Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nadal desiste de Wimbledon e Kyrgios apura-se pela 1.ª vez para a final

Última oportunidade de vencer os 4 Majors no mesmo ano? Apesar de ter tido dificuldades em quase todas as eliminatórias em Wimbledon – a ida à casa de banho contra Fritz ajudou a que mudasse o jogo a seu favor – ainda não perdeu em Grand Slams este ano, mas está com 36 anos e parece cada vez mais nos seus limites físicos. Por outro lado, Kyrgios, que está a realizar um torneio incrível e até era favorito nas meias-finais, será o grande beneficiado e fica agora à espera de Djokovic ou Cameron Norrie.

Rafael Nadal desistiu do torneio de Wimbledon. O tenista espanhol está a contas com uma lesão abdominal – rotura de sete milímetros – divulgada em exames nesta quinta-feira e, apesar das primeiras notícias indicarem que podia continuar, acabou por sair de prova para não agravar a mazela. Vencedor em Roland Garros, o tenista de 36 anos, que venceu Wimbledon em duas ocasiões, eliminou Fritz nos quartos-de-final (2-3), mas não marcará assim presença no duelo com Kyrgios, que apura-se pela 1.ª vez na carreira para uma final de um Grand Slam.

22 Comentários

  • Joao X
    Posted Julho 7, 2022 at 7:55 pm

    Que pena.
    Espero que Djoko consiga ganhar para termos uma grande final.

  • Kafka
    Posted Julho 7, 2022 at 8:05 pm

    Devia ter terminado a carreira em Roland Garros, era o verdadeiro conto de fadas… Muito dificilmente voltará a vencer um Grand Slam

    Já Novak, caminho escancarado para ser recordista de Grand Slams (mentalmente a nova geração é bastante fraca, basta ver a quantidade de 0-2 que Novak e Nadal já remontaram contra a nova geração, é acima de tudo um problema mental que os bloqueia quando podem ganhar o 3o Set

    Novak vai ainda ser o melhor jogador de sempre em Wimbledon, vai bater os 8 Grand Slams do Federer, pois é incrível como ninguém sabe jogar em relva, são todos tão medíocres em relva, o Kyrgios é msm das poucas excepções que sabe jogar em relva.. O resto de jogadores de topo são medíocres em relva que dói,… Novak tem 6 títulos, tem tudo para fazer o 7o..e em 2024 passou o Federer desde que não tenha lesões

    • offtopicguy93
      Posted Julho 7, 2022 at 8:40 pm

      Djokovic poderá eventualmente vir a ser o jogador com mais títulos em wimbledon, mas nunca será o melhor jogador a jogar em wimbledon… diria que se atingir a marca dos 8 títulos consegue colocar se atrás de federer e pete sampras!

      A relva de wimbledon de há 10 anos para cá que é muito mais lenta, o que favorece os jogadores de fundo do court e que querem fazer “rallys” de 30 batidas… mas jogar em relva não é isso, o verdadeiro jogo de relva sempre se destacou pelo serviço-volley, passing shots e alguns slices. Não mais que isso! O próprio kyrgios na primeira ronda referiu isso mesmo, que a relva está lentíssima, jogar em relva não é para se estar a bater bolas do fundo do court!

      Se queres ver um verdadeiro jogo de relva, interpretado pelos 2 melhoras jogadores de sempre em relva, aconselho te a veres o fereder vs Sampas de 2013! Mesmo o sampras que se reformou aos 32/33 anos tem um número incrível de vitórias lá, djokovic a jogar nessas “relvas” jamais ganharia um título em wimbledon!

      Federer é e será para sempre o melhor jogador em relva, talvez o melhor também em piso duro, em terra batida diria que top5/7 nos melhores de sempre! Se a divisão das épocas fosse equivalente, ou seja, se fosse jogado 33% em cada piso, federer jamais seria apanhado em títulos e vitórias!

      • henry14
        Posted Julho 7, 2022 at 9:35 pm

        Amigo,
        Nunca subestimes Novak Djokovic.
        Incrível como há sempre teorias para tudo.
        Abraço.

        • offtopicguy93
          Posted Julho 7, 2022 at 11:25 pm

          Subestimar? Eu até disse que pela relva estar mais lenta e pesada que o favorece…

          Aquilo que depois expliquei são factos, e contra factos não há argumentos… e as palavras que proferi são as mesmas que os entendidos de tênis dizem… e é unânime… os melhores jogadores de sempre em relva são federer e sampras, ponto!

          • Sporting1906
            Posted Julho 8, 2022 at 10:08 am

            As suas opiniões são isso mesmo, opiniões, não são factos.

            • lipe
              Posted Julho 8, 2022 at 1:01 pm

              Por acaso é factual que a relva mudou e hoje em dia resulta num jogo mais lento, não é opinativo.

              • Sporting1906
                Posted Julho 9, 2022 at 10:03 am

                O meu comentário não era sobre essa parte mas sim sobre a conversa de que Djokovic nunca teria ganho um Wimbledon com as relvas antigas (eu não gosto nada do Djokovic mas este é dos maiores disparates que eu já li) ou que Federer jamais seria apanhado em títulos e vitórias se houvesse o mesmo número de torneios em cada piso.

          • henry14
            Posted Julho 8, 2022 at 12:24 pm

            Djokovic é para mim o jogador mais completo dos 3. Seja em piso duro, terra batida, relva lenta ou relva rápida ele é incrível. Infelizmente, na terra não tem tantos títulos porque há uma lenda chamada Nadal.
            E acho que estás a confundir factos com opiniões.
            Sabes o que é que são factos? É que o Djoko vence nos confrontos diretos contra Nadal e Federer. Isto é um facto.
            Outro facto é que Djokovic em 2019 com o público todo contra ele, ganhou ao “GOAT da relva” a salvar não sei quantos match points. Dos jogos mais épicos que vi.
            E sim, estás a subestimar porque estás a pressupor que se a relva fosse diferente que o Djoko não ganhava tantas vezes. Mas Nole já provou que se adapta seja onde for.
            E atenção que eu adoro o Federer também. Simplesmente acho que foi superado. Globalmente para já. E provavelmente será superado também em relva.

      • Sporting1906
        Posted Julho 8, 2022 at 10:07 am

        Que comentário disparatado! Percebo que o Federer é o jogador mais espectacular dos três mas nada neste comentário faz sentido. Mesmo que a relva de Wimbledon fosse a relva de há 10 anos o Djokovic tinha ganho na mesma a maioria dos Wimbledon desta década. E é normal que haja mais torneios em piso rápido porque é o piso mais comum. Mas se houvesse o mesmo número de grand slams em relva, terra batida e piso rápido o Nadal era quem tinha um número de grand slams ganhos inalcançável para os outros dois.

    • Miguel Caçote
      Posted Julho 7, 2022 at 8:51 pm

      Creio que não deve ter querido terminar a carreira quando nunca esteve tão perto do chamado Calendar Year Grand Slam e a verdade é que até ver, chegou às meias finais em Wimbledon, duvido que conseguisse vencer o Djokovic e mesmo contra o Kyrgios creio que seria 50/50, não esquecer que o Kyrgios o eliminou em Wimbledon quando tinha apenas 19 anos. Não me parece assim tão evidente que o Djokovic consiga já o sétimo título, em termos de H2H perde 2-0 para o Kyrgios e duvido muito que o tenista australiano, até pela sua personalidade peculiar, tenha os mesmos problemas mentais da nova geração. Além disso, vai estar fresco, podendo debelar os problemas físico que o afectaram nos últimos jogos, principalmente no ombro.

    • henry14
      Posted Julho 7, 2022 at 9:40 pm

      Concordo com quase tudo kafka. Em relação ao Kyrgios, ele realmente é incrível na relva mas infelizmente na terra batida não existe e em piso duro é muitíssimo irregular. Aliás, a carreira dele é muito irregular. É pena, porque ele podia ser muito melhor.

    • lipe
      Posted Julho 8, 2022 at 12:59 pm

      Hamilton é o melhor piloto de sempre F1?
      O LeBron é o melhor jogador de basket de sempre?

      Estatística não é tudo.

      • Redondo
        Posted Julho 8, 2022 at 6:35 pm

        É verdade que estatística não é tudo mas não vamos comparar desportos coletivos com desportos individuais.
        No contexto do ténis, a estatística entre estes 3 monstros dá para mostrar muita coisa, até porque viveram os três na mesma época.
        E apesar de o Roger ter o jogo mais bonito e apresentar maior talento no toque de bola, foi o mais “tosco” dos 3 a ter o recorde atual de maior nr° de GS, isto com uma melhor taxa de aproveitamento que os outros 2, vivendo um calvário de lesões durante toda a carreira, falo de Nadal claro, com o Nole a ter grandes possibilidades de o ultrapassar/igualar.
        Toda a gente gosta de magia e por isso o Federer tem um lugar especial no coração de todos os amantes de ténis, mas no que toca a ganhar pontos e jogos os outros 2 são muito mais efetivos, seja da maneira mais ortodoxa ou mais limpa a verdade é que o H2H entre estes 3 revela que o Roger apesar de ter o maior talento inato, é o pior tenista dos três.
        Roger teve a sorte de ser 4/5 anos mais velho que os outros dois senão nem 20 GS tinha.
        O Roger nunca ganhou ao Nadal em RG, já o Nadal em Wimbledon…
        O ténis é muito mais que esquerdas a uma mão, amorties e volleys, também é cabeça e coração e nisso os outros dois têm de sobra.

  • Bio
    Posted Julho 7, 2022 at 9:24 pm

    Fico com muita pena! Estava a aguardar uma grande meia final entre Nadal e Kyrgios e depois uma final entre o vencedor e Djokovic.
    Acho que era mesmo a última hipótese de fazer o Grand Slam, pelo que deve ter custado muito esta decisão, mas notou-se no jogo com o Fritz que ele já estava mesmo no limite. O facto de ter conseguido dar a volta é uma proeza. E não foi com uma pausa para casa de banho, mas para assistência médica, claramente justificada.

    Em relação ao resto do torneio, Kyrgios tem uma oportunidade de ouro de vencer um Grand Slam. Ele tem-se mostrado melhor mentalmente, ainda que muito longe do ideal, e acima de tudo a jogar um óptimo ténis. Ainda assim, Djokovic é favorito é seria caricato vê-lo ganhar um GS e cair para o 7o lugar.

  • The one
    Posted Julho 7, 2022 at 9:33 pm

    Bem…nunca fui grande fã de Rafa,muito por culpa do meu gosto pessoal pelo RF,no entanto é de lamentar esta desistencia ate porque,como amante e grande seguidor da modalidade,esperava ver esquecida a final de RG com Rafa e Djoko…

  • henry14
    Posted Julho 7, 2022 at 9:36 pm

    Tipo o do Djokovic na terça*

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2022 at 10:18 pm

    Uma pena, deve ser altamente frustrante saber que somos muito bons, mas o corpo não permite ainda mais. Não acho que fosse vencer o Djokovic na final (falta Norrie mas acho que vai ser 3-0 limpo) mas acredito que podia chegar lá e pelo menos disputava, Kyrgios é capaz do melhor e do pior, basta uns contratempos para mentalmente deitar tudo a perder e o Nadal sabe enervá-lo bem, embora em relva e com Nadal assim seria pelo menos 50/50. Mas pelo menos podia ir à final e disputar quem sabe tivesse alguma sorte do seu lado, mas assim é complicado. Faz bem em retirar-se se não está a 100% para não agravar o problema e assim recuperar calmamente e voltar mais forte no US Open. Acredito que lá possa ir longe novamente e quem sabe tenha mais sorte, mas acho que o fim da sua carreira está próximo, não me admirava que acabasse no RG 2023 tentando o 15º certinho. A ver vamos, mas é um campeão que recupere bem e volte mais forte!

    Já agora um abraço para o Fabio Fognini que colocou em causa a lesão de Nadal no jogo com Fritz dizendo para não acreditarmos em tudo que vemos, entre outras coisas, uma chapada de luva branca para ele.

    E gostava de saber onde anda o user (já não me recordo o nome, infelizmente) que estava a ridicularizar a minha opinião quando pus o Kyrgios como “dark horse” deste Wimbledon. Aconteça o que acontecer na final confirmou-se a minha previsão. Por vezes temos que ser mais humildes e dar o benefício da duvida às outras pessoas sem achar que sabemos tudo.

    • henry14
      Posted Julho 8, 2022 at 12:32 pm

      Sinceramente não consigo condenar o Fognini, Kacal. Disse o que muita gente pensava e é verdade que lhe saiu mal o timing e acabou por ficar mal na foto. Porque teve o azar de desvalorizar uma lesão que acabou de tirar o Nadal de Wimbledon. Eu confesso que também desvalorizei. Tens ideia de quantas vezes o Nadal já se queixou de alguma coisa e depois vai para o campo como se nada fosse e acaba por ganhar sempre??? É uma coisa surreal, parece quase desumano. Mas desta vez todos os que duvidaram, incluindo eu, tiveram que engolir as palavras. Calha a todos.
      Relativamente a Kyrgios, na relva e a servir bem pode virar qualquer um, até mesmo o Djokovic. Mas ainda assim, primeiro é preciso vencer o Norrie e não acho que vá ser assim tão fácil como muita gente está a pintar.

      • Kacal
        Posted Julho 8, 2022 at 2:06 pm

        Apenas acho que o ser humano por vezes é muito mauzinho com o próximo e vai logo para o pior lado quando nem sempre é como pensamos. Deu para ver no jogo que ele estava limitado era só ter atenção. Ninguém começa a servir mais devagar por iniciativa própria. Se calhar se vivesses quase 20 anos com uma lesão como ele tem no pé aprendias a lidar melhor com a dor, apenas se deve à mentalidade dele e o quanto ele quer jogar e vencer, mas pronto cada um tem a sua visão.

        Sobre Kyrgios concordo totalmente. Não digo que Norrie vá ser fácil mas apenas não vejo nele nenhuma “arma” que consiga desmontar o Djokovic, não tem um super serviço como Kyrgios, nem uma forehand potente, etc, vai jogar sem se cansar pela sua stamina e vai levar a várias “rallys” mas nisso Djokovic está na sua praia, mas a ver vamos.

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2022 at 10:23 pm

    Ah e na final cuidado com Kyrgios, ok que ele diz que joga por amor ao que faz e para se divertir que não liga a estes trofeus mas numa final e podendo calar os críticas que malham nele muitas vezes com razão, mas outras excessivamente, mas que diziam que estava acabado há uns meses estado fora do top100 e num mau momento de forma sem qualquer vontade, mas ele subiu novamente a pulso e está pela 1ª vez numa final de um GS, noutro qualquer contexto diria que Djokovic all the way, mas na forma que está, na motivação que está e estando na final em relva, acredito que vai dar tudo e tem o que é preciso para vencer Djokovic, no seu melhor e em dia sim tem ténis para vencer qualquer um e acredito que vai dar tudo e sem ter que jogar a meia-final vai aparecer fresquinho. Tem tudo para ser um grande espectaculo, ainda acho que o Djokovic a 5 sets e com a “fome” que está de voltar a vencer além disso não acredito que o jogo com Norrie seja puxado ficaria surpreendido caso seja, será o favorito na final e acho que vencerá, mas cuidado com Kyrgios!

  • Redondo
    Posted Julho 7, 2022 at 10:26 pm

    O Medical Time out foi pedido quando o Nadal estava por cima no 2° set, não ajudou a quebrar coisa nenhuma.
    Aliás podia ir 100 vezes ao WC, visto que o Fritz não conseguiu ganhar a um jogador com uma ruptura de 7mm no abdómen e a servir 20km/h mais lento, sendo que alguns serviços parecia que estávamos a ver o WTA de tão lentos que iam.
    O Nadal a 100% contra o Fritz tinha perdido no máximo 1 set, fez 7 duplas faltas, algumas em ocasiões importantes.
    Se o Fritz fosse melhor tinha ganho a um jogador em sub rendimento cujos serviços eram ridículos, agora falar em idas ao WC como se fosse isso que mudou o rumo do jogo parece-me excessivo, até porque o Fritz jogou praticamente sempre ao mesmo nível e sempre super tranquilo.
    Quanto ao número absoluto de GS, para mim Nadal vai ser recordista e espero que assim seja, foi aquele que menos GS jogou e que de mais teve de desistir ou teve problemas físicos em fases avançadas dos torneios, mesmo assim tem 22GS se tivesse sempre a top tenho a certeza que tinha mais de 25.
    Federer é o que tem o jogo mais bonito e o tipo de jogador que todos gostávamos de ser, já Novak soube criar um jogo que lhe permita ganhar os pontos, muito à custa de uma resposta ao serviço lendária e uma capacidade de devolver todas as bolas no fundo de court forçando os erros dos adversários.
    Sempre fui Nadal confesso, mas sempre invejei o jogo de Federer, quanto ao Novak se ao início até gostava dele ( aquela camisola do Benfica no Estoril open ajudou) rápido se percebeu que era uma pessoa demasiada forçada, apesar de lhe reconhecer que tem o jogo mais efetivo dos três.
    Por fim, não me acredito que o Big-3 ganhe muitos mais GS, aliás nem sei se ganharão mais algum, a Next gen está aí à Porta e temos visto muitas mais dificuldades tanto de Nadal como de Nole para ganhar a estes putos, um vai para 37 e outro 36, ambos usam o físico para ganhar, apesar de Nadal ter a fama o Nole também abusa das correrias e elasticidade para chegar a grande parte das bolas, por isso, pressinto que estejamos mesmo mesmo no fim da mais bonita era do ténis, parabéns a quem aproveitou.

Deixa um comentário