Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mourinho: «O Fenómeno foi o melhor Ronaldo de todos os tempos»

Concorda? Em termos de talento, técnica e maneira como aliava isso à potência ninguém superou o ‘Fenómeno’, a diferença é que só esteve 5-6 épocas verdadeiramente no topo, e Cristiano, apesar de não ter o seu 1 contra 1, facilidade em driblar, ou ‘explosão’, está já desde 2005. 

José Mourinho treinou os dois Ronaldo mais conhecidos na história do futebol e não tem dúvidas sobre qual foi melhor. Num documentário sobre Bobby Robson, o seu mentor, o treinador português colocou Ronaldo Nazario, também conhecido como o ‘Fenómeno’, acima de todos. «Ronaldo, o Fenómeno, é o melhor Ronaldo de todos os tempos. Nunca vi nada assim, foi a melhor temporada de Ronaldo  [quando esteve no Barcelona]. Robson era como um pai para ele», disse o português. Recorde-se que o ‘Fenómeno’ terminou a carreira com 414 golos, 62 deles pela selecção, sendo que marcou 12 em Mundiais. Já Cristiano leva já 652 golos.

70 Comentários

  • JoaoJ
    Posted Maio 4, 2018 at 10:05 am

    Nem o melhor Ronaldo brasileiro é. Esse é Ronaldinho Gaúcho.

  • Santander
    Posted Maio 4, 2018 at 9:02 am

    Nestas discussões há sempre uma variavel que é esquecida, que se chama nostalgia/saudade. Já o disse aqui muitas vezes e volto a dizer. Penso que o Ronaldo e o Messi, apesar de toda a valorização que têm hoje, só serão verdadeiramente reconhecidos depois de uns 10/15 anos após se retirarem. Porque lembrar-me do fenómeno dá-me saudade, faz voltar ao tempo de infância em que acreitava em magia e por isso a tendência é dizer que de facto ele era melhor… Depois infelizmente as pessoas parecem que têm memória curta, pois apenas se referem ao Ronaldo atual… Falar-se do 1 contra 1 da potência e da velocidade e parece que se esquecem do cavalo que era Ronaldo no Manchester United…. Agora eu pergunto quantos jogadores chegaram a este nível com 33 a caminho dos 34 anos?? O fenómeno acabou antes dos 30 o Ronaldinho saiu do Barça aos 28 e “pendorou” as chuteiras, o Raul já andava pelo Schalke, o iniesta com a mesma idade perpara-se para ir para a China… O que Ronaldo continua a fazer aos 33 anos é simplesmente monstruoso ao mesmo nível daquele Ronaldo mágico dos tempos de Manchester, simplesmente está adaptado às suas óbvias limitações fruto da idade.
    Depois parece-me que falar-se de mundiais é algo injusto… O Ronaldo já carregou a seleção em mais do que uma ocasião, agora comparar-se as seleções do Brasil e Portugal é a maior falácia de sempre… É a mesma coisa que o Salah manter este nível por uns 5/6 anos e dizer-se que não foi um grande jogador porque nunca fez nada com o Egipto….
    Eu digo-o hoje e com toda a certeza, daqui a 20 anos eu vou sentir mais falta de ver o Cristiano jogar do que o Ronaldo, mas isso sou eu…

  • Mantorras
    Posted Maio 4, 2018 at 2:30 am

    Toda e qualquer comparacao nao faz sentido quando estamos a falar de um jogador que encantou o mundo, mostrou uma superioridade futebolistica tremenda com tenra idade para todos os outros mas depois passou um calvario absurdo, diria que jogou com meio joelho e o dobro da barriga depois de tantas lesoes… e mesmo assim foi o melhor marcador em mundiais, campeao do mundo decidindo a final e estrela no Real… a verdade e que nunca saberemos o que o Fenomeno teria sido em rendimento e constancia… so sabemos mesmo que era, de facto, um fenomeno.

    O nosso Ronaldo esta sei la ha quantos anos seguidos no top. Isto nunca se viu antes.

  • M4R7UCH0
    Posted Maio 3, 2018 at 10:28 pm

    Sou fã de CR7 e para mim actualmente é o melhor jogador a par de Messi estão num nivel a parte em relaçao ao futebol como desporto.
    Mas para mim o melhor jogador que vi jogar chama-se RONALDO FENÔMENO, nao falo de tempo no auge falo no pico maior de todos nem que for so uma epoca e ai ninguem encostava no FENÔMENO eu perdia todo tempo do mundo a ver todos momentos dele e quando nao via depos procurava, ate agora ainda vou ao youtube ver o meu grande ídolo.

    • LEAO4EVER
      Posted Maio 4, 2018 at 4:21 pm

      Aproveita e vai ao youtube e pesquisa pelos melhores momentos de CR7 no Man united e depois vem cá falar sobre potência e força futebolística/irreverencia num miudo que dava cabo daquilo tudo e enquanto lá esteve foi considerado pelos ingleses como o melhor jogador da liga (atenção, não o melhor estrangeiro) não sei quantas vezes… Era só o melhor jogador do United, no tempo em que havia Giggs, e muitos outros…Não lembrar isto, até devia ser considerado crime!

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 3, 2018 at 9:33 pm

    Ronaldo Nazário que jogou no Barcelona foi grande, um dos maiores de sempre. O problema é que isso durou uma época.

    Depois foi para Itália e nunca mais foi o mesmo. No Inter caiu de produção, depois vieram as lesões e esteve desaparecido do mapa durante anos… para aí uns 3…

    Quando voltou, no mundial de 2002, com aquele corte de cabelo ridículo, poucos acreditavam que pudesse voltar ao mais alto nível.

    A verdade é que voltou a um nível muito alto, mas nunca mais foi o mesmo.

    No Real ainda fez umas épocas bastante boas, mas aqueles primeiros anos prometiam tanto, que ficou sempre a sensação de que podia ter dado mais…

    Não tenho a menor dúvida de que em potencial e talento, Nazário era superior a CR7, mas são carreiras que não se podem comparar..

    Com a idade de CR7, Nazário já andava gordo, a arrastar-se pelos campos e a ser criticado pelo imprensa..

    CR7 já leva uns 12 anos seguidos ao mais alto nível.

  • MasterOfPuppets
    Posted Maio 3, 2018 at 7:57 pm

    Antes so Romario fazia milagres e Rivaldo também.
    Fenomeno por ser o primeiro Alien da geração fantastica.
    Depois veio Ronaldinho e sua magia
    Messi e seu esplendor com Ronaldo a espalhar estilo.

  • Pedro Castela
    Posted Maio 3, 2018 at 7:43 pm

    Eu gosto muito do CR7, tenho orgulho nele e ele é incrível em vários aspectos, tendo uma carreira brilhante.

    Mas sinceramente, quem diz que é superior ao Fenómeno é porque não viu este jogar.

    Aquela potência, corrida, técnica, drible e alegria em campo foram únicos. Mas nem há comparação possível.

    Ele fazia jogadores tipo Maldini, Nesta, Thuram, entre muitos outros, parecerem matraquilhos..

    Já para não falar nas diferenças de geração. Na minha opinião, nessa altura não havia tanta evolução e estudo sobre futebol e haviam melhores defesas.

    Eu fui mais “feliz” a ver aqueles 6 anos entusiasmantes do Fenómeno, do que 12 do CR7, que às vezes me dá sono (não retirando todo o seu valor).

    Futebolisticamente falando, dos que eu vi jogar (comecei a apreciar futebol em 1982) cima do Fenómeno só houve um: D10S.

  • David Gomes
    Posted Maio 3, 2018 at 6:40 pm

    Se me perguntassem qual deles eu preferia no topo da sua forma, então o fenómeno. Se a questão é qual é o melhor em termos absolutos, então Cristiano.

  • TheWatcher
    Posted Maio 3, 2018 at 5:44 pm

    Ja agora, quantos golos leva Cristiano em Mundiais? Curiosidade apenas

    • Deco_10
      Posted Maio 3, 2018 at 7:17 pm

      Gostava de perceber essa obsessão com os Mundiais.
      O Mundial é uma competição que se joga no final de uma época (+50 jogos), num período de um mês, apenas de 4 em 4 anos, e existem um conjuntos 4/5 países, que tem uma vantagem enorme em relação aos restantes.

      Se o Cristiano Ronaldo ou o Messi tivessem jogado numa selecção brasileira como a do Ronaldo ou mesmo na seleção espanhola dos últimos 10 anos tinham uma média superior a um golo por jogo.

      O conjunto de jogadores que o Brasil tinha na altura dava para fazer 2 selecções superiores à Portuguesa. O Ronaldo jogava com jogadores como o Ronaldinho, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos.

      Relativamente aos Mundiais do Cristiano:
      No primeiro mundial (2006) era um jogador completamente diferente. Foi eleito para a melhor selecção do campeonato do Mundo na posição de médio.
      No Mundial de 2010 a nossa seleção era muita fraca, treinador o Queirós, Nani segundo melhor jogador da seleção lesionado e ainda por cima apanhamos o Brasil na fase de grupos e a Espanha nos oitavos.
      Mundial de 2014 o Cristiano jogou lesionado.

      • Luis 1 2 3
        Posted Maio 3, 2018 at 8:16 pm

        Figo, Deco, R.Costa, Ricardo Carvalho, Costinha, Pauleta,Nani, Patricio, Quaresma, o cr7 não se pode queixar dos colegas, ainda hoje em dia temos melhor equipa que a Argentina

        • Deco_10
          Posted Maio 3, 2018 at 9:05 pm

          Grande parte desses jogadores só jogaram até o Mundial de 2006 em que ficamos em 4º lugar.
          Quaresma? nunca foi a um Mundial e Nani em 2010 também não participou.

          Temos melhor seleção que a Argentina? Não temos agora nem nunca tivemos. Uma seleção que não convoca Icardi e Dybala que eram titulares de caras na nossa seleção.

          • Luis 1 2 3
            Posted Maio 3, 2018 at 10:40 pm

            achas que uma selecao que tem salvio, acunha, Romero, Tagliafico, Rojo melhor?
            Messi, Otamendi e Di Maria devem ser os unicos que eram titulares.
            a obcessaodo mundial só e usada para dizer que o pelé e o maradona sao melhores que o messi porque foram campeões do mundo…lógica da batata, por esse ponto de vista o anderson polga é melhor que o Ricardo Carvalho.

            • Deco_10
              Posted Maio 3, 2018 at 11:21 pm

              Os únicos titulares? no ataque tirando o Ronaldo, nenhum dos outros 5 jogadores da selecção eram convocados para a Selecção argentina.

              No meio campo da Argentina tens o Biglia titular no Milan, Giovani lo Celso que fez 44 jogos no PSG, Banega titular no Sevilha, Leandro Paredes, Kranevitter.
              Qual vai ser o meu campo da seleção? Algum joga numa equipa de topo? Vamos convocar um médio que joga na segunda divisão inglesa.
              Central temos o Pepe, que tem estado constantemente lesionado e mais ninguém.

              A Argentina tem vários jogadores experientes capazes de decidir um jogo, principalmente no ataque, o que numa competição como o Mundial faz toda a diferença.

              A seleção portuguesa no ataque está melhor que em 2010 e 2014, mas a defesa é bem mais fraca e o meio campo é composto por jogadores em baixo de forma, tirando o Bruno Fernandes, que não tem experiência de seleção.

              • Luis 1 2 3
                Posted Maio 3, 2018 at 11:37 pm

                o nosso 4º latral direito era titular na Argentina, WC e danilo titularissimos, B,fernandes igual, nem vou falar dos guarda redes

                • Deco_10
                  Posted Maio 4, 2018 at 12:12 am

                  guarda-redes, laterais e médio defensivo, são as únicas posições onde temos mais alguma qualidade, sendo que o Danilo está lesionado.

                  Nas últimas competições a a Argentina sempre teve muito boa organização defensiva, quase não sofreu golos, tanto no último Mundial como nas últimas Copa Américas.

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 3, 2018 at 5:55 pm

      O Fenómeno: 19 jogos 15 golos

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 3, 2018 at 5:53 pm

      13 jogos 3 golos – Mundiais
      21 jogos 10 golos – Europeus

  • Deco_10
    Posted Maio 3, 2018 at 5:41 pm

    Comparar o Ronaldo Nazário com o Cristiano Ronaldo é absurdo, a diferença entre os dois já é gigantesca e o Cristiano ainda nem sequer acabou a carreira.
    Fosse o Cristiano Ronaldo brasileiro e esse debate nem sequer existia, já seria considerado pela grande maioria dos brasileiros superior ao Pelé.
    Agora parece que o relevante para ser um grande jogador é fazer umas boas fintas e ter umas compilações de 10 minutos porreiras no youtube. Eu gostaria era de ver uma compilação de youtube do Ronaldo Nazário com 33 anos e com mais de 900 jogos nas pernas.

    O Cristiano Ronaldo vai para 12ª época ao mais alto nível (2006/2007-2017-2018).

    Neste período:
    11 meias-finais da liga dos campeões.
    6 Finais de Liga dos campeões.
    4 vitórias na Liga dos Campeões (melhor marcador em todas), pode ganhar a quinta este ano.
    5 campeonatos nacionais. (melhor marcador da equipa em todos).
    1 campeonato europeu (melhor marcador e mais assistências da equipa)
    No Real Madrid em 9 épocas leva 448 golos em 435 jogos e só na Liga dos Campeões 105 golos em 100 jogos.
    Record de golos e assistências na Liga dos Campeões.

    O Cristiano Ronaldo não sendo ponta de lança como o Ronaldo Nazário vai muito provavelmente acabar a carreira com mais do dobro dos golos do Nazário , com muitos maís títulos, mas o brasileiro é que era melhor.

    • SenyorPuyol
      Posted Maio 3, 2018 at 6:19 pm

      Se chegasse de outro planeta neste momento, este comentário apenas me dizia que Cristiano Ronaldo tinha tido uma carreira apenas ao alcance de muito poucos, provavelmente até uma das melhores ou mesmo a melhor da história, sem dúvida. Quanto a ser “melhor” jogador diz-me pouco, óbvio que tudo isso só está ao alcance dos grandes, mas Seedorf tem na minha opinião uma carreira melhor que a de Nedved e acho o Checo melhor jogador.
      Atenção que concordo que Cristiano Ronaldo já é “maior” que o Fenómeno e este comentário justifica isso na perfeição, mas no gosto pessoal, se for ver as tais compilações (e que compilações) de ambos, para mim, o Fenómeno vai ser “melhor”.

      • Deco_10
        Posted Maio 3, 2018 at 7:53 pm

        O “gosto pessoal” é subjetivo. Comparando as compilações dos melhores momentos do Cristiano e do Ronaldo Nazário, eu prefiro as do primeiro, mas respeito quem pense de forma diferente.

        O que eu acho é que o melhor jogador não tem necessariamente de ser o mais “espectacular” mas sim o mais decisivo para as equipas em que jogam, algo que não é assim tão subjetivo.

        Sempre admirei o Mourinho desde os tempos do F.C.Porto, mas nos últimos anos muitas das suas declarações deixam muito a desejar.
        Acho engraçado um treinador que está sempre a dizer que o mais importante no futebol é ganhar e que tem a necessidade de estar sempre a falar dos seus recordes e a relembrar o que já ganhou, opine que o Ronaldo Nazário é melhor que o Cristiano.

        No caso do Mourinho, parece-me mais dar de “cotovelo” em relação ao Cristiano do que uma opinião sincera.

        • NunoLFC
          Posted Maio 4, 2018 at 9:24 am

          «Sempre gostei do Mourinho, mas agora que não partilha da mesma opinião que eu sobre o Ronaldo, já deixa muito a desejar»

          Adoro esta “política”. Isso é mesmo típico de Ronaldete. Gosta-se de uma pessoa, mas como não endeusou o Ronaldo, já não se gosta.

          • Deco_10
            Posted Maio 4, 2018 at 12:28 pm

            Mas eu disse que por essa declaração deixei de gostar do Mourinho? O que eu disse e reafirmo é que nos últimos anos não concordo com muitas das suas declarações.

            Típico “Ronaldete”? Nem sei bem o que isso significa. O que se vê aqui nos comentários do blog é uma constante desvalorização do Cristiano Ronaldo.

        • Mantorras
          Posted Maio 4, 2018 at 2:40 am

          O Fenomeno apaixonou geracoes e como ja disseram aqui, mostrou que o seu talento nao era sorte. Ele gordo e sem joelhos decidiu mundiais!! O rapaz era, de facto, un fenomeno. E perfeitamente plausivel que uma pessoa que o treinou o ache melhor. E tambem treinou o outro… admito que possa ser ressabianco, ate pela maneira de ser de Mourinho, mas nao e assim nada de louco achar isso, o Queiroz tambem disse que nunca viu alguem como Ronaldo em frente a baliza e tambem treinou o CR7… o Fenomeno fazia coisas, que quer queiram quer nao, CR7 nao fez, mesmo em 900 jogos… depois o CR7 tambem fez coisas que ele nao fez… e nenhum deles teve sorte, mas apenas um teve muito azar.

          • Kacal
            Posted Maio 4, 2018 at 12:54 pm

            “nenhum deles teve sorte, mas apenas um teve muito azar” mas e o profissionalismo, ambição e atitude de excelência do CR7 não conta?! Não teve mérito? Se calhar o Ronaldo “Fenómeno” se tivesse a mentalidade do nosso CR7 tinha sido o GOAT, just saying.

            • Mantorras
              Posted Maio 4, 2018 at 2:16 pm

              Kacal mas eu nao disse o contrario, apenas realco que um deles nao pode, efectivamente, e por muito azar, ser fenomeno por mais tempo. Em momento algum retirei valor ou merito ao CR e entendo que o considerem superior, se me disserem que ele e melhor por A mais B, mesmo que seja por uma questao de estilo de jogo, merto, trabalho… gosto pessoal… E perfeitamente valido, o que rsta a ser questionado aqui e a opiniao pessoal de alguem em sentido contrario “nao poder ser”. Nao vale virar a mesa… Nem se questiona, caso tenha dado a ideia contraria, fica aqui a correcao, a capacidade de CR7.

        • SenyorPuyol
          Posted Maio 3, 2018 at 10:37 pm

          O conceito de “decisivo” é, na minha opinião tão ou mais subjetivo que o gosto pessoal. Para si, quem foi mais decisivo? Éder na final do Euro, Gotze na final do Mundial ou por exemplo Marcelo na final da última Champions?

        • Marcio Ricardo
          Posted Maio 3, 2018 at 9:49 pm

          Concordo a 100%.
          Melhor é o mais decisivo, não, não o mais espetacular..

          • JDTM
            Posted Maio 3, 2018 at 10:54 pm

            Discordo. O Jardel em Portugal foi mais decisivo que o Deco no entanto o Deco foi muito melhor jogador. Este é só um exemplo. O Éder tambem foi o mais decisivo na final do Euro e no entanto os melhores jogadores foram o Rui Patricio e o Pepe. Ser mais decisivo não é ser melhor.

            • Deco_10
              Posted Maio 3, 2018 at 11:55 pm

              O Éder marcou o golo mais importante da seleção, não significa que tenha sido o jogador mais decisivo do Euro.

              Para ganhar o Euro foi necessário a selecção qualificar-se e depois conseguir chegar à final. Mesmo na final foi necessário defender a maior parte dos 120 minutos e aí por exemplo o Pepe e o Patrício foram decisivos.

              O Éder teve um momento de génio, mas se tivéssemos o Éder como ponta de lança da seleção nem para o Euro nos qualificávamos.

              Para mim ser um jogador decisivo é aquela que mantém uma performance elevada ao longo de um ano, principalmente nos jogos de média/elevada dificuldade.

              • SenyorPuyol
                Posted Maio 4, 2018 at 8:46 am

                Se precisou de escrever “para mim”, o conceito de “decisivo” é então, de facto, subjetivo, principalmente quando na sua definição não consta sequer a palavra “decidir”.

        • Luis 1 2 3
          Posted Maio 3, 2018 at 8:20 pm

          desculpa mas nao acredito, até o cr7 prefere ir ao youtube ver o best off do fenómeno, best off como o do ronaldo fenomeno so´o ronaldinho gaucho.

      • Kacal
        Posted Maio 3, 2018 at 7:02 pm

        Mas eu não consigo perceber como ser o melhor jogador não está interligado com ter a melhor carreira?! O Ronaldo “Fenómeno” podia ter sido mas os “ses” contam pouco, na realidade não foi. Foi fantástico mas as lesões não lhe permitiram mais.

        • JDTM
          Posted Maio 3, 2018 at 10:02 pm

          Não é por o Daniel Alves ser o jogador mais titulado da história que vai ser o melhor jogador da história. É obvio que a carreira do Cristiano é superior mas penso que ele quer dizer que o melhor Ronaldo foi melhor que o melhor Cristiano. É uma opinião, eu tambem acho que o Federer e o Nadal foram os melhores tenistas da história no entanto para mim o melhor Djokovic ganhava ao melhor Nadal (excepto Roland Garros) e ao melhor Federer. Mas lá está é mais uma opinião.

          • Kacal
            Posted Maio 4, 2018 at 12:49 pm

            Mas o Ronaldo, além de ter uma carreira excepcional com mais de uma década ao mais alto nível, também tem sido um dos dois melhores jogadores do Mundo sempre e a ombrear com um dos melhores de sempre, para muitos o melhor, de nome Messi. Tudo conjugado faz-me dizer que o melhor é CR7 entre os Ronaldos, mas são opinião como é óbvio.

        • SenyorPuyol
          Posted Maio 3, 2018 at 8:30 pm

          Dei precisamente o exemplo Nedved/Seedorf, posso dar outros, por exemplo, Del Piero teve uma carreira melhor que a de Totti, gosto bastante de ambos, mas para mim Totti foi melhor, Raul tem um palmarés mais rico que Henry por exemplo e acho este último melhor que o primeiro apesar de ambos serem grandes jogadores.
          É óbvio que os melhores jogadores terão melhores carreiras mas o facto de ter uma carreira melhor não significa que sejas melhor jogador, Dani Alves tem mais títulos que Roberto Carlos e penso que ninguém o colocará “acima” deste.
          Por isso digo que, na minha opinião, apesar de CR já ter construído uma melhor carreira, o Fenómeno para mim jogava melhor, e jogou como jogou por tempo suficiente para conferir que a qualidade não era circunstancial, era inerente a si. Eu não estou a incluir o “se” na minha opinião.

          • Kacal
            Posted Maio 4, 2018 at 12:52 pm

            Sim, mas esses jogadores que falaste não foram um dos 8 melhores jogadores da história como o Ronaldo já é. Não ombrearam taco-a-taco com um dos melhores de sempre como Messi durante mais de uma década ao mais alto nível. Além de ter uma carreira excepcional, há esse pormenor. Conjugando tudo acho que o nosso CR7 suplanta o Ronaldo “Fenómeno” porquê a qualidade e o talento é bonito de se ver, mas se não se concretizar de pouco serve, a meu ver. Adorava esses jogadores que falaste e o Ronaldo “Fenómeno”, obviamente, apenas acho que as lesões não lhe permitiram chegar mais longe e o nosso Ronaldo suplantou-o, mas aceito e respeito a tua opinião.

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 3, 2018 at 5:35 pm

    Toda a gente sabe que o Fenómeno não é hoje em dia considerado o melhor jogador da história do futebol por causa daquela lesão em 2000 frente à Lázio. E fica tudo dito aqui. O Cristiano é um monstro das estatísticas, tem uma finalização como nunca se viu e uma forma física de fazer inveja aos deuses. Tem uma capacidade mental impressionante e nunca teve o azar de sofrer uma lesão gravíssima (também soube precaver-se bem). Agora uma coisa é certa, para os verdadeiros amantes de futebol, para quem gosta de ver a arte e a beleza nos pequenos pormenores do jogo, dava muito mais gosto ver jogar o Fenómeno do que dá hoje em dia ver o Cristiano. Claro que daqui uns anos o que se vai recordar vão ser as estatísticas, os títulos, os recordes e nisso o CR7 reina e acabará por ser considerado por muitos o melhor jogador (ou pelo menos no top 2 ou 3) da história deste desporto.

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 3, 2018 at 5:02 pm

    Adoro o CR7 e é talvez um dos melhores finalizadores da história do futebol, mas…

    O Fenómeno é o meu ídolo de sempre e para mim, o melhor jogador que já vi jogar.

    Como disse, adoro o CR7 mas o futebol é mais do que golos e se perguntassem quem é que preferia ver jogar ao vivo e a cores por 1 só vez na vida, diria que o fenómeno sem qualquer margem de dúvidas.

    Sem contar com o Gaúcho, é o único jogador que merece que eu perca tempo a ver montagens das melhores jogadas no Youtube.

  • Luis La Liga
    Posted Maio 3, 2018 at 4:58 pm

    Ja estou um bocado cansado desta comparacao dos jogadores atuais com os antigos. Nao ha ninguem que sequer se aproxime de Ronaldo e Messi nestes ultimos 12 anos. Ronaldo nao tem explosao agora. No Man Utd tinha mais explosao, mais 1 x 1 que Ronaldo. Agora tem mais finalização, mais desmarcação, mais capacidade mental. Quantos golos de cabeça marcou ronaldo o fenómeno.

    De Messi, nem falo, para mim já e o GOAT ha mais de 3 anos.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 3, 2018 at 4:32 pm

    É mentira como é lógico. Potencial pra isso ele tinha como é lógico. Fenômeno e Maradona se o futebol é drible, explosão, imprevisibilidade e golo são os melhores de sempre, mas o futebol não é só isso. Cr7 só lhe falta fazer números decentes num mundial, tem poucos golols. De resto pra se ter uma ideia, o Fenômeno fez 18 gols em toda a sua carreira na Champions, Cr7 faz isso numa só..

  • miguelvc
    Posted Maio 3, 2018 at 4:30 pm

    Não é do meu tempo, mas também o acho muito melhor que o CR7, e não me parece que haja qualquer dúvida em relação a isso.
    Mas já não é a primeira vez que o Mourinho diz isto, parece estar a quer picar, mas não deixa de ter absoluta razão.
    Só gostava que o fenómeno tivesse sido uma lenda do Barça e não do Real

    • Joao Duarte
      Posted Maio 4, 2018 at 12:13 am

      O mesmo em relação ao Messi. Ah espera nesse caso…

    • Looper
      Posted Maio 3, 2018 at 7:52 pm

      O classico hate do Miguel ao ronaldo…nao é do teu tempo e nem o viste jogar portanto mas nao achas que haja qualquer duvida. Enfim, que cegueira

  • Slayer666
    Posted Maio 3, 2018 at 4:27 pm

    Fenómeno foi mesmo um fenómeno, era incrível o que ele fazia…o problema foi as lesões, e num raciocino de pura especulação SE não tivesse as lesões poderia (a manter o que fazia) estar facilmente no top 3 dos melhores de sempre (claro que isso é sempre subjectivo e depende da opinião/gosto/critério de cada um) mas quando o fenómeno chegou ao Barça e depois ao Inter, minha nossa que o homem partia mesmo aquilo tudo, era mesmo incrível o que ele fazia…pena a e as gravíssimas lesões :(

  • AngeloGJ
    Posted Maio 3, 2018 at 4:14 pm

    Fenomeno foi um grande jogador, mas segundo o proprio a incapacidade de conciliar todas as areas da vida com a sua vida profissional destruiram-lhe a carreira (muito a semelhanca de tantos outros craques brasileiros), ja Cristiano Ronaldo teve a graca de ser discipulado pelo Fergunson (e ser colega de senhores do futebol e nao criancas como é hoje em dia) que o ensinou a ser um atleta completo, e no fim quem é melhor ? é o Cristiano, nao tem o talento puro que o fenomeno tinha, nao tem a potencia do fenomeno MAS pelo que ja conquistou, pela continua transfiguracao que tem conseguido fazer do seu futebol é sem duvida o melhor dos Ronaldos.

  • MM
    Posted Maio 3, 2018 at 4:14 pm

    Nao sei se o Fenomeno é melhor, mas é de longe o meu favorito!
    Nao vou ao youtube ver videos do cr7, mas vou ver do fenomeno..esta tudo dito

  • Pedritxo
    Posted Maio 3, 2018 at 4:08 pm

    Ronaldo, sem lesoes, tinha tudo para ser o melhor de sempre, mas infelizmente para ele e para nós, adeptos do espetaculo, nao foi assim, e so teve 6,7 no topo.
    CR7 pode nao ser melhor nos atributos, mas ganha na consistencia, e isso é o que distingue ele e Messi, pois ha poucos que conseguiram estar tantos anos no top

  • ACT7
    Posted Maio 3, 2018 at 4:05 pm

    É uma opinião válida do Mourinho, até porque já trabalhou com os 2 sabe melhor que ninguém do que fala.
    Para mim ninguém está ao lado de Messi e Ronaldo, que foram e são duas autênticas bestas durante mais de 10 anos, difícil alguém chegar ao nível destes dois.
    Acho que é normal as pessoas preferirem um a outro, assim como se preferir Messi a Ronaldo e vice-versa, agora fazer de um deles (Ronaldo fenómeno, Ronaldo, Messi, Maradona, etc.) saco de batatas mal atado para enaltecer outros isso é que já não é normal.
    Também estamos a falar de tempos diferentes e o futebol à boleia da tecnologia evoluiu muito, o que acaba por ser complicado comparar jogadores que não se cruzaram.

    • TheWatcher
      Posted Maio 3, 2018 at 7:06 pm

      Nem mais, tempos completamente diferentes. Hoje em dia as estrelas são mais protegidas pelos árbitros e há todo o tipo de preparação física que não havia na altura. No entanto, ninguém pode negar o que Ronaldo e Messi têm feito nos últimos 12 anos. É só monstruoso e vão abandonar como 2 dos melhores jogadores da história sem sombra para dúvida. Para além disso, “reduziu-se” Cristiano a golos e dá a ideia de que com o passar dos anos é a única coisa que vai ser lembrado. Na verdade talvez há 7-8 anos para cá é que Ronaldo se “descuidou” no 1×1, na técnica, na imprevisibilidade. Quem é que não se lembra da explosão, da velocidade enquanto partia rins em Inglaterra? É certo que O Fenómeno era tudo isso e mais, mas Cristiano não foi assim tão inferior nesse aspeto.

  • Oldasity
    Posted Maio 3, 2018 at 4:00 pm

    Basta olhar para os números + a consistência dos dois e chegamos à conclusão de quem é o melhor.

    Mas acho que Ronaldo O Fenómeno poderia ter sido um dos melhores, se não o melhor de sempre, tinha tudo e era um jogador incrível.

  • SenyorPuyol
    Posted Maio 3, 2018 at 3:52 pm

    Opinião válida, pessoalmente concordo mas é perfeitamente compreensível que se pense ao contrário.
    Desenvolvendo o meu ponto de vista, o Fenómeno tinha uma capacidade de finalização ao nível de Cristiano Ronaldo e na minha opinião até se movimentava melhor que este, técnicamente também o considero superior. A favor de CR, para mim, há o posicionamento, inteligência dentro de área e a consistência, sendo que também mantém a potência física há mais tempo que o Fenómeno aguentou (fruto das lesões e da condição que tinha).
    No cômputo geral, o Fenómeno era mais jogador, mas CR tem e terá uma carreira melhor e aqui é que entra a componente pessoal, o melhor depende do que valorizarmos, para escolher o melhor Ronaldo, eu fico com o Fenómeno, posso considerar CR o “maior” dos dois no mundo do futebol, mas serão dois termos diferentes ainda assim.

  • Luis 1 2 3
    Posted Maio 3, 2018 at 3:28 pm

    O futebol nunca viu um jogador como o Ronaldo quando este tinha entre 18/21 anos, a partir dai com as lesoes e problemas de saude teve de se reenventar, voltou a ser um grande jogador mas nao voltou a ser o “fenomeno”.
    em qualidade o Ronaldo tirando jogo de cabeça e desmarcação, ganha em quase tudo ao Cristiano, velocidade, técnica, drible, finalização (precisava de menos oportunidades para marcar), mas pela longevidade, e capacidade de trabalho vou ter de dar o titulo de melhor Ronaldo ao Cristiano … há mais de uma decada que esta no topo.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 3, 2018 at 3:21 pm

    Totalmente de acordo!!!

    O verdadeiro Ronaldo, o jogador que mais gozo me deu ver jogar. Era do outro mundo.

    Pena aqueles joelhos e aquele problema de saúde, era mesmo um fenómeno, O “FENÓMENO”.

  • Fernando neves _36
    Posted Maio 3, 2018 at 3:21 pm

    O meu jogador preferido de sempre, Ronaldo Fenómeno.

  • Wonderkid
    Posted Maio 3, 2018 at 3:14 pm

    No way. Tudo dito no negrito do VM. Ronaldo era verdadeiramente um fenómeno, mas CR7 é pura e simplesmente de outro Planeta.

  • Kacal
    Posted Maio 3, 2018 at 3:08 pm

    Peço desculpa ao Mourinho e sou enorme fã dele, embora ache que ele comece a ficar ultrapassado e deva parar, pensar e reinventar-se. Mas não deixo de ser fã, é nos bons e maus momentos. Respeito a sua opinião. No entanto, apesar de concordar que o Ronaldo “Fenómeno” foi um verdadeiro fenómeno e tinha tudo para ser o melhor de sempre destacado, obviamente foi um dos melhores e em termos de qualidade e talento foi um “bicho”, foi mesmo o melhor de todos os tempos nessa vertente, a meu ver.

    Para estas coisas o rendimento e a regularidade contam, os recordes e os números também. E aí não há pai para o papai Cris, só o Messi. Portanto o melhor Ronaldo de todos os tempos foi o CRISTIANO RONALDO. Mas o Ronaldo “Fenómeno” também foi um ENORME.

    • Turiacus
      Posted Maio 3, 2018 at 5:10 pm

      És como eu, apesar do futebol pobre e ideias mais básicas que o Mourinho tem praticado continuamos fãs incondicionais dele e provavelmente porque lhe estamos eternamente grato por aquelas duas conquistas europeias seguidas eheh Quanto ao resto concordo por completo, para mim o Ronaldo e o Messi estão num nível completamente à parte de qualquer outro jogador, são dois ET’s e são os dois melhores de sempre (na minha opinião claro).

      • Kacal
        Posted Maio 3, 2018 at 7:32 pm

        Exactamente! Esperemos que o Mou recupere a sua “estrela”. Mas claro que as duas conquistas europeias seguidas ajudou, ahah

        De resto, totalmente de acordo com o resto que disseste!

        • Turiacus
          Posted Maio 3, 2018 at 8:34 pm

          Fiquei especialmente desiludido com a eliminação com o Sevilha, era um adversário tão acessível… O Mourinho antes era exímio nestes jogos a eliminar mas agora parece que nem isso, nem o defender bem, nem nada e é uma pena!

          • Kacal
            Posted Maio 4, 2018 at 12:55 pm

            Exacto! Adoro o Mourinho e só espero que se reinvente e volte mais forte, volte à ribalta e ao topo. Essa eliminação com o Sevilla foi inadmissível e fica difícil defende-lo assim.

            • Turiacus
              Posted Maio 5, 2018 at 12:33 pm

              Ainda por cima a abordagem ao mercado não tem sido propriamente a melhorar com investidas demasiado elevadas num só jogador. Mas lá está, sou grato ao Mourinho e irei apoiá-lo incondicionalmente!

  • J Silver
    Posted Maio 3, 2018 at 2:57 pm

    Estamos na verdade a falar de 4 jogadores diferentes aqui, pois ambos os Ronaldos tiveram duas fases da carreira distintas.

  • Joao D
    Posted Maio 3, 2018 at 2:53 pm

    Jogadores diferentes. Não dá para comparar.

    O Ronaldo era um bicho no Real e na seleção brasileira. Das grandes referências da minha infância.

    • Jacobinho
      Posted Maio 3, 2018 at 3:29 pm

      não Real não foi nada de mais, mas antes de 1998 o Ronaldo foi absolutamente brutal, a época que fez no Barcelona foi o melhor que eu vi fazer a um jogador de futebol

Deixa um comentário