Amorim tem razão, mas a aposta na formação é do clube, e vai ter que continuar a pingar.
Tem que existir cada vez melhor scouting, nos sub-17, que é o melhor momento para dar os retoques finais, veja-se a quantidade e qualidade com que o Benfica contrata nessas idades, no mercado belga, países baixos, e do leste europeu, recentemente na comunidade europeia.
O Sporting continua a apostar em África, mas só aos 18 podem jogar.
O mais importante foi implementar (e criar condições para isso), o modelo centrado no jogador.
Continuo a ver os jogos Sporting/Benfica e na qualidade colectiva, o Benfica continua a levar clara vantagem, até por ter plantéis mais extensos, mas o mais importante é a qualidade individual dos jogadores de elite.
Existe muito talento, e no Sporting existe este fantástico elevador, que permite identificar o potencial de Essugo de 16 anos, quando no Benfica o Rafael Brito se eterniza e se arrasta nas magníficas equipas que o Benfica vai tendo na formação. Tem que haver vazão na equipa A.
Falando um pouco dos jovens que vou vendo semanalmente:
Nazinho, como disse precisava de uma série de jogos na B, teve-a, e a evolução é brutal, para mim está preparado.
Esteves, noto uma estagnação, um certo ar de vedeta de quem regressa à B, pouco jogo defensivo.
Considero Travassos melhor, a evolução nas últimas semanas é top, magnífico equílibrio entre tarefas defensivas e ofensivas, desliza pelo flanco, muito maduro.
Marsá naquele limbo, de quem já é bom o suficiente, mas não teve a estreia, com a evolução do Matheus Reis.
A evolução física dos miúdos é fundamental para darem jogadores, como eles chegam aos 18/19, e no caso de Menino, noto alguma descoordenação motora, que lhe pode ser fatal nesta evolução, ao contrário do Veiga, que é provavelmente o melhor fisicamente em Portugal, atropela os adversários, e acaba a fazer sprints aos 90m.
Matheus continua a evolução para ser opção no duplo pivot, tem ganho físico, ainda tem 17, e acredito que sim.
Diogo Cabral tem evoluído bem, juntamente com Jallow nos sub-23.
Desilusão com Catena, que parece ser um tronco com olhos, mas ainda é cedo.
Mantorras
Posted
Março 9, 2022 at
2:35 pm
Se o Sporting mantiver o projecto e Amorim ao leme, tenho poucas duvidas que, mesmo havendo anos piores, sempre terao miudos a surgir com muita qualidade, e quanto mais assim for, mais potenciarao que assim continue a ser no futuro, porque sao clubes desses que atraem os melhores miudos.
FVRicardo
Posted
Março 9, 2022 at
12:22 pm
Por isso mesmo é importante continuar a ir à Champions e fazer 1/2 grandes vendas por ano de forma a equilibrar as contas e conseguir contratar jogadores titulares quando a academia não os “produz”.
fernando pimentel
Posted
Março 9, 2022 at
12:03 pm
Ha academias como a do Ajax que estao ha 30 anos a conseguir talentos desse nivel. Mesmo o Barcelona ou mais recentemente o Chelsea por exemplo. Vamos ser honestos, um jogador como o Matheus por exemplo aparece com bastante regularidade em academias de topo simplesmente nao tem as oportunidades que este teve.
Antonio Clismo
Posted
Março 9, 2022 at
11:58 am
O problema em Portugal é que num outro contexto ligeiramente diferente o matheus Nunes e o Nuno mendes poderiam muito bem ainda estar a competir na Liga Revelação neste momento.
Bastava o Sporting ter algum dinheiro e teriam ido buscar 2 sul-americanos quaisquer para esses lugares não dando qualquer chance aos miúdos para integrarem a equipa principal e evoluírem a partir daí.
Quantos talentos é que se perdem todos os anos só porque os clubes não os conseguem colocar nos patamares que os estimulem ao máximo?
Mantorras
Posted
Março 9, 2022 at
2:34 pm
Esse problema esta em todo lado. Nao existe 100% de aproveitamento nem nas maquinas de lavar A+++.
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
11:40 am
Não é fácil mas também é para isso que serve o scouting.
Trazer mais Esteves, Marco Cruz ou Issahaku’s.
Se de cada fornada se subir 3 jogadores à equipa A é muito bom.
FVRicardo
Posted
Março 9, 2022 at
1:11 pm
Eu percebo o Amorim. A partir de agora com a equipa a lutar por títulos constantemente não pode subir jogadores só porque sim, ou para desenrascar, estes têm de dar rendimento e ser mais-valias indiscutíveis para lutar pelo lugar no onze. A partir de agora já não pode existir um titularíssimo e um jovem da academia para fazer os jogos das taças e uns minutos no campeonato para descansar o titular, como acontecia no ano passado em várias posições.
Agora sim, vão surgir as dores de cabeça: apostamos neste jovem ou é necessário ir ao mercado contratar uma mais-valia? Ambas as opções são arriscadas (tendo em conta o contexto financeiro do clube).
No entanto se há homem certo para estas decisões , é Rúben Amorim.
FVRicardo
Posted
Março 9, 2022 at
5:06 pm
Mas é isso mesmo! Falaste em Essugo, Esteves e Nazinho. Os dois primeiros esté na cara que serão jogadores de seleção se progredirem conforme as expectativas. Não se pode cometer o erro de apostar em tudo o que é jovem
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
1:49 pm
Percebo mas a opção também passa por confiar neles quando existem lesões ou castigos.
Porro estava lesionado, Esgaio apanhou covid podia ter feito uma adaptação (estilo JJ). Amorim lançou o Esteves.
Palhinha suspenso/lesionado, Ugarte em risco de lesão, lançou Essugo.
Nazinho também já teve minutos.
Mamede certamente teria também minutos não fosse a lesão.
Não é garantir a esses jogadores que vão ser titulares indiscutiveis, é mostrar-lhes que o espaço existe, cabe a eles aproveita-lo.
Francisco Ramos
Posted
Março 9, 2022 at
3:17 pm
Filipe,
Isto funciona porque o Sporting decidiu atacar a época com um plantel reduzido exatamente para proporcionar minutos a este tipo de jogadores. Foi uma política que foi debatida e que tem coisas boas e coisas más (palavras de Amorim)!
Agora, obviamente, é preciso haver um bom scouting e academia para dar miúdos de qualidade à equipa A. Até porque o risco está que em cada Inácio, Matheus ou Mendes, aparecem um Miguel Luís, Ilori ou Chaby.
FVRicardo
Posted
Março 9, 2022 at
5:16 pm
E eu concordo com essa política. 2 jogadores por posição no plantel mais 1 da formação para completar.
Não concordaria que sempre que se vendesse um titular se subisse o elemento da formação só porque sim. Se não houver opção na academia teremos de comprar
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
4:39 pm
Tem que haver uma simbiose entre os VÁRIOS escalões de formação e a equipa principal. Veja-se o Rodrigo Ribeiro. Não diria propriamente que é um jogador da equipa B. É um juvenil que começa a ganhar o seu espaço no plantel.
Isto para destacar que é importante estar atento a todos os escalões e não só aos mais velhos, como a equipa B ou sub23.
Esta associação entre os vários escalões permite que se tenha um maior conhecimento de todos os jogadores da academia para que não aconteçam mais Miguel Luís.
Tenho conhecimento de que a época é preparada tendo em conta o talento existente na academia, isto é, se há na base de conhecimento que há um bom extremo (por exemplo), com potencial e que pode estar às portas da equipa A, no verão não se vai contratar dois, três ou quatro extremos que tapem completamente o jovem.
Procura-se sim ter uma primeira opção com capacidade para ser titular no Sporting, uma segunda opção viável e como terceira opção é o jovem.
Procuram sempre reforçar o plantel principal tendo em conta as lacunas do próprio plantel mas também da academia.
Mantorras
Posted
Março 9, 2022 at
2:32 pm
Exacto. A motivacao deles tera de ser baseada em confiarem a serio que o projecto os inclui, mas ninguem lhes da nada, tem de conquistar o seu espaco.
FVRicardo
Posted
Março 9, 2022 at
5:10 pm
Sim, também passa por aí. Têm de pensar que trabalhando podem chegar lá e manter-se, mas só mesmo trabalhando
Antonio Clismo
Posted
Março 9, 2022 at
12:03 pm
O diogo abreu do porto B já está assegurado para a próxima época.
Espero que não seja mais uma daquelas negociatas com o FC Porto que não lembram ao diabo, mas aparentemente parece ser negócio entre a agência do jogador (positionumber) que tem mais interesse em ter o activo no sporting do que no fc porto.
Não esquecer que o sporting esteve bastante activo em aquisições para a formação: jallow, marsá, braga, marco cruz, grunsbaek, catena, kiko félix, vando félix, etc
Desses todos, temos que ver qual teve evolução efectiva este ano.
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
1:48 pm
Numa fase em que o Porto está a apostar forte na prata da casa é bom ver estes jogadores que mesmo assim preferem ir para um rival a ficar no ”clube de coraçao”. Aqui é que nos vemos os ratos e os portistas a sério.
Há muita qualidade a aparecer no Olival. Vasco Sousa,Gonçalo Borges,Umaro Cande,Rodrigo Mora,Martim Fernandes, David Vinhas…
Só fazem falta os que ca estao. Nao os que já pensam em ordenados melhores aos 16 anos. Esses podem fugir todos
Neville Longbottom
Posted
Março 9, 2022 at
4:22 pm
Isso é conversa que sportinguistas também tinham em 2018 (e temos de por a consciência) quando alguns jogadores rescindiram.
O Gonçalo Esteves por exemplo é portista e tripeiro desde sempre. Alguma coisa o Porto fez mal para que o jogador tenha preferido ir para o Sporting. É fácil culpa-lo para podermos ilibar-nos e acreditar que o clube é imaculado.
O Gonçalo preferiu vir para o Sporting talvez pelo tratamento que viu ser dado ao irmão. Se o Porto agora lança jovens e está na calha para lançar mais, excelente para vocês e para eles. No verão de 2021 não era bem assim.
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
5:17 pm
Qual tratamento ao irmao? O Tomas precisava de ganhar estaleca, foi para Inglaterra. Vinha para a pre epoca e lesionou-se gravemente. O clube nao o tratou mal, teve foi azar. Rotulo de promissor nao garante titularidade
Algum sportinguista olha para o Rafael Leao com os mesmos olhos depois dele ter rescindido?
Ou há uns anos para o Moutinho depois dele ir para o Porto? Mesma situação que eu enquanto portista a olhar para estes jovens que fogem para Lisboa
O Porto nao fez mal nenhum ao Gonçalo. Estava a seguir a rota normal do clube(sub 17,sub 19 e este ano ia para a B). Se se destacasse na B subia para a principal como subiu o Vitinha, o Fabio Vieira, o Joao Mario,o Diogo Costa e todos os outros(dalot,andre silva, leite).
Quis apressar as coisas e claro que deve ter ido ganhar mais. O que o Gonçalo conseguiu garantidamente foi dificultar a vida ao irmao, que dificilmente vai ser aposta depois do que os pais dele fizeram. E eu nao estou a falar por mim, pq o rapaz nao tem culpa nenhuma e comigo estando bem fisicamente ia disputando com o Joao Mario o lugar. Mas se com o Vitinha e outros jovens havia uma pressao popular para o SC os meter a jogar, neste momento tambem o há para ele nunca dar uma oportunidade ao Tomas depois do que aconteceu com o Gonçalo. O pai dele deve estar satisfeito
Neville Longbottom
Posted
Março 9, 2022 at
7:29 pm
O tratamento dado ao irmão é ele ter 22 anos e ter 5 jogos na equipa principal com todos os minutos somados (não sei se é tanto ou se é mais, não fui ver). Como é ambicioso e viu no Sporting o projeto que lhe interessa foi para o Sporting. Tratamento neste sentido, não de o terem tratado mal.
Sporting1906
Posted
Março 9, 2022 at
3:23 pm
Chamar ratos a miúdos ainda menores de idade por trocarem de clube é de uma classe…
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
4:27 pm
Miúdos que dizem mil e uma vezes que sao portistas de coraçao, que sentem o clube, que dao tudo e vem um empresariozito qualquer que lhes dá mais uns trocos e vao logo para um rival? Sim, sao ratos.
Compreendia se se eles fossem despachados. Eles quiseram sair por vontade própria. Se fossem portistas como dizem nao o faziam
Sporting1906
Posted
Março 9, 2022 at
3:23 pm
Duvido que o ordenado seja o motivo principal para um miúdo trocar o Porto pelo Sporting.
Foge Quim
Posted
Março 9, 2022 at
2:52 pm
Normal que não queiram ficar num clube onde o próprio treinador prefere jogadores já formados.
Vitinha e Fabio Vieira foi um mero acaso, e porque não teve outra hipótese, a qualidade é tanta que era preciso ser muito cêgo, caso contrario seriam outros dois a passar ao lado do SC.
A questão do ordenado não faz qualquer sentido quando estes preferem inclusive rumar ao Sporting do que ficar no porto.
Pobre do Esteves que ainda deambula pela equipa B…
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
4:32 pm
Tomas Esteves? Secalhar ja estava a ser aposta se fosse superior ao colega Joao Mario, tambem da formaçao.
Ter rotulo só nao chega. Com SC é aposta quem trabalha e quem merece.
E ele teve uma lesao grave recentemente. Ou seja tiro ao lado o que disseste
Artur Trindade
Posted
Março 9, 2022 at
5:31 pm
O Tomás Esteves saiu do FCP no início da época.
Qual era a aposta do FCP nessa altura nos jovens?
Fábio Vieira, Diogo Costa e Vitinha eram suplentes, talvez apenas João Mário tivesse minutos.
Dalot, Diogos, o próprio Tomás eram casos de ostracismo.
O FCP tem já faz anos, uma política de contratação de uma mão cheia de estrangeiros para a equipa B, e não tem equipa sub-23. Qual é a perspectiva dos sub-19 jogarem?
Ou são muito bons e conseguem jogar na B, ou encostam.
O SCP sempre teve este ADN, também facilitado pela falta de dinheiro.
Vitinha é comparado com Moutinho, mas uma diferença foi que o algarvio (são os 2), era titular indiscutível no Sporting, aos 17 anos, estreou-se na seleção aos 18, como vários outros. A formação do Sporting é lançada muitas vezes aos 17/18.
Os miúdos salvaram o FCP, e mérito ao SC por ter percebido isso, mas tirando o seu filho, quem é que foi aposta aos 17/18?
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
4:30 pm
O Vitinha ainda teve que passar pelo Wolves para conseguir isso. Além de que são os dois nascidos em 2000, já vão fazer 22 anos.
O Nuno Mendes vai fazer os 20 e já foi campeão e já é titular do PSG. O Inácio vai fazer 21 e já vai fazer uma época e meia como titularíssimo.
Não é para invalidar a aposta na formação no Porto, mas foi algo tardia e era um escândalo se não tivesse acontecido, era demasiada qualidade.
No Sporting é mais natural.
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
2:45 pm
O Porto sempre teve muita qualidade na formação, não é de agora.
Estranho é terem demorado tanto a ser aposta.
Esta é sem dúvida uma fornada de ouro. Fábio Vieira, Vitinha, os 3 Diogos, Tomás Esteves, Romário Baró, Fábio Silva. Tudo jogadores que venceram a Youth League. No entanto, desses todos só o Fábio e o Diogo Costa se conseguiram afirmar sem terem que sair do clube.
No Sporting o acesso à equipa principal parece mais fácil.
Sem nenhuma fornada de ouro, aliás, a equipa de onde veio Nuno Mendes, Matheus Nunes etc. estava em 3º na liga revelação. Nenhum deles teve Youth League.
Ver jogadores como Rodrigo Ribeiro, Dário Essugo, Joelson Fernandes chegarem à equipa principal com 16 anos, Nuno Mendes, Nazinho, Eduardo Quaresma ou Inácio um pouco mais velhos permite-lhes acreditar que a porta está aberta.
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
4:48 pm
Obvio que nao iam ser aproveitados todos. Os diogos centrais que andam a fazer em Braga e em famalicao? Mal jogam.
Tomas Esteves teve uma lesao grave recentemente.
Baró precisava de jogar para evoluir. Foi para o Estoril e mal joga.
Fabio Silva foi uma grande venda(embora tudo o que meta o Mendes ao barulho seja mal explicado) pelo que tem mostrado na Premier.
O SC tem fetiches que nao lembram a nng(Fabio vieira e evanilson suplentes para jogar Marega e Toni Martinez) Mas a dispensa do Vitinha foi obra da direçao. Ele sempre gostou muito dele, mas e bem achava que nao tava preparado pq faltava lhe o momento sem bola.
O Guardiola é o jogador que mais importancia dá á tecnica no mundo. Contrata algum jogador que nao tenha momento off ball? Que nao saiba pressionar, que nao tenha fisico para se impor, que nao ganhe uma dividida? Claro que nao
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
5:18 pm
Guardiola é o treinador**
GoldenFCP
Posted
Março 9, 2022 at
4:37 pm
O Sporting aposta mais na formaçao pq o Amorim nao tem a pressao para ganhar que tem o Porto.
Quando Amorim chegou alguem lhe pediu o titulo? Claro que nao. Isso permitiu ir apostando nos jovens e contratando cirurgicamente. Começou a correr bem pq os jovens do Sporting eram muito bons(Nuno Mendes é um fenomeno, Matheus Nunes é muito acima da media, o proprio Inacio é um bom central) e porque as contrataçoes deram certo(Nuno Santos,Adan,Pote,Joao Mario, Feddal,Porro). Nao foi so com jovens.
Este ano que tem de defender o titulo e a pressao aumentou quem lançou ele? Gonçalo Esteves a jogar 10 min no fim com o jogo decidido ou em Barcelos quando nao havia Porro e Esgaio? Nazinho que saiu ao intervalo com o Boavista pq o Sporting ainda nao tinha marcado? Essugo que saiu ao intervalo com o Arouca pq o Sporting ainda não tinha marcado?
Neville Longbottom
Posted
Março 9, 2022 at
7:22 pm
O Essugo não saiu ao intervalo porque o Sporting ainda não tinha marcado tal como o Nazinho também não saiu por esse motivo.
O Porto continua a ter bem mais pressão para ganhar do que nós este ano.
E sim Amorim continua a apostar em jovens, inclusivamente lançou vários em jogos decisivos e nem todos da academia (Vinagre na champions ou Ugarte na Luz e Dragão). É óbvio que a aposta do ano anterior tem de ter continuidade. Não dá para apostar em novos centrais ou médios quando há Inácio ou Matheus Nunes (apostas do ano passado) a ocupar o lugar. Parece-me óbvio.
Arlindo PD
Posted
Março 9, 2022 at
5:12 pm
Totalmente de acordo, mas o Essugo é capaz de ter saído pq tinha amarelo. + um daqueles
Filipe Ferreira
Posted
Março 9, 2022 at
1:47 pm
Dos nomes que disseste e do que já havia na academia existem alguns interessantes.
É difícil prever se há algum para o topo mundial, mas pelo menos com qualidade para acrescentar na equipa principal existem alguns.
O Diogo Abreu é mais um que é uma opção muito interessante
34 Comentários
Artur Trindade
Amorim tem razão, mas a aposta na formação é do clube, e vai ter que continuar a pingar.
Tem que existir cada vez melhor scouting, nos sub-17, que é o melhor momento para dar os retoques finais, veja-se a quantidade e qualidade com que o Benfica contrata nessas idades, no mercado belga, países baixos, e do leste europeu, recentemente na comunidade europeia.
O Sporting continua a apostar em África, mas só aos 18 podem jogar.
O mais importante foi implementar (e criar condições para isso), o modelo centrado no jogador.
Continuo a ver os jogos Sporting/Benfica e na qualidade colectiva, o Benfica continua a levar clara vantagem, até por ter plantéis mais extensos, mas o mais importante é a qualidade individual dos jogadores de elite.
Existe muito talento, e no Sporting existe este fantástico elevador, que permite identificar o potencial de Essugo de 16 anos, quando no Benfica o Rafael Brito se eterniza e se arrasta nas magníficas equipas que o Benfica vai tendo na formação. Tem que haver vazão na equipa A.
Falando um pouco dos jovens que vou vendo semanalmente:
Nazinho, como disse precisava de uma série de jogos na B, teve-a, e a evolução é brutal, para mim está preparado.
Esteves, noto uma estagnação, um certo ar de vedeta de quem regressa à B, pouco jogo defensivo.
Considero Travassos melhor, a evolução nas últimas semanas é top, magnífico equílibrio entre tarefas defensivas e ofensivas, desliza pelo flanco, muito maduro.
Marsá naquele limbo, de quem já é bom o suficiente, mas não teve a estreia, com a evolução do Matheus Reis.
A evolução física dos miúdos é fundamental para darem jogadores, como eles chegam aos 18/19, e no caso de Menino, noto alguma descoordenação motora, que lhe pode ser fatal nesta evolução, ao contrário do Veiga, que é provavelmente o melhor fisicamente em Portugal, atropela os adversários, e acaba a fazer sprints aos 90m.
Matheus continua a evolução para ser opção no duplo pivot, tem ganho físico, ainda tem 17, e acredito que sim.
Diogo Cabral tem evoluído bem, juntamente com Jallow nos sub-23.
Desilusão com Catena, que parece ser um tronco com olhos, mas ainda é cedo.
Mantorras
Se o Sporting mantiver o projecto e Amorim ao leme, tenho poucas duvidas que, mesmo havendo anos piores, sempre terao miudos a surgir com muita qualidade, e quanto mais assim for, mais potenciarao que assim continue a ser no futuro, porque sao clubes desses que atraem os melhores miudos.
FVRicardo
Por isso mesmo é importante continuar a ir à Champions e fazer 1/2 grandes vendas por ano de forma a equilibrar as contas e conseguir contratar jogadores titulares quando a academia não os “produz”.
fernando pimentel
Ha academias como a do Ajax que estao ha 30 anos a conseguir talentos desse nivel. Mesmo o Barcelona ou mais recentemente o Chelsea por exemplo. Vamos ser honestos, um jogador como o Matheus por exemplo aparece com bastante regularidade em academias de topo simplesmente nao tem as oportunidades que este teve.
Antonio Clismo
O problema em Portugal é que num outro contexto ligeiramente diferente o matheus Nunes e o Nuno mendes poderiam muito bem ainda estar a competir na Liga Revelação neste momento.
Bastava o Sporting ter algum dinheiro e teriam ido buscar 2 sul-americanos quaisquer para esses lugares não dando qualquer chance aos miúdos para integrarem a equipa principal e evoluírem a partir daí.
Quantos talentos é que se perdem todos os anos só porque os clubes não os conseguem colocar nos patamares que os estimulem ao máximo?
Mantorras
Esse problema esta em todo lado. Nao existe 100% de aproveitamento nem nas maquinas de lavar A+++.
Filipe Ferreira
Não é fácil mas também é para isso que serve o scouting.
Trazer mais Esteves, Marco Cruz ou Issahaku’s.
Se de cada fornada se subir 3 jogadores à equipa A é muito bom.
FVRicardo
Eu percebo o Amorim. A partir de agora com a equipa a lutar por títulos constantemente não pode subir jogadores só porque sim, ou para desenrascar, estes têm de dar rendimento e ser mais-valias indiscutíveis para lutar pelo lugar no onze. A partir de agora já não pode existir um titularíssimo e um jovem da academia para fazer os jogos das taças e uns minutos no campeonato para descansar o titular, como acontecia no ano passado em várias posições.
Agora sim, vão surgir as dores de cabeça: apostamos neste jovem ou é necessário ir ao mercado contratar uma mais-valia? Ambas as opções são arriscadas (tendo em conta o contexto financeiro do clube).
No entanto se há homem certo para estas decisões , é Rúben Amorim.
FVRicardo
Mas é isso mesmo! Falaste em Essugo, Esteves e Nazinho. Os dois primeiros esté na cara que serão jogadores de seleção se progredirem conforme as expectativas. Não se pode cometer o erro de apostar em tudo o que é jovem
Filipe Ferreira
Percebo mas a opção também passa por confiar neles quando existem lesões ou castigos.
Porro estava lesionado, Esgaio apanhou covid podia ter feito uma adaptação (estilo JJ). Amorim lançou o Esteves.
Palhinha suspenso/lesionado, Ugarte em risco de lesão, lançou Essugo.
Nazinho também já teve minutos.
Mamede certamente teria também minutos não fosse a lesão.
Não é garantir a esses jogadores que vão ser titulares indiscutiveis, é mostrar-lhes que o espaço existe, cabe a eles aproveita-lo.
Francisco Ramos
Filipe,
Isto funciona porque o Sporting decidiu atacar a época com um plantel reduzido exatamente para proporcionar minutos a este tipo de jogadores. Foi uma política que foi debatida e que tem coisas boas e coisas más (palavras de Amorim)!
Agora, obviamente, é preciso haver um bom scouting e academia para dar miúdos de qualidade à equipa A. Até porque o risco está que em cada Inácio, Matheus ou Mendes, aparecem um Miguel Luís, Ilori ou Chaby.
FVRicardo
E eu concordo com essa política. 2 jogadores por posição no plantel mais 1 da formação para completar.
Não concordaria que sempre que se vendesse um titular se subisse o elemento da formação só porque sim. Se não houver opção na academia teremos de comprar
Filipe Ferreira
Tem que haver uma simbiose entre os VÁRIOS escalões de formação e a equipa principal. Veja-se o Rodrigo Ribeiro. Não diria propriamente que é um jogador da equipa B. É um juvenil que começa a ganhar o seu espaço no plantel.
Isto para destacar que é importante estar atento a todos os escalões e não só aos mais velhos, como a equipa B ou sub23.
Esta associação entre os vários escalões permite que se tenha um maior conhecimento de todos os jogadores da academia para que não aconteçam mais Miguel Luís.
Tenho conhecimento de que a época é preparada tendo em conta o talento existente na academia, isto é, se há na base de conhecimento que há um bom extremo (por exemplo), com potencial e que pode estar às portas da equipa A, no verão não se vai contratar dois, três ou quatro extremos que tapem completamente o jovem.
Procura-se sim ter uma primeira opção com capacidade para ser titular no Sporting, uma segunda opção viável e como terceira opção é o jovem.
Procuram sempre reforçar o plantel principal tendo em conta as lacunas do próprio plantel mas também da academia.
Mantorras
Exacto. A motivacao deles tera de ser baseada em confiarem a serio que o projecto os inclui, mas ninguem lhes da nada, tem de conquistar o seu espaco.
FVRicardo
Sim, também passa por aí. Têm de pensar que trabalhando podem chegar lá e manter-se, mas só mesmo trabalhando
Antonio Clismo
O diogo abreu do porto B já está assegurado para a próxima época.
Espero que não seja mais uma daquelas negociatas com o FC Porto que não lembram ao diabo, mas aparentemente parece ser negócio entre a agência do jogador (positionumber) que tem mais interesse em ter o activo no sporting do que no fc porto.
Não esquecer que o sporting esteve bastante activo em aquisições para a formação: jallow, marsá, braga, marco cruz, grunsbaek, catena, kiko félix, vando félix, etc
Desses todos, temos que ver qual teve evolução efectiva este ano.
GoldenFCP
Numa fase em que o Porto está a apostar forte na prata da casa é bom ver estes jogadores que mesmo assim preferem ir para um rival a ficar no ”clube de coraçao”. Aqui é que nos vemos os ratos e os portistas a sério.
Há muita qualidade a aparecer no Olival. Vasco Sousa,Gonçalo Borges,Umaro Cande,Rodrigo Mora,Martim Fernandes, David Vinhas…
Só fazem falta os que ca estao. Nao os que já pensam em ordenados melhores aos 16 anos. Esses podem fugir todos
Neville Longbottom
Isso é conversa que sportinguistas também tinham em 2018 (e temos de por a consciência) quando alguns jogadores rescindiram.
O Gonçalo Esteves por exemplo é portista e tripeiro desde sempre. Alguma coisa o Porto fez mal para que o jogador tenha preferido ir para o Sporting. É fácil culpa-lo para podermos ilibar-nos e acreditar que o clube é imaculado.
O Gonçalo preferiu vir para o Sporting talvez pelo tratamento que viu ser dado ao irmão. Se o Porto agora lança jovens e está na calha para lançar mais, excelente para vocês e para eles. No verão de 2021 não era bem assim.
GoldenFCP
Qual tratamento ao irmao? O Tomas precisava de ganhar estaleca, foi para Inglaterra. Vinha para a pre epoca e lesionou-se gravemente. O clube nao o tratou mal, teve foi azar. Rotulo de promissor nao garante titularidade
Algum sportinguista olha para o Rafael Leao com os mesmos olhos depois dele ter rescindido?
Ou há uns anos para o Moutinho depois dele ir para o Porto? Mesma situação que eu enquanto portista a olhar para estes jovens que fogem para Lisboa
O Porto nao fez mal nenhum ao Gonçalo. Estava a seguir a rota normal do clube(sub 17,sub 19 e este ano ia para a B). Se se destacasse na B subia para a principal como subiu o Vitinha, o Fabio Vieira, o Joao Mario,o Diogo Costa e todos os outros(dalot,andre silva, leite).
Quis apressar as coisas e claro que deve ter ido ganhar mais. O que o Gonçalo conseguiu garantidamente foi dificultar a vida ao irmao, que dificilmente vai ser aposta depois do que os pais dele fizeram. E eu nao estou a falar por mim, pq o rapaz nao tem culpa nenhuma e comigo estando bem fisicamente ia disputando com o Joao Mario o lugar. Mas se com o Vitinha e outros jovens havia uma pressao popular para o SC os meter a jogar, neste momento tambem o há para ele nunca dar uma oportunidade ao Tomas depois do que aconteceu com o Gonçalo. O pai dele deve estar satisfeito
Neville Longbottom
O tratamento dado ao irmão é ele ter 22 anos e ter 5 jogos na equipa principal com todos os minutos somados (não sei se é tanto ou se é mais, não fui ver). Como é ambicioso e viu no Sporting o projeto que lhe interessa foi para o Sporting. Tratamento neste sentido, não de o terem tratado mal.
Sporting1906
Chamar ratos a miúdos ainda menores de idade por trocarem de clube é de uma classe…
GoldenFCP
Miúdos que dizem mil e uma vezes que sao portistas de coraçao, que sentem o clube, que dao tudo e vem um empresariozito qualquer que lhes dá mais uns trocos e vao logo para um rival? Sim, sao ratos.
Compreendia se se eles fossem despachados. Eles quiseram sair por vontade própria. Se fossem portistas como dizem nao o faziam
Sporting1906
Duvido que o ordenado seja o motivo principal para um miúdo trocar o Porto pelo Sporting.
Foge Quim
Normal que não queiram ficar num clube onde o próprio treinador prefere jogadores já formados.
Vitinha e Fabio Vieira foi um mero acaso, e porque não teve outra hipótese, a qualidade é tanta que era preciso ser muito cêgo, caso contrario seriam outros dois a passar ao lado do SC.
A questão do ordenado não faz qualquer sentido quando estes preferem inclusive rumar ao Sporting do que ficar no porto.
Pobre do Esteves que ainda deambula pela equipa B…
GoldenFCP
Tomas Esteves? Secalhar ja estava a ser aposta se fosse superior ao colega Joao Mario, tambem da formaçao.
Ter rotulo só nao chega. Com SC é aposta quem trabalha e quem merece.
E ele teve uma lesao grave recentemente. Ou seja tiro ao lado o que disseste
Artur Trindade
O Tomás Esteves saiu do FCP no início da época.
Qual era a aposta do FCP nessa altura nos jovens?
Fábio Vieira, Diogo Costa e Vitinha eram suplentes, talvez apenas João Mário tivesse minutos.
Dalot, Diogos, o próprio Tomás eram casos de ostracismo.
O FCP tem já faz anos, uma política de contratação de uma mão cheia de estrangeiros para a equipa B, e não tem equipa sub-23. Qual é a perspectiva dos sub-19 jogarem?
Ou são muito bons e conseguem jogar na B, ou encostam.
O SCP sempre teve este ADN, também facilitado pela falta de dinheiro.
Vitinha é comparado com Moutinho, mas uma diferença foi que o algarvio (são os 2), era titular indiscutível no Sporting, aos 17 anos, estreou-se na seleção aos 18, como vários outros. A formação do Sporting é lançada muitas vezes aos 17/18.
Os miúdos salvaram o FCP, e mérito ao SC por ter percebido isso, mas tirando o seu filho, quem é que foi aposta aos 17/18?
Filipe Ferreira
O Vitinha ainda teve que passar pelo Wolves para conseguir isso. Além de que são os dois nascidos em 2000, já vão fazer 22 anos.
O Nuno Mendes vai fazer os 20 e já foi campeão e já é titular do PSG. O Inácio vai fazer 21 e já vai fazer uma época e meia como titularíssimo.
Não é para invalidar a aposta na formação no Porto, mas foi algo tardia e era um escândalo se não tivesse acontecido, era demasiada qualidade.
No Sporting é mais natural.
Filipe Ferreira
O Porto sempre teve muita qualidade na formação, não é de agora.
Estranho é terem demorado tanto a ser aposta.
Esta é sem dúvida uma fornada de ouro. Fábio Vieira, Vitinha, os 3 Diogos, Tomás Esteves, Romário Baró, Fábio Silva. Tudo jogadores que venceram a Youth League. No entanto, desses todos só o Fábio e o Diogo Costa se conseguiram afirmar sem terem que sair do clube.
No Sporting o acesso à equipa principal parece mais fácil.
Sem nenhuma fornada de ouro, aliás, a equipa de onde veio Nuno Mendes, Matheus Nunes etc. estava em 3º na liga revelação. Nenhum deles teve Youth League.
Ver jogadores como Rodrigo Ribeiro, Dário Essugo, Joelson Fernandes chegarem à equipa principal com 16 anos, Nuno Mendes, Nazinho, Eduardo Quaresma ou Inácio um pouco mais velhos permite-lhes acreditar que a porta está aberta.
GoldenFCP
Obvio que nao iam ser aproveitados todos. Os diogos centrais que andam a fazer em Braga e em famalicao? Mal jogam.
Tomas Esteves teve uma lesao grave recentemente.
Baró precisava de jogar para evoluir. Foi para o Estoril e mal joga.
Fabio Silva foi uma grande venda(embora tudo o que meta o Mendes ao barulho seja mal explicado) pelo que tem mostrado na Premier.
O SC tem fetiches que nao lembram a nng(Fabio vieira e evanilson suplentes para jogar Marega e Toni Martinez) Mas a dispensa do Vitinha foi obra da direçao. Ele sempre gostou muito dele, mas e bem achava que nao tava preparado pq faltava lhe o momento sem bola.
O Guardiola é o jogador que mais importancia dá á tecnica no mundo. Contrata algum jogador que nao tenha momento off ball? Que nao saiba pressionar, que nao tenha fisico para se impor, que nao ganhe uma dividida? Claro que nao
GoldenFCP
Guardiola é o treinador**
GoldenFCP
O Sporting aposta mais na formaçao pq o Amorim nao tem a pressao para ganhar que tem o Porto.
Quando Amorim chegou alguem lhe pediu o titulo? Claro que nao. Isso permitiu ir apostando nos jovens e contratando cirurgicamente. Começou a correr bem pq os jovens do Sporting eram muito bons(Nuno Mendes é um fenomeno, Matheus Nunes é muito acima da media, o proprio Inacio é um bom central) e porque as contrataçoes deram certo(Nuno Santos,Adan,Pote,Joao Mario, Feddal,Porro). Nao foi so com jovens.
Este ano que tem de defender o titulo e a pressao aumentou quem lançou ele? Gonçalo Esteves a jogar 10 min no fim com o jogo decidido ou em Barcelos quando nao havia Porro e Esgaio? Nazinho que saiu ao intervalo com o Boavista pq o Sporting ainda nao tinha marcado? Essugo que saiu ao intervalo com o Arouca pq o Sporting ainda não tinha marcado?
Neville Longbottom
O Essugo não saiu ao intervalo porque o Sporting ainda não tinha marcado tal como o Nazinho também não saiu por esse motivo.
O Porto continua a ter bem mais pressão para ganhar do que nós este ano.
E sim Amorim continua a apostar em jovens, inclusivamente lançou vários em jogos decisivos e nem todos da academia (Vinagre na champions ou Ugarte na Luz e Dragão). É óbvio que a aposta do ano anterior tem de ter continuidade. Não dá para apostar em novos centrais ou médios quando há Inácio ou Matheus Nunes (apostas do ano passado) a ocupar o lugar. Parece-me óbvio.
Arlindo PD
Totalmente de acordo, mas o Essugo é capaz de ter saído pq tinha amarelo. + um daqueles
Filipe Ferreira
Dos nomes que disseste e do que já havia na academia existem alguns interessantes.
É difícil prever se há algum para o topo mundial, mas pelo menos com qualidade para acrescentar na equipa principal existem alguns.
O Diogo Abreu é mais um que é uma opção muito interessante