Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não vejo Kane marcar 25 ou 30 golos com Mourinho. Vai ter de pensar o futuro no fim da época»

Concorda?

Harry Kane passou ao lado do encontro com o Manchester United e o tema está a dar que falar em Inglaterra. De acordo com Paul Merson, antigo internacional inglês, a questão prende-se com as ideias de José Mourinho. Na óptica de Merson, Harry Kane irá baixar os seus números com o Special One ao comando: “Quando José [Mourinho] assumiu o cargo no Tottenham, fiquei preocupado com Harry Kane. Ele com Pochettino chegava a todo o lado, com muitos golos, pois havia cruzamentos, jogadas, remates. Acho que ele vai ter de pensar bem no final da temporada, acho mesmo. Não o vejo a marcar 25 ou 30 golos na forma que José Mourinho quer jogar. Sabemos que ele não joga para resultados de 4-2 ou 5-3. Mourinho gosta dos jogos como ontem, de 1-1”. Em declarações à Sky Sports, o ex-avançado frisou ainda que Kane alinhou quase sempre muito recuado no campo com os Red Devils e que isso em nada o beneficia: “Ele joga sozinho na frente, é muito difícil. No final, estava a tentar receber passes de 50 metros apenas para tentar estar envolvido no jogo. Isso não é Harry Kane. Por isso, com o Manchester United, o Tottenham jogou com 10 jogadores, não me lembro quantas vezes tocou na bola”.

24 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Junho 20, 2020 at 7:10 pm

    Jogadores como o Kane merecem mais que um clube médio dentro do top 30 de clubes. Não faz sentido e não ganha nada em lá continuar. Foram expedidos ao máximo mas não chegou pronto.

    • coach407
      Posted Junho 20, 2020 at 8:25 pm

      Clube médio do top 30? O Tottenham é um clube top 10 mundial.

      Tens Real Madrid, Barcelona e Atletico Madrid em Espanha, Liverpool e Manchester City em Inglaterra, PSG em França, Juventus em Itália, Bayern na Alemanha e quem mais? Ainda vamos em 8 clubes.

      O Tottenham fecha o top 10 em conjunto com o Atletico Madrid e Chelsea nos últimos anos.

      É fácil “bater” no Tottenham que esta época vai ficar mais em baixo, mas é preciso recuares 5 anos para veres os Spurs fora do top 4 na Premier League e na época passada pelos vistos até foram à final da Champions.

      Os outros clubes que deixei fora do top 10 como Manchester United, Arsenal ou Dortmund têm estado num nível inferior. Os 2 primeiros praticamente sempre atrás do Tottenham e a jogar a Liga Europa enquanto o Tottenham está sempre na Champions. O Dortmund nas últimas épocas teve classificações semelhantes ao Tottenham (entre 2º e 4º). A diferença é que a Premier League tem Liverpool, Manchester City, Chelsea, Arsenal ou Manchester United e a Bundesliga só tem o Bayern.

      Nos últimos 5 anos é inegável que o Tottenham tem sido top 10 mundial.

  • Kacal
    Posted Junho 20, 2020 at 5:59 pm

    O Kane esteve lesionado, houve a paragem por COVID-19 e é normal que precise de recuperar forma e ritmo, mas acredito que depois vai voltar a marcar com frequência, sinceramente não acho que vá ser por causa de Mou que não vai marcar. Falta saber é se continua com motivação e compromisso total no Tottenham, a sua cabeça pode estar a pensar numa saída. Isso sim. Como o Coach até mostrou, os números provam que não tem sido diferencial.

  • coach407
    Posted Junho 20, 2020 at 5:25 pm

    Harry Kane em 2019/20 até este jogo:

    – Com Mourinho: 7 golos em 10 jogos, média de 0,7 golos por jogo. Com esta média marcaria 26,6 golos só na Premier League se jogasse sempre.
    – Com Pochettino: 10 golos em 15 jogos, média 0,6(6) golos por jogos, o que mesmo assim é uma média que daria para 25,(3) golos só na Premier League se jogasse sempre.

    Harry Kane em 2018/19 (sempre com Pochettino):

    – 24 golos em 40 jogos, média de 0,6 golos por jogo.

    Conclusão: o Harry Kane já vai na sua 6ª época no topo do futebol mundial. Desses 6 épocas com Pochettino (5 completas mais parte da atual), apenas em 2 épocas o Kane marcou mais golos por jogo do que tem marcado com Mourinho, o que significa que nas restantes 4 épocas marcou menos golos por jogo de que tem marcado com Mourinho.

    Não me parece mal visto que o Mourinho chegou a meio da época a pegar numa equipa que tinha levado 7-0 do Bayern em casa, foi eliminado na Taça por uma equipa da 4ª divisão e estava em 14º lugar na Premier League. Se em tão pouco tempo já colocou os números do Kane neste ponto é um fantástico sinal para o futuro.

    Ainda assim, é muito triste alguém ter a coragem de apontar ao dedo ao Mourinho por causa do rendimento do Harry Kane em 1 jogo quando o homem não jogava há mais de 6 meses, notou-se que andava a passo em campo uma boa parte do jogo, estava completamente esgotado fisicamente e, ainda por cima, o Tottenham esteve a vencer um jogo difícil e decisivo praticamente o tempo inteiro pelo que é normal que o Manchester United tenha uma postura muito mais ofensiva e o Tottenham seja mais cauteloso. Ainda assim, nenhum dos avançados do Tottenham se pode queixar de falta de espaço e lances em que tinham tudo para fazer muito mais. Os do Manchester United sim, podem reclamar já que foram completamente engolidos e o treinador nunca arranjou solução para os tirar dos bolsos dos defesas do Tottenham.

    • B.Jardim
      Posted Junho 21, 2020 at 2:55 pm

      Obrigado pelos dados. Muitos users falam só porque sim, mas assim podemos ver a realidade dos factos. Isto claro, não significa que os número não piorem. No entanto, por agora o Kane com Mourinho tem, pelo menos, mantido o nível.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 20, 2020 at 5:25 pm

    Concordo totalmente e uma prova foi a segunda parte do Tottenham ontem. 11 jogadores atrás da linha da bola, o Kane mal passou o meio-campo adversário, ele é um avançado que se sabe associar muito bem com os colegas, mas para isso tem que ter o mínimo de condições, e é complicado sair em transições quando ninguém está lá na frente para haver associações, nem o próprio Kane estava.

  • Chico
    Posted Junho 20, 2020 at 4:14 pm

    O Kane não é o típico 9 em que o Mourinho aposta e com o qual tem sucesso. McCarthy, Drogba, Ibra, Milito ou Benzema eram, na sua generalidade, adversários mais dinâmicos, físicos, agressivos, melhores a jogar de costas, sacrificando os “números” se for preciso. O Drogba é dos melhores pontas que vi jogar e nunca marcou quantidades absurdas de golos, mas todos que o vimos jogar naquele Chelsea de 2004 a 2006 sabemos o quão dominante era e que quando era preciso um golo importante ele lá estava. Não vejo essas características no Kane, apesar de ser um dos melhores noves do mundo.

  • André Dias
    Posted Junho 20, 2020 at 3:56 pm

    Kane passou ao lado do jogo porque o processo ofensivo do Tottenham resumiu-se a esperar por abertura de espaços e contra-atacar recorrendo à velocidade de Son, Bergwijn e Aurier. Kane joga bem de costas para a baliza e em zonas mais recuadas mas precisa que haja uma construção de jogo paciente à sua volta para se poder associar aos colegas, não é um PL de transições rápidas.

    • Chico
      Posted Junho 20, 2020 at 4:19 pm

      Não acho que o problema seja não ser um PL de transições rápidos, mas ser um jogador pouco dinâmico que espera que o jogo chegue até ele.

      • André Dias
        Posted Junho 20, 2020 at 4:38 pm

        Discordo totalmente, acho precisamente o contrário. Se há avançado que não fica à espera que o jogo chegue até ele é Kane. Não há outro PL de topo que trabalhe tanto para a equipa.

        • Chico
          Posted Junho 20, 2020 at 5:24 pm

          Não o acho agressivo, tem mobilidade limitada pela sua baixa velocidade. Baixa para construir, mas não é só isso que constitui o trabalho de equipa. O Firmino trabalha muito mais na minha forma de ver futebol.

          • André Dias
            Posted Junho 20, 2020 at 5:53 pm

            Pode baixar para construir, jogar de costas para a baliza para servir os colegas ou fazer de matador e aparecer na área para finalizar jogadas construídas em futebol apoiado. É um avançado extremamente completo. Tem técnica, força, presença no jogo aéreo, boa leitura do espaço e das movimentações e possui o instinto típico de um finalizador puro.

            Não é rápido? Exactamente. Foste pegar na única lacuna óbvia de Kane que é exactamente a razão de ele não se dar bem com transições rápidas e não estar a render no esquema de Mourinho. Só me estás a dar razão.

            • Chico
              Posted Junho 20, 2020 at 7:02 pm

              Não é forte na pressão, não é combativo nas disputas, não segura bem a bola, é pouco ágil e móvel. É um avançado muito completo nos aspetos técnicos com bola, sem dúvida, finalização fantástica, inteligente, mas não era isso que queria dizer. O Mourinho nem sequer tinha avançados fortes no ataque à profundidade nas suas melhores equipas.

              • Kacal
                Posted Junho 20, 2020 at 8:15 pm

                Dizer que um avançado que cai várias vezes nas alas ou a vir fora da área buscar jogo ou receber a bola não é móvel. Ou que não segura bem a bola quando sofre várias faltas precisamente por a esconder e receber bem com o corpo. Ou que não é combativo quando até é um avançado possante que aguenta bem, pronto cada um tem a sua visão realmente, mas discordo totalmente. Subscrevo o André. A velocidade é mesmo a única falha evidente dele.

  • Estigarribia
    Posted Junho 20, 2020 at 3:49 pm

    Não deixa de ter razão, o Paul Merson. O Mourinho já não é o mesmo treinador que fez sucesso no FC Porto, na primeira passagem pelo Chelsea e pelo Inter de Milão. Na minha opinião desde que passou pelo Real Madrid, o Mourinho começou a transformar-se, e perdoem-me a expressão, num treinador que luta pelo pontinho. E quando se pensava que aquele interregno, depois do Manchester United, pudesse ser benéfico acho que ainda piorou a situação.

    Em relação ao Harry Kane é jogador para marcar mais de 25 ou 30 golos por época, mas neste momento no Tottenham é impossível. Gostava de o ver no Manchester United a ser servido pelo Bruno Fernandes. Marcaria muitos golos pelos Red Devils.

    Saudações Leoninas

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 21, 2020 at 9:03 am

      Estigarribia, Mourinho criou o monstro marcador de golos chamado de Cristiano Ronaldo, mudou-lhe a forma de jogar, tirou-lhe o brilhantismo da finta,mas colocou-o a marcar 50 golos por época. Por isso, esta afirmação do Merson é de todo descabida.
      E o Mourinho sempre foi aquele treinador pragmático que luta pelo pontinho. No entanto, quando tem a qualidade ao lado dele, ele sabe aproveitá-la.

    • Aurinegro
      Posted Junho 20, 2020 at 4:35 pm

      Estigarribia

      Concordo, eu adorva Mourinho (e na verdade continuo a gostar a torcer por ele), mas mudou muito a maneira como vê o futebol e a sua relação com os jogadores. Ainda que muitos gostem de trabalhar com ele, parece que perdeu aquela magia psicológica que tinha para motivar os jogadores.

      Concordo que depois do Real foi quando baixou a qualidade (muitos dizem que foi o 5-0 da primeira época). Mas depois disso (e de ter ganho um campeonato pelo Real) já venceu um campeonato Inglês e uma Liga Europa (mais umas taças e supertaças). Venceu sempre algo por onde passou, mesmo com mau futebol, e estou curioso (e mais uma vez a tocer) para ver se ele consegue vencer algo pelo Tottenham ou se será a primeira vez (tirando o inicio de carreira) que passa por um clube sem ganhar nada.

      • Estigarribia
        Posted Junho 20, 2020 at 5:24 pm

        Auri,

        Eu também continuo a ser fã do Mourinho e torço para que ele dê a volta á situação que, neste momento, vive no Tottenham. Nesse passado bom, digamos assim, do Mourinho, era dos poucos treinadores que sabia usar os mind games. E a esmagadora maioria dos jogadores treinados por ele dizem maravilhas dele. E mesmo que não haja muitos jogadores que digam bem dele há um que vale por todos eles (Ibrahimovic).

        Saudações Leoninas

    • Chico
      Posted Junho 20, 2020 at 4:18 pm

      Então nunca o viste no FC Porto, Chelsea ou Inter. Sempre foi assim, mas não se soube ajustar à evolução do futebol. Também tinha planteis mais ajustados às suas ideias.

      • namondor
        Posted Junho 20, 2020 at 4:44 pm

        Penso que esse é o maior problema. Esse estigma criado de que Mourinho joga para o pontinho.. Um dos treinadores com mais mindset de ganhar que alguma vez tocou num relvado. Aliás, em termos de ajustes táticos e leitura do jogo, deve ser o melhor que vi. Vivemos numa era ultra romântica do futebol, em que um treinadorzeco que tente sair a jogar e que consiga ter 70% de posse é apreciado, mesmo que não ganhe nada, e um treinador como o Mourinho posto com o rótulo de “treinador do pontinho”. Absurdo.

        • feelfreeyouare
          Posted Junho 21, 2020 at 4:16 pm

          Isto.

        • Chico
          Posted Junho 20, 2020 at 7:03 pm

          Não lhe coloquei esse rótulo, isso é uma questão de semântica. Sempre foi um treinador pragmático, não significa que isso seja melhor ou pior.

          • namondor
            Posted Junho 20, 2020 at 9:57 pm

            Sim, eu percebi exatamente o que querias dizer! E concordo contigo. Mesmo com a falta de ajuste de ideias, na minha opinião, é ainda um brilhante pensador do jogo. O futebol é realmente injusto, quando um monstro destes é desvalorizado pelos últimos 5 anos maus. Que o foram de facto. Mas a verdade é que depois vejo endeusamentos a treinadores que, por tentarem praticar futebol bonito, mas sem resultados efetivos, sem um troféu para meterem no museu.

Deixa um comentário