Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Na Premier League estão os melhores jogadores e treinadores. A grande diferença está na qualidade»

Muita diferença para a 2.ª melhor Liga europeia? A final da Champions será 100% inglesa e a Liga Europa contará com o Manchester United na decisão do troféu, sendo que a nível financeiro os clubes da Premier League parecem, apesar da pandemia, continuar a ter uma pujança superior aos dos restantes campeonatos. Ainda assim, a nível de espectacularidade das partidas, tanto Bundesliga e Serie A se começam a aproximar, enquanto a La Liga parece em quebra.

Em entrevista ao Corriere dello Sport, Carlo Ancelotti, treinador do Everton, falou da diferença que existe na Premier League por comparação com as restantes ligas do futebol europeu, considerando que o principal motivo reside no poderio financeiros dos clubes, que permite trazer os melhores jogadores e treinadores para Inglaterra: “Não é um campeonato como os outros. É muito competitivo, como demonstra o facto de que há dois anos as finais europeias foram disputadas por quatro equipas inglesas e este ano a história correu o risco de repetir-se. Podem dizer-se muitas coisas para justificar a superioridade dos ingleses face aos italianos, como por exemplo que o rigor tático da Serie A diminui a intensidade, mas para mim é simples: na Premier League estão os melhores jogadores e treinadores. A grande diferença está na qualidade mas isso tem um preço”. O italiano deu inclusivamente o exemplo de Rúben Dias para justificar a capacidade financeira dos clubes ingleses: “Mesmo com os principais clubes a sofrerem financeiramente, o Man. City contratou o Rúben Dias, um dos melhores defesas do mundo, Ferrán Torres, Nathan Aké… O Chelsea gastou 200 milhões em Werner, Havertz, Chilwell e Ziyech. Já Real Madrid e Barcelona não conseguiram contratar”.

16 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 8, 2021 at 1:31 am

    Guardiola e Klopp são os dois melhores treinadores do Mundo actualmente e estão na Premier. Mesmo o Tuchel é um dos melhores e está na final da Champions, tem feito um ótimo trabalho no Chelsea. Mas depois quem são os tais melhores treinadores? Arteta, Mason, OGS? Tem bons treinadores mas 3-4 não é propriamente os melhores. Mas sim têm alguns dos melhores jogadores do Mundo. Lewa, Messi, CR7, Neymar, Mbappé, Lukaku, Haaland, entre outros, não estão na Premier mas no geral têm os melhores jogadores e todas as equipas têm qualidade. Mas sinceramente acho que tem mesmo a ver com a qualidade e competitividade da Liga, mesmo em termos financeiros e organizacionais, etc, é a melhor Liga com alguma distância e isso depois reflete-se nas competições europeias. Depois o facto de terem aberto mais a mente à entrada de treinadores estrangeiros ajudou imenso nisto porque Guardiola e Klopp têm sido fundamentais nessa evolução e mudança, por exemplo.

  • Abbas
    Posted Maio 7, 2021 at 6:52 pm

    Muita diferença mesmo. A Premier League é hoje o que a Serie A foi durante os anos 80 e 90. É lá que está concentrado 70-80% do maior talento do futebol mundial.

  • E Jorge
    Posted Maio 7, 2021 at 5:21 pm

    Engraçado é que durante o tempo em que as equipas espanholas dominavam as competições europeias, surgiam as desculpas mais parvas do mundo “As equipas inglesas preocupam-se mais com o campeonato e ignoram as competições europeias”, mas hoje isto já não importa…As equipas inglesas são melhores porque nos últimos 3 anos ganharam a champions por 2 vezes…”Tá serto”

  • Kafka
    Posted Maio 7, 2021 at 3:51 pm

    Neste momento não há a menor dúvida, o melhor campeonato e as melhores equipas são Inglesas… Futebol Inglês vai dominar na próxima década

  • coach407
    Posted Maio 7, 2021 at 1:37 pm

    A Premier League era um bocado um Championship mas com melhores jogadores. Ou seja, campeonatos absolutamente fantásticos a trabalhar a componente física dos atletas (extremamente acima de quaisquer outros campeonatos), o que dá uma velocidade e uma intensidade ao jogo brutal. Um Paulinho nunca na vida pode jogar numa equipa boa do Championship, por exemplo. É preciso acompanhar a intensidade deles.

    Depois tecnicamente sempre foram bons, mas não é por aí que faziam a diferença. Taticamente é que sempre deixaram a desejar, mas têm importado o que não têm: treinadores. A escola portuguesa, espanhola, italiana e alemã tem impactado muito o futebol inglês.

    Já a La Liga está em queda livre a saída do Cristiano. Não apenas por esse acontecimento, mas porque realmente o Real Madrid não teve resposta e não só perdeu o Cristiano como perdeu em praticamente todas as posições, não tem havido renovação nenhuma nos últimos anos e continuam a ser os “velhinhos” Sergio Ramos, Modric, Kroos e Benzema a levar esta equipa para um pamatar minimamente aceitável. O resto tens o Courtois, o Varane e o Casemiro, mas o resto não acompanha. Se quero ver o Real Madrid corro o risco de ver Vinícius Jr e Rodrygo nas alas. Que é isto? O Fluminense? Não dá para comparar com os tempos de Bale/Di Maria, Cristiano Ronaldo e Benzema nos respetivos topos de carreira.

    Depois o próprio Barcelona parece mais fraco. Estar pior é normal depois de anos e anos a ser uma das melhores equipas da história. O problema é que está ainda pior do que se esperava e sobretudo as perspetivas não são as mais animadoras.

    O próprio Atlético de Simeone já teve melhores dias e há algum tempo que não incomoda na Europa e vai desiludindo.

    É evidente que se pode dizer que a La Liga está a pior e os outros estão a melhorar, mas atenção que a Série A está a melhor, mas continua sem ter nenhuma equipa perto do nível de Barcelona e Real Madrid. Tem um top 8 fantástico, mas na Champions ainda não tem nenhuma equipa que faça cócegas. Talvez se veja mais impacto na Liga Europa no curto prazo, mas essa competição parece estar destinada a ser da Premier League enquanto andarmos a brincar a meter equipas do top 6 da Premier League no recreio com a canalha.

    • Mantorras
      Posted Maio 7, 2021 at 4:24 pm

      Os dois primeiros paragrafos dizem tudo. Concordo 100%. Ha muitos anos que dizia aos meus colegas ingleses que eles nao percebiam muito de futebol, era essa tal inteligencia tactica que lhes faltava. Mesmo a jogar entre amigos, eles nao tem. mesmo nivel tactico que os Espanhois, Alemaes, Franceses, etc.

      Hoje nao e assim. Ha uns anos tinham quase so treinadores ingleses, hoje quase nenhum… isso diz muito. Tambem ha um trabalho que comeca a dar frutos nesse sentido, na formacao, e ve-se que as seleccoes jovens inglesas tem agora melhores resultados, e ha muito talento a sair de Inglaterra.

      Nao sei se vao dominar no futuro proximo, mas tem tudo para o fazer.

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Maio 7, 2021 at 3:29 pm

      Isso é uma visão da Premier e da Championship um pouco… hum… enviesada…

      • coach407
        Posted Maio 7, 2021 at 3:34 pm

        Até gostava de perceber, mas isso não é uma opinião não é nada. Não dá para perceber o que pensas com isso. Vou supor que também não era para perceber…

  • LevonAronian
    Posted Maio 7, 2021 at 12:39 pm

    Creio que o Ancelotti está a falar da liga em geral e não especificamente dos 2/3 melhores clubes dos paises, e ai acho que tem toda a razão.
    Pegando até no teu exemplo do Arsenal, não vejo nenhum outro país onde um clube que esteja em cacos quase consiga a qualificação para a Final da Liga Europa, que seria a 2º em 3 anos

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 7, 2021 at 11:57 am

    Não sei bem se concordo. Arsenal e Totenham estão uma piada e o MU está numa grande crise e bem longe do nível que tinha nos anos 90 e 2000. Contudo, a diferença está nos treinadores, que são bem melhores que os colossos de Espanha. Zidane continua a não ser mais que um grande motivador, mas do ponto de vista táctico continua a não convencer. Koeman ainda não mostrou nada. Os plantéis do Real ou Barça podem bem ombrear com os do City ou Liverpool, agora a nível de treinadores e gestão é que não.

    • O Rúben
      Posted Maio 7, 2021 at 1:53 pm

      Porque se está a criar o mito de que o Barcelona tem um bom plantel? Não tem bons laterais direitos, os melhores centrais são dois jovens, um dos jogadores mais utilizados veio do Las Palmas, não tem extremos decentes (por isso a mudança para a nova tática) e não tem pontas de lança. Tem Messi que é o melhor do mundo, mas bom plantel? Ainda para mais comparado ao do City que forma dois 11 titulares? O melhor 11 do City é campeão e o 11 alternativo ficava facilmente no top3.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2021 at 8:25 pm

        Pode não ter um plantel tão bom como o do City se compararmos cada 11 mas o nível no geral é muito próximo e quem tem Messi tem logo um diferencial à partida. A diferença reside mesmo nos treinadores e na gestão.

    • lsd
      Posted Maio 7, 2021 at 1:04 pm

      Mesmo os clubes históricos estando em quebra, tens clubesais organizados a dar cartas, à cabeça o Leicester. Depois, mesmo um Arsenal decadente dá um espectáculo melhor que um valência, mas isto na minha opinião. Há umas semanas atrás comecei a ver o Valencia contra o Cádiz e não aguentei, enquanto o Wolves contra os Sheffield United foi um excelente jogo. Para mim a Lá liga, tirando os crónicos candidatos, é uma liga portuguesa com mais hype.
      Abraço

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2021 at 8:29 pm

        Sim, o nível geral da PL é muito superior ao da La liga se compararmos os clubes fora dos tubarões, a L liga caiu muito, creio que fruto do endividamento que se gerou após os anos de ouro de 2000. Mas o Real e Barça são casos à parte. Mas eu deduzi do post do VM que falassem sobretudo dos tubarões, porque é aí que se concentram os melhores jogadores. Os clubes médios e pequenos têm excelentes jogadores que não necessariamente de classe mundial, ou que podendo ser de classe mundial ainda são muito jovens ou ainda não têm esse estatuto. Por isso, a PL neste momento é a melhor liga do mundo.

    • kanjy6
      Posted Maio 7, 2021 at 12:32 pm

      O facto de 2 serem equivalentes aos outros 2, não faz que os restantes 18 não sejam muito inferiores aos restantes 18.
      Ou seja, os 2/3 de topo até podem ser muito semelhantes, mas a força da liga inglesa está no as equipas do meio, se colocares City,United e Liverpool como top 3, tens Leicester, Arsenal, Tottenham, Chelsea, Everton que não são top mas andam lá muito perto.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2021 at 8:30 pm

        Sim, eu não neguei que o pelotão dos pequenos ou médios ingleses é muito superior ao espanhol, porque os clubes pequenos e médios de Espanha caíram muito de qualdiade, fruto de dívidas e má gestão, os pequenos e médios de Inglaterra subiram imenso. Mas do post do VM deduzi que se referiam à diferença entre tubarões, aí não concordo que haja uma grande diferença.

Deixa um comentário