Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não há campeão, mas Sporting sai da Luz em vantagem; Trincão adiantou os leões logo aos 4′; Jogada estratosférica de Pavlidis deu empate ao Benfica; Águias pressionaram mais; Verde e brancos jogaram cedo com o resultado

Festa adiada, depois de um dérbi mais nervoso que bem jogado. O duelo foi rotulado como o ‘jogo do século’, mas defraudou um pouco as expetativas em termos de qualidade exibicional e momentos de destaque (poucas oportunidades). O Benfica foi a equipa mais perto do triunfo, reagindo a uma 1.ª parte fraca com uma etapa complementar onde foram claramente superiores e acabam a sentir este empate com um sabor a derrota. Pavlidis teve o grande momento do jogo com uma jogada maradoniana a resultar no empate, sendo que por centímetros não fez ele mesmo aquele que podia ter sido o golo do título. António Silva e Tomás Araújo estiveram em destaque no plano defensivo, conseguindo entre si anular Gyökeres (só falharam no lance do 1-0), enquanto Florentino dominou o meio-campo, sobretudo na 2.ª parte. As entradas de Schjelderup (muito melhor que Di María) e Belotti também contribuíram para o acentuar da superioridade encarnada. Do lado do Sporting, viu-se uma equipa desde cedo preocupada em explorar o jogo direto e a velocidade de Gyökeres, mas que no 2.º tempo, fruto da maior agressividade do Benfica, foi forçado a baixar cada vez mais o bloco, chegando a ser sufocada em certos períodos, apesar de não ter permitido grandes oportunidades. O sueco esteve discreto, perdendo a maioria dos duelos, apesar de num dos poucos lances em que se conseguiu soltar ter assistido Trincão, que desta vez não perdoou na finalização e até foi dos melhores em campo. Hjulmand assumiu papel de destaque no meio-campo, desdobrando-se para conseguir recuperações e dar soluções à saída de bola face às exibições menos conseguidas de Debast e Morita. Na defesa, a tripla de centrais esteve irrepreensível, principalmente Inácio, que fez uma das melhores exibições a nível defensivo pelo Sporting e em jogos grandes. Maxi Araújo também esteve em bom plano e Rui Silva saiu do encontro sem ter feito uma defesa. Já Pote fez um jogo muito mau (muito trapalhão), Geny foi conquistando faltas e amarelos com os seus dribles, mas fora isso não criou perigoo e ninguém do banco conseguiu mexer com o jogo.

Benfica 1-1 Sporting (Aktürkoglu 63′; Trincão 4′)

Benfica e Sporting empataram 1-1 na Luz e a festa do título ficou adiada para a última jornada, estando os Leões em vantagem (uma vitória frente ao Vitória garante o bicampeonato). O Sporting adiantou-se logo aos 4′ no seu primeiro remate, com Gyökeres a soltar-se pela esquerda e a assistir Trincão, que à entrada da área atirou colocado para fora do alcance de Trubin. O resto da 1.ª parte ocorreu com várias incidências, mas sem oportunidades claras de golo (só Di María assustou, em duas ocasiões), e após o intervalo o Benfica entrou mais pressionante, colocando-se por cima do jogo, até que Pavlidis, com um lance absolutamente genial (tirou 4 adversários do caminho) assistiu Aktürkoglu para o 1-1. Pouco depois, o grego teve oportunidade de carimbar a reviravolta, mas acertou no poste e, apesar das emoções fortes até ao fim, o resultado já não se alterou.

XI Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Álvaro Carreras; Florentino, Aursnes e Kökçü; Aktürkoglu, Di María e Pavlidis
XI Sporting: Rui Silva, Edu Quaresma, Diomande, Inácio, Geny, Debast, Hjulmand, Maxi Araújo, Trincão, Pote, Gyökeres.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

122 Comentários

  • Red Onion
    Posted Maio 12, 2025 at 11:07 am

    Como é que uma equipa perde um campeonato que a outra não queria ganhar?! O nível de amadorismo dos dois clubes de Lisboa faz lembrar a Liga dos últimos, tantas foram as peripécias, as personagens e os sketches ao longo desta época. Rui Costa fica com poucas – ou nenhumas! – condições para continuar à frente do Benfica na próxima época, mas como estamos em Portugal…!

  • Mantorras
    Posted Maio 12, 2025 at 8:28 am

    Comecar pelo arbitro: todos os toques nos defesas eram falta, e nos atacantes nem por isso, falhou no criterio disciplinar, Hjulmand devia ter sido expulso e tal, e onde a gestao do jogo permitiu que nao se jogasse a partir dos 70min, mas o primeiro erro, que mudaria o jogo, e a falta do Otamendi sobre o Pote, que fosse dentro ou fora da area terminaria com Otamendi na rua e provavelmente teriamos o Sporting campeao na luz.
    —-
    Quanto ao jogo, estes jogos sao mais dos jogadores que dos treinadores, sao os jogadores que jogam, sao eles que tremem, que erram ou que decidem os jogos. Viu-se pelos golos e pela execucao primorosa de Trincao, ou na jogada incrivel de Pavlidis, o melhor do Benfica em quase toda a segunda volta. Depois do golo o Sporting preocupou-se em defender, como tinha que fazer, e o Benfica esteve sempre nervoso.
    Na segunda parte, quando o Benfica faz o golo, adivinhava-se um pressing final, mas mais uma vez se aposta em 2 PLs, sem resultados praticos, apesar da jogada da bola no poste ser do Bellotti, o Benfica estava no seu melhor momento e nao se pedia mais gente na area. Dahl devia ter entrado primeiro, e depois no finalzinho talvez pudesse fazer sentido meter mais um PL, mas nao naquele momento. Sair Pavlidis entao, e mesmo jogar na fezada.

  • Rosso
    Posted Maio 11, 2025 at 4:42 pm

    Primeira pergunta: porque é que isto só ficou acessível hoje?

    Resumo: Benfica a permitir que o Sporting marcasse e controlasse o jogo na primeira parte. Na segunda, já sem Di Maria, Benfica a dominar por completo, com Sporting em constante perdas de tempo (sim, lamento dizer mas é à equipa pequena), mas sem conseguir marcar. Como tantas vezes este ano, o Benfica só jogou uma parte e hoje pagou por isso.
    Arbitragem fraca, com motivos de quixa para os dois lados.
    E assim, provavelmente o Sporting vai conseguir o título. É extremamente improvável que não o consigam. Resta desforrarmo-nos na Taça, um troféu que nos falta há uns anos.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 11, 2025 at 5:35 pm

      Eu vejo para aí uns tontinhos a escrever/falar como se tivessemos ganho a Liga. Não, não ganhámos, e a jogar como jogámos nos últimos dois jogos vai ser muito dificil ganharmos. Eu não tenho ilusões, a jogar assim não vamos a lado nenhum. Detesto pessoas que vêm as coisas na base do feeling, eu não embarco nesse navio.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 11, 2025 at 2:36 pm

    Sobre o jogo.

    Rui Borges conseguiu, estamos exatamente como ele queria, a atacar muito pior e a defender com o autocarro. Conseguiu transformar uma das equipas com o melhor ataque na Europa numa equipa cínica, matreira e eficaz. Em resumo: atacamos cada vez pior, e cada vez menos, e defendemos cada vez mais, e pelos vistos cada vez melhor. A catenacização, de catenaccio, do nosso futebol ontem foi evidente. E resultou, porque tivemos alguma sorte e porque o adversário navega num mar de equívocos, mas numa circunstância normal parece-me que o Sporting a jogar assim não vai a lado nenhum.

    Do outro lado Bruno Lage parece ter perdido fulgor depois do desastre com o Arouca. Tentou ganhar a Liga na base dos serviços mínimos, e de controlar jogos, mas aquele golo aos quatro minutos destruiu a sua estratégia, e obrigou o Benfica a fazer um jogo de ataque continuado para o qual a equipa parece não ter sido construída. Este ano o Benfica só conseguiu bons resultados com espaço e com vertigem, e o nosso bloco recuado não lhe permitiu ter isso. Mesmo assim podia ter ganho, se aquela bola do Pavlidis entra, mas enfim seria um resultado fruto de um repelão, não de um domínio da partida.

    Por último o árbitro. João Pinheiro é um péssimo árbitro, é talvez o pior árbitro da primeira divisão. Ontem começou por fazer isso, fazendo vista grossa a um penalty que metia o Benfica a jogar com um a menos aos 17 minutos. Depois compensou não assinalando um penalty. É um árbitro manhoso, sem critério, ora apita a tudo, ora não apita nada, não tem nenhuma qualidade, nem autoridade para dirigir jogos de futebol. Ontem decidiu que não ia ver nada que se passasse nas áreas, e com isso deixou gregos e troianos insatisfeitos.

  • kalimambo
    Posted Maio 11, 2025 at 1:43 pm

    Acho engraçado que 80% dos comentários dos adeptos do Benfica, seja ou críticas à equipa do Sporting porque segundo eles jogaram como “equipa pequena” ou críticas à arbitragem porque foram muito prejudicados.

    Falarem da falta de atitude da equipa que deu uma parte de avanço,
    falarem do Lage que que assume o empate mas que antes diz que a arbitragem esteve mal, que fala quando chegou estava em 7o lugar como se tivesse chegado há 20 jornada e tivesse feito uma recuperação milagrosa.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 11, 2025 at 4:58 pm

      Com toda a certeza não houve nenhum benfiquista a falar de arbitragem depois de um mau resultado. Isso só acontece com um único clube no mundo. E não é o Benfica.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 11, 2025 at 3:22 pm

      Mau Português e má Matemática. É o que temos.

  • Pedro D
    Posted Maio 11, 2025 at 12:26 pm

    Nos 2 jogos contra o Sporting, o Benfica fez… 3 remates à baliza. O Di Maria tem mais posts nas redes sociais com discursos à Porto do que remates da equipa toda. É este o resumo da equipa encarnada esta época. O Porto curiosamente também o fazia apesar de serem os mais ajudados.
    *
    Ainda não foi desta que o Sporting chega aos 40% de vitórias com o Pinheiro a arbitrar. Veremos se com o novo Papa as coisas mudam. Ontem foi mais uma para a colecção, o Otamendi (que ontem levou o seu 3 cartão amarelo na liga – sim 3, parece aqueles factos que ninguém acredita – parece o prime Bruno Alves que também teve épocas assim, deixando os benfiquistasa a gritar corrupção…) se não tivesse a proteção do manto já este campeonato estava fechado. Aliás, não, se tiverem marcado os 7 penaltis contra não assinalados já o Marquês estava como habitual desde Março.
    *
    Enquanto o pesadelo sueco continua no bolso de alguém, como todo o espaço do mundo para ir para o meio e fazer o que quer, atraindo sempre 2 ou 3 jogadores para o parar, há outros 10 para marcar. Seja o Trincao ou o Geny, dormo bem na mesma.

    • Rosso
      Posted Maio 11, 2025 at 4:35 pm

      Para já esse número de remates é falso. Depois, atirar o papel de vitimização para cima dos benfiquistas antes de fazer essas queixinhas da arbitragem, quando ontem todos tiveram razão de queixa e nas últimas semanas o Sporting tem sido claramente beneficiado revela sérios problemas de memória, até entre parágrafos. Simplesmente patético. Fosse o Maxi expulso na semana passada e veríamos quem ia ao Marquês.

      • Honestly
        Posted Maio 13, 2025 at 10:38 pm

        Tivessem lá árbitros feito o seu papel corretamente e o Benfica nem estaria na corrida a um campeonato que terminaria em março ou até antes…

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 3:22 pm

      Sem tirar nem por…

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Maio 11, 2025 at 12:09 pm

    O Akturkoglu, apesar do golo, é dos jogadores mais limitados que eu já vi com a camisola do Benfica. É impressionante como não acrescenta e destrói todas as jogadas. E é titular jogo sim jogo sim. Mais impressionante é como demoraram tanto tempo a perceberem isso aqui

    • Petrol
      Posted Maio 11, 2025 at 4:07 pm

      Akturkoglu é muito útil no ataque ao espaço e aparece muito bem na área. Jogando em ataque continuado, não tem nível suficiente para o Benfica mas o plantel não são 11 jogadores e há que saber tirar o melhor de cada um de acordo com contexto.

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 3:24 pm

      Então mas não é o melhor turco da atualidade? Ou agora voltamos ao “kokcu é o mais técnico desde Aimar”?

      • Goncalo Silva
        Posted Maio 12, 2025 at 6:16 am

        De certeza que não viste ninguém a dizer isso, nunca Aktur será o melhor turco da atualidade quando há jogadores como Calhanoglu ou Arda Guler. Para além disso, o que é que isso tem a ver com este jogo? É só mais uma oportunidade de atacar o Benfica, e de mostrar azia?

        Já agora, fala aí novamente do flop Félix e de como o Benfica controla o mercado de transferências, faltou essa.

        • Mantorras
          Posted Maio 12, 2025 at 10:45 am

          Correccao, o Benfica nao controla as transferencias, controla o jornal aBola, e as capas d’aBola e que controlam as transferencias.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Maio 11, 2025 at 3:41 pm

        Deves ser muito distraído ou nabo, desde setembro que digo que o Aktur é extremamente limitado e ainda fui atacado por isso. Mas os teus comentários também pouco ou nada acrescentam, porque deves ser mesmo distraído

        • Honestly
          Posted Maio 11, 2025 at 4:38 pm

          Não disse que foste tu mas a ideia generalizada dos adeptos do teu clube
          Não foi uma crítica à tua pessoa e podias simplesmente contrapor com o que disseste com o final da 1a frase. Mas é preferível atacar não é?
          Um bem haja

  • Art Vandelay
    Posted Maio 11, 2025 at 11:49 am

    Fartei-me de avisar que o Rui era péssimo e não tinha a menor competência para ser presidente do Benfica, como de costume vieram dizer que eu não percebia nada do que estava a dizer que era hater e que o Rui Costa era o melhor presidente possível porque na década de 90 marcou 1 golo na Luz e chorou 😂😂😂
    **
    Como era demasiado óbvio mais uma vez o tempo deu-me razão e em 4 anos como presidente vai terminar com 1 Campeonato em 4, 1 Supertaça em 4… 1 Taça da Liga em 4 e 0/1 Taça de Portugal em 4
    **
    Isto quando apanhou o pior Porto do século, com um Pinto da Costa já extremamente fragilizado e já sem o poder de outrora e apanhou um Sporting em convalescença do pós-Alcochete
    **
    Mas incrivelmente em Outubro vai ganhar de novo as eleições e por larga margem, os benfiquistas merecem isto e merecem ver o Sporting e o Porto a ganhar vezes sem fim, porque são eles que mesmo sendo avisados e com os resultados desse aviso à frente dos olhos, continuam a votar nisto

    • Rosso
      Posted Maio 11, 2025 at 4:39 pm

      Tu avisas sempre e nunca acertas. O Real ia limpar tudo este ano e o Porto ia ter uma grande segunda volta, não era? Quem é que justificou o Rui costa a presidente porque “chorou num jogo”? E quem és tu para dizeres que 70% dos benfiquistas vão votar nele em Outubro? Tens alguma sondagem alargada para revelar?

      Não sei o que é que é pior: se essa mitomania de “eu avisei” (juntamente com ódios de morte a Reais e afins) ou se essa tentativa de fazer passar os outros por parvos. Eu se fosse a ti revia a medicação.

    • Miccoli30
      Posted Maio 11, 2025 at 2:51 pm

      Como se já tivéssemos perdido fosse o que fosse… Ainda falta 90 minutos!!
      E acho estes constantes ataques ao Rui Costa um pouco excessivos…

    • Ricardo F.
      Posted Maio 11, 2025 at 2:46 pm

      “O regresso do avisador”.

  • Bola parada
    Posted Maio 11, 2025 at 11:44 am

    Pena o Otmanedi não ter sido expulso, provavelmente já estaria tudo decidido.
    .
    Acho incrível criticar a postura do Sporting neste jogo. O Benfica joga em casa, a precisar da vitória. O Sporting nunca na vida teria que arriscar e teve a felicidade de marcar cedo. E até digo que a estratégia defensivamente foi praticamente perfeita. O Benfica tem apenas dois lances interessantes ofensivos, o golo num bom lance do Pavlidis com escorregadelas e um contra ataque em que vai ao poste.
    .
    Rivais falarem que o Sporting jogou à equipa pequena ou que é só pontapé para a frente, é redundante e na minha ótica, dito apenas pelo calor do momento ou por não terem conseguido mais no jogo.
    .
    Ofensivamente a equipa não esteve bem. Senti muito nervosismo e precipitação na decisão.
    Lembro-me de pelo menos 3 ataques em igualdade numérica em que nem sequer houve finalização.
    .
    Não está nada ganho, jogar a pensar que o campeonato está no bolso é meio caminho andado para não vencer o próximo jogo.

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 11, 2025 at 11:39 am

    Colocou se um prémio carreira a frente dos interesses do Benfica, com isto perdeu se o campeonato e se optarmos pelo mesmo caminho a taça será igual.

    É fácil fazer um paralelismo com a situação de Di Maria com a de Ronaldo na seleção, mas o peso nas alterações na forma de jogar que o Argentino obrigado são consideravelmente maiores.
    – Aursnes é obrigado a sair de zonas de pressão altas (ontem atuou como ala direito o jogo todo).
    – Carreras sai da zona de construção onde oferece muito mais à equipa.
    – Kokcu desaparece completamente – sente se claramente que o Turco não se sente confortável com ele em campo.

    Junta se a isto tudo um futebol unidimensional, passando tudo muito por bola no pé e carregar cruzamentos e mudanças de flanco constantes.

    Mas isto já não é de agora, apesar de muitos adeptos só se terem pronunciado ontem (a página do Benfica foi carregada com pedidos para ele sair algo nunca antes visto)
    Acredito piamente que o Benfica teria ganho os jogos nacionais todos em 2025 se ele não fosse opção.

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 3:38 pm

      Então mas o di maria não é craque tbm? Tivemos de apanhar estes 2 anos com comentários que só o Palmares do menino era maior que o de alguns clubes, enquanto este usa e abusa do papel de estrela que tem na equipa e no país. Quantos mais foram aqueles que agrediram jogadores, encostam a cabeça a árbitros e manda postas de pescada na net (seja ele ou a mulher) e não lhes aconteceu nada?
      Penso que, em relação ao que ele (não) dá à equipa já estava bem patente nos sítios durante esta temporada, mas para o politicamente correto Lage não foi o mesmo. Também, se o lage não o metesse os 90 min depois de ser titular, fazia birra e já se sabia que haveria um comentário na net no final do jogo. Neste caso quem esteve mal, foi quem o contratou e lhe disse que podia ter estas atitudes de prima dona.

  • Stromp1906
    Posted Maio 11, 2025 at 11:36 am

    Jogo, na minha opinião, normal para a importância do mesmo, e limitado pelo que cada equipa precisava. O Benfica nesta fase é mais forte, tentou mais, mas creio que em oportunidades claras terá estado ela por ela.
    Um jogo muito parecido com o jogo do falhanço de Brian Ruiz, mas ao contrario.
    Relativamente á arbitragem, creio que existem lances que podem suscitar dúvidas, mas honestamente nenhum deles me deixa com a convicção de erro claro e grave. Na minha opinião a pior decisão da arbitragem acaba por ser no lance de um para um de Arthur com Rui Silva, o jogador estar claramente fora de jogo não assinalado e na sequência Di Maria quase ter feito golo. Apenas um comentário mais, porque aqui não existe variáveis, Hullmand que ontem podia ter sido expulso, concordo, levou esta época vários cartões amarelos pela forma como, apesar de ser capitão, fala com os árbitros, depois vimos Otamendi e penso… Porquê esta diferença?!
    Num outro post sobre a votação do um para um, comentei com o meu filho, uma equipa bem organizada, bem treinada, com bons jogadores mesmo para a nossa realidade, e com uma dupla de pontas de lança Gyokeres / Pavlidis, seria absolutamente deliciosa. Uma palavra para o grego, além de craque, é um senhor, desculpando-se com adversários quando faz falta, jogando leal, pedindo apoio, top, top.
    Para os amigos benfiquistas, tenham calma que com o Sporting tudo é possível até ao fim.

  • Dca
    Posted Maio 11, 2025 at 11:07 am

    Atenção que não pode ser 1 golo a definir uma exibição, isto é, o António Silva no lance do 1-0, não está mal. Anulou bem a possibilidade de remate do Gyokeres. Já Inácio, que na teoria esteve irrepreensível, foi completamente papado pelo Belotti no lance que o Pavlidis manda ao poste. Mas uma abordagem completamente anedótica. Ou seja, se Trincao tivesse mandado ao poste e Pavlidis marcado golo, a apreciação dos dois defesas era outra, mas as abordagens aos lances eram exatamente a mesma. Não pode ser. Bom jogo de ambos.

    • Red Scorpius
      Posted Maio 11, 2025 at 11:52 am

      Não me parece que António Silva tenha estado mal. Fez o que devia, contenção, porque se fosse à queima seria ultrapassado, como quase sempre acontece com Gyokeres . O maior culpado será Carreras que não acompanha o movimento de Trincão.
      Uma jogada com algumas semelhanças com o segundo golo do Arouca em que Schjelderup não acompanhou o jogador que narcou golo.
      No jogo de ontem, não me lembro de um remate perigoso do sueco.

      • Dca
        Posted Maio 11, 2025 at 12:53 pm

        Concordo. O meu comentário foi para a apreciação do VM do António no lance do 1-0, que diz que juntamente com o Tomás, erraram. Quando para mim não erraram. Acho que como jornalistas que são (e são dos melhores em Portugal) a apreciação tem de ser em função das exibições e não do resultado. O Inácio fez um jogo muito bom mas não esteve irrepreensível pois uma péssima abordagem dele podia decidir o campeonato, logo isto não é irrepreensível. Temos que olhar para o jogo em função daquilo que é feito em campo e não dos golos marcados. Se eu der 10 fífias como defesa e nem uma der golo, não deixei de ser péssimo.

        • Mantorras
          Posted Maio 12, 2025 at 8:37 am

          O Toni fez das melhores exibicoes do lado do Benfica. Controlou sempre bem o Gyokeres, e tem zero culpa no lance do golo. Podia ter aproximado mais, podia ter tentado dar a linha, etc, mas controlou a distancia para nao ser comido e esperou, muito bem, pela ajuda, e se alguem tem que aproximar e o Tomas. Depois, so ha um jogador para receber a bola de Gyo, e ha mais 3 jogadores do Benfica, e ninguem o controla, nem tao pouco condiciona o seu remate. Bastaria estar mais perto para poder meter uma perna no caminho da bola, mas foram demasiado passivos. Devia ter sido um lance inofensivo, mas se deixares… jogadores com qualidade, mesmo num lance com poucas chances de golo, mordem.

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 11, 2025 at 11:01 am

    Parabéns ao Sporting pelo bicampeonato, duvido muito que o Vitória consiga tirar pontos ao Sporting.

    A meu ver, o Sporting tem individualidades incríveis e um excelente ambiente de balneário, a minha opinião é que o Sporting ganha este campeonato apesar do Rui Borges e não por causa do Rui Borges. No geral, em dia não de Gyokeres, este Sporting é muito fraquinho, apesar de terem melhorado com o regresse do 3-4-3. É verdade que RB teve o mérito de adaptar Debast e de conseguir adaptar o 3-4-3 ao seu estilo, mas este discurso e mentalidade de equipa pequena podem ser muito prejudiciais ao Sporting a médio prazo. Este campeonato é de Gyokeres e Hjulmand, claramente jogadores de outro campeonato e titulares em quase todas as equipas do Mundo.

    Quanto ao Benfica, eu sinceramente gostei muito deste jogo, mostrou que o Benfica tem uma boa base e uma estratégia bem definida. Sou crítico de Rui Costa, mas acho que a gestão desportiva desta época pós-Schmidt foi muito boa. Lage foi uma aposta certeira para o momento da equipa, consolidou a equipa, trabalhou um plano B e potenciou alguns jogadores. Também mostrou uma boa réplica na Europa apesar de tudo. Cometeu erros claro, mas acho que há aqui trabalho que deveria ser continuado. Também o mercado de Inverno foi bastante certeiro, só achei Bruma desnecessário mas Belotti e Dahl foram boas contratações (falta perceber o que vale Manu). O grande erro de Rui Costa nesse período (e de destacar nesse período) foi a forma como lidaram com a arbitragem, imitaram os maus hábitos dos rivais e eu não gosto nada disso!

    A não ser que se encontre um treinador indiscutível, não trocaria Lage só por trocar, e dar-lhe-ia mais uma oportunidade.

    Quanto a retoques de plantel, idealmente seria isto:
    GR: Trubin, Ricardo Velho, André Gomes (emprestar Samuel Soares, se render bem no empréstimo voltaria no ano seguinte como n°1 e vendia Trubin)
    DD: Nélson Semedo, Bah, Leandro Santos
    DC: Tomás Araújo, Lindelof, Valentín Gomez, Wynder
    DE: Carreras, Dahl
    6: Florentino, Manu
    8: Aursnes, Barreiro
    10: Kokcu, Rego
    ED: Akturkoglu, Prestianni, Tiago Gouveia
    EE: Schelderup, Bruma
    PL: Pavlidis, Arthur, Varela

    Saiam os veteranos argentinos e coloca-se António Silva para encaixe financeiro. Infelizmente parece-me inevitável as saídas de Tomás Araújo e Carreras, que são os nossos jogadores mais vendáveis neste momento.

    • Miccoli30
      Posted Maio 11, 2025 at 2:54 pm

      Mas o campeonato já acabou?

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 11, 2025 at 5:01 pm

        Não, obviamente que não. O Sporting até pode ganhar ao Vitória mas à data de hoje é sabendo o que fez o Gil da última jornada (isto é, jogar bem, defender bem e fazer vida negra ao Sporting) isto está muito longe de estar acabado.

    • omcf
      Posted Maio 11, 2025 at 11:48 am

      Não vai ser fácil para os clubes de Lisboa. Os sportinguistas sabem que nada está ganho e tem que ser jogo a jogo até ao final do campeonato e fim do jogo.

  • onetimeuser
    Posted Maio 11, 2025 at 10:18 am

    Não percebo tanta indignação por o Sporting se ter fechado e jogado à “equipa pequena”, depois de ter conseguido um golo madrugador.
    Se havia equipa com legitimidade para jogar para o empate nesta fase da época, era sem dúvida o Sporting ontem. Queriam o quê? Que fossemos para a Luz jogar abertos, deixar o jogo partir com o Barcelona costuma fazer? Se é um jogo bonito, lá isso é! Mas não me parece muito eficaz para os objetivos.
    .
    Posto isto, o Sporting mesmo a tentar jogar mais fechado la atrás, precisa de ser muito mais competente nas transições. Não se aceita que a equipa sistematicamente não consiga ligar uma jogada de contra-ataque. É certo que 90% do jogos na nossa liga, tenhamos de jogar em ataque organizado e não temos esse “treino” de jogar em transições rápidas, mas ainda assim é preciso fazer mais.
    .
    Ainda falta um jogo, e preocupa-me um pouco não termos o capitão – viu-se com o Gil Vicente que faz muita falta. No entanto quero acreditar que esse jogo foi uma excepção e que a cabeça já estaria no derby.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Maio 11, 2025 at 11:47 am

      O Sporting fez isso, ok. Mas são uns valentes hipócritas quando a semana passada criticaram o Gil por fazer o mesmo. Porquê que não ficaram calados? Seria mais fácil

      • Honestly
        Posted Maio 11, 2025 at 3:41 pm

        A hipocrisia dá para qualquer lado

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Maio 11, 2025 at 9:51 pm

          São os benfiquistas***

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Maio 11, 2025 at 9:50 pm

          Claro que dá para os dois lados. Não são os Benfica que gostam de se fazerem de santos e vítimas da sociedade. Portanto sim, deviam ter ficado calados. A vossa máscara já caiu faz tempo

      • Honestly
        Posted Maio 11, 2025 at 3:40 pm

        Pq é que vocês não ficaram calados e andaram a pedir um suposto penalti do debast ao menino que aos 25min já devia estar no banho? Mais valia estarem calados

  • Art Vandelay
    Posted Maio 11, 2025 at 9:38 am

    1 campeonato nos últimos 6 contra um Sporting do pós-Alcochete que teve de recomeçar do zero e contra um Porto do Pinto da Costa a definhar nos seus últimos anos de mandato
    **
    Mas na cabeça de 70% dos benfiquistas está tudo bem e o Rui é o gajo certo para presidente 😂😂😂 e em Outubro lá vão eles dar mais 70% de votos com a desculpa de m**da que não há alternativas e que vai ser o novo Vale e Azevedo 😂😂
    ***
    Os benfiquistas só têm o clube que merecem, insistem em votar nisto mas acham que os resultados vão ser diferentes 😂😂

    • Super Hans
      Posted Maio 11, 2025 at 1:52 pm

      Não percebo porque não gostas do Rui Costa, especialmente esta época ele tem tido uma postura semelhante à tua: culpar a arbitragem pelos insucessos.

    • 20324AC10
      Posted Maio 11, 2025 at 11:47 am

      Então estás-me a dizer que se arranjares um grupo de 100 benfiquistas, pelo menos 70 serão Rui Costa in? Pensa um bocado antes de vires aqui mandar bitaites.

  • 20324AC10
    Posted Maio 11, 2025 at 9:35 am

    Jogou-se 3 minutos e 10 segundos de futebol no tempo de compensação, quando cheguei a casa fiz questão de cronometrar. João Pinheiro acaba o jogo aos 7, surreal.

    Um abraço especial ao Neville Longbottom que com certeza estava entusiasmado para ver o Pote fazer um hattrick hoje, mas para surpresa de ninguém, fez mais um jogo à Pote!

  • 6.Mik
    Posted Maio 11, 2025 at 9:28 am

    Péssimo jogo de futebol, o Sporting desistiu de jogar muito cedo (tem sido normal com RB) e o Benfica nunca teve argumentos, jogam melhor em contra ataque e quando apanham ‘autocarros’ vê se bem a falta de ideias.

    João Pinheiro ainda deu um ar da sua graça ao não expulsar um campeão do mundo.
    Btv nunca passou repetições do lance do golo anulado ao Pote.
    Nada que não se tivesse à espera.

    Do lado do Sporting, centrais e alas estiveram bem, os médios controlaram na primeira parte e o Trincão a espaços esteve bem.
    No Benfica existem mais destaques negativos (talvez porque muitos estão no melhor momento da época) Carreras, Aursnes, Kokçu, Akturkoglu e Di Maria podiam ter feito bem mais.

    Venho o Vitória, esse sim, o jogo das nossas vidas.
    SL

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 3:47 pm

      Mas já se estava à espera da BTV… Continuar a haver um concorrente ao título que escolhe as imagens que vão ou não ao var, desvirtua por completo a verdade desportiva.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Maio 11, 2025 at 9:27 am

    Sporting tem tudo para ser campeão e no clube das viúvas vamos ver uma espécie de Dona Flor e os seus dois maridos, basicamente viúvas a sonhar com os momentos lindos com o defundo e também a dividir quarto e cama com o actual.
    Será interessante porque muito sportinguista dizia e diz mal do RB e agora vai entrar na incoerência de criticar o campeão ao mesmo tempo que elogia o Amorim mesmo depois de exibições lamentáveis que o United fez durante este período com o novo técnico.
    Comprem uma almofada porque apesar de serem campeões a coisa vai ser algo dolorosa.
    O Benfica não é um clube de viúvas mas muito provavelmente passará a ser um clube de virgens donzelas à espera do príncipe encantado chamado Ruben Amorim.
    Trap não prestava, Fernando Santos não prestava, Camacho prestava mas depois já não, Quique não prestava, Koeman não prestava, Jesus não presta e é amigalhaço do Vieira como dizem os anedotas, Vitória não prestava, Schmidt nem se fala porque passou de maravilhoso para doente mental, Lage era também uma espécie de bem desejado e vai perder o título tendo o melhor plantel e perdendo o campeonato para um Sporting cheio de erros durante a temporada. Basicamente Lage também vai perder a aura de injustiçado ou de sabotado como alguém aqui disse em tempos.
    É um clube também interessante este Benfica, uma espécie de antro de insatisfeitos que agora vão meter na cabeça que com o Amorim é que vai ser. Podem apostar nisto.
    Vai ser no futuro uma luta de tipas assanhadas pelo mesmo homem. Podem apostar.
    O Borges joga à clube pequeno e fez bem, Benfica é melhor. Ao menos não é como o meu United onde o treinador não tem jogadores para jogar como quer ou como acha que deveríamos realmente jogar e mesmo assim continua a martelar a mesma coisa depois de sucessivas exibições medonhas. Medonhas.
    Para compor o ramalhete há Porto e o seu treinador visionário.
    Está de facto uma verdadeira anedota o campeonato português, onde o pobrezinho Rui Borges vai muito provavelmente ser campeão com adaptações forçadas.
    Mas hey, não se esqueçam que o Sporting perder o Borges não fez o plantel. Não esqueçam a narrativa e cuidado com o meltdown.

    • omcf
      Posted Maio 11, 2025 at 11:58 am

      Nada está ganho, pois tem de ser sempre jogo a jogo (e não será fácil para os clubes de Lisboa jogarem com, Nraga e Vitória) mas até o Manuel deverá reconhecer que este Sporting tem ADN de Ruben Amorim (quer ganhe, empate ou perca os jogos que ainda faltam esta época) pois foram escolhidos e treinados por ele.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Maio 11, 2025 at 1:12 pm

        Boa tarde.
        Tive oportunidade de dizer que Amorim deve a Gyokeres a aura que tem, mas disse também que Gyokeres beneficiou da estratégia de Amorim.
        Não tenho problema pessoal com o treinador, as viúvas é que coitadas tão bem secas e com saudades do tipo que abalou e as deixou na vontade.
        Basta ler os comentários que recebi além dos seus para perceber que há muita carência, tanto insultam como vêm cá chatear.
        As viúvas estão carentes.

    • Lopes da Silva
      Posted Maio 11, 2025 at 10:07 am

      Admito que em grande parte venho ao VM para te ler. Interna-te. Nao sei se ha remedio para isso.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Maio 11, 2025 at 11:37 am

        Boa tarde.
        Isso sei eu, tens claramente um fetiche por mim e pelo que escrevo.
        Vais continuar a ler o que eu escrevo e vais continuar a insultar porque não tens outro remédio.
        Se fosses alguém minimamente inteligente poderias tentar refutar o que eu digo mas não tens essa capacidade.
        Não há como negar que o Sporting é neste momento um clube de viúvas, não há como negar que o Benfica é neste momento um clube órfão porque simplesmente parece não haver um único treinador de jeito para eles talvez Marco Silva e o fetiche Amorim.
        O teu problema é com a realidade e porque as coisas que eu digo são duras mas verdadeiras.
        Estás em verdadeiro meltdown e isso diverte-me.
        Não vou dizer para te ires tratar porque quero que continues igual, assim estás mesmo ao meu gosto.

        • Lopes da Silva
          Posted Maio 11, 2025 at 12:59 pm

          *ao fim de 9 meses

        • Lopes da Silva
          Posted Maio 11, 2025 at 12:58 pm

          Amigo, já o fiz. Nos primeiros comentários que fizeste após os primeiros jogos do Amorim no United fui lá debater e refutar. O ponto é precisamente esse: fi-lo uma, duas, talvez três vezes. E basta. É o suficiente. Não preciso de estar a chover no molhado a cada 3 dias. Uma vez chega, e se não consegues passar a mensagem em uma, duas, três… no teu caso, dez ou vinte vezes, então é porque talvez a mensagem não é assim tão boa. Se ao fim de 9 vezes ainda nem concorda contigo nem acredita em ti, talvez seja porque não tens assim tanta razão no que dizes. Pensa nisso.

          • Honestly
            Posted Maio 11, 2025 at 3:50 pm

            É ignorar. A partir do momento em que ele se acha como o suprassumo de inteligência e que apenas as suas opiniões é que são válidas e inteligentes, não vale muito a pena continuar a tentar

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Maio 11, 2025 at 1:35 pm

            Há aqui algo que me está a escapar, certamente.
            Quem te lê até parece que sou eu quem te procura ou que esteja minimamente preocupado com a tua opinião.
            Mas tu estás bem, viúva?
            Eu escrevo aqui o que acho pertinente e mais nada.
            Ninguém acredita no que eu digo? Tens a certeza?
            Não é coisa que me preocupe muito, mas já que tocas no ponto achas mesmo que sou a única pessoa que pensa que o Amorim taticamente está a ser limitado no United e achas que sou a única pessoa a achar que o Sporting é um clube de viúvas?
            Vives num mundo paralelo.
            Inacreditável.
            E eu é que tenho de me tratar.
            Anedótico.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Maio 11, 2025 at 11:22 am

        Sofro do mesmo mal hahaha
        Mas sim ou é doença, ou o Amorim roubou-lhe a mulher ou algo parecido

      • 6.Mik
        Posted Maio 11, 2025 at 11:15 am

        Tenta ser solidário. Estamos a falar de alguém traumatizado que não está a ter um dia fácil, ou uma época inteira.

  • João
    Posted Maio 11, 2025 at 8:55 am

    Jogo fraco

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 11, 2025 at 8:53 am

    Vergonhosa a abordagem do António Silva no golo do Sporting. Não podendo ir à queima, só tinha de tentar encostar o mais possível no Gyokeres para o obrigar a ir para a linha lateral, dando tempo à defesa para recuperar posição. Mas não! Foi a correr para trás, dando todo o espaço do mundo ao sueco, fazendo com que fosse tarde demais para fazer falta. Por falar nisso, a primeira falta sobre o Gyokeres foi na 2ª parte!
    _
    Que equipa patética. O Lage é fraquinho para estas andanças. Era o jogo do ano e entraram como se fosse só mais um jogo na 14ª jornada contra o Moreirense em casa. O Sporting merece ser campeão, pois comeram a relva desde o 1º minuto. Sim, o Pote e o Gyokeres foram os nojentinhos do costume (o primeiro entrou logo a abrir, o segundo com o constante choro em que se encosta ao defesa contrário e se atira para o chão ganhando faltinhas da treta – aprende, Pavlidis!), mas o Benfica não criou perigo nenhum, tirando o grande remate do Di María e a bola ao poste do Pavlidis.
    _
    Sporting com a estrelinha de campeão. O golo do título, para mim, foi o golo do Quaresma. Esse entrou, o do Pavlidis ontem foi ao poste… também faz diferença. Mas são justos campeões. Ao menos não garantiram o título matematicamente na Luz (alguém que avise o Pote)…

    • Mantorras
      Posted Maio 12, 2025 at 10:55 am

      Acho que o Toni foi dos melhores do Benfica, e que mais uma vez esteve muito bem a marcar o Gyokeres, incluindo no lance do golo. Depois de ver que da golo, claro que ate ele tinha ido la meter o pe ou mandar uma pantufada, mas o que ele fez no momento foi o certo.
      Manteve a distancia para nao ser comido, podia ter forcado mais para a linha, podia, mas eles fecharam o movimento interior, a ajuda ja tinha chegado e estava a tapar esse movimento.
      O Tomas sim, ao chegar na ajuda devia ter aproximado mais e ir incomodar o Gyokeres, e depois, todos os outros, que nao tem ninguem para cobrir a nao ser o Trincao e nao marcam ninguem, nem sequer cobrem ou incomodam um possivel remate.

    • Miguel Lopes
      Posted Maio 11, 2025 at 12:19 pm

      A abordagem dele não é vergonhosa, o Tomás e o Ota, é que se aproximaram à “distância” e nenhum ajudou. E o Ota devia ter ficado na marcação a quem vinha e não vigiar com os olhos com o GYO.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 11, 2025 at 1:02 pm

        Concordo que o resto da defesa – sobretudo o Carreras – esteve mal nesse lance, mas insisto que ele devia ter tentado empurrar o Gyokeres para a linha lateral. Ou fazia falta. É para isso que elas servem.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 11, 2025 at 5:07 pm

          O golo do Trincao também é bem metido. Se as defesas se preocuparem em reduzir a zero as hipóteses de levar golo, então não conseguem reduzir a nada.
          .
          O Gyokeres pode não ter feito um jogaço (embora para mim tenha feito uma grande primeira parte), mas nesse lance tem de ter o mérito de ter atraído as marcações e libertado a bola no momento chave. E claro uma grande finalização do Trincao.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Maio 11, 2025 at 9:13 pm

            Claro, mas uma coisa não invalida a outra. Os avançados do Sporting tiveram mérito, mas a abordagem dos defesas foi deficiente.

            • Petrol
              Posted Maio 12, 2025 at 9:16 am

              É a velha questão do futebol. Para haver golos, em algum momento tem de haver uma falha da equipa que os concede e é como tu dizes, o demérito de uma equipa não tira o mérito da outra. Neste caso foi claramente um erro “forçado” pela qualidade dos atacantes do Sporting.

  • AdeptoImparcial
    Posted Maio 11, 2025 at 8:48 am

    Bem, sinceramente o empate ajusta-se. Em termos de oportunidades reais, é ela por ela. Benfica naturalmente com mais posse mas muito inconsequente e sem muito perigo. Sporting a falhar nas transições quando teve mais espaço – várias situacões de igualdade ou até superioridade numérica sem perigo algum. Foi daqueles derbys jogado com mais emoção que cabeca, o que não é propriamente surpreendente.

    Destaques individuais: Maxi, Quaresma e Morten num nível superior aos outros. Monstros autênticos de princípio ao fim. Gyo – pareceu-me condicionado na segunda parte – e Trincão brilharam no golo, mas tal como Pote, andaram sem conseguir conetar como de costume. Debast teve bem com bola, algo perdido sem ela. Diomande e Inácio impecáveis, falhando só no golo. Subs não resultaram muito bem, tirando Juste que esteve fantástico. Morita não trouxe a tranquilidade com bola necessária nem conseguiu os passes de transicão que precisavamos. Harder e Quenda não ajudaram na frente.

    Não costumo falar do adversário, mas preciso elogiar o Carreras. Que jogador. Quando saiu, até me benzi. E, claro, Pavlidis por aquela jogada à Messi, mesmo que tenha que culpar alguns jogadores do Sporting por escorregadelas e passividade.

    Também não costumo falar de arbitragem, mas não achei que João Pinheiro tivesse mal. Claramente, tanto Morten como Otamendi deviam ter levado o segundo amarelo, mas notou-se que JP quis evitar uma expulsão e estragar o jogo. Penalties? Não acho que haja nenhum claríssimo. Os mais próximos seriam o empurrão de Debast ao Otamendi no canto e a potencial falta de Otamendi ao Pote na entrada da área. Mas, honestamente, não acho que tenha havido nenhum escândalo.

    Resumindo, tudo para a última jornada onde o Sporting tem tudo para ser bicampeão, mas só acredito quando o árbitro apitar para o final do jogo. Basta uma entrada tremida e um golo do Vitória para a dúvida englobar o estádio todo. É preciso entrar forte, marcar cedo e conseguir arrancar a partir daí.

    Nota final para o facto de nunca conseguir vir ao VM após um jogo destes. O site aparece todo partido, não consigo ver nenhum link nem fazer login nem nada. Mais alguém nesta situacao?

    SL

    • Mantorras
      Posted Maio 12, 2025 at 11:40 am

      Boa analise, mas discordo em alguns pontos.
      —-
      A abordagem das equipas foi “a medo”. O Sporting para retirar as transicoes ao Benfica nunca pressionou muito alto, e mesmo nas transicoes, nunca meteu muita gente (exponenciado pelo golo cedo). O Benfica panicou ao sofrer, foi lento e previsivel, ninguem se mexia e so o Kokcu, o Di Maria e o Pavlidis queriam a bola. Quando empatou, o Lage, em vez de aproveitar o embalo do golo, deixar a equipa crescer ainda mais no jogo e arriscar so no final se nao houvesse golo ate la, decidiu fazer o mesmo de sempre e que nunca resultou. Nao se entende.
      —-
      Individualmente, achei um dos piores jogos do Carreras, por acaso, vi o Tomas a soro, e Arusnes, Aktur e Di Di Maria nada inspirados. Salvaram-se Tino, Toni, Kokcu e Pavlidis. No Sporting, Hjulmand, Diomande, Maxi e Trincao muito bem, completados com Geny que tinha uma dupla funcao e “ganhou” a Carreras. Pote e Gyo foram os mais fracos, para mim.
      —-
      Ja o Pinheiro, como fazia Soares Dias, protegeu se ao maximo e errou por inoperancia. Foram muitas faltinhas mal marcadas por mergulhos na primeira parte, sobre os defesas, e a gestao do jogo tambem foi muito ma (ate os medicos deram tanga ao arbitro). Foi demasiado exagerado na segunda parte. E depois, eu durante o jogo pensei como tu, mas isso era o que eu queria ver, nao era a realidade. O Otamendi faz falta.

    • Miguel Lopes
      Posted Maio 11, 2025 at 12:16 pm

      Sempre que há jogo do Benfica, Sporting ou Porto, sucede sempre o mesmo, o site fica “louco”.

    • Petrol
      Posted Maio 11, 2025 at 9:32 am

      Excelente comentário e não diria melhor sobre a arbitragem. O único reparo para mim era que o jogo podia ter sido mais fluído. De resto, há lances discutíveis para ambos os lados, portanto não faz sentido ficar a discutir esse ponto.

      Quanto à dificuldade em vir ao VM após um jogo destes, também acontece comigo.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 11, 2025 at 8:44 am

    Antes de mais parabéns ao Sporting pelo bicampeonato.

    Será um título justo e que em condições normais teria sido conquistado em Fevereiro/Março.

    O Benfica chega vivo a esta fase da época, depois de estar em modo zombie vegetal patrocinado por Costa e Schmidt. Lage recupera a equipa animicamente e para o futebol e aconteça o que acontecer fará sempre uma época positiva. Se chega para continuar?
    No meu entender não…

    Quanto ao jogo, um Sporting especulativo, com a sorte do jogo por ter marcado cedissimo, soube jogar com isso e foi feliz. Jogou como equipa pequena e deu-se bem.
    Por sua vez o Benfica que devia ter jogado como equipa grande nunca o fez, e acabar este jogo com 2 oportunidades claras de golo contra uma equipa que jogou à Arouca, é muito curto para uma equipa que queria e tinha que ser campeã aqui.

    A responsabilidade? Da mesma pessoa que permitiu ao Benfica recuperar até aqui.
    Lage voltou a não saber lidar com as estrelas da equipa e voltou a não conseguir perceber que uma equipa joga com 11…
    Quando o percebeu, fomos de longe a melhor equipa em Portugal, e tinhamos e temos para mim até de longe o melhor plantel.

    A receita para o futuro recente do Benfica é simples. Basta não inventar…
    Os argentinos poderem voltar para a Argentina para os seus clubes do coração (apesar de Otamendi ter feito talvez a melhor época no Benfica, esse ciclo acabou), Di Maria acabará por sair pela porta pequena, Lage sair no final do Mundial de Clubes, apostando num treinador que potencie colectivos, e Rui Costa cair em Outubro.

    Com isso, em todo ou em parte, com o plantel que o Benfica já tem e mais alguns ajustes parciais, seremos o candidato número 1 ao título.

    Hoje tive pena por Pavlidis (grande jogo do grego) e de António Silva que mais uma vez acerta na marcação ao jogador mais decisivo deste campeonato.

    Do lado do Sporting, Gyokeres não marca mas assiste, Trincão volta a marcar um golo decisivo, Rui Silva acabará por ser uma contratação instrumental na revalidação de um título que pouco contou com a participação de Pote (deveria ter sido o jogador mais importante pós Gyokeres), que contou novamente com Diomande e Inácio a um nível muito alto (para mim podem ambos jogar em qualquer clube), e que teve um grande líder em Hjulmand, jogador absolutamente decisivo, e uma aposta muito feliz de Rui Borges para Debast no miolo.
    Quenda ainda fez estragos inicialmente, mas para mim o premio de grande revelação vai para Rodrigo Mora que é mais jogador.

    O Sporting vê premiada a audácia de um projeto de Varandas, solidificado por Viana e Amorim, consegue com justiça o bicampeonato e é hoje uma equipa estruturada e organizada para ser ou tentar, ser campeão com naturalidade.
    Aliás esta luta a 2 entre Benfica e Sporting deverá ser a realidade do futebol português a curto/médio prazo.

    Já contrataram jogadores muito interessantes e que vão elevar o nível em algumas posições mas vão perder alguém que contribui com metade dos golos e que chegará ao fim da liga com cerca de 40 golos marcados.
    E esses jogadores são muito difíceis de substituir. Este também é o campeonato de Gyokeres. Mais do que de Varandas, Amorim ou Rui Borges.

    Uma palavra final para a arbitragem.
    Como são maus!
    O nível da arbitragem em Portugal nunca esteve tão mal, nunca teve tão poucos árbitros de personalidade, e manifestamente não acompanham o nível das equipas em campo.

    Temos uma liga com excelentes jogadores, bons treinadores, uma liga muito interessante do ponto de vista táctico, mas os árbitros são do nível do Bangladesh.
    E o crescimento da nossa liga também se dará com o crescimento em qualidades da arbitragem.
    Se Pinheiro é o melhor Português e antes era Soares Dias, batemos no fundo…

    • Antonio Fauco
      Posted Maio 11, 2025 at 10:51 am

      Acho que nunca antes tinha lido um comentário teu não biased, mas neste claramente tens algumas palas à frente.
      “Sporting jogou como equipa pequena”, realmente seria muito inteligente jogar com linhas subidas, em vantagem, contra uma equipa que claramente prefere jogar em transição e não sabe construir ataque.
      “António Silva acerta na marcação”, esquecendo, claro, os duelos todos que perdeu na primeira parte e todo o espaço que deu ao Gyokeres para assistir o Trincão.

      De resto, arbitragem concordo totalmente, mas creio que deve ser em sentidos inversos. Acho que fica por marcar a falta do Otamendi sobre o Pote que daria penalty e expulsão por segundo amarelo, o que teria resolvido o campeonato muito provavelmente.

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 11, 2025 at 1:17 pm

        Fauco, eu disse que a arbitragem foi má.
        Não disse para quem…

        E sim. Para mim era penalty e expulsão no lance do Pote é por demais evidente.
        A expulsão sendo penalty seria pelo segundo amarelo e não vermelho direto (dupla penalização).

        Não expulsando Otamendi como não expulsou, era penalty de Debast, e Hjulmand devia ter sido expulso também.

        O único lance de dúvida bem ajuizado foi o golo anulado a Pote (há falta clara do Gyo).

        Estes lances, mais do que evidentes comprovam que a arbitragem é miserável, e que os VARs para além de miseráveis são irresponsáveis.

        E não é porque beneficiem A ou B, isso não creio, é porque são mais mesmo.

        Relativamente ao António mais uma vez vi-o fazer uma exibição de alto nível contra o melhor avançado da Liga. E no lance do golo a abordagem de contenção era o que ele devia ter feito. Quem abordou mal o lance foi o resto da defesa do Benfica.

        Repara que o Gyokeres contra o Benfica que me recorde tem um aproveitamento reduzido e o golo que me recordo do Gyo contra o Benfica nasce de uma abordagem do Otamendi à queima onde tenta ganhar a bola e o sueco destroi-o por completo.

        Ou seja, não foi certamente pelo António Silva e pelos jogos que fez a marcar aquele que é o melhor avançado da última década em Portugal que o Benfica não ganhou.

        A abordagem de equipa pequena do Sporting na Luz é um facto. Também não disse que não foi a abordagem mais apropriada. A ganhar aos 3 minutos porventura faria o mesmo.

        Curiosamente nesta caixa de comentários leio vários sportinguistas a criticar os benfiquistas por essa frase que o Sporting abordou o jogo como equipa pequena, mas contudo, e perdoa-me a observação é precisamente a mesma coisa que leio dos sportinguistas quando analisam o Rui Borges…

        Treinador de equipa pequena, segundas partes a baixar linhas em vantagem, não é treinador para o Sporting…

        Essa visão é mais sportinguista do que nossa.

        Rui Borges vai acabar por ser campeão com essa abordagem que teve variadíssimas vezes até em jogos contra equipas pequenas e que valeu várias críticas dos sportinguistas.

        Por isso só repetimos essa mesma análise que muitos sportinguistas já tinham feito justamente.

      • Miguel Lopes
        Posted Maio 11, 2025 at 12:13 pm

        Não era expulsão por 2ª amarelo, mas sim vermelho direto porque o Otamendi, ao tentar chegar à bola, acertou com a perna direita na anca de Pedro Gonçalves impedindo-o de seguir isolado em clara oportunidade de golo (contacto fora da área).
        E como era aos 18 minutos, já não existia Otamendi para o presumível penalti de que se queixam os benfiquistas.

  • El Professor
    Posted Maio 11, 2025 at 8:31 am

    Algumas curiosidades.

    O Benfica após um jejum de alguns anos vai buscar o Jesus ao Braga e acaba por vencer o campeonato no primeiro ano completo do treinador, em seguida passa por novo jejum de 3 anos terminando esse jejum com um tetracampeonato.

    O Sporting vai buscar o Rúben ao Braga e acaba com um jejum grande na sua primeira época no Sporting, passando por um jejum de 3 anos nas épocas seguinte e estando neste momento a caminho de um bicampeonato inédito para a malta mais da minha idade…

    Coincidências?

    • AM
      Posted Maio 11, 2025 at 1:25 pm

      Como assim? “Sporting vai buscar o Rúben ao Braga e acaba com um jejum grande na sua primeira época no Sporting, passando por um jejum de 3 anos nas épocas seguinte e estando neste momento a caminho de um bicampeonato inédito ” jejum de 3 anos após ganhar o campeonato na primeira época completa??????

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 11, 2025 at 8:28 am

    Quando se tem falado que o problema da BTV passar os jogos do SLB são as imagens para o VAR, eis que fica à mercê do país inteiro que o grande problema da BTV é a forma como os jogos são narrados. Completamente abominável o facciosismo e a cegueira. Mas pronto, é a TV deles, normal. Tinha ideia de que havia um pinto de decência e honestidade, até pelos jogos anteriores que fui obrigado a assistir, mas o que se passou ontem ultrapassou todos os limites.
    .
    Quanto ao jogo, enfim, um Sporting moribundo como tem sido é um Benfica que, de forma humilhante, corre sérios riscos de não conseguir ultrapassar no campeonato.

    • Petrol
      Posted Maio 11, 2025 at 9:35 am

      É uma tv de um clube, a parcialidade acaba por ser normal. Anormal é a parcialidade em canais teoricamente isentos como a SportTV.

      • Artur Trindade
        Posted Maio 11, 2025 at 7:33 pm

        Nos últimos 3 jogos televisionados do Sporting, apenas houve relatores benfiquistas nas habituais duplas, e apenas 1 desses jogos passou na BTV.
        Qual é a parcialidade que referes?

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 11, 2025 at 11:26 am

        Foi isso que eu disse. Normal por ser a televisão do clube. Anedótico na mesma. Se eu ouvir um benfiquista doente a falar, não é por ser benfiquista que deixa de ser doente. Apenas isso.
        .
        Lembro-me de ganharmos 3-0 na Luz e de na altura ter ficado impressionado com os comentários, ontem foi completamente o oposto.

  • El Professor
    Posted Maio 11, 2025 at 8:26 am

    Depois das críticas que vi ao César Peixoto na semana passada, estava á espera de um Sporting diferente na Luz mas a verdade é que não foi bem isso que se passou aliás, até me arrisco a dizer que o César Peixoto e o seu Gil Vicente jogou com um autocarro bem mais pequeno que o Sporting na luz e queimou muito menos tempo….Ironia das vidas!
    Árbitro com um critério absurdo onde se salienta os dois lances na área um para cada equipa que deixam muitas muitas duvidas e as inúmeras faltas de Hujlmand que fugiu á expulsão por 3 vezes de forma inacreditável.

    O jogo em si, foi fraco com o Benfica a perder a oportunidade de disputar o jogo durante 90M quando inventa e lança Di Maria e com isto diz adeus ao título por insistir num erro já tantas vezes repetidas.
    Apostar no argentino que já não têm rapidez nem intensidade e onde se destaca mais na qualidade com que coloca bola na área fazia muito mais sentido numa fase final de jogo e já com os dois pontas de lança em campo, fazer este tipo de jogo com o Sporting com 3 centrais e mais o Debast a meio campo e apenas Pavlidis para tentar finalizar é apenas e só oferecer bolas ao adversário…

    Parabéns ao Sporting que apesar de ter jogado como o Gil Vicente fez um bom campeonato e acaba por ser um justo vencedor como teria sido o Benfica.
    Para o ano á mais.

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 2:04 pm

      😂😂😂 quando o melão é grande compara se com o incomparável…
      Também vais dizer que hoje 6 jogadores do Sporting a tentar expulsar um jogador do Benfica?
      Então ficamos por aqui

    • Stravinsky
      Posted Maio 11, 2025 at 11:12 am

      Como assim? O que os Sportinguistas que falam de futebol dizem aqui é que o Rui Borges não serve para o Sporting exatamente porque não tem qualquer leitura de jogo para contrariar adversários, sendo que a tática dele é encostar a equipa à baliza, em bloco baixo, e rezar para não sofrer golos??
      Isto é a crítica que eu e outros Sportinguistas andamos a fazer aqui no blog há meses! Era claro como água que o Sporting ia começar a baixar no terreno até estacionar, porque é isso que o Rui Borges faz SEMPRE. Seja o Benfica ou outro clube qualquer o adversário.
      Ah, é isso que vai fazer contra o Vitória na última jornada, expondo-se completamente à mera sorte da bola que bate no poste e sai em vez de bater no poste e entrar… Ou seja, a tática vai ser mais uma vez esperar que o adversário não marque e que o Gyokeres resolva de alguma forma.
      Achar que o um campeonato está ganho quando se tem um treinador com esta forma de jogar é completamente delirante.

    • Miguelvuck31
      Posted Maio 11, 2025 at 10:28 am

      Exatamente, o Sporting se jogasse sempre assim estava, diga-se… em 1.º lugar.

      O Sporting fez o seu jogo, em que o principal ponto era marcar e não sofrer.

      Qual foi o jogador que o Sporting provocou para ser expulso para que este não jogue contra o Braga ?

  • porra33
    Posted Maio 11, 2025 at 8:22 am

    Há que dar os parabéns aos sportinguistas. Era campeão anunciado em Agosto e acaba por ser em Maio.
    .
    Quanto ao jogo, entrada inadmissível do Benfica, um lance em que a equipa está a dormir e o Trincão foi eficaz. Di Maria foi uma aposta ao lado, apesar de ter tido a melhor oportunidade na primeira parte foi o problema do costume, tornando a equipa previsível. Na segunda parte o Benfica entrou com mais vontade com 11 e mereceu o empate numa grande jogada de Pavlidis. Depois Lage perde o meio campo com as alterações, deveria ter entrado Barreiro e o Benfica pouco criou além do lance da bola ao poste
    .
    Quanto à arbitragem de João Pinheiro foi fraca e errática para ambos os lados. O Sporting queixa-se do lance do Otamendi, nós dos lance do Debast. Os amarelos foram patéticos Hjulmand e Otamendi ficaram com carta branca depois do primeiro amarelo, bem como Rui Silva que passou a ter via verde para perder o tempo que lhe apetecia.
    .
    Uma palavra para Rui Borges, é um treinador de equipa pequena mas ao menos é competente nisso. Montou uma estratégia de bloco baixo e anti jogo e foi recompensado. Irá continuar para o ano e se perder o Gyokeres o Benfica terá uma boa oportunidade de ser campeão caso consiga uma vantagem até o Rui Borges ser despedido.
    .
    Como tinha dito em Agosto a culpa de tudo o que acontecesse está época é só de Rui Costa. A aposta a prazo em Schmidt, o mau planeamento do plantel a escolha de Lage são tudo decisões dele. Deve ser homem e assumir o falhanço e nem se deveria apresentar a eleições. O único motivo pelo qual o Benfica se aproximou de competir pelo campeonato foi as peripécias em que o Sporting se meteu e que são raríssimas. Um Sporting com Amorim e com menos lesões já seria campeão há algum tempo. Em Outubro têm a palavra os sócios.

  • Pbessa
    Posted Maio 11, 2025 at 7:57 am

    Tic, Tac, Tic, Tac …

  • Red Scorpius
    Posted Maio 11, 2025 at 7:57 am

    O Benfica iniciou o jogo sofrendo mais um golo à entrada da área, marcado por um jogador completamente solto, como já tinha acontecido nos jogos com o Arouca e o Farense e talvez noutros.
    Muita preocupação com Gyokeres, os colegas de António Silva a apreciarem o seu esforço, sem anteciparem que a bola iria para ali.
    O Benfica demorou a encontrar-se, o Sporting ficou mais tranquilo. Mais um jogo em que os jogadores do Benfica perderam a bola de forma demasiado fácil, toques inconsequentes, passes sem levantar a cabeça, etc , incapacidade em ganhar segundas bolas, pelo que pouco ameaçou um Sporting tranquilo no seu jogo.
    Na segunda parte, com Schjelderup em vez de Di Maria o Benfica cresceu em intensidade, o Sporting baixou linhas veio a grande jogada de Pavlidis que deu o golo do empate a Akturkoglu e a equipa e o público acreditou.
    Lage mexeu, colocou Belotti que assistiu Pavlidis para este acertar no poste, uma saga que o tem perseguido.
    Foi o último momento conseguido pelo Benfica. A partir daí o jogo decaiu, com muitas interrupções e o Sporting conservou o empate.
    O resultado talvez seja justo. O Benfica foi penalizado por uma má entrada e o Sporting foi eficaz e rigoroso no seu jogo.
    O Sporting não desperdiçará a oportunidade de chegao ao desejado bi e o Benfica só se poderá queixar-se de si próprio, pela forma como desperdiçou alguns pontos e de não ter um plantel equilibrado, sendo demasiado caro e incompetente para ser campeão em Portugal.

  • Hulenois
    Posted Maio 11, 2025 at 7:27 am

    Que jogo! Benfica jogou bem melhor que o Sporting. Com um bom abre-latas ganhava o jogo.
    Pavlids que jogada a Messi, fenomenal
    Joao Pinheiro tentou controlar o jogo mas não foi fácil, só o Colina mesmo. Aquele penalte indiscutível que Otamendi comete na primeira parte contra o Pote, era vermelho directo. Deixou de jogar a bola para acometer o Pote com violência no joelho. E o VAR?
    Este var é uma anedota. Porque é que não chamou o arbrito?
    Ficou claro na repetição mesmo com óculos de sol dava para ver o PENALTE.
    Verdade seja dita, também há um lance na segunda parte contra Otamende que parecia penalte a favor do Benfica, dependendo do critério do árbitro já que os dois estão agarradinhos ali.
    Quanto aos treinadores, Lage é muito melhor que o Borges. Este depois de um golo madrugador, chama todos os autocarros da cidade o que permitiu ao benfica subir de nível por causa dos espaços que o Sporting deixava através de Pote e Tricao.
    Lage (the smart one) tira o Dimaria e coloca o Schjelderup que agitou muito mesmo não sendo aquele abre-latas a Kelvin.

    • Petrol
      Posted Maio 11, 2025 at 9:39 am

      Como é que um lance fora de área é um penalty indiscutível? Talvez seja por isso o uso da palavra penalte.

      • Artur Trindade
        Posted Maio 11, 2025 at 7:41 pm

        A BTV ficou num dilema, teria imagens que possivelmente provariam que o lance seria fora da área, mas como o editor percebeu que era falta, na jurisprudência do canal prevaleceu a decisão de não passar nada, fingir que o lance não aconteceu, em contenção de danos, logo não podes dizer que foi fora da área, lamento, temos que retirar consequências desta aberração portuguesa de ter um canal de clube a transmitir jogos, não pode ser sol na eira e chuva no nabal.
        Penalty e expulsão, enquanto não tiverem a decência de acabar com a aberração.

      • Honestly
        Posted Maio 11, 2025 at 4:03 pm

        Se é penalti ou não, não se saberá… Pq mais uma vez o clube detentor do canal que passou o jogo, fez questão de não mostrar imagens…
        No entanto era vermelho, seja direto ou 2o amarelo, o que faz com que aos 80 min não estivesse em campo para sofrer o tal derrube do debast

        • Petrol
          Posted Maio 12, 2025 at 9:18 am

          O lance com o Debast foi na 1ª parte. Foi após a possível expulsão mas também não foi aos 80 minutos.

    • Miguel Jack
      Posted Maio 11, 2025 at 9:22 am

      Estava muito triste pelo empate do Benfica e consequente adeus ao campeonato, até que leio este comentário!! Já não lia “penalte” há muito tempo e alegrou o meu dia. Obrigado!

    • El Professor
      Posted Maio 11, 2025 at 8:06 am

      Dizer que o lance do Otamendi é vermelho clarinho e logo a seguir dizer que o lance sobre o Otamendi é duvidoso é de uma desonestidade intelectual gritante.
      Sem falar nas vezes que o Hujlmand foi poupado ao segundo amarelo…

      • Mike-UK
        Posted Maio 11, 2025 at 9:53 am

        Creio que disseram na BTV que o Hjulmand foi poupado 82 vezes ao segundo amarelo.
        Mas esta contagem está incorrecta, uma vez que não inclui todas as vezes que dividiu lances antes de levar o primeiro amarelo, e se as considerarmos então concluímos que o Hjulmand devia ter levado 102 amarelos ontem.
        M’avergonha.

  • ACT7
    Posted Maio 11, 2025 at 7:20 am

    Uma equipa a tentar jogar e outra a queimar tempo foi assim o jogo.
    O Benfica entrou nervoso e sofre cedo a partir daí é o Sporting a cavar faltas e tentar levar pontos da Luz que era sempre interessante para eles. O Sporting condicionou bem o Benfica, condicionou as bolas paradas ainda que com um penálti por assinalar.
    Mal o Lage apostar no Di Maria de início assim como o Borges apostar no Pote, tendo mais consequências para o Benfica que deu 45 min.
    Pavlidis com um lance brilhante e a seguir podia ter marcado o 2o do Benfica.
    Um empate que sabe a derrota principalmente porque este Sporting é uma equipa de pontapé para a frente é fé no que o Gyokeres e o Trincao possam fazer, com o Hujl a tentar ganhar dividias, faltinhas e a liderar a equipa. Não vejo nada de especial neste Sporting .

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 1:57 pm

      Banho*

    • Honestly
      Posted Maio 11, 2025 at 1:57 pm

      Ainda que com um penalti por assinalar? Àquele jogador que já devia estar no banco aos 25 min? Ah tá bem

    • Antonio Fauco
      Posted Maio 11, 2025 at 10:53 am

      Agora tenta escrever sem chorar tanto.
      E acho hilariante falares sobre um penalty por assinalar (que assumo ser o agarrão sobre o Otamendi) quando antes este mesmo jogador faz falta para penalty e segundo amarelo que teria provavelmente decidido o campeonato (minha opinião e dos árbitros que têm comentado a arbitragem do dérbi).
      Mas sobre isso não convém falar.

      • Rosso
        Posted Maio 11, 2025 at 4:45 pm

        Se quiseres também podemos falar da não expulsão do Hujlmand ou da pisadela do jogador do sporting que nem falta marcaram.

    • Jan the Man
      Posted Maio 11, 2025 at 7:56 am

      Sporting claramente a jogar com o resultado. Conseguiu ser eficaz quando criou perigo e, não fosse o génio de Pavlidis ou o critério mais largo de João Pinheiro, podia bem ter saído campeão da Luz. Sofreu um pouco mais na 2a parte com o recuar de linhas (ainda assim menos do que noutras situações) e com o desaparecimento de Gyokeres (o sueco deixou de conseguir segurar a bola para a equipa respirar ou esticar o jogo), mas diria que conseguiu o mais importante e de forma competente.

      Quanto ao Benfica, é normal que tenha tido a iniciativa do jogo, ainda para mais a correr atrás, mas tirando um remate de Di Maria na 1a parte, o golo e a bola ao poste, não conseguiu ultrapassar a muralha defensiva de Rui Borges nem teve capacidade para sufocar os leões.

      No geral, um derby com baixa nota artística onde pareceu que se jogou sempre mais com o coração do que com a cabeça, algo compreensível devido à importância da partida.

      • Dca
        Posted Maio 11, 2025 at 10:45 am

        “Não fosse o critério largo do João Pinheiro” em que mundo é que vivem? Tudo o que foi faltinhas, assinalou tudo contra o Benfica. Aliás, 24 faltas nossas vs 14 vossas. “Critério largo”

    • Luis_Ribeiro
      Posted Maio 11, 2025 at 7:47 am

      Sou benfiquista e tento ver as coisas sem palas, o Sporting tem a melhor defesa, o melhor ataque, o Benfica em 3 jogos esta época nunca lhe conseguiu ganhar em 90 minutos, teve metade do plantel lesionado durante dois meses, teve 3 treinadores e não investiu como o Benfica no mercado de inicio de época nem no mercado de inverno.. ler este comentário faz me perceber muito do que está mal no meu Benfica de Rui Costa, palas, palha, fumaça e incompetência. O Sporting a ser campeão (que ainda não o é), será um digno e justo vencedor! Ao meu Benfica, independentemente de que seja campeão ou não desejo uma mudança da direção e de rumo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 11, 2025 at 8:45 am

        Tudo certo, tirando a parte em que o Sporting não investiu muito esta época. Ter mantido Gyokeres, Hjulmand, Pote, Diomande e Inácio foi um grande investimento. Claro que se estes não saíram não foram contratar jogadores, mas não deixam de ter apostato bastante no bi-campeonato. E deu resultado.

        • ACT7
          Posted Maio 11, 2025 at 9:25 am

          O plantel do Sporting vale mais 120 milhoes que o do Benfica mas continuam a dizer que são uma equipa de cêntimos e que não investiram.
          Se investiram e normalmente tem as contas equilibradas mérito para o Varandas e a gestão que tem feito.

          • guizas
            Posted Maio 14, 2025 at 10:59 am

            Vale mais apenas por ser um plantel mais jovem. O otamendi é dos melhores centrais da liga, no entanto tem um valor de mercado quase nulo… Di maria igual. Valor de mercado por si só diz pouco.

            Nessa análise, tens de incluir os salários e o número de jogadores no plantel. Não ha comparação entre as duas equipas. E isso notou-se especialmente bem em janeiro

          • Stravinsky
            Posted Maio 11, 2025 at 11:21 am

            Vale mais 120M porque estão valorizados por terem sido campeões o ano passado. Achas que se o Benfica tivesse sido campeão o ano passado, os jogadores eram valorizados da mesma forma? Obvio que não.

      • ACT7
        Posted Maio 11, 2025 at 8:23 am

        Eu sou crítico do Rui Costa, podes até puxar a fita atrás e quando ganhamos a taça da liga disse que o pior para o Benfica este ano é ganhar títulos.
        O Sporting teve lesões como qualquer outro, apenas tinha um plantel reduzido porque assim o quis.

Deixa um comentário