Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Semedo, Toti, Renato e Horta nos convocados da seleção; Matheus Nunes ficou de fora

Opções estranhas. Renato praticamente não jogou esta época. Toti não é indiscutível no Wolverhampton e Semedo também pouco fez para merecer esta chamada. Por outro lado, Nuno Santos se não conta neste contexto (Nuno Mendes e Mário Rui estão lesionados) dificilmente vai ser chamado. Já a presença de Horta, entende-se pelos números e histórico, mas a verdade é que Bruma demonstrou neste final de época que tem mais impacto (e faltam extremos com o seu perfil à seleção).

Roberto Martínez anunciou a lista de convocados para os jogos da Seleção Nacional diante da Bósnia e Herzegovina e Islândia e o principal destaque vai para a estreia de Toti Gomes, defesa do Wolverhampton. Já Ricardo Horta, Renato Sanches e Nélson Semedo estão de regresso, enquanto Diogo Leite e Matheus Nunes ficaram de fora.  Portugal, recorde-se, enfrenta, no terceiro jogo do Grupo J para o Euro 2024, a Bósnia e Herzegovina, dia 17 de junho, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, e a Islândia, dia 20 de junho, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique. Os convocados de Roberto Martinez: Guarda-redes – Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma); Defesas – Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton Wonderers), João Cancelo (FC Bayern Munich), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP), Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers). Médios – João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United),  Otávio Monteiro (FC Porto), Renato Sanches (PSG) e Vitinha (PSG); Avançados – Ricardo Horta (SC Braga), Bernardo Silva (Manchester City), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (Chelsea FC), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (SL Benfica) e Diogo Jota (Liverpool FC).

75 Comentários

  • CABONG
    Posted Maio 29, 2023 at 11:34 am

    Compreendo o Semedo embora de certeza que há anticorpos ao Nuno Santos…
    Agora o Renato Sanches que teve lesionado 3xs esta epoca tem mesmo alguem influente a suportar estas convocatorias

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Maio 29, 2023 at 11:38 am

    Esta convocatória é ridicula. Parece-me que RM é um Fernandos Santos 2.0 melhorado.

    • Dca
      Posted Maio 29, 2023 at 12:04 pm

      Nem da para perceber se é sequer uma versão melhorada.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Maio 29, 2023 at 10:32 pm

      Melhorado não é de certeza, o Fernando Santos tinha a nossa Senhora de Fátima do seu lado, e provavelmente nunca haverá ninguém que faça mais pela seleção que ele.. só mesmo se tivermos algum selecionador um dia a ganhar um Mundial..

  • kubrick
    Posted Maio 29, 2023 at 11:41 am

    Mais um skip para mim.
    Seleção de amigos e favores… não obrigado ?

  • Tiago Silva
    Posted Maio 29, 2023 at 11:42 am

    Tirando o Patrício, o Pepe e o Ronaldo que na minha opinião já deveriam dar lugar a outros jogadores, acho que o Semedo e o Renato estão a mais. Nuno Santos e Matheus Nunes deveriam estar nos seus lugares, mesmo o André Almeida merecia mais do que o Renato pelo que fez esta época.

    Entre o Ricardo Horta e o Pote aceitaria qualquer um, mas acho que o Pote merecia mais. Contente pela chamada do Toti Gomes, acho que fez por merecer e encaixa bem neste sistema de 3 centrais.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 29, 2023 at 12:09 pm

      Tiago,

      Penso que André Almeida tem um perfil de posse, passe curto, tal como Vitinha (do que vi o ano passado). E se for assim, além deste, já há Otávio e Bernardo que também podem jogar ali, pelo que se pedia um médio de progressão que não sendo Renato, devia ser Matheus (os únicos com esta valência).

      De resto concordo com a troca de Horta por Pote.

      • João Ribeiro
        Posted Maio 29, 2023 at 2:22 pm

        O André Almeida adapta-se bem a jogar num perfil de posse e em passe curto mas destaca-se mais pela sua capacidade de progressão no meio-campo. Creio que não terá sido convocado devido ao Euro Sub-21 que está aí à porta, caso contrário acho que estaria no lugar do Renato, nesta convocatória.

        • Francisco Ramos
          Posted Maio 29, 2023 at 3:38 pm

          João,

          Por acaso, do que vi de André Almeida não tinha essa ideia de jogador de progressão como são Matheus e Renato. Mas como não acompanhei a sua última época posso estar enganado ou ele ter evoluído para outro perfil.

          Sobre a convocatória concordo que não indo ter minutos e sendo útil aos Sub-21, até pelo que representa o resultado final (apuramento Jogos Olímpicos), concordo que faz mais sentido ser para aí chamado.

          • João Ribeiro
            Posted Maio 29, 2023 at 5:38 pm

            Não é um médio declaradamente só desse perfil. O André Almeida é extremamente completo, adapta-se às duas formas de jogar mas onde acho que é mais vistoso é em progressão e a forma como consegue sair das zonas de pressão em condução. Ele este ano tem um jogada sensacional que foi destacada pela La Liga onde mostra exatamente o que refiro acima, no jogo frente ao Elche.

            Se o VM permite, deixo aqui o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vVi-YmTLmAw&ab_channel=LaLigaSantander

            Foi ao 1:25 do vídeo. E não foi a única jogada desse tipo que fez esta temporada mas essa terá sido a mais vistosa.

  • Borsalino
    Posted Maio 29, 2023 at 11:43 am

    Toti Gomes? Nelson Semedo? Rúben Neves? Renato Sanches? LOL.

  • Lumago
    Posted Maio 29, 2023 at 11:45 am

    Convocatória para rir. É uma excelente oportunidade para o Renato Sanches se lesionar noutro contexto. Entendo que haja muito jogador dentro do balneário contra o Nuno Santos mas o Semedo? Ahahahah

  • Jan the Man
    Posted Maio 29, 2023 at 11:46 am

    Parece-me claramente que houve uma opção pela escolha de jogadores com mais capacidade física, o que pode justificar a escolha do Renato e do Toti.

    O central, mesmo não sendo indiscutível, foi ganhando o seu espaço no Wolves e acaba por ser mais uma opção para o centro da defesa à esquerda, curioso de ver como se integra neste nível.

    • Velho do Restelo
      Posted Maio 29, 2023 at 11:59 am

      Capacidade física e Matheus fica de fora?
      O Renato pode ter sido um cavalo, mas neste momento é uma incógnita.

      • Veridis Quo
        Posted Maio 29, 2023 at 3:16 pm

        E tenho muito poucas dúvidas que o Matheus é muito mais completo que o Renato. Nesta fase, o corpo do Renato dificilmente tem mais capacidade física que o Matheus (que é igualmente um cavalo) e em termos de qualidade de passe ou trabalho defensivo (a quantidade de vezes que o Renato perde a bola e volta a passo ou sai mal na pressão é enorme), o Matheus também é superior. É mais alto, sendo também uma mais valia nas bolas paradas defensivas. Em termos de remate e chegada à área, é ela por ela. Nenhum marca muito, apesar de até terem um bom remate.

        Mesmo que ambos tivessem no pico de forma, dificilmente escolheria o Renato. O Matheus traz o que o Renato tem e ainda acrescenta mais no resto. Estando o Renato no estado físico e de confiança lastimável que tem sido habitual, parece-me ainda mais absurdo que o Matheus seja preterido.

        • Velho do Restelo
          Posted Maio 29, 2023 at 3:38 pm

          Sim sim, concordo.
          Eu só apontei mesmo para o argumento de que a escolha de jogadores com mais capacidade física justifique a chamada do Renato, assim sendo é um absurdo.

  • masterDC
    Posted Maio 29, 2023 at 11:47 am

    O Renato a 100% seria importante nesta Seleção tal como demonstrou nos últimos 2 Europeus, a questão é que praticamente não jogou esta época.

    O Toti certamente será para ver outras opções, mas nem é indiscutível no Wolves. Já o Semedo também não se percebe. Não acho que o Nuno Santos tenha qualidade para estar numa primeira lista, mas face às ausências merecia talvez uma oportunidade. Também penso que o Diogo Leite poderia ser testado.

    Quanto ao resto, concordando ou não, acaba por ser o normal.

  • manu_salemos
    Posted Maio 29, 2023 at 11:55 am

    Convocatória com bastantes erros de Casting, pelos vistos vamos ter mais do mesmo.
    Pote já merece uma oportunidade há bastante tempo, ainda para mais com a renúncia do JM.
    Nuno Santos, como é possível não ser convocado com Mário Rui e Nuno Mendes lesionados?
    Toti Gomes?? Até o Renato Veiga merece mais, pela grande época que está a fazer.

    Para quando Rui Jorge a selecionador!!?

  • João
    Posted Maio 29, 2023 at 12:00 pm

    Eu acho que o beto já merecia uma chamada. Alguém concorda ?

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 29, 2023 at 12:01 pm

    Analisando por posição:

    • GR: Parece-me uma posição fechada. Diogo Costa deverá ser o titular com Patrício a suplente, pela experiência de seleção e por não levantar ondas em ser suplente nesta fase da vida (ao contrário de Lopes, segundo escrevia a comunicação social). Sá para terceiro também parece ser a melhor opção visto que Rui Silva deixou de contar no Betis na fase decisiva da época.
    • Laterais: Cancelo, Dalot, Nuno Mendes e Guerreiro são indiscutíveis. Não havendo algumas destas opções é que se pensam em alternativas. Mário Rui penso que está lesionado e daí haver uma outra possibilidade. Mas mais facilmente via Nuno Tavares do que Nuno Santos na seleção. Do pouco que vejo no Sporting, penso que Nuno joga ali por falta de alternativas e porque a sua posição natural (na época do título) está sobrelotada mas não fiquei convencido com as suas exibições principalmente defensivas. Para a direita, além de Nélson Semedo também não via mais ninguém a ser chamado pelo que foi mais por falta de alternativas do que de exibições (Ricardo Pereira vem de lesão). Podemos discutir a opção de não levar 2 laterais esquerdos apenas.
    • Centrais: Ruben, Pepe, Danilo, António e Inácio parecem indiscutíveis nesta fase. Sobra a posição de 6º central pelo que ser Toti ou outra não é para já muito relevante. É mais uma experiência de ver o que rende neste contexto. Havia Djaló que se lesionou, Leite foi na anterior (acho eu), Carmo não joga, logo não havia também mais ninguém e aceita-se a decisão. Amaro, Penetra e Araújo ainda contam para os sub-21 e a única opção poderia ser Relvas mas ainda lhe falta dar o salto para patamares mais competitivos.
    • Médios: Aqui sim está a surpresa. Faz falta um médio de progessão que queime linhas adversárias mas pela falta de jogos de Renato, devia ser Matheus a estar na convocatória. O resto é o expectável.
    • Avançados: Leão, Félix, Jota, Ronaldo e Gonçalo parecem indiscutíveis nesta fase, sobrando apenas um lugar. Tendo em conta que não se joga com extremos nesta fase, não faz sentido para mim considerar Bruma mas apenas jogadores que joguem mais dentro. Não estando em grande forma Neto, sobrava Pote ou Horta para a convocatória. Eu levaria o que não foi e é esta para mim a segunda falha.

    Resumindo, só trocaria Renato e Horta por Matheus e Pote.

    • CABONG
      Posted Maio 29, 2023 at 2:29 pm

      Portugal não tem esse tipo de médio.Matheus Nunes sendo um transportador, não é um médio que faça golos.
      Além de que a época não lhe correu nada bem( as suas apresentações foram globalmente pobres).
      Portugal tem de jogar com que tem médios posse de bola e usar o Palhinha para equilibrio

      • Francisco Ramos
        Posted Maio 29, 2023 at 3:37 pm

        Portugal não precisa de médios que façam golos ou, pelo menos, não é isso que se pede à dupla. Neste modelo de RM, os médios são para servir os laterais e os avançados como aconteceu nos últimos dois jogos.

        Tal como Matheus não faz golos, os outros também não fazem muitos. Talvez por não ter atingido a forma que levou à sua transferência é que foi preterido mas uma convocatória deve ter vários tipos de jogadores para diferentes situações e consigo aceitar que um esteja presente.

  • TugadaBola
    Posted Maio 29, 2023 at 12:04 pm

    pa muito estranho… para já, é uma desilusão ver Portugal a jogar com três centrais, uma vez que é a posição onde temos menos talento diria e que implica apostar menos nas posições onde temos mais : nomeadamente os criativos do meio campo.
    Por mim esta é a altura de começar um novo ciclo.
    Rui Patrício continua até aparecer alguem mais novo que seja uma possibilidade.
    Centrais, Ruben Antonio, Inácio e Danilo, está perfeito. Nem pepe nem toti porque não deveria ser necessário.
    laterais, tem que se tentar jogadores novos quando há lesões. Nuno santos ou mesmo Nuno Tavares que fizeram boas epocas. Meio campo, falta Pote e mtheus no lugar de renato (que não jogou) e … Vitinha? Ricardo? Ruben Neves?
    O meu joker nesta seleção seria o Trincão. Cresceu muito com o Ruben e é a posição que a nossa seleção não tem, um extremo de pé esquerdo. Sem querer tirar o mérito a Otavio que na seleção é dono e senhor desse papel.

  • Dca
    Posted Maio 29, 2023 at 12:07 pm

    A questão do Nuno Santos não é certamente o balneário, porque o Otávio é pelo menos igual ou mais nojento. Mas se fosse essa razão, ainda bem que seria essa razão, pois os jogadores não podem ter comportamentos como já vimos por aí e ir à seleção (que supostamente é de todos os Portugueses) como se nada fosse. É um escândalo. Portanto, adorava que fosse essa a razão e por aí pode ser que melhorassem determinados comportamentos.

    • Borsalino
      Posted Maio 29, 2023 at 12:35 pm

      Eu também adoraria que fosse essa a razão. Mas depois, fica difícil de acreditar visto que tivemos (o selecionador na altura e a federação) pressa para naturalizar uma figura que é dos mais nojentos que já vi no nosso futebol.

  • Daervar
    Posted Maio 29, 2023 at 12:36 pm

    Ando muito distraído do futebol desde há alguns anos. Vejo poucos jogos completos e vou acompanhando muito pelos resumos e por algumas análises que considere sérias. Como tal estou completamente a leste em relação ao Nuno Santos e a alguns comentários que vou vendo sobre alguma suposta incompatibilidade dele no balneário da selecção.
    Expliquem-me o porquê. Sei que é um tipo raçudo e cheio de sangue na guelra, no entanto o Otávio também lá anda (e, para mim, muito bem).
    Expliquem-me que estou a leste!

  • Zerobola
    Posted Maio 29, 2023 at 12:40 pm

    Numa altura que seleção precisa renovar aproveitar um grupo fácil de apuramento começar a construir um grupo . Vem este gajo que não soube renovar a Bélgica tinha a mais velha dupla de centrais do mundial logo a seguir a Portugal se o objectivo era levar ronaldo e o seu grande amigo pepe ao próximo euro então foram buscar o homem correcto . Podem me dizer que no imediato ainda contribuem claro que sim mas uma seleção são projectos a longo termo .

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 29, 2023 at 12:48 pm

    4 jogadores desta lista ainda têm idade sub21 portanto ainda podem muito bem vir a integrar a convocatória para o Europeu de sub21 no final de Junho.

    António Silva, Gonçalo Inácio, Gonçalo Ramos e Vitinha seriam facilmente opções titulares numa competição que dará acesso a um eventual lugar nos Jogos Olímpicos no próximo ano.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 29, 2023 at 12:54 pm

    Não vejo Pepe, Cristiano Ronaldo e Rui Patrício com condições para chegarem ao Europeu de 2024 mas pronto, pode ser que sejam úteis para transmitir a sua experiência aos colegas nesta campanha de qualificação. Quando as coisas começarem a doer, não faz sentido absolutamente nenhum contar com jogadores com a sua idade nas convocatórias, mas é inegável que entre os 3 estão quase 500 internacionalizações e isso pode servir de grande fonte de experiência a ser passada para os mais jovens, para que possam chegar mais rapidamente ao topo.

  • MOzil10
    Posted Maio 29, 2023 at 1:00 pm

    Cancelo jogará na esquerda amigos, não conseguem perceber isso? Ou genuinamente acham que Nuno Santos merece mais que o Guerreiro?

    • Anacleto
      Posted Maio 29, 2023 at 1:39 pm

      Se calhar porque na primeira convocatória do Roberto, o Cancelo foi chamado para defesa direito, juntamente com Dalot. Nesta decide mudá-lo de lado, sim, e convocar Semedo que não tem o mínimo de nível para estas andanças, sendo já um cromo bem conhecido na seleção.

      • MOzil10
        Posted Maio 29, 2023 at 6:06 pm

        Se calhar porque na primeira convocatória estava presente o Nuno Mendes e como agora o miúdo está aleijado, a melhor opção para a esquerda chama-se João Cancelo.

    • Dr. Esgaio
      Posted Maio 29, 2023 at 1:54 pm

      Concordo com a visão da Anacleto, basta veres que o Cancelo só conta para a esquerda porque o Nuno Mendes está lesionado, caso o Guerreiro e o Mendes estejam em condições não vais preterir de um dos dois para que o Cancelo conte para a esquerda e chamares um lateral direito. Nesse caso, tal como se verificou em Março, são convocados 2 laterais de pé esquerdo e 2 de pé direito. Como o Nuno Mendes está lesionado, justificava-se que o Cancelo conte para a direita na seleção (como habitualmente tem contado) e se chamasse um ala esquerdo, como o Nuno Santos, que fez uma época bastante razoável. Justifica-se mais a chamada do Nuno que a do Semedo, que não é talhado para jogar a ala, e não fez uma época superior à do Nuno, para além de ser mais velho

      • MOzil10
        Posted Maio 29, 2023 at 6:02 pm

        Os melhores laterais disponíveis para ir a jogo são Cancelo à esquerda e Dalot à direita. Se o Nuno não está, o Cancelo passa para a esquerda porque jogar de Guerreiro e Cancelo é pior do que jogar de Cancelo e Dalot!
        De que é que serve estar aqui a bater com a cabeça na parede por causa do suplente do Dalot? Se não for o Semedo é outro fraquinho qualquer!

        • Anacleto
          Posted Maio 29, 2023 at 8:42 pm

          Jogar de Guerreiro e Cancelo é pior do que jogar Dalot e Cancelo? Desculpa mas concordo em discordar.

          Depois, não é a questão de ser o Semedo ou outro fraquinho qualquer. O próprio Cancelo é melhor defesa esquerdo do que o Mário Rui. Mas se este não estivesse lesionado, obviamente seria convocado. Aqui o problema é que estando Mário Rui lesionado, Martinez em vez de seguir na senda dos defesa/ala esquerdos, leva outro defesa direito. Não teria nada contra isto, se o defesa direito escolhido tivesse qualidade inegável, histórico de boas exibições na seleção ou estivesse a fazer uma época que merecesse a chamada. Mas o Semedo é a antítese disto tudo, daí não fazer o mínimo de sentido esta chamada que, no fundo, é como dizer ao Nuno Santos que nem que se pinte de ouro vai ser chamado. Ele que, atenção, não tem nível de seleção. Mas neste momento merecia mais do que Nélson Semedo.

          • CABONG
            Posted Maio 29, 2023 at 9:12 pm

            De fato o Nelson Semedo coloca muitas interrogações mas provavelmente nunca terá minutos(Se o Raphael e o Cancelo tiverem em boas condições)
            Pode inclusivé o Toti fazer o lugar(o que no papel faria mais sentido caso fosse necessario uma urgencia)

          • MOzil10
            Posted Maio 29, 2023 at 11:57 pm

            Como assim o Mário Rui era obviamente convocado? xD
            O homem tem 12 jogos pela seleção aos 32 anos e 6 dos jogos são amigáveis. Zero jogos em Europeus ou Mundiais, ZERO!
            Ok que é muitas vezes convocado para fazer banco mas desde que o Nuno Mendes apareceu o Mário Rui tem sido sempre um esquecido.
            O Cancelo é destacadamente o melhor LE depois de Nuno Mendes, acho que nisso podemos concordar. Se achas que jogar de Guerreiro e Cancelo é melhor do que Cancelo e Dalot já é outra conversa. Mas isso não importa.
            A realidade é que pelos vistos o selecionador também acha que jogar de Cancelo e Dalot é melhor e se genuinamente achas que um treinador estrangeiro chega aqui e já tem uma teoria da conspiração contra o Nuno Santos desliga-te um pouco do futebol por uns tempos por favor.

          • Pablo
            Posted Maio 30, 2023 at 11:40 am

            Não tem nível, mas merece estar na seleção… Gonçalo falaste a mesma coisa sendo assim ficaríamos com uma seleção sem nível… Nelson Semedo joga em Inglaterra… Nuno Santos bate em Vizelas e Chaves aqui no tugao e nem isso consegue pq ficaram em quarto, atrás do outro que não queres que é o Horta… Só pq se tem 30 anos já não serve para a seleção? Isto não é master league do PES.

            • Anacleto
              Posted Maio 30, 2023 at 4:03 pm

              Não tem nível com todos disponíveis. Nuno Santos esta época ficou em 4º, como já ficou em 2º e em 1º, chamar a classificação da Liga para esta conversa não faz grande sentido. Era suposto ser uma bicada?

              E não, não é por se ter 30 anos que não serve. É por não ter qualidade, nunca ter jogado bem na seleção e ter 30 anos, não tendo qualquer margem de progressão.

              Alguém ainda joga PES hoje em dia?

  • DNowitzki
    Posted Maio 29, 2023 at 1:02 pm

    Os selecionadores selecionam os amigos; grande parte dos comentadores daqui seleciona pelo clubismo.

  • henry14
    Posted Maio 29, 2023 at 1:08 pm

    Segunda convocatória estranhíssima.
    Não se entende a convocatória de Renato apesar de para mim em condições normais ser Renato e mais 10.

  • Fantantonio
    Posted Maio 29, 2023 at 1:22 pm

    Se o Mário Rui está lesionado, compreendo melhor a sua ausência e percebo que Nelson Semedo seja chamado, por já ter um histórico com o núcleo duro da seleção. A questão é que sendo um novo ciclo, esse próprio núcleo duro não teria que ser necessariamente igual, jogando a seleção com 3 centrais, a convocatória de Nuno Santos seria mais do que justificada.
    Toti mostrou potencial no Tugão, no Wolves meh e é necessário renovar aquele setor, mas em detrimento do Diogo Leite ou do Tiago Djaló? Não sei se merece.
    Pote não ser chamado é difícil de aceitar, quando no último terço temos alguém que lá só vai por decreto e no lote de médios vai Renato Sanches que mal consegue fazer 2 jogos seguidos neste ponto da carreira e passa por ser uma opção estranhíssima, com as opções que há para o seu posto.
    Se há jogador que mereceria sim uma hipótese de ser testado, é Beto, Gonçalo Ramos fez uma época espetacular e não tendo André Silva em boa forma, acho que faria sentido ver se o homem da Udinese teria impacto.
    Percebo também que Anthony Lopes não queira ser o eterno nº 2 pela carreira que fez consistentemente como um dos melhores – muitas vezes o melhor – GR da Ligue 1, mas acho que em condições normais, merecia estar no lote, mas Diogo Costa é o dono da posição justificadamente também.

    • Durin
      Posted Maio 29, 2023 at 7:28 pm

      Penso que o Anthony Lopes já renunciou à seleção.

      • Fantantonio
        Posted Maio 30, 2023 at 12:43 pm

        Sim, a esta altura do campeonato, não há grandes dúvidas disso. Falo apenas do facto de ter sido o melhor GR da Ligue 1 mais uma vez, ter o Patrício na pior forma da carreira e ainda assim não ter garantias de jogar, o que acaba por ser ingrato para a sua qualidade. Em condições normais, se fosse convocável, teria lugar sem problema.

  • fanatic
    Posted Maio 29, 2023 at 1:35 pm

    GR: Diogo Costa, Rui Patricio, José Sá
    DEF: Dalot, Cancelo, Pepe, Antonio, Ruben, Inácio, Danilo, Guerreiro, Nuno Santos
    MED: Florentino, Palhinha, Ruben Neves, Vitinha, Otávio, Bernardo, Bruno
    AVA: Ronaldo, Ramos, Diogo Jota, Leão, Bruma, Jota, Felix

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 29, 2023 at 1:55 pm

    Há um jogador que é convocado por decreto, deve ser uma cláusula do contrato deste treinador. E vai continuar a jogar por decreto, mesmo já não jogando absolutamente nada. E vai continuar a ter a braçadeira, mesmo tendo feito TUDO para não a merecer. Isto é a seleção nacional de hoje, uma equipa feita à medida de um homem, que põem e dispõem. Isto é o cancro, o resto são detalhes.

    E nos detalhes nota-se tudo o que dantes havia, ainda mais claro, da influência dos jogadores do Mendes à aposta numa equipa absolutamente envelhecida e caduca, um grupo de prima donas que têm que ser chamadas porque sim. Já era mais que altura de Pepe se retirar, Patrício vai porque sim.

    Vamos deixar passar uma grande geração e não vamos ganhar nada. Mais uma vez, a nossa sina habitual.

  • Anacleto
    Posted Maio 29, 2023 at 2:01 pm

    Convocatória que diz muita coisa. Primeiro que a renovação da seleção vai ser bem mais demorada do que o expectável. É surreal para mim continuar a ver jogadores como Ricardo Horta, quase a bater nos 30 anos, a ser convocado para a seleção quando evidentemente nunca será uma peça importante. Semedo então é uma aberração estar aqui, pior acho que só se fosse o Cedric. Não faz a diferença nos Wolves, tem claras limitações quer a defender quer a atacar mas aí o temos, quase com 30 anos. Renato é outro mistério, passou a época lesionado, faz 2 jogos e subitamente já entra nas contas? Mas até dou de barato, se o Martínez o quiser ver. Mas falou tão bem do André Almeida que sempre esperava essa surpresa.

    Segundo, e posso parecer super parcial e acredito que seja, mas é incrível o quanto os jogadores do Sporting têm de mostrar a mais do que os outros para sequer serem cogitados.
    O Pote, que reconheço que está algo em baixo do seu futebol atualmente, há 3 épocas que faz a diferença num grande do futebol português, já foi campeão nacional, melhor marcador do campeonato, melhor assistente do campeonato, já jogou na Champions, na Liga Europa, tem versatilidade para jogar em vários esquemas… como resultado? 2 internacionalizações, 63 minutos. É frustrante.
    O Inácio idem aspas. 3 épocas a titular num clube como o Sporting, joga ao meio, direita, esquerda, tem uma saída de bola excelente, é razoável nos duelos, até faz alguns golos e… tem uma internacionalização, cumprida em Março. E parece que ninguém questiona estas coisas. Entretanto vejo um jovem (que tem muita qualidade) a fazer 6 jogos a titular no Benfica e subitamente “só” não é convocado para não se queimarem etapas?

    Nem gosto de falar no Nuno Santos, porque acredito que não tem qualidade para estas andanças, mas é como diz o VM, se nem assim conta… E quando a opção é mudar o Cancelo de lado para levar Nélson Semedo… Enfim.

    • Ss
      Posted Maio 29, 2023 at 3:55 pm

      Excelente comentário

    • Veridis Quo
      Posted Maio 29, 2023 at 6:04 pm

      Em relação à questão do Sporting, recordo sempre o Moutinho. Começou a ser titular e peça preponderante no Sporting em 04/05 e até sair para o Porto, em 2010/2011, conseguiu o fascinante número de 8 titularidades pela seleção. Inclusive falha o Mundial 2010 (Pedro Mendes, do mesmo Sporting, Amorim e Deco do Fluminense à frente dele) e o Mundial 2006 (preterido por Hugo Viana que tinha feito 500 minutos nessa época pelo Valencia). Claro que depois de sair, é indiscutível para sempre. Talvez o Pote ou o Inácio tenham que sair para um rival, de forma a ser mais fácil. O Pote ainda não conseguiu ultrapassar as internacionalizações de Gedson, Ivan Cavaleiro e permanece atrás de André André.

    • CABONG
      Posted Maio 29, 2023 at 9:20 pm

      O Nuno Santos merecia de fato a convocatoria tendo em conta que a opção era o Nelson Semedo.
      Agora já percebi que és sportinguista e acho que o Gonçalo Inácio não tem qualquer nivel para Selecção A.
      A epoca passada fartou se de comprometer em termos defensivos(ser razoavel nos duelos é esticar muito os factos) e esta epoca a 1ª parte da epoca foi fraquinha(apesar de ter melhorado na 2ª parte).
      Ter uma boa saida de bola não o capacita para ter qualidade como central para a Selecção.
      No que respeita ao Pote, o medio que faz as mesmas funções que ele é o Bruno Fernandes. Pode se justificar que pode jogar mais a frente em deterimento do Horta mas o Horta faz qualquer posição no ataque(faixas mais importante).
      O Pote tem qualidade e para mim é top 30 em Portugal mas as convocatorias são 22.
      Ok há jogadores nesta convocatoria que hoje em dia não estão no topo 30…mas ocupam posições diferentes

      • Anacleto
        Posted Maio 30, 2023 at 12:54 am

        Em relação ao Inácio não acho isso de todo. Não o acho extraordinário, mas também isso que dizes parece-me claramente exagerado. Tendo em conta que atualmente jogamos com 6 centrais, gostava que me dissesses 6 nomes melhores que ele atualmente.

        Em relação ao Pote também discordamos. A posição habitual e aquela onde sempre rendeu é a de falso extremo esquerdo onde joga muito por dentro. Nesta tática de Roberto Martínez (por sinal a mesma do Sporting), há 3 jogadores que podem ocupar esse lugar: Félix, o titular dos últimos amigáveis; Leão, o mais desequilibrador da equipa e para jogar mais aberto na faixa; e Ricardo Horta…
        Em relação ao argumento das faixas, o Pote também já jogou na direita (e até como jogador mais avançado).

        Também é verdade que pode jogar no lugar do BF neste esquema (8 num meio campo a 2), mas quem vê os jogos do Sporting com ele ali sabe que a coisa não é extraordinária. Mas pode, sim.

  • Ss
    Posted Maio 29, 2023 at 2:32 pm

    Engenheiro, és tu? Malandreco!

  • Paulinho levezinho
    Posted Maio 29, 2023 at 3:07 pm

    Sinto que mudou o sistema. O resto está igual.

  • Veridis Quo
    Posted Maio 29, 2023 at 3:10 pm

    Continuo a achar absolutamente incompreensível o Ricardo Horta estar à frente do Pedro Gonçalves na hierarquia.

  • JMQ
    Posted Maio 29, 2023 at 7:01 pm

    Este texto a esmiuçar a convocatória,saiu assim um bocado ao lado hoje.
    Opções claramente questionáveis nesta convocatória, mas por em causa Horta, só porque acham que Bruma teve mais impacto é só para rir.
    Se vamos falar de impacto, vamos lá considerar os nomes dos membros da frente de ataque, e ver 1 por 1 o tal “impacto”.
    Não fosse o nome de alguns jogadores , por certo não estavam na convocatória, mas por em causa um jogador “medindo o impacto na fase final do campeonato” jogador esse com médias de 15 ou mais golos época ,mais umas dezenas de assistências por época nos últimos anos , parece algo incongruente.
    De resto, parece-me a mais 6 centrais na convocatória, e Renato obviamente não devia estar neste momento convocado.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 29, 2023 at 10:22 pm

    Esperava mais do Martínez sinceramente, continua a chamar nomes por decreto quando a nossa seleção precisa de virar a página, Ronaldo é convocado por causa da Nike e Sagres que pagam o que pagam à FPF devido ao Ronaldo e é isto que o mantém lá..
    Temos uma fase de apuramento anedótico em que os jogos são todos de “malhar mortos” e daria para uns bons treinos e não há nada de novo.. é triste..
    Faço o paralelismo com o Benfica que ao ir buscar alguém que não conhece a liga e os seus vícios mostrou logo qualidade, e era isso que estava a espera do Martínez, claro que vai ganhar os jogos todos da fase de grupos de tão fácil que é, mas o Euro 24 deverá ser penoso, espero enganar-me, temos tantos bons jogadores novos que não estão nesta convocatória e temos jogadores que neste próximo Euro estarão ainda piores do que o dia de hoje a ocupar lugar aos jovens..

  • GFCR_666
    Posted Maio 30, 2023 at 1:06 am

    Das poucas vezes que vi Toti a jogar até gostei. Se voltar ao nível antes da lesão, Djaló será o segundo central do lado esquerdo a ser convocado regularmente. Pote e Horta são jogadores que competem pela mesma posição. Prefiro Pote. Nuno Santos merecia ser convocado tendo em conta o sistema e as lesões de Mendes e Mário Rui. Matheus Nunes e Renato competem pela mesma posição. Matheus não fez uma grande época mas as lesões de Renato tornam esta convocatória pouco lógica. Renato em forma é superior claro. Espero que Vitinha comece a jogar alguma coisa pela seleção porque ainda não vi nada. Gostava de ver Beto a jogar numa equipa de topo como a nossa seleção mas só quando Ronaldo estiver de muletas.

  • batalha34
    Posted Maio 30, 2023 at 11:30 am

    O Ronaldo e o Pepe que já deviam ter um pingo de consciência e dar o lugar à nova geraçāo. Especialmente sendo a proxima competiçāo um europeu, que ambos já ganharam. Se fosse um mundial ainda dava de barato.

    De resto nao acho nada de chocante, levava o Matheus em vez do Renato que anda preso por arames, e a questao que metem do Nuno Santos percebo mas sinceramente ele nāo tem andança para este nivel.

    Este Toti Gomes quase nunca o vi jogar mas tendo 24 anos começar a preparar uma opçāo de recurso para os proximos anos nāo me parece mal.

    O Horta nāo é nada do outro mundo mas entre leva-lo a ele ao Jota ou ao Bruma acho que mais vale leva-lo a ele que ao menos ja conhece bem o grupo, a qualidade é ela por ela depende muito de como se quer jogar e isso so o Martinez é que sabe.

  • Macheda
    Posted Maio 30, 2023 at 3:02 pm

    O Roberto Martinez deverá ter visto jogos do Toti que eu não vi de certeza. O Toti que conheço, nem para os sub-21 serviria. Muitas perdas de bola, fraco tecnicamente, impetuoso, impulsivo… Que me cale! mas o Nuno Santos dá 15-0 na ala, só se percebe caso tenha pretendido mais um central esquerdino, mas não deixa de ser muito fraco. Pote é outro caso de péssima gestão, fez mais uma vez uma bela época e não é chamado em detrimento de Renato Sanches(?) e mesmo Vitinha (?) que conseguiram fazer uma péssima época. A não chamada de Matheus Nunes estou plenamente de acordo, tal como os dois medios do PSG mencionados fez uma época fraca e não mereceu a chamada.

Deixa um comentário