Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não vai haver Supertaça este ano

Boa decisão? Podiam adiar a partida para o final de Dezembro/princípio de Janeiro, como acontece em Espanha ou na Itália.

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender a realização do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que seria disputado entre FC Porto e SL Benfica na abertura da época 2020/21. “FPF e os clubes chegaram a um entendimento e acordaram na suspensão do jogo em nome dos interesses do futebol português uma vez que em setembro haverá jogos referentes às competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa). Aliviar o calendário das equipas portuguesas nessa fase da época é um dos objetivos da decisão tomada em defesa da posição de Portugal no ranking da UEFA”, comunicou o organismo.

29 Comentários

  • Rui Sousa
    Posted Julho 2, 2020 at 5:22 pm

    Corrijam-me se estiver enganado, mas ainda não é matematicamente possível o SCP ser campeão? Faltam 15 pontos e o SCP tem 15 de atraso. teria de ganhar os jogos todos e esperar que Porto perdesse todos. Correcto? Ou há alguma coisa que me esteja a escapar? Por mais improvável que tal acontecesse………se há época que poderia acontecer seria esta. Só deixei a nota pela certeza com que se diz a supertaça entre FCP e SLB, mas provavelmente há algo que me está a escapar (fora ironias) e o SCP já não pode mesmo ser campeão.

    Cumps,
    R. Sousa

  • CarlosSL
    Posted Julho 2, 2020 at 12:18 pm

    Sou só eu que quando leio “suspender” penso mais em “adiar” do que “cancelar”?

    sus·pen·der |ê| – Conjugar
    (latim suspendo, -ere)
    verbo transitivo
    1. Pendurar; deixar pendente.

    2. Ter em suspensão, suster no ar.

    3. Interromper temporariamente.

    4. Fazer cessar, fazer parar.

    5. Pôr ponto a.

    6. Privar momentaneamente do exercício e dos vencimentos.

    7. Deter, parar.

    Não digo que não seja suspenso por uma época, mas também não leio taxativamente que não seja um adiamento para data ajustada durante a época.

    Até porque a grande preocupação dos dois será certamente o eventual playoff da Champions

  • Braulio
    Posted Julho 2, 2020 at 11:15 am

    Pelo que li a FPF chegou a um entendimento com o Porto e o Benfica. No entanto matematicamente (não realisticamente como é óbvio) o Sporting ainda pode ser campeão e aí de que valia o entendimento com os outros 2 clubes?

    • CarlosSL
      Posted Julho 2, 2020 at 12:15 pm

      A pergunta responde-se a si própria, se não é realista, para quê levantar a questão?

      • Factualista
        Posted Julho 2, 2020 at 6:53 pm

        O Leicester também não tinha grandes odds quando foi campeão…

        Vale o que vale, mas também não custava adiar esta decisão por 1 ou 2 semanas.

  • CarlosFCP
    Posted Julho 2, 2020 at 12:32 am

    Palhaçada autêntica

    A supertaça é só um jogo e marca o início da época de futebol, os adeptos sentem uma grande alegria pelo início de nova época depois de 50/60 dias sem verem competição e todos gostam de ver o seu clube a começar a época a vencer um troféu, o campeonato vai começar mais cedo ou mais tarde por isso não faz sentido cancelar este jogo

    Não se percebe como os clubes concordaram com isto

    • Filipe_Carvalho
      Posted Julho 2, 2020 at 12:05 pm

      Se virmos bem o comunicado não fala em cancelamento, e não diz taxativamente que não se realizará. Diz que esta suspensa por causa da sobrecarga em Setembro. Pelo menos eu interpreto assim. Ou seja deixa no ar que numa outra altura da época possa-se realizar.

  • RicardoT
    Posted Julho 1, 2020 at 11:39 pm

    Essa taça da lusofonia é que seria uma taça da “amizade” sem interesse nenhum, sem qualquer sentido.
    Seria lindo por os jogadores portugueses a viajar 24h de avião para irem jogar com um clube qualquer de Timor…

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 1, 2020 at 11:57 pm

      Não sei porque Timor há de ser diferente de jogar em Carrazeda de Ansiães para a Taça por exemplo. Mas sobretudo há que entender que os clubes em Portugal tem milhões de adeptos dispersos por todo o mundo e não se aproveita isso. Além do impacto económico, há o lado da mística e do aproximar com os adeptos que estão fora de Portugal e que têm o direito de ver o seu clube uma vez que seja. Imagine uma taça destas disputada com uma final em Paris perante a emigração lusa?É mau? É uma ideia que para mim faz bem mais sentido que jogos na Ásia para turistas da selfie que nem querem saber do clube. Explorar o aspecto da diáspora lusófona (isto quer para os portugueses, quer para os brasileiros ou quer para os africanos)faria bem mais sentido em ganhar receitas do que apostar em tornar os clubes entrepostos de vendas. Faz-se um dois em um, ganha-se dinheiro e dá-se alegrias aos adeptos fora de Portugal. E não se fariam jogos só com o campeão de Timor, far-se-iam jogos decerto com muito público, imagine um Fla-Timão ou Benfica-Fla, decerto que era rentável.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Julho 2, 2020 at 12:03 pm

        Essa competição até seria interessante mas em termo de calendarização seria inviável. Os clubes brasileiros têm um quadro competitivo extremamente carregado com os estaduais, o brasileirão e as competições continentais, duvido que tivessem interesse numa competição que em termos globais não teria grande expressão, que os obrigaria a mais jogos e sobretudo a viagens longas!

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 2, 2020 at 6:42 pm

          Claro que os calendários teriam de ser pensados, mas no Brasil há um debate sobre mais receitas e creio que poderia ser uma boa ideia. Talvez o ideal para começar o torneio fosse fazê-lo num mês num só país e cidade, que ia rodando conforme cada edição. Se pegasse a ideia poder-se-ia alargar mais no tempo.

  • Gunnerz
    Posted Julho 1, 2020 at 11:28 pm

    Eu não dou importância a isto nem taça da liga, mas existindo não vejo pq cancelar algo que é apenas de 90 minutos. Aliviar calendário? A sério? Não podia ser disputada noutra altura da época? Decisão estapafúrdia..

  • Wonderkid
    Posted Julho 1, 2020 at 11:21 pm

    Decisão absolutamente aberrante! Devia ser adiada para mais tarde na época como acontece noutros Países

  • TBL
    Posted Julho 1, 2020 at 11:05 pm

    Não sou fã de supertaças, mas cancela-se está edição e depois anda-se a encher chouriços com a Taça da Liga? Ao menos que o que se fala de uma reformulação da TL para apenas eliminatórias se torne realidade.

    (eu sei que são entidades diferentes a organizar as duas competições…)

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 1, 2020 at 10:26 pm

    Good.

    Taça da Liga a seguir.

    Ninguém quer saber disto em condições normais, quanto mais este ano. Terminem a Taça da Liga e aproveitem essas datas para jogar o campeonato.

  • Aurinegro
    Posted Julho 1, 2020 at 10:21 pm

    Suspender é diferente de cancelar. Aliás, só falam em aliviar o calendário em Setembro. Nada diz que é cancelada ou que não se irá realizar em outra fase da época.

    • TBL
      Posted Julho 2, 2020 at 9:20 am

      Esse é também o meu entendimento, mas a verdade é que o comunicado não parece abrir a porta a que se realize noutra data.

  • Spartacus
    Posted Julho 1, 2020 at 10:16 pm

    Decisão sem nenhum sentido. Uma competição histórica. Queriam aliviar o calendário das equipas portuguesas terminavam de vez com a taça da liga, competição que além de extremamente mal formulada, sempre esteve a mais no futebol português

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 1, 2020 at 9:46 pm

    Não se percebe isto. O futebol sai a perder com isto. Se se joga a liga, joga-se tudo. Adiava-se e jogava-se quando dava.

    • Estigarribia
      Posted Julho 1, 2020 at 11:31 pm

      Joga_Bonito,

      Eu sou da opinião que a Supertaça de Portugal poderia ser jogada em países dos PALOP (Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé) e países com forte comunidade portuguesa (Canadá, Luxemburgo, Suíça, etc, etc).

      Saudações Leoninas

      • CarlosFCP
        Posted Julho 2, 2020 at 12:26 am

        Em situação normal a supertaça é em Agosto, tendo em conta que Agosto é o mês de regresso dos emigrantes, que sentido faz disputar o primeiro troféu da época fora do país?

        Faz muito mais sentido a final 4 da taça da liga ser no estrangeiro, os emigrantes teriam oportunidade ver 3 jogos ao vivo, além disso, dos países europeus que mencionas, acredito que várias cidades estariam dispostas a receber 3 jogos para uma grande comunidade

        • Estigarribia
          Posted Julho 2, 2020 at 8:05 am

          CarlosFCP,

          A Taça da Liga não interessa a ninguém, nem tem história nenhuma no futebol português em comparação com a Supertaça de Portugal. Devia-se era acabar com a Taça da Liga, que só atrapalha o calendário dos jogos.

          Saudações Leoninas

          • CarlosFCP
            Posted Julho 2, 2020 at 1:38 pm

            A taça da liga já tem mais de 10 anos, não faz sentido nenhum a competição terminar ao fim de tanto tempo

            Para qualquer competição ter história é preciso dar no mínimo 2/3 décadas, o objectivo da taça da liga quando começou era dar minutos aos jogadores menos utilizados, se os treinadores nos últimos anos têm colocados as melhores equipas em campo não se podem queixar que a prova atrapalha as restantes competições

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 2, 2020 at 12:00 am

        Concordo, mas nem percebo a ideia da liga em anular a supertaça. A partir daí cria-se um precedente e não creio que a liga aposte nos PALOPS, às tantas vai anulá-la de vez.

      • Kafka
        Posted Julho 1, 2020 at 11:56 pm

        Há muito que defendo isso, para mim a SUpertaça devia ser disputada sempre fora de Portugal num cidade com forte comunidade portuguesa,

        Paris por exemplo era perfeito, pois salvo erro é a 3ª cidade no Mundo inteiro com mais Portugueses, só atrás de Lisboa e Porto

        Aliás se há mais portugueses em Paris que em Coimbra, não vejo porque não se realizar em Paris por exemplo….e inclusivé já foram realizados 2 finais lá, um Benfica-Porto e um Porto.Sporting

        • MikA77MiKe
          Posted Julho 2, 2020 at 12:55 am

          Tive a sorte de assistir ao Sporting Porto em Paris em 96 ou 97 creio eu, era um miúdo, e vi o meu clube ganhar, parque dos príncipes, ambiente espectacular, foi nesse momento qie nasceu o meu amor pelo jogo. Também sou totalmente a favor de finais em países com comunidades importantes de portugueses ou mesmo nos Palops, seria benéfico para todas as partes involvidas.

  • André Dias
    Posted Julho 1, 2020 at 9:26 pm

    Por mim até podia deixar de existir em definitivo. Não passa de um amigável glorificado que deixa de fazer sentido ao ser disputado no início da época seguinte e nunca devia contar como um título oficial.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 1, 2020 at 10:55 pm

      às tantas ainda querem abolir a competição e isto foi pretexto.Se for para mudar para um melhor formato até apoio, conquanto eu goste da supertaça e até acho que faça sentido historicamente. Agora termos isto e Taça da Liga é que não faz sentido.
      Proponho que se mantenha a supertaça e se transforme a Taça da Liga numa taça da lusofonia (Portugal, Brasil + Palops), que traria mais receitas e interesse para todos, num formato que abrangesse os campeões nacionais das I e II divisões de cada país e vencedores da Taça. Com isto colocava-se a competição de forma interessante, trazendo receitas e competição mais dura (além de aproximar a irmandade lusófona). Isto seria jogado em várias fases ao longo do ano.
      Segunda solução: abolem-se as duas competições e faz-se apenas a Taça da Lusofonia.
      Sinceramente prefiro a primeira, mas admito que o fim da supertaça, se for para trazer algo melhor no seu lugar não me fará chorar propriamente.

      • André Dias
        Posted Julho 1, 2020 at 11:56 pm

        Não concordo com competições nacionais disputadas no estrangeiro.

        Por mim era Campeonato + Taça + Competições europeias. A Taça da Liga seria apenas para as equipas sem competições europeias de forma a poderem manter o ritmo competitivo como as outras. Supertaça terminava definitivamente.

Deixa um comentário