Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não vamos mudar e há espaço para crescer. O sucesso depende do que os outros farão porque todos podem melhorar»

O que falta aos Reds? A eliminatória com o Atlético provou que não são imbatíveis.

Em declarações à Sky Sports, Jurgen Klopp falou do futuro do Liverpool e revelou que não vê os Reds como um produto acabado, mas sim como uma equipa que ainda tem muito para crescer. Contudo, afirmou ainda que o sucesso nunca é garantido, pois os outros também podem melhorar: “Não vamos mudar, essa é a primeira coisa, mas se vamos ter sucesso ou não depende do que os outros clubes estão a fazer, porque todos têm chances de melhorar coisas, fazer as coisas melhor. Não tenho ideia do que o futuro nos reserva. Mas nós não vamos mudar, esta equipa não é um produto acabado, temos muito espaço para crescer e vamos trabalhar nisso. Temos sangue fresco a chegar internamente. Podemos melhorar com esta equipa, o que é fantástico“. Por outro lado, o alemão falou do período difícil dos primeiros anos, nomeadamente após as diversas finais perdidas, declarando que, apesar do ruído, sempre sentiu o apoio do plantel e da direcção: “Era bem claro que precisávamos de tempo. Era claro que não conseguíamos resolver os problemas do dia para a noite. Toda a gente queria isso, mas não conseguíamos, então tive de pedir tempo. Eu sabia. Tivemos esse tempo e o melhor foi ver, após seis, sete, oito jogos, os jogadores a estarem muito positivos acerca da situação. Eles perceberam que estávamos no caminho certo. A partir daí, não questionaram nada por um segundo. Estavam com toda a confiança e fé de que tudo iria correr bem. Quando perdemos com o Sevilha, City ou Real Madrid, alguns comentadores diziam que se não ganhasse a próxima, o Liverpool ia mudar, mas internamente ninguém pensou assim“.

19 Comentários

  • Kacal
    Posted Abril 22, 2020 at 8:12 pm

    Não concordo totalmente, vai chegar uma altura em que mudanças terão que ser feitas porque só uma equipa que altera e se reinventa permanece no topo. Uma formula x é suficiente para chegar ao topo, mas estando lá é necessário continuar em mudança e evolução, pelo menos aperfeiçoando o modelo de jogo e alterando nuances. Ah e claro ir aumentando a competitividade do plantel reforçando-o. Por isso o Liverpool tem e bem a sua filosofia, assim como Klopp, mas a mudança faz parte do sucesso, tem é que ser regrada e inteligente.

  • Nazgul
    Posted Abril 22, 2020 at 8:05 pm

    Nenhuma equipa é imbatível, é isso o bonito do futebol, mas se repetirmos o jogo 10 vezes se calhar o Liverpool ganhava 9!
    O Liverpool tem um 11 base fortíssimo em que nenhum jogador é velho ou está perto da reforma e é isso que os torna bem mais perigosos do que a maioria dos outros grandes em que estão a precisar de construir equipas novas! O problema depois de ter uma equipa assim é conseguir comprar jogadores para serem suplentes e os grandes jogadores querem ganhar, mas querem ser titulares …
    Eu contrataria o Felix/havertz , Jimenez e Nelson semedo!

  • Kafka
    Posted Abril 22, 2020 at 8:05 pm

    Aliás nessa eliminatória se alguém tem de ponderar bastante em mudar é precisamente o Atl Madrid, porque foram completamente massacrados pelo Liverpool demonstrado que já nem defender sabem, pois o Liverpool entrou na área do Atl Madrid vezes sem fim e de todas as formas conseguindo várias situações frente a Oblak, o que prova que defenderá bastante mal nesse jogo….ora já tinham o pior processo ofensivo do Mundo em equipas de topo e agora também passaram a defender mal que dói, pelo que não se augura um grande futuro para o Atl Madrid, embora tenham por milagre passado essa eliminatória… Aliás basta ver o vergonhoso campeonato que estão a fazer

    Numa equipa que quer ganhar o processo é sempre mais importante que um dia bom ou mau dos seus jogadores e nesse âmbito essa elimitoria provou que o processo de jogo do Liverpool os fará estar sempre com mais probabilidades de de vencer do que o processo do Atl Madrid…. Claro que haverão sempre dias em que as bola não vai entrar, mas isso irá diluir-se com o tempo e a curto-médio prazo o Liverpool ganhará sempre muito mais vezes que o Atl Madrid

    Olhar apenas para um resultado ignorando o processo é demasiado redutor

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 22, 2020 at 9:41 pm

      O problema é que o processo já lhes levaram a 2 finais de Champions e a eliminar o atual vencedor da Champions.

      Redutor é fazer uma análise como a tua. Faz um análise do que era o atlético antes de Simeone e agora com ele e verás que o nível do atlético baseado num processo levou a competir e a ganhar aos mais ricos!

      • Kafka
        Posted Abril 22, 2020 at 11:31 pm

        Esse processo como se tem provado já está esgotado, deu para subir o nível do Atl Madrid de uma forma incrível, mas actualmente é um processo esgotado pois o Atl Madrid não só continua a a atacar bastante mal como passou a defender mal que dói, e basta analisar as 3 últimas épocas do Atl Madrid onde é bem visível a baixa de nível

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 23, 2020 at 12:07 am

          Concordo que o processo em questão esta em vias de se esgotar, porém ainda vai resultando.
          Acho que o Simeone deve ou devia ter a consciência que a base do grande atleti do cholo já foi embora, juanfram, Gabi, Filipe Luís, Godin… logo deveria ter a convicção profunda em alterar alguma coisa ao seu jogo.
          Os treinador por norma são fiéis as suas convicções e tenho receio que a convicção do Cholo lhe possa fazer sair do atleti de uma forma menos elegante, assobiado já o é principalmente quando tirou o Félix em alguns jogos. Vamos ver na próxima época o que Cholo quer para o atleti e vice versa.

      • Chomate
        Posted Abril 22, 2020 at 10:26 pm

        Dei mérito a Simeone no meu comentário, e não he retirei mérito nenhum no seu trajeto.
        Referi que neste momento, o Atlético tem jogadores para jogar doutra forma. E a verdade, é que a época do Atlético não estava propriamente a correr de feição.

    • Abilio
      Posted Abril 22, 2020 at 8:11 pm

      Jovem sabes que uma eliminatória são 2 jogos, e que o Liverpool na primeira mão não fez um remate à baliza, repito, nem um remate à baliza.

      Na 2.ª mão o Atlético estava em vantagem, é normal que tenha defendido, quando se viu a perder por 2-0, foi à procura do golo e marcou 3.

      • Chomate
        Posted Abril 22, 2020 at 8:45 pm

        Não ter feito um remate à baliza não significa que não tenha sido a equipa que mais fez por ganhar o jogo.
        A postura do Atlético na primeira mão foi igual à segunda. Defender no seu meio-campo, e aproveitar os erros do Liverpool. Esse estilo não aproxima a equipa do sucesso. Não é por acaso, que quem costuma ganhar são os Guardiolas e os Kloops que costumam ganhar. Por vezes, um treinador tipo Ranieiri, Fernando Santos ou Simeone, ganham, mas esses são a exceção. Prova disso é Mourinho, que ao longo dos anos, tem adotado um futebol mais cinico, e os seus resultados só têm piorado.
        O Kafka tem toda a razão, neste aspecto, o Atlético, nos últimos anos ganhou pujança financeira (mérito também de Simeone diga-se), e devia adotar outro estilo. Não faz sentido ter jogadores como Felix, Lemar, Llorente, Saul, Koke, entre outros e jogar em bloco baixo, a correr atrás da bola, o jogo todo.

        • coach407
          Posted Abril 23, 2020 at 1:35 pm

          Prova que o que o Kafka disse de não saberem defender é mentira.

          O Liverpool na 2ª mão criou muitas oportunidades, mas na 1ª mão não foi assim, nem é o usual no Atletico Madrid que, por sinal, tem apenas 21 golos sofridos no campeonato espanhol (o Barcelona, líder, sofreu 31).

          Dizer que o Atletico Madrid já nem defender sabe com base em 1 jogo em que o Liverpool (melhor equipa do Mundo) estava desesperado por marcar parece-me demasiado redutor.

          Pode-se criticar muita coisa no Atletico Madrid, mas dizer que não sabem defender é idiota.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 22, 2020 at 9:42 pm

          Chomate, explica como uma equipa que faz mais para vencer sem rematar a baliza, fiquei muito baralhado. Penso eu que sem remate a baliza adversária não ganhas nenhum jogo. Pegando na 2 mãos mesmo com muito remate e oportunidades podes perder jogos, mas sem oportunidades e remates não ganhas de certeza absoluta.

          • Chomate
            Posted Abril 22, 2020 at 10:20 pm

            A equipa A faz 20 remates, 0 à baliza. A equipa B faz um remate, que foi à baliza. Pela tua lógica, a equipa B fez mais por ganhar o jogo, tá certo.
            Uma coisa é jogar melhor, outra é finalizar melhor.
            Posto isto, na primeira mão, admito que o Liverpool não jogou bem. Assumiu as rédeas do jogo, mas a equipa não estava nos seus melhores dias. As substituições de Salah e Mané não ajudaram (ainda estou a tentar entender essas substituições). Agora, tentar passar a ideia de que o Atlético tentou ativamente ganhar o jogo é desonesto. O Atlético marcou o golo, e pôs – se a defender. Tiveram 33% de posse de bola nesse jogo. Isso é de alguém que está a tentar marcar golo?
            Na segunda mão, então não há discussão, o Liverpool dominou o jogo, e seria o único vencedor justo desse jogo.

  • Desagradavelmenteopinativo
    Posted Abril 22, 2020 at 8:01 pm

    Totalmente de acordo com Klopp quando diz que o sucesso da equipa também está inteiramente relacionado com o crescimento dos adversários. O sucesso dos concorrentes condiciona sempre as abordagens das equipas e isso é algo que nunca irá mudar, o futebol não é nem nunca será uma ciência exata! E a conjuntura do jogo com o atlético prova isso… Muito curioso para ver a evolução do Liverpool de Klopp, ainda por cima tendo em conta que o City de Guardiola dificilmente terá uma quebra como a que teve esta época! O plantel é completíssimo (não existem equipas perfeitas e também só uma pequena percentagem de grandes craques mundias é que aceita ser só um jogador de rotação) pelo que apenas a substituição de possíveis saídas poderá prever-se!! Apesar de também ser expectável que para lugares de rotação, Klopp poderá bem aproveitar os talentos mais jovens do clube.

    Cumprimentos

  • Chomate
    Posted Abril 22, 2020 at 7:57 pm

    Contratava um central, de qualidade inegável para fazer dupla com VVD. Upamecano parece -me a melhor opção. Gomez e Matip seriam duas alternativas de excelência. Lovren deverá sair.
    Também não me opunha à venda de Salah, que tem baixado o nível das 2 épocas anteriores, e trazia Sancho. Tínhamos logo uma ala direita para os próximos 10 anos (Arnold e Sancho), e neste momento, já é superior a Salah, a meu ver.
    Também gostava de ver o regresso de Coutinho, talvez um empréstimo com opção de compra. Falta alguma criatividade no meio-campo.
    Mas isto sou eu a brincar ao FM, e sei que o mais provável, é não vir ninguém, tendo em conta, os últimos mercados dos Reds. Com esta crise, ainda haverá menos vontade em gastar.
    Deve ser um mercado mais calmo, este ano.

  • Kafka
    Posted Abril 22, 2020 at 7:55 pm

    Completamente em desacordo com a introdução do VM na alusão à eliminatória do VM, pois o Liverpool foi muitíssimo superior ao Atl Madrid na 2a mão, o resultado normal teria sido 7 ou 8 – 0 para o Liverpool nesse jogo, tal foi a quantidade de oportunidades claras de golo que tiveram, não tendo o Atl Madrid criado nenhuma durante os 90 min, ou seja, se todos os jogos do Liverpool fossem iguais ao que teve com o Atl Madrid naqueles 90 min, o Liverpool ganharia mais de 90% dos jogos porque qualquer equipa no Mundo que consiga ter 8-9 oportunidades claras de golo por jogo e não conceda NENHUMA ao adversário, ganhará 99% dos jogos e lá empatar um ou outro

    Portanto o processo em si está bom e recomenda-se, pois a maioria das equipas não consegue criar 8/9 oportunidades claras de golo em 90 min nem não conceder nenhuma ao adversário

    A única coisa que pecou foi na finalização, num dia mau que pode acontecer a qualquer equipa, mas qualquer adepto no Mundo dava tudo para que a sua equipa conseguisse ter 9 oportunidades claras de golo por jogo, sem conceder nenhumas, pois a partir daí as probabilidades farão com que essa equipa ganhe a grande maioria dos jogos

    • Chomate
      Posted Abril 22, 2020 at 8:23 pm

      O VM apenas disse que se provou que não eram imbatíveis, o que é um facto. Se perderam, não são imbatíveis, obviamente. Mas também não há equipa nenhum que seja imbatível. Até o Barcelona de Guardiola perdeu jogos.
      De resto, de acordo, uma equipa que em 29 jogos, ganha 27, não pode ter grandes defeitos. Mas acho que falta alguma profundidade à equipa, já que nos últimos jogos antes da suspensão do futebol, já se notava algum desgaste, que teve impacto nos resultados. No futebol do Kloop, em que se exige muito fisicamente dos jogadores, ainda tem um importância extra. Por exemplo, não existe uma alternativa a serio, a Robertson ou Arnold.

    • Abilio
      Posted Abril 22, 2020 at 8:13 pm

      8 ou 9 oportunidades claras, que exagero. Tem uma pelo Mané, e mais uma ou duas semi-oportunidades.

      Tiveram foi muitas finalizações, mas oportunidades claras é algo diferente.

      E vamos também ignorar que o Liverpool nos últimos 6 jogos que fez perdeu 4. Mas o processo em si está bom… que disparate

  • André Dias
    Posted Abril 22, 2020 at 7:23 pm

    Concordo com Klopp quando diz que a sua equipa não é um produto acabado mas isso é verdade para todos. O futebol nunca estagna, qualquer equipa precisa de se adaptar e evoluir constantemente. Mas se há equipa que se aproxima desse conceito de produto acabado é precisamente o Liverpool desta época, que foi a melhor equipa do mundo durante vários meses e se consegue adaptar a qualquer adversário com uma facilidade surpreendente. Seja futebol avalanche, controlo do jogo ou fechar atrás para sair em transição, este Liverpool sabe fazer tudo. Claro que nenhuma equipa é imbatível, por mais forte que seja. O Barcelona de Guardiola também perdia.

    Não acho que a eliminatória com o Atlético tenha provado algo, foi mais do mesmo. A regra tem sido Reds em modo gestão a jogar fora e a irem com tudo para cima do adversário em casa. Houve foi um Oblak a fazer uma exibição absurda e digna de candidato à Bola de Ouro em Anfield Road. Merece ser reconhecido por isso. Se glorificamos Ronaldo ou Messi quando decidem uma eliminatória com os seus golos, porque atribuímos a passagem do Atlético a um falhanço do Liverpool e não damos o mérito devido a Oblak?

  • Marik
    Posted Abril 22, 2020 at 7:13 pm

    Perderam com o Atlético por manifesto azar e devido à lesão do Alison. No entanto, para melhorar eu apostaria noutro guarda redes suplente; um central melhor para acompanhar o VVD; um médio diferente, mais técnico, não para ser titular mas para mudar alguma coisa nos jogos que não estejam a correr bem; uma alternativa ao Firmino (p.e. Jiménez, como se falou na outra notícia); e por fim uma alternativa aos extremos, pois nenhuma das opções tem apresentado rendimento (excepto Origi, a espaços).

Deixa um comentário