Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

José Mourinho é o novo treinador do Fenerbahçe

A confirmação que já não pertence à elite? Dado o seu passado e a incapacidade de alguns clubes em encontrar treinador (o Bayern à cabeça), fica aqui claro que, pelo menos nesta fase, ao ter de rumar ao ‘refugo’ da Europa, onde estiveram recentemente Jorge Jesus ou Vítor Pereira, deixou de contar para a alta roda do futebol europeu. Quanto ao Fenerbahçe, vem de um campeonato impressionante, mas que não serviu para ser campeão, título que foge desde 2014. Neste sentido, esta mudança significará que existirá capital para investir em jogadores consagrados.

José Mourinho está a caminho do Fenerbahçe. O conjunto turco comunicou à entidade reguladora do mercado turco este sábado que está em negociações com o técnico português, sendo que existe já um acordo verbal para as próximas duas temporadas. Após ter saído da Roma há alguns meses, esta será a primeira experiência do Special One na Turquia, depois de passagens por Itália, Espanha e Inglaterra.

42 Comentários

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 2, 2024 at 4:28 pm

    Pensei que fosse para as arábias fazer companhia à outra estrela rock decadente, mas enfim, é difícil ter um destino mais deprimente. Seguem-se as seleções do terceiro mundo e os clubes tipo Celta de Vigo ou Crystal Palace…

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 2, 2024 at 7:45 pm

      Então para ti o que é que ele devia fazer?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 2, 2024 at 9:47 pm

        Eh pá ele preferia o Benfica aos turcos, mas pelos vistos não foi possível. Sendo assim o que restava?

        Não sei, mas há clubes do meio da tabela dos grandes campeonatos com projetos interessantes. Fazer o mesmo que Ancelotti fez ao ir para o Everton, trabalhar bem enquanto não aparece uma nova oportunidade.

        Peeferiu a massa. Ele sempre teve essa escolha em primeiro lugar. E depois queixar-se do fado e do destino…

  • Sand0can
    Posted Junho 2, 2024 at 3:45 pm

    Um clube/liga á sua medida.

  • jimmyvicente
    Posted Junho 2, 2024 at 10:27 am

    Não percebo como é que este homem não pegou na seleção ainda

  • Filipe22
    Posted Junho 1, 2024 at 8:57 pm

    Foi o clube que conseguiu encontrar na app da Uber

  • Jons Mendi
    Posted Junho 1, 2024 at 8:31 pm

    Se há 5 anos me perguntassem se veria o Mourinho no campeonato turco, diria impossível. No entanto acho que a sua decisão em aceitar desafios como o Tottenham, Roma ou Fener mostram a paixão que ele tem pelo futebol e…até alguma humildade que tantos dizem que lhe falta. Eu sou um super fã do Mourinho e acredito que ele ainda vai voltar a mostrar glórias de outros tempos. Boa sorte Special One nesta nova aventura!

    • Gndias
      Posted Junho 2, 2024 at 11:58 am

      Por não ter humildade é que nenhum clube grande lhe pega…basta ver o Bayern

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Junho 2, 2024 at 10:46 am

      +1

    • filipe19
      Posted Junho 2, 2024 at 8:54 am

      Por essa atitude humilde ele vai receber dez milhões de euros. Eu não quero ser invejoso e não quero abrir uma discussão nessa direção mas eu acho que foi simplesmente a melhor oferta, além das Arábias, que podia receber. Não acho que tenha a ver alguma coisa com humildade, sobretudo tendo em conta os valores em indemnizações que ele já recebeu. Eu tenho uma outra definição de humildade

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Junho 2, 2024 at 4:51 pm

        Uma coisa não impede a outra..

      • Jons Mendi
        Posted Junho 2, 2024 at 3:39 pm

        Não percebo a tua comparação. Então só porque eu acho que o trabalho que faço vale “x” passo a não ser humilde? Segundo a tua lógica nenhuma pessoa no mundo que tenha um ordenado de milhões é humilde…não entendo

        • filipe19
          Posted Junho 2, 2024 at 7:12 pm

          E eu não percebo a tua definição da palavra “humilde”. Seja dito já com antecedência que o português não é a minha língua nativa. Seja como for, segundo o dicionário a palavra “humilde” é descrita de forma seguinte:
          1. Que tem humildade.
          2. Simples, modesto.
          3. Obscuro, pobre.
          4. Medíocre, baixo.

          Obviamente, ao baixar de nível desportivo e sair fora de uma liga “big 5” pode-se considerar esse ato como humilde, MAS, em contrapartida ele também é muito bem pago por isso. Se ele p.ex. pegasse num projeto por cá em Portugal por um décimo do salário que ele recebe na Turquia, isso sim, eu já considerava ser humilde. Por tua lógica o Cristiano e todos que foram para a Liga Saudita também são humildes, certo?

          • Meu nome é Toni Sylva
            Posted Junho 3, 2024 at 3:19 am

            Se ele pegasse num trabalho onde lhe pagassem pouco, não era humildade, era caridade, que pode até ser considerado o contrário de humildade.
            Neste caso, em termos de imagem e carreira, pouco importa quanto dinheiro vai receber.
            Os que vão para a Arábia, vão para lá a dizer que aquilo agora é melhor do que a Europa. Isso não é humildade. é arrogância.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 1, 2024 at 9:07 pm

      Eu não sou nada fã dele, mas acabo por concordar. Podia só ficar à espera de uma selecção mas prefere continuar a treinar clubes, mesmo que num nível mais baixo. E não há mal nenhum nisso.

  • OTioVermelhudo
    Posted Junho 1, 2024 at 7:40 pm

    Pois o campeonato turco é competitivo, tem o seu interesse, há até menor diferença entre os chamados grandes e os outros do que acontece em Portugal, mas eu não esperava ver o Mourinho nestas geografias neste momento da sua carreira.
    —–
    Foi vítima do seu lastro, ele era um cara com aura imbatível, quase rei Midas, mas quando as coisas começaram a correr menos bem houve também pouca paciência.
    Quando alguém tem desempenhos geniais, e depois começa a decair, há sempre a tendência de acharem que a sua melhor fase já passou. Não é assim tão linear.
    ——
    Tio crê que a saída do United findou de vez a carreira de Mourinho ao mais alto nível, e eu pessoalmente até acho que ele estava sendo pragmático num time que já não tinha capacidade para ser hegemónico. Anos volvidos, o clube continua na relativa lama mesmo tendo ao leme um cara que ficou famoso por um futebol muito inteligente e “moderno” no Ajax.
    Os adeptos do United estão legitimamente mal habituados, mas têm de perceber que vai ser preciso um trabalho de continuidade para lá chegar. E, muito honestamente, vejo mais capacidade no Mourinho do que no Ten.
    ——
    Mourinho é um treinador caro, faz-se pagar bem, mas como está arredado da alta roda tem nesses projetos um bom desafio.
    Tal como eu disse quando para lá foi o sábio, Fenerbahçe é um desafio muito interessante.
    Que tenha sorte, torço por ele como por todos os treinadores portugueses.
    Bora!

  • Kacal
    Posted Junho 1, 2024 at 6:46 pm

    Verdade que a Turquia é um campeonato periférico mas é dos melhores após a Big5, a meu ver. E é um bom campeonato. Além disso o Fenerbahçe é um aliciante no contexto de lá porque é um dos grandes, tem um bom plantel há capacidade para investir (acredito) mas não ganha o campeonato há 10 anos (o último foi em 2013/2014) com os rivais (Galatasaray e Besiktas, sobretudo o primeiro) a ganharem durante esse tempo. Até Basaksehir e Trabzonspor ganharam um cada. Por isso caso consiga quebrar esse jejum de 10 anos e evitar o tricampeonato do Galatasaray será um feito dentro do contexto que há lá e por isso mais um valor interessante acrescentado ao curriculo de Mourinho numa carreira à FM! Caso perca o seu valor continuará o mesmo o Fener não é nenhum colosso portanto manterá nesse nivel a carreira e será só mais um a não conseguir vencer lá em 10 anos. Há muito a ganhar com esta escolha e no que há possível no momento não sendo um colosso parece-me interessante!

    • OTioVermelhudo
      Posted Junho 2, 2024 at 7:07 am

      Pois é uma análise correta e interessante sobre alguns elementos da liga turca, o Tio na altura da ida do sábio fez igual coisa até porque li muita malta a desvalorizar este campeonato.
      Não sei se por falta de informação, ou por serem Hatezas Reais, essas pessoas falavam da competição como se fosse a simpática liga cipriota.
      —-
      Se me é permitido, e à imagem do que fiz na altura, o levantamento do valor de mercado das equipas é também um elemento Interessante.
      Na altura constatei que havia muito mais equilíbrio entre os grandes do que em Portugal. Além disso, o fosso para os restantes também era menor.
      Acredito que assim se mantenha grosso modo, e isso claramente depõe no sentido de estarmos perante um desafio bastante aliciante e nada fácil.

    • Luke Skywalker
      Posted Junho 1, 2024 at 7:06 pm

      Excelente análise. Subscrevo e espero mesmo que a estadia dele por terras turcas seja um sucesso!

      • Kacal
        Posted Junho 1, 2024 at 10:40 pm

        Muito Obrigado, Skywalker! E tal como tu espero e desejo o mesmo! Além disso o nome Mourinho continua a ter peso. Na Roma não fez mau trabalho. Ganhando na Turquia o campeonato após 10 anos acredito que aí sim pode voltar a ter mercado noutros patamares. É a minha crença. Vamos ver!

  • lipe
    Posted Junho 1, 2024 at 6:00 pm

    Obviamente não pertence à elite, já não pertence há alguns anos. Treinadores de elite não andam pelo Tottenham ou Roma, muito menos pelo Fenerbahce.
    No entanto, fico contente por ele, e espero que lhe corra bem. Hei sempre de torcer pelo Mourinho.
    Vai para um clube colossal numa das cidades mais interessantes do mundo. Certamente vai receber bem. Não se pode queixar.

    E só me resta desejar-lhe boa sorte. Vai para um dos clubes mais azarados dos últimos tempos.
    Nem imagino a catarse que seria se o Fener finalmente fosse campeão outra vez.

  • Red Punisher
    Posted Junho 1, 2024 at 4:46 pm

    José Mourinho é uma figura polarizadora no mundo do futebol, com opiniões amplamente distintas desde os seus fãs aos antis.
    É importante frisar o seguinte:
    1. Tem um histórico impressionante, tendo conquistado títulos importantes em diversas ligas europeias, incluindo a Superliga Portuguesa, Premier League, La Liga, Serie A, a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa.
    2. É amplamente reconhecido pela sua capacidade tática e por ser um estratega astuto, capaz de montar equipas que são difíceis de derrotar, sabendo que joga muitas vezes para o 0x0.
    3. Tem uma vasta experiência e é conhecido pela sua habilidade em gerir grandes clubes e lidar com jogadores de alta qualidade e grandes egos (aqui ao estilo de Ancelotti).
    Mas também temos o reverso da medalha:
    1. O atual estilo de jogo de Mourinho é excessivamente defensivo e pragmático, o que nem sempre agrada aos adeptos que preferem um futebol mais ofensivo e atrativo.
    2. Houve várias instâncias em que Mourinho teve conflitos públicos com jogadores/dirigentes, o que pode afetar a moral da equipa e a coesão do grupo, especialmente na Turquia, dado que os turcos vivem o clube com o coração.
    3. Nos últimos anos, Mourinho não conseguiu replicar o nível de sucesso que teve na sua fase inicial como treinador, com passagens menos vitoriosas em clubes como o United e o Tottenham.
    Assim sendo, o SpecialOne continua a ser uma figura relevante no futebol mundial. Embora o seu estilo e abordagem possam ser debatidos, a sua capacidade de ganhar títulos e a sua experiência são inegáveis enquanto treinador.
    Acredito que será campeão no Fenerbahçe e que consiga os oitavos de final na Liga dos Campeões. E tenho a certeza que treinará a Seleção Portuguesa.

  • O Comendador
    Posted Junho 1, 2024 at 4:10 pm

    Vamos esperar para ver. Concordo com o Flavio Trandade em quase tudo o que disse.
    Desejo a melhor das sortes ao Mourinho e que depois desta passagem pela Turquia possa voltar a um grande clube num dos “Big 5”.

    SL

  • Art Vandelay
    Posted Junho 1, 2024 at 3:01 pm

    Em ano de Europeu, podia esperar mês e meio, pq no final do Europeu haverá seleções a despedirem o treinador e assim ficava com uma seleção para ir ao Mundial 2006… Mas pelos vistos ainda não está interessado em seleções

  • DNowitzki
    Posted Junho 1, 2024 at 2:33 pm

    Ou seja, depois de se fazer ao Benfica, lá teve de ir para a Turquia. É o que se pode arranjar.

  • João Lains
    Posted Junho 1, 2024 at 2:16 pm

    Mas tu achas que o Ancelotti deu a volta pelo que ele fez no Everton?

  • Tiago Silva
    Posted Junho 1, 2024 at 2:16 pm

    Vejamos neste momento a liga turca é quase como a Arábia mas ainda a jogar na Europa. Acho interessante os jogadores virem a acabar as suas carreiras na Turquia e já tantos jogadores consagrados mudaram-se para lá como Mertens, Icardi, Fred, Tadic, Dzeko e muitos mais. O Mourinho irá para um clube com uma massa adepta fervorosa tal como gosta, irá sentir o futebol de perto e terá o seu salário e jogadores consagrados que tanto quer. Acho uma movimentação interessante para ambas as partes.
    *
    Agora fico com pena do Kartal, fez um trabalho bem interessante no Fenerbahce mas teve o Galatasaray a um nível ainda maior. Acho que não deverá ter grandes dificuldades em encontrar trabalho, apesar do campeonato turco não exportar muitos treinadores para o estrangeiro.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Junho 1, 2024 at 4:01 pm

      Como sempre, concordo com o teu comentário. Cheio de bom senso, sem ódios ou picardias. Logo sem má fé, cegueira ou desonestidade intelectual.
      Parece me um clube top para o Mourinho de 2024. Poder rivalizar com um clube como o Galatasaray, tendo uma importantíssima massa adepta, será um desafio à sua medida. Relembrando, mas não comparando, o duelo que travou com o super Barça. Que lhe corra bem! Saudações.

      • Tiago Silva
        Posted Junho 1, 2024 at 4:50 pm

        Exato parece ser um desafio interessante para ele, nem sempre tem que ser no topo do futebol onde se vê grandeza. Vejo esta rivalidade a tornar-se num bom desafio para o Mourinho.
        *
        E já agora obrigado pelas palavras, tento sempre espalhar a minha opinião e não ódio para termos aqui umas boas discussões no blog. Também gosto dos teus comentários, são normalmente também muito construtivos e que falam de futebol como se deve discutir aqui para além de outras modalidades. Saudações.

  • henry14
    Posted Junho 1, 2024 at 1:49 pm

    A isto chama-se “bater no fundo”.
    Atualmente sou muito crítico dos trabalhos de Mourinho, já tive discussões enormes com amigos que passavam paninhos quentes no Mourinho só por ser o Mourinho, mas para mim é dos melhores que já vi. E custa-me em vê-lo a ir para a liga turca.
    Sinceramente, se era para isto quase que preferia vê-lo a treinar na Arábia Saudita.
    Pensei que o nome “José Mourinho” fosse suficiente para ter mais uma ou duas oportunidades realmente interessantes. Agora o Fenerbahce???? Clubes como esse, em países como a Turquia deveriam ser para os Vitor Pereiras, Carvalhais ou Pedros Martins.
    Não deveria ser para o outrora SPECIAL ONE que eu já tanto admirei.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Junho 2, 2024 at 1:45 pm

      Eu não concordo. É um
      campeonato interessante, e quem gosta do jogo não tem de andar sempre no ‘topo’.

    • manel-ferreira
      Posted Junho 1, 2024 at 4:59 pm

      Depende do que consideras “oportunidade interessante”. Eu acho que ele está naquela fase em que prefere (poder) ser campeão na Turquia e amealhar títulos para o currículo do que lutar por um 4o, 5o lugar num dos principais campeonatos. O que até é legítimo.
      Se ele aceita que já não tem lugar numa equipa que lute pelo título num dos principais campeonatos, ou que seja uma ameaça séria na Champions, o Fener até faz sentido (ou um grande português).
      É que não estou a ver uma equipa que lhe pudesse dar essa oportunidade de luta por título + boa figura na Champions. O Milan talvez, mas devido ao passado no Inter seria difícil para ele aceitar.
      Isto para dizer que acho que faz sentido esta escolha. Agora, como o negrito diz, o tempo dele nos colossos parece ter acabado e ele está a reconhecê-lo.

  • Gndias
    Posted Junho 1, 2024 at 1:36 pm

    “Se o Real me dispensasse, contrariamente ao Pellegrini nunca iria para o Málaga. Iria para um grande de Itália ou de Inglaterra”
    O peixe morre sempre pela boca..

    • BusInTown
      Posted Junho 1, 2024 at 4:42 pm

      O Mourinho do Real Madrid saiu para que clube? Pois é… Se calhar o homem até disse a verdade.
      Tanto Manchester United como a Roma não são propriamente clubes pequenos nos seus países sendo que a sua passagem pelo Real Madrid já é muito longínqua e, como tal, impossível de relacionar com esta entrada no futebol Turco.

    • O Comendador
      Posted Junho 1, 2024 at 4:06 pm

      Mas ele foi dispensado pelo Real! Contexto… é preciso haver contexto.

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Junho 1, 2024 at 1:11 pm

    Quanto a Mourinho, não surpreende esta decisão. Ele declarou numa entrevista há pouco tempo ao DT que iria trabalhar na próxima época portanto arranjou a melhor opção que apareceu. Aliás, o Fener irá ter eleições e um dos candidatos já tinha anunciado, como jogada eleitoral, que iria contratar Mourinho.
    —————————
    Sobre este último ponto um pouco mais de contexto (cortesia do DT).O actual presidente – Ali Koç – está a tentar vencer as eleições, lançou a sua recandidatura mas a forma como o Ferne perdeu o campeonato e o facto de já não ganhar há 10 anos está a criar problemas para a sua reeleição. Soma-se a isto o facto de o Gala estar só a três títulos do Fener (recordes de ligas conquistadas). Portanto as eleições são a 8/9 de Junho, o outro candidato (Aziz Yildrim) já tinha prometido contratar Mourinho, por isso lá se antecipou para ver se não perde a eleição. Mais ainda: Mourinho é a cara da Turkish Airlines que patrocina a Champions e no anúncio ele aparece e cito o DT “as a serial winner”. Vale o que vale. Garantidamente irá ser interessante ver como Mourinho irá navegar a intensidade do futebol turco e as rivalidades do Fener. Todos sabemos como adeptos são, bem… por isso uma atmosfera de constante drama e “guerrilha” poderá ser o que Mourinho precisa para galvanizar o Ferne para, finalmente, ganhar um campeonato. E pode ser que faça uma perninha na Champions com o novo formato (no FM, vale o que vale, já vi umas quantas surpresas…).

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 1, 2024 at 12:21 pm

    Mourinho com esta mudança comprova que gosta demasiado do jogo para ficar parado muito tempo o que é de salutar.

    Há treinadores também consagrados que acham que já não podem descer na carreira e depois ficam desempregados ad eternum.

    E Mourinho ainda sente o jogo.

    Agora, o que é um facto é que tem escolhido muito mal os últimos desafios.

    O United é um dos maiores clubes do mundo mas está ingerivel seja com quem for.
    Tottenham e Roma não ganham nada. Embora ainda o tenha conseguido fazer nos italianos.

    O Fenerbache é um grande na Turquia, estará sempre mais perto de conquistar títulos, mas o Galatasaray fez um campeonato onde acabou com 102 pontos…

    Agora, garantidamente que vão adorar a sua postura no kebabão e será um desafio interessante nesta fase da carreira.

  • Evian
    Posted Junho 1, 2024 at 12:05 pm

    Que bomba! A maior surpresa do mercado sem dúvida. E que grande movimento por parte do Fener. Quem alguma vez imaginaria um treinador com 26 títulos e pentacampeão europeu num campeonato periférico?

    Para Mou, é melhor do que as outras propostas faladas até agora:
    – Clubes sauditas
    – MLS
    – Seleções dos Camarões, Canadá e Coreia do Sul
    – Besiktas

    Ainda assim, parece-me uma má decisão por várias razões:
    – As estrelas do plantel são veteranos em fim de carreira (Dzeko, Tadic) ou perto (Batshuayi, Fred)
    – Acabaram de fazer 99 pontos no campeonato, ou seja está condenado a fazer pior (o que não significa que não possa sagrar-se campeão)
    – O futebol turco é caótico e hoje em dia suplantado até pelo Belga (Última equipa turca numa final europeia foi o Galatasaray há 24 anos)
    – No futebol tudo muda rapidamente e há que saber esperar estrategicamente pelo convite certo. Há pouco mais de um ano Mou era fortemente associado ao PSG, antes da final de Budapeste. Se neste momento tinha vedadas as portas dos tubarões europeus, mal não fazia esperar, longe dos holofotes, pelo fim do Euro (seria sempre lançado à seleção inglesa ou portuguesa) ou princípio da PL (há sempre despedimentos nas equipas médias até Dezembro) por uma oportunidade que fizesse mais sentido. Num mau momento na carreira, Ancelotti foi para o Everton e conseguiu dar a volta… Será que o teria feito indo para um campeonato como o turco?

    • AndreChaves9
      Posted Junho 2, 2024 at 6:12 pm

      Quem é que imaginaria ?? Lol quem é que o imaginaria numa equipa top -6 de um campeonato melhor que o turco? Bem sorte teve ele

Deixa um comentário