Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A reação de Guardiola à Superliga: “Não é um desporto quando o sucesso é garantido ou não importa quando se perde… Têm de esclarecer por que é o Ajax não está”

38 Comentários

  • Kafka
    Posted Abril 20, 2021 at 1:59 pm

    Já ontem falei na ausência do Ajax, não faz sentido nenhum do ponto de vista financeiro

    • Wey
      Posted Abril 20, 2021 at 2:31 pm

      Eu ca acho que faz todo o sentido ter o Ajax, Benfica/Porto e um Zenit.
      Se o objectivo da superliga e’ aproximar se de um modelo de neogcio como a NBA e as suas franchisings espalhadas pelo pais/continente todo, faz todo o sentido incorporar clubes de grande cidades, como Lisboa/Porto ( digo Porto porque em termos de sucesso desportivo o clube da 10-0 a qqr clube de Lisboa nas CL ), Amsterdam e uma equipa russa entre Moscovo ou Petersburgo. Se objectivo e’ $$$, nao podem deixar de fora o mercado russo. No entanto os dirigentes da superliga devem ter analisado os pro e cons de ter uma forte presenca no mercado russo e ter lidar com Putin.
      A superliga europeia teria um marketing mais forte e um valor de mercado ainda maior se tivesse clubes distribuidos pelas grandes cidades europeias, acho que venderia ainda melhor o seu produto.
      Sim, Ajax ou as equipas portuguesas tem neste momento pouco poder financeiro comparando com os demais, mas com os valores $$ a ser distribuidos tem tudo para reduzir a diferenca e no longo prazo igualar os poderosos. Basta ver na NBA que ha sempre ciclos de equipas dominantes e outras de bobo de corte, GSW foi dominador durante 4 ou 5 anos e o ano passado nem foi aos playoffs ou o Bulls que desde MJ nao fizeram nada relevante.

      • deus_Ex_machina
        Posted Abril 20, 2021 at 2:54 pm

        Wey, temos de ter calma quando comparamos NBA com esta nova liga, pois o processo de construção e manutenção das equipas são completamente diferentes.

      • BrunoV
        Posted Abril 20, 2021 at 3:28 pm

        O Porto não faz sentido nenhum!

        Desportivamente:
        Não será top 10, será aquele osso duro de roer, mas com tantos jogos complicados, irá acabar por ceder

        Financeiramente:
        Não tem valor nenhum, a fan base do Porto são quê 2M de pessoas?

        “Culturalmente”/Imagem:
        É um clube arroaceiro e “podre”, basta ver a reação dos adeptos do Chelsea após a eliminatória com o Porto, iria trazer uma má imagem à liga, com as constantes pisicnas e figuras vindas do banco!

        Se nós portugueses estamos fartos da recente imagem do Porto e até próprios adeptos do Porto estão fartos, imagina o “mundo” a lidar com isso todas as semanas.

        As equipas convidadas seriam o Ajax, Shaktar, Benfica e mais duas ou três. Talvez um turca e outra russa.

        Benfica, porquê?
        Porque tem 5-7M de adeptos e isso traz poder de compra que é o que esta SuperLiga quer.

        • Wey
          Posted Abril 20, 2021 at 9:50 pm

          Inlcui Porto na luta com o Benfica por um lugar, porque o Porto tem tido prestacoes europeias bem melhores que o Benfica e neste momento tem mais prestigio e fama que o Benfica.

      • Kafka
        Posted Abril 20, 2021 at 3:44 pm

        Wey

        Acho que percebeste mal o que quis dizer, para mim do ponto de vista financeiro o Ajax é obrigatório estar presente, porque representaria a Holanda que é uma das principais economias europeias e tem multinacionais capazes de de patrocinar a Superliga

        • Wey
          Posted Abril 20, 2021 at 9:48 pm

          Li meio a pressa, concordo com o que dizes.
          Financeiramente tem de incluir Ajax, equipa Russa, 1 portuguesa e talvez ucraniana.
          Desportivamente a conversa e outra, mas os promotores desta superliga tem pouco interesse no desportivo, so veem $$$ a frente

  • Pipo
    Posted Abril 20, 2021 at 2:00 pm

    Aprende Kloop.

    • Marik
      Posted Abril 20, 2021 at 2:26 pm

      Aprende porquê? O Guardiola por acaso disse que não aceita treinar as equipas que participam na Super Liga?

    • Steve
      Posted Abril 20, 2021 at 3:06 pm

      Aprende porque ? O klopp ontem antes e depois do jogo disse que não concordava com a super liga , que a opinião dele não tinha mudado. Disser também que gostava de champions e que achava lindo o west ham ter hipótese de poder estar na champions para o ano. Depois disso fez o discurso que tem que fazer de quem tem um patrão e lhe paga , disse o que podia . Não vi o guardiola dizer que ia embora ou que não treinava o city na superliga

      • Pipo
        Posted Abril 20, 2021 at 3:45 pm

        Se ele vai deixar de treinar o city ou não são outros 500, ele ao menos disse que não gostava do modelo desta competição, sem rodeios. Já o Kloop passou o tempo com o rabo entre as pernas sem querer ir contra nem a favor da competição, quando todos sabemos a opinião dele de 2019 sobre isso.

        • Steve
          Posted Abril 20, 2021 at 6:34 pm

          Pipo aconselho-te a ires ver de novo as palavras do Klopp antes e depois do jogo , nas duas situações foi-lhe perguntado de maneira clara “ se ele tinha mudado de ideias em relação ao que disse em 2019?” na duas vezes a reposta foi clara “ não , não mudei de ideias e mantenho a mesma opinião “ . Não percebo aonde está a dúvida

    • josecarvalho
      Posted Abril 20, 2021 at 3:38 pm

      Que piada. Ambos mostraram que são fundamentalmente contra, que precisam de mais informação e que a UEFA não é nenhuma santinha. A base do discurso é a mesma. Ou estavam à espera que os treinadores fossem dizer que saíam dos clubes se fosse para a frente? Gostava imenso de saber se quando os presidentes das empresas onde trabalham tomam decisões que discordam, também marcam uma conferência de imprensa para criticar diretamente o mesmo. Sem saber mais do porquê da decisão e quais as implicações da mesma. Vamos ter juízo.

  • cdiogo77
    Posted Abril 20, 2021 at 2:02 pm

    Não é um desporto quando o sucesso é garantido….

    Se o Arsenal faz temporadas patéticas na Premier League sabendo que precisa de se esforçar para chegar à Europa imaginem então se fosse garantido.

    Parabéns a Guardiola pela coragem das palavras. Acredito numa solução que seja mais do agrado de todos e que a Uefa e estes 12 clubes se sentem a conversar para encontrar um caminho melhor para todos.

  • JJoker
    Posted Abril 20, 2021 at 2:14 pm

    E isto, senhoras e senhores, é aquela coisa de se ter uma “espinha dorsal”.

  • fsrgio
    Posted Abril 20, 2021 at 2:22 pm

    Haja alguém com eles no sítio ?

  • deus_Ex_machina
    Posted Abril 20, 2021 at 2:27 pm

    Mas que grande discurso do Guardiola. Tocou em muitos pontos importantes, o maior de todos é mesmo que cada um parece querer olhar por si! A UEFA só está chateada porque é desvantajoso para eles, nada tem a ver com o espetáculo!

  • Leonidas
    Posted Abril 20, 2021 at 2:28 pm

    Enorme Guardiola. Tocou no ponto mais essencial, que senhores como o Florentino ou Agnelli rejeitam. As derrotas e as vitórias têm de ter alguma importância. O teu mérito desportivo tem de contar para alguma coisa.

    Vejo muitos a fazer o paralelismo com as ligas Americanas, mas falham em compreender algumas coisas. O que se está a fazer com a Super Liga Europeia era o mesmo que na NBA ou NFL estabelecer-se que os clubes mais poderosos/ricos (Cowboys, Lakers, Knicks, Celtics, etc) tinham lugar garantido nos playoffs independentemente do seu número de vitórias. É para se entender o quanto perverso é a Super Liga europeia.

    • Sporting1906
      Posted Abril 20, 2021 at 4:58 pm

      Não, o que se está a fazer com a Superliga é o mesmo que se faz com todos os desportos americanos em que a liga é fechada sem descidas nem promoções.

  • Abbas
    Posted Abril 20, 2021 at 2:32 pm

    O falso Guardiola foi mais frontal do que o honesto Klopp.

  • El Bandido
    Posted Abril 20, 2021 at 2:38 pm

    Não sou um fã particular do Guardiola como pessoa, mas esteve muito bem aqui.

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2021 at 2:42 pm

    Excelente discurso, sem muitos ses nem meios ses e com os nomes de todos.

    • Mantorras
      Posted Abril 20, 2021 at 2:50 pm

      Deixo aqui as palavras do presidente do Bayern, que basicamente vai se encontro ao que penso, ou seja, mais controlo sobre salarios e transferencias e abrandamento “desta loucura” que tem inflaccionado os valores no mercado futebolistico, como salvacao do futebol, do seu modelo economico, e salvaguarda da competitividade dos clubes pequenos, que e quase o contrario da superliga.

      “Não acredito que a Superliga Europeia resolverá os problemas financeiros dos clubes europeus que surgiram como resultado da pandemia do coronavírus. Pelo contrário, todos os clubes da Europa deviam trabalhar em solidariedade, de forma a garantir que a estrutura de custos, especialmente os salários dos jogadores e agentes sejam alinhadas com as receitas, de modo a tornar o futebol europeu mais racional.”

  • Knox_oTal
    Posted Abril 20, 2021 at 2:52 pm

    Muito bem o Pep, mais incisivo que o Klopp mas a manter um discurso ponderado, sincero (pelo menos parece) e eficaz! Tocou pontos importantes e não deixou ninguém de fora, e a grande questão é essa… nem os clubes, nem as Ligas, nem as Federações e muito menos a UEFA/FIFA ficaram bem na “fotografia”.

    Toda a gente só pensa em lucro e mais e mais jogos, quando se calhar deviam era pensar nos jogadores e na qualidade do jogo e DIMINUIR aos jogos internos e competições internacionais, sendo que ao mesmo tempo o calendário dos jogos deveria ser repensado sobretudo no que toca à articulação com os jogos internacionais.

    Para seguir…

  • Tiago Silva
    Posted Abril 20, 2021 at 3:27 pm

    Muito bem o Guardiola aqui! A ideia da SL nem é má, todos nós gostamos de ver os jogos grandes e ver os melhores jogadores do mundo a jogarem uns contra os outros, por isso é que adoramos a Champions. Agora tem que haver o mérito desportivo, a possibilidade a todos, todos têm que ter as mesmas possibilidades, embora com outros recursos e todas as equipas devem poder lutar por títulos e ter a possibilidade de chegar o mais alto possível. Poderia haver uma SL, mas teria que haver sempre subidas e descidas, só assim faz sentido!

    Suponham uma liga de 16 equipas. Poderia acontecer passarem as 8 primeiras que iriam para uma espécie de quartos de final e as 8 últimas desciam, sendo que as 8 da Champions subiam à Superliga na próxima época. Algo deste género, aí sim poderia ser um formato interessante!

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2021 at 3:32 pm

    Concordo totalmente com Pep, subscrevo. E realmente foco no ponto do mérito, um desporto é competição e sem competição vale zero.

  • Leandro
    Posted Abril 20, 2021 at 3:36 pm

    São todos contra, mas entraram. Ainda não percebi isso.

    • Leonidas
      Posted Abril 20, 2021 at 5:42 pm

      Quem entrou foram os donos dos clubes. Não foram jogadores, treinadores e adeptos.

    • O Rúben
      Posted Abril 20, 2021 at 7:10 pm

      O Guardiola e todos os treinadores e jogadores são funcionários e como em qualquer empresa têm zero influência numa decisão da entidade empregadora, mas como qualquer funcionário pode se posicionar e assumir se concorda ou não com a decisão tomada por quem gere.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 20, 2021 at 4:07 pm

    Guardiola aqui esteve muito bem, o meu elogio e aplauso. Não quis saber de poder ganhar mais dinheiro. Não nego que não pense nisto mas por vezes temos que nos lembrar que ainda existem pessoas com espinha dorsal onde o dinheiro não é tudo e acima de tudo estão valores e princípios. E parece que Guardiola partilha desta visão.

    E não me parece justo colocá-lo em oposição com Klopp. São dois estilos diferentes mas com o mesmo intuito.

    O que me parece óbvio é que os treinadores estão fulos por não terem sido incluídos. E como diz Guardiola e muito bem está na hora de os proponentes aparecerem e terem coragem de defender isto.

    Já tivemos Pérez mas esse era o óbvio. Já tivemos Gazidis do Milan mas esse também seria óbvio.

    O que será interessante é ver Ed Woodward ou mesmo os Glazers do United darem a cara; ou os donos do Liverpool. Irão ter essa coragem? Não, são uns cobardes que precisam dos empregados para defenderem esta ideia.

    E veja-se os pormenores da última reunião da Premier League e passo a citar vindo da Sky Sports:

    “ Sky Sports News reporter Kaveh Solhekol has provided further details on how today’s Premier League meeting unfolded.

    The meeting began with an update on the government position on the breakaway, which is that they will do everything to prevent it.

    A senior executive at one of the six breakaway clubs had spoken to a senior executive at one of the other 14 Premier League clubs insisting that the European Super League members do not want to leave the Premier League and that “people haven’t been listening to us”. This was not well received by other attendees at the meeting.

    The 14 Premier League clubs want the six breakaway teams to remain in the Premier League but have made it clear that certain people from the six clubs would not be welcome back in the division.

    There is also concern that executives from the six clubs have been sitting on very important Premier League committees and they have been privy to commercially sensitive and confidential information which could be used by the European Super League.

    The 14 do not want to end up in a prolonged court case, but believe that whatever happens, the Premier League needs a total reset.”

    As peças começam a mexer e acredito genuinamente que o UK irá acabar com esta palhaçada…

  • DNowitzki
    Posted Abril 20, 2021 at 4:28 pm

    Quero ver o que a comissária eiropeia da concorrência vai fazer acerca disto.

  • Iosonopaulo
    Posted Abril 20, 2021 at 7:05 pm

    Sei se irei ser ” olhado ” de soslaio mas, conheço pessoas que privam com o Pep e este senhor além de ser um excelente treinador, é de uma cultura e inteligência acima da média, custe a quem custar.
    Segue o dinheiro como seguem todos mas, a forma como lidera e gere um balneário, como se dá com as direções dos clubes, é tudo menos de um mancebo e de um Yes Man. Adianto já que o City tem um caso bicudo para tratar com este senhor. A forma como ele falou é simplesmente brutal e demonstra o porquê de ter tanto sucesso : ele é pago a peso de ouro porque em 1o lugar ama o que faz, e depois tem sucesso porque ama o desporto e tem uma cultura e disciplina acima da média ja dos twmpos da La Masia. Não me esqueço que ele não renovou com o Barca enquanto jogador porque não o estavam a ver com a importância devida. Preferiu sair a estar a ” mamar ” ordenados chorudos em Camp Nou.
    Guardiola não é um gajo qualquer. Goste-se ou não.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 20, 2021 at 7:20 pm

    Primeiro o Chelsea e pelos vistos segundo rumores dos últimos minutos o City também irá retirar-se desta palhaçada.

    Se de facto este projecto vai à vida, deixo aqui o seu epitáfio. Cortesia do Daily Telegraph. Passo a citar:

    Tom Morgan has an update on the financial side of things (obviously it’s all financial, but I mean the nuts and bolts)

    The Super League rebels have signed up to a potentially historic wage cap.
    They want to commit to paying only 55 per cent of revenues on salaries, agent fees and transfers.
    Politicians have consistently called for curbs on spending in the English football, particularly in the Championship where spending has averaged 107 per cent of revenue, so this might sweeten the pot if lawmakers try to get involved.

    According to a leak by the group to the Financial Times, but subsequently confirmed by The Telegraph, 20 per cent of future revenues would be allocated on “merit” or be dependent on performance in the competition. The final 15 per cent would be shared based on broadcast audience size and clubs will be allowed to retain revenues from gate receipts and club sponsorship.”

    • Filipe Ribeiro
      Posted Abril 20, 2021 at 8:14 pm

      O City já saiu, o Chelsea está a preparar a papelada para rejeitar também,esta palhaçada acaba hoje, o Agnelli demitiu se da Juve.
      Está bonito…

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Abril 20, 2021 at 9:32 pm

        Filipe, onde posso encontrar a informação da demissão do Agnelli da Juventus? Não encontro aqui na imprensa inglesa mas também não pesquisei na última meia hora…

        O bom disto tudo é que como dizes e muito bem esta palhaçada, palhaçada, acaba hoje.

        E fico muito contente que o UK tenha dado o golpe de morte nisto…

    • Kafka
      Posted Abril 20, 2021 at 8:20 pm

      Obrigado pelas actualizações Pedro

      A confirmar-se essas saídas, fica abortado a Superliga… Aliás sem Bayern (e parecem firmes na posição tomada) já muito dificilmente isso poderia avançar

      Acaba por ser como o Filipe Ribeiro disse ontem, isto visou pressionar a UEFA a ceder quanto à nova Champions em 2024

  • Macaco
    Posted Abril 21, 2021 at 11:08 am

    Guardiola é um senhor.
    BOSS tudo dito.

Deixa um comentário