Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Muito pouco Benfica para o Newcastle; Lukebakio ainda ameaçou duas vezes com 0-0 mas águias nem incomodaram depois do intervalo; Aursnes e Dedić estiveram desastrados; Trubin impediu resultado mais expressivo; Gordon brilhou

Adeus continuidade na Champions? Era imperativo dar uma resposta hoje, até pelo momento instável dos Magpies, mas com 3 derrotas e o calendário que se segue é uma missão quase impossível para Mourinho. O técnico encarnado tentou conter os velocistas do Newcastle com a colocação de Tomás Araújo pelo lado esquerdo, coadjuvado por Aursnes, e a 1.ª parte foi aceitável, sendo que até à meia hora era o Benfica a equipa que vinha sendo mais ameaçadora. Lukebakio criou duas ocasiões muito perigosas, Pavlidis também podia ter marcado e a equipa estava a conseguir conter as transições adversários. No entanto, o 1-0 surge numa péssima altura e os Encarnados não regressaram da mesma forma para o 2.º tempo, acabando completamente superados a nível físico e agarrados a Trubin para não sofrerem uma goleada. Dedic esteve desastrado, sendo quase sempre batido (enganou no início de época ou ainda não recuperou da lesão?), Aursnes também acentuou a péssima fase (claramente a pedir banco) e António Silva, que até esteve sólido na maioria do jogo, comprometeu gravemente no 2-0, o golo que ‘matou’ o encontro. Nota ainda para Ríos, que num jogo em que se pedia que emprestasse a sua força nos duelos, encolheu-se e para o fato de Mourinho só ter feito uma substituição. Já o Newcastle fez um jogo ao seu estilo, construindo o resultado em três transições muito rápidas e a poucos toques e levado o jogo sempre para uma vertente mais física e combativa.

Newcastle 3-0 Benfica (Gordon 32′ e Barnes 71′ e 83′)

O Benfica perdeu com o Newcastle, por 3-0, e continua com 0 pontos na Liga dos Campeões. As Águias até tiveram alguns bons momentos na 1.ª parte (Lukebakio com um remate ao poste e outra boa ocasião), mas foram surpreendidos com o 1-0 num lance em que Aursnes falha o passe e Gordon aparece nas costas de Dedic para finalizar. Após o intervalo, praticamente só deu Newcastle e Barnes saiu do banco para bisar (o 1.º contou com assistência de Nick Pope e um erro grave de António Silva), valendo Trubin a impedir um resultado ainda pior.

XI Newcastle: Pope; Trippier, Thiaw, Botman, Burn; Miley, Bruno Guimarães, Jacob Ramsey; Jacob Murphy, Gordon, Woltemade.
XI Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Dedić; Richard Ríos, Barrenechea; Lukébakio, Sudakov, Aursnes; Pavlidis.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

127 Comentários

  • Jons Mendi
    Posted Outubro 23, 2025 at 5:07 am

    Agora com mais calma deixa lá ver as palavras que saem.
    *
    Não me apetece estar a meter abaixo ninguém, penso que nesta altura o nível é tão baixo que chafurdar na lama não ajuda em nada. Estamos a precisar urgentemente de um balão de oxigénio que dure bem mais que um jogo. Mas neste momento há muita coisa que me deixa preocupado, principalmente a possibilidade do RC permanecer como presidente. No entanto, tive (e ainda tenho?) as minhas esperanças no Mourinho – talvez baseadas num passado demasiado longínquo. Mas este jogo foi demasiado duro de se ver – uma imagem terrível do estado do nosso Benfica. Uma autêntica bandalheira. E para piorar, a atitude do Mourinho uma vez mais para com o banco… não percebo. Custa me a entender como se opta por esta postura tão dura que arrisca a retirar a pouca confiança que já existia em certos elementos e cria um muro altíssimo para os miúdos da formação. Acho que poucos têm dúvidas que noutra altura qualquer um dos miúdos não teria medo nenhum de entrar na pior fase do jogo para dar tudo o que tem em prol do amor que têm ao clube que representam há tantos anos. Não entendo nada do que se está a passar neste Benfica.

  • ele
    Posted Outubro 22, 2025 at 5:08 pm

    Nem me apetece comentar,
    Rios? de dinheiro deitado fora.
    Enzo? não vale metade do Florentino.
    Dedic? está ko
    A defesa? não se aproveita um
    Ausnes? corre muito, mas, deve ser o jogador mais burro que já vestiu a camisola do benfica
    Lukebakio? não parece mau

    100 milhões deitados fora!!!
    Ivanovik? não vejo nada,
    Sudakov?

    Aproveitam-se ali o Pavlidis e o Trubin

  • Zerobola
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:01 pm

    Apanhei o benfica da decada de 80 e 90 e digo ja que nunca apanhei um plantel tao mal construido como este o banana ir a segunda volta é porque o benfiquista gosta de sofrer.
    Rios cada vez mais floop claramente nao sabe o minimo tactico pra o campeonato brasileiro fazia a diferença na europa nao vale nem 1 milhão
    Lukebakio 28 anos por 20 milhoes nao vale uma perna de di maria que apesar de nao defender pelo menos no ataque acrescentava.
    Enzo parece ser bom mas sera melhor que tino a defender
    Dalh parecia bom como medio ala como defesa lateral nem tanto
    Dedic lesiona se na selecao parece ter tornado um jogador banal
    Sudakov parece ser o melhor ate agora mas ainda tenho de ver melhor

  • henry14
    Posted Outubro 22, 2025 at 10:15 am

    Infelizmente (aliás, talvez felizmente pelo que vou lendo), não tive a oportunidade de ver o jogo. Ainda assim, venho aqui mandar os meus bitaites de café:
    1) Detesto ser o adepto do “Eu sempre disse” ou “eu tinha razão”, etc. No entanto, abro uma exceção. EU SEMPRE DISSE que tinha pavor que o atual José Mourinho viesse parar ao Benfica ou até mesmo à seleção. Se na seleção não me faz tanta comichão, porque qualquer um que para lá vai é uma marioneta do CR7 e não pode implementar todas as ideias que quer, no Benfica faz-me muita comichão. Continua a ser um treinador algo carismático. Todavia, é um treinador caro que é conhecido por ser bom defensivamente, mau ofensivamente, que mete as equipas a jogar mau futebol e que gosta muito de se queixar dos árbitros;
    2) O facto de Mourinho ser atualmente mau não faz do Lage um injustiçado. O facto do Enzo ser mau (pelo que leio aqui) não faz do Florentino a última bolacha do pacote e um suprassumo do futebol. Que mania que a malta tem (eu também sofro do mesmo mal quando é para defender fetiches meus, assumo) de querer vir para aqui “endeusar” jogadores que gostavam muito.
    3) Causa-me algum espanto as críticas a Dedic, lateral que me estava a conquistar esta época. Foi assim tão mau ou é o típico exagero benfiquista que EXIGE rendimento 100% constante e é implacável ao fim de 2/3 jogos maus? É que eu li barbaridades sobre o Gri Gri muito tempo, Carreras entre outros para ir pela opinião dos outros.

    • Rosso
      Posted Outubro 22, 2025 at 2:15 pm

      Plenamente de acordo com os três pontos.

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 12:12 pm

      Completamente de acordo com o ponto 2. Sobre o ponto 3 são os adeptos do Benfica a ser adeptos do Benfica. Dedic começou bem e foi endeusado. Agora tem estado mais abaixo. Nem é tão bom como fizeram parecer no início nem é tão mau como começa a ser rotulado. Portanto, mais do mesmo. Dedic tem lacunas a defender e é bastante bom a atacar. Neste jogo sofreu bastante com Gordon que expôs as suas lacunas. Na minha opinião tem mais do que nível para ser titular no Benfica sendo que precisa de evoluir defensivamente. A falta de dinâmicas da equipa e a forma como a defesa é exposta constantemente não ajuda.

  • Red Onion
    Posted Outubro 22, 2025 at 9:02 am

    Não sou especialista em táctica, mas parece óbvio que os jogadores à disposição de Mourinho não são os adequados à forma de jogar do treinador, pelo que aqui chegados há duas opções: (i) ou se insiste nesta forma de jogar em contra ataque dando a iniciativa do jogo aos adversários até ao mercado de inverno ou (ii) se adapta a forma de jogar da equipa tentando tirar melhor partido das opções disponíveis. A resposta certa é a segunda. Mourinho vai optar pela primeira.

  • Petrol
    Posted Outubro 22, 2025 at 8:58 am

    Muito pouco Benfica. Por incrível que parece, saiu Lage e o Benfica está claramente pior. Mantém-se fraco a nível ofensivo contra adversários de valia inferior mas perdeu a capacidade que tinha para disputar este tipo de jogos. Não fez sentido a aposta em Mourinho a tão pouco tempo das eleições. Mourinho, tal como Lage, não é a solução que o Benfica precisa.

    Quanto ao 11, rídiculo. Lage seria completamente enxovalhado com este 11. Aursnes a fazer a ala esquerda? Dahl tem estado abaixo mas os seus melhor momentos no Benfica foram a jogar a ala… Mourinho parece Schmidt na ótica em que há jogadores que tem de jogar e depois são colocados fora de posição porque tem de jogar independentemente de fazer sentido a opção ou não.

    O futebol do Benfica baseou-se em procurar Lukebakio e rezar. A equipa é fraquíssima em toda a transição ofensiva. Desde o início do processo até ao final e as dificuldades na saída de bola, aliadas à intensidade do Newcastle mataram a equipa hoje. Nos primeiros 30 minutos, o Benfica conseguiu equilibrar o jogo. Teve boas oportunidades para marcar mas a minha opinião até é que o Newcastle esteve sempre mais confortável no jogo mesmo nessa fase inicial. A partir daí só deu Newcastle e na 2ª parte então, nem há comentários. Foi um ai jesus e só não foi pior porque Trubin salvou a equipa. O Newcastle mostrou que o futebol é simples. Uma equipa com os processos muito simples que não precisa de muitos adornos para criar perigo.

    Individualmente, António Silva tem um erro grave no 2-0. Estava a fazer um bom jogo. Acaba mais uma vez por ficar mal na fotografia do jogo. Quando uma defesa é tão exposta como a defesa do Benfica é constantemente nos últimos anos, é mais fácil cometer erros. Aursnes precisa claramente de descansar. Quanto a Dedic tem limitações a defender que vem à tona nestes jogos. Para além disso, o seu nível desceu bastante desde a lesão, o que me leva a acreditar que não está a 100%. Não faria sentido apostar em Leandro Santos pelo menos internamente e voltar a ter Dedic a 100% em vez de ter a sua versão limitada? Tomás Araújo pareceu um peixe fora de água. Tem bastantes dificuldades quando o jogo assume uma versão mais física. Tem características muito boas mas não acredito que chegue a ser um central de topo devido a esta limitação.

  • porra33
    Posted Outubro 22, 2025 at 8:49 am

    O jogo foi muito pobre e acho que já começa a ser altura de se cobrar qualquer coisa a Mourinho. A desculpa de Mourinho ter pouco tempo de trabalho com o plantel para implementar as suas ideias e de não ter um plantel à sua medida não pega para mim. Se com Lage já se notavam ideias muito curtas ofensivamente com Mourinho a coisa piorou e Lage não teve Lukebakio e teve efectivamente Sudakov com dias de clube. Com Mourinho a pouca dinâmica ofensiva esfumou-se, a equipa joga muito longe da área adversária, é incapaz de jogar em organização ofensiva, o pouco que se viu no ínicio de época de Dedic foi-se, Pavlidis faz um esforço herculeo em todos os jogos, mas não é capaz de auxiliar na construção e aparecer na área e a ala esquerda é nula. É incompreensível a apresentação daquela ala esquerda, com duas adaptações que mancaram completamente o jogo do Benfica. Ainda mais incompreensível é o olhar impávido e sereno de Mourinho no banco a ver a equipa ser amassada. Só é compreensível se quiser escorraçar o homem que o contratou. Podemos não ter as armas que Mourinho quer mas tinhamos jogadores para refrescar e talvez dar ideias e dinâmicas novas e Mourinho meteu um avançado a extremo e contentou-se. Há que cobrar a A. Silva a abordagem patética no lance do golo, completamente inadmissível sofrer um golo daqueles. O futuro parece cinzento.

  • RC_20
    Posted Outubro 22, 2025 at 8:01 am

    O benfiquista não resiste ao drama. Muitos falam da mística e identidade, se calhar está na hora de aceitar que o drama e o pessimismo fazem parte da identidade da massa adepta atual. Culpa-se os presidentes por falta de projecto desportivo (e bem a meu ver) mas muitas decisões são tomadas com base nas reações dos adeptos. Se os adeptos continuarem assim, não há treinador que aguente 1 época sem títulos, nem projecto desportivo que sobreviva, seja qual for o presidente.

    Sobre o jogo, não há muita a dizer. O Newcastle tem melhores jogadores, tem melhor equipa atualmente e tem muito mais intensidade. Os clubes portugueses não têm capacidade para enfrentar equipas com este andamento. O Chelsea, por exemplo, não tem tanta intensidade quanto o Newcastle e por isso era mais acessível ao Benfica. Só podemos pedir que montem uma boa estratégia e esperar que resulte. Custa aceitar mas é o que é. Ontem não resultou, há que analisar o jogo para fazer melhor na próxima vez.

  • Joao Gomess
    Posted Outubro 22, 2025 at 7:46 am

    Dito por um portista, a contratação do mourinho nesta altura terá sido uma das piores decisões desportivas da história do Benfica. O Lage é um treinador médio mas tinha uma equipa boa, que ele conhecia e feita à sua medida. No ano passado deu 4 ao porto 2 vezes e ao atletico. Nao ganhou a taça por “azar”, e o campeonato ficou la perto depois de estar bem atras. Este ano ganhou a supertaça e apurou se para a champions limpando o fenerbahce de mourinho, sem que este chegasse perto de discutir a eliminatória. De repente, 2 jogos menos bem conseguidos do benfica e o rui costa, desesperado com o aproximar das eleições e a inevitável derrota, decide por as fichas todas num treinador acabado na esperança que em vez disso viesse a versao 2000-2005. Obviamente o tempo nao volta atras e ao Mourinho, na posição de treinador, resta lhe apenas a gloria do passado.

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:44 am

      Concordo com quase tudo com execeção de um ponto. Lage não foi despedido por 2 jogos menos bem conseguidos. Os jogos do Benfica esta época com Lage no comando foram quase todos sofríveis o que seguido de duas humilhações consecutivas levou ao seu despedimento. Não se pode normalizar empatar em casa contra o Santa Clara após 60 minutos contra 10 ou perder em casa com o Qarabag e depois catalogar como jogos menos bem conseguidos. Agora, que o Benfica perdeu com a troca de treinador, sem dúvida. Não que Lage fosse a solução, porque não era. Mas Mourinho também não é e, ao dia de hoje, é pior treinador do que Lage. De qualquer das formas, acima do treinador está uma direção que tem sido incompetente. Já foram queimados, JJ, Schmidt, Lage e a continuar assim será Mourinho. Longe vão os tempos em que até com um treinador limitado como Rui Vitória existia um Benfica vitorioso.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 22, 2025 at 6:23 am

    Bom dia, quando o Mourinho foi contratado foi giro ler os benfiquistas, que então de forma quase consensual vieram apoiar a decisão de Rui Costa, que segundo o próprio contratou “um vencedor”, seja lá o que isso for. Então escrevi o seguinte:

    “Vem um especialista no fracasso e na derrota na sua última década. E ainda por cima garante que Rui Costa, o Presidente mais fraco do Benfica que me lembro, continue no cargo. Percebo o wishfull thiking dos benfiquistas, mas isto é o que é.

    A culpa foi do Schimdt, agora é do Lage e amanhã vai ser do Mourinho. Veremos…”

    Só o recordo para recordar que guardo com carinho algumas das opiniões que então li, o contorcionismo intelectual que fizeram para tentar demonstrar que sucessos são fracassos foi notável, digno de acrobatas de nível olímpico. Não compreendo quem ache o que se está a passar surpreendente. Então não viram os últimos anos do Mourinho??! Ou pensavam que ele tinha mudado, e agora ia melhorar?!

    Chegou, começou por elogiar o plantel e dizer que o Benfica era o maior, uma semana depois a equipa foi naif, duas semanas depois descobriu que o Lukebakio não tinha velocidade, e que o Rios tinha “dificuldades”, passado um jogo o problema era o Schjelderup, que é o Schjelderup, e três semanas depois eram os árbitros, que apitavam demasiado. Quatro semana depois volta a rasgar o Rios, e para aproveitar para fazer o seu exercício favorito, o autoelogio depois de um jogo miserável no Dragão. Um mês depois estava com medo do poderoso Chaves, e dessa vez com razão uma vez que até contra o Chaves o Benfica sofreu. Ontem depois de levar três secos em Newcastle descobriu que o Aktürkoğlu afinal faz falta.

    Basta só este resumo das notícias do Benfica do último mês neste blog, que vos convido a fazer, para se perceber o que o Mourinho ou está confuso, ou está perdido, ou está à deriva, ou todas estas coisas em simultâneo. Não me venham é dizer que isso é surpreendente, não, não é. Era previsível, está no padrão de resultados do próprio nos últimos anos. E sim, consegue ser ainda pior que Bruno Lage. Pena é que aqueles que agora batem muito peito não falassem assim há um mês…

    • Rosso
      Posted Outubro 22, 2025 at 2:17 pm

      Quase consensual? Houve imensos benfiquistas que vieram aqui mostrar as suas imensas dúvidas, como eu. De consensual é que esta contratação não teve.

      • GabCel
        Posted Outubro 23, 2025 at 8:44 am

        Mesmo sem discutir as capacidades (ou rasgar assim tanto) do Mourinho, assumi, desde o primeiro minuto que estava totalmente contra a contratação de um Treinador “definitivo” antes das eleições.

        o RC está a destruir totalmente todo o crédito que tinha e até a coisa que ele tinha, que era inatacável, está sob escrutínio. Um verdadeiro Benfiquista não assinava contratos sem ler, não deixava as eleições acontecer depois da temporada iniciar, muito menos contratava 100M€ de jogadores por atacado, ou deixava uma “batata quente” como o Mourinho para a próxima direcção.

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:05 am

      *em relação a Martinez

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:04 am

      Tudo dito, ninguém informado pode achar que este Mourinho (o outro perdeu-se há muito) é melhor que qualquer bom treinador da nossa liga apenas porque tem passado longínquo, aliás um dos princípios do scouting é observar sempre o período mais recente de qualquer jogador, os últimos jogos se possível.
      O problema é que existia (ainda existe) este pensamento em relação á seleção, mesmo que continuasse a somar paupérrimo futebol jogado, teria sempre o lugar marcado para o futuro, quando por exemplo em relação tem muito mais bandeiras vermelhas, nem se colocando a questão da língua em relação a este espanhol.
      Quantos dedos meteu Mourinho neste jogo? A culpa é que a equipa estava habituado a um ritmo baixo (o Lage não era mau, era apenas diferente eheh, gostava de jogar com ritmo baixo), daqui a dias pode voltar o ataque descabelado á arbitragem, que atenção ele estrategicamente sabe que não o pode fazer num futebol de 1º mundo, onde não se inclui Turquia ou Portugal.
      O que observo em Mourinho é curioso, é um homem inteligente, continua dizer as coisas acertadas (esta questão do Aktur é correta pela capacidade de decisão (G+A)), não comete os mesmos erros na constituição do 11 que Lage (inventava nos momentos decisivos), explica bem as opções, não é trapalhão com as palavras como Lage e Rui Borges, mas ao nível de treino sofreu um downgrade imenso, pois os resultados (futebol jogado) provam isso inequivocamente há 10 anos.
      Isto mostra muito das opções de Rui Costa, tem um manto de aprovação do lado da maioria (desinformada) dos sócios, que lhe garantirá provavelmente a reeleição, lava as mãos “contratei o melhor treinador português de sempre e a culpa é minha?” mas racionalmente alguém acreditava que no futebol de campo o Mourinho é melhor que o Vasco Matos, César Peixoto ou Margarido?
      Como dizia o Wilson “quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão”, e tudo pode acontecer.

  • Andre Filipe
    Posted Outubro 22, 2025 at 5:49 am

    Talvez se se tivesse dado mais suporte ao Schmidt estávamos agora bem melhor.
    Inacreditável como todos os jogadores, excepto o Lukebakio, parecem maus nesta fase.
    E mesmo o belga não me espanta que comece a cair na letargia da equipa, vindo a tornar se mais um alvo para os adeptos por perder muitas bolas.

    • pogagnolo
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:05 am

      Sem dúvida, durante o mandato do Rui Costa, e até mesmo do último de LFV, foi o único treinador que levou o futebol do Benfica. Conseguiu pôr o Benfica a bater-se nos olhos contra o PSG, a Juventus e mesmo um Inter que chegou a 2 finais europeias. Foi escorraçado por não ser português, da mesma forma que Martinez agora o é na seleção. Temos o que merecemos. As pessoas tendem a construir narrativas com base nos preconceitos que têm: se é um treinador de quem gostam, então é mérito do treinador, caso contrário, o sucesso aparece “apesar do treinador”…

      • GabCel
        Posted Outubro 23, 2025 at 8:50 am

        o Martinez não é criticado por ser espanhol… é por ser um espantalho do Deus Sol e do Mendes…

        Quanto ao Schmidt concordo com parte, mas foi ele que concordou em ter o Di-Maria a destruir um plantel campeão, vender o Neres para ficar com o reformado, deixou que vendessem o Ramos e o Neves em saldos… nem tanto ao mar nem tanto à terra… tem os seus pontos positivos mas, tal como o lage tem muito da sua carreira assente em 6 meses do Felix, o alemão tem parte do sucesso do Benfica alicerçado em 6 meses do Enzo.

        • pogagnolo
          Posted Outubro 23, 2025 at 10:40 am

          Como é que sabes que o Martinez é um espantalho do Rei Sol, mas o Schmidt concordou em ter o Di Maria – a mesma justificação do Martinez não se estende ao Schmidt por quê? E desde quando é que um treinador deixa ou não a direção vender jogadores? O que é que faz, demite-se? Esse mito do Enzo é completamente errado: 1) qualquer treinador precisa de bons jogadores, não há dúvida, mas o modelo do Schmidt continuou a funcionar bem, mesmo com Chiquinho. É muito mais notória a quebra do modelo com a chegada do Di Maria e a saída do Ramos do que com a saída do Enzo. As pessoas só falam do Enzo por causa dos desaires com o Porto, Chaves e Inter (4 jogos), sendo que os mesmos aconteceram em abril, a equipa continuou a carburar (cilindrámos o Bruges por 7-1, antes disso, por ex.). O Schmidt falhou porque deixou de ter os jogadores para o seu modelo e por ser teimoso, estilo Amorim. A nível de qualidade tática, dava 10-0 ao Lage e é mesmo superior ao Mourinho atual.

          • GabCel
            Posted Outubro 23, 2025 at 3:30 pm

            basta teres olhos na cara para veres o espantalho que ele é…

            Não discutindo a qualidade do Schmidt, eu afirmei que ele também tem responsabilidades (não todas) porque permitiu que tudo isso acontecesse.

      • pogagnolo
        Posted Outubro 22, 2025 at 10:32 am

        *elevou em vez de levou

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:00 am

      Pavlidis também merece a nota. Tem estado bastante acima do nível da equipa. Sudakov também já mostrou qualidade a espaços. Quando o colocam numa faixa, é mais fácil não se destacar.

  • Vincent Vega
    Posted Outubro 22, 2025 at 1:29 am

    O Benfica não melhorou nada com a contratação de Mourinho, talvez até tenha piorado. O que mais me irrita é o meu Porto não ter sabido ganhar o jogo a esta equipa tão fraca.

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:27 pm

    Acrescentar ainda que este Benfiquinha do Costa chegará ainda ao dia das eleições em ÚLTIMO lugar na 2ª divisão com o Benfica B, havendo a real hipótese de pela 1ª vez nos mais de 100 anos de história do clube uma equipa do Benfica descer de divisão seja em que modalidade ou escalão for
    **
    Mas com Rui Costa não há limites para abismo, ele consegue fazer cada vez pior e vai na mesma vencer as eleições, é absolutamente surreal

  • Pachuca
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:43 pm

    Boa noite,
    Como é possível ver comentários tão negativos sobre o Benfica, sobre os seus jogadores etc…..
    Lembro-me quando ganharam a supertaça, que o Benfica tinha acertado no defesa direito, tinha um meio campo capaz de muito mais, o Enzo era craque que até a cabeça metia onde os jogadores vão com os pés.
    O Dedic era um portento, etc etc.
    O Benfica perdeu o melhor lateral esquerdo do campeonato, perdeu o Florentino que para mim não é tau mau como se pinta, os turcos que não eram grandes craques mas cumpriam e davam muitas coisas dentro de campo.
    O Benfica tem um 11 muito curto, quando vai ao banco, tem poucas soluções, neste momento está super desiquilibrado.
    O mercado de janeiro tem de trazer um defesa esquerdo capaz de desiquilibrar na frente, tem de comprar um extremo esquerdo que acompanhe o Belga que para mim é craque e principalmente um jogador do meio campo que leve a equipa para a frente, que desiquilibre e faça jogar.
    Por ventura o Rui Costa perde as eleições e vai haver alto investimento, mas também não me parece que o Mourinho seja o indicado para colocar a equipa a voar.
    Mas há outra coisa que me faz confusão, o Benfica tem tantos miúdos com talento que até mete pena não serem apostas.

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:03 am

      Este sintoma que referes no Benfica acaba por ser transversal aos três grandes em Portugal. Admito que seja um fenómeno maior no Benfica mas não deixa de ser geral. Basta olhar para o exemplo do Porto. Na época passada, eram todos maus. Agora, apesar de ter tido bastantes reforços, são todos os maiores e quando as contrariedades começarem a aparecer vamos ver o que se vai dizer.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 21, 2025 at 11:14 pm

      Não são minimamente coerentes

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:22 pm

    Como é que o benfica quer dobrar os direitos televisivos anuais aproveitando o facto do”efeito Mourinho” para tentar enganar algum tolinho endinheirado… quando é que o benfica perecebe que o mundo inteiro já percebeu que o Mourinho já passou da validade à muito tempo?
    .
    É como se agora um clube qualquer exigisse dezenas de milhões de direitos televisivos por ter contratado o Rafa Benítez, só porque foi bom há 15 anos atrás…

  • Carocho1
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:19 pm

    Boas notícias para 25 de Outubro, esperemos nós.
    De resto:
    – mais do mesmo. O Benfica não é uma equipa, é um conjunto de jogadores que andam lá a correr. Criação é zero, organização é zero, transição defensiva é zero. Jogo após jogo vemos isso.
    – Enzo. Estou cansado de dizer, o Enzo não tem estaleca mínima para ser o nosso 6. É penoso a defender, sempre que o nível sobe ele mostra que a trancar o meio-campo é de nível amador, de distrital.
    – Rios continua a caminhar a passos largos para ser o maior flop do futebol português.
    – Vai ser uma época penosa, e esperemos que a nova direção saiba cortar de alto a baixo com tanta miséria de gestão que tem sido o rumo deste Benfica nos últimos tempos.

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:04 am

      Felizmente todos os anos o Benfica contrata o maior flop do futebol português.

      • Carocho1
        Posted Outubro 22, 2025 at 9:25 am

        É rir para não chorar…
        Comparado com o flop Kokcu, que por si só já foi muito flop, Rios está a mostrar ser bem abaixo.

        • Petrol
          Posted Outubro 22, 2025 at 12:15 pm

          Será? Qual era a opinião sobre Kokçu em Outubro na sua 1ª época? Parece mais um caso de um jogador que enquanto estava no Benfica não servia e depois de sair, afinal até tinha alguma qualidade… Será Ríos mais flop que Jurasek, Arthur Cabral ou RDT? Ou só fica bem todas as épocas nomear o maior flop da história do clube?

          • Carocho1
            Posted Outubro 22, 2025 at 2:24 pm

            O Rios é maior flop que Jurasek ou Cabral ou RDT pelo hype que tinha e pelo valor que custou. E se leres melhor o meu comentário, digo “caminha a passos largos para ser o maior flop” e não estou a dizer que é 100% certo que o seja à data de hoje. Mas cheira a isso.
            Em Maio logo vemos.

            • Petrol
              Posted Outubro 22, 2025 at 4:20 pm

              Jurasek custou 14M€ e tem dificuldades em praticamente todos os momentos do jogo.
              Arthur Cabral custou 20M€.
              RDT custou 20M€ em 2019, tendo em conta a inflação chegam-se a valores próximos dos dos 27M€ pagos por Ríos.

              Na minha opinião, maior flop que Jurasek é muito dificil, independentemente do preço. E o que significa continuar a caminhar a passos largos para ser o maior flop?

              • 6.Mik
                Posted Outubro 22, 2025 at 9:47 pm

                É injusto fazer este cálculo mas o Rios se ficar os 5 anos de contrato no Benfica vai obrigar a um investimento total de mais de 60M.
                É só fazeres as contas

    • Antonio Clismo II
      Posted Outubro 21, 2025 at 10:40 pm

      O problema são os contratos miseráveis que foram feitos nesta época mas para serem pagos apenas na próxima época (Enzo, Sudakov, etc). Arriscam-se a terem que cortar jogadores que ainda nem começaram a abater o preço da compra para tentar conter a desvalorização…

  • chuta dai
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:14 pm

    Trocar o Lage pelo Mourinho é patético. Ao dia de hoje Lage é muito mais treinador que Mourinho.
    Eu tenho que voltar a falar de Aursnes porque levei aqui muitas “bocas” quando no inicio e toda gente dizia que era um senhor jogador. Eu disse na altura que ele era fraco tecnicamente e deve ter sido um dos comentários com mais dislikes aqui do blog… Enquanto os adeptos venerarem jogadores como Aursnes e Pavlidis e eles serem os cracks da equipa vamos ser sempre medíocres. O 1º golo de hoje é um lance claro que quem tem olho percebe que Aursnes não tem qualidade para jogar na champions. Ele despachou a bola de qualquer maneira porque ele é incapaz de sofrer uma pressão e manter a bola escondida e sair a jogar. Trocar Florentino por Enzo é de louco. Bem nem me apetece falar sobre tudo o que sinto quando vejo esta equipa a jogar. Muito triste.

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:08 am

      Aursnes é um excelente jogador. Não é um jogador para ser craque de uma equipa, pois não tem essas características. É um jogador cujas melhores características sobressaem quando envolvido num bom coletivo. Em todas as melhores fases do Benfica desde a sua chegada, ele é um dos jogadores em destaque. Falhou no 1º golo, é verdade. Messi e Ronaldo já falharam penalties decisivos. Isso significa que não tem nível ou estaleca?

      Pavlidis é mau? Explica melhor porquê porque gostava de saber.

      Quanto a Florentino, “venerar” Aursnes é um problema mas venerar Florentino não? É com jogadores do nível de Florentino que vamos ter um Benfica forte e dominador?

      • henry14
        Posted Outubro 22, 2025 at 10:32 am

        Esquece :D . O Chuta é daqueles users que está constantemente “à espera” de mau jogos do Aursnes para “sair da toca”. Não o conseguiu fazer durante muito tempo e agora está a “tirar a barriga de misérias”. Embirrou com Pavlidis também não se sabe muito bem por quê. É um bom avançado, com bons pés, bom recorte técnico, associativo. A finalização não é do melhor que há (falha alguns golos) mas ainda assim teve números muito bons na primeira época e não está assim tão mau nesta. Se podemos arranjar melhor? Provavelmente, sim. Deve haver no mundo avançados melhores que Vangelis Pavlidis. Mas quando Pavlidis é dos nossos melhores jogadores, temos muito pior noutras posições e é ele o “atacado”, não dá para perceber muito bem a lógica.
        Quanto a estas constantes saudades de Tino, é só patético quanto a mim. Mas aqui o problema não é do Chuta, é dos adeptos no geral. Dava jeito, era bom para certo tipo de jogos mas NÃO É NEM NUNCA FOI o que fazem dele. Não vingou no Getafe, não vingou no Monaco nem conseguiu jogar na seleção sendo titular do Benfica. Foi para o Burnley, não foi para nenhum colosso a não ser que não me tenham avisado.

        • chuta dai
          Posted Outubro 22, 2025 at 1:40 pm

          Ao Patrol não respondo a mais nenhum comentário dele porque ele por e simplesmente não sabe interpretar um texto simples. Mas Henry a ti respondo. A última coisa que podes dizer sobre mim é que estive a espera que o Aursnes fizesse más exibições para dizer que ele é limitado. Logo no ínicio quando toda gente o endeusava, eu já era critico dele principalmente da sua falta de qualidade técnica quando toda gente dizia que ele tecnicamente era um crack. Agora Pavlidis, o meu problema é que recuando nos campeonatos que ganhamos tivemos sempre PL melhores que ele. O único que talvez fosse pior foi com Seferovic mas aí havia um João Félix para disfarçar. Eu quero que o crack do Benfica seja um Matic, Enzo Perez, Enzo Fernandez, Gaitan, Simão, Garay, Coentrão, Jonas, Ramires. O Benfica tem que ter como crack um jogador desse calibre. Um ou dois. Quando o nosso crack é o Pavlidis, está tudo errado. É porque estamos na fossa. O Aursnes num Benfica competente só deveria ser um jogador de completar elenco, como era na 1ª época do Shmitd. Recordo te que o Aursnes não era titular. Jogavamos com Florentino, Enzo Fernandes e depois Chiquinho, João Mario, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos. O Aursnes no Benfica deveria ser isso, quando o titular está fora, entrava ele, tal como o Ruben Amorim era na altura. O Aursnes e Ruben Amorim são jogadores semelhantes com o mesmo overall.

          • Petrol
            Posted Outubro 22, 2025 at 2:51 pm

            Gostava que me dissesses porque razão não soube interpretar o texto. Será que foi porque não concordo com ele?

            Tens a certeza que tínhamos pontas de lança melhores do que Pavlidis? É que olhando para trás não vejo nenhum que seja claramente superior. Consegues dizer quais são? E há outra coisa, é que esses pontas de lança apanharam contextos bem mais favoráveis do que Pavlidis. Será que Pavlidis nesses contextos não teria um desempenho ainda melhor? O problema está longe de ser Pavlidis. O problema está em quem o rodeia.

            Aursnes não era titular na 1ª época de Schmidt? Tens a certeza disso? Aursnes foi indiscutível a partir do momento que entrou na equipa. Quem nunca conseguiu ser indiscutível foi Neres que foi indiscutível apenas até Aursnes entrar na equipa.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Outubro 23, 2025 at 4:39 pm

              Completamente de acordo com este comentário e com o de cima, assim como com o do Henry sobre o Tino.

        • Petrol
          Posted Outubro 22, 2025 at 12:19 pm

          Partilho da mesma opinião em relação a Pavlidis e Tino. Pavlidis enche-me as medidas. Como dizes, há melhores pontas de lança sem dúvida mas Pavlidis é muito bom. Dá muito ao jogo e não sendo um matador de excelência, cumpre. E ainda não tivemos oportunidade de ver Pavlidis numa equipa funcional. Não tenho dúvidas que renderia ainda mais numa equipa com rendimento constante. Na minha opinião, é o melhor jogador do Benfica neste momento.

          Quanto a Tino, acho que é masoquismo mesmo… Subscrevo completamente.

    • Rosso
      Posted Outubro 21, 2025 at 11:23 pm

      O Ausrnes está em baixo de forma e merecia banco, mas daí a dizer que um dos melhores e mais fiáveis jogadores das últimas três épocas “não tem nível para a champions” já soa a ódio de estimação, não se lembrando sequer que ele nem é lateral. Não fosse o norueguês e o Benfica ainda teria tido piores resultados nas duas épocas anteriores, por mais que os avisadores de serviço o neguem. E se o Pavlidis não é dos melhores actualmente, então quem é?

      • chuta dai
        Posted Outubro 22, 2025 at 1:29 pm

        Mas o problema é mesmo esse. Os melhores jogadores do Benfica serem Aursnes e Pavlidis. Isso é demonstração clara que o Benfica está doente. O Pavlidis tem sido dos melhores quase todo o jogo. Mas para mim num Benfica forte, pujante tem que ter como avançado um Gonçalo Ramos no mínimo. Já nem falo em Cardozo, Jonas, Darwin, Miccolli ou Van Hooijdonk.

    • Art Vandelay
      Posted Outubro 21, 2025 at 10:24 pm

      Tudo dito quanto ao Aursnes, é um jogador fraquissimo e desde o início que aviso para isso

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:05 pm

    Não querem a centralização dos direitos televisivos para continuarem a passarem estas vergonhas na Champions.

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:54 pm

    Eu estou é à espera da entrevista ao Bruno Lage para ele dizer umas histórias bonitas, não é por acaso que recusou assinar o termo de confidencialidade aquando da sua rescisão com o clube.

  • BP
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:28 pm

    Tu queres ver que já estamos no segundo Vietname do clube e ainda ninguém reparou?

  • Bruno90
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:26 pm

    Há algum tempo, ainda com o Lage, previ que com a entrada do Lukebakio no onze o Aursnes passaria para o lado esquerdo — e não demorou muito a acontecer. Mais recentemente, com as críticas ao Dahl, também alertei que não ia demorar muito até colocarem o Tomás Araújo a defesa-esquerdo. Uma ala esquerda que não mete medo ao Farense, quanto mais ao Newcastle… simplesmente ridículo.

    De facto, fez uma diferença enorme o Tomás Araújo a defesa-esquerdo, nenhum golo do Newcastle foi por aquele lado. E o Aursnes como extremo então… já não há palavras. Volto a repetir: não vejo este tipo de adaptações nos rivais, nem enaltecimentos a jogadores “de equilíbrios”. Isto só mesmo no Benfica.
    Os resultados estão à vista — é um problema muito maior do que qualquer troca de presidente possa resolver

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:24 pm

    Como já disseram e muito bem a diferença de andamento da Premier para a liga portuguesa é tremenda e não tem a ver nem com genes nem com outras conversas da treta tem a ver com cultura desportiva e com exigência também dos adeptos porque muitas vezes aplaudem o mergulho para a piscina.
    Excepcionalmente fui ver o jogo a uma casa do Benfica foi muito bom, tava lá malta do antigamente que com toda a certeza mandava três bananos a muita florzinha que eu cá sei mas Hey a narrativa não gosta, a narrativa diz que tens de ser amoroso. Depois os outros é que as levam no carro.
    Quando o Lukebakio teve o chamado meltdown e parou no meio campo a Olhar para o Horizonte a mesa saltou com a punhaça do senhor de 80 anos. Disse em quem ia votar e eu lá lhe expliquei que não era do borderline portanto era indiferente.
    E sim adivinharam vota no Ruizinho porque acha que manteiga só no pão, Noronha só sabe falar mal e que deveria meter os 23 milhões no ninho da coruja e outras coisas. São vidas.
    Muito bom, lá vi o jogo e posso dizer que de facto a pobreza foi muita, o mister obviamente cometeu as suas coisas claramente não vê na defesa solidez suficiente e apostou no Araújo. Tem um excelente toque de bola mas acho que as lesões já o deixaram com um problema para o resto da carreira, dá para ver que não tem aquela agilidade.
    Benfica para o panorama nacional tem uma boa equipa mas para estes andamentos não.
    A dupla do meio tem muito ainda para melhorar coletiva e individualmente, António Silva é um central moderno mas falta ali aquela manha e sangue frio. É mesmo por aqui, ele é demasiado suave para este tipo de jogo.
    De resto não à muito a dizer, vitória incontestável do Newcastle eu tinha quase a certeza que o jogo iria ser muito difícil porque conheço as equipas inglesas muito bem.
    Desejo como sempre muita sorte ao mister, há trabalho para fazer e não é fácil porque os outros dois grandes também têm valor.
    Claramente o problema maior está no meio campo. Rios não demonstra ter cultura tática no momento defensivo, está inseguro com bola mas a sua fisicalidade é útil mas não é tudo. Enzo também é ainda um projeto de jogador e o Benfica precisaria de algo mais para elevar o nível.
    Em termos de performance, estas duas contratações até agora estão aquém do que se exige.

    • KingP
      Posted Outubro 21, 2025 at 10:38 pm

      Mas não é culpa do Amorim?

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Outubro 22, 2025 at 12:17 pm

        Boa tarde.
        Não. Amorim teve mão no plantel do Benfica? Então porque raio eu iria culpar o Amorim?
        Culpo o Amorim naquilo que tem culpa.
        Não tenho nada de pessoal contra ele, apenas acho que taticamente tem limitações.
        É crime?
        Então se não é crime mete no baú.
        Lança 🏀

    • dzs
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:49 pm

      hey fixe meu borderline, bela historia pena ser mentira

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Outubro 22, 2025 at 12:13 pm

        Boa tarde.
        É tão verdade quanto a minha falta de confiança na flexibilidade tática do Amorim.
        Se você acredita ou não, muito sinceramente, é igual a papel higiénico.

    • In a Silent Way
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:46 pm

      *há

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:18 pm

    O Costa despediu o Lage à porta das eleições para ir buscar o ÚNICO treinador que esta época tinha levado chocolate táctico do Lage e o resultado são 7 jogos e apenas 2 vitórias contra uma equipa da 2ª divisão (Chaves) e contra o último classificado do campeonato (AFS)
    **
    É isto o Benfiquinha do Costa, consegue sempre ser mais medíocre do que na semana anterior e é isto que vai ganhar as eleições, é absolutamente incrível isto

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 21, 2025 at 10:07 pm

      Não há candidatos à altura. Noronha Lopes também não é solução e o Vieira dispensa comentários…

      • Art Vandelay
        Posted Outubro 21, 2025 at 10:28 pm

        O Noronha que sabe mais de gestão a dormir que todos os outros candidatos juntos não está à altura 😂😂😂… Para não falar na equipa de sonho que tem… Vocês não existem mesmo, vão votar outra vez no banana que vai afundar ainda mais o clube mas calma que ele chorou quando marcou 1 golo ao Benfica…
        **
        Não adianta mesmo, vocês são sadomasoquistas e gostam

        • GabCel
          Posted Outubro 23, 2025 at 11:39 am

          nisto concordo a 100% contigo… se o Noronha não é bom para gerir, mais vele fechar portas.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Outubro 21, 2025 at 11:17 pm

          Esse Noronha que é sócio de empresas com prejuízos? Tens razão, tu mesmo é que não existes

          • GabCel
            Posted Outubro 23, 2025 at 11:41 am

            Se uma empresa é criada e recebe um injecção de capital dos sócios, até esse capital ser amortizado, a empresa terá dividas contabilisticas mas não implica que esteja mal.

          • Petrol
            Posted Outubro 22, 2025 at 9:11 am

            Até se pode considerar que Noronha não é a opção perfeita. A questão é que fazer pior do que tem sido feito no últimos anos é difícil. Noronha tem um excelente CV e uma boa equipa. O que é preciso mais?

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Outubro 22, 2025 at 11:14 am

              Vamos ver se será uma boa solução, só o tempo dirá. A verdade é que tem alguns esqueletos no armário que podem ser preocupantes

              • Art Vandelay
                Posted Outubro 22, 2025 at 12:52 pm

                Falares em esqueletos no armário do Noronha quando o Rui Costa anda de braço dado com o Vieira e tem lá TODO a equipa do Vieira é no mínimo para rir

              • Petrol
                Posted Outubro 22, 2025 at 12:20 pm

                Só teremos a certeza se será um boa solução depois de lá estar. A questão é que tem uma equipa muito boa e provas dadas. O que tem a atual direção? Se Noronha tem esqueletos no armário, o que tem a direção atual? Um cemitério?

          • Art Vandelay
            Posted Outubro 22, 2025 at 7:58 am

            E então o que tem startups com prejuízo? 😂😂😂😂… Tu tens noção que as startups (ou qualquer outra empresa). naturalmente dão prejuízo nos primeiros anos de actividade?
            **
            Queres mesmo falar das empresas que o banana já faliu a começar pelo próprio Benfica em que as contas estão cada vez mais rumo ao abismo?
            **
            Mais grave que pessoas como tu com literalmente zero literacia financeira poderem votar nas eleições do Benfica é mesmo poderem votar nas eleições em Portugal…e por isso o País está como está

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Outubro 22, 2025 at 11:13 am

              Já respondi acima. Também não são pessoas desiquilibradas como tu a solução para o país. No dia que queres debater sobre assuntos de extrema importância podemos faze-lo é só escolheres o dia.
              Já várias pessoas pediram para ires te tratar e continuas a ser teimoso. Isso deveria ser o mais importante para ti nesta altura

              • Art Vandelay
                Posted Outubro 22, 2025 at 1:15 pm

                Tu votas em Rui Costa e dizes que os outros é que têm de se tratar 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂….em falta de noção ninguém te ganha

          • Martines
            Posted Outubro 22, 2025 at 7:09 am

            E o que tem ser socio com empresas com prejuízos? Achas que todas as empresas dão lucro no primeiro ano? Estudar dá jeito

            • JJayy "Non Believer"
              Posted Outubro 22, 2025 at 11:11 am

              O homem tem várias sociedades e nem todas são start-ups. É mais um a querer servir-se do Benfica estilo Vieira. Tens toda a razão, estudar dá mesmo jeito e vocês vão cair no mesmo erro. Já não basta as figuras que fazem aqui diariamente.

    • TheGolden
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:29 pm

      *3V-2E-2D

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:16 pm

    É normal que as equipas portuguesas sofram nestes ambientes e nestes jogos contra equipas com esta dimensão física e atlética, até quando estão num bom momento (basta ver o Sporting contra PSV ou Atalanta). Não espanta que o Benfica sofra na saída de bola, porque a pressão do Newcastle tem um motor e uma capacidade atlética gigante (e o Benfica não tem centrais brilhantes com bola) e também não espanta que a nível de duelos perca quase tudo.
    Jogo e resultado expectável. A questão é o plantel do Benfica, com tanto dinheiro, chegar a esta fase com tão poucas soluções para algumas posições. Há um extremo a sério que é o Lukebakio (Schjelderup, Prestianni são amostras até para Portugal, quanto mais para Champions), há laterais como Dahl e Dedic que não tem nível defensivo aqui (tanto que Mourinho preferiu meter um central destro à esquerda) e se o Benfica troca Kokcu por Rios, espera-se que este seja o tipo de jogo onde isso traga frutos. Aursnes vai a caminho de 3 épocas curtíssimas, cheias de jogos penosos, mas ainda há a ideia que “não joga mal”. As coisas talvez ficassem mais compostas com Bruma, Manu e Bah (até em termos atléticos, sendo os 3 de um perfil diferente do que há), mas com esses 3 de fora… é um plantel com muita lacuna. O jogo de hoje acontece provavelmente até com um Benfica melhor e não é isto que expõe o plantel, porque sair vivo daquele estádio contra este Newcastle… é uma missão difícil para qualquer equipa, mais ainda para uma equipa do campeonato português que não vê este nível atlético em lado nenhum.
    Woltemade é jogador de culto.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:14 pm

    E ficou barato.

    Absolutamente demolidor o Newcastle, a vulgarizar o Benfica e a mostrar que este Benfica não tem lugar nestas andanças tal é a diferença de andamentos.

    Algumas notas e algumas ideias que talvez sejam impopulares.

    1. O Benfica melhorou algumas facetas do seu posicionamento defensivo com Mourinho face a Lage, mas conseguiu piorar ofensivamente. Com Lage em transição o Benfica era no mínimo competente. Com Mourinho nem em transição nem em organização ofensiva. Chega a ser confrangedor para uma equipa que gastou tanto dinheiro (mas já volto a este ponto…)

    2. Mourinho conseguiu utilizar 12 jogadores, num jogo em que se desse para substituir 8 jogadores eu faria isso sem pestanejar. O sinal para fora é claro. Não acredita neste plantel…

    3. O Benfica está fora da Liga dos Campeões e convém assumi-lo. Aliás, tenho dúvidas que faça mais de 5 pontos.

    4. Convém preparar também os benfiquistas e assumir que na próxima época estaremos na Liga Europa. Este Benfica está longe, bem longe de Porto e Sporting. Há que assumir mais cedo ou mais tarde que esta época será para fazer o reset do projecto. Mas este só ficará completo com a mudança na Presidência

    5. Técnica e tacticamente esta construção do plantel do Benfica deveria servir de caso de estudo do que não fazer na preparação de um plantel. Foram milhões gastos em jogadores que nada acrescentam ou foram contratados só porque se pode.
    E começa logo não numa contratação mas numa renovação…

    6. Otamendi já não tem lugar. Não deveria ter renovado. Toda a gente vai falar do erro do António Silva, é o costume. Mas alguém viu alguma ação do capitão? Na defesa quanto mais cedo se apostar na dupla António Silva e Tomás Araújo melhor

    7. Dedic não é melhor que Bah. Cria muitos desequilíbrios ofensivos, é muito mexido mas a inteligência não acompanha. Bah garante mais consistência defensiva, maior cobertura por dentro, maior capacidade na bola aérea. Hoje vai ter pesadelos com Gordon que o comeu o jogo inteiro.

    8. O mais notório. O meio campo do Benfica é miserável. Para a maioria dos adeptos a culpa era do Florentino porque era unidimensional e era péssimo na construção e só sabia recuperar bolas.
    Nada mais falso, e este ano prova o quão enganados estavam.
    A construção do Benfica era fluída com Florentino porque ele não inventava e jogava simples. Não era por acaso que era um dos jogadores com uma maior média de acerto de passe.
    Agora nem simplicidade, nem capacidade de recuperação.
    Tino foi substituído por um Rúben Neves argentino e pela versão da wish colombiana do Bruno Guimarães.
    Estão aqui 40M de euros e a solução para o meio campo é Manu Silva…

    9. 20M gastos num avançado suplente, que não era necessário e que joga a extremo porque o titular é o melhor jogador da equipa.

    10. Este é o Benfica burguês, sem identidade, sem formação que será a herança de Rui Costa. Vou viver muito bem com a eliminação da Champions e com um terceiro lugar esta época se souber que dia 25 o Benfica renasce.

    • GabCel
      Posted Outubro 23, 2025 at 11:51 am

      análise perfeita

    • Petrol
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:24 am

      6. Concordo plenamente. E acrescento, a defesa do Benfica é exposta de forma constante. Quanto isso acontece de forma tão recorrente, acaba por ser normal surgirem erros. António Silva tem sido autor de vários. Não deixa de ter alguma responsabilidade mas a responsabilidade maior acaba por ser as dinâmicas inexistentes da equipa.
      7. Bah talvez seja mais capaz fisicamente que Dedic, e é mais alto. Mas aqui não estou de acordo. Bah é também um jogador pouco inteligente com dificuldades defensivas. Dedic tem lacunas defensivas, não há dúvidas disso. Por vezes consegue compensar com a raça que tem. Após a sua lesão, não voltou ao nível em que estava anteriormente, o que me faz acreditar que não está a 100%. Também há o facto de agora ter Lukebakio à sua frente em vez de Aursnes e estar mais exposto. Penso que quando Bah regressar, vai jogar Bah à direita e Dedic à esquerda.
      8. Não consigo concordar que Florentino não fosse um problema. Por vezes jogava simples mas quantas vezes não o fazia e perdia a bola deixando o adversário em situação perigosa? Ainda mais o que perdia o meio-campo porque era necessário Kokçu recuar bastante de forma recorrente para assumir a saída de bola e depois faltava esse critério mais à frente. Mesmo neste jogo, com Florentino, o Benfica tinha ganho bastante na capacidade de recuperação e ocupação de espaço mas iria lidar bem com a pressão alta do Newcastle? O meio-campo continua a ser um problema no Benfica mas, para mim, isso não se deve à saída de Florentino. Enzo parece-me ter potencial. É verdade que neste momento tem dificuldades em fechar os espaços e na recuperação. Talvez fizesse sentido ter atacado um alvo com outras características. Ríos pode ser um bom jogador mas acaba por ser mais um dos jogadores nos últimos anos com qualidade que vem parar ao Benfica por um valor superior à sua valia e que acaba por não ter sucesso por não encaixar minimamente no que a equipa precisava.

      De resto, estou de acordo.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 22, 2025 at 1:58 pm

        Como disse ao Valentes, gosto do Dedic. Ontem esteve francamente mal mas é um jogador interessante. No entanto os dois em plena forma prefiro o Bah por ser útil em mais situações. E sim, uma coisa é jogar com Aursnes na direita outra coisa é jogar com Lukebakio. O belga tem muito talento ofensivo no último terço mas defender… é inexistente.

        Sobre o meio campo, é o que é.
        Rios não vai passar disto. E isto é curto para 27M. A culpa não é dele mas sim de quem o comprou.
        Enzo tem muito mais qualidade com bola do que o Tino, isso é evidente. Mas a comparação que fiz acho que assenta bem. É um Rúben Neves argentino.
        Podia funcionar, se o resto do miolo tivesse a rotação necessária, que não tem. Assim, Enzo fica com as suas fragilidades mais expostas.

        Acho que muito do futuro recente do Benfica passa por consolidar a relação entre Pavlidis e Sudakov.
        Pavlidis é um ponta de lança que não só consegue combinar como abre espacos mas não pode continuar a ser uma ilha na frente. Sudakov tem que ser esse elo de ligação e não jogar perdido na esquerda.

        Há duas opções.

        Como diria o BP e tendencialmente até concordo, apostar em Prestianni. É um jogador com características únicas e merece mais minutos.
        A segunda opção, mais conservadora, é apostar em Obrador como lateral com Dahl à sua frente.

        Subiria também o Gonçalo Moreira porque é mais rotativo e tem mais recursos que o Veloso ou o Rego para entrar na rotação com Sudakov.

        Mas em traços gerais seria:
        Trubin.
        Dedic (Bah), Tomás, António, Obrador
        Manu Silva, Aursnes (Enzo)
        Lukebakio, Sudakov, Prestianni (Dahl)
        Pavlidis

        • Petrol
          Posted Outubro 22, 2025 at 3:01 pm

          Concordo com a tua comparação entre Ruben Neves e Enzo. Parecem-me jogadores com virtudes e defeitos semelhantes, sem dúvida. Na minha opinião, Enzo tinha vindo a crescer nos jogos internos. Nestes jogos internacionais, com uma equipa tão pouco consolidada, acaba por sofrer.
          Sudakov não pode ser encostado à linha. Não me parece um jogador de correrias nem um jogador propriamente intenso e acaba por se perder. Já mostrou pormenores muito interessantes e há ali bastante potencial para ser trabalhado e fortalecer essa relação com Pavlidis que falas.
          Sobre extremos esquerdo, seja Prestianni, seja Schjelderup fazem mais sentido neste momento do que colocar Aursnes fora de posição ou até Dahl, na minha opinião. Prestianni merece uma oportunidade séria, acredito bastante no seu potencial. Mesmo Schjederup apesar de me ter desiludido esta época, tem números interessantes e a verdade é que merecia maior aposta de qualquer das formas. Lage parecia sempre com pressa em tira-lo de campo e Mourinho nem oportunidades lhe tem dado.
          Quanto à lateral esquerda, gostava de ver Obrador ser testado. Acho que Dahl tem sido vitima do contexto e continuo a acreditar na sua capacidade mas são necessárias alternativas e não vejo razões para um jogador contratado esta época não ter oportunidades.
          Quanto ao meio-campo. Talvez a fórmula Manu Silva – Aursnes que sugeres seja mesmo a melhor solução. Enquanto essa dupla não está pronta, gostava de ver Ríos ser testado na posição mais recuada que parece encaixar melhor nas suas características e até João Veloso poderia ser uma opção a #8 em jogos internos. Pelo menos teriamos um jogador com capacidade em posse naquela posição.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:23 pm

      7. Penso isso desde o início da época. O que se falou aqui sobre o Dedic foi um exagero típico do adepto da bola.

      • Tiago Silva
        Posted Outubro 22, 2025 at 6:36 am

        O Dedic desceu muito de forma quando o Aursnes abandonou o corredor direito. Deixou de ser quase um extremo e passou a ter mais responsabilidades defensivas e as suas debilidades passaram a ser mais obvias. Continuo a achar que é um excelente lateral em termos ofensivos, tem que trabalhar nos aspetos defensivos e talvez haver um coletivo onde as suas qualidades sejam mais obvias e as debilidades menos obvias.

        • Red Onion
          Posted Outubro 22, 2025 at 9:07 am

          Isto. Lukebakio e Dedic até se atrapalham quando sobem os dois. Um não fica como pivot e o outro não sabe quando deve ser vertical ou dar linhas de passe no meio. No fim, nenhum sabe cruzar bem.

      • Pablo2
        Posted Outubro 21, 2025 at 10:02 pm

        Pelo que mostrou de bom o Dedic nem viria para o Benfica. Os problemas estavam camuflados e a direção foi papada mais uma vez…

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 21, 2025 at 9:35 pm

        E atenção Valentes, não é pelo Dedic, até porque dos reforços (exceptuando Sudakov) é claramente o melhor e até supria uma necessidade.

        Mas tal como tu, o que não acho é que seja um upgrade na posição. Bah em forma é mais completo.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:09 pm

    Um jogo muito especial para mim entre 2 clubes do coração! Claro que o Benfica era a minha preferência e quem eu queria que vencesse, mas não me deixou de dar algum gozo o bom futebol jogado pelo Newcastle na parte final da partida. O Newcastle foi melhor, tem uma intensidade diferente e ainda mais em St. James Park, o Benfica foi engolido. Impressionante a quantidade de passes falhados, os jogadores claramente a serem pressionados pelo público.
    *
    Quanto ao Benfica até nem começaram mal, o plano de jogo foi evidente. A jogarem mais fechados quando o Newcastle estava na zona do meio-campo, mas a pressionarem mais alto quando viam que a bola ia para os pés de Pope e depois com os 3 centrais a ganharem os duelos e a ficarem com bola. Depois aproveitaram bem para atacar as costas do Burn com a velocidade do Lukebakio e os melhores lances vieram precisamente do belga. Ainda assim tanto passe falhado e tanto desapoio no ataque torna-se insustentável fazer alguma coisa do jogo. Exibições terríveis do Dedic, Sudakov (nem se viu) e do Aursnes (quando é que pode começar a ser criticado?). Muito mal o Mourinho também, o Dedic a sofrer que se farta com o Gordon e ele vez de trocar os laterais (o Tomás também esteve muito desconfortável como lateral esquerdo e ele conseguiria acompanhar a velocidade do Gordon) mantém tudo na mesma. Para além de fazer uma única substituição num jogo em que a equipa estava de rastos e foi para colocar o Ivanovic como extremo esquerdo (e o Aursnes a lateral direito mantendo o Tomás na esquerda!). Impecável, não vejo a hora do Mourinho se ir embora!
    *
    Quanto ao Newcastle, igual a si próprios e quando a confiança aumentou viu-se uma maior fluidez no ataque que é o calcanhar de Aquiles desta equipa esta temporada. Grande jogos do Gordon e do Bruno (para mim o MVP) e também do Botman. O Barnes também entrou muito bem e com muita vontade, é um excelente trunfo para se lançar a meio do jogo! Woltemade não marcou mas usou muito bem a sua qualidade no jogo em apoio e foi nos pés deles que passaram as melhores jogadas do Newcastle, um sucessor de Kane em crescendo! Quanto às novidades no meio-campo, o Miley começou algo escondido do jogo mas melhorou ma segunda parte e o Ramsey também fez bem o seu papel (oferece mais tecnicamente à equipa que o Joelinton) enquanto o Willock entrou para falhar um golo de baliza aberta.
    *
    Continua a campanha miserável do Benfica esta época sem dar sinais de retorno e a boa temporada europeia do Newcastle. É um prazer ver estes 2 clubes na maior competição de clubes, embora preferisse que o Benfica apresentasse outra imagem.

    • RC_20
      Posted Outubro 22, 2025 at 8:04 am

      Obrigado pelo comentário sóbrio. O Benfica podia ter feito melhor mas a verdade é que em dia sim, é muito díficil contrariar este Newcastle.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:03 pm

    Isto é assim: o campeonato português é uma bosta. A maioria das equipas joga ao ritmo de um caracol e passa o tempo a queimá-lo e a fazer anti-jogo. O mesmo fazem os três estarolas quando jogam entre si e necessitam. Vai daí o ritmo de jogo cá dentro é sofrível. Hoje, até tive pena dos rapazes.
    *
    Detesto o que fazem à vez com certos jogadores, por isso também tenho defendido sempre o Silva ou o Rios, mas tudo tem um limite. O António só fez caca: no primeiro golo, é ele quem põe em jogo o inglês no cruzamento; no outro, nem é preciso comentar aquela entrada no espaço sideral.
    *
    O Benfica não joga nada! Nada! Ofensivamente, vive dos rasgos do belga e/ou de Pavlidis. Não passa disso.
    *
    Mourinho fez uma substituição. Uma! E foi forçada, por lesão. Isso mostra o quanto confia no banco.
    *
    Tomás Araújo a defesa esquerdo: a explicação natural parece-me colocar mais um central para obviar à estatura dos troncos adversários. Tudo certo, certo? À frente Aursnes! Ofensivamente, tinha tudo para correr “bem”.
    *
    Não sei se Noronha, se Manteigas, se Mayer; sei que este indivíduo que lá está é um embuste e, ou é travado nos dias 25 e/ou 8, ou o Benfica vai cair num precipício gigantesco.

    • DNowitzki
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:49 pm

      Não captaste a ironia, certamente. Quando escrevi isso, estava obviamente a ser irónico, sarcástico.
      Dito isto, acharia hilariante que ele continuasse a ser presidente e ao mesmo tempo justo, para limpar a m…a que anda a fazer. mas era ironia. I-R-O-N-I-A!
      Como já disse e não deves ter visto, vou votar Mayer no sábado. Foi sempre para ele que me inclinei desde o início e nada ainda aconteceu que me faça mudar de ideias ao dia de hoje.
      *
      Há um outro lado de mim, muito obscuro e diabólico, que quase torce para a segunda voltar ter um confronto entre Vieira e Costa. Desse modo, afastar-me-ia quase em definitivo disto.

    • Stromp1906
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:33 pm

      Completamente de acordo com o primeiro parágrafo. Enquanto não existirem “tomates” para rever o modelo competitivo em Portugal, a tendência é piorar. Uma liga a 10 ou a 12, multiplicando derbys e clássicos, com arbitragens que deixem jogar e que aumentem o tempo útil de jogo.
      A diferença de intensidade das equipas portuguesas para as equipas das grandes Ligas é absurda, e isso não está relacionado com qualidade dos jogadores.

      • JonySilva
        Posted Outubro 22, 2025 at 9:37 am

        Certo! o campeonato é curto, pouco competitivo e atrativo. O meu FC Porto este ano, felizmente, tenta contrariar um pouco e com um estilo de jogo mais de campeonato grande, ainda assim passa mais tempo a gerir a vantagem do que em ataque continuando pois tal não é necessário.
        Quando chegamos a Europa é o que se ve, até o Salzburgo foi fisicamente superior, que fara quando apanhamos equipas inglesas, italianas, alemãs ou espanholas.
        Problema é que ninguém quer saber disso, apenas os adeptos, que nao ganham nada, só pagam! o modelo da nossa liga esta absolutamente esgotado.

        • DNowitzki
          Posted Outubro 22, 2025 at 4:34 pm

          Eu fui ver o Benfica vs. Nice e tive sono na segunda parte. Só não adormeci, porque não se consegue com o barulho dos outros 59999 adeptos.
          Mas, frente à TV, já adormeci, tão entusiasmante é a coisa.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:25 pm

      Achei que defendias a continuidade do RC para “acabar o que começou”. Afinal já não.

  • Nickles
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:02 pm

    Diria que não é alarmante. 2 dos próximos 3 adversários do Benfica levaram 6 e 7. O outro é o Ajax que tem 4 vitórias em 11 jogos. 9 em 9 facil.
    Quanto aos restantes 2 jogos, a Juventus é freguês habitual e o Real já deve ter o seu lugar definido a ultima jornada. Acredito nos 15 pontos no fim de janeiro.

  • beterrabapragmatica
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:00 pm

    Da maneira que a equipa jogou, mexer uma única vez e deixar Araújo na linha esquerda os 90min é inenarrável. Depois há também o facto de Dedic ser um lateral polivalente, faz os dois lados, o que ainda leva a que se perceba menos Araújo na esquerda. E cereja no topo do bolo, os 3 golos são por aquele lado. O único jogador que parecia mais perdido que o Tomás era Richard Ríos, um peixe completamente fora de água. Se ele vale 27 milhões, o Meité é bola de ouro. Enzo, por mais incrível que pareça, consegue ser ainda pior. O médio defensivo com menos intensidade que já vi, pressiona com a mesma vontade com que eu saio da cama às 8 da manhã. Gostava que os iluminados que o elogiam pudessem elaborar o que vêem neste marmanjo loiro que se arrasta ali no meio. Nem vou referir novamente o Florentino, porque acho insultuosa a comparação.
    Por fim, uma salva de palmas à direção que gastando mais de 100 milhões acaba o jogo com: um médio centro a defesa direito, um central a defesa esquerdo, um médio ofensivo a extremo esquerdo e dois amadores no meio campo. Uma masterclass de gestão.

  • Alex1904
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:00 pm

    Já não dá para defender esta equipa.
    Benfica não tem andamento para a Champions nem equipa para mais!
    O apoio que nós lhes damos neste momento é absolutamente imerecido!
    Equipa amorfa,sem ideias,sem garra e sem um sector que nos tranquilize, Bruno Lage saiu e pagou o preço mas agora vemos que talvez ele não fosse ele o unico a merecer ser queimado na fogueira, este Benfica é neste momento tudo menos uma equipa, é um conjunto de jogadores que sinceramente parecem não querer mais.
    Se acho que as eleições em Outubro vão mudar algo? Sinceramente não creio, o Benfica tem um problema mais profundo que treinadores, presidentes ou jogadores, o Benfica perdeu a identidade e a mística que nos revestia desde sempre e que para mim morreu com Eusébio da Silva Ferreira!
    Espero que ele esteja onde estiver nos perdoe e não esteja a cobrir a cara de vergonha porque eu sei que estou!

    O Benfica não é nem nunca poderá ser isto!!!

    Boa noite para todos e perdão pelo desabafo😔

    • Ricardo8989
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:35 pm

      O Lage diz que este plantel finalmente começou a ser montado com jogadores que pediu, Mourinho ainda nos turcos disse que o plantel do Benfica era muito bom. Que culpa tem um presidente disto? Só se for porque tirou o treinador que finalmente estava a trabalhar com jogadores que pediu e contratou um treinador só por jogo psicológico porque por resultados nos últimos anos não foi de certeza.

      • Petrol
        Posted Outubro 22, 2025 at 9:35 am

        O beterrabapragmatica já respondeu à culpa que o presidente tem, vou citar:
        “Por fim, uma salva de palmas à direção que gastando mais de 100 milhões acaba o jogo com: um médio centro a defesa direito, um central a defesa esquerdo, um médio ofensivo a extremo esquerdo e dois amadores no meio campo. Uma masterclass de gestão.”

        Com um investimento destes, sem nenhuma onda de lesões, não deveriam ser necessárias adaptações…

    • Art Vandelay
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:08 pm

      O Benfica do Costa/Vieira é isto e vai conseguir ser ainda pior nos próximos 4 qnos, porque os Burros vão votar mais uma vez nisto…
      **
      Das duas uma, ou os sócios do Benfica são de muito longe os sócios mais burros da história do futebol Mundial com a média de meio neurónio por sócio ou então são sado masoquistas em versão extrema

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 21, 2025 at 8:58 pm

    O Benfiquinha do Costa vai chegar ao dia das eleições, já sem depender de si próprio para ser campeão nacional e em ÚLTIMO lugar na Champions sendo uma das 3 equipas de 36 participantes que não conseguiram um miserável ponto e até ATRÁS dos grandes colossos Mundiais Kairat Almaty, Slavia Praga, Pafos ou Bodo Glinr…Para não falar que já estão a 6 pontos desse portento Mundial Qarabag
    **
    É isto o Benfiquinha do Costa, e por incrível que pareça é isto que vai ganhar as eleições dia 25, é surreal a tremenda burrice dos sócios deste clube

    • UselessAlt
      Posted Outubro 21, 2025 at 9:13 pm

      Calma, o Ajax e o Athletic jogam amanhã

      • pogagnolo
        Posted Outubro 21, 2025 at 9:30 pm

        O Athletic deve pontuar. O Ajax, nem por isso, pois joga contra o Chelsea.

        Mas não deixa de ser cómico. O espelho do amadorismo sistémico que reina no clube. Veremos se os sócios cumprem o seu dever, de remover estes parasitas do clube de vez.

      • Art Vandelay
        Posted Outubro 21, 2025 at 9:22 pm

        Bem visto, portanto o ÚLTIMO lugar isolado é perfeitamente possível

Deixa um comentário