António Silva considera que tem sido um alvo preferencial da crítica. «Não gosto de me vitimizar, mas acho que há uma perseguição, às vezes, da culpa é do António. O que eu posso controlar é o meu trabalho e eu sei que o faço bem: sou o primeiro a chegar ao centro de estágio, ginásio, a tomar pequeno-almoço, a ir à fisioterapia. É a minha vida, é o que eu gosto e é o que eu controlo. Admito que no passado quando era mais novo sim, porque tudo era um mar de rosas. Depois, um erro, dois, algo que é perfeitamente normal, espero que os tenha, porque é sinal de que estou a jogar. Mas hoje não, estou muito calejado para isso, estou perfeitamente habituado a isso. A nível pessoal vai ser muito bom para a minha vida, porque já sei lidar com momentos difíceis e algo que possa passar também para os meus filhos. Portanto, estou perfeitamente habituado a essa pressão», começou por dizer, em em entrevista ao canal de Youtube ‘JOliveira10’, lembrando o momento em que tudo mudou. «Sim, tive uma ascensão muito rápida, passo dos juniores para a equipa A. E, fruto daquilo que é a minha primeira época no Benfica, muito boa, sabia que ao primeiro erro ia levar uma martelada. É o futebol. Depois muita mentira contada passa a ser verdade, cria-se estereótipos de jogadores, depois aquele erro que tive na Seleção, foi a partir daí que as coisas tomaram uma proporção gigante, que para mim não faz sentido. Na altura tinha 19, 20 anos. Acho que até devia ser um pouco ao contrário, deviam apoiá-lo, um jogador português, do Benfica, é bom para a Seleção. Apoiá-lo e não dar constantes marteladas, mas o futebol é assim, fruto de ser jogador do Benfica. Existe essa perseguição de floppar o jogador, mas criticarem ainda mais e isso comigo tomou proporções muito grandes e apoio-me nas pessoas que gostam de mim», afirmou, referindo-se ao jogo com a Geórgia, no Euro 2024. «Nesse mesmo torneio [Euro 2024], o Pepe tem um erro [frente à Eslovénia] que é perfeitamente normal, não dá golo, mas se desse não iam fazer o mesmo que fazem comigo. É o Pepe, é incomparável, mas só para dizer que, da mesma maneira que eu errei com 20 anos, o Pepe errou com 41, eu vou errar quando tiver 31, faz parte do jogo. O Otamendi também o faz, o Tomás também o faz. É errar e no jogo seguinte estar lá para dar a cara», atirou o central.


18 Comentários
batalha34
O Tony das babes antes de se comparar ao Pepe seja no que for tinha de nascer umas 40 vezes
Danielfvf
Vê a entrevista e vais perceber que ele não fez comparação nenhuma
Francisco Goncalves
Os rivais também criticam o Humberto Coelho.
Nelson Silva
Onde é que ele se comparou ao Pepe ?
Nickles
Parece-me claro. O António Silva foi completamente queimado com aquela fatidica capa do jornal do Aveiro. A prova disso é que mesmo sendo, não só superior, mas muito superior a um dos centrais que está no mundial, ficou de fora.
É o Inácio, para quem tem dúvidas de quem estou a falar
Matriz31
O António é superior ao Inácio? Nossa senhora o António Silva não é sequer superior ao Diogo Leite, diria mesmo que é do nivel do David Carmo…
In a Silent Way
Ninguém tem dúvidas de que tu estás a falar.
Toda a gente tem dúvidas daquilo que tu estás a dizer
Nelson Silva
Poderia, perfeitamente, ser o Veiga.
Não consigo perceber o que se vê nele, para estar a jogar pela seleção.
Que “coisa” tão banal.
Totti
Até podia ser melhor que o Pepe, coisa que nunca foi, nem será. Basta ver clips desta entrevista e tens logo a justificação do porque nunca singrará no futebol e muito menos na seleção.
P.S. por mais que tentes essa narrativa o António Silva nunca foi melhor jogador que o Gonçalo Inácio e atenção que nem sou fã do Inácio, mas ainda está uns valentes anos luz dele
Gorlami
São jogadores (e pessoas em geral) com este pensamento que nunca chegam a lado nenhum.
Francisco Goncalves
Como o da tua foto ou o vítor baía que está sempre a dizer que foi o melhor guarda-redes português de sempre?
Francisco Goncalves
Diz quem tem a imagem do Quaresma.
Nelson Silva
Que pensamento ?
Non-Flying Dutchman
Apareceu em grande, lembro-me de fazer peito ao Donnarumma na Liga dos Campeões com meia dúzia de jogos pelo Benfica e achei que estaria aqui alguém com uma personalidade parecida ao Rúben Dias. Mas vieram umas más exibições, as pernas começaram a tremer, as críticas aumentaram e a confiança foi-se.
Muitos pedem Tomás e António como dupla no próximo ano e eu tenho muito receio disso. Acho que é preciso ir ao mercado comprar um central para assumir a titularidade. O primeiro lesiona-se com fragilidade e o segundo pelo que disse antes. Mas espero estar redondamente enganado porque gosto do miúdo.
Flavio Trindade
Na realidade não está errado.
E isso tem a ver com a forma como o Benfica constrói e destrói os ativos da sua formação.
No Benfica fazem meio jogo e a máquina de propaganda industrial coloca o jogador nos píncaros. São capas de jornais, são valorizações absurdas quando o jogador nem cresceu e pouco mostrou.
É evidente que a máquina propagandista se aproveita disso para a especulação e também é por isso que quando o marketing funciona bem e o talento tem algum seguimento vendem o mesmo à primeira oportunidade.
Ainda há dias um dos títulos de um diário português era Marci Silva está encantado com Miguel Figueiredo ou Umeh a próxima pérola.
Em comum estes dois miúdos super talentosos, têm somados zero minutos na equipa principal.
António Silva foi vítima disso mesmo, e João Neves só não foi porque o grande Rui o vendeu à primeira oportunidade.
António Silva foi sendo cozinhado em lume brando pela mesma estrutura que o elevou. E depois lá está, o adepto comum do Benfica compra isto e são os primeiros a destruir o jogador quando as coisas correm mal (insucesso desportivo aliado à alienação colectiva).
António Silva não é nem nunca foi o Van Dijk, mas convenhamos que não é pior do que os centrais que estão no Mundial.
António Silva erra, mas a tolerância disso não é igual à tolerância face aos muitos mais erros de Otamendi.
António Silva é tão mau que foi dos pouquíssimos centrais em Portugal a conseguir marcar Gyokeres quase na perfeição.
Isto acaba por beneficiar os miúdos que crescem nos outros clubes que podem crescer com muito mais calma e com muito menos pressão.
Por exemplo no Sporting, o Gonçalo Inácio de quem gosto muito, falha muito mais vezes, mas os níveis de crítica são diferentes.
No Sporting o Daniel Bragança com 27 anos continua a ser visto como uma promessa. O Gedson se calhar fez mais mas foi despachado à primeira oportunidade com os adeptos a pedirem médios atrás de médios.
No Porto, o talentoso Martim Fernandes também já enterrou forte e feio e não foi por causa disso que o Porto deixou de confiar nele.
Ou até Rodrigo Mora que é um super talento, que eu pessoalmente não percebo como não joga mais, foi suplente o ano todo e não foi por causa disso que a estrutura do Porto o deixou cair ou que os adeptos do Porto deixaram de acreditar no seu talento.
Eu gosto muito do António que por este andar já devia ser capitão do Benfica.
Não só porque tem mais tempo de clube do que os outros, mas porque é dos poucos que sabe o que é o Benfica.
A questão aqui é se estivessem na mesma situação renovavam?
A narrativa já está montada para passar as responsabilidades para o outro lado.
Portanto a forma totalmente honesta em que esta entrevista é dada, mostra não só a personalidade do jogador como o argumento é irrefutável.
Francisco Goncalves
Isso seria verdade se fosse o Benfica a mandar na comunicação social mas como se sabe o Record é claramente pró-Sporting, a A Bola já foi pró-Benfica e neste momento já não é tanto e o O Jogo é pró-Porto.
maZe
Excelente comentário, ia escrever algo na mesma linha mas não acrescento um ponto.
Mike-UK
“É que eu nem sou de me queixar”
Queixou-se ele.