mais perfeitas da história do futebol português. Não quis. Podia ter deixado o clube no final desse tri-campeonato em 2013… não quis. E a última década foi monstruosa a todos os níveis.

    Quando digo que não quis é porque muitos sócios, sempre que existiram eleições, eram incapazes de ver o clube sem o seu protetor maior porque a maioria de nós nunca conheceu outra realidade. Foi preciso quase abater o clube para os sócios finalmente aceitarem que há coisas que devem ser privilegiadas para além da vitória. Estamos nesse caminho e há muito tempo que não me sentia tão bem em ser adepto e sócio deste grande clube.

    Apesar de tudo, este senhor foi responsável pelas maiores alegrias desportivas da minha vida onde chorei, ri, gritei com tantos outros adeptos nos vários estádios deste país e lá fora. Nunca será esquecido.

  • batalha34
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:41 am

    Um bandido que durante 40 anos promovou o ódio a violência e jogos de bastidores no futebol.

    Uma vergonha alheia haver quem preste homenagens a esta pessoa. Manteve-se no poder pois a influência que tinha num sub-mundo do futebol era demasiado grande. Arruinou a vida de muita gente para encher os proprios bolsos.

    Mas enfim, o que conta é ganhar mesmo sabendo publico todos os casos de corrupção, ameacas, subornos..

    Até sabendo que estava em fim de vida recandidatou-se numa fase em que já só estava a encher os bolsos a ele e aos compinchas à custa do proprio clube a que supostamente tinha amor, nem quero imaginar a quantidade de dinheiro que desviou do Porto ao longo dos anos.

    Enfim, na minha opiniao já vai muito tarde, o ar em Portugal ficou mais leve e só faltou mesmo ter passado os ultimos anos atrás das grades e ser usado como exemplo para a bandidagem, que se a sociedade em Portugal tivesse o minimo de justica e de respeito proprio era o que tinha acontecido

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:59 am

      Concordo. Parece que estamos a falar de alguém como um exemplo a seguir.

    • Jasomp
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:48 am

      Excelente comentário, a dar razão a quem defende o legado de Pinto da Costa. O ódio que despertou em todos aqueles que não partilhavam do seu portismo diz tanto.

      • Gato das Bolas
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 2:13 pm

        Se aquilo que despertou foi ódio, está tudo dito acerca da personagem.

      • O Patrão
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 12:16 pm

        Mais um iludido…

        Qual ódio, moço?
        Foi um fim feliz para um sujeito que deveria ter passado muitos e bons anos na cadeia.
        E não era só ele, era ele e mais alguns dos seus amigos.
        E o pior, é que era ele, os seus amigos, e também muitos dos seus inimigos.

        Os PdC, os Vieiras, os Brunos Carvalhos, os Veigas, os Boaventuras, os Catões, os Salvadores, assim como o presidentes da liga, federação e vários dirigentes e árbitros…
        Um futebol que, durante anos e anos a fio se decidiu em telefonemas e compadrios.

        Ódio?
        Eu, como muitos, nem o conheço ou conheci em algum momento… tenho bem mais que fazer do que odiar um sujeito destes.
        Mas a realidade não deixa de ser a realidade.
        Falamos mal dos políticos e dos governantes, que nos roubam, que são trafulhas, que deviam ser presos, vemos gente e gente a votar no chega para “acabar com a corrupção” mas somos cúmplices destes mafiosos que geriam tudo à sua maneira.

        E nem vou desenvolver as referências ao doping para não ficarem ainda mais melindrosos mas elas existem e eram uma realidade…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:19 am

        Ahahah. É isso mesmo. É tipo os deputados do chega: “se falam mal de nós é porque estamos a fazer tudo bem”. Enfim.
        _
        Achas normal ele ser o dono da noite no Porto? Discordas que ele encheu os bolsos à pala do clube? Há um ano atrás dizias o mesmo, ou agora que morreu isso deixou de ser verdade?
        _
        Eu percebo as homenagens dos portistas e sei que ele fez muita coisa boa de forma legal (percebia mais de futebol do que qualquer outro presidente), mas toda a violência e ódio que promoveu mancham (nem vou falar da corrupção), sim, o seu legado. Quer o Jasomp do VM queira, quer não.

      • batalha34
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:12 am

        Estou sinceramente a tentar perceber a logica de que achar que um bandido devia estar preso é tar odio ao Porto(?)

        Se achar que o Joe Berardo devia estar preso tenho odios aos museus de arte?

        Se achar que o Ricardo Salgado devia estar preso tenho odio ao Banco Espirito Santo?

        Não consigo mesmo compreender esta falta de nocao. O Porto ganhou muita coisa legitimamente durante a sua presidencia, mas isso nao apaga todo o sub-mundo de que foi cabecilha e nao se devia vangloriar bandidos, acho que é simples.

  • Sam Tuga
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:19 am

    Pinto da costa esteve para o Futebol como o Hitler esteve para a história da humanidade, Acreditavam no que defendiam e eram capaz de tudo para levar a deles avante, passando por cima de tudo e de todos os que se atravessavam a sua frente, para quem neles acreditaram e defenderam, foram o todo o poderoso, para os que sofreram as suas mãos uns ditadores. Hoje querem endeusar um deles, irónico. Quero acreditar que estão ambos juntos a beber um copo de vinho e a rirem-se das que hoje choram.

    • DM
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 1:42 pm

      Não concordo com a comparação, muitas das pessoas que apoiavam o Hitler não eram más pessoas e simplesmente não sabiam o que se passava ao certo

      • Sam Tuga
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:50 pm

        Tal como muitas pessoas que apoiam o PdC não são mas pessoas e acredita 99% dos portistas não sabem (ou não querem saber) da vida obscura desta pessoa e quem estava ligado diretamente a ele, Ele o Reinaldo, o Macaco, o Eduardo Silva entre outros são/eram os senhores do Porto (Cidade), conheço um antigo bar que foi obrigado a contratar os capangas do Eduardo como seguranças (eles que eram ilegais) e o que aconteceu mais tarde? Mataram um amigo, é certo que foi um acidente e que ele estava um pouco bêbado, mas o que aconteceu depois é ainda mais assustador, ocultação de provas, perseguição. Nem vale apena estar aqui a abrir um livro muito negro.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:43 pm

          Lamento essa situação. E, acidente ou não, não foi a única situação do género. Mas calma, que te respondem já com os títulos internacionais conquistados na neve e a cores…

          • Sam Tuga
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 7:57 pm

            Ninguém imagina aquilo que a polícia sabe mas faz de conta que não sabe, o que tem haver a morte do meu amigo com a morte do mesquita Alves a do Nuno Gaiato ou até do Igor silva? Os Super dragões que faziam parte dos esquemas do pinto da costa. A noite na cidade do Porto era controlada por essa gente e como eu sou uma das pessoas que passou por um desses casos é normal odiar um dos sócios desses esquemas, ou como eles lhe chamavam “o chefe”. Mas ok é como digo 99% dos portistas não sabem da história nem a metade. E só estou a falar dos esquemas mais obscuros existe aqueles que qualquer um pode ouvir no YouTube lol.

    • MrRalboa
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 12:03 pm

      Associar Pinto da Costa ao nível de Hitler é das coisas mais surreais que já li . Nem sei bem o que dizer depois disto a não ser que espero que não saibas bem quem foi um e outro e vives num mundo de Tiktok….

      • Sam Tuga
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:40 pm

        Ao contrário de ti eu não vivo na terra dos sonhos, O teu queridinho era sócio (não oficial) de uma “rede” de segurança ilegais que tirou a vida a um amigo meu? Foi um acidente, acredito que sim, mas o facto de ser ilegal já é passível de crime que ele nunca irá pagar, o facto de ter gente a trabalhar sem o mínimo de condições psicológicas é culpa deles também isto para já não falar da perseguição que eu e muitos dos meus amigos e familiares sofremos dessa gente (super dragões os seguranças ilegais obvio) muita coisa dissemos na justiça e nada aconteceu. Falas sem conhecimento de factos, eu vivi na pele os esquemas organizado por PdC e o outro que também já foi, já só falta o Eduardo. E só mais uma coisa, vivo na Alemanha a 10 anos e conheço bem a história do Hitler daí a minha comparação porque sei bem quem foram ambos e conheço pessoas ou descendentes de quem foram perceguidos, fazia-te bem sair dessa bolha dos sonhos e acordar para a vida.

    • Jasomp
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:46 am

      Lhe pode*

    • Jasomp
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:46 am

      Comentário que vem muito a calhar para aquilo que os portistas defendem. Pinto da Costa é odiado pelos rivais e isso é o maior elogio que se lhe podem dar. Ninguém odeia alguém que se lhe é indiferente.

      • Sam Tuga
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:53 am

        Ter um amigo morrer nos braços por causa de mais um esquema organizado/patrocinado por este indivíduo é realmente uma razão para odiar, nisso estamos de acordo.

        • Gato das Bolas
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 2:20 pm

          Nao sei o que aconteceu, mas força Sam ?

          • Sam Tuga
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:01 pm

            Resumo muito rápido, “Operação Fênix” o rapaz que morreu era meu amigo.

            • Gato das Bolas
              Posted Fevereiro 17, 2025 at 12:55 am

              Não estava a par deste caso, não me lembro de ter ouvido falar. Mas aconteceu na cidade onde agora vivo (VNF), que talvez também seja a tua. E também percebi a referência ao Eduardo “que falta”.
              Situação muito triste. Lamento muito

        • Jasomp
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:01 am

          2 Champions que ele levantou. Não é pouco. Natural que isso cause inveja. Se fores do Sporting, nem lá perto estiveste. Se fores do Benfica, precisas de ter mais de 60 anos para teres visto isso acontecer. Deve ser difícil, imagino.

          • Sam Tuga
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:39 pm

            O meu ódio para com esse sujeito é muito para além do desporto, basta ires mais a baixo e perceberes o que aconteceu, mas se tu tal como a maioria vive num mundo encantado em que não quer perceber quem foi este indivíduo principalmente no grande porto (refiro-me a cidade) então não vou ser eu que te vou abrir os olhos.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:01 pm

            Que tem isso a ver com o comentário dele, mesmo? Estou a ver que és tão decente como o falecido.

            • Citizen_Erased
              Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:41 pm

              Faltou aqui a citação dos outros 5 troféus internacionais.
              Ou o “não viste a cores”.
              Ou o “mais titulos nacionais” -> Este vai saltando conforme as situações.
              Basicamente, quando não há argumentos, qualquer argumento serve.

  • RuiB
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:13 am

    Para começar que descanse em paz fez do nosso clube, um dos clubes mais respeitados e titulados no Mundo.
    Em seguida devo dizer que é degradante e preocupante esta secção de comentários e até onde se aceita este tipo de coisas ditas aqui.
    Se isto fosse dito por um Ventura desta vida era insultado a torto e direito.
    Acho que as pessoas não conseguem separar a pessoa do dirigente e é nojento o que é escrito aqui.
    A todos que escreveram comentários nojentos, não se esqueçam todos nós temos família e devemos respeitar o sentimento por muito que não gostem da personagem, nao da pessoa.

    • O Patrão
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 12:22 pm

      Sim porque ele era boa gente, um homem sério e de bom coração, excepto em todas as vezes em que picava o ponto ao entrar no trabalho e praticava vários tipos de crimes previstos no código penal.

      Mas fora isso…

  • Gorlami
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 8:10 am

    Aos que festejam a sua morte, lembrem-se que até o Macaco pediu silêncio pela morte do Eusébio. Descer a um nível mais baixo que o Macaco é algo que eu jamais pensei ver na grande maioria das pessoas, mas deu para ver que muita gente aqui conseguiu fazê-lo.

    Quanto ao Pinto da Costa, maior figura da história do FC Porto, maior figura da história do futebol português e uma das maiores figuras da história do futebol mundial. Jamais será esquecido, para sempre será recordado. Eterno. Que descanse em Paz.

    • Hulenois
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 3:04 pm

      Verdade. Ninguém é perfeito dentro do seu ofício, principalmente os que devem tomar decisões difíceis. Ele lutou pelo fc porto e para o fc porto. Nem mais. Obrigado Pinto da Costa pelo Portismo que incutiste em nós.

    • batalha34
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:44 am

      Mesmo sendo do SPORTING, posso reconhecer que o Eusebio foi uma figura que só quis o bem do futebol portugues e levou a camisola da selecao as costas para voos que nao tinha ido antes.

      Falar do Eusebio e deste chefe da mafia na mesma frase é de uma falta de noção gritante

      • Jasomp
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:51 am

        Pinto da Costa é uma figura mítica do FC Porto. Eusébio é uma figura mítica do Benfica. É essa a comparação. Tirar esse tipo de conclusões do comentário dele e escrever isso é só má-fé e uma oportunidade para manifestar o ódio por ele que vocês dizem que ele tanto tinha.

        • SilvadasAguas
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:34 am

          O hitler foi uma figura mitica da alemanha, o stalin foi uma figura mitica da união soviética, tambem podemos comparar? Longe de mim estar a festejar a morte de alguem, mas pra la das condolências a familia, estar a glorificar alguem que passou 40 anos a espalhar odio, 40 anos a oferecer prostitutas, 40 anos a corromper comprovadamente tudo e todos ja me parece so surreal

          • Gil-Galad
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:01 pm

            Afinal já teve 40 anos a corromper? Eu sei que podem odiar à vontade mas não vale a pena inventar, ser mentiroso e espalhar ódio quando estás aqui a atacar isso mesmo. Ao menos, sê coerente. Não sejas apenas mais um a comer palha

    • Petrol
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:12 am

      Festejar a morte dele? Neste momento nem estava ligado ao futebol.

      • Gorlami
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:44 am

        O que tem isso a ver? Depois da reforma já é válido festejar a morte das pessoas?

        • Petrol
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:43 pm

          Em nenhum momento disse isso. O meu comentário reflete que fiquei perplexo por estares a dizer que alguém está a festejar a sua morte visto que ainda por cima já nem está ligado ao futebol então ainda menos motivos há para isso. Não respeitar o seu legado é uma coisa. Desejar a sua morte é outra

    • Sam Tuga
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 9:47 am

      Querer comparar Eusébio a uma pessoa que passou a vida a destilar ódio é realmente muito bom ?

    • Jasomp
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 8:57 am

      E essa alegria pela morte dele é também representativo do legado que ele deixou. O ódio que despertou nos rivais é proporcional ao sucesso nacional e internacional que ele carrega.
      Ninguém odeia alguém que lhe é indiferente.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 8:05 am

    Respeitando o luto de uma parte dos portistas, não podemos fazer o branqueamento a que estamos a assistir e esquecer a forma como venceu, e sobretudo que o que legou aos portistas foi um clube arruinado, falido e dominado por uma claque. Não me lixem, aquilo pelo que o clube está a passar é obviamente culpa dele, nada disso deve ser esquecido.

  • Sam Tuga
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 7:33 am

    O meu dia ontem correu extremamente bem, o Benfica ganha a rasca mas ganhou, o Sporting perde pontos, e uma das pessoas que me fez deixar de ver o desporto no geral em Portugal (por um caso extra desporto aliás)deixou este mundo deixando-o mais limpo. So Faltas tu Eduardo Para que de uma forma ou outra se faça justiça.

  • cerej10
    Posted Fevereiro 16, 2025 at 2:13 am

    Morreu o maior corrupto do futebol português.
    Ainda hoje, com as provas que existiam para toda a gente ver e ouvir, não entendo/não se entende, como não foi condenado e preso na hora.
    Faltou muita justiça no futebol (e não só) e se fosse condenado justamente pelos crimes que cometeu, nunca na vida teria o palmares que teve (incluindo o Porto obviamente).

    • Chuck23
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 2:43 pm

      É muito simples na verdade…
      As leis que existiam não permitiam que as escutas telefónicas fossem utilizadas para o condenar por corrupção. Só pode haver escutas para determinados crimes e a corrupção desportiva não era um deles.
      Esquecendo as escutas o que temos são arbitragens duvidosas e mais nada. Não haveria prova de dinheiros, de favorecimentos…

  • Aboubakar93
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 10:18 pm

    Uma notícia muito triste. Resta-me agradecer ao presidente mais titulado de sempre por me ter permitido com os meus 31 anos, ver o Porto ao vivo e a cores ganhar 4 grandes troféus (2 Ligas Europa, 1Liga dos Campeões e 1 Mundial).
    *
    Haveria muito para dizer, muito mais de bom do que de mau mas prefiro ficar-me por esta mensagem.
    *
    Vivemos numa democracia e toda a gente é livre para dizer o que quiser ainda mais nesta altura, mas acho triste e desnecessário algumas coisas que leio, de quem diz por trás de um ecrã, sem nome, sem cara, sem foto.
    *
    Um bom fim de semana a todos.

    • NCM
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 1:22 pm

      Concordo com o twu comentário. Sou adepto mas não sócio (não vivo no Porto) mas se fosse sócio teria votado em VB nas últimas eleições. Acho que o seu percurso tão longo e marcante é susceptível de muitas análises aos muitos aspectos positivos (e algins negativos). Evitei ler comentários de algumas pessoas pq já sei que não acrescentam nada e só revelam a sua natureza. É o problema de um blog em que as pessoas se escondem num nome falso para revelarem aquela parte da sua natureza (estúpida e mesquinha) que deviam reconhecer e combater. É tão fácil fazer o que fazem, difícil é reconhecer o erro e não fazê-lo. O problema é que.muitos deles cresceram no tempo das redes sociais em que vale tudo.
      Abraço.

    • Fireball
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 9:59 am

      Boa homenagem ao Pinto da Costa. Primeiro parágrafo e logo uma picardia ao rival. É mesmo isso que se pede.

      • Aboubakar93
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 5:42 pm

        Para quem entender como picardia, está na interpretação de cada um. Não foi esse o meu objetivo. Um bom fim de semana para ti.

        • SportingFan1906
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 7:45 pm

          Qual é a interpretação possível para o “a cores” não ser uma picardia?

          • Aboubakar93
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 8:30 pm

            De que na minha curta vida e numa época recente me ter permitido ver o meu clube ganhar tantos troféus internacionais, apenas e só isso. Podes ver os meus comentários noutros posts sobre outros tantos temas e a minha forma de estar nunca foi a de “picar” quem quer que seja, para isso já existem os outros 90% de users que andam por cá.
            *
            Bem sei que qualquer coisa escrita é motivo para se achar que existem segundas intenções mas esse não é o meu caso.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 4:47 am

      Acho que o ponto é mesmo esse, somos livres de dizer o que queremos. Percebo as homenagens de muitos portistas, eu pessoalmente inibo-me de comentar a não ser para dizer que é sempre triste quando morre alguém até porque ele tem uma família que está a sofrer neste momento. Isto é válido para o Pinto da Costa, para a Madre Teresa e para o Hitler.

      • VaideMota
        Posted Fevereiro 16, 2025 at 10:21 am

        Por acaso discordo. A morte faz parte da vida. Em muitas cultura a morte celebra-se como homenagem à vida. É um processo natural e a não ser que seja uma criança, uma morte por doença em idade jovem, a morte em si, é natural. A do Hitler em particular até deve ser bem celebrada..

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:14 am

          Touché.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 16, 2025 at 11:05 am

          Há gente que celebrou a morte do Hiter, eu não era vivo mas não o teria feito. Do mesmo modo que não celebro a morte do Pinto da Costa que era apenas uma pessoa que devia ter pagado pelos crimes que cometeu mas comparado com os do Hiter são crimes menores obviamente.
          .
          Na minha cultura presta-se culto aos mortos mas não há propriamente uma celebração. E o Pinto da Costa deixou filhos, netos, amigos que obviamente estão a sofrer. E mais por isso.

          • VaideMota
            Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:51 pm

            Obviamente? És filho dele? O que sabes da relação que eles tinham? Se calhar estão todos a vasculhar gavetas enquanto tropeçam em garrafas de champagne. Se calhar estão à volta de uma mesa a rir e a chorar enquanto leem as páginas do diário que ele tinha deixado para eles lerem no dia de hoje.
            Um tipo que não é nosso amigo, nem da nossa família, morrer com 87 anos é a coisa mais distante e banal que se pode ter. Ficarmos tristes por isso é de facto mais cultural do que outra coisa.

  • Mike-UK
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 10:06 pm

    Pinto da Costa trabalhou uma vida inteira para nos ensinar a todos uma muito importante lição.
    Hoje, dia em que finalmente parte, deixo aqui o meu testemunho sincero: a mim não má conseguiu ensinar, e, por isso, na qualidade de orgulhoso sulista lisboeta, desejo que descanse em paz e que a sua memória nunca seja esquecida. Sem o ódio que promoveu, sem a marginalização e vitimizacao que tanto o ajudaram a encurtar distâncias.

  • VaideMota
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 10:03 pm

    Era mais inteligente e culto que os outros todos juntos. Usava o sentido de humor com mestria mas ficará sempre com o peso de apostar no divisionismo e no regionalismo (“Lisboa a arder”) para levar a água ao moinho. Consta que, dito por quem perdeu as eleições contra ele back in the day, que era essa a ideia. Resultou.
    _
    Foi o homem do tempo em que viveu e no país onde viveu. Corrupto comprovado, saiu pela porta pequena por culpa própria e na companhia dos piores dos piores. Nódoa que tinge um fato quase imaculado cheio de medalhas e brilhantes.

  • jimmyvicente
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:44 pm

    Provavelmente a maior figura do desporto português ? Uma pessoa que pagava a árbitros com prostituição ? A falta de respeito ao Ronaldo não tem limites

    • bong0
      Posted Fevereiro 16, 2025 at 6:49 pm

      É… Às vezes penso que sou um pouco hater do Ronaldo por não ser fã da sua postura/personalidade mas por vezes o VM faz-me relaxar em relação a isso.

  • Jasomp
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:39 pm

    Independentemente de tudo o que se diga, tem com ele um lastro de sucesso nacional e internacional que não tem paralelo em Portugal.
    Não fui apoiante dele mas hoje apetece-me dizer:
    LONGA VIDA AO REI

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:19 pm

    As minhas condolências aos amigos portistas, pela perda da maior referência.

    Pinto da Costa o homem, era um personagem inolvidável. Culto e detentor de um sentido de humor impar.

    Pinto da Costa o Presidente, representou tudo o que há de errado com o futebol português. O fomento do ódio, a cultura da acefalia, o ganhar a todo o custo e por qualquer meio, o poder desmesurado.

    Em contraponto Pinto da Costa através do Porto acabou por indirectamente levantar um futebol português da penumbra e do cinzentismo que se encontravam nos anos 80, e tornando o Porto mais forte tornou o futebol português também mais forte.

    Uma figura incontornável de 40 anos de futebol.

    • Jasomp
      Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:50 pm

      Esse segundo parágrafo é aplicável a qualquer dirigente dos 3 grandes.
      Seja como for, Pinto Costa parte como o principal dirigente da história do futebol português. E isso diz tudo.

  • Pipinho
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:11 pm

    Vá pela sombra, bandidos não fazem falta nenhuma.

  • tivequecriarconta
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 9:08 pm

    Nature is healing

  • Valentes Transmontanos
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 8:36 pm

    Acredito que ter saído do clube contribuiu para piorar a sua saúde.
    _
    Era um homem muito culto e inteligente, que infelizmente fez muita porcaria, mas que dava gosto ouvir quando resolvia mostrar essa inteligência sem atacar os outros. Os meus sentimentos aos adeptos do FC Porto.

  • Chanandler Bong
    Posted Fevereiro 15, 2025 at 8:33 pm

    Sempre vi Pinto da Costa como imortal, apesar de tudo e da maneira como controlou todo o Futebol Português durante décadas, e aí, chapeau , soube-se mexer no mundo do Futebol muito antes dos seus rivais, sim o Futebol não é só bola.. É o maior simbolo do FC Porto e é graças a ele que o Porto é um clube gigante, deixa um legado incrível que nunca será repetido por mais ninguém.. O Museu do Porto irá ser chamado Museu Pinto da Costa, acredito nisso e acho bastante justo, +80% dos titulos que lá estão foi ele que os lá pôs, incluindo os mais importantes (2 Champions)
    A todos os portistas do blog, fora clubismos, os meus sinceros pêsames..

Deixa um comentário