Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Neymar regressa ao Santos

Soube a pouco? Os seus números e títulos fazem inveja à maior parte dos jogadores, no entanto são claramente curtos para o seu enorme potencial – em termos de técnica, magia, capacidade de desequilíbrio é disparado o 2.º melhor dos últimos 15 anos. E sendo certo que as lesões nunca o ajudaram, e a maior parte delas foram devido a entradas violentas, também é verdade que nos últimos 2 anos se ‘desligou’. Neste sentido veremos se o regresso a casa vai permitir que recupere alguma motivação ou se apenas irá confirmar que nunca mais iremos ver a versão de um dos jogadores mais geniais de sempre.

Neymar está de regresso ao Santos. O craque brasileiro, de 32 anos, rescindiu com o Al-Hilal e assinou por 6 meses pelo clube onde começou a carreira. Recorde-se que Ney deixou o ‘Peixe’ em 2013 para rumar a Barcelona, onde somou 8 títulos. Em 2017 optou por sair para o PSG, com o sonho de ser o melhor do Mundo, mas falhou o objetivo individual e, apesar dos 13 troféus, também não conseguiu levar o clube à saída da Champions, tendo saído pelo porta pequena há ano e meio para o Al-Hilal, onde só fez 7 jogos devido a uma lesão.

40 Comentários

  • Ss
    Posted Janeiro 28, 2025 at 8:32 pm

    Teve momentos geniais, e efectivamente tinha talento para dar e vender, mas dizer que é o segundo melhor a desiquilibrar nos últimos 15 anos é esticar a corda. Faltou-lhe sempre algo para entrar na corrida dos grandes nomes do futebol..é pena porque tinha talento para tal.

    • BoaMike
      Posted Janeiro 28, 2025 at 8:51 pm

      Desequilibrador é diferente de estar na corrida dos grandes nomes do futebol.

      O maior desequilibrador dos últimos 15 anos é o melhor de todos os tempos … Neymar ser o melhor desequilibrador a seguir ao Messi é um dos melhores elogios que se pode ter, se bem que Neymar tinha muito mais recursos técnicos que o argentino

      • Oldasity
        Posted Janeiro 28, 2025 at 11:18 pm

        Neymar com mais recursos técnicos? ?

        Neymar era super craque, principalmente no Barça e nos 2 primeiros anos de PSG, mas nem aqui nem no outro mundo se tinha mais recursos, logo técnicos, que o Messi. Não há absolutamente nada que Neymar conseguisse fazer e o argentino não. No entanto mostrava mais extravagância, o Messi era muito mais simples e objetivo. Recursos técnicos não é só fintar e nem isso era melhor que Messi, que conseguia superar em qualidade e quantidade, só na nota artística (e isto é tudo dependente de opinião e gosto) é que até superava o argentino.

        • Valderrama
          Posted Janeiro 29, 2025 at 10:04 am

          O Messi é com muita distância o melhor jogador de futebol que vi. No entanto acho que no um para um o Neymar tinha mais recursos técnicos que o Messi e era mais imprevisível. O Messi até será mais eficaz do que o Neymar no um para um mas o Neymar era bem mais diversificado.

        • BoaMike
          Posted Janeiro 29, 2025 at 10:52 am

          Quando não se entende o que uma pessoa diz, dá nisto…

          Messi é o melhor de todos os tempos, por larga escala, o mais completo em termos ofensivos.

          Mas o drible dele era muito à base do drible curto, bola colada ao pé ( e para ele bastava isso para ter o sucesso que teve, mais titulado do mundo, individualmente e colectivamente)

          Mas Neymar tinha muito mais recursos técnicos, um para um mais imprevisível, dava mais show.

          • Oldasity
            Posted Janeiro 29, 2025 at 2:08 pm

            Ser mais imprevisível e criativo significa que tenha mais recursos técnicos? O próprio Ronaldinho disse uma vez que não havia nada que ele conseguisse fazer que o Messi não conseguia. Neymar tem um lote inteiro de recursos técnicos, foi um grande jogador e era um prazer vê-lo jogar, mas discordo totalmente que tivesse mais recursos técnicos. Volto a dizer, não há nada que o Neymar faça com a bola que Messi não conseguisse. Simplesmente o argentino não andava a fazer cabritos aos adversários, porque era desnecessário e não acrescentava nada ao jogo, mas sim ao espetáculo. Mas se Messi quisesse conseguia fazer esse tipo de coisas sem dificuldade.
            Volto a referir também, em nota artística Neymar estava acima e isto evidentemente depende dos gostos.

            Tudo a minha opinião e nada mais.

    • Guinha10
      Posted Janeiro 28, 2025 at 8:54 pm

      Então?

    • Citizen_Erased
      Posted Janeiro 28, 2025 at 9:01 pm

      O texto não diz que foi o segundo melhor a desequilibrar nos últimos 15 anos, disse que era o segundo que tinha mais capacidade para desequilibrar. Excluindo no Manchester, e mesmo aí tenho dúvidas, não há muito que se consiga negar nesta frase.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 28, 2025 at 9:11 pm

      Não é esticar nadinha a corda. É bem verdade. E foi o segundo melhor do mundo algum tempo… enquanto quis.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 28, 2025 at 10:33 pm

      Alem de Messi, qual outro jogador desequilibra individualmente tanto como Neymar, nos ultimos 15 anos?

  • NeFernandes
    Posted Janeiro 28, 2025 at 8:40 pm

    Ainda que tenha vingado e ter sido dos jogadores mais entusiasmantes para mim, é o meu maior what if! Aquele jogador que mais pena tenho de não se comprometer a 100%. Ainda assim sei que se divertiu no mundo da bola.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 28, 2025 at 8:44 pm

    Potencialmente, é muitíssimo superior a Vinícius. É rico, tontas não lhe faltam (por anos), dinheiro também não, e está a borrifar-se para o que pensam e dizem dele, vivendo como lhe apetece.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 28, 2025 at 10:34 pm

      Potencialmente?!

    • Louis
      Posted Janeiro 29, 2025 at 7:48 am

      Comparar Neymar ao Vinícius é como comparar o carnaval do rio com o de Torres vedras

    • Ballack
      Posted Janeiro 29, 2025 at 11:27 am

      Potencialmente? Afirmação sem pés nem cabeça. Aconselho pesquisar números do Neymar no Barcelona vs números do Vinícius em Madrid. Nem é preciso mencionar a proteção extra de que goza a vítima coitadinha do racismo nestes últimos anos. Vinicius Jr. não chegou nem nunca vai chegar aos calcanhares do Neymar, para quem conheça ambas as carreiras não há como duvidar.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 30, 2025 at 5:32 am

        Sim, potencialmente. Aconselho a entender o significado do advérbio no contexto. Não preciso de números, porque vi a carreira.

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 28, 2025 at 10:02 pm

    E a Vila Belmiro volta a ter motivos para sorrir depois de tempos bem conturbados. É bom ver o Ney regressar. Está muito longe do auge mas não precisa de muito para entusiasmar quem gosta de bola. Para já é só até ao Verão (sintoma de que até o Santos está algo desconfiado, ou o próprio quer ainda ir à MLS este ano), mas o Peixe ganha aqui uma grande arma para lutar pelos lugares cimeiros (top 6). E quem diria que ainda ia ser treinado pelo Caixinha e fazer dupla no ataque com o Tiquinho.

  • opiniaodeadepto
    Posted Janeiro 28, 2025 at 10:18 pm

    Sim! É uma espécie de Fábio paim num nível mais alto!

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 28, 2025 at 10:42 pm

      Isto é a brincar?
      O Paim nem sequer é jogador de futebol, nem num Chipre se afirmou, nem carreira teve, o Neymar foi anos a fio dos melhores do mundo… Até um jogador com carreira no Arrentela fez mais no futebol que o Paim, mas este flop é chamado para a conversa com um Neymar por obra de quem? À parte pertenceram ao sexo masculino o que é que têm em comum?

    • Oldasity
      Posted Janeiro 28, 2025 at 11:20 pm

      Credo. Neymar tinha muito mais talento que Paim e conseguiu contribuir MUITO para o futebol, Paim é um 0 redondo, literalmente.

    • NeFernandes
      Posted Janeiro 28, 2025 at 11:56 pm

      Alguém que te mostre os resumes das épocas no Barcelona. Resumir a carreira de Neymar a esta frase é do pior que já se viu no blog.

      • opiniaodeadepto
        Posted Janeiro 29, 2025 at 10:02 am

        Eu disse a um nível mais alto! Ia ser o melhor do Mundo só que não foi! Podia ter sido isto e aquilo, só que não foi! – o paralelismo está lá.
        Para que fique claro acho que o Neymar foi grande craque! E ainda tem condições para voltar a ser se quiser, pois ainda é novo.
        Ainda assim considero um dos melhores de sempre!

        • manel-ferreira
          Posted Janeiro 29, 2025 at 12:19 pm

          Mas onde é que o Paím ia ser o melhor jogador do mundo, ou sequer perto disso? Porque o CR mandou umas larachas sobre isso quando tinha uns 20 anos? Por causa de umas fintinhas que fez nos juvenis?
          O mito Paím deve ser das coisas mais ridiculas que já vi. Basicamente, tornou-se facto que “se ele tivesse cabeça, tinha 3 Bolas de Ouro”. Isto com base em…nada! Nem sequer dizem “ele podia ter tido boa carreira”. Não, era logo dos melhores do mundo.
          Eu percebo que o pessoal usa isto como história de moral “se não treinares com afinco, vais ser como o Paím e o papão vem-te comer”. Mas a maneira como se traz constantemente um tipo que nem em terceiras ligas se destacou para conversas sobre jogadores que, mesmo não chegando ao nível que se esperava, tiveram carreiras perfeitamente legítimas… A sério…

  • Valderrama
    Posted Janeiro 28, 2025 at 10:22 pm

    Difícil avaliar o Neymar.
    É vítima da era em que jogou e em que teve de concorrer com dois jogadores que mudaram a forma como se encara a qualidade do jogador de futebol. Os números de golos e assistências, os prémios individuais adquiriram uma importância nunca antes vista. Fruto deste tempo, o Neymar é visto como um péssimo profissional, no entanto de todas as super estrelas brasileiras que vi (Romário, Ronaldo e Ronaldinho) talvez tenha sido o mais profissional de todos e sem dúvida o que esteve no topo durante mais tempo. Claro que não ter ganho o campeonato do mundo vai sempre diminui-lo na comparação com os compatriotas.
    Mas na verdade o Neymar estando em forma é dos jogadores mais estimulantes para ver num campo de futebol como adepto neutro. Para além dos aspectos já destacados pelo VM e em que concordo por completo, na imprevisibilidade da finta é o melhor que vi desde que acompanho futebol há cerca de 30 anos, Ronaldinho e Messi incluídos. Trazer Manchester Uniteds para a conversa só pode ser brincadeira.

  • Gorlami
    Posted Janeiro 28, 2025 at 10:44 pm

    Acho engraçado porque estava a fazer um exercício há uns tempos e cheguei à conclusão que, apesar de tudo, o Neymar fica na história do futebol como um dos melhores de sempre. E ainda assim é unânime que ficou aquém de onde poderia ter chegado. O que diz bem da quantidade de talento infinita que vive naqueles pés.

    É um crime nunca ter vencido a Bola de Ouro. Compreensível já que o seu prime aconteceu ao mesmo tempo que o prime do Cristiano e do Messi (na fase final de ambos). Mas não deixa de ser um crime.

    Foi a única vez na minha vida que procurei ver jogos do Brasileirao. Para ver aquele menino maravilha em campo. Acho que me vai dar vontade de voltar a ver.

  • Veridis Quo
    Posted Janeiro 28, 2025 at 11:27 pm

    Daqueles que valia a pena pagar bilhete para ver.
    Quem não gosta de ver Neymar com a bola nos pés, não gosta de futebol.
    Um talento destes que ia em busca do diferente, que procurava entreter quem ligava a TV ou ia ao estádio para o ver jogar passou metade da carreira com uma luz surrealmente negativa sobre ele por parte do público geral.
    O mesmo público que critica o futebol robótico, standardizado, demasiado focado no controlo e no aspeto tático, com menos artistas… passou a maior parte da carreira do Neymar a achá-lo prepotente (e aqui refiro-me somente ao que fazia dentro das 4 linhas), brinca na areia, gozão e a regozijar-se das lesões dele e a achar que toda a pancada que levava de sarrafeiros com 1/100 do seu talento era merecida e até insuficiente. A bem da verdade, o Neymar também nunca soube proteger-se disso, vendo em qualquer defesa e qualquer parte do campo uma disputa de rua para brincar e fazer algo de diferente, mesmo que longe da baliza, perdendo a proteção da área e ficando exposto a que perdessem o controlo e entrassem duro com menos consequências.
    Teve a carreira que quis e que o corpo permitiu, mas longe de ser um fogacho. Enquanto houve foco e saúde ao nível do seu talento, foi o melhor do mundo fora os outros dois e teria somado umas bolas de ouro ao CV caso tivesse tido o auge fora do período Messi-Ronaldo.
    Desde que apareceu no Santos (saudades do surgimento dele e do acompanhar inicialmente pelas compilações de youtube) até ao início da vida em Paris foram quase 10 anos de uma consistência inacreditável (sabe a pouco pelo imenso talento, mas não foram 2 anos ou 3 a jogar bem como se quer fazer parecer), decidindo, driblando, marcando, assistindo e entretendo semana após semana.
    Já se vai vendo isso pelas redes sociais, mas o tempo será o melhor amigo do Neymar (como foi do Ronaldinho, do Romário, do Zidane, etc,), no que ao seu legado diz respeito. Os títulos e os números são brilhantes, mesmo que abaixo do que podiam ser, mas por puro valor de entretenimento, as gerações seguintes voltaram a Neymar porque a criatividade e o talento dele com a bola nos pés é uma coisa muito rara.
    A carreira não é tudo o que podia ser, mas olhar para ela com uma lente mais negativa primeiramente é falta de noção. Até porque quem estava lá, quando apareceu, sabe perfeitamente a pressão que teve e o que era dito sobre ele. “Mais um Robinho”, “brinca na areia”, “só no Brasil é que vai conseguir fazer isto”, “na Europa não vai dar nada”, “o Lucas é mais jogador e vai ser melhor na Europa”. Isto não é inventado, eram opiniões bem frequentes na altura.

    • Footballislife
      Posted Janeiro 29, 2025 at 12:01 pm

      Adoro os teus comentários! Comenta sempre por favor! ;)

    • Jeco Baleiro
      Posted Janeiro 29, 2025 at 12:19 pm

      É isto, sem tirar nem por. Completamente de acordo. Neymar é futebol puro.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 29, 2025 at 2:40 pm

      Concordo com tudo, e para reiterar parte…
      As pessoas esquecem-se o que ele fez no Santos. Um puto, mas que foi a estrela maior, e que com eles ganhou tudo pelas americas. O futebol dele era vertiginoso ao mesmo tempo que era bonito e provocador. O puto limpava 3 e 4 antes de ser varrido, mas voltava a fazer o mesmo na jogada seguinte.
      Alem disso, Neymar nao era um jogador so de fintinhas, era um craque a todos os niveis. Tinha um remate excelente, finalizava muitissimo bem, com classe e com calma, e conseguia executar aquilo que pensava, porque tinha recursos para isso, a driblar era totalmente fora da curva, tinha visao e passava como poucos “numeros 10s”, enfim… era muito completo em todos os atributos ofensivos.
      Aquilo que eu sempre achei dele, pela negativa, foi que ele se agarrava demasiado ao seu adversario directo, e queria “ganhar-lhe”. Nao queria so ganhar o jogo, queria “bater” no defesa com bola. E conseguia, na maioria das vezes, mas focava-se tanto nisso, que acabava a jogar para a bancada. Isso tornava-o um alvo facil das provocacoes, porque ao fim de algumas ele focava-se em retribuir. Claro que isso nao esta ao alcance de todos, tinha essa mentalidade de se afirmar por cima do adversario, mas as vezes prejudicava a equipa com isso.
      Ao fim de alguns anos, creio que na parte final da sua carreira no PSG, acho que tambem perdeu um pouco o gosto por competir, ferrar na lingua e ganhar o jogo. Nao digo que nao goste de jogar, diverte-se, claramente, mas competir com toda a sua alma foi coisa que foi morrendo nele.
      Deu muito ao jogo. Valia a pena ver o jogo para o ver jogar. Torci muito para que o PSG vencesse o Bayern e tive muita pena que nao o tenham feito, porque queria que fosse coroado. Acho que merecia.
      Foi dos melhores que vi jogar com toda a certeza. O que jogava vai muito para la dos numeros, Neymar era um dos melhores fosse onde fosse, na rua, na sala da sua casa ou no Camp Nou.

      • NCM
        Posted Janeiro 30, 2025 at 1:19 pm

        Concordo com tudo, e noa teus elogios está uma grande crítica: Faltava alguma objectividade ao seu jogo e até algum pragmatismo para a sua própria protecção. O Messi nisso wra bastante superior pq colocava todos os seus atributos ao serviço do colectivo, mesmo quando decidia sozinho.
        As lesões traumáticas que devia-se muito à forma como jogava e encarava os adversários e principalmente em França os adversários não perdoavam. Não era bonito mas era a realidade.

  • Schmeichel
    Posted Janeiro 29, 2025 at 8:42 am

    Desligou nos últimos 2 anos? Só se estiverem a incluir a carreira de jogador de Poker!
    O fim da passagem pelo PSG já foi penoso e a decisão de o contratar pelos árabes foi simplesmente catastrófica, com retorno praticamente nulo.
    Agora no Santos, vai lá dar uns pontapés entre as idas à praia ou à balada. Mesmo assim acredito que no Brasil e particularmente no clube onde se formou ainda apresente algum rendimento desportivo. Não gostaria é de estar na pele do Caixinha a gerir um plantel com um elemento destes (e com o “lastro” que tem junto dos adeptos) no balneário.

  • Ricardo10_
    Posted Janeiro 29, 2025 at 10:46 am

    A noite de São Paulo nunca mais será a mesma… Agora é que vai ser a loucura…
    Aceitam-se apostas para quantos jogos irá fazer nestes 6 meses e quanto kgs irá engordar!

  • Kacal
    Posted Janeiro 29, 2025 at 6:40 pm

    O Neymar do Barcelona em 2015 sobretudo exibiu um nível que não vi assim tantos exibir numa era dominada por Messi e CR7. A nível de talento e habilidade pura foi o melhor que vi em largos anos. Sem dúvida um craque! Pena ter “desistido” ao ir para o PSG, mas é o que é. Este regresso ao Santos é bonito mas a zona de conforto pode ter um efeito contrario ao pretendido e “encostar-se” ainda mais. Mas estando bem é uma clara mais-valia e no Brasileirão ainda partirá tudo!

  • Quinhas
    Posted Janeiro 29, 2025 at 8:02 pm

    Vou repetir o que SEMPRE disse de Neymar,caso ele quisesse,era DESTACADAMENTE o n° 2 atrás de MESSI !!!Bastava somente ser criterioso ,ou melhor e indo directo a principal falha,gostava de picar e humilhar os adversários repetidamente,e por vezes essas provocações (com bola) eram executadas no seu meio campo e tendo vários colegas a quem passar , COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO,o pior , é que em várias dessas jogadas foram a origem das suas lesões ? infelizmente, não aprendeu e voltava a repetir.
    Um talento incrível,tinha tudo !!!

Deixa um comentário