Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Nedved” da Rep. Checa e avançado croata ganharam mercado na 3.ª jornada de apuramento para o Euro’2016; Rui Costa termina o ano como 4.º melhor do Mundo

Melhor ano de sempre para o ciclista português, apesar da pressão de ter feito 90% da época com a camisola de campeão do Mundo.
Rui Costa terminou no quarto lugar na Volta a Pequim, última prova do circuito mundial, que foi ganha pelo belga Philippe Gilbert (BMC Racing). Um resultado que impediu o poveiro de ultrapassar Gerrans, mas que confirma a melhor época de sempre do ciclista de Lampre com o 4.º final no Ranking da UCI, à frente de Nibali, Quintana, Froome, Sagan, Daniel Martin, Purito ou Kwiatkowski, e só superado por Gerrans, Contador e por Valverde, melhor do Mundo em 2014. Em termos colectivos, a Espanha foi a melhor nação este ano e a Movistar a melhor equipa.
Dois nomes  que aumentaram a cotação na 3.ª jornada de apuramento para o Euro’2016: Ladislav Krejcí, médio esquerdo do Sparta Praga, apontado como o “novo Nedved”, que marcou na vitória da Rep. Checa; e Andrej Kramaric, que depois de ter facturado frente a Malta na 2.ª jornada fez dupla com Mandzukic na goleada da Croácia diante do Azerbaijão, e se continuar com este protagonismo (é o actual melhor marcador da liga croata com 13 golos), não deve ficar muito tempo no Rijeka.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2014 at 7:15 pm

    O ciclismo neste aspecto é uma modalidade muito particular…Este ranking UCI foi apenas criado muito recentemente para criar uma certa continuidade entre as provas do calendário do World Tour e no geral é ganho por ciclistas que são muito regulares, não necessariamente nas provas mais importantes, como comprova a posição do Rui (muuuuuito regular ao longo da época, mas a única grande vitória foi a Volta à Suiça contra concorrência mais fraca do que noutros anos) É um indicador, mas concordo com os que dizem que Contador ,Quintana ou Nibali merecessem o topo.

    Atenção, o Rui Costa não deixa de ser um ciclista, na minha opinião, de top 10 onde que seja. Ele foi campeão do mundo, e se por um lado concordo que essa vitória esteja num patamar abaixo de uma grande volta (e normalmente direccionado para um tipo diferente de corredor), creio estar no mesmo patamar que uma vitória num Monument (acredito que o Rui é capaz de um dia ganhar uma Liége ou uma Lombardia) o que é de um prestígio imenso!

    Não o quero comparar a Agostinho. Não vi este último e era um tipo de corredor muito diferente. O Rui é dos melhores atacantes que já vi. Matreiro, ataca sempre pela certa. As 3 vitórias de etapa no Tour, as 3 Voltas à Suiça e o CM assim o comprovam. Ainda o veremos ganhar muito, e constante como é será presença assídua no top 10 do World Tour

    Mike

  • che
    Posted Outubro 14, 2014 at 2:43 pm

    O Rui esteve longe de ser o 4o melhor ciclista do mundo. Kwiat esteve melhor com as ardenas, mundiais, Pais Basco, Nibali com o Tour idem, Quintana com o Giro + boas prestacoes no Tirreno e Catalunha e ainda há outros com melhores epocas. Ate o segundo lugar no Paris-nice e muito enganador pois a concorrencia era muito fraca e o percurso ridiculo.

  • Michael Santos
    Posted Outubro 14, 2014 at 2:02 pm

    Rentrée de topo para Portugal, campeões da Europa em Tenis de mesa, campeões da Europa sub20 em hoquei patins, e Rui Costa 4º no ranking, sem esquecer outros que este ano tiveram muito bem, gosto de relembrar por exemplo a canoagem, pq é uma modalidade que pratico, que este ano, o melhor de smp, conquistou nada mais nada menos que 18 medalhas! Pena não haver mais destaque de outras modalidades, mas a culpa não é apenas da Imprensa, eles produzem o que vende mais, sobretudo da sociedade. Felizmente, o VM é uma lufada de ar fresco relativamente ao desporto, tem artigos fantasticos, e opinões, na maioria muito interessantes, sinto me mais culto. mais conhecedor, desde que comecei a frequentar este blog!

    Obrigado a todos)

  • Schmeichel
    Posted Outubro 14, 2014 at 1:25 pm

    Além do Krejci tem brilhado o Dockal (3 golos marcados, um em cada jogo, nada mau para um médio), um jogador de que sou fã desde que há uns anos o vi numa fase final do Euro Sub-21.

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2014 at 12:36 pm

    Este ranking do cliclismo é patético, ciclistas como Contador, Nibali, Froome, Valverde, Purito, Nairo Quintana, querem lá saber deste ranking o que estes ciclistas querem é Giro, Tour e Vuelta.
    Acho que Rui Costa seja um dos melhores do mundo, penso que os exemplos acima referidos são melhores.

    André Santos

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:58 am

    Já no mercado de verão tinha falado que o Kramaric era um reforço brutal para qualquer um dos três grandes.

  • João Lains
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:40 am

    Apesar da fraca competitividade do campeonato nacional, pelo menos a seleção da Croácia nunca teu dificuldades do renovar se.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:37 am

    Grande Rui Costa. Num país limitado nos apoios e importância dada às mais variadas modalidades, é de louvar a qualidade que temos em todas elas… Rui Costa é o expoente máximo do ciclismo, recentemente tivémos o campeonato da europa de Ténis de Mesa.
    Só podemos estar orgulhosos!

  • Gonçalo
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:31 am

    No Verão falaram muito num Cop, este Kramaric é melhor?

    • Miguel Veríssimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 6:50 pm

      Obrigado!

    • espelho_retrovisor
      Posted Outubro 14, 2014 at 3:44 pm

      O Cop nao saiu este ano com uma proposta de 4 milhoes ( o SCP sondou, mas o valor era alto).

      O Kramaric, agora com este hype valorizou, mas uma proposta na casa dos 4 milhoes fecha o negocio.

      Da Alemanha nao virá tanto dinheiro, e todos estes jogos e campanha para jogar na seleção principal, não são alheios a uma mudança para Inglaterra

      Aliás, na Croácia existe uma mentalidade muito diferente do que em Portugal numa coisa – se um jogador precisa de jogar na seleção para dar o salto, irá ser chamado. Existe um orgulho em vêr jogadores a dar o salto para outros campeonatos.

      Em Portugal isto não se vê.

      Respondendo novamente ao valor de mercado – atualmente a comunicação social local aponta o Liverpool como destino, com um valor entre os 6 e os 8 milhões.

    • Miguel Veríssimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 3:21 pm

      Qual é o seu valor de mercado?

      Portugal tem uma oportunidade boa em mercados de Leste. Principalmente para clubes mais pequenos, o jogador de Leste sempre me pareceu mais interessante do que o Sul-Americano. Salvo os jogadores de topo ou que se perspectiva terem potencial para lá chegar. Até porque existe uma cultura muito diferente competitiva nestes países que nem sempre existe na América do Sul, e neste capitulo refiro-me à generalidade dos países, tirando a Argentina do pacote. Aquilo que falta ao Leste são técnicos que possam potenciar, porque a Matéria-prima está lá.

    • espelho_retrovisor
      Posted Outubro 14, 2014 at 12:02 pm

      O cop é diferente, é mais um número 9 clássico. Este Kramaric até à duas épocas atrás jogava como 8 ou nas alas. Foi adaptado a avançado por necessidade e coisa não podia ter corrido melhor para ele e para o Rijeka!

      Em principio irá sair ja em Janeiro – Leverkussen e Liverpool à cabeça ( o Rijeka precisa da verba)

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:24 am

    A Croácia no seu campeonato tem bons pontas-de-lança e que em termos de preço/qualidade poderiam ser boas opções para os três grandes.
    O Andrej Kramaric e o Duje Čop são bons exemplos disso.

  • Gil
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:19 am

    Acho que muitos não percebem a grandiosidade deste feito do Rui Costa

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:05 pm

      Este ranking não têm grande valor, mas devemos olhar para ele como reflexo de uma época intensa com resultados positivos. Por isso o Rui Costa em 4º deve ser um motivo de orgulho!
      É verdade que há ciclistas melhores? sim há, mas não é para qualquer um ter os resultados do Rui Costa já alcançou antes dos 30 anos!

      O campeonato do mundo não tem grande valor, é só mais uma prova, mas não concordo em reduzir os méritos ao Tour, Giro e Vuelta, há ciclistas de elite mundial que nunca ou dificilmente a vão ganhar e dificilmente figurar nas primeiras posições (sprinters, contrarelogistas, e ciclistas pouco talhados para provas de 3 semanas, como é o caso do Rui Costa).

      Bruno M.

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 4:12 pm

      E só a título de exemplo, mesmo este ano o COntador nem teve para se chatear com a ida aos Mundiais (e nem me recordo se o Froome participou)…estas a imaginar o Messi ou o Cristiano não se tarem para chatear com a ida a um Mundial? pois…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 14, 2014 at 3:52 pm

      Sim, nem era uma crítica direccionada para ti, apenas eu, como leigo no que a ciclismo diz respeito, achar estranho que seja desvalorizado pela crítica em geral.

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 3:35 pm

      Rúben Cardoso,

      Não sou eu que desvalorizo, é o Ciclismo que o desvaloriza, da mesma forma que o Futebol desvaloriza os Jogos Olimpicos…o Campeonato do Mundo, no Ciclismo não é a competição mais importante e NENHUM ciclista no Planeta trocaria uma vitória no Giro, Vuelta ou Tour por ser campeão do Mundo…aliás nenhum ciclista trocaria um pódio em especial da Volta a França por um campeonato do Mundo…

      Da mesma forma que nenhum futebolista trocaria uma Premier League ou uma Champions por um título olimpico (e isto aos olhos do Atltetismo ou da Natação também lhes deve fazer enorme confusão, porque nessas modalidades os JOgos Olimpicos é que são o topo)

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 14, 2014 at 3:27 pm

      Não consigo conceber como é que se desvaloriza tanto o título de campeão do mundo.

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 2:54 pm

      Itiago94,

      O Rui é melhor que o Agostinho? em que modalidade mesmo? mas queres mesmo comparar o palmarés de um e outro?

      Agostinho:

      Volta a França: 2 terceiros lugares, + 5 top tens
      Volta a Espanha: 1 segundo lugar + 2 top tens

      Resumidamente são 10 top tens em grandes voltas que incluiram 3 pódiums nas 3 grandes voltas

      Ah e no ciclismo as 3 provas mais importantes do mundo são as 3 grandes voltas e o campeonato do mundo é apenas a 4ª mais importante, logo vale mais um 3º lugar na volta a frança que ser campeão do mundo, portanto "baboseiras" é tu dizeres que o Rui Costa já é superior ao Agostinho…

      Neste momento o Rui ainda esta a milhasssssssss de distância do Agostinho…

    • ltiago94
      Posted Outubro 14, 2014 at 2:34 pm

      E digo mais , o Joaquim Agostinho foi um icone do desporto e para mim o 2º melhor ciclista de sempre português mas foi umas quantas vezes apanhado nas vias do doping , infelizmente. E ate agora o Rui nada . Por isso falar do Agostinho num assunto relacionado com o Rui tambem nao acho que faça muito sentido porque para o Rui ja é melhor que o Agostinho ha algum tempo

    • ltiago94
      Posted Outubro 14, 2014 at 2:32 pm

      Quem entende e acompanha ciclismo sabe que este 4º lugar no ranking é um grande feito para o Rui e para Portugal. Discordo quase a 100% do Marquês porque isso é baixar o ciclismo a um nivel que nao se encontra , é rebaixar uma modalidade ou ate desprezar um ano de calendário . Se o ciclismo fosse so as 3 grandes voltas nao interessavam os sprinters pq nao as ganham , aqueles especialistas no pavé porque tambem nao ganhavam as voltas ou ate aqueles "punchers" . Basicamente o feito do Rui é incrivel por isso mesmo , ao longo de uma epoca de ciclismo acabar em 4º no ranking é muito bom até pelo simples facto de o Nibali ter ganho o Tour e nem assim ficou a frente dele no ranking . Afinal o Tour nao é tudo . Compreendo o que quer dizer mas se nao se encontra dentro da modalidade nao comenta "baboseiras" . É a minha maneira de ver as coisas. Cumps

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 1:11 pm

      Concordo Marquês de Sade e João

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:58 am

      Rui Costa não é por ter terminado em 4º lugar que faz dele o 4º melhor ciclista da atualidade, nem de perto nem de longe. É dificil fazer um top de ciclistas ainda para mais se quisermos incluir todas as especialidades (sprinters, trepadores, contra relogistas, etc…), contudo se houvesse um draft no ciclismo com todos os atuais ciclistas, acredito que o Rui Costa andasse pela 24º/25 posição (o que já é fantástico dada a grande qualidade de ciclistas que têm vindo a aparecer),

      João

    • Marquês de Sade
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:52 am

      Dou pouco valor às clássicas, factor dominante, para a classificação de muitos dos ciclistas que ali vemos.
      Para mim os melhores vêm-se nas 3 grandes voltas e aí o Rui não foi o 4º "melhor do mundo".
      Poucos têm a percepção do que fazia Joaquim Agostinho quando discutia com Ocana,Merckx e outros grandes daquela época o top 5 do Tour.

    • João Lains
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:35 am

      Eu não tenho a percepção exacta da grandiosidade deste feito do Rui Costa como também a esmagadora maioria dos portugueses não tem do campeonato da Europa conquistado pela equipa nacional de Ténis de Mesa, há umas semanas atrás. Mas acho que isso é perfeitamente normal quando não se acompanha uma modalidade com muita regularidade.

    • Diogo Neves
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:23 am

      O Rui é enorme!

Deixa um comentário