Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ninguém se ficou a rir no dérbi; Sporting, que entrou forte, esteve duas vezes na frente, mas Benfica (melhor no 2.º tempo) respondeu; Ramos bisou; António Silva teve noite complicada; Ugarte foi o destaque dos leões; Trincão desperdiçou isolado; Chermiti também perdoou o 3-2 nos descontos

Imagem: Liga Portugal

Benfica 2-2 Sporting (Gonçalo Ramos 37′ e 64′; Bah 27′ p.b. e Pote 53′ g.p.)

O dérbi eterno terminou empatado, resultado que não agrada às duas equipas. O Benfica esteve melhor depois do intervalo, mas não criou o suficiente para vencer e fica assim com menos margem. Já o Sporting entrou claramente melhor, esteve duas vezes em vantagem, no entanto depois do 2-1 recuou, quase não atacou e está agora ainda mais distante dos lugares de Champions. Chermiti, na estreia, mesmo assim podia ter sido herói, não tivesse desperdiçado nos descontos (rematou mal em boa posição, ainda por cima tinha Pote completamente sozinho no meio). Trincão também revelou displicência na 1.ª parte, ao falhar isolado o possível 2-1 completamente isolado. Melhor esteve Gonçalo Ramos, que potenciou as duas oportunidades que teve. Também Rafa foi sempre uma dor de cabeça para a defesa verde e branca. Por outro lado, António Silva cometeu uma falha grave nos primeiros 45 minutos e ainda fez penálti sobre Paulinho. Neres esteve igualmente desastrado, não tendo tido uma ação positiva nos minutos que esteve em campo.

Destaques:
Benfica – 
As Águias estiveram sempre à procura do prejuízo e conseguiram um ponto, que permite a aproximação do SC Braga, mas deixa a turma de Roger Schmidt na mesma com algum conforto e que mantém o Sporting a 12 de distância. Com quatro médios, o Benfica sentiu mais dificuldades para criar ocasiões, apesar do maior domínio nos 90′, e defensivamente cometeu alguns erros, sobretudo no controlo da profundidade e do espaço nas costas de Grimaldo. O espanhol, que foi batido por Edwards no 1.º golo, até foi dos melhores, ainda assim, e ainda assistiu, ao passo que Otamendi e António Silva cometeram algumas faltas e não estiveram confortáveis com Paulinho e Chermiti depois. Já Bah cometeu um auto-golo e voltou a ser o elo mais fraco da defesa. No miolo, Florentino errou alguns passes, mas foi importante na pressão, juntamente com Aursnes (sempre seguro na circulação) e Enzo Fernández, sendo que o argentino ainda teve a habitual presença no passe. Já Neres entrou mal, enquanto Gonçalo Ramos foi a principal figura da equipa, com dois golos. Também Rafa esteve em evidência, com muitos lances criados com a sua velocidade e drible curto, enquanto João Mário foi importante nos equilíbrios e ainda conseguiu desequilibrar em alguns lances (na finalização esteve pior).

Sporting – Leões saem vivos da Luz, mas cada vez mais longe do pódio, cenário que pode complicar bastante a preparação da próxima época. Ao contrário do duelo nos Barreiros, o Sporting entrou forte, marcou primeiro e esteve na frente em duas ocasiões, mas nunca conseguiu controlar o jogo. Ainda assim, na reta final até podia ter vencido, fosse outro o acerto de Chermiti. De resto, Ugarte encheu o campo, sendo forçado a ‘jogar por 3’, tal é a incapacidade dos restantes contribuírem na pressão e na ocupação dos espaços, sobretudo no corredor central. Pote nesse particular fica longe do exigível, embora tenha sido decisivo na conversão do penálti. Também Edwards fez miséria na 1.ª parte, juntamente com Pedro Porro, ao contrário de Trincão, que esteve desastrado. Ainda assim, Arthur não fez melhor quando entrou, ao contrário de Jovane, que conseguiu ligar alguns lances de contra-ataque. Também Nuno Santos esteve menos ativo do que é normal, e muito pouco certeiro no cruzamento, enquanto Coates e Matheus Reis passaram mal na defesa. Mais seguros estiveram Inácio e Adán, enquanto St. Juste entrou com agressividade em excesso, cometendo algumas faltas desnecessárias.

XI Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández; João Mário, Rafa, Aursnes; Gonçalo Ramos.

XI Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis; Pedro Porro, Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Edwards, Trincão, Paulinho.

172 Comentários

  • RMCL
    Posted Janeiro 16, 2023 at 11:51 am

    Estes jogos deixam-me aziado, contra um Sporting fraco fraquinho trazemos um empate!
    Continuo a dizer Neres pode ser um jogador formidável não duvido que o seja, mas neste momento é uma nulidade, já há muito que o disse Tiago Gouveia caía que nem mel neste Benfica! No jogo de ontem destaco Enzo apos a saída de Aursenes o Argentino cresceu e foi ele a levar o Benfica para a frente! Ontem Schmidt mexeu pessimamente mal no jogo!
    Lamentar Ugarte ter terminado o jogo!

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 16, 2023 at 8:06 pm

      Nos também lamentamos o Otamendi ter terminado o jogo.

      O Ugarte devia ter sido expulso porque

      (1) levou amarelo num lance em nem falta è;

      (2) foi impedido pelo árbitro de disputar o lance no golo do Benfica.

      Como é que é possível terminar este jogo?

      Lamentamos todos imenso…

      • BrunoAfonso 12
        Posted Janeiro 17, 2023 at 10:45 am

        O Ugarte foi tão impedido de disputar o lance do golo, que antes do golo, a bola rolou durante 52 segundos depois de o árbitro “albaroar” o Ugarte, e o Sporting ainda chegou a ter a posse de bola depois de o mesmo ter acontecido.

        É só ler o que o Duarte Gomes escreveu sobre esse lance.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 16, 2023 at 10:02 pm

        Eu lamento e o Otamendi ter levado um amarelo num mergulho aos 4min que o condicionou. Ainda queriam expulsao? Fantastico. Joguem a bola.

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 16, 2023 at 11:45 am

    O projecto do Sporting está bem desenhado, para a sua dimensão, alicerçado no seu ADN, a sua formação.
    Contratar pouco, apenas indiscutíveis, e quando se foge disto, por decisão, ou falhas no scouting, existem lacunas sérias, porque está tudo à pele.
    St. Juste e o grego foram o busílis para o falhanço desta época, ao contrário de Morita que pegou de estaca.
    Trincão dá para titular, mas não é a mais valia, que o seu preço exigia, e mesmo Edwards ainda não cumpre com o seu potencial.
    Andamos com Inácio e Pote fora dos lugares pela escassez de opções.

    2 médios, Ugarte e Morita? Morita lesionado 1 mês, e sobram os juniores Dário cartões Essugo, e o Mateus verdinho Fernandes.
    Amorim tem tudo espremido ao máximo, o seu sistema mascara ao máximo as fragilidades da defesa, e potencializa os melhores alas da liga.
    Nas alas Arthur e Jovane são muito interessantes para darem coisas diferentes, mas são muito inconstantes, no caso de Jovane, pelas lesões intermináveis. Até Tabata que garantia quórum técnico, se foi.

    Sobre o jogo, tivemos um Ugarte que valeu por 2, e conseguimos especular, mas o Pote foi retirado do lugar, e sem ele não existe finalização. Inácio na esquerda é mais natural, mas existe Matheus, falta o central do lado direito que temos que decidir se será Juste, ou é caso perdido.

    Porro é para manter? Se sair, existe dinheiro para investir em 2/3 posições?
    Chermiti foi pena a lesão de 4 meses, teve aqui os primeiros minutos (nem se estreou esta época na B), mas será um cavalão, e continuou a crescer mesmo no estaleiro, desde a aparição na pré-época.
    Obviamente faz falta alguém, que derruba defesas com o encosto, que ganha a profundidade, e que se movimenta inteligentemente, ofensiva e defensivamente, e que tem um 1 toque muito decente. Falta a certeza de remate, mas tem 18 anos.

  • Red Punisher
    Posted Janeiro 16, 2023 at 11:06 am

    O Benfica está claramente a viver um tempo de ressaca, após 4 meses onde jogou ao mais alto nível.

    Faz hoje mês e meio que o futebol em Lisboa tem mudado de clima, havendo mais verde no Campo Grande e menos verde nos Altos dos Moínhos (qualquer leitor Lisboeta perceberá esta analogia).

    Faz hoje também uma semana que o Benfica decidiu, e bem, contratar 2 promessas do futebol nórdico, que se juntam a Aursnes e que poderão fazer um trio temível nos próximos tempos.

    E tal como disse Ruben Amorim, fruto da tenra idade (sua e dos seus pupilos), a equipa do Sporting é notoriamente bipolar, instável e cheia de talento.

    Mas também haverá sempre algo que não se percebe e que deve ser escrito. Se o Sporting tivesse metade da vontade de vencer o Benfica quando joga contra os restantes 15 clubes (tirando Porto e Braga), estaria a lutar pelo primeiro lugar. Coisa que não acontece.

    Em termos anímicos, o Sporting sai por cima deste jogo, sim. Em termos pontuais, é um desastre autêntico ter perdido 5 pts em 7 dias, nos últimos 2 jogos do campeonato, que foram e bem aproveitados pelo Braga e também pelo Porto (e quiçá Casa Pia hoje na Amoreira).

    Para a semana fecha-se um ciclo, pois o campeonato ficará encerrado a 50%. E aí poderemos fazer ilações do que aconteceu e do que poderá vir.

    O jogo em si, foi mediano, talvez a ida ao Varzim na 3f pode ter pesado no Benfica, especialmente durante a primeira meia hora que não esteve em campo, mas o Sporting tem muito valor e deverá querer crescer daqui em diante e, certamente irá disputar a final da Taça da Liga com o Porto (será?) e manter a maldição de Sérgio Conceição.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 16, 2023 at 8:08 pm

      O Sporting tem a mesma vontade de vencer sempre.

      Acho piada ler este tipo de insinuações depois do Sporting ter desistido do jogo. Vocês não são especiais.

      O Sporting não está a lutar pelo título (nunca esteve desde Agosto na verdade) porque é incompetente, não é porque tem falta de vontade. Felizmente preferimos ter jogadores de futebol com qualidade do que 11 cães raivosos.

  • MikeM
    Posted Janeiro 16, 2023 at 10:15 am

    O Benfica não pode dar estas borlas. Jogo em casa contra o atual 4º classificado (pode até ficar em 5º no final desta jornada), têm de fazer mais…
    O Sporting é sempre o Sporting e o maior rival, mas viu-se pelo jogo de ontem que neste momento não deveria ter tirado pontos ao Benfica. Isto porque marcam dois golos fazendo 3 ou 4 remates durante todo o jogo e o empate pareceu sempre agradar, o que é estranho numa equipa que está a 12 pontos do primeiro classificado.
    Aursnes está a ser prejudicado ao ser colocado numa posição que não é a sua, a sua polivalência está a funcionar ao contrário porque nunca na vida é um extremo e aquilo que dá à equipa no miolo é infinitamente superior ao que consegue fazer junto a uma linha. Ou se muda o esquema ou se muda o jogador.
    Ainda assim deu sempre mais do que Neres, que foi menos um, incrível a diferença do brasileiro no início da época para agora. Parece muito preso e lento, quando era exatamente o contrário.
    A defesa não esteve bem, nenhum, porém o Bah e o António ontem estiveram particularmente infelizes.
    O lance do penalti é discutível mas para mim acaba por ser bem assinalado. Nas várias repetições vê-se que o Paulinho provocou a situação e a sua intenção foi sempre ganhar a falta, vê-se perfeitamente que antes do contacto já vinha a arrastar o pé, mas o que é certo é que o António Silva lhe toca e causa a queda, portanto não há muito mais a dizer, falta de experiência do miúdo, faz parte do crescimento e acredito que na próxima será mais cauteloso.
    No que respeita à amostragem de cartões, foi Soares Dias a ser igual a si próprio, Otamendi leva um amarelo numa falta que até tenho dúvidas que exista, o Rafa leva um amarelo ridículo, devido a um mergulho exagerado, como é seu costume, do Nuno Santos, mas o Ugarte faz 3 ou 4 faltas a parar ataques na 1ª parte e não leva cartão, e acaba por levar um amarelo tardio numa falta inexistente.
    Começa por apitar qualquer toque, depois dá-lhe uma luz e muda o critério deixando passar faltas claras (há um pisão claro do Coates à entrada da área sobre o Ramos que passa como se não fosse nada, existem dois ou três lances do Neres em que decidiu sempre contra o Benfica. Mas ainda assim não acho que tenha tido influência direta no resultado, é apenas fraco e o Benfica tinha de ter feito bem mais.
    O treinador ontem também acho que não tenha estado bem, fez apenas uma substituição (o Chiquinho já entra com o jogo a acabar), e sem tem Draxler no banco e os que estão a jogar não estão a render, pelo menos o alemão teria sempre de entrar. Penso que também se contentou com o resultou e teve receio que se arriscasse poderia perder.
    Com isto temos o Porto a 5 e o Braga a 4, mas, por todas as razões e mais algumas, penso que serão os de sempre a maior ameaça, porque a partir do momento em que os deixam entrar na luta, será muito difícil perderem pontos.

  • Aurinegro
    Posted Janeiro 16, 2023 at 9:41 am

    Quanto ao António Silva, espero que não se cometa o mesmo erro que com o Ferro. O miúdo tem muito potencial, mas tem tremido e cometido alguns erros. O mesmo aquando do Ferro, que se continuou a insistir nele mesmo quando eram erros atrás de erros. Até de uma perspectiva de formação do jogador, ir uns jogos ao banco não era pior. Tendo dito isto, não sei bem qual dos outros centrais entraria.

    • MikeM
      Posted Janeiro 16, 2023 at 10:26 am

      Quais são os erros atrás de erros que o António Silva tem feito? Teve um na taça de Portugal e ontem cometeu um penalti e teve um atraso mal calculado que o próprio remendou.
      Mas vocês acham que o miúdo iria jogar sempre e nunca errar? Os melhores centrais do Mundo cometem erros, Sérgio Ramos foi considerado vários anos e de vez em quando dava casas que até metiam impressão, o Van Dijk igual, não falando em Rúben Dias e outros tantos.
      Tem-se exibido num nível brutal em quase todos os jogos com 18 anos, noutros vai cometer erros. Mas é ele e o Otamendi que tem o dobro da idade.
      Não se percebe este pessoal e estas comparações com o Ferro são apenas parvas, nunca o Ferro demonstrou 1/4 do potencial e qualidade do António.

  • Pormenor Tatico
    Posted Janeiro 16, 2023 at 9:10 am

    Essugo ontem daria jeito para dar músculo ao meio, tivemos que jogar o jogo todo com Ugarte e Pote, para 4 médios do Benfica, na 2ª parte o Sporting já não teve pernas para atacar, o desgaste físico foi claro.

    A entrada de Juste na direita também não ajudou, muito faltoso, O Benfica continuou a jogar sobre o nosso lado direito à vontade.

    Com um meio mais agressivo e um ataque mais móvel, o Sporting ontem espetava 3 ou 4 golos ao Benfica e não sofria 2 golos de certeza, nem a jogar em transição conseguimos ganhar a este Benfica que é bem fraco a defender.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 16, 2023 at 7:26 am

    136 comentários a falar do Benfica, do Sporting e do árbitro…

    E nada para o António Silva?! É que ontem ele foi o chamado mel, o sitio onde o Sporting percebeu desde cedo que o Benfica estava vulnerável. Não foi só o penalty estúpido e desnecessário, foram perdas de bola, más decisões na saída, e insegurança. Por duas vezes ia deixando Trincão na cara do Vlachodimos, mas teve a sorte de Trincão infelizmente ser Trincão. Se há um culpado pelo empate de ontem é ele, mas acho engraçada a exigência total dos benfiquistas com uns e a total ausência dela com outros…

    Ah e para que não me chamem cego, sim o Inácio foi o nosso mel, um buraco completo no centro da defesa que o Benfica explorou o jogo todo. Já o disse uma vez. Enquanto jogarmos com esta defesa é muito difícil ganharmos, temos dois jogadores bons( Porro e Coates) acompanhados por defesas do nível do Rio Ave ou Gil Vicente, sem dizer mal dessas equipas.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 16, 2023 at 12:07 pm

      Nao concordo.

      O Bah, como tem vindo a fazer nos ultimos jogos, tem sido um desastre a defender. Ele tem erros que sao comicos, de hesitacao, ainda ontem fez outro como em Braga, onde deixa bater e perde o lance e as costas, e batido no golo e basicamente farta-se de meter o central daquele lado em correrias. Causa muita inseguranca.

      O Fredrik, que me lembre, ainda nao tinha feito um mau jogo. Ontem, falhou praticamente tudo, recebia a bola e adormecia, perdeu inumeras vezes a posse em zonas proibidas, por nao soltar rapido, ou nao ter nocao de quem tinha a sua volta e invariavelmente era surpreendido e perdia a bola. Passes errados e decisoes erradas em catadupa.

      O Neres, que entrou e fez tudo mal, nem vale a pena dissecar, tambem foi pior que o Antonio.

      Depois deles, entao sim, o Antonio foi o pior, mas voltou a repetir, muito muito muito condicionado por um lateral que tem sido o buraco da defesa e… os outros treinadores tambem sabem isso.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 16, 2023 at 11:31 am

      Fez uma má exibição. mas são coisas que acontecem. Na primeira parte o Enzo e florentino deram duas bolas que deram muito perigo, a primeira delas ao pote ( amarelo justo ao otamendi. ). Neres a ser menos um e neste momento nem para o banco serve. Claramente que foi Roger fez de proposito para mostrar que não tem opções de qualidade no banco. Draxler não serve, e para matar o jogo o jogo mario já lá está. Scheldrup vai entrar de caras neste onze. Continuo a não jogar do joao mario, ele não tem estaleca para jogar a extremo, e quando a bolo chega ao pés ele mata a corrente de jogo.

  • VaideMota
    Posted Janeiro 15, 2023 at 11:07 pm

    Roger parece ter um problema: três médios centro titulares para dois lugares.

    O Aursnes, do qual sou fã incondicional, é o mais maleável e torna-se o adaptado. Apesar de cumprir e trabalhar muito na ala mostra debilidades. Hoje como já foi aqui dito, fez o seu pior jogo desde que chegou.

    Divaguei em como seria o meio campo do Benfica a 3 com o Florentino a ‘6’, o Aursnes a ‘8’ e o Enzo mais a ’10’.

  • FiliGon
    Posted Janeiro 15, 2023 at 10:50 pm

    A partir do momento em que vi que o árbitro seria o Artur Soares Dias fiquei logo com medo para o jogo… E infelizmente estava certo, só não sei se foi a pior coisa do jogo porque vi o jogo na BTV e os comentários foram muito fraquinhos mesmo.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 15, 2023 at 10:33 pm

    Pareceu-me que o Sporting fez tudo para estorvar ao maximo, mas nao passou muito disso. O Benfica tambem nao teve nos seus melhores dias, mas foi quase sempre superior. Aquilo que o Benfica foi fazer a Alvalade o ano passado fez o Sporting hoje, mas com muito mais mergulhos e provocacoes, alias, pareceu-me que foi demasiado rebolar para quem jogava um derby.

    Se houvesse uma equipa a vencer seria o Benfica, gostei de ver a reaccao, mas acho que contra um Sporting tao inferior tinhamos que vencer e ponto final. Nao o fizemos por incapacidade e o resultado acaba por ser justo pela ineficacia. Bah confirmou o mau momento, por menos trocidavam o Gil, precisa de banco urgentemente. Fredrik fez o seu primeiro mau jogo, errou muito e estragou muito jogo. E Neres entrou ainda a dormir, que coisinha tao ridicula que ele foi la para dentro fazer, deu pena.

    PS: Reza a lenda que o Ugarte ainda la anda a varrer tudo o que mexe, e nao se passa nada. O Suores Frios foi muito rapido a amarelar Otamendi, mas permitiu tudo aos meninos do Sporting. Foi para equilibrar se calhar… Ja agora, aos que se queixaram do Tino nao ter sido expulso, podem ir rever o jogo porque ha 4 calcadelas para explicar.

  • Pormenor Tatico
    Posted Janeiro 15, 2023 at 10:11 pm

    Fosse o Sporting de há 1 ou 2 anos atrás, tinha já o jogo resolvido aos 45 minutos, Benfica está muito mais fraco depois da paragem, como disse, embora a qualidade de jogo nunca tenha sido alta, os resultados é que apareciam.

    Infelizmente não existe ambição no treinador e direção e temos um 11 limitado e um banco do pior que já vi no clube, sorte que o Benfica também tem um banco medíocre.

    Acho que o Benfica vai mesmo perder o 1º para o Porto, o meu Sporting já estou mentalizado que é o 4º, ninguém pode ganhar nada sem médios, pontas ou centrais.

    Agora vamos torrar uns milhões em miúdos que ninguém conhece, este projeto do Sporting está estagnado, o destino infelizmente é sempre o mesmo.

    Soares Dias habilidoso como sempre, podia ter expulsado Otamendi aos 20 e no final do jogo, Grimaldo podia ter levado um amarelo, vários cartões a jogadores do Sporting sem sentido, só Ugarte podia ter levado amarelo mais cedo e Coates no final.

    Penalty para mim não existe, há contacto, mas a queda é forçada, mas é o modus operandi em Portugal, igual para todos.

    • El Professor
      Posted Janeiro 16, 2023 at 11:40 am

      Ainda gostava que me conseguisse explicar o porque do otamendi ser expulso aos 20 minutos…
      É que o primeiro ja é ridículo num lance que é mais mergulho que outra coisa, então descrutinar um 2 amarelo é ridículo…
      Se o Benfica não tinha
      Qualidade de jogo que se poderá dizer do Sporting, se o chutão para a frente fosse modalidade olímpica vocês competiam para ganhar.
      Só uma equipa queria ganhar e só uma fez por isso pese embora o resultado se aceite daí a dizer que o Sporting de há 2 anos atrás tinha espetado 3 ou 4 até parece que estamos a falar do Real Madrid!
      Os amarelos aos jogadores do Sporting até concordo mas ele tinha de premiar os outros pelos amarelos que o ugarte não levava

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 16, 2023 at 8:11 pm

        O facto do Sporting não ter qualidade não diz nada sobre o Benfica.

        Vocês podem ter ou não ter qualidade independentemente do Sporting jogar à Barça ou à Leixões.

  • Pablo
    Posted Janeiro 15, 2023 at 9:31 pm

    Resultado justo. Benfica falha muito fica sempre a faltar algo. António Silva, não podia fazer aquele pênalti. Agora em frente que a equipa jogue bem melhor porque assim não dá. Roger podia mexer mais na equipa colocando o Musa e o Draxler em campo. Pênalti bem assinalado, mas do resto árbitro má do mesmo de sempre.

  • MOzil10
    Posted Janeiro 15, 2023 at 9:26 pm

    Este ano há 3 equipas melhores que o Sporting, o que é algo quase inédito, por isso este resultado acaba por ser terrível para o Sporting. No entanto, esta atitude na segunda parte foi mesmo de equipa pequeníssima. Só sabem estoirar para a frente, e aceita-se porque não sabem mais, mas todo o atirar para o chão e o não querer jogar foi muito humilhante para qualquer sportinguista.
    O Benfica sem jogar a ponta de um * conseguiu estar sempre por cima e ter sempre pressa para fazer golo.

    Este penálti na Premier League era de se rir, mas tendo em conta o típico critério Liga Portuguesa não me espanta ser assinalado. Queria era só deixar a nota de que se este lance fosse a favor do Benfica, Portugal estava em chamas e era um roubo monumental.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 15, 2023 at 11:50 pm

      Equipas melhores em que sentido?? Como sócio e adepto do Braga, só me posso rir disto… Num 11 combinado entre as duas equipas, se o Braga pusesse 2 jogadores (Musrati e Horta) já era muito…

      • MOzil10
        Posted Janeiro 16, 2023 at 10:26 am

        No mesmo sentido em que obviamente a equipa do Manchester City é melhor que a do Arsenal mas na prática quem ganha os jogos todos e está com 8 pontos de vantagem é o Arsenal.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:08 pm

      O que é humilhante para os sportinguistas felizmente não são vocês que decidem.

      Podíamos ter essa conversa no 0-2 de Alvalade o ano passado, mas eu prefiro não entrar por aí.

      Está longe (mas muito longe) de ser inédito que o Sporting tenha 3 equipas melhores no campeonato. O futebol não foi inventado em 2000 e mesmo que tivesse sido, continuo a estranhar!

      O Sporting deu 5-0 a uma dessas 3 equipas, motivo de orgulho então!

      • MOzil10
        Posted Janeiro 15, 2023 at 11:37 pm

        Podes entrar por aí. O Benfica dessa noite em Alvalade jogou muito na batata, verdade. Mas meteu 2 bons golos lá dentro e fez o mesmo número de oportunidades do Sporting. Para além de que não andou de braço dado com o senhor juíz em relação a amarelos e afins. Hoje o Ugarte leva amarelo depois de 5 ou 6 marretadas valentes. Nesse jogo também não vi os jogadores do Benfica a fazer yoga no chão como hoje alguns do Sporting fizeram. Houve pequenas perdas de tempo com reposições de bola mas tem em conta que o Benfica estava a proteger uma vitória, o Sporting contentou-se com o empate.
        Se o terceiro lugar tem 7 pontos de avanço do Sporting, é claro e evidente que todos os 3 de cima estão melhores que o Sporting. É matemática, não é uma opinião.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 16, 2023 at 1:29 am

          Mas qual opinião? Tu disseste que era quase inédito.

          Então se vamos pela matemática já ficamos em 7 lugar. Faz algum sentido isso?

          Pra mim não era assim tão claro que havia 3 equipas melhores que nos. Bom Porto e Benfica estão a milhas mas punha o Braga ao nível. Agora está claro.

          Mas e engraçado que toda a gente chamava uns quantos loucos por dizerem a verdade em Agosto. Agora já andam todos contentes a achincalhar o Sporting.

          • MOzil10
            Posted Janeiro 16, 2023 at 10:24 am

            Com Amorim no comando é mesmo inédito.
            E o Braga é melhor que o Sporting neste momento, não tenho dúvidas. Mais uma vez, está escrito na classificação. E também ficou vincado quando o Braga brincou com o Benfica há uma semana. A única equipa a vencer o Benfica esta temporada.

  • Liedshow
    Posted Janeiro 15, 2023 at 9:08 pm

    Jogo disputado, especialmente na primeira parte onde estivemos bem mas a segunda parte foi má demais, foi ver se não sofriamos o 3° golo e por acaso calhou. Época miserável, plantel do mais mediocre que já se viu neste clube e um 4° lugar (que amanhã será 5°) a uma distância considerável para os 3 da frente. Campeonato arrumado, para o ano a Champions vamos ver os outros a partir do sofá.
    Os meus parabéns aos envolvidos.

  • Red Scorpius
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:57 pm

    O Benfica perde 5 pontos após o Mundial. Tem atenuante de alguns dos jogadores que estiveram no Mundial terem perdido ritmo por jogarem pouco e dois terem perdido ritmo após os festejos do título mundial.
    Os 10 dias de férias concedidimos não terão sido uma boa ideia, pois houve quebras de forma, perda de rotinas, veio a primeira derrota, num jogo particular, é certo, a eliminação da taça da liga, a derrota em Braga, uma vitória magra contra um Portimonense claramente inferior ao das épocas anteriores, um jogo pouco conseguido na Póvoa.
    No jogo de hoje, os jogadores do Sporting mostraram mais intensidade e o Benfica pareceu perro em muitos momentos , com pouco discernimento na frente e a habitual debilidade na transição defensiva.
    O Rafa apesar de ter estado parado voltou a ser um dos melhores, João Mário continua longe do melhor e Aursnes não será a melhor solução para dar criatividade à equipa. Nieres está sem ritmo.
    Ramos vai fazendo o seu caminho, mostrando que desde que haja produção ofensiva, se pode contar com ele.
    Espera-se que os 2 nórdicos tenham qualidade para serem verdadeiras alternativas aos titulares do ataque.
    Espero que Schmidt já tenha percebido que o nosso campeonato não é tão fácil como parece, para que os benfiquistas não venham a ter um triste final de época.

    • Fireball
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:03 pm

      Sim, podemos fazer todo um drama ou então pensar que o Benfica após o Mundial teve que ir jogar a Braga e receber o Sporting. Não estamos a falar do Casa Pia ou do Marítimo.

      O Benfica jogou 2x com PSG, 2x com Juventus e com o Porto sem perder. Se ganha também ao Braga e ao Sporting ganha a praticamente todos (faltou o PSG). Achar que isto é normal, ganhar os jogos todos a todos os clubes, é demagogia. O Benfica perdeu 5 pontos após o Mundial pq apanhou dois adversários dificeis e rivais mais ou menos diretos após o Mundial. Simples. Não é preciso uma dissertação sobre como o Benfica está nas ruas da amargura. Continuam a ser 5 pontos à frente do rival mais perigoso.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 16, 2023 at 4:49 pm

        Isso nao invalida que seja um mau momento.

        O plantel era curto, mas nesta fase tivemos:

        – Enzo meio dentro, meio fora, embora acredite que esta definitivamente de volta (e com tudo).
        – Todo o barulho da situacao acima, que nao foi pouco, e mexe sempre.
        – O Neres lesionado sei la quanto tempo, e la esta, o plantel e curto…
        – O Rafa de fora nao sei quanto tempo tambem.
        – Grimaldo condicionado.

        A nota positiva e a subida do Chiquinho e o seu bom rendimento recente. Isso a juntar ao Enzo ter ganho juizo e a chegada de 2 reforcos deve chegar para voltar a melhor forma. Com a sequencia de jogos o entrosamento e ritmo voltara ao que era.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 16, 2023 at 4:50 pm

          Isto tambem porque em Braga, por muito merito que o Brga tenha, o Benfica foi uma sombra do que pode ser. Logo, muito demerito. E ontem tambem ficamos a dever a nos proprios fazer mais. Tudo isso sao sinais de uma quebra.

  • Nazgul
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:54 pm

    Jogo – esperava mais do Benfica, mas com o aursnes a extremo esquerdo perdemos muito o ataque

    Árbitro – péssimo, na minha opinião condicionou ao máximo o Benfica

    Ugarte – Só foi destaque porque não foi expulso, a única coisa que fez foi distribuir fruta …

    Aursnes – não pode jogar a extremo, o homem não è polivalente, mas sim médio centro

    Neres – desilusão autêntica, a continuar assim não vai dar

    Benfica – precisamos urgentemente de reforços para o ataque, não conheço os 2 miúdos dinamarqueses, mas espero que sejam mesmo bons para serem JÁ OPÇÃO

    • Niall joaQuinn
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:04 pm

      O Ugarte viu amarelo num lance em que nem sequer faz falta.

      Os comentadores da Btv aproveitaram logo para dizer que já devia ser o segundo, mas esqueceram-se do óbvio: aquele segundo amarelo não era falta nem aqui nem na China.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:48 pm

        Tinha que ter levado antes, bem antes ate(!), e dava para levar outro depois. A questao e que o primeiro condicionava e era ainda na primeira parte. Ele varreu tudo e todos e ASD a olhar. Incrivel como leva amarelo num lance que nem falta e… mas diz muito sobre o arbitro.

  • Lumago
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:49 pm

    Adoraria comentar um jogo bem disputado mas depois de 20 cobardes encapuçados com pedras, barras de metal e até extintores(!), atacarem e destruírem um bar em Telheiras, onde me encontrava, absolutamente cheio, com crianças e idosos lá dentro, o futebol perde bastante da piada. É esta a imagem que ficou do jogo para quem lá estava. Absolutamente vergonhoso.

    • Ghost Writer
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:59 pm

      Claramente o pior do futebol e há que conseguir erradicar este tipo de ações, e não será de certeza com leis onde se aplica 5 anos de prisão a quem acende uma tocha.

      Espero sinceramente que não tenha passado de um susto e não tenham conseguido magoar ninguém que se encontrava nesse estabelecimento.

      SL

  • DK
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:42 pm

    Antonio Silva neste momento não tem capacidade para ser titular do Benfica. Ainda está muito verde e vai continuar a custar pontos. Entre Verissimo, João Vitor e Morato não acredito que não haja nenhum mais bem preparado.

  • porra33
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:39 pm

    Estou aziado vou comentar por notas.

    1) ASD sabe bem ao que vem. Hoje beneficia o Sporting, mas se fosse o Sporting que fosse na frente iria beneficiar o Benfica. As instruções da AF do Porto têm de estar sempre salvaguardadas.

    2) O Benfica não ganha o jogo porque Schmidt deu numa de Guardiola e não faz substituições e as que fez foram mal feitas. Aursnes mal ou bem dava dinâmica ao flanco esquerdo que desapareceu com a substituição e Neres não rende do banco. Não lançar Chiquinho, Musa ou Draxler nem que fosse a 10 minutos do fim é de uma falta de ambição inadmissível.

    3) Bem RA a mexer no Sporting a equipa ganhou um pouco de pulmão e impediu o Benfica de se superiorizar mais evitando oportunidades claras.

    4) Bom jogo de Ramos e Rafa e Bah ainda não tem estaleca para estes jogos grandes. Gilberto é muito mais fiável mesmo sendo pior tecnicamente que o Bah.

    5) Duvido que se estes jogos (Braga e Sporting) fossem antes do Mundial o Benfica não fizesse 4 pontos. Sai com um e mais incerteza para a segunda volta do que seria expectável. Tenho a esperança que neste princípio de segunda volta os jogos dos rivais entre si tenham resultados favoráveis ao Benfica.

  • JoaoT
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:38 pm

    Está sessão de comentários é completamente surreal quanto ao lance do pênalti depois de vir tudo aqui dizer que o que o ramos sofreu é pênalti em todo mundo um pênalti em que o Paulinho é tocado em 3 sítios pelo Antônio ( com o braço , com o pé e com a coxa) …

    É o famoso malabarismo da vergonha…

    O Ugarte distribuí lenha até levar amarelo, o Otamendi não é expulso no pisão ao Porro e o Rafa coitado sofreu com entradas que é só para parar o jogador

    O Benfica é melhor , joga melhor é mais equipa e pareceu ter sido surpreendido pelo bom aproveitamento do Sporting.

    Penso que a nível tático o 3 central não trouxe nada de positivo ao jogo do Sporting que obrigou aos 2 homens do meio a usar a falta muitas vezes ( a inteligência do Enzo de frente para o jogo é world class) faltou ao Benfica mais jogo de linhas, as 2 vezes que as ganharam deram golo.

    Continuo a achar que o Paulinho não é um péssimo jogador mas em jogos que o controlo não pertence aos leões perde os confrontos físicos e definidamente não consegue ganhar as costas da defesa.

    A defesa do Benfica sem ser a defender transições rápidas têm uma organização excelente e é isso que ganha campeonatos.

    Rafa merecia ter provado outros vôos é um regalo ver a capacidade que acelera sozinho um jogo, para mim o MVP apesar dos golos de Ramos.

    Acho que o Benfica joga um futebol bonito e não fico triste se for campeão porque quem procura um futebol positivo para mim deve ser estar sempre mais próximo de ser campeão.

    Abraços a todos

    • Mantorras
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:45 pm

      1. Penalty e claro.
      2. O Otamendi nunca na vida era expulso porque o primeiro amarelo e um bom mergulho e nada mais.
      3. Ugarte fez faltas para 4 amarelos hoje.
      4. Chirmiti, Coates e Ugarte tambem pisaram forte e feio, deu repiticoes e tudo. Nao viu? Convinha ver para os dois lados.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 15, 2023 at 11:03 pm

        4. E St. Juste.

      • JoaoT
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:57 pm

        Desculpe lá, eu disse alguma coisa que era mentira? O Otamendi tinha amarelo e era o segundo não estou a falar de vermelhos directos, o Ugarte já falei que se fartou de distribuir fruta até ser amarelado e o Coates pisou o Ramos e devia ter sido amarelado (chirmiti pisou e foi) custa assim tanto ver os 2 lados?

        • Mantorras
          Posted Janeiro 16, 2023 at 12:01 pm

          E eu tambem nao estou a mentir, nem na parte em que referi que se esqueceu de ver para os dois lados.

          Conseguiu ver que o Otamendi levava outro amarelo mas esqueceu-se de referir que o primeiro foi mal dado? Aos 4min? Que o condicionou o jogo todo? E nao foi so o Coates que pisou alguem. Foram 4 entradas alaranjadas ao longo de todo o encontro.

          De qualquer forma, desculpe o meu ressabianco, nao faz assim tanto mal ter mencionado so o que lhe interessava “em primeira mao”.

    • bpstp
      Posted Janeiro 15, 2023 at 9:27 pm

      Pênalti é forçado. Não acho escandaloso mas já era escândalo nenhum se não fosse.
      Se o facto de jogador tocar outro fosse sempre pênalti então casa jogo teria pelo menos 10.
      De resto concordo

    • Number10
      Posted Janeiro 15, 2023 at 9:25 pm

      Vi várias repetições e para mim o Paulinho vem detrás e atirasse para a frente do António Silva, é num curto espaço de tempo e era impossível não existir contacto. Na minha opinião o lance foi provocado pelo Paulinho.

      • Niall joaQuinn
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:10 pm

        Vem de trás e ganha a frente. Claro que era impossível não haver contacto, mas não quer dizer que não seja penalty.

        Por essa lógica todos os casos de avançados que se antecipam aos guarda-redes, tocam na bola primeiro e são derrubados (porque o guarda-redes não tem outra hipótese) nunca seriam…..

        • MR
          Posted Janeiro 16, 2023 at 9:56 am

          O paulinho toca na bola ? Engraçado, a tua tv dá coisas que na minha não

        • Number10
          Posted Janeiro 16, 2023 at 12:48 am

          Esse tipo de lances entre guarda-redes e avançado é diferente, ambos têm noção de que se chegarem tarde podem cometer falta.

          Enquanto este o Paulinho atirou-se para a frente do António Silva, que já ia em movimento, por isso ia ser muito difícil ele ganhar a bola (nem chegou a tocar). Ou sele ia ser derrubado (o que acabou por acontecer) ou ia derrubar o António Silva (não acontece porque ele conseguiu equilibrar-se).
          Este tipo de lances é daqueles lances que acontecem no meio campo, em que normalmente dizemos que o árbitro deveria deixar jogar caso marcasse falta.

  • LLight
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:37 pm

    Jogo muito bem disputado, duas equipas que, à sua maneira (o Benfica mais pressionante e com um jogo fluído) e Sporting (na contenção à espera de contra atacar), nos proporcionaram um espetáculo digno de derby.

    Quanto ao Benfica, claramente por cima do jogo, a tentar controlar mais a posse de bola mas com algumas faltas de atenção no meio campo, especialmente na primeira parte. Enzo entrou discreto mas foi crescendo, Tino multiplicou-se e na segunda parte andou chegou mesmo a ganhar várias bolas no meio campo adversário, Bah esteve uns furos abaixo, Neres entrou mas não entrou na realidade, mas a palavra principal vai para Gonçalo Ramos, que lutou muito, teve dois golos importantes em alturas do jogo distintas, que deixaram mossa na moral do Sporting.

    Quanto ao Sporting, fizemos o que pudemos e o que nos deixaram fazer, mas algumas faltas de atenção foram fatais para o resultado final. Tivessemos mais segurança e força mental para aguentar a pressão e mantinhamos o resultado a nosso favor mas .. é a casa do Benfica, lá mandam eles e o empate é uma bolacha sem sal. Alimenta mas sem sabor.
    Porro muito activo, a contribuir positivamente nas ações ofensivas, Coates imperial, a mostrar a sua importância nestes jogos, Nuno Santos importante a sacar faltas e a manter o ritmo de jogo baixo mas a palavra principal vai para Ugarte. Manuel o que tu evoluiste é impressionante, muito seguro na proteção da bola e a fazer as transições como deve ser. Em nota menos vai para Trincão que foi algo errático e Chermiti porque podia ter feito o passe para Pote já nos descontos em vez de rematar por cima.

    Bom jogo, venha o próximo, desta vez com uma vitória.

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:27 pm

    Péssimo resultado que confirma definitivamente o adeus à Champions, perder ou empatar era igual, mesmo a vitória deixava-nos a correr por fora.

    Para mim Seba, Ugarte e Porro os melhores do nosso lado.

    Acabar o jogo a ter que lançar o Jovane é pedir para dar a vitória ao adversário.

    Jogo bem disputado mas nem sempre bem jogado.

    • Stravinsky
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:40 pm

      Pela forma dos rivais também me parece que poderá ser o adeus definitivo à Champions…

      Se assim for, há que tirar ilações sobre esta época e algo (para não dizer, muita coisa) terá de mudar.

      Um Braga entrar na CL significa um projeto de presente e futuro mais forte, estimulante, estável que o do Sporting. A partir de agora, cada ano sem os milhões da CL significam um fosso que é cavado e o Sporting está a por-se a jeito para perder o comboio, não só para o SLB e o FCP mas também para o Braga.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:55 pm

        Que exagero. O Braga não vai à Champions para aí há 10 anos e, se for um ano e o Sporting não, o Braga fica logo com um projecto mais forte e mais estável que o Sporting?

      • Jeco Baleiro
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:11 pm

        Não tenho uma visão tão catastrofista, acho que é mais circunstancial. O Braga tem conseguido meter-se na luta pela Champions e de vez em quando consegue lá chegar, há que dar mérito.
        Daí a achar que é um clube mais apelativo, ou que se pode tornar mais que o Sporting, vai uma grande distancia.
        Desportivamente conseguem competir com os grandes, o dinheiro da Champions vai ajudar ainda mais, mas depois há todo um universo de diferença entre os clubes. No nosso futebol ainda faz diferença. No futuro próximo ainda pode pesar, mas lá está, desportivamente podem ir esbatendo diferenças.

        Claro que há sempre ilações a tirar, ainda mais depois de uma época negra. Mas acredito no projecto de Varandas, Viana e Amorim.

    • lipe
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:33 pm

      Adeus à Champions? Estamos a meio de Janeiro e o Sporting está a 8 do Braga.
      Mais mês menos mês as pernas por aqui começam a rebentar e vimos por aí abaixo ao lugar que já é nosso quase por decreto.

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:10 pm

        O Sporting não aguenta ganhar 3 jogos seguidos amigo.

        Está sempre ao virar da esquina um Marítimo ou um Arouca qualquer para nós inflingir mais uma derrota sinistra.

        Acho que o Braga não tem vida para o Porto mas o terceiro lugar está pacífico. Só mesmo uma grande mudança altera isto que disse.

        • lipe
          Posted Janeiro 16, 2023 at 12:23 am

          Aproveito o comentário do Neville para responder também ao Stravinski e ao Jeco:

          Percebo que pensem assim mas com o Amorim no Sporting eu só acredito num pódio do Braga quando estiver matematicamente confirmado. Para além disso, não jogamos por aí além e em Fevereiro vai haver uma fase com muitos jogos seguidos e pouco tempo de descanso.
          Espero que tenham todos razão como é óbvio!

          • Stravinsky
            Posted Janeiro 16, 2023 at 12:07 pm

            lipe,

            com Amorim? :D
            O Amorim não é o Guardiola… com o Amorim acabamos de levar na boca do Marítimo!!!!

      • Jeco Baleiro
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:01 pm

        Se vierem por aí a baixo é até ao terceiro lugar

        Essa conversa já não faz sentido. O Braga tem, no mínimo, as pré-eliminatórias na Champions no bolso. O Sporting esta época não tem capacidade para lá chegar.

        Parece-me que estás apenas a precaver-te para uma eventual hecatombe que não irá acontecer

      • Stravinsky
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:52 pm

        lipe,

        vocês jogam muito, mas muito mais que nós.

        as nossas pernas estão rebentadas desde agosto tal é a flacidez do nosso jogo.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:25 pm

    1.º) Um jogo em que o Benfica cometeu vários erros, sobretudo atrás e a partir do banco. Se este esquema não deu em Braga, vamos entrar hoje com o mesmo? João Mário só começou a render um pouquinho quando foi para a esquerda. Valha a verdade que Neres foi menos um, mas, com a repetição deste 11 absurdo e que já provou não resultar, não houve ala esquerda nem direita e, como o Sporting, usa preferencialmente o jogo a sobrevoar o meio campo, foi um absurdo.

    2.º) Toda a gente sabe como o Sporting joga estes jogos… menos algumas pessoas: biqueiro para a frente. E com isto não estou a dizer que é casual; não, é uma estratégia pensada e treinada, claramente, mas é só o que tem a apresentar, passe a hipérbole.

    3.º) Na parte final, o Benfica tentou ganhar o jogo, mas não soube como fazê-lo, limitando-se a jogar ao meiinho. Já sei que vai haver alguém a dizer que é intencional e é preciso qualidade para o fazer.

    4.º) É o pior resultado para ambos, porque não serve a nenhum, sobretudo ao Sporting, que se mantém a 12 do Benfica, ou seja, o título só é possível para o ano, e vê fugir Porto e Braga. Por isso, não percebo a atitude na parte final, claramente a jogar para o empate, esperando um lance caído do céu. Muito pouco!

    5.º) O Benfica empatou com o Moreirense e foi eliminado da TL, levou uma pancada monumental do Braga e hoje empatou. Está tudo mal? Não, mas convém arrepiar algum caminho.

    6.º) De positivo, a capacidade, por duas vezes, de recuperar de uma desvantagem, no primeiro caso com um golo bem desenhado, mas concretizado às três pencadas, e no segundo com um penalti em que o Paulinho fez aquilo em que é vezeiro. Se tivesse nascido no século XIX, jamais Almeida Garrett teria desempenhado o papel na primeira representação de Frei Luís de Sousa. Positivo foram também as prestações de Ramos, Enzo a espaços, Grimaldo e Tino, apesar de mais um péssimo passe que condicionou Otamendi logo de início.

    7.º) Quatro e cinco pontos de avanço, conhecendo o Benfica contemporâneo e começando todos a perceber as lacunas do sr. Chaimite, é caso para dizer que esta época vai ser longuíssima.

    • Fireball
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:08 pm

      Espera lá, mas este nao foi o esquema e o 11 que ganhou no Dragao, à Juve e empatou com o PSG? Quem me dera que todos os sistemas “não-resultassem” como este.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 15, 2023 at 11:41 pm

        O jogo do Dragão é um jogo «diferente». Sim, ganhou à Juventus e empatou com o PSG, mas em contextos diferentes. Frente a essas equipas, o Benfica não entra como favorito, antes com um esquema para tentar condicionar o adversário antes de mais.

        Mas mesmo tendo resultado aí, a verdade é que falhou estrondosamente em Braga e percebeu-se porquê: João Mário muda de ala e torna-se uma nulidade; a ala esquerda não existe, exceto por Grimaldo. Deste modo, o jogo do Benfica afunila-se pelo centro do terreno e andamos ali com passes para todo o lado e não se sai disso.

    • Periklis
      Posted Janeiro 15, 2023 at 9:46 pm

      DN, assim de repente lembro-me deste 11 ter dado chocolate à Juventus na luz e não só.
      Parece que tambem foi ganhar ao dragao.
      Mas já sei que agora é suposto entrarmos todos na versão Benfiquista Albarran “a tragédia, a desgraça, o Apocalipse”.
      Talvez fosse útil pedir à FPF para nos retirar 10 pontos porque com 5 de desvantagem é que se está mesmo bem.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:19 pm

        Assim de repente, lembro-me de dois jogos recentes onde este 11 não frutificou. Já agora, não foste tu a escarnecer quando citei os jogos onde o Benfica jogou muito mal, dizendo que eu tive de recuar meses para criticar? Se foste tu, ainda bem que tu não tens analepses.

        O jogo do Dragão teve contornos diferentes e, mesmo assim, foi o que foi de sofrimento para sacar a vitória.

        Com 4 de vantagem está-se bem, mas com 9 estava-se muito melhor, embora tu digas que estamos a voltar à forma pré-mundial, após uma derrota num particular, empate em Moreira, derrota estrondosa em Braga, vitória à tangente frente ao Porto, vitória sem lustre perante uma equipa terciária e um empate frente a um Sporting pífio (e peço desde já desculpa aos sportinguistas pelo adjetivo usado).

        • Periklis
          Posted Janeiro 15, 2023 at 11:24 pm

          DN, se isto fosse poesia garanto-lhe o pódio no que aos comentários Diz respeito, mas como continua a ser apenas futebol, esquivo-se de uma forma ligeira ao argumento que eu e já outro user lhe damos sobre este 11 ter carborado noutros jogos de igual ou maior dificuldade.

          Quanto à resposta que me pretende dar sobre um pressuposto comentário meu, lamento mas não sei do que fala.

          Poesia, sim.
          Tem o meu apreço.

          Futebol, não.
          É um bota abaixo, pouco ou mal fundamentado.

          Basket, talvez.

  • henry14
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:23 pm

    2 pontos perdidos. Somos melhores, fomos melhores, quisemos mais, mas não deu.
    O Sporting teve 2 remates enquadrados, 1 deles de penalty. Penalty esse que não consigo dizer que é inexistente mas é completamente cavado.
    Jogo com muitas paragens seja por faltinhas, lesões, falhas de comunicação e com um árbitro que não ajudou. Arbitragem simplesmente ridícula foi critérios absurdos. Artur Soares Dias no seu melhor.

    O Benfica fez um jogo um pouco aquém mas ainda assim não é fácil estar duas vezes em desvantagem e recuperar. O Sporting conseguiu o que quis, pontuar. Vieram para ganhar se desse mas se viesse o empate também não rejeitariam, coisa que não entendo. O resultado possível para o Sporting só poderia ser a vitória. Mal aqui Amorim. Tremenda falta de ambição.

    Jogo:
    1)Bah fez jogo para esquecer, a pior desde que veste o manto sagrado. Faz-lhe bem o banco em 2/3 jogos e venha o Gilberto.

    2) Aursnes irreconhecível no início mas melhorou e saiu na melhor fase. Mal aqui Shmidt.

    3) Rafa fez mais um belo jogo.

    4) Péssima entrada de Neres. Tudo o que fez, fez mal.

    5) Gonçalo Ramos a calar os críticos e a ser matador hoje. Bem miúdo!

    6) Mal Schmidt nas substituições (ou falta delas);

    7) Paulinho é um jogador inenarrável. Repugnante, para quem não entender.

    Ganhar o próximo jogo e manter os 4 pontos de vantagem para Braga e 5 para os do Porto . E que comece a segunda metade do campeonato.
    Sporting fora do título. É uma pena mas quem não tem ambição não merece outra coisa.

    • thiago97
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:04 pm

      o mesmo Paulinho “repugnante” que levou uma cotovelada do bem educado Otamendi.

    • Stravinsky
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:44 pm

      Mas qual ambição? Parece-te que o Sporting dá para mais que isto?
      É que estamos há 6 meses a ver isto, todos os fins de semana… É sempre isto que se vê.
      Achas que devíamos lutar pelo título, era? :D

      Também não percebo essa de ser uma pena. E sim, uma equipa que só joga de chutão para a frente não merece mais, porque isto não é nada.
      Em 2023 com tantas equipas técnicas a montar futebol expansivo e bem jogador e nós andamos aqui com chutão…. ?

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:19 pm

    Aursnes hoje esteve trapalhão e n~so foi o fiel que costuma ser mas se era para (não) fazer o que (não) fez o Neres mas valia não ter saído.
    O Bah pode vir a ser grande jogador mas até ver prefiro de longe o Gilberto (de quem sempre gostei).
    Tino muito competente a meu ver embora um passe disparatado no início.
    Silva esteve no pior mas continua a crescer e tem nota positiva.
    Sei que há malta que por 30/40M não se importa de o ver sair mas pormim o Ramos ficaria muitos anos. Ainda falha mas ttem vindo a ficar mais cínico e isso aliado ao reesto que dá não é coisa pouca.
    Enzo é Enzo.
    Rafa coitado, o rapaz deve cabar o jogo sempe com nódoas negras…
    SCP pareceu mais preocupado em não deixar o Benfica fugir na frente do que propriamente em ganhar o jogo (peso o charuto que ia tendo se o Chermiti não se precipita).
    Porro é um grande besta naquele corredor.
    Adan não é fotogénico mas é muito eficaz.
    Os miúdos nórdicos que aqueçam porque nas extremas é preciso mais opções.
    Boa arbitragem a meu ver (tirando os 7 penaltis que gamou ao Benfica :D).
    Abraço a todos os “amigos” do blog (independemente da cor cluistica) uma vez que não tenho comentado há um bom tempo :)

  • Jonas SCP
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:18 pm

    Digam o que quiserem e impossível ao Sporting lutar pelo título. Alguma vez somos campeões quando acabamos um dérbi com Arthur jovane e chermiti??? Infelizmente não temos nem dinheiro nem armas, não se pode exigir nada a estes jogadores

    • Napoleon
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:56 pm

      Paulinho 16M
      Vinagre 10M por 50%
      St Juste 10M
      Trincão 7M por 50%
      Rochinha 2M
      Arthur 4M
      Quase 50M gastos em jogadores, onde não ha dinheiro?
      Paulinho custou quase o mesmo que o Enzo por exemplo.
      Podes é falar da falta de contrataçãos de qualidade, que tirando St. Juste, nenhuma o é.

    • lipe
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:30 pm

      Não é por falta de dinheiro ou armas que o Sporting perde com os Marítimos e Aroucas da vida. No campeonato só jogam 4 vezes contra clubes com mais “dinheiro ou armas”.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:02 pm

        Concordo completamente. Um empate na Luz numa época normal seria um bom resultado, e o empate em Braga e a derrota no Dragão são resultados completamente aceitáveis. O problema é que o Sporting perdeu contra o Chaves, o Boavista, o Arouca e o Marítimo. Não há desculpa para nenhuma dessas derrotas e ganhando esses jogos estávamos empatados com o Benfica.

    • Stravinsky
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:23 pm

      Ahahahah.. é verdade! O Sporting tem de deixar de viver na ilusão que luta pelo título. É uma total alienação da realidade.

      O Sporting tem de lutar sempre para estar na CL. Só isso.
      Se correr bem e conseguir estabilizar nesse nível, aí sim, pode pensar em lutar por títulos.

      Antes disso é apenas falta de noção do mundo Sportinguista.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:58 pm

        Fomos campeões há 2 anos e estivemos na luta quase até ao fim no ano passado. Este ano estamos a fazer um campeonato miserável e parece que nem pelo 3º lugar vamos lutar mas porque é que isso significa que num ano normal não podemos ter o objectivo de lutar pelo título tal como fizemos nos últimos dois anos ou em duas das três épocas do JJ?

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:22 pm

      Já chega de chorar.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:16 pm

    Tudo somado tudo certo.

    Nunca entenderei o hype à volta do Artur Soares Dias, supostamente o melhor árbitro português, que internacionalmente todos vêm como é. Um árbitro habilidoso, que tenta equilibrar os jogos, cometendo erros atrás de erros, e acabando todos com a sensação de que foram roubados. Nunca entendei o nosso hype interno à volta de um árbitro muito mau. Hoje começou por inclinar para um lado, depois inclinou para o outro e acabou perdido. Irreal como um árbitro demora quase três minutos a assinalar um penalty ÓBVIO!!! Inacreditável, vamos acreditar que é tudo incompetência…

    Quanto ao jogo, belo jogo, que podia ter caído para qualquer dos lados. Bem o Benfica a reagir duas vezes à desvantagem, e bem a forma como o Sporting hoje se apresentou. Resultado justo, pena uma arbitragem lamentável, que transforma faltas banais em amarelos e faltas graves ou em nada ou em não faltas. Odeio verdadeiramente este tipo de arbitragem equilibrista, por acaso acabou tudo bem, mas muitas vezes não acaba.

    • Sombras
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:51 pm

      explicas a tua primeira afirmação com o parágrafo inicial. O ASD é outro da escola Proença. São muito bons, porque não dão nas vistas a inclinar campos. Ele prejudica quem quer prejudicar, e depois de vez em quando erra ao contrário só para não parecer. Já para não falar no critério absolutamente aleatório com que apita, e nos cartões, bem como a sua posse arrogante e claramente provocante (aquele clássico move de apitar falta 15 segundos depois do lance com o movimento do braço em slow motion…)

      Por algum motivo só há um clube que o aprecia. Até lhe inauguram a pastelaria.

      • Number10
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:38 pm

        Tenho a mesma opinião, o ASD é muito matreiro e faz de tudo para não dar nas vistas. Ele com faltinhas consegue quebrar o ritmo a uma equipa, já o vi fazer isto várias vezes contra o Benfica (não estou a dizer que tenha feito hoje).

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:16 pm

    Uma equipa que não sabe como marcou dois golos, dois treinadores que estavam satisfeitissimos com o empate, e um árbitro que não devia apitar nem na segunda divisão do Bangladesh.

    Eis o resumo de um derby que tinha tudo para ser bom, mas que ficou aquém do que poderia.

    Sporting mais assertivo no primeiro quarto de hora, onde o Benfica passivo e principalmente sem o meio campo a carburar, deixou jogar.

    A melhor coisa que podia ter acontecido ao jogo foi o golo do Sporting num lance de total passividade da defesa do Benfica e em que Trincao sem se saber muito bem como lá marcou.

    A partir daí só deu Benfica e o (pouco) que o Sporting jogou até ao fim foram bónus que o Benfica foi oferecendo.

    Roger Schmidt teve também dos seus piores momentos no banco só não percebendo ainda se por falta de confiança no banco ou receio de arriscar e perder.
    O Sporting não queria, e podia e devia ter sido dada mais luta aos centrais e mais ajuda a Gonçalo Ramos nem que fosse com o Musa para dividir. Fazer substituição e meia é que não pode ser.

    Do lado do Sporting, Gonçalo Inácio fez um jogão, bem acompanhado por Pote.

    Do lado do Benfica Ramos foi o melhor, pelos golos e pelo que trabalhou quase sempre sozinho contra 3, tendo Grimaldo e Florentino acompanhado bem.

    Do lado negativo, exibições horríveis de Bah (não me lembro de ter acertado uma) e de Aursnes (pior exibição desde que chegou) e do lado do Sporting, Edwards e Paulinho passaram ao lado do jogo porque o Sporting também pouco atacou.

    Como é lógico não dava jeito que o Benfica se distanciasse muito logo na primeira volta, então há que chamar o bom e velho amigo pasteleiro para equilibrar a liga.

    Job well done!

    • Abdeeint
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:39 pm

      Falar de qualidade de jogo quando o jogo do Benfica se resume a bola no Rafa e fé em Deus, é realmente cómico. Aliás, no primeiro golo de GR devem ter sido uns 3 ressaltos antes da bola entrar.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 15, 2023 at 11:46 pm

        O segundo golo do Benfica é isso mesmo: bola no Rafa e fé em Deus… a não ser que Deus tenha encarnado na ala esquerda e, sobretudo, em Grimaldo a colocar a bolinha no lugar certo para Ramos entrar e marcar. Foi uma fezada do catano!

      • Fireball
        Posted Janeiro 15, 2023 at 10:13 pm

        Ahah that was funny.

    • Jeco Baleiro
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:32 pm

      A nomeação do Soares Dias é uma afronta sim mas é ao Sporting.

      O tipo odeia-nos e adora prejudicar-nos. Não o digo que tenha sido o caso deste jogo mas nunca na vida o Sporting pode permitir que este pasteleiro corrompido apite os nossos jogos.

      Até admito que esteve mal no critério disciplinar mas sinceramente o penalty é bem assinalado. A mim espanta-me como é que teve tanto tempo a ver no VAR (ou talvez não).

      Não foi por aí que o Benfica não ganhou, embora a arbitragem tenha sido naturalmente péssima.

      • Borsalino
        Posted Janeiro 16, 2023 at 12:35 pm

        ASD também não é muito amigo do Benfica, um tipo que claramente tem a sua cor futebolística e não consegue escondê-lo quando apita jogos do Benfica.
        Apesar de não o respeitar como profissional (porque é tendencioso e arrogante), nem acho que a arbitragem tenha sido assim tão má. Acredito que árbitros estrangeiros teriam bastantes dificuldades em apitar os nossos clássicos, onde a carga emocional é absurda.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:21 pm

        Jeco tens toda a razão.

        Que fique desde já bem claro que quando falei do Soares Dias não disse nem que o Benfica empatou pela arbitragem nem falei de nenhum lance específico.

        Aceito a marcação do penalty mas não foi por aí.

        O senhor é horrível, mau árbitro e toma más decisões atrás de más decisões e depois compensa.

        Basta ver que os cartões saiam a pedido e no berro, e que o jogador mais visado, o Ugarte, acaba por apanhar um amarelo num lance que nem falta foi (ao contrário das outras 7).

        A arbitragem em Portugal é má, muito má, é por estas personagens que a nossa arbitragem está totalmente desacreditada na Europa, e não há 1 que se aproveite. Um único.

        Se o Soares Dias é o melhor árbitro português eu vou ali e já venho, embora para um clube específico ele seja.

    • VAR
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:25 pm

      Que análise… Nem tenho palavras. Os dois golos do Benfica nascem de ofertas completas da defesa/meio-campo do Sporting; assumo que tenha sido o Benfica que marcou dois golos sem saber como.

      Jogaço de Gonçalo Inácio? Completamente comido no 1° golo do Benfica, fica parado em vez de atacar a bola. Pote sem bola foi menos um, por isso Ugarte correu tanto e fez tantas faltas. Ugarte rebentou aos 62′ e daí então nunca mais houve Sporting.

      Arbitragem fraca, mas sem influência no resultado. Não entendi a boca para o pasteleiro.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:28 pm

        No lance do 1-1 o mérito é do Ramos não é demérito do Inácio.

        Acho que foi o melhor da defesa e fartou-se de limpar situações fora da sua zona de ação.

    • Medean_Lion
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:24 pm

      Como estás com medo de fazer figuras ridículas agora metes o ónus no árbitro para esconderes que o teu Benfica fez um jogo medíocre em casa contra um dos piores Sportings dos últimos anos.
      Menos. O Sporting fez um jogo muito capaz hoje e o teu Benfica mesmo com contratações milionárias e com um treinador que supostamente era muito mais inteligente que os outros não nos venceu.
      É lidar.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:26 pm

        Nem o Benfica fez um jogo medíocre nem o Sporting é o pior Sporting dos últimos anos.

        Uma equipa que fez uma Champions respeitável, que tem um excelente treinador e que apesar de ter bons valores, não tem a capacidade financeira dos demais, nunca pode ser vista como a pior dos últimos anos.

        Para mim não deixa de ser o Sporting.
        Mais, a arbitragem foi má para os dois lados, mas esta arbitragem não se resume a este jogo só…

        Se lesses com atenção o que escrevi ias perceber o porquê.

  • Nickles
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:13 pm

    O Valchodimos, que nunca defendeu um penalty na vida, no lance do 1o golo está tão perdido como alguém que está a ver o jogo no piso 0 do lado oposto com 20 jogadores a frente

  • Stravinsky
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:12 pm

    O Benfica não quis ganhar.
    Se o Benfica forçasse um bocadinho, saíamos da Luz de saco cheio.
    Este ano, nós jogamos bola, zero.

    Ah, ainda ontem me criticaram por dizer que preferia uma perna do Gonçalo Ramos ao Paulinho. Têm razão. Preferia o dedo mindinho.

    O penálti não existe.

    Temos muito trabalho pela frente, mas esta época tem havido 0 progresso em todas as áreas.

    • Ghost Writer
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:20 pm

      Stravinsky,

      Dizeres que o penalti não existe, é só mesmo para ficares bem aqui no grupo, porque o penalti é bem assinalado e sem dúvidas nenhumas.
      Vi o jogo junto de benfiquistas e todos concordaram que foi bem assinalado, inclusive nas redes sociais até há comentários de benfiquistas a perguntar porquê que demora tanto tempo no VAR a analisar um lance que é claro.

      SL

      • Goncalo Silva
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:41 pm

        Por acaso aqui concordo com o Stravinsky, para mim é um lance duvidoso. É Paulinho que coloca o corpo para obrigar ao contacto, e o pé que o António Silva mexe não toca no Paulinho (e isso vê-se bem num outro ângulo por trás da baliza). A dúvida para mim estaria no contacto do joelho do AS e não no pé.

        • Stravinsky
          Posted Janeiro 15, 2023 at 8:56 pm

          Isso já teorizar e over-analizar demasiado. Olhando para o lance, não é um contacto que interfira na forma como o atacante naturalmente prosseguiria a jogada. Para mim não é penalti.

          • MR
            Posted Janeiro 16, 2023 at 10:07 am

            Se vais a correr, e eu meto a minha perna a tua frente, tu chutas nela, é falta de quem? És tu que chutas em mim certo? É falta cotra ti, no entanto só estavas a continuar o teu movimento e eu é que me meti à tua frente. Ou é falta minha? Que faço uma trajectoria estranha e te impeço de correr?
            Metendo uma bola ao barulho, Paulinho não tenta sequer jogar a bola, Silva tenta. O unico objectivo de Paulinho é meter-se à frente da trajectoria de Silva e sacar um contacto. Contacto este promovido pelo paulinho e não por Silva. Isto só no tugão

      • Stravinsky
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:28 pm

        Amigo Ghost Writer,

        Se eu fosse árbitro nunca na vida marcava aquele lance. Para mim é um contacto mínimo que não devia ser penalti. Senão isto passa a ser basquetebol.

        Não duvido que há pessoas que julguem que era penalti. Mas isso é para aqueles que acham que existe 73 penaltis em cada jogo.

        Abraço!

        • Ghost Writer
          Posted Janeiro 15, 2023 at 9:10 pm

          Não amigo, o contato não é mínimo e neste caso o slow motion até engana, na velocidade real vemos que o António Silva embora sem intenção, porque não estava a olhar para o Paulinho, toca claramente na perna e pé.

          PS: Ainda bem que não és árbitro e não apitaste este dérbi! ??

          Abraço e saudações leoninas companheiro

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:09 pm

    Resultado acaba por ser justo, ASD como sempre gosta de dar um ar da sua graça, a gestão de cartões foi um bocado esquisita, mas depois para o fim lá conseguiu estabilizar.. Penalti um pouco forçado e a prova disso é o árbitro ter estado quase 2min a ver o lance com duvidas, mas pronto tanto se falou que conseguiram o que queriam.. 5 pts do Porto, ainda temos margem apesar de tudo.. ( O Braga visitando os 3 grandes vai amochar na 2a volta)..
    Rafa Tino, Enzo, Gri e Ramos os melhores do Benfica, Bah, Aursnes e Neres os jogadores menos do Benfica, Andreas tem de ir lá para dentro..
    Do lado do Sporting, Pote, Porro, Inácio os melhores, sendo que Adan acaba por ser o homem do jogo por tirar 2 golos cantados ao Benfica em dois ataques quase seguidos..

  • R1906
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:09 pm

    Sporting aos 90+2 minutos tem um lance de 2 vs 1 com Pote sozinho na grande área.

    Mas RA decide estrear jogadores nestes jogos que não tem rotinas nenhuma com a equipa e voou 3 pontos.

    • SENSEI
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:44 pm

      Tenho vindo a reparar nos teus comentários, infelizmente. E quando se comenta só para dizer mal, acaba-se por dizer chavões para ficar bem, mesmo sem saber o seu significado. Ora, o lance falhado do Chermiti não tem nada que ver com falta de rotinas, mas sim um gesto técnico falhado.

      • R1906
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:58 pm

        Dizer mal por mal em que? Deixa de generalidades também. O Chermiti falhou por completo um remate. Ali é um junior a estrear que so tem olhos para a baliza(o normal), sem qualquer rotinas.
        Qualquer jogador com mais jogo no plantel saberia melhor os movimentos dos colegas de equipa na entrada da área.

    • Stravinsky
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:30 pm

      Estás a apontar uma “falha” ao RA?
      Cuidado que vem já aí a brigada benfiquista dizer que o Sporting não merece um treinador do nível do Rúben Amorim e que és um ingrato.

    • Miguel Carvalho
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:24 pm

      Ou seja o Sporting que na 2a parte não fez nada só se limitou a defender e a contra atacar por azar e ainda acaba por desperdiçar a oportunidade de ganhar é isto que retiras do jogo?

      • R1906
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:35 pm

        Sim porque uma situação dessas do outro lado era golo certo sem grande problema.

        O Sporting tambem decidiu meter o Nazinho em Londres contra so Spurs , falhou 2 oportunidades claras e que eu saiba apesar de termos sempre estado mais a defesa foi falado como lances que nos podiam ter dado a vitória.

        Porque de resto não esperava tanto do Sporting para ser honesto. As opções que temos e sairam do banco dizem isso mesmo.

  • ACT7
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:09 pm

    Jogo emotivo.
    O Benfica entra mal e o Sporting foi melhor fazendo por merecer o 1-0 depoi começamos a carregar e faltou alguma acertividade na frente.
    Até que aparece um penalti de António sobre o Paulinho, o Paulinho valeu-lhe bem a pena ir à luz, só foi fazer anti jogo e simular faltas em todas as disputas de bola, há um lance do Rafa na área que é tocado e o Rafa tenta prosseguir a jogada.
    Ugarte com uma exibição bastante boa, assim como Florentino, só com a diferença que um não fez faltas e o outro fartou se de dar pau, viu um amarelo num lance que nem era falta, o ASD só quer ser protagonista e um 2-2 é um resultado que lhe agrada.
    Enzo e Rafa também em destaque.
    Sinto que perdemos 2 pontos pois na segunda parte encostamos o Sporting atrás, a questão é que num contra golpe íamos sofrendo e o ponto ia à vida.
    4 e 5 pontos para os outros dois presseguidores, não é mau para uma 1a volta que está a terminar, mas podia ser bem melhor

    • Fireball
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:17 pm

      Para ser bem melhor tinha que ser com 100% vitórias. Qual foi a última vez que alguem teve 100% vitórias na 1a volta?

  • Periklis
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:08 pm

    Podem ser os meus óculos vermelhos, mas acho que se ajustava mais a vitória do Benfica.
    Benfica a aproximar-se do nível pré mundial e um Sporting a procurar explorar apenas a profundidade, o que na verdade acaba por fazer bem:
    Constrói atrás, atrai o adversário e manda um petardo para as costas da equipa adversária. Hoje foi isto durante grande parte do tempo, mas com o seu mérito, até porque os petardos saem para zonas estrategicas/privilegiadas.
    Benfica mais dominador, com mais posse em meio campo adversário e com mais stamina, sendo evidente a superioridade física nos últimos 20 minutos.
    Falta aquele rasgo…
    Neres entrou mal para variar.
    Talvez schjelderup possa ajudar neste aspeto.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 15, 2023 at 10:36 pm

      Oculos vermelhos?

      O Sporting foi la estorvar e jogou muito pouco. Estao experts em provocar e rebolar muito.

    • Manel Albuquerque
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:26 pm

      E sobre o teu querido Bah? Nem uma palavrinha?
      9 milhões? Que piada.

      • Periklis
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:43 pm

        Não pode ter 1 ou 2 jogos maus?
        Parece aqueles Benfiquistas que já estão a pôr tudo em causa pelo apagao do Minho.
        Chil!
        O Bah nao esteve bem hoje, nem em Braga, mas a época não começou há uma semana.
        Para além disso nunca quis fazer do Bah o próximo cancelo, aquilo que sempre achei é que parece o Cancelo ao pé do Gil.

        • Fireball
          Posted Janeiro 15, 2023 at 10:20 pm

          Também esteve péssimo no Dragao e nem vou falar naquele jogo com a Juve em que foi comido várias vezes por um miudo qualquer que a Juve tinha por lá. Continuo a preferir o Gilberto.

          • Periklis
            Posted Janeiro 15, 2023 at 11:28 pm

            Por acaso penso que a melhor exibição do Bah foi em Turim, mas penso que se refere ao jogo da Luz.
            O miúdo vinha com a corda toda.

            • Mantorras
              Posted Janeiro 16, 2023 at 4:39 pm

              E do 4-3 na luz que ele esta a falar.

              Tal como no inicio fez muito bem ao Bah jogar o Gil, hoje ele tambem iria beneficiar disso. Senta-se, ve 2 jogos do banco e entra no finalzinho, e depois vai jogar melhor quando for titular. Nao esta num bom momento, todos os jogadores tem fases, e o Gil ja mostrou que pode jogar e render. O treinador tem que ser justo, porque isso so beneficia o grupo e precisamos de todos.

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:12 pm

      É os teus óculos vermelhos.

  • MuchoG
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:08 pm

    Muito frustrante, do nada perdemos 5 pontos de vantagem na liderança. Campeonato completamente relançado, o Braga está em forma e o Porto está naquelas fases onde pura e simplesmente não perde pontos até aos próximos clássicos.

    Entraram as duas partes a dormir e sofreram por isso, é uma equipa completamente diferente depois da paragem do Mundial e acho que essa versão do Benfica de Schmidt já não volta. Há menos vertigem, menos intensidade, a juntar a jogadores importantes em baixo de forma (António, João Mário, Bah e Neres).

    Quero criticar Schmidt por não começar o jogo com o 11 da primeira metade da época, mas Neres foi um zero autentico nos minutos que teve. Uma substituição num jogo destes também não sei se percebo, se calhar teve medo de meter outro avançado para ir atrás da vitória. Também é claro que não confia em quase nenhuma das alternativas, Draxler por exemplo teria entrado se não fosse o caso.

    Amorim volta a montar um Sporting muito sereno e organizado num Clássico, depois do 2-2 anulou por completamente o Benfica.

    Ainda bem que o Benfica e Porto são as únicas equipas beneficiadas e o Sporting é o coitadinho, viu-se no jogo de hoje.

    • Ghost Writer
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:23 pm

      Gostava que referisses os lances onde o Sporting foi beneficiado hoje, para ter uma ideia.
      Secalhar não deves ter visto o Marítimo x Sporting da semana passada e o penalti sobre o Porro que não foi assinalado, mas dou-te um desconto, também não vejo todos os jogos do Benfica.

      • MuchoG
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:37 pm

        Se isto fosse mesmo como muitos sportinguistas aqui dizem, não teria sido marcado o penalty, o Rafa não tinha levado amarelo, o Ugarte tinha levado amarelo bem mais cedo, etc.

        Mas não, no máximo foi um jogo equilibrado. Na primeira parte Soares Dias fartou-se de marcar faltinhas contra o Benfica e o penalty, apesar de se aceitar, é discutível. Na segunda parte teve os erros do costume para os dois lados, como o árbitro péssimo que é e que não esconde o seu clube.

    • Filosofo da Bola
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:21 pm

      Perdeu-se 5 pontos com rivais (Braga e Sporting). Não foi com adversários de fim de tabela… Entretanto o Braga vai a casa dos 3 grandes na 2ª volta e vai cair novamente… O Porto veremos…

      • Nando V
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:41 pm

        O Braga já jogou no Dragão. Portanto, recebe o Porto na 2.ª volta. Quanto às deslocações à Luz e a Alvalade, lembro que venceu duas (!) das 3 últimas deslocações à Luz (embora na última tenha perdido copiosamente), e venceu em Alvalade na época passada. Não creio que sejam derrotas garantidas.

      • MuchoG
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:28 pm

        Continua a ser frustrante visto que o Benfica estava com uma vantagem muito grande, se tivessem saído desses dois jogos com 4 pontos havia potencial para ter uma segunda volta tranquila.

        Isso do Braga e Porto são ses, o Benfica também tem de jogar com todos os grandes na segunda volta e acabou de perder pontos em casa. Estamos mais frágeis, se tivesse de escolher um campeão agora, escolhia o Benfica mas vai ser muito apertado.

        • Filosofo da Bola
          Posted Janeiro 15, 2023 at 8:32 pm

          Vocês falam como se os outros não tivessem perdido pontos ao longo do campeonato!
          Sabíamos que não iamos ganhar os jogos todos! Se o jogo com o Braga foi para esquecer, hoje só o Benfica merecia sair com os 3 pontos! O Braga vai ter queda livre na segunda volta, como já teve esta época… O Porto é muito inconsistente e ganhamos no Dragão. Vamos receber Porto e Braga sendo favoritos! O jogo com o Sporting podem ser favas contados porque já pode estar tudo decidido!

          • MuchoG
            Posted Janeiro 15, 2023 at 9:09 pm

            Não podemos ir para a segunda volta com essa mentalidade.

            Recebemos o Braga e Porto em casa como favoritos mas acabámos de perder pontos em casa com o Sporting. Sou relativamente novo e já vi o Porto vir à Luz precisa de ganhar para ser campeão mais que uma vez, o Braga nos últimos 8 jogos só ganhámos dois.

            Não estou a dizer que está tudo perdido, continuamos isolados na frente. Só estou frustrado por 1) Não ganhar um derby em casa; 2) Perder uma boa fatia de uma vantagem tão grande num curto espaço de tempo

    • Stravinsky
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:18 pm

      Como assim?
      O FCP perdeu pontos na última jornada! E creio que vão perder mais. Não há estabilidade

      • MuchoG
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:29 pm

        Desde a derrota com o Benfica são 10 vitórias em 13 jogos, hoje provavelmente é goleada em casa ao Famalicão. É tentar manter a vantagem até ao jogo deles com o Sporting e esperar que percam pontos aí.

    • Pedro Almeida
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:16 pm

      A equipa estava a controlar a partida e a equipa estava a jogar bem o golo podia ter aparecido.
      O segundo avançado podia ter sido nos ultimos minutos para apostar na profundidade porque cruzamentos os centrais iam limpá las todas. mas mesmo assim.
      O problema foi mesmo o Neres ter entrado muito mal.

      • MuchoG
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:25 pm

        Depois do 2-2 o Benfica não tem uma jogada de golo, só se eu estiver esquecido.

        O facto era que o Sporting estava a sair com algum perigo, se calhar o Schmidt não quis arriscar demasiado ao tirar um dos médios e meter o Musa. E se tivesse confiança no Draxler, tinha entrado hoje pelo João Mário que voltou à sua versão do ano passado.

    • jolasdasagres
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:14 pm

      O Porto ainda na ultima jornada perdeu pontos com o Casa Pia

  • Kenya24
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:08 pm

    O que não vale passar a semana toda a falar de arbitragem… Depois para isto ser feito é nomeado o árbitro da pastelaria.
    Ugarte leva amarelo tarde, coates pisa ramos num local que o Grimaldo tem mais sucesso a bater livres, lances de lançamento e faltas sempre a inclinar a equipa do Sporting.
    Penalty muito forçado depois irem ver o lance em slow motion a ver se acha ali um toque para marcar falta, o Paulinho já vai em queda antes do toque.
    Preparem-se para a 2ª volta que vai ser muito disto.
    Grande jogo de ramos, Florentino,Rafa, Enzo, otamendi e Grimaldo.
    João Mário demora muito a soltar a bola, e não consegue desiquilibrar no 1 vs 1.
    Neres também entrou e não fez melhor.

  • Borsalino
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:08 pm

    Roger Schmidt esteve mal no 11, e depois nas substituições que não fez.Técnico muito, mas muito conservador!

    • Diogo Moura
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:26 pm

      Dizer que o Roger é conversador é estar desfasado da realidade. Na segunda parte o Benfica subiu as linhas, foi mais pressionante e teve momentos a defender 2vs2 (Otamendi e Silva para um dos extremos e avançado do Sporting). Não há ali muito banco e a equipa estava a jogar bem. As alterações que deveriam ter sido feitas, acabou por fazer. Saida do Aursnes para a entrada de Neres (que nem correu bem). Depois acabou por meter o Chiquinho para o lugar do Rafa que nem a oportunidade de tocar na bola teve.
      Julgo deveria ter tirado o Bah e metero Gilberto. O Bah só meteu água.

    • Pedro Almeida
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:18 pm

      Devia ter feito o quê se as opções no banco não têm acrescentado o suficiente?

      • Borsalino
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:22 pm

        RA não tinha grandes opções e ainda assim mexeu.
        Ao menos tentava mexer com o jogo, coisa que nem sequer tentou.

        • DNowitzki
          Posted Janeiro 15, 2023 at 8:39 pm

          Ora bem! Então o João Neves hoje não servia, por exemplo? E o Henrique Araújo foi ser goleado na B porquê? É pior que o Musa, que é tão bom que ficou no banco?

  • Dca
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:08 pm

    Não consigo entender este jogo do Sporting. A 12 pontos do Benfica, com a possibilidade do Porto se afastar e já com Braga a 9 pontos, vem jogar para o empate? Desde o início do jogo que sempre quis um jogo com uma temporização muito baixa. Benfica péssimo na primeira parte (erros básicos de quase todos), na segunda parte assentou o jogo e a diferença foi notória. 16 remates para 7 ou 9, muito mais oportunidades (já tinha tido mais na primeira parte), mais vontade, etc.
    Do lado do Benfica, Ramos claro destaque, mas Florentino e Enzo dominaram completamente o meio campo na segunda parte e isso fez muita diferença. Rafa acelerou pouco, mas quando o fez, fez estragos (condicionado, pareceu me), João Mário cresceu, Aursnes estava a crescer, Bah cada vez mais desiludido e Grimaldo deu a habitual largura e profundidade. Neres entrou de forma miserável e Schmidt mostrou que confia pouco ou nada no banco (com razão, possivelmente).
    Sporting, já disse, equipa que quer lutar pelo título ou até pela Champions não pode vir para a Luz jogar para o empate. Desde o início a querer sempre o jogo num ritmo baixo e na segunda parte só se limitou a defender. Desapontante.

    • R1906
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:21 pm

      Não consegues perceber este Sporting?
      O suplente que entrou para o lugar do Paulinho , diria que 90% da massa adepta do Sporting não conhece.

      O unico suplente de Pote e Ugarte, e um gajo vindo do 17 classificado da Liga Argentina de 19 anos.

      No final não ha simplesmente pernas.

  • Aidos
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:07 pm

    Resultado enganador, só a Adan tirou dois a três golos, enquanto o Sporting tem um autogolo e um penalty à liga portuguesa, mas com tantos pedidos durante a semana, fez-se a vontade. Benfica sempre em cima e na segunda parte com algumas boas jogadas, devia haver mais finalização. Sporting não jogou como quem necessita de encurtar caminho, por isso até o acesso a liga dos campeões começa a ficar difícil. Vai ser uma segunda volta muito disputada pela liderança.

  • Nickles
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:07 pm

    Sai o Rafa entra o Chiquinho. É com isto que o Schmidt está a fazer o que está a fazer

  • offtopicguy93
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:07 pm

    Só uma equipa tentou ganhar o jogo, primeiro golo do sporting contra a corrente e segundo num penalti que para mim é duvidoso!

    Seguimos em primeiro, prontos para a segunda volta

  • Napoleon
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:06 pm

    Paulinho levou um tiro logo a abrir a segunda parte e o Soares Dias bem que caiu na brincadeira…

    Quanto ao jogo, Sporting entra melhor, Benfica equilibra e começa a ficar por cima e acaba a sofrer golo. Depois os papéis invertem-se e o Benfica marca numa altura em que estava o Sporting por cima.

    Segunda parte começa com um mergulho mas Benfica reage bem e consegue o empate e até poderia ter saído com mais deste jogo.

    Nota para Neres que entrou muito mal na partida e não acertou nada.

  • poborsky7
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:06 pm

    Fico com a sensação que o Benfica merecia mais, teve sempre que andar atrás do prejuízo o que complica, acredito que se o Benfica tem marcado primeiro a vitória não fugia.

    Uma nota para Neres, que desastre..não fez uma coisa bem..tem que soltar mais a bola e não tentar sempre a mesma finta.

    Fica um sabor amargo com este empate mas enfim estamos na luta…

  • Bio
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:05 pm

    Quando o Sporting, que está a 12 pontos da liderança e com um atraso considerável para os restantes dois da frente, acaba o jogo a perder tempo está tudo dito sobre o quão mau este resultado foi para o Benfica.
    Pontos perdidos em casa contra uma equipa claramente inferior.

    Rafa, Enzo, Aursnes (1ª parte) e Ramos os melhores no Benfica.
    Adán, Pote e Porro no Sporting.

    • Miguel2201
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:14 pm

      Ui, tá a custar a digerir isso. Se calhar o suposto era estar com 11 na área adversária a acabar o jogo no campo mais difícil e nem sequer pontuar, aumentando para 15 essa vantagem.. essa azia.. Olha também podias ter perdido tivesse aquele gajo no fim lembrado que era jogador de futebol mas é a vida

      • Bio
        Posted Janeiro 15, 2023 at 9:46 pm

        Comentário sem qualquer sentido. Se achas normal uma equipa que pode ficar a 7 pontos do 3o lugar andar a perder tempo, tudo bem. Agora eu não acho aceitável o Benfica não conseguir ganhar a uma equipa dessas. São standards diferentes.
        Abraço

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 15, 2023 at 10:16 pm

          Eu acho normal na medida em que também acho normal as equipas piores serem mais cautelosas contra as equipas superiores.

          O Sporting tem o destino traçado há muito tempo, este jogo não muda nada.

      • Frickelz
        Posted Janeiro 15, 2023 at 8:19 pm

        A digerir o quê mesmo? O facto de o Benfica continuar em primeiro e o Sporting puder cair para quinto? Se te contentas com o empate por mim tudo bem, eu cá fiquei aziado de não ganhar sim.

    • ForsenCD
      Posted Janeiro 15, 2023 at 8:11 pm

      Isto é surreal dizer que Pote foi dos melhores jogadores do Sporting quando só acertou um passe e perdeu 99% das vezes a bola.
      Ugarte foi claramente o melhor do Sporting, Pote foi o pior por larga margem mesmo com Trincao em campo

  • SôrSilva
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:03 pm

    Neres não está em forma. Precisamos urgentemente de ter os nórdicos na frente para nos dar mais poder ofensivo no último terço.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Janeiro 15, 2023 at 8:02 pm

    Aceita-se o empate. Acho que ninguém merecia perder este jogo.

    Saudações Leoninas ?⚪

Deixa um comentário