Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mourinho volta a queixar-se da falta de qualidade do plantel: «Não acho que esta equipa seja melhor que a do ano passado»

A Roma foi a equipa que investiu mais em Itália no Verão, superou mesmo os 80 ME em reforços, mas isso pelos vistos não chega para o Special One.

José Mourinho, depois da derrota com o Venezia, lamentou a falta de opções, e até disse que Juan Jesus e Bruno Peres, jogadores que o próprio dispensou, ou deu aval para não renovarem, nesta fase seriam úteis à Roma. “Tenho de dar ambição e motivação a mim e aos jogadores. Continuo a dizer que o quarto lugar é o nosso objetivo. Não acho que esta equipa seja melhor que a do ano passado, perdemos jogadores experientes. Bruno Peres seria útil, Juan Jesus seria útil… o mercado foi uma reação. No Milan, se o Kjaer está lesionado, entra o Romagnoli. No Inter, se o Darmian está de fora, há o Dumfries. É preciso ter dois jogadores com potencial por posição. Hoje, o Karsdorp estava com problemas e avisou… com quem devo jogar? Mas isto não é uma crítica à direção. Nós somos uma equipa em construção. Esta temporada também pode ferir no coração e na alma, mas é muito importante entender. Não é um ano para sonhar, mas cabe-me aumentar as ambições e as motivações», referiu. “Quando montamos uma equipa, é preciso partir de um certo modelo de jogo. Quando uma equipa está desequilibrada e perdemos vários jogadores entre lesões e cartões, é preciso encontrar soluções. Não temos dois jogadores por posição, os outros sim. O plantel tem limitações, e não é uma crítica ao clube. Não é época para pensar em grande”, disse ainda.

26 Comentários

  • MansoFrancisco
    Posted Novembro 8, 2021 at 7:38 pm

    O homem está completamente perdido, que desilusão completa
    A Roma tem lacunas especialmente a lateral direito e nos extremos mas dizer isto é perder um balneário de forma imprudente

  • JP4994
    Posted Novembro 8, 2021 at 6:51 pm

    Quem decidiu gastar 40 milhões no Abraham? É bom jogador sem dúvida mas 40M nestes tempos… mais valia ter pago 10M por um, nem que mais velho e ter gasto em outras posições.

    Ou é normal gastar mais de 60 milhões num ano em que a equipa está em “reconstrução”?

    Acho que o Mourinho tinha uma ideia de jogo e os jogadores “desiludiram-no”, principalmente Zaniolo, ou seja, Mourinho já não consegue retirar 200% como conseguia, hoje em dia os jogadores têm controlo sobre os clubes, ao contrário de quando o treinador mandava.

    • Stravinsky
      Posted Novembro 9, 2021 at 12:18 am

      Eu não vejo os jogadores a terem controlo sobre o clube quando tens treinadores como Guardiola, Klopp ou Conte.

      Não há ginastica possível. Não são os jogadores que mudaram. Todas as gerações mudam. Mourinho está na curva descendente há muitos anos. É natural. Acontece a todos, sem exceção.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Novembro 8, 2021 at 7:30 pm

      Tenho muitas dúvidas que um homem inteligente e rijo como Mourinho tenha perdido faculdades ou, como muitos dizem, esteja ultrapassado.
      E subscrevo a tua tese sobre a alteração de mentalidades no que diz respeito aos jogadores de futebol, pois ela também se deu na sociedade.

      Usando a terminologia de um amigo meu, hoje isto tá tudo cheio de c*n*s de sabão. Hehe. Mourinho, habituado a Lampards, Ibras e Drogbas, talvez não consiga retirar os tais 200% de alguns jogadores mais soft e com pouca mentalidade vencedora

      Porém, isso na minha opinião só reforça a ideia que o técnico necessita de tempo para, além de implementar as suas ideias, conhecer a “psique” das pessoas com quem trabalha. Mais: precisa de tempo para criar um grupo que esteja adequado ao seu pensamento.
      Se não estão para esperar… tudo bem, mas paguem ao homem.

  • Nabokov
    Posted Novembro 8, 2021 at 4:18 pm

    Mourinho será seleccionador português, o que nesta altura ou mais tarde vai ser nefasto. Se não se concorda com as escolhas de Fernando Santos, imagine-se uma selecção treinada por Mourinho.

    • Antonio Pinheiro de Campos
      Posted Novembro 8, 2021 at 6:03 pm

      Também acredito que seja uma questão de tempo – até Cristiano se retirar, provavelmente. E a verdade é que é assustador pensar em Mourinho como selecionador. FS é um excelente gestor humano e de balneário, pese embora tudo o resto que se lhe possa apontar. Não sei honestamente o que é que Mourinho conseguiria acrescentar de positivo nesta fase.

  • Kacal
    Posted Novembro 8, 2021 at 4:17 pm

    Que a defesa é muito fraca para um clube que tem ambições de crescer para um candidato ao titulo é, sim porque o objectivo a médio-longo prazo deve ser esse, digo eu. Mesmo para top4 é. Mas por vezes um treinador consegue fazer os jogadores evoluir e aprender potenciando-os além do que valem e aí a transição e organização defensiva cabe ao treinador e Mou tem culpas na falta de rendimento da equipa. Mas sim a defesa individualmente também é bastante fraca, a meu ver.

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 8, 2021 at 5:30 pm

      Qualquer equipa do Top-6 em Itália tem melhor defesa que a Roma, pelo que até o 4º lugar é ser extremamente ambicioso.

      E mesmo na frente se tivermos que fazer um 11 com elementos de apenas a Atalanta, Lazio e Nápoles (excluíndo Juventus, Milan e Inter), é complicado encontrar alguém que fosse titular indiscutível.

      • Kacal
        Posted Novembro 8, 2021 at 10:56 pm

        Sim Francisco, concordo totalmente. Subscrevo. O problema é Mourinho queixar-se disto assim abertamente cá para fora, perde o balneário. Devia era queixar-se internamente ao donos do clube e também no balneário dar-lhes na cabeça.

  • Mantorras
    Posted Novembro 8, 2021 at 3:38 pm

    A Roma esta so a espera que o Man Utd despeca o OGS para substituir o Mourinho.

  • Borsalino
    Posted Novembro 8, 2021 at 2:53 pm

    Acho que o nickname Special One já não serve; Sorry One assenta-lhe que nem um luva hoje em dia.

  • Macaco
    Posted Novembro 8, 2021 at 2:12 pm

    ? ?? ? Desculpas de sempre que não perdoam a qualidade de quem lidera.

  • Stravinsky
    Posted Novembro 8, 2021 at 1:19 pm

    Pela boca morre o peixe…

    É tempo de pensar nas palavras que Mourinho proferiu injustamente contra alguém que não tinha metade dos seus recursos e dizer… Specialist in Failure.

    Nos últimos 10 anos o Mourinho é o verdadeiro Specialist in Failure.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Novembro 8, 2021 at 1:15 pm

    Tenho sempre muitas dúvidas que os técnicos que chegam a uma equipa saibam logo com que jogadores contam ou não. Isto para dizer que não parece razoável afirmar que X ou Y não renovaram porque o novo técnico não contava com eles. Aliás, as próprias declarações do técnico para isso apontam.

    Faz sentido que as estruturas comecem a fazer um “desbaste” antes da vinda do novo treinador? Sim. Há questões que ultrapassam o mero desempenho em campo e a “gestão corrente” tem de continuar.

    Mourinho foi muito peremptório ao dizer que o quarto lugar é a meta. Querem mais do que isso? É necessário então mais tempo, mais épocas, mais trabalho em conjunto, mais noção do que os jogadores podem dar em determinado contexto, etc.

    Não estão para esperar? Venha daí mais uma “indenização ??” choruda e não me chateiem.
    Honestamente, acho que Mourinho faz bem.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 8, 2021 at 12:35 pm

    Não é melhor do que o do ano passado? Vamos a ver, em relação ao ano passado saíram o Dzeko, o Pastore, o Juan Jesus, o Pedro e o Pau Lopez e entraram Abraham, Shomurodov, Patrício e Viña. Não acho que seja um downgrade e apesar de ter perdido Spinazzola por lesão ganhou Zaniolo e alguns miúdos que o Paulo desenvolveu como o Darboe, Zalewski e Calafiori. Opções que para o Paulo Fonseca eram titulares ou primeiros suplentes neste momento quase não jogam como o Villar, o Diawara ou o Mayoral!

    Não diria que o plantel seja muito superior, mas a equipa joga muito pior do que com o Paulo e o Paulo não tinha o apoio dentro do balneário nem da direção nem dos adeptos que tem o Mourinho.

    Ainda assim concordo que haja posições que necessitem de ser reforçadas, as prioridades terão que passar pelas posições de defesa direito e extremo esquerdo. Outro médio com outras características poderia ser bem-vindo, mas não é de todo uma prioridade.

    As minhas opções seriam Nahuel Molina e Jeremy Boga.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 8, 2021 at 11:40 am

    Gastaram mais de 80 milhões mas metade foi em apenas 1 jogador, pelo que não parece ter sido muito dinheiro investido tendo em conta as necessidades. Olhando para o plantel, tem várias carências.

    GR: A baliza está fechada com Rui Patrício. Falta uma alternativa que pode ser Fuzato (já foi convocado à seleção Brasileira) como poderia ser alguém mais experiente como Strakosha, Perin ou Ospina que se encontram em fim de contrato.

    DD: Karsdorp é fraquinho, fraquinho e Reynolds ainda se encontra a ganhar ritmo europeu (precisa de um empréstimo) pelo que emprestar Florenzi é um erro crasso. De quem é a culpa? Falta nitidamente qualidade na posição. Podiam tentar Mazraoui (apesar de praticamente impossível), Marusic, Vrsaljko, todos em fim de contrato.

    DC: Existe Ibanez, Mancini, Kumbulla e Smalling. Apesar de não haver nenhum top20 na posição não penso que seja por aqui que seja necessário o reforço do plantel.

    DE: Existe Spinazzola, Vina e Calafiori. Tirando estarem todos lesionados (que galo!), é a posição que se encontra melhor servida.

    MDF/MC (Duplo Pivot): O problema aqui nem é a falta de qualidade mas a falta de rentabilidade. Existe Diawara e Cristante para o médio mais defensivo e Veretout e Villar para médio box-to-box. O problema é que destes 4 só contam 2 e isso tem criado um problema grave na equipa. Posição estaria fechada se não fossem os excluídos.

    MO: Pellegrini e Zaniolo (ele deveria contar no meio e não na ala onde lhe faltam, ao dia de hoje, capacidade de aceleração e arranque devido às lesões, além de ter sido a posição onde mais rendeu antes destas). Era posição fechada.

    EXT: A principal lacuna da equipa e onde investiria todo o meu dinheiro. Mkhitaryan já não pode jogar numa ala (penso que o seu pico já foi), Carles Perez parece muito curto para estas andanças e apenas El Shaarawy é útil. Ficaria com estes dois últimos e investiria a sério em jogadores da Série A que podem ser uma clara mais valia. Existe Boga para a ala esquerda, tal como Bernardeschi para a direita ambos a acabar contrato, bem como jogadores como Berardi ou Damsgaard que podem acrescentar qualidade ao plantel.

    PL: Abraham e Shomurodov chegam para as encomendas.

    Treinador: Apesar de estar sempre a apontar o dedo aos árbitros, jogadores e falta de profundidade, tem também a sua culpa no cartório. Há jogadores a render muito menos do que é suposto, tal o seu potencial, há jogadores que seriam bastante úteis e estão encostados pelo facto de serem acusados de bode expiatório na derrota. E a nível táctico nota-se várias lacunas quer em transição defensiva, quer ofensiva. Principalmente na primeira que era o seu ponte forte. Pode jogar todos os jogadores que quiser mas mesmo com ovos só faz omeletes quem as sabe fazer.

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 8, 2021 at 12:13 pm

      Excelente comentário Francisco mas tenho de discordar em algumas coisas:

      – Mancini para mim é top-20, embora não seja indiscutível na seleção isso deve-se à excelente qualidade de centrais italianos. Eu pelo menos não consigo pensar em 20 centrais melhores que Mancini.

      – Para defesa direito o reforço ideal já está em Itália: Molina da Udinese encaixaria na perfeição nesta Roma.

      – Para o duplo pivot existe Darboe também, um jogador muito bom que está a ser completamente desperdiçado com Mourinho. Para mim seria a terceira opção atrás de Cristante e Veretout.

      – Embora concorde com os extremos, acho que só faria falta mais um (dois se sair Carles Perez), já que entre Zaniolo e Mhki serve perfeitamente para quarta opção a extremo e terceira a médio ofensivo. Acho que o melhor seria buscar alguém para o lado direito mas acho difícil colocar Pellegrini ou Zaniolo no banco.

      – Por fim há que perceber a barbaridade que Mourinho disse. Este plantel não é melhor que no ano passado? Só perderam Dzeko e ganharam Abraham, Vina e Patrício!!! Para além de Darboe que foi totalmente desencantado por Paulo Fonseca no fim da época, o desenvolvimento de Zalewski ou Calafiori ou a surpresa Afena-Gyan. Quem dera ao Paulo Fonseca ter este plantel!

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 8, 2021 at 12:48 pm

        Gonçalo,

        Relativamente aos teus pontos, concordo e discordo (como seria normal ahah).

        Defesa direito: Concordo que Molina seria uma óptima solução. O problema é o preço que a Udinese irá pedir, daí ter deixado apenas soluções a custo zero de modo a guardar o dinheiro para investir nos extremos (estes sim a principal lacuna do plantel). É que já não é barato comprar ali, basta olhar para De Paul (35M), Musso (20M) ou Meret (26M).

        Defesa central: Se formos a olhar para Ruben Dias, Koulibaly, Van Djik, Varane, Laporte, Rudiger, Upamecano, Koundé, Marquinhos, Pau Torres, Alaba, etc. vemos que Mancini ainda não se aproxima destes jogadores e apenas enunciei alguns. Daí não achar que seja Top20. Mas para o resto do plantel e enquanto dupla têm potencial para não ser necessário reforço nesta zona.

        MC: Concordo que Darboe tem potencial e está a ser desaproveitado por Mourinho, mas vejamos o que jogou Villar a época passada e aquilo que já mostrou Diawara para percebermos que aqui existe mais que opções para jogarem bem melhor e fazerem rotação. Ou seja, existe Darboe é Zalewski que também podiam ter minutos e não têm, mas estão sempre a jogar os mesmos 3.

        EXT/MO: Mhkitaryan para ser 4ª opção ganha muito daí achar que está na hora de sair, como aconteceu com Pastore ou Pedro (apesar de este ter sido um erro crasso). E prefiro ter 4/5 grandes opções e estar sempre a rodar do que pensar que 1 deles não possa ir de vez em quando ao banco (vejamos o City com Mahrez, Foden, Bernardo, Sterling, Torres). Daí Zaniolo, Berardi, Pellegrini, Boga e El Sharaawy seria algo muito bom.

        Sobre Mourinho, totalmente de acordo.

  • Estigarribia
    Posted Novembro 8, 2021 at 11:38 am

    Questão para 1 milhão de dólares: é o plantel da Roma que não tem qualidade ou é o Mourinho que já está ultrapassado para andar ao mais alto nível?

    Eu continuo a ser um fã de Mourinho, mas acho que o técnico português deveria pensar em treinar clubes mais modestos nos grandes campeonatos ou então regressar ao futebol português já que dinheiro já tem com fartura até á décima geração. Ou então treinar uma selecção também poderá ser uma ideia interessante para o Mou.

    Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 8, 2021 at 12:03 pm

      Estigarribia,

      E o que vem cá Mourinho fazer? Se já está ultrapassado lá, também estaria cá! Ahah

      • Mantorras
        Posted Novembro 8, 2021 at 2:34 pm

        Vem treinar o Setubal.

        • Francisco Ramos
          Posted Novembro 8, 2021 at 3:13 pm

          Mantorras,

          Só aí e não é credível que lute pela subida. O discurso dos últimos tempos só aponta para o 4º lugar (Man Utd, Tottenham e Roma).

      • Estigarribia
        Posted Novembro 8, 2021 at 12:29 pm

        Francisco,

        Mas o nosso campeonato é um campeonato mais low profile e além disso a componente financeira já não afecta o Mourinho já que tem dinheiro até ao fim da sua vida.

        Saudações Leoninas

        P.S.: Se ele quiser fazer uma perninha no Covilhã eu não me oponho ?

        • Francisco Ramos
          Posted Novembro 8, 2021 at 2:21 pm

          Estigarribia,

          A componente financeira já não é importante para ele mas para vir para Portugal teria que ser Sporting, Porto ou Benfica, clubes que querem resultados e neste momento o Mourinho já nem disso é sinónimo.

          Por isso é que disse que não vinha cá fazer nada, nem treinar nem ensinar. Nos últimos anos tem sido um suplício ver as suas equipas jogar, independentemente do valor de cada um. E não me digam que ele não sabe, com o Leiria estava a ter resultados bastante satisfatórios e o clube apenas lutava por um Top10 na altura.

          Agora, olhando para os seus últimos trabalhos, a culpa era dos jogadores e mesmo não tendo que lutar pelo título, as suas equipas não jogavam um charuto!

  • Alfred
    Posted Novembro 8, 2021 at 11:31 am

    Mourinho ultimamente faz lembrar JJ na comunicação. Cada tiro cada melro. O problema de Mourinho é que a equipa não joga 1/10 do exigível. Ambos tinham bastante a aprender com o Amorim, que é dos melhores que já vi no departamento de comunicação e gestão do plantel. JJ e Mourinho são dos piores que já vi. Enfim. Depois da Roma duvido que alguém com dois dedos de testa lhe pegue. SL

  • PMCM
    Posted Novembro 8, 2021 at 11:24 am

    Mais do mesmo… Já cansa.
    Foi, sem dúvida alguma, um grande grande treinador mas neste momento está ultrapassado, quer a nível técnico quer a nível de liderança de plantel.

Deixa um comentário