Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mundial’2018: O MVP, melhor XI, Sensação e Desilusão para o Visão de Mercado

2018 ficará para sempre marcado como o regresso da França às grandes glórias, arrecadando o 2.º Mundial da sua história, precisamente 20 anos depois do primeiro. Os franceses pautaram a sua prova pela regularidade e consistência e levaram a melhor sobre a entusiasmante Croácia na final. Já a Bélgica teve de se contentar com um terceiro lugar, num triunfo sobre a Inglaterra que permitiu aos Diabos alcançarem o seu melhor resultado de sempre em Mundiais. Por outro lado, numa edição em que Portugal não foi além dos oitavos-de-final e onde selecções como Brasil, Alemanha e Espanha ficaram aquém das expectativas, é hora de avançar com aqueles que mais marcaram este Campeonato do Mundo, tanto pela positiva como pela negativa.

MVP: Hazard (Bélgica) – Modric foi o motor da sensacional Croácia, Mbappé brilhou em duas-três partidas, principalmente quando a França liderava o marcador, Griezmann, mesmo pouco falado, foi o 2.º melhor marcador com 4 golos e duas assistências, mas Eden Hazard foi o craque acima de todos neste Mundial, aquele que fez mais a diferença. O belga demonstrou que está no Top 3 de jogadores na actualidade com mais capacidade ao nível do drible, mesmo em espaços curtos, fez uma exibição do outro Mundo contra o Brasil, aquele que terá sido o duelo mais recheado deste torneio, e numa prova marcada por um excessivo pragmatismo, com vários jogos a serem apenas desbloqueados através de lances de bola parada, acabou por ser o jogador diferenciador e o que mais entusiasmou.

Melhor Jovem (nascidos até 1997): Kylian Mbappé (França) – A concorrência era escassa e o francês, que aos 19 anos já é um dos melhores jogadores do mundo, foi uma das unidades em maior destaque na França, terminando a prova com 4 golos e uma série de jogadas e dribles de alto nível que ficam na memória.

Sensação (jogador ‘anónimo’/pouco falado que mais surpreendeu): Benjamin Pavard (França) – Era apontado como suplente antes do Mundial começar, mas aproveitou os problemas físicos de Sidibé para demonstrar rendimento nos últimos particulares e agarrou o lugar. Um desconhecido do grande público, inclusive há uns 10 meses poucos o conheciam em França, que deu cartas pela regularidade que demonstrou na prova, tanto a defender, onde foi notório o equilíbrio que ofereceu ao sector defensivo (é rápido, apesar da estatura e de ser um central de origem, fecha bem por dentro e posiciona-se bem) e também pelo que acrescentou ofensivamente, subindo bem no corredor quando foi necessário e coroando a sua prestação com um golaço à Argentina.

Desilusão: Gabriel Jesus (Brasil) – A um «9» da Canarinha pedem-se golos, mas o avançado do City, apesar de ter sido titular nos 5 jogos, terminou a competição em branco. O jovem até vinha de uma época positiva e na qualificação a sua entrada no XI foi determinante, no entanto nunca esteve inspirado, não justificou a aposta de Tite (mesmo quando muitos pediam Firmino) e acabou por fazer ainda pior que Fred em 2014.

Melhor Golo: Benjamin Pavard (França 4-3 Argentina)

Melhor XI: Courtois (Bélgica), Pavard (França), Varane (França), Vida (Croácia), Lucas Hernández (França), Kanté (França), Modric (Croácia), Pogba (França), Mbappé (França), Hazard (Bélgica), Griezmann (França).

87 Comentários

  • Joao D
    Posted Julho 15, 2018 at 10:25 pm

    Fazendo uma retrospectiva:

    Superou as expectativas – Inglaterra, Croácia, Bélgica, Suécia, Rússia

    Esperava-se mais: Portugal, Espanha, Argentina

    Desiludiu: Alemanha

    Quando a Portugal, acabou por ser um prestação pobre da seleção portuguesa, com culpas claras para Fernando Santos, que mostra não conseguir a matéria prima que dispõe.

    Melhor jogador: Modric.

    • Pablo
      Posted Julho 15, 2018 at 10:36 pm

      Portugal desilusão? Desde quando a seleção portuguesa é melhor que o Uruguai? Desilusão só se for do Ronaldo ter falhado o penalti que colocaria a seleção do outro lado da copa

      • Pedro Monteiro
        Posted Julho 15, 2018 at 10:54 pm

        Não a inseriu como desilusão, apenas como uma seleção que se esperava mais. Por mais que não fosse de ser campeão europeu.

      • Humberto Cruz
        Posted Julho 15, 2018 at 10:59 pm

        Portugal não é melhor que o Uruguai? Além dos dois centrais e dos dois avançados quem é que porias no 11 português? É melhor e acho que o demonstrou no jogo

        • Pablo
          Posted Julho 15, 2018 at 11:28 pm

          Humberto Cruz se analisares bem a seleção uruguaia é melhor que a nossa. Tens Muslera pode ser melhor ou equivalentemente igual ao Rui, a níveis de central nem se fala, Cáceres melhor que Ricardo, Guerreiro é melhor que Laxalt mas o nível apresentado pelo o primeiro prefiro o que Laxalt fez, no meio campo preferes jogar com o Vecino do Inter de Milão em vez de Adrien??, aqui apenas o Bernardo é melhor que Bentacur. Na frente Ronaldo ganharia de Suarez e Cavani vale por dois Guedes. Sem falar a qualidade de jogo. Ainda achas melhor que o Uruguai?

          • Kafka
            Posted Julho 16, 2018 at 12:06 am

            Nos centrais nem se fala? Parei aí lool… Nos centrais seria Pepe-Godin… Portugal tem melhores laterais e gr e tem melhor equipa que o Uruguay… Foi mais um falhanço de Portugal, PONTO

          • Humberto Cruz
            Posted Julho 16, 2018 at 12:09 am

            Para mim é claro que o Patrício é melhor do que o Muslera. Não é imensamente melhor, mas é. Guerreiro é também é bem melhor que o Laxalt, mesmo que o Guerreiro não tenha estado de todo ao seu melhor. O Cáceres é de facto melhor que o Ricardo, mas quem é o segundo lateral direito deles? Prefiro o Moutinho ao Vecino, apesar de ter jogado o Adrien. Bernardo é muito melhor que o Betancur, apesar de também só ter mostrado quando passou para o meio. Ronaldo é melhor que qualquer um dos avançados. Suarez e Cavani são muito melhores que qualquer outro avançado nosso, mas o Guedes, apesar do que mostrou, não é cepo nenhum. Ainda temos William, Quaresma, Bruno Fernandes, Gelson que para certas fases do jogo é bastante bom também. Na prática tens 2 centrais que seriam titulares, apesar do Pepe ter estado bastante bem, o Cáceres também o seria mas apenas porque os nossos não são expectaculares e o Cáceres é mais experiente, mesmo que não faça a diferença na selecção dele, e o Cavani ou Suarez, já que o outro seria o Ronaldo. E do banco, quem têm? A equipa não são 11 jogadores. Temos melhor 11, melhor 23 e mas pior seleccionador, que foi o que nos lixou. Queriam jogar mal e ganhar mas isso acontece numa vez em cem.

            • Pablo
              Posted Julho 16, 2018 at 10:37 am

              Portugal tem capacidades de ganhar o Uruguai é verdade mas o que vejo é muitos a colocar a seleção num pedestral que não existe dando a sensação que a eliminação nos oitavos foi escandaloso. Uruguai tem um elenco melhor do que Portugal isso é factual.

              Patrício não pode ser melhor que Muslera. Sobre o banco o que mostraram Gelson e Bruno Fernandes? Não mostraram nada de jeito para serem valias. Uma coisa é jogar em Portugal e serem destaques outra é seleção em que o nível é mais exigente. Nunca se mostraram. Eu na minha equipa prefiro ter Nandéz, Vecino e Bentacur ( que fez um ótimo mundial e tem 21 anos) do que ter Adrien, João Mário (que é bem fraco) e Guedes que não mostrou nada de jeito. E prefiro ter o Maxi do que Cédric.

              • Humberto Cruz
                Posted Julho 16, 2018 at 3:02 pm

                Isso não é factual, é uma opinião. A não ser que me consigas mostrar provas… Tenho alguma dificuldade em discutir futebol com pessoas que acham a sua opinião factos

        • Eagle
          Posted Julho 16, 2018 at 9:50 am

          Uma coisa é ser melhor outra é mostrar ser melhor. Acho que Portugal tem melhores jogadores que o Uruguai sem dúvida, e devias ter passado essa fase, mas o nosso futebol foi demasiado pobre, e FS não me pareceu saber o que andava a fazer neste Mundial.

          • Humberto Cruz
            Posted Julho 16, 2018 at 3:04 pm

            Sem dúvida, a minha opinião é a mesma. Temos melhores jogadores, mas ficou demonstrado que não temos melhor equipa.

      • DNowitzki
        Posted Julho 15, 2018 at 11:31 pm

        Portugal não é melhor do que o Uruguai? Ok, é a tua opinião.

      • Mantorras
        Posted Julho 16, 2018 at 12:41 am

        Ha bastante tempo, alias, desde que me lembro ja que nao sou do tempo do Uruguai campeao do mundo.

    • Rafa Kerber
      Posted Julho 15, 2018 at 10:52 pm

      Concordo com tudo o que disseste, excepto a Inglaterra, passou um grupo que tinha que passar e depois eliminou a Colombia (apenas nos penaltis) e a Suécia. Fez um grande mundial porque chegou às meias, mas sempre com adversários ao seu alcance, e mesmo que tivesse chegado à final não se poderia dizer que foi uma surpresa pela parte do quadro onde calhou.

    • Sancho
      Posted Julho 15, 2018 at 11:11 pm

      Acrescento o Japão nas selecções que superaram as expectativas: passou um grupo muito difícil e onde era apontado como a menos cotada das equipas e por pouco não surpreendeu a Bélgica. Apresentou um futebol muito inteligente e personalizado.

      Creio que também se esperava mais do Brasil. O título.
      De resto concordo com tudo.

    • Pedro Leal
      Posted Julho 16, 2018 at 8:57 am

      Concordo só que também acrescentava o Brasil nas equipa onde se esperava mais.

  • Dca
    Posted Julho 15, 2018 at 10:35 pm

    Excelente 11, na mouche.

  • Rafa Kerber
    Posted Julho 15, 2018 at 10:41 pm

    Neste 11 discordo claramente de Pogba, não fez um mundial tão mau como muitos dizem mas também não estraordinário, penso que De Bruyne merecia muito mais.

    Também Lucas Hernandéz parece um pouco a mais neste 11, mas de facto foi o lateral esquerdo mais competente, se não houvesse distinção entre direito/esquerdo, talvez escolhece Pavard e Menieur como os melhores laterais deste mundial.

    De resto concordo com tudo!

    • oMeuUserName
      Posted Julho 15, 2018 at 11:14 pm

      Concordo completamente! De Bruyne no lugar de Pogba e Meunier (ou até Trippier) no lugar do Lucas, apesar de compreender que aqui, se houver a distinção entre direito e esquerdo, terei de aceitar o francês.
      E uma menção honrosa para o Coutinho, que foi o melhor jogador do Brasil neste mundial e acaba por não ter espaço neste 11 por se ter ficado pelos quartos-de-final

  • Kafka
    Posted Julho 15, 2018 at 10:47 pm

    Algumas notas sobre o Mundial

    -Mais um fracasso total das equipas Africanas, a única surpresa aqui é ainda haver pessoas que acham que as Africanas podem dar alguma coisa

    -Goleada a nível de comentários televisivos por parte das estações da América-Latina, seja da Argentina ao México, TODAS sem excepção dão 1000000 a zero a qualquer relatador Europeu… Ainda assim, os que mais gosto de ouvir é a TV Colombiana

    -Goleada da Suécia ao resto do Mundo, ao nível da qualidade das bancadas, a Suécia é a única seleção onde qualquer adepto quer é que o jogo esteja parado o máximo de tempo possível, para vermos o que está nas bancadas

    -Mais um Mundial falhado de Cristiano, fez apenas um jogo bom e nada mais… Participou em 4 Mundiais e 4 fracassos… Salva-se o jogo contra a Espanha (o Salenko tb fez um grande jogo em 94)…em 4 Mundiais nunca conseguiu sequer estar entre os 3 melhores jogadores do Mundial

    -Mau mundial de Messi, depois de ter sido o melhor jogador do Mundial de 2014, desta vez acabou por não conseguir destacar-se no meio do caos que é a equipa e a Federação Argentina

    -Neymar completamente patético na forma como se atirava para o chão e fazia aquelas piruetas todas a queixar-se de nada, enfim, precisa de crescer

    -Bélgica e Inglaterra finalmente a ultrapassarem estigmas do passado e a chegarem as meias finais, pode ter sido o click que faltava a estas 2 gerações para passarem a ser de vez candidatas a sério

    -Alemanha a principal desilusão

    -Mbappe pode ter tido aqui o arranque para uma carreira que venha a marcar uma Era Pós-Messi/Cristiano… Tem tudo para ser o substituto destes 2, com a vantagem que pelo menos ao dia de hoje não parece ter rival à altura na sua faixa etária… Vamos ver o que o futuro dirá

    • Joao Duarte
      Posted Julho 15, 2018 at 11:25 pm

      O Ronaldo fez um grande mundial em 2006, não foi nenhum fracasso. Depois, tal como a seleção argentina, a Portuguesa não é um caos menor com a agravante de ainda ter piores jogadores.

      • Kafka
        Posted Julho 15, 2018 at 11:54 pm

        Portugal não tem piores jogadores, num 11 combinado Portugal até metia mais jogadores… Depois não estás mesmo a comparar o caos organizativo que é a Federação Argentina, com Portugal pois não?

        Em 2006 fez um grande Mundial? Fez um Mundial razoável não mais que isso… Em 4 Mundiais nunca conseguiu ser um dos 3 melhores jogadores do Mundial

        • Bacano Driblador
          Posted Julho 16, 2018 at 12:19 pm

          Mas é engraçado – o Eusébio no seu auge levou-nos ao 3° lugar (e sem querer faltar ao respeito a todos os outros Magriços), o Figo a um 3° lugar e depois vem Ronaldo em que a sua melhor marca enquanto figura das Quinas (no que toca a Mundiais) atingiu apenas os Oitavos!!!!
          E eu disse que era engraçado, porque vai ser já com 37 anos que o Ronaldo terá que chegar a umas Meias

          Falta saber quem será a nossa próxima figura, quem será o 4° Cavaleiro do Quinoclipse ou do Tugaclipse

          • Kacal
            Posted Julho 16, 2018 at 1:18 pm

            Também conquistou um Europeu e eles não. Além disso, o Ronaldo já foi figura no Mundial 2006 em que chegamos às meias, podia não ser A figura, mas era seguramente uma das.

            • Kafka
              Posted Julho 16, 2018 at 2:12 pm

              Conquistou um Euro (que não tem a importância do Mundial)…e nem nesse Euro conseguiu ser a principal figura de Portugal, pois o Pepe, Nani e Patricio é que foram os 3 melhores jogadores…e onde é que em 2006 ele foi figura? figura do quê? fez o Mundial razoável

              • Kacal
                Posted Julho 16, 2018 at 2:52 pm

                Uma pessoa tenta ter paciência mas tu e o teu dom da razão são exasperantes. Esses foram os melhores de Portugal NA TUA OPINIÃO. A minha é que o Ronaldo foi tão figura como eles, mas quando me referia a figura referia-me a ser o principal jogadores, o mais reputado, o capitão. Para mim foi um dos 5 melhores com Pepe, Patrício, Nani e Guerreiro. Além disso, terias passado a fase de grupos sem ele? Terias chegado à final sem ele? Os jogos com Hungria e País de Gales provam que não portanto foi sim figura.

                Quanto ao Mundial, mais uma vez convém interpretar bem o que disse. Eu disse que foi UMA DAS figuras da selecção portuguesa, não do Mundial.

            • Bacano Driblador
              Posted Julho 16, 2018 at 9:58 pm

              Tens razão!!!
              Esqueci-me desse pormenor
              Pronto, só falta saber quem será o próximo Atlas a carregar os Quininhas ás costas

              • Kacal
                Posted Julho 17, 2018 at 12:12 am

                Sinceramente, acho que não haverá um “Atlas” a carregar-nos,mas sim vários muito bons e seremos mais uma força colectiva. Precisamos é de um seleccionador que ponha a malta a jogar bom futebol.

      • Nodlehs
        Posted Julho 16, 2018 at 12:24 am

        Piores que a Argentina só no ataque… De resto Portugal é superior

      • Joao D
        Posted Julho 16, 2018 at 12:29 am

        Piores jogadores? Tens noção da qualidade que tínhamos em 2006? E mesmo agora não há razão de queixa…

        • Joao Duarte
          Posted Julho 16, 2018 at 7:47 am

          No presente tem piores jogadores, muito por culpa do Fernando Santos que deixou alguns dos melhores em casa. Mas isso também o Sampaoli.
          Entre ser um fracasso e fazer um mundial razoável vai uma grande diferença, e na altura o Ronaldo nem sequer era o monstro em que se tornou depois.

    • DNowitzki
      Posted Julho 15, 2018 at 11:29 pm

      Quem viu os africanos na década de 80 – Camarões, Argélia, etc. – só pode suspirar.
      Na altura dizia-se que precisavam do rigor do futebol europeu. Em suma, mataram a belezs dos africanos e eles continuam sem ganhar.

    • Pablo
      Posted Julho 15, 2018 at 11:35 pm

      4 mundiais e 4 fracassos? E o mundial de 2006 em que ficou em quarto lugar não conta? Messi foi considerado melhor do mundial de 2014 foi um erro tremendo sendo que James, Neuer, Muller e Mascherano fizeram melhor. E neste mundial esteve péssimo. Próxima geração é com Dybala no comando para verem como se comanda uma seleção.

      • Kafka
        Posted Julho 15, 2018 at 11:56 pm

        Se isso era para eu me rir, então obrigado, conseguiste

      • Mantorras
        Posted Julho 16, 2018 at 12:40 am

        Meu Deus, tanta coisa errada. O unico superior a Messi em 2014 foi Di Maria. James nao chegou longe o suficiente, Mascherano e Muller, os dois juntos, tem os pes do Neuer, so por ai percebo que falem desses 3 para melhores do mundial.

        Dybala nem lider na Juve quanto mais na seleccao, mas alguma vez o Dybala fez mossa num grande jogo, contra uma grande equipa, numa grande competicao? Por favor. O Dybala?! Comparado com Messi? O futebol acaba…

        • Pablo
          Posted Julho 16, 2018 at 10:19 am

          Mantorras achas que Messi merecia o prémio de melhor do mundial? E sobre o Dybala vamos esperar para ver. Merecia ser titular e não foi e muita gente sabe porquê mas não se fala.

          • josevilela
            Posted Julho 16, 2018 at 11:05 am

            Diga lá o porque de o Dybala nao ser titular ?

          • SenyorPuyol
            Posted Julho 16, 2018 at 11:55 am

            Sim, Messi merecia o prémio.
            Dybala não jogou pela mesma razão que Meza foi dos mais utilizados, porque Sampaoli é que estava na área técnica…

          • Mantorras
            Posted Julho 16, 2018 at 3:44 pm

            Di Maria era o unico que poderia competir com ele, mas falhou a final.
            Sobre Dybala, ja tive muitas esperancas (sou fa incondicional da Juventus), mas nao acho que va passar daquilo que mostra hoje. E bom jogador, nao e nenhum fenomeno.

    • Eagle
      Posted Julho 15, 2018 at 11:58 pm

      É completamente impossível para ti não falar no CR7 em cada post que fazes? Com que então 4 golos em 4 jogos realizados é um mundial falhado. Fez a melhor exibição individual de qualquer jogador no Mundial contra uma das melhores seleções do mundo e pouco ou nada podia ter feito contra o Uruguai que jogou quase em 10-0-0. Mas lá está se tivessess reconhecido isso, algo de mal se passava. Tenho dito.

      • Kafka
        Posted Julho 16, 2018 at 1:13 am

        Posso dizer o mesmo de ti, tu e qualquer pessoa em Portugal admitirem falhanços do Cristiano, algo de mal se passava…

        Cristiano é assunto tabu em Portugal, não se pode falar as verdades sobre Cristiano

    • R1906
      Posted Julho 16, 2018 at 3:35 am

      É o Higuain, Aguero, Di Maria, Sampaoli, Alejandro Sabella , Gerardo Martino, a AFA, etc

      Tudo se coloca para dizer que Messi não fez mais. Já Portugal é tudo perfeito. Caos?Que caos? Colectivo inexistente.Defesa super mal organizada. Futebol apoiado é algo que nunca.

      Ronaldo marcou 4 golos. Quantos jogadores marcaram 4 ou mais golos neste mundial? Harry Kane, Cheryshev, Lukaku, Mbappe e Griezmann

      Qual o segundo melhor marcador de Portugal?Quaresma com 1 golo. Obviamente que isto passa-te completamente ao lado..a final um não conseguiu mais porque a volta é tudo mau..o outro não conseguiu mais, mas a sua volta é tudo perfeito.

      Um hater por mais que tente esconder ,nunca consegue.

      Um seleccionador bastava meter marcação apertada no Ronaldo que o resto da seleção não sabia o que fazer , nem capacidade de marcar golos havia. Mas isto é tudo a prova como a selecção está super bem organizada.

      • SenyorPuyol
        Posted Julho 16, 2018 at 12:00 pm

        Só venho ressalvar que o “caos” Argentino não se refere a questões tácticas. “Sampaoli” refere-se a questões tácticas, “caos” refere-se à AFA. Se jogar mal fosse o maior problema da Argentina, muito felizes estariam eles, até o Sol da bandeira brilhava mais.

    • Gunnerz
      Posted Julho 16, 2018 at 8:09 am

      Ficou mais uma vez provado que não interessa a cor da pele mas sim a formação da pessoa ao longo da vida. Os jogadores franceses de origem africana dão 10 a 0 a qualquer jogador de uma equipa africana. E porquê? Porque foram formados na Europa, em França e não conhecem outra coisa, são franceses, por muito que isto ainda custe a várias mentalidades por aqui.

    • Bacano Driblador
      Posted Julho 16, 2018 at 12:11 pm

      É porque não ouviste os comentadores Suecos e Russos, eu costumo ativar na FIFA só para perder de propósito!!!
      Estou a brincar, concordo contigo ver um jogo pela voz ou olhos de um Sul Americano é simplesmente delicioso!!!!

  • Pedro Monteiro
    Posted Julho 15, 2018 at 10:48 pm

    Melhor XI: Pickford/Courtois, Hernandez, Vida, Varane e Pavard, Kanté, Modric, Rakitic, Hazard, Mbappe, Kane/Griezmann.
    Melhor Jogador: Modric.
    Sensacao: Pickford, Pavard.
    Equipa Sensacao: Russia
    Equipa Desilusao: Alemanha

    Grande Mundial.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 15, 2018 at 10:53 pm

    Acho que foi dos piores mundiais que tive a oportunidade de acompanhar.

    Defendeu -se muito e jogou-se pouco.

    Até a Final nem me pareceu uma final. Adorei que a Croácia tivesse chegado onde chegou mas o encontro mais pareceu uns quartos-de-final do que outra coisa.

    • Sancho
      Posted Julho 15, 2018 at 11:40 pm

      Não concordo. Pessoalmente foi dos melhores a que assisti (apenas atrás do ’82, ’94 e ’98).
      Houve boas surpresas, muito bons jogos e muita emoção.
      Não é fácil definir o que faz um bom Mundial e penso que cada pessoa tem as suas preferências, mas digo algumas coisas que gostei e me faz ter gostado deste mundial:
      – muitos golos (média de 2.64, das melhores que se tem visto)
      – poucos jogos chatos ou sem golos
      – muitos jogos emocionantes e / ou de qualidade (alguns exemplos: FRA-ARG, BEL-JAP, FRA-CRO, BEL-BRA, CRO-ARG, POR-SPA, ARG-NIG)
      – muita competitividade: praticamente todas as selecções se apresentaram muito competitivas (não necessariamente defensivas) e na sua melhor força. Não houve prestações vergonhosas como a Espanha em 2014, França em 2002, etc. Alemanha teve muito abaixo do esperado mas foi eliminada nos últimos minutos do terceiro jogo (Espanha em 2014 começou a abrir com um 0-5).
      – o futebol espetáculo da Bélgica, os bons jogos e jogadas que nos proporcionou, e a inteligência do Martinez na reviravolta frente ao Japão e na estratégia apresentada contra o Brasil
      – a campanha da Croácia, desde o 3-0 à Argentina, aos sucessivos jogos ganhos no prolongamento/penalties sem nunca baixar os braços
      – a consistência defensiva da França e a mudança de estratégia (entrada de Giroud) após o primeiro jogo
      – a nova Inglaterra, muito irreverente e com capacidade para ficar no topo por muitos anos
      – o Japão, a Suécia e a Rússia, muito acima daquilo que se esperava deles
      – os dois primeiros jogos do México
      – a chuva de (bons) golos do França-Argentina e do Portugal-Espanha
      – a segunda parte do Bélgica-Japão
      – a quantidade de classificações decididas nos descontos do último jogo, na fase de grupos
      – a técnica do Hazard
      – a classe do Modric, do Cavani, do de Bruyne
      – o fenómeno Mbappe
      – o espírito de sacrifício do Griezmann e Giroud
      – o balneário do Japão
      – a presidente da Croácia
      – os golos do Pavard e do Chadli
      – as exibições defensivas do Courtouis, Schmeichel, Godin, Varane, Vida, Granqvist e Kante
      – a organização irrepreensível

      • Bacano Driblador
        Posted Julho 16, 2018 at 11:44 am

        Grande comentário, digno de um verdadeiro Rei!!!!
        Adorei a referência ao Balneário do Japão, porque o Mundial também é isso, um intercambio cultural e social

        P.s – O meu Mundial é o de 2006 (estava na minha idade mágica) e é graças a esse Mundial, que amo a Bundesliga, e todos os jogadores dessa geração!!!!

        Digam aí num comentário, qual foi o vosso primeiro Mundial e se esse 1° Mundial é o vosso preferido.

        • Sancho
          Posted Julho 16, 2018 at 11:21 pm

          Obrigado Bacano.
          O meu primeiro foi o de ’82 e é naturalmente o meu preferido. Tinha um Brasil mágico, ainda hoje a equipa que mais gostei de ver jogar.
          Quanto a mim o 2006 foi bom QB. Acima de tudo lembro-me da quantidade absurda de bons golos. Ainda assim não o ponho no topo porque o campeão não me fascinou. No entanto é natural que marque cada um de maneira diferente.

  • Khal Drogo
    Posted Julho 15, 2018 at 11:02 pm

    Concordo com tudo, com exceção da desilusão. Para mim foi o De Gea.

    • Joao D
      Posted Julho 16, 2018 at 12:26 am

      Também. 6 golos sofridos (e alguns deles defensáveis) em 7 remates à baliza é pouco prestigiante para um GR de topo.

      • Khal Drogo
        Posted Julho 16, 2018 at 7:57 am

        Fiquei mesmo desapontado. É o meu GR favorito e foi péssimo. Não me lembro de uma única boa defesa

  • Kacal
    Posted Julho 15, 2018 at 11:08 pm

    Foi o Mundial que menos senti e vibrei dos últimos 3, mas teve uma excelente organização e teve os seus bons momentos, foi bom. De resto, concordo com todas as escolhas do VM. Dou enfase ao jogador sensação onde Pavard impressionou-me bastante. Não digo que vá acompanha-lo no Estugarda, mas espero que ele dê o “salto” para uma equipa que costume acompanhar para o ver mais de perto. Alto, imponente, passada larga, um verdadeiro defesa mas nenhum tosco com bola, sobe bem no terreno, é aquele defesa de classe que é competente na vertente ofensiva, mas depois na defensiva e pelo ar é um “muro”, sempre frio e consistente. Tem apenas 22 anos, vejo grande futuro nele.

    • DNowitzki
      Posted Julho 15, 2018 at 11:27 pm

      Estou contigo. Foi um mundial de futebol pobre e sem grande emoção.

      O campeão é o pior de que me lembro e estou a falar de 1978. Que miséria!

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2018 at 12:40 am

        Concordo totalmente! Não sei, parece que nem houve Mundial este ano ou então é o sinal dos tempos, mas a festa e aura do Mundial costumava ser diferente. Lembro-me do 2006 e sobretudo do 2010 onde aí senti e vibrei muito mais.

        • Joao D
          Posted Julho 16, 2018 at 12:55 am

          Eras mais novo. Quando se é mais novo, tudo tem mais encanto.

          No Euro2004, qual era a criança que não cantava o Menos Ais e o Força da Nelly Furtado?

          • josevilela
            Posted Julho 16, 2018 at 10:59 am

            Ninguem cantava o menos ais, cantava-se era outra versao mais engraçada.

          • Kacal
            Posted Julho 16, 2018 at 1:24 pm

            É capaz de ser disso, João D! E eu cantava essas músicas, eheh. O Euro 2004 foi aquele que mais senti e vibrei, sem duvida. Mas o Mundial 2010 com o Wavin Flag e o Waka Waka também.

    • Xyeh
      Posted Julho 16, 2018 at 12:13 am

      Fala-se que vai para o Bayern

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2018 at 1:23 pm

        Seria um excelente reforço para o Bayern! O problema é que há Kimmich e portanto seria complicado ser titular. Preferia que desse o “salto” mas continuasse a titular e aí o Inter seria uma boa opção. Quem sabe o Tottenham como já se falou.

    • Santos David
      Posted Julho 16, 2018 at 5:37 pm

      Nao vou dizer que o Pavard fez um mau Mundial mas demorou a ser seguro a defender e ontem levou um grande baile do Perisic durante mais de uma hora, depois marcou um golo fantastico que, penso eu, deixa uma boa imagem dele
      Por exemplo, para falar de um colega de equipa dele, achei o Hernandez mais seguro, mais lutador e tambem muito melhor quando subia
      Cada um suas sensaçoes, e pode vir a ser um grande jogador (ja tem uma historia bonita porque ha 6 meses ninguém em França o conhecia) até que parece que ja foi contratado pelo Bayern (fica mais um ano no Estugarda e depois chega na proxima época) e penso que no futuro jogara mais a central (ele é central de formaçao)

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2018 at 7:31 pm

        Eu não vi a final por falta de indisponibilidade portanto refiro-me ao que vi do Pavard neste Mundial, mas claro que precisa de melhorar e evoluir, só agora chegou a este patamar e ainda é jovem, mas vejo grandes potencialidades nele. E sim, o Hernández é outro de muita qualidade e potencial.

        De resto, subscrevo!

    • Santos David
      Posted Julho 16, 2018 at 5:47 pm

      Quanto ao resto, Kacal, como muitas vezes concordo contigo, Mundial estranho (senti poucas vibraçoes), cada vez ha mais equipas (de seleçao) que nao querem a bola e jogam em contra ataque, nao é o futebol que prefiro, vi varias vezes 11 jogadores a defender nos 25 metros (Russia, Dinamarca, Suécia, e França ontem por ex) enquanto me parece que a nivel de clubes estamos numa fase de futebol de ataque, de espectaculo, nas seleçoes é o contrario
      Quantas equipas neste Mundial, se pode dizer que gostam de ter a bola, de construir ataques, que têem futebol positivo? Nao ha muitas
      Ainda estou para ver um jogo onde ninguém quer a bola para poder jogar em contra ataque, onde isto vai?
      “Toma a bola
      _Nao, nao a quero toma tu
      _ Ja te disse que nao a quero, o que que queres que eu faça com ela?”

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2018 at 7:32 pm

        Concordo totalmente, tudo dito! Mas além disso pareceu um Mundial “frio” talvez por ser na Rússia, não teve aquele emoção e vibração de Mundial, estranho realmente.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 15, 2018 at 11:17 pm

    A leitura do VM é quase perfeita e a minha não é muito diferente.
    No melhor 11 só trocava o guarda redes (Lloris mesmo com o erro de hoje foi instrumental com várias defesas de grande nível em vários jogos)

    O MVP para mim foi mesmo bem entregue a Modric embora quer Hazard quer Griezmann tenham tido um nível altíssimo.

    A sensação é de facto Pavard mas acrescentaria Rebic como os jogadores que mais impressionaram.

    Quanto à desilusão, percebo a escolha de Gabriel Jesus e os motivos da escolha, mas ainda assim tendo em conta o estatuto, o impacto no futebol da equipa, o jogador que mais desiludiu e mais perdeu cotação internacional foi mesmo Neymar, por aquilo que não fez, e pelas inúmeras fitas que acabou por fazer tendo neste momento perdido até o estatuto de figura maior do PSG para Mbappe.

    Quanto às equipas, a Alemanha foi de longe a principal desilusão, Portugal e Espanha jogaram um futebol paupérrimo que dava sono (uns por falta de estilo e outros por só terem aquele estilo), as Selecções africanas acabaram também por desiludir não tendo nenhuma atingido a segunda fase.

    Do lado das boas equipas, os 4 primeiros tiveram sempre excelentes momentos de futebol. 4 equipas com excelentes gerações de jogadores, duas delas (França e Inglaterra com mais um filão a chegar e com tudo para marcarem pontos no futuro), uma outra geração no seu melhor momento (Bélgica) e outra no seu auge (Croácia) que dificilmente repetirá a façanha no futuro.

    Destaques ainda para os surpreendentes México e Japão que jogaram a um nível mais alto do que seria de esperar, as boas provas de Russia e Suécia,e a coesão defensiva do Uruguai.

    Tacticamente foi um mundial pobre, com poucas inovações e muita gente a querer os mesmos resultados com as tacticas de sempre. Neste aspecto os maiores destaques em termos tácticos foram o futebol agressivo e vertical do México, a elasticidade bem como a abordagem às bolas paradas ofensivas da Inglaterra de Southgate, a forma como Dalic conjugou o trio de meio campo com Brozovic a 6 como pivot , e Modric e Rakitic como organizadores pelo interior, e a forma como a partir do segundo jogo, Deschamps corrigiu o erro do primeiro quando jogou com Dembele, e assentou o seu ataque nos seus dois avançados de classe tendo Giroud como placa giratória.

    Outros factos:

    Mundial a decorrer sem qualquer caso de insegurança ou mau comportamento (ou não estivessemos na Rússia), muitos golos marcados, vários penalties assinalados, muitos golos de bola parada, muitos autogolos, e um nível de fair play pouco usual nestas grandes competições.

    A pior parte foi mesmo o fraquissimo nível das arbitragens, com foco particular na europeia que costuma ser uma escola de referência, e mais uma vez a prova que o VAR como está, não serve os interesses do futebol.

    • FilipeA
      Posted Julho 16, 2018 at 11:28 am

      Essa do fair play é muito discutível… vimos o Neymar mais tempo no chão do que com a bola no pé e o Panamá e Inglaterra a tentarem marcar enquanto os adversários celebravam o golo. Não houve muitas oportunidades para mostrar um bom fair play.

  • Mike The Kid
    Posted Julho 15, 2018 at 11:18 pm

    Aceitando todas as opções do Vm, deixo aqui menções honrosas.
    Pickford, Schmeichel, Trippier, Meunier, qualquer um dos centrais dos finalistas podiam estar neta equipa, mas o Granqvist foi talvez o melhor central do mundial, De bruyne, Lukaku e Mandzukic.
    O golo de livre do Ronaldo, o do messi à Nigéria, Di María à França, e o do Perisic na final foram outros grandes golos.

  • Pablo
    Posted Julho 15, 2018 at 11:42 pm

    Equipas desilusões: Alemanha e Espanha;
    Equipas que surpreenderam: Inglaterra, Bélgica (não esperava que eliminassem o Brasil);
    Jogador desilução: Messi (não fez nada de jeito e não se assumiu como capitão bem desligado do jogo várias vezes, apenas uma boa exibição na primeira parte vs Nigéria). Ainda mais quando das previsões do blog era como Argentina como finalista vencido.

  • masterDC
    Posted Julho 15, 2018 at 11:47 pm

    Boa segurança, organização e surpresas mas este Mundial foi inferior às últimas edições.

    As seleções como Japão, Rússia e Suécia superaram as expectativas.
    Como desilusão temos a Alemanha, e jogadores como Gabriel Jesus (nenhum golo) e De Gea.

    Quero salientar também o facto de a FIFA ter proibido a filmagem de adeptas bonitas já quase a chegar ao fim do Mundial, acho uma péssima ideia, hoje vive-se num mundo de extremos.

    Agora é esperar 4 anos até ao próximo, mas interromper o campeonato a meio para os jogadores irem jogar em Novembro/Dezembro um Mundial no Qatar acho absurdo mas é isto que temos, já para não falar o facto de se querer aumentar o número de seleções, o que faz com que haja maior desnivelamento entre as seleções e se neste Mundial assistimos a uma Inglaterra vs Panamá 6-1 no próximo Mundial poderá acontecer em muitos mais jogos. O Panamá teve todo o direito de estar presente e conseguiu a proeza de fazer um golo mas agora aumentar o número de seleções só para agradar a mais países é que não faz muito sentido.

    • David90
      Posted Julho 16, 2018 at 8:37 am

      Interromper o campeonato para o Mundial não é absurdo porque já o que acontece em algumas parte do mundo. Até agora nunca aconteceu de afetar a Europa, mas sendo no Qatar, faz todo o sentido que seja na altura do Inverno, apesar de afetar os campeonatos mais mediáticos…

  • Kafka
    Posted Julho 15, 2018 at 11:48 pm

    Ah e outra ainda ninguém falou, mas goste-se ou não, o Deschamps é apenas o 3o indivíduo na história a conseguir ser campeão Mundo como jogador e treinador

    • Joao D
      Posted Julho 16, 2018 at 12:35 am

      O Deschamps é o Rui Vitória das seleções.

      Podem conseguir ganhar mas parece que nunca saem valorizados com isso pois fica a ideia de que o mérito é mais dos jogadores do que deles.

  • FCPedro
    Posted Julho 16, 2018 at 12:16 am

    Apesar do Hazard ter feito um bom Mundial não o achei fenomenal, fala-se muito da partida com o Brasil na qual a Bélgica esteve quase sempre no último terço e em que o trabalho dele foi guardar a bola e tentar dar tempo, à sua equipa, de respirar. Acho que podia ter feito melhor nesse jogo em termos de definição de muitas dessas jogadas.
    Posto isto acho que o Modric esteve excelente a carregar a equipa às costas, com um disponibilidade física incrível. Mas o MVP tem de ser o Griezmann, já que foi absolutamente instrumental para a vitória da França (no Mundial com tantos penalties, nenhum dos falhados é dele)

  • Tiago Silva
    Posted Julho 16, 2018 at 8:33 am

    MVP: Modric

    Melhor jovem: Mbappé

    Melhor guarda-redes: Courtois

    Melhor XI: Courtois, Trippier, Varane, Maguire, Lucas, Kanté, Modric, Pogba, Mbappé, Hazard e Griezmann

    Sensação: Rebic

    Desilusão: Messi

    Melhor golo: Pavard

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 16, 2018 at 9:29 am

    Gostei muito deste mundial, não propriamente pela qualidade do futebol (apesar de ter existido excelentes partidas), mas pelas inúmeras surpresas que foram sucedendo.

    Concordo com o 11, mas faria uma alteração, colocaria Lovren no lugar de Vida.

  • DiogoC
    Posted Julho 16, 2018 at 9:52 am

    De acordo com quase tudo mas o Perisic tem de estar no 11 do mundial.

  • rmatos20
    Posted Julho 16, 2018 at 10:41 am

    Concordo com praticamente tudo. De facto, podemos ver este Mundial de diferentes perspetivas. Podemos considerá-lo como excelente em termos de competitividade, aceitando que as equipas estão cada vez mais e melhor preparadas (sobretudo as teoricamente mais “fracas”) e isso leva a surpresas que aconteceram em número considerável nesta competição. Rússia, Japão, Suécia foram bons exemplos disso, mas não podemos esquecer algumas boas prestações na primeira fase de equipas que acabaram eliminadas, como o Perú, o Senegal, mesmo o Irão e Marrocos ou até a Coreia do Sul naquela excelente exibição contra a Alemanha. Outra perspetiva é que a modernização do futebol acabou por tirar alguma espetacularidade ao futebol jogado em alguns jogos, pois as excessivas preocupações defensivas (ou o querer não sofrer/perder) de algumas equipas levaram a jogos chatos, demasiado monótonos e previsíveis. Portugal, Uruguai, Dinamarca, foram bons exemplos disto.

    Felizmente muitas seleções, mesmo com preocupações defensivas, acabaram sempre por contrapor com uma boa organização ofensiva, seja em ataque organizado, seja em rápidas transições. França, Croácia, Bélgica, foram excelentes neste aspeto, para mim foram as que mais gostei de ver e a distribuição pelos 3 primeiros lugares parece-me justíssima. Foi também o Mundial das bolas paradas e do VAR. Muitos golos através de cantos, livres e grandes penalidades. Decisões polémicas do VAR que continuarão a acontecer, concorde-se ou não.

    De resto, excelente organização por parte dos russos. Não houve casos extra futebol, relatos de conflitos, situações que pudessem “minar” a competição. Parabéns, foi mesmo um grande Mundial. Venceu a França, a minha aposta desde há muito tempo, para mim a que conseguiu controlar melhor todos os jogos e a que tem o elenco mais forte. Se não tiverem o síndrome dos campeões anteriores, têm tudo para dominar o futebol europeu e mundial nos próximos tempos.

  • psychomantis
    Posted Julho 16, 2018 at 1:26 pm

    Concordo com quase tudo.
    Se o Hazard tivesse ganho o prémio seria também justo, mas Modric esteve a um nível soberbo.
    No melhor onze trocava Pogba por Rakitic, penso que o Coata foi mais determinante na sua equipa.
    Para mim o jogador desilusão foi Messi. Jogos muito maus, entre eles um simplesmente horrível contra a Croácia, o Homem mal corria, muito mau mesmo. Muitas esperanças foram depositadas no craque Argentino mas Messi não conseguiu aguentar a pressão.

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 17, 2018 at 10:19 am

    Só agora consegui fazer os meus resumos.
    Melhor 11:
    Courtois
    Vida
    Maguire
    Varane
    Kante
    Pogba
    Modric
    De bruyne
    Hazard
    Mbappe
    Perisic ou Kane.
    Melhor jogo: França vs Argentina, Bélgica vs Japão.
    Jogador desilusão: Lewandovski/ Muller.
    Seleção desilusão:
    Alemanha.
    Seleção surpresa: Croácia/Japão.
    Mvp:
    Hazard.
    Melhor golo:
    Quaresma ao Irão.

Deixa um comentário