Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nação pequena, infeliz

“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.”

Portugal! Outrora império, povo de feitos heroicos, dignos da mais bela epopeia de Camões. Uma história quase milenar, tradições centenárias e idiossincrasias únicas. Se há algo que a história nos ensina e os versos de Pessoa eternizam é que a dor faz parte do processo, mas que quando nos unimos conseguimos alcançar feitos, que a razão nos mostra como impossíveis. Parafraseando Mourinho: “Sou um orgulhoso português”. Sim! Sou patriota. Mas se sou patriota, posso dizer que o sou pelos nossos antepassados, não pelos meus contemporâneos.

Gostava de ter um maior conhecimento da sociologia, para conseguir compreender, como é que um povo antes unido, agregado, vanguardista, sonhador e guerreiro, se transforma num povo resignado, deprimido e que de forma constante se inferioriza nas constantes comparações com o exterior. Desenvolvemos esta invulgar capacidade de nos rebaixar constantemente, mas ao mesmo tempo de encontrar responsáveis para tudo e para nada (curiosamente o responsável raramente é o próprio). E este “novo” português, não podia ser diferente no que ao seu ópio diz respeito. O futebol é a paixão do país, absorve horas da vida da grande maioria da população e reflete uma valorização muitas vezes demasiado inflacionada para o seu real valor. Contudo, existe sempre forma de nos implodir-mos a nós mesmos. Seja porque os outros são melhores, seja porque nunca lá estamos e pasme-se até quando somos equiparáveis aos melhores andamos de forma constante à procura da polémica que nos desfoque e nos faça perder a concentração essencial ao sucesso.

Aquilo a que tenho assistido nos últimos dias é deprimente enjoativo. Gostamos de falar do futebol e não de futebol. Temos uma comunicação social sempre à procura de uma polémica nova, até na ida de João Félix à casa de banho. Antes de começar, choramos a convocatória. Depois de começar, atacamos tudo e todos. Temos paineleiros que rasgam de alto abaixo o capitão da seleção, dizendo apenas que já não serve. Vemos comentadores rasgar um miúdo de 20 anos (António Silva) por um jogo menos conseguido. Criticamos porque choram e são frágeis, criticamos porque se estão a marimbar e não querem saber. Enfim, falamos de tudo e não falamos de nada. A verdade é que o futebol é apenas um reflexo da sociedade. Na política parece-me ser idêntico, critica-se tudo e todos, mas raramente se discutem ideias e soluções. Porquê? Porque isso dá muito trabalho e correria-se o risco de perder o orgulhozinho bacoco, de achar que ter razão confere uma superioridade, que muito provavelmente servirá para compensar um, ou outro, complexo qualquer. Enquanto isso vemos um grupo que nos vem dando lições, desde do dia 1. Vemos Rúben exaltar o abraço entre o seu pai e Sérgio Conceição. Vemos Pepe a defender um colega de posição que joga no maior rival. Vemos Bernardo e Bruno abraçados, mesmo que durante o ano se queiram destruir. Vemos um grupo abraçado ao seu capitão, num momento de fragilidade.

Aceito a crítica desde que fundamentada. Podíamos falar na lenta circulação da equipa, podíamos falar, no posicionamento demasiado recuado do Bruno, da falta de largura da equipa pelo corredor direito, da falta de jogadores em zonas de finalização. Podíamos discutir sobre a pouca exploração do espaço entre linhas vertical, quando o espaço entre linhas horizontal se fecha, podíamos discutir o excesso de bola no pé e o défice de bola no espaço. Podíamos discutir se é rentável ter o Ronaldo como Ponta de Lança fixo, ao invés de avançado móvel, podíamos discutir se faz sentido colocar o Cancelo como médio quando temos falta de largura, podíamos discutir a parca utilização da meia distância. Podíamos falar de futebol e criticar tendo por base o futebol.

Não aceito a crítica fácil e destrutiva, que mais não faz do que alimentar um frágil ego pessoal. Não tenho dúvidas que devem existir tantos e tantos portugueses que mesmo em 2016 prefeririam a derrota para terem razão e imagino o sapo, do tamanho do troféu que erguemos, que tiveram que engolir naquela noite de verão em 2016.

Em 2004, também havia divisões. Devia jogar Deco, devia jogar Rui Costa? Devia ter ido o Baía ao invés de Ricardo. Mas a grande diferença é que isso pouco importou e a união que se viveu nesse europeu, nunca mais teve paralelo. Vejo no grupo sinais dessa união e é a ela que me agarro, torço e sofro. Não deixo de ser crítico, mas esforço-me por não ser bacoco. Cada um que faça a sua opção, a minha está tomada e com a bandeira bem ao alto. Porque tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

Visão do Leitor: Santander

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

101 Comentários

  • PeterWolf
    Posted Julho 4, 2024 at 7:30 pm

    Ora Boas!
    Primeira vez que comento neste espaço que sigo diariamente há anos.
    O tema do post e o conteúdo dos comentários quase que me forçam a deixar a minha posta de pescada!
    Declaração de interesses: não gosto, nem nunca gostei de Ronaldo! O facto de ele ser português não é suficiente para alterar essa avaliação.
    As atitudes do nosso capitão são e sempre foram a antítese do que se espera de um líder: é um egocêntrico mimado por aqueles que beneficiam do seu estatuto, é claro que o seu interesse pelo coletivo só acontece quando pode beneficiá-lo diretamente (e a sua obsessão pelos recordes) e mesmo nos maus momentos insiste em chamar a si todos os holofotes (vide livre batido quase da linha lateral, incluindo uma birrinha com o árbitro pelo meio e o choro que, logicamente, foi depois transformado em desígnio nacional).
    Não me quero alongar muito mais, pois tenho efetivamente dificuldade em perceber como se continua a escamotear uma realidade que está à vista de todos há anos!
    Termino apenas dizendo que uma comparação com Messi, em qualquer fase da carreira de ambos, é ofensiva para o argentino e que o Cristiano e sua entourage deviam preocupar-se era em muni-lo de ferramentas, eventualmente clínicas, para ele pendurar de uma vez as chuteiras.
    Desculpem a frontalidade, mas enquanto insistirmos nos paninhos quentes, continuaremos a ter uma massa significativa dos portugueses afastados da seleção… E é uma pena porque todos gostamos de beber umas cervejas a cantar o hino!!!

  • Quinhas
    Posted Julho 4, 2024 at 2:52 pm

    Criaram um monstro,e alguns devotos insistem em querer continuar a alimentar, quando já não acrescenta ,mas ao tempo que SÓ retira,tanto na atmosfera de grupo, liderança, tacticamente,etc etc
    Estamos a falar de alguém que NADA acrescenta dentro de campo,que SÓ joga para o seu GOLITO,os próprios fans ,que aos anos chamo de SEITA FUNDAMENTALISTA , não querem saber de PERFORMANCES , somente pedem um GOLITO ,nem que seja de PENALDO ,inventado ou não pelo árbitro,querem é ver o Idolozinho de barro correr e dar o saltinho ridículo ?o culto ?‍??
    Eles querem lá saber se joga mal ou não marca a 4/5 jogos,o certo é que marcando volta a histeria,tal como volta a ser o melhor do mundo, até a humildade é referida a sua pessoa??
    O pior de tudo é que essa SEITA FUNDAMENTALISTA, não tem somente cunho português, infelizmente é GLOBAL ,e TODOS com o mesmo discurso ,ou seguindo a linha “editorial”,ouvir um Roncero,Edu Aguirre, Álvaro Morales,Liberman , é de fugir ?
    Dizem que Gonçalo Ramos não é alternativa ?? quando este posto deveria ser seu logo após a Copa do Mundo de 2022,hoje , quantos jogos teria em cima???e mais importante,de certo que já teria criado mais automatismos com os seus colegas…!!!
    Será que a nossa seleção terá que aguentar com a “OBSESSÃO” que o Rei do Marketing tem em atingir os 1000 golos , porque Andorra ,Ilhas Faroé,Malta, Lituânia etc estão sempre pelo caminho .Mas o desespero maior tem 4 letras ,a palavra GOAT !!!???

  • ForsenCD
    Posted Julho 4, 2024 at 11:17 am

    Não discordo que haja toxicidade e clubite à volta do futebol Português mas as críticas ao Ronaldo não são um exemplo disso.
    *
    Tem a experiência e capacidade física para ser uma mais valia, o problema é a sua atitude de sabotagem.

    Resumindo em poucas palavras: quer sempre tocar na bola desnecessáriamente, esbraceja e refila demais, tem síndrome de main character quando hoje em dia é só mais um e por fim, condiciona sempre os seus colegas a canalizar o jogo para ele de forma contraproducente.

  • rmatos24
    Posted Julho 4, 2024 at 10:58 am

    Começar por congratular o autor do texto, posso não concordar com algumas das visões expostas, mas a argumentação está bem fundamentada e lá está, o importante é respeitar a opinião do outro, mesmo que seja diferente da sua (o problema é conseguir isso hoje em dia).

    Agora, onde queria chegar era um pouco ao impacto disto tudo no seio da seleção? É que, nesta dicotomia gritante de opiniões relativamente a Cristiano Ronaldo, eu, sinceramente, só me apercebo da grande discussão de argumentos aqui no blog do visão de mercado. Claro que agora a Sofia Oliveira veio falar publicamente e diretamente para o capitão português (e veja-se a repercussão negativa que está a ter!), mas de resto, quem o fez/faz? Em alguns programas de debate futebolístico tenta-se, mas sempre de forma cordial e contornando o “elefante na sala”.

    Com isto quero dizer o quê? Será que no seio da seleção portuguesa se sente que há uma grande fração de adeptos que gostaria que Martinez gerisse Ronaldo de outra forma? Duvido. Conferências de imprensa completamente ridículas e focadas no capitão, os principais órgãos de comunicação social escaramuçam o homem de forma a obter audiências (sempre de forma a enaltecê-lo), um selecionador que fala abertamente de Ronaldo como se fosse um Deus. Lá está, fala-se “do futebol e não de futebol”. Acham sinceramente que no seio do grupo se questiona o seu papel? Claro que internamente, cada jogador deve ter a sua opinião, mas a maioria não a vai dizer porque sabe que, se for contraditória, fica queimado perante a opinião pública.

    Temos que ser realistas, Ronaldo vai ficar enquanto quiser ficar e ninguém lhe vai dizer nada. Se concordo? Óbvio que não e o homem nem titular deveria ser. Se a minha opinião importa? Só para mim, para quem de direito nem sequer é uma hipótese. Agora, outra conclusão disto tudo, pelo menos para mim. Não é esta a seleção com a qual me identifico. Posso torcer por ela, mas não com a emoção que tive, por exemplo, no tal Euro2004, ou mesmo no Euro 2000 ou Mundial 2006. Eu gosto de ver e sentir um grupo em prol de um objetivo comum. Um grupo focado, intenso, em que o grupo se sobrepõe às individualidades. Mas todos. Neste grupo atual não sinto isso, não me venham com a conversa de que o reconfortar Ronaldo após as suas lágrimas mostraram que estamos unidos. Então num momento de fragilidade queriam o quê? Fica aí sozinho que não te dou um abraço porque acho que devias ser suplente? Que outros momentos de união temos visto? Fotografias bem dispostas no treino? Prato do dia até no Real Madrid que deve ser o balneário com a maior proporção de egos. Todas as conferências de imprensa a falar bem de Ronaldo porque não se fala de mais nada? Então isto para mim não é espírito de equipa, é uma “seita” encomendada.

  • Ron Weasley
    Posted Julho 4, 2024 at 10:05 am

    Acho que deviamos convidar o Eusebio para voltar a jogar mesmo lá no além, já que também fez muito pela seleção.

  • BatEagleVision
    Posted Julho 4, 2024 at 12:19 am

    Parabéns pelo excelente texto. Fazem falta opiniões lúcidas, sem extremismos como esta. Já tenho acompanhado outros textos teus, penso que deverias ter uma página do FB ou semelhante para poderes também partilhar os mesmos. Mas valorizo-te o esforço em aplicar o teu conhecimento aqui no VM, sabendo a gigantesca quantidade de críticas que estarias sujeito.
    *
    Apesar de teres dados inúmeros exemplos (João Félix, António Silva, etc) as pessoas só se concentram no Ronaldo. E o Ronaldo é isto, a pessoa mais mediática que já existiu na ERA do desporto. Por isso ajuda a vender, por isso a CS só fala dele, por isso os críticos só falam dele, por isso este post está cheio de comentários a falar dele.
    *
    Sou fã e apoiante do CR7, mas não sou cego. Há adeptos cegos que continuam a dizer que ele é o melhor do mundo, mas também há adeptos cegos que dizem que ele é um cancro e que não oferece nada à selecção (foi apenas o melhor marcador de uma liga profissional em crescimento). Opiniões e críticas todos podemos ter/fazer, mas devem ser construtivas e mostrando respeito. Mas isso é coisa que pouco existe na Era de se esconder atrás do teclado…

  • So sei que nada sei
    Posted Julho 3, 2024 at 11:52 pm

    Obrigado!
    Embora seja leitor regular do VM raramente comento, especialmente se não tenho nada de positivo a acrescentar.
    Este texto é dos melhores que já mais li aqui! Como diriam os ingleses, “spot on”. Há muito a destacar aqui, e tudo positivo, mas há uma frase que resume muito e já tenho utilizado várias vezes: “Gostamos de falar de futebol e não do futebol “.
    Uma vez mais obrigado. Tinha der ser dito e foi, com elevada eloquência.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Julho 3, 2024 at 9:52 pm

    Comentário que li na internet:
    _
    «Sou “Ronaldete” assumido. É o meu jogador favorito de todos os tempos e é o meu ídolo no que toca a ética de trabalho (mas só mesmo nesse aspeto).

    Concordo com a Sofia. Tem toda a razão. Ele está acabado.

    O Ronaldo devia ter arrumado as botas depois do Mundial 2022 e daquela 1ª época de volta ao United. Não era um fim incrível, mas era muito digno. Insistiu em continuar e desde que teve aqueles problemas pessoais com o falecimento do seu bebé, o Messi ganhar o Mundial primeiro que ele, falhar a pré-temporada no Manchester United, a entrevista com o Piers Morgan, etc, etc. nunca mais foi o mesmo.

    Perdeu-se. Nunca mais teve capacidade de resposta a nível emocional para jogar futebol de alto nível.

    Ele é demasiado orgulhoso e arrogante. Devia ter alguém que o chamasse à razão, mas a família dele quer é mama.

    O Ronaldo atualmente só joga com um intuito. Chegar ao Mundial de 2026 e ganhar. Ele quer ser lembrado como o melhor de sempre e sem o Mundial, nunca o será. Ele está a ver a sua carreira a acabar e está a perceber que não consegue manter a qualidade para atingir esse objetivo e está a ficar maluquinho. Por isso é que parece um miúdo mimado em campo (bem pior do que em anos anteriores) e por isso é que chora, grita e faz birras. O gajo claramente não está bem psicologicamente».

  • ohomemdabeirabaixa
    Posted Julho 3, 2024 at 9:42 pm

    Boa noite caro Santander.
    Não podia estar mais longe de concordar com a maior parte do que por ti é escrito.
    Não é por isso que vou deixar de aceitar e ler.
    Existe num entanto um trecho em que estou totalmente de acordo. Quando te referes ao ano de 2004.
    Aquela comunhão parece-me agora tão e irrepetível.
    Se calhar valeria a pena fazer um esfoço para perceber o que aconteceu desde então. Deixo isso para quem queira fazer uma análise mais profunda.
    Mas cá para mim que não gosto de muitos enredos tenho uma explicação simples e que me levou a ser um daqueles, penso que muitos, declarados ou envergonhados que deixaram de gostar da selecção, que passaram a não ter qualquer prazer em assistir aos seus jogos. Sim eu sou dos que em 2016 nem sequer viu a final. A vitória não me deixou nenhuma euforia e se tivéssemos perdido também não “choraria” o evento.
    E porquê, bom pela tal explicação simples.
    Por detestar acima de tudo o “circo”, sem desprimor para o dito, em que se tornou a selecção nacional de futebol. E qual é o denominador comum da coisa? Tão só a existência de uma personagem que pouco a pouco foi sorvendo o prazer do jogo para o transformar em algo para o qual não consigo sequer ter uma explicação racional. Detesto o homem e tudo o que ele representa. Abomino a sua postura. Não quero o Cristiano Ronaldo na selecção. Quero voltar a ter prazer em ver a SELECÇÃO.

    • Joao Gomess
      Posted Julho 4, 2024 at 6:12 am

      Finalmente alguém se confessa. Nao estas sozinho. Estrelas planetarias sempre foram amadas por muitos e odiadas por muitos. Ninguém está errado, apesar de ambos os lados serem um pouco doentios. Por aqui há sobretudo os que o odeiam, na vida real parece me haver mais dos que o adoram. Confesso que tenho o prazer de nao estar a nenhum dos lados e por isso continuo a acompanhar a seleção com espírito critico mas livre para festejar. Nao sejam inacios e juntem se a nos, estamos melhor deste lado

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 3, 2024 at 8:14 pm

    Sempre que vem um jogo vem um texto destes encomendado, o canto XXI dos Lusíadas, com o Ronaldo como Dom Sebastião que vai voltar numa manhã de nevoeiro. Não há pachorra para tanta palermice, e tanto patrioteirismo( e não patriotismo) de pacotilha, tudo um monte de lugares comuns.

    Inveja? Gratidão?! Então por esta ordem de ideias o Figo, que TANTO fez pela seleção, não o esqueçamos, jogaria do alto dos seus cinquenta e tal anos a titular. Tudo um bando de tontos sem noção, esta gente não ajuda o Ron aldo, não lhe dizendo a verdade sobre ele. E metendo-lhe fantasias na cabeça, tipo Bola de Ouro e coisas do género, quando tem quase quarenta paus e joga nos camelos. Deveriam explicar o papel dele, e perceber que o papel dele hoje em dia é secundário, e poderia ser precioso se ele quisesse, e vocês se deixassem de armar em parvos e burrinhos, e ignorar que ele está como está.

  • Lopes da Silva
    Posted Julho 3, 2024 at 7:17 pm

    Que texto cheio de lugares comuns. Qual é a vantagem de expor tudo isso se não se não se oferece uma alternativa? O autor está a cair na própria armadilha e fazer aquilo que ele próprio critica.

    O único parágrafo que interessa é o “podíamos falar de…”. Então fala homem. Dizer que malta devia era falar de futebol em vez de só criticar pessoas quando ao mesmo tempo se critica a malta que critica pessoas é só hipocrisia. E mostrar que escreve bem.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 3, 2024 at 6:52 pm

    Antes de mais nada parabéns pelo texto Santander.
    Por estar bem escrito e por representar uma visão cuja defesa fazes muito bem.

    Digo-te também que essa visão é totalmente diferente da minha em alguns pontos.

    E mais do que uma situação sociológica é uma situação temporal.

    O que vemos hoje em dia é uma total incapacidade de aceitar opiniões.

    E onde discordamos é que a crítica é mesmo só isso, uma crítica.
    Perante opiniões diferentes da socialmente aceitável a crítica é aos olhos do criticado um ataque feroz quando na realidade há quem critique para unificar e construir.

    Entramos num mundo onde a opinião só é boa se for igual à da maioria.
    Entramos num mundo onde há alguns iluminados que tentam impor aos outros as suas opiniões.
    Entramos num mundo onde se crítica o humor, as opiniões políticas divergentes, ou coisas mundanas como o que vês na televisão ou a música que ouves.

    Ainda para mais num país como o nosso que viveu a dura realidade de décadas de ditadura e de imposições de opiniões e estados de espírito, é exactamente o mesmo país que não consegue viver em liberdade democrática e quer impor uma ditadura de opinião.

    Não gostar da forma como a Seleção joga, criticar as escolhas tácticas de Martinez, não gostar e criticar o culto à personalidade que se tornou a Seleção de Portugal não faz de mim ou de A ou de B menos portugueses ou menos patriotas.

    Apenas portugueses que gostariam de ver algo diferente.

    Essa diferença é que nos torna mais fortes.

    Não perceber isso é que é triste

  • DNowitzki
    Posted Julho 3, 2024 at 6:51 pm

    O texto é fraco. Responder à letra levaria imenso tempo, por isso abreviemos a coisa, ficando pelos versos do Camões e do Pessoa e os feitos heróicos e a união.
    Mas qual união? E a que preço? O autor do texto imagina as rebeliões que o Vasco da Gama e outros nautas e enfrentaram e o modo como as resolveram? Foi tudo menos de forma cordata e agradável, até porque tinham que servir de elemento dissuasor para os restantes. D. João era outro tipo pouco agradável e dado a uniões e apoios coletivos. Quantos daqueles marinheiros queriam embarcar? Já que se falou em literatura, leia-se o episódio das Despedidas em Belém. Mais: leiam-se as considerações pessoais, que surgem essencialmente no final dos cantos. Leia-se e estude-se essa figura mal apresentada e entendida que é o Velho do Restelo.
    Haja dó de todos nós.

  • asdrubal
    Posted Julho 3, 2024 at 5:38 pm

    Bem, isto dá para tudo e para todos. Por exemplo, tu críticas todos porque segundo dizes todos são críticos… LOl
    Alguém falou em baixo QI para qualificar a idolatria balofa, não podia estar mais de acordo.
    Como explicar isto de forma simples até para as ronaldetes? O desporto de alta competição e especialmente a este nível é através do mérito. O marketing, a beleza, o passado, os fãs histéricos, os seguidores, os bólides e as mansões, a mãe e o pai.. de nada interessam. É na base da competitividade, do lutar por merecer e ser merecedor. O resto… é o resto, e pelo visto neste país há IMENSO resto.
    Imaginem aritmética, imaginem que há 100 000 (não faço ideia quantos há) praticantes de futebol em Portugal. Imaginem que há uns bons, uns maus, uns mais ou menos e outros excelentes. Agora imaginem o que é a seleção de um país. Imaginem que desses 100 000 há 25 ou 30 jogadores que são escolhidos como a nata fina do que se faz por cá. imaginem ainda que os 11 que são escolhidos para equipa titular são os melhores dentre os melhores.
    O CR tem um passado gigante, inatingível para o comum dos mortais. Mas a gratidão fica no seu lugar, e esse lugar não é definitivamente dentro do campo com os melhores aos dias de hoje.
    Tudo isto é básico, explico isto da competitividade ao meu filho de 13 anos que joga futebol já em competição. Não basta ser bom e muito menos acharmos que somos bons, tens de merecer, lutar pelo teu lugar.

  • Aboubakar93
    Posted Julho 3, 2024 at 4:58 pm

    Excelente texto, dos melhores textos que li aqui no blog nos últimos largos tempos. Subscrevo a 100% e dou destaque à parte em que dizes “Não aceito a crítica fácil e destrutiva, que mais não faz do que alimentar um frágil ego pessoal”.
    *
    Muitos parabéns pelo texto Sandander, já não é a primeira vez que elogio! Gosto da tua forma de estar.

    • beterrabapragmatica
      Posted Julho 3, 2024 at 5:25 pm

      O problema é achares que a crítica fácil e destrutiva é a que é feita contra o teu ídolo. Vai ao instagram ou qualquer outra rede social de alguém que o critique e vais ler coisas como “Experimenta estar calada”, “Vamos te localizar para te dar uma lição”, “Devias ter vergonha badalhoca”, etc… Compara isso com as opiniões, bem fundamentadas e argumentadas, que lês aqui, e diz-me que estamos a ser destrutivos com críticas fáceis.

      • Ricardo10_
        Posted Julho 4, 2024 at 9:37 am

        Eu nunca gostei muito da Sofia nem concordo com muita coisa que diz, mas os ataques que tem sofrido no Instagram é deplorável. Esses que diz que a vai localizar, diz no perfil que é advogado…
        Se o Ronaldo não está bem psicologicamente, esses dementes muito menos.

      • Aboubakar93
        Posted Julho 3, 2024 at 8:16 pm

        Meu caro, eu não educo os outros. Fui educado pelos meus pais e por isso sei a educação e os princípios que tenho. Se os outros insultam a Sofia se é a isso que te estás a referir, é o reflexo da sociedade cada vez mais extremista e sem valores e sem respeito pela opinião. Infelizmente a Sofia já é insultado há muito tempo, já vi todo o tipo de coisas serem-lhe ditas, não é de agora.
        *
        Existem opiniões bem fundamentadas e com respeito e depois existem as opiniões completamente extremistas e infantis com discursos típicos de miúdos de 16 anos e é a isso que me refiro.
        *
        O problema meu amigo, é tu estares a fazer juízos de valor sobre ao que eu me estou a referir, estás tão cego nessa narrativa de “não diz mal então é Ronaldete” que não depreendes outra coisa. Já o disse anteriormente, o Ronaldo não é o meu ídolo, ídolo sim é o meu pai portanto mais respeitinho. Fora isso não tenho ídolos, aprecio sim e muito a carreira e tudo o que deu, mas junto a admiração que tenho por ele como tenho pelo João Moutinho que tanto gosto de ver jogar ainda ou pelo Quaresma. Não são fanático por nenhum jogador em especifico como também não odeio nenhum jogador em específico (ao contrário de ti). Felizmente tenho um trabalho que me permite viver com o futebol e cousa-me alguma confusão como é que anónimos da internet se esforçam tanto em demonstrar desprezo por quem supostamente não gostam, é muito por aí.
        *
        Para mim a crítica fácil e destrutiva é a tua narrativa constante nos comentários, a tua e de mais dois ou três. Agora, depois do que eu disse é quereres acreditar e entender literalmente o que quiseres. Uma boa

        • beterrabapragmatica
          Posted Julho 3, 2024 at 9:23 pm

          Onde é que eu desprezo? Só digo que não tem lugar na seleção, isso é desprezar ou insultar? Tal como não têm Moutinho ou Quaresma, e não vês ninguém a chorar por eles. E não estou a falar exclusivamente da Sofia ou do Cancelo. Qualquer um que não o bajule é rasgado em praça pública por um exército de acéfalos. Não digo que faças parte ou os controles, mas falares de críticas destrutivas quando é exatamente o oposto. É uma crítica construtiva, “sai para o bem da Seleção e dos teus companheiros”. E não chamo quem goste dele de “ronaldete”, podem defender quem quiserem e ter as suas opiniões à vontade, agora a seita que insulta e ameaça quem não o idolatra sim é tóxica e destrutiva. Tenta comparar o nível de argumentação de quem critica as suas atitudes com o dos posts de “agradecimento” e bajulação.

          • Aboubakar93
            Posted Julho 3, 2024 at 10:27 pm

            Tudo o que é extremismo é errado. Se quem desculpa tudo o que ele faz está errado, quem diz sempre mal dele e faz dele o mal de todo o mundo também está errado, estamos de acordo?
            *
            Eu tenho uma postura respeitadora e bem disposta no blog e mesmo assim já fui apelidado N vezes de Ronaldete só porque o elogio numas situações ou não o critico de forma afincada noutras. Há quem respeite que nem devia ser convocado, não concordo mas respeito. Há quem concorde como eu que merece ser convocado e jogar, dividindo as despesas com o Gonçalo Ramos e até existirão outros tantos que acham que ele está bem é a jogar os minutos todos. Poder-se-ia discutir isso, sem qualquer problema ou apenas respeitar opiniões diferentes. Poder-se-ia discutir quais os problemas da seleção, o que está a faltar para haver falta de ideias na construção, não haver desequilíbrio no 1 vs 1, não existirem situações de perigo, etc…
            *
            Eu disse o que disse porque leio as coisas que escreves em vários tópicos, daí ter dito o que disse.
            *
            Enfim, concordamos em discordar quanto a este assunto. Agora respeito pela opinião contrária deve haver sempre.

      • Art Vandelay
        Posted Julho 3, 2024 at 7:28 pm

        Exactamente… Mas esta seita de Ronaldetes é assim, acham que o grave é alguém dizer que o Aveiro já não tem qualidade para jogar na selecção ao invés de acharem grave o ataque vergonhoso que está a ser feito pela seita de Ronaldetes à Sofia

  • Ricardo10_
    Posted Julho 3, 2024 at 4:16 pm

    Esqueci-me de dizer que nada disto invalida o facto de o Ronaldo poder ser titular contra a França e marcar dois golos. O homem também não está morto. Até o Éder marcou e foi numa final. Por mim até pode marcar 3 na sexta-feira!

  • beterrabapragmatica
    Posted Julho 3, 2024 at 4:14 pm

    Então e se em vez de ocupações de espaço, larguras e posicionamentos (coisas que são da responsabilidade de uma equipa técnica e não de treinadores de bancada), se discutisse, com bons argumentos e fundamentados, que a presença de elementos velhos, com exibições paupérrimas umas atrás das outras, rouba lugar aos mais jovens cheios de vontade de representar a sua nação. Essas discussões deixam de ser válidas? Pois eu penso que não. Coisa que acontece apenas pelo seu estatuto e por termos de lhes agradecer (deixando o lugar de ser obtido por mérito, mas sim por obrigação). Um agradecimento que a mim me causa alguma perplexidade, pois no auge das suas carreiras pouco se importavam com a seleção, sendo os resultados fracos e aparecendo por breves instantes em qualificações ou fases de grupo, nunca nos grandes palcos ou na hora da decisão final. Pior ainda quando se usam argumentos falaciosos e contra informação, denegrindo os demais colegas. Ora o futebol é um desporto bonito, onde se ensinam e aprendem valores em conjunto. Pena que muitos deles, nos tempos recentes, tenham caído no esquecimento. Terminando também com uma frase bonita, tudo vale mais a pena quando é feito em prol do coletivo e não do individual.

  • Fireball
    Posted Julho 3, 2024 at 4:00 pm

    Como português tenho todo o direito de não gostar da forma como a seleção de futebol nos representa lá fora. Tenho todo o direito de não me sentir representado pelo capitão da seleção de futebol. Tenho todo o direito de criticar quem está a representar o meu país se acho que o está a representar mal. Ser patriota não é lamber as botas ao Ronaldo só porque nasceu numa ilha pertencente ao mesmo país da cidade onde nasci. Tenho o direito de não gostar dele ou de qualquer outro da seleção, eu não gosto de todos os portugueses só pelo sítio onde nasceram. Ser patriota não é só levantar a bandeira e gritar “Portugal!” cada vez que há uma competição de futebol e estar-se nas tintas o resto do tempo.

  • Ricardo10_
    Posted Julho 3, 2024 at 3:50 pm

    O problema é que tudo se confunde…
    Confunde-se verdade com mentira, amor com ódio, o óbvio com delírios e opiniões válidas com inválidas.
    Esta última é mais polémica mas não deixa de ser verdade. Toda a gente tem direito à sua opinião mas não é por isso que não pode ser uma opinião inválida. Eu posso achar por exemplo que o Álvaro Pacheco tem qualidade para treinar o Manchester City. Isto não é uma opinião válida, é simplesmente uma opinião lunática.
    Obviamente que este texto só existe por causa do Ronaldo, por isso, vamos lá falar dele.
    O passado é passado, nada interessa no presente, ou devíamos convocar o Rui Costa, o Figo e o JVP. Esquecendo o que Ronaldo fez, jogou e marcou no passado, duvido que algum Benfiquista, Portista ou Sportinguista, visse o Ronaldo jogar hoje em dia e o quisesse no seu clube, simplesmente por razões futebolísticas.
    Criou-se uma ideia que o Ronaldo é algum tipo de Deus ou algo sagrado, criou-se uma seita ou culto que o venera por tudo e por nada, que o desculpa sempre por tudo e que ataca todos aqueles que não pertencem à seita. Parece mesmo um culto religioso daqueles mais fanáticos. Muitos destes fanáticos não percebem absolutamente nada de futebol, não sabem por exemplo quem é o actual campeão europeu em titulo ou até o que é um fora de jogo. É gente que é motivada por um sentimento de portugalidade levada ao extremo. Elevam o Ronaldo ao nivel ou até mais, do Marquês de Pombal ou do Afonso Henriques. Meus amigos…Isto é só futebol! Outros realmente percebem de futebol, no caso de figuras públicas simplesmente têm medo de dar a sua verdadeira opinião e medo de serem atacados, e outros que veneram tanto o Cristiano que não conseguem neste caso em específico ver a verdade dos factos.
    Um dos argumentos mais surreais é o argumento da “gratidão”. Nestes últimos dias tenho lido argumentos que nem consigo adjectivar. As pessoas perderam completamente a noção mas vamos ser verdadeiros, muita gente nunca teve noção. Concordo com a comparação com a politica, tanto o futebol como a politica, cega completamente as pessoas, e transforma algumas inteligentes em autênticos calhaus.
    Para quem não sabe, sou Benfiquista e tive poucos ídolos do futebol na vida. Idolatrei imenso o Figo, o Zidane, o Rui Costa e precisamente o Cristiano Ronaldo. E é por isso que me custa imenso ver este final de carreira patético mas que já era anunciado. O ego que fez esta carreira incrível, é o mesmo ego que lhe vai dar este final bastante triste. Como se não bastasse, ainda é rodeado de familiares e amigos com baixo QI e por estes fãs que vivem noutro planeta, e que o ajudam a continuar a acreditar que tem condições para ainda andar no futebol de alta competição. Como é que é possivel alguém olhar para o campeonato da Arábia e achar que aquilo algum dia poderá ter qualquer semelhança com um campeonato de topo…
    Até o choro após o penalty falhado, quiseram transformar em um gesto de amor à pátria, quando só demonstra o estado em que Ronaldo está. Só demonstra como aos 39 anos ainda pensa que tem de provar alguma coisa e só demonstra como está em claro declínio também emocional.
    Ronaldo seria útil se tivesse capacidades para perceber que o seu tempo como estrela principal acabou, se tivesse capacidade de perceber que tem de estar no banco e entrar a 15/20 minutos se as coisas tiverem más, ou para fazer descansar os titulares. Seria incrível ter uma pessoa com o seu historial a incentivar os colegas, mas não…Ronaldo não é isto, Ronaldo não tem nada disto. Tem apenas um ego do tamanho do mundo e apenas quer provar que ainda está vivo, no fundo e odeio dizer isto, Ronaldo está-se a marimbar para Portugal. Tal como os crentes do seu culto, que preferem ver Portugal perder do que ganhar sem Ronaldo.

    • So sei que nada sei
      Posted Julho 4, 2024 at 12:21 am

      Excelente comentário também. Só não concordo que o texto seja escrito exclusivamente sobre, e para defender o Ronaldo. Porque não sobre o António Silva, ou o G. Inácio, R. Martinez?
      Eu tirei conclusões diferentes como escrevi acima. É absolutamente válido criticar prestações de jogadores, opções de treinadores, e mesmo atitudes de alguns. O que acho absurdo é fazê-lo utilizando o insulto fácil, a humilhação gratuita, tudo atrás de um teclado de anonimidade.
      Eu também já admirei muito o Ronaldo, como hoje acho que ele hoje está lá por mais por EGOismo e menos por patriotismo. Mas na minha opinião não era essa a razão de fundo do artigo. Precisamente o contrário, ou seja, falamos de tudo e não falamos de nada.

    • lidyabixby
      Posted Julho 3, 2024 at 8:23 pm

      Gostei bastante deste texto e concordo com quase tudo. Gosto muito do Ronaldo mas gostava mais há uns 4/5 anos, não pelo declínio normal da qualidade que advém com a idade, mas sim por todos os casos e tudo que o têm rodeado nestes anos. Sou da opinião que ele ainda é útil na seleção, não com o estatuto que tem, claro, e que neste momento também já não tem qualidade para algo superior à Arábia Saudita. E como dizes, o facto de ele e quem o rodeia e aconselha não perceber isto, só prejudica a imagem dele e da belíssima carreira que teve enquanto jogador de futebol.

      Agora, seguindo a tua lógica, da mesma maneira em que se fala que bajulam o Ronaldo por tudo e por nada, também é preciso falar que há imensa gente que critica por tudo e por nada. Há muitos delírios em relação ao Ronaldo e ao mesmo tempo muitas críticas injustas, muito lamber de botas e muito hate desnecessário, muitos dos fanáticos por ele criticam quem não o idolatra ao mesmo tempo que, muitos dos que não idolatram criticam quem o idolatra. E andamos nisto, porque o que interessa é, chegar ao final do dia e ter alguém em quem descarregar as frustações. A mim dá me vergonha alheia pessoas como por exemplo o Edu Aguirre andarem sempre a bajularem o Ronaldo da mesma maneira que vimos muitas vezes aqui os haters dele. Toda a gente tem o direito à sua opinião e para mim é legitimo haver pessoas que achem o Ronaldo o melhor da mesma maneira que há pessoas que acham que é outro jogador. Só me faz confusão haver pessoas que por acharem outro jogador o melhor, têm que malhar no Ronaldo a torto e a direito e vice versa.

      Para mim o jogador não é indissociável da pessoa, isto é, olhar só para ele como jogador, achar que é o “melhor do mundo” e esquecer a pessoa mas, tal como para tudo, sou da opinião que para se fazer um bom julgamento tem que se olhar para todos os fatores e muitas vezes, quando se fala do Ronaldo esquecem-se esses fatores. Não pode ser desculpa para tudo claro, mas os grandes haters do Ronaldo debitam muitas vezes nele criticas só por que sim, em uma escala muito maior comparativamente a outros jogadores.

      Para mim qualquer opinião é valida desde que bem fundamentada e sem extremismos, e no que toca a este assunto muitas das vezes não é assim.

      Para finalizar, o que me interessa é ver Portugal campeão com ou sem Ronaldo, mas campeão!!

      • beterrabapragmatica
        Posted Julho 3, 2024 at 9:27 pm

        Gostaria de um exemplo de hate desnecessário ao Ronaldo. Falam sempre nisso mas sinceramente não me lembro de críticas que não tivessem fundamento. Estou, seriamente, curioso para saber essa lista de delírios de quem o critica.

        • ShortCake
          Posted Julho 5, 2024 at 7:32 am

          Nem precisamos de ir tão longe, exemplo de hate desnecessário: Dizer que um jogador que tem 8 golos em mundiais é um registo nulo.

          • beterrabapragmatica
            Posted Julho 5, 2024 at 9:15 am

            Para alguém que muitos consideram “melhor de sempre”, e ao qual devemos estar eternamente gratos e oferecer a titularidade ad aeternum, sim é um registo nulo. Quando chegamos a fases finais nunca apareceu, mas podemos juntar-nos todos e festejar apuramentos e fases de grupo. Digo mais, se era para ter lugares cativos onde estão Renato Sanches, Rui Patrício, Éder, Guerreiro? Não os vi no 11 titular uma única vez e o seu contributo para a nossa seleção, naquele que é o nosso maior feito de sempre, foi muito superior.

            • ShortCake
              Posted Julho 5, 2024 at 10:16 am

              Muitos consideram o melhor de sempre e com razão. Como, com um leque de outros jogadores, muitos também serão considerados melhores de sempre e há sempre motivos válidos/justificáveis para o serem. Depende de muitos fatores e preferências de cada um de nós.
              Agora rebaixar o histórico do CR7 assim é, como volto a dizer, um disparate e não uma opinião.
              Voltas a falar de fases finais e demonstras que vês futebol há dois anos. Sugiro pesquisares sobre o Portugal-Holanda de 2012 ou o Portugal-Inglaterra de 2006.
              Tu podes não achar o CR7 o melhor de sempre, nem o top 3, é legitimo. Podes achar que ele já não faz sentido como titular, e que outro (devidamente justificado) poderia acrescentar mais coisas, é legitimo. Agora por motivos como hate, falta de conhecimento, entre outros criares uma teoria que o homem nunca ajudou… é surreal.
              Um dos problemas deste país começa a ser mesmo esse, libertinagem de opiniões a mais e toda a gente achar que dizer disparates são opiniões.

              • beterrabapragmatica
                Posted Julho 5, 2024 at 1:09 pm

                Portugal-Holanda em 2012 é fase de grupos… Portugal-Inglaterra 2006 ficou 0-0 e foi a penaltis… Talvez não seja eu a dizer disparates. Eu não rebaixei, constatei factos. Tu vens e inventas, e depois ainda dizes que tenho falta de conhecimento. Belos argumentos.

                • ShortCake
                  Posted Julho 5, 2024 at 2:39 pm

                  Quais disparates estão aqui? Tu falas em fases finais eu respondi com fases finais, ou não sabes o que significa fases finais? e o que tem o jogo ter ido a penaltis? um jogador não pode fazer um grande jogo e ser influente? Agora já percebi os teus erros, acompanhas pelo flashscore.

    • TF
      Posted Julho 3, 2024 at 6:36 pm

      Tudo dito! Parabéns pelo comentário,dos melhores que já vi, mostraste ser um individuo lógico, com noção e que vives no presente, ao contrário de muitos fanáticos que tentam defender o indefensável. Muita gente não têm noção que acima de tudo o futebol para estes futebolistas, dirigentes e presidentes é um trabalho como outro e que se um suposto líder de equipa ou trabalhador não está ao mesmo nível dos colegas e em vez de elevar para melhor o estado de espírito da equipa e ser mais eficiente e ter mais sucesso, só pensa em si próprio e é individualista, pensando sempre em si próprio do que na equipa, deve ser retirado ou despromovido em prol do sucesso de uma empresa, grupo de trabalho, uma equipa… agradeço tudo o que o Ronaldo fez no passado, a meu ver é o segundo melhor futebolista de sempre só atrás do Lionel mas se ele já não está no seu nível(há vários anos) e mina o grupo e equipa por ser um egoísta e ser fraco mentalmente( antes não era fraco mentalmente ) como se provou no jogo anterior nunca mais deve ser convocado para dar lugar a outros jogadores que podem dar mais à equipa. Falo do Ronaldo como falaria de outros, o Pepe apesar de ser um caso raro de longevidade e profissionalismo futebolistico também devia retirar se internacionalmente já que não apresenta o mesmo nível atualmente também como anterior. Neste momento o Ronaldo é um cancro na equipa a equipa sente se menos livre e muito mais pressionada com ele em campo.

    • Rosso
      Posted Julho 3, 2024 at 5:54 pm

      Parabéns pela lucidez. Acrescento que nos últimos dias consegui ver faces ainda mais lunáticas desse culto: gente a defender que os jogadores da selecção deviam unir-se para que Ronaldo ganhasse mais recordes pessoais e que “infelizmente” esta nova geração de internacionais não percebia isso. Se assim é, estão de parabéns os jovens internacionais.

    • chuta dai
      Posted Julho 3, 2024 at 5:16 pm

      Como benfiquista discordo em muita coisa contigo. Mas aqui estou a 100% de acordo!

    • GabCel
      Posted Julho 3, 2024 at 4:45 pm

      melhor comentário até agora… Não é uma questão de ódio ao Ronaldo, é não concordar com a bajulação e subserviência que apenas prejudica a selecção. a sua história é inatacável, mas tem que ser +1 para ajudar e nunca o que acontece, que é ele +25)

      não discordo da maioria dos pontos abordados no artigo principal… mas a situação do Ronaldo não tem nada a ver com os outros assuntos.

    • beterrabapragmatica
      Posted Julho 3, 2024 at 4:37 pm

      Não acrescentava uma vírgula. Sublinhando o último ponto, já tiveste figuras públicas a dizer que preferiam ver a seleção perder do que ter Ronaldo no banco. Isto demonstra o tamanho do culto, e que quem está primeiro não é Portugal. E vai contra todos os valores de um desporto coletivo, onde apesar de poderem ter preferências ou ídolos, desde os iniciados se aprende quem ninguém é maior que o clube ou equipa que representa. E que devemos sempre pensar no coletivo e não no individual, pois ninguém ganha nada sozinho. Para isso ia jogar golf ou ténis.

  • SilvadasAguas
    Posted Julho 3, 2024 at 3:14 pm

    Se quiseres ouvir paineleiros de uma CMTV na vida com as suas cartilhas clubisticas ou interesses de deixar statements bonitos pra rodapés consigo dar-te razao, mas ontem vi na RTP o Carlos Daniel, o Rui Malheiro, a treinadora do Sporting Feminino e o Helton a criticar com tudo, o treinador, a gestão de estatutos, o capitao de equipa de forma objectiva e verdadeira, e o mais certo é dizerem de que estao a “rasgar” alguem, isto porque em Portugal podemos ser essas coisas todas boas que disseste, mas temos uma alergia gigante e uma hiper sensibilidade a tudo o que seja criticas, fazemos da critica um ataque pessoal e portanto os que expõem problemas sao logo acusados de tudo e mais alguma coisa

    • beterrabapragmatica
      Posted Julho 3, 2024 at 4:20 pm

      Hoje em dia vivemos tempos onde ao criticar és automaticamente “hater”. A crítica construtiva é coisa do passado. Temos sempre de ter uma palavra positiva, para toda a gente façam o que fizerem. E quando a casa cair, ficam tristes, porque ninguém os avisou.

  • Sede de vencer
    Posted Julho 3, 2024 at 2:28 pm

    Conseguias dizer o mesmo em menos de metade dos caracteres.

    Não entendo comparações históricas relativos a estados de alma nacionais. Porquê que a civilização grega descambou? E a romana?
    O ambiente de 2004 muito dificilmente será replicado por vários factores: foi jogado em casa, o seleccionador era populista, ocorreu num período de grande pujança dos clubes nacionais e porque foi o ponto de inflexão naquilo que considero patriotismo estéril. Refiro-me às bandeirinhas à janela e coisas parecidas.

  • jimmyvicente
    Posted Julho 3, 2024 at 2:18 pm

    Para mim este é o melhor texto que já li ao longo dos anos em que visito diariamente este blog.
    Muitos parabéns ao Santander .
    Para além de partilhar a mesma opinião do texto, acho que está muito bem escrito.
    As pessoas que se unam como no balneário está a acontecer.
    O que vale é que a esmagadora maioria do adepto que tem ido ver a seleção à Alemanha (estive lá contra a Turquia e verifiquei pessoalmente ) são adeptos com uma mentalidade muito mais positiva e de esperança
    E também de gratidão, para com quem muitas vezes somos ingratos.
    Força Portugal

    • LANDERS
      Posted Julho 3, 2024 at 5:33 pm

      Sinceramente, mas será que é difícil de entender que, por mais que no passado tenha contribuído positivamente (em alguns casos), isso não pode servir de base para o presente ?‍♂️?‍♂️?‍♂️? Então, se tu tens a tua empresa e o teu funcionário, no passado era o melhor e, hoje em dia, é o pior, vais continuar com ele na empresa? Vais continuar com alguém que afeta o trabalho/ambiente da empresa?

      É tão simples de entender. É como fazer uma conta de 1+1…

    • jimmyvicente
      Posted Julho 3, 2024 at 5:22 pm

      Sim gratidão porque olhar para o Ronaldo agora não é só olhar para o presente. Há maneiras e maneiras de se achar que ele pode ou não ter capacidade para ser titular nos 90 minutos, e depois há pessoas que o expressam de uma forma tão odiosa que para mim atinge a ingratidão.
      Para mim o Ronaldo tem que ser claramente titular sempre na seleção, pelo menos até este euro acabar, até porque o suplente deixa muito a desejar. Quem não concordar com isto está no seu direito, agora argumentos como vejo aqui todos os dias de ” velho acabado ” ” exibição paupérrima”.
      A ingratidão começa quando exigimos mais ao Ronaldo do que exigiriamos a outro ponta de lança titular da seleção.
      Quantas vezes até aqui no blog nas analises aos jogos é denegrida a imagem do Ronaldo só porque não marcou golo. Está tudo na forma como se expressa as ideias.
      Mas ninguém se preocupe
      O homem ainda vai calar muitas bocas
      Como calou sempre

      • Xtremox
        Posted Julho 4, 2024 at 8:56 am

        Calou bocas no Qatar, Brasil, Africa do Sul…
        Realmente o “amor ao Pai” tolda o raciocinio das pessoas.
        Tenho ainda que dizer que temos vários na presente seleção que fazem bem melhor que ele na posição: Ramos, Jota, Felix e até o Bernardo a 9 como tantas vezes se viu no City… Estes jogadores pelo menos sabem receber uma bola, são associativos, solidários, ajudam a pressionar e a defender. Ah e tenho a certexa que batem livres diretos melhor…

      • Art Vandelay
        Posted Julho 3, 2024 at 10:46 pm

        Como calou sempre?
        **
        Esse mito mentiroso vai durar até quando? Qual foi o Mundial (que que é a competição mais importante e difícil do futebol) que ele calou?
        Onde é que ele calou na Juventus? Onde é que ele calou no United? Onde é que calou lá no Al qualquer coisa onde ainda não ganhou um único título mesmo jogando contra amadores e na equipa mais rica do planeta..

      • beterrabapragmatica
        Posted Julho 3, 2024 at 7:44 pm

        Então se o único que ele trazia à mesa eram golos, e agora nem isso consegue marcar, vamos estar à espera do quê? De cambalhotas? Não há melhores? Tens uns jogador no banco com 3 golos em fases finais de mundial, coisa que o Ronaldo, em 20 e tal anos de carreira conseguiu a proeza e não marcar nenhum. Será que a alternativa é assim tão fraca? Será que tendo as mesmas chances não faria melhor? Uma coisa garanto, pior era impossível.

        • ShortCake
          Posted Julho 4, 2024 at 10:04 am

          Quando se fala só por falar…
          O ronaldo só no jogo com a espanha fez um hat-trick. Deve ter, à volta, de 10 golos em mundiais. Vale o que vale mas dizer “conseguiu a proeza de não marcar nenhum em 20 e tal anos” é apenas ridiculo e revela falta de conhecimento.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Julho 4, 2024 at 2:14 pm

            Tem 8 golos em 18 jogos em Mundiais. Sendo que 3 foram nesse jogo fantástico contra a Espanha, sobram 5 em 17 jogos. 1 em 2006 (Irão), 1 em 2010 (Coreia do Norte), 1 em 2014 (Gana), 1 em 2018 (Marrocos) e 1 em 2022 (Gana). É francamente negativo. Tirando o Mundial-2018, só marcou 1 golos nos restantes e sempre contra selecções fraquíssimas.

            • ShortCake
              Posted Julho 5, 2024 at 7:09 am

              Messi em 26 jogos tem 13 golos.
              Zidane 12 jogos e 5 golos.
              Platini 14 jogos e 5 golos.

              A titulo de exemplo (e peço desculpa se a memória me falhar), Messi marcou contra Bosnia, Irão, Nigéria, Arábia Saudita, Australia, México. Depois marcou 1 a Holanda, França e Croácia. Ao nível de “Seleções Fraquissimas” não me parece um registo melhor que CR7.
              De qualquer forma a conversa é sobre o Ronaldo e não sobre o Messi, Platini ou Zidane. Acho que não há necessidade de desvalorizarem assim tudo o que o homem fez. Não tem o nível que anteriormente tinha? óbvio que não. No entanto coloco a questão, alguém viu a temporada miserável que o Gonçalo Ramos fez em França? é um jogador que pode vir a contribuir mas precisa de muito mais ritmo e qualidade.

              • beterrabapragmatica
                Posted Julho 5, 2024 at 1:28 pm

                Melhor ainda é falares do Messi em comparação ao Ronaldo. Que no mundial que ganhou foi o melhor jogador do torneio, marcou no oitavos, quartas, meias e dois golos na final e foi a par de Mbappé o jogador com mais G+A. Beira o ridículo dizes que é algo que se compare ao registo de Ronaldo sendo que já tinha levado a sua seleção a várias finais de grandes torneios (incluindo outra final de mundial). Como é que tens a lata de dizer para eu me informar melhor para não fazer figuras…

              • beterrabapragmatica
                Posted Julho 5, 2024 at 9:03 am

                E a temporada do Ronaldo foi fantástica não é? A marcar golos na Arábia, onde basta acertar na baliza (e mesmo assim repleto de lances e falhanços surreais). Achar que é melhor opção que o Ramos, ou qualquer outro avançado, diga-se de passagem, é uma loucura. Ainda para mais quando ao longo da carreira nunca foi PL, portanto não sabe jogar naquela posição.

                • ShortCake
                  Posted Julho 5, 2024 at 10:21 am

                  Foi, no meu entender, bem melhor que a do Gonçalo Ramos. Mas como tu também achas que o Ronaldo nunca marcou em fases finais (falta de conhecimento tremenda) também deves achar que o Ramos marcou 50 golos esta época, são coisas da tua cabeça. Sugiro comprares uma revista ou um livro ou aquelas cadernetas do Record que saem no inicio das épocas. E também sugiro outra coisa: sempre que quiseres debater um assunto pesquisa primeiro sobre ele, fazes melhor figura.

                  • beterrabapragmatica
                    Posted Julho 5, 2024 at 1:13 pm

                    Estas a falar de pesquisa, já viste a quantidade de barbaridades que dizes em cada comentário. Eu não disse nenhum erro, nem me corrigi uma única vez. Tu talvez não sabes ler ou interpretar, mas o problema aí já é outro. E vamos comparar golos no PSG, na sua
                    época de estreia (que nem acho que foi assim tão horrível) com golos na arábia, numa das equipas com maiores orçamentos, talvez o maior, onde conseguiu nem ganhar um único troféu… Sugiro que penses antes de escrever, porque quem está a fazer figuras aqui não sou eu.

                  • beterrabapragmatica
                    Posted Julho 5, 2024 at 1:10 pm

                    Falta de conhecimento, diz-me lá em que fase final de um mundial é que ele marcou? Mas tu tens noção do que estás a dizer…

                    • beterrabapragmatica
                      Posted Julho 6, 2024 at 4:58 pm

                      Sou formado em Engenharia então os teus insultos valem o que valem e não me abalam minimamente. Posto isto divide-se o mundial em 2 fases, fase de grupos e eliminatórias (knockout stage). Sendo portanto duas “fases”, a fase final será a última das duas, i.e., a fase eliminatória.

                    • ShortCake
                      Posted Julho 5, 2024 at 2:43 pm

                      Benzema e Higuain e, mesmo assim, não fizeram 100% dos jogos. Tens que idade?
                      Em que fase final? leva 8 golos em fases finais do mundial. Acorda, provavelmente queres-te referir a “eminatórias” já na fase “fase final”. Caso não saibas a fase final de um europeu ou de um mundial vai desde a fase de grupos (3 jogos) até à final… eu perco tempo a responder a pessoal que nem a 4a classe tem.

                  • ShortCake
                    Posted Julho 5, 2024 at 10:23 am

                    Sugiro também veres o percurso do Ronaldo na Juventus, na segunda fase do Manchester e, muito a espaços, no real. Dizeres que o Ronaldo nunca jogou a PL revela, uma vez mais, uma tremenda falta de conhecimento. É só mais uma para a coleção.

                    • beterrabapragmatica
                      Posted Julho 5, 2024 at 1:15 pm

                      Todos esse períodos confirmam que não sabe jogar a PL, pois esteve muito abaixo em todos eles (e antes de falares de golos, o futebol não é excel, prejudicou a equipa em prol dos seus números e o coletivo piorava a cada exibição culminando sempre com a sua saída pela porta pequena). Já agora, no Real Madrid nunca foi PL, esse chamava-se Benzema.

            • beterrabapragmatica
              Posted Julho 4, 2024 at 7:42 pm

              Não é negativo. Para alguém considerado “melhor de sempre” é nulo. Ao longo da sua carreira lembro-me apenas de dois grandes jogos dele na seleção, esse da Espanha e o da Suécia, sendo um na fase de grupos e um num apuramento (contra uma seleção fraquinha). Se devemos agradecer por isto…

              • ShortCake
                Posted Julho 5, 2024 at 7:14 am

                Sim porque a fase de grupos do Euro 2016, o jogo com a Holanda no Euro 2012… assim só mesmo muito de repente.
                É fixe vir aqui ler opiniões de pessoal que as fundamenta devidamente e, quando não o faz, admite que é mesmo por preferência de X ou Y. Quando é para se criar uma narrativa que é, para além de desonesta intelectualmente, com base em nada é difícil e mostra que este blog está cada vez mais infantil. Dizer que é um registo nulo lá está, não é uma opinião, é um disparate. Ah e btw se o Gonçalo Ramos é um craque com 3 golos contra a suiça (excelente jogo) o Wilson Eduardo devia de estar no Hall of Fame do Sporting também, ou o Rodrigo Tiui com dois golos ao Porto no final da taça.

                • beterrabapragmatica
                  Posted Julho 5, 2024 at 9:01 am

                  Mais dois jogos em fases de grupos, sendo um contra a poderosa Hungria. De facto, um registo avassalador, quando o vir a titular contra a França já me vou sentir agradecido e irá cair-me uma lágrima dos olhos.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Julho 4, 2024 at 2:07 pm

            Ele referia-se aos jogos a eliminar. Aí tem 0 golos.

      • Rosso
        Posted Julho 3, 2024 at 7:37 pm

        Não, nem sempre calou. Vamos recordar o Qatar?
        E se ele exige ser titular, é claro que também se lhe exige mais do que as exibições medíocres que tem mostrado. Eu continuo a ouvir pessoas a dizer que ele é “o melhor do mundo”. E no entanto não exigem mais dele, o que é um contrasenso.
        Sobre a gratidão, valor que me é caro, podia dar mil e um exemplos, mas deixo um: quem é que estando vivo dá o nome de um aeroporto com menos de 30 anos?
        A gratidão é um sentimento nobre, mas o altruísmo tambem é, assim como saber sair quando é a altura.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 3, 2024 at 4:35 pm

      Continua a invenção da gratidão

    • Ricardo10_
      Posted Julho 3, 2024 at 4:17 pm

      Adorava que explorasses essa “gratidão”…

  • henry14
    Posted Julho 3, 2024 at 2:12 pm

    Muito bom texto com muito bom conteúdo
    Toca em excelentes pontos.
    Agora tenho visto muito esta conversa do “rebaixar” ultimamente. E isso está sempre associado a discussões relativas ao Cristiano Ronaldo.
    Por muito que este artigo quase nem toque no nome “Cristiano Ronaldo” é fácil perceber de onde vem a inspiração para escrever este texto.
    Mas há que separar as bocas foleiras/parvas (o tal rebaixamento) das críticas justíssimas e justificadas que Ronaldo é alvo.
    Exemplo: A Sofia Oliveira tem feito críticas justíssimas ao CR e tem o seu Instagram invadido por todo o tipo de palhaços a dizerem que ela não percebe nada, a perguntarem-lhe que curso é que tirou, que é uma invejosa, que só quer rebaixar o Ronaldo, para lavar a boca antes de falar do Ronaldo etc etc. Quem é que se preocupa com a Sofia Oliveira? Poucos.
    Mas se há pessoas a quererem alternativas diferentes ao CR7 e que ele deixe de ter tanto protagonismo que já teve outrora vem uma avalanche porque têm inveja do português e mais não sei o quê.
    Resumindo: o texto é muito bom, os motivos QUE EU PENSO que o fizeram escrever não são os melhores.
    Ainda assim , parabéns ao Santander pelo texto.

    • Rosso
      Posted Julho 3, 2024 at 5:59 pm

      Vim defender a Sofia Oliveira numa rede social e também apanhei com insultos da manada. A alguns pouco faltou para que os enviasse para uma certa parte…parece que opinar que o CR7 devia ficar no banco é delito de opinião.

    • beterrabapragmatica
      Posted Julho 3, 2024 at 4:29 pm

      Obvio, quando se deixa de poder comentar ou opinar por ser tabu passa a ser uma seita ou religião. Normal que muita gente, com pensamento próprio e construtivo, se revolte. Daí que em tempos se queimavam as bruxas, que eram bruxas por terem pensamentos diferentes. Quem nunca leu o “tens é inveja, querias ser como ele”? Não, queria era ver outros, mais competentes, a ter a sua merecida oportunidade. E se possível, poder vibrar também com a nossa seleção, e não com o show do Ronaldo. Em Portugal (e Brasil, onde adoram idolatrar figuras questionavéis) há falta de crítica dado à cegueira coletiva de grande parte da população e aos danos pessoais de quem o criticar (como deste e muito bem o exemplo da Sofia), mas lá fora já se vêm muitos artigos a constatar o absurdo desta situação, e a por os pontos nos i’s.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 3, 2024 at 4:29 pm

      Primeiro comentário que li mal abri o insta dela: “Voltas a falar mal do Cristiano Ronaldo, vamos te localizar pra te dar uma lição”. Wow…
      _
      Mas aqui as ronaldetes não querem saber disso para nada, o nacionalismo bacoco só dá para defender o “bicho” milionário. Mulheres que recebem ameaças por dizerem a sua opinião não merecem textos a criticar o “país” (que lolada, como se isto fosse a coisa mais importante do país).

      • Duarte Vader
        Posted Julho 3, 2024 at 6:54 pm

        Isso é mesmo verdade? Que gentalha pequena, propagandizada e subserviente.

      • henry14
        Posted Julho 3, 2024 at 6:23 pm

        Só uma nota. Estou -me a cagar se são mulheres ou homens a ser ameaçados. Somos todos ou iguais ou pelo menos devíamos ser.
        Mas ya, é isso.

  • Nickles
    Posted Julho 3, 2024 at 2:08 pm

    Claro, faz todo o sentido pedir união quando temos um treinador e uma federação que sonham com Hawk Tuahs ao Cristiano 24/7. Se aqueles que são pagos, e bem pagos, para se preocuparem com a seleção estão se a marimbar completamente para isto e preferem idolatria, porque é que tenho de ser eu a importar-me?

  • JFN
    Posted Julho 3, 2024 at 2:02 pm

    “critica-se tudo e todos, mas raramente se discutem ideias e soluções” ; “aceito a crítica desde que fundamentada” ; “Podíamos discutir se é rentável ter o Ronaldo como ponta de lança fixo, ao invés de avançado móvel”.

    Ora bem, o pessoal tem andado a apresentar uma solução, de colocar o Ronaldo no banco e jogar parte dos jogos. A crítica é fundamentada por ele já não ser o jogador que era há uns anos. A discussão não tem que ser se é rentável ele ser fixo ou móvel, pode ser para discutir se / quanto deve jogar.

  • batalha34
    Posted Julho 3, 2024 at 1:57 pm

    Já se sabe como é, em momentos maus e de fraqueza essas tristes almas saem todas da toca. Depois quando viram os ventos ninguem os vê durante uns bons meses.

    Nāo estou satisfeito com o futebol de portugal, nao estou satisfeito com as decisoes do treinador, com o egoismo do Ronaldo em bater todos os livres, etc.

    Mas isso nāo impede de ver que o grupo está unido e quer vencer, que há momentos que até o Ronaldo com todo o seu ego e altivismo, precisa de uma ajuda, que há miudos como o Antonio Silva que sāo crucifixados em praça publica por um jogo mau.

    É doentio a perseguiçāo que se faz aos jogadores, tanta gente à espera que cometam erros para poderem vir dizer que já sabiam que nao ia dar em nada, eles é que sāo os espertos.

    Em Portugal fala-se de tudo menos de futebol. País pequeno repleto de pessoas pequenas cuja maior felicidade que têm na vida é quando alguem maior que eles tropeça pelo caminho.

    Imagino os insultos pessoais que se estavam a fazer ao Pepe neste momento se calha sermos eliminados pelo erro que cometeu no fim do jogo.

  • CABONG
    Posted Julho 3, 2024 at 1:57 pm

    Portugal nunca foi um povo progressista, foi sempre um povo saudosista, taciturno e pessimista.
    Desde os tempos da sua criação.
    Por serem escassas e contra natura, as alegorias dos nossos feitos foram colocadas em molduras intemporais para que quando amiúde as lemos, termos um equilíbrio para o nosso estado de espírito.
    Sobre futebol, são sinais dos tempos.
    Já não é só um jogo onde os seleccionaveis iam com orgulho do país ao peito.
    Hoje até às competições de países são profissionalizadas.Os jogadores geram e ganham muito dinheiro.
    Tornou se uma actividade económica como outra qualquer e como tal tem um escrutínio proporcional.
    Onde eu fico abismado é sempre com as insinuações da mão invisível de empresários na promoção dos jogadores através da selecção.
    Não digo que não exista pontualmente uma influência num ou 2 convocados mas as convocatórias tem no seu seio 90% dos indiscutíveis melhores, logo não poderemos dizer que é uma selecção de empresários.
    Em relação as criticas, o normal porque todos são treinadores , todos são futebolistas mesmo aqueles que nunca deram um xuto numa bola( isto até já é transversal a formação) todos são dirigentes.
    É a nossa cultura do ” fado” e a nossa natureza de olhar sempre para o copo meio vazio.

    • sandro_falagueiras
      Posted Julho 3, 2024 at 5:35 pm

      “Portugal nunca foi um povo progressista, foi sempre um povo saudosista, taciturno e pessimista” Vá lá, uma frase ponderada no meio disto tudo.

  • FCPSTYLE
    Posted Julho 3, 2024 at 1:52 pm

    Com todo o respeito, embora compreenda a sua análise, mas a meu ver temos obrigação de jogar mais e melhor!!!
    Temos jogadores no Man Utd, Man City, PSG, Bayern de Munique e jogamos parecemos uns amadores?!
    O nosso selecionador é o 3º mais bem pago do Euro e arrisco-me a dizer que será dos piores, não sabe montar uma equipa, é fraco mentalmente e nem substituições sabe fazer.
    Quero atitude, amor a camisola, garra, inteligência, etc…

  • Art Vandelay
    Posted Julho 3, 2024 at 1:52 pm

    Texto sem noção nenhuma da realidade… Tirando a Sofia comentadora da CNN mais ninguém em Portugal com voz na praça tem coragem para criticar e dizer a verdade sobre o q se está a passar na selecção…
    **
    Todos os restantes resumem os seus comentários a prestar vassalagem ao Deus Sol e à selecção…
    **
    Basta ver as conferências de imprensa do Roberto, cheio de contradições e não há um ÚNICO jornalista com coragem para o confrontar… Portugal é um autêntico paraíso para a seleção portuguesa, o rei vai nu e está tudo perfeito e ninguém diz nada

    • Stromp1906
      Posted Julho 3, 2024 at 4:24 pm

      Tu a escreveres num comentário “texto sem noção nenhuma” é equivalente ao Sócrates queixar-se dos preços do mercado de aluguer imobiliário em Paris.
      Este texto podia ter-te sido dedicado. Um qualquer frustrado com uma vida mediana que odeia o sucesso dos outros, és tu Kafka, o típico português .

      • LittleMozart
        Posted Julho 3, 2024 at 10:44 pm

        Podias ter respondido ao conteúdo do comentário (que tem factos, tais como a recente manifestação pública da Sofia Oliveira), mas optaste por atacar o seu user, que acredito que não conheças pessoalmente, e no fim lançaste a farpa. A tua resposta, desestruturada e deselegante, é um autêntico ad hominem que só dá razão a quem põe em causa a inteligência emocional dos portugueses. Talvez tu, Stromp1906, sejas o típico português.

      • beterrabapragmatica
        Posted Julho 3, 2024 at 5:28 pm

        O melhor é saber que tu, sim, sonhas todos os dias ser como ele. Ter filhos de barriga de aluguer aos quais dás o teu próprio nome e dizer “sou lindo” ao espelho enquanto olhas para o teu 6-pack.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Julho 3, 2024 at 9:01 pm

          “Sou lindo” não, ele diz “o Cristiano é lindo” porque fala de si próprio na 3ª pessoa. E todos temos inveja disso!

        • Art Vandelay
          Posted Julho 3, 2024 at 7:32 pm

          Bem lembrado, já nem me lembrava dessa, o gajo teve um filho e não deixa o filho ver a mãe e o Stromp1906 acha que eu tenho inveja disso ????…. Eu tenho 1 filho e 1 filha e os 2 vêm a mãe todos os dias desde o dia que nasceram e tenho muito orgulho disso e msm que algum dia me divorcie da minha mulher, jamais proibiria qualquer um deles de verem a mãe…. Mas o Stromp1906 acha que eu tenho inveja disso ?????‍♂️??‍♂️

      • Art Vandelay
        Posted Julho 3, 2024 at 5:09 pm

        Já agora, nessa tua cabecinha achas mesmo que o Aveiro que é um individuo com cadastro, que nem pode entrar nos EUA é digno de alguém ter inveja dele? se tu achas isso, é preocupante e diz muito dos valores pelos quais segues a tua vida, tenho pena por ti

      • Aboubakar93
        Posted Julho 3, 2024 at 4:50 pm

        Ahahah o que eu me ri com essa analogia!

      • Art Vandelay
        Posted Julho 3, 2024 at 4:35 pm

        Vida mediana??????????…. Ya e eu odeio imenso o sucesso dos outros, por isso gosto do Bellingham, do Michael Phelps, do Djokovic, do Michael Jordan, do Nadal, do Alcaraz, do Federer, do Zidane, do Mahomes, do Bernard Arnault, do Musk, sei lá mais quem…e como se sabe isto são tudo indivíduos sem sucesso algum….mais um disparate da tua parte como de costume

      • Valentes Transmontanos
        Posted Julho 3, 2024 at 4:34 pm

        Que me dera ser como o Ronaldo. Quem me dera violar mulheres, esbracejar contra os meus colegas, criticar treinadores, despedir treinadores que me tiram do campo, partir telemóveis a crianças autistas, etc. Um sonho de homem, um ser invejável.

        • Stromp1906
          Posted Julho 3, 2024 at 5:43 pm

          Quem falou em Ronaldo foste tu, o meu comentário é generalista.
          Se o Ronaldo te roubou a namorada em jovem, a culpa é também dela e tua.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Julho 3, 2024 at 9:03 pm

            E vamos fingir que não estavas a falar do Ronaldo ahah, que palhaçada.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Julho 3, 2024 at 9:00 pm

            Se o Ronaldo me tivesse roubado uma namorada ou um namorado em jovem é porque seria pedófilo, além de violador. Lá está: acham mesmo que uma pessoa tem inveja dele, isto é inacreditável ahah

  • Stromp1906
    Posted Julho 3, 2024 at 1:40 pm

    Talvez por já não ser um jovem, parece-me que muito do que este texto diz, e que eu concordo, advém do facilitismo com que as redes sociais brindam os seus utilizadores para a crítica fácil, escondidos atrás de teclados e na maioria dos casos, sob nomes fictícios.
    Quanto ao resto, muito disto é uma característica nossa, temos inveja, sobretudo dos que estão próximos, e dificilmente admitimos o trabalho que dá chegar longe, até porque passamos a vida atrás dos tais teclados com muito pouca produtividade

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 3, 2024 at 4:35 pm

      Concordo com o primeiro comentário. Basta ir à página da Sofia Oliveira e comprova-se o que escreves.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Julho 3, 2024 at 1:37 pm

    Tanto bla bla bla só para defender o Ronaldo. E ainda por cima começa com uma citação de uma das obras mais desactualizadas que existem, e de longe a pior que o Pessoa escreveu (coitado, tantos anos para escrever uma coisa enfadonha destas). Esta romantização da dor como passo para o “sucesso” e para a “glória” (que Camões também defende n’Os Lusíadas, de forma muito mais talentosa) não faz qualquer sentido. Prefiro viver sem dores e de forma moderada (à Ricardo Reis) do que sofrer para depois, eventualmente e sem certezas, colher os frutos.

  • Joaquim Alberto
    Posted Julho 3, 2024 at 1:34 pm

    Excelente texto que toca nos dois pontos que considero fundamentais: falemos de futebol e não do futebol e sejamos críticos, sim, mas não destruidores.

    Tirando honrosas excepções (Noites do Euro, na RTP3, e podcasts como No princípio era a bola, O futebol é momento e o do zerozero cujo nome não me lembro agora), os painéis de comentadores de futebol são miseráveis. Ou só dizem banalidades ou só falam de casos e casinhos. Infelizmente, são estes que têm mais audiência e o povo dispersa para aí e aí, coisa que, por exemplo, em 2004 não acontecia. A decisão do GR foi bizarra, a derrota no Dragão contra a Grécia foi humilhante, mas, como havia menos lixo a entrar-nos pelos olhos e ouvidos, lá funcionou o pedido de união à volta da selecção. Sorte a do Scolari de não ter o Dani a opinar sobre a quem devia ser o lateral direito ou o Futre a exigir que jogasse o Fernando Couto por estatuto.

    Depois, acho que há alguma acefalia nas críticas. O Ronaldo devia ser suplente? Talvez. O Bernardo devia descolar da linha? Talvez. O Martínez é um boneco? Talvez. Mas daí a querer que as coisas corram mal para que se confirmem teorias/opiniões, diria que vai uma grande distância que não devia ser percorrida…

    • CABONG
      Posted Julho 3, 2024 at 5:22 pm

      A questão é deixar de discutir futebol para discutir personalidades, teorias da conspiração e odios gratuitos.
      Vamos começar com Ronaldo que tu mencionaste em primeiro.
      Disseste que talvez Ronaldo não devesse jogar.
      Correto futebolísticamente é mesmo talvez.Porque?
      Porque as alternativas neste momento não estão melhor.Portugal teria tudo a ganhar se Jota pudesse ser ponta de lança obrigaria a equipa a mexer se e a outra dinâmica com trocas posicionais.
      Só que Jota vem de lesão fisicamente está longe de estar com ritmo para este nível.
      A outra alternativa seria Gonçalo Ramos que fez 10 golos( salvo erro) no PSG que apesar de não ser terrível não é propriamente um Pauleta ou um Fernando Gomes.
      Perante este cenário o seleccionador escolhe Ronaldo e mediante o que acontecer irá ser responsabilizado.
      Mas se olharmos bem outros 2 jogadores( que até são os 2 melhores portugueses da atualidade) jogam exactamente do mesmo estatuto do Ronaldo até porque tem estado bastante mal também e continuam a jogar.
      Bruno Fernandes e Bernardo Silva jogam sempre.Deviam jogar sempre? Talvez.
      Porque porque uma das alternativa é João Félix que, apesar do talento obvio, é talvez o jogador menos comprometido com a Selecção neste momento e depois temos Pedro Neto e Francisco Conceição que são algo inexperientes a este nível.
      Mais uma vez o seleccionador decide.
      Portugal joga mal porque?
      Porque em termos atacantes Ronaldo não está a render assim como Bruno Fernandes e Bernardo também não estão.
      Quem acha que é só Ronaldo sinceramente ou nunca jogou futebol ou está acometido de um ódio irracional

      • LittleMozart
        Posted Julho 3, 2024 at 10:51 pm

        A outra alternativa que referes, Gonçalo Ramos, é superior ao Cristiano. Irá prová-lo se lhe derem as mesmas oportunidades, tal como provou no último Mundial. E mesmo que não corra bem, como dizia o Tiririca, pior do que tá não fica.

        • CABONG
          Posted Julho 4, 2024 at 7:53 am

          Poderá ser mas durante a época não demonstrou durante a época.
          O que eu estava a querer dar a entender é que podemos sempre discutir tudo mas com argumentos plausíveis, não com reacções de ódio ou seguidismo.
          Se o seguidismo é prejudicial porque dá desculpas para tudo( agora a palavra em voga é gratidão), o ódio gratuito também o é porque se dá argumentos que nada tem a ver com futebol

Deixa um comentário