Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mourinho gosta de “pescar” em Portugal; Engordou os cofres do Benfica em quase 100 milhões de euros

Com a recente aquisição de Matić ao Benfica, aumentou para 160 milhões a quantia que Mourinho já deixou em Portugal (engordou os cofres da Luz em 92 milhões de euros e “deu” aos azuis e brancos 68 milhões).
Fazendo um pouco de futurologia não é difícil de prever que esta tendência de Mourinho em “pescar” na Liga portuguesa, não vai ficar por aqui. E muito provavelmente já a curto prazo vamos ver Benfica ou FC Porto a realizar mais uns bons encaixes às custas do Happy One. 
Lampard, Terry, Cole e Eto’o terminam contrato em 2014, e com alguma normalidade Mou também vai ficar com mais espaço de manobra no Chelsea, algo que demonstrou com a recente contratação por 25 milhões de euros de um jogador que tinha sido dispensado pelos Blues. E juntando todos os cenários, é provável que no final da época, mais alguns elementos do campeonato português reforcem o clube londrino. Na defesa, Ivanović está lesionado desde o jogo com o Liverpool. Regressa em Fevereiro, mas sempre deu a ideia de poder render mais no centro da defesa. Azpilicueta tem estado bem, mas um ataque a Danilo (o brasileiro está no melhor ano da carreira), colocaria um ponto final na indecisão da posição. E o espanhol até tem sido opção também para o lado esquerdo. Outra posição carente de reforço vai ser a zona central da defesa. Terry está a fazer uma excelente temporada, mas já não é novo, David Luiz, que até tem jogado a trinco (o que realça bem a importância que Matic pode ter no Chelsea), parece que não tem a confiança de Mou, e apesar da qualidade de Ivanović e Cahill, não será surpreendente se Garay (caso não abandone os encarnados já agora em Janeiro) ou Mangala (central com um ímpeto físico de bradar aos céus e margem para uns valentes anos no top mundial) serem alvo de cobiça. Também a posição de lateral esquerdo deve ser alvo de reforço. Ashley Cole está a cair a olhos vistos e Bertrand mostra ainda não estar pronto para assumir o lugar. Alex Sandro, cada vez mais certezas dá de ser um dos melhores do mundo na posição, pelo que com alguma normalidade, e até porque as opções no mercado não abundam, será um alvo do Special One. Em suma, várias lacunas, mais poder para Mou, mais margem para inverter o que disse sobre o mercado português no inicio da época, e assim construir um plantel que lhe permita fixar o Chelsea entre os 4 melhores do Mundo e finalmente vencer a LC pelos londrinos.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira 

72 Comentários

  • André Pedro
    Posted Janeiro 18, 2014 at 12:31 pm

    Normal, um jogador português, ou que jogue em Portugal, desde que tenha qualidade, adapta-se com relativa facilidade ao futebol inglês. Portanto como disse, é uma situação normal. Nos últimos anos, tanto o slb, como o fcp têm tido a habilidade de conseguir polir diamantes em bruto, catapultando-os assim para clubes maiores e gerando negócios com valores a que não estávamos acostumados no futebol português.
    Esperemos que assim continuem e que para breve o Sporting também seja capaz de o fazer.

    Nota:
    Reparem que nenhum jogador envolvido nestes negócios era da formação do clube.

  • Bernardo alves
    Posted Janeiro 18, 2014 at 1:28 am

    Cuidado com a regra dos extracomunitários na Premier League. Não sei muito bem como ela se aplica, mas uma equipa da Premier League não pode ir buscar os jogadores fora da UE que quiser, não é assim tão fácil.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 11:37 pm

    Excelente post. De facto, o Mourinho gosta de pescar em Portugal e ainda bem para o futebol portugues que isso acontece.
    Em relaçao ao futuro, parece-me que o Mangala, o Alex Sandro e o Jackson seriam os jogadores mais apeteciveis para o Chelsea, sobretudo o central frances, uma vez que para lateral esquerdo e ponta de lança ja se falaram noutros nomes (Shaw ou Suarez).

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 17, 2014 at 8:56 pm

    Fábio, percebo o post, realmente José Mourinho tem comprado bastante em Portugal, desde os tempos do 1º ano no Chelsea, agora as opções que apresentas são no mínimo subjectivas.
    Danilo e Mangala não são de todo hipóteses para os londrinos, aliás, se existe central francês que muito provavelmente irá assinar pelo Chelsea será o Kurt Zouma. Para lateral existe Ivanovic e o ainda novo Azpilicueta (tu próprio referes que tem estado bem, por isso, para quê investir no Danilo? )
    Garay ao que tudo indica irá assinar pelo M.United ou pelo Zenit, logo não me parece hipótese.
    O único em que concordo contigo é com o Alex Sandro, tem tudo para ser um lateral de top, mas desde que abandone aquela postura do "deixa andar, não é nada comigo" que tem apresentado ultimamente.
    Como em tudo, posso estar errado claro.

    Um abraço

    • Sideshow Bob
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:13 am

      Zouma na edição de ontem do L'Equipe, traduzido:

      “Well, its true. There has been an advanced contact. At first I thought it was a joke. But I quickly took [Mourinho's] call seriously. A great man like Jose Mourinho phoning a small player like Kurt Zouma, it’s nice. It does not happen to you every day and it is a great sign of respect and trust. I will always take Chelsea. I loved this club since childhood and blue is my favourite colour. In my head, it is clear: I want a change. When going abroad, it’s make or break. But it is a risk worth taking.”

      Um abraço

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:29 am

      O Kurt Zouma ainda está muito verdinho para o Chelsea. O Mangala está no ponto exato da maturidade e seria uma das melhores opções no mercado. Mas claro, são opiniões.

      Para a lateral, como disse, Ivanovic deslocaria-se para o centro e ficaria só o Azpilicueta. E acho o Danilo superior e com maior margem de progressão. Mas a ideia foi só vincar que a aposta poderia partir do campeonato português. Não foi de todo dizer que o Danilo era a melhor opção para o Chelsea.

      Quanto ao Garay, de acordo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 17, 2014 at 8:00 pm

    Provavelmente o Markovic mais cedo ou mais tarde vai lá parar.

    • Pedro Alves
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:21 pm

      Continuo sem entender a posição do Chelsea quanto ao Markovic. Isto porque o presidente do Partizan falou muito no Chelsea quando o Benfica o foi buscar. Os outros 50% pertencem a quem?

  • Daniel Gomes
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:49 pm

    94 milhões ? contas muito mal feitas..
    se não estou em erro as compras de clubes onde o Mourinho estava ao Benfica, foram : Tiago (12 M), Ramires (11 M -metade do passe) David Luiz (25 M), Matic (25 M).. isto só em jogadores ao Chelsea dá 73 M.. e depois no Real Di Maria (30 M) Coentrão (30 M) acho que dá 133 M e não 93..

  • João Dias
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:45 pm

    Danilo não dá garantias de qualidade. Mais vale ir buscar o Cedric que está a melhor de jogo para jogo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:26 am

      Gosto muito do Cédric, mas não o comparo ao Danilo.

    • Jubas
      Posted Janeiro 17, 2014 at 9:19 pm

      Que não és do Sporting sei eu…
      Vai gozando, daqui a uns anos pode ser que te supreendas ao ver onde está o sr 20Milhões e onde está o Cedric

    • João Dias
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:58 pm

      Não sou do Sporting.
      Vejo a realidade. O Danilo é um flop. Concordo com o user acima. Custou quase 20 milhões e até agora só fez banalidades. Já para não falar que já meteu água imensas vezes.Pelo contrário, Cedric demonstra mais qualidade. Melhor a atacar e quiçá a defender, tem uma técnica de cruzamento muito acima da média.

    • Jubas
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:32 pm

      Vai gozar com outro, deves ter melhor que o Cedric no teu clube queres ver?
      Claro que o Cedric está muito longe desse nível, mas que está a crescer está.

  • Ace-XXI
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:36 pm

    Curiosamente ou talvez nao todos os jogadores tem dedo Jorge Mendes e peter kenyon no negocio…

    Nao tenho qqr duvidas que se Mendes tivesse mais influência no SCP estariam aí jogadores nossos mas como era o Zahavi que tinha o exclusivo dos miúdos da academia…

  • Estive Lá
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:35 pm

    E mesmo assim o Benfica continua a ganhar zero.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:33 pm

    Mourinho recebe umas boas comissões destes negócios do Jorge Mendes, por isso estas noticias não são nada de novo.
    Gomes

  • Kacal l
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:32 pm

    Excelente post com um assunto interessante, Parabéns Fábio!!!. :-)

    Quanto ao Chelsea, concordo com tudo e acredito que o Garay, Mangala, Danilo e Alex Sandro são hipóteses para os Blues e não tenho duvidas que seriam excelente reforços.
    Eu também gostava de ver o Ivanovic no centro e acho que renderia muito mais ainda, o Ashley Cole está em decadência e o Bertrand não está pronto para assumir a titularidade, o Alex Sandro é das melhores opções, no lado direito o Danilo também seria uma solução muito interessante, mas precisa de evoluir mais e de ter um maior rendimento no Porto.
    Quanto aos centrais, acho que o Mangala seria o reforço ideal, para além das qualidades físicas, técnicas e tácticas e da sua grande margem de progressão, é canhoto e funcionaria perfeitamente com qualquer um dos outros centrais (Terry, Ivanovic, Cahill ou David Luiz), principalmente os dois primeiros, o Cahill e o David Luiz têm experiência a jogar no lado direito do centro da defesa.
    Concordo que seriam reforços fantásticos, mas espero que não venham ao Dragão busca-lo e se vierem que venham com muito dinheiro, os Benfiquistas de certeza que esperam o mesmo em relação ao Garay.
    Acrescento que o Jackson, tendo em conta os actuais PL do Chelsea e a situação em que "vivem", se calhar é uma hipótese real também para reforçar o Chelsea na próxima época, mas com menos probabilidade que os outros.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:30 am

      Muito obrigado Kacal.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:20 pm

      Concordo João, em termos de qualidade tem lugar em muitas equipas de topo, mas tem de moderar as suas atitudes e comportamentos e focar-se no que realmente importa.

    • João Lains
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:44 pm

      Coentrão? Deixem esse rapaz longe do Mourinho, já o defendeu que chegue. Quando moderar os seus comportamentos, aí sim pode chegar a um novo clube de topo.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:06 pm

      Atlas Um, não queres mais nada??? não é que duvide que eles queiram ir para o Chelsea, é quase certo que aceitam, mas e dinheiro para os contratar??? o Coentrão é possível, agora o Vidal e o Suárez são caríssimos e não sei se o Abramovich está disposto a pagar tanto dinheiro.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:03 pm

      "O Cahill e o David Luiz têm mais experiência a jogar no lado *esquerdo da defesa…" e não direito

    • Atlas Um
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:00 pm

      Na minha opinião Mourinho precisa na próxima época de:
      Coentrao.
      Vidal.
      Luis Suarez.

  • Adam Van Loureiro
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:31 pm

    No geral está bem construída a crónica: Algumas nuances, na minha opinião:

    Danilo "no melhor ano da carreira"? Discordo em absoluto, apenas é mais visível este ano porque os extremos do Porto tem estado em má forma exibicional, é uma qualidade "camuflada". Mais depressa, contrata o Kyle Walker que está milhas à frente do brasileiro.

    Mangala "para uns valentes anos no top mundial"? Discordo em grande parte. Tem graves lacunas mentais, como o excesso de agressividade e lacunas técnicas no passe e na condução de bola para além de que o estilo de jogo não apresenta classe, não dá gosto de vê-lo a jogar. Ter físico "de bradar aos céus" não é o suficiente para estar, por exemplo, no Top 10.

    Saudações Leoninas.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:52 pm

      o Fernando Couto era bem mais agressivo (e agressivo é eufemismo) e acalmou em Itália. O Mangala não é certamente mais "impetuoso" que o Davis Luiz era…

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:26 am

      O facto de ser mais visível devido aos extremos do FC Porto estarem em má forma exibicional não descura este ano estar a ser o melhor da carreira do Danilo.

      Quanto ao Mangala, discordo por absoluto. Tenho vincada a opinião que marcaria uma posição tanto no Chelsea como no City, por exemplo. E seria central para durante uma década ser um pilar na equipa.

    • Gustavo18
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:48 pm

      Seria excelente o Mangala continuar no Porto.

  • ZePedro
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:29 pm

    Esta questão já foi explorada pelo VM anteriormente e não poderiam estar mais certos: cada vez é mais difícil atrair jogadores de grande qualidade, fruto do poderio económico de outros emblemas que não existia aquando da primeira incursão do Special One no Chelsea. Penso que do campeonato português Mourinho possa apostar em Alex Sandro no final da época, uma vez que o brasileiro é cada vez mais uma certeza e muito forte em todos os aspectos do jogo. Gostava de ver ainda nos "blues" um dos centrais do Dortmund (Subotic ou Hummels encaixavam que nem uma luva) e Gundogan poderia com a saída de Lampard (sendo jogadores diferentes, como é óbvio) elevar a capacidade de pressão deste Chelsea para outro nível. Se houver dinheiro, investir num dos PL's da moda não era mal pensado, até porque no Verão é expectável um grande leilão por Diego Costa.

  • Tiago
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:27 pm

    Danilo? Até me custou ler o texto depois de ler que o Danilo era uma boa opção para o Chelsea.

    O resto dos nomes posso concordar mas o Danilo… Não é nem metade do jogador que é o Alex Sandro.
    O Danilo é fraquinho. Custou 18M e é um "manquinho". Nem 5M valia. E não é por ter melhorado esta época que vale muito mais.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:23 am

      Eu vejo Danilo como lateral. E sinceramente gosto de vê-lo lá.

    • MM
      Posted Janeiro 17, 2014 at 9:26 pm

      continua-me a parecer que o danilo é o melhor médio centro ou "box-to-box" do plantel do porto. também me parece que essa é a posição preferida do brasileiro e que a lateral direito não rende metade e nem vontade de fazer por isso. digo isto pelos jogos que vi dele no santos. também me parecem exageradas as criticas ao jogador, apesar de concordar que seja qual fôr a posição em que é melhor, nunca valeria 18 milhoes de euros, talvez um valor por volta dos 7 milhoes fosse o razoável

  • João Carlos
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:26 pm

    Tanto dinheiro que o Benfica recebe, e as finanças continuam uma miséria.
    https://4.bp.blogspot.com/-zmdoG6gw-CU/UtfllVDwUHI/AAAAAAAAPts/ec5BgFzh7aw/s1600/Milagre+Financeiro.gif , coisa que os Maneis não podem negar.

    Não imagino Mourinho a pescar em Portugal tão cedo…

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:23 pm

    Não queria dizer nada, mas o Willian manda uma barriga na imagem.

  • Atlas Um
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:21 pm

    Quais os jogadores que Mourinho veio adquirir ao Benfica?
    Tiago, Di Maria, Coentrao, Matic, mais algum?
    10M€ + 35M€ + 30M€ + 25M€ dá precisamente 100M€.

    Julgo que no Verão ainda vem contratar mais um ou dois a Portugal.

  • Pedro
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:19 pm

    Mourinho é a pessoa mais anti-Sporting no mundo do Futebol.

    Aposto que em toda a carreira dele nunca vai dar 1 centimo ao Sporting…ao Benfica até deu 30 milhões pelo Coentrão quando já tinha o Marcelo, demonstrando qual é o seu clube de infãncia.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:38 pm

      Essa é kafkiana lol

    • Kafka
      Posted Janeiro 17, 2014 at 9:55 pm

      O discurso de coitadinhos de alguns Sportinguistas é tão grande, que eu um dia aqui ainda hei-de ver escrito que afinal o Hitler não quis exterminar os judeus, mas queria sim acabar com todos os Sportinguistas à face da Terra, e que depois o Estaline na contra resposta rumo a Berlim, tentou exterminar os Sportinguistas que sobreviveram

    • helder -london
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:31 pm

      Essa de ser do Benfica e uma piada!deu dinheiro ao Benfica sim mas também lhe tirou os melhores jogadores algo que claramente beneficiou o porto.dinheiro não e tudo.

    • João Silva
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:29 pm

      E também esteve no Benfica e não quiseram renovar com ele depois de dar 3-0 ao Sporting…
      Teve pra voltar e queriam impor-lhe adjuntos…
      Se ama o Sporting ou não não é o relevante praqui, alguém no seu perfeito juizo acha que o Mourinho liga aos clubes de onde vêm os seus jogadores?
      Qualquer treinador quer é bons jogadores, não importando de onde vieram.

    • Inverno
      Posted Janeiro 17, 2014 at 8:19 pm

      O Mourinho ja esteve no Sporting, era o tradutor do Robson foram despedidos quando tavam em primeiro lugar no campeonato depois de uma eliminação nas competições por uma equipa com pouca tarinba. Teve para vir para treinador do Sporting mas porque vinha do Benfica e iria trazer polemica deixaram no para tras… Teve no Porto onde o Principal rival era o Sporting e teve um incidente muito polemico em Alvalade, a famosa camisola do Rui Jorge..Ainda para mais é um Benfiquista que tem uma grande historia de conquistas no Porto… Tendo em conta isto deve ter um enorme amor pelo Sporting lol

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:57 pm

      Eu às vezes fico com dúvidas se certos comentários não são feitos sobre o efeito do álcool…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:45 pm

      Quando veio buscar o Coentrão o lateral do sporting era o Evaldo.

      Acho que o Evaldo tinha sido o jogador certo para tirar o lugar ao Marcelo.

      Ass. Carlos

    • Gonçalo Guedes
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:43 pm

      O Mourinho quer é bons jogadores, não lhe importa se jogam no Pastilhas ou no Andorinha…
      Até nisto são chorões, chiça.

    • Sérgio
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:32 pm

      E quem é que queres que venha buscar ao Sporting? Acho que isso não prova se é anti-Sporting ou não, o Sporting é que não tem jogadores que façam a diferença para a equipa dele.

    • Atlas Um
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:27 pm

      Por nao contratar ao Sporting nao quer dizer que seja anti Sporting.

    • João Carlos
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:26 pm

      Se calhar, não contrata no SPorting porque, nos últimos anos, o que lá falta é qualidade.

    • Bruno
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:26 pm

      Teoria um bocado para o ridículo.

    • André Costa
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:22 pm

      É impressionante, até o mourinho está contra o sporting. Que coitadinhos…

    • Jorge Faria
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:22 pm

      Também pode ser por, neste momento, não existirem jogadores do SCP capazes de ingressar o plantel do Chelsea.

  • João Lains
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:15 pm

    O Danilo é fraco, o Alex Sandro seria um excelente investimento e talvez mais indicado que Baines que completou recentemente 29 anos ou Shaw que tem somente 18. Entre Garay e Mangala dou preferência ao francês que me parece mais talhado para o futebol inglês. Para fechar o plantel apostava em Diego Costa para a frente de ataque e aproveitando o facto de ser agenciado por Jorge Mendes. Se o orçamento ainda o permitisse apostava num médio centro para fazer concorrência ao Ramires, a menos que o Van Ginkel regresse em força da lesão. Rakitic poderia ser uma boa alternativa ou a situação do Marchisio também podia ser explorada.

    • Pires
      Posted Janeiro 21, 2014 at 12:42 am

      Alex Sandro é dos laterais mais fortes que existe na Europa, a par de Danilo. Atenção, digo isto de pura opinião imparcial, até porque sou benfiquista. Alex Sandro é até mais completo que Danilo, apesar de este ter de seu lado a potência atlética. Com qualquer um dos dois, Mourinho ficará sempre bem servido. Analisando as outras opções, digamos que Mangala encaixaria bem no plantel do chelsea, no entanto creio que este ainda nao deu o salto qualitativo que era expectável. Talvez com o ingresso no futebol inglês ganhasse o que lhe tem faltado, consistência e classe.

    • joao
      Posted Janeiro 20, 2014 at 1:15 am

      Concorrência ao Ramires ? Para quê ? Aquele menino é intocável !!

    • Hugo Costa
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:36 pm

      Danilo fraco?
      Costumas fazer bons comentários, por isso peço que me digas o porquê de achares o Danilo fraco…

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:23 am

      Estou muito longe de achar o Danilo fraco.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:11 pm

    Apostaria em Mangala/Garay e Alex Sandro no fim da época… Danilo nem pouco mais ou menos!!!

  • Bruno
    Posted Janeiro 17, 2014 at 7:08 pm

    Sinceramente, e fazendo futurologia, não creio que Mou volte a pescar em Portugal, com sorte, talvez venha buscar um DC.

    SL!

Deixa um comentário