Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mourinho deixa desafio aos treinadores portugueses; Guerreiro é a alternativa a Siqueira; Filipe Augusto não conta para o Valencia; Custódio deixa o Braga

Fez parte do melhor ciclo da história dos gverreiros e foi mesmo decisivo em 2010-11 ao apontar o golo que eliminou o Benfica nas meias-finais da Liga Europa. Mas nada é eterno e já há um ano que não era solução para a equipa titular. Por outro lado, os minhotos tem um médio defensivo com um potencial fora do normal e tanto Mauro como Luiz Carlos chegam para preencher o banco.

Custódio despediu-se do Sporting de Braga para rumar à Turquia. O próprio clube minhoto já oficializou a rescisão do contrato do médio de 31 anos, que vai representar o Belediyespor.

A equipa de Inzaghi quer contratar um lateral esquerdo neste mês de Janeiro – Siqueira, defesa do Atlético que na época passada esteve no Benfica, tem sido apontado ao Milan nos últimos dias, mas o clube italiano está a ter dificuldades em convencer o campeão espanhol a libertar o brasileiro. Mas os rossoneri tem alternativas, uma delas é o português Raphaël Guerreiro, que está a brilhar no Lorient. De acordo com a imprensa italiana a velocidade e técnica do polivalente esquerdino impressionou os olheiros dos milaneses.

Foi pouco utilizado, com Enzo ainda vai ser menos e ocupa uma vaga de extra-comunitário – Filipe Augusto não faz parte dos planos do Valencia para o resto da época. O médio que está no clube Che por empréstimo do Rio Ave ainda só foi titular uma vez para a Liga e Nuno não conta com ele. Por outro lado a sua saída podia permitir a entrada de um jogador não europeu. O problema é que esta época já jogou por 2 clubes.

O Special One desafiou outro treinador português a vencer a Liga dos Campeões com uma equipa maioritariamente portuguesa – À margem da Gala Quinas de Ouro, Mourinho prometeu que oferece o prémio de melhor treinador do século em Portugal a quem vencesse a Champions com um clube português e uma equipa maioritariamente portuguesa. Mou referiu que o maior feito da sua carreira foi ter vencido a Champions com 9 portugueses no 11, até pela forma como isso permitiu abastecer a selecção nacional durante muitos anos, principalmente a que foi à final no Euro’2004.

0 Comentários

  • JesusTheLamego
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:20 pm

    Nem o mourinho conseguia outra vez…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:31 pm

      uma vez não chega?

      Duarte Dias

    • JesusTheLamego
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:57 pm

      Como Portista posso afirmar e acho que toda a gente consegue ver, que era muito dificil repetir. Mesmo com as mesmas equipas da edição em que fomos campeões europeus.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:59 pm

      Gr: helton, antonhy lopes
      Dd: diogo figuras e Ricardo pereira
      Dc:Rolando; neto; ilori; João Afonso
      De: antunes; raphael guerreiro
      Mdc: Rúben Neves ; danilo pereira
      Mc: andre andre; castro
      Mo: josue; rafa
      Ed: bruma; varela
      Ee: vieirinha; hernani
      Pl: aboubakar; ghilas (porque não dá para trazer o Oliveira)

      Este plantel com um treinador capaz e portista (avb) podes crer que tinha qualidade para ir longe na champions.. O problema e que temos uma mentalidade pequenina na altura era diferente dizes tu mas tinhas um super united um real de galaticos e equipas italianas a top aliás no ano anterior a nossa consista houve tres equipas italianas nas meias finais… Impossível e sempre até alguém o conseguir…

      Ass:fcp1893

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:29 pm

      Em vez do varela podes por o quaresma.. Ass fcp1893

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:32 pm

      Esse plantel lutava pelo 2º lugar nos grupos e se calhar caia para a Liga Europa, não exageremos.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:00 pm

      Com esse meio campo ficavam em último no grupo.
      Pinho

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 8:57 pm

      Quem diria que o Mourinho ganharia com o que teve
      Ass fcp1893

    • Oliveira
      Posted Janeiro 16, 2015 at 12:19 am

      Além desse FcPorto ter tido Mourinho( que já faz meia equipa) teve DECO (melhor número 10 da europa naquela época, estava no auge) e R.CARVALHO(dos melhor centrais da europa). Para não falar em MANICHE que era melhor em campo jogo sim jogo não, ALENITCHEV e CARLOS ALBERTO. Fora o resto da equipa que com Mourinho todos jogam bem

      Acontecer outra vez é quase impossível sim,até para Mourinho.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2015 at 6:27 pm

      Deco melhor 10 da Europa naquela altura??O Zidane,Riquelme,Totti não jogaram nesse ano?Não tinha essa ideia.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2015 at 9:40 pm

      Foi o riquelme e o totti a ficarem em 2o na bola de ouro?

      Vitor Hugo

    • Oliveira
      Posted Janeiro 20, 2015 at 5:44 pm

      Nem vou levar o Riquelme a sério. O Totti lá andava com a sua Roma a não ir a liga dos campeões.

      Quanto ao Zidane acabou a carreira em 2006 se não estou em erro. O Deco venceu a liga nos campeões em 2004 pelo Porto, e em 2006 pelo Barcelona. Acho que, nesses últimos 3 anos, é capaz do Deco ter estado em melhor forma que o Zidane (que não deixa de ter sido top mundial, atenção).

      E sim, o Deco era muito forte em em muito aspectos, mas era a visão de jogo que o tornava único.

      Passar no campeonato português não é sinónimo de ser mau.

  • Kafka I
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:26 pm

    Conversa para encher chouriços do Mourinho porque ele sabe que isso hoje em dia é IMPOSSIVEL de acontecer…até porque o caso dele foi um caso isolado, algo que acontece uma vez em 100, até porque os clubes Portugueses estarem falidos e sendo assim é IMPOSSIVEL juntar uma grande geração de 8 ou 9 grandes jogadores Portugueses e trabalha-lhos sem os ter de vender…

    Até porque não se ganham Champions com um plantel de 11 miudos com 20 anos de idade cheios de potencial…é preciso ter jogadores feitos e no pleno das suas capacidades e esses (mesmo sendo Portugueses) os clubes Portugueses não têm dinheiro para os ter…

    Portanto um clube Português/treinador Português não vencerá uma Champions nos próximos anos, nem com 9 Portugueses no Plantel, nem com 9 Argentinos nem de maneira NENHUMA, porque os clubes Portugueses não têm dinheiro para ter uma equipa com qualidade para vencer a Champions…e um jogador Português com qualidade é caro muito caro, logo mais caro é 9 jogadores Portugueses com qualidade…

    Exemplo final, NENHUM clube em Portugal, hoje em dia, tinha dinheiro para ter 8 ou 9 jogadores titulares da actual Selecção Portuguesa (e veja-se que a Selecção Portuguesa já foi melhor do que é hoje em dia e mesmo assim era impossível ter 8 ou 9 jogadores do 11 títular da Selecção..

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:40 pm

      Parece-me uma critica que não se aplica bem à equipa do Porto de 2002/2004. Foi de facto algo que acontece de uma vez em 100, mas ele teve o mérito de construir aquela equipa com jogadores que até ingressarem no porto não tinham atingido o nivel de exigencia para serem dos melhores do mundo. Todos aqueles jogadores portugueses do porto de mourinho, ou eram da casa ou não foram contratações caras.
      Parece impossivel voltar a construir uma equipa daquelas? parece, mas na altura também poucos acreditavam que era possivel fazer o que ele fez com aquela equipa
      Gertrudes

    • Samuel
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:17 pm

      Certo que ganhou a Liga dos campeões que é um feito enorme, isso ninguem tem dúvidas.
      MAS fez porque foi uma edição muito pouco normal. Apanhar um MAN udt em que garantem a passagem a um minuto do fim com golo de costinha, e o resto do percurso apanhar Deportivo e Lyon, e na final apanhar Mónaco não é todos os dias que acontece.
      O dia em que os portistas admitirem que tiveram um estrelinha da sorte do tamanho do mundo aí podemos conversar.
      Mas isto tudo não invalida o facto de terem ganho a maior prova de clubes do mundo, e por isso estão de parabéns. Hoje em dia será praticamente impossivel repetir esse feito, os grandes estão cada vez mais gigantes, e o modo como as coisas estão cada vez está mais feito para esses tubarões. Ainda se não chega vem um sheik qualquer e injeta 500 milhões no clube.
      E a gente cada vez mais pequenos ( em termos monetários ), mas mesmo pequenos conseguimos acompanhar o ritmo e às vezes surpreender.

    • GuilhermeCerv
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:32 pm

      Caro Kafka , para mim o futebol não é dinheiro e muito menos nao é nacionalidades , discordo da tese de que o porto ganhou por milagre mas sim porque para além de um grande treinador teve uma estrutura que assentou bem os valores e soube de certo modo trazer ao mundo jogadores ate entao desconhecidos , veja-mos o caso do porto , que jogadores tinha mourinho com ordenados milionarios e que valorização tinham os mesmo no inicio do campeonato? O mesmo se aplica ao cãmpeão espanhol no inicio do campeonato espanhol , ora a questão não é se é possivel porque é , a questão é existe uma estrutura no futebol portugues que consiga fazer uma equipa de milhoescom tostões ? Eu acredito que sim ate porque para mim o futebol não é certo , ver um braga ir a final da liga europa foi algo de extraordinario para mim , a questão assenta sempre na estrutura , os bons jogadores passam sempre por cá…

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:12 pm

      GuilhermeCerv

      O Futebol nao é dinheiro? conversa para embalar a esta hora? há 10 anos que nenhuma equipa fora das 5 grandes ligas vai a final da champions e tu vens me dar excepções???? excepções há em TUDO na vida

      Eu estou a falar de regras e tu de excepções, está bem…nos ultimos 20 anos em 40 finalistas, 38 são das 5 grandes ligas e 2 em 40 são de ligas menores e tu vens-me falar que o dinheiro nao faz a diferença?

      esta bem tu la sabes

    • David Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:35 pm

      Para mim nunca é e nunca será impossível. Se há coisa que o Porto de Mourinho me mostrou é que no futebol, tudo é possível.

      Agora que a probabilidade é super reduzida para uma equipa como o Porto ou Benfica isso já concordo. E assim também o era quando começou a época 2003/2004 para o Porto.

    • Luís Suarez
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:35 pm

      Kafka não quero parecer mal, mas nos ultimos dias tens estado pouco receptivo e até bastante agressivo na forma que respondes quando é confrontado por alguém num debate. Para alguém com quem gosto até de trocar ideias por termos pontos de vista diferentes, acho (e não estou a dizer por mal), que ganhavas mais por tentares dizer as coisas só com um bocado mais de calma. Apenas uma sugestão amigo.

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:55 pm

      Kafka, o Mourinho frisou que este desafio que ele lançou surgiu em forma de brincadeira. Só te estou a dizer isto, porque não sei se a "conversa para encher chouriços" é uma crítica. Eu, pelo menos, não interpretei as suas palavras como uma forma de vangloriação pela sua conquista.

      Samuel, nunca ouvi tamanho disparate. Se o Porto defrontou o Deportivo, o Mónaco, foi porque essas equipas provaram naquela momento serem superiores ao Milan, ao Chelsea e a todas as outras equipas que encontraram pelo caminho. Não é pelo golo do Sergio Ramos ter surgido nos minutos de compensação que isso retira mérito ao trabalho de Ancelotti.

    • Alexis
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:04 pm

      Ja para não referir que hoje em dia era impossivel a qualquer clube português segurar jogadorea como o Deco, Costinha, Maniche (meio-campo que ganhou a UEFA no ano anterior) Derley etc.. à 1a grande época eram logo aliciados pelos tubarões e pelos endinheirados!!

      O Mourinho fala muito mas por vezes esquece-se de como eram as coisas. Tanto que ele é o 1o a ir aliciar os melhorss jogadores do nosso campeonato!! Levou para o Chelsea os que pôde, comprou o Tiago ao SLB, no Real compra o Coentrão, Di Maria.. No Chelsea o Matic… muitos não são portugueses mas o que se trata aqui é que ele é sempre dos 1os a queree tirar os melhores da nossa liga! Assim não há equipa em Portugal que consiga maturar jogadores ao ponto de criar uma equipa portuguesa, com a qualidade e experiência necessárias para ganhar a LC..
      Já para não falar que o mercado de transferências agora é muito mais feroz que era na altura em que estava no FCP…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:57 pm

      Aí está a verdade.

      Filipe Ribeiro

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:39 pm

      Luís Suarez

      Se é isso que tem passado, não é de todo a minha intenção, até porque não sou nem mais nem menos que ninguém, portanto resta-me pedir desculpa

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2015 at 9:42 pm

      Na altura comprar o mc carthy ppr 3 milhoes foi um esforco da direccao, hj compram se jogadores desse valor às paletes.

      Vitor Hugo

  • Rui Amaral
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:26 pm

    Marco Silva o Mourinho desafiou-te!

    Toca a ultrapassar mais uma meta! Apesar de dizerem que a hegemonia de Bayern, Real , Barça Chelsea torna o desafio impossivel ! É nestes momentos que surge alguem para tornar o impossivel possivel !

    Força Sporting

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:35 pm

      Excelente sentido de humor!

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:41 pm

      Não me digas que há algum tubarão que queira o Marco Silva? Doutra forma, não vejo o Lopetegui a sair do Porto para ele tentar isso… :)

    • Jimbras
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:46 pm

      Rui Amaral, vocês nem o campeonato nacional conseguem ganhar quanto mais uma Liga dos Campeões…desafio não validado!

    • Mário Rebelo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:20 pm

      Renato Teixeira, essa foi top ;)

      Rui Amaral, onde andam os 9 portugueses no XI do Sporting? Tudo bem que o plantel tem uma percentagem bastante aceitável e acima da média de portugueses, mas daí a o melhor onze ter 9 deles vai uma grande distância…

    • Rui Amaral
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:32 pm

      epa desculpem vos ter ofendido …

      olhem para a liga e vejam quem é o unico que por mais infima possibilidade reune condições, volto a repetir, MINIMAS! de tal feito …
      o do Porto nem é portugues benfica nao tem portugueses …
      o unico que sobra é o Sporting tem treinador portugues e uma base bastante boa de portugueses

      é possivel? muito dificilmente

      impossivel era o benfica estar na final da liga europa ter um bom avanço para o 2 classificado na liga e estar na final da taça de Portugal …. e perder tudo

    • JF
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:35 pm

      Impossivel era o Benfica repetir essa experiencia logo no ano seguinte mas desta vez ganhando (sim, nao ganhou a liga europa para ficares contente)

      Mas fica la com os teus sonhos que nos vamos ficando com os titulos

    • Alexis
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:06 pm

      Eu diria que impossivel é o seu SCP fazer uma campanha dessas.. Nem conseguia liderar o campeonato, chegar a final da taça e da liga europa… ficava-se pelo 3o lugar, e talvez conseguisse uma final de taça de Portugal..

  • Renato Teixeira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:27 pm

    É absolutamente impossível. Primeiro porque não existem treinadores em Portugal como Mourinho que aparece de 30 em 30 anos… Depois porque a qualidade dos portugueses baixou muito tendo em conta uns 15/20 anos para trás e a aposta neles é quase nula. É quase nula porque a maioria dos novos portugueses só pensam em dinheiro e sair à noite. A geração que existem agora de jovens vem mal habituada dos últimos anos e a tendência é piorar. Basta olhar para as escolas e ruas e ver a quantidade de miúdos mal educados e sem respeito por nada. Os putos de hoje em dia vêem no futebol apenas um meio para se meterem com as miúdas (ou vice versa)… Raramente há alguém com verdadeira paixão pelo futebol e até pelos clubes… Basta dar um salto a meia dúzia de bares por todo o país… Miúdos cada vez mais irresponsáveis … Ter talento não chega e a verdade é que a sociedade como está hoje tem um peso enorme nisso

    • Diogo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:24 pm

      Hoje em dia temos bons treinadores portugueses, basta ver o mercado que têm a nível europeu e mesmo mundial. Portanto acho que não é por aí, é mesmo questão de haver uma luta desenfreada por resultados, vendas astronómicas, comissões, etc, que cada vez mais põe a corda ao pescoço de muitos clubes.

      Em relação ao jogador português (jovem) os problemas são os mesmos de sempre, há muito tempo, em todo o mundo, em todas as áreas. Há sempre pessoas mais ou menos profissionais que, normalmente, têm o reflexo no seu trabalho, consoante os contextos. No contexto actual, um jogador português e jovem, só consegue impôr-se no caso de ter uma qualidade muito elevada, como o exemplo de Rúben Neves que, ainda assim, a meu ver é mal sentado para jogar o Casemiro. Claro que há muitos jogadores sem mentalidade competitiva e profissional, mas isso sempre houve, como sempre houveram festas na noite, mulheres, tabaco, alcool… Cabe a cada um gerir a sua vida pessoal, tendo em conta a profissional, como sempre ;)

    • Nuno R
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:52 pm

      tens razão, os putos agora só querem copos e gajas.
      Não há profissionais exemplares como o JVP, Fernando Couto, Figo, etc…

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:08 pm

      Estou a falar de gerações. Os anos passam e as crianças cada vez são mais infantis, cada vez têm menos respeito e cada vez são menos responsáveis… Mas se calhar estou errado, espero dar uma educação melhor às minhas :)

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:23 pm

      Eu compreendo o que dizes e até faz sentido. No entanto, não acho que a geração de agora seja muito pior que a anterior. Apenas agora temos uma vista muito menos embaciada do que as pessoas e "celebridades" fazem. Antigamente, fizessem os jogadores o que queriam e não eram vistos ou tal não aparecia na TV. Com a abertura à informação foi o que aconteceu. Sim, há jogadores que só querem gajas e copos, mas duvido que sejam mais do que ha 20 ou 30 anos. Prova disso são as historias que o Futre contou no programa dele das cenas que os jogadores fizeram no Mundial do México. Mas como o Diogo disse, cabe a cada um gerir a sua carreira e sejamos francos, um rapaz de 18-22 anos , são crianças dado o que eles recebem (não têm dificuldades). E com essa idade, a probabilidade de se fazer "porcaria" é muito grande. Mas eu estou contigo, sabendo os jogadores da nossa realidade deviam tentar ser mais profissionais. E pode-se ver a prova de que ser profissional compensa através do exemplo do Cristiano Ronaldo.

      Diogo Teixeira

    • Euler
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:41 pm

      Profissionais exemplares e falam do Vieira Pinto e Figo? Era irónico, certo?

    • Rafa
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:10 pm

      Desculpa mas isso é mentalidade de "velho".

      Os míudos hoje querem ir para fora porque os valores que pagam lá fora são muito superiores aos de cá. Antigamente era mais difícil os jogadores portugueses serem contratados porque não lhes era reconhecida qualidade (não vi o Futre jogar mas de certeza que hoje não ia para um Real Sociedade, o equivalente ao Atlético daqueles tempos), e quando vão para fora ganham 10x mais. (o Chelsea tinha um jogador na Youth League que ganhava mais que o Capel. Se te oferecerem uma proposta para ganhares 10x mais não pensas em ir para fora? Hoje em dia já um bom jogador de 1ª liga (fora 4/5 equipas) vai para outro campeonato ganhar mais.

      Isso dos miudos serem mais infantis e irresponsáveis acho que é aquela conversa de treta que passa de geração em geração. Se calhar deviamos por os jovens a trabalhar desde os 11 anos para lhes ensinarmos responsabilidade e deixarem de ser menos infantis (se ao menos houvesse trabalho :S). Agora se achas que os miudos têm menos respeito faz uma reflexão de quem deve ser culpabilizado.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:59 pm

      Real Sociedad equivalente ao Atletico naqueles tempos é por estas pérolas que cá venho.

      Filipe Ribeiro

    • tomascapucho
      Posted Janeiro 15, 2015 at 8:13 pm

      Com quantos é que eu já fui para o Main..só pensam em abrir privados e beberem à balda. Étriste mas hoje em dia muitos deles são assim.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:28 pm

    Qualidade nas camadas jovens existe, aposta nesses jovens é que nem tanto…
    É melhor importar contentores de jogadores de outros paises
    FS

  • João Dias
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:30 pm

    O Mourinho manda um abraço ao Jesus com estas declarações.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:43 pm

      João Dias

      Explica-me lá como o Benfica (Porto ou Sporting) têm dinheiro para ir comprar o Pepe, o Fábio Coentrão, o Cristiano, o Moutinho, o Patricio, o Tiago, etc etc e atenção, dinheiro para os ter TODOS na mesma equipa…

      Já que pela tua declaração, é possivel o Benfica vencer a Champions só com Portugueses..eu gostava de saber como..ah espera, é com "os jovens de 20 anos cheios de potencial" que se vencem Champions não é?? tens razão desculpa

    • João Dias
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:51 pm

      Não precisam de gastar dinheiro para ter o Bernardo Silva, o João Cancelo, o Hélder Costa, o Gonçalo Guedes, o Nuno Santos, o Rochinha, o João Carvalho, o Renato Sanches…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:51 pm

      Kafka, desculpa mas o Mourinho também não tinha Pepe, Fábio Coentrão, Cristiano, Moutinhos e afins na plenitude das suas capacidades enquanto jogadores. o que o Mourinho tinha eram protótipos dos nomes que enumeraste e com eles foi campeão europeu. os Pepes, os Ronaldos e os Moutinhos dessa altura jogavam em grandes clubes e o Porto ganhou na mesma.

      Dragão 86

    • Nuno P.
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:53 pm

      E onde é que Paulo Ferreira, Nuno Valente, Derlei, Maniche, Pedro Mendes etc etc foram contratações milionárias?

      Ser bom treinador não é só ir buscar jogadores já feitos.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:09 pm

      Sim e onde existem Mourinhos? isso é a mesma coisa que o Cristiano vir agora dizer "pois desafio os Portugueses a fazerem a minha carreira"…

      O Mourinho é um dos melhores treinadores da história, é daqueles que aparecem uma vez de 50 em 50 anos, é um génio, um treinador muito acima da média, que ficará na história, logo acham mesmo que se estala os dedos e surge outro treinador igual nos próximos anos ainda para mais Português outra vez?

      Depois a "sorte" que acabaram por ter no sorteio não pode ser dissociado, é um facto, não apanharam nenhuma das melhores equipas no MUndo na altura, que eram o Real Madrid e o Milan

      São vários factores que ajudaram a isto, claro que a competência foi a principal de todas, mas 1 excepção não faz a regra e a prova provada disso é que nos últimos 20 anos houveram os seguintes vencedores da Champions:

      Real Madrid: 4
      Barça: 3
      Manchester: 2
      Bayern: 2
      Milan: 2
      Juventus: 1
      Borussia: 1
      Liverpool: 1
      Chelsea: 1
      Inter: 1
      Porto:1
      Ajax: 1

      O que está aqui a destoar? Ajax e Porto, tudo o resto foi das 5 grandes Ligas e se virmos nos últimos 10 anos, então a coisa ainda piorou, pois desde que o Porto venceu, nunca mais uma equipa fora das 5 grandes Ligas, foi sequer à final da Champions

      Hoje em dia, é impossivel uma equipa Portuguesa vencer a Champions, PONTO…seja com Portugueses, Chineses ou Marcianos.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:10 pm

      João Dias

      Mas tu achas que o Benfica vencia a Champions com esses miudos? tu estas a gozar com a minha cara???

      Mas alguém vence a Champions com 9 miudos de 18/19 anos na equipa titular??

    • João Dias
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:41 pm

      Não mas com 22, 23 já é possível.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:49 pm

      João,

      É possivel? na história da Liga dos Campeões a equipa mais jovem de sempre foi o Ajax com média de idades entre 22 e 23 anos…todas as restantes estavam bem acima…em 70 edições da Champions, há 1 caso e tu vens-me dizer porque existe 1 em 70??? ainda para mais em 1994 ainda era possivel fazer o que o Ajaz fez, pois ainda não existia a Lei Bosman e era muito mais dificil os jogadores sairem do clube..hoje em dia isso é impossivel e nunca Benfica/Porto/SPorting conseguiriam juntar 9 portugueses de classe mundial aos 22 anos, só mesmo na tua cabeça isso é possivel..

    • Pedro Barata
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:50 pm

      Kafka, o Porto ganhou ao Mónaco que eliminou o Real e ao Depor que eliminou o Milan. E eliminou o United. E o Lyon que venceu 7 campeonatos seguidos.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:09 pm

      Pedro Barata

      O Depor era melhor que o Milan? o Mónaco era melhor que o Real? numa eliminatória a 2 jogos passa sempre o melhor?

      O Porto este ano tem mais probabilidades de eliminar o Shaktar ou o Bayern? o Shaktar se eliminar o bayern passa a ser melhor que o Bayern?

    • LM
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:28 pm

      Até parece que o Mourinho foi campeão Europeu por ter comprado Portugueses com muitos milhões…

      O Mourinho foi campeão Europeu, porque agarrou em bons jogadores e tornou-os em vedetas… SIMPLESMENTE isto

      e quando saiu do Porto, deixaram de ser jogadores medianos, de liga Portuguesa, de passes relativamente baratos, para passarem a ser jogadores de elite com o preço rondar os 25/30 milhões

      Isto é a realidade, isto é o futebol, o sucesso faz isto, se uma equipa hoje for bem orientada e tiver sucesso o preço dos jogadores dispara… não interessa de onde vieram, não interessa de que conjuntura foram comprados, o preço de um atleta é variável

      É impossível ganhar-se a champions com 8 Portugueses no 11? é muito, muito difícil, mas não é impossível…

      E que achar que é impossível e nunca tentar, nunca vai conseguir logicamente…

      O que o Mourinho quis dizer foi que basicamente, é preciso construir-se uma equipa, apostar-se num modelo de jogo, escolher jogadores que sirvam essa ideia de jogo, e depois é uma questão de competência e de sorte também…. (também faz parte do jogo)

      Mas não me venham falar em e ter que gastar muito dinheiro, porque o que o Mourinho quis dizer foi que os treinadores Portugueses precisam de aprender a construir coisas e não andar a comprar…

      Bons exemplos de trabalho feito:
      – Marco Silva no Estoril
      – Rui Vitória no Guimarães

      Dois treinadores Portugueses que apostaram em jogadores que não eram muito valorizados, alguns tinham sido dispensados de outros clubes, e que formaram blocos sólidos ao ponto de tornar essas equipas competitivas a nível nacional…

      acredito que se o Guimarães mantiver a sua base de trabalho e para o ano for as competições Europeias que poderá ser uma equipa minimamente competitiva… tal como o Estoril foi.

      E portanto se eles podem fazer isto com tostões, porquê que os grandes com milhões, não podem fazer também? o Domingos também levou o Braga a uma final europeia, é verdade que o contexto da liga europa não tem nada a ver, mas para a dimensão do Braga, é um grande feito, é uma prova de que havendo trabalho, havendo uma aposta séria e consequente na construção de uma equipa podem-se obter bons resultados…

      Os talentos estão sempre aparecer, todos os anos há jogadores a valorizarem-se e vice-versa, é tudo uma questão de saber jogar com isto e de aproveitar…

      Por isso não me venham com historias de que sem grandes fortunas não se fazem omoletes, porque o que há mais aí é ovos… se não fosse isso, o Atlético Madrid nunca teria ganho a liga espanhola, nem tinha ido a final da Champions…

      O Diego Costa tinha estado emprestado ao Rayo Vallecano, numa época o simeone tornou-o num dos melhores avançados e passou de um jogador de preço a rondar os 4 milhões para quase 40

      querem mais exemplos do que isto?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:54 pm

      Tu dás te ao trabalho de justificar és do bom tempo ;).

      Filipe Ribeiro

    • Luís Suarez
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:57 pm

      Pa oh Kafka desculpa lá dizer-te mas vai ver as equipas tanto do Monaco como do Deportivo, têm uma série de jogadores que andaram e alguns ainda andam, na ribalta do futebol Europeu.

      Então espera uma equipa não pode ter sorte. Não é que tenhas dito isso mas também decide-te homem, fogo tu também estas mal com tudo.

      Até o Ronaldo ontem disse que é preciso trabalhar muito para ter sorte e para aproveita-la. Primeiro dizes que numa eliminatória a 2 mãos nem sempre passa a melhor equipa. Então mas agora foi tudo uma enorme excepção, essa champions foi a maior incognita de todo o sempre e o Mourinho teve a sorte de em 70 anos ter ganho a Champions com os jogadores que ganhou.

      Se tivesse sido assim tanta sorte, não tinhas quase todos os jogadores da altura a sairem para jogarem em grandes clubes europeu.

      Paulo Ferreira
      Ricardo Carvalho
      Maniche
      Nuno Valente
      Deco
      Pedro Mendes
      Bosingwa

      Amigo perceba que foi um optimo trabalho por tras desse Porto de Mourinho. E é muito mas muito mais mérito do que sorte. Porque o Porto até apanhou o Real no Grupo e empatou um jogo e perdeu o outro. Portanto se fosse apanhar o Real outra vez era na final.

      A eliminatoria entre o Monaco e o Real ate foi bastante equilibrada, agora o Deportivo a uma das melhores equipas como diz mandou 4-0 em casa. E recuperou de uma vantagem de 4-1. Por isso ve que se calhar não foi bem sorte. Mas mérito de todas as equipas que participaram nessa edição da Champions.

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:59 pm

      Kafka, o Mónaco e o Deportivo (com uma das maiores reviravoltas da história do futebol) provaram naquele momento serem superiores às equipas que mencionaste. Portanto, acho que esse raciocínio não faz muito sentido.

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:51 pm

      O Mourinho pegou em Maniche (que em 2002 era assim tão melhor que o Adrien por exemplo?), em Paulo Ferreira (jogava no Setubal, era melhor que o Cedric?), em Derley e Nuno Valente (jogavam no Leiria, eram assim tão melhores do que Montero ou Jefferson?). Chegamos a 2004 e já todos são grandes craques! Porque foi o Mourinho que os trabalhou e os desenvolveu. Depor e Mónaco foram GRANDES equipas da altura e o Porto venceu-os.

      Dei exemplos de comparação com jogadores do SCP, agora imaginem com os do SLB e FCP!!!! Danilos, Jacksons, Gaitans e Olivers…

      Ah e convém não esquecer que o Mourinho lutou com um Boavistão, um grande Benfica de Camacho e o sportingt de Jardel e JVP.

      Eu nasci no Porto, sou Sportinguista desde que comecei a respirar e custou me muito ver todo o sucesso que os meus amigos e companheiros de escola gozavam. E nunca deixei de admitir: Mourinho e o Porto de 2003 2004 deram uma lição de futebol ao mundo

      SL

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 9:11 pm

      João Lains

      Respeito a tua opinião mas não concordo, não é por uma equipa eliminar outra em 180 minutos que é melhor que ela…o Shaktar até pode eliminar o Bayern na Champions e não passará a ser melhor que o Bayern, e o mesmo é válido para o Schalke caso elimine o Real MAdrid…por vezes basta uma expulsão, um golo falhado de baliza aberta, são pormenores que podem significar a passagem ou eliminação, mas não é por isso que uma equipa automaticamente é melhor que outra…

      Numa prova de regularidade (38 jornadas), sim é possível veres quem é o melhor, em 180 minutos não (na minha opinião claro)

      Como tal mantenho, que o Real Madrid, a Juve e o Milan eram melhores que o Mónaco e o Deportivo…a eliminação do Milan então é caricata demais, pois na primeira mão até podiam ter dado bem mais que 4-1, onde esmagaram por completo do Deportivo e falharam vários golos, e depois na 2ª mão, tiveram UM jogo mau, mas esse jogo mau, custou-lhes a eliiminação, mas aquela equipa do Deportivo nunca na vida era melhor que aquele Milan…1 jogo acontece, da mesma forma que a Real Sociedade já este ano venceu o Barça, o Atl Madrid e o Real, será melhor que eles por isso? claro que não é..

      Luís Suarez,

      Eu alguma vez disse que o Deportivo e o Mónaco eram fracos? onde eu escrevi isso?

    • Yeah!
      Posted Janeiro 16, 2015 at 12:08 am

      Também se pode dizer que o Deportivo teve um primeiro jogo mau que quase sentenciava a eliminatória.

      Por favor…foi uma Champions League em mais um ano extramamente competitivo, tanto como agora, com um trabalho e coragem enormes.

      Não são todas as equipas que ganham a Taça Uefa/Liga Europa e depois ganham a Liga dos Campeões.

    • Yeah!
      Posted Janeiro 16, 2015 at 12:33 am

      Houve sorte e azar…é uma Champions League!!

      Num ano normal, extramamente competitivo, com jogos fantásticos e golos espetaculares…como em todas as edições da competição.

      Vocês não têm noção do que parecem sempre a chorar com o mesmo argumento. Estamos a falar da melhor competição do mundo!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:30 pm

    O problema é que a geração de jogadores jovens de Portugal é bem mais fraca que dos anos 90 e inicio dos anos 2000, alem de muitos dos que tem potencial, já estarem longe dos clubes portugueses.
    Acho quase impossivel!

    Natan Fox

  • Carlos Brasil
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:39 pm

    Impossivel porque??
    Vitor Baia estava no porto
    Paulo Ferreira contratado ao Vit. Setubal
    Ricardo Carvalho emprestimos consecutivos ao alverca
    Jorge Costa, tinha sido emprestado a um clube ingles
    Nuno Valente contratado ao Leiria
    Maniche dispensado do SLB
    Costina contratado ao Monaco
    Deco já lá estava
    Pedro Mendes contratado ao Vit. Guimaraes

    Basta apostar no que é nosso… Facil não é! Impossiveis não há

  • Paulo 2 champions Ferreira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:39 pm

    Que mito é esse dos 9 portugueses?
    Derlei, Carlos Alberto, Deco, Alenitchev, Mccarthy são portugueses?
    Que me lembre eram quase sempre titulares, tendo até marcado os 3 golos da final e os golos mais decisivos do percurso, Derlei co Corunha e Benny co Manchester.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:45 pm

      Alenitchev e Mccarthy não foram titulares.

    • Nuno
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:51 pm

      Acredita mesmo que num ano em que o Porto ganha tudo havia jogadores titulares indiscutíveis? Como é óbvio havia imensa rotatividade do plantel, só dessa forma seria possível ganhar tudo.
      Certamente que os 9 portugueses não é nenhum mito, aliás, mesmo que não fossem 9, fossem 5 ou 6, dariam para cobrir o número de portugueses que actualmente são titulares por Porto e Benfica juntos.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:53 pm

      GK 99 Portugal Vítor Baía
      RB 22 Portugal Paulo Ferreira
      CB 2 Portugal Jorge Costa (c)
      CB 4 Portugal Ricardo Carvalho
      LB 8 Portugal Nuno Valente Booked 29'
      DM 6 Portugal Costinha
      RM 23 Portugal Pedro Mendes
      LM 18 Portugal Maniche
      AM 10 Portugal Deco
      CF 19 Brazil Carlos Alberto
      CF 11 Brazil Derlei

      Pequena pesquisa e o google dá-nos tudo. Mito foi o que disseste…

      Para além disso, jogou sempre com 8 jogadores portugueses, no mínimo, na fase de grupos. Chegando, até, a jogar com 10 em 2 ou 3 jogos…

    • Nuno P.
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:54 pm

      Deco é português.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:58 pm

      Vitor Baia, Nuno Valente, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Pedro Mendes, Deco, Carlos Alberto, Derlei

      Luís Gomes

    • JesusTheLamego
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:01 pm

      Apesar do Rui Costa pertencer ao melhor onze de sempre da seleção, o melhor 10 Portugues na minha opinião continua a ser o Magico Deco… E se não me falha a memória o Derlei também é tuga…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:19 pm

      É normal, o menino jesus de lamego só começou a ver bola em 2004 quando o Rui Costa tinha 32 anos… não sabe que Rui Costa já tinha sido um deus em Florença e andava la perto em Milão.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:56 pm

      Eu digo coisas dessas sou censurado.Maior parte quem posta aqui tem 20 20 e pouco e dps vão ao wikipédia e pensam que sabem tudo.

      Filipe Ribeiro

    • Nuno
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:49 pm

      Exacto, e o José com toda essa experiência de vida não consegue aceitar a opinião de outra pessoa.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:04 pm

      O que vejo é que não sabem distinguir gostos de opinião gostos cada um tem os seus agora a opinião de um jogador que não viram falam mal pk tem um cargo actual no Benfica isso não é opinião nenhuma.

      Filipe Ribeiro

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:39 pm

    Mourinho disse a verdade, mas está a ser desonesto intelectualmente. Atualmente é impossível um clube português ganhar a Champions. Ele ganhou, sim, mas a jogar contra o Corunha e o Mónaco!
    Nos anos 80, 90, clubes como Steaua ou o Estrela Vermelha também eram campeões europeus. Isso acabou.
    Agora, a prova está formatada para serem sempre os mesmos a ganhar. Vocês sabem do que eu estou a falar.
    Miguel

    • João Dias
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:47 pm

      Miguel,

      Para que conste o Monaco tinha eliminado o Real Madrid e o Porto tinha eliminado o Manchester United e o Deportivo tinha eliminado o Milan.
      Se láa chegaram é porque tiveram mérito.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:49 pm

      Exactamente, ele está a ser desonesto ao proferir tal afirmação…porque sabe que hoje em dia isso é impossível, até porque hoje em dia basta um jogador dar minimamente nas vistas e mostrar qualidade, que é logo transferido para um tubarão (como o Chelsea dele por exemplo)..logo é impossível (para Benfica/Porto/Sporting) juntar um equipa de 8/9 Portugueses com jogadores feitos de 24/25/26 anos e todos jogadores de classe Mundial..

    • Nuno P.
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:56 pm

      Corunha e Mónaco que arrumaram Chelsea, Real etc etc
      Porto que arrumou o United.

      Ganharam porque eram melhores. O resto é conversa de perdedor.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:04 pm

      A "estrela" do Monaco na época era o Giuli!!!! I rest my case.

      Miguel

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:04 pm

      O Chelsea não era nada nessa altura e o Real estava uma desgraça,ficaram em 4º no campeonato.

      Eu recordo-me como o Porto eliminou o Manchester,lá isso recordo…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:24 pm

      È tão simples quanto qualquer 1 dos 3 (Monaco, Porto e Corunha) ganhava 2 ou 3 vezes em 10 aos tubarões. Nesse ano os santos ajudaram e essas 2 ou 3 vezes aconteceram de forma simultanea, tendo acabado por coincidir, acabando com uma final de todo inesperada.

      Nesse ano salvo erro o Porto jogou com 3 equipas francesas. Como é que isso se vai repetir?
      Como é que é possivel chegar á final apanhando apenas um tubarão, com o formato actual?

    • Mário Rebelo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:24 pm

      Se os jogadores quisessem podiam manter-se nos clubes portugueses… por muito dinheiro que os tubarões oferecessem. Basta ver que depois das conquistas do Porto foi tudo embora. O que acontece agora é que os jogadores já não querem ganhar títulos nos clubes que os lançam, querem ganhar apenas o suficiente para mudar de ares

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:27 pm

      kafka I o Porto de Mourinho tinha 8/9 jogadores de classe Mundial?

      Pedro C,

    • Guilherme Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:31 pm

      Sim, aquela equipa do Corunha eram miserável se calhar. O Mónaco eliminou o Real e o Chelsea também, e nós limpamos o Lyon nos anos em que foram hexa, o Corunha que se não me engano até era campeão espanhol ou pelo menos tinha sido pouco tempo antes, e o Manchester.

      Fácil, como se pode ver.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:09 pm

      O Corunha foi campeão em 1999/2000.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:30 pm

      Guilherme

      Continuas a fugir à questão…Eu não estou a tirar mérito ao Porto, mas és incapaz de admitir que o Milan e a Juventus eram melhores que o Deportivo e que o Real era melhor que o Mónaco, apesar de terem sido eliminados…

      O Porto aproveitou e teve TODO o mérito, isso não esta em questão, agora o factor sorte no sorteio numa competição como a Champions, também é importante…isso tira mérito? ÓBVIO que não tira…

    • Luís Suarez
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:07 pm

      Miguel,

      Giuly só foi para o Barcelona e era uma máquina, mas se não chega que cheguem, Patrice Evra, Fernando Morientes e uma série de jogadores numa forma estupidamente boa, Flávio Roma, Rothen, Dado Prso, Plasil, Givet e Ibarra.

      Até se davam ao luxo de ter um menino na altura chamado Adebayor que nem jogava. Por isso de equipa má pouco tinham.

    • Luís Suarez
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:13 pm

      E o Deportivo só tinha três jogadores de seus nomes: Diego Tristan (um jogador fantástico a criar oportunidades e a finalizar), Valeron (tudo o que fosse bolas paradas nem valia a pena), Molina (mãos de ferro), e o Luque (um matador autentico, estragou-se foi quando foi para Inglaterra).

      Pena foi a expulsão do Jorge Andrade, por algo que foi uma brincadeira entre dois jogadores.

      PS: Nem a titular tinham só o Walter Pandiani, que quem o conhece sabe o jogador que foi e a carreira que teve, do avançados mais móveis e perigosos que já vi jogar.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:47 pm

      Falando em Morientes…Vai voltar a jogar na 6º divisão Espanhola!

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:42 pm

    Se segurar as nossas maiores pérolas fosse fácil este objectivo até poderia ser possível. E impossível segurar Deco como Pinto da Costa fez, prometendo-lhe a Champions vestido de azul e branco. Além disso, tirando Man Utd essa Champions teve a particularidade de ter um sorteio bastante sui generis.

    Em relação ao Filipe Augusto, visto já ter representado 2 clubes e não contar para NES, e possível jogar no Rio Ave até final da época?

    Por fim, o Armero tem estado bem, mas o Milan precisa de uma alternativa. Pelo estilo do futebol italiano um lateral forte fisicamente, seguro e experiente como o Siqueira era óptimo. Quanto ao Guerreiro, gostei mais de vê-lo associado ao Arsenal.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:08 pm

      Sui generis porquê? Temos de ter em conta que o Deportivo e Mónaco de 2004 não eram propriamente equipas com cepos, e se estes eliminaram equipas como Milan e Chelsea, sem ser à rasca, já devia dizer o suficiente da qualidade dos seus colectivos naquele ano. Se estivessemos aqui a avaliar clubes de futebol só pelo nome e, muito pior, pelo que o clube é hoje em dia, então o Nottingham Forest, Estrela Vermelha de Belgrado ou Steua de Bucareste ganharam ninguém sabe como..

      Luís Gomes

    • Nuno R
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:04 pm

      MU, que eliminaram com muita… sorte, à mistura.

      Ainda assim, o Corunha e o Lyon eram bastante fortes. Claro que na altura não existiam super-equipas como hoje, a LC era bem mais aberta.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:30 pm

      Nuno R, sei que estás a falar do golo em fora-de-jogo (mal assinalado) mas a verdade é que em nossa casa, o resultado não devia ter ficado por 1 golo (foi das melhores exibições que já vi). Infelizmente o azar num jogo foi a "sorte" noutra. Sorte essa que não desejava mas contra esses tubarões, nós somos o Beira Mar contra os grandes. Somos prejudicados 10x e beneficiados 1. Lá está, alinhou-se tudo no mesmo ano… Eheh

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:36 pm

      Nenhuma delas chega de perto aos colossos de hoje e foi melhor para o FC Porto enfrentar essas equipas do que outras mais fortes na minha teoria. Luis Gomes, reveja se não eliminaram a rasca.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2015 at 12:10 am

      Acha à rasca o Deportivo perder fora 4-1 e depois ganhar em casa 4-0? O agregado pode ter ficado 5-4 mas para mim é uma qualificação expressiva. No caso do Chelsea ganharam 3-1 em casa e empataram 2-2 fora. Opiniões diferentes

      Pedro Alves

  • sadf
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:43 pm

    E já agora com o 'sorteio' de equipas que ele teve

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:48 pm

      Queres aprofundar?

    • Bernardo Macedo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:53 pm

      Já faltava falarem do 'sorteio'…

    • sadf
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:19 pm

      Mas é alguma mentira?

      Deport lyon Mónaco…

      Mas com isto não estou a dizer que não jogavam muito a bola.

      Eram todas equipas médias altas não havia nenhum tubarão

    • Mário Rebelo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:27 pm

      Só sorte, aquela Champions pá. Se tivesse calhado um Real Madrid na fase de grupos ou um Manchester United nos oitavos é que era…

    • Diogo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:44 pm

      Manchester United (que não era este e fez fase de grupos com 5 vitórias);
      Lyon (naqueles anos eram uma grande equipa, primeiro da fase de grupos, à frente do Bayern);
      Deportivo (eliminou um grande Milan e a Juventus);
      Mónaco (eliminou Lokomotiv Moscovo, Real Madrid e Chelsea).

      Se calhar preferias que tivessem calhado Manchester United e Bayern, Milan/Juventus, Real Madrid/Chelsea que ficaram para trás dessas equipas… Eu por mim fico contente por termos conquistado a 2ª Champions, por termos sido os melhores. Venha outra!!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:48 pm

    Não critico assim tanto as palavras do Mourinho. Não existem por aí Paulos Ferreira, Nunos Valente, Maniches, Pedros Mendes? eram assim tão sobredotados estes que enumerei? não me parece. o que o Mourinho fez é inesquecível mas não foi por acaso. fê-lo porque ele tinha qualidade, os seus assistentes tinham qualidade e os jogadores que ELE recrutou tinham qualidade. e essa qualidade dos jogadores mantém-se. Não é uma questão de o futebol estar monopolizado porque nesse ano o Monaco (sem russos) eliminou o Real dos galácticos que tinha um plantel no mínimo comparável com o actual do Real.

    Dragão 86

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:57 pm

      Paulos Ferreiras e Nunos Valentes há muitos, Decos é que não. Não é por aí.
      O Mourinho até pode ter toda a qualidade, mas hoje nunca ganharia a Champions numa equipa portuguesa. Não havia Chelseas, Citys, Atléticos, Dortmunds, Real, Barça e Bayer eram uma caricatura do que são hoje. Tiveram mérito, sorte e um sorteio do outro mundo.
      O futebol mudou, só Mourinho é que não.
      Afonso

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:07 pm

      Também diziam que com o Inter nunca ganharia a Champions.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:15 pm

      o Real era uma caricatura do que é hoje? o Real tinha Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham, Hierro, Roberto Carlos e Casillas. há 10 atrás os melhores jogadores do mundo estavam todos escondidos numa cave?

      Dragão 86

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:34 pm

      Era sim. Recordo-me de ver esse Real Madrid a levar um banho de bola em Alvalade. Nada a ver com o Real de hoje. Ainda assim, era uma excelente equipa que nesse ano.
      A Champions era uma competição bem mais equilibrada do que é hoje e Mourinho sabe disso.
      Afonso

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:28 pm

      Esse Real levou banho em Alvalade??Não me recordo.Lembro me foi do Real dar banho nas Antas.

      Filipe Ribeiro

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:53 pm

    Se tiver a sorte que ele teve no sorteio, jogar os quartos com o Lyon, as meias com o Dep. da Corunha e a final com o Mónaco, talvez outro consigo…

    Não quero com isto, tirar o mérito ao excelente trabalho que Mourinho fez.

    Luís Fernandes

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:59 pm

      Não queres, mas estás a tirar.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:01 pm

      Não tivemos foi sorte em apanhar o Real Madrid e ir empatar ao Barnabéu na fase de grupos. A sorte é tramada… Ou se calhar, foi azar o Mónaco ter eliminado o Real Madrid. Foi sorte apanharmos o Mónaco na final? Temos culpa que eles tenham conseguido eliminar o Real?
      Adoro a azia deste pessoal… É por gente como vocês que não torço por ninguém a não ser pelo Porto nas competições europeias. Mas também deves ser daqueles que depois queixam-se que os outros são antis isto ou antis aquilo… Bah

    • Paulo 2 champions Ferreira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:11 pm

      Porque não referiste que em casa perdeste com esse Real Madrid?
      Numa eliminatória a duas mãos quem passava?

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:13 pm

      Renato Teixeira

      Não é tirar mérito ao Porto, agora não consegues admitir que o sorteio podia ter sido bem mais complicado do que foi??

      O Porto venceu com TODO o mérito, isso esta fora de questão, não deixa no entanto de ser factual, que havia equipas muito superiores as que o Porto enfrentou, como era o caso do Real ou do Milan..

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:13 pm

      Renato qual o problema de admitir que esse ano foi ano fora do normal na champions? Ninguem está com isso a dizer que o Porto não mereceu ganhar.. É preciso ficar assim tão rancoroso, ao ponto de dizer que e por pessoas dessas que não torce por outros clubes Portugueses? Até fico admirado de o torcer ou nao por clubes portugueses tenha a ver com opiniões de pessoas que nao conhece de nenhum lado, mas tudo bem, cada um com a sua mentalidade…

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:15 pm

      Interpreto isto como tirar mérito, agora vamo-nos reportar a Champions deste ano…era uma bela ajuda para o Porto se o Schalke eliminasse o Real por exemplo…o Porto tera sempre mais chances de eliminar o Schalke do que o Real

    • Mário Rebelo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:30 pm

      Uma coisa é queixarem-se em confrontos diretos (com ou sem razão), agora criticarem conquistas dos outros que em nada, repito, nada, foram relevantes para o vosso clube é no mínimo mesquinho

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:39 pm

      Acho impressionante estas declarações deste pessoal.
      Vão ver a equipa do Mian nesse ano e vejam quem é que lhes deu 4-0 nos quartos de final, devem pensar que o Depor tinha o nível actual.
      Ou o Real galático que perdeu com o Mónaco.
      Outsiders vão existir sempre como num passado mais recente Dortmund ou Atlético.
      Claro que para ganhar uma competição europeia é preciso sorte mas o Porto foi extremamente competente e a prova disso foi na final termos vencido por 3-0.
      Agora estar sempre a tirar mérito pela a Champions que ganhamos é rídiculo.
      Ass. Jorge

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:41 pm

      Mas as "fortes" tiveram que ser eliminadas. Quem vos diz que, se o Corunha ou o Mónaco as eliminaram, o Porto não o faria?

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:48 pm

      E no que é que vos apoquenta (a alguns) tanto esse facto de nos poder ter calhado melhores equipas (essas que foram eliminadas por outras que nós eliminámos) para andarem durante anos a desvalorizar a conquista? Pode até nem ter sido o fulano x(Kafka) ou o y(stanpanan) mas a verdade é que o que tu vês mais é gente a fazer isso e eu não tenho respeito por gente assim.

      Stanpanan, eu para poder torcer pelo Benfica, teria que ver que a sua massa adepta torce por nós e 90% não torce (e se calhar nem tu torces). Não é uma questão de mentalidade, é uma questão bem mais ampla que isso. Se eu tiver com familía ou amigos meus, por esses, eu torço. Por gente como a grande maioria que está aqui é 0… E a verdade é que os vossos dirigentes dão maus exemplos (e os meus obviamente, também) que nos fazem gostar menos dos clubes um dos outros. Mas não me quero alongar mais sobre isto

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:57 pm

      Rúben Cardoso

      Contigo dá minimamente para falar, portanto vamos ver se nos entendemos…

      Eu não disse que o Porto não eliminava o Milan ou o Real MAdrid…agora pelas probabilidades e olhando à qualidade das equipas, é muita mais fácil jogar contra esse Depor que apesar de ter uma boa equipa, era uma equipa inferior ao Milan..ou jogar com o Mónaco que apesar de uma boa equipa era inferior ao Real MAdrid

      Ou achas que numa eliminatória a 2 jogos, vence sempre a melhor equipa?

      Vamos voltar ao exemplo actual…o Porto tem mais probabilidades de eliminar o Shatkar ou o Bayern? responde sinceramente..

      Em 10 jogos que o Porto jogue contra o Bayern e em 10 jogos que jogue contra o Shatkar, em qual deles fará melhores resultados?

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:02 pm

      Mas é como digo, as equipas que eliminaram o Real Madrid, o Milan, o Chelsea e a Juventus, eram mais fortes? Obviamente que não. O Porto eliminou o United, as outras foram sendo eliminadas por adversários do nível do Porto, e até inferior ao Porto. Portanto, não acho que tenha sido sorte. Se me dissessem que a partir da fase de grupos, não havia tubarões para defrontar, mas havia, e foram eliminados. Com certeza que a equipa que o Porto tinha poderia lutar olhos nos olhos com um Real ou um Milan. Hoje em dia, isso é mais difícil, claro. O fosso está cavado entre os colossos e as boas equipas. Mas surpresas acontecem todos os anos.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:12 pm

      Um sorteio à séria, era termos levado com o Man Utd nos oitavos, Real nos quartos, Milan nas meias e um Chelsea na final… Este já não era azar.

      Sorteio é sorteio, que mania que têm em fazer disto um assunto relevante

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:13 pm

      Renato so posso falar por mim, quando falo em factores que se conjugaram para que o porto ganhasse nao estou a desvalorizar a vitoria do Porto, muito e que levam para esse campo… Aposto que se dissesse o oposto, que foi a champions mais dificil de um clube ganhar ja me davam credito…
      Quanto a apoiar, nao apoio no sentido de vibrar com a vitorias dos outros clubes tugas, mas nao estou contra e espero sempre que seja um clube PT a ganhar… Mas olha que ainda me lembro de ir festejar a vitoria do Porto na Taça Uefa com amigos Portistas (Como era a primeira prova europeia ganha por um clube PT na "minha geração achei que mereciam) e cheguei onde estavam os portistas e estes a cantar musicas contra o… SLB… Obvio que nem fiquei nem mais um minuto ali… Mas nao me deixo influenciar por essas pessoas, tenho regras proprias que nao dependem dos outros, como nao apoiar um clube estrangeiro em detrimento dos nossos…

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:28 pm

      Apoiar é diferente de estar contra. E contra, nunca estive. É-me indiferente se o Benfica chega ou não à final, se perde ou ganha. Não apoio nem estou contra… Nem venho para blogues meter veneno nos posts do Benfica ou Sporting, é a diferença para muitos aqui (não é nenhuma menção a este post, que nem é do Porto ou a ti ou a qlqr outra coisa)

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:05 pm

      O que eu me lembro é desse porto levar 3 nas Antas do Real e perder a supertaça Europeia para o Milan e com o United golos anulados e tal por isso sempre que jogaram com uma equipa de top foi a sortezinha ou perderam isso são factos.

      Filipe Ribeiro

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:27 pm

      O maior facto a retirar é que está lá a taça no museu do Porto. O resto é conversa de circunstância.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 10:59 pm

      Eu vi o Benfica levar 7 do Celta… O que queres dizer com isso mesmo?

  • César Silva
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:58 pm

    O Deportivo da Corunha eliminou nos oitavos a Juve e nos quartos o AC Milan.. realmente uma equipa fraca que o FC Porto arrumou nas meias..
    O Mónaco eliminou o Lokomotiv Moscovo nos oitavos, o Real Madrid nos quartos, e o Chelsea nas Meias-finais.. mais uma equipa fraca que o FC Porto venceu na final.

    As desculpas que alguns arranjam para tirar o mérito à conquista da Champions 03/04.

    • César Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:02 pm

      Claro que o Lokomotiv não é um colosso, mas foi só para dizer as 3 equipas que o Mónaco tinha eliminado.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:19 pm

      A Grécia também eliminou a França e ganhou a Portugal duas vezes, em território português. Isso faz deles uma super selecção? Não… foi um conjunto de factores e muitas outras coisas, que se conjugaram até à vitória final, mas que dificilmente se poderá repetir neste século (e digo dificilmente porque futebol é futebol).

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:57 pm

      Exactamente Luis

    • Diogo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:16 pm

      A Grécia só é mais um exemplo de que é possível. O Porto de Mourinho não tinha um grande plantel à partida, ele e a equipa fizeram um grande trabalho e evoluíram. Podíamos ter perdido qualquer um desses jogos, mas ganhamos a equipas que eliminaram as equipas de topo da altura. As boas equipas e vencedoras não se fazem pelo nome, nessa temporada Mónaco, Manchester United, Deportivo, Real Madrid, Lyon, Milan, Juventus e Porto provaram ser grandes equipas, duas chegaram à final, ganhou o Porto :)

    • César Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:46 pm

      Eu não disse que o Depor era melhor que a Juve e o AC Milan, mas conseguiu elimina-los. Nem que o Mónaco era melhor que o Real e o Chelsea. Que culpa teve o FC Porto de não jogar contra o AC Milan nas meias, ou contra o Chelsea/Real na final ? Quem vos diz que perderia ou ganharia ? Respostas que nunca iremos ter.

      No final de contas 1 Champions para o FC Porto. E 1 Europeu para a Grécia.

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:03 pm

      Estou com o César, tudo o que de resto se diga é uma tentativa de desvalorização do que Mourinho conquistou para o Porto e para o futebol português.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:12 pm

      Agora é que disseste tudo Luis mas não Grécia foi sorte não sabem como ganharam o Porto não era claramente a melhor equipa da Euroa.Sinceramente haja bom senso ganhou ganhou eu não tiro o mérito teve sorte como é preciso sempre o Real tb teve e muita o ano passado,agora não se pode bater spr no ceguinho a nossa equipa ganha foi pk era a melhor quando ganha outra foi por sorte apenas.

      Filipe Ribeiro

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:38 pm

      Certamente que o Porto preferia o Lyon, o Depor e o Mónaco à Juventus, Milan, Real ou Chelsea. Isso diz tudo. Ainda assim, há muito mérito do FC Porto claramente.

  • Paulo 2 champions Ferreira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:03 pm

    O Gondomar eliminou o Benfica da taça, o Torreense e o Atlético da tapadinha eliminaram o Porto, a Naval eliminou o Sporting mais do que uma vez etc etc, eram equipas fortissimas não haja dúvida.
    As desculpas que se arranjam pra tentar encobrir aquilo que foi uma sorte tremenda.

    • João Dias
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:08 pm

      E eliminar o Sporting num competição da Taça é o mesmo que eliminar o Real Madrid dos galáticos nos 1/4 da Champions.
      Haja paciência…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:22 pm

      Queres comparar um jogo de taça de Portugal com uma eliminatória da champions? Engraçado que quando o Porto foi eliminado pelo Málaga, este foi eliminado por um finalista nos quartos com um golo em fora-de-jogo. Para a história então vai ficar que o Málaga era fraquíssimo. O que todos falham em perceber é como os clubes vitoriosos no passado não são nada mais que um nome para todos menos os seus próprios adeptos. Hoje vemos o Dortmund que chegou à final da champions em 2013 e daqui a uns valentes anos talvez seja um clube da segunda divisão. Querem falar de individualidades? Que o Mónaco não tinha grandes nomes como outras equipas? (apesar de ter Evra, Giuly, Prso, Morientes) Pois, mas essa é apenas mais uma para o historial de jogos em que a equipa com o melhor colectivo venceu a com melhores individualidades.

      Luís Gomes

    • sadf
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:23 pm

      Concordo!

      Agora o homem não tem culpa dessa 'sorte' foi muito competente e limpou tudo!

    • Yeah!
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:26 pm

      Em eliminatórias de um so jogo, a sorte pode acontecer, em eliminatórias de dois jogos, como a champions, não chega para justificar a vossa azia de perdedores natos.

      O chelsea da altura já tinha uma equipaça, o real nem se fala, o milan era 100x melhor do que e agora. Depois havia o super arsenal, muito bom valência…uns ficaram fracos, outros melhoraram, mas a concorrência não era assim tão diferente.

      Exemplo disso foram o atlético e o dortmund muito recentemente, que so nao ganharam por muito azar/sorte. Ah! e o dortmund que foi a final jogou meio ano sem gotze.

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:32 pm

      Desculpas? Nós vencemos a Champions, vocês com ou sem sorte venceram a taça da carica…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:36 pm

      Queres comparar eliminatórias a uma mão como essas que falas em que tudo pode acontecer com eliminatórias a duas mãos numa competição como a champions? É que nem tem comparação possível

      Tiago Ferreira

  • Rodrigo Moita
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:05 pm

    Excelente provocação de Mourinho. Eu tenho a sensação e convicção que o Sporting, com esta evolução e a força e destreza do nosso Presidente, ganha a Champions dentro dos próximos 5 anos.

    SL

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:55 pm

      Arrisco me a dizer que o Sporting nem campeão será nos proximos 5 anos, mas tenho a noção que e algo disparatada esta previsão.. Mas a sua rebenta kk escala…

    • RFerreira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:23 pm

      Quando, no dia anterior à última jornada da fase de grupos da atual Liga dos Campeões, via neste blogue vários adeptos do Sporting dizer que iam conseguir chegar à final se tivessem sorte no sorteio, pensei que tinha visto o cúmulo dos sonhos.

      Afinal não, ainda haviam outros sonhos inacreditáveis.

    • Mateus
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:50 pm

      Pedra Filosofal

      Eles não sabem que o sonho

      é uma constante da vida

      tão concreta e definida

      como outra coisa qualquer,

      como esta pedra cinzenta

      em que me sento e descanso,

      como este ribeiro manso

      em serenos sobressaltos,

      como estes pinheiros altos

      que em verde e oiro se agitam,

      como estas aves que gritam

      em bebedeiras de azul.

      eles não sabem que o sonho

      é vinho, é espuma, é fermento,

      bichinho álacre e sedento,

      de focinho pontiagudo,

      que fossa através de tudo

      num perpétuo movimento.

      Eles não sabem que o sonho

      é tela, é cor, é pincel,

      base, fuste, capitel,

      arco em ogiva, vitral,

      pináculo de catedral,

      contraponto, sinfonia,

      máscara grega, magia,

      que é retorta de alquimista,

      mapa do mundo distante,

      rosa-dos-ventos, Infante,

      caravela quinhentista,

      que é cabo da Boa Esperança,

      ouro, canela, marfim,

      florete de espadachim,

      bastidor, passo de dança,

      Colombina e Arlequim,

      passarola voadora,

      pára-raios, locomotiva,

      barco de proa festiva,

      alto-forno, geradora,

      cisão do átomo, radar,

      ultra-som, televisão,

      desembarque em foguetão

      na superfície lunar.

      Eles não sabem, nem sonham,

      que o sonho comanda a vida,

      que sempre que um homem sonha

      o mundo pula e avança

      como bola colorida

      entre as mãos de uma criança.

      António Gedeão In Movimento Perpétuo, 1956

  • João Dias
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:14 pm

    Estão-se a dispersar do essencial das declarações do Mourinho.
    Ele, indiretamente disse ao Jesus:

    " Tu cheio de estrangeirada não passas da fase de grupos de Champions e eu com 9 portugueses no 11 fui campeão europeu. Aposta em portugueses, vai longe na Champions com eles e depois falamos ".

    Touché do Mourinho sobre o limitado JJ.

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:01 pm

      So mesmo tu para achar que o Mou nao tenha mais nada que fazer que orientar a sua vida em função do JJ… Mas como os teus comentários sem sentido nao tem fim, nada que não esteja habituado…

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:03 pm

      Tu vês coisas onde mais ninguém as vê. Bravo.

    • Mário Rebelo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:23 pm

      Isto já não é ler nas entrelinhas, é ler todo um livro à parte

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:35 pm

      Esta agora fez-me lembrar o filme "Lady in the water" em que um miudo consegue ler o futuro na parte de tras de um pacote de chocapic.
      Enfim…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:38 pm

      É óbvio que é uma boca para o JJ… E também para os dirigentes do FC Porto. O Mourinho e o JJ são os melhores na auto-promoção, só que o JJ tem pouco com o que se autopromover…
      JMF

  • stanpanan
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:15 pm

    Não foi uma sorte tremenda, foi um ano onde se conjugou tudo a favor do Porto e este aproveitou e bem! Mas foi um bom exemplo que deu ;)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:17 pm

    Com todo o respeito pelo Mourinho e pelo fantástico percurso que teve nessa Champions, ele sabe perfeitamente que as circunstâncias de hoje em dia são totalmente diferentes. De qualquer das formas, penso que o desafio pode servir também para ele… se o conseguisse repetir, ficaria ainda mais para a história, mas lá está, Mourinho sabe perfeitamente que actualmente é praticamente impossível uma equipa portuguesa chegar a uma final da Champions, seja com estrangeiros, seja com portugueses!

    O Filipe Augusto que regresse do empréstimo e jogue no Rio Ave, não deve ficar parado pois tem bastante qualidade, e como já jogou em 2 clubes, é a única solução.

  • António
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:26 pm

    Eu gostava de ver no FCP o Rui Vitória ou o Marco Silva. Espero que o fim dos fundos leve a uma maior aposta no mercado interno, com valorização de jogadores e não a uma inundação de jogadores que jogam no estrangeiro e que são muitas vezes flops.

    Acho que quando começarem a pagar mais aos jogadores e menos aos empresários e fundos pode ser que a capacidade que se tenha em "segurar" depois os jogadores aumentará…

    Mas isto sou eu a pensar alto, pois o modelo do FCP pós-Mourinho foi tudo menos isto…

  • Guilherme Silva
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:33 pm

    Adoro ler estes comentários a desvalorizar a Champions de 2004 e a dizer que foi tudo sorte e sorteios. Vejam as equipas, e depois pensem minimamente no que dizem.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:59 pm

      Guilherme,

      Ninguém esta a desvalorizar nada, entende isso…houve uma serie de factores muito favoráveis e o Porto teve mérito em aproveitar, custa assim tanto admitir isso?

      O Deporitvo nao era melhor que o Milan, agora isso não tira merito ao Porto, no entanto é um factor que é sempre importante

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:07 pm

      Esquece Kafta, sempre que se fala nisso os Portistas esfumam se dizendo que se está a desvalorizar… Se dissesses que foi a Champions mais complicado que um clube ganhar desde que esta existe já te davam crédito,,,

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:32 pm

      Ok, eu concordo que o sorteio podia ser muito mais feio. Mas o que era para vocês um sorteio justo? O que é um sorteio justo? Ou um sorteio complicado? Sorteio é sorteio …

      Por isso e só por isso é que acho que isto é um não assunto. Em 1987 apanhámos o Bayern na final… Foi justo? Foi azar? Foi sorte?

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:05 pm

      Eu sou benfiquista e subscrevo a opinião do Guilherme. Como alguém disse em cima, se os grandes tubarões não tivessem atingido a fase a eliminar, ainda admitia esta discussão, mas a verdade é que eles estavam lá todos e foram sendo eliminados por equipas teoricamente mais fracas. Questionar o mérito de Mourinho e da sua equipa no Porto, é questionar o Nottingham Forest de Clough, o Dortmund de Hitzfeld, entre outros.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:18 pm

      O que o Kafka diz é o mais sensato, "o Porto teve mérito em aproveitar". E sim, muitos desvalorizam essa campanha europeia mas o Porto limitou-se a ganhar jogos e ser campeão, o problema é que ainda é recente. Quem é que se vai lembrar de quem o Benfica e Sporting tiveram de eliminar para chegar a um título europeu..

      Luís Gomes

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:50 pm

      Basta ver que o Porto levou 3-1 do Real Madrid na fase de grupos e o Mónaco eliminou o Real Madrid nas meias-finais porque senão seria Porto vs Real Madrid na final, portanto quem fracassou foram os colossos e o Porto aproveitou mas fez uma campanha fantástica nessa época.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:18 pm

      João lá tás tu a falar de barato por acaso tens ideia do que era o futebol inglês naquela altura e a grande equipa do Forrest?Não tens certamente

      Filipe Ribeiro

  • João Gonçalves
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:40 pm

    Um verdadeiro guerreiro que parte.. nunca me vou esquecer daquele golo nas meias contra o SLB que tornou o impossível em possível e me fez ver o meu braga numa final europeia. . Infelizmente já não contribuía desportivamente e todos os ciclos têm um fim sendo que dessa equipa já só resta o grande capitão Alan.. boa sorte para o futuro Custódio

  • Nuno R
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:49 pm

    Marco "Stinson" Silva says: challenge accepted!

  • Che
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:51 pm

    É injusto desvalorizarem a conquista do porto na champions…

    Isto no futebol, o q hoje é verdade, amanhã é mentira… Ou seja, um clube pode ter uma grande equipa hoje e amanhã já não ser a mesma…

    Vejamos um caso recente e mais concreto: o athletic q defrontou o sporting nas meias da liga Europa é superior ao q defrontou o porto nesta fase de grupos da liga dos campeões. Portanto, não falem do Mônaco e Corunha como equipas fáceis naquela altura. Aposto q muitos dos q aqui estão a criticar forte e feio nem viam futebol naquela altura…

    PS: o oliver e o benji não conta!

  • bruno teixeira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:57 pm

    Agora quem lança o desfio a Mourinho sou eu…
    Mourinho desafio-te com um plantel de Triliões que tens no Chelsea a ganhares a champions, OK?
    Boa sorte

  • Nuno R
    Posted Janeiro 15, 2015 at 4:00 pm

    Se me permitem,estão a ver a coisa pelo prisma errado.
    A questão não é vencer a LC com 9 portugueses (é possível, como é possível vencer com 9 alemães),mas sim manter esses 9 portugueses o tempo suficiente para montar uma equipa vencedora. Hoje em dia é
    quase impossível manter um deco ou um carvalho mais que 3/4 anos como titular indiscutível, e sendo optimista.
    O Mourinho fala, mas se visse "9" portugueses bons, mandava o patrão vir buscá-los no mesmo dia

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:06 pm

      Aleluiaaaaaaa….alguém que percebeu o que estou a querer dizer…

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:09 pm

      Quase nenhum dos jogadores do Porto, na altura, ficaram vários anos antes de serem titulares e vencerem o que venceram (tirando um Baía ou Jorge Costa). Acho que é mais por aí que ele está a falar…

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:37 pm

      Tenho claramente o mesmo ponto de vista que tu e indiquei-o no meu comentário.

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:07 pm

      Nuno, mas o Mourinho foi recrutar jogadores a equipas médias do nosso campeonato e alguns deles dispensados pelo Benfica. Aí é que está o seu grande mérito. Não eram jogadores que desde cedo aparentava ter qualidade para atingir esta excelência, digo eu.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:20 pm

      O Mourinho "fez" esses portugueses, tal como o Jesus prefere "fazer" estrangeiros… Dá mais "percentagens"… Essa é a diferença…
      JMF

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:49 pm

      Até pode ser uma teoria com sentido e verdadeira mas neste caso o Mourinho foi recrutar, como o João Lains disse acima, jogadores a equipas médias do nosso campeonato e outros dispensados pelo Benfica, formou uma equipa e conquistou o que conquistou e a maior parte desses jogadores começaram a sair 3 ou 4 anos depois (2004/2005 e 2005/2006).

    • Nuno R
      Posted Janeiro 15, 2015 at 9:11 pm

      Dispensados pelo Benfica, pelo Sporting, so on…

  • Tiago Santos
    Posted Janeiro 15, 2015 at 4:37 pm

    Mourinho: ainda mais dificil. Dizeres o mesmo em 2 anos seguidos. O ano passado era a vitória do Inter. Desta vez foi a do Porto. Pois.

  • Mateus
    Posted Janeiro 15, 2015 at 4:53 pm

    A verdade é simples o Mourinho ganhou o prémio porque simplesmente foi o melhor, alguém tem dúvidas que ele é o melhor? Não, então siga.

    Mateus

  • Mateus
    Posted Janeiro 15, 2015 at 5:04 pm

    Outro modo de ver as coisas, existe algum treinador português que fazia o que o Mourinho fez, com a mesma equipa e o mesmo sorteio? Não, então siga.

    Mateus

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 5:18 pm

    O Mourinho diz a Verdade, mas a Verdade incomoda os adeptos dos clubes que apenas apostam em estrangeiros da América do Sul (no topo da lista europeia, ao lado de Chipre e da Bulgária)… Não podem ser estrangeiros de outras proveniências (África, Ásia), atenção… As razões toda a gente sabe, mas ninguém gosta de admitir, porque sente que assim dá parte de fraco, e no fanatismo futebolístico nunca se pode dar parte de fraco…
    Os portugueses sempre foram óptimos a destruir os portugueses, e por essa razão é que, por exemplo, o Eusébio não tem uma segunda Bola de Ouro (o jornalista português não votou nele para o desvalorizar, de forma a que renovasse mais facilmente o contrato pelo Benfica)…
    JMF

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:46 pm

      É por essa razão que eu sou patriota neste aspecto, se fosse eu a votar teria votado no Eusébio fossem quais fossem as razões e ele ganharia a Bola de Ouro pela 2ª vez mas a maioria dos portugueses prefere os estrangeiros e depois eles gozam connosco e armam-se em superiores quando nós somos tão bons como eles, enfim.

  • Kacal I
    Posted Janeiro 15, 2015 at 6:44 pm

    O Custódio foi importante na época 2010/2011 e no crescimento do Braga como clube nos últimos anos e era um bom jogador mas já está a descer o nível e com Danilo num excelente momento e o Mauro como alternativa acho que não terá oportunidades e portanto é normal que seja vendido e na Turquia recebesse bem e deve ser uma proposta lucrativa para ele.

    Não acompanho a Serie A com regularidade e portanto não posso opinar de forma mais certeira mas fico surpreendido que o Armero não esteja a convencer, agora o Inzaghi lá sabe e se precisam de um DE acho que o Siqueira deve ser o escolhido porque tem um nível superior de maturidade em relação ao Raphael Guerreiro e quero que o jovem português continue no Loriente mais 1 época mas se for ele o escolhido ficarei satisfeito e espero que se afirme e continua a subir de patamar, veremos.

    Foi uma contratação desnecessária por parte do Valência, é um jovem com potencial e estava bem no Rio Ave a jogar com regularidade e evoluir, teve mais "olhos que barriga" e agora está ali perdido e se não conseguir ser emprestado será uma época a perder tempo, gostava que fosse emprestado para o nosso campeonato e para o Estoril (juntava-se a Anderson, Amado, Cabrera e Tozé no meio-campo) mas admito que possa ser emprestado a um clube de menor dimensão da La Liga.

    O que o Mourinho fez em 2003/2004 com o Porto dificilmente acontecerá outra vez e ele teve muito mérito e merece a nossa admiração e respeito, acho que disse a verdade e lançou o desafio em tom de brincadeira mas é provável que tenha aproveitado para mandar mais uma "farpa" a alguém.

  • diogoribeiro
    Posted Janeiro 15, 2015 at 7:42 pm

    Já alguém ganhou uma liga dos campeões sem alguma sorte??

    Mourinho teve alguma sorte na do Porto e teve asar por exemplo nos penaltis da meia contra o Bayern ou no golo que não entrou contra o liverpool. Tal como o Ancelloti teve sorte o ano passado e o Guardiola teve sorte com aquela famose eliminatória em Stamford Bridge

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 8:12 pm

    Mesmo que eu fosse treinador, e ganhasse a Champions com 9 portugueses, dito por mourinho agora pergunto eu: Qual é o meu interesse em receber o prémio que é dele? Sinceramente, nenhum. Basta o caneco da champions.

    Nuno

  • Tiago Beça
    Posted Janeiro 15, 2015 at 9:43 pm

    O Mourinho ganhou a Champions porque teve a capacidade para mudar o mundo do futebol a nível tático.

    O único capaz de o fazer depois dele foi o Guardiola.

    Alguns dos jogadores do Porto nessa altura não eram nada de brilhante (Costinha, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Derley) mas também não eram nada maus. E depois tinham o Deco e o Ricardo Carvalho que foram do melhor que apareceu por cá. Ou seja, Mou tinha uma boa equipa e tinha superioridade tática em relação aos seus adversários.
    Tudo bem que apanharam equipas com menos nome, mas no futebol actual dificilmente passavam das meias com a equipa daquela altura, futebol mudou muito, e está cheio de equipas fortíssimas.

  • Luís bcn
    Posted Janeiro 15, 2015 at 10:47 pm

    É verdade que nao estavam lá equipas inglesas mas o Porto em 87 jogou com 8 portuguese no onze titular na final de viena…e o treinador era o Artur Jorge….o ARTUR JORGE.

    Isso sim é obra

Deixa um comentário