Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Newcastle pode chegar ao título em alguns anos se tiver os reforços certos»

Vão conseguir intrometer-se entre os Big 6? Nesta fase ainda nem é garantido que Mohammed Bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita e um dos homens mais ricos do Mundo, consiga comprar o clube (há muita oposição da sociedade britânica), mas…

Em declarações ao The Sun, Shay Given, antigo guarda-redes do Newcastle, falou da possibilidade da compra do clube por parte de um consórcio saudita e mostrou-se entusiasmado com a hipótese dos Magpies darem um salto competitivo. Na óptica do irlandês, pode-se mesmo falar em título dentro de alguns anos quando o clube apostar nos reforços certos: “Vai demorar alguns anos, mas com a estrutura certa, com boas contratações e as pessoas indicadas nos cargos, de certeza que o Newcastle tornar-se-á num clube para o qual os outros terão de olhar por cima do ombro. O plantel já é bom, se acrescentarem quatro, cinco ou seis bons jogadores já deverá ser suficiente para chegarem ao top 6. Depois, com mais seis ou sete reforços, podem chegar ao título, eventualmente”. Given referiu ainda que há um grande entusiasmo na região do Tyneside: “A cidade vai ficar louca e os adeptos do clube vão abalroar-se por bilhetes para os jogos. Assim que há dois nomes sonantes, outros mais pensarão “se eles vão, eu também vou”. É entusiasmante ouvir rumores sobre o Bale ou o Koulibaly”.

68 Comentários

  • Knox_oTal
    Posted Maio 20, 2020 at 9:52 am

    Eu não sou automaticamente contra estes projectos de clubes “novos ricos” (aliás nem contra clubes ricos no geral, faz parte como em tudo), se bem que o Newcastle está longe de ser um clube modesto de base. Tudo depende do contexto e do projecto, e é de certa forma entusiasmante ver um novo “player” competitivo nascer no futebol europeu! Confesso que gosto de projectos, embora não consensuais, como o da RB Leipzig ou do Manchester City, pois penso ser evidente que há uma visão a longo prazo. Depois, o Chelsea é um clube algo errático em termos de política, até pelo dono que tem, se bem que foi muito interessante ver o seu renascer com Ranieri e sobretudo depois com Mourinho, porque optaram numa primeira fase por juntar craques que ainda não estavam em colossos.

    Mas aqui chego ao ponto que me levanta maior celeuma nesta questão dos clubes novos ricos e propriedade de bilionários excêntricos… até que ponto estamos dispostos a sacrificar os valores e princípios deste desporto pelo simples prazer de ver projectos megalómanos aparecerem (por vezes de forma fugaz, à la Malága por exemplo). E se este principezinho conseguir entrar no Mundo do futebol… então é oficial, o futebol-cifrão puro e duro onde tudo vale para ganhar “matou”, diria até “esquartejou”, o que o desporto no geral e o futebol no particular deveria ser: uma fonte de inspiração, valores e um bastião contra a opressão e a desigualdade (como a História nos mostra em vários momentos da Humanidade).

    Neste momento quase que celebramos a chegada de um homem que deveria ser julgado por Crimes contra os Direitos Humanos fundamentais… tudo pela futilidade de se fazer especulações à la FM ou pela ânsia de sucesso fácil (o discurso de Given é só triste). É a sociedade que temos…

    Espero que não aconteça, seria um último foco de esperança mas tenho a impressão que os cifrões vão falar mais alto, e muitos adeptos hoje em dia querem é ganhar sem olhar a meios. Veja-se o caso do PSG, onde tenho a impressão que muitos dos novos adeptos não o são verdadeiramente do clube, mas são adeptos da cultura de vitória fácil e sem oposição que os parisienses impuseram na Ligue 1. Isto sem falar do proprietário em si do PSG, que também se trata de uma personagem que não prima pelas boas práticas e costumes, se bem que o risco de lavagem de dinheiro e corrupção pode ser associado a muitos dos clubes neste contexto (ainda assim poucos têm indícios tão fortes como o dono do PSG). No Newcastle, até pela pessoa em causa, esse risco seria igualmente elevado, aliás até superior pois o nível de influência deste senhor é muito maior.

    Por fim, mesmo se se confirmar o take-over, nada garante que tenham sucesso obviamente, pois não basta ter muitos milhões para derreter para ter uma verdadeira equipa que pratique bom futebol e que lute por títulos de forma consistente (e há vários exemplos). Por mim podiam até descer de divisão… pois o simples facto deste homem entrar no já algo decadente Mundo do Futebol seria uma péssima notícia e qualquer tipo de sucesso desportivo infelizmente só lhe iria dar legitimidade e free-pass. Enfim, para seguir…

    Apenas a minha opinião…

    Saudações Desportivas

  • Marcos
    Posted Maio 20, 2020 at 12:39 am

    Treinador: Pochettino
    A nível de contratações, um central, lateral esquerdo e direito, e um extremo para começar.

  • coolstream
    Posted Maio 20, 2020 at 12:28 am

    Parece claro que é isso que vai acontecer caso seja aprovada a aquisição. Já vimos esse filme outras vezes e também ninguém dava nada pelo City e hoje é o que se sabe. Futebol é dinheiro e as coisas são assim mesmo, ainda por cima se a crise for como se espera no futebol em grandes clubes, o Newcastle pode ter uma auto estrada para fazer grandes contratações pelos biliões que o tem a sustentar.

  • golias
    Posted Maio 20, 2020 at 12:24 am

    o futebol foi o desporto do povo muitos anos, agora é o desporto dos magnatas do dinheiro, dos pauzinhos das selfies e dos jogadores com mais seguidores no instagram. o jogo perdeu espectacularidade, devido à falta de magia dos seus executantes cada vez mais mecanizados e de todo o circo (leia-se dinheiro) à volta do mesmo. esta compra será só mais um dia do novo normal e daqui a uns anos o newcastle vence o campeonato e pronto, está feito.

  • Minha Pessoa
    Posted Maio 19, 2020 at 11:58 pm

    Espero que este negócio não aconteça. Para quem não sabe, o príncipe MBS foi o mandante do assassinato e posterior esquartejamento dum jornalista (Kashoggi) no consulado saudita em Instambul.

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 20, 2020 at 2:26 am

      Tem provas ?

      Entre ser o príncipe e o regime vai uma grande diferença..

      • Minha Pessoa
        Posted Maio 20, 2020 at 11:03 pm

        Provas? Meu caro, está tudo registado. Kashoggi foi assassinado por uma equipa dos serviços secretos sauditas. Tens imagens deles a entrar no consulado antes da vítima chegar, tens gravações áudio dentro do consulado e tens imagens da equipa a sair do consulado e a voltar para a Arábia Saudita. Se julgas que num regime como a Arábia Saudita os serviços secretos iriam executar um assassinato político sem o OK do príncipe creio que nada mais temos que conversar. Sobre conversas de jurisdição não é isso que está em causa, estou a falar de moral. O dinheiro não pode comprar tudo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 20, 2020 at 1:49 am

      Não há provas de que tal tenha sido assim. Mohammed bin Salman é o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. O crime foi cometido contra um cidadão saudita na Turquia, portanto sem jurisdição britânica.
      Até pode não acontecer, mas parece-me pouco provável que o negócio não se realize se ele e o Nwscatle realmente o quiserem.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 19, 2020 at 11:55 pm

    Não entendo está política de se apostar somente em Inglaterra… Mais tarde ou mais cedo vão arrumar uma forma de a Champions ter 7 equipes inglesas, é o que é..

    Não tenho dúvidas que o Newcastle passa a ser o clube com mais poderio financeiro, mas o saudita podia ser mais inteligente e investir esse dinheiro no Benfica, ou se isso for sonhar muito, então no Milan..

    • cratera
      Posted Maio 20, 2020 at 9:48 am

      Por mais que gostasse de poder jogar de igual para igual com os tubaroes, prefiro o Benfica assim do que na mao de um tirano xenofobo como o MBS, a representar um pais que trata da forma que se sabe as mulheres, gays, e minorias religiosas, e para mais ter um monstro daqueles a frente do Clube vai contra todos os valores democraticos do mesmo.

      Quanto menos o Benfica tiver a ver com a Arabia Saudita, melhor. Digo mais, nao voltava a por os pes no estadio ou a comprar qualquer tipo de produto oficial do Clube.

      • Marcio Ricardo
        Posted Maio 20, 2020 at 9:46 pm

        Este príncipe está a “abrir-se” ao mundo. É mais moderno e está a promover alterações. Se não estou em erro as mulheres sauditas já podem ir ao futebol, tirar a carta, etc. O homem não pode é fazer tudo de uma vez, senão é ele que fica sem cabeça…

        • cratera
          Posted Maio 21, 2020 at 10:55 am

          E a principal activista que lutou pelo direito das mulheres a conduzir, Loujain al-Hathloul, foi presa e torturada. O MBS ate ate pode ser um nadinha mais seculo XXI nas suas ideias, mas e tao ou mais autoritario do que o seu antecessor, como vimos pela forma como a activista foi tratada, pelo asssinato grotesco de um jornalista, e pela forma como afastou todos os outros pretendentes ao trono.

        • E o que temos
          Posted Maio 21, 2020 at 10:21 am

          Ou seja, desde que se abra lentamente ao mundo nao importa que mate uns jornalistas pelo caminho desde que venha meter dinheiro no Benfica, muito bom

    • Giuseppe F
      Posted Maio 20, 2020 at 9:37 am

      As pessoas são livres de meterem o dinheiro onde quiserem…

    • Knox_oTal
      Posted Maio 20, 2020 at 9:05 am

      Era um sonho um homem como o príncipe saudita entrar no Benfica?!? Valores e princípios procuram-se…

    • Kafka
      Posted Maio 20, 2020 at 12:37 am

      No Benfica não faz sentido porque o Benfica nunca seria atractivo para formar uma equipa top3 Mundial porque está num campeonato medíocre

      No Benfica não conseguias contratar Messi, Cristiano, Neymar, Hazard etc (ou quem for top Mundial daqui a 3/4 anos) , porque nenhum deles vai querer vir jogar para um campeonato medíocre como o Português

      Se o objectivo fôr ganhar a Champions, só faz sentido apostar em clubes de Espanha, Itália, Alemanha ou Inglaterra, porque são as 4 melhores ligas do Mundo e os melhores jogadores do Mundo não têm problemas em ir para lá jogar desde que alguém pague…

      • Marcio Ricardo
        Posted Maio 20, 2020 at 9:42 pm

        Eu sei disso.. Mas não é preciso um Cristiano ou um Messi para para ganhar a Champions. Tens aí o Liverpool. Dinheiro é o que mais importa, e dinheiro para o príncipe saudita é o que mais há.

  • MM
    Posted Maio 19, 2020 at 10:43 pm

    JJ please!!!

  • AndreChaves9
    Posted Maio 19, 2020 at 8:47 pm

    Duvido que aconteça mas…

  • Mantorras
    Posted Maio 19, 2020 at 6:29 pm

    Numa fase “normal” da PL, diria que era complicado, na fase em que City e Liverpool ganham quase todos os jogos acho quase impossivel, mas na PL… o Leicester foi campeao…

    • Kafka
      Posted Maio 19, 2020 at 7:27 pm

      Mantorras numa perspectiva de 6/7 anos não acho impossivel….

      O Liverpool vai cair, aliás faz parte do processo natural, na próxima época o Liverpool já terá mais dificuldades em vencer jogos porque cada vez será mais estudado pelos adversários e portanto irão arranjar forma de serem parados, algo que aconteceu ao Barça de Guardiola que de ano para ano ia perdendo poder, porque a sua forma de jogar foi estudada ao mais ínfimo pormenor pelos adversários e assim foram arranjando maneira de os contrariar, digamos que é o processo natural não só do desporto como da vida..

      Veja-se o City por exemplo, há 2 anos atrás fez 100 pontos, na época passada ainda conseguiu 98 (mas já se notava uma dificuldade maior) e este ano baixou ainda mais e mesmo que o campeonato tivesse 38 jornadas acho que já só conseguem ganhar chegar perto dos 90 pontos ou acho que nem isso

      No desporto profissional, especialmente o futebol que é o mais evoluído e com mais competitividade fruto de ser a modalidade mais praticada no Planeta, no máximo consegue-se 3/4 anos de domínio absoluto sobre os adversários, depois alguém arranja de forma de os ultrapassar

      • Mantorras
        Posted Maio 20, 2020 at 7:02 am

        Ah sim, sem duvida.

        Eu falo numa perspectiva de 2/3 anos. Acho muito dificil, e mesmo ai, nao acho impossivel.

        Acrescento ainda que prevejo uma queda do City, ja que Guardiola nao ficara la para sempre e quando ele sair a equipa vai sofrer um pouco, e ainda por cima com os problemas com o fair play financeiro, acho que nao terao alguns problemas para estabilizar. Guardiola ja referiu que estara la para o ano, nao sei se continuara depois disso, duvido muito, mas mesmo que faca mais uma epoca depois dessa, nao deve fazer mais que isso.

        Quanto ao Liverpool espero que se aguente, precisa de algum sangue novo, mas acho dificil quebrar facilmente o ciclo em que se tornou mais competitivo internamente, caso saia vencedor este ano. E um titulo muito esperado e trara grande alento ao clube.

        Alem disso, preve-se um United a crescer a olhos vistos, confirmando-se o investimento em Jovens com Sancho, entre outros falados, e juntando ao actual plantel onde Rashford, Martial, Bruno, etc, ja nao sao nenhuns meninos… e uma questao de tempo (e dinheiro) ate subirem de nivel.

      • Kafka
        Posted Maio 19, 2020 at 11:17 pm

        Isto claro, que falo havendo as mesmas armas financeiras…. Obviamente por exemplo o domínio de Juve, Bayern ou PSG continuará a existir por bem mais que 3/4 anos porque financeiramente estão muito acima dos adversários

        Agora com dinheiro similar (e no caso do Newcastle até terá é mais dinheiro que todos os outros clubes no Mundo) o domínio nunca dura muito tempo

  • João Lains
    Posted Maio 19, 2020 at 5:50 pm

    Aarons, Rúben Dias, Zakaria, Bailey, David e Osimhen para começar.

    • Flavio Trindade
      Posted Maio 19, 2020 at 11:42 pm

      Não estou a ver o Rúben Dias a ir jogar para o Newcastle, mas todas as outras opções são muito boas.

      Um tridente ofensivo com Bailey, Jonathan David e Victor Osimhen (principalmente este miúdo que é um dos avançados mais underrated da Europa) seria fantástico.

      Não creio que contudo a ideia dos árabes seja contratar prospects mas sim o máximo de estrelas possível

    • Kacal
      Posted Maio 19, 2020 at 6:17 pm

      Um XI com: Dúbravka; DeAndre Yedlin, Rúben Dias, Lascelles e Danny Rose; Zakaria, Miguel Almirón, David e Bailey; Joelinton e Osimhen. Num 4-4-2 seria interessante com JJ, não?

      • Miguel SADSC
        Posted Maio 20, 2020 at 4:06 pm

        Não sei quem é que defendia nesse 11. um box to box, um médio ofensivo, 1 extremo e três pontas de lança. Mais o Yedlin que gosta de ir para a frente e o Rose que já não tem pernas.
        Muito FM.

        • Kacal
          Posted Maio 20, 2020 at 6:12 pm

          Primeiro dá a tua opinião como tens direito, mas deixa o FM de lado. Já sei que aprecias ser do contra comigo, mas estou sempre disposto a ouvir opiniões e debater, agora não me venham com piadinhas desnecessárias. Nem tenho jogado FM há muitos anos.

          Posto isto, até concordo que é um XI demasiado ofensivo mas foi uma ideia deslumbrada e entusiasmada, não propriamente pensada e racional. Mas pelos vistos nem todos percebem a euforia do momento quando se fala de transferências e XIs. Mas sendo racional e realista, claro que que preferia por Almirón numa ala e meter um MDF com Zakaria, por exemplo.

          Por fim, o Rose não tem pernas é duvidoso, entra o Willems. Mas ainda não está provado que não tem pernas, aliás, teve pernas na épocas passada contra o Ajax onde fez um ótimo jogo e passaram à final. Basta ele querer e treinar para tal, não é nenhum velho acabado nem teve uma lesão impeditiva.

          Foi um projecto de XI no momento de entusiasmo, mas também para funcionar seria apenas mudar 1-2 peças com jogadores diferentes e podia funcionar.

      • Frickelz
        Posted Maio 20, 2020 at 1:27 am

        Acho o Miguel Almiron um jogador incrivel, desde que o vi jogar na seleçao do Paraguai na Copa America que vi logo ali qualquer coisa que o distinguia dos demais. E ainda só tem 26 anos, nao sei como é que ainda nenhum um clube melhor o foi buscar

        • Kacal
          Posted Maio 20, 2020 at 11:24 am

          Sem dúvida, Frickelz. Almirón é um ótimo jogador e está numa fase para “explodir”, mas tem sido uma sombra no Newcastle, não teve o impacto que se esperava, mas nada melhor que um treinador como JJ ou Pochettino que lhe dê confiança e faça explanar o seu futebol, acredito que vai potenciar.

      • Giuseppe F
        Posted Maio 19, 2020 at 7:02 pm

        Seria interessante para mim que me ia rir com o JJ Bóçe quase tanto como com o próprio JJ. Mas adorava a todos os níveis. Jesus se não tivesse essa barreira faria furor na Premier League, estou em crer.

        SL

        • Chico
          Posted Maio 19, 2020 at 10:51 pm

          Pochettino treinou durante muitos anos de Inglaterra só a usar tradutor. Só recentemente é que começou a arranhar o inglês.

        • Kacal
          Posted Maio 19, 2020 at 9:29 pm

          Sem dúvida, eheh. Rir iriamos com certeza, mas isso contorna-se, vamos lá ver,

          SD

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2020 at 5:45 pm

    O Newcastle com o novo dono terá dinheiro para investir, a prioridade deve ser arranjar um treinador e aí apostaria em JJ. Acho que é o projecto ideal para entrar numa liga de topo, já merece. Terá dinheiro para investir, provavelmente terá algum poder e é um clube menos exigente que um colosso, numa primeira fase ninguém exigirá absurdos. E no caso do Newcastle, ter um treinador mais do nível do clube numa primeira fase e para um projecto de anos (no Benfica ele teve 6 anos, por exemplo), que aposta num futebol de ataque e que consegue extrair o máximo dos seus jogadores, parece-me positivo.

    Posto isto, em termos de plantel diria que têm alguma base para começar com jogadores como: Dúbravka, Schar, Lascelles, DeAndre Yedlin, Jetro Willems, Danny Rose (caso volte a metade do que foi), Valentino Lázaro, os irmãos Longstaff, Shelvey, Bentaleb, Miguel Almirón, Christian Atsu, Saint-Maximin e Joelinton. É uma má base? Não acho que seja para começar com uns reforços cirúrgicos que sejam reais mais-valias e custem já uns valentes milhões. Falta é estabilidade, tempo e um treinador que potencie esta base com os tais reforços cirúrgicos. Steve Bruce não é esse homem, mas JJ poderia ser, a meu ver. Quem sabe traria consigo 2-3 elementos do seu Flamengo. Acredito que o Newcastle ficaria mais competitivo em 1-2 épocas a lutar por um lugar Europeu, pelo menos no top10 da classificação. Acho que o Newcastle deve ter paciência e ir pouco a pouco, sonhar com o titulo é utópico por enquanto. SAF esteve 6 anos sem ganhar no United e depois foi o que foi. O próprio City demorou uns aninhos após investimento. Nem sempre acontece no imediato e é preciso tempo, mas sou fã do Newcastle e tem adeptos, história e estádio (um dos mais especiais) para ser um grande clube, faltam as condições, o investimento e o treinador. Mas eu apostava em JJ e naquela base que falei reforçando-a com alguns reforços cirúrgicos fazendo um investimento a pouco e pouco dando-lhe tempo. A ver vamos, mas é preciso ter boa gestão, inteligência e calma, não precipitar-se. O titulo é utópico, mas podem lá chegar daqui a uns valentes anos, por enquanto é subir para estabilizar na Premier e depois para o top10 e os lugares europeus.

  • Kafka
    Posted Maio 19, 2020 at 4:53 pm

    O novo dono do Newcastle é o mais rico da Premier League (é ainda mais rico que o dono do City) , portanto o Newcastle passa a estar no top10 Mundial de clubes com mais dinheiro no Mundo, logo agora a questão será sempre qual a verdadeira intenção do dono do Newcastle

    Se tiver a mesma intenção dos donos do Chelsea, PSG ou City então o Newcastle dentro de 4/5 anos terá no topo Mundial, tal como aconteceu com o Citu/Chelsea/PSG que demorará cerca de 4/5 anos desde a entrada dos respectivos donos a chegarem ao topo dos respectivo Países e do Mundo

    Agora é fundamental acertarem no treinador certo, porque obviamente ao início o clube apesar de ser mais rico que os restantes continua a ser não ser atractivo do ponto de vista desportivo, logo as 1as contratações não dará para ser o top of de top, o que terão de conseguir é com estas primeiras contratações chegar à Champions e fazer acreditar que o clube pode lutar pelo título, quando isso acontecer aí sim as estrelas começaram a aceitar e a querer vir jogar para o Newcastle…. Tal e qual foi o processo do City/Psg/Chelsea onde na 1a fase as principais estrelas mundiais não queriam ir para lá jogar apesar do muito dinheiro que estes clubes ofereciam, só quando estes 3 passaram a dar garantias de sucesso desportivo é que as grandes estrelas passaram a querer ir para lá

    Portanto o treinador será peça chave no processo e claro pelo menos 400/500 milhões eur em transferências por ano nos próximos 4/5 anos também serão fulcrais…. Se nos próximos 5/6 anos gastarem 3 mil milhões eur em contratações teremos o Newcastle no topo Mundial a tratar por tu não só o City, Liverpool como também Real Madrid, Barcelona etc

    Será interessante ver a entrada de mais um clube para a classe mais alta do futebol Mundial

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 19, 2020 at 5:48 pm

      O dono do Newcastle não é só mais rico que o do City, como muito provavelmente é mais rico que todos os donos na Premier League juntos. É assustador a quantidade de dinheiro do Homem.

      • Kafka
        Posted Maio 19, 2020 at 6:07 pm

        Exactamente

      • E o que temos
        Posted Maio 19, 2020 at 5:56 pm

        Espero pelo dia que o jeff bezos se lembre de vir brincar ao futebol

        • Kafka
          Posted Maio 19, 2020 at 7:36 pm

          Bernard Arnault é Francês e está no top10, não sei qual o clube dele, mas senão fôr o PSG, também podia transformar o clube dele em França num clube top10 Mundial e assim França passar a ter 2 colossos invés do actual monólogo que é o PSG

          • cratera
            Posted Maio 20, 2020 at 9:46 am

            Nao e so por ai, o PSG, City, e agora o Newcastle nao seriam dinheiro pessoal mas sim quase de fundos de investimento publicos, em que o objectivo nao e so gozo pessoal para o dono, mas tambem limpar um pouco a imagem dos paises (Qatar no PSG, Emirados Arabes no City, e agora Arabia Saudita no Newcastle), dai estarem mais dispostos a abrir os cordoes a bolsa do que um mero “bilionario particular” como o Abramovich no Chelsea.

            Falando em bilionarios franceses, o tambem bilionario rival do Arnault da LVMH e’ o Pinault da Kering (Gucci, YSL, Balenciaga, e mesmo uma % mais pequena da Puma) e dono do Reims e nao esta propriamente a assinar estrelas mundiais.

        • Kafka
          Posted Maio 19, 2020 at 7:33 pm

          Os 10 Homens mais ricos do Mundo a maioria continua a ser americanos que pouco ligam a futebol, daí não se virarem para esta brincadeira do futebol….

          Agora o Amâncio Ortega que também está no top10 Mundial dos mais ricos, é Espanhol, e sendo Espanhol à partida deve gostar de futebol, não sei é de que clube é, porque senão fôr de Real/Barça, basta ele lhe apetecer e pode transformar o clube dele em Espanha num dos 5 melhores clubes do Mundo ao nível de Real/Barça/Juve/Bayern etc

  • De Carvalho
    Posted Maio 19, 2020 at 4:38 pm

    O problema destes super projetos é a forma como nascem.
    A meu ver tudo que não seja tentar um conjunto de jovens ingleses prontos a dar o salto juntando sim 4 ou 5 jogadores feitos é um erro

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 19, 2020 at 4:09 pm

    Jorge Jesus seria o técnico ideal para este projecto. Pocchetino iria precisar de muito tempo para render. Tiveram paciência com ele no Tottenham e ele de facto fez muito com pouco mas este Newcastle super-milionário é um projecto completamente diferente.

    Precisam de um treinador de qualidade superior mas mais importante do que isso que consiga por a equipa a carburar quase imediatamente em poucas semanas. Sinceramente não conheço nenhum treinador no Mundo que tenha os mesmos resultados a curto-prazo do Jorge Jesus.

  • André Dias
    Posted Maio 19, 2020 at 4:02 pm

    Não concordo.

    Primeiro porque não acho que o plantel do Newcastle seja bom. Tem lacunas óbvias em todos os sectores e a nível de profundidade é um dos piores da liga. Serão precisos bem mais que 6 ou 7 reforços para acabar no top 6 quando há Everton, Wolves, Leicester e West Ham para além das Big 6. No máximo podem tentar acabar na metade superior da tabela.

    Depois não acho que dinheiro seja obrigatoriamente sinónimo de títulos. Temos o exemplo recente do Man Utd que já gastou mais de mil milhões desde que Ferguson se retirou e o melhor que conseguiu foi um 2º lugar.

    Claro que para aumentar o nível é preciso investir, não digo o contrário, mas não é tão linear como Given dá a entender. É preciso que haja uma boa gestão.

    • Ricard0
      Posted Maio 19, 2020 at 4:34 pm

      Exato.

      Dizer que faltam apenas 6 ou 7 reforços é ser bastante simpático porque raro é o jogador naquele plantel que tenha capacidade para lutar por títulos.
      E a não ser que se paguem salários astronómicos (e certamente o FPF vai controlar os valores das transferências), não se vai conseguir atrair Griezmanns e Bales e etc, porque o Newcastle continua a ser um clube a lutar pela manutenção.

      Diria que primeiro é preciso adquirirem o estatuto de equipa que lutar pela qualificação para a LE e depois ir fazendo como o Leicester faz, ao mesmo tempo que se vai tentando trazer jogadores como o Griezmann e isso. Mas isso não é um processo para demorar “alguns anos”, é para demorar talvez uma década.

      Ou então podem já gastar dinheiro à maluca e acabarem como o Anzhi, com as devidas diferenças.

      • André Dias
        Posted Maio 19, 2020 at 6:54 pm

        Exacto. Duvido que consigam colocar a equipa a lutar pela Europa com apenas 6-7 reforços. Ao olhar para o plantel vejo 4 ou 5 jogadores acima da média, por isso uma revolução é o cenário mais provável.

        Atrair jogadores nem deve ser problema. Ganhar um salário alto e jogar na PL chega para aliciar a maioria dos jogadores. A dificuldade deve ser causada pelo fairplay financeiro, pelo menos no primeiro ano.

        Por mais dinheiro que o novo dono tenha, é preciso ter em conta que o clube ainda não produz receitas de forma orgânica para grandes investimentos nem tem jogadores suficientes para colocar no mercado e realizar encaixes significativos. A maior parte das receitas durante o reinado de Mike Ashley veio das receitas televisivas. É urgente atrair adeptos aos estádios e novos sócios para poder investir consideravelmente no plantel.

        • Ricard0
          Posted Maio 19, 2020 at 9:48 pm

          Sim mas por exemplo falava-se muito do Griezmann (obviamente que são puros rumores mas tendo como exemplo) e eu não me parece que por mais que o Newcastle pagasse, que ele fosse aceitar ir para uma equipa, independentemente de ser a PL que é sonho de muitos, lutar pelo meio da tabela.

          O Newcastle, no fundo, vai ter de evoluir como qualquer clube. A diferença é que têm dinheiro quase infinito. O que pode ser uma coisa boa, se o dono e os adeptos tiverem paciência, ou má, se acontecer o contrário.

          • André Dias
            Posted Maio 19, 2020 at 9:56 pm

            Ah sim, jogadores de topo como Griezmann nesta altura estão fora de alcance a menos que o clube aumente o seu estatuto em termos desportivos. Concordo plenamente.

            Se eu fosse o dono do Newcastle e tivesse fundos ilimitados a minha estratégia seria atacar os jovens de maior potencial e formar uma base para o futuro. A ideia era indo fazer boas épocas e progressivamente ir atraíndo jogadores cada vez melhores até ter plantel para lutar pelo título. Um pouco à imagem daquilo que o Leipzig tem vindo a fazer.

            • Ricard0
              Posted Maio 19, 2020 at 11:21 pm

              Sim totalmente de acordo. Contratar jovens promissores é uma solução bastante interessante e daqui a uns anos os resultados irão aparecer. Ao mesmo tempo que se contratam alguns jogadores já credenciados.

        • Kacal
          Posted Maio 19, 2020 at 9:30 pm

          Mas ouvi dizer que nos próximos dois mercados o Fair-play financeiro não existirá ou algo do genero, não é verdade?

          • Ricard0
            Posted Maio 19, 2020 at 9:51 pm

            Pelo que percebi, vai existir mas vai ser mais soft. Não vão andar tanto em cima dos clubes e vão dar algumas margens. Mas não tenho a certeza do que estou a dizer.

            É bom para o Porto e mau para o Braga/Sporting que podiam estar à espera do Porto acabar em 2º, ser castigado pelo FPF e ser excluído das competições europeias, e a vaga da CL passava para o 3º. Sonhar não custava mas pelos vistos não vai dar ahah.

            • Kacal
              Posted Maio 19, 2020 at 11:14 pm

              É capaz Ricard0, mas é esperar para ver. Sobre o resto, realmente era bom para os Sportinguistas ou Bracarenses mas espero que não eheh

          • André Dias
            Posted Maio 19, 2020 at 9:36 pm

            Pelo que percebi as regras do fairplay financeiro só não contam para a próxima época devido à pandemia. Ou seja, é indiferente para o novo dono do Newcastle. As transferências que fizer já terão que respeitar as regras para 21/22.

            • Kacal
              Posted Maio 19, 2020 at 11:11 pm

              Ai só será assim durante a próxima época? Não sabia. E ele não entrará já para esta nova época? Sendo assim, ok.

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2020 at 5:47 pm

        O Newcastle com 6-7 reforços de qualidade acima da média juntando à base que têm, com um treinador capaz, poderá lutar por lugares europeus. Pelo menos top10 de certeza. É um começo. Tudo a seu tempo. Mas o Newcastle tem boa base no plantel e relembro o que um treinador capaz de motivar e potenciar os jogadores consegue fazer transformando uma equipa. O Newcastle tem vários jogadores de qualidade, que aprecio e podem dar bem mais.

        • Ricard0
          Posted Maio 19, 2020 at 7:41 pm

          Para lugares europeus, talvez chegue. Para o título não. E por isso é que eu disse que não iam ser alguns anos, ia ter de ser pelo menos uma década. Tudo o que seja menos que isso, para mim é uma surpresa.

          • Kafka
            Posted Maio 19, 2020 at 9:56 pm

            Ricardo

            Não é necessário uma década, o Dono do City comprou o City em 2008 e em 2012 o City foi campeão Inglês

            4/5 anos bastam, ainda para mais quando o dono do Newcastle como já foi dito aqui e bem, sozinho tem mais dinheiro que os outros 19 donos/clubes da Premier…. Basta ele querer e dentro de 3/4 anos o Newcastle está no topo como foi com o City que tinha/tem menos dinheiro que o Newcastle

            • Ricard0
              Posted Maio 19, 2020 at 11:24 pm

              Sim mas agora há o FPF. Se não me engano foi criado em 2010 e por isso o City teve 2 anos (talvez mais porque o FPF não entrou logo a apertar) para gastar dinheiro à vontade sem controlo de ninguém (a não ser que existisse outra autoridade que controlasse isso e eu não me esteja a lembrar). Agora é mais complicado, porque há mais controlo.

              Isso até pode acontecer daqui a 3/4 anos mas tenho sérias dúvidas.

          • Kacal
            Posted Maio 19, 2020 at 9:28 pm

            Sim, sim Ricard0, concordo que para o titulo vai demorar, nunca menos de 6 anos e a investir forte, mas para começar têm boa base e com alguns reforços ficam competitivos. Precisam é do treinador.

            • Ricard0
              Posted Maio 19, 2020 at 9:46 pm

              Sim, o treinador que escolherem é essencial.
              Muita gente sugere o JJ mas não sou particular fã. Preferia alguém como o Pochettino.

              • Kacal
                Posted Maio 19, 2020 at 11:24 pm

                Pochettino seria excelente e talvez seja um projecto à sua altura visto que no Tottenham apostou num futebol interessante, apostou em jovens e potenciou vários jogadores num projecto de alguns anos, logo poderia fazer o mesmo no Newcastle.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 19, 2020 at 3:53 pm

    Concordo. Não se trata apenas do dinheiro, trata-se de uma boa gestão e de se ter uma boa base de adeptos. O Newcastle tem tudo isso menos a boa gestão e se com todo este dinheiro se tiver um projeto sustentável e construir-se uma verdadeira equipa, acho que poderão ganhar a Premier, estou convicto nisso!

Deixa um comentário