Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não tem intensidade

Óliver Torres foi o MVP do FC Porto-Feirense da noite de ontem. Brilhou pela qualidade que deu ao jogo ofensivo dos dragões, mesmo em zonas de pressão onde estava em desvantagem numérica, ofereceu sempre uma ideia com bola a uma equipa necessitada de criatividade e definiu como poucos o conseguem em Portugal. Apostou no drible quando o teve de ser (3 certos em 3 tentados), usou o passe longo com mestria quando assim o era pedido e encantou os adeptos dos azuis-e-brancos que já estavam a considerar ir ao Coliseu ao invés do Dragão. No entanto, o espanhol não foi intenso. Só desarmou os adversários por 11 vezes – o que até é um recorde na Liga, mas meh… -, e numa dessas recuperações iniciou a jogada do 2.º golo, em vez de cortar a bola para fora. Porque esse é o problema de Óliver. Se deitasse a bola para fora com cara de zangado sempre que tentava desarmar o adversário, todos diriam que era intenso. Como recupera para ficar com a bola, parece fraco defensivamente.

Fábio Teixeira

VM
Author: VM

16 Comentários

  • José S.
    Posted Outubro 30, 2018 at 10:20 am

    À muito tempo que se diz que Oliver já devia estar num meio campo a 3, mas à muito tempo..
    Ele melhorou muito defensivamente e capacidade de pressão, até no ocupar de espaços nota se uma evolução brutal. Ok não tem intensidade com músculo, já sabemos que não, mas não precisa quando é o jogador mais inteligente do plantel. Já dizia que Oliver tinha evoluído bastante no ano passado e não fosse aquele jogo com beskitas e também a lesão de Danilo (teimosia de SC) teria jogado muito mais.
    Este ano ainda parece estar melhor, como é possível não jogar? Num meio campo a 3 rotinado e com alas a fazerem o seu trabalho e um matador na frente…ui onde isto já ia… gestão e competência é o que se quer e se pede.
    Cumprimentos

  • RicardoFaria
    Posted Outubro 29, 2018 at 10:01 pm

    Na época passada foi o bode expiatório do SC após a derrota com o Besiktas num jogo em que o espanhol nem esteve assim tão mal. O principal culpado foi o treinador uma vez que foi jogar com 2 médios contra uma equipa que a nível de transição ofensiva era muito forte.
    Herrera na época anterior esteve incrível mas Óliver desde a pré época deste ano tem sido o melhor médio do Porto e só quem não viu os jogos pode dizer o contrário.
    Não avalio o jogo contra o Vila Real porque aí qualquer jogador do Porto tem de fazer a diferença mas contra o Lokomotiv e ontem, o espanhol esteve incrível a todos os níveis.
    Posiciona-se muito bem e em vários lances até parecia que a bola ia ter com ele deixando a desejar na hora de finalizar mas se criar tanto como é normal, os outros finalizam.
    Espero que está opção seja para manter porque dá mais ao jogo que qualquer outro médio para além de que o perfume com ele em campo é outro.
    Em jogos mais difíceis que se jogue com um 3o médio mas, por favor, não tirem o Óliver do 11 titular.

    Saudações DesPortistas!

  • ArmindoQuilhoado
    Posted Outubro 29, 2018 at 9:00 pm

    É fácil criticar as opções tecnicas do SC depois de o Oliver ter feito um bom jogo em Moscovo num meio campo com 3 médios e depois de um jogo em casa contra uma equipa quase inofensiva a nivel atacante. Num jogo contra uma equipa com um pouco mais de argumentos ofensivos Oliver nunca poderá atuar num meio campo a 2 com Danilo, é a minha opiniao e a de SC durante muito tempo. Não é por ter feito muitas recuperações contra uma equipa destas que passa a ser bom defensivamente, assim como o Marega não é um bom finalizador por fazer um hat-trick de vez em quando. Oliver até poderá ser o jogador com mais classe do Porto, mas tem ainda (ou tinha ) muitas limitações a nivel do que era a sua capacidade de finalização e de chegada a área, assim como a nivel de recuperação e ocupação de espaços a defender. Acredito que ele ande a trabalhar nisso, porque o SC falou que o jogador não é so o que mostra nas redes sociais e tudo mais, mas a verdade é que enquanto os outros têm estado de férias ele aparenta estar constantemente a treinar o seu físico, que é algo em que tem claras debilidades também. O SC tem um modelo de jogo que privilegia outras características, que à vista do adepto do futebol não sao agradaveis à vista. Prefere por exemplo um medio como sergio oliveira que chega bem à area e é um constante perigo no ultimo terço porque cruza e chuta muito bem. tendo avançados superiores a nivel de força, velocidade e antecipacao em comparação a 90% dos centrais adversários, tem sempre a possibilidade de fazer um remate em que se nao for lá para dentro, pelo menos o GR vai sacudir e ha a forte possibilidade de sobrar para um avançado. Hoje em dia até as jogadas com possivel ressalto são previstas e estudadas, Oliver tem a melhor qualidade de passe do campeonato mas tb é provavelmente o medio dos 3 grandes com pior remate, principalmente de fora de area. parece que so sabe bater na bola com força e precisao com a parte interior do pé. Quando herrera, otavio ou sergio oliveira chegam a entrada da area, a prioridade do primeio homem a defender é tapar a baliza. Qdo é oliver, basta fazer contenção ou tentar fechar rapido algum espaço evidente, ja que oliver parece que nunca ataca a baliza. Dito tudo isto, acho que o Oliver tem obviamente muita qualidade para o futebol portugues, mas é refém da ideia de jogo de SC (que até agora tem provado que tem resultados). E se me derem a escolher entre ver futebol com mais açucar com oliver e perder 30% das vezes e ver jogos mais feios e perder 10%, acho que é obvia a escolha a fazer. Sem ovos nao se fazem omoletes, o plantel do Porto so tem 3 /4 jogadores no plantel com qualidade tecnica acima da media , nao pode jogar o melhor futebol do mundo.

  • Pedro pintarolas
    Posted Outubro 29, 2018 at 8:36 pm

    Oliver e um jogador a parte no plantel do Porto. Não é fácil jogar num meio campo a dois mas tem de ser indiscutível no porto. Falta golo mas tem tudo o resto, intensidade (não confundir com físico), técnica, inteligência e espírito de sacrifício. Faz tanta diferença..

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 29, 2018 at 5:56 pm

    O Oliver é talvez o jogador mais desvalorizado do futebol português. Ainda bem que está a começar a jogar, dá outra qualidade com bola e com Danilo a limpar tudo pode soltar-se mais e deverá ser ele a começar a construção de jogo, o Porto só tem a ganhar com isso.

  • AngeloGJ
    Posted Outubro 29, 2018 at 5:05 pm

    Sou um crítico do Óliver, não vale os 20M pagos por ele, pelos jogos que tem ao serviço do FCP mais são os jogos maus do que bons, MAS busco ser coerente e por isso digo que neste momento o Óliver tem de ser opção no FCP, não digo já que é Óliver + 10 (parece que os porristas anseiam e vivem desesperados para idolatrar um jogador da equipa, foi assim com Quaresma, Deco, Lucho, Falcao, etc etc, enfim e’ a mentalidade) mas que Óliver tem de ser titular, não como parceiro de Danilo mas mais afrente a fazer a posição de Falso 10 num 4231 (tendo Herrera/Bazoer e Danilo atrás), penso que a jogar aí e com plena liberdade (e’ dada ao Herrera que só faz lixo e não ao Óliver o que e’ engraçado) para criar, pautar jogo e apoiar os homens da frente pode render muito mais do que mostrou até agora e finalmente justificar os tais 20M que pagaram por ele, ainda assim deixo aqui um reparo, penso que neste momento o problema do Óliver não é a falta de intensidade e’ sim não conseguir acrescentar golo a equipa e falhar na ocupação dos espaços, ontem estas foram as duas lacunas na sua performance, se melhorar esses aspecto torna-se um jogador de OUTRO nível, mas prontos vamos ver o que vai sair daí, mas para mim neste momento tirasse um avançado(a equipa não está a marcar mais por ter 1 avançados) e metesse o Óliver simples…

  • Sergio Bessa
    Posted Outubro 29, 2018 at 4:50 pm

    No que se viu nos últimos 3 jogos mas principalmente no de ontem,tem de ser Oliver e mais 10….
    Muito forte nas recuperações,qualidade de passe curto/longo e criatividade….
    Oliver vê primeiro que todos os outros logo a sua velocidade de execução é divinal.

  • Xyeh
    Posted Outubro 29, 2018 at 4:41 pm

    O Óliver é craque, mostoru quando veio para cá a primeira vez, teve azar porque acabou por voltar ao Atlético de Madrid e depois no Porto apanhar treinadores que não tinham um modelo de jogo onde ele encaixasse, acho que somos muitos portistas a pedir Danilo, Herrera e Óliver no meio campo há muito tempo mas continuamos sem poder assistir a esse trio, tenho medo é que estejam a meter o Óliver para o vender, o menino tem que ficar no Porto a espalhar magia por mais tempo.

  • M4R7UCH0
    Posted Outubro 29, 2018 at 3:23 pm

    Bom golo e boa jogada, mas voces ja repararam no defesa central que acompanha apenas o avançado do Porto e corta apenas com os olhos nem tenta pressionar, e depois vai a matotinar para a baliza em vez de ir em velocidade, por isso esses jogadores nunca vão para clubes melhores.

    • paulosousaw
      Posted Outubro 29, 2018 at 5:57 pm

      Sinceramente, acho a análise errada sobre o central do Feirense, o Brisenõ.
      Claro que não esteve bem, pois se tivesse não seria golo, mas ele apenas ficou sem apoios devido a bola ir em sentido contrário ao que ele julgava … E quanto ao facto de ir para a baliza em vez de ir á bola, acho que está correcto pois nunca chegaria á mesma antes do Marega.

  • PJVFF
    Posted Outubro 29, 2018 at 3:17 pm

    Continuo a dizer que o Oliver num meio campo a 3, com os outros 2 membros com tarefas mais específicas de recuperação, poder de choque e destruição do jogo ofensivo adversário, seria o ideal para o espanhol, uma vez que este é um 10 por natureza.
    É inteligente, rápido a pensar, rápido a executar, dotado tecnicamente e tacticamente, mas na minha opinião não tem capacidade de choque nem agressividade.
    Para o campeonato tuga se calhar até tem o suficiente, mas….. meh.

    Danilo, Herrera e Oliver.
    Seria este o melhor meio-campo do FCP.

    Eu enquanto Benfiquista, espero que isto não aconteça :p

  • SoNNy
    Posted Outubro 29, 2018 at 3:00 pm

    Concordo com quase tudo.

    Falta claramente a este Porto criatividade, critério e assertividade, coisas que no plantel atual apenas Oliver pode dar. Depois a sua excelente leitura de jogo (muito bem a adivinhar as intenções dos adversários) compensa a sua falta de poder de choque.

    O jogo do Porto tem de deixar de ser chutão para a frente ou bola no Brahimi e seja o que Deus quiser.

    Posto isto espero que a aposta seja para continuar, sobretudo na Champions onde creio que podemos ser mais competentes com 3 médios.

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 29, 2018 at 2:56 pm

    Para mim é o melhor jogador do Porto e ontem isso foi visível.

  • Kostadinov
    Posted Outubro 29, 2018 at 2:14 pm

    A questão não é ser fraco defensivamente, é fisionómica. Por causa do seu QI futebolístico e da sua capacidade técnica, bem acima de qualquer outro jogador do plantel, o Óliver é capaz de desarmar o adversário tão bem ou melhor que qualquer outro jogador da equipa, o problema são os momentos de choque em que se exige mais músculo no meio-campo. Todos sabemos que a (in)competência do Conceição requer uma componente física no miolo, de desgaste. O Óliver tem pulmão, mas não consegue oferecer ao treinador esse poder de choque que ele tanto gosta.

    Não estou com isto a dizer que o Óliver não deveria ser titular, é claramente para mim o jogador do plantel com mais qualidade e deveria ser ele, Militão e mais 9, mas de caras. Agora o texto parece-me um pouco forçado até pela forma como foi escrito. Praticamente já toda a gente viu e afirmou isso. Aliás, tanto assim é que até o próprio SC parece tentado a pô-lo no 11 de forma regular, algo que eu já tinha perdido a esperança de ver.

    • M'difh
      Posted Outubro 29, 2018 at 3:06 pm

      Acho que nem toda a gente viu isso, ainda existem muitos iluminados que pensam que intensidade é correr os 90 minutos em sprint sempre a bater neles, tipo o Herrera. intensidade é saber aplicar a pressão certa no momento certo, seja ofensiva e/ou defensivamente e nisso Óliver sendo um jogador cerebral ontem mostrou a sua inteligência a defender, pelo menos em intercepções e desarmes esteve a um nível assombroso, não tanto na ocupação do espaço mas isso são atenuantes que se complementam com rotinas e com tácticas, porque o futebol não deixa de ser um desporto colectivo, onde todos lutam pelo mesmo desempenhando diferentes funções. Quando SC diz que Óliver não é intenso ou não se adapta ao seu modelo de jogo acho que o próprio passa um atestado de incompetência a si mesmo, porque os melhores treinadores do mundo conseguem arranjar formas de esconder as debilidades da sua equipa. Grande exemplo disso foi o Nápoles de Sarri, que com as lesões de Milik teve de apostar num falso nove, Mertens (extremo/médio ofensivo de origem). Com Callejon, Insigne e Mertens na frente não existe nenhum poder de choque, logo Sarri percebeu que para os seus avançados não serem abafados teria de apostar na mobilidade e na técnica ao invés da força e a prova disso foi o excelente futebol que esta equipa praticou, ao nível das melhores do Mundo. Um pouco mais de profundidade e acho que a esta hora não se falava em hegemonia da Juve.

      Cumprimentos

      • Kostadinov
        Posted Outubro 29, 2018 at 4:15 pm

        Sim, concordo totalmente quanto à questão da intensidade, do que o Óliver traz e mesmo com o exemplo do Nápoles. Aliás, segundo esse conceito de ‘intensidade’ o Barcelona de Pep, uma das melhores equipas da história se não mesmo a melhor, nunca poderia ter tido o sucesso que teve porque não era intensa nesse sentido. Mas também acho que quanto à questão do Óliver a maioria já consegue perceber que só não é titular por incompetência ou falta de capacidade técnica e táctica do SC.

        Cumprimentos

Deixa um comentário