Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Na 2.ª época da anterior direção, quando Marco Silva era o treinador, à 10.ª jornada, sabem quantos pontos tinha o Sporting? 17. Sabem quantos tem este ano, exactamente à mesma 10.ª jornada? Também 17. Mas hoje estamos em 4.º e na altura éramos 8.º. Não me lembro de ver a histeria que há hoje»

A diferença está nas redes sociais e claques? Parece óbvio que a pressão hoje em dia no Sporting é totalmente diferente da que se verificava no passado, onde os resultados até eram piores.

Frederico Varandas disparou em várias direcções na gala Rugidos de Leão, lembrando por exemplo que o desempenho do Sporting na 2.ª época de Bruno de Carvalho, foi semelhante ao actual. “Muito se tem falado do ‘desastre’ que tem sido o arranque desta 2.ª época. Mas chamo a vossa atenção para o seguinte: na 2.ª época da anterior direção, quando Marco Silva era o treinador, à 10.ª jornada, sabem quantos pontos tinha o Sporting? 17. Sabem quantos tem este ano, exactamente à mesma 10.ª jornada? Também 17. Mas hoje estamos em 4.º lugar e na altura éramos 8.º classificado. Não me lembro de ver a histeria que há hoje. Não me lembro deste ruído. Ainda para mais quando fizemos no nosso primeiro ano a melhor época desportiva dos últimos 17”, disse o presidente leonino.

23 Comentários

  • chemahatma
    Posted Novembro 9, 2019 at 12:33 pm

    A diferença esta que nessa altura jogavam da formação , tinham Rui Patrício, Cedric, Tobias, William Carvalho, Adrien Silva, André Martins, João Mário, Esgaio, Nani, Mané e este ano temos Renan, Borja, Ilori, Doumbia, Bolasie, Fernando etc.

  • Gunnerz
    Posted Novembro 9, 2019 at 8:29 am

    Nem eu nem as pessoas q conheço q são do Sporting andam com histerismo. Gostávamos d ganhar claro, mas também sabemos da realidade e não é com brunismos q lá íamos. Deixem trabalhar o homem.

    • Ricard0
      Posted Novembro 9, 2019 at 11:57 am

      Mas qual Brunismo? Eu queria o BdC fora mas não queria o Varandas aqui também. Por mim era o Benedito.
      Por que raio assumem sempre que uma pessoa que critica o Varandas é automaticamente brunista?

      Obviamente que é suposto se estar preocupado com esta época e com o futuro. Mas vocês parecem mais interessados em gozar e mandar postas para os brunistas so porque o Varandas é que lá está.

      Varandas está longe de estar a fazer um bom trabalho, mas enquanto vocês continuarem a ignora-lo porque não vos convém e continuarem à espera de milagres, a tendência é para piorar

      • namondor
        Posted Novembro 9, 2019 at 4:54 pm

        O Benedito? O mesmo Benedito que já não fala há MESES, e que já não é visto há MESES, e que só vai ser visto depois de MESES de ausência quando houver umas novas eleições?

        • Ricard0
          Posted Novembro 9, 2019 at 5:08 pm

          E o Benedito é suposto fazer o quê entao? Ele é presidente? Que eu saiba não, é um adepto “normal” e por isso não tem nada que dizer o que quer que seja.
          Deve preferir o Ricciardi que desde que perdeu nas eleições ainda não se calou. O Benedito está a fazer o que tem de ser feito: silêncio e deixar a direção que lá está agora trabalhar em paz. Quando chegar a altura indicada para se falar/argumentar (eleições) é a altura do Benedito e qualquer outro candidato aparecerem.
          Queixam-se que esta direção não tem sossego e depois criticam os candidatos que perderam porque não se manifestam, quando nem estamos perto de eleições.

      • Gunnerz
        Posted Novembro 9, 2019 at 1:16 pm

        Então o varandas não está a falar da anterior direção? Ou li/ouvi mal?

        • Ricard0
          Posted Novembro 9, 2019 at 2:25 pm

          Claro que está. E o problema é mesmo esse. Porque é que o Varandas para se defender está sempre a atacar a direção anterior?
          Volto a realçar que não queria nem BdC nem Varandas atualmente na presidência.
          Mas a mim o que me parece é que o Varandas está a querer criar um conflito com os membros da antiga direção e todos os apoiantes que essa direção ainda tem. Às vezes dá-me ideia até que o Varandas não está propriamente preocupado com o sucesso do Sporting mas sim em ter mais sucesso que BdC (sim uma coisa implica a outra mas acho que me estou a fazer entender), tantas são as vezes que faz estas comparações estúpidas (sim porque querer comparar o plantel da altura com o atual + o facto de estarmos na Champions e agora na liga Europa é estúpido).

          Ganharia muito mais se tivesse calado, se se poupasse a estas intervenções e parasse de falar de si próprio e que a época passada foi a melhor época nos últimos 17 anos porque para além de termos ganho 2 taças sem saber como, já estamos numa época nova e convém ultrapassar o passado. Caso contrário, chegamos ao final do mandato e está o homem ainda a falar da primeira época dele e a usá-la como justificação para novo mandato.

          Varandas já fez muita coisa mal e parece sempre atribuir as culpas a fatores externos (o BF não foi vendido porque tiveram azar, o Pedro Mendes não foi inscrito por causa do Keizer, já tivemos tantos treinadores neste ano de mandato dele como no mandato da direção anterior, etc etc) mas só realça o que faz bem e puxa os louros todos para si, como se fosse um visionário.
          É isso que chateia nele, armar-se em herói e depois ter atitudes dignas de um incompetente. É por isso que gostaria de ver Benedito visto que teve uma campanha muito mais agradável.
          Sei que no blog a opinião geral é que Varandas está a fazer um grande trabalho, sem praticamente erros nenhuns mas estou (muito) longe de concordar.

  • André
    Posted Novembro 9, 2019 at 7:53 am

    Se é verdade que nesse ano também estavam com 17 pontos e estavam mais baixo ainda na tabela classificativa, também é verdade que tinham menos 8 pontos do que o primeiro lugar (Benfica), 6 pontos do que segundo lugar (Vitória) e menos 5 que o terceiro (Porto), sendo que já tinham recebido o Porto e jogado na Luz. Hoje têm menos 10 que o primeiro, 8 que o segundo e 6 que o terceiro, que tem um plantel manifestamente inferior ao do Sporting e que mesmo assim ganhou em Alvalade.
    Concordo totalmente que a pressão sobre esta direção está a ser muito superior comparativamente à anterior, de uma forma, a meu ver, injustificada mas Varandas comparou situações incomparáveis.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 9, 2019 at 7:51 am

    O próprio Silas tem 6 vitórias em 8 jogos, será isso um péssimo registo? Eu acho que não. É preciso dar tempo para o homem trabalhar.

    Mas o que é certo é que continuam a haver muitas gorduras por cortar no plantel do Sporting. Muitos jogadores continuam extremamente corrompíveis e quando assim é, é difícil chegar a algum lado.

    É preciso continuar a investir fortemente na Academia. Hoje em dia ainda não há qualidade suficiente para o plantel principal mas com o investimento certo, aumento das condições e desafios dos jovens, daqui a um par de anos podem começar a aparecer os primeiros jogadores com qualidade que possam ajudar a equipa principal.

  • mcthespecialone
    Posted Novembro 8, 2019 at 11:48 pm

    O plantel desse ano era pior do que este e conseguiu fazer uma boa fase de grupos da Champions em que só não passa à fase seguinte devido ao roubo russo na Alemanha, ganhou a taça de Portugal e ficou a 9 pontos do primeiro.

    Atualmente, sofremos para ganhar ao Lask e ao Rosenborg e perdemos com o PSV (ao pé do Schalke de 14/15 coitados), já fomos eliminados da taça e já estamos a 10 do primeiro quando ainda não chegamos ao primeiro terço do campeonato.

    Alguém vê razões para contestação? Está tudo bem.

    • Abilio
      Posted Novembro 8, 2019 at 11:53 pm

      Um plantel com Patrício, William, Adrien, João Mário, Nani e Carrillo era pior do que este?

      • Kacal
        Posted Novembro 9, 2019 at 12:03 am

        Um plantel não é composto por 7/8 jogadores, depois haviam alguns muito fraquitos como Naby Sarr e outros.

      • mcthespecialone
        Posted Novembro 9, 2019 at 12:02 am

        Que alternativas é que havia para a dupla de centrais, para o trio de meio-campo e para as alas? As primeiras linhas eram bem melhores do que as atuais mas as alternativas até davam vontade de rir (Tobias Figueiredo, Naby Sarr, Andre Martins, Rosell, Capel, Heldon, etc).

    • mcthespecialone
      Posted Novembro 8, 2019 at 11:53 pm

      *apesar de o XI de 14/15 ser bem mais forte, o plantel estava um nível abaixo deste.

  • Muska
    Posted Novembro 8, 2019 at 11:27 pm

    Só se pode exigir aquilo que o contexto permitir. É isto que os adeptos não compreendem e daí vem esta histeria. É difícil explicar que o símbolo não ganha jogos mas esta postura do Varandas fragiliza-o.

    Concordo com o que disse em relação às claques, quanto à situação financeira ninguém pode opinar com certeza, mas também tendo a acreditar que o que diz seja verdade. Por outro lado contradiz o que disse no passado em relação ao negócio do Bruno Fernandes e ouvi-lo falar dá sempre a sensação que o que diz não tem tanta força. Claro que na prática não interessa a forma, mas o conteúdo, mas é difícil motivar “tropas” desta forma.

    O Sporting em condições normais vai tender a melhorar e não a piorar porque o plantel dá garantias como já tenho dito várias vezes. A maior questão prende-se no Silas e a (má) escolha dos treinadores pode vir a ser a desgraça de uma direção que tem feito tudo o resto bem.

  • Kacal
    Posted Novembro 8, 2019 at 11:17 pm

    Já é o 3º treinador da época, na Taça foram eliminados por uma equipa de divisões inferiores e a jogar com um XI forte. E no campeonato já estão a 10 pontos do rival Benfica e 8 do Porto e mesmo do Famalicão a 6. Olhando para a tabela parece que o Sporting faz mais parte dos outros 15 que dos 3 principais. Só na Liga Europa é que está a ir bem com a liderança do grupo. Depois o futebol jogado tem sido razoável. Acho que um clube com a história do Sporting exige-se mais e esta época tem sido fraquita, mas claro que o plantel tem limitações. Ainda assim, têm plantel mais que suficiente para vencer 15 dos 17 adversários e ser 3º isolado e dar alguma luta aos rivais. Mas à 10ª jornada têm 2 empates e 3 derrotas sem sequer defrontar Porto e Benfica. Esse é o problema. Muitas vezes falam do plantel, mas é inferior a 15 das 17 equipas? Têm obrigação de vencer a maioria dos jogos.

    • Abilio
      Posted Novembro 8, 2019 at 11:38 pm

      O FC Porto e Benfica não tem jogador melhor, a diferença está em 4-5 jogos seguidos que o Porto foi muito ajudado e uns resultados injustos do Benfica, como contra o Moreirense e Tondela, onde nem criou uma oportunidade.

      E se o plantel tem obrigação de vencer a essas 15 equipas, é porque o problema é do treinador e não do presidente.

      • Kacal
        Posted Novembro 9, 2019 at 12:01 am

        Sobre a primeira parte nem vou comentar porque isso é assobiar para o lado e ir pelo caminho fácil, é disfarçar as coisas.

        Depois espera aí, mas quem escolheu o treinador? Não foi presidente?! Eu pensava que sim!

    • ganso16
      Posted Novembro 8, 2019 at 11:21 pm

      O futebol jogável tem sido medíocre, sendo simpático.

      • Kacal
        Posted Novembro 9, 2019 at 12:02 am

        Pronto como queira ganso16, quis ser muito simpático eheh, mas sim tem sido fraco.

        • GoncaloB
          Posted Novembro 9, 2019 at 9:13 am

          Acho que mesmo ‘fraco’ e ser simpatico. Ja vejo o Sporting jogar a mais de 30 anos e nao me lembro de uma epoca tao ma a nivel de qualidade exibicional. Nao me lembro de o Sporting marcar tao poucos golos de bola corrida e de criar tao poucas oportunidades de golo.

          O Sporting esta a jogar como nunca antes jogou, como equipa pequena. Marcamos um golito e toca a fechar atras e tentar defender o resultado.

          • Kacal
            Posted Novembro 9, 2019 at 1:38 pm

            O Sporting teve bem mais posse de bola e bem mais passes feitos e completados contra o Tondela, por exemplo. Há uma tentativa de jogar portanto não diria muito fraco, agora por mais que haja essa tentativa o critério com bola e o que fazer com ela tem estado aquém e por isso têm jogado muito pouco, sim. Mas há a tentativa pelo menos.

            Agora concordo com a primeira parte do teu comentário, GoncaloB.

  • Manchester Is Red
    Posted Novembro 8, 2019 at 11:02 pm

    A histeria vem toda do mesmo lado…

    O “comum” adepto parece-me igualmente “conformado” com o momento de forma.

Deixa um comentário