Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não fizemos um all-in financeiro. Isso foram os outros, há 3 anos, e depois passado dois meses foram à conta-reserva para pagar salários… Acreditamos que o treinador certo num ano valoriza um plantel em 30 ME. Às vezes o que é aparentemente caro sai barato»

Vai sair por cima? Se falhar nesta aposta dificilmente terá condições para manter o lugar.

Frederico Varandas justificou a contratação de Rúben Amorim, destacando que o investimento não compromete as finanças do clube. “Gostaria de esclarecer algo: esta operação não implica um all in financeiro, nunca o iremos fazer. Isso fez-se há mais de dois anos e passados dois meses ia-se à conta-reserva pagar pagar salários. Esta operação não compromete as finanças do clube. Há sim uma mudança de paradigma. O orçamento para a próxima época foi decidido há meses e a contratação de Amorim não altera um cêntimo, muda sim a alocação dessas verbas. Amorim vai potenciar e criar valor. Acreditamos que o treinador certo num ano valoriza um plantel em 30 M€. Às vezes o que é aparentemente caro sai barato e o nosso critério foi a competência. O futebol português não consegue atrair grandes treinadores portugueses que estão fora e não vêm apenas por questões financeiras. Amorim dentro de poucos anos será demasiado grande para o futebol português. Se fosse apresentado daqui a 3 meses noutro clube seria ma grande jogada, aqui é um grande risco… conheço este clube e durmo bem com isso. Amorim é o treinador do nosso projeto, muito por estar alinhado na nossa visão para o futebol: apoiada na formação e sem medo de potenciar jogadores. É a nossa escolha não só pelos resultados no Sp. Braga mas pelo conhecimento que temos dele como homem, vai muito para além dos resultados desportivos em Braga. É uma mudança de paradigma e não tenho problema em investir no treinador certo. Contratamos um grande treinador mas não um milagreiro. Hoje arranca a época 2020/21 para o Sporting”, disse o presidente do Sporting.

42 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Março 5, 2020 at 3:37 pm

    o Sporting precisa de se reforçar de uma forma inteligente. Acredito que a vinda de um jogador com a qualidade técnica do Domingos Quina poderia ter um super impacto no Sporting. Não está a conseguir ter sucesso no físico futebol inglês.

    • onetimeuser
      Posted Março 5, 2020 at 5:10 pm

      Isso seria excelente, uma aposta do genero como fizeram com Bruno Fernandes. Português, jovem e com potencial.
      Agora se no verão vierem dizer que não têm capacidade financeira para contratar jogadores nos 10/15M…então ai vai correr mal

    • DICAS
      Posted Março 5, 2020 at 9:02 pm

      Domingues Quina ?? Mais um jogador de transicao num modelo de posse ?

      E ja agora o Quina destaca-se em que ao certo? Velocidade ?

      Epa, com esta equipa do Sporting que nao tem pensadores no meio campo nem na frente siga comprar mais um jogador para correrias … que na liga Portuguesa tem um impacto insignificante …

      Critiquem me mas o Benfica tem um excelente plantel ofensivamente pois tem jogadores que pensam e sabem jogar em espacos curtos ! O Quina nao tem esse perfil mas pronto.
      Quem ja tem um Camacho qual sera o mal (em milhoes) de ter dois …

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 5, 2020 at 3:40 pm

    Desculpar se pelas coisas da gestão anterior já está gasto. Deixem lá o fantasma morrer.

    Quanto ao “barato – caro”, vamos ver. Acredito que os investimentos devem ser fortes nos treinadores. São peças chave num projeto desportivo e que devem ser levados com seriedade. Podem levar clubes aos títulos e a valorizações de jogadores. Agora, a dificuldade em perceber a aposta deve-se aos fatores já referidos noutros posts.

    • Estigarribia
      Posted Março 5, 2020 at 4:07 pm

      João,

      Mais importante que jogadores de qualidade, que são também importantes, é fundamental haver um técnico com qualidade. Ao longo da história do futebol temos/tivemos exemplos de equipas onde o treinador foi sempre importante. O Nottingham Forest de Brian Clough, o Saragoça de Victor Fernandez, o FC Porto de Mourinho ou Manchester United de Sir Alex são bons exemplos disso mesmo.

      Saudações Leoninas

      • Maiqueke
        Posted Março 5, 2020 at 8:17 pm

        Talvez o Amorim, como ainda tem pouco “calo” possa vir com bons hábitos e novas ideias para revolucionar o plantel em vez de ter mais um treinador experiente que venha com “mais hábitos” de raposa e continue a apostar em futebol feio a jogar para a vantagem mínima como a maioria do Zé tugão treinador

      • Chico
        Posted Março 5, 2020 at 10:37 pm

        São as exceções. Em qualquer competição, ganha 90% das vezes a equipa com melhor plantel.

    • Ricard Bapt
      Posted Março 5, 2020 at 5:28 pm

      Boas…
      Concordo a 100%.
      O homem do leme deve ser sempre um q se sinta forte e valorizado perante o plantel e pra isso deve ser de aposta forte, no entanto ja la vao 3 apostas fortes e pra mim a melhor foi o Mister Keizer…
      Cumps

    • Daniel Alves
      Posted Março 5, 2020 at 6:12 pm

      É fácil de perceber o porquê de ele falar da gestão de BdC, porque muitos adeptos estão em guerra com ele por causa dos resultados financeiros do Sporting e ele tem de relembrar quem é que deixou as coisas como estão.

      • Estigarribia
        Posted Março 5, 2020 at 9:40 pm

        Daniel Alves,

        Também penso isso mesmo. Mas, ainda assim, preferia que não se falasse em BdC senão ele nunca mais se cala. E além disso é preciso deixar “morrer o fantasma” de BdC.

        Saudações Leoninas

        • Daniel Alves
          Posted Março 6, 2020 at 12:34 am

          Eu concordo contigo, aliás devo ser dos poucos benfiquistas que não quer que ele volte ao Sporting ou a ter palco no futebol e na sociedade portuguesa. Mas é por muitos sportinguistas ainda estarem vidrados nele que ele não morre, por isso têm de ser vocês a esquecerem-no. E como deixar andar não parece resultar, as pessoas que estão agora no Sporting talvez devam dizer todos os dias, ou sempre que for oportuno, que foi BdC quem estragou o carro, eles estão a tentar arranjá-lo e pô-lo a andar de novo.

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 5, 2020 at 3:50 pm

    Pode ser a última jogada de Varandas, se correr mal, não me parece que tenha margem de manobra. Se correr bem, parabéns, teve os colh*es no sítio.

    Lado positivo no fim disto tudo, já não há Silas.

  • DCosta
    Posted Março 5, 2020 at 3:51 pm

    Ruben Amorin é o treinador do projeto de Frederico Varandas como foram Keizer e Silas.

  • André Dias
    Posted Março 5, 2020 at 3:52 pm

    “Amorim é o treinador do nosso projecto” disse o mesmo quando contratou Keizer e Silas. Não sei onde está a mudança de paradigma.

    Falar em projecto quando vai no seu 3º treinador no espaço de 1 ano e 4 meses é pura desonestidade intelectual.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Março 5, 2020 at 3:58 pm

    Se há alocação de verbas então significa que não haverá grandes contratações para o ano. E isso significa que Varandas acredita mesmo que Amorim é um treinador que realmente consegue tirar dos jogadores o melhor que eles têm, elevando-os para um outro nível.
    Bom… é uma fé dele, e espero que esteja correcto sob pena de voltarmos a eleições brevemente.

    Aposta na formação e não têm medo de lançar jovens? Bom… Peseiro, Keizer, Tiago Fernandes, Pontes e Silas também lançaram jovens. E deu para perceber que “SÓ” assim não vamos lá. Muitos ainda não têm o que é necessário para um clube com aspirações.

    Este discurso faz-me lembrar de algumas que eu aqui escrevia. Elogiava Jesus porque, apesar do ordenado, muitos jogadores atingiam níveis bastante interessantes proporcionando elevadas transferências. E isso, de forma continuada, teria continuado a elevar o Sporting ao patamar de efectivo candidato ao título.
    Não acredito que Amorim tenha a capacidade de Jesus.
    Mas posso estar enganado.
    Cá estarei para ver.

  • RLuz
    Posted Março 5, 2020 at 4:15 pm

    Na coisa estou de acordo com o presidente do Sporting, a época 2020/2021, começa hoje.

  • Santander
    Posted Março 5, 2020 at 4:18 pm

    Parece-me que o central nesta fase será perceber se o RA quer adotar o mesmo esquema de 3/4/3 que tinha no Braga e quais serão as saídas do plantel… Parece-me que nesta fase os emprestados não justificaram o investimento e o Acuna e o Wendel serão os únicos capazes de permitir um encaixe interessante (penso que com a venda destes 2 facilmente se consegue uma verba entre 35/40M)… Neste sentido e tendo em conta o 3/4/3 o plantel que eu acho que seria mais interessante de formar era:

    – Max, Helton Leite
    – DCD: Ivanildo, Ilori,
    -DCC: Coates, Neto
    -DCE: Mathieu, Quaresma
    -ALD: Rosier, Ristovski
    -ALE: Borja, Antunes
    -MCE: Eduardo, Palhinha, Quina, Geraldes
    -MCD: Battaglia, Doumbia, Miguel Luís
    – EXD: Plata, Camacho, Tabata
    -EXE: Vietto, Jovane, Rony Lopes
    -PL: Sporar, Luis Phellype, Pedro Mendes

    Entradas:

    -Helton Leite- 2M
    -Antunes – 0 (fim de contrato)
    – Quina – 5M
    – Tabata – 5M (assumindo que o Portimonense desce)
    – Rony Lopes Emp.

    Total de investimento 12M

    Saídas:

    – Acuna 20M
    – Wendel 15M
    – Matheus Pereira 10M

    A juntar à venda do Bruno Fernandes que gerou 31,5M de mais valia (para já) teríamos um encaixa na ordem dos 76,5M….

    • Ricard Bapt
      Posted Março 5, 2020 at 5:25 pm

      Boas…
      A sério q este plantel seria garantia de alguma coisa ? Gaqrantia de lutar pelas competiçoes europeias (4º ou 5ª lugar) ?
      Apenas pretendo troca de ideias, nao discuçoes.
      Cumps

      • Santander
        Posted Março 5, 2020 at 7:56 pm

        Seria um plantel pior do que dois rivais mas que para consumo interno penso que seria superior a os restantes todos…

        A única maneira do Sporting tentar algo é a ganhar todos os jogos do campeonato excepto o Benfica e o Porto pois são piores a nível de qualidade.. Mas têm de conseguir a regularidade de conseguir vencer os jogos todos pois na minha opinião tem equipa superior à restante concorrência..

    • Maiqueke
      Posted Março 5, 2020 at 8:14 pm

      Vende o Eduardo e o m.luis e contrata 3 jogadores com créditos firmados para MDC , DE e PL para competir com o Soprar, pelo menos. Os miúdos é tudo muito lindo mas é preciso haver alguma experiência com qualidade.

  • BioSpot
    Posted Março 5, 2020 at 4:36 pm

    Porra. Este constante ataque e comparação com o passado já cansa. Mas qual a necessidade de estar constantemente com este discurso? E nem tão pouco sou apoiante do BC, antes pelo contrário, mas há que seguir com a vida.
    Não acho que também tenha sido um all-in, mas há que ver aqui alguns pontos cruciais. Não dá 10M por uma mais valia quem venha melhorar a equipa, mas dá por um treinador, não é muito coerente. Não coloco em causa as qualidades e competência do Rúben Amorim (gostei do discurso), nem tão pouco o vou crucificar já na primeira derrota, até porque lhe falta muita matéria prima para poder melhorar. Mas… sem investimento em jogadores, este “all-in” irá pelo esgoto abaixo e ai, o Varandas, será crucificado em praça publica ainda mais.
    Eu espero mesmo, mas mesmo muito, que o Varandas com o Amorim, tenha já algum plano, bem delineado para a próxima época, com pés e cabeça.

  • Ss
    Posted Março 5, 2020 at 5:00 pm

    O Ruben até pode vir a ser o Alex Ferguson do SCP, e podemos começar a ganhar campeonatos como quem come tremoços, e mesmo assim vou dizer que esta contratação não tem absolutamente lógica nenhuma. Pelos valores, pelo timing, pela experiência, por tudo é completamente descabida!

    Desejo-lhe o melhor, mas que isto não tem qualquer sentido, nem para o SCP nem para o RA, isso ninguém me convence do contrário!

    • Miguel Carvalho
      Posted Março 5, 2020 at 5:50 pm

      Ninguém te convence, mas se ganhar títulos não convence?

    • MM
      Posted Março 5, 2020 at 6:03 pm

      Disse exatamente a mesma coisa quando o braga assinou com ele…correu mt bem, mas foi um risco desnecessario. E digo o mesmo agr com o custodio. Esta td maluco

      • Barinho
        Posted Março 5, 2020 at 6:51 pm

        Excepto que o Braga pagou 0 pra ter o Ruben Amorim e o Custódio, apenas os promoveu. Nada a ver com dar 10 milhões.

      • E o que temos
        Posted Março 5, 2020 at 7:03 pm

        Depois da moda da aposta na formaçao em tudo que mexe, agora a moda é apostar em treinadores com menos idade que alguns elementos do proprio plantel xD

  • AngeloGJ
    Posted Março 5, 2020 at 5:02 pm

    É verdade, o treinador certo pode valorizar e muito uma equipa (veja-se no caso do FCP onde a permanenceia de SC apos o desaire na champions em Agosto fez com que o plantel todo desvaloriza-se), acredito que o Ruben Amorim ate possa faze-lo mas precisa de um nucleo duro com jogadores excelentes para esses permitirem que os outros evoluam tambem…

  • Vermelhao29
    Posted Março 5, 2020 at 6:15 pm

    Mas não tem condições para continuar porquê?Não foi eleito para um mandato?Tem todas as condições para continuar até ao final, no mínimo!

    Pegou num clube a arder, no caos completo, inclusivamente a nível financeiro.
    Neste momento, pelo menos a quem vê de fora, para estar mais estável financeiramente.
    Teve a coragem de enfrentar as claques, que são o maior cancro do clube.
    A instabilidade que há, não é culpa dele certamente, é dos seus adeptos, pelo menos de parte deles!Alguns inclusivamente anseiam pelo regresso do BdC, só para termos uma noção no nível de insanidade.

    Também erra, claro. A preparação desta época, dependente da venda falhada do Bruno Fernandes, e o discurso fraco que tem, provavelmente fruto da sua pouca experiência. Mas há algum presidente que não cometa erros??

    • O Comendador
      Posted Março 6, 2020 at 12:04 am

      Tal e qual. Digam o que disserem, mas se o Rúben Amorim falhar (desejo que tenha MUITO sucesso) e fossem eleições amanhã eu faria o que não fiz nas últimas: Votar no Frederico Varandas!

      SL

  • Nazgul
    Posted Março 5, 2020 at 6:34 pm

    O varandas até fez uma jogada inteligente:
    1. tirou o treinador ao adversário direto para tentar o terceirolugar
    2. deve ser o único treinador de jeito que aceitaria treinar o sporting para o ano

    So há aqui uma questão … de onde veem os 10 milhões num clube falido ?

  • Pablo
    Posted Março 5, 2020 at 7:30 pm

    Presidentes são pagos para tomarem decisões, é uma decisão arriscada porque é difícil entender como se paga 10 mi num treinador com 13 jogos no Braga. Outros presidentes ficam em cima do muro à espera que algo aconteça. Desta vez se der errado, Varandas terá de apresentar demissão.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Março 5, 2020 at 8:01 pm

    Não é um all-in financeiro? Mas que bela piada…

    Isso nem será o mais relevante. O mais relevante será mais o facto de ser mais um treinador de “projecto” quando já teve outros de “projecto”. Já alguém apontou acima – “desonestidade intelectual” – e não só concordo como até acho que é mais do que isto. É uma deriva autêntica sem uma linha lógica de pensamento.

    Não acredito que esta jogada esteja desligada das movimentações de BdC. Varandas não é burro por isso agiu e quis dar um burro na mesa. E, por mais que custe, esta jogada irá definir se ele continua na presidência ou não.

    Chegar-se a este estado é triste. Contratar Ruben Amorim é só um mero medicamento para uma doença demasiado grave. E o Sporting está mais do que doente, está terminal. O futebol poderá ser a salvação mas também pode ser uma pílula envenenada porque estados de euforia desviam atenções dos problemas mais graves.

    Apenas posso desejar boa sorte ao Ruben Amorim pois irá precisar de toda a que conseguir encontrar…

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Março 5, 2020 at 8:55 pm

    É uma contratação que pode fazer sentido se for a primeira peça na construção de uma estrutura de futebol a sério, o que implica trazer muitas outras pessoas e correr com as que la estão, e deixar o treinador trabalhar à sua maneira sem lhe pedir mais do que o 3° lugar no ano que vem. Mas suspeito que não vai ser nada disso.
    O que é curioso é que esta conversa de ‘se não der certo não tem margem para continuar’ se repete desde que mandou embora o primeiro treinador.

  • Playfair
    Posted Março 5, 2020 at 10:29 pm

    Movimento surpreendente e com diversas variantes interessantes:
    – tenho achado o percurso de Rúben Amorim brilhante. E não, não estou a falar só de resultados. Falo do impacto que conseguiu ter na forma de jogar e na mentalidade que rapidamente incutiu no Braga. Penso ter um grande potencial!
    – 10M, 3o maior valor pago por um treinador no futebol mundial, é elevado? É inegável!
    – 10M comparado com o investimento em Jesé, Rosier, entre tantos outros? Provavelmente uma pechincha! Apenas existe uma discrepância gigante entre o que se está habituado a investir num jogador e num treinador
    – o que é necessário para que este seja um investimento que possa fazer sentido? Que tudo o que tem sido a gestão desportiva do Sporting nos últimos anos mude! Este parece-me o grande risco para o próprio Rúben Amorim.
    – quanto ao all in? Para o Sporting não. Para Frederico Varandas? Não tenho grandes dúvidas!

  • Il Codino Divino
    Posted Março 5, 2020 at 11:55 pm

    10M por um treinador, lateral direito, médio defensivo e médio centro não está mau.

    Com 35 anos ainda dá uma perninha.

  • O Comendador
    Posted Março 6, 2020 at 12:16 am

    Parece que estou a ver o Miguel Luís a titular no primeiro jogo do Amorim!

    Brincadeirinha…

    Falar de “All-In” é giro porque lemos na Net e soa bem. Mas na realidade isto não o é. Mas… estraga a narrativa de tanta gente, que vai passar a ser.
    Só quem sabe o que quer dizer “all-In” sabe que não se trata disso. Mas para quê explicar? O maior cego é aquele que não quer ver e bater no Sporting nunca passa de moda.

    Força Sporting!
    Toda a sorte para o Rúben Amorim! Ansioso por ver a equipa em campo.
    SL

    • tiagoagm
      Posted Março 6, 2020 at 9:54 am

      Pode não ser “all in” financeiro mas creio que é “all in” para o Frederico Varandas e companhia. Ver o Hugo Viana ali faz uma confusão imensa. Acho que só o treinador nao vai fazet diferenca, esses abutres (Betos, Vianas) é que têm de sair.

  • Mantorras
    Posted Março 6, 2020 at 12:50 am

    Considero que investir num bom treinador e fundamental, alias, nem concebo que alguns clubes possam achar que qualquer um serve… mas pronto. No entanto, nao concordo que RA ja tenha mostrado isso tudo, eu como ele teria esperado pelo final da epoca, mas ele la sabe, pode estar certo.

Deixa um comentário