Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não sou um fervoroso adepto de não-portugueses, por princípio. Mas há casos e casos»

Esta mudança na selecção nacional também vai permitir que alguns naturalizados passem a ser opção (isso já acontece nas nossas selecções jovens, mas quando se trata da AA a perspectiva do adepto é sempre de alguma indignação)?
Fernando Santos, apesar de ter frisado que tudo fará para não ter de forçar essa situação, não fechou as portas da selecção nacional a naturalizados e até deu o exemplo de Deco. “Não sou um fervoroso adepto de não-portugueses, por princípio. Mas há casos e casos. Alguns jogadores estão cá há muito e criam identidade com o país. Deco veio pequeno e foi crescendo como português. Quando há este sentimento é possível se não, preferencialmente, não”, anotou, frisando: “Farei o possível por encontrar uma solução que não seja essa. Não digo desta água não beberei, mas farei tudo para não beber”, disse o novo seleccionador nacional, em entrevista à SIC Noticias. 

0 Comentários

  • Alexandre Silva
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:30 pm

    Chama o lima para a selecção.

    • André Santos
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:59 pm

      Em vez de estarem a falar da naturalização do Lima e de outros, que não passariam de medidas temporárias, porque não fazer alguma coisa ao nível da formação e aproveitamento de pontas de lança portugueses que é onde reside o problema principal?

      Como é que reunem as condições para aparecerem pontas de lança de qualidade em Portugal se nos escalões de formação, o ponta de lança é sempre o jogador mais alto e tosco da equipa. Se for bom tecnicamente, é imediatamente puxado para a ala (sindrome tuga do novo Luís Figo ou Ronaldo).

      Já para não falar das equipas que para essas posições específicas vão buscar africanos ou sul americanos e resolvem logo o problema momentâneo. Podem ganhar jogos mas nunca vi ganharem jogadores com este sistema.

      O futebol de formação em Portugal tem que ser repensado porque está cheio de tiques, gorduras e ineficácia de processos. Com o talento que cada vez é mais raro de encontrar, não nos podemos dar ao luxo de deitar potencial para o lixo.

      E enquanto os clubes portugueses tiverem a facilidade absurda de encontrar linhas de crédito por mais insolventes que os clubes sejam e por mais hipotecados que estejam os futuros destes, para comprar com facilidade 10, 20 ou 30 jogadores novos por ano para todos os gostos e feitios não dando importancia nenhuma à sua formação que devia ser o coração de todos os clubes, não podemos ir muito longe.. Depois queixam-se que nem ganhamos à Albânia.

    • Cher
      Posted Setembro 30, 2014 at 12:36 am

      Muito bem dito! Sucintamente explicado aquilo que o futebol deveria ser e infelizmente já não mais (pelo menos em Portugal cada vez menos….)

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 6:54 am

      Um jogador como o Lima e chamado para suprir uma carencia da selecão, a curto prazo. Apostas na formacão so funcionam a longo prazo, e dependem de muitos factores, o mais importante sendo a aposta dos clubes nessa mesma formacão o que não acontece agora. por essa razão se quisermos ser competitivos como selecão temos que naturalizar jogadores como fazem a maior parte das selecões na europa, com jogadores que são potenciais mais valias (Diego Costa na espanha, Benzema na Franca, Boateng na alemanha…),

      Paulo F

    • UaOuatara
      Posted Setembro 30, 2014 at 8:41 am

      Quem diz o Lima diz também o Maurício…

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:46 am

      Comparar o Lima com o Maurício é como comparar um BMW com um Kia…

      Ainda assim…Não quero estrangeirada a jogar por Portugal.

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 10:20 am

      Em vez do Lima pode ser um ponta de lança bom ao menos? Vá, um ponta de lança puro e que marcasse mais do que 2 golos para ai em 17 jogos? Ainda para mais de penalti e de baliza aberto? Para isso temos o Postiga. Vá, menos clubismo por favor.

      Já estou com o outro. Já que vai o Lima que vá o Mauricio também! lol !

      Joel

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 30, 2014 at 10:58 am

      Os golos que o Postiga marca também o Lima os marcava…A diferença é que o Lima joga à bola,joga e faz jogar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 11:19 am

      Qual é o mal do Kia?
      Por acaso estes últimos modelos estão muito bem cotados ao nível da mecânica, tendo inclusivamente recebido alguns prémios pela fiabilidade.
      Por sua vez, os BMW's que são carros fantásticos tem estado a ter alguns problemas ao nível da motorização, mas propriamente ao nível das correias do motor, coisa que não tem acontecido com os Kia'a.

      Mr. Blue

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 30, 2014 at 11:53 am

      Não tem mal nenhum,mas preferias um Kia ou um BMW?

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 1:27 pm

      Bmw tem corrente, tal como os Mercedes penso eu. Correia têm os kia. Na seleção o problema é a nível de estruturação e planificação. Saliento a coragem de Fernando santos ao tomar uma posição quanto a naturalizações. Lá porque a França e Espanha fazem não quer dizer que seja regra de ouro para todos. Ass DR

  • David
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:30 pm

    O Lima encaixa no perfil do Deco, não vejo razões para não ser chamado.

    • Fábio Coutada
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:34 pm

      Eu vejo, a começar pelo facto de o Lima estar em mau momento de forma. Sendo eu benfiquista, já estou farto de ver o Gaitan fazer assistências para o Lima mandar a bola para a Tia Maria.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:39 pm

      Não tem mesmo nada a ver. Deco chegou muito mais novo.

      André Filipe.

    • Alexandre Silva
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:44 pm

      Mesmo não estando num bom momento de forma e mesmo nao marcando golos, lima farta-se de trabalhar em prol da equipa. Criando espacos , ajudando a defender, … por isso claramente que fará melhor que qualquer outro chamado para a frente de ataque.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:50 pm

      Quem diz que o Lima está num mau momento pouco vê os jogos do Benfica. Ainda agora no sabado fui ver o jogo à Amoreira e Lima fez um otimo jogo. É dos jogadores mais participativos no jogo do Benfica e fundamental na forma como liga o nosso jogo. Nao vive para o golo e talvez por isso se fixem tanto nos golos que nao marca (ainda que leve dois jogos seguidos a faturar), mas Lima é muito mais que apenas a ultima fase do momento ofensivo: desgasta defesa, abre espaços, é um enormissimo jogador no seu todo.. mas os grandes jogadores de equipa nunca serão devidamente reconhecidos. Pessoalmente acho que o Lima está em boa forma e a crescer..agora quanto a selecçao é outra historia, espero q se acabe com as naturalizacoes e principalmente estas naturalizacoes "à pressão".
      Tiago lisas

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:58 pm

      E ainda diziam mal do montero. A unica diferença entre os clubes é q o benfica nao têm quem o substitua e o sporting prefere ter um goleador em vez de um jogador em ma forma que apenas jogue em prol da equipa mas farta se de falhar. E nao tinha tantas oportunidades claras como o lima.
      Pinho

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:06 pm

      Pinho,

      "O Benfica não tem ninguém que o substituía ao contrário do Sporting que ter lá um goleador"…no entanto o Benfica tem 15 golos no campeonato e o Sporting apenas 9, ele há com cada coisa…modernices

    • MosqueteiroSLB
      Posted Setembro 30, 2014 at 6:26 am

      o que vale e que o goleador do sporting tem os mesmos golos que o lima…
      a diferença e que o lima tem assistencias, ao contrario do slimani.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:32 pm

    Acima de tudo acho que era necessário a FIFA legislar os casos dos jogadores naturalizados.
    Para ser naturalizado num país (para mim) era necessário:
    -A partir dos 18 anos jogar 6 ou mais anos no país.
    -Se estiver compreendido entre os 12 e 18 anos jogar somente 5 anos para conseguir obter a naturalização.

    • The River Ramones
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:34 pm

      A FIFA não tem que legislar nada, uma vez que cada país tem a sua própria lei e pode pedir nacionalidade desde que cumpra os requisitos. Cabe ao selecionador selecionar quem lhe interessa.

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:39 pm

      Lá estão vocês a quererem fazer da FIFA um organismo com mais poder que as entidades civis…a FIFA não é metida nem achada na naturalização de um cidadão seja em que País for como é obvio…

      Se Noruega amanhã se lembrar de legislar, que para se ser cidadão Noruegues, basta viver apenas uma semana na Noruega, NINGUÉM, muito menos a FIFA tem nada a ver com isso, e ao fim de uma semana, qualquer cidadão passaria a ter os direitos e deveres de um qualquer cidadão norueguês de nascença, como tal poderia representar a Selecção da Noruega como qualquer cidadão que tivesse lá nascido…

    • MrTrypta
      Posted Setembro 30, 2014 at 12:43 am

      E quem é a FIFA pra legislar seja o que for?
      Como já foi dito, cada país tem a sua autonomia e as suas leis.
      Sou da seguinte opinião, se a lei os torna portugueses ao fim de X tempo, eles têm TODO o direito E direitos que os outros portugueses têm! Ou temos excepções para o futebol??

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 8:20 am

      é isto e a obrigatoriedade de usar portugueses. Esta gente parece que não percebe, ou não quer perceber.
      Estimo a tua paciencia (Kafka) em estar sempre a explicar que a lei também se aplica aos clubes de futebol.
      Sugiro que escrevas dois textos (um para cada assunto) para não estares sempre a perder tempo a escrever o mesmo.

      João Malaquias

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 10:25 am

      Isso já começou a ser legislado no tempo das civitas e das polis. Vens uns séculos tarde ;o

      Joel

    • Bruno Fonseca
      Posted Setembro 30, 2014 at 11:31 am

      Miguel Guerreiro com isso a FIFA não pode mexer, tem a ver com a lei de cada país.

  • Muska
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:32 pm

    Hmm, posso estar enganado, mas esta conversa cheira-me a lima, espero bem que não, seria fazer-mos novamente um Liedson, estar uma vida para o convocar e depois convocá-lo quando está velho e acabado.

  • Kafka I
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:33 pm

    "O Deco veio pequeno para Portugal" ???? …o Fernando Santos anda assim um pouco mal de matemática…o Deco veio para Portugal já em idade adulta com 20 anos, mas ok…

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:33 pm

    Cahma o Luka Zahovic…é mais português que o Bruma, Nani, Danny e Bosingwa.

    • Jonas
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:41 pm

      Bosingwa? A serio??

      jonas

    • João Dias
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:41 pm

      Tão português como eu e tu ;)
      Guimarães é Portugal, que eu saiba. Por isso…

      Mas acho que o Zahovic vai para os sub-21 substituir o Paciência.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:46 pm

      Mais português que Bruma, Nani, Éder, Danny, Adrien, Cedric, William, Pepe, Varela, Rolando, Bruno Alves, Vezo, Ilori, Quaresma, Ivan, Edinho e tantos outros que têm representado/podem vir a representar a pseudo-selecção portuguesa.

      Francisco

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:48 pm

      Sim, não sei o que é que o Bosingwa tem de português.

      Luís Rodrigues

    • João Dias
      Posted Setembro 29, 2014 at 10:54 pm

      Bruno Alves- nasceu na Póvoa de Varzim ( Portugal )
      Nani- nasceu na Amadora ( Portugal )
      Vezo- nasceu em Setúbal ( Portugal )
      Ivan- nasceu em Vila Franca de Xira ( Portugal )
      Varela- nasceu na Caparica ( Portugal )
      Quaresma- nasceu em Lisboa ( Portugal )

      As vezes, mais vale…

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:02 pm

      João Dias,

      O Nani nasceu em Cabo Verde

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:06 pm

      Quaresma nasceu em Famalicão….sim também fiquei de boca aberta….

      Edgar

    • João Dias
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:06 pm

      Nasceu na Amadora.

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:21 pm

      Deixa a wikipedia em paz…. Nasceu em cabo verde… P.freitas

    • gps
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:22 pm

      O Bosingwa e o Danny tem pai(s) portugues(es)

    • Anónimo
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:31 pm

      De facto, compreende-se. Portugal ou França chegam a apresentar equipas dignas de CAN.

      Luís Rodrigues

    • MrTrypta
      Posted Setembro 30, 2014 at 12:50 am

      Eu às vezes até fico meio parvo com as idiotices que se fala aqui..
      Aposto q se formos ver todos têm nacionalidade portuguesa.. essa do nasceu "aqui" ou "ali" não interessa.
      Querem q isso seja diferente??? Mudem as leis!!!

    • Chilavert
      Posted Setembro 30, 2014 at 1:18 am

      O Nani nasceu de facto em Cabo Verde assim como o Manuel Fernandes!
      O Danilo Pereira nasceu na Guiné Bissau
      O William Carvalho é nativo de Angola
      O Eder também é nativo da Guiné Bissau
      Bruma também é guineense
      O Helder Costa é nascido em Angola
      Rony é nascido no Brazil
      Anthony Lopes e Raphael Guerreiro são nascidos em França.
      O Intima dos sub 19 é Guineense , o Jordan Machado frances o Guzzo brasileiro e o Gelson Martins angolano.

      Isto tudo para fazer algumas questões:
      O que torna estes jogadores acima portugueses ou não portugueses?
      Quais são os requesitos? os imperativos legais ou uma questão de identidade e principio?

      Eu leio aqui muitas opiniões mas pouquissimas com coerencia!

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 30, 2014 at 8:51 am

      Não sabia que havia um medidor de portuguesismo.

    • Bruno Fonseca
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:00 am

      Francisco o único não português aí é o Pepe.

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:42 am

      MrTrypta nacionalidade portuguesa obviamente todos têm..

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 11:55 am

      Boa tarde, sou nado e criado na póvoa do Varzim ( Portugal ) , resido em lyon ( França)! A minha filha nasceu em Franca mas foi registada no consulado e tem bi/cartão único português , logo e portuguesa?
      Ricardo carvalho

  • Anónimo
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:34 pm

    Foi logo dar o pior exemplo possível.

    Zebiole

  • João Dias
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:35 pm

    O Lima há muito que diz que gostaria de representar a seleção portuguesa…

  • Anónimo
    Posted Setembro 29, 2014 at 10:51 pm

    Eu não sou contra os naturalizados mas penso que devia-se convocar jogadores que já estejam desde pequenos no nosso país e que tenham crescido cá como por exemplo o William Carvalho ou o Rony Lopes. Aquilo que não acho correto é pensar em convocar jogadores ,como o caso mais recente do Fernando,que chegam cá já na idade adulta, faz-me lembrar na altura do Queiroz quando convocou o Liedson praticamente já com mais de 30 anos, isso sim já é ridículo…

    Peter Griffin

    • Tiago Franco
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:26 pm

      Qual seria o problema de chamar o Fernando quando por exemplo o Bruma veio da Guiná no mesmo ano que ele simplesmente para jogar futebol? Não há ligações afetivas, ambos vieram para fazer o mesmo, sendo que o fernando até se manteve mais tempo no nosso pais que o Bruma! Qual deles terá mais direito a representar Portugal?

    • Bruno Fonseca
      Posted Setembro 30, 2014 at 8:56 am

      O Fernando não pode ser chamado Tiago Franco e também depois das declarações dele não merecia.
      E há uma coisa o Bruma jogou sempre pelas camadas jovens portuguesas.

    • Tiago Franco
      Posted Setembro 30, 2014 at 12:02 pm

      Sim eu sei que não pode atenção, mas aquando da prespetiva da sua chamada levantaram-se vozes contra que era brasileiro e isso tudo. O Bruma é um caso identico ao do Fernando, vieram os 2 no mesmo ano de paises fora de Portugal. Não pode haver 2 pesos e duas medidas. Portugal já não tem colonias, não pode haver uma aceitação por parte dos africanos (e isto sem qualquer tipo de racismo) e uma não aceitação quando se trata doutro tipo de nacionalidade!

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 29, 2014 at 11:05 pm

    Isso do Deco é uma falácia! Ele andou muito tempo a dizer que ambicionava jogar pelo Brasil. Quando percebeu que não tinha hipóteses passou a querer jogar por Portugal. SE, porventura não o aceitassem cá, tentaria jogar pela Guiné-Bissau, ou coisa que o valha….

    • João Dias
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:10 pm

      Exagero

    • Kafka I
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:13 pm

      Certíssimo…

      Infelizmente muita gente tem a memória curta e já não se lembra dessas declarações do Deco

    • Luís bcn
      Posted Setembro 29, 2014 at 11:50 pm

      O deco, o Fernando, o Lima, o Liedson…eles querem todos o Brasil…se chegarem à conclusão que nao dá viram-se para Portugal…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:29 am

      João Dias: Claro que a a Guiné é um exagero, mas transmite a mensagem.~
      Kafka: os media passam isso e as pessoas absorvem como se fosse a verdade. Nas Relações Internacionais é a mesma coisa.
      Luís: Sim, eu dei o exemplo do Deco porque foi aqui mencionado, mas não é caso único. Penso que o Pepe será a grande excepção.

    • Vasco
      Posted Setembro 30, 2014 at 5:14 pm

      Joao Dias os jogadores de Angola, Cabo Verde, Moçambique preferem Portugal porque a nossa seleçao é muito melhor, por isso eles nao se acham portugueses ou nao, preferem é jogar numa seleçao mais forte.

      No Basket por exemplo nenhum jogador de Angolo quereria jogar por Portugal.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 29, 2014 at 11:16 pm

    Mas agora todos querem o Lima na Seleção?
    Onde é que eu já vi isto … ah sim o Liedson!

    Por favor! O Lima já tem 31 anos e no Europeu teria 33 anos.

    Apostem nos jovens português, não temos pontas-de-lança? Ponham o Ronaldo a 9 com Nani e Danny a apoia-lo na frente de ataque.

  • Ninja
    Posted Setembro 29, 2014 at 11:58 pm

    Maicon para ontem. Lima já não tem idade para ser um reforço de valor.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Setembro 30, 2014 at 6:47 am

      O Fernando saiu já deixou de interessar , agora é o Maicon , qualquer dia até o Fernando querem por na seleção …

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2014 at 10:30 am

      R. Ribeiro, 100 x's antes o Maicon que o Lima decerteza. Por todas as razões e mais algumas, mas de preferencia nenhum.

      Joel

  • m1950
    Posted Setembro 30, 2014 at 12:26 am

    Eu não entendo porque tentaram forçar Fernando a ir para o Mundial e a nossa maior lacuna não foi preenchida por Lima.

    Eu sou da opinião que o Bebé se jogasse no Benfica. Era solução num 4-4-2 losango com CR na frente , podíamos ter um excelente ataque.

  • Jon Snow
    Posted Setembro 30, 2014 at 8:51 am

    Nao concordo com as naturalizações de jogadores como o Lima, mas acho curioso que as pessoas utilizem como justificaçao para a sua nao convocaçao a idade e depois fiquem todas contentes com a convocatória de jovens valores como o Tiago e o Ricardo Carvalho

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:46 am

      Pouca gente está a favor de convocar o R. Carvalho e o Tiago é opção regular do campeão espanhol e finalista vencido da liga dos campeões! De qualquer forma o argumento da idade do Lima vem conjugado com o facto de ser brasileiro, ou seja não vale a pena naturalizar um jogador que já não pode oferecer muito! Nem o Tiago nem o R. Carvalho têm alguma coisa a ver com essa situação!

    • Jon Snow
      Posted Setembro 30, 2014 at 10:24 am

      Uma coisa nao tem nada a ver com a outra.
      E se em relaçao ao Ricardo Carvalho nao houve tanto entusiasmo, muita gente aqui ja fez convocatórias e onzes com o Tiago a titular mostrando grande entusiasmo.

      Como disse nao concordo com a convocaçao do Lima, só me faz é confusao ver pessoas a dizer que a idade pesa para uns e para outros parece que afinal nao é assim tao importante. Eu nao disse que o Tiago nao esta a jogar bem, só fiz uma referência em relaçao à sua idade.
      É um facto que ele é mais velho que o Lima.

      Por outro lado esse argumento de que nao vale a pena naturalizar por causa da idade nao me convence, porque se o jogador tem condições para trazer valor no imediato e a seleçao precisa desse jogador agora e não daqui a dois anos é sempre preferível convoca-lo.

      Muita gente utiliza como argumento para a não convocação de jogadores mais velhos que daqui a dois anos já não vão ter idade para jogar. Eu nunca tive conhecimento que por um jogador ser convocado agora tenha que ir obrigatoriamente a um Mundial ou Europeu.

      Enfim, entenda uma coisa que parece que nao conseguiu perceber. Eu nao estou a defender a convocatória do Lima nem a recriminar a do Tiago. Só nao concordo que a idade conte para os estrangeiros como argumento e para os portugueses nao conte.

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 30, 2014 at 11:05 am

      Estava apenas a dar a minha visão dos argumentos das pessoas, não disse que partilhava dela! Na minha opinião qualquer pessoa que tenha vontade (real, não como segunda opção) e nacionalidade para representar a seleção então para mim é selecionável entrando depois a questão de ser a melhor opção ou não.. Agora apenas achei que não tem muito a ver o contra-exemplo que deu, apesar de perceber a ideia, pois a conjugação das duas é que deixa as pessoas de pé atrás!

  • João Gonçalves
    Posted Setembro 30, 2014 at 9:02 am

    Concordo com esta posição apesar do exemplo ter muito que se lhe diga.. Se uma pessoa que vive num país estrangeiro reúne as condições para obter a nacionalidade desse país, mas acima de tudo se demonstra vontade de o fazer, acho muito bem que o faça! No Pepe eu noto um certo orgulho em ser português e não estou a falar de futebol mas sim do aspecto pessoal! Não notei o mesmo nem com o Deco, e muito menos com o Liedson.. Acho que alguém que se sinta português e o queira ser oficialmente, só faz todo o sentido que também seja chamado à seleção.. Claro que esta apreciação é totalmente subjectiva já que não conheço qualquer um dos 3 jogadores em questão e posso estar enganado!

    • Kafka I
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:39 am

      Concordo, a análise será sempre muito subjectiva, pois objectivamente ninguém para além da própria pessoa, sabe o que de facto ela pensa…no entanto, penso que há casos que são por demais evidentes que Portugal não passou de uma 2ª opção em virtude de não terem lugar no Brasil, como foi o caso do Liedson, e mesmo do Deco (por mais de uma vez, antes de se estrear por Portugal, disse que sonhava jogar pelo Brasil)..

      No entanto, e independentemente do que vai na cabeça de cada um, a partir do momento que segundo as leis de determinado País (neste caso Portugal), um determinado cidadão natural de fora de Portugal passa a ser cidadão Português de pleno direito, segundo as leis civis em vigor, acaba por ser um pouco "contra-natura" não o convocar só porque nasceu em território Português, e numa visão mais extrema, até acaba por ser um pouco xénofobo, e digamos que numa análise similar para qualquer profissão que não Futebol, seria mesmo considerado pura xenofobia.

      Imaginemos que no nosso trabalho, o nosso chefe não promovia um cidadão naturalizado português, apenas porque ele não nasceu em território Português? isto seria considerado o quê?

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 30, 2014 at 9:58 am

      É verdade, em termos legais se um país entende conceder nacionalidade segundo determinados parâmetros, ninguém pode negar que para todos efeitos essa pessoa para a ser tão português como tu ou eu! No entanto o ser chamado ou não para a seleção não é obrigado a obedecer a essas regras sendo totalmente subjectivas e determinadas pelo selecionador (ou não mas isso já são outras histórias). Assim sendo penso que aí tem de ser levado em conta a vontade do jogador (a sentimental, não a objectiva) e nesse aspecto excluír quem joga sem um sentimento de orgulho de representar o país.. O mesmo poderia ser dito para portugueses de gema no entanto..

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2014 at 10:11 am

    Ou seja, Decos e Pepes sim, pois sempre mostraram vontade de jogar por nós
    Fernandos, Liedsons e Limas não, pois só querem jogar por nós pois não vão ao pais de origem, acho muitíssimo bem, há que dar oportunidades aos nossos, pois naturalizar à toa não é solução

    Bruno Gonçalves

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2014 at 10:15 am

    Mais uma conversa da |!"#$%&/(

    Adoro os adeptos que dizem: "Para mim na selecção só Portugueses."
    Entendam de uma vez: Se tem nacionalidade Portuguesa é Português. (ponto)
    Até tenha ele/a nascido na China, se adquirir legalmente a nacionalidade Portuguesa é Português.
    O Deco, o Lima e o Pepe (por exemplo) são Portugueses.

    Lopes

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2014 at 10:53 am

    Depois de neste fds tanto Porto como Benfica quase não jogaram com portugueses (Porto sem portugueses na 2ª parte; o Benfica jogou com 1 portugueses), vêm com esta conversa de convocar estrangeiros….
    Rio-me quando falam do Lima para a Selecção, uma vez que já tem 31 anos e não tem qualidades como Deco ou Pepe, pex… O problema da formação passa por estes 2 clubes começarem a apostar em jogadores portugueses, tais como B.Silva, A.Gomes, R.Neves, etc. e não virem com esta conversa de meter Limas's e companhia na Seleção de Portugal!!!

    Cumprimentos
    Balakov

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 30, 2014 at 11:03 am

    Lembram-se do Ariza Makukula?
    Tem apenas 33 anos e joga no colosso BEC Tero Sasana (da Tailândia) … com este menino na frente de ataque ninguém nos parava! ahahah

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 30, 2014 at 12:44 pm

    A mentalidade do FS é a mesma que a minha então. Há casos e casos… Deco e Pepe são bons exemplos dos que para mim têm lugar na selecção. Chegam cedo ao nosso país e também desde cedo demonstram essa ambição e orgulho em representar a nossa selecção, mostrando que o sentimento realmente está lá.
    Outros como Fernando, Liedson e Lima, que só aceitam representar a selecção por saberem que não têm possibilidades de representar a canarinha, são dispensáveis.

  • André Vieira
    Posted Setembro 30, 2014 at 12:53 pm

    Independentemente da nacionalidade do Deco foi de facto uma honra ter um jogador daquela classe a jogar na nossa selecção depois de brilhar no FC Porto. Foi o maior erro da História do Brasil desperdiçar um jogador da categoria dele, o Brasil não teve nenhuma meia com a qualidade do Mágico, que era a par de Zidane o melhor médio do mundo.

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2014 at 1:22 pm

    A FIFA tem que intervir neste assunto muitas naturalizações começam a roçar o ridículo. vejamos no futsal, neste momento o Brasil é campeão mundial, campeão da copa américa, campeão europeu (itália) vicecampeão europeu (rússia), 3º classificado do europeu (espanha) e 4º classificado do europeu(portugal).
    Quem escreveu, em cima, que a FIFA não pode intervir é porque não percebe nada do assunto.Por exemplo a FIBA só permite que cada selação jogue com um naturalizado
    A FIFA não pode se meter nas leis civis mas pode contornar a situação.
    Se aFIBA faz a FIFA também deveria fazer.

    André Santos

    • Tiago Franco
      Posted Outubro 1, 2014 at 2:08 am

      Não consigo entender o porque de no futsal "empacotares" Portugal com a Russia, a Italia e a Espanha. Principalmente porque no Europeu Portugal tinha unicamente 1 jogador de origem brasileira que era o Leitão!

  • miguel c.
    Posted Setembro 30, 2014 at 2:00 pm

    Desde que acrescentem valor, sejam legalmente Portugueses(sem apressar processos) e tenham vontade de representar a seleção não vejo o porquê de não serem convocados. Em qualquer outro emprego seriamos imediatamente acusados de xenofobia e nacionalismo extremo.
    Legalmente são Portugueses, têm os mesmos direitos que qualquer um de nós, ser Português de gema não significa que o jogador vá à seleção dar 150% de si, da mesma forma que ser naturalizado não significa que o jogador não vá dar tudo em prol da equipa.

    Vejo aqui muita gente a discutir o caso do Lima, é verdade que tem 30 anos e que não é um goleador nato, mas é um jogador com muita raça e habituado a jogar nas competições europeias todos os anos, se o selecionador o achar uma mais valia, nem que seja por um ano, é mais um ano que os nossos jovens (de gema) podem usar para evoluirem.

  • Anónimo
    Posted Setembro 30, 2014 at 4:33 pm

    Maicon, Fernando (reabram o processo com advogados de jeito que resolve-se), Douglas Costa e Lima deviam ser convocados para ontem.

    Ass: Carlos Mendes

  • Carlos Branco
    Posted Setembro 30, 2014 at 4:54 pm

    Português é quem tem nacionalidade portuguesa, cumprindo algum dos requisitos da lei que habilitem a pessoa a ter nacionalidade portuguesa. Neste campo, há algo muito importante para ser dito, o Pepe é, aos olhos da lei, tão português como o Moutinho, o Ronaldo, ou o Danny, Bruma, Ronny, etc etc. Isto é um facto objectivo e ou se coloca a lei em causa ou estamos perante caso de clara xenofobia, principalmente quando é feita distinção tão clara entre jogadores africanos que adquirem nacionalidade portuguesa e os brasileiros. O Brasil já não pertence a Portugal há quase 200 anos mas as ex-colónias são isso mesmo, ex-colónias.

    Penso que aquilo que deve ser analisado é: vale a pena integrar um jogador com 31 anos, que irá render no máximo 2/3 anos ou apostar num jogador mais a longo prazo? Essa é a real questão, tenha ele nascido em São Paulo, em Bissau ou em Alfama.

  • Carlos Branco
    Posted Setembro 30, 2014 at 4:58 pm

    André Santos com que direito a Fifa se pode meter num assunto desses? Por uma selecção jogam pessoas dessa nacionalidade, independentemente de como a adquiriram. Criar regras dessas é contornar leis internacionais, meterem-se na jurisdição civil, quando os clubes estão expressamente proibidos de recorrer para essas instâncias.

  • Danilo
    Posted Setembro 30, 2014 at 9:37 pm

    Não percebo porque é que continuam a falar do Zahovic mesmo. Se o SCP nao calha-se com o Maribor nenhum de voces diria isso, nao percebo mesmo.

    Em relação á noticia, percebo o que o Fernando Santos disse, mas quando os clubes nao apostam nos portugueses("de raiz") somos obrigados a ir procurar outras soluções(e com certeza que não é o Lima)

Deixa um comentário