Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mourinho: «Sou um dos melhores treinadores do Mundo»

As coisas não estão fáceis para Mou em Old Trafford, e esta insistência do português em recordar os seus feitos do passado mostra uma necessidade de se proteger das críticas do presente.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo entre o Manchester United e o Burnley, Mourinho voltou a entrar em confronto com os meios de comunicação social, enaltecendo os seus méritos como treinador. “Sou o treinador de um dos maiores clubes do Mundo, mas sou também um dos maiores treinadores do mundo. Talvez não queiram admitir, mas tive muito sucesso na época passada. Façam como quiserem, mas na minha análise, é mais importante o que eu penso do que o que vocês pensam. Há dois anos estivemos muito bem ao ganhar a Liga Europa. Somos a última equipa inglesa a ganhar uma competição europeia. E repito: ganhei oito títulos; sou o único no mundo que ganhou títulos em Espanha, Itália e Inglaterra. Não se trata de títulos pequenos, em países pequenos. Por isso, posso dizer que o segundo lugar na temporada passada é um dos meus maiores feitos.”, disse o timoneiro dos Red Devils, concluindo com uma citação do filósofo alemão Georg Hegel. “Já leu Hegel? Ele diz, ´a verdade está no todo. É sempre no todo que se encontra a verdade.”, lembrou Mourinho.

40 Comentários

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 31, 2018 at 3:18 pm

    Vá Sr. José, já chega, vá descansar.

  • Pedro Salgado
    Posted Agosto 31, 2018 at 3:18 pm

    É muito mau sinal quando temos de lembrar aos outros que somos bons.

  • Kacal
    Posted Agosto 31, 2018 at 3:28 pm

    De certa forma acabo por concordar com Mou. A última imagem é que fica e realmente é “sempre num todo que está a verdade”, ou seja, o Mou não passou a ser banal e devemos esquecer quem foi e o que fez. E obviamente continua a ser um dos melhores do Mundo, apenas não está num top10 sequer actualmente, provavelmente. Mas cabe a ele fazer as mudanças necessárias e provar que ainda tem uma réstia do antigo Mourinho em si e que ainda é capaz de estar no topo, que tenha como base o passado, mas que faça mais no presente de modo a recuperar esse passado. Neste momento não é um dos melhores dos melhores, isso parece-me óbvio. Mas deve ser respeitado e reconhecido pela sua carreira, mas actualmente tem que fazer MUITO mais. Posto isto, anda lá Mou e dá a volta isso!

    • psychomantis
      Posted Agosto 31, 2018 at 3:50 pm

      Kacal, sou um grande fã de Mourinho, mas tenho que admitir que estou desiludido com ele principalmente desde que chegou ao United. Não esqueço os seus feitos no Porto, Chelsea, Inter, Madrid e até em Manchester, só ao alcance de um dos melhores treinadores de sempre, mas o seu discurso nos últimos tempos não tem sido o mais correto a meu ver.
      Apesar disso, penso que Mourinho não tem que provar nada a ninguém, o seu nome já ficará na história como um dos melhores de sempre. Partilho da tua vontade de voltar a ver Mourinho a ter sucesso!

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2018 at 4:23 pm

        Sem duvida, psychomantis. O Mourinho a partir da passagem pelo Real nunca mais foi o mesmo, desgastou muito a sua imagem nessa fase e perdeu alguma “aura” à sua volta. Depois foi perdendo elementos da equipa técnica, o que não ajuda. Ainda deu mostras do velho Mou na 1ª época no Chelsea, mas de resto tem sido fraco. Conquistou títulos pelo United e tem todo o mérito, mas não tem sido o mesmo Mourinho e realmente também estou desiludido com ele. Sou e serei sempre fã dele, para mim fica sempre na história como um dos melhores de sempre, mas como treinador neste momento tem me desiludido e não está entre os melhores dos melhores (top10, por exemplo).

        Mas sim, espero que consiga recuperar e dar a volta, a esperança é a última a morrer e cabe a ele provar que o passado não é apenas isso, passado e história, mas que continua a ser um dos melhores. Espero que sim!!

  • Kafka
    Posted Agosto 31, 2018 at 3:54 pm

    Foi o único que ganhou títulos em Espanha, Itália e Inglaterra? Eu eu a pensar que Ancellotti já tinha treinado o Milan, Chelsea e Real Madrid e ganhou títulos em todos eles… Mais um enterranço de Mourinho, o costume

    • DNowitzki
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:00 pm

      Inclui a Alemanha também.

    • Tiago_Sa
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:07 pm

      O Ancelotti nunca ganhou a Liga Espanhola…

    • d-s3pt
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:15 pm

      Não quero ser advogado do diabo mas penso que se refere a titulo de campeão nacional, e ai o Ancelloti não foi campeão em Espanha, embora tenha sido na Alemanha e em França, coisa que duvido que o Mourinho com esta mentalidade algum dia venha a ser.

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2018 at 4:24 pm

        Bayern e PSG dominam, claramente, os respectivos campeonatos. Há sempre mérito de quem vence e é preciso ter competência, mas não me parece que seja tão impossível assim do Mou vencer nesses países, nem que seja no PSG pelo menos.

        • d-s3pt
          Posted Agosto 31, 2018 at 4:48 pm

          Kacal não digo que seja impossível, mas o que estas a insinuar é que qualquer um pode ganhar nesses clubes, é um facto, o que duvido é que o Mourinho chegue um dia a esses clubes depois do trabalho que tem vindo a fazer nos últimos anos, e parece não mudar.
          Seria de tamanha incompetência pegar num PSG ou Bayern e não ganhar, mas o Mourinho do passado era menino para pegar num Schalke ou Marsella e conseguir ser campeão, hoje em dia já não irá acontecer, ele precisa de se reinventar…

          • Kacal
            Posted Agosto 31, 2018 at 6:25 pm

            Ah nesse sentido, talvez. Mas acredito que no PSG possa acabar até após sair do Man Utd, isto caso não conquistem a Champions entretanto. Não me surpreenderia, sinceramente. Mas são só suposições.

        • Pipo
          Posted Agosto 31, 2018 at 5:30 pm

          Arrisco-me a dizer que até com o Bruno Carvalho a fazer de treinador o PSG e Bayern eram campeões nos seus respetivos campeonatos

    • Kacal
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:19 pm

      O Ancelotti conquistou títulos no Real Madrid, mas não conquistou o campeonato, não venceu a La Liga. Venceu a Serie A ao serviço do Milan e a Premier ao serviço do Chelsea, mas não o campeonato ao serviço do Real. Conquistou a Champions, mas parece-me óbvio que o Mou ao falar daqueles países se refere aos títulos internos e depois refere “títulos pequenos” e portanto presumo que se refira aos campeonatos nacionais apenas e aí ele venceu no Chelsea, Inter e Real. O Ancelotti só no Milan e Chelsea.

      • Mike The Kid
        Posted Agosto 31, 2018 at 4:32 pm

        E PSG

        • Kacal
          Posted Agosto 31, 2018 at 4:49 pm

          Sim, também. E acrescento o Bayern também. Mas o ponto aqui é os 3 países que o Mourinho referiu que são Espanha, Itália e Inglaterra. Aí o Ancelotti não conquistou o campeonato espanhol, só os outros dois. É uma questão de interpretação.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Agosto 31, 2018 at 5:29 pm

        Estás enganado,ele fala 8 títulos importantes,ele não venceu 8 ligas,venceu apenas 6 está a colocar os títulos internacionais que venceu por Inter e United.
        O Ancelotti venceu títulos importantes em todos países tal como o mal amado Rafa Benitez.

        • Kacal
          Posted Agosto 31, 2018 at 6:24 pm

          Não, acho que tu é que estás enganado, eheh.

          O Mou refere que venceu 8 títulos. Ou seja, venceu 8 campeonatos nacionais com 3 pelo Chelsea, 2 pelo Inter, 2 pelo Porto e 1 pelo Real Madrid, que dá os 8 títulos.

          Se reparares, após dizer “E repito: ganhei oito títulos;” tem PONTO e VÍRGULA! Ou seja, ele refere os 8 campeonatos que venceu e depois dizer que foi o único que venceu em Espanha, Itália e Inglaterra já é outra frase e noutro contexto, o contexto que referi agora mesmo. É uma questão de atenção e interpretação.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Agosto 31, 2018 at 7:26 pm

            Portugal já é grande é?

            • Kacal
              Posted Agosto 31, 2018 at 7:58 pm

              Não, mas nem eu nem o Mourinho dissemos isso, é uma questão de interpretação. Não vou estar aqui a explicar tudo. Só te digo que estás a juntar tudo que ele disse na mesma linha e não foi assim o contexto. E a levar o lado que preferes.

    • ruben10
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:30 pm

      Mourinho estava a referir-se ao campeonato nacional desses respetivos paises.
      Ancelotti não ganhou o campeonato espanhol.. além disso em 11 anos a treinar candidatos claros ao titulo em italia, ganhou apenas um campeonato, menos do que o Mourinho em 2 anos,.

    • Mike The Kid
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:31 pm

      Para os que apontam para o ancelotti não ganhar a la liga, não se esqueçam que conquistou a ondecima, que o real falhava há 12 anos, e que o Mourinho não conseguiu

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2018 at 4:47 pm

        Tudo bem, mas ninguém está a comparar títulos entre Mou e Ancelotti. O que está aqui em questão é que o Mourinho disse que foi o único que venceu títulos em Espanha, Itália e Inglaterra, referindo que não falava de “títulos pequenos”, sendo óbvio que se referiu aos campeonatos e aí o Ancelotti não conquistou o campeonato em Espanha, é um facto. O foco é esse, o que o Mourinho disse é verdade, o facto de ser o único já não sei porque não sei tudo e não me apetece ir pesquisar, eheh. Mas em relação ao Ancelotti, é verdade. NESTE ponto que o Mourinho falou e o Kafka referiu o Ancelotti. É um facto. Agora o resto são outras avaliações que ninguém está a comparar.

    • coach407
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:39 pm

      Aliás isso fica super evidente quando ele diz: “ganhei 8 títulos”.

      Obviamente está a falar dos 2 campeonatos em Portugal, 3 Premier League, 1 Liga Espanhola e 2 Ligas Italianas.

      E aí, aparentemente, foi o único que venceu nesses 3 campeonatos.

      Não significa que outros não tenham ganho outras coisas.

      Se Mourinho tivesse a contar com as Copas del Rey estaríamos a falar de 25 títulos e não 8, incluindo as duas Champions 2 Ligas Europa.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:02 pm

    O Mourinho faz parte do grupo dos treinadores do futebol horrível.
    É certo que lida com um City, um Real e um Barcelona quase intratáveis, mas a abordagem dele aos jogos é deprimente.

    Eu não gasto o meu dinheiro para aquilo. Quero ver espetáculo, não Fernando santices. Já me chegaram os anos 90.

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:25 pm

      Não foi sempre assim mas desde o seu último ano da primeira passagem no Chelsea é precisamente isso.
      Ver um jogo de Mourinho era interessante para estudar a organização defensiva, o resto era descartável, hoje nem essa vertente salva a sua “proposta” de “jogo”.

  • Baresi
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:05 pm

    O Mourinho fala verdade quando diz que é um dos maiores treinadores do mundo mas temos que ver que o passado é passado e este deve inovar para dominar, pode ser minha impressao mas desde que Mourinho se separou do Villas Boas sinto que a segurança no que toca o jogo das equipas dele tinha acabado, o homem que preparava os famosos relatorios para os jogadores nunca foi substituido e acabou aquele elemento da equipa técnica que fazia a diferença, o Mourinho ganhou é verdade mas nao foi sozinho houve uma super equipa técnica de volta dele que infelizmente hoje nao existe

    • PGDuarte
      Posted Agosto 31, 2018 at 4:12 pm

      Na verdade penso que o principal problema foi perder Rui Faria. Vilas Boas já foi há muito tempo e continuou a ter sucesso. Mas desde que saiu Rui Faria que o futebol e discurso piorou significativamente. Ainda assim, espero voltar a ver Mou a ganhar no futuro.

  • Quinhas
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:07 pm

    Ok Mou,que tal criar o mínimo de automatismos na equipa…???Não há ligação mos corredores/alas, o mesmo acontece entre os vários sectores e o pobre Lukaku que parece perdido numa ilha !!!Acrescentando a tudo isso a falta de confiança de alguns jogadores por falta de química com Mou…Quem me dera que podesse dar a volta a tudo isso
    ,voltar a ver um colosso como o ManU no top e um Mou mais feliz.

  • Kostadinov
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:09 pm

    Desgasta-se a cada conferência de imprensa, e em Inglaterra dão conta que uma derrota contra o Burnley ditará o seu despedimento. Gostava muito que conseguisse dar a volta a isto e se reinventasse, mas sinceramente não vejo jeito.

  • kurt
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:12 pm

    Mas, em que ano estamos Mourinho? Está ultrapassado e completamente parado no tempo.

  • Santander
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:24 pm

    Penso que o que tem prejudicado Mourinho não é sua falta de adaptação em termos futebolísticos… Mourinho sempre foi conhecido pela relação que mantinha com o balneario.. Pela maneira como punha os jogadores a darem a vida por si e isso hoje não acontece… Lembro de uma entrevista do Daniele de Rossi salvo erro em que dizia que os miúdos hoje em dia o irritavam pois estavam preocupados com tudo menos com futebol e penso que esse seja o problema do Mourinho… Ele não se está a conseguir adaptar a esta realidade de miúdos que com 22 23 estão mais preocupados com o post do instragram que farão logo a seguir ao treino e que tão se bem marimbando para o treinador e para o futebol porque afinal já são milionários… Depois Mourinho nunca foi um bom gestor de super estrelas e por isso espanta-me esta “sua” nova política de Alexis e Pogbas. Coloco em “” porque não sei se é p clube que pretende manter a sua força mediática… A grande valência do Mourinho sempre foi fazer jogadores bons/ razoáveis em craques e por algum motivo Quaresma não rendeu como não rende agora Martial. Continuo a afirmar que não é por acaso que o Lingard é o jogador que mais evoluiu desde que Mourinho está no MU

    • JMBB
      Posted Agosto 31, 2018 at 11:31 pm

      Tão verdade. Com outra política de contratações podia ter corrido de forma bem diferente.. Nunca vou perceber o “fraco” investimento feito na defesa desde que chegou a Old Trafford.. Pessoalmente a gota de água foi o jogo da segunda mão em casa contra o Sevilha, desde aí que, apesar de ver os jogos quase todos, não consigo deixar de ficar irritado com o futebol praticado.

  • André Dias
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:27 pm

    O seu currículo fala por si mas o que fez no passado não tem qualquer relevância actualmente. Está no Manchester United, um dos maiores clubes do mundo. Exige-se o título de campeão inglês e se não colocar a equipa no rumo dessa conquista continuará a ser contestado e criticado semanalmente.

  • MiguelF
    Posted Agosto 31, 2018 at 4:54 pm

    Sem dúvida que o Mourinho continua a ser um dos melhores treinadores do mundo mas a verdade é que esta longe de ser o que era entre 2003 e 2010.

    Está a ser ultrapassado por outros treinadores e na minha opinião precisa de se reinventar.

  • João Lains
    Posted Agosto 31, 2018 at 5:14 pm

    O calendário do Man Utd até é bastante simpático e existe esta paragem de 15 dias que poderia ser importante para quem se juntou mais tarde à equipa. O problema é que isso de nada vale, uma vez que esses jogadores deverão ser chamados pelos respetivos selecionadores. Pode ser que um triunfo no domingo seja um tônico para o que há de vir.

  • M1950
    Posted Agosto 31, 2018 at 5:34 pm

    Não.

  • Pésquerdo
    Posted Agosto 31, 2018 at 5:50 pm

    Começa-se a perceber a “fuga” do sr. adjunto do Mourinho.
    Parece estar perdido constantemente, dentro e fora do campo, para além de não ter qualquer controlo sobre este balneário.

    É verdade que nunca foi um grande gestor de egos (começando pelo próprio), salvo raras excepções, mas o que se está a passar neste plantel é clamoroso.

    É pena, porque sempre gostei de ver os jogos das suas equipas, as melhores organizações colectivas e defensivas deste senhor ainda continuam a ser as melhores que já presenciei na vida.

Deixa um comentário