Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nadal volta a “vergar” Federer; Últimas do mercado!

Mais força para a pergunta do costume: como é que Federer pode ser o melhor da história se na sua Era foi sempre vergado pelo mesmo rival? 23 a 10 nos duelos entre ambos, e 13 títulos do Grand Slam para Rafa (podem ser 14 se vencer no Domingo) contra 17 de Roger (mas o espanhol é 5 anos mais novo).
As expectativas habituais e o desfecho de sempre. No 33º confronto entre Nadal e Federer, o espanhol, que vai defrontar Wawrinka na final do Open da Austrália, apesar de limitado numa mão e do bom momento de Fed, voltou a ser mais forte e derrotou o ex-nº1 Mundial em apenas 3 sets. O suíço, que chegou às meias-finais em grande, voltou a ter os bloqueios habituais, a demonstrar que psicologicamente, o seu ponto fraco, não tem força para contrariar Rafa e apesar das expectativas não arranjou soluções para derrubar a sua “besta negra”. Prognósticos para a final?

Mercado:
Fabinho, lateral direito que o Rio Ave emprestou ao Mónaco, está na mira do Inter;
– Southampton colocou o controverso avançado Dani Osvaldo (esta semana deu uma cabeçada a José Fonte num treino) no mercado;
Fazio (Sevilha) apontado ao Barcelona;
– Nápoles emprestou Eduardo Vargas ao Valencia (OFICIAL);
– O Milan cedeu Jherson Vergara ao Parma e Nocerino ao West Ham;
Paços de Ferreira contratou Minhoca ao Santa Clara;
– Giuseppe Colucci, médio de 33 anos que passou pelas selecções jovens de Itália, associado ao Olhanense;
Diego Forlan vai jogar no Cerezo Osaka.

56 Comentários

  • Jose Seabra
    Posted Janeiro 24, 2014 at 9:18 pm

    Faltou-me dizer uma coisa, há um recorde de Federer que será praticamente impossível a Nadal bater, que é o de mais tempo como numero 1 do Ranking Mundial. Isso diz tudo sobre o que é a carreira de Federer.

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:48 pm

      Esse recorde o Nadal não conseguirá bater, até porque precisava de estar os próximos 4 anos sempre em primeiro lugar (está 302-119 neste momento), o que é quase impossível, dado o Nadal já ir fazer 27 anos este ano…agora tirando esse recorde (que de facto é tremendo/brutal e duvido que algum dia alguém o bata, pois 302 semanas equivalem a 6 anos em primeiro lugar), o Nadal tem tudo para ultrapassar o Federer em quase tudo o resto

  • Jose Seabra
    Posted Janeiro 24, 2014 at 9:14 pm

    Nadal e Federer, para mim continuo a achar Federer o melhor, é o último grande jogador clássico de ténis, Nadal e Djokovic são tenistas modernos, dois atletas muito intensos, muito físicos, Nadal com uma força e um jogo de pés brutal, Djokovic com uma agilidade e capacidade defensiva sensacionais, mas nenhum deles, tem nem de perto nem de longe a técnica de Federer. O ténis é um desporto extremamente exigente, e a partir dos 26, 27, 28 anos, é muito difícil um atleta manter-se no topo, então com 31 anos, com um ténis clássico e longe da capacidade fisica de Nadal, é praticamente impossível batê-lo.

    Em relação à Operacion Puerto, é verdade que várias pessoas disseram que grandes tenistas espanhois e grandes futebolistas do Real Madrid e Barcelona estavam envolvidos em esquemas de doping. Agora uma coisa é certa, não nos cabe a nós julgar ninguém, mas era importante que se fizesse uma operação anti-doping à escala mundial, para acabar com este flagelo, porque ele ainda continua aí.

    Independentemente de tudo, Nadal é um grande campeão, e provavelmente será o tenista mais titulado de sempre. Mas para mim, pelo ténis que praticou e pelo que atingiu, Federer estará sempre no topo.

  • carlos
    Posted Janeiro 24, 2014 at 8:48 pm

    Por favor. Óbvio que Federer é o melhor jogador da história do ténis. Faz coisas que ninguém mais consegue ou conseguiu replicar. Nadal é um jogador com muita força na raquete comparado a Federer. Federer terá tido alguns problemas na vida, dado que aos 26 anos já pensava abandonar o ténis. Nadal apenas defrontou Federer desde essa altura. Acredito que se Federer fosse mais novo, levaria clara vantagem nos duelos individuais.

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 9:57 pm

      Carlos, isso não é verdade

      Se analisarmos o histórico de confrontos por idade e ano

      2004 (Nadal 18 anos e Federer 23) – 1-0 para Nadal
      2005 (Nadal 19 anos e Federer 24) – 1-1
      2006 (Nadal 20 anos e Federer 25) – 4-2 para Nadal
      2007 (Nadal 21 anos e Federer 26) – 2-3 para Federer
      2008 (Nadal 22 anos e Federer 27) – 4-0 para Nadal
      2009 (Nadal 23 anos e Federer 28) – 1-1
      2010 (Nadal 24 anos e Federer 29) – 1-1
      2011 (Nadal 25 anos e Federer 30) – 3-1 para Nadal
      2012 (Nadal 26 anos e Federer 31) – 1-1
      2013 (Nadal 27 anos e Federer 32) – 5-0 para Nadal

      Ou seja, até 2006 como tu falas, o Nadal já liderava por 6-3 no confronto directo contra Federer

      Outra coisa que não corresponde à verdade, é tu dizeres que o Federer desde 2006 que pensa abandonar o Tenis, ora analisando a carreira do Federer, ora ele após 2006 nos 3 anos seguintes em 13 grand slams possiveis conseguiu ir a 12 finais, tendo vencido 7 Grand Slams, o digamos, para algúem que já queria abandonar o Ténis, não faz sentido nenhum…

      Já agora, e como provavelmente a seguir irás dar a desculpa que o Nadal ganhava mais vezes porque a maior parte dos jogos foi em Terra Batida, mais uma vez, Nadal é melhor em todas as superficies e não apenas na terra batida, já que:

      Terra batida – 13-2 para Nadal
      Hard Court – 9-6 para Nadal
      Relva – 2-1 para Federer

      Como se vê, não é só na terra batida que o Federer perdia com o Nadal

  • Tiago Amoedo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 5:52 pm

    Honestamente o motive porque o Nadal é tão superior a toda a gente em termos fisicos é muito simples.

    https://www.tennishasasteroidproblem.blogspot.co.uk

    Num desporto onde os testes anti-doping são quase inexistentes um atleta envolvido na operacion puerto domina fisicamente toda a gente. . . perfeitamente normal. Ainda bem que as autoridades espanholas só revelaram os nomes dos ciclistas envolvidos na operacion puerto e decidiram, em tribunal, no ano passado eliminar o resto das provas que continham centenas de sacos de sangue com nomes de atletas de outros desportos inclusive jogadores do real e do barça e tenistas e atletas de pista.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:13 pm

    Continuação:

    – Excelente opção do Milan em emprestar o Jherson Vergara, é um jovem com potencial que tem tido poucos minutos de utilização em San Siro e que assim vai ter mais oportunidades para evoluir e ganhar maturidade no Parma.
    Quanto ao Nocerino, fico algo surpreendido porque é um bom médio e muito útil, é também raçudo e combativo e da tudo em campo, gosto deste tipo de jogadores, mas isto só mostra o poder de compra dos clubes Ingleses de fundo da tabela, quando o Hull City contrata o Jelavic e o Shane Long e o West Ham contrata o Nocerino e fala-se que o Borriello esteja perto de assinar, mostra a capacidade financeira dos clubes Ingleses e porque é que é o melhor campeonato e o mais competitivo do Mundo.

    – O Minhoca é um bom reforço para o Paços de Ferreira, é um jogador maduro e que tem qualidade, é um dos destaques do Santa Clara e da Liga2, é o 2º jogador mais utilizado pelo Santa Clara no campeonato e o melhor marcador (a par do Tiago Leonço, com 4 golos), é um registo aceitável para um médio ofensivo, não é um craque, mas pode ser útil, é mais um dos jogadores com qualidade que temos nas divisões inferiores e é este o caminho a seguir pelos clubes portugueses.

    – Não conheço este Colucci, nem quero comentar, o Olhanense continua a contratar só para aumentar o número de nacionalidades no plantel, devem querer bater um recorde do Guinness ou algo do género, é uma vergonha esta politica de contratações, eles deviam de se focar em apostar mais na formação, em contratar jovens Portugueses, em contratar jovens ou jogadores mais maduros, mas das divisões inferiores dos nossos campeonatos e até pedir jogadores emprestados aos três "grandes", teriam um plantel com muito mais qualidade e estariam numa posição muito melhor, assim não acabar por descer e depois vão demorar a subir, não têm jogadores da "casa", nem dinheiro.

    – Está em fim de carreira, é um desafio novo e vai ganhar um bom dinheiro de salário, é uma opção que se entende, um jogador gosta de experimentar novas coisas e como já foi para o Brasil, agora para o Japão e quem sabe ainda vai para os EUA ou para EAU, vamos ver, com 34 anos é compreensível esta decisão, embora em ano de Mundial ele precise de jogar ao mais alto nível e ter grande ritmo competitivo, talvez depois do Mundial fosse uma decisão mais acertada, vamos ver em que condições chega ao "Brasil".

  • Kacal l
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:11 pm

    Mercado:

    – Este Fabiano tem um grande empresário, um jovem que tem qualidade e potencial, como é que não é titular no Rio Ave, mas anda de empréstimo em empréstimo por bons e grandes clubes, no Real só jogava no Castilla, agora no Monaco nem é titular indiscutível e o Inter anda atrás dele, só pode ser pela qualidade do empresário, não é titular em lado nenhum, mas os clubes querem sempre contrata-lo, vamos ver se volta a mudar de clube.

    – É inadmissível esta acção do Osvaldo, é pena um PL desta qualidade e classe ser um "rebelde" e andar a fazer figuras tristes e ter atitudes lamentáveis, agredir um clube num treino é uma estupidez e ele tem que sofrer as consequências dos seus actos, tem que sair do clube rapidamente, não vai ser fácil arranjar comprador porque mesmo tendo qualidade ninguém quer um jogador para desestabilizar o balneário, vamos ver se alguém arrisca e o contrata.

    – O Fazio é um bom central, seria um reforço interessante para o Barça, mas o Barça precisa de outro central de classe mundial, o Fazia tem uma clausula baixa e seria uma boa contratação, a juntar ao Piqué e ao Mascherano, Puyol já pouco conta e o Bartra podia ser emprestado, tinha que vir um central de top, vamos ver o que decide o Barça.

    – É um bom reforço, é um extremo desequilibrador, é rápido, explosivo e forte no drible e 1×1, alia a isso a força física e é um jogador que aparece bem nas zonas de finalização e marca bastantes vezes, pode jogar a extremo, segundo avançado e em caso de necessidade a PL, tem ainda 24 anos, é uma mais-valia para o plantel do Valência, embora com Guardado, Feghouli, Piatti, etc, não me parece que haja falta de qualidade nas alas, mas é mais uma alternativa com qualidade, vamos se se adapta bem e se consegue ser mais consistente no seu jogo.

  • slb1994
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:34 pm

    – Fabinho é um bom lateral e ainda muito jovem. Acho é que ele só pertence ao Rio Ave na teoria, pois acredito que ele nunca irá jogar no Rio Ave ( e duvido até que os vila-condenses lucrem financeiramente com ele;
    – Pablo Osvaldo têm muita qualidade e podia ser um dos melhores do mundo na sua posição, mas não tem cabeça nenhuma.
    – Boa contratação por parte do Paços de Ferreira. As lacunas no plantel têm sido bem preenchidas, sendo que era aconselhável ter mais um defesa esquerdo e um guarda redes.

  • luis bcn
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:33 pm

    Dizer que é o melhor de sempre é dificil…o Nadal acho que vai passar o Federer em titulos mas por exemplo, o C. Ronaldo pode ganhar as bolas de ouro que quiser que nao tem metade da classe do Ronaldinho Gaucho (e fica o repto para irem ao youtube para quem ja nao se lembra do fenomenal jogador que ele era/é).

    Nao menosprezando o Ronaldo (que se poderia enquadrar como o Nadal num duelo Messi-Ronaldo e o RF do outro lado) um tem muito mais magia que outro mas o outro é muito mais determinado. O federer que motivaçao tem para ganhar? Nao é o dinheiro (os grand slams sao "peanuts" para ele), tem uma familia para cuidar…nao me parece que neste momento ele tenha o tenis como prioridade maxima mas parece-me que leva mais na desportiva, até porque ja é o melhor de sempre. Ja o nadal é um monstro fisico que tem uma qualidade fenomenal mas por muito que lute na generalidade toda a gente gosta mais do estilo do federer do que o do Nadal ainda que ambos resultem (e o tempo até dará mais razao ao espanhol).

    Acho que qualquer pessoa arranja motivos para classificar o Federer ou o Nadal (a seu tempo) como o melhor de sempre mas na pergunta quem é que gostas mais de ver jogar (?),o Suiço nao dá hipoteses…e isso nao se conquista com titulos (e eu por muito que apoie o Ronaldo por ser Portugues acho que o Messi e principalmente o Ronaldinho sao muito mais espectaculares do que o Português).

  • Diogo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:14 pm

    Também não percebo como o podem comparar a Federer porque Nadal é claramente superior! Daqui a 5 anos, se o Nadal não tiver nenhuma lesão, não duvido que terá mais titulos que o Suiço.

  • Hugo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:11 pm

    Se Federer poder ser o melhor da sua era? Claro. Tem uma classe e um talento que o Nadal nunca irá ter, por muito ginásio que faça

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 24, 2014 at 1:58 pm

    Federer foi despachado pela "besta" Nadal.
    Agora só espero que o Stanislas se bata melhor que o Federer e o vingue, o Federer tem perdido força na pancada de esquerda e acho que foi o seu handicap hoje.
    Espero que o Stan consiga mostrar o seu melhor ténis e vença ao espanhol, adorava que o suíço vencesse o seu primeiro grande título ao nº1 mundial, apesar de o registo invicto do espanhol frente ao Stan.
    Stan se servir bem e deslocar o Nadal constantemente tem hipóteses. Força Stan eu estou contigo!!!

  • Dr. Bayard
    Posted Janeiro 24, 2014 at 1:16 pm

    Depois do que NÃO fez a época passada, Federer conseguiu um bom resultado na Austrália.
    Chegar às meias-finais eliminando Tsonga e Murray é fantástico para um "jovem" como Federer.
    Federer é actualmente o melhor de sempre e…vai deixar de o ser quando Nadal tiver mais uns títulos no bolso.
    Simples.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 1:13 pm

    Nadal é mais atleta e Federer mais tenista (artista).

    Para mim não há dúvidas que Nadal é melhor que Federer, mas em termos de carreira o Federer ainda é superior.

    Manel Matias

  • João Mota Faria
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:19 pm

    a maneira como é publicado isto não faz sentido. lá porque o nadal lhe ganha mais vezes faz dele o melhor da história? o que se diz é que o federer é o melhor tenista da história. um exemplo análogo vem olhando para o caso de senna. se formos ver entrevistas a pilotos a grande maioria, senão todos, dirá que ele é o melhor de sempre. e não ganhava sempre o duelo com prost. por o shumi ter mais titulos é melhor? o que é evidente e óbvio é que o federer tem qualidades técnicas de jogador, sublinho de jogador, que o nadal não tem, nem nunca terá. o toque do bola de federer é incomparável e tivessem eles a mesma idade, parece que não mas o rafa aparece numa altura em que a carreira de roger já começa na fase descendente não tenho a minima duvida que a história era outra

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:44 pm

      Aliás, até acrescento, do ponto de vista teórico um atleta com 27 anos tem vantagem face a um de 22, porque apesar de equiparados do ponto de vista fisico, o de 27 tem mais 5 anos de experiência,ou seja, durante 8 época entre 2004 e 20011, o Federer teve sempre no seu limite físico ao nível do Nadal, mas sempre com a vantagem de ter mais 5 anos de experiência ao mais alto nível que o Nadal, e mesmo com esta desvantagem o Nadal vencia-o na mesma…

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:14 pm

      Esses 5 anos de diferença, foram com os 2 na sua plenitude de capacidades…

      Ano 2004 – 18-23
      Ano 2005 – 19-24
      Ano 2006 – 20-25
      Ano 2007 – 21-26
      Ano 2008 – 22-27
      Ano 2009 – 23-28
      Ano 2010 – 24-29
      Ano 2011 – 25-30

      …pelo menos nestas 8 épocas ambos estavam no topo das suas capacidades fisicas e mentais para um atleta de alta competição e mesmo em todos esses anos, o Nadal ganhava sempre…

      Hoje em dia aceito a desculpa que o Nadal ganha porque tem 27 e o Fedex 32, de ponto de vista fisico um Homem de 32 anos não tem tanta capacidade com um de 27, é um facto…agora com 21-26 ou 22-27 não há desculpa, estavam os 2 no topo, no limite que o corpo humano pode dar, e mesmo assim o nadal vencia

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 12:27 pm

      Mais uma vez, tenho que concordar com este comentário. Lá por partilharem os courts há tanto tempo, os duelos directos entre dois atletas com 5 anos de diferença, não pode, de forma alguma, determinar que um é melhor que o outro…
      Ricardo O.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:14 pm

    Só para deixar a assinatura completa para não me confundirem com o outro Ricardo que aqui comenta, o comentário acima é meu ☺
    Ricardo O.

  • João Lains
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:14 pm

    Fazio é completamente o oposto do protótipo de central que o Barcelona procura ou pelo menos que se enquadre no modelo de jogo da equipa.

    • abcd
      Posted Janeiro 24, 2014 at 12:34 pm

      Concordo com o teu comentário, mas com Tata, o protótipo é: ou argentino, ou que já tenha sido treinado por si.
      E seria um bom substituto par ao Puyol, onde põe a combatividade e o físico em prol da técnica

  • João Lains
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:10 pm

    Peço desculpa por insistir nesta ideia, mas volto a lançar aqueles que eu considero serem os prós e os contras de uma eventual transferência de Osvaldo para o Atlético de Madrid.

    – mobilidade, só se fixou como ponta-de-lança quando chegou à Roma mas até aí foi utilizado como segundo avançado ou descaído sobre uma das alas.

    – capacidade de finalização, desde que começou a ser utilizado como a principal referência de ataque das suas equipas (Espanhol e Roma), os seus registos goleadores, regra geral, dobraram.

    – compostura, não tem por hábito desperdiçar as ocasiões de golo mais soberanas e até já tem sido capaz de alguns golos de belo efeito como o último diante do Manchester City ou alguns remates em vólei na Roma.

    – atitude competitiva, principal imagem de marca do Atlético de Madrid e que qualquer adepto estima. Capacidade de trabalho, agressividade, bravura e força, atributos que jogaram a seu favor num campeonato que prima pelo rigor defensivo como é o italiano e que num campeonato como o espanhol podiam desequilibrar ainda mais a balança.

    – experiência, cumpriu recentemente 28 anos de idade e está no pleno das suas capacidades apesar de um início de temporada pouco fulgurante. É internacional italiano, o que até podia funcionar como uma motivação extra em vésperas do campeonato do mundo. Já somou presenças suficientes tanto em Itália como em Espanha para render a este nível.

    – agrado do treinador, o Atlético de Madrid já tinha manifestado interesse na sua contratação desde que surgiram os rumores em torno de uma possível venda de Falcão, que veio a concretizar. É natural de Buenos Aires tal como o seu treinador.

    – experiência falhada no campeonato inglês, pelo que o Southampton pagou (contratação mais cara da história do clube), estava obrigado a muito mais. Isto pode jogar a favor do Atlético Madrid que podia adquiri-lo por um preço significativamente mais baixo do que em condições normais.

    – queda de forma de David Villa, desde que realizou uma fantástica exibição na goleada por 7-0 ao Elche que desapareceu e tem sido de constantemente o pior elemento da equipa. Daí para cá, marcou apenas um golo ao cabo de oito partidas (420 minutos jogados).

    – temperamento, vários jogos de suspensão, problemas disciplinares e como ponto alto a ausência da Taça das Confederações. Quatro cartões vermelhos que lhe custaram seis jogos de ausência em duas épocas ao serviço da Roma. Mas se Simeone conseguiu corrigir de alguma maneira a postura de Diego Costa, tornando-o um dos pontas-de-lança mais temíveis da actualidade, acredito que pudesse ter um impacto semelhante sobre Osvaldo.

    – problemas físicos, raramente cumpriu mais de 30 jogos numa temporada, o que não se explica apenas pelos castigos. Não existe um histórico de lesões, mas já sofreu alguns problemas físicos nas últimas temporadas.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:05 pm

    Talvez a idade explique muita coisa no duelo a dois (5 anos é muito) … Embora partilhem os courts há imenso tempo, a verdade é que com o passar dos anos, nadal foi crescendo e federer já há uns anos que esta claramente na fase descendente, tendo perdido a grande maioria dos embates entre ambos nesse período. Na minha opinião, o duelo entre ambos não pode ser o único, ou o mais importante factor a determinar quem é o melhor… Se estivessem a comparar o nadal com o djockovic, que são praticamente da mesma idade, ai o duelo a dois era claramente mais justo, agora dois atletas com uma diferença de 5 anos, num desporto tão físico como é o tênis…
    Cá estarei para ver se o nadal aos 32 anos ainda consegue jogar ao nível daquilo que federer fez neste Austrália open.
    PS. Determinar o melhor é sempre algo relativo, contudo, todos nós temos os nossos preferidos e no meu caso é Federer, apesar de considerar o Nadal fenomenal.
    Ricardo

  • Biscoito Avatar
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:04 pm

    Nadal, o melhor indiscutivelmente. Hoje, uma vez mais, a superioridade evidenciada chegou a roçar a humilhação.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:03 pm

    Bem, tal como previ foi mais um passeio do Nadal hoje em Melbourne… De facto só uma pessoa sem noção da realidade podia achar que o Federer tinha algumas hipóteses.

    Federer podia estar em grande momento físico mas tal como disse anteriormente o problema dele com o Nadal é psicológico e esse nunca vai ultrapassar. Não sei o que é que o Nadal fez à mão mas os problemas da bolha desapareceram completamente tais as estatísticas do seu serviço hoje comparando com os jogos contra o Dimitrov e o Nishikori.

    Acredito que o Federer volte a ganhar um GS mas terá de ser obrigatoriamente com o Nadal fora do caminho.

    O jogo de hoje foi mais do mesmo, Nadal mais forte psicologicamente e a colocar o seu jogo quase sempre na esquerda do Federer. Quem joga ténis a uma mão sabe disto, e quem não joga que leia o que vou escrever a seguir e memorize para perceber porque Federer nunca ganhará ao Nadal a não ser num dia muito mau do espanhol:
    A esquerda a uma mão bate-se preferencialmente à altura da cintura, acima disso é extremamente difícil de bater. O Nadal tem pancadas com muito top spin, com a bola extremamente enrolada, que quando bate no chão ressalta muito. A táctica de Nadal contra Federer é sempre a mesma: jogar na sua esquerda. Porquê? Porque a bola bate no chão, levanta muito, e Federer é obrigado a bater a esquerda fora da zona de conforto, o que força o erro.

    Relativamente a Domingo acho muito sinceramente que o Wawrinka tem grandes hipóteses, não fosse ele treinado pelo Magnus Norman que treinava o Soderling quando este eliminou o Nadal de RG.

    Para mim Federer é e será o melhor de sempre, não apenas pelas estatísticas mas pela variedade do seu jogo e por com 32 anos continuar no topo. E se não for ele o melhor de sempre querem então fazer crer que é o Nadal? Que também tem uma besta negra chamada Djokovic?
    Federer pode não conseguir ganhar ao Nadal mas ao longo da sua carreira minimizou toda a qualidade de outros grandes campeões, como Hewitt, Safin e Roddick, que se não fosse por causa de Federer hoje podiam ser lendas do ténis com muito mais títulos e semanas como n1 no currículo

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:08 pm

      Stanilas, essa afirmação de que o Djoko é a besta negra do Nadal, na minha opinião é um mito, digamos que fundamentada apenas num único ano, mais concretamente o ano de 2011, onde de facto defrontaram-se 6 vezes e o Djoko ganhou esses 6 jogos em 2011, mas analisando o antes de 2011 e depois, o Nadal é superior em ambos…ou seja

      -Até 2011 estava 16-7 para o Nadal
      -Ano de 2011 ficou 6-0 para o Djoko
      -De 2012 até à data 6-4 para o Nadal

      O que dá 22-17 para o Nadal, logo o Djoko nunca pode ser besta negra do Nadal, mas sim o contrário, o Nadal é que é a besta negra do Djoko

      Ou seja, apenas num ano em concreto o Djoko foi superior ao Nadal, mas um ano mau, toda a gente tem,

      Analisar ainda, que a seguir a esse ano concreto de 2011, o Djoko e o Nadal defrontaram-se 4 vezes em jogos de 5 Sets, com o Nadal a vencer 3 vezes e a perder apenas uma…de referir que desses 4 jogos em 5 Sets, 2 foram em terra batida (digamos que favorável ao Nadal) com vitória para o Nadal e 2 em hard-court (favorável ao Djoko), com 1 vitória para cada um, portanto Nadal superior

      Analisando a globalidade (jogos de 3 e 5 Sets), desde esse ano "fatidico" de 2011 em diante,

      5 jogos em Hard Court ("casa do Djoko") com 3-2 para o Djoko portanto está equilibrado
      5 jogos em terra batida ("casa do Nadal") com 4-1 para o Nadal, portanto domínio claro do nadal

      Em suma tirando um mau ano (2011) do Nadal, o que se tem verificado no confronto entre ambos, é um claro domínio do Nadal sobre o Djoko, logo dizer que o Djoko é a besta negra quando em 8 anos de confrontos, o Djoko foi superior num ano e o Nadal em 7, não me parece de todo que corresponda à verdade…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 1:29 pm

      Os teus últimos parágrafos sintetizam perfeitamente aquilo que tenho defendido: não podemos considerar que um é melhor que o outro, se é que tal pode ser determinado, apenas tendo em conta o confronto directo, quando existe uma diferença de idades tao grande.
      Tal como dizes e muito bem, se esses tenistas que apresentaste não tivessem coexistido com RF, hoje em dia teriam um palmarés completamente diferente.
      Uma coisa é certa, RF é claramente o tenista mais completo de sempre e aos 32 anos continua a apresentar uma qualidade assinalável.
      Ricardo O.

    • Rui Mateus
      Posted Janeiro 24, 2014 at 1:00 pm

      Concordo com a tua análise em relação ao jogo.De facto as pancadas do Nadal obrigam o Federer a cometer bastantes erros e a jogar mal.Também digo que o Federer é de facto o melhor jogador da história,mas o Nadal vai ser aquele que irá bater todos os recordes e colocar uma fasquia bastante alta em torneios ATP 1000 e Grand Slams.Quanto ao Novak Djokovic relembro que o o Nadal ainda tem vantagem no confronto directo.Quanto ao Wawrinka já seria histórico se ganhasse um set ao Nadal,pois ainda não ganhou nenhum!

  • produtordevinho
    Posted Janeiro 24, 2014 at 12:02 pm

    Como gosto imenso do Fed, vou atribuir esta derrota ao 4set desnecessário que teve com Murray.
    Parabéns ao Nadal, esteve francamente melhor, mas Federer não pode competir com o jogo extremamente físico do espanhol. É inalcançável nesse aspecto.
    Quanto à final, acho que Wawrinka tem condições para a ganhar, até porque está no melhor momento da sua carreira.

  • Tiago Costa
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:59 am

    Não percebo a cedência do Nocerino ao West Ham. Na minha opinião é um jogador de grande valor que pode ser uma peça fundamental no meio campo de um Milan em crise.

    Nocerino tem 28 anos e sinceramente nao percebo este empréstimo… Talvez tenha perdido espaço na equipa com a entrada de Kaka, mas mesmo assim penso que tinha lugar no 11 inicial. Ganha o West Ham com isto tudo.

  • Espartano
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:54 am

    A racionalidade com que se discute quem é ou não o melhor de sempre no mundo do Ténis, terá forçosamente que passar por uma análise detalhada e o mais imparcial possível, tendo em conta as características de cada jogador e a sua idade.

    Federer tem o toque e a pancada mais refinada que alguma vez o mundo do ténis conheceu.
    Já Nadal é um verdadeiro todo o terreno, possuindo uma compleição física ineguável.

    Rafa foi e é um talento precoce no ténis. Pessoalmente, não gosto do seu estilo de jogo defensivo.
    Dada a prematuridade do espanhol, apanhou um Roger Federer a perder bastante fôlego.
    Se tivermos em conta a quebra que se nota há cerca de 2/3 anos no rendimento do Federer, podemos concluir que foi durante esse período que o maiorquino ganhou mais jogos ao suiço (inclusive Novak começou a intrometer-se entre eles) e permite hoje ter um score claramente desvantajoso para o helvético.

    Se ambos tivessem a mesma idade, não teria dúvidas que Federer venceria com mais ou menos dificuldade a maioria dos duelos com Nadal. Aliás, temos que ter em conta também que nos próximos anos é de esperar lesões para o espanhol, tendo em conta o seu estilo de jogo baseado na forma física.

    • Kafka
      Posted Janeiro 25, 2014 at 5:52 pm

      Isso é mentira, como eu já demonstrei num comentário em baixo, já que durante 8 anos (entre 2004 e 2011) o Federer até tinha vantagem, pois estava iguais do ponto de vista fisico e o Federer tinha mais experiência

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 12:19 pm

      Se venceria a maioria dos encontros, não o posso afirmar, mas que seriam muito mais equilibrados, disso não tenho quaisquer dúvidas.
      Ricardo O.

  • Kafka
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:49 am

    Não pude ver o jogo infelizmente, mas já vi as estatísticas e fui acompanhando o resultadok, e parece que foi mais um "passeio" para o Nadal…que assim já vai numa streak de 5 vitórias consecutivas sobre o Fedex em jogos à melhor de 5 Sets, e no total com 10 vitórias e apenas 2 derrotas em jogos de 5 Sets…para não falar no 23-10 a favor do Nadal

    e para quem dizia que o Nadal só levava vantagem no confronto directo com o Federer, porque a maioria dos jogos era em terra batida, olha-se para a estatistica e temos:

    Terra Batida : 13-2 para o Nadal
    Hard Courts: 9-6 para o Nadal
    Relva: 1-2 para Federer

    Como se pode ver, independentemente do piso onde joguem, o Nadal é sempre melhor, o que contraria aqueles que durante anos diziam que o Nadal só vencia porque era sempre em Terra batida

    Como já disse à dias, para mim são os 2 melhores tenistas da História (pelo menos são os 2 melhores que vi jogar sem duvida), mas em condições normais e sem lesões graves o Nadal vai ultrapassar o Federer em tudo, ou seja, Grand Slams, Masters (aqui já tem mais) e titulos no global…

    • Pedruco
      Posted Janeiro 25, 2014 at 4:27 pm

      Julgo q o recorde de 237 semanas consecutivas em numero 1 do Roger é imbatível e de E.T.. Sempre fui fã do rafa mas, na minha opinião, federer é o melhor de sempre… Estilo de jogo, classe, respeito por todos os intervenientes do jogo… Espero q o nadal bata todos os records (possiveis ! Já q o das 237 semanas é difícil) e q alguém os bata daqui a 10 anos… Seria bom para a modalidade

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:56 pm

      Jordan, plenamente de acordo contigo, os 2 atingiram um patamar tão alto, que tanto os argumentos para um como para o outros são válidos :) …

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:53 pm

      Talvez tenhamos conceções diferentes no que á expressão "lista enorme de recordes" diz respeito mas a verdade é que Federer leva alguma vantagem neste capítulo, o que na minha opinião pouco ajuda nesta questão do melhor de sempre. Federer, no seu auge, era sublime em todas as vertentes do jogo (volleys, serviço, o que seja) e praticava um ténis cativante. Não vejo isso no Nadal, que possui um fisico unico no ténis mas que pratica um ténis demasiado defensivo e na minha opinião pouco espetacular, apesar de muito eficaz. Mas isto é como no futebol, poderiamos ficar aqui dias a discutir qual seria o melhor, e arranjariamos certamente argumentos que justificassem a superioridade de um e de outro, e acaba por ser decidido ao gosto de cada um.

      Jordan

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 2:17 pm

      Jordan, não concordo quando dizes "lista enorme de recordes" dando a entender que tem muito mais que o Nadal, o que não corresponde de todo à verdade…ao dia de hoje o Federer ainda tem mais recordes que o Nadal, mas a diferença não é assim tão grande a nível de recordes…o Nadal no Domingo em principio vai igualar mais um, que será o 3º tenista na história a ter pelo menos 2 Grand Slams de cada, a par de Rod Laver e Roy Emerson…mas é um facto que ao dia de hoje o Federer ainda tem mais, mas a diferenção não é assim tão grande, e no fim da carreira de ambos, então aí o Nadal terá mais, e principalmente terá os mais importantes que é mais nº de Grand Slams, mais nº Masters e mais nº títulos no geral (se bem que este ficará à frente do Federer, mas ainda logo do recorde global)

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 1:41 pm

      Até pode ultrapassar em títulos mas no que diz respeito à elegância do seu ténis ficará a milhas. Para quem jogou ténis acho que essa diferença é bem mais evidente. A acrescentar a isto está uma inúmeras lista de records que Federer detém e dificilmente Nadal baterá. Por tudo isto considero Federer o melhor de sempre. Mas claro são opiniões.

      Jordan

  • pedritxo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:37 am

    Salvaguardando as devidas diferenças , nadal e ronaldo e federer e messi.

    Nadal consegue ser o que e hoje a custa de muito trabalho e e bastante combativo,mesno num dia mau, da sempre tudo o que tem, talvez o tenista mais dificil para se ganhar.

    Federer e talento puro, claro que trabalhou tambem, mas a sua classe e imensa, em termos fisicos devido a idade nao consegue manter o nivel do seu jogo e isso custa-lhe estas vitorias em fases prolongadas dos torneios.

    Em relaçao a este jogo, nadal foi fantastico, nao deixou federer respirar, o suiço poderia fazer um grande ponto, mas a seguir nadal fazia igual ou melhor.
    O ultimo jogo no qual ganhou o encontro no serviço de federer foi magistral,grandes jogadas do espanhol.

    PS:nao disse que messi e federer nao trabalham, so que e mais talento puro, enquanto ronaldo e nadal nao, e claro que tem o seu talento, mas precisam de trabalhar mais.

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:51 pm

      Jorge, 100% de acordo contigo

    • pedritxo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 9:52 pm

      djokovic tambem e bastante bom e nao e so num ano que lhe corre bem,neste momento e o 2ºmelhor e para ja o unico que pode incomodar nadal para o posto de primeiro lugar.

    • Jorge
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:55 pm

      ao menos concordamos todos numa coisa, tanto ribery como djokovic, nas suas respetivas areas, nao podem ser considerados melhores que nadal/ronaldo ou federer/messi pq ha um ano em que as coisas correm melhor…

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 2:31 pm

      Sim pedritxo, são opiniões :) …os 2 estão num patamar tão mas tão alto e acima de tudo o resto, que acho que qualquer uma das opiniões que um ou outro é melhor é válida…e o mesmo se passa no Ténis, o Nadal e Fedex estão acima de tudo o resto, apesar de o Djoko a espaços se ter conseguido intrometer na guerra entre as lendas Fedex e Nadal, na minha opinião nunca atingiu o patamar superior de Nadal e Fedex…

    • Diogo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 2:18 pm

      pedritxo assino por baixo do seu comentário inicial. Nadal e Ronaldo são força do trabalho árduo e, na minha opinião, são os melhores do Mundo nas respectivas modalidades.

    • pedritxo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 1:47 pm

      Kafka,

      Respeito a sua opiniao e acho bem haver opinoes diferentes, senao nao tinha graça, mas acho ronaldo melhor e mais completo do que messi., ronaldo infelizmente perdeu a magia que tinha mas ganhou muito mais na finalizaçao, foi pena, mas e tivesse as duas , ai nao haveria discussao de quem e o melhor.

      Messi tem a finta mais temivel do mundo, a finta curta, que e a finta mais dificil de desarmar, e isso ajuda-o muito, mas claro que ninguem lhe pode tirar merito,porque e um grandissimo jogador e esta taco a taco com ronaldo e merece claramente 2 das bolas de ouro que tem, assim como ronaldo merece 2 das bolas de ouro que tem .

    • Henrique Ramos
      Posted Janeiro 24, 2014 at 12:34 pm

      Para mim o Federer é Zidane: pura classe! O Messi tem um talento fantástico, mas nao tem a classe que vemos no Federer e no Zidane.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 11:58 am

      O melhor para ti é Messi, porque fui ver a Bola de Ouro 2013 e está lá outro nome.

      Ricardo

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2014 at 11:42 am

      Concordo com a comparação (Messi=Federer e Ronaldo=Nadal)…só acho que há uma diferença é quanto a quem é superior na respectiva actividad, ou seja, no futebol o melhor é o MEssi, mas no Ténis o melhor já é o Nadal

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:35 am

    O Nadal tem um estilo de jogo inédito – a sua defesa é exímia, não sei como dizê-lo de outra forma, só peca por vezes quando perde a concentração episódicamente, e aí os adversários podem aproveitar.
    É como se houvesse uma era pré-Nadal, na qual Federer é considerado "o melhor de sempre", distinta do pós-Nadal na qual o ténis muda – o físico torna-se preponderante. Nadal tem um físico incrível (velocidade, força, tudo…), diferente dos demais, que alia a uma tecnica especial.
    Federer sempre foi o meu jogador favorito – é verdade que a idade não me deixou ver tenis antes de 2002/04 – pela classe e inteligência com que joga(va). Não obstante, cada vez que vejo um jogo de Nadal fico pasmado, deve ser desesperante enfrenta-lo, mesmo para um profissional.
    Acho que são dois jogadores distintos dos demais no circuito, por isso gosto tanto deles.
    João C

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:29 am

    Osvaldo é um excelente avançado… pena não ter "cabeça"!

  • NFM
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:27 am

    espectacular 1 set mas depois so deu rafa…

    provavelmente será o fim da era federer e do duelo rafa-federer….. federer é um dos melhores de sempre mas a idade nao perdoa….

    a esquerda de federer hoje raramente se viu e essa era uma das pancadas chaves (assim como a subida a rede) para vencer nadal…

    veremos como wawrinka, que tem a melhor esquerda a uma mao do circuito, se exibe perante nadal… será dificil mas o suiço esta no melhor momento da carreira

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:23 am

    Sempre gostei imenso do Federer, tem uma classe incomparavel, mas na verdade o Nadal e a sua besta negra e, caso consiga fugir as lesoes que o tem atormentado, podera ultrapassar o suiço em termos de titulos do Grand Slam.

  • Nelson Mohr
    Posted Janeiro 24, 2014 at 11:21 am

    Que grande barrete, esse Osvaldo… Tem qualidade, mas cabeçinha é zero… Creio que ele já teve incidentes similares na Roma não foi?

Deixa um comentário