Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não entendo como é que há muitos benfiquistas que criticam o Pizzi»

Devia ser mais valorizado? Apesar de apresentar números estrondosos é sempre dos mais visados quando as águias não vencem.

Simão Sabrosa teceu grandes elogios a Pizzi numa entrevista à BTV. “É um maestro. Tive a possibilidade de o conhecer pessoalmente, joguei com ele no Espanyol. Fomos companheiros de quarto. Estávamos cinco dias da semana juntos, além dos treinos estávamos juntos à tarde. Ele é uma pessoa muito humilde, bondosa. É um craque. Não entendo como é que há muitos benfiquistas que quando algo corre mal criticam o Pizzi. Se olharmos para a época do Pizzi, épocas anteriores, seja golos ou assistências… Ele é um jogador muito importante para o Benfica e muitas vezes é criticado. Também aconteceu comigo mas dele só tenho a falar bem. Ele lê cinco segundos antes o que vai fazer. Tem a noção que zona do campo deve pisar para marcar golos. Para mim é o maestro do Benfica”, vincou o antigo capitão do Benfica.

76 Comentários

  • Eagle1991
    Posted Maio 25, 2020 at 5:22 pm

    O Pizzi não é um fora de série mas é um bom jogador. Penso que o problema é o Benfica não ter ninguém com qualidade semelhante ou superior para que a forma do transmontano fosse gerida de outra forma. Um plantel homogéneo e com qualidade faz com que cada jogador brilhe mais. Nesta altura Pizzi joga quando está bem, quando está pessimo, quando está assim assim…. basicamente quase sempre

    • Kacal
      Posted Maio 26, 2020 at 11:18 pm

      Lá está, Eagle1991. Tocaste no ponto essencial. Se o Pizzi comesse banco quando estivesse em má forma e tivesse alguém a “roer-lhe os calcanhares” quando é titular e fosse também gerida a sua forma física, talvez fosse mais preponderante em certos jogos.

  • Nazgul
    Posted Maio 24, 2020 at 4:09 pm

    Um juvenil tem mais força no pé e defende mais que este senhor …

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 23, 2020 at 11:30 am

    O Pizzi é um grande jogador que tem sido frequentemente dos melhores do Benfica. Defende pouco? Sim. Pensa o jogo da equipa? Sim. Faz inúmeras assistências? Sim. Marca muitos golos? Sim, é o melhor marcador do Benfica esta época. O Simão Sabrosa tem razão.

    • Pablo
      Posted Maio 23, 2020 at 5:41 pm

      Concordo, para jogar no tugão chega, mas o Benfica precisa de melhores jogadores para combinar com o Pizzi. Combinar jogadas com o Cervi, Chiquinho, Gabriel (que falha muitos passes) é diferente de combinar com Jonas e João Félix.
      Quanto a defender, deveria ser mais protegido já que é o mais decisivo na frente.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 23, 2020 at 9:50 am

    O Pizzi é bom jogador, disso não há quaisquer dúvidas. Agora o que me irrita nele é o seu ar de vedeta, a achar que é a estrela da companhia, onde não corre para defender e não tem qualquer intensidade no seu jogo. Jogadores assim dispenso, mas em termos de qualidade com a bola nos pés é muito bom, nisso sim, para além do que oferece ao jogo em termos de último passe e de decisão.

  • RuiCosta10
    Posted Maio 23, 2020 at 1:28 am

    Porque é medíocre no processo defensivo, do mais macio que pode haver, estar o Pizzi a defender ou um pino vai dar ao mesmo. Porque não disputa uma bola pelo ar. Porque perde a maioria das bolas divididas. Porque quando rebenta fisicamente (acontece todas as temporadas) falha assistências e golos cantados, perdendo-se assim os seus atributos técnicos e por consequencia a sua visão de jogo. E por isto tudo, leva os adeptos ao desespero.

    • Kacal
      Posted Maio 23, 2020 at 1:31 pm

      Se calhar isso resolve-se dando-lhe concorrência forte e fazendo-o descansar em vez de jogar sempre e até “rebentar”, digo eu. Talvez com Pedrinho isto melhore.

  • Xefe
    Posted Maio 22, 2020 at 11:55 pm

    O principal problema nem é as criticas ao jogador em si, mas sim a quantidade de criticas quando comparado com outros jogadores.

    Por exemplo muita gente a dizer que o Pizzi é fraco contra os grandes, mas a verdade é que nos últimos 5 anos, jogadores lá na frente, praticamente só ele e J. Félix fizeram boas exibições em jogos contra grandes.

    E depois temos muitos cepos que são nulos quer contra grandes quer contra “Tondelas” e não se diz nada. Mas é como o Lage diz, cobra-se sempre mais aos melhores.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 22, 2020 at 10:29 pm

    Então começa a ver os jogos que já ficas a perceber!

  • E o que temos
    Posted Maio 22, 2020 at 10:26 pm

    Oh simão eu não entendo é como é que chegamos ao ponto de depender de um pizzi para alguma coisa. bons tempos em que eras tu a resolver e não tremias

  • Freitas
    Posted Maio 22, 2020 at 10:24 pm

    Será sempre o melhor jogador contra o Tondela, Aves, Marítimo, Portimonense, Gil Vicente e afins.
    Será sempre com um comentário do tipo: ”passou ao lado do jogo” em 80% dos jogos contra Porto e Sporting.
    Será sempre menos um em 90% dos jogos da Champions.
    Agora é aquela parte em que começam a dizer: ” é pá que exagero, parem lá de bater no homem”.
    Se alguém tiver paciência para ir ver as criticas nos últimos 20 clássicos e nos últimos 20 jogos da Champions está à vontade.
    Sem querer massacrar o Homem por detrás do jogador, penso que o Pizzi é o paradigma do Benfica do Vieira.
    Forte com os fracos e fraco com os fortes.
    Quanto às bolas paradas, nem vale a pena alongar-me, a culpa é tanto dele como de quem o põe a marcar.
    O meu puto tem 11 anos (e joga futebol) e aqui há uns tempos estávamos a ver um jogo do Benfica e há um canto a nosso favor.
    O Pizzi encaminha-se para a bola e prepara-se para bater.
    Nesse instante, o meu filho diz; ”ó Pai, queres apostar que a bola não chega lá….
    Eu pergunto; não chega onde??
    Entretanto, o Pizzi bate a bola e como é habitual vai um balão para a área e a jogada perde-se.
    Após, o meu filho responde: ”a lado nenhum, o Pizzi não sabe marcar os cantos, até na minha equipa marcam melhor…
    E pronto, palavras para quê……

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 22, 2020 at 10:05 pm

    Farto-me de rir com quem considera Jonas (um craque, sem dúvida) como um dos melhores jogadores da História de um clube, sendo que era um avançado-centro que marcou, ao serviço do Benfica, 3 golos na Liga dos Campeões (Galatasaray, Zenit e Ajax), um golo na Liga Europa (Dínamo Zagreb), um golo ao FC Porto (de penalty) e um golo ao Sporting CP (de penalty). Realmente o Jonas aparecia nos jogos grandes que era uma coisa louca.

    Lembro-me que nessas alturas se criticava os treinadores por mudarem a estratégia nos jogos grandes, não permitindo que o génio de Jonas aparecesse. Argumento que me parece bastante válido, embora Oscar Cardozo o possa destruir facilmente.

    No entanto, quando se trata de Pizzi, um médio-ala que por exemplo esta época teve uma influência na equipa praticamente ao nível da de Bruno Fernandes no Sporting até ao surgimento em grande de Carlos Vinícius, já estamos a falar de alguém que só bate em mortos. Pizzi soma 3 golos na Liga dos Campeões e 2 na Liga Europa (todos esta época), um golo contra o Sporting (de penalty) e ainda não marcou pelo Benfica contra o FC Porto, tendo marcado “apenas” aquele hat-trick no Dragão ao serviço do Paços de Ferreira que impediu o pleno do fraquinho FC Porto de AVB em casa (14 vitórias e esse empate 3-3). Gostaria de perceber porque é que num caso é bater em mortos e no outro se argumenta que “é nos jogos pequenos que se ganham campeonatos e Jonas deu muitos pontos ao Benfica”.

    • B.Jardim
      Posted Maio 23, 2020 at 12:55 pm

      Concordo Valentes. Apesar de considerar o Jonas superior, acho curiosa a dualidade de critérios quanto aos que usam o argumento dos números.

    • Louco de Lisboa
      Posted Maio 23, 2020 at 12:01 pm

      Concordo plenamente. Eu nem sou fã do Pizzi, mas tambem nao percebo a sua parca valorizaçao.

      E embora tenda a desaparecer em jogos grandes, assistiu Rafa o ano passado no Classico, com muita classe.

    • Ricard0
      Posted Maio 22, 2020 at 11:00 pm

      Eu nem sou particular fã do Jonas, mas o futebol é muito para além dos golos.
      O Jonas não marcou em muitos jogos grandes é verdade, mas sentia-se a sua presença, quer seja para o bem ou para o mal. Podia não marcar mas ajudava a equipa.
      O que se critica no Pizzi (pelo que percebi) é que ele nos jogos grandes simplesmente desaparece, é como se nem tivesse a jogar..

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 23, 2020 at 1:32 am

        Não se sentia a sua presença. Na maioria dos clássicos não jogava nadinha, uma vez que o RV jogava em contra-ataque e o Jonas nessa estratégia era uma nulidade (não é culpa dele, simplesmente não é jogador para esse estilo de jogo).

        O Pizzi é fraco fisicamente e irrita-me a forma como não põe o pé à bola, mas nesse aspecto o Jonas não era melhor do que ele.

    • Mantorras
      Posted Maio 22, 2020 at 10:12 pm

      O Jonas e muito melhor que o Pizzi. Mas muito. Podes-te rir a vontade.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 23, 2020 at 1:31 am

        Eu não escrevi que o Jonas não é melhor do que o Pizzi. Se escrevi, agradecia uma citação de onde está isso escrito. Mas porque o Jonas era um craque, o Pizzi não passa a ser “banal”. Porque não é, nem de perto nem de longe.

        Não respondeu ao que eu perguntei: porquê a diferença de critério no caso de um e no caso de outro.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 22, 2020 at 10:04 pm

    Eu penso que quando muita gente diz que o futebol não é um folha de Excel, tem razão.

    Dou o exemplo do Bruno Fernandes que teve números absolutamente incríveis e sempre tive a certeza que ia partir tudo na Premier League num grande. Por exemplo, o Pizzi apesar de ter números parecidos com os do Bruno, não consigo pensar assim, acho que não tem nível para jogar num clube como o United.

    Acho que todos os benfiquistas reconhecem valor ao Pizzi para fazer a diferença em Portugal, a questão é assumir em jogos mais exigentes.

  • TBL
    Posted Maio 22, 2020 at 10:02 pm

    É simples: porque nos últimos anos os benfiquistas habituaram-se a jogadores melhores a fazer o seu trabalho. Nos anos 90 era o Pizzi, o JVP e mais 9. Hoje, para muitos, não serve…

    De qualquer modo vejo muita gente a dizer coisas demasiado duras e injustas. O Pizzi é um bom jogador e faz muitas vezes a diferença, a bitola é que está, felizmente, muito elevada.

    • Chico
      Posted Maio 23, 2020 at 1:30 am

      Equiparar JVP ao Pizzi… Sem palavras.

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 23, 2020 at 1:18 am

      O problema não é Pizzi ser jogador do Benfica. O problema é o Pizzi ser a referência do Benfica.

      Se o Benfica quer ser um clube de Champions, tem que ter como referências jogadores de Champions, coisa que o Pizzi não é.

    • Franz
      Posted Maio 22, 2020 at 10:34 pm

      Não é da agora, o Benfica sempre teve enormissimos jogadores , a partir de 94 é q houve um retrocesso. Por isso sim o pizzi serviria perfeitamente para o Benfica pós 94 que era uma casa de malucos sem rumo, e com um plantel de sapateiros. Mas a comparação tem que ser feita com a maior parte da história do benfas e aí pizzi dava um excelente suplente, com um bom toque de bola e que decide bem, mas não chegava pra ser titular nas melhores equipas(por exemplo em 2013/2014 não chegava a qualidade dele pra tirar um lugar a um titular) A exceção à história do Benfica é entre 94 até 2010, não o contrário.

      • TBL
        Posted Maio 22, 2020 at 11:47 pm

        Sem dúvida. Mas a maioria dos que vejo criticar o Pizzi não tem idade para se lembrar do Benfica pré-94, por isso limitei a minha análise aos anos mais recentes.

  • odracir
    Posted Maio 22, 2020 at 9:39 pm

    Não vejo qual é o problema de criticar o rendimento de um jogador. Ter qualidade, por si só, não o iliba disso.
    O Pizzi tem muitos momentos de displicência e de alheamento do jogo, principalmente no momento defensivo. Era o que faltava o adepto ter que comer e calar.
    Ao Pizzi só lhe fazia bem ter concorrência de outro nível. E digo isto com o maior do respeito e carinho que tenho pelo jogador.

    • Kacal
      Posted Maio 22, 2020 at 9:43 pm

      Claro que não tem problema nenhum criticar o rendimento de um jogador, mas quando lhe chamam “cepo” ou banal já não é bem criticar…

      • B.Jardim
        Posted Maio 23, 2020 at 12:51 pm

        Concordo em parte Kacal. Porque ele de facto não é banal em 90% dos jogos, mas quando o nível sobe…

        • Kacal
          Posted Maio 23, 2020 at 1:28 pm

          Quando o nível sobe apaga-se como muitos outros jogadores de qualidade, há outros factores possiveis para tal. Mas o Benfica nos últimos anos tem se apagado como colectivo na Champions, será apenas culpa do Pizzi? Não me parece. E portanto se não é banal em 90% dos jogos, então é um bom jogador e para a nossa realidade interna é ótimo. Pode não ser craque, mas não é banal e acho desrespeitoso para com ele.

      • Vegeta
        Posted Maio 23, 2020 at 10:37 am

        Um jogador que aos 30 anos tem 2 golos na champions e 17 jogos pela nossa seleção e não rendeu em nenhum clube de topo sem ser o Benfica não é banal ?
        É bom contra os Tondelas e os Aves desta vida, quando o nível sobe é o que se vê.
        Comparem com os numeros do Simão, por exemplo, e vejam as diferenças.

        • Kacal
          Posted Maio 23, 2020 at 1:26 pm

          Não, não é banal. Sabes o significa da palavra banal? É melhor ires rever. Pizzi nunca pode ser considerado banal. Podes não o considerar acima da média ou craque, mas banal nunca será. E para a nossa realidade interna, é acima da média e os números provam-no. Caso contrário haveriam mais com números iguais, digo eu.

          Ninguém comparou com Simão logo não percebo a associação, estamos a falar de Pizzi apenas.

          E se vais por aí, o Marega fez uma bela época a nível de golos há 1 ano atrás na Champions, passa a ser craque?

          • Vegeta
            Posted Maio 27, 2020 at 8:22 am

            O Marega é outro que é banal.
            Se o Pizzi é tudo isso que dizes e não é banal, como é que aos 30 anos só tem 17 jogos pela seleção?
            Os selecionadores são todos malucos?
            O Pizzi rende contra os mais fracos quando o nivel sobe é menos 1, e além disso antes do campeonato parar falhou 3 pênaltis em 6 dias, 3!!!
            Se isto não é banal, pelos vistos tu é que não sabes o que é ser banal.

            • Kacal
              Posted Maio 28, 2020 at 2:15 pm

              É só pesquisar Vegeta, alguns sinónimos de banal são “geral, cotidiano, regular, usual, normal, habitual, costumeiro, singelo, simples, frequente, natural, vulgar, trivial, ordinário, corriqueiro, comum, prosaico”. Pego no vulgar, os números que o Pizzi tem tido em Portugal não é qualquer um que tem tido, logo aí não é vulgar portanto não é banal. É só fazer 1+1!

              De resto, sabes quem é Portugal? Uma das melhores selecções do Mundo numa 2ª linha, actual campeã europeia e vencedora da Liga das Nações. No meio-campo jogam jogadores como Moutinho, Bruno Fernandes e Bernardo Silva. São banais? É natural que o Pizzi jogue pouco porque é um jogador de qualidade, mas os outros são melhores, o que não faz dele banal.

              Por fim, o número de internacionalizações não dita nada propriamente. Teremos que ver a concorrência na posição para aferir algo.

              Dou um exemplo, o Sérgio Conceição teve 56 internacionalizações na selecção e o Nani teve 112. E eu não considerava o Sérgio Conceição banal, mas o Nani apanhou uma fase de menor concorrência também.

              Só concordo na parte do Marega, não o chamaria de banal, mas é extremamente limitado, sim.

  • Chico
    Posted Maio 22, 2020 at 9:33 pm

    Quem me dera ter agora o melhor Simãozinho no lugar do Pizzi. Teríamos um jogador na ala direita com bom remate, boa execução das bolas paradas, rápido e que assume contra os grandes. Não sendo possível, temos uma ala direita manca ofensiva e defensivamente.

    • Valderrama
      Posted Maio 23, 2020 at 12:27 am

      O melhor Simão sempre jogou no lado esquerdo. Aquelas diagonais eram fortíssimas

      • Chico
        Posted Maio 23, 2020 at 12:12 pm

        Eu sei que sim, mas o Simão sempre foi capaz de jogar dos dois lados (até porque era ambidestro) e o lado manco do Benfica neste momento é o direito. À esquerda estamos bem servidos com o Rafa.

  • Franz
    Posted Maio 22, 2020 at 9:24 pm

    É máquina o pizzi, mas só dava jogador pra ser o 12 ou 13 jogador duma grande equipa, jogador de rotação que entra e não compromete, até pq tem 2 vertentes técnicas (pensar o jogo e decidir bem que fazem dele um jogador de destaque) mas nunca pode ser o craque da equipa, faltam lhe muitas premissas para isso. Então vê – lo a assumir penaltys cheio de tremeliques e mto nervoso só mostra o quão ele não é feito para ser líder, acho que cede a pressão. Mas em determinados contextos é grande jogador pra fazer parte dum grande plantel pra ir rodando e não se perder qualidade na mesma. E neste momento é o jogador do Benfica mais importante do meio campo pra frente, o que só demonstra a parca qualidade da equipa neste momento. É por isso que na época 13/14, guardei o poster do plantel todo, pq me ocorreu logo que dificilmente nos próximos anos íamos ter uma equipa tão boa e completa todas6as posições.

  • Daniel Alves
    Posted Maio 22, 2020 at 9:04 pm

    A diferença é que ao contrário do próprio Simão, o Pizzi não rende igual contra o Liverpool ou United como rende contra o Tondela ou o Aves. E um titular do Benfica tem de o fazer.

    • Bio
      Posted Maio 22, 2020 at 9:50 pm

      O Benfica joga menos de 10 jogos por ano contra equipas do seu nível ou parecido. O resto da época é malhar em equipas inferiores, jogos esses em que o Pizzi é absolutamente decisivo.

      • Daniel Alves
        Posted Maio 22, 2020 at 10:25 pm

        Concordo absolutamente. Mas depois estranha-se que um jogador com dois digitos em golos e assistências não apareça contra os Portos desta vida.

  • Kafka
    Posted Maio 22, 2020 at 8:57 pm

    Aliás um jogador que aos 30 anos continua a não ter força para bater na bola como um Homem a sério, diz bem da sua falta de compromisso e total prima Dona…..não sabe bater cantos devido à falta de força, mas insiste em batê-los não sendo sequer Homem suficiente para dizer ao treinador que não tem força suficiente para os bater e portanto deveria ser outro a fazê-lo…mas pronto aqui a culpa também é dos treinadores que vêm a notória falta de força do Pizzi para bater na bola e mesmo assim continuam a insistir que ele bata e continuamos a assistir às consequentes sessões de vergonha alheia que é ver um jogador de futebol profissional do Benfica bater uma bola com menos força que uma mulher

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 22, 2020 at 9:27 pm

      Entendo bem o que queres dizer e concordo, mas nos cantos em específico não me parece que seja falta de força, acho que é mais falta de jeito. Mania de bater os cantos em balãozinho quando os devia bater tensos entre os cantos da pequena área… Arte, me tira do sério..

  • Xefe
    Posted Maio 22, 2020 at 8:55 pm

    O Pizzi tem sido o maestro do Benfica nos últimos anos. Não é um craque do nível de Rui Costa, Aimar ou Félix mas é do mais parecido que temos tido nos últimos 5 anos. É dos poucos lá na frente que sabe jogar de primeira pois como o Simão diz, sabe o que fazer à bola muito antes de sequer a ter.

    No seu auge foi uma peça fundamental no 1º e único Tetra do clube. E mesmo tendo as limitações físicas que tem, ainda consegue ser uma das peças principais do Benfica. Craque.

  • MuchoG
    Posted Maio 22, 2020 at 8:47 pm

    O Pizzi garante números e boas exibições contra as equipas mais fracas do nosso campeonato mas é um facto que desce demasiado de nível quando a dificuldade sobe para alguém com tanta responsabilidade. Tem mais de 30 jogos na UCL e só esta época marcou o seu primeiro golo. O que seria de nós se alguém como o Simão, Jonas ou Aimar fosse um nulo na maioria dos jogos grandes que faz? É isso que o Pizzi é.
    Mas eu até conseguiria ignorar isso (visto que 90% dos nossos jogos são contra adversários menores) se não fosse a horrível atitude e compromisso que o Pizzi apresenta para alguém que neste momento é o capitão do Benfica. Um jogador com zero carisma, zero capacidade de liderança e que desaparece durante largos períodos da época (antes do campeonato ser interrompido estava numa forma miserável já há algum tempo). Que exemplo dá um capitão quando perde a bola e vem a passear para defender?
    De qualquer maneira, para substituir Pizzi teria de ser alguém de uma qualidade inegável, que fizesse mais ou menos o que o Pizzi faz nos jogos pequenos e que aparecesse mais nos grandes , se o Pedrinho é esse jogador? Não sei, não tenho muita esperança mas pode ser no futuro, por agora se não vier mais ninguém não faz muito sentido tirar Pizzi do 11 a não ser que Jota dê um passo gigante para o ano.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 22, 2020 at 9:47 pm

      Jonas? Mas quantos golos marcou o Jonas pelo Benfica na Champions e em clássicos contra o Porto e o Sporting? Estamos a brincar, só pode.

      Uns podem render apenas contra clubes pequenos/médios sendo avançados-centro e são considerados dos melhores jogadores da História de um clube, um médio-ala farta-se de marcar golos quando nem seria essa a sua principal função e é considerado um cepo. Gostaria, sinceramente, de compreender melhor este critérios.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 22, 2020 at 11:00 pm

        Verdade! Comentei isso mesmo há tempos falando precisamente do Jonas, que adorei no Benfica é que creio merecer por completo o carinho e adoração que todos temos por ele. Sou um dos muitos fãs No1 do Pistolas. Contudo, eu mesmo dei-o como exemplo, relativamente aos números e performances contra grandes ou na Champions. Eram fracos os números tb mas aí já se arranja desculpas (e eu tb desculpava-o). Quanto ao Pizzi mantenho a minha coerência…e desculpo-o também. Não pode haver julgamentos diferentes em situações idênticas. Na La Liga tb teve presença positiva por exemplo.

        • Mantorras
          Posted Maio 24, 2020 at 3:21 am

          Sao ideias. Nem todas sao boas.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2020 at 1:35 am

          Obrigado, haja alguém com igual lucidez neste assunto!

          Jonas era um craque, sem dúvida, e levou muitas vezes o Benfica às costas. Agora é a vez de Pizzi o fazer, com menos “perfume” mas com um último toque ao nível de um jogador de topo. Falta a intensidade de jogo, mas isso é um mal da maioria dos jogadores do Benfica…

      • Mantorras
        Posted Maio 22, 2020 at 10:28 pm

        Amigo, o Jonas era PL e nao tem culpa que o resto da equipa nao estivesse ao nivel dele e nao chegassem a frente, com equipas decentes. Se os Pizzis no meio campo fossem bons o suficiente e a bola la chegasse era diferente. Tavas a espera que o Jonas disputasse os baloes pra frente dignos de equipa da segunda B que os craques que tu adoras lhe ofereciam mal o nivel subia? Quando a bola chegava aos pes do Jonas, contra o Leca, ou contra o Bayern, o tratamento era igual, o Jonas nao tropecava na bola, nao dava uma piroeta idiotas em panico, depois caia, amarrava-se a perne e fazia de conta que se tinha magoado, enquanto apreciava o contra ataque ao nivel da relva, para depois protestar com o arbitro enquanto nos vemos na repeticao que ninguem lhe tocou.

        O Jonas jogava a titular, a brincar, em todos os Benficas que me lembro, e era o melhor, ou dos melhores, em todos, e num Benfica decente, marcava a toda a gente.
        O Pizzi joga neste e sendo dos melhores, olha que o Jonas tinha marcado os penalties que o menino falhou e tavamos em primeiro. E aquela bola no Benfica Porto aos 45m que caiu nos pes do Pizzi…. tivesse um Jonas em campo e nao saia um passe ao Casillas… saia rede e ti hamos sido penta. So que nao havia Jonas… saiu Pizzi. O Pizzi num Benfica bom nem calca no 11, passa a Chiquinho e fica um suplente fixe.

        • Pablo
          Posted Maio 23, 2020 at 5:36 pm

          Mantorras o Pizzi e o Jonas em jogadores grandes são iguais. Nenhum se sobressai. Vai ver quantas assistências e penúltimo passes o Pizzi deu para o Jonas. Assim de cabeça lembro num jogo em Munique contra o Bayern o Jonas falha 2 oportunidades de golo. Com certos jogadores há 2 pesos e 2 medidas…

          • Mantorras
            Posted Maio 24, 2020 at 3:23 am

            Ainda bem. Agora faz o exercicio contrario e ve la os falhancos do pseudo Zidane em comparacao com o mestre. Tenho ideia que ate o Pizzi corava de vergonha porque ele sabe a distancia que os separam, mas nem todos vem… ok. Vamos acreditar.

        • Kacal
          Posted Maio 23, 2020 at 2:34 am

          Sim, mas facto é que o Jonas pouco aparecia nos jogos grandes. E foi um craque cá. Por vezes os jogadores não aparecem nesses jogos por outros motivos, sejam mentais ou do contexto que vivem.

          E o Pizzi para mim fez uma bela exibição no jogo do titulo, que foi um jogo fundamental, na época passada no Dragão juntamente com Rúben Dias, Samaris e Rafa.

          • Mantorras
            Posted Maio 25, 2020 at 8:24 am

            O Benfica nao aprecia nos jogos grandes*

            E diferente.

            • Kacal
              Posted Maio 26, 2020 at 2:06 pm

              Pronto, mas acho que esse argumento serve tanto para o Jonas como para o Pizzi, não? Penso que sim.

              • Mantorras
                Posted Maio 26, 2020 at 6:59 pm

                Nao acho e ja expliquei algures.

                O Pizzi nem a 8 aparecia nos jogos grandes, e agora joga como ala, nao joga como extremo, nao esta la na frente distante, esta ca atras e recebe bolas recuado, so que continua desaparecido e incapaz de progredir ou dar solucoes a equipa. Ora, o jogador mais capacitado para pegar no jgoo, aquele que todos procuram, nao devia aparecer? O jogo nao passa na mesma por ele? Claro que passa. So que pressionado, ele nao progride, nao segura, nao descobre ninguem, etc. Principalmente com o Porto e sempre abafado.

                Eu nao estou a bater no Pizzi “so porque sim”, sugiro que revejam os primeiros 20min do Benfica vs Porto desta epoca. Esta repleto de momentos que amputaram a equipa de ser afirmativa num jogo em casa que poderia afastar e muito o Porto do primeiro lugar, e quase invariavelmente, naquele inicio ao pe cochinho, a bola passa por Pizzi e ele perde a posse. A quantidade de posses que ele desperdicou, sem grande justificacao, com mas decisoes atras de mas decisoes, insistindo no erro de “ha 1min atras” e diparatado. Tirarem-lhe a bola como se fosse um juvenil, sem dar luta sequer, enfim… Ele e um dos jogadores mais importantes da equipa, e procurado e certamente que treinou para ser a referencia nas saidas tantas foram as bolas que lhe deram, para dar fluidez ao nosso jogo, mas como quase sempre, so emperrou o jogo e amputou a equipa de qualquer capacidade ofensiva.

                Posto isto, pergunto eu: quem foi o avancado? Quantas vezes tocou na bola? E se tivesse la o Jonas era diferente?

                A jogar assim, claro que nao. A diferenca, e o meu argumento, e que o Jonas teria estado desaparecido, mas porque a equipa nunca teve jogo ofensivo no ultimo terco, porque se tiver, ele nao vai cair na bola, enquanto que o Pizzi teve jogo, foi solicitado inumeras vezes, e foi uma das razoes para a bola nao ter chegado nem ao Jonas, nem a quem la esteve nesse dia.

                PS: Eu ainda poderia referir que o Jonas, como e evidente, e avancado para uma equipa que jogue instalada no ultimo terco, acho que todos vemos isso, bombear bolas com o Jonas no meio de Filipe, Marcano e Danilo, como e logico, resulta em duelos que dificilmente o Jonas ganha. E utopico pensar que ele pode fazer algo nessas condicoes. No entanto, ele nao e responsavel por resolver esse problema, eu concordava contigo se ele recebesse jogo e fosse o motivo pelo qual a equipa nao facturava, so que nao. O jogo so chega a ele se jogadores que estao atras fizerem bem o trabalho dele, porque ele vem depois na cadeia de construcao, e tal nao acontece. E estou a dar de barato que falamos de um Jonas constantemente limitado por lesoes, a jogar muitas vezes limitado, e de um Pizzi totalmente saudavel (diria mesmo no pico), mas dou isso de barato.

                • Kacal
                  Posted Maio 26, 2020 at 11:17 pm

                  Sim, ok. Mas o Jonas joga como SA e é um jogador com requinte técnico, não estando a ser solicitado não deveria ele dar-se mais ao jogo e recuar para ter bola e ajudar ele próprio a construir e tabelar com os colegas, atrair marcações, etc? O Pizzi teve maus jogos, como teve bons. Acho dificil um jogador ter números destes e só saber jogar com pequenos. Acho que o problema é mais colectivo. A parte das lesões não concordo porque o Jonas foi nulo nos jogos grandes desde que aterrou em Portugal. Talvez o Pizzi, como é mais frágil fisicamente, seja “sugado” nos jogos pequenos e depois não tenha pernas nos jogos grandes porque a sua gestão não tem sido bem feita também, joga quase sempre. E volto a repetir, na época passada num dos jogos mais importantes da época, no Dragão com o Porto, vi um belo jogo do Pizzi.

                  • Mantorras
                    Posted Maio 28, 2020 at 1:49 am

                    Claro que o Jonas tem que fazer isso, e faz, so que para tabelar e preciso receber a bola e depois para entregar e preciso ter la mais alguem… Eu devo ver mesmo jogos diferentes. O Jonas era sempre muito marcado, sempre, tal como foi nos ultimos jogos foi o Rafa (nao o Pizzi!) e no ultimo no Dragao foi o Taraabt. So que ainda mais que eles. Ja o Pizzi, basta ver os tais 20min que referi, fica claro. Nao e preciso inventar nada, esta tudo filmado.

                    PS: A questao fisica nao e algo que se concorde. E um facto. Ele teve problemas e foram mais ou menos desde o inicio. Mesmo que tenha feito jogos a 100% isso nao invalida que a amostra de jogos do Jonas a 100% seja claramente pequena… Nulo e ser redutor ao maximo. Nulo foi o Douglas…

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2020 at 1:49 am

          Não idolatro jogadores de futebol. Nem sei onde escrevi que idolatro o Pizzi, que não é de todo dos meus jogadores favoritos, nem actuais nem de sempre. Não que tenha de justificar isto, mas fica o reparo em nome da verdade.

          Ora então, o Jonas não rende porque os médios não metem as bolas lá à frente. E os médios nesses jogos têm as mesmas indicações da parte do treinador? Ou será que nesses jogos os treinadores não pediram aos médios que se preocupassem mais em defender do que em atacar e servir os avançados? Que argumento mais simplista.

          Porquê é que o Jonas não disputava essas bolas? Cardozo fartou-se de marcar golos em jogos grandes. Estava lá quando era preciso. Jonas marcou 1 ao FC Porto e um ao Sporting. Ambos de penalty. Muito pouco para um ponta-de-lança que tinha lugar em todos os 11’s do Benfica, não?

          O Jonas não fingia que se magoava… Já aprendi alguma coisa nova hoje!

          Mais uma vez, não me explicou porque é que um ponta-de-lança de topo, que tinha lugar em todos os 11’s do Benfica de que se lembra (não sei onde é que “calçava” com Saviola/Cardozo ou quando o trio era Rodrigo/Lima/Cardozo), só marcou 3 golos na Champions.

          O Jonas falhou 3 penalties no Benfica. O Pizzi falhou 6, sendo que 3 delas foram nas últimas duas jornadas. Portanto até há duas jornadas atrás o Pizzi tinha falhado tantos penalties como o Jonas, sendo que quando esta época começou tinha 2 falhados contra os 3 do Pistolas. Isto é suficiente para um ser um dos melhores jogadores da História e outro um cepo banal? Isto é suficiente para afirmar “Jonas teria marcado de certeza”? Porquê? Não podia falhar, como já falharam Ronaldo, Messi e o próprio Jonas?

          Enfim, acho que esta discussão já deu o que tinha a dar.

          • Mantorras
            Posted Maio 24, 2020 at 3:20 am

            “Em nome da verdade”. E mais em nome da tua verdade.

            Os treinadores dao as indicacoes que quiserem, mas nao lhes devem dizer para nao jogarrem um chavo e nao chegarem a frente. Isso e certo. Podes meter o Pele a PL que se a bola nao chegar la a frente ele nao marca. Isto nao tem grande ciencia e so obvio… Se isto e simplista imagina la o que sera nao perceber isto. Deve ser simbolico…

            O Jonas e fiteiro mas nao e pa fazer de conta que nao sabe mais… e essa a diferenca, rebolar porque nao sabe o que fazer a bola e diferente.

            O Jonas e superior ao Cardozo e ao Saviola facil. Mas facil mesmo, basta ver os jogos. Nao vai disputar bolas com o Mangala melhor que o Tacuara, mas vai jogar o dobro facil, a nao ser que a bola seja quadrada. Se nao teve uma equipa com metade do caudal ofensivo desses Benficas o problema nao e dele, e dos mancos que o acompanhavam.

            Com Jonas eramos penta e o resto e treta, nao adianta vir c argumentos simplistas…

            • Xefe
              Posted Maio 24, 2020 at 10:49 am

              O Jonas era 2º avançado não jogava a ponta de lança (com excepção de pouco mais de meia época em que o Benfica jogava em 4x3x3). Uma das missões dele é precisamente vir atrás para ligar o meio campo ao ataque.

              Basta ver a diferença entre o que Félix fez ao Porto e Sporting o ano passado e comparar com as fracas exibições de Jonas nos jogos grandes.

              O RV até abdicou do Jonas na segunda mão contra o Bayern para pôr o Jimenez pois assim não entravamos em campo com apenas 10 em jogos grandes.

              Se o Pizzi é banal por supostamente ser fraco contra grandes (o que não é de todo verdade) então o Jonas é super medíocre.

              O Jonas é muito bom jogador porque tem muita técnica e no último terço é muito forte quer no passe quer na finalização. É um jogador parecido com o Pizzi mas com mais técnica e com uma capacidade de finalização que lhe permite marcar golos do nada. No entanto ainda é mais fraco fisicamente que o Pizzi e nos jogos grandes passava muito tempo no chão porque às vezes agarrava-se demasiado à bola.

              • Mantorras
                Posted Maio 25, 2020 at 8:37 am

                O Benfica jogava com dois PL’s, portanto o Jonas era PL sim. Claro que fazia a ligacao, porque ali a bola chega e cola, nao tem picos. Quantas vezes o homem entrou “manco das costas” e mesmo assim era logo outro perfume?

                Nao foi o Felx que fez nada de mais amigo. Jonas contra o Porto foi sempre o alvo a abater, o Benfica era pobre contra equipas fortes, porque o meio campo era de vidro (ainda e). Todos os treinadores sabiam que tinham qeu anular o maior craque da equipa e metiam os dois centrais mais o Danilo em cima dele… como e evidente. O ano passado o Conceicao matou-se, vai ver a equipa que comecou… quando ele tirou o Militao que era perfeitamente capaz de acompanhar o Felix, e jogou sem o Danilo (lol), deixou o Felix sempre sozinho. So quem nao entende nada nao ve que o SC se matou tanto como o Lage se matou este ano duas vezes. Claro que o miudo depois fez a parte dele, mas nao ver a diferenca entre os jogos e atribuir isso “ao jogador” e ver so o que queres ver.

                O RV nao abdicou do Jonas, ele poupou o Jonas e desistiu da eliminatoria. Se fores por ai, tambem nao jogou no 442 habitual, portanto tambem abdicou do meio campo? Ele reforcou a equipa com traccao atras porque tinha que ser, senao era amassado e basicamente desiste de jogar poruqe o meio campo a 2 nao da em jogos competitivos, e nao chega a frente, e como nao chega a frente, mandar bolas po Jimenez correr e melhor do que mandar bolas po Jonas correr. Concordei com ele perfeitamente.

                O Pizzi nao e banal, nem e so por desaparecer nos jogos grandes. O Pizzi tropeca na bola quando e pressionado amigo, nao e assim tao bom como fazem dele. E a minha opiniao. Ele com Jesus, no banquinho tava muito bem, depois la tentou com ele a 8 quando nao havia mais ninguem mas via-se que aquilo nao ia dar… nao tem intensidade. E um facto. Alem disso, basta ver o que faz alguem a 8 com pezinhos comparado com ele, o Taraabt mostrou que o Pizzi nao e isso tudo, enquanto um quando era 8, sendo pressionado atrapalhava-se todo, o Taraabt brinca com eles… O Pizzi com um Benfica forte e um bom suplente, nada mais.

                Voltou a referir, ja que tanto bates no Rafa por falhar em frente a baliza: aquela bola aos 45min no Benfica vs Porto que deu penta xau, nos pes do Jonas, eramos penta. O resto e treta. Nao jogavamos nadinha e mesmo assim iamos ser campeoes, sabes porque? Porque havia Jonas. Jonas lesionou-se e adeus titulo. O Pizzi andava la… mas nao chegava. O ano passado houve Felix, senao nao iamos la com Pizzis… e este ano viu-se. Gracas a Deus ha Taraabt….

  • André Dias
    Posted Maio 22, 2020 at 8:42 pm

    É um dos mais criticados porque é uma das principais figuras do plantel e apresenta números fantásticos mas tem tendência para desaparecer nos jogos de maior dificuldade quando a equipa mais precisa que ele seja decisivo.

    Quanto melhor é um jogador, maior é a expectativa dos adeptos em relação a ele. Ronaldo tem 5 BO e mais de 700 golos na carreira mas só precisa de estar alguns jogos sem marcar para as pessoas dizerem que está acabado, por exemplo. O futebol é mesmo assim.

    • Chico
      Posted Maio 22, 2020 at 9:35 pm

      As estatísticas no futebol pouco valem. Resumem-se a dois números. Se fosse como no basquetebol, onde fosse possível ter acesso a número de desarmes, turnovers, usage rate, etc, aí sim teria valor.

      • Giuseppe F
        Posted Maio 22, 2020 at 10:07 pm

        Mas olha que no futebol também tens acesso a muita coisa até surpreendente. A questão é que há gente que valoriza outras coisas que não só estatísticas, por exemplo, jogo sem bola, posicionamento, descobrir um colega no espaço, arrastar marcações, etc. Ha muito trabalho no futebol que não pode ser medido em Excel para além da magia que alguns jogadores trazem. O Rui Costa nunca teve os números do Pizzi, se calhar nem metade, mas era um dos melhores do mundo, 100 vezes melhor que o Pizzi…

        • Chico
          Posted Maio 22, 2020 at 10:27 pm

          Eu sei que dá para ter esse acesso, mas não é algo frequentemente discutido ou apresentado. Quando alguém diz que X tem melhor números que Y é porque tem mais golos e/ou assistências, como se o futebol se resumisse apenas a isso. Ao olhómetro, é óbvio que o Rui Costa é 100 vezes superior ao Pizzi, mas acho que mesmo na maioria das estatísticas avançadas (bolas perdidas, passes completados, “through passes”, percentagem de sucesso no remate, turnovers) seria superior, especialmente com aquelas sub-análises que fazem na NBA tendo em conta a valia do adversário.

      • André Dias
        Posted Maio 22, 2020 at 9:57 pm

        Não é bem assim, é possível saber outros dados para além de golos e assistências. Remates, duelos (aéreos) ganhos, cortes, intercepções, dribles bem sucedidos, passes acertados, etc.

        Suponho que estes dados não sejam divulgados como na NBA mas basta fazer uma pesquisa online para os consultar. O único dado que não consigo encontrar e adorava ter acesso é o penúltimo passe.

        Para mim as estatísticas são importantes. Não dizem tudo e obviamente não substituem o acto de ver um jogo mas são um bom indicador daquilo que um jogador faz em campo e são um bom complemento ao “olhómetro”.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 22, 2020 at 8:40 pm

    Quando o nível sobe o Pizzi desaparece. Não é que não possamos ter jogadores destes ou que não sejam muito úteis, os números dele estão aí para o provar na Liga, mas estes não podem ser os nossos craques, as nossas estrelas, os nossos melhores jogadores…

    Acho que o Pizzi fez este ano, numa altura em que estava sob um forte coro de criticas, na qual até passou alguns jogos no banco, o seu primeiro golo na Champions. Não tenho certeza se foi o primeiro ou o segundo, mas é algo assim e ele já tem mais de 30 jogos na Champions.. Lá não jogam os Tondelas, os Famalicoes, entre outros.

    A sua atitude de prima dona em campo também não ajuda na sua imagem. Só corre pra frente, deixando seus colegas sozinhos perante dois e três adversários, fazendo-os parecer piores do que realmente são. É lento, pouco intenso… Seu futebol está longe de encher as medidas, apesar dos seus méritos. Os anos se passam e ninguém o quer, porque será ?…

  • Kafka
    Posted Maio 22, 2020 at 8:35 pm

    Portanto ficámos a saber que o Simão Sabrosa não vê jogos do Benfica contra adversários a sério, apenas vê o batimento do morto, ou então está apenas a ser sectário e a falar bem de um amigo quando nem ele próprio acredita no medricas do Pizzi que é o primeiro a fugir quando vê Homens a sério para jogar à bola

  • Kacal
    Posted Maio 22, 2020 at 8:28 pm

    Concordo. Não o acho um craque, caso contrário seria em qualquer lado e não o vejo a fazer a diferença num colosso numa liga de topo, por exemplo. Mas acho-o um grande jogador, um craque para a realidade do “Tugão”. Os seus números dizem quase tudo e fico parvo quando o classificam de banal… e nem sou benfiquista… mas além dos números tem tido influência na hegemonia recente do Benfica, claramente tem sido quase sempre do top5/3 de jogadores mais importantes do Benfica nos titulos conquistados. Tem as suas qualidades de jogo jogado também. Se o Benfica devia dar-lhe concorrência forte para o “abanar”? Sem dúvida. Talvez se tenha acomodado um pouco. E fisicamente é algo frágil porque perde as pilhas cedo, mas é um jogador que veste a camisola com paixão pelo que vejo, é profissional e tem números muito bons para a sua posição. Não é extremo puro, não tem aquela explosão e “ginga” de desequilibrador, mas é jogador diferente e tem qualidade. Acho que alguns benfiquistas são ingratos com ele e o Benfica tanto como RV nos últimos tempos como com Bruno Lage desde há uns mesinhos não tem estado muito bem colectivamente e todos se ressentem, o Pizzi incluido. Mas não passa a besta por causa disso.

  • B.Jardim
    Posted Maio 22, 2020 at 8:28 pm

    Sim é isso tudo contra equipas mais fracas que o Benfica. No entanto, quando o nível sobe desaparece completamente.

    • Bio
      Posted Maio 22, 2020 at 9:51 pm

      Mas quantas vezes por ano é que o Benfica joga contra equipas mais difícieis? Ele é dos melhores em 3/4 da temporada pelo menos. Arranjem outro extremo que jogue os jogos difíceis e fica resolvido…

      • B.Jardim
        Posted Maio 23, 2020 at 12:42 pm

        Pronto, tudo bem. Se o objetivo do Benfica for continuar a disputar a liga com o Porto e fazer campanhas pior que mediocres na Champions…

Deixa um comentário