Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Neymar bisa na estreia do Mundial 2014; Brasil (que não encantou) conseguiu reviravolta; Olic foi a unidade mais da Croácia; Hulk apareceu pouco, meio campo da canarinha também demonstrou ter menos qualidade técnica que o croata

Brasil 3-1 Croácia (Neymar 29´ e 71´g.p. e Oscar 90´+1; Marcelo 11´a.g.)

Vitória sofrida do Brasil no jogo de estreia do
Mundial 2014. Os anfitriões estiveram a perder, mas suportados por Neymar
conseguiram a reviravolta. O avançado do Barça (que hoje foi
essencialmente um médio ofensivo) bisou e, como se esperava, assumiu o
protagonismo. Do lado da Croácia, o resultado sabe a pouco. Os croatas
estiveram a ganhar, apesar de apresentarem um meio campo “macio”
(praticamente actuaram com 6 jogadores de características ofensivas)
controlaram a partida, e acabaram por sofrer os 3 golos de forma
caricata.

Os croatas entraram melhor, tendo Olic dado um primeiro sinal, antes de cruzar para o desvio infeliz de Marcelo. A resposta do Brasil não se fez esperar, com alguns lances de perigo, até Neymar rematar fora do alcance de Pletikosa (o meio campo croata poderia ter “matado” a jogada, enquanto que o guarda-redes lançou-se tarde à bola). No segundo tempo, o Brasil revelou ter poucas ideias para ultrapassar o bloco da equipa dos balcãs e nem mesmo as entradas de Hernanes e Bernard, mudaram o rumo ao jogo. Decisivo foi mesmo Fred, que “ganhou” uma grande penalidade, oferecendo o bis a Neymar. A Croácia ainda reagiu e Júlio César foi mesmo obrigado a fazer duas defesas complicadas, enquanto Oscar fechou a contagem num contra-ataque, já em tempo de compensação. O destaque individual da partida vai para Neymar, que começou a competição em grande estilo e com um bis (os golos na fase de grupos poderão desequilibrar para as contas da Bota de Ouro). O jogador do Barcelona foi importante na construção de jogo ofensivo dos canarinhos e na criação de desequilíbrios, enquanto Oscar, descaído para a direita, também se apresentou a bom nível. Pela negativa, Fred (praticamente não tocou na bola), Hulk (rende pouco na esquerda e teve pouco espaço) e Paulinho (raramente desequilíbrio no meio campo) foram pouco influentes na partida, enquanto Daniel Alves sofreu com Olic e Marcelo teve um lapso que poderia ter sido fatal. Do lado croata, uma exibição competente, onde conseguiram anular a perigosa ofensiva do Brasil, um meio campo com um duplo-pivot irresistível e influente (Modric e Rakitic), mas algo recuado, e um veterano Ivica Olic ainda com idade para brilhar (foi o mais perigoso dos croatas).

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 9:57 pm

    Fui o único a ver um jogodor que deveria ter sido expulso a marcar dois golos?
    O segundo desses golos um penalty que não existiu?

    FIFA já nem disfarça…

    Ass,
    António Tavares

    • Anónimo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

      Esperemos bem que este mundial não seja repleto de escândalos. Um jogo fraco do Brasil, que sem aquele movimento artístico que originou o penalti, dificilmente ganharia o jogo. (Os árbitros asiáticos ou são facilmente corrompidos ou então não têm força mental para arbitrar. Basta relembrar o vergonhoso mundial da Coreia).
      Do lado croata, esperava mais de Rakitic essencialmente, até porque como já aqui vem sendo referido, o meio campo do Brasil não é nada do outro mundo.

      Zé Carlos

    • JPIRES
      Posted Junho 12, 2014 at 10:13 pm

      n vou entrar em euforias,todos sabemos que foi vergonhosa a arbitrage com o penalty cavado e a nao expulsao do neymar(neste caso ate aceito exclusivamente para n estragar o jogo e caso se mantenha o criterio largo no resto dos jogos lol impossivel).

      quanto ao jogo, eu se fosse brasileiro tava indignado, o scolari n ta a explorar nada da sua equipa, duplo pivot com paulinho que nao mostrou nada no totenham e ta longe de ser top e luiz gustavo que ja foi dispensado do bayern? com ramires e fernandinho de fora(invrivel, sao dois CRAQUES MUNDIAIS no banco, adoro o fernandinho que é campeao ingles), o sector do meio campo é a grande lacuna do brasil por culpa do treinador e viu-se hoje a diferença do meio campo croata para o do escrete(modric na minha opiniao é neste momento o medio mais completo do mundo, rakitic tem mt classe também), e diferença essa que fez o brasil parecer ter ganho com sorte e por ajuda da arbitragem, tiveram uma exibiçao pauperrima. hulk teve um dia mau e fred acho que é não está ao nivel de um brasil.

      PORTUGUESES vejam o ridiculo que estao a fazer em criticar o que é nosso, o brasil tem um gr que joga no toronto, um meio campo fraquinho, n tÊm ponta de lança, def dto que ja n é o que era(hj deu muitas casas atras), um def esquerdo bom mas que n sabe defender e perdeu a titularidade para um que conhecemos.

      portugal a nivel defensivo ta melhor, a nivel de meio campo se for bem coordenado está melhor. ronaldo e nani sao superiores a hulk e neymar.
      e tb n temos ponta de lança.

      pode ser euforia mas na minha opiniao temos tantas chances como o brasil.

    • Anónimo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:32 pm

      António Tavares, concordo completamente consigo e ainda crescento o terceiro golo ser precedido de falta a favor da Croácia. Espero que esta má arbitragem tenha sido um lapso bem grande e não um arranjinho.

      João Pereira

    • J VP
      Posted Junho 12, 2014 at 10:34 pm

      Concordo plenamente.

    • André G
      Posted Junho 12, 2014 at 10:38 pm

      Eu percebo que a FIFA queira pôr árbitros de todo o planeta, mas sendo que o futebol mais evoluído e que consequentemente tem os melhores árbitros é na Europa, devia haver mais árbitros europeus. Não é por acaso que os Campeonatos da Europa não têm metade da polémica dos campeonatos do mundo.

      Temos 23 equipas de arbitragem com árbitros que arbitram os sensacionais campeonatos iraniano, uzbeque, bahrain, camaronês, salvadorenho, etc. Apenas 10 equipas actuam na Europa.
      É normal que estes árbitros se sintam extremamente vulneráveis a pressões, nem falo de subornos da FIFA, que isso seria só especular.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:45 pm

      O Guarda Redes do Toronto é melhor a dormir que o Patrício acordado… Quando o Patrício for eleito o melhor do mundo poderemos falar.

      O Dani Alves defende mal, verdade, o Pereira ainda defende pior. Quem é que é melhor com a bola? Comparar o Pereira ao Dani Alves devia dar prisão…

      Não metam pesão na seleção para ganhar nada, temos que ir jogo a jogo. Com esta equipa se chegarmos aos 4º será uma vitória.

      Já vão longe os tempos de 2000, 2004 e 2006 em que tínhamos equipa para lutar, a qualidade atual não o permite.

    • Anónimo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:51 pm

      JPIRES, percebo perfeitamente o teu ponto de vista. A questão mais crítica da nossa selecção passa pelo banco, o qual é praticamente inexistente. O Brasil, explorando melhor os seus jogadores do banco (Ramires, Fernandinho, Willian), pode exibir-se a outro nível e tem armas que não temos. Mas concordo plenamente, até porque em termos de ataque, este Brasil está a milhas de outras gerações.

      Zé Carlos

    • GG
      Posted Junho 13, 2014 at 12:41 am

      Jeremy, se fosse um Sportinguista a afirmar que o Patrício é melhor a dormir que o guarda-redes do Toronto caía o Carmo e a Trindade aqui os restantes, e supostamente não facciosos, comentadores. Como foi um não Sportinguista a fazer a afirmação contrária, mesmo fora hipérboles, completamente exagerada, já nada se critica… Enfim, e depois os Sportinguistas é que sofrem de clubite aguda.

  • Nuno R
    Posted Junho 12, 2014 at 9:57 pm

    Adversário do leste da europa, scolari, 0-1, árbitro asiático, penalty "duvidoso" para virar… sim, a Historia tende a repetir-se

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 12, 2014 at 10:01 pm

      Mundial 2002 for the win!! Que comentário mais oportuno caro Nuno.

    • SCP_fan
      Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

      O outro não era propriamente de Leste, seria mais do Sul! Mas sim, Nuno R, demasiadas semelhanças!

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:25 pm

      Só faltou a simulação 'há Rivaldo': levei com a bola no peito e vou-me agarrar á cabeça… Não sei como é que o Neymar perdeu a oportunidade.

      Agora mais a sério estes árbitros da Ásia e África nos mundiais é uma estupidez, deviam ser todos da Europa ou América do Sul, de países onde se joga Futebol a sério.

    • JPIRES
      Posted Junho 12, 2014 at 10:37 pm

      arbitragem que teve como cereja no topo do bolo o uso da tecnologia da linha de golo lool nao vá os adeptos terem duvidas que a bola entrou, engraçado que foi só no golo contra o brasil

    • Miguel Couceiro
      Posted Junho 13, 2014 at 8:55 am

      JPIRES, por acaso antes do início da segunda parte utilizaram a mesma tecnologia no 1º golo do Neymar :P

  • Kafka I
    Posted Junho 12, 2014 at 9:57 pm

    Ainda hoje à tarde, disse aqui que era impossível o Brasil não ficar em primeiro neste grupo, porque a FIFA jamais permitiria que isso acontecesse (em toda a história dos Mundiais o País organizador é tremendamente beneficiado pelas arbitragens), e como se viu tive razão…

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 12, 2014 at 10:08 pm

      Eu li esse comentário e ficou mais que comprovado neste jogo. O que achei mais estranho foi aquele toque no pé do Olic quando ele seguia para a bola e Dani Alves era o último defesa.
      Falando no jogo, adorei o jogo da Croácia, então quando estavam a perder e soltaram o Rakitic… jesus.
      Aqueles dois jogam e fazem jogar, RakiticModric na nossa selecção e éramos dos principais favoritos a ganhar o mundial. Tenha pena que não tenham um bom ponta de lança. E Srna a meu ver fez um péssimo jogo.

    • Luis Caldas
      Posted Junho 12, 2014 at 10:15 pm

      Têm um ponta de lança bem melhor que os nossos 3 juntos…
      estava era suspenso…

    • João Lains
      Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

      Eu também li esse comentário durante a tarde e sinceramente nem comentei porque não gosto de falar deste tipo de conspirações. Mas à pouco, quando o penalti foi assinalado foi a primeira coisa que me lembrei. É triste que situações como estas aconteçam, porque o que parece uma simples derrota no jogo de abertura, já serviu para definir, à partida, o adversário da Espanha nos oitavos-de-final.

    • van Basten
      Posted Junho 12, 2014 at 10:17 pm

      A Croácia tem um excelente ponta de lança, mas Mandzukic não pôde jogar hoje.

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 12, 2014 at 10:25 pm

      Sim Luis Caldas, quando fiz o comentário esqueci-me de Mandzukic que estava suspenso para este jogo(uma pena).

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 9:58 pm

    Que penalti mais inventado…
    Tiago Peixoto

  • Jorge
    Posted Junho 12, 2014 at 9:59 pm

    A jogar assim na fase a eliminar, so mesmo com muito colinho dos árbitros é que o Brasil poderá chegar longe

  • Lucas TB
    Posted Junho 12, 2014 at 9:59 pm

    como robaram pro Brasil assim até Portugual vence a copa

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 12, 2014 at 10:00 pm

    Boa arbitragem a abrir o Mundial. Já começo mesmo a desconfiar que o Kafka tem razão…

    Modric e Rakitic não podem jogar tão recuados. Falta claramente Vukojevic naquele meio-campo, e Mandzukic na frente. Assim, conseguem passar o grupo na boa. O Olic mesmo na pré-reforma ainda deu trabalho, mas deslumbra-se com facilidade.

    No Brasil, só quando o Neymar pegava na bola é que a equipa se mexia. E se ele jogar mesmo na zona central, vai ter um desgaste brutal neste Mundial. O Daniel Alves foi horrível defensivamente, e o Hulk colado ao lado esquerdo é isto e pouco mais.

    MoM: Oscar. Jogaço do menino.

    • VettelF1
      Posted Junho 12, 2014 at 10:05 pm

      O teu "menino" Óscar aos 80 e tal minutos estava a dar pontapés por trás ao Modric sem necessidade nenhuma e passou impune. Assim todos jogam bem

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 12, 2014 at 10:08 pm

      E o que é que isso invalida que ele tenha sido o homem do jogo? O Neymar vai ser considerado o Man of the Match, e agrediu o Modric. Não é isso que está em causa.

    • André Gomes
      Posted Junho 12, 2014 at 10:09 pm

      Então, ele não jogou bem Vettel? Acalme-se para não te cegares como o japonês! ;)

    • Kafka I
      Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

      Se o Neymar foi eleito o Homem do Jogo é uma vergonha, mas na FIFA já nada me surpreende…

  • Luke Van Diesel
    Posted Junho 12, 2014 at 10:00 pm

    Eles bem disseram que iria haver roubos durante o Mundial.
    Será que o Fred se vai juntar à equipa de mergulho do Neymar?

  • produtordevinho
    Posted Junho 12, 2014 at 10:00 pm

    Modric também fez um bom jogo.

  • EBITDA
    Posted Junho 12, 2014 at 10:00 pm

    Já está mais que visto como vai ser este Mundial.
    Com tanta contestação popular, a única forma de calar o povo é com uma vitória do Brasil.
    Que ROUBO DE IGREJA!

    Algumas notas:
    1. Exibição muito medíocre do Brasil (com um adversário melhor seria vergado).
    2. Neymar foi o menos mau mas beneficiou da falta de qualidade de Pletikosa e do penalty para brilhar.
    3. Rakitic fez um jogo muito fraquinho
    4. Não percebo como o FC Porto deixou fugir o Vrsaljko (Que máquina!)
    5. David Luiz a realizar uma exibição ao seu nível – muito mau

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

      O Vrsaljko nao esteve particularmente feliz na minha opiniao, sobretudo quando o Oscar passou a cair sobre a meia direita. Ja o David Luiz foi o melhor elemento da defesa do Brasil.

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 12, 2014 at 10:11 pm

      David Luiz teve muito imponente, não fez de todo um mau jogo. Rakitic jogou muito bem, era o médio mais recuado e saíu sempre a jogar. Os piores da Croácia foram Corluka e Srna.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 12, 2014 at 10:14 pm

      O Vrsaljko foi papado com a mesma finta do Oscar prai 3 ou 4 vezes. Foi bem fraquinho, na minha opinião. Mas o Srna, que é 1000x melhor que ele, ainda foi pior.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

      David Luíz,muito mau?! Não vás ao Hospital que não é preciso…O homem já saiu do Benfica há muito tempo…que raio de doença está gente tem!

    • Tiago Martins
      Posted Junho 12, 2014 at 10:17 pm

      Eu não duvido que o Vrsaljko seja bom jogador, mas hoje esteve nos piores da Croácia. O David Luiz teve mal em quê? Você viu o jogo?

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:22 pm

      Vrsaljko é bom mas não teve nada bem hoje, defendeu mal e perdeu praticamente todas as bolas.

      Não é culpa dele já que ele é defesa direito não esquerdo.

    • EBITDA
      Posted Junho 12, 2014 at 10:23 pm

      Rodrigo, não devemos ter visto o mesmo jogo.
      David Luiz, a par do Dani Alves, fartaram-se de fazer asneiras durante todo o encontro.
      A melhor intervenção do David Luiz foi quando deu o corpo ao remate do Brozovic.

      Vrsaljko foi dos melhores jogadores croatas. Conseguiu ofuscar tanto o Óscar como o Hulk quando estes passaram para o lado direito do ataque canarinho.

    • EBITDA
      Posted Junho 12, 2014 at 10:23 pm

      Galileu Galilei, certamente não viste o jogo.

      Rakitic fez um jogo bastante medíocre.
      Perdeu várias vezes a bola em zona proibida, numa delas originou o terceiro golo brasileiro.

    • EBITDA
      Posted Junho 12, 2014 at 10:26 pm

      Rúben Cardoso,
      Quando se leva com Neymar e Óscar ao mesmo tempo, por vezes é difícil segurar as pontas, contudo, esteve em bom plano! Muito seguro a defender. Hulk passou para a direita e não fez nada, tal como o Óscar que o único desequilibrou que conseguiu na direita foi o lance do penalty.

    • EBITDA
      Posted Junho 12, 2014 at 10:27 pm

      Ricardo Ricard,

      Achas que digo que o David Luiz é muito mau por ser do Benfica? Por amor de Deus!
      Sou portista e para mim o Mangala e o Danilo são igualmente 2 cepos.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:34 pm

      EBITDA, o David Luiz tem, alem dessa, uma serie de intervençoes na defesa e ainda teve um lance em que apareceu a finalizar. Foi o melhor elemento da defesa, na minha opiniao.

      Em relaçao ao Vrsaljko, nao sei como podes dizer isso. Ele foi ultrapassado 2 ou 3 vezes pelo Oscar, cometeu uma serie de faltas (incrivel como nao levou amarelo). O Hulk foi bem anulado, mas esteve mais vezes do lado esquerdo do que direito. No entanto, e naturalmente um bom jogador, mas hoje nao esteve feliz.

      Por fim, quanto ao Rakitic concordo contigo, mas acho que foi vitima de ter ficado tao amarrado atras pela ausencia de um medio defensivo puro.

    • Jonas
      Posted Junho 12, 2014 at 10:48 pm

      O melhor defesa do Brasil esta noite foi muito mau? Ok, teve piada. O Mangala e o Danilo sao dois cepos? Epa assim ja nao sei se estas a gozar ou nao.

      Jonas

    • Artur
      Posted Junho 12, 2014 at 10:50 pm

      ricardo ricard acha que as pessoas falam mal do david luiz porque é um ex-benfica ? então o VM tambem é anti-benfica ? porque não é a 1ª nem a 10ª vez que referem que o david luiz não é um central de top e que tem falhas muitas vezes de principiante.

    • João
      Posted Junho 13, 2014 at 1:45 pm

      Basta ver como é comido no golo da Croácia. A bola acaba por passar para o Marcelo mas o croata ganhou a frente do lance ao David Luiz à distrital e falhou por muito pouco.

  • Mega Badjeras
    Posted Junho 12, 2014 at 10:01 pm

    Resultado completamente injusto na minha opinião, oportunidades boas para cada lado, sendo que o Brasil foi claramente levado ao colo e é assim que vai ser, passou-se exatamente o mesmo com a Coreia do Sul em 2002. Um penalti inexistente, um amarelo por mostrar ao Paulinho, ao Dani Alves e se não me engano outro ao Marcelo. Este 3-1 é completamente enganador, e hoje se viu que 2 jogadores levaram autenticamente o Brasil para a frente que foram o Neymar e o Óscar. Esta selecção brasileira revelou ser muito fraca, não tendo equipa para chegar sequer aos quartos-de-final, pois quando apanharem uma equipa a sério não têm hipóteses.
    Gostei muito desta Croácia, uma selecção guerreira, com muita qualidade e que com Mandzukic pode ir longe, Rebic deveria ter entrado mais cedo e este Olic já com idade avançada, joga muito pouco, mas vamos ver o que conseguem fazer ambas as equipas neste Mundial.

    • Mega Badjeras
      Posted Junho 12, 2014 at 11:03 pm

      Serei eu o único a achar que o Halilovic apesar dos seus 17 anos, quase 18, teria lugar nestes 23 da Croácia?

      Seria um óptimo jogador para entrar entre os 60 e 70 minutos cheio de genica, já com Kovacic, Modric e Rakitic desgastados, a entrar para substituir um destes 3.

  • Ricardo F.
    Posted Junho 12, 2014 at 10:03 pm

    Depois daquele 2-1 acho que já podem escrever o nome na taça. Como disse alguém de nomeada lá no Brasil, "só uma tragédia pode retirar esta Copa do Mundo ao Brasil"…pudera, assim torna-se fácil.
    Em relação ao jogo, uma 'canarinha' aquém do que era esperado. Não foi tão dominadora como se previa e a Croácia fez igualmente por ser uma valente pedra no sapato. Não fosse aquele pseudo-penalty caído do céu e tenho dúvidas que esta vitória acontecesse.
    O duo do meio campo croata exibiu-se perto do nível que se esperava (pouco Modric a nível ofensivo, ainda assim) e Olic também mostrou qualidade. Do lado do Brasil, Daniel Alves deu sempre muita profundidade, mas mostrou grandes fragilidades defensivas (quase sempre batido no 1×1), Óscar foi a unidade mais, Neymar resolveu com 2 golos e Hulk esteve manifestamente apagado.
    Veremos como corre a próxima partida, mas a jogar assim este Brasil vai ter dificuldades…ou não.
    SL

  • André Gomes
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    Pênalti do tipo que é dado apenas para quem "é de casa". Valeu pelo Oscar, e os lampejos do Neymar. Mas vai ter "muito trabalho" (as arbitragens ajudam) jogando assim. Laterais muito fracos hoje. Filipe Luís, porque tens que estar em casa? =
    E realmente como falado acima, semelhanças com aquele Brasil x Turquia. Apenas o placar e os protagonistas serem diferentes!

  • Mega Badjeras
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    Nota ainda, para a péssima exibição do veterano Pletikosa com 2 frangos no primeiro e terceiro golo.

  • josias godoy vedor
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    O choro é livre ….Portugal nao passa de fase…

    • VettelF1
      Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

      Deves achar que o Brasil fez grande exibição não? Eu quero é ver-vos a serem humilhados em pleno Maracanã. Pena que já não permitam 200 mil pessoas, senão o choro era maior.

    • Ricardo F.
      Posted Junho 12, 2014 at 10:20 pm

      Já as roubalheiras não são livres, dado que só favorecem alguns. Um mergulho de Fred a impedir que o Brasil se afundasse. Reconhecer que se foi beneficiado é uma virtude…fica a dica. E esteja descansado que com Portugal preocupamo-nos nós. Uma boa noite.
      SL

    • Filipe
      Posted Junho 12, 2014 at 10:20 pm

      Hein?

    • André Gomes
      Posted Junho 12, 2014 at 10:31 pm

      Podem não passar, mas ganhando dessa forma também não me sinto honrado pelo "meu Brasil"! ;)

    • produtordevinho
      Posted Junho 12, 2014 at 10:33 pm

      Vou gostar tanto de ver este Brasil eliminado…

  • Diogo Palma
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    O Brasil não tem a super equipa que muita gente tem dito que tem, aliás neste mundial não à nenhuma equipa perfeita.
    À Argentina falta uma boa defesa, a Espanha e a Alemanha estão mais fracas do que no ultimo europeu … a diferença entre estas equipas e as outras de segunda linha não é tão grande como muitos afirmavam.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:11 pm

      Nao existem equipas perfeitas ..

    • Silva
      Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

      Concordo na primeira parte. Na segunda já nem tanto.
      A Argentina, não tem uma defesa tão má quanto muita gente diz que tem. Tem é uns dos treinadores mais fracos deste mundial.

    • João Martins
      Posted Junho 12, 2014 at 11:32 pm

      O sabella e muito mau e . Vejam as estatísticas com ele e o rendimento de messi com ele ao leme . Enfim . Leem um artigo em que ele diz que o rojo jogou a trinco e já e o pior do mundo xd . Nao digo que a argentina ganhe , mas e claramente favorita e no último mundial nao a via como favorita.
      agora vêm os : com aquela equipa …

    • Diogo Palma
      Posted Junho 13, 2014 at 6:07 am

      Rodrigo,
      Talvez não existam equipas perfeitas mas a equipa do Brasil no mundial 2002 era muito superior a esta.

  • João Dias
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    Jogo fraco, muito fraco.

    Desiludiu-me bastante este Brasil… Esperava muito mais. Não fosse a inspiração de Neymar e não tinham ganho ao outsider Croácia.

    A Croácia têm razões para se queixar da arbitragem. O 2° golo nasce de um pénaltie inventado e o 3° golo provém de uma clsra falta do Ramires sobre o jogador croata.

    Se este Brasil é considerado o principal favorito a vencer o Mundial, então acredito que Portugal também lá pode chegar. Vendo este jogo, fica evidente que temos equipa para lhes bater.

  • SLB
    Posted Junho 12, 2014 at 10:04 pm

    Gosto do Ante Rebic. O que acham?

    • Mega Badjeras
      Posted Junho 12, 2014 at 10:13 pm

      Também gosto bastante, típico jogador croata (agressivo e bom de bola), mais forte fisicamente que Jelavic e Mandzukic e que merece mais oportunidades, nascido em 93, já na Fiorentina, no verão passado tinha feito um bom Mundial sub-20 e é o futuro ponta-de-lança desta selecção. Algumas semelhanças no estilo com Mitrovic do Anderlecht.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 12, 2014 at 10:22 pm

      Pouco conheço dele, mas entrou bem no jogo.

    • João Lains
      Posted Junho 12, 2014 at 10:26 pm

      Não o conhecia quando o VM sugeriu, há sensivelmente um ano, a sua contratação por parte do Sporting. Somou escassos 235 minutos pela Fiorentina ao longo da temporada, mas por acaso eu até acompanhei um dos jogos em que ele foi lançado a partir do banco. E por muito pouco tempo que tenha estado em campo e não sei se foi pela vontade de mostrar serviço, mas fiquei rapidamente com boa impressão dele.

      Numa temporada em que tanto o Rossi como o Gómez estiveram bastante tempo afastado dos relvados, inclusive o Matri, que se lesionou no seu jogo de estreia, fico admirado como é que o Montella não lhe deu mais oportunidades, preferindo apostar no Ilicic como falso 9.

  • Nuno R
    Posted Junho 12, 2014 at 10:05 pm

    (irony on)

    Anda aqui muito chorão croata. Joguem à bola. Não discutam arbitragem. Ganha quem joga mais.

    (irony off)

    • Kafka I
      Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

      Nuno R, estás a comparar coisas incomparáveis…basta veres a história de todos os Mundiais e vez que a equipa da casa (principalmente se for uma grande potência a organizar) é comprovadamente muito mais beneficiada que as restantes, isto não é choro, é constatação de factos de algo que acontece SEMPRE assim desde 1930…portanto não faz sentido nenhum estares a querer comparar com o Campeonato Nacional onde no fim das contas o Benfica, Porto e Sporting são mais beneficiados que os restantes 13 clubes…

    • Nuno R
      Posted Junho 12, 2014 at 10:20 pm

      Isto foi uma provocação inocua, mas dá algum gozo ver uns escreverem "joguem a bola" e depois centrarem a sua análise na arbitragem.
      Nada de errado nisso, after all, we're only human.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:31 pm

      Epá que chatice… Sempre que há algum caso lá vêm os Sportinguistas…

      A Croácia não marcou nenhum golo em fora de jogo para compensar… Chorar num ano em que os únicos pontos que tiraram a Porto e Benfica foram em golos em claro fora de jogo não tem lógica.

    • Nuno R
      Posted Junho 12, 2014 at 11:07 pm

      Os sportinguistas aparecem porque são chorões e só gostam de falar de arbitragens. Curioso é ver de outras cores a falar de erros e conspirações.
      Vá, o Duarte Gomes manda cumprimentos.
      E o golo em fora de jogo do Montero foi tão decisivo como o do Cardozo para a Taça.
      Over and out

    • Jeremy
      Posted Junho 13, 2014 at 12:21 am

      Nuno,

      Num campeonato os erros diluem-se porque são 30 jogos, em 3 jogos da fase de grupos qualquer erro destes pode decidir muito, hoje já decidiu o primeiro lugar.

      Vocês ficaram no lugar que mereceram, mais ponto menos ponto…

      Nós perdemos uma final Europeia com 3 penaltys e uma expulsão perdoada aos adversários e não falamos tanto de árbitros como vocês num daqueles jogos que ficou um penalty por marcar ou tiveram um golo mal anulado….

    • GG
      Posted Junho 13, 2014 at 12:44 am

      Jeremy… impressionante! Que raio …

  • André G
    Posted Junho 12, 2014 at 10:05 pm

    Bem, já se viu muita coisa com este primeiro jogo.

    1. O Brasil vai jogar sempre com mais 3 jogadores e qualquer lance na área dos adversários será marcado grande penalidade. A FIFA e os próprios árbitros sentem-se pressionadíssimos devido às questões sociais do país para que este vença o título.
    2. O Mundial está entregue ao Brasil, a menos que eles joguem muito muito mal.
    3. O meio-campo do Brasil é muito limitado (pelo menos com estes jogadores) e Scolari teimoso como é, precisava de um mau resultado para mudar (tal como no Euro 2004 foi preciso perder contra a Grécia). Sendo assim, vai continuar e só não perdeu por causa do árbitro e de um Pletikosa muito muito lento.
    4. Gostei da Croácia, deverão conseguir passar em 2º lugar, mas também cometeram muitos erros e com um pouco mais de discernimento podiam ter levado um resultado melhor.
    5. O Neymar devia ter sido expulso minutos antes de marcar o golo do empate.

    Resumindo, o primeiro jogo do Mundial começou já com uma mancha grande (mais uma para a FIFA). Está na hora de mudar drasticamente esta "organização sem fins lucrativos".

  • Tiago Martins
    Posted Junho 12, 2014 at 10:05 pm

    O Fred anda a aprender algumas coisinhas com o Neymar…

    Vitória aceitável e que coloca a selecção brasileira não só perto do apuramento como também do primeiro lugar (não creio que México e Camarões tenham argumentos para contrariar os canarinhos).

    Neymar foi a figura da partida, Óscar teve em bom plano e Luis Gustavo foi importante no equilíbrio defensivo; Fred (pouco interventivo no jogo), Hulk (muito desinspirado) e Dani Alves (concedeu muitos espaços defensivos) foram os elementos menos do Brasil. Do lado dos croatas, Modric, Rakitic e Olic estiveram em bom plano enquanto Pletikosa (algo lento a lançar-se ao chão) e Nikica Jelavić foram os elementos em pior plano.

    Nota final para as dificuldades do Brasil em criar jogo frente a uma equipa organizada e com o bloco baixo (o segundo golo caiu do céu, numa altura em que a Croácia dominava perfeitamente o jogo) e para a teimosia de Scolari em não colocar Fernandinho no onze (é um upgrade enorme face a Paulinho).

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

      Nao sei o que viste do Rakitic hoje. Perisic a um nivel bem superior, por exemplo.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:13 pm

      Concordo que o Fernandinho ou o Ramires deveriam entrar nesta equipa, mas parece que o Hernanes esta a frente desses dois na cabeça do Scolari .. Assim como o Bernard em relaçao ao Willian.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 12, 2014 at 10:28 pm

      Rakitic não esteve ao seu nível habitual, mas ainda assim rubricou uma exibição razoável. Pericic foi bastante inconstante nas suas acções…

      Há coisas que só o Scolari vê. Hernanes é um jogador mediano.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:33 pm

      Fernandinho é o melhor dos 5 médios centro do Brasil, é um mistério não jogar.

      Mas o Scolari não gosta muito de por os melhores, se em 2004 não perdessemos o 1º jogo ia andar o Carvalho a ser suplente do Couto o Europeu todo.

    • jose sousa
      Posted Junho 12, 2014 at 10:47 pm

      Mesmo sendo um jogador mediano q o é o william, fernandinho e ramires sao mto melhores…mesmo assim é melhor q o paulinho q foi um autentico flop esta epoca…

  • Afonso Teixeira
    Posted Junho 12, 2014 at 10:06 pm

    Com outro guarda-redes hoje a Croácia empatava ou até ganhava o jogo. E com outro árbitro também já agora.

  • Bruno Monteiro
    Posted Junho 12, 2014 at 10:06 pm

    Nunca achei que este Brasil jogasse o suficiente para vencer o Mundial, mas depois deste jogo ficou evidente que eles nao precisam de jogar muito, o arbitro trata do resto. Com um arbitro decente era derrota certa.

  • Mah Med
    Posted Junho 12, 2014 at 10:07 pm

    falta alguem que carregue o piano na equipa da Croácia

    • jose sousa
      Posted Junho 12, 2014 at 10:48 pm

      eles tem o Modric e o Rakitic…queres mais q isso?…tivesse Portugal Carregadores destes…nem pedia os 2 so pedia um deles…Portugal vai ter q jogar sempre em contra-ataque porque em termos de jogo construido nao temos grandes hipoteses

    • Tiago Alves
      Posted Junho 13, 2014 at 6:47 am

      jose sousa, um carregador de piano é o jogador que carregue esses dois…ou seja, que faça o trabalho "sujo" por eles.

  • Pedritxo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:07 pm

    .Neymar que marcou 2 golos era expulso
    .Ma abordagem ao deixar muito atras rakitic e modric, sendo que rakitic acabou por jogar mal por causa disso
    .Kovacevic tambem esteve mal.
    Pletikosa teve pessimo
    Penalty inventado, foi o ar que fez a falta
    Jogo pauperrimo do brasil, era preciso o neymar recuar para mexer no jogo, sendo que quando a bola chegava nos ultimos metros a oscar, ele ia fazendo coisas.
    Olic a mostrar que nao esta velho
    Vrsaljko merece outro clube que nao o genova e nao e por esta exibiçao, porque oscar ate o comeu algumas vezes.

  • Rodrigo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:07 pm

    Fundamental para o Brasil vencer este primeiro jogo, sobretudo por ser o 1º, o que permitira dar moral para o resto da competiçao, mas tambem por ser frente a 2ª equipa mais forte deste grupo. Ainda assim, foi notoria alguma tremideira inicial, algo natural tendo em conta toda a pressao em cima do Escrete, bem como na parte final onde o Julio Cesar foi decisivo. A arbitragem tambem nao esteve famosa (penalty inexistente), o Pletikosa deu uma ajudinha ao ser mal batido em 2 golos pelo menos (no 1º ainda dou o beneficio da duvida) e, apesar do Brasil nao ter encantado conseguiu o mais importante, a vitoria.

    Em relaçao ao Brasil, o meio-campo nao esteve tao intenso como esperava (o duo Gustavo-Paulinho estava mais forte ha um ano), sendo que o Ramires ou o Fernandinho dariam outra intensidade nesta fase. O Hulk esteve apagado, o Dani Alves e o Marcelo sofreram com os alas croatas, enquanto que o David Luiz (excelente exibiçao), o Julio Cesar (correspondeu quando foi necessario) e o Neymar (a estrela da equipa, 2 golos na estreia e deu-se ao jogo quando o Brasil mais precisava) estiveram bastante bem. O Fred cavou o penalty por isso tambem foi importante, enquanto que o Oscar foi o melhor elemento em campo (ajudou a defender, percorreu o campo todo e mereceu o golo).

    Em relaçao a Croacia, esperava Vukojevic para libertar mais o Rakitic e o Modric para a construçao de jogo. O Niko Kovac assim nao entendeu e raramente se viu estes genios a soltarem-se. Mandzukic tambem fez falta (Jelavic e mais jogador de jogo aereo e contacto fisico, tem mais dificuldade em jogar de costas e em tabelas com os colegas). Vrsaljko tambem sofreu, enquanto que o Pletikosa tambem fica ligado a derrota nos varios jogos. Por fim, o Olic e o Perisic foram as 2 melhores unidades croatas.

    Sendo assim, o Brasil arranca bem e parte ja em vantagem, enquanto que a Croacia tera de esperar pelo resultado dos Camaroes-Mexico, sendo que se alguma delas ganhar os croatas terao uma missao dificil e a pressao de terem de ganhar os 2 jogos obrigatoriamente. Ainda assim, creio que a Croacia sera a 2ª equipa a seguir em frente.

    • André Gomes
      Posted Junho 12, 2014 at 10:13 pm

      Pelo menos um comentário descente!

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:21 pm

      Obrigado André Gomes ;)

    • Tiago Martins
      Posted Junho 12, 2014 at 10:21 pm

      Espero que no próximo jogo joguem Vukojevic no lugar de Kovacic e Mandzukic no lugar de Jelavic. Também optaria por Subasic no lugar de Pletikosa, mas acho isso pouco provável.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:35 pm

      Concordo contigo, Tiago Martins. E provavelmente tambem entrara o Pranjic para a esquerda em vez do Vrsalkjo ou entao o Vida para o eixo defensivo com a deslocaçao do Lovren para a lateral esquerda.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:35 pm

      O melhor da Croácia foi o Modric e de muito longe, a equipa só jogou quando ele pegou na bola.

    • Jonas
      Posted Junho 12, 2014 at 11:02 pm

      muito bom comentario Rodrigo!

      Diria que Luiz Gustavo foi um elemento a menos para o Brasil na construcao, e nas tarefas defensivas teve poucos movimentos acertados e algumas falhas de posicionamento e de abordagem aos lances. David Luiz e especialmente Neymar venceram o jogo para a canarinha.

      Da Croacia, o treinador desiludiu-me porque apostou num meio campo muito ofensivo mas nao consegiu nunca dar a dinamica necessaria ao jogo da sua equipa que passou demasiado tempo atras da linha de meio campo. Rakitic e um jogador invulgar mas em tarefas defensivas e "curto", Kovacevic deveria ter comecado no banco por troca por algum jogador mais defensivo, mas olhando para os 23 convocados… pois, ha ali um desiquilibrio.

      Jonas

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 11:08 pm

      Obrigado Jonas :)

      Em relaçao ao medio defensivo da Croacia, haveria o Vukojevic ou ate o Badelj. O Kovacic* nao esteve feliz e deve sentar-se no banco no proximo jogo.

  • FLU FLY FLU
    Posted Junho 12, 2014 at 10:08 pm

    Fantástico, entrei com o pé direito no Fantasy!
    Neymar como capitão rendeu-me 28 pontos!

    Em relação ao jogo, foi um bom jogo de abertura, com uma arbitragem algo caseira mas que não estragou o espetáculo. Eu estava a torcer pela Croácia, mas o Brasil mesmo não tendo feito um grande jogo acaba por merecer, apesar de 3-1 ser um resultado exagerado.

    SL

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

    Penso que foi um grande jogo para inauguração,resultado algo injusto devido ao que passou nas 4 linhas.Notas:
    -A FIFA claramente protege a anfintriã e hoje viu se no penalty e naquela agressão de neymar
    -Finalmente o uso das novas tecnologias como a do spray
    -a croácia a mandar calar muita gente que dava o jogo como favas contadas,apesar dos mais atentos perceberem que é uma grande selecao-gostei dos croatas com o futebol simples,direto e eficaz e tive pena do resultado mas penso que a jogar assim vao passar o grupo
    -Desiludiu me o brasil,esteve muito adormecido assim não sei se passam a Alemanha….
    -Muito bem o óscar,grande jogo e nota má para Hulk

    GUI A

  • Nuno R
    Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

    Quem viu Zico, Romario, Bebeto, Ronaldo, e mais uns a jogar, mete dó ver Hulks e Freds. Esses tipos nem para engraxar as botas do Dr. Socrates serviam.
    Scolari bem gosta de médios de luta, mas o Brasil precisa de um 2º médio com saída de bola. Em 2002 ganhou com 2 retranqueiros, mas tinhas 2 super laterais e 3 avançados a quem bastava ficar lá na frente a receber bolas.
    A Croácia tem uma equipa interessante, o Pletikosa podia ter abordado melhor o penalty e foi mal batido no 3º; mas sem aquele maná duvido que o jogo desbloqueasse.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:26 pm

      Hernanes no lugar do Paulinho ou Willian a 10 (saindo Hulk) talvez sejam opçoes para uma melhor construçao. Ainda assim, creio que com Ramires ou Fernandinho a 8 a equipa ficaria mais forte. No entanto, e bom relembrar que o Brasil nao e uma equipa de posse, pelo que e natural que haja uma maior aposta num meio-campo intenso e forte na pressao e recuperaçao de bola, permitindo lançar rapidamente o Neymar e o Hulk, e nao tanto em medios de construçao.

    • Kafka I
      Posted Junho 12, 2014 at 10:28 pm

      Subscrevo, felizmente dos que frisaste pude ver Romário, Bebeto e o Fenómeno, e este Fred enfim é assim algo mau demais para ser verdade, quando comparado com Romário e Fenómeno principalmente

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 11:01 pm

      Fred não é bom, mas pelo que ouço dizer o ponta de lança de 82 (para muitos o segundo melhor escrete de sempre atrás de 70 e a equpa de Zico, Sócrates e tb Falcão) também era fraco.

      Romários e Ronaldos não aparecem sempre.

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:10 pm

    Boas noites!

    Bem, começando pela a análise ao espetáculo em si, adorei a abertura, achei muito bonita e retratar bem aquilo que o Brasil tem de mais bonito.

    Falando agora do jogo, estava á espera de um Brasil mais forte no ataque tal como a Croácia mas no entanto vi um Brasil que dependia imenso das arrancadas do meio campo ofensivo e vi uma Croácia a entrar no jogo muito defensiva a jogar com duas linhas de 4 muito juntas e recuadas.
    Os caseiros tentaram tomar conta do jogo logo no inicio mas como se pode ver são melhores em transições e sem bola, coisa que a Croácia fez e muito bem.
    Houve o auto golo e os forasteiros baixaram ainda mais as linhas e depois tiveram basicamente até ao golo de Neymar a apostar no contra-ataque.
    O resto vocês sabem, o Brasil marca e começa a dominar ainda mais o jogo mas sofrendo sempre muito com os contra-ataques dos croatas.
    Depois seguiu-se o segundo dos brasileiros e aí os croatas subiram as linhas e começaram a mostrar um pouco do talento de Rakitic, Modric, Olic e Perisic.
    No final, o Brasil marca o terceiro golo e acaba com o jogo.

    Aspetos a salientar neste jogo:

    -Um brasil ofensivamente pouco esclarecido mas com uma defesa forte.

    -Uma croácia demasiado defensiva e que se tivesse subido mais cedo as linhas e aumentado o ritmo de jogo podia ter perfeitamente ganho o jogo.

    -Croácia do meio campo para a frente com um talento descomunal e foi acho eu um desperdicio não utilizar tanto o talento de Modric como o de Rakitic colocando-os mais á frente no campo com Vukojevic como trinco.

    João Miguel

  • MM
    Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

    Começa mal, muito mal mesmo… Penálti vergonhoso…
    Neymar continua a ser um jogador que não gosto nem admiro nada mesmo, o cavar faltas, o mergulhar contra os adversários, aquilo faz mesmo parte do jogo dele, é muito mau de se ver. Precisava de uma épocazita em Inglaterra…
    Depois muito interessante e menosprezada pela crítica esta selecção da Croácia, não fosse aquele lance infeliz do árbitro, poderia muito bem ter pontuado hoje…

  • fabio jesus
    Posted Junho 12, 2014 at 10:12 pm

    Este mundial vai ser a maior farsa do futebol Mundial dos últimos 30/40 anos.Absolutamente vergonhoso…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 12, 2014 at 10:13 pm

    Jogo muito fraco por parte do Brasil, mas com exibições positivas de Neymar e essencialmente de Oscar.

    Não sei se serei o único, mas continuo a gostar muito do vrsjalko! O Pletikosa tem um jogo de pés entre os postes HORRÍVEL!!!!

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:27 pm

      Nao esteve particularmente feliz hoje, mas estava adaptado e isso nao o favorecia. E um bom lateral, sem duvida.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 12, 2014 at 11:09 pm

      Sim, isso é verdade Rodrigo, mas acho-o um belo lateral, quando joga na direita como é óbvio!!!

      Realmente hoje não esteve particularmente feliz..

  • daniel
    Posted Junho 12, 2014 at 10:15 pm

    Realização vergonhosa. Sem repetições nos lances duvidosos contra o Brasil!

  • Ricciardo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

    Esperava mais do Brasil e menos do árbitro…

    Croacia consistente em termos colectivos, não esperava outra coisa de uma boa selecção com 3 ou 4 jogadores de gabarito internacional…

    Não me parece que Scolari esteja a usar o melhor 11, deveria jogar em 4x3x3, mas com Oscar no meio campo juntamente com Ramires e Hernanes, Luis Gustavo e Paulinho são dois médios que não oferecem muita criatividade ao jogo e para uma selecção como o Brasil em que 80% do tempo de jogo está no meio campo do adversário, não tem muita lógica em ter dois médios com aquelas características, faria mais sentido ter dois médios com maior rotação de jogo, e técnica, o Hulk também sofre um pouco quando as equipas contrárias se fecham e por isso não sei até que ponto o Bernard ou o Willian não seriam mais perigosos

    Na Croacia a falta do mandzukic tem muita influência, Jelavic não tem a mesma qualidade nem de perto nem de longe, e não consegue segurar jogo, nem foi mal servido pelos colegas, mas nunca se posicionou correctamente ou conseguiu sequer antecipar-se aos defesas do Brasil, nem no golo, onde chegou tarde e por acaso foi auto-golo…

    O Brasil que só criou perigo quando a Croacia subiu o bloco ou quando recuperou a bola em zonas adiantadas por inércia dos homens do meio campo, tanto no 1º golo, como o 3º. nascem de perdas de bola por não serem muito determinados em tira-la daquela zona…

    diga-se também que a distância e potencia dos remates de fora da área, um guarda-redes tem que defender, o facto de ir colocado não é desculpa, porque o guarda-redes ou tem a certeza que chega a bola esticado, ou então tem que dar um passo antes de se atirar, porque os dois golos são iguais, ele estica-se todo e não chega a bola, o primeiro é o mais evidente… parecendo quase golpe de vista

    quanto ao penalti do Fred (falamos muito mal dos nossos pontas de lança, mas o Brasil nestas coisas também está anos de luz dos seus melhores dias… ) mais uma prova que os árbitros não Europeus cedem a pressão de apitar grandes competições, quase que se sentem na obrigação de ter decisões daquelas com medo que a organização os prejudique mais tarde caso errem contra a equipa da casa…

    É pena que um jogo seja influenciado desta forma por um arbitro não ter frieza para ver que aquilo não é penalti em lado nenhum, o Brasil até poderia ganhar na mesma, mas este resultado é enganador e os Croatas tem razões para já começar com criticas a arbitragem!

    As equipas de Scolari normalmente crescem durante as competições o primeiro jogo é quase sempre "farçola"

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:28 pm

      Ramires e Hernanes parece-me passar do 8 ao 80. Talvez Fernandinho e Ramires, mas duvido que o Gustavo saia da equipa.

  • Mike-UK
    Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

    Porque isso vai, muito provavelmente, significar que vidas sejam poupadas, percebo que a FIFA vá entregar a taça ao Brasil, mas vai ser uma vergonha.
    Talvez se o Brasil continue a a jogar este futebol deplorável a FIFA pense que os Brasileiros não levariam demasiado a mal que Portugal levasse o caneco? pode jogar a nosso favor…

  • van Basten
    Posted Junho 12, 2014 at 10:16 pm

    Resultado algo esperado antes do início do jogo, se bem que este tenha sido de certa forma conseguido com a 'ajuda' do árbitro.

    O Brasil entrou, como já se esperava, algo ansioso, com dificuldade em pegar no jogo e criar jogadas de perigo. Paulinho deveria ter sido mais incisivo nas subidas, e Hulk também não foi a força desiquilibradora que se esperava. Neymar acabou por ser o jogador mais no ataque brasileiro, se bem que também não tenha feito uma grande exibição, apesar dos 2 golos. David Luiz esteve particularmente bem na função de 'bombeiro', sacudindo várias jogadas de perigo. Penso mesmo terá sido um erro trocar as posições do trio da frente Óscar, Hulk e Neymar. Hulk não apareceu, e notou-se uma subida de rendimento de Óscar quando passou para o centro, acabando mesmo por marcar o último golo da partida.

    A Croácia acabou por fazer uma exibição muito conseguida, e o 3-1 não espelha o que aconteceu em campo. Gostei do 'risco' assumido por Kovac, ao colocar Kovacic (que no entanto pouco se viu) em detrimento de Vukojevic, que mandaria uma mensagem clara para a própria equipa de que o empate seria o resultado a procurar. A equipa não se atemorizou, criou várias ocasiões de golo, esteve sempre muito bem a pressionar os jogadores brasileiros, e tanto Modric como Rakitic, que nem sequer realizaram uma exibição por aí além, fizeram um bom trabalho na distribuição de jogo no meio-campo balcã. Quanto a destaques individuais, achei que Olic esteve muito bem, tanto ofensivamente como principalmente defensivamente (apesar de ter tido um lance infantil na primeira parte que poderia ter dado golo para a equipa da casa). Perisic também esteve em bom plano na primeira metade. Pletikosa poderia ter feito mais no lance do terceiro golo, numa altura em que parecia que a equipa ainda poderia chegar ao empate.

    Tendo em conta o que se viu hoje em condições climatéricas às quais não estão habituados, os croatas têm mais do que condições para passar no segundo lugar do grupo.

    • Rodrigo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:29 pm

      Percebo o que dizes, mas nao creio que lançar o Vukojevic fosse uma manifestaçao de medio, ate porque ajudaria a libertar os criativos da equipa.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:50 pm

      Tens toda a razão Rodrigo.

      É muito bonito jogar ao ataque com 3 criativos mas mo futebol atual é impraticável.

      Vujojevic ou Badelj têm que jogar a 6, para libertar o Modric e o Rakitic. É uma pena ter dois dos melhores médios do futebol e limitá-los assim. Têm que jogar em 4-3-3, irão melhorar no ataque e na defesa.

      Ainda para mias Kovacevic não justificou o lugar no 11.

    • van Basten
      Posted Junho 13, 2014 at 12:03 am

      Compreendo, mas a questão acaba por não ser tão linear quanto isso (a meu ver, claro):

      – se o tivesse feito (lançado Vukojevic), teria dado ainda mais iniciativa de jogo ao Brasil, o que os embalaria logo de início, e seria mais propício a jogadas de maior perigo por parte do escrete;

      – ao lançar Kovacic, a Croácia pôde fazer um pressing mais alto e eficaz, já que este se juntava a Jelavic na frente e apertavam mais jogadores como Paulinho e mesmo o próprio Gustavo. Por aí passou, parece-me, grande parte da boa exibição da Croácia;

      – penso que o ponto de vista anímico aqui conta mesmo, e acredito que os jogadores croatas teriam visto esta mudança e a entrada de Vukojevic como uma 'admissão' de inferioridade (claro que não seria o caso e poderia ser visto como uma jogada inteligente, mas este tipo de decisões por vezes tem outras interpretações dentro do grupo). O resultado viu-se, a Croácia não se amedontrou, entrou de cabeça erguida e tentou defender sempre à frente, o que também teria sido mais difícil com o trinco;

      – além disto, não penso que Vukojevic seja propriamente um trinco com muita qualidade, e embora sendo certo que Kovacic não fez um bom jogo, a diferença de qualidade entre os dois (tendo em conta também as devidas diferenças posicionais) é tão grande que pessoalmente preferia sempre arriscar com o médio ofensivo, a não ser em situações pontuais já durante a partida, se esta assim o exigisse;

      – e para concluir, também me parece óbvio (a mim e a quase todos, estou em crer) que a Croácia não perdeu o jogo de hoje por causa da questão Kovacic/Vukojevic, sendo este apenas um aspecto lateral.

    • João Lains
      Posted Junho 13, 2014 at 7:56 am

      O Kovacic na última temporada com o Stramaccioni foi utilizado muitas vezes como pivot defensivo. É certo que não foi uma aposta ganha, já que ele é um jogador que gosta de assumir o jogo, pegar na bola e conduzi-la até terrenos mais adiantados, mas acho que o Kovac podia ter aproveitado essas rotinas defensivas que ele pode ter ganho, e assim adiantava o Rakitic, que fez uma exibição muito discreta. Se tivesse jogado numa posição semelhante ao que acontece no Sevilla, poderia ter outro impacto no jogo.

  • Edms
    Posted Junho 12, 2014 at 10:17 pm

    Porque que o david luiz no chelsea era um" quase flop" na defesa e na selecção é uma torre!?
    Destaque para o Óscar que fez um grande jogo e claro na defesa o melhor central do mundo!!

  • Afonso Teixeira
    Posted Junho 12, 2014 at 10:19 pm

    Com outro guarda-redes hoje a Croácia empatava ou até ganhava o jogo. E com outro árbitro também já agora.

  • Jeremy
    Posted Junho 12, 2014 at 10:21 pm

    Típico nos mundiais, a equipa da casa completamente levada ao colo para a vitória, com um penalty completamente ridículo. Só espero que isto não se mantenha pois o Brasil é bom de mais para ser levado ao colo como a Coreia do Sul em 2002.

    Quanto ao jogo, a primeira parte foi muito boa e muito mexida a segunda foi uma valente seca…

    Neymar e Oscar foram os melhores no Brasil, na Croácia destacou-se o Modric (normal), com o Rakitic a jogar pouco para o que pode e o Kovacic a desiludir para quem como eu acha que pode vir a ser um dos melhores nº 10 do mundo. Srna também fez menos do que sabe.

    Hulk e Fred também pouco fizeram e o Dani Alves já tinha idade para aprender a defender…

    Esta Croácia tem tudo para ir longe, boa defesa onde é pena o Strinic não estar porque é muito bom e o Vrsaljko está claramente desadaptado á esquerda.

    O meio campo em termos de qualidade técnica então é fantástico, muito superior ao do Brasil e só a Espanha terá melhor, com Modric e Rakitic têm dois dos melhores e mais completos médios do futebol, só acho é que falta um nº6 para lhe dar mas liberdade e garantir segurança defensiva… O 1º golo do Neymar surgiu em parte por isso.

    Eu colocaria o Badelj a 6 (que foi um dos melhores trincos da Bundesliga apesar da fraca época do Hamburgo) e jogaria com o Rakitic e Modric mais soltos, seria melhor em termos atacantes e defensivos. O Kovacic seria uma boa solução vinda do banco.

    Pena também a lesão do Kranjčar, poderia ser importante a mexer com o jogo vindo do banco, pois tecnicamente não fica a dever nada a Modric ou Rakitic, aliás é um mistério como com toda a sua capciadade teve uma carreira tão 'fraca' a nível de clubes já que na seleção costuma jogar bem.

    Com Mandžukić o ataque vai melhorar, podendo o Jelavić ser uma boa opção para mexer com o jogo.

    Resumindo acho que a Croácia vai longe, se não for roubada assim em todos os jogos, aliás aposto muito mais depressa neles que na Colômbia para serem uma das surpresas. Acho que têm bastante melhor equipa a todos os níveis, na defesa e meio campo a diferença é brutal.

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:22 pm

    melhor título: piscina de fred evita afogamento brasileiro. brasil fraquinho – a jogar assim portugal num "dia sim" dá-lhes uma tareia… a nao ser que os árbitros continuem sensíveis à crise social do país e ajudem a evitar uma possível guerra civil.

    RL

  • Gabriel Berigo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:23 pm

    Parem de falar tanto!! Se amanha roubarem um penalti para Camaroes frente ao Mexico iriam dizer que a Copa esta comprada para Camaroes??? Nao falem asneiras!
    Grande Neymar(mas poderia ter feito mais), Oscar melhor em campo e Luiz Gustavo e David Luiz a segurar tudo!!

    • jose sousa
      Posted Junho 12, 2014 at 10:56 pm

      Claro q nao ate pq tenho a certeza absoluta q isso nao vai acontecer…

      embora erros clamorosos com arbitros vindos da america do norte, Asia e Africa sejam provaveis…ouve uma altura do jogo q o arbitro falhou sucessivamente lances para os 2 lados…mas os lances decisivos acertou sempre para a equipa q tinham-lhe dito para acertar…

  • Kacal l
    Posted Junho 12, 2014 at 10:23 pm

    Eu não vi o jogo a 100%, não consegui, mas vi a primeira parte e os últimos 10/15 minutos da segunda parte, o Brasil fez uma exibição q.b, mas conseguiu a vitória, a Croácia não fez uma grande exibição, com um adversário mais complicado e o Brasil não venceria este jogo, mas o que interessa é os 3 pontos.

    O Neymar devia ter sido expulso quando agrediu o Modric, viu-se que foi propositado, ele olhou para o croata e depois olhou para frente e deu-lhe uma cotovelada e depois o penalti foi mal assinalado, a meu ver.

    Na Croácia, gostei de ver o Vrsaljko, depois a dupla Rakitic e Modric esteve menos em jogo, não podem jogar tão recuados, falta um médio mais defensivo e o Vukojevic pode ser uma boa opção, com Modric a #8 e Rakitic a #10, acho que pode funcionar bem, o Olic fez uma boa exibição, mas falta ali o Mandzukic que vai regressar para a 2ª jornada.

    No Brasil, o Neymar esteve em evidência, assim como o Oscar, o Hulk esteve apagado e de resto, mais ninguém se destacou, o Ramires talvez merecesse a titularidade, mas é só a minha opinião.

    Em geral, acho que foi um bom jogo para começar o Mundial, mas notou-se alguma falta de intensidade e cansaço, assim como um arbitro a querer ser o protagonista, vamos ver amanhã.

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:24 pm

    sem falar do jogo em si e das suas peripécias, a croácia se tivesse um bom guarda redes não perdia o jogo….

    tiago76

  • André Gomes
    Posted Junho 12, 2014 at 10:25 pm

    HAHAHA Estava assistindo um programa de TV aqui no Brasil e o jornalista bem humorado, agradeceu ao Nishimura (árbitro) por ter pagado a conta de 2010 em que ele não marcou um penalty no Kaká contra a Holanda. Confesso que não me lembro, realmente houve esse tal penalty?

    • Ricciardo
      Posted Junho 12, 2014 at 10:30 pm

      Pois, então a conta que fique já paga, e que no caso de jogarem com Portugal, eles que não venham com desculpas para dar cacetada no Ronaldo para se vingarem do que aconteceu ao Pelé em 66.

    • André Gomes
      Posted Junho 12, 2014 at 10:38 pm

      Epa que nos últimos jogos contra Portugal não foi preciso "dar cacetada no Ronaldo". Na verdade, o Bruno Alves que deu no Neymar. Mas enfim… O Brasil não preciso disso.

  • João Dias
    Posted Junho 12, 2014 at 10:33 pm

    Serei o únicoa achar que Portugal tem equipa para ombrear com este Brasil?
    Digam-me que não.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 12, 2014 at 11:08 pm

      Nunca, na boa!! Hahahaha

    • porquinhodaindia
      Posted Junho 13, 2014 at 12:05 am

      Não. Croácia tentou dentro das regras e não conseguiu.

    • Santos
      Posted Junho 13, 2014 at 12:22 am

      Não tinha tanta certeza disso… temos dois centrais de top, onde Pepe teve uma epoca quase brilhante, Coentrão em alto rendimento e fresco… o J.Pereira pode ser mais "fraco" mas tem bastante experiência e já apanhou com "Neymares"…
      Não vejo onde Moutinho + Nani + Ronaldo não possam fazer a diferença mas ok…

      No Mata-Mata, na boa….

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 12, 2014 at 10:33 pm

    Belo jogo, no entanto, o arbitro foi demasiado caseiro e na minha opinião o Brasil teve a estrelinha do seu lado. o Brasil cometeu demasiados erros mas a classe individual de Óscar e Neymar fizeram a diferença e do lado da Croácia destaque para um conjunto de muita qualidade fizeram um jogo muito conseguido mas cometeram alguns erros mas o sinal menos na minha opinião vai para o GR que esteve mal em 2 dos 3 golos do Brasil.

  • Gusto Lousada
    Posted Junho 12, 2014 at 10:33 pm

    Croacia a nao desiludir e a fazer uma boa exibição que ate poderia ter levado outro resultado… Gostei da defesa apesar que a atacar nao deram grande apoio. Do meio ficariam a ganhar com a entrada de vukojevic subindo mais modric ou rakitic, Gostei dos extremos apesar de o olic ter facilitado em alguns lances, o redes e o avançado foram claramente os elos mais fracos, a equipa ficara a ganhar com a inclusão de mandzukic…
    do brasil esteve bem o redes e os centrais nao Gostei dos laterais, os medios centros mostraram pouco para quem quer ser campeão do mundo e do ataque só neymar e oskar principalmente oskar, Fred apesar de tudo ganhou um " penalty" e hulk foi zero… Nao Gostei de ver os jogadores da croacia a discutir tanto e o penalty é vergonhoso

  • Luís Resende
    Posted Junho 12, 2014 at 10:37 pm

    Grande jogo de futebol, muito bem disputado, se forem todos assim temos Mundial. Pela negativa a arbitragem que influenciou o resultado final.

    Do lado do Brasil Neymar e Oscar em destaque, saindo dos pés destes jogadores grande parte das oportunidades de golo da equipa. Meio campo deixa algo a desejar, Paulinho é tremendamente inferior a Fernandinho (não percebo como é que não é titular), o segundo é melhor em todos os capitulos do jogo.

    Quanto à Croácia, fica a ideia que é uma selecção que poderá ir longe no mundial, pese, embora, que provavelmente irá apanhar a Espanha nos oitavos. Faltou mais Kovacic, Modric e Rakitic deverão continuar a jogar como duplo pivot. Pela positiva Olic e Perisic que deram muito trabalho à defensiva brasileira. Rebic tmb entrou bem e ofereceu mais ao jogo que Jelavic. Pela negativa Pletikosa que poderia ter feito mais nos tres golos que sofreu e o defesa esquerdo que foi constantemente ultrapassado pelos atacantes brasileiros.

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:38 pm

    Boa noite, alguem sabe porque o Mario mandzukic nao jogou?
    Marcelo

  • Leo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:42 pm

    Toca a destilar azia contra os brasileiros! Porque nisso os portugueses são os campeões do mundo!

    • Kacal l
      Posted Junho 12, 2014 at 11:12 pm

      Não me parece que seja o destilar de azia ou ódio, mas sim dizer a verdade e ter noção da realidade.
      Eu faço te duas perguntas: achas que o Neymar não devia ter sido expulso no lance em que agrediu (claramente) o Modric??? e achas que o penalti foi bem assinalado???

    • Cesk Fazfebras
      Posted Junho 12, 2014 at 11:25 pm

      Estar a querer dizer que foi penalti?

  • Anónimo
    Posted Junho 12, 2014 at 10:43 pm

    Quero apenas mostrar o meu desagrado pela realização nao ter mostrado a imagem de análise da linha de golo no 2 e 3 golo brasileiro, sendo que fiquei com profundas duvidas se foi mesmo golo…

    Manuel

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 12, 2014 at 10:44 pm

    Começa bem o Brasil, mas não era preciso (ou se calhar era) os olhos de falcão do árbitro japonês…

    A Croácia mostrou ser mais equipa, mais rápidos, mais disciplinados tacticamente, com Modric e Rakitic a controlarem o meio campo mas principalmente com Olic (os anos não passam por ele) e Perisic a fazer gato sapato de Marcelo e a mostrar-lhe que defensivamente o brasileiro é banalissimo.

    O Brasil valeu por Oscar (jogo enorme, tudo o que fez fez bem), e das mudanças de velocidade de Neymar.
    Scolari mexeu bem, mas tarde, Hernanes deu outra dimensão ao jogo (Paulinho vai ter que se sentar no banco) e Bernard trouxe o que Hulk nunca conseguiu.

    O momento do jogo para mim foi a enorme defesa de Júlio César a negar o 2-2 à Croácia e de seguida Oscar em mais um grande momento a decidir.
    Passarão estas duas Selecções quase de certeza.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 12, 2014 at 11:09 pm

      Croacia mais equipe que o Brasil?? Nao exagere por favor!

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 13, 2014 at 10:07 am

      Gabriel,
      Ontem foi, não há argumentos.
      O Brasil começa sim a mandar no jogo quando Scolari altera o meio campo. Luiz Gustavo como médio mais de cobertura a jogar sozinho até pode ser, mas Paulinho não acrescenta nada. Com Ramires principalmente, ou com Hernanes o meio campo ganha outra dimensão, fica mais pressionante e ganha metros no campo.

      Contra os Camarões pode resultar esse jogo mais pausado, mas com o México com quem o Brasil costuma ter vários dissabores não vai dar. Tem que entrar Ramires.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 13, 2014 at 11:16 am

      Caro Flavio, pode ter a certeza que Felipao nao calocara o Ramires no time!
      E ao contrario de vcs portugueses(salvo o erro) que amam colocar defeitos no Brasil e exagerar a falar mal, nao vi no jogo superioridade nenhuma da Croacia, num jogo onde o Brasil nao foi brilhante mas dominou por completo, somente em alguns momentos a Croacia ofereceu perigo, porem nada fora do normal, ja o Brasil sem ser temivel jogou bem e soube reverter o placar. Nao sei onde acham tanta superiodade da croacia, sinceramente.

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 13, 2014 at 2:55 pm

      Gabriel,

      Para que conste tenho dupla nacionalidade, logo e apesar de ser português de gema nunca poderia colocar defeitos no Brasil, e como é óbvio torci também pela vitória da canarinha.

      Mas é um facto que o jogo foi fraco, muito fraco por parte do Brasil, e que há elementos na Selecção que não deveriam ser titulares (acontece o mesmo em Portugal, até nisso somos parecidos).

      Marcelo defensivamente é fraco, muito fraco mesmo.
      Luiz Gustavo gosto dele, mas a jogar como único trinco.
      Paulinho é uma invenção da imprensa, não tem intensidade para jogar ali. ( Ramires ou mesmo Hernanes dão 20-0 ao ex-Corinthians).
      Fred não sendo mau ponta de lança não acrescenta muito e o mais grave é que não vejo melhor.

      Ontem foi isso que aconteceu.

      É evidente que o Brasil teve mais posse de bola e mais ataques, mas esse domínio foi consentido pela Croácia que a ganhar desde cedo (nos 10 primeiros minutos só deu xadrez) não precisava de dominar o jogo, e ganhar com aquele penalty descarado também não foi bonito (a única parte boa foi ver a azia dos jornais argentinos e espanhóis de hoje…)

      Já agora, espero que a gente se encontre na final!

  • Lima
    Posted Junho 12, 2014 at 10:44 pm

    Parece a Coreia em 2002

  • João Lains
    Posted Junho 12, 2014 at 10:44 pm

    Acompanhei a última meia-hora, mas ainda a tempo de tirar algumas notas.

    O lance que dá origem ao penalti é uma vergonha. Fred aproveita o "puxão" e deixa-se cair, iludindo o árbitro.

    O Corluka sempre a meter água. Já na última jornada do campeonato russo, o golo que deu o título ao CSKA, surgiu de um passe falhado da sua autoria, ainda no seu meio-campo e aproveitado da melhor forma pelo Tosic.

    Frustrante ver um jogador de pé direito colocado a defesa esquerdo, neste caso, o Vrsaljko. Sempre que a bola lhe chega aos pés, tem necessidade de colocar um travão no jogo.

    Perisic foi um dos mais esclarecidos, dando sequência ao bom momento de forma que trouxe do Wolfsburg.

    Talvez Subasic que fez uma grande temporada no Mónaco não teria sido uma pior opção do que Pletikosa. Imenso tempo para se debruçar sobre o relvado.

    • Jeremy
      Posted Junho 12, 2014 at 10:57 pm

      Corluka é um bom jogador, ou pelo menos era quando andava pelo Tottenham, nos últimos tempos não acompanhei tanto.

      Rende bem mais a lateral direito que a central.

    • Kacal l
      Posted Junho 12, 2014 at 11:10 pm

      Um dos defeitos do Corluka é que cria confusões e parece que gosta de discussões, estava sempre a mandar "bitaites", quer com os jogadores do Brasil, quer com os próprios colegas, mas depois "adormece" no campo (no futebol) que é o que realmente interessa.

  • Rui Duarte
    Posted Junho 12, 2014 at 10:46 pm

    Porque não dizem logo de uma vez que isto foi uma roubalheira descarada? Nunca antes na história dos Mundiais de Futebol, uma equipa foi tão roubada no 1º jogo. Sugiro que entreguem logo o caneco ao Brasil.
    Já não bastava a merda da organização do evento !!!

  • Filipe M
    Posted Junho 12, 2014 at 10:46 pm

    Se a ideia de Scolari é colocar Neymar numa espécie de 10, o escrete beneficiaria mais com a inclusão de Ramires como médio centro. Paulinho não tem estado bem e o ex Benfica com o seu pulmão poderia encher mais o campo, saindo a ganhar o Brasil. Até mesmo Fernandinho seria melhor opção, mas assim Scolari não o entende.

    Hulk perde 2/3 das suas capacidades alinhando em qualquer outra posição que não seja a partir da direita para o centro. Para jogar onde jogou e fazer o que fez, há elementos mais capazes nos 23. Filipe Luìs em nada é inferior a Marcelo. Sem deslumbrar, Oscar fez um belo jogo formando com Neymar o duo de melhores em campo. O auge da carreira de Dani Alves já passou.

    Quem tem dois dos melhores médios da actualidade, tem obrigatoriamente que potencia-los ao máximo. Podia o seleccionador ter libertado mais Rakitic e Modric, mas assim não o fez. Ele terá as suas razões, mas à primeira vista teria tudo a ganhar. Srna já foi bem mais influente na manobra croata. Ptetikosa infeliz no jogo de hoje. Apesar da bravura e generosidade dos atacantes, sentiu-se a ausência de Mandzukic.

    Arbitragem (infelizmente) normal. Só que vê futebol à pouco tempo ou tem andado distraído pode ficar surpreso com o que aconteceu. Num jogo inaugural, com a equipa da casa a perder era óbvio que ia chegar o factor externo. Nada de novo, portanto.

  • Jeremy
    Posted Junho 12, 2014 at 10:55 pm

    Em relação á possibilidade de Neymar ganhar a bola de ouro, acho que por enquanto não passa de um disparate.

    Para essa possibilidade existir Neymar teria que fazer qualquer coisa como Maradona em 86, levar uma equipa ao colo para a conquista do mundial. É que este ano Neymar provavelmente não esteve nos 30 melhores do mundo nos clubes.

    Mesmo Pedro e Alexis estiveram melhores que ele. Por enquanto Ronaldo está na frente com Suárez perto e Messi (jogador com mais golos no ano civil por incrível que pareça) um pouco atrás. Teria que acontecer algo muito estranho para um destes 3 não ganhar a bola de ouro.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 12, 2014 at 11:11 pm

      Neymar ira ser o artilheiro desse mundial com muitos gols, e isso contara para a bola de ouro

    • Jeremy
      Posted Junho 13, 2014 at 12:09 am

      Pode contar mas o que fez em Barcelona conta também, e aí não esteve ao nível dos melhores do mundo…

      Como digo, tinha que ser um mundial fenomenal para ter hipótese de ganhar a bola de ouro de forma justa.

      Até o Modric está á frente pelo que fez este ano civil.

  • Jay Bora Portugal
    Posted Junho 12, 2014 at 10:58 pm

    Eu sempre apoiei o Visão de Mercado acho um trabalho excelente que fazem todos os dias, dou os meus parabéns pelo trabalho fenomenal, mas este post é no mínimo duvidoso, não referirem que o 2º Golo foi de um penalti inexistente quando tudo o mundo viu, é não ser imparcial como deviam e esse foi o motivo principal no rumo que o jogo tomou

    • Sérgio_alj
      Posted Junho 12, 2014 at 11:02 pm

      Não vale a pena destacar o obvio…

    • Cesk Fazfebras
      Posted Junho 12, 2014 at 11:22 pm

      Nunca vi o VM falar em lances de arbitragem e concordo com essa postura, nao sei porque é que haviam de começar agora.

    • Anónimo
      Posted Junho 13, 2014 at 2:14 am

      Mas já o fez, de momento recordo-me nas vitórias de Espanha no Mundial 2010 ou Europeu 2012 em pelo menos dois jogos teceu comentários sobre a arbitragem, referindo sendo uma excessão…este também o deveria ter sido.
      Pedro A.

  • Filipe M
    Posted Junho 12, 2014 at 11:01 pm

    FIFA = Algo de muito estranho.

  • jose sousa
    Posted Junho 12, 2014 at 11:02 pm

    Tava a espera de um belo jogo e tava tambem a espera q o jogo fosse mto mais renhido do q algumas pessoas diziam q iria ser…assim se confirmou…

    admito q tava curioso para ver como seria a arbitragem…

    duvidas ficaram tiradas(nao é q ouvessem mtas)…

    mas terem q ganhar da forma q ganharam…a jogar em casa…e com um selecçao q devia ser claramente superior assim vai ser dificil ganhar algo…jogaram contra uma equipa europeia "decente"…e q mesmo assim tem mtos buracos…bom meio campo e bom ataque(principalmente quando entrar o Mandzukic…) mas a defesa…o esquerdo é adaptado um dos centrais mto lentos e velhos guarda-redes tb pouco agil e mesmo o Srna nao teve bem…se ate assim (com uma defesa tao limitada) teve tao mal para criar oportunidades nao prevejo coisas boas para o Brasil….

    O meio campo do Brasil é intenso…mas mto pouco esclarecido…o Oscar aparece descaido na direita a fazer nao se sabe mto bem o q…(apesar de ter tado bem)…o Fred bom bom so mesmo para os mergulhos(como se viu hj)…o Hulk na posiçao q joga nem sabe o q fazer em campo…e a defesa do brasil principalmente os laterais mto macios e q nem a atacar tiveram bem…logo acho q o resultado mais adequado seria o empate…nao fosse o arbitro ter os olhos em bico quando o fred desmaiou

  • Zé Meirinho
    Posted Junho 12, 2014 at 11:05 pm

    Quero destacar duas coisas, primeiro falar no fator arbitragem, incrivel o que se passou, uma expulsão perdoada a Neymar, um penalty inventado literalmente, e confesso não ter a certeza se no terceiro golo existe falta de Ramires, mas pela via das duvidas nem conto com o terceiro golo.
    Para além de ter sido parcial a arbitragem foi miseravel, bolas fora que não eram assinaladas, cantos mal marcados, foras de jogo mal marcados, de positivo destaco o criterio largo que adoptou, agora criterio largo não implica sancionar uma agressão com um amarelo, porque agora podemos falar na historia de que se a minha avo não tivesse nascido eu não existia, dois golos de Neymar que devia ter sido expulso antes, não acredito que o Brasil com menos um ganhasse o jogo de hoje, e ainda por cima enfrentar o próximo jogo sem Neymar e ainda por cima com possivelmente zero pontos seria algo perturbador para o Brasil, mas é disto que se fazem os campeões, esperemos que Portugal tenha a mesma "sorte" caso necessite dela.
    No que toca ao jogo, tinha comentado antes com uns amigos que achava que o Brasil ia perder o meio campo a nivél tático e na minha opinião foi isso que aconteceu, o meio campo Brasileiro é intenso, mas pouco criativo e algo lento, principalmente por causa de Luis Gustavo e Paulinho e veremos se contra seleções como até Portugal por exemplo conseguem passar uma barreira defensiva com mais qualidade (o amigavel de ha uns meses não serve de exemplo), na minha opinião com um meio campo tão sem ideias é necessário que os extremos e principalmente Neymar recuem para vir buscar jogo, de notar que os momentos em que o Brasil conseguiu criar perigo foi quando Neymar vinha buscar o jogo ou por erros individuais dos Croatas que permitiram a recuperação de bola com a equipa descompensada a nivél defensivo.
    Contudo acho que o Brasil é capaz de encarrilar neste momento graças a este pequeno grande empurrãozinho.
    Todos consideram o Brasil o grande favorito a vencer a competição, no entanto acho que o meio campo ainda pode tramar o Brasil, ao nivel de recuperaçao de bola é fortissimo, ao nivel de construção de jogo arrisco-me a dizer que é do nivél ou até inferior ao de Portugal.
    Já agora quero deixar a minha visão para o jogo da nossa seleção, acredito num empate ou vitória Portuguesa (parece algo dificil para muita gente), mas neste momento vejo uma Alemanha com muitas baixas e acho sinceramente que o fator clima pode pesar para o lado dos alemães, que jogam praticamente todos no campeonato alemão e estão habituados a temperaturas amenas/baixas principalmente, não sei se conseguirão manter uma intensidade elvada durante muito tempo.
    O meu 11 para o jogo com a Alemanha seria:
    Rui Patricio, João Pereira, Neto, Bruno Alves, Coentrão, Pepe (trinco), Moutinho, Meireles, Ronaldo, Nani e Eder.
    Pepe a trinco por achar que vai ser uma batalha extremamente fisica e acho que a falta de instensidade e velocidade de Miguel Veloso e WIlliam podem ser fatais, ou bem que entram com tudo ou mais vale pôr o guerreiro Pepe que fez jogos nessa posição com Mourinho e em 2010 com Queiroz no Mundial contra o Brasil e em que foi um tampão no meio campo. As minhas unicas duvidas neste 11 seria entre William e Meireles, devido à qualidade de passe (mas a verdade é que William e Pepe fariam um meio campo muito defensivo, e alem disso William não me tem encantado na seleção, contudo acho que com confiança é o melhor "passador" de Portugal) e entre Eder e Hugo Almeida que tem experiencia de campeonato alemão e está motivado com os 2 golos.
    No entanto acredito que o 11 será Patricio, J.Pereira, Pepe, Alves, Coentrão, Miguel Veloso/WIlliam, Moutinho, Meireles, Nani, Ronaldo, Postiga/Almeida.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 13, 2014 at 2:11 pm

      Parem de viajar ! A selecao de Portugal nao e das piores porem nao tem time para competir com os favoritos, nem para ir longe nesse mundial, se for longe sera por sorte ou por Ronaldo..

  • dário cardoso
    Posted Junho 12, 2014 at 11:39 pm

    Grande neymar. Adoro ver os vossos comentários eheh. Continuem. Força Alemanha.

  • Bruno da Silva
    Posted Junho 12, 2014 at 11:43 pm

    Quanto à arbitragem, esta dualidade de critérios foi, no mínimo, caricata. Comprovado pelas estatísticas 5 faltas para o Brasil contra 21 da Croácia. Estranho.

    Quanto ao jogo,acho que o Neymar é bom jogador, mas fico com a sensação que peca na definição de muitos lances. Devia tirar a bola da zona de pressão flectindo o jogo a toda a largura de campo e mete a bola onde a confusão está. Ainda assim é a referência neste Brasil e vai ser, sem dúvida, uma das figuras do Brasil. Apesar disso, acho que não deviam apoiar-se tanto nele ( na primeira parte, há um livre descaido para o lado direito, bem ao estilo de Hulk, e é o Neymar que o marca).

    A Croácia mostrou um jogo colectivo muito interessante e só quando inventava é que se metia em apuros ( do tipo das fintinhas de Olic na defesa que acabavam em contra ataques brasileiros). Têm um guarda-redes que me pareceu que podia ter feito melhor nos 3 golos.No primeiro faz-se tarde ao lance já que o remate foi um pouco frouxo (desconfio que não viu a bola partir), no segundo, apesar de adivinhar o lance e quase defender, a bola entra de forma algo inexplicável ( o remate não me pareceu assim tão forte) e no terceiro acho que está mal colocado. O Brasil foi claramente superior quando dava profundidade nos flancos, por grande ajuda laterais! Acho que o Brasil merecia ter ganho de outra forma, por um lado foram melhores no geral, por outro tinha sido um bom espectáculo e um bom inicio de Mundial.

  • porquinhodaindia
    Posted Junho 12, 2014 at 11:52 pm

    Expulsão perdoada, pénalti fantasma, golo precedido de falta. Bem-vindos à Copa.

    • Santos
      Posted Junho 13, 2014 at 12:23 am

      Ia escrever o mesmo, mas… :-)

    • Rabensandratana
      Posted Junho 13, 2014 at 9:34 am

      Tenho exactamente a mesma opinião dos dois.

      Isto foi uma roubalheira, este Brasil não jogou nada, simplesmente fiou-se a meu ver bem, já que o árbitro foi muito bem comprado.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 13, 2014 at 2:14 pm

      o choro e livre!, mas de verdade nao tenha duvidas que havera erros em 98% dos jogos dessa copa, infelizmente

  • Jorge Figueiredo
    Posted Junho 13, 2014 at 12:56 am

    O Perisic ainda joga? Ele não está no Dort.? Sempre o achei um jogador muito bom.
    Quanto ao jogo..não podia ser outro o resultado se não acredito que ia haver mortes nas ruas.
    Arbitragem péssima. Neymar para mim era expulso. A meu ver. Noto claramente que ele olha para a cara do jogador e nem vê mais nada, levanta o cotovelo e cá vai disto. Mas é a minha ideia.
    E não quero estar a exagerar mas o terceiro golo parece me precedido de falta mas não passaram nenhuma repetição por isso não posso afirmar.
    Apenas queria dizer que a meu ver Modric e Rakitic não podem jogar tão recuados no campo..Sei que o jogo se adivinhava difícil mas acho que tinham mais a ganhar com eles um pouco mais subidos.
    Mas para quê falar de futebol e de táctica quando, com esta arbitragem, o mundial está decidido?

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 2:38 am

    Foi claro que a arbitragem beneficiou o Brasil e que possivelmente sem aquele penalty não chegariam à vitória. Concordo também que irá continuar a haver uma grande tendência para favorecer a equipa da casa. Se é assinalada falta do Neymar, é agressão. Não existe amarelo. Mas pronto, o Brasil ganha, o povo fica contente, as manifestações diminuem, etc. Isto tudo conta! No entanto, considero que hoje a equipa do Brasil acusou muito a pressão do 1º jogo em casa. Creio que agora com a vitória, partiram mais "relaxados" para os confrontos seguintes e as equipas de Scolari baseiam o seu sucesso muito mais na capacidade mental e psicológica do que propriamente na capacidade técnica. Se embalarem, a minha opinião é que, por tudo isto, muito dificilmente este Mundial não cairá no fim para os canarinhos. E não gostava nada que fosse assim.

    Ass:
    Guilherme Oliveira

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:39 am

    Só falta mesmo agora ver a França que pelo que já se prevê vai ser mais uma equipa levado há ao colo e já para não falar do sorteio !!

    Diogo L.Ferreira

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 13, 2014 at 10:22 am

    A vergonha do costume: vermelho perdoado ao Neymar e penalty descaradamente inventado e eis o Brasil a salvar-se de uma provável derrota! EStá visto que chegam à final….

  • Jose Seabra
    Posted Junho 13, 2014 at 11:15 am

    Falando apenas de futebol, para mim o empate teria sido o resultado mais justo.
    Scolari é um excelente motivador e gestor de grupo, mas não é um bom treinador, e isso vê-se pela estrutura e dinâmicas da equipa brasileira.
    Paulinho e Luiz Gustavo são 2 bons jogadores, Luiz Gustavo mais posicional, Paulinho mais móvel, mas os 2 com muito pouca intensidade, nas transições defensivas são jogadores com muita dificuldade na pressão e recuperação da bola, o espaço que o BRasil deu entre a defesa e o meio-campo, contra uma selecção ofensivamente mais forte, teria sido mortal.
    Hulk na esquerda não faz sentido, nunca rendeu nessa posição, ainda por cima é obrigado a defender constantemente para Neymar ter total liberdade. Fred é menos 1, este Brasil não precisa de um PL fixo e só os prejudica.

    No banco têm 3 jogadores que para mim seriam titulares de caras, Ramires, Fernandinho e Willian. É um Brasil com a cara de Scolari, antiquado e com muito pouco futebol. Já não existem os Ronaldinhos, os Ronaldos, Rivaldos, Cafus, Robertos Carlos, etc… Já não existe o meio-campo campeão europeu de Mourinho, não há Ronaldo nem Figo. Scolari só ganha este Mundial se for constantemente levado ao colo pela arbitragem.

Deixa um comentário