Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mundiais: Gabriel Jesus é o pior «9» na história do Brasil

Vai dar a volta? Há 4 anos Fred era visto como o ‘patinho feio’ da Canarinha, mas o craque do Man City ainda conseguiu fazer pior.

O Brasil disse Adeus ao Mundial, com a derrota frente à Bélgica nos quartos-de-final, e, apesar de Neymar ter sido o mais visado, se há jogador que não vai ter boas recordações da Rússia, é Gabriel Jesus. O jovem do Man City foi titular nos 5 jogos da Canarinha mas não marcou qualquer golo, protagonizando, de acordo com o Globoesporte, a pior prestação de um avançado brasileiro na história dos Mundiais. Não é a 1.ª vez que o dono do ataque do Brasil fica em branco: Alcindo, em 1966, e Mirandinha, em 1974, também não marcaram, mas só disputaram dois jogos, contra 5 de Jesus. A prestação dos donos do ataque do Brasil em Mundiais (a pesquisa do Globoesporte ignora o número da camisola e nomeia o avançado centro referência de cada ano):
1930: Preguinho – 3 golos em 2 jogos
1934: Leônidas da Silva – 1 golo em 1 jogo
1938: Leônidas da Silva – 7 golos em 4 jogos
1950: Ademir Menezes – 9 golos em 6 jogos
1954: Baltazar – 1 golo em 2 jogos
1958: Vavá – 5 golos em 4 jogos
1962: Vavá – 4 golos em 6 jogos
1966: Alcindo – 0 golos em 2 jogos
1970: Tostão – 2 golos em 6 jogos
1974: Mirandinha – 0 golos em 2 jogos
1978: Roberto Dinamite – 3 golos em 5 jogos
1982: Serginho Chulapa – 2 golos em 5 jogos
1986: Careca – 5 golos em 5 jogos
1990: Careca – 2 golos em 4 jogos
1994: Romário – 5 golos em 7 jogos
1998: Ronaldo – 4 golos em 7 jogos
2002: Ronaldo – 8 golos em 7 jogos
2006: Ronaldo – 3 golos em 5 jogos
2010: Luis Fabiano – 3 golos em 5 jogos
2014: Fred – 1 golo em 6 jogos
2018: Gabriel Jesus – 0 golos em 5 jogos

40 Comentários

  • Santos David
    Posted Julho 7, 2018 at 5:02 pm

    La esta a leitura do futebol so através dos nomeros
    Nao estou a dizer que GJesus fez um grande Mundial porque nao fez, se o Firmino no minimo merecia jogar mais, merecia mas dizer que foi o “pior de todos os tempos” so por nao ter marcado é bastante redutor e também é um exemplo de como se vê o futebol hoje em dia: o que é importante é a percentagem de passes conseguidos mesmo que nenhum desses passes nao dê absolutamente nada ao jogo, numeros de tiros “acertados” mesmo que sejam chutos de moscas, etc etc
    Entao ok o GJesus é o pior PL de todos os tempos porque nao marcou nenhum golo, o trabalho que fez ao lado nao vale de nada mesmo de nada

  • Eagle1991
    Posted Julho 7, 2018 at 4:19 pm

    O erro foi não apostar em Firmino para a titularidade. Gabriel e um excelente jogador mas ainda está algo verde e sucumbiu a pressão. Daqui a 4 anos com outra maturidade estou certo que vai calar muito crítico

  • Quinhas
    Posted Julho 7, 2018 at 3:19 pm

    Gabriel Jesus e Hazard dos vítimas da análise do futebol actual no jogo de ontem pelo mesmo motivo,GOLOS/ESTATISTICAS…O 1 porque perdeu e não marcou e Hazard porque ganhou, foi o melhor em campo,mas não foi considerado como tal,indo a nomeação para o colega que marcou…!!!Gabriel Jesus 21 anos um talento incrível e uma garra imensa,antes da derrota ninguém o pode acusar de jogar mal,mas perante a derrota é mais um a ser acusado do “síndrome Benzema”. Quantos jogadores nesta Copa as Exibições são encobertas por golos “ao acaso”???Siga o circo das ESTATÍSTICAS,que por elas Battistuta foi melhor que Maradona!!!!

    • TheGolden
      Posted Julho 7, 2018 at 4:57 pm

      Já se dizia antes deste jogo que Gabriel Jesus deveria de ser relegado para o banco, Firmino seria uma melhor solução para a posição 9.

      E se a garra é um fator determinante para se calcular a qualidade de um jogador, estamos conversados.

      • Quinhas
        Posted Julho 7, 2018 at 5:17 pm

        A garra sem saber o que se faz em campo, é uma NULIDADE!!!Luís Suárez por ex sabe o que faz, mas tem mais garra que técnica.Faz lembrar as palavras do nosso Gabriel Alves, é mais a “técnica da força”do que a” força da técnica “, só que Gabriel Jesus tem as duas coisas. Além do mais nem sei o porquê de vir isso a baila…???

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2018 at 5:12 pm

        Ah e acrescento algo, já que me esqueci no comentário acima em resposta, se vamos valorizar o jogo sem bola e sem golo, então quem deveria ter jogado era mesmo o Firmino, mais valia.

        • Quinhas
          Posted Julho 7, 2018 at 5:44 pm

          Se jogasse o Firmino e o resultado fosse igual…talvez dissessem que Firmino deambula muito fora da área e que talvez fosse melhor o Gabriel Jesus que joga mais dentro da área…mas para mim, não foi por ele que o Brasil perdeu…Por mim errou mais o Tite, teria tirado o Coutinho que condicionou muito o jogo, tendo os belgas antecipado sempre as suas acções, entraria Douglas Costa é William passaria para o lugar de Coutinho. Quanto a Firmino ou Gabriel Jesus, são os dois de grande qualidade e para mim qualquer opção é válida!!!

          • Kacal
            Posted Julho 7, 2018 at 6:00 pm

            Talvez. Mas já muitos diziam que o Firmino deveria ser titular no Mundial, eu cá não iria criticar tanto caso fosse ele o titular. Acho que este era o momento do Firmino depois da época que fez e o Gabriel Jesus tinha tempo para ter o seu, foi um erro, a meu ver.

            O Tite foi um dos culpados e concordo com essa crítica. O Neymar também não esteve à altura ontem, mas o Gabriel Jesus também ficou aquém do esperado, só isso. Agora não é o pior 9 na história do Brasil por causa disto, aí totalmente de acordo.

    • Kacal
      Posted Julho 7, 2018 at 3:42 pm

      Ok, aceito. Mas o Hazard é um extremo puro e tem números no Mundial, ontem não marcou mas já marcou na competição. Já o Gabriel Jesus é um avançado, a sua função principal é marcar golos, assim como a de um defesa é defender, depois vem o resto. E o homem, em toda a competição, não fez qualquer golo em 5 jogos, é normal receber alguma crítica. São situações incomparáveis, a meu ver.

      • Quinhas
        Posted Julho 7, 2018 at 5:00 pm

        Isto são as análises básicas … Porque numa equipa,todos atacam e todos defendem…um avançado pode fazer um trabalho defensivo melhor ou talvez mais eficaz para minimizar danos defensivos,tal como um defesa ser mais preponderante que um avançado, que a partida está mais vigiado…mas hoje em dia tudo isso é ignorado em prol de números.Fred marcou na Copa de 2014 e nem vamos comparar a prestação de um é de outro. Hazard não é um extremo puro,mas sim aparece nas alas e esse nem precisa de golos mas muitas vezes julgado precisamente por não marcar e por isso até dizem que não é consistente,como se houvesse para além de MESSI alguém que trate tão bem a bola como ele…!!! Tive cometeu algumas falhas e ontem o jogo até poderia ter caído para o lado do Brasil e hoje estaríamos todos a dizer que Gabriel Jesus esteve bem e ainda não encontrou o golo…Como a tal “Teoria do ketchup”!!!

        • Kacal
          Posted Julho 7, 2018 at 5:11 pm

          Hazard não é extremo puro? Pode ser bastante móvel e ter muito jogo interior, talvez o “puro” não seja indicado, mas é um extremo. Ele não “aparece nas alas” apenas, ele joga nas alas. Que na selecção tenha outra disposição e função em campo, é uma coisa, agora ele é extremo e no Chelsea sempre jogou assim. O Conte é que mudou o sistema e ele teve que jogar mais interiormente. O seu objectivo é mais desequilibrar e assistir que marcar.

          Quanto ao Gabriel Jesus, eu não comparo com o Fred que também marcou apenas 1 golo e fez pior ainda, a meu ver. Comparo sim com os outros que marcaram 3, 4 e mais. E eu não desvalorizo nem minimizo o trabalho sem bola e mesmo com ela dos avançados, mas marcar golos é a sua principal função e aí o Gabriel Jesus para o potencial que apresenta e o “hype” criado esteve bem abaixo do esperado, já o Fred ninguém esperava muito dele no Mundial 2014, são situações diferentes novamente que compara.

          Depois eu não posso falar pelas outras pessoas, mas eu cá nunca julguei o Hazard por falta de golos e é um craque aprecio muito, já falei nele várias vezes para Barça e Real, ele joga muito mais do que apenas golos. Aí concordo, mas nem falei nisso.

          Por fim, o Gabriel Jesus não deve ser “crucificado” e acredito que daqui a 4 anos fará bem melhor, nem deve ser usado como “bode expiatório” ou principal culpado, mas deve ser criticado construtivamente. E sobre a “teoria do ketchup”, é só mais uma “alfinetada” das suas e não vou comentar essa parte.

  • MiguelF
    Posted Julho 7, 2018 at 2:27 pm

    Coitado do rapaz, agora vão fazer dele o bode expiatório. Tem 21 anos, um potencial tremendo e acredito que ainda vai calar os críticos (da seleção obviamente).

    O Gabriel Jesus vinha de uma boa temporada no City mas desde a lesão que se via que não estava na sua melhor forma. Para mim o titular do Brasil teria sido o Firmino mas são opiniões.

    Ah, e já agora gostaria de perceber o porquê do Willian ter sido sempre titular quando só fez 1 jogo de jeito e havia um senhor no banco chamado Douglas Costa que é um desequilibrador nato. Ontem viu-se bem a diferença no Brasil quando entrou o Douglas Costa, para mim tinha sido titularissimo do lado direito.

    Por fim, sejam bem vindos ao Europeu de 2018.

  • DNowitzki
    Posted Julho 7, 2018 at 2:16 pm

    Números, números, números.

    É a contrmporaneidade a ditar as suas leis. O Gabriel Jesus tem de comer muita papa para chegar bem lá acima.

    Agora uma perguntinha: o Jonas teria feito pior? Ontem, já em desespero, quem entrou? Renato Augusto? Não havia mais nenhum avançado?

    Por último, o Tite parece-me um tipo competente, mas comunga do pecado brasileiro: arrogância. E pumba! Caiu com estrondo.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Julho 7, 2018 at 12:56 pm

    Ok, analisando friamente este números, de facto é o pior 9 do Brasil nos mundiais. Mas é aquela coisa: o futebol não está cingido a estes números (e ainda bem!), portanto duvido que Gabriel Jesus seja o pior que jogou na posição 9 da História do Brasil.

    Ainda que, já antes do Mudnial 2018 começar, eu tenha dito aos meus amigos brasileiros que preferia Roberto FIrmino. E esse, com efeito, marcou.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 7, 2018 at 12:53 pm

    Ficaram mal habituados pelo que viram entre 1998 e 2006 :)

    • Kacal
      Posted Julho 7, 2018 at 1:55 pm

      Diria mais entre 1994 e 2006! Já que o Romário também era um excelente avançado e até marcou mais nesse Mundial que o Ronaldo (tirando o de 2002) portanto merece.

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2018 at 12:48 pm

    O titular deveria ter sido o Firmino! Fez uma excelente época onde foi um dos melhores avançados na Europa e vinha em ótima forma e motivado. O Gabriel Jesus teve uma época de altos e baixos, teve algumas lesões e não se afirmou totalmente, o Firmino merecia mais e acho que encaixaria melhor, inclusive. Os números não dizem tudo, mas realmente em 88 anos ser apenas um dos três avançados que não marcaram qualquer golo pelo Brasil no Mundial em participaram, é mau demais. Inclusive o Firmino marcou neste Mundial. Mas o potencial continua lá e a tendência será melhorar e acabará por se afirmar no Man City, acredito que vai dar a volta por cima e no próximo Mundial irá redimir-se.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 7, 2018 at 2:34 pm

      Este post fez-me lembrar o Jonas…

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2018 at 3:16 pm

        Em que sentido? Ahah

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Julho 7, 2018 at 5:19 pm

          No sentido que podia ter sido convocado e talvez tivesse dado jeito.

          • Kacal
            Posted Julho 7, 2018 at 6:02 pm

            Ah ok! Sim, até concordo. Embora eu não tirasse Firmino ou Gabriel Jesus para o pôr e por aí percebo o Tite, mas o Firmino deveria ter sido o titular. Agora o Jonas até podia ter ido em vez do Renato Augusto, era melhor e poderia ser útil, sem duvida.

    • T. Pinto13
      Posted Julho 7, 2018 at 1:10 pm

      Concordo Kacal. Ainda para mais com extremos que finalizam tão bem e com Coutinho atrás o jogo de apoios e de costas para a baliza de Firmino tinha tudo para funcionar muito bem.

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2018 at 1:53 pm

        Ora nem mais, T. Pinto! Tanto as características, como a forma e a motivação estavam do lado do Firmino e o Tite optou pelo Gabriel Jesus, podia ter poupado o rapaz em vez de “lança-lo às feras”.

  • Mosqueteiro
    Posted Julho 7, 2018 at 12:45 pm

    Agora vai-se fazer de um miúdo de 21 anos o bode expiatório. O Jesus é um fantástico jogador e mostrou isso no City. Após a lesão não voltou a ser o mesmo, mas ainda assim tem bastante qualidade. Erro foi do treinador em ter demorado demasiado tempo a perceber e dar uma oportunidade ao Firmino.
    Ainda assim, no último jogo o GJ sofre um penalty claríssimo do Kompany que o árbitro escolheu não marcar.
    Guedes também fez um mau mundial. São coisas que acontecem na carreira, são jovens e darão a volta por cima. Apenas espero que não façam dele o que fizeram ao Júlio César e ao David Luís após o último mundial.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 7, 2018 at 12:44 pm

    Realmente o Firmino merecia a titularidade no decorrer da competição. O Gabriel Jesus não rendeu e foi sempre inconsequente, aparecendo sempre muito nas alas e pouco na frente de ataque.

  • DiogoMeira
    Posted Julho 7, 2018 at 12:41 pm

    Típico dos brasileiros (muito à portuguesa por sinal)
    Enquanto corria bem estava tudo ótimo, jogavam bom futebol e o Gabriel Jesus dava se muito ao jogo para que as estrelas Neymar e Coutinho brilharem!
    Agora já é o pior avançado de sempre…

  • TheHunter
    Posted Julho 7, 2018 at 12:41 pm

    Antes do mundial coloquei aqui que Firmino merecia ser titular porém fui atacado por alguns users dizendo que não que o Jesus era melhor, que sentava o Aguero etc etc. Bem o tempo acabou por me dar razão e sem lhe tirar o mérito pois é bom jogador e com muito potencial mas Firmino neste momento tem outro nível. Mais completo, mais maduro e com muito mais frieza, fora que oferece muito na construção e abre muitas linhas de passe e espaços na frente.

  • Oldasity
    Posted Julho 7, 2018 at 12:37 pm

    Depois da época de Firmino, é um crime não ter sido o titular. GJ é um craque, mas não está ao nível de Firmino.

  • Daniel Rosa
    Posted Julho 7, 2018 at 12:27 pm

    Ainda ontem estava a comentar com um amigo meu como era possível, depois da época do Firmino, se dar a titularidade ao Gabriel Jesus

  • Estigarribia
    Posted Julho 7, 2018 at 12:25 pm

    Muito sinceramente esperava mais, muito mais, do Gabriel Jesus neste Campeonato do Mundo, em solo russo. Mas ele ainda é novo e, se tudo correr bem nos próximos anos, estará também no Mundial de 2022, no Qatar. O facto do Gabriel Jesus ser muitas vezes comparado ao Ronaldo Nazário também não ajuda nada, já que coloca ainda mais pressão nos ombros do internacional brasileiro. Por isso é que eu não gosto de comparar jovens promessas com jogadores feitos, como, por exemplo, chamado-lhes “novo qualquer nome de lenda”. Isso coloca muito pressão nesses jogadores mais novos e “ajuda-os” empurrarem-nos mais para baixo na carreira.

    Espero que as próximas épocas, no Manchester City, lhe corram bem para que em 2022 possa inverter o que lhe aconteceu na Rússia. Não é normal um avançado na seleção brasileira passar por um Mundial e não marcar, pelo menos, um golo. Agora deixo a seguinte pergunta no ar: quantas vezes o Gabriel Jesus foi bem servido e mal servido? Se calhar as vezes em que foi mal servido são superiores às que foi bem servido. Também quando tens um jogador fiteiro, como o Neymar, a rebolar no chão 1001 vezes, isso também quebra ímpeto ao jogo, abrandando o jogo da equipa.

    Em suma, espero mesmo que o Gabriel Jesus dê a volta a isto, porque é um avançado de tremenda qualidade e que pode fazer a diferença na Seleção do Brasil, em condições normais. Também diga-se que jogar contra defesas cerradas não ajuda em nada o avançado brasileiro, mas isso não pode ser considerado desculpa para tudo. Gabriel Jesus tem 21 anos de idade e tem tempo mais que suficiente para reverter toda esta situação.

    • Shupaky
      Posted Julho 7, 2018 at 1:52 pm

      Boa tarde.
      Primeiro dizer que costumo acompanhar os comentarios, apesar de pouco escrever, e tenho a dizer que em geral o consedero um user com muito respeito, capacidade de leitura e paixão futebolistica. Parabéns.
      Passando aos aspetos de jogo.
      Para mim o Firmino foi o principal PL da temporada.
      Evolui muito este ano e está fortíssimo no golo, na capacidade de posicionamento e leitura de jogo, a segurar(monstro) e no primeiro toque. Repare se no jogo no dragao em que iniciou quase todos os contra ataques do mané e do salah.
      GJ é fortissimo na velocidade e no jogo diagonal, arrasta bem os defesas, só que perdesse por vezes do momento de finalizacao ou nao se consegue impor. Tem de crescer.
      Posto isto, penso que o selecionador do Brasil é o principal culpado e nao o jogador.
      Nao vi GJ jogar mal ou a fazer algo que nao se estivesse à espera.
      Foi pouco e mal servido. Os extremos pouco cruzam e pouco tabelam. Procuram criar oportunidades aproveitando o seu virtuosismo e rapidez.
      Posto isto, com um estilo de jogo com mais tabelas seria ideal aproveitando a rapidez atacante para gerar linhas de passe e nao para conduzirem a bola.
      A jogar contra blocos fechados, o virtuosismo por si so pode nao ser viável, em todo os jogos, devido à faixa de espaços.
      Ou seja, Firmimo seria mais preponderante nestes jogos. Poderia segurar a bola e ganhar duelos de cabeça. Poderia manter a defesa contraria mais concentrada no meio criando espeço. F
      Colocaria primeiros passes que cririam mais espaco para p.e. Neymar o que faria aproveitar melhor os contra ataques, tal como no dragao.
      GJ seria mais eficaz num jogo em que o Brasil hipoteticamente jogasse em bloco baixo. Sendo mais rápido poderia aproveitar melhor o espacp nas costas e entre a defesa e o meio campo.
      Em conclusão, penso que houve varirias falhas no Brasile este pormenor foi so mais uma.

      • Estigarribia
        Posted Julho 7, 2018 at 2:35 pm

        Obrigado pelo seu feedback. Concordo com o que escreveu. Além disso, o Gabriel Jesus ainda só tem 21 anos e tem tempo mais que suficiente para corrigir os erros que terá cometido neste Mundial.

        Mesmo assim, acho que os brasileiros andam muito “mal habituados”, por assim dizer (e vou só falar dos jogadores do meu tempo, pois não vi Pelé, Garrincha, Mazzola e outros jogarem): desde 1994 até, pelo menos, 2006, os adeptos brasileiros viram jogadores de renome, como Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Káka, Cafú e Roberto Carlos, por exemplo, envergarem a camisola amarela e verde e agora exigem mundos e fundos a um miúdo de 21 anos.

        Espero que continue a ler os meus comentários e obrigado pelo elogio. O futebol é a minha grande paixão e sempre que posso comento alguns posts aqui no Visão de Mercado – o melhor blog/site desportivo em Portugal.

        P.S.: Se a revista “Futebolista” ainda existisse, a “Futebolista” e o Visão de Mercado seriam duas lufadas de ar fresco na imprensa desportiva nacional.

        Saudações Leoninas

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Julho 7, 2018 at 12:21 pm

    Vejo o Jesus como vejo o Neymar, aquela geração de jogadores que anda a aparecer com muitos tiques de vedeta que ao minimo toque estão no chão. Aqui muita culpa para o Tite porque nem era preciso fazer nenhum jogo, basta analisar a época do Firmino e a época do Jesus e não haveria muitas duvidas por quem obtar. Além de que o Firmino a par do Benzema deve ser o ponta de lança que contribui mais sem bola e melhor a abrir espaços

    • Estigarribia
      Posted Julho 7, 2018 at 12:54 pm

      Gabriel Jesus com tiques de vedeta??? Tá bem, tá. Que eu saiba, vi mais vezes o Neymar a rebolar pelo chão e mais vezes armado em vedeta, que o Gabriel Jesus. Mas pronto, cada um com a sua opinião.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Julho 7, 2018 at 1:45 pm

        Eu disse que o Jesus tinha tiques semelhantes aos do Neymar, não disse que o Neymar não nos tem ou que tem menos

Deixa um comentário