Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Namaso empata Clássico aos 94′; Sporting teve o pássaro na mão, mas FC Porto insistiu no 2.º tempo e chegou ao 1-1 em cima do apito; Quenda inventou o 1-0; Samu no único lance que teve ofereceu a igualdade; Diomande e Matheus foram expulsos

Um Clássico que pautou pela falta de qualidade dos seus intervenientes e que acaba por ter como único beneficiado o Benfica. O Sporting adiantou-se numa jogada de craque de Geovany Quenda, dando justiça a uma 1.ª parte onde foi superior, sem deslumbrar, mas no 2.º tempo deu total iniciativa ao FC Porto, que cresceu no jogo e conseguiu arrancar o empate num lance em que finalmente houve Fábio Vieira a fazer a diferença. Fora isso, foram mais os erros que os momentos de brilhantismo e escassas as oportunidades de golo. Quenda teve duas e Harder também podia ter feito melhor num lance, do outro lado foram Eustáquio (remate à trave) e Pepê (boa defesa de Rui Silva) quem mais ficaram perto. Ficam na retina ainda as várias transições mal trabalhadas pelo Sporting. Individualmente, destacaram-se pelo FC Porto Eustáquio e Zé Pedro (corte milagroso no último lance), ao passo que Mora foi tentando pegar na bola, mas nunca encontrou espaço para fazer a diferença. Samu também voltou a evidenciar dificuldades técnicas, mas conseguiu assistir Namaso, que entrou para ser herói, num golo também com grande influência de Fábio Vieira (excelente abertura). Nota ainda para Anselmi, que tem grande mérito na forma como procurou muito o golo dando armas e energia à equipa (estreou William Gomes). Nos Leões, grandes exibições, uma vez mais, de Diomande (limpou todo) e Hjulmand (omnipresente), enquanto Quenda foi o jogador em foco no plano ofensivo. Maxi Araújo fez também uma excelente exibição, mostrando os seus dotes em condução e estando seguro defensivamente. Boa nota igualmente para Rui Silva (só pelo que dá no controlo da profundidade já é um upgrade tremendo face a Israel). Em sentido contrário, Harder raramente conseguiu segurar uma bola, Bragança esteve péssimo (más decisões, maus passes e incapacidade física) e Inácio também ia comprometendo. Simões lesionou-se a equipa sentiu muito a sua saída (Debast nesta posição está sempre perdido em campo). Morita também não entrou bem. Já Gyökeres quase tinha impacto imediato, mas depois foi acumulando perdas de bola.

FC Porto 1-1 Sporting (Namaso 90’+4; Fresneda 42′)

Sporting e FC Porto empataram no Clássico, por 1-1. Os Leões estiveram a minutos de vencer e dar um passo muito importante rumo ao título, mas deixaram fugir os 3 pontos nos descontos. Um resultado, no entanto, que não agrada aos Dragões, que assim continuam a 8 pontos da liderança e devem ficar fora dessa luta. Danny Namaso, assistido por Samu, resgatou o empate, depois de Fresneda, após uma grande jogada de Quenda, ter aberto o marcador. No último minuto do encontro, Matheus Reis foi expulso por protestos e Diomande por agredir Fábio Vieira.

XI FC Porto: Diogo Costa; Zé Pedro, Nehuén Pérez, Tiago Djaló; João Mário, Eustáquio, Varela, Moura; Rodrigo Mora, Pepê, Samu.
XI Sporting: Rui Silva; Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo; Hjulmand, João Simões; Trincão, Daniel Bragança, Geovany Quenda; Harder.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

123 Comentários

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 5:06 pm

    E o Fresneda a falar português perfeito na entrevista final? Fiquei surpreendido, não é normal um espanhol de Madrid dar-se ao trabalho de aprender português.

  • Red Scorpius
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:52 pm

    Na minha perspectiva de benfiquista, gostei do jogo, torcendo obviamente para que o Sporting não vencesse.
    Foi um jogo bem disputado a que não faltaram casos, como quase sempre acontece nestes jogos.
    Ambas as equipas tiveram bons e maus momentos, assim como alguns jogadores.
    Quenda e Mora são mesmo craques, ficando na retina a jogada de Quenda no golo do Sporting e a invulgar técnica e capacidade de decisão de Mora.
    Já começa a existir o FCP de Anselmi e o que mostra parece ser bom o que causa preocupação aos benfiquistas como eu.
    O Sporting de Rui Borges, apesar da onda de lesões que afecta alguns dos seus melhores jogadores, continua bastante sólido, com um setor defensivo eficaz, um meio campo competente e um ataque sempre perigoso.
    O campeonato continua em aberto, com o FCP mais distante mas não estando completamente fora da corrida, pelo que poderemos ter luta até à última jornada.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:30 pm

    Sporting entrou melhor e merecia estar a vencer ao intervalo, ja o Porto fez por merecer o empate na segunda parte, assumindo muito risco.
    —-
    – Fresneda e Namasso,os dois patinhos feios a definirem o marcador. Pelo menos o Fresneda nao e tao fraco como fazem dele.
    – Quenda e Simoes, o Quenda se melhorar detalhes como a finalizacao, torna-se completissimo, ja o Simoes, acho bem mais projecto de jogador do que o Braganca com a idade dele. Ontem, fez falta apos sair.
    – Braganca e Harder, jogo aquem de ambos, mas Braganca teve erros que nao sao admissiveis, ha la um lance de 5 vs 3 que… meu Deus, ja Harder mesmo numa noite pouco conseguida oferece ha equipa muito pela rotacao, entrega e intensidade que coloca no jogo. Nao o retirava de campo ao meter Gyokeres, se o RB deixa os dois juntos, acho que condicionariam mais o Porto e eram mais capazes de fazer qualquer coisa em contra ataque.
    – Varela, continua algo abaixo do que pode fazer e Mora com alguns pormenores, mas mostra muitas debilidades fora da area, onde podem encostar nele sem problema.
    – Samu foi mais espalhafato que futebol, e tanto Borges como Vieira entraram bem e mexeram com o jogo.
    —-
    Gyokeres: seria outro jogo com ele em campo os 90min. Faz muita falta ao Sporting.
    —-
    PS: nao marcaria qualquer falta, nem no lance do Mora, nem no do Gyokeres, em ambos ha toque, em ambos caem demasiado facil, acho bem o criterio do arbitro. O lance do Quenda e penalty claro e acho que o VAR tem que intervir. Tocar na bola nao quer dizer que se possa fazer falta no adversario, o toque parece ser ao mesmo tempo, na bola e no pe direito do Quenda, mas a verdade e que a bola esta jogavel, e se o Quenda nao e tocado, tinha a bola a frente dele na mesma (sim, estao pertinho da linha, mas parece-me ao alcance dele).

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 3:19 pm

      O Fresneda é menos um a atacar, tanto que basta ver a primeira parte e quase nenhum companheiro decidiu meter-lhe a bola (e houve umas quantas em que estava bem posicionado), porque sabem que a jogada morre ali.
      Não desequilibra em drible, não desequilibra no passe, não tira bons cruzamentos, não se sente confortável quando pressionado.
      É competente a defender, pelo menos para a realidade da liga portuguesa e tem uma boa chegada à área. Mas tudo o resto parece-me francamente curto.
      Não é cepo nenhum, é obviamente mais fiável que o Esgaio (mal fora), mas também acho que dificilmente o Sporting vai sair dali um lateral titular para o Sporting. Até porque, em Portugal, tens que ter laterais que te ofereçam coisas ofensivamente com bola e ele simplesmente não consegue.
      Podemos falar em ser novo e ter margem de progressão, mas ele tem problemas naquilo que é mais difícil de desenvolver, que é a relação com a bola e, no fundo, talento.
      Fazendo a comparação com outro puto, o Quenda faz quase tudo parecer extremamente fácil num campo de futebol, o Fresneda faz com que tudo parece extremamente difícil.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 9, 2025 at 12:50 pm

        Menos um nao sera, principalmente se tem chegada a area e ate fez golo, neste jogo. Claro que nao e um lateral especialmente ofensivo, tendo sido prejudicado ainda mais por isso ao jogar a ala. Qualquer um pode aprender a cruzar melhor, se tiver boas combinacoes com o extremo e disponibilidade fisica para ir e vir, e fazer os movimentos para libertar o ala ou receber e cruzar ele, ja nao sera um a menos.
        Quanto a nao lhe meterem a bola na primeira parte, concordo, inclusive em alguns momentos onde tinha espaco, e fez bem a sua parte, mas decidiram rematar sem nexo. Tu assumes que o fazem por ele ser cepo, e que ate foi uma boa decisao, eu acho uma decisao ma, e considero que o Fresneda ai fez a parte dele.
        —-
        E injusto comparar o Fresneda com o Quenda. Sao jogadores demasiados diferentes, e o que faria sentido no caso de jogarem na posicao de ala direito, deixa de fazer se falamos de laterais. Eu acho que as criticas ao Fresneda sao exageradas.

    • henry14
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:40 pm

      Concordo globalmente com o comentário mas tenho que dizer que se há coisa que não é clara (na minha opinião, claro) é o SUPOSTO penalty sobre Quenda. Se não é claro, esteve bem o VAR em não intervir. O mesmo diria se o penalty tivesse sido assinalado.
      Como desabafo, diria que é um pouco assustador que com a alta quantidade de lances confusos e dúbios estarmos nas “mãos” de um homem sem que outras câmaras possam intervir mas é o que é. O lado bom é que erros grosseiros são eliminados, o lado mau é que o árbitro pode inclinar o campo de forma subtil e marcar penaltys em lances da p*** com o pensamento de “Bem, se não for o VAR há-de alertar-me. Se não me alertar é porque certamente não será um erro escandaloso”. O que lhes dá mais liberdade para ajudar os ditos grandes com aqueles penaltys de toques mínimos e cenas assim…

      • SportingFan1906
        Posted Fevereiro 9, 2025 at 3:02 pm

        Concordo a 100% com o 2º parágrafo. Se temos o VAR, porque não usá-lo em todos os lances importantes, independentemente de serem claros ou não? Por exemplo, no caso do possível penalty sobre o Quenda, não seria melhor o árbitro ir ver as repetições para poder decidir melhor se foi penalty ou não? (para mim é penalty, mas admito que sou muito parcial; o que me parece indiscutível é que o árbitro estaria mais habilitado para decidir se tivesse visto as repetições)

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 9, 2025 at 12:38 pm

        Aceito a tua opiniao Henry, e embora discorde com o primeiro paragrafo, subscrevo o segundo.

    • henry14
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:29 pm

      A minha implicação com Fresneda nada tem a ver com o jogador em questão mas sim com a quantidade de benfiquistas que vieram elogiar a super contratação do Sporting e o super scouting do Sporting. Parecia que eram assíduos espetadores dos jogos do Valladolid por isso mais do que o jogador não ser tão fraco como pintam, diria que é muito mais fraco do que aquilo que fizeram crer.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 9, 2025 at 12:37 pm

        E certamente abaixo da epectativa, mas so agora comecou a jogar a lateral, e com alguma regularidade, diria que ainda nao da para retirar todas as conclusoes. A evolucao dele nao terminou ainda.

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:03 pm

    O Sporting, neste século, já jogou fora com o Porto 32 vezes.
    O Sporting teve dois penaltis assinalados, ambos num jogo em 2002. Jogo esse, que por acaso, acabou com 3 expulsões para o Sporting.
    Ou seja, em 31 jogos no Dragão desde 2000, o Porto não cometeu qualquer falta na sua área. O Porto não comete uma falta dentro da área contra o Sporting em casa há 23 anos.
    Deve ser azar. E isto para nem ir ao shitshow (tanto para Sporting como Benfica) que era ir às Antas nos anos 90.
    O ranking de expulsões também, digamos, está na onda do esperado. 6 para o Porto, 17 para o Sporting. Claramente faz falta defesas e médios mais moderados e menos agressivos, como aqueles que pautaram as últimas décadas do Porto.
    *
    O Sporting podia, obviamente, ter ganho ontem independentemente do João Pinheiro. Mas o que se passa constantemente naquele estádio é sempre algo de assinalar, independentemente dos resultados, da qualidade de jogo de quem lá vai ou independentemente de quem é campeão.

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:07 pm

      Parabéns por te dares a esse trabalho.
      A mim faz me pensar que se não houvesse Var (ainda assim, desde a sua entrada o Sporting continua a ser o mais prejudicado dos três) só voltávamos a ganhar campeonatos de 20 em 20 anos.
      SL

    • batalha34
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:23 pm

      Isso sao coincidentas. Mas depois jogam contra o PSG e devido a uma corrente de ar na area o blogue quase vai abaixo de tanta choradeira

    • Gil-Galad
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:12 pm

      Se o Sporting tem sempre a pior equipa na maior parte desses anos não é normal ter jogadores que fazem faltas para parar os melhores jogadores o que leva a mais expulsões e penaltis? Sei lá, senso comum. Ou é suposto acharmos que o Sporting tem tido equipas equivalentes às do Porto e portanto deveria haver equilíbrio? Vamos discutir títulos e vitórias para cada lado ou isso também não justifica o que normalmente se passa nos jogos? Sei lá, senso comum

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:33 pm

        As faltas para parar os melhores jogadores devem ser aquelas que levaram à expulsão do Coates em 21/22, por exemplo.
        Sei.

    • henry14
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:01 pm

      Percebo esse sentimento em relação a esse estádio, eu também já o tive . E ainda tenho, mas menos pois as coisas já não são assim tão negras como eram antigamente. No entanto , depois de ler o teu comentário tive curiosidade para ver se há muitos penaltys para o Porto em Alvalade e corrige-me se estiver errado mas não há penaltys para o Porto em Alvalade para o campeonato pelo menos desde 2010 que foi até onde o flashscore me deixou ir pelo que se estes dados estiverem corretos, já dão 15 aninhos em que o SCP também não fez uma falta na sua grande área. E convenhamos que os tais 23 ou 15 anos são iguais a 23 ou 15 jogos. Meteste isso em anos só para dar mais ênfase ?.
      O que acontece é que não é fácil deixar fugir daquela maneira a vitória e tu ficaste com Ganda Melão e agora andas aí com as estatísticas do Pinheiro e do Dragão ?. Entendo.
      Mas tá tranquilo, que o Benfiquinha do Lage também não passará no Dragão. O campeonato tá no vosso bolso, agora têm de ser consistente com os pequenos…

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:29 pm

        São estatísticas de todas as competições, não só da liga, daí dizer em anos.
        Como digo, o comentário prende-se com a forma como estes jogos são arbitrados. O Sporting o ano passado venceu 2-0 em casa e a arbitragem é inacreditável e também comentei isso na altura. Vai para lá dos resultados a questão com o Porto, sobretudo no Dragão.

        • Diogo Oliveira
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 4:29 pm

          Estás a querer fazer do jogo de ontem uma coisa que não foi. Quem lê os teus comentários parece que ontem foi um roubo de igreja, quando não o foi. Depois, o “Henry14” contrapõe-te com uma estatísticas do Porto em Alvalade, que, pela tua análise, os jogos do Porto em Alvalade são sempre a mesma coisa.. e olha que eu lembro-me muito bem de um ou dois jogos em que o Porto foi efetivamente prejudicado em Alvalade.

          • Veridis Quo
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 5:28 pm

            Maior parte dos comentários prendem-se mais com o histórico, do que propriamente como ontem. Um árbitro julgar 2/3 casos (expulsão do Diomande e os penaltis) mal acontece (se bem que com o VAR já não devia), como terá falhado em 3 ou 4 faltas não assinaladas ao Porto ou vice-versa.
            O que não deveria acontecer é ser consecutivamente o mesmo, isso é que já se torna estranho e difícil de compreender. Ok, o João Pinheiro falhou ontem, acontece. Mas também falhou quando o Pepe deu um murro no Coates na área e ele estava no VAR. Também falhou quando o Coates é pisado pelo Tarmi, vê o Evanilson fazer uma piscina (é comparar esse lance com o do Djaló ontem) e vai para a rua com amarelo por essas duas coisas. E por aí adiante, só para ir a jogos mais recentes. Fazer asneira acontece a todos, fazer asneira sempre para o mesmo lado começa a ser incompreensível. Ou talvez não.

            • Diogo Oliveira
              Posted Fevereiro 9, 2025 at 11:52 am

              Pois, mas só estás a ver o copo meio cheio, porque só te referes aos lances do Sporting, mas não te dás contas dos lances do Porto. Estás a ser parcial e querer fazer do jogo de ontem uma coisa que não foi.
              Tirando as partes das expulsões, designadamente, a do Matheus Reis, não acho que o Sporting tenha grande razão de queixa.
              Ok, podes considerar o lance do Gyokeres, mas, para isso, tinhas de meter na equação o lance do Mora em que o Hjulmand não tem a melhor abordagem.

        • henry14
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:25 pm

          Sim, entendo.

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:28 am

    Sinceramente não me lembro de uma época em que Benfica, Porto e Sporting jogassem tão miseravelmente. Como já tinha dito, o Porto deve ter o pior plantel desde os anos 60 ou 70, com o Padrinho e o Macaco provavelmente eram campeões com 5 pontos de avanço. O Braga já teve planteis bem melhores.
    Excelente resultado para o Benfica, isto se ganhar hoje…

  • Fica a nota
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:20 am

    – Quenda tem mesmo de treinar a finalização
    – Mais uma vez, não gostei de ver o Sporting a abdicar de ter bola e a dar toda a iniciativa ao adversário. Certo, é o Porto no Dragão, mas é algo sistemático em RB, a fazer lembrar as primeiras épocas de Amorim, que se deu mal em alguns jogos e aprendeu com isso. Pusemo-nos a jeito, ainda que sem grandes oportunidades consentidas já que os remates foram praticamente todos bloqueados.
    – Pena não termos feito o 2-0, tivemos 2/3 oportunidades para isso, melhores até que as do Porto até ao golo.
    – Final de jogo para os apanhados
    – No global acaba por não ser um mau resultado tendo em conta o histórico no Dragão e o contexto da equipa e campeonato, embora fique aquele “soube a pouco”.
    – Não há fim para esta onda de lesões, já nem há muito a dizer… é sobreviver aos próximos jogos do campeonato (contra o Dortmund com a equipa neste estado seria preciso um milagre) e esperar que estejamos próximos de dar a volta a esta maré de azares.

  • pg1960
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 8:46 am

    O Sporting é claramente o clube que a arbitragem cospe jogo após jog.

    A anos que somos prejudicados e isso aconteceu mais uma vez. Parece que existe um ressentimento qualquer dentro do conselho da disciplina e da federação de árbitros …

    O lance do quenda é extremamente duvidoso mas nem ao VAR ir ? Impossível de acontecer noutro clube.

    Depois o Matheus teve literalmente tolerância zero. Mal abriu a boca levou amarelo quando jogadores do porto como Eustáquio andaram a dar pau o tempo todo e nada. Passado uns segundos vermelho direto.

    Diomande, foi anjinho mas o pinheiro mais uma vez aproveitou logo para vermelho direto.

    O pior é que o Sporting não é claramente uma equipa maldosa que põe os jogadores de outros clubes em risco. Somos competitivos mas dentro das linhas do jogo.

    Mas a dualidade de critérios contra o Sporting é por demais evidente.

    O VAR veio mas só funciona para alguns.

    Isto é uma palhaçada.

    O Sporting NAO VAI SER CAMPEAO porque a lutar contra rivais que vão começar em crescendo e com estas arbitragens tendenciosas não dá.

    Agora que temos 7 lesionados da muito jeito expulsar mais dois …
    É sistemático e há claros padrões ano após ano.

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:15 pm

      Concordo com tudo menos com o Sporting não vai ser campeão. É a melhor equipa e tem margem, se isso não chegar é por incapacidade nossa.

    • Diogo Oliveira
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:13 pm

      Uma pergunta sincera: então, ontem, o João Pinheiro tudo que foram lances do Sporting, decidiu sempre em prejuizo, tudo que foram lances do Porto, decidiu em beneficio do Porto.
      Estão a querer fazer de um jogo uma coisa que não foi. Mas, pronto, se isso vos serve de consolo, continuem.

    • DM
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:56 pm

      O VAR deve mandar o árbitro principal rever o lance em casos claros e inequívocos, tu próprio concordas com o VAR ao dizer que achaste um lance duvidoso, se estivesses na cabine e fosses um bom profissional também não ias chamar o árbitro. Só o capitão de equipa pode ir questionar o árbitro caso contrário o árbitro deve mostrar amarelo, o Sporting aos 85min colocou um jogador que decidiu fazer isso 2 vezes… Claramente culpa do árbitro.

      Quanto a uma cabeçada no adversário depois do árbitro já ter parado o jogo por excesso de agressividade num canto, acho que não vou dizer nada, claramente uma cavala, cabeçadas há todas as semanas e só para uns é que é vermelho

    • henry14
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:01 pm

      Todos os lances vão ao VAR. O VAR simplesmente não achou um lance claro e inequívoco, portanto esteve bem em cumprir o protocolo e não melgar o João Pinheiro.

    • Ricardo10_
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:22 am

      Lindo…ahahahah!

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:20 am

      Clube de chorões!

    • lipe
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:53 am

      Nunca mudem, por favor.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 7:51 am

    Foi um jogo algo amorfo, mas gostei da segunda parte do Porto, jogaram bom futebol e o Anselmi arriscou tudo. Penso que o argentino irá ser uma boa adição à nossa liga e que o Porto para a próxima temporada poderá ser um caso sério quando o treinador tiver tempo para trabalhar com a equipa.
    *
    Do lado do Sporting, geriram demasiado na segunda parte mas eu percebo. É um clássico não se pode arriscar tanto quando se está em vantagem, o Porto foi com tudo para o ataque e o Sporting apostou tudo no final nas transições do Gyokeres.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 7:20 am

    Quem joga como jogámos em toda na segunda parte não merece empatar, merece perder. Treinador de equipa pequena, se ele faz isto cada vez que se apanha a ganhar em Alvalade, não o ia fazer no Dragão?

    Portanto lesionados temos Pote, Nuno Santos, Geny, Quaresma, St Juste e agora o miúdo Simões. Temos um Gyokeres a meia haste, um Trincão em desesperante estado de má forma, e agora ficámos sem Diomondé e Matheus para os próximos dois jogos, dois jogos fora contra AVS e Casa Pia, onde provavelmente a defesa será constituída pelos únicos que sobram: Fresjneda, Debast, Inácio e provavelmente Esgaio à esquerda. Chegará?

    Bom se jogássemos à bola provavelmente chegava, uma vez que teríamos a dinâmica de jogo coletivo capaz de superar ausências individuais, mas o problema é que estamos a abdicar de o fazer.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:10 pm

      Nao deixas de ter razao quanto ao futebol da segunda parte do Sporting. Gostava que tivesses a mesma opiniao sobre o Simeone quando mete o Atletico com 10 centrais. Estranho que nao, quase parece que defendes tudo e o seu contrario ;)
      Um abraco

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:16 pm

        Eh pá o Atleti defende bem, joga futebol, não há qualquer tipo de comparação. É uma equipa que quando recua usa o contra ataque como arma. No Sporting de Rui Borges quando se recua recua-se, pontapé para a frente e fé em Deus. Não se joga futebol.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 9, 2025 at 4:34 pm

          O Sporting esta algo limitado. Com toda a gente pronta seria melhor, principalmente com o sueco pronto para 90min. O Atletico este ano tem futebol, e verdade, mas nem sempre e assim.

    • Niall joaQuinn
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:20 pm

      Ver o jogo sempre na perspectiva da nossa equipa (como se o Sporting não estivesse a jogar em casa de uma das equipas mais fortes do campeonato e dependesse só de si escolher quando ataca ou quando defende) faz sentido na cabeça de alguém!?
      Jogar no Dragão e ter mais oportunidades claras de golo do que o Porto deve ter acontecido para aí umas duas vezes na tua vida, mas o que interessa é bater no treinador, mesmo que este tenha uma manta de retalhos à disposição…

    • SCP1990
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:49 am

      Quanto ao resto a equipa está por pontas fisicamente, o recuar de linhas que houve ontem é perfeitamente normal, os jogadores não conseguiam sair. O trincão é o quenda se lhes tapassem a boca caiam para o lado e o gyokeres entrou a 20%. Não há milagres. Mesmo assim sofremos 2 situações de perigo e tivemos umas 3 que não aproveitamos. Tudo isto a juntar ao show do Pinheiro claro

    • SCP1990
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:46 am

      Que drama meu Deus. Mais vale acabarmos já a época e começar a pensar na próxima. Os próximos jogos são em casa com o Arouca e fora com o AVS. Se houver o mínimo de decência no conselho de disciplina depois de mais um espetáculo deprimente do João Pinheiro, os jogadores do sporting apanham um jogo. Não me parece que tenham feito nada mais grave que aquilo que o Samu fez e levou um jogo. Mas isso é um grande se

  • Sou do Contra F.C.
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 6:39 am

    Foi um jogo um bocadinho amorfo se descontarmos a compensação. O Sporting não queria ganhar, o Porto não quis arriscar mais cedo pq não sabia como fazer, então a primeira parte foi um bocadinho secante. O lance do Quenda é absolutamente genial mas o golo acaba por ser um bocado aos trambolhões (do lado do Porto, o equivalente foi a bola do Eustáquio na trave). Na segunda parte, e por estar a perder, o Porto arrisca mais e o Sporting tenta gerir esse risco, mas abdica de atacar. Naturalmente o Porto ganha mais fulgor e tenta mais ainda e o golo acaba por surgir (a primeira pré assistência de Fábio Vieira acho eu). A partir daí começa a tradicional telenovela da liga com berros, mãos na cabeça, insultos e etc, e nao se joga mais. Foi pena pq acho que ficou um minuto da compensação por jogar.

  • Bayern de Monchique
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:31 am

    Falando da parte que me toca, o Porto dá a primeira parte de avanço – mérito do Sporting – e na segunda tentou jogar alguma coisa mas soube a pouco. Capitalizou sobre um Sporting cansado e que procurou proteger-se. Muito coração, pouca cabeça e poucas referências em campo.

    Pepê é um caso de estudo. Tem potencial para ser um verdadeiro abre latas mas tem uma tomada de decisão inqualificável.

    Meio-campo sem qualquer pingo de criatividade muito refém de Mora e Pepê recuarem para pegar no jogo. As substituições pouco acrescentaram apesar do golo. Tudo espremido, são quase duas horas que ninguém me devolve.

    Quanto ao lance no final do jogo. Faltaram mais repetições mas fico com a impressão que era penálti o que seria trágico e cómico ao mesmo tempo. Seria mais uma auto sabotagem digna desta equipa…

  • Ricardo F.
    Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:22 am

    Dizer ainda que o Bragança está numa forma consideravelmente má. Já começa a acumular uns bons minutos depois da lesão, para ainda se justificar por índices físicos. Considerando isso, pensar que, com Simões lesionado, Hjulmand castigado e Morita ainda não a 100%, o meio campo para receber o Dortmund deva passar por Debast e Bragança (nesta forma) é algo assustador. Ou isso, ou vamos arriscar perder o Morita outra vez, porque, se hoje só estava em condições para fazer 20/30 minutos, na terça-feira dificilmente estará para mais do que 45. Pelo menos, o capitão irá (finalmente) ter algum descanso. Bem precisa, já que, além de todos os minutos que tem jogado, ainda tem arcado com o peso de carregar a equipa às costas.

  • Tomassdc
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:57 pm

    Surreal o nível de comentários aqui do VM sobre a arbitragem, principalmente de certos users que aparentam ter algum conhecimento futebolístico, seguidos de um “resultado justo”.

    Como não rir de, mais uma vez, outros ex-arbitros darem efetivamente penalty do quenda mas o João Pinheiro nem ao VAR pergunta. Será que, desde que se toque na bola primeiro (o que não foi o caso), vale tudo? Como não rir da razão de o João Pinheiro ter dado amarelo ao Maxi por achar que era a terceira falta (quando na verdade era a primeira), enquanto o eustaquio acaba o(utro) jogo com 7 ou 9 faltas mas sem amarelo. Como não rir de quem faz a assistencia para o golo do porto veio de um jogador que deveria estar suspenso e hoje deve ter dito coisas piores que o Mateus mas sem amarelo (só depois dos 90 minutos) ou vermelho. O facto de haver inúmeros exemplos da dualidade de critério deste árbitro é, efetivamente, porque a há.

    • Fica a nota
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:58 am

      O VAR foi o Tiago Martins…uma dupla de luxo :)

    • riscas
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 8:04 am

      O árbitro não tem de perguntar nada a ninguém nem o pode fazer.
      O protocolo, é o var, em caso de erro evidente e claro comunicar esse erro ao árbitro principal, que pode aceitar a decisão ou então rever as imagens.
      Há muita coisa mal no atual funcionamento do var que devem ser reformuladas ou corrigidas, mas aqui (se está a ser referido o lance do último minuto) o protocolo foi bem aplicado. Não existe um erro claro e evidente. Mal aplicado é o que acontece muitas vezes, em que o árbitro principal vai ver imagens e está 2 ou mais minutos para decidir se há ou não infração.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:52 pm

    Ora bem, deste jogo saem as confirmações…
    Anselmi a confirmar que será uma boa adição ao campeonato português.
    Rui Borges a confirmar que não é treinador para um clube grande.
    Lage vai fazer o Benfica campeão outra vez.

  • AdeptoImparcial
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:29 pm

    Empate justo por aquilo que foram as duas partes. A primeira pareceu mais do controlo do Sporting, sendo que a única oportunidade do Porto nasce de um erro direto do Inácio. Não dominamos, nem se criou muito, mas controlamos suficientemente para quando o perigo surgisse, fosse fatal. E assim foi. Segunda parte, praticamente toda do Porto, tirando um par de chances nossas que podiam ter matado o encontro – Quenda esteve no melhor e no pior neste aspeto. Encostaram-nos às cordas por uns bons 20-25min, nada a dizer. Empate merecido. Pena a fase final dos descontos com aquela vermelhada toda escusada e exagerada, mas enfim…

    Individualmente, finalmente posso dizer que Rui Silva realmente parece ter sido uma contratação acertada. Demonstrou serviço entre os postes para além do controlo da profundidade já conhecida e segurança aérea. Sinceramente, sinto uma confiança semelhante à do Adán 20/21 e 21/22. Que se mantenha assim e podemos ter o problema da baliza resolvido para umas 2/3 épocas.

    Defendi as críticas exageradas a Maxi e Harder, e agora parece que até Fresneda quer entrar na mesma categoria. Começa a passar do “cumpre” para, de facto, ter impacto positivo no jogo, mesmo não sendo nenhum Porro ofensivamente. Cada vez melhor e mais confiante, a consistência de jogos tem ajudado. Harder e Maxi também continuam a melhorar a olhos vistos na minha opinião.

    Diomande esteve impecável até à falha no golo, Inácio igual tirando aquele erro inicial. Debast não serve para o meio-campo em jogos de dificuldade elevada, ponto. Passes à queima, jogo sem bola pobre. Serve para equipas de meia tabela e abaixo, mas para este nível, é demasiado arriscado. Bragança está com dificuldades em voltar a um nível exibicional mais alto, ao passo que Trincão já só tenho pena do descanso que não recebe. Coitado.

    Gyo e Morita entraram tarde, mas era provavelmente o tempo máximo que podiam. Ainda deram ar da sua graça contribuindo para alguns contra-ataques perigosos, mas soube a pouco.

    A maldição das lesões continua. Assim, é difícil… Mas a verdade é que já vamos na segunda volta, estamos em primeiro lugar isolados e temos 3V 2E contra Porto, Benfica, Braga e Vitória, sendo que recebemos Braga e Vitória nesta volta. Mesmo sem jogadores importantes durante grande parte da época, continuamos assim? Só podemos continuar confiantes na conquista do bi.

    SL

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:17 pm

    Dizer ainda que o João Pinheiro até pode ser o melhor árbitro português. Concordando ou não, estará na discussão.
    Gostava é de entender se há algo mal resolvido do próprio em relação ao Sporting ou que, em comparação com os outros dois grandes, leve a tamanha disparidade de comportamento. Há árbitros verdadeiramente maus (Hélder Malheiro, Veríssimo nos primeiros anos, Nuno Almeida…), mas entre maus e consistentemente parciais…
    *
    João Pinheiro a apitar o Porto (33 jogos):
    *
    Ao Porto – 84 amarelos, 3 vermelhos, 7 penaltis (a favor do Porto)
    Ao adversário do Porto – 105 amarelos, 10 expulsões, 5 penaltis (contra o Porto)
    *
    João Pinheiro a apitar o Sporting (30 jogos) :
    *
    Ao Sporting- 79 amarelos, 8 expulsões , 6 penaltis (a favor do Sporting)
    Ao adversário do Sporting – 78 amarelos, 1 expulsão (1!), 7 penaltis (contra o Sporting)
    *
    João Pinheiro a apitar o Benfica (32 jogos):
    *
    Ao Benfica – 63 amarelos, 1 expulsões , 6 penaltis (a favor do Benfica)
    Ao adversário do Benfica – 86 amarelos, 7 expulsões, 2 penaltis (contra o Benfica)
    *
    Desde 20/21, até para tirar o período pré Amorim onde o Sporting era obviamente mais fraco, o Sporting ganhou 7 jogos, empatou 6 e perdeu 5 com JP a apitar. Deve ser azar.
    Qualquer coisa sobre bruxas, como dizia Maradona.

    • henry14
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:10 pm

      Oh meu Deus do céu…
      Quanto tempo perdeste para buscar estas estatísticas todas do João pinheiro? Ou há sites de estatísticas específicas de árbitros com determinado grande?

    • Diogo Oliveira
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:37 am

      O Sporting já teve razões de queixas do João Pereira, inclusive, no Dragão, mas, hoje, não é um bom jogo para virem queixar-se. Além de marcar quase todas as faltas a favor do Sporting, poupou alguns amarelos, só o Maxi fartou-se de dar lenha, o Sporting, na 2.º parte, só perdia tempo e as expulsões são mais burrices dos jogadores do Sporting que se meteram a jeito, se bem que a do Matheus Reis é exagerada, salvo se o tenha insultado ou algo assim.
      Quanto ao penalty do quenda, não há nada. Do gyokeres, há um agarrão sim, mas o Hjulmand também se abraça ao Mora, tudo isto para dizer… que não marcava nenhum.

      • Stromp1906
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:43 am

        Vamos assumir que tens razão em tudo, e que o Reis se meteu a jeito, posso então assumir que o Samu, o Mora, o Eustáquio e o Fábio Vieira (este candidato a Óscar) foram todos expulsos, certo? É porque fizeram muito pior que o jogador do Sporting

        • Diogo Oliveira
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:10 pm

          Sim, aceito a tua opinião. Aliás, eu disse no meu comentário, acho a expulsão exagerada. Agora, o do Diomande, reagiu às provocações, foi expulso. O mesmo aconteceu ao Pepe com o Matheus Reis no ano passado.

          • Veridis Quo
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:26 pm

            O Pepe agrediu o Matheus Reis, o Diomandé não agrediu o Fábio Vieira.
            Se o Diomandé agrediu o Fábio Vieira, o Di Maria por estas horas estaria com uma suspensão de meses, dado que fez duas vezes exatamente o mesmo gesto… a árbitros.

            • Diogo Oliveira
              Posted Fevereiro 8, 2025 at 4:30 pm

              O Diomande tem uma reação agressiva, meteu-se a jeito, como eu disse. Esses lances do Di Maria, se os árbitros quisessem pegar, pegavam. Não pegaram pelo estatuto do Di Maria.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 8:55 am

        Há a mão do Zé Pedro na primeira parte. Há 3 lances duvidosos na área do Porto. Isto não é roubo nenhum, é o que é, o árbitro decidiu os 3 lances para o mesmo lado, aceito os 3. Mas é nítido que o João Pinheiro tem um problema qualquer com o Sporting, é a atitude dele em campo mais do que o lance A ou B.

        • Diogo Oliveira
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:08 pm

          É a tua perceção do jogo. Eu, por exemplo, tive uma outra perceção. Por exemplo, na 1.º parte, o João Pinheiro marcou quase as faltas todas a favor do Sporting, inclusive, lances em que o jogador do Porto tocava na bola (este não é da 1.º parte, mas há um corte limpo do William sobre o Hjulmand e o árbitro marcou), quando eram os jogadores do Porto mando n vezes seguir o jogo (lances do Pepê à cabeça). O Maxi Araújo fez 2/3 faltas para amarelo e só levou 1, havia lances em que os jogadores do Sporting faziam falta no meio campo a tentar travar a transição, a equipa do Porto ingenua tentava seguir, o árbitro dava a lei da vantagem, mas depois não sancionava com amarelo. O Sporting, na 2.º parte, abusou n vezes no atraso da reposição da bola.
          O único penalty que eu aceitava a favor do Sporting era o Gyokeres, mas também podias lançar a análise o lance do Mora com o Hjulmand, em que este último dá-lhe um abraço. Agora, se me perguntas é o suficiente para a queda? Digo-te que não, como o Gyokeres não caiu por causa do puxão, mas que o Djaló se meteu a jeito, meteu-se.
          Fazer que o Sporting empatou o jogo por causa do João Pinheiro é faltar à verdade, o Sporting empatou, porque na 2.º parte só quis controlar a vantagem e foi penalizado por isso, porque tinha mais do que equipa e opções para levar os 3 pontos do Dragão.

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 2:04 pm

            Mais do que equipa e condições?
            Estamos a brincar não? O Sporting ter terminado o jogo sem mortos já é um feito. Equipa toda rebentada, com lesões e jogadores presos por arames.
            .
            Este empate é, no limite, um atestado de incompetência ao Porto.
            .
            Sobre a arbitragem, aceito bem as decisões, o futebol não é preto e branco.

            • Diogo Oliveira
              Posted Fevereiro 8, 2025 at 4:35 pm

              Vais dizer que o Sporting não tem melhor equipa do que a do Porto? Obviamente que tem e, ontem, notou-se isso na 1.º parte. uma equipa mais madura, com melhor troca de bola e com as dinâmicas mais bem trabalhadas. Dizeres o contrário, na minha opinião, é atirar areia para os olhos.
              Claramente que o Porto foi incompetente, tem mts debilidades no momento da definição e com destreza, podia ter vencido mt bem o jogo, ai, sim, concordo contigo.
              Quanto ao facto das lesões do Sporting, pelo que vejo são, na maioria, de ordem muscular. Isso é incompetência do departamento médico e da equipa técnica que não fazem a rotatividade necessária e, depois, os jogadores andam a jogar pelos arames. Claro que não são todas as lesões, mas tanta lesão .. só indicia isso e isso é uma má gestão. Fazem, agora, a gestão do Gyokeres e do Morita, porque devem ter percebido que não estão a lidar com máquinas, mais vale tarde do que nunca.
              Quanto à arbitragem podem reclamar do que quiserem, só estou a dizer que estão a fazer do jogo de ontem uma coisa que não foi.

              • Neville Longbottom
                Posted Fevereiro 9, 2025 at 7:54 am

                Eu não falo da arbitragem. Vivo ok com o que foi no jogo, continuo a achar que o João Pinheiro tem qualquer coisa mal resolvida com o Sporting mas não é pelos penaltis. E a atitude. Mas assunto encerrado.
                .
                O Sporting pode ter melhor equipa que o Porto (duvidoso mas aceito), mas da forma que se apresentou na sexta claramente o Porto estava (e era melhor), com Pote, Nuno e Geny de fora, Quaresma a meia haste e Morita e Gyokeres lesionados. A lesão do Quaresma e a lesão do Pote sim são musculares (se bem que o Pote está tão envolvido em mistério que começo a duvidar que volte a jogar este ano). De resto não há mais lesões musculares, não sei de onde vem essa tirada.
                .
                O Porto tinha obrigação de ter vencido até com relativa facilidade. Mas apenas chegou ao empate no final.

                • Diogo Oliveira
                  Posted Fevereiro 9, 2025 at 11:08 pm

                  é consensual que o Porto tem o plantel mais débil dos últimos largos anos e mesmo assim é mais forte do que o Sporting?
                  Podes adicionar as questões do Gyokeres e do Morita a problemas musculares, que muitos dizem ser da excessiva utilização. Depois de todos os que falaste, só o Nuno, o Geny e, pelos vistos, agora, o Simões não são lesões musculares.
                  Não é assim um disparate tão grande o que disse.

                • Gil-Galad
                  Posted Fevereiro 9, 2025 at 9:53 am

                  Ahahah o Porto devia ter vencido com facilidade. Até onde vai essa loucura? O Porto perdeu dois titulares no Nico e no Galeno. Otávio estava suspenso e era titular. Martim Fernandes era titular e está lesionado. Temos Fábio Vieira, Varela e Pepê num sub rendimento atroz. Porque é que não usas a cabeça em vez de só veres um lado? É preciso muita paciência

                  • Neville Longbottom
                    Posted Fevereiro 9, 2025 at 3:36 pm

                    É preciso ter paciência para aceitar a opinião dos outros. Tu tens a tua, eu tenho a minha. É lidar.

  • Anomalias
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:16 pm

    Sou adepto do Sporting e, mesmo assim, não consegui deixar de notar algo que para mim é novo:
    A forma como Anselmi celebra o empate, dado o contexto (8 pontos do líder, a jogar com o mesmo e em casa), denota o quanto este treinador ainda não assimilou o que é “Ser Porto” e o que é o campeonato português.
    Imagino que seja assustador para portistas.
    Sobre o meu clube, RB parece-me mediano, muito mediano, mas no campeonato atual talvez isso chegue. Talvez.

    • For Dummies
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:03 am

      Creio que há que perceber vários aspectos, entre eles a própria personalidade do Anselmi que veio do futebol centro/sul-americano, a vontade da equipa obter um resultado que no momento que atravessa é positivo, o facto de não querer perder em casa na sua época de estreia no futebol português/europeu. Talvez não haja mais nada do que “ser porto” no celebrar também esta entrega da equipa que não se via desde o início da época apesar da falta de qualidade dos jogadores ainda estar lá bem assente.
      Acredito também que já passamos da altura do PdC e SC de maus ambientes e de declarações que já passaram como a do Sérgio Oliveira acerca de festejar mais ou menos, seja contra quem for, cada um tem o direito de festejar como quer desde que não abuse ou não entre em picardias, que para mim é algo completamente escusado.

    • disturbed17
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:56 am

      Parece que não fui o único a ficar boquiaberto com a situação, ok é um golo aos 94′, mas.. é uma equipa que está a 8 pontos da liderança que marca o golo do empate a jogar em casa, acho que nem o mítico golo do Kelvin teve direito a tanto entusiasmo.

  • Filipe Curado
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:14 pm

    Um favor ao futebol seria os árbitros marcarem falta quando os defesas puxam a camisola aos adversários (as imagens são claras, não há como negar o que é evidente). Ou quando dão cartões de forma coerente. De resto, o Anselmo arriscou mais que o Rui Borges e saiu-lhe a sorte grande. Foi um jogo animado mas com um futebol pobre.

    • For Dummies
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:06 am

      Boa reflexão.
      No entanto, questiono se o lance do Hjulmand que abraça o Mora na grande área também entra nesse critério ou é apenas o puxar e não o abraçar. Se assim o é, então não se assinale nada.
      O Sporting podia e devia ter feito mais, deixou de ir à procura e o Porto insistiu, teve sorte.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:21 pm

        As pessoas perdem a noção do saber estar e nota-se a faixa etária de muitos adeptos do Sporting aqui pela maneira como falam. Parecem catraios… nossa. Até dizem que para fazer falta sobre o Mora era preciso ser tão agarrado como o Gyokeres. Ou seja, as leis da física ignoram-se. Um tem metro e meio e uma dúzia de kg, o outro pode ter dois metros e 200kg e para ser falta sobre um e outro tem de se usar a mesma força. Aprendi tanto hoje

    • disturbed17
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:58 am

      Óbvio que uma equipa que joga em casa, está a perder e a 8 pontos do adversário, tem de arriscar mais..

  • Bola parada
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:55 pm

    Não concordo com uma segunda parte fantástica.
    Um Sporting moribundo e o Porto a jogar largo com muitos cruzamentos à toa.
    Tirando o cabeceamento quase na linha da área que o Rui Silva fez uma boa defesa não me lembro de oportunidades para o Porto. Aliás mais de metade dos remates do Porto foram bloqueados.

    Porque é um favor ao futebol o Reis ser expulso?

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:05 am

      Porque permanecer em campo é um direito que deve ser reservado aos Paulinho Santos, Otávios, Jorge Costas, Pepes, Fernando Coutos e afins desta vida. Esses dignificavam o desportivismo e o desporto.

  • Bola parada
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:45 pm

    A primeira parte foi muito bem conseguida, apesar do Porto até ter uma boa oportunidade com uma oferta.
    Na segunda, foi pena não termos matado o jogo. Quenda acabou por ser o jogador em foco. Fenomenal no primeiro golo e perdoou duas vezes na cara de Diogo Costa. Já foi dito várias vezes, mas se melhora neste ponto fica um caso sério.

    Pena estarmos fisicamente nas lonas, era um jogo bem possível de ser ganho.
    Gyokeres pareceu-me muito condicionado, ainda assim sofreu um penalty que não foi marcado.

    João Pinheiro quis ser protagonista no fim.

  • Barros14SCP
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:43 pm

    Gosta genuinamente de saber o que disse ao Matheus Reis ao Pinheiro que o Samu não tenha dito.

    O Sporting, tendo as limitações fisicas que tem, tem de gerir muito melhor o jogo. Não se pode baixar linhas desta maneira num estádio como este. Deixámos o Porto ganhar confiança e isso não pode acontecer. Podiamos e deviamos ter guardado a bola e jogar com ela. Lembro-me perfeitamente de um ou dois contra ataques no fim jogo em que o Gyokeres tem de ir para a bandeira de canto e não procurar o remate. Faltou inteligência e engenho à equipa do Sporting.

    8 pontos para o Porto, 7 que podem ser 4 para o Benfica. Só dependemos de nós e temos tudo para ser campeões.

    Acredita Sporting!

  • Ricardo F.
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:41 pm

    Empate que acaba por saber a pouco, dado que estivemos a dois minutos de conseguir voltar a ganhar no Dragão, 9 anos depois. Tenho largas dúvidas que o lance do Quenda, acontecendo na outra área, não fosse penalty. Mas é o que é.

    Jogo em que, uma vez mais, se notou a quebra física da equipa, que baixou imenso no terreno nos últimos 20/25 minutos. Vamo-nos agarrando a Diomande (curioso para ver quantos jogos vai apanhar, depois de o Samu ter apanhado um) e a Hjulmand. Apesar disso, só consentimos o cabeceamento do Pepê, para belíssima defesa do Rui Silva (que esteve, igualmente, muito bem nas saídas. Aparentemente, subimos um patamar na baliza, o que também não era difícil), e o golo, num lance em que o Diomande avalia mal o posicionamento da linha defensiva.

    Nota positiva para o regresso de Morita e Gyokeres, que, ainda assim, me pareceu estar a resguardar-se, sobretudo na pressão defensiva. Oxalá esteja realmente em condições. Nota negativa para mais uma lesão, agora do Simões… é surreal, o que continua a acontecer.

    Melhor do que o esperado. Continuamos na frente, ainda à distância de dois jogos.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:39 pm

    Óptimo resultado para…o Benfica.

    O resultado é justo e acaba por premiar a audácia e até alguma loucura de Anselmi na parte final e penaliza de sobremaneira a falta de arrojo de Rui Borges e o facto da equipa do Sporting estar presa por arames.

    Duas partes totalmente distintas.

    Na primeira mais Sporting, mais controlo para totalmente sem proveitos práticos.

    A genialidade de Quenda acabou por desbloquear o cinzentismo e o patinho feio Fresneda marcou (pela segunda vez seguida).

    O Porto por sua vez mais na expectativa tentando pôr Mora e Pepê entre linhas onde eles são fortes, acabou por ter a grande oportunidade com a bola na trave de Eustáquio.

    Segunda parte toda de domínio do Porto que apesar disso só resultou no golo e no cabeceamento de Pepê para grande defesa de Rui Silva.

    O Sporting por sua vez quase abdicou de atacar mas ao mesmo tempo criou no pouco que atacou mais oportunidades do que na primeira parte (Harder e Quenda por duas vezes).

    Anselmi na loucura mete toda a carne no assador deixando a equipa potencialmente vulnerável o que Rui Borges nunca quis aproveitar.

    Se Biel é extremo porque não lança-lo e aproveitar o caos?

    Fim do jogo manchado por expulsões ridículas, e com João Pinheiro a querer ser protagonista.

    Se os lances de possível penalty parecem-me bem ajuizados (principalmente o segundo, é um grande corte de Zé Pedro), a expulsão de Diomande e até de Matheus tocam o ridículo.

    Mais uma vez, resultado justo e que deixa o campeonato totalmente em aberto.

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:38 pm

    Ir ao Dragão sem meia equipa titular, fazer uma primeira parte adulta, acima do Porto deixa boas perspectivas. A segunda parte serviu para minimizar riscos, mas foi a um ponto demasiado extremo, porque simplesmente não se conseguiu ter a bola e nos limitámos a despejar na frente sem critério. Se tivesse sido para Gyokeres teríamos segurado mais vezes, como foi para o Harder ficou impossível.
    Quenda é um fenómeno, jogue na esquerda, jogue no meio, jogue na direita, mais atrás, mais à frente, por fora, por dentro. Talento puro, inteligência, maturidade e condições físicas.
    Hjulmand em todo o lado sem bola e o farol com ela.
    Fresneda é menos um a atacar em quase todos os aspetos, mas tem mostrado uma chegada à área interessante.
    Dupla de centrais intratável… tirando dois momentos. O golo (Diomandé) e a bola ao poste do Eustaquio (Inácio). Deram duas abébias e o Porto não ia perdoando as duas por muito.
    Bragança está muito longe do seu melhor.
    *
    Quanto à arbitragem, gostava de saber se a camisola do Gyokeres precisa de rasgar para ser penalty (como o Matheus precisou de sangrar para o Pepe ir para à rua o ano passado), gostava de saber como é que um toque mínimo do Zé Pedro ao mesmo tempo em que varre o Quenda não é penalty e gostava de saber se seria melhor para o Diomandé encostar a cabeça (sim, porque não agrediu ninguém) a um árbitro como já fez o Di Maria por duas vezes para evitar a expulsão. Podem passar muitos anos, que aquele penalty do Quenda, aos 95, num Dragão, para decidir um jogo… toda a gente sabe o que aconteceria ao contrário. Penalty de imediato dado em campo, escudado pela revisão depois que não se atreveria a reverter. Ao contrário, continua muito difícil, mas muito difícil.

    • Bola parada
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:24 pm

      O penalty sobre o Gyokeres é claro como a água. Não percebo como não é assinalado, aquilo é falta em qualquer lado do campo.

      O penalty sobre o Quenda aceito que não seja marcado. Apesar do varrimento há um pequeno toque na bola e isso faz muita diferença na leitura. Ainda assim, concordo que se fosse ao contrário, duvido que não fosse marcado na hora.

      • Diogo Oliveira
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:41 am

        Considerarem o lance do quenda penalty.. é no minimo irrisório. mas não falam do lance em que o hjulmand se abraça ao mora, deve gostar muito do miudo

        • Bola parada
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:47 am

          Falar em risório e trazer esse lance para a conversa…
          Mas era preciso despir a camisola do Gyokeres para ser falta? Há claros puxões durante vários segundos. Se fosse no meio campo seria marcada a falta sem espinhas, se bem que ao Gyokeres muitas vezes não marcam isto erradamente.
          O Hjulmand tem as mãos no Mora é certo e o futebol é um desporto de contato, mas não empurra nem puxa. O Mora acaba por dominar mal a bola e esta bate na sua cara e foge, de seguida cai no chão.

          O lance do Quenda também refiro que aceito não ser marcado, é duvidoso e há muito árbitro que assinalava falta, mas pelo facto do Zé Pedro tocar ao de leve na bola aceito.

          • Gil-Galad
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 5:03 pm

            Não empurra nem puxa? Oh homem, o Mora está a ser agarrado pelo jogador do Sporting que por ser bem maior, nem precisa de muito esforço e no final ainda puxa o braço ao Mora. Dizeres que isto não é suficiente aceito tranquilamente, dizeres que os dois lances não são comparáveis é que já é estranho. Um é um gajo possante cheio de força, o outro é um trinca-espinhas e precisa de muito menos para cair ou ser desiquilibrado. Mas já percebi que não há senso comum na maioria da malta aqui a chorar como se tivéssemos a falar de um lance em que alguém levou um tiro. A falta de coerência da maioria das pessoas aqui é atroz

            • Neville Longbottom
              Posted Fevereiro 9, 2025 at 7:55 am

              O gajo possante era o Gyokeres ou o Djaló?

            • Bola parada
              Posted Fevereiro 8, 2025 at 9:09 pm

              Um gajo possante cheio de força pode ser puxado que não é marcado falta? Se isso é assim, então finalmente entendo porque várias faltas não são marcadas sobre Gyokeres.

              Falas que falta senso comum mas se realmente esse é a tua lógica então não há senso que nos valha. Perdão, ontem faltou a João Pinheiro, e aí sim valeu para uns.

        • filipe19
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:40 am

          Olha para esta imagem e depois vem dizer novamente que o lance do Quenda foi irrisório:
          https://www.abola.pt/futebol/video/fica-por-assinalar-um-pontape-de-penalti-2025020723060498764
          O lance do Hjulmand contra o Mora nunca na vida é penalti, o puto mal sentiu o sopro do Hjulmand mandou-se logo para o chão.

        • For Dummies
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:08 am

          Nem mais.
          O agarrar do Djalo ao Gyokeres é sem dúvida, já o agarrar do Hjulmand ao Mora é contacto natural do futebol…

          • For Dummies
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:54 pm

            Eu comparo ambos como não sendo nada.
            Não falei no lance do Mora que era penálti.

            • Ricardo F.
              Posted Fevereiro 8, 2025 at 8:56 pm

              A essência da questão é não ser comparável. O agarrão ao Gyokeres é completamente ostensivo. O Mora mal é tocado pelo Hjulmand.

          • Ricardo F.
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:52 am

            Querer comparar o lance entre o Gyokeres e o Djalo com o lance entre o Hjulmand e o Mora, no mínimo, é bem desonesto.

            • Gil-Galad
              Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:16 pm

              Tendo em conta que é necessário perceber a força que é preciso fazer para um e para outro para ter impacto, sim é comparável porque não ter isso em conta é que é ser desonesto. Mas hoje há vários como vocês por aqui, já percebi

              • Veridis Quo
                Posted Fevereiro 8, 2025 at 1:37 pm

                Certo, deveríamos contratar um avançado de 1.55 e 50kg, assim qualquer toque minimo já seria falta, porque não precisam de fazer algo com muita força para ele cair.
                Lógica fabulosa, espero ver o avançado dos sub 14 a titular na próxima jornada, de forma a podermos beneficiar disso.
                Isto de ter um avançado grande implica que tenha que aguentar todo. É forte, a não ser que o varram e voe 10 metros não deveria ser penalty.
                É como digo, vai sendo arbitrado como era o Shaq na NBA.

          • Veridis Quo
            Posted Fevereiro 8, 2025 at 11:28 am

            Para uma massa associativa que andou anos a defender os penaltis do Taremi, Chico e Evanilson, claro que o Mora foi violentamente agarrado e era falta óbvia. O Mora simplesmente deixa-se cair para à frente, estando a ser “puxado” (melhor usar aspas tal a intensidade) para trás. Um puxão verdadeiramente flagrante, intenso, duradoura e violento.
            Só naquele estádio e nesse clube é que alguém consegue olhar para esse lance e achar que é alguma coisa ou ainda comparar com o que aconteceu na outra área.

      • Mike-UK
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 12:38 am

        São ambos falta em qualquer lado do campo. Tens um lance exactamente igual ao do penalti de igreja sobre i Quenda, mas em que a falta é sobre Hjulmand ainda no meio campo defensivo do Sporting, e é apontada.
        Agarroes como o do penalti de igreja do Djalo ao Gyokeres, se forem a meio campo, são todos falta.
        São dois penaltis claros como água, que 5 árbitros decidiram não assinalar.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:38 pm

    Tendo em conta o futebol praticado, o resultado ajusta-se. O Porto foi inexistente no primeiro tempo, mas teve a grande oportunidade e, na segunda, o Sporting recuou estupidamente e jogou no biqueiro para a frente.
    *
    É evidente que a choradeira arbitral vai tomar conta do debate. Certinho e direitinho!
    *
    É um muito bom resultado para o Benfica de Costa e Lage se vencer amanhã, visto que ganha dois pontos na luta pelo segundo lugar, a única posição que a dupla Costa e Lage consegue almejar.

  • Chanandler Bong
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:31 pm

    Tenho 33 anos e nunca tinha visto um Porto tão fraco.. incrível a falta de qualidade em 5/6 jogadores do XI..
    Mais um caldinho que tem sido algo normal no final dos jogos Porto x Sporting..
    Benfica ainda não depende de si, o Porto lá deu uma mini ajuda, mais do que esperava no inicio do jogo pelo menos..

  • Mike-UK
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:29 pm

    Jogo horrível do sporting, num ritmo quase pre época. Não foi um Sporting muito diferente do de Amorim em jogos grandes de qualquer modo.
    Já dizia o Paulo Sérgio – todos os planteis precisam ter um Pinheiro, e nunca antes como hoje isso foi tão verdade.

  • Gndias
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:29 pm

    Quenda e Mora são o futuro!! Que craques
    Anselmi mexeu bem mas sabe que empatou? Tal os festejos do empate.

  • Gil-Galad
    Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:27 pm

    Primeira parte muito nervosa e na expectativa e a jogar no erro do Sporting (quase marcámos dois golos assim) mas o Sporting foi mais equipa. Mas esta segunda parte do Porto foi fantástica como não era há alguns anos. Domínio muito forte, acabámos com muito mais posse de bola, remates e provavelmente oportunidades. Já deu para ver muito mais dedo deste treinador.

    Nota que jogar com Pepê e Varela, neste momento, é jogar com menos dois. Que pobreza. Aquele William teve alguns momentos bons, promete.

    Mas acima de tudo, uma grande demonstração de força tendo em conta a fraqueza de nível em que estávamos.

    Quem perdeu mais a cabeça no final foi o árbitro. Gestão patética. Deu no que deu. Já o Matheus Reis ter sido expulso é sempre um favor que fazem ao futebol.

    Saímos provavelmente da luta pelo título e provavelmente com o Braga à perna mas vejo futuro nesta equipa com este treinador.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 11:45 pm

      Não faz de ti conivente mas fico sempre com um sorriso maroto quando vejo adeptos de um clube que idolatrou tantos bons rapazes a falar do Matheus Reis. É como ver um nazi clamar por tolerância.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 8, 2025 at 8:17 am

        Por terem existido jogadores assim significa que não se pode ver isso nos outros? Tu cais nas tuas próprias ratoeiras e incoerência habitual. Mas ao menos fazes rir

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 8, 2025 at 10:22 am

          Sabes como é, alguém tem de ser o palhaço aqui do espaço! Nunca me gabei de ser coerente, sou bem incoerente.

    • Foge Quim
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:42 pm

      Uma completa idiotice, arrogância e prepotência expulsar não só o Matheus como o Diomande.
      Podes achar justo, eu acho normal. Normal arbitragem no norte do país. Anedótico!

    • Gndias
      Posted Fevereiro 7, 2025 at 10:42 pm

      Fantástica como nao era há alguns anos? Fogo o Porto costuma ter mais que uma oportunidade de golo

Deixa um comentário