Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

NBA: Carmelo Anthony foi o MVP da fase regular

Nota prévia: LeBron James é, indiscutivelmente, o melhor e mais completo jogador da actualidade (e deverá receber o prémio “oficial”). Ponto final. Mas o que está em causa é o prémio de jogador mais valioso, em termos não só de desempenho individual, mas também de importância no sucesso da equipa. E nem sempre o melhor jogador é o MVP (Jordan, “só” venceu 5 vezes, sendo batido por Barkley e Karl Malone na votação). Por isso, e levando em conta a subjectividade inerente a estes prémios, a escolha do VM para o melhor jogador da época 2011-13 recai sobre Carmelo Anthony.
Ao contrário de James, Carmelo não tem um dueto de estrelas a acompanhá-lo, nem uma equipa construída à sua imagem. Aliás, a outra “vedeta” dos Knicks, Stoudemire, mal jogou, e quando o fez, mostrou estar longe do jogador que foi considerado dos melhores da Liga. NY tem um bom conjunto de atletas (JR Smith é um grande marcador, Chandler é uma âncora defensiva), mas o seu elenco está muito longe de possuir o talento existente em South Beach. E para ajudar, as lesões têm fustigado a equipa residente no MSG. Ou seja, o sucesso da equipa depende, e muito, da capacidade de Carmelo de jogar a um altíssimo nível, e caso isso não tivesse acontecido esta época, NY estaria bem mais abaixo na classificação. Aliás, quem olhe para o rendimento dos Knicks em comparação com o ano passado, não pode dissociar a melhoria demonstrada do aumento de qualidade de jogo apresentado pelo seu líder (“saltaram” de 7º para 2º e lideram os confrontos frente aos Heat por 3-1…Lebron perde duplamente neste capítulo, não só porque foi superado por Carmelo no confronto directo, como a subida de Miami em relação à última época é pouco notória).
Falemos então de números: Carmelo Anthony é o actual líder dos marcadores, com 28.4 pontos por jogo (apenas fez melhor em 2006/07), com percentagens de lançamento de 45% de campo e 38% de triplos. É o #3 em tiros tentados, e o #5 em concretizados. Não sendo um grande ressaltador, tem 6.6 ressaltos por jogo, acima da sua média. Em Abril, marcou 50 aos Heat (em Miami), 40 em Atlanta, 41 na recepção aos Bucks, e 36 em Oklahoma. Sim, os Knicks estão a lutar pelo 2º lugar do Este (caíram muito também por culpa das referidas lesões), mas o seu líder assumiu-se neste momento crucial da temporada. E isto leva-nos a outro ponto: o de Carmelo como facilitador. A grande acusação nos tempos de Denver era a de que Anthony era egoísta, apenas pensava em marcar pontos, e não conseguia contagiar os colegas ou levá-los a melhorar os seus jogos. Este era o ponto que impedia Carmelo de chegar ao patamar das grandes estrelas; não só precisava de jogar a um nível elevado, mas também tinha de elevar a qualidade de jogos dos seus colegas. E este ano finalmente os seus detractores foram calados. Ao contrário do passado, este ano não vemos somente o Carmelo “atacante”, mas têmo-lo a mergulhar atrás de bolas perdidas, ressaltar no meio dos gigantes (realce-se que ele, um SF natural, tem jogado muito a PF, sendo emparelhado com adversários mais possantes), passar bolas para tiros fáceis ao invés de apostar sempre no 1×2, ou defender com perseverança (ele, que sempre foi acusado de macio).
Apresentar um nível de topo durante uma temporada completa, ser peça fundamental na excelente campanha dos New York Knicks, demonstrar força perante o melhor conjunto da NBA (Miami Heat), assumir a liderança dos marcadores, e acima de tudo, a liderança de uma equipa, fizeram de Carmelo Anthony o MVP da temporada regular.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

50 Comentários

  • joao martins
    Posted Abril 16, 2013 at 9:11 am

    O lebron vai ser o MVP da fase regular e o Carmelo nem no melhor 5 vai ficar!

  • cnl
    Posted Abril 11, 2013 at 12:00 am

    Compreendo e saúdo a qualidade do post. Ainda assim, a meu ver, o mvp desta época regular é o lebron.

  • Nuno
    Posted Abril 9, 2013 at 10:38 pm

    Pode haver saturação na altura de atribuir os votos (algo que aconteceu com MJ nos anos em que perdeu o MVP para Malone e Barkley, apesar de ter sido superior), mas este ano é praticamente impossivel o prémio não ir para o lebron – este ano está ainda mais um Sr. Jogador e que já provou estar à altura do estatuto que ganhou nos períodos de maior aperto (ponto em que antes teimava em não estar à altura) e o facto de os Heat serem a equipa com o melhor resultado da época regular e com a segunda maior série de vitórias de sempre.
    A verdadeira competição está na atribuição dos restantes lugares de pódio e neste caso penso que Durant é o jogador mais bem colocado para o 2º lugar (um dos melhores marcadores com % de tiro historica de 50/40/90 que o coloca ao nivel de um larry bird nas suas melhores epocas). O 3º ficará entre Carmelo (apesar da melhoria geral esta época ainda continua a ser um jogador com pouco impacto em outros campos alem da marcação de pontos) e chris paul (teve um período esta época em que chegou a ser falado para mvp, mas está em queda – consequência directa desta ultima fase da época mais apagada dos clippers).

  • Rafa
    Posted Abril 9, 2013 at 6:47 pm

    O prémio é evidentemente subjectivo, mas dou este argumento. Se Lebron não jogasse pelos Heat será que estavam neste lugar da conferência, com a série de vitórias que tiveram? Eu não concordo com o post mas respeito a decisão até pelo o número de argumentos a favor do Lebron.. Para além disso esta época é claro para todos que o Carmelo evoluiu.. Até já defende, que era a crítica feita em Denver
    Cumps

  • Rodrigo
    Posted Abril 9, 2013 at 6:27 pm

    Aceito a escolha do VM, neste caso ate e de um leitor, uma vez que o Carmelo tem feito uma excelente temporada, ajudando os Knicks a fazerem uma grande epoca estando em 2º na zona Esta e batendo-se com os Heat no confronto directo.

    No entanto, o LeBron tem feito uma epoca assombrosa mais uma vez, e verdade que tem uma grande equipa a ajuda-lo, melhor do que os Knicks, mas os seus numeros sao fantasticos e merece o premio de MVP.

  • Pistol Pete
    Posted Abril 9, 2013 at 5:20 pm

    Boa tentativa. Mas não pega.

    A TEORIA DO "JORDAN PODIA TER MAIS QUE 5 MVP'S"

    Acredite que todos os anos querem dar o MVP a outro, e este não foi excepção.
    O LeBron parte sempre em desvantagem porque não só tem de ser melhor que os outros, como ainda tem de fazer história.
    E este ano o LeBron fez e por isso a corrida acabou à bastante tempo.

    "EQUIPA DO LEBRON É MAIS FORTE"

    Essa do mais forte não pega. Os Lakers têm um plantel fortíssimo e a coisa não pega.
    O autor por acaso já viu um jogo dos Heat?
    A única razão pela qual os Heat podem fazer o que fazem chama-se LeBron James. Nem poste têm.
    O rapaz mais parece um Quarterback da forma como pauta o jogo.

    "LEBRON PERDE DUPLAMENTE NESTE CAPÍTULO"

    Essa do LeBron perde duplamente neste capítulo (confronto directo e melhoria de recorde em relação à época passada) parece algo que um fanboy diria.

    No confronto directo os Knicks venceram a série por 3-1 (vale o que vale, mas enfim) :
    1º jogo – Knicks venceram Miami por 20 pontos
    2º jogo – Knicks venceram em Miami por 20 pontos sem CARMELO – lá se vai a teoria de que o plantel dos Knicks é "mau"
    3º jogo – Miami vence em NY
    4º jogo – NY vence equipa B ou C de Miami com Melo a marcar 50 pontos.

    Ou seja no frente-a-frente Melo e LeBron estão 1 a 1. E nem sei o que isso me diz acerca do MVP, afinal há mais 78 jogos.

    Melhoria em relação à época transacta:

    – Os Knicks têm mais ou menos o mesmo plantel que no ano passado (mudou o treinador, Lin por Felton, Kidd por Fields, etc).
    Essa subida de 7º para 2º deve-se mais ao demérito da equipa do ano anterior do que ao mérito desta (não estou a retirar o mérito aos Knicks porque o tiveram para alcançar o 2º lugar mas os Knicks no Este têm obrigação de ser Top 4, nunca 7º na conferência).

    – Miami só não melhorou mais porque de 2º para 1º a coisa não sobe mais. O "anormal" é que estão a descansar jogadores com 20 dias de competição (desde dia 31/03) e mesmo assim estão quase a assegurar o melhor recorde na NBA com 8 dias de época ainda. Hoje têm a oportunidade de igualar o recorde de vitórias da franchise. Nem falo no Este que esse já acabou à bastante tempo.

    MAS FALEMOS DE NÚMEROS…

    PTS
    LeBron 26.9 pontos vs Carmelo 28.4 pontos –
    diferença de 1.5 pontos.

    FG%
    LeBron 56.2 % vs Carmelo 44.8% –
    Quase 12% de eficácia a mais que Carmelo! Tem noção do rídiculo que é um jogador de perímetro lançar 56 % (!!!!!!!) ?

    3P %
    LeBron 40.5% VS Carmelo 38.1% –
    E o LeBron nem é bom a lançar triplos.

    REB
    LeBron 8.1 reb vs 6.6 Carmelo –
    No que toca a rebounds a coisa não diz muito.

    AST
    LeBron 7.2 ast vs 2.5ast Carmelo –
    Pronto, o Carmelo é um scorer (o melhor da NBA) por isso entende-se que não distribua o jogo, não é o seu forte.
    Ainda assim, LeBron está no TOP 10 em AST à frente de muitos point guards enquanto marca 27 pontos lançando 56%.

    Carmelo tem marcado muitos pontos? Mas muitos mesmo?
    LeBron teve 6 jogos seguidos de 30 pontos, lançando mais de 60% (FEITO INÉDITO) e isto foi enquanto estava ocupado a liderar a 2ª maior winning streak da história.

    CHEGA DE NÚMEROS, ACHO EU…

    O Carmelo é sem dúvida, a meu ver, o melhor scorer da NBA. E esta série comprova isso mesmo.
    Um líder assumido nos Knicks. Uma superstar, sem margem para dúvida.
    Mas as críticas que lhe são endereçadas têm a haver com o facto de ele nos playoffs não conseguir levar a equipa a lado algum.
    E daí existem ramificações, de que ele não se interessa, não joga para a equipa, não facilita, etc, etc..

    Carmelo melhor marcador? Sim.
    MVP? Só se for o MVP do resto, porque o título de MVP já está entregue desde Fevereiro
    [Até devia ser unânime, mas "haters gonna hate" (ATENÇÃO: Não estou a insinuar que VM/autor sejam "haters)]

    P.S Vai ser muito curioso ver este one-man show do Carmelo contra Boston. Boa sorte NY, vão precisar.

    • MasterJ
      Posted Abril 10, 2013 at 6:13 pm

      Enfim o pessoal aqui inventa com cada coisa.

      O LBJ é o melhor scorer. O LBJ é lançador de perímetro.

      Já que nem se quer devem ver os jogos, informem-se ao menos. O LBJ é um bom lançador mas está muito longe da excelência, agora vocês dizem ah mas ele tem 56% de eficácia, e eu digo isso também tem o Jordan, o Griffin, o DH12, e depois como há muita gente ignorante vão dizer oh mas esses são postes só lançam debaixo do cesto, então fiquem a saber que o LBJ é o jogador da NBA (de longe) que faz mais afundanços, e que marca mais pontos no paint, o LBJ é que praticamente só lança debaixo do cesto (ou em cima dele – dunks).

    • João
      Posted Abril 10, 2013 at 2:13 pm

      Bom post Pistol Pete, mas acho que o Carmelo nem é o melhor scorer (é Lebron), nem o melhor atirador (Durant – tem a mesma média de pontos que Carmelo e mais 6% de percentagem de lançamento).

      Depois Lebron faz todas as posições do campo em grande nível. E só isso é que permite que a segunda linha de Miami (Battier, Allen, Chalmers ou Miller) apareçam invariavelmente em grande nível. Ninguém na NBA conseguiria fazer o que Lebron fez esta temporada.

      E se consideram que Lebron é o melhor jogador do mundo atualmente é porquê? Se o homem só joga na NBA e é o melhor do mundo…

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 9, 2013 at 3:34 pm

    Não concordo minimamente! LeBron "King" James é o MVP, no doubt. Durant e Chris Paul completam o pódio, respetivamente.

  • Costinha
    Posted Abril 9, 2013 at 3:09 pm

    Aceito a escolha do Nuno Ranito.
    É tudo muito subjectivo.. e a questão de MVP não se refere a melhor jogador como muitos por aqui parecem confundir.
    Melhor jogador da NBA é o Lebron… não há dúvida.
    Jogador mais valioso para a sua equipa… este tema dá muito pano para mangas.

    Entre Lebron, Melo, CP3, Durant, Tony Parker podemos fazer um caso bem fundamentado para qualquer um.

    Agora a minha opinião: Sou grande fã dos Knicks há décadas e adoro o Carmelo (época incrível e clara evolução esta época). Mas vi os Knicks a se safarem bem enquanto o Melo esteve lesionado durante alguns jogos. Vi os Knicks sem ele ir a Miami e vencer os Heat por 20 pontos. Ou seja, sem Melo os Knicks são uma equipa apenas ligeiramente acima da média mas acho que safavam-se minimamente.

    A maneira como eu costumo escolher é a seguinte. Imagino uma equipa, por exemplo, vou usar os Knicks e penso "Se eu tirar o Melo da equipa, existe algum jogador que consiga que os Knicks façam melhor do que estão a fazer?"….sim Lebron. "Se tirasse CP3 dos Clippers, existe algum jogador que consiga fazer melhor?"… sim Lebron, talvez Durant, talvez Melo.

    E se eu tirar o Lebron dos Heat, existe algum jogador que consiga que os Heat façam melhor do que estão a fazer?……. não! O meu MVP é Lebron. (por muito que me custe escrever isso)

  • David
    Posted Abril 9, 2013 at 2:53 pm

    Heat e Miami são a mesma equipa, querias dizer Nicks

  • Eugénio
    Posted Abril 9, 2013 at 2:25 pm

    Não há hipótese.. O Lebron James é o MVP e ponto final.. Parem com histórias.. O Carmelo nunca vai atingir o nível de jogo que Lebron James atingiu.. Basta verem as estatísticas.. James é simplesmente o melhor, dá mais espectáculo e toda gente sabe disso..

    • João Paulino
      Posted Abril 9, 2013 at 8:46 pm

      Se vamos julgar um jogador pelo espectáculo que dá ou não então o de DeAndré Jordão e o Blake "só sei afundar" Griffin eram sempre os maiores candidatos ao MVP lol

  • Dinai
    Posted Abril 9, 2013 at 2:20 pm

    Só pode ser brincadeira isto. Nem sequer em 2º lugar fica, quanto mais MVP. Lá porque este mês foi o melhor jogador não quer dizer que o tenha sido durante a época. Que memória curta

  • Miguel Militão
    Posted Abril 9, 2013 at 2:01 pm

    É um pov mto forçado.
    Sem dúvida que a influência no jogo, pelos pontos marcados é muito grande mas há outros jogadores melhores e mais influentes.

  • Tigas
    Posted Abril 9, 2013 at 1:26 pm

    Já se esperavam este tipo de comentários. Reparem que o autor do texto refre a subjectividade do prémio, visto que não existe um critério definido.

    Por mim concordo. Foi quem eu votei no outro post. Mas também referi que se formos a olhar só para a estatística, provavelmente LeBron ganhava.
    No entanto Carmelo é bem mais importante para os Heat do que Lebron para os Miami.

  • benfas09
    Posted Abril 9, 2013 at 1:26 pm

    Não concordo.
    NY tem um elenco comparável a miami em termos individuais mas miami tem jogadores mais cirúrgicos. Uma equipa que apresenta, Carmelo(podia ser tão bom como lebron se não fosse a cabecinha), Stoudemire, JR Smith(na minha opinião, é o melhor 6º jogador da liga), Raymond Felton( bom PG que era starter em Portland), Tyson Chandler(melhor jogador defensivo o ano passado) e Steve Novak(melhor shooter da nba o ano passado) não pode ser comparada a miami com lebron,wade, bosh, chalmers, ray allen, battier e companhia?eu acredito que sim, porém, miami tem lebron e wade que por si só se tornam na dupla mais temível da nba. Para além disso, o lebron e íncrivel. Falam do carmelo pelos pontos mas esquecem-se que há coisa de um mês o lebron bateu o record de mais jogos seguidos a lançar acima de 60% de field goal. Miami é indiscutivelmente a melhor equipa da liga e sem oposição e com uma das melhores winning streaks de sempre. Assim sendo, considerar o carmelo MVP é quase uma blasfémia tendo em conta o que lebron já fez. Carmelo é muito bom e está a fazer uma boa temporada mas há um bicho papão chamado lebron james que ainda consegue fazer melhor.

    Os mais sinceros cumprimetos a todos

    benfas09

    • zhugoz
      Posted Abril 10, 2013 at 11:56 pm

      Nada contra o 'Tipo que redigiu o post' mas dizer que Felton é inferior a Chalmers e Novak é o Ray Allen de NY é no minimo ridiculo. Felton sem lesões seria Top10 PG em relação á comparação Allen/Novak acho que não há muito a dizer, qualquer pessoa consegue perceber que essa comparaçõa não tem sequer ponta por onde se pegue.

      Para terminar, é facto que Carmelo é excelente jogador mas parece-me que a boa epoca de NY Talvez se deva mais ao Enorme Tyson Chandler e aos pontos de JR Smith

    • Bruno
      Posted Abril 9, 2013 at 9:43 pm

      O felton é um pg médio, acima do lin o ano passado e acima do chalmers sem dúvida. O este é fraco e este ano sem rose e dh12 perderam 2 equipas fortes da conferência, brooklyn é o primeiro ano que estão juntos e o d-will teve condicionado o ano quase todo e isso pesou. Portanto também não havia assim tantas equipas para entrar no top-4 do este e NY tem bons jogadores em todas as posições e tirando o stat todos jogam bem à volta do carmelo e isso é o mais importante na nba, não é teres o maior talento é que este talento saiba jogar junto…

    • Nuno
      Posted Abril 9, 2013 at 1:46 pm

      Stoudemire mal jogou.
      Felton está longe de ser um bom PG (até me parece inferior ao Chalmers, que já nem é grande espingarda)
      Novak é um excelente atirador (seria o Ray Allen de NY), mas só mete triplos se estiver sozinho, e é aí que entra o Carmelo, a libertar bolas para os seus atiradores (com excepção do JR, que cria o próprio tiro)

      Pessoalmente, nunca pensei que NY fizesse top-4 da Conferência (os Knicks cheiravam-me mais a hype que outra coisa) mesmo levando em consideração o quão fraca é em relação ao Oeste. O facto de estarem em 2º deve-se essencialmente ao upgrade no jogo de Carmelo.

      Ass: o tipo que redigiu o post :)

  • pedro magalhães
    Posted Abril 9, 2013 at 12:57 pm

    Carmelo é top 2 a nivel ofensivo a par com Kobe Bryant, por alguma coisa Kobe disse que ele era mais dificil de defender que LeBron, que é efetivamente o melhor jogador da NBA, mas acho que lhe falta o clutch gene, como quem diz a habilidade de marcar pontos com o relogio acabar, estando a melhorar nesse capitulo, que tem efetivamente mente melhor equipa com 2 jogadores top-5 e é muito dificil marcar uns tais 50 pontos frente a melhor equipa da nba. acho que Lebron obrigatoriamente vai ter que ganhar o MVP da liga pois tem arrebatado todos os premios de melhor jogador do mes da conferencia este. Mas cuidado como Carmelo para os playoffs…

  • troza
    Posted Abril 9, 2013 at 12:38 pm

    Ora, aí está uma opinião curiosa.

    Sim, foi este o argumento para o Rose ganhar (justamente) o MVP há 2 anos. Mas este ano não dá volta a dar.

    O Lebron foi superior a todos. Se o Carmelo tivesse jogado a época quase toda e os knicks tivessem perto dos Heat, eu concordaria contigo… mas não está.

    É certo que a equipa dos Heat supera, em talento, quase todas as equipas da história da NBA (eu digo talvez, mas sei que o Jordan nunca teve uma equipa com o talento desta dos Heat… o mais perto foram os lakers de 2000 ou de 85, desde que eu me lembro ou já vi/li) mas isso não justifica tudo.

    A época que o Lebron fez é para MVP quando estão todos abaixo dele a nível estatístico, eficiência e as equipas deles estão todas abaixo dos heat uma quantidade enorme de jogos.

    Se o Lebron não tivesse a fazer a sua melhor época de sempre em termos de eficiência, a conversa podia ser outra… mas não neste ano. Por muito que não torça por ele e que não goste, este ano só pode ser Lebron…

    Mas em 97 também só podia ser o Jordan e foi o Malone…

    • Nuno
      Posted Abril 9, 2013 at 1:48 pm

      97/98, Karl Malone. Os Jazz eram francamente mais fracos em termos individuais, mas o Carteiro liderou-os ao melhor registo da NBA. Depois a final foi o que foi (obrigado, Bavetta), mas a sua prestação na época regular foi de facto determinante.

  • Pedro
    Posted Abril 9, 2013 at 12:29 pm

    Discordo,

    Na minha opinião Chris Paul foi o MVP da fase regular. Certo que Carmelo fez numeros impressionantes mas se virem bem estatísticas não são poucos os jogos em que faz médias muito inferiores a 50 %. é um enorme jogador, mas joga sozinho e por muitas vezes prejudicou a equipa por isto. É enorme mas não creio que seja o MVP. Crhis Paul e Lebron sim.

    • MasterJ
      Posted Abril 9, 2013 at 2:37 pm

      Finalmente um comentário lúcido. Só pode haver dois possíveis MVP's, ou LBJ ou CP3.
      Eu daria ao CP3, os Clippers sem CP3 tem score de negativo, com ele em campo rivalizam com qualquer equipa da NBA. É que tem melhor ratio de ASS/TO, é o base que rouba mais bolas, é o base com melhor percentagem de lançamento, faz pontos, mete a equipa a jogar e sobretudo mete a equipa a ganhar.

      O LBJ é unânime. Estes dois estão praí 5 patamares acima de todos os outros, é inquestionável que Durant, Kobe, Harden e Melo, estão muito abaixo dos outros dois.

  • Bruno
    Posted Abril 9, 2013 at 11:49 am

    Miami não melhorou muito porque foi campeão o ano passado e parecendo que não é dificil melhorar essa prestação. Sim é um prémio de regular season mas os argumentos são iguais. Melhoraram de segundo no este para primeiro overall. Acho que não dava para melhorar mais digo eu…
    O Wade até ao all star break andou a arrastar-se em campo e o lebron levou a equipa às costas. A sequência de mais de 30 pontos com 60% de fg é só um muitos records que ele já tem. Além de ter este ano conseguido a segunda melhor série de vitórias de sempre. O prémio é e tem que ser do lebron até ele parar de jogar a este nivel.
    Eu até nem gosto muito do rapaz mas que o mvp indiscutivel é ele lá isso é. O melo nem certo está na all nba first team quanto mais ser mvp

    • João
      Posted Abril 9, 2013 at 1:09 pm

      1ª equipa: Tony Parker, Kevin Durant, Lebron James
      2ª equipa: Chris Paul, Kobe Bryant, Carmelo Anthony

      Quantos aos postes fica mais complicado indicar quem foram os melhores, mas as minhas preferências vão para:
      – Zach Randolph
      – Tim Duncan
      – Dwight Howard
      – David Lee

    • João Paulino
      Posted Abril 9, 2013 at 11:58 am

      Ai não? Então está quem? Deve ser o Messi e o Ronaldo lol

  • Sérgio Manha
    Posted Abril 9, 2013 at 11:19 am

    Não concordo!
    Não se pode dizer que Miami não evoluiu de uma época para a outra quando esta equipa fez nesta fase regular historia, quando esta equipa se revela claramente muito melhor que todas as outras.
    Entendo esse argumento do carmelo nao ter a mesma equipa atraz… porém o Lebron teve 1 efeito muito mais drastico com Cavs e mesmo assim não recebeu na altura os premios… tendo perdido para quem de facto fez a diferenca nessas epocas!… e tendo esse pensamento, então quem deveria receber esse award seria 10 James Harden dos rockets, visto que a entrada dele na equipa fez com que a mesma passasse de mediocre e provavel condenada aos ultimos lugares da conferencia a um muito provavel playoff.
    Em relacao ao confronto directo, sim de facto Carmelo marcou 50p, porem nao se pode dizer q tenha sido contra lebron ou mesmo contra Miami, uma vez que esse jogo aconteceu nesta fase em que já com o 1o lugar de conferencia conseguido Miami fez descansar os principais atletas.

  • João
    Posted Abril 9, 2013 at 11:19 am

    Já que deram números (que maneira de ver qualquer desporto…):

    Miami: 60 – 16
    Knicks: 50 – 26 (São só a 5ª melhor equipa).

    Pelo argumento do valor da equipa e pelo que o jogador dá em termos de valor acrescentado a essa mesma equipa acho que deveriam votar em Tony Parker em vez de Carmelo.

    Se querem falar em estatísticas individuais:

    Carmelo tem 28,4 pontos com 44,8% de percentagem de lançamento (Durant teve mais de 50% e tem os mesmo 28,4 ppg e Lebron James teve mais de 56% e 26,9 ppg). Há dúvidas de quem são os melhores pontuadores do jogo?

    Carmelo tem 2,5 assistências por jogo. Querem mesmo comparar com as 7,2 assistencias que Lebron faz por jogo?

    É claro como a água que em todas as estatísticas Lebron é muito, mas muito superior a Carmelo.

    Se é claro que Lebron foi o melhor jogador da temporada por todos estes argumentos objetivos, e querem fazer esse juízo erróneo sustentado na subjetividade que se baseia na qualidade da equipa, pensem um bocado no que seria Lebron nos Knicks e o que seria Carmelo nos Heat.

  • MaiorcaTua
    Posted Abril 9, 2013 at 11:18 am

    100% de acordo.
    MVP é para o mais influente e não para quem tem melhores stats.

    • MaiorcaTua
      Posted Abril 9, 2013 at 2:42 pm

      Isso nem sentido fez.

      MVP não é para o melhor jogador, é para o mais influente.
      Ninguém está a pôr em causa o valor do Lebron.

    • Diogo
      Posted Abril 9, 2013 at 1:59 pm

      Dizer isso é o mesmo que dizer que o melhor jogador do Estoril é melhor que mais um do Benfica.

  • joao
    Posted Abril 9, 2013 at 11:11 am

    MVP da fase regular Lebron. Nota se perfeitamente quando Lebron não jogou esta época. Bateu uma serie de record individuais, e como equipa levou a segunda serie mais longa de vitórias consecutivas. Vai estar na luta como melhor atancante, vai estar no equipa do ano, vai estar na equipa do ano defensiva, vai receber votos como melhor defensor da liga (não vai ganhar e certo). Sim tem melhor equipa, mas também é certo que sem ele a equipa não era nem de perto nem de longe a equipa para dominar como tem dominado. Ah e num dos pontos que perde para Carmelom que Miami não melhorou muito da época passada, é difícil melhorar o primeiro lugar destacado, e mesmo assim eles melhoraram. É normal que Lebron não seja o melhor marcador da liga, por ter wade e bosh na equipa e este ano tem ray allen.

  • Elvaslion
    Posted Abril 9, 2013 at 11:10 am

    Compreendendo os argumentos do VM, eles pecam por esbarrarem nos factos…esta é porventura a melhor época de LJ e aquela onde a diferença para os outros se vê mais marcada.

    • Calheiros
      Posted Abril 11, 2013 at 10:33 am

      mas a NBA, como o VM bem nota, nem sempre premeia o melhor jogador, mas sim o jogador que foi mais valioso para a sua equipa.

      isso também é um facto

  • Calheiros
    Posted Abril 9, 2013 at 11:06 am

    seria uma decisão perfeitamente aceitável.

    só não concordo com a apreciação ao papel do Stat. o Stoudamire parece-me mais vítima de más decisões da administração dos Knicks do que culpado. depois de terem apostado tão forte nele, o que faria sentido era ir buscar uma nova estrela compatível com ele e não o Carmelo.

    • NoSense
      Posted Abril 9, 2013 at 11:27 am

      Na minha opinião e cada um tem a sua, o que acontece é que a partir da aquisição de Melo, o Amare não tem sequer lugar nesta equipa. Com o roster dos NYK Amare tem que ficar de fora e queima-se a ele. Ao jogar queima aquela equipa. Contudo reconheço o grande jogador que é.
      Quanto a esta eleição, o jogador que menos gosto é talvez o que merece mais, falo pois de LeBron, que é acima de tudo, um jogador que não inventa e faz tudo o mais fácil possível. É verdade que tem uma equipa a jogar para ele (enquanto por exemplo em OKC Durant e Russel estão lá, em LAC CP3 e Blake estão lá, em Miami, por vezes LeBron "ofusca" D-Wade e D-Wade é só D-Wade, para mim o melhor jogador do campeonato), mas não deixa de ser notável o que fez e por isso, para mim é o MVP desta fase regular. Carmelo e Curry também o merecem na minha opinião (embora Curry seja discutível), mas LeBron é o meu escolhido

    • Nuno
      Posted Abril 9, 2013 at 11:26 am

      O Stat está acabado fisicamente. As lesões deram cabo dele. Somente isso…

  • Miguel Correia
    Posted Abril 9, 2013 at 11:06 am

    Concordo a 100% com esta avaliação!

  • Alexandro
    Posted Abril 9, 2013 at 11:04 am

    O Caramelo Anthony é um jogador perfeitamente banal no meu ver. O LeBron é muito mais jogador e esta temporada foi indiscutivelmente o melhor. Carmelo no máximo foi o 3º melhor

    • João Paulino
      Posted Abril 9, 2013 at 11:48 am

      Um jogador capaz de marcar 50 pontos a uma equipa sem ser os Bobcats, fazer 9 ressaltos ofensivos contra OKC e ser detentor do record de maior número de pontos marcado num período é um jogador banal? Está bem está!

    • MaiorcaTua
      Posted Abril 9, 2013 at 11:38 am

      "Caramelo" é um jogador banal, aposto que bom bom é o Griffin que afunda pa caraças, não é? lol

  • João
    Posted Abril 9, 2013 at 11:03 am

    O que fazem com o Messi no futebol, fazem com o Lebron James no basket.

    Lebron James é de longe o melhor jogador do mundo, e durante toda a temporada foi o melhor jogador na temporada regular na melhor equipa da NBA.

    Esta é provavelmente a época em que a distância para os restantes é maior.

    Tudo o resto são devaneios. Argumentos que tentam apenas mascarar a realidade.

    • SardaoDaNoite
      Posted Abril 10, 2013 at 12:16 am

      Nisso já tenho que concordar.

    • João
      Posted Abril 9, 2013 at 11:26 am

      Sardão, quem dera ao Carmelo ter os argumentos que o Ronaldo apresenta.

      Só estou a dizer que quem escreve na Visão de Mercado sobre estes temas não é isenta. Qualquer argumento é usado para tirar o mérito ao Messi (não ganhou nada, tem o Iniesta e o Xavi, a FIFA não é coerente nos critérios,…) e ao Lebron (o prémio é subjetivo Jordan só ganhou 5 vezes, Miami tem 2 all stars, os Knicks ganharam 3-1 aos Heat e o Lebron perdeu duplamente,…).

      Se em alguns argumentos até posso encontrar alguma validade, uma coisa é certa. Esta oratória é constante.

    • SardaoDaNoite
      Posted Abril 9, 2013 at 11:10 am

      A diferença é que o LeBron não ganha só a taça do rei ou o título de melhor marcador, ele ganhou tudo o que há para ganhar, o Messi não fez isso no último ano.

  • Tiago Sousa
    Posted Abril 9, 2013 at 11:01 am

    Discordo. LeBron James foi o timoneiro da segunda melhor sequência de vitórias de sempre, isso sozinho já bastava para ser o MVP.
    Além disso, Melo (que aprecio bastante, atenção) é essencialmente pontos. O King faz duplos-duplos, triplos-duplos, marca, assiste, ganha ressaltos… Já bateu recordes de juventude atrás de recordes de juventude, especialmente esta época, tais como em blocks, assists e, claro, pontos.
    LeBron James foi o melhor jogador da fase regular, seguido de Melo, Kobe e Durant, que embora seja um dos dois/três melhores, este ano os outros ultrapassaram-no (só graças a KB, por exemplo, é que os Lakers ainda estão na luta pelos play-offs).

Deixa um comentário