Ninguém se ficou a rir no dérbi… só o FC Porto; Sporting apagou-se com o 1-1, depois de ter dominado nos primeiros 25 minutos; Benfica foi superior na 2.ª parte mas com futebol curto e pode ficar a 8; Ríos e Dedic destacaram-se; Prestianni viu vermelho em cima dos 90; Trincão e Geny pouco apareceram
Desfecho que não agrada a nenhuma das equipas e que favorece apenas o FC Porto, que pode ficar com 5 e 8 pontos de vantagem sobre os rivais. O Sporting entrou muito bem no jogo, dominador e muito forte na pressão, marcou e até podia ter feito o 2-0, mas acabou a sofrer o empate contra a corrente e acusou fortemente esse momento, perdendo a capacidade de ter bola e até de rematar à baliza (não conseguiu qualquer remate após os 25′), algo que reforça a tendência de Rui Borges em não se conseguir impor nos jogos grandes. Mérito também do Benfica, que viu-se em grandes dificuldades na fase inicial, principalmente pela incapacidade em sair a jogar, mas cresceu com o empate e começou a arriscar mais na pressão, recuperando bolas em zonas adiantadas e provocando erros do adversário, visando principalmente Diomande. No 2.º tempo, a superioridade encarnada cresceu de tom e a equipa de Mourinho começou a somar também lances de perigo, mas sobretudo em remates à entrada da área que Rui Silva foi travando com relativa facilidade. A força física de Ríos, que já tinha estado no lance do golo (grande abertura), foi fundamental na mudança de paradigma, ganhando quase todos os duelos com Morita e conseguindo muitas vezes transportar a bola em condução, além do entendimento com Dedic, o outro jogador em foco nas Águias, que foi de onde saíram os melhores lances ofensivos. Destaque ainda para Sudakov, que começou mal o jogo, mas foi decisivo ao marcar e cresceu a par da equipa. De resto, partida muito pobre de Aursnes, que se fartou de falhar passes, e de Barrenechea, ligado ao golo sofrido e com pouca influência. Trubin também devia ter feito melhor e António Silva sentiu muitas dificuldades quando teve de assumir a saída de bola e Barreiro viu-se pouco e apenas em duelos. Já Prestianni destruiu o momentum do Benfica com uma expulsão infeliz. Do lado do Sporting, Luis Suárez foi o principal responsável pela melhor fase dos Leões, sendo a habitual carraça na pressão, mas voltou a pecar na finalização (duas oportunidades desperdiçadas). Pote e Hjulmand também se destacaram nessa fase, construindo o 1-0, mas perderam influência com o passar dos minutos, principalmente o dinamarquês, que não conseguiu ser o farol que se pedia e foi perdendo várias bolas desnecessárias. Inácio foi o mais capaz com bola (Diomande sofreu sob pressão) e Fresneda esteve particularmente focado em não deixar Sudakov receber e conseguiu-o na maioria das vezes, mas ofensivamente foi uma nulidade. Já a aposta em Morita revelou-se errada, com o japonês claramente uns furos abaixo do ponto de vista físico (lento e a perder todos os duelos), enquanto Trincão foi outra vez uma sombra de si próprio num jogo grande (mal se viu) e Geny não conseguiu desequilibrar.
Benfica 1-1 Sporting (Sudakov 28′; Pote 12′)
Benfica e Sporting empataram-se no dérbi da Luz (1-1). O Sporting entrou melhor e colocou-se em vantagem aos 12′, depois de Hjulmand ter roubado a bola a Barrenechea e oferecido a Pote o 1-0 (Trubin podia ter feito melhor). A superioridade leonina manteve-se até aos 25′, onde até podiam ter ampliado, mas o Benfica empatou numa das primeiras incursões ao ataque (bom cruzamento de Dedic e Sudakov impôs-se a Geny Catamo) e a partir daí tomou conta do jogo. Na 2.ª parte, continuaram a ser os encarnados a equipa mais perigosa, testando Rui Silva por diversas vezes em remates de meia distância, mas sem criar ocasiões claras de golo. Perto do fim, Prestianni viu vermelho direto por uma entrada grosseira sobre Geny Catamo, mas o Sporting não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e o resultado não se alterou.
O Sporting na segunda parte, tem literalmente 0 remates (aliás não remata desde os 25 minutos). Pode se dizer o que quiserem do Mourinho, mas o Rui Borges em jogos grandes consegue ser mais pequeno.
Uma equipa que quer lutar pelo título, tem o rival na mó de baixo e apresenta se assim.
Benfica, primeiros 25 minutos para esquecer, oferece 2 golos (António Silva transmite muita intranquilidade) e com um golo caído do céu, estabilizou e foi a equipa que mais tentou qualquer coisa.
Fica algum dissabor mas sobretudo um mau derby.
Pablo2
Posted
Dezembro 6, 2025 at
1:42 am
O Benfica a jogar em casa contra o seu rival direto, que está a sua frente na classificação coloca 5 médios a titular. Depois chega na segunda parte um melhor que o adversário e não tira 1 médio pelo menos para tentar a vitória, e vens falar do Sporting? O Benfica não está na luta pelo título tal como o Sporting? No Benfica se gastou 130M de euros mais uns 5M no badalado treinador. E no dragão como se comportou o Benfica? Cada uma que se lê…
Falas do Rui Borges em ser pequeno e comparas com o Mourinho que tem a carreira que tem? O Rui Borges sabe muito bem que o Benfica vai perder pontos em outros jogos então está tranquilo quanto isso. Eu se fosse a ti ficaria preocupado com este futebol sem ideias que o Benfica pratica. Não tem remate, saída de bola, passes e domínios de qualidade. Tudo no esforço conforme o jogo vai. E que quando estava 0 a 0 estavam a marimbar pelo jogo. Sofreram um golo, reagiram.
Dca
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:07 am
E também está tranquilo que o Porto vai perder pontos e ele não? Se não percebes, ficas a 5. Mas se achas pouco e tranquilo, continua a ter abordagens destas.
O Benfica não joga nada, qual é a novidade? 😂 agora o super Sporting vem à Luz, com moral, apanha se a ganhar, as bancadas a arder e não faz mais nenhum remate, desde os 25 minutos. E tu que vais ficar a 5 do Porto e não jogaste nada contra o fraco Benfica, estás tranquilo como o teu treinador.
Ótimo!
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
2:39 pm
Eu estou de acordo. O Sporting devia ter feito muito mais.
JJayy "Non Believer"
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:39 pm
Grande disparate. O Sporting como bi-campeão tinha que fazer muito mais e não pode uma segunda parte inteira sem rematar
Daervar
Posted
Dezembro 5, 2025 at
10:28 pm
Após a sondagem e respectivos comentários aqui no blog, penso que foi fantástico para o Benfica ter conseguido evitar a mais que esperada goleada em casa.
Niall joaQuinn
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:34 am
Às vezes, acontece. Para o Vitória tb foi fantástico ganhar no Dragão e evitar a mais que esperada derrota.
O tema do Benfica devia ser a degradação do plantel, que em julho era unanimemente visto como o melhor de Portugal e uns meses depois é completamente banalizado nestes sondagens.
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:43 am
O plantel do Benfica é sempre visto como o mais forte antes da época começar. Ainda ouço pessoas dizerem que o Benfica continua a ter o plantel mais forte. Na época passada dizia-se que tinha um plantel pornografico. É sempre assim. Parece que todos gostam de assumir o papel de underdog contra o teoricamente todo poderoso Benfica.
Daervar
Posted
Dezembro 6, 2025 at
11:24 am
“Unanimemente”, é o que quer dizer? Tudo baseado em hype, de onde ele veio é outra conversa.
Das contratações apenas Rios tinha provas dadas, tinha acabado de perder um dos melhores laterais a actuar na Europa (Carreras), todos os pontas de lança excepto Pavlidis, mais um extremo que foi dos mais goleadores da equipa (Aktur), o único médio com capacidade de organização (Kokçu), o único médio com capacidade de recuperação (Tino). Não menos importante perdeu o líder da equipa e da organização ofensiva (Di Maria) e o único extremo puro do plantel (Gouveia).
Foi um grande mercado, sem dúvida.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:07 pm
Bem, esse teu segundo parágrafo é só tiros certeiros! Subscrevo palavra por palavra – eu sempre achei que o plantel do ano passado era muito melhor do que este, precisamente por tudo o que dizes. E que eu resumo de uma forma mais simples: perdemos aqueles que eram, de muito longe, os três melhores jogadores do plantel do ano passado: Angel Di Magia, Carreras e Orkun Kokçu…
Honestly II
Posted
Dezembro 6, 2025 at
5:43 pm
Dos próprios benfiquistas??
Chopper
Posted
Dezembro 5, 2025 at
10:38 pm
Jogo péssimo. É este futebol que vale 300M€ segundo o Proença? Nem por 5 cêntimos vendíamos este futebol ao Botswana…
Depois, ambas as equipas perdiam muitas bolas, o árbitro teve uma arbitragem inenarrável… Enfim, este jogo foi a imagem de marca do futebol português.
Contudo, ainda não estou preocupado, pois é nos jogos com os clubes pequenos que os campeonatos se decidem. E quem perder menos pontos nesses jogos será, naturalmente, Campeão Nacional.
JJayy "Non Believer"
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:41 pm
De acordo. Péssimo jogo de futebol
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:18 pm
“é nos jogos com os clubes pequenos que os campeonatos se decidem”. Finalmente, tenho um companheiro para a minha tese de anos…o campeonato português ganha-se não perdendo pontos com os pequenos, não se ganha tanto nos derbies e clássicos. Hão-de reparar: o campeão nacional nem sempre é o que fez mais pontos nos jogos grandes, mas é (quase) sempre o que perdeu menos pontos nos jogos pequenos!
Eu até acho que foi sobretudo por isso que o SCP foi bicampeão nas duas épocas em que teve o Gyokeres na equipa: o nível dele (top 10 de pontas de lança mundiais) era tão monumentalmente acima do nível das equipas pequenas do nosso campeonato que ele sozinho praticamente garantia que o Sporting não perdia pontos com essas equipas…o SCP bicampeão não foi avassalador nos derbies e clássicos, em nenhuma das duas épocas. Mas perdeu menos pontos com os pequenos e por isso ganhou (justamente) os dois campeonatos…
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
7:38 pm
Sendo que venceu por 2-0 duas vezes o Porto em Alvalade de forma completamente justa. Não é normal dar 3 ou 4 em jogos desses.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:53 pm
Pois não. Embora o Benfica tenha marcado quatro golos ao FCP nas duas voltas do campeonato passado, na Luz e no Dragão, foram duas excepções ao normal de derbies e clássicos, que é empates ou vitórias por um golo de diferença.
Chopper
Posted
Dezembro 7, 2025 at
9:09 am
Há muito tempo que eu defendo a esse teoria dos jogos com os pequenos. É bom ver que convergimos nesse ponto. Aliás, até tenho sempre como exemplo a época 15-16 quando o Benfica de Rui Vitória foi campeão vencendo apenas o derby em Alvalade (o célebre jogo do Bryan Ruiz) quando foi competente nos jogos com os pequenos. Enquanto que o Sporting de JJ desbaratou pontos com Tondelas, Aroucas e Rio Aves no campeonato.
DNowitzki
Posted
Dezembro 5, 2025 at
10:41 pm
Ponto prévio: não vi o jogo, porque tenho coisas melhores para fazer na vida. Se estivesse a dar o futsal feminino, ou o básquete, ou o hóquei, até faria um esforço, agora para assistir ao futebol masculino?
*
Ora bem, se o Porto vencer o Tondela, o Benfica ficará a 8 pontos. Isto significa que, para ser campeão esta época, o adversário do Norte terá de perder TRÊS jogos e o Benfica de triunfar em TODOS.
Está mesmo a ver-se que é isso que vai acontecer, não é?
*
A continuar tudo nesta senda, o líder do Bananismo vai conseguir ser campeão uma vez em cinco anos de mandato. 1 em 5! É muito bom, não é?
*
Imaginando que o resto da época vai ser do género do que tivemos até aqui, é expectável que termine (vá, vamos ser otimistas) em terceiro lugar, sem 50 milhões da LC para o ano. Tendo em conta que há um buraco anual que necessita de ser coberta com 70 a 90 milhões de mais-valias, acrescentando uns 50 da Liga dos Campeões, é imitar o Guterres: façam as contas.
*
65% de papelinhos merecem isto! É a democracia. Certo!
Antonio Clismo II
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:32 pm
Miraculosamente têm 9 campeões do Mundo de sub17 que poderão vender aos colossos europeus e assim conseguir a liquidez suficiente para derreter em estrangeiros que vêm para cá passar férias com salários principescos.
Ainda estamos todos curiosos para saber como vai ser financiado o Benfica District? Será que o Rui “Banana” Costa está a preparar a cama para vender a maioria do capital da SAD a investidores e o clube deixar de ser dos sócios? Tudo aponta para isso…
O Patrão
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:46 pm
És de rir…
Citizen_Erased
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:27 am
Felizmente o teu conhecimento financeiro esta ao nível do futebolístico.
Mas já que é a segunda vez que mandas a laracha, entretém-nos e explica lá isso de tudo apontar para a venda da maioria a investidores e o capital deixar de ser dos sócios. Deve estar ao nível do estádio valer 100 milhões só porque é o VP potencial.
O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:03 am
Bastam duas derrotas e um empate. Fiz as contas.
O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:06 am
Fiz mais contas. Uma derrota e três empates também serve. “Não sei se é possível, é possível?”
Daervar
Posted
Dezembro 6, 2025 at
11:25 am
É lidar. Daqui a uns anos pode voltar a fazer campanha por outro e a largar o seu voto.
Sloth
Posted
Dezembro 6, 2025 at
11:34 am
Ah, os elitistas que que comentam as consequências de um jogo que não viram, deixaram para a plebe. Que bom
2DedosDeTesta_
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:24 pm
Ahahahaha muito bom, que boa escolha de palavras
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:26 pm
Podes crer. Temos o Benfiquinha que merecem todos os sócios que voltaram a eleger RC, exclusivamente por ter sido um craque do clube e ser um grande adepto do clube…sim, exclusivamente, porque é demasiado evidente que RC não tem, nunca teve e nunca terá perfil ou qualificações para ser gestor da maior marca do país e de uma SAD que movimenta centenas de milhões…entre outras razões, porque RC tem o nono ano…ou seja, nunca teve educação universitária, que é onde as pessoas aprendem a pensar – sem saber pensar, é impossível saber gerir uma grande empresa…
Como já disse aqui, os sócios do SLB elegerem Rui Costa para presidente, por ter sido um grande jogador do clube e ser um grande adepto benfiquista, é tão absurdo como seria os sócios do SCP elegerem Manuel Fernandes para presidente, por ter sido um grande jogador do clube e ser um grande adepto sportinguista!!…
Um Jasomp
Posted
Dezembro 5, 2025 at
10:47 pm
Importam tanto jogador, tanta contratação e depois apresentam este espetáculo tão pobrezinho.
Os 3 grandes são uma autêntica ode ao bom português: ser pobres e querer viver como ricos.
LuisVZF 1904
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:17 pm
Oh meu Benfica que dias passas tu com esse homem no banco!! Treinador que não ajuda a equipa, eu juro que tento mas não percebo como o Benfica joga com médios a extremos e depois o médio ofensivo joga desde a ala, depois temos jogadores relativamente bons no banco e jogadores e estiveram péssimos no jogo mas mesmo assim jogam 90 minutos, como conheço o Mourinho mudei de canal aos 80 minutos, eu estou na Alemanha e tenho vários amigos turcos, eu gozava muito com eles por o Mourinho lá estar e eles odiavam o homem, em brincadeira eles só diziam que ele devia ir para o Benfica e para meu mal acabou lá! Isto para dizer que o Mourinho nos últimos 10 anos não deixou saudade por onde passou! Somente o burro do Rui Costa pensou que ele ia revolucionar o futebol o Benfica…enfim com tanto treinador bom e nós com Mourinho
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:34 pm
Exacto! Lê o meu comentário (hoje à tarde, nos mais recentes), acho que vais gostar)..
filipe19
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:20 pm
Há uns dias apareceu aqui um texto sobre o Rui Borges a perguntar se ele recebia o merecido reconhecimento dos adeptos. Eu naquela altura até era para vir cá escrever exatamente o mesmo que penso agora mas na altura deixei. Sim, agora ainda mais fácil é de dizer mas este jogo foi o espelho da época toda e desde desse texto só passaram poucos dias.
Enfim, em jogos que aumenta o degrau de dificuldade o Sporting sempre vai-se abaixo, sofre imenso e não sabe como soltar-se da pressão. Os resultados são espelho disso: o Sporting perde a Supertaça, perde contra o Porto, perde contra o Nápoles, perde contra 11 jogadores do Marselha, não ganha ao Braga, alias contra os três maiores rivais, e jogando contra dois em casa, só consegue dois em nove pontos. Esta equipa simplesmente não tem ideia o que fazer com equipas que pressionam alto. E contra o Bayern vai ser um massacre, é que eles pressionam de tal forma que sufocam o adversário logo do primeiro minuto. Nem quero ver.
Com isto não quero dizer que quero outro treinador, nada disso, eu até gosto dele, parece-me uma boa pessoa, humilde, sobretudo reconheceu o erro durante a época passada para mudar de sistema e todas as coisas positivas que também muitos aqui no bloque escreveram sobre ele, eu também partilho, mas depois, existe aquele MAS…mas no jogos grandes? Pois, aí não sei mesmo se é ele que não consegue montar a equipa a jogar melhor – os primeiros vinte minutos hoje à partida provam o contrário – ou é a equipa que não tem qualidade para dar mais neste tipo de jogos. Não sei. Mas a saída com bola é péssima, o Diomande hoje então foi um desastre auténtico. Nunca tinha reparado que ele é assim tão mau com as bolas nos pés. Ele entrega a bola mesmo mau, nem é preciso errar no passe, mas a forma como a bola chega ao colega coloca o colega em apuros e muitas vezes depois é aí que acontece a perda. Fraco, muito fraco. Depois, basta tirar o Suarez do jogo que ficas praticamente com um a menos e já não tens ninguém para teres aquelas saídas em que o avançado deixa a bola saltar para o outro que vem de trás, normalmente Trincão e Pote, jogadores que neste tipo de jogos também gostam de desaparecer. Sim, o Pote marcou, e depois? E é aqui que se nota quão importante era o Gyökeres. Porque ele assegurava a bola, e conseguia depois meter nas alas ou para os jogadores que vinham em velocidade. Isso já não funciona e até hoje o Borges aqui ainda não arranjou uma solução, um plano B.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:10 am
Também não gosto da postura do Rui Borges em jogos grandes, mas este comentário é absurdamente parcial. Porque é que o empate com o Braga entra na lista de jogos grandes mas a vitória com o Brugge não? Porque não menciona o empate fora contra a Juve (que foi uma má exibição mas não deixa de ser um bom resultado)? E o que é isso de perder contra 11 jogadores do Marselha? O resultado que conta é o final e o Sporting ganhou esse jogo
“o Pote marcou, e depois?” Valeu-nos 1 ponto, é melhor que 0
filipe19
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:07 am
Ok, o Brugge eu dou-te mas o resto não. O jogo contra a Juve também foi muito fraco e corresponde aquilo que eu disse. É só mais um exemplo que podes acrescentar à minha lista. O Braga entra na lista porque a jogar em casa tivemos, quê, 30% de posse de bola? Quantas situações de perigo criamos em setenta minutos contra o Benfica, contra o Braga, contra a Juve e a jogar 11 vs 11 contra o Marselha?
Obviamente que no fim conta o resultado e talvez neste aspeto vês o copo meio cheio e eu meio vazio mas custa-me ver o Sporting com tantas dificuldades e sem plano B em situações em que é pressionado.
Sim, o Pote valeu-nos um ponto mas porque esteve no momento certo no lugar certo, não se pode dizer que marcou porque foi resultado de uma jogada estudada. E depois teve, tal como os seus colegas da frente, em setenta minutos (ele saiu mais cedo) zero influência no jogo ofensivo. Para três jogadores da seleção isso é muito pouco na minha modesta opinião.
Flavio Trindade
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:26 pm
Como diz o título e bem, este resultado e este jogo só agradou ao Porto que ganha uma almofada de conforto que talvez não esperasse ter.
Sobre o jogo em si, se o Benfica não me surpreendeu, já a frouxidão do Sporting nesta partida foi algo que não contava.
Entrou melhor, impondo o seu futebol com o Benfica a ver, mas depois do golo oferecido pelo gajo da qualidade em passe Enzo Florentinechea…o Sporting acabou.
Rios foi o mvp e conseguiu carregar o miolo e servir o ataque e disfarçar as debilidades do seu colega de miolo, mas a falta de audácia ofensiva deste Benfica de Mourinho não permitiu capitalizar.
Ri-se o Porto.
Boa arbitragem. Talvez a melhor das 3 equipas em campo
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:48 am
O golo sofrido por culpa o Florenrinochea até dá vibes daquele golo que permite o 2-2 ao Rio Ave na reta final do campeonato passado. A diferença é que Florentinochea estava rodeado por quatro. Florentino tinha apenas um adversário à sua frente.
Flavio Trindade
Posted
Dezembro 6, 2025 at
1:52 pm
É uma das (várias) posições em que o Benfica está pior que na época passada.
Barrenechea tem de facto um perfil mais elegante, mas a diferença acaba aí.
Defende pior que Florentino, recupera muito menos bolas, faz mais faltas porque naturalmente não é um recuperador nato e até naquilo em que supostamente veio para fazer, que foi para simplificar a primeira fase de construção e dar qualidade em passe, até aí perde para o português (basta ver a média de acerto de passe).
Não acho que seja um problema do jogador, longe disso, mas é mais um erro de casting desta versão 25/26 do Benfica.
Mas veio para fazer a vontade a muitos adeptos…e depois lá está espantam-se que tenha que jogar o Barreiro para fazer o trabalho que outros não fazem quer de pressão quer de recuperação.
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:03 pm
A média de acerto do passe pode ter a ver com as opções que cada jogador toma. Barrenechea arrisca muito mais no passe do que Florentino. Sobre a qualidade de Barrenechea nem vale a pena discutir. Não entendo é como se fica a chorar por jogadores como Florentino. João Neves, percebo. Florentino não é um jogador que justifique este discurso após a sua saída.
henry14
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:30 pm
Benfica:
1) entrar num jogo destes em que só podes pensar em GANHAR OU GANHAR com Rios, Enzo, Aursnes, Barreiro e Sudakov é de rir à gargalhada;
2) entrar num jogo destes,em nossa casa diante dos nossos adeptos e “convidar”o Sporting para o nosso meio campo e abdicar da pressão alta é também de rir à gargalhada. Cenas à Mourinho, claro. Entrar forte e empurrar o adversário para trás, quem sabe com a ajuda dos adeptos e do fator casa?? Não. Um jogo cínico e calculista. Só que os cálculos saíram errados e sofremos golos numa oferta ridicula. Mudámos a nossa forma de jogar, pressionámos e pasmem-se, começámos a jogar muito melhor;
3) Sudakov. Marcou o golo mas fez um jogo tão curto, falhou tanto passe e fez tanta coisa mal. Não era este o criativo?? Provavelmente é só uma vítima de Mourinho mas até ao dia de hoje continua sem convencer.
4) Rios e Dedic. Os dois melhores. Rios parece ter sido feito para este tipo de jogos. Infelizmente 80% dos jogos não parecem ter sido feitos para Rios. Dedic continua a convencer -me muito. Não vou na onda das críticas. Para mim temos lateral.
5) Jogo. Jogo fraco. Há coisas inexplicáveis. O empate não servia a nenhuma das equipas, no entanto parece que nenhuma das equipas fez tudo para ganhar. Pelo contrário. O Benfica quis um pouco mais, mas foi mesmo só isso: um pouco mais. Como se explica isto?? É deprimente. Ganha o Porto com esta falta de querer de ambas as equipas;
6) Mourinho. Mais do mesmo. Fomos melhores? Um bocado. Podíamos ter ganho? Podíamos. Fizemos tudo o que pudemos para alcançar os 3 pontos? Não. O Mourinho meteu um 11 ambicioso? Não. O Mourinho mexeu no jogo cedo e com vontade de abanar?? Não. O banco não é nada de mais mas não pode desculpar tudo. Não pode. Insuficiente Mourinho. Como sempre.
Tiago Silva
Posted
Dezembro 6, 2025 at
8:40 am
Totalmente de acordo, o Mourinho é um cobarde e vemos o Sporting a cair animicamente e ele pouco faz para aumentar a intensidade e ir para cima do Sporting. Sim começamos a pressionar mais e foi algo que me agradou, mas foi curto e esperava-se que o Mourinho mexesse mais e mais cedo!
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:49 am
Concordo plenamente com os dois comentários.
Stravinsky
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:54 am
Por acaso na primeira parte fiquei com a sensação que os jogadores do Benfica começam a pressionar mais após estarem a perder, não porque Mourinho pediu, mas porque os adeptos começaram a incentivar e a assobiar a pressão média que estavam a fazer.
Fiquei mesmo com a ideia de que foi o ambiente e a reação natural dos jogadores em ir para cima e não uma mudança de estratégia do treinador.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
7:25 pm
Eu vi ao vivo e tenho a mesma sensação….
Antonio Clismo II
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:34 pm
Dedic acabou rebentado, Dahl acabou rebentado, Enzo acabou rebentado, Aursnes acabou rebentado… o único que ainda parecia ter pilhas era o Ríos, mas a resistência é a sua principal (e talvez única) qualidade
henry14
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:47 pm
Sporting:
1)É esta a equipa que melhor joga em Portugal?? Se calhar é a menos má. O que é completamente diferente. Não nego que me faz alguma confusão ouvir falar do SCP como se fossem uma equipa extraordinária. O maior mérito desta “equipa extraordinária” é ser competente contra as equipas “fracas”. Porque vejamos, já jogaram duas vezes contra o Benfica e não ganharam. Jogaram contra o Braga e não ganharam. Jogaram contra o Porto e perderam. Alguma coisa não está certa.
Vejamos a Champions: prestação super competente, sem dúvida. Excelente Champions por parte do Sporting. Mas convenhamos que ganharam ao Kairat, ao Brugge e ao Marselha só depois de estarem a jogar contra 10.
Resumindo, são uma equipa competente e respeitável. Mas estão longe de ser os tubarões que muita gente pinta;
2) Trincão. Por falar em não ser tão bom como se pinta, eis Trincão. Que fez ele neste jogo?? Que fez ele na La Liga? Ou na Premier?? Bom jogador? Ya jeitosinho. Mas certamente que não é a última bolacha do pacote. É bom aqui no Tugão como o Pizzi e o Pote.
3) jogo do SCP. Bons 20 minutos a pressionarem alto (concedidos em parte pelo genial Mourinho) e salvo erro a terem 2 oportunidades de golo: uma numa oferta de Aursnes e outra numa oferta de Enzo (que deu no golo). A partir daí foram uma nulidade autêntica, não remataram sequer na segunda parte. Sinceramente que o Benfica é uma tralha e ainda vai perder muito mais pontos eu não tenho dúvidas. Mas pensava que o Porto de Farioli e o Sporting do Rui Tasca eram geniais e que iam esmagar este débil Benfica. Mas não.
O futebol português está bem fraquinho.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:14 am
Sobre o ponto 2, o Trincão é um craque. Esta conversa de que ele nunca aparece em jogos mais difíceis é uma treta. Ainda a semana passada foi o MVP de um jogo da Champions. A época passada foi o melhor jogador da final da taça (uma assistência e um golaço) e marcou o golo na Luz que foi absolutamente decisivo para o título do Sporting. Claro que num jogo em que o Sporting joga tão mal como hoje, ele pouco aparece mas isso não é culpa dele.
Antonio Clismo II
Posted
Dezembro 6, 2025 at
1:46 am
Claramente desapareceu do jogo depois de uma falta que sofreu e que o deixou visivelmente combalido, ainda na primeira parte.
Stravinsky
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:57 am
Essa conversa não é uma treta.
O Trincão desaparece nos jogos de maior dificuldade. É facto.
Essa é uma das diferenças entre Trincão e Conceição, por exemplo.
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:28 am
Jogos Champions, ainda o ano passado foi ele que marcou na Luz. Não acho que tenha a ver com jogos grandes.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
4:03 pm
Críticas do Stravinsky a jogadores de equipas que “apoia” não valem nada, já sabemos que o Stravinsky tem de desvalorizar tudo o que é do Sporting/ Arsenal/ Barcelona.
Se fosse um facto que o Trincão desaparece nos jogos de maior dificuldade, então não tinha brilhado em jogos de Champions nem nos dois jogos mais decisivos da época passada do Sporting, ambos contra o nosso maior rival. Ser constantemente pessimista já é irritante o suficiente, ser mal-agradecido com um dos nossos melhores jogadores não aceito.
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:55 am
Tal como Pizzi também teve os seus momentos em jogos grandes e na liga dos campeões, Trincão está longe de ter a influência nestes jogos que tem em jogos contra adversários de valia inferior.
Lembram-se de Jonas? Diziam que não aparecia não jogos grandes e realmente tinha bastantes dificuldades nesses jogos. Só de cabeça também me lembro de um golo e de uma assistência dele conta o Porto e Sporting.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
4:04 pm
E o Jonas também era um craque, que não merecia a maioria das críticas que lhe eram feitas. Quem me dera que o Jonas tivesse jogado do outro lado da 2ª circular, tínhamos acabado o jejum de campeonatos bem mais cedo
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:01 am
“É esta a equipa que melhor joga em Portugal?” Mas vocês sao carneiros que seguem cegamente o que lêem?
henry14
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:37 am
Vocês? 👀
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:28 am
Sim, vocês todos. Achava que já tínhamos passado essa parte.
Stravinsky
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:55 am
Quem é que fala no Sporting como equipa extraordinária?!
Só se for alguém que não vê os jogos, certo? É que não basta ver os resultados ou ler as gordas das notícias.
henry14
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:53 pm
Um último apontamento para o ambiente do nosso estádio. É giro aquilo das luzes e dos fogos antes de começar os jogos. É giro aquele espetáculo e aquele “cartoon”. Mas o que seria mais giro seria ver os nossos adeptos fazerem do nosso estádio um inferno para os adversários. Não fazem. Sempre o típico ambiente de famílias e de apatia perante a adversidade. Assim não metemos medo a ninguém.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
7:44 pm
Eu tenho lugar anual há muitos anos, vejo todos os jogos na Luz ao vivo e…tens toda a razão! O Estádio não puxa pela equipa, tem que ser a equipa a puxar pelo Estádio…se não fosse o trabalho incansável das claques, sobretudo os NN, o estádio estaria sempre em silêncio, excepto nos golos…é só por isso que eu ainda defendo as claques, apesar de tudo: na Luz, só as claques puxam pela equipa os 90 minutos, independentemente da exibição, do resultado ou do adversário. Se nós tivéssemos, em Portugal, a cultura que têm em Inglaterra, onde todos os adeptos entoam cânticos de apoio à equipa durante todo o jogo, sem claques organizadas, aí sim as coisas más das claques já pesariam demasiado na balança e poderíamos até extinguir as claques. Mas como a cultura portuguesa – pelo menos no Estádio da Luz, que conheço bem – não é como a inglesa, muito pelo contrário, as claques ainda são indispensáveis…
Red Scorpius
Posted
Dezembro 5, 2025 at
11:56 pm
Resultado justo.
Como benfiquista, receava uma derrota do meu clube e a péssima entrada, com uma enorme tremideira e uma sucessão de disparates que culminaram num golo, parecia que seria isso mesmo a acontecer.
Apareceu depois um golo aos trambolhões, na sequência da melhor jogada produzida até aí e as coisas começaram a mudar.
Esperava-se bastante mais do Sporting, mas na segunda parte o Benfica foi um pouco melhor, face a um adversário que não conseguiu rematar após o golo sofrido.
O campeonato estará perdido para o Benfica, apesar de todos os exercícios aritméticos que se poderão fazer.
De positivo para o Benfica ficam as exibições de Rios, Dedic e Sudakov, numa equipa demasiado receosa das suas debilidades, não sendo audaz, talvez pela sorte andar um pouco arredia.
O Sporting pareceu satisfeito com o resultado, o tempo dirá se foi um bom resultado.
Suárez e Pote terão sido os melhores na fase boa da equipa, parecendo existir uma quebra de rendimento de Trincão e Catamo.
O FCP poderá vir a ser o grande beneficiado, ganhandi uma importante tranquilidade para os próximos jogos.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:07 am
Inexplicável como o Sporting entra completamente por cima, põe-se em vantagem e tem pelo menos uma oportunidade para fazer o 2-0 mas, depois de sofrer o empate completamente contra a corrente do jogo, vai-se completamente abaixo e não faz mais um remate quase até ao fim do jogo. Merecíamos perder, mas o Benfica também pouco fez para ganhar, por isso o empate acaba por ser justo. Saem ambos a perder e merecem.
20324AC10
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:46 pm
Essa “oportunidade para fazer o 2-0” é o remate do Maxi que acaba em lançamento lateral? Lol
Pressionaram e bem ao início, depois do golo presentado o Benfica acordou e até diria que foi com ajuda do Sporting que se encostou e teve medo como costume quando começa a ganhar contra o Benfica.
Neville Longbottom
Posted
Dezembro 6, 2025 at
2:41 pm
É o remate do Maxi a rasar o poste.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
4:06 pm
Sim. Mas na realidade estava a fazer confusão com o remate do Suárez que foi antes do 1-0 e não depois. De qualquer forma, o Sporting tem 3 oportunidades de golo até aos 25 minutos, uma aproveitada e duas falhadas. Depois não faz mais nada ofensivamente até ao fim do jogo. Miserável.
prpaulorossi
Posted
Dezembro 7, 2025 at
11:01 am
Partilho um pouco da tua opinião … Até ao golo do Benfica estava com receio que o Sporting conseguisse mais golos pois estava muito por cima do jogo e o Benfica estava muito encolhido, após o golo do empate o Benfica melhorou muito a atitude e o Sporting, na minha opinião, deixou de criar lances de perigo. Mesmo não criando verdadeiras oportunidades de golo, julgo que o Benfica fez mais para ganhar o jogo, só que esta equipa está muito descrente e com falta de confiança o que promove que não consiga jogar com tranquilidade.
Aproveito para dar uma palavra sobre Rios que é tão criticado aqui, por vezes com razão claro, e hoje foi o nosso melhor jogador e que mostrou o que pode trazer ao Benfica: agressividade, ganhar duelos no meio campo e progressão com bola. Julgo que quando perceber o tipo de futebol que jogamos em Portugal e na Europa pode acrescentar muito ao Benfica.
Stravinsky
Posted
Dezembro 6, 2025 at
1:02 am
Rui Borges vintage…
Eu e muitos outros estamos fartos de dizer que não é treinador para o Sporting (perdoem-nos se queremos o melhor para o clube) e hoje foi mais um jogo em que isso se nota claramente…
Rui Borges até pode preparar bem os jogos, as suas primeiras partes contra equipas de valia igual ou superior, são geralmente boas… mas assim que o treinador oposto reage, acabou-se o Sporting… Rui Borges é completamente incapaz de mexer taticamente com o jogo durante os 90 minutos… é completamente incapaz. Deixa a equipa a sofrer e a descer no campo até ficar encostada às cordas.
É SEMPRE ISTO. ESTAMOS FARTOS DE VER SEMPRE O MESMO FILME.
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
4:07 pm
Se ganhássemos, o Stravinsky nem aparecia aqui; assim aparece logo, sempre pronto a criticar. E não venha com tretas que quer o melhor para o clube, porque ninguém acredita nessa peta
FVRicardo
Posted
Dezembro 6, 2025 at
2:29 am
Em jeito de resposta a vários comentários anteriores:
E se o Sporting tivesse perdido hoje?
Podemos recordar os ultimos 20 ou 30 Benfica-Sporting pra decifrar quantas vitórias do Sporting houve?
Estamos todos perante o Porto de Villas-Boas treinador (invencível) ou presidente(cada vez menos)?
Como Sportinguista quero o campeonato e(e se possível uma taça) e um empate na Luz nunca foi nem será um mau resultado. Simplesmente caiu em graça nas últimas semanas menorizar o Benfica (algo habitual) e agora parece que o Sporting teria de assumir o jogo e ganhar sem espinhas quando do plano de jogo do Sporting obviamente seria igual ao do jogo contra o Brugge (tentar defender muito bem, partir um pouco o jogo, ganhar nas transições/ataques
—-
—-
Passa mais uma jornada e continuo convicto que o TRICAMPEONATO está ao nosso alcance!
_Mushy_
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:24 am
Está a tornar-se critico o défice de glicose, não é que a gelataria continuará mais uma semana fechada..
Responsável dos comunicados já vê a vida andar para trás com tão pouco trabalho, já faz um mês sem prestação de relevo, as arbitragens devem andar “boazinhas”..
*
Se as camisolas estivessem trocadas e o resultado fosse este ou a derrota, era mais um comunic… quero dizer mais um lançamento de nova linha de gelados para durar o ano todo e ter a diabetes em alta
*
Vamos lá analisar os novos gelados ricos em glicose que seriam lançados no mercado para delírio coletivo das massas e moldar as perceções que alguém anda a ser beneficiado e martelar a semana toda com os avençados da CS a fazer o marketing habitual.
Quantas horas vai ter o lance do Dedic por parte dos avençados ZERO, mas vamos lá conhecer os novos gelados que seriam lançados:
– alguns anos atrás Nuno Santos, inicio do ano, Abel Ferreira, ambos expulsos por gesto obsceno ao agarrar os “tintins”, o que acontece quando o Dedic faz o mesmo gesto a comemorar o golo junto do Maxi e em direção do Maxi, ZERO
Onde está a expulsão? ZERO
Quantas horas dedicadas a isto ZERO
O país vai parar com este gelado ZERO https://prnt.sc/0_CExY-8uSL3
– Se fosse Geny a lutar pela posição e desse um toque nas costas e depois marcasse o golo?
Mas um gelado, como o toque do Diomande que parou o país a pedir expulsão, mas como foi o Sudakov e deu golo agora já não nada como pediram ao Diomande e notam o quão ridiculos conseguem ser.
– O que seria Barreiro vestir de verde, já com amarelo e num contra ataque 3 para 3 derrubar o portador da bola impedido o contra ataque perigoso??
Lá saía mais um gelado a dizer que foram prejudicados e que era expulsão.
Quanto vão martelar a semana toda ou o ano todo sobre isso ZEROOO
– Mais uma promoção seria martelarem de lances e lancinhos e chegariam ao ridiculo de dizer que mais um penalti não foi marcado sobre o Quenda nos ultimos minutos e aí era martelado pelos avençados a semana toda e a glicose aumentaria o delírio geral.
– O que seria o Suarez ser pisado pelo o António Silva, não atirar-se para o chão e jogar e depois tentar chutar e levar com os pitons, mais uma promoção de novo gelado
– O que dizer o show de mergulhos do Rios?
O que seria o “yeah” do Rios na cara do Maxi para provocar, pelos vistos o “Yeah” do Harder é que vale um vermelho hahaha
– O que o país não ia parar por lançamento de duas garrafas lançadas da bancada e acertar num jogador do benfica, que ia rebolar e dar 3 mortais com dores.
*
Como se pode ver era uma linha nova repleta de gelados que seria lançada e que seria muito bem aceite pelos adeptos, sedentos de desculpas para acreditar que um clube anda a ser levado ao colo, mas quando não é entregue essa glicose e acontece consigo, é futebol normal, futebol de contato, futebol para homens, mas sempre sem notar o ridículo que conseguem chegar a falar de certos casos que reclamam.
*
A maioria são casos e casinhos de jogo (mas para o gelataria da luz seria um roubo de outro mundo), outras como Dedic e Barreiros, factuais que não foram expulsos, mas aí tudo bem, que é futebol certo?!?
*
Um “Mushy hug” aos glicodependentes que andam com a diabetes controlada mais de 1 mês, ou melhor dizendo, não tem caído no ridículo da narrativa do seu clube
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:57 am
O último remate do Sporting no jogo foi aos 25 minutos e o que justifica isso é a arbitragem?
SportingFan1906
Posted
Dezembro 6, 2025 at
4:08 pm
O Sporting parou de atacar aos 25 minutos, para quê culpar a arbitragem?
Mantorras
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:41 pm
Um ensaio sobre a cegueira.
Es tao doente.
_Mushy_
Posted
Dezembro 7, 2025 at
7:05 am
Menos gelados..
“Mushy hug” açucarado
_Mushy_
Posted
Dezembro 7, 2025 at
7:18 am
Para a próxima já sabes, quando vieres com glicose em alta reclamar de vermelhos do Inácio ou Diomande (igual ao toque nas costas do Sudakov sobre o Geny e que deu golo), ou de cantos mal marcados…
Lembrares do Barreiro ou do massajar os “tintins”, como fez o Nuno Santos e Abel Ferreira, mas esses levaram vermelho..
Mas também é só um vermelho, eram só 45min sem menos um.
Tens de começar a ler mais o teu próprio ensaio sobre a cegueira.
*
A falta de argumentos é sempre a mesma e o mais fácil é cair na ofensa como sempre, estás mais que apresentado mais a tua coerência.
Veremos quando começares a levar respostas baixas do mesmo nível.
Sabemos que tens um “crush” por mim..
Tens um “mushy” por mim, já todos sabemos, mas não deixo ao teu nível
Mantorras
Posted
Dezembro 8, 2025 at
3:43 pm
Sim, a falta de argumentos é sempre a mesma, e mesmo assim tu consegues escrever tanto sobre nada. És doente.
João
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:37 am
Só vi a 1parte e mesmo assim perdi 45m de vida. Futebol PT cada vez pior 😆
Tiago Silva
Posted
Dezembro 6, 2025 at
8:30 am
O Sporting entrou muito bem no jogo, a mostrar o seu futebol, o seu jogo interior e os centrais a colocarem muito bem as bolas nesses espaços. O Benfica entrou a querer defender e com um bloco mais fechado mas o Sporting conseguiu na mesma encontrar esse jogo interior. O Benfica entrou muito intranquilo no jogo e ofereceu um golo de bandeja e chegou ao empate um pouco contra a corrente do jogo.
Mas depois o Sporting apagou-se completamente depois do golo do Benfica, é algo quase inexplicável na minha opinião. Foi-se completamente a baixo e o Benfica tentou subir as linhas, pressionar mais alto e aproveitar o mau momento do Sporting que acabou por durar até ao final do jogo. Mas o futebol do Benfica é muito curto e previsível e o Mourinho também não arriscou nada como é seu apanágio.
Derbi fraquinho e quem se ficou a rir foi o Porto. Mas a continuar assim o Porto também irá perder pontos e acho que poderá haver campeonato até ao fim apesar desta almofada.
ManuelFAlbuquerque_
Posted
Dezembro 6, 2025 at
9:04 am
Escrevi aqui muitas vezes que Rios tinha neste jogo mais uma oportunidade para mostrar que tem qualidades que fariam dele um bom reforço para o meu clube, uma vez que a Premier é uma liga de muito combate onde no United não estamos numa posição típica como estão os grandes em Portugal.
Uma vez mais, e à semelhança do jogo contra o Leverkusen e o Porto, Rios disse presente.
Mas tendo em conta as características do futebol português, o que se pagou por ele foi pornográfico. Muito mal a estrutura do Benfica. No United tivemos recentemente o mesmo com Dorgu, jogador que Amorim disse recentemente tremer todo quando toca na bola. É no que dá comprar um jogador jovem e inexperiente para ser titular, quando ele no Lecce supostamente até tinha mais liberdade e menos tarefas defensivas.
Vimos na votação das pessoas do blogue que o Sporting era globalmente e individualmente superior. Treinador inclusive.
Mesmo assim, leio que o Benfica deveria ter jogado de forma mais aberta.
Portanto… Menos qualidade individual, menos qualidade coletiva, com hipótese de ficar longe do segundo lugar… E o ponto desta gente é que o Benfica deveria ter jogado com mais risco…
Se analisarmos do ponto de vista emocional, hey sim senhor têm toda a razão.
Mas como emoção para isto vale zero, acho que o mister esteve bem.
O golo do Sporting nasce de um erro anedótico do Enzo. Tirando isso, o Sporting esteve praticamente inofensivo e o Benfica até construiu jogadas que com outro tipo de jeitinho poderiam dar em golo.
Mister foi pragmático.
Sporting tem neste momento um conjunto muito melhor, mais consolidado, mais forte na construção de jogo.
Quando tens Morita, Hjulmand, Pote e Trincão tens um conjunto de jogadores fortíssimo com bola.
O Benfica não tem neste momento a mesma competência porque os jogadores à sua disposição não permitem tal coisa.
Há que ser pragmático e o mister tem, em primeiro lugar, de ganhar pontos aos outros grandes, grandes esses que toda a gente diz serem melhores.
Depois tem de tentar manter o Benfica na Europa e lutar pelas outras competições.
É um desafio tremendo e acho que ele está a fazer decisões acertadas apesar de não serem as esteticamente mais consensuais.
Faltou um pouquinho de sorte, mister 🍀
Mas remeteste o bi campeão às cordas.
Com mais meses isto vai lá.
Petrol
Posted
Dezembro 6, 2025 at
10:40 am
Faltou ambição a ambas as equipas. Mais um jogo grande no campeonato, mais um jogo pobre em espetáculo e demasiado preso taticamente. O Benfica começou demasiado mal e parece que só se contentou após sofrer golo. Até então, estava determinado em oferecer um golo ao adversário. A partir daí foi crescendo no jogo e conseguiu dominar a maior parte do mesmo com base no crer e na raça. Talvez com um pouco mais de ousadia do seu treinador pudesse ter sido mais feliz no jogo. Do lado do Sporting, acho engraçado que Rui Borges, que me tem surpreendido esta época, tenha voltado a utilizar o cansaço como justificação para uma 2a parte tão pobre.
–
Individualmente, do lado do Benfica: Trubin esteve bastante mal no lance do golo. Não faz sentido colocar aquela bola em Barrenechea e podia ter feito melhor no remate de Pote. Aursnes fez um jogo bastante fraco com muitas perdas de bola. Está a pedir banco urgentemente. Barreiro destacou-se nos duelos e na vontade mas na minha opinião tornou-se redundante com tantos médios em campo. Sudakov começou com muitas perdas de bola, o que me surpreendeu dada a qualidade dele no momento do passe, mas cresceu com o jogo. Foi bem condicionado pela equipa do Sporting que não o deixava virar-se de frente para o jogo. Prestianni, é pena a expulsão mas fez o que tinha de fazer naquele lance. Dedic fez um bom jogo, foi o único jogador no 11 com capacidade de desequilíbrio e Ríos encheu o campo. Este é o Ríos que o Benfica contratou. A questão é que poucas vezes o Benfica tem jogos propícios para que se tire partido das suas melhores capacidades.
–
Os centrais do Benfica, muito erráticos no passe. Basta serem condicionados para mostrarem que não tem soluções e perdem a bola facilmente. Hoje essa questão alastrou-se à equipa numa fase inicial do jogo com demasiadas perdas de bola fortuitas. Mas, vejo Inácio e Diomandé serem constantemente elogiados. Inácio ontem esteve competente no passe mas também se acanha com facilidade nestes jogos. Quanto a Diomandé é muito forte nos duelos mas esteve péssimo ao nível do passe, o que me deixou a pensar do que seriam caso Otamendi e António Silva jogassem no Sporting e Diomandé e Gonçalo Inácio jogassem no Benfica. Será que o hype não se invertia? É que os jogadores do Sporting beneficiam de ter um coletivo muito mais coeso e um jogador como Hjulmand à sua frente. Não me tem surpreendido nestes jogos apesar dos elogios que vão sendo alvo de forma constante.
–
Quanto ao resto da equipa do Sporting, Maxi apesar de se envolver demasiado em picardias é um excelente jogador. Dos melhores da equipa e do campeonato. Hjulmand é o comandante da equipa e o melhor jogador do campeonato neste momento. Geny sem espaço desaparece. Trincão nestes jogos também tem tendência a desaparecer. Melhorou no capítulo da intensidade mas voltou a desaparecer num jogo intenso. Pote também se viu apenas no golo. Luís Suarez é muito bom e completo mas peca demasiado na finalização.
chuta dai
Posted
Dezembro 6, 2025 at
11:12 am
O 11 que o Benfica jogou ontem seria um bom 11 suplente de um Benfica competitivo. Um Benfica a sério jogaria com 11 titular e aqueles que jogaram ontem deveriam ser os jogadores suplentes. É uma tristeza profunda a falta de qualidade destes bonecos. O único que consegue receber a bola pressionado e manter a posse e a sair a jogar é o Sudakov. O Aursnes e o Barreiro até tremem só de sentir o bafo do adversário. Que piada de jogadores. O Enzo é uma avenida, fomos trocar o Tino por este manco. Nossa senhora. É tudo muito triste. Este Benfica não tem rigorosamente nada do que é ser Benfica. Nada.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
7:57 pm
Nada mesmo…
JJayy "Non Believer"
Posted
Dezembro 6, 2025 at
12:45 pm
Aursnes mesmo que jogue mal faz os 90 minutos. O Benfica não passa de um ninho de interesses.
BP
Posted
Dezembro 6, 2025 at
5:33 pm
Na minha galeria privada de benfiquismo, está a acontecer o impensável: Rui Vitória vê o seu título de “treinador mais deprimente de sempre” seriamente ameaçado por José Mourinho!…isto surpreende-me monumentalmente porque eu sempre pensei que RV e a sua «determinação» fossem autênticos galácticos, inalcançáveis para qualquer outro treinador. Mas enganei-me redondamente: com apenas três meses de trabalho, Mourinho já morde os calcanhares a Rui Vitória! A continuar assim, facilmente ultrapassa o “rei do bombo” e agarra o título de treinador mais deprimente de sempre, na história do Sport Lisboa e Benfica…
Fico completamente estupefacto ao lembrar que ouvi JM acusar alguns jogadores de «não saber o que é o Benfica», quando ele é de muito longe o que menos o sabe! Um treinador que sabe o que é o Benfica entra sempre para ganhar primeiro, não entra nunca para não perder primeiro; um treinador que sabe o que é o Benfica pensa primeiro em marcar golos, não pensa primeiro em não os sofrer; um treinador que sabe o que é o Benfica inclui no onze jogadores criativos de desequilíbrio ofensivo, não enche os lugares supostamente ofensivos com jogadores de equilíbrio defensivo; um treinador que sabe o que é o Benfica quer ganhar convincentemente, jogando bom futebol de ataque, futebol de equipa grande que assume o jogo e a posse de bola, não quer ganhar pela margem mínima, num eventual contra-ataque ou bola parada que caia do céu; um treinador que sabe o que é o Benfica, quando se apanha a ganhar por um golo, não faz substituições defensivas para baixar o bloco e segurar o resultado, faz substituições para a equipa ir atrás de matar o jogo com mais golos…
O Mourinho é de todos o que menos sabe o que é o Benfica porque até nos jogos em que é ainda mais obrigatório ganhar do que o habitual no clube, como em Amsterdão e no derby de ontem, monta onzes super defensivos!!??! Ontem era mesmo mesmo obrigatório ganhar, para não ter um Natal ‘à Sporting’, longe do título em Dezembro, e mesmo assim ele volta a entrar com um médio-centro defensivo a extremo-direito e outro médio-centro defensivo a dez!!?? Entra mais uma vez com dois terços do meio-campo ofensivo com jogadores defensivos!!?? Entra mais uma vez com zero jogadores criativos, de desequilíbrio no 1×1, do meio-campo para a frente!!?? Encosta mais uma vez um 10 puro e natural como o Sudakov, com evidente DNA de corredor central, à ala esquerda!!?? Para jogar no lugar dele o Barreiro, porque é mais forte e agressivo em momento defensivo??!!
E há mais semelhanças com RV: na altura dele, o Salvio tinha Red Pass Relvado (fazia dezenas de jogos seguidos com mau rendimento mas nunca saía do onze titular), agora com JM é o Ausrnes a ter Red Pass Relvado…o Ausrnes já vai na segunda época consecutiva a jogar pouco ou nada, mal ou muito mal, mas mantém lugar cativo no onze…ontem foi um festival: oferece um golo ao SCP aos 3 minutos, estraga n lances com decisões e/ou passes errados…para jogar a extremo, tem zero criatividade ofensiva, tem zero drible e fantasia, tem zero desequilíbrio no 1×1, tem zero ataque à profundidade, enfim tem zero de tudo o que um extremo deve ter…mas joga a extremo pela mesma razão que o Barreiro joga a 10: porque o treinador pensa sempre primeiro no momento defensivo (até nas posições do meio campo supostamente ofensivo, que joga nas costas de Pavlidis)…
Quanto a jogadores: Trubin a manter a sua tradição de oferecer sempre pelo menos um golo ao SCP em todos os derbys; Enzo ontem irreconhecível – jogou mal, não foi só o lance do golo; Rios continua em crescendo e, mesmo tendo limitações técnicas e de decisão, pode tornar-se um bom médio centro box to box, de rotação e andamento, de forte presença atlética, cada vez mais importante na equipa.
# Samuel Soares, Prestianni e mais 9!
Mantorras
Posted
Dezembro 6, 2025 at
6:44 pm
Joga bastante fraco que nem merece grandes comentarios.
Quando isto é um derby esta apresentada a nossa liga.
Jeco Baleiro
Posted
Dezembro 6, 2025 at
7:57 pm
Derby deprimente (mais um depois da Supertaça). A segunda parte do Sporting é incompreensível, há capacidade e futebol para muito mais, ainda por cima frente a este Benfica pobrezito. Borges mais uma vez a dar razão aqueles (como eu) que o acusam de não ter unhas para esta guitarra. Medroso até dizer chega. Só que desta vez estava o cagão do Mourinho do outro lado. Consequência disso é que podiam ter tirado as balizas do campo na segunda parte.
83 Comentários
Dca
O Sporting na segunda parte, tem literalmente 0 remates (aliás não remata desde os 25 minutos). Pode se dizer o que quiserem do Mourinho, mas o Rui Borges em jogos grandes consegue ser mais pequeno.
Uma equipa que quer lutar pelo título, tem o rival na mó de baixo e apresenta se assim.
Benfica, primeiros 25 minutos para esquecer, oferece 2 golos (António Silva transmite muita intranquilidade) e com um golo caído do céu, estabilizou e foi a equipa que mais tentou qualquer coisa.
Fica algum dissabor mas sobretudo um mau derby.
Pablo2
O Benfica a jogar em casa contra o seu rival direto, que está a sua frente na classificação coloca 5 médios a titular. Depois chega na segunda parte um melhor que o adversário e não tira 1 médio pelo menos para tentar a vitória, e vens falar do Sporting? O Benfica não está na luta pelo título tal como o Sporting? No Benfica se gastou 130M de euros mais uns 5M no badalado treinador. E no dragão como se comportou o Benfica? Cada uma que se lê…
Falas do Rui Borges em ser pequeno e comparas com o Mourinho que tem a carreira que tem? O Rui Borges sabe muito bem que o Benfica vai perder pontos em outros jogos então está tranquilo quanto isso. Eu se fosse a ti ficaria preocupado com este futebol sem ideias que o Benfica pratica. Não tem remate, saída de bola, passes e domínios de qualidade. Tudo no esforço conforme o jogo vai. E que quando estava 0 a 0 estavam a marimbar pelo jogo. Sofreram um golo, reagiram.
Dca
E também está tranquilo que o Porto vai perder pontos e ele não? Se não percebes, ficas a 5. Mas se achas pouco e tranquilo, continua a ter abordagens destas.
O Benfica não joga nada, qual é a novidade? 😂 agora o super Sporting vem à Luz, com moral, apanha se a ganhar, as bancadas a arder e não faz mais nenhum remate, desde os 25 minutos. E tu que vais ficar a 5 do Porto e não jogaste nada contra o fraco Benfica, estás tranquilo como o teu treinador.
Ótimo!
Neville Longbottom
Eu estou de acordo. O Sporting devia ter feito muito mais.
JJayy "Non Believer"
Grande disparate. O Sporting como bi-campeão tinha que fazer muito mais e não pode uma segunda parte inteira sem rematar
Daervar
Após a sondagem e respectivos comentários aqui no blog, penso que foi fantástico para o Benfica ter conseguido evitar a mais que esperada goleada em casa.
Niall joaQuinn
Às vezes, acontece. Para o Vitória tb foi fantástico ganhar no Dragão e evitar a mais que esperada derrota.
O tema do Benfica devia ser a degradação do plantel, que em julho era unanimemente visto como o melhor de Portugal e uns meses depois é completamente banalizado nestes sondagens.
Petrol
O plantel do Benfica é sempre visto como o mais forte antes da época começar. Ainda ouço pessoas dizerem que o Benfica continua a ter o plantel mais forte. Na época passada dizia-se que tinha um plantel pornografico. É sempre assim. Parece que todos gostam de assumir o papel de underdog contra o teoricamente todo poderoso Benfica.
Daervar
“Unanimemente”, é o que quer dizer? Tudo baseado em hype, de onde ele veio é outra conversa.
Das contratações apenas Rios tinha provas dadas, tinha acabado de perder um dos melhores laterais a actuar na Europa (Carreras), todos os pontas de lança excepto Pavlidis, mais um extremo que foi dos mais goleadores da equipa (Aktur), o único médio com capacidade de organização (Kokçu), o único médio com capacidade de recuperação (Tino). Não menos importante perdeu o líder da equipa e da organização ofensiva (Di Maria) e o único extremo puro do plantel (Gouveia).
Foi um grande mercado, sem dúvida.
BP
Bem, esse teu segundo parágrafo é só tiros certeiros! Subscrevo palavra por palavra – eu sempre achei que o plantel do ano passado era muito melhor do que este, precisamente por tudo o que dizes. E que eu resumo de uma forma mais simples: perdemos aqueles que eram, de muito longe, os três melhores jogadores do plantel do ano passado: Angel Di Magia, Carreras e Orkun Kokçu…
Honestly II
Dos próprios benfiquistas??
Chopper
Jogo péssimo. É este futebol que vale 300M€ segundo o Proença? Nem por 5 cêntimos vendíamos este futebol ao Botswana…
Depois, ambas as equipas perdiam muitas bolas, o árbitro teve uma arbitragem inenarrável… Enfim, este jogo foi a imagem de marca do futebol português.
Contudo, ainda não estou preocupado, pois é nos jogos com os clubes pequenos que os campeonatos se decidem. E quem perder menos pontos nesses jogos será, naturalmente, Campeão Nacional.
JJayy "Non Believer"
De acordo. Péssimo jogo de futebol
BP
“é nos jogos com os clubes pequenos que os campeonatos se decidem”. Finalmente, tenho um companheiro para a minha tese de anos…o campeonato português ganha-se não perdendo pontos com os pequenos, não se ganha tanto nos derbies e clássicos. Hão-de reparar: o campeão nacional nem sempre é o que fez mais pontos nos jogos grandes, mas é (quase) sempre o que perdeu menos pontos nos jogos pequenos!
Eu até acho que foi sobretudo por isso que o SCP foi bicampeão nas duas épocas em que teve o Gyokeres na equipa: o nível dele (top 10 de pontas de lança mundiais) era tão monumentalmente acima do nível das equipas pequenas do nosso campeonato que ele sozinho praticamente garantia que o Sporting não perdia pontos com essas equipas…o SCP bicampeão não foi avassalador nos derbies e clássicos, em nenhuma das duas épocas. Mas perdeu menos pontos com os pequenos e por isso ganhou (justamente) os dois campeonatos…
Neville Longbottom
Sendo que venceu por 2-0 duas vezes o Porto em Alvalade de forma completamente justa. Não é normal dar 3 ou 4 em jogos desses.
BP
Pois não. Embora o Benfica tenha marcado quatro golos ao FCP nas duas voltas do campeonato passado, na Luz e no Dragão, foram duas excepções ao normal de derbies e clássicos, que é empates ou vitórias por um golo de diferença.
Chopper
Há muito tempo que eu defendo a esse teoria dos jogos com os pequenos. É bom ver que convergimos nesse ponto. Aliás, até tenho sempre como exemplo a época 15-16 quando o Benfica de Rui Vitória foi campeão vencendo apenas o derby em Alvalade (o célebre jogo do Bryan Ruiz) quando foi competente nos jogos com os pequenos. Enquanto que o Sporting de JJ desbaratou pontos com Tondelas, Aroucas e Rio Aves no campeonato.
DNowitzki
Ponto prévio: não vi o jogo, porque tenho coisas melhores para fazer na vida. Se estivesse a dar o futsal feminino, ou o básquete, ou o hóquei, até faria um esforço, agora para assistir ao futebol masculino?
*
Ora bem, se o Porto vencer o Tondela, o Benfica ficará a 8 pontos. Isto significa que, para ser campeão esta época, o adversário do Norte terá de perder TRÊS jogos e o Benfica de triunfar em TODOS.
Está mesmo a ver-se que é isso que vai acontecer, não é?
*
A continuar tudo nesta senda, o líder do Bananismo vai conseguir ser campeão uma vez em cinco anos de mandato. 1 em 5! É muito bom, não é?
*
Imaginando que o resto da época vai ser do género do que tivemos até aqui, é expectável que termine (vá, vamos ser otimistas) em terceiro lugar, sem 50 milhões da LC para o ano. Tendo em conta que há um buraco anual que necessita de ser coberta com 70 a 90 milhões de mais-valias, acrescentando uns 50 da Liga dos Campeões, é imitar o Guterres: façam as contas.
*
65% de papelinhos merecem isto! É a democracia. Certo!
Antonio Clismo II
Miraculosamente têm 9 campeões do Mundo de sub17 que poderão vender aos colossos europeus e assim conseguir a liquidez suficiente para derreter em estrangeiros que vêm para cá passar férias com salários principescos.
Ainda estamos todos curiosos para saber como vai ser financiado o Benfica District? Será que o Rui “Banana” Costa está a preparar a cama para vender a maioria do capital da SAD a investidores e o clube deixar de ser dos sócios? Tudo aponta para isso…
O Patrão
És de rir…
Citizen_Erased
Felizmente o teu conhecimento financeiro esta ao nível do futebolístico.
Mas já que é a segunda vez que mandas a laracha, entretém-nos e explica lá isso de tudo apontar para a venda da maioria a investidores e o capital deixar de ser dos sócios. Deve estar ao nível do estádio valer 100 milhões só porque é o VP potencial.
O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
Bastam duas derrotas e um empate. Fiz as contas.
O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
Fiz mais contas. Uma derrota e três empates também serve. “Não sei se é possível, é possível?”
Daervar
É lidar. Daqui a uns anos pode voltar a fazer campanha por outro e a largar o seu voto.
Sloth
Ah, os elitistas que que comentam as consequências de um jogo que não viram, deixaram para a plebe. Que bom
2DedosDeTesta_
Ahahahaha muito bom, que boa escolha de palavras
BP
Podes crer. Temos o Benfiquinha que merecem todos os sócios que voltaram a eleger RC, exclusivamente por ter sido um craque do clube e ser um grande adepto do clube…sim, exclusivamente, porque é demasiado evidente que RC não tem, nunca teve e nunca terá perfil ou qualificações para ser gestor da maior marca do país e de uma SAD que movimenta centenas de milhões…entre outras razões, porque RC tem o nono ano…ou seja, nunca teve educação universitária, que é onde as pessoas aprendem a pensar – sem saber pensar, é impossível saber gerir uma grande empresa…
Como já disse aqui, os sócios do SLB elegerem Rui Costa para presidente, por ter sido um grande jogador do clube e ser um grande adepto benfiquista, é tão absurdo como seria os sócios do SCP elegerem Manuel Fernandes para presidente, por ter sido um grande jogador do clube e ser um grande adepto sportinguista!!…
Um Jasomp
Importam tanto jogador, tanta contratação e depois apresentam este espetáculo tão pobrezinho.
Os 3 grandes são uma autêntica ode ao bom português: ser pobres e querer viver como ricos.
LuisVZF 1904
Oh meu Benfica que dias passas tu com esse homem no banco!! Treinador que não ajuda a equipa, eu juro que tento mas não percebo como o Benfica joga com médios a extremos e depois o médio ofensivo joga desde a ala, depois temos jogadores relativamente bons no banco e jogadores e estiveram péssimos no jogo mas mesmo assim jogam 90 minutos, como conheço o Mourinho mudei de canal aos 80 minutos, eu estou na Alemanha e tenho vários amigos turcos, eu gozava muito com eles por o Mourinho lá estar e eles odiavam o homem, em brincadeira eles só diziam que ele devia ir para o Benfica e para meu mal acabou lá! Isto para dizer que o Mourinho nos últimos 10 anos não deixou saudade por onde passou! Somente o burro do Rui Costa pensou que ele ia revolucionar o futebol o Benfica…enfim com tanto treinador bom e nós com Mourinho
BP
Exacto! Lê o meu comentário (hoje à tarde, nos mais recentes), acho que vais gostar)..
filipe19
Há uns dias apareceu aqui um texto sobre o Rui Borges a perguntar se ele recebia o merecido reconhecimento dos adeptos. Eu naquela altura até era para vir cá escrever exatamente o mesmo que penso agora mas na altura deixei. Sim, agora ainda mais fácil é de dizer mas este jogo foi o espelho da época toda e desde desse texto só passaram poucos dias.
Enfim, em jogos que aumenta o degrau de dificuldade o Sporting sempre vai-se abaixo, sofre imenso e não sabe como soltar-se da pressão. Os resultados são espelho disso: o Sporting perde a Supertaça, perde contra o Porto, perde contra o Nápoles, perde contra 11 jogadores do Marselha, não ganha ao Braga, alias contra os três maiores rivais, e jogando contra dois em casa, só consegue dois em nove pontos. Esta equipa simplesmente não tem ideia o que fazer com equipas que pressionam alto. E contra o Bayern vai ser um massacre, é que eles pressionam de tal forma que sufocam o adversário logo do primeiro minuto. Nem quero ver.
Com isto não quero dizer que quero outro treinador, nada disso, eu até gosto dele, parece-me uma boa pessoa, humilde, sobretudo reconheceu o erro durante a época passada para mudar de sistema e todas as coisas positivas que também muitos aqui no bloque escreveram sobre ele, eu também partilho, mas depois, existe aquele MAS…mas no jogos grandes? Pois, aí não sei mesmo se é ele que não consegue montar a equipa a jogar melhor – os primeiros vinte minutos hoje à partida provam o contrário – ou é a equipa que não tem qualidade para dar mais neste tipo de jogos. Não sei. Mas a saída com bola é péssima, o Diomande hoje então foi um desastre auténtico. Nunca tinha reparado que ele é assim tão mau com as bolas nos pés. Ele entrega a bola mesmo mau, nem é preciso errar no passe, mas a forma como a bola chega ao colega coloca o colega em apuros e muitas vezes depois é aí que acontece a perda. Fraco, muito fraco. Depois, basta tirar o Suarez do jogo que ficas praticamente com um a menos e já não tens ninguém para teres aquelas saídas em que o avançado deixa a bola saltar para o outro que vem de trás, normalmente Trincão e Pote, jogadores que neste tipo de jogos também gostam de desaparecer. Sim, o Pote marcou, e depois? E é aqui que se nota quão importante era o Gyökeres. Porque ele assegurava a bola, e conseguia depois meter nas alas ou para os jogadores que vinham em velocidade. Isso já não funciona e até hoje o Borges aqui ainda não arranjou uma solução, um plano B.
SportingFan1906
Também não gosto da postura do Rui Borges em jogos grandes, mas este comentário é absurdamente parcial. Porque é que o empate com o Braga entra na lista de jogos grandes mas a vitória com o Brugge não? Porque não menciona o empate fora contra a Juve (que foi uma má exibição mas não deixa de ser um bom resultado)? E o que é isso de perder contra 11 jogadores do Marselha? O resultado que conta é o final e o Sporting ganhou esse jogo
“o Pote marcou, e depois?” Valeu-nos 1 ponto, é melhor que 0
filipe19
Ok, o Brugge eu dou-te mas o resto não. O jogo contra a Juve também foi muito fraco e corresponde aquilo que eu disse. É só mais um exemplo que podes acrescentar à minha lista. O Braga entra na lista porque a jogar em casa tivemos, quê, 30% de posse de bola? Quantas situações de perigo criamos em setenta minutos contra o Benfica, contra o Braga, contra a Juve e a jogar 11 vs 11 contra o Marselha?
Obviamente que no fim conta o resultado e talvez neste aspeto vês o copo meio cheio e eu meio vazio mas custa-me ver o Sporting com tantas dificuldades e sem plano B em situações em que é pressionado.
Sim, o Pote valeu-nos um ponto mas porque esteve no momento certo no lugar certo, não se pode dizer que marcou porque foi resultado de uma jogada estudada. E depois teve, tal como os seus colegas da frente, em setenta minutos (ele saiu mais cedo) zero influência no jogo ofensivo. Para três jogadores da seleção isso é muito pouco na minha modesta opinião.
Flavio Trindade
Como diz o título e bem, este resultado e este jogo só agradou ao Porto que ganha uma almofada de conforto que talvez não esperasse ter.
Sobre o jogo em si, se o Benfica não me surpreendeu, já a frouxidão do Sporting nesta partida foi algo que não contava.
Entrou melhor, impondo o seu futebol com o Benfica a ver, mas depois do golo oferecido pelo gajo da qualidade em passe Enzo Florentinechea…o Sporting acabou.
Rios foi o mvp e conseguiu carregar o miolo e servir o ataque e disfarçar as debilidades do seu colega de miolo, mas a falta de audácia ofensiva deste Benfica de Mourinho não permitiu capitalizar.
Ri-se o Porto.
Boa arbitragem. Talvez a melhor das 3 equipas em campo
Petrol
O golo sofrido por culpa o Florenrinochea até dá vibes daquele golo que permite o 2-2 ao Rio Ave na reta final do campeonato passado. A diferença é que Florentinochea estava rodeado por quatro. Florentino tinha apenas um adversário à sua frente.
Flavio Trindade
É uma das (várias) posições em que o Benfica está pior que na época passada.
Barrenechea tem de facto um perfil mais elegante, mas a diferença acaba aí.
Defende pior que Florentino, recupera muito menos bolas, faz mais faltas porque naturalmente não é um recuperador nato e até naquilo em que supostamente veio para fazer, que foi para simplificar a primeira fase de construção e dar qualidade em passe, até aí perde para o português (basta ver a média de acerto de passe).
Não acho que seja um problema do jogador, longe disso, mas é mais um erro de casting desta versão 25/26 do Benfica.
Mas veio para fazer a vontade a muitos adeptos…e depois lá está espantam-se que tenha que jogar o Barreiro para fazer o trabalho que outros não fazem quer de pressão quer de recuperação.
Petrol
A média de acerto do passe pode ter a ver com as opções que cada jogador toma. Barrenechea arrisca muito mais no passe do que Florentino. Sobre a qualidade de Barrenechea nem vale a pena discutir. Não entendo é como se fica a chorar por jogadores como Florentino. João Neves, percebo. Florentino não é um jogador que justifique este discurso após a sua saída.
henry14
Benfica:
1) entrar num jogo destes em que só podes pensar em GANHAR OU GANHAR com Rios, Enzo, Aursnes, Barreiro e Sudakov é de rir à gargalhada;
2) entrar num jogo destes,em nossa casa diante dos nossos adeptos e “convidar”o Sporting para o nosso meio campo e abdicar da pressão alta é também de rir à gargalhada. Cenas à Mourinho, claro. Entrar forte e empurrar o adversário para trás, quem sabe com a ajuda dos adeptos e do fator casa?? Não. Um jogo cínico e calculista. Só que os cálculos saíram errados e sofremos golos numa oferta ridicula. Mudámos a nossa forma de jogar, pressionámos e pasmem-se, começámos a jogar muito melhor;
3) Sudakov. Marcou o golo mas fez um jogo tão curto, falhou tanto passe e fez tanta coisa mal. Não era este o criativo?? Provavelmente é só uma vítima de Mourinho mas até ao dia de hoje continua sem convencer.
4) Rios e Dedic. Os dois melhores. Rios parece ter sido feito para este tipo de jogos. Infelizmente 80% dos jogos não parecem ter sido feitos para Rios. Dedic continua a convencer -me muito. Não vou na onda das críticas. Para mim temos lateral.
5) Jogo. Jogo fraco. Há coisas inexplicáveis. O empate não servia a nenhuma das equipas, no entanto parece que nenhuma das equipas fez tudo para ganhar. Pelo contrário. O Benfica quis um pouco mais, mas foi mesmo só isso: um pouco mais. Como se explica isto?? É deprimente. Ganha o Porto com esta falta de querer de ambas as equipas;
6) Mourinho. Mais do mesmo. Fomos melhores? Um bocado. Podíamos ter ganho? Podíamos. Fizemos tudo o que pudemos para alcançar os 3 pontos? Não. O Mourinho meteu um 11 ambicioso? Não. O Mourinho mexeu no jogo cedo e com vontade de abanar?? Não. O banco não é nada de mais mas não pode desculpar tudo. Não pode. Insuficiente Mourinho. Como sempre.
Tiago Silva
Totalmente de acordo, o Mourinho é um cobarde e vemos o Sporting a cair animicamente e ele pouco faz para aumentar a intensidade e ir para cima do Sporting. Sim começamos a pressionar mais e foi algo que me agradou, mas foi curto e esperava-se que o Mourinho mexesse mais e mais cedo!
Petrol
Concordo plenamente com os dois comentários.
Stravinsky
Por acaso na primeira parte fiquei com a sensação que os jogadores do Benfica começam a pressionar mais após estarem a perder, não porque Mourinho pediu, mas porque os adeptos começaram a incentivar e a assobiar a pressão média que estavam a fazer.
Fiquei mesmo com a ideia de que foi o ambiente e a reação natural dos jogadores em ir para cima e não uma mudança de estratégia do treinador.
BP
Eu vi ao vivo e tenho a mesma sensação….
Antonio Clismo II
Dedic acabou rebentado, Dahl acabou rebentado, Enzo acabou rebentado, Aursnes acabou rebentado… o único que ainda parecia ter pilhas era o Ríos, mas a resistência é a sua principal (e talvez única) qualidade
henry14
Sporting:
1)É esta a equipa que melhor joga em Portugal?? Se calhar é a menos má. O que é completamente diferente. Não nego que me faz alguma confusão ouvir falar do SCP como se fossem uma equipa extraordinária. O maior mérito desta “equipa extraordinária” é ser competente contra as equipas “fracas”. Porque vejamos, já jogaram duas vezes contra o Benfica e não ganharam. Jogaram contra o Braga e não ganharam. Jogaram contra o Porto e perderam. Alguma coisa não está certa.
Vejamos a Champions: prestação super competente, sem dúvida. Excelente Champions por parte do Sporting. Mas convenhamos que ganharam ao Kairat, ao Brugge e ao Marselha só depois de estarem a jogar contra 10.
Resumindo, são uma equipa competente e respeitável. Mas estão longe de ser os tubarões que muita gente pinta;
2) Trincão. Por falar em não ser tão bom como se pinta, eis Trincão. Que fez ele neste jogo?? Que fez ele na La Liga? Ou na Premier?? Bom jogador? Ya jeitosinho. Mas certamente que não é a última bolacha do pacote. É bom aqui no Tugão como o Pizzi e o Pote.
3) jogo do SCP. Bons 20 minutos a pressionarem alto (concedidos em parte pelo genial Mourinho) e salvo erro a terem 2 oportunidades de golo: uma numa oferta de Aursnes e outra numa oferta de Enzo (que deu no golo). A partir daí foram uma nulidade autêntica, não remataram sequer na segunda parte. Sinceramente que o Benfica é uma tralha e ainda vai perder muito mais pontos eu não tenho dúvidas. Mas pensava que o Porto de Farioli e o Sporting do Rui Tasca eram geniais e que iam esmagar este débil Benfica. Mas não.
O futebol português está bem fraquinho.
SportingFan1906
Sobre o ponto 2, o Trincão é um craque. Esta conversa de que ele nunca aparece em jogos mais difíceis é uma treta. Ainda a semana passada foi o MVP de um jogo da Champions. A época passada foi o melhor jogador da final da taça (uma assistência e um golaço) e marcou o golo na Luz que foi absolutamente decisivo para o título do Sporting. Claro que num jogo em que o Sporting joga tão mal como hoje, ele pouco aparece mas isso não é culpa dele.
Antonio Clismo II
Claramente desapareceu do jogo depois de uma falta que sofreu e que o deixou visivelmente combalido, ainda na primeira parte.
Stravinsky
Essa conversa não é uma treta.
O Trincão desaparece nos jogos de maior dificuldade. É facto.
Essa é uma das diferenças entre Trincão e Conceição, por exemplo.
Neville Longbottom
Jogos Champions, ainda o ano passado foi ele que marcou na Luz. Não acho que tenha a ver com jogos grandes.
SportingFan1906
Críticas do Stravinsky a jogadores de equipas que “apoia” não valem nada, já sabemos que o Stravinsky tem de desvalorizar tudo o que é do Sporting/ Arsenal/ Barcelona.
Se fosse um facto que o Trincão desaparece nos jogos de maior dificuldade, então não tinha brilhado em jogos de Champions nem nos dois jogos mais decisivos da época passada do Sporting, ambos contra o nosso maior rival. Ser constantemente pessimista já é irritante o suficiente, ser mal-agradecido com um dos nossos melhores jogadores não aceito.
Petrol
Tal como Pizzi também teve os seus momentos em jogos grandes e na liga dos campeões, Trincão está longe de ter a influência nestes jogos que tem em jogos contra adversários de valia inferior.
Lembram-se de Jonas? Diziam que não aparecia não jogos grandes e realmente tinha bastantes dificuldades nesses jogos. Só de cabeça também me lembro de um golo e de uma assistência dele conta o Porto e Sporting.
SportingFan1906
E o Jonas também era um craque, que não merecia a maioria das críticas que lhe eram feitas. Quem me dera que o Jonas tivesse jogado do outro lado da 2ª circular, tínhamos acabado o jejum de campeonatos bem mais cedo
Neville Longbottom
“É esta a equipa que melhor joga em Portugal?” Mas vocês sao carneiros que seguem cegamente o que lêem?
henry14
Vocês? 👀
Neville Longbottom
Sim, vocês todos. Achava que já tínhamos passado essa parte.
Stravinsky
Quem é que fala no Sporting como equipa extraordinária?!
Só se for alguém que não vê os jogos, certo? É que não basta ver os resultados ou ler as gordas das notícias.
henry14
Um último apontamento para o ambiente do nosso estádio. É giro aquilo das luzes e dos fogos antes de começar os jogos. É giro aquele espetáculo e aquele “cartoon”. Mas o que seria mais giro seria ver os nossos adeptos fazerem do nosso estádio um inferno para os adversários. Não fazem. Sempre o típico ambiente de famílias e de apatia perante a adversidade. Assim não metemos medo a ninguém.
BP
Eu tenho lugar anual há muitos anos, vejo todos os jogos na Luz ao vivo e…tens toda a razão! O Estádio não puxa pela equipa, tem que ser a equipa a puxar pelo Estádio…se não fosse o trabalho incansável das claques, sobretudo os NN, o estádio estaria sempre em silêncio, excepto nos golos…é só por isso que eu ainda defendo as claques, apesar de tudo: na Luz, só as claques puxam pela equipa os 90 minutos, independentemente da exibição, do resultado ou do adversário. Se nós tivéssemos, em Portugal, a cultura que têm em Inglaterra, onde todos os adeptos entoam cânticos de apoio à equipa durante todo o jogo, sem claques organizadas, aí sim as coisas más das claques já pesariam demasiado na balança e poderíamos até extinguir as claques. Mas como a cultura portuguesa – pelo menos no Estádio da Luz, que conheço bem – não é como a inglesa, muito pelo contrário, as claques ainda são indispensáveis…
Red Scorpius
Resultado justo.
Como benfiquista, receava uma derrota do meu clube e a péssima entrada, com uma enorme tremideira e uma sucessão de disparates que culminaram num golo, parecia que seria isso mesmo a acontecer.
Apareceu depois um golo aos trambolhões, na sequência da melhor jogada produzida até aí e as coisas começaram a mudar.
Esperava-se bastante mais do Sporting, mas na segunda parte o Benfica foi um pouco melhor, face a um adversário que não conseguiu rematar após o golo sofrido.
O campeonato estará perdido para o Benfica, apesar de todos os exercícios aritméticos que se poderão fazer.
De positivo para o Benfica ficam as exibições de Rios, Dedic e Sudakov, numa equipa demasiado receosa das suas debilidades, não sendo audaz, talvez pela sorte andar um pouco arredia.
O Sporting pareceu satisfeito com o resultado, o tempo dirá se foi um bom resultado.
Suárez e Pote terão sido os melhores na fase boa da equipa, parecendo existir uma quebra de rendimento de Trincão e Catamo.
O FCP poderá vir a ser o grande beneficiado, ganhandi uma importante tranquilidade para os próximos jogos.
SportingFan1906
Inexplicável como o Sporting entra completamente por cima, põe-se em vantagem e tem pelo menos uma oportunidade para fazer o 2-0 mas, depois de sofrer o empate completamente contra a corrente do jogo, vai-se completamente abaixo e não faz mais um remate quase até ao fim do jogo. Merecíamos perder, mas o Benfica também pouco fez para ganhar, por isso o empate acaba por ser justo. Saem ambos a perder e merecem.
20324AC10
Essa “oportunidade para fazer o 2-0” é o remate do Maxi que acaba em lançamento lateral? Lol
Pressionaram e bem ao início, depois do golo presentado o Benfica acordou e até diria que foi com ajuda do Sporting que se encostou e teve medo como costume quando começa a ganhar contra o Benfica.
Neville Longbottom
É o remate do Maxi a rasar o poste.
SportingFan1906
Sim. Mas na realidade estava a fazer confusão com o remate do Suárez que foi antes do 1-0 e não depois. De qualquer forma, o Sporting tem 3 oportunidades de golo até aos 25 minutos, uma aproveitada e duas falhadas. Depois não faz mais nada ofensivamente até ao fim do jogo. Miserável.
prpaulorossi
Partilho um pouco da tua opinião … Até ao golo do Benfica estava com receio que o Sporting conseguisse mais golos pois estava muito por cima do jogo e o Benfica estava muito encolhido, após o golo do empate o Benfica melhorou muito a atitude e o Sporting, na minha opinião, deixou de criar lances de perigo. Mesmo não criando verdadeiras oportunidades de golo, julgo que o Benfica fez mais para ganhar o jogo, só que esta equipa está muito descrente e com falta de confiança o que promove que não consiga jogar com tranquilidade.
Aproveito para dar uma palavra sobre Rios que é tão criticado aqui, por vezes com razão claro, e hoje foi o nosso melhor jogador e que mostrou o que pode trazer ao Benfica: agressividade, ganhar duelos no meio campo e progressão com bola. Julgo que quando perceber o tipo de futebol que jogamos em Portugal e na Europa pode acrescentar muito ao Benfica.
Stravinsky
Rui Borges vintage…
Eu e muitos outros estamos fartos de dizer que não é treinador para o Sporting (perdoem-nos se queremos o melhor para o clube) e hoje foi mais um jogo em que isso se nota claramente…
Rui Borges até pode preparar bem os jogos, as suas primeiras partes contra equipas de valia igual ou superior, são geralmente boas… mas assim que o treinador oposto reage, acabou-se o Sporting… Rui Borges é completamente incapaz de mexer taticamente com o jogo durante os 90 minutos… é completamente incapaz. Deixa a equipa a sofrer e a descer no campo até ficar encostada às cordas.
É SEMPRE ISTO. ESTAMOS FARTOS DE VER SEMPRE O MESMO FILME.
SportingFan1906
Se ganhássemos, o Stravinsky nem aparecia aqui; assim aparece logo, sempre pronto a criticar. E não venha com tretas que quer o melhor para o clube, porque ninguém acredita nessa peta
FVRicardo
Em jeito de resposta a vários comentários anteriores:
E se o Sporting tivesse perdido hoje?
Podemos recordar os ultimos 20 ou 30 Benfica-Sporting pra decifrar quantas vitórias do Sporting houve?
Estamos todos perante o Porto de Villas-Boas treinador (invencível) ou presidente(cada vez menos)?
Como Sportinguista quero o campeonato e(e se possível uma taça) e um empate na Luz nunca foi nem será um mau resultado. Simplesmente caiu em graça nas últimas semanas menorizar o Benfica (algo habitual) e agora parece que o Sporting teria de assumir o jogo e ganhar sem espinhas quando do plano de jogo do Sporting obviamente seria igual ao do jogo contra o Brugge (tentar defender muito bem, partir um pouco o jogo, ganhar nas transições/ataques
—-
—-
Passa mais uma jornada e continuo convicto que o TRICAMPEONATO está ao nosso alcance!
_Mushy_
Está a tornar-se critico o défice de glicose, não é que a gelataria continuará mais uma semana fechada..
Responsável dos comunicados já vê a vida andar para trás com tão pouco trabalho, já faz um mês sem prestação de relevo, as arbitragens devem andar “boazinhas”..
*
Se as camisolas estivessem trocadas e o resultado fosse este ou a derrota, era mais um comunic… quero dizer mais um lançamento de nova linha de gelados para durar o ano todo e ter a diabetes em alta
*
Vamos lá analisar os novos gelados ricos em glicose que seriam lançados no mercado para delírio coletivo das massas e moldar as perceções que alguém anda a ser beneficiado e martelar a semana toda com os avençados da CS a fazer o marketing habitual.
Quantas horas vai ter o lance do Dedic por parte dos avençados ZERO, mas vamos lá conhecer os novos gelados que seriam lançados:
– alguns anos atrás Nuno Santos, inicio do ano, Abel Ferreira, ambos expulsos por gesto obsceno ao agarrar os “tintins”, o que acontece quando o Dedic faz o mesmo gesto a comemorar o golo junto do Maxi e em direção do Maxi, ZERO
Onde está a expulsão? ZERO
Quantas horas dedicadas a isto ZERO
O país vai parar com este gelado ZERO
https://prnt.sc/0_CExY-8uSL3
– Se fosse Geny a lutar pela posição e desse um toque nas costas e depois marcasse o golo?
Mas um gelado, como o toque do Diomande que parou o país a pedir expulsão, mas como foi o Sudakov e deu golo agora já não nada como pediram ao Diomande e notam o quão ridiculos conseguem ser.
– O que seria Barreiro vestir de verde, já com amarelo e num contra ataque 3 para 3 derrubar o portador da bola impedido o contra ataque perigoso??
Lá saía mais um gelado a dizer que foram prejudicados e que era expulsão.
Quanto vão martelar a semana toda ou o ano todo sobre isso ZEROOO
– Mais uma promoção seria martelarem de lances e lancinhos e chegariam ao ridiculo de dizer que mais um penalti não foi marcado sobre o Quenda nos ultimos minutos e aí era martelado pelos avençados a semana toda e a glicose aumentaria o delírio geral.
– O que seria o Suarez ser pisado pelo o António Silva, não atirar-se para o chão e jogar e depois tentar chutar e levar com os pitons, mais uma promoção de novo gelado
– O que dizer o show de mergulhos do Rios?
O que seria o “yeah” do Rios na cara do Maxi para provocar, pelos vistos o “Yeah” do Harder é que vale um vermelho hahaha
– O que o país não ia parar por lançamento de duas garrafas lançadas da bancada e acertar num jogador do benfica, que ia rebolar e dar 3 mortais com dores.
*
Como se pode ver era uma linha nova repleta de gelados que seria lançada e que seria muito bem aceite pelos adeptos, sedentos de desculpas para acreditar que um clube anda a ser levado ao colo, mas quando não é entregue essa glicose e acontece consigo, é futebol normal, futebol de contato, futebol para homens, mas sempre sem notar o ridículo que conseguem chegar a falar de certos casos que reclamam.
*
A maioria são casos e casinhos de jogo (mas para o gelataria da luz seria um roubo de outro mundo), outras como Dedic e Barreiros, factuais que não foram expulsos, mas aí tudo bem, que é futebol certo?!?
*
Um “Mushy hug” aos glicodependentes que andam com a diabetes controlada mais de 1 mês, ou melhor dizendo, não tem caído no ridículo da narrativa do seu clube
Petrol
O último remate do Sporting no jogo foi aos 25 minutos e o que justifica isso é a arbitragem?
SportingFan1906
O Sporting parou de atacar aos 25 minutos, para quê culpar a arbitragem?
Mantorras
Um ensaio sobre a cegueira.
Es tao doente.
_Mushy_
Menos gelados..
“Mushy hug” açucarado
_Mushy_
Para a próxima já sabes, quando vieres com glicose em alta reclamar de vermelhos do Inácio ou Diomande (igual ao toque nas costas do Sudakov sobre o Geny e que deu golo), ou de cantos mal marcados…
Lembrares do Barreiro ou do massajar os “tintins”, como fez o Nuno Santos e Abel Ferreira, mas esses levaram vermelho..
Mas também é só um vermelho, eram só 45min sem menos um.
Tens de começar a ler mais o teu próprio ensaio sobre a cegueira.
*
A falta de argumentos é sempre a mesma e o mais fácil é cair na ofensa como sempre, estás mais que apresentado mais a tua coerência.
Veremos quando começares a levar respostas baixas do mesmo nível.
Sabemos que tens um “crush” por mim..
Tens um “mushy” por mim, já todos sabemos, mas não deixo ao teu nível
Mantorras
Sim, a falta de argumentos é sempre a mesma, e mesmo assim tu consegues escrever tanto sobre nada. És doente.
João
Só vi a 1parte e mesmo assim perdi 45m de vida. Futebol PT cada vez pior 😆
Tiago Silva
O Sporting entrou muito bem no jogo, a mostrar o seu futebol, o seu jogo interior e os centrais a colocarem muito bem as bolas nesses espaços. O Benfica entrou a querer defender e com um bloco mais fechado mas o Sporting conseguiu na mesma encontrar esse jogo interior. O Benfica entrou muito intranquilo no jogo e ofereceu um golo de bandeja e chegou ao empate um pouco contra a corrente do jogo.
Mas depois o Sporting apagou-se completamente depois do golo do Benfica, é algo quase inexplicável na minha opinião. Foi-se completamente a baixo e o Benfica tentou subir as linhas, pressionar mais alto e aproveitar o mau momento do Sporting que acabou por durar até ao final do jogo. Mas o futebol do Benfica é muito curto e previsível e o Mourinho também não arriscou nada como é seu apanágio.
Derbi fraquinho e quem se ficou a rir foi o Porto. Mas a continuar assim o Porto também irá perder pontos e acho que poderá haver campeonato até ao fim apesar desta almofada.
ManuelFAlbuquerque_
Escrevi aqui muitas vezes que Rios tinha neste jogo mais uma oportunidade para mostrar que tem qualidades que fariam dele um bom reforço para o meu clube, uma vez que a Premier é uma liga de muito combate onde no United não estamos numa posição típica como estão os grandes em Portugal.
Uma vez mais, e à semelhança do jogo contra o Leverkusen e o Porto, Rios disse presente.
Mas tendo em conta as características do futebol português, o que se pagou por ele foi pornográfico. Muito mal a estrutura do Benfica. No United tivemos recentemente o mesmo com Dorgu, jogador que Amorim disse recentemente tremer todo quando toca na bola. É no que dá comprar um jogador jovem e inexperiente para ser titular, quando ele no Lecce supostamente até tinha mais liberdade e menos tarefas defensivas.
Vimos na votação das pessoas do blogue que o Sporting era globalmente e individualmente superior. Treinador inclusive.
Mesmo assim, leio que o Benfica deveria ter jogado de forma mais aberta.
Portanto… Menos qualidade individual, menos qualidade coletiva, com hipótese de ficar longe do segundo lugar… E o ponto desta gente é que o Benfica deveria ter jogado com mais risco…
Se analisarmos do ponto de vista emocional, hey sim senhor têm toda a razão.
Mas como emoção para isto vale zero, acho que o mister esteve bem.
O golo do Sporting nasce de um erro anedótico do Enzo. Tirando isso, o Sporting esteve praticamente inofensivo e o Benfica até construiu jogadas que com outro tipo de jeitinho poderiam dar em golo.
Mister foi pragmático.
Sporting tem neste momento um conjunto muito melhor, mais consolidado, mais forte na construção de jogo.
Quando tens Morita, Hjulmand, Pote e Trincão tens um conjunto de jogadores fortíssimo com bola.
O Benfica não tem neste momento a mesma competência porque os jogadores à sua disposição não permitem tal coisa.
Há que ser pragmático e o mister tem, em primeiro lugar, de ganhar pontos aos outros grandes, grandes esses que toda a gente diz serem melhores.
Depois tem de tentar manter o Benfica na Europa e lutar pelas outras competições.
É um desafio tremendo e acho que ele está a fazer decisões acertadas apesar de não serem as esteticamente mais consensuais.
Faltou um pouquinho de sorte, mister 🍀
Mas remeteste o bi campeão às cordas.
Com mais meses isto vai lá.
Petrol
Faltou ambição a ambas as equipas. Mais um jogo grande no campeonato, mais um jogo pobre em espetáculo e demasiado preso taticamente. O Benfica começou demasiado mal e parece que só se contentou após sofrer golo. Até então, estava determinado em oferecer um golo ao adversário. A partir daí foi crescendo no jogo e conseguiu dominar a maior parte do mesmo com base no crer e na raça. Talvez com um pouco mais de ousadia do seu treinador pudesse ter sido mais feliz no jogo. Do lado do Sporting, acho engraçado que Rui Borges, que me tem surpreendido esta época, tenha voltado a utilizar o cansaço como justificação para uma 2a parte tão pobre.
–
Individualmente, do lado do Benfica: Trubin esteve bastante mal no lance do golo. Não faz sentido colocar aquela bola em Barrenechea e podia ter feito melhor no remate de Pote. Aursnes fez um jogo bastante fraco com muitas perdas de bola. Está a pedir banco urgentemente. Barreiro destacou-se nos duelos e na vontade mas na minha opinião tornou-se redundante com tantos médios em campo. Sudakov começou com muitas perdas de bola, o que me surpreendeu dada a qualidade dele no momento do passe, mas cresceu com o jogo. Foi bem condicionado pela equipa do Sporting que não o deixava virar-se de frente para o jogo. Prestianni, é pena a expulsão mas fez o que tinha de fazer naquele lance. Dedic fez um bom jogo, foi o único jogador no 11 com capacidade de desequilíbrio e Ríos encheu o campo. Este é o Ríos que o Benfica contratou. A questão é que poucas vezes o Benfica tem jogos propícios para que se tire partido das suas melhores capacidades.
–
Os centrais do Benfica, muito erráticos no passe. Basta serem condicionados para mostrarem que não tem soluções e perdem a bola facilmente. Hoje essa questão alastrou-se à equipa numa fase inicial do jogo com demasiadas perdas de bola fortuitas. Mas, vejo Inácio e Diomandé serem constantemente elogiados. Inácio ontem esteve competente no passe mas também se acanha com facilidade nestes jogos. Quanto a Diomandé é muito forte nos duelos mas esteve péssimo ao nível do passe, o que me deixou a pensar do que seriam caso Otamendi e António Silva jogassem no Sporting e Diomandé e Gonçalo Inácio jogassem no Benfica. Será que o hype não se invertia? É que os jogadores do Sporting beneficiam de ter um coletivo muito mais coeso e um jogador como Hjulmand à sua frente. Não me tem surpreendido nestes jogos apesar dos elogios que vão sendo alvo de forma constante.
–
Quanto ao resto da equipa do Sporting, Maxi apesar de se envolver demasiado em picardias é um excelente jogador. Dos melhores da equipa e do campeonato. Hjulmand é o comandante da equipa e o melhor jogador do campeonato neste momento. Geny sem espaço desaparece. Trincão nestes jogos também tem tendência a desaparecer. Melhorou no capítulo da intensidade mas voltou a desaparecer num jogo intenso. Pote também se viu apenas no golo. Luís Suarez é muito bom e completo mas peca demasiado na finalização.
chuta dai
O 11 que o Benfica jogou ontem seria um bom 11 suplente de um Benfica competitivo. Um Benfica a sério jogaria com 11 titular e aqueles que jogaram ontem deveriam ser os jogadores suplentes. É uma tristeza profunda a falta de qualidade destes bonecos. O único que consegue receber a bola pressionado e manter a posse e a sair a jogar é o Sudakov. O Aursnes e o Barreiro até tremem só de sentir o bafo do adversário. Que piada de jogadores. O Enzo é uma avenida, fomos trocar o Tino por este manco. Nossa senhora. É tudo muito triste. Este Benfica não tem rigorosamente nada do que é ser Benfica. Nada.
BP
Nada mesmo…
JJayy "Non Believer"
Aursnes mesmo que jogue mal faz os 90 minutos. O Benfica não passa de um ninho de interesses.
BP
Na minha galeria privada de benfiquismo, está a acontecer o impensável: Rui Vitória vê o seu título de “treinador mais deprimente de sempre” seriamente ameaçado por José Mourinho!…isto surpreende-me monumentalmente porque eu sempre pensei que RV e a sua «determinação» fossem autênticos galácticos, inalcançáveis para qualquer outro treinador. Mas enganei-me redondamente: com apenas três meses de trabalho, Mourinho já morde os calcanhares a Rui Vitória! A continuar assim, facilmente ultrapassa o “rei do bombo” e agarra o título de treinador mais deprimente de sempre, na história do Sport Lisboa e Benfica…
Fico completamente estupefacto ao lembrar que ouvi JM acusar alguns jogadores de «não saber o que é o Benfica», quando ele é de muito longe o que menos o sabe! Um treinador que sabe o que é o Benfica entra sempre para ganhar primeiro, não entra nunca para não perder primeiro; um treinador que sabe o que é o Benfica pensa primeiro em marcar golos, não pensa primeiro em não os sofrer; um treinador que sabe o que é o Benfica inclui no onze jogadores criativos de desequilíbrio ofensivo, não enche os lugares supostamente ofensivos com jogadores de equilíbrio defensivo; um treinador que sabe o que é o Benfica quer ganhar convincentemente, jogando bom futebol de ataque, futebol de equipa grande que assume o jogo e a posse de bola, não quer ganhar pela margem mínima, num eventual contra-ataque ou bola parada que caia do céu; um treinador que sabe o que é o Benfica, quando se apanha a ganhar por um golo, não faz substituições defensivas para baixar o bloco e segurar o resultado, faz substituições para a equipa ir atrás de matar o jogo com mais golos…
O Mourinho é de todos o que menos sabe o que é o Benfica porque até nos jogos em que é ainda mais obrigatório ganhar do que o habitual no clube, como em Amsterdão e no derby de ontem, monta onzes super defensivos!!??! Ontem era mesmo mesmo obrigatório ganhar, para não ter um Natal ‘à Sporting’, longe do título em Dezembro, e mesmo assim ele volta a entrar com um médio-centro defensivo a extremo-direito e outro médio-centro defensivo a dez!!?? Entra mais uma vez com dois terços do meio-campo ofensivo com jogadores defensivos!!?? Entra mais uma vez com zero jogadores criativos, de desequilíbrio no 1×1, do meio-campo para a frente!!?? Encosta mais uma vez um 10 puro e natural como o Sudakov, com evidente DNA de corredor central, à ala esquerda!!?? Para jogar no lugar dele o Barreiro, porque é mais forte e agressivo em momento defensivo??!!
E há mais semelhanças com RV: na altura dele, o Salvio tinha Red Pass Relvado (fazia dezenas de jogos seguidos com mau rendimento mas nunca saía do onze titular), agora com JM é o Ausrnes a ter Red Pass Relvado…o Ausrnes já vai na segunda época consecutiva a jogar pouco ou nada, mal ou muito mal, mas mantém lugar cativo no onze…ontem foi um festival: oferece um golo ao SCP aos 3 minutos, estraga n lances com decisões e/ou passes errados…para jogar a extremo, tem zero criatividade ofensiva, tem zero drible e fantasia, tem zero desequilíbrio no 1×1, tem zero ataque à profundidade, enfim tem zero de tudo o que um extremo deve ter…mas joga a extremo pela mesma razão que o Barreiro joga a 10: porque o treinador pensa sempre primeiro no momento defensivo (até nas posições do meio campo supostamente ofensivo, que joga nas costas de Pavlidis)…
Quanto a jogadores: Trubin a manter a sua tradição de oferecer sempre pelo menos um golo ao SCP em todos os derbys; Enzo ontem irreconhecível – jogou mal, não foi só o lance do golo; Rios continua em crescendo e, mesmo tendo limitações técnicas e de decisão, pode tornar-se um bom médio centro box to box, de rotação e andamento, de forte presença atlética, cada vez mais importante na equipa.
# Samuel Soares, Prestianni e mais 9!
Mantorras
Joga bastante fraco que nem merece grandes comentarios.
Quando isto é um derby esta apresentada a nossa liga.
Jeco Baleiro
Derby deprimente (mais um depois da Supertaça). A segunda parte do Sporting é incompreensível, há capacidade e futebol para muito mais, ainda por cima frente a este Benfica pobrezito. Borges mais uma vez a dar razão aqueles (como eu) que o acusam de não ter unhas para esta guitarra. Medroso até dizer chega. Só que desta vez estava o cagão do Mourinho do outro lado. Consequência disso é que podiam ter tirado as balizas do campo na segunda parte.