O que é uma época boa para Benfica, Sporting e FC Porto? Os 3 clubes tem níveis de exigência diferentes como insinua Pinto da Costa?
«Fala-se de uma época má da nossa parte mas, curiosamente, no ano passado aquele que tudo indica vai ser o campeão deste ano não ganhou nada mas fez uma época muito boa. O nosso outro adversário de Lisboa fez uma época extraordinária e não vai ganhar nada. Nós, na época má, depois de termos vencido a Supertaça, temos fé que poderemos vencer a Taça de Portugal e temos esperança de poder vencer, igualmente, a Taça da Liga», afirmou Pinto da Costa, durante o seu discurso no 15.º aniversário da Casa portista de Espinho. O presidente do FC Porto referiu ainda que: «Quem ganhar o campeonato, se o fizer no nosso estádio, poderá festejar com os holofotes ligados e sem água a nascer de baixo para cima».



0 Comentários
Super Dragão
Na mouche… para variar.
O alarido à volta da época do Sporting é espectacular. Acabou em 2º, época óptima e já vão lutar pelo título para o ano mas não ganha nada nem teve perto disso, este ano.
O Benfica não ganhou nada mas ano após ano, vemos benfiquistas cheios de si a dizer que são melhores mas que apenas perdem por terem um treinador que fez mais pelo clube que qualquer outro nos últimos 15 ou 20.
O Porto se não vencer um campeonato ou uma competição europeia é SEMPRE mau. Mas não é aos olhos dos outros (que são exigentes connosco mas com eles próprios não são, mas ainda bem! É sinal que estão bem habituados!), é aos nossos! Queremos títulos importantes e bom futebol. Títulos importantes com futebol pobre não satisfaz totalmente os adeptos do Porto, aos outros é motivo para celebrar até à exaustão (veja-se o futebol pobre do Sporting que os adeptos adoram porque vencem e acabam em 2º…)
Uma época paupérrima, vence-se a supertaça, vai-se no mínimo à meia final das taças e vai-se aos quartos da Liga Europa, fazendo uma Champions mediocre.
Uma época paupérrima de Benfica e Sporting é assim:
Benfica leva 5-0, perde o campeonato em casa, é eliminado em casa pelo rival e perde a supertaça para o rival.
Sporting fica em 7º lugar e nem preciso de acrescentar mais nada.
O futebol em Portugal é assim!
Mateus
Durante a primeira volta o Sporting foi a equipa que melhor jogou, na segunda as equipas jogaram mais defensivamente.
Mateus
vsn7647
10 derrotas algumas vitorias ora por sorte do tamanho do mundo como em Napoles ora por Capelinhas e Motinhas se é que me entende é uma boa época então .
Então espero que para o próximo ano continue uma boa época como esta em que se gastem milhões em jogadores de qualidade duvidosa e orientados por um Paulo Fonseca qqualquer dando se também ao luxo de pagar 7M por jogadores com clausula de 3M e tudo.
Mas agora já importam as taças ? Então o Porto não foi sempre aquele que cotou a taça da Liga como taça da Cerveja ou algo do genero ou estarei enganado ?
Não diziam que as Taças eram para os pequenos e não interessavam ?
Agora para isso numa boa época até
atrasos tem de fazer e descansos no campeonato para os jogos da taça.
Ironia das Ironias , quando a fome é muita até as migalhas servem .
Carlos
Também posso resumir a época do Porto
É ridicularizada na Champions, como cabeça de serie consegue fazer 5 pontos.
É eliminada da Liga Europa com uma goleada em Sevilha.
Na Liga fica atrás do 7º classificado.
Anónimo
As desigualdades financeiras entre benfica,porto e SCP ainda são enormes e vai levar algum tempo ao SCP chegar a essa patamar,o SCP agora vai tentar manter o memso orçamento durante alguns anos para consolidar as contas,aqui n se gasta mais do que se têm e assim se irá construir um futuro risonho a médio/lngo prazo ao leão!
O SCP ainda n terá capacidade financeira pa competir com os outros 2,pode competir isso sim fazendo uma boa abordagem ao mercado e aproveitar os elementos da nossa formação que soa muito superiores aos outros,só deste modo poderemos competir com os outros 2!
O SCP desportivamente está muito melhor e financeira tb,existe tranquilidade e estabilidade para se trabalhar,ha um rumo muito bem definido,existe liderança,existe competência da estrutura e staff técnico e quando assim é tudo se torna mais fácil!
O SCP tem tudo pa voltar a ser aquilo que era,que é ser o melhor clube português,apenas precisava duma estrutura competente e isso foi conseguido,agora é esperar,mas n tenham dúvidas que o SCP vai dominar o futebol português nos próximos 20 anos pelo menos!
BDC vai ficar muitos anos no nosso clube!
leao94
Super Dragão
Ser ridicularizado na Champions é ter 5 pontos? Ao menos estamos lá, basta fazer uma análise clara a todos os jogos. 1 penalty falhado e 4 bolas ao poste em Madrid. Uma derrota em casa com o Atlético com um dos melhores jogos da época e o 2º golo do Atlético é em fora-de-jogo. Engraçado não é?
Uma derrota em casa com o Zenit com 90m a jogar com 10 e com o golo a aparecer perto do fim, vergonhoso de facto! Empatámos no Zenit, ganhámos na Austria e empatámos (aqui sim, vergonhosamente) em casa com o Austria.. Uma vergonha toda esta prestação cheia de pouquissimos incidentes sem importância nenhuma!
Goleado em Sevilha onde o penalty não existe (e logo aos 4 minutos!) e o 3º golo nasce duma falta assinalada vergonhosamente ao Mangala! Uma vergonha de exibição aliada a uma exibição vergonhosa do árbitro… Para não falar na primeira mão, tiraram-nos o Jackson e o Fernando de outra forma vergonhosa… Para os mal dizentes, isto não é nada :)
Ficámos atrás do anterior 7º classificado que precisou de um golo em fora-de-jogo para ganhar um jogo e distanciar-se. É assim a vida!
Red Devil
Sim Super Dragão, foi buscar a época do Vilas Boas… E fez bem, é a unica comparável. Mas o seu presidente não fez isso. Há comparação entre as épocas do Benfica de há 2 anos para cá e do Porto este ano? Alguém no Benfica ficou feliz por conquistar taças nesses anos?
O Sporting racionalmente estava em condições de competir pelo campeonato?
Este é o discurso tipico do presidente do Porto, a apelar ao regionalismo e aos demoníacos dos lisboetas, que serve para os adeptos extremistas como o senhor.
Os adeptos do Porto inteligentes sabem que estas declarações são só uma manobra de diversão…
Para o Porto não ganhar uma competição europeia é mau? Então foram 80 ou 90 más épocas? Ganhar uma competição europeia numa equipa portuguesa é bônus…
Super Dragão
leao94, o seu comentário era para ser levado a sério?
Jabalabada
leao94, piadas a esta hora? SCP vai "voltar a ser o melhor clube português"? Mas alguma vez o foram sequer? Têm muita papinha que comer para chegar sequer a sonhar com o domínio do futebol português que, quer Porto, quer Benfica, em alturas diferentes, tiveram.
Enquanto isso, continuem a celebrar vitórias com o Gil Vicente como se do Chelsea se tratasse.
Super Dragão
Red Devil, não percebi onde queria chegar com o seu comentário, ou agora vai repetir a mesma coisa em todos os comentários que fizer?
Rúben Cardoso
Como é que alguém ridiculariza os sportinguistas por ficarem contentes com o 2º lugar, mas depois usa o argumento de "ao menos estamos lá", para justificar a péssima campanha do Porto na Champions? É a chamada falta de coerência.
vsn7647
Realmente quando o Porto se desculpa de um jogo em que foi trucidado pelo Penalty que por acaso até é deve estar alguma coisa mal .
A culpa é sempre dos outros aliás foi o árbitro que marcou os outros 3 e falhou outros tantos .
A exibição em Sevilha foi igual ou até melhor à em Napoles a diferença é que numa houve maior eficácia e na outra brilhou Fabiano . O problema é que o Porto contentou se com a miserável exibição no San Paolo e isso deu mau resultado
Super Dragão
Sim. Estamos na Champions e o Sporting? Em 2º no campeonato a jogar semanalmente desde Agosto. isto é que é coerência! Mas eu por acaso justifiquei a Champions com "ao menos estamos lá?"
Para além de sportinguistas, deviam aprender a ler e interpretar, não custa
Rúben Cardoso
"Ser ridicularizado na Champions é ter 5 pontos? ao menos estamos lá" é o mesmo que dizer "ao menos ficámos à frente do Porto". Equivalem-se.
Super Dragão
Sim, para se ser ridicularizado é preciso participar na competição. Se não se entra, como é que se é? Já agora, vindo de um clube que passou uma vez a fase de grupos levou 5 num jogo e 7 noutro, para quê tentar ridicularizar o que o Porto fez quando já expliquei todos os factores?
André Sousa
Bem, o Super Dragão está um bocadinho nervoso, com esta necessidade de fazer comentários em catadupa e utilizando argumentos bastante fracos. Já vê a Taça de Portugal e a Taça da Liga (noutros anos apelidadas de competições sem importância e para rodar jogadores) a irem por um canudo?
Vou só falar do meu clube, o Sporting.
Não ganhámos nada, é um facto. Mas após a pior época da história do clube, apertados até ao pescoço com restrições financeiras, após anos e anos de péssimas gestões da corja que por lá andou, em que entra um novo presidente que nunca esteve ligado ao dirigismo no futebol, ficar em 2º lugar, à frente de uma equipa com 80 milhões de orçamento tem de ser considerado uma excelente época.
Como vê, é tudo uma questão de perspectiva.
Super Dragão
Bastante fracos porque você não concorda com eles? Parabéns, você é um génio
André Sousa
Não, bastante fracos porque são ridículos, não queria era ser tão agressivo na linguagem.
O senhor já nem sabe o que diz.
Então essa de justificar a miserável prestação na Champions com bolas no poste, penalties falhados e golos a aparecer no fim é de bradar aos céus. Sempre pensei que isso fossem incidências do jogo e o que interessa é o resultado final.
Mas ao menos estiveram lá. Coisa que o Sporting também vai estar para o ano.
Não sei é se o FCP vai estar ou é recambiado para a Liga Europa para tentar emendar o que se passou em Sevilha.
Super Dragão
Tentar justificar a miserável prestação com factos é ridiculo? Genial, estou ansioso por ver o Sporting a levar mais 12, deixe lá
Anónimo
Pois é meu caro Super dragão…a diferença é que o Benfica o ano passado disputou todas as finais…mesmo tendo perdido tudo chegou lá e isso não pode ser escamoteado e, ninguém nega a época horrível que o Sporting fez a temporada passada! Agora este ano depois da miserável temporada passada lutou quase até ao fim pelo titulo deixando para trás uma equipa que tem um orçamento de perto de 100M euros o que é mais notável ainda tendo em conta a drástica redução de orçamento! O Benfica pode festejar no dragão?! Deve referir se ás festas com bolas de golpe ou então com um balneário infestado com um cheiro nauseabundo certo??e nos Aliados como será a festa dos encarnados?? Deve ser igual á festa do Sporting em 2000 ou á do Benfica em 2005…certo?!
Fernando Reis
Anónimo
Super dragão quer falar mesmo de humilhações??Manchester City ou Arsenal dizem lhe algo??se recuar mais no tempo lembro me do Artmedia…ou se recuar ainda mais lembro me do colosso Wrexham…
Fernando Reis
Rúben Cardoso
O que disse sobre ninguém se lembrar do 2º lugar do Sporting, aplica-se na perfeição ao que está a dizer. Ninguém se vai lembrar que o Porto fez a miserável prestação porque no jogo X ou Y mandou 10 bolas ao poste, vão-se lembrar é que num grupo acessível, claudicou, e de que maneira.
E a conversa dos 12 já chateia. Não sei o que é mais humilhante, levar 12 do Bayern, ou 4 do Sevilla.
Anónimo
Claro que o super dragão esquece-se do Paços de Ferreira vs Porto ou do Porto vs Guimarães quando fala que foi prejudicado contra o Sporting e que graças a esse jogo é que se distanciou do Sporting…memória selectiva…O Sporting nunca teve período de hegemonia?! Aconselho-o a ir á net pesquisar…é que o futebol em Portugal não começou em 1982…e curiosamente até á bem pouco tempo atrás tinham menos títulos que o Sporting…mas tudo irá voltar á normalidade…
Fernando Reis
Super Dragão
Para mim, ser goleado em casa é a pior das humilhações. Levar 5 fora já levámos do Arsenal, levar 7 em casa (ou foi ao contrário?) é altamente vergonhoso! Levar 4-1 do Sevilha é menos humilhante do que levar 4-0 do Nacional em casa… Mas todos temos os nossos telhados de vidro, apenas refutei a palavra humilhação porque eu tenho uma noção diferente do que é ser humilhado…
Fernando Reis, eu disse que o meu clube nunca foi humilhado? Posso até dizer AEK ou Liverpool etc, sei de muitas humilhações e então? Já vi o Porto a dar 5 em casa ao Benfica e Sporting e já vi o Porto levar 3 em Alvalade. Já vi o Porto dar 5 na Luz e levar 3 do Benfica na final da taça da Liga…e então? Onde quer chegar?
Super Dragão
Falo do Sporting, falo do Nacional, falo do Estoril, 3 jogos cruciais com claro impacto na classificação… Fomos beneficiados com o Guimarães. Com o Paços não acho… Para mim, o jogador que supostamente sofre a falta, está a fazer-se de costas à bola e ia fazer falta sobre o Jackson porque este já se tava para fazer à bola, ele simplesmente dá um empurrãozito para não levar ele um encontrão… E só dó para ver a falta à 10ª repetição se bem se lembra! Eu não tenho problemas em discutir os lances todos que quiser, agora o que eu sei é, o golo do Sporting é ilegal e com isso distanciaram-se, simples
Rúben Cardoso
Então e os jogos em que o Sporting foi prejudicado, não têm impacto na classificação?
Super Dragão
Claro que tem, mas eu falei na distância pontual à data do jogo entre ambos, um foi beneficiado, o outro foi prejudicado, um distanciou-se do outro…
Rúben Cardoso
E à data do jogo entre ambos, a distância pontual devia ser maior, logo já existiria esta distância, ou ainda mais. Só falam do que vos convém.
Tiago Santos
Super Dragão, não vai dizer que o Porto foi prejudicado contra o Nacional e Estoril, pois não?
Super Dragão
Pronto Ruben, fica lá com o 2º lugar, parabéns
Rúben Cardoso
Eu percebo, os argumentos esgotaram-se. É assim quando se perde uma discussão.
Super Dragão
Tiago Santos, não. Vou dizer que serei presidente da Republica, um dia!
Ruben, cada um tira as ilações que quiser, se da minha resposta deduziste isso, então é tranquilo
Cumps
Tiago Santos
Contra o Nacional houve erros para os dois lados ( aquele penalty sobre o quaresma é de brandar aos ceus), o Porto simplesmente não soube aproveitar quando foram a seu favor!
Super Dragão
Aliás, se analisarmos bem, vou resumir as épocas de Benfica e Sporting.
Benfica: Íamos ganhar tudo e não ganhámos nada.
Sporting: Não ganhámos nada mas é como se tivéssemos ganho tudo! (que rico 2º lugar!)
Rúben Cardoso
Então e porque é que não fala da época do Benfica deste ano? Se analisarmos mesmo bem, é assim:
Benfica: no ano passado não ganharam nada, mas este ano podem ganhar tudo (o campeonato já está, pelo menos).
Sporting: sem objectivos de ganhar nada, conseguimos ficar à frente de quem vinha ganhando tudo, e ficar perto do título.
Porto: depois de ganhar tudo nos últimos anos, está em vias de não ganhar nada, e ainda ficar atrás de quem não ganha nada há uns 4 ou 5 anos.
Super Dragão
Benfica: Após 3 anos sem ganhar nada, pode ganhar tudo sendo que vem fazendo um esforço económico brutal para não vender ninguém.
Sporting: Ficar à frente de quem tem vindo a ganhar tudo, bem…comentários para quê? Este é o vosso destino! "Ficámos à frente do Benfica! Ficámos à frente do Porto!" Mas não ganham nada! Que patético!
Porto: Num ano, onde a mudança de treinador teve bastante impacto, onde o planeamento do plantel foi terrível e onde os resultados não ajudaram, estamos em vias de … ah esqueça, já vencemos a supertaça! Melhor que o Sporting já fizemos, porque graças a Deus, acabar em 2º não é nenhum título! Ruben, tenta lá outra vez
Rúben Cardoso
Você é do Porto, e vem falar de esforços económicos brutais do Benfica? O mesmo Benfica que ficou sem Matic a meio da época, e que já hipotecou Rodrigo e André Gomes? Os orçamentos estão equiparados, não tivesse gasto o Porto quase 20 milhões de euros, para jogadores que não se assumiram na equipa principal.
A mim interessa-me o 2º lugar, e o que advém dele: 8.6 milhões de euros pela entrada directa na Liga dos Campeões, e uma época muito acima das expectativas, que permitiu valorizar os activos do clube. Para mim, é bom. Não é um título, mas deixa-me satisfeito, porque nem nos meus melhores sonhos me passava pela cabeça ser campeão, simplesmente porque não tínhamos argumentos para ombrear com Benfica e Porto.
E a Supertaça diz respeito à época 2012-2013, mas se se contentam com a Supertaça…
Paulo Miguel
Isto é o que o PdC faz melhor, tenta camuflar uma época extremamente mal planeada e organizada em que o futebol, foi do mais banal que vi nos últimos anos praticado pelo Porto com exemplos dos seus rivais. Mas isto sempre foi a politica deste senhor, tentar disfarçar o fracasso com umas farpas aos adversários, nada de novo.
Por fim, aquela taça que o fcp sempre desdenhou, esta época parece que virou champions league, tal foram as falcatruas para a poderem continuar a disputar.
Johnny W.
Ruben Cardozo o Porto não está em vias de não ganhar nada. Já venceu a Supertaça (sim esse troféu que te exige no mínimo ser campeão ou vencedor da taça de Portugal). Ao contrário do SCP que com menos 20 jogos que os outros dois clubes consegue ficar mais uma época em branco. O que fica na história não é "lembram-se em 2013 a época boa que o Sporting fez?" Não, o que fica é que o SLB venceu o campeonato e tem hipóteses na Liga Europa, que o Porto venceu a supertaça e que entre eles vai disputar uma hipótese de vencer a taça de Portugal e a taça da liga. No próximo ano a meu ver volta a normalidade, com o Porto a ter que investir em jogadores e equipa, o Slb deve tentar manter o plantel forte (não é bicampeão desde 83) e o Scp será a incógnita (vamos ver se o plantel aguenta o acumular de jogos, as vendas e se o treinador se mantém).
Super Dragão
Você, do meu comentário, vê que eu me contento com a supertaça? Tendo em conta que você se contenta com o 2º lugar, acho uma observação época!
Red Devil
Sim, o Sporting tinha mais obrigação que o Porto de ganhar fosse o que fosse……… Not!!! O Benfica fez uma época boa no ano passado,falhou nos momentos cruciais. E relembro, não ficou a 15 pontos do Porto… Nem foi goleado na Europa… Nem teve 0 vitórias em casa nos jogos da Champions, fazendo no total 5 pontos naquele fantástico grupo…
Super Dragão
Quer dizer épica*
Rúben Cardoso
Se o Sporting teve menos 20 jogos, por algum motivo foi. Vem da pior época dos seus 108 anos de história, onde nem a qualificação para a Liga Europa conseguiu. Na Taça de Portugal, sucumbiu num dos melhores jogos de futebol dos últimos anos em Portugal, e na Taça da Liga não passou na diferença de golos. Para mim, a época de 2013-2014 só vai ficar na memória, se na próxima mantivermos este rumo, e conseguirmos títulos, porque vai ficar lembrada como a época de viragem, de mudança, de romper com a última década de mediocridade que o Sporting enfrentou. Se para o ano voltarmos ao mesmo (o que eu sinceramente não acredito), é apenas uma boa época.
mpcp
Do ponto de vista dos clubes uma boa época é o apuramento para a Champions, entrada de dinheiro! O porto é o unico que não entra para ja e dificilmente entrará visto deixar de ser cabeça de série!
Do ponto de vista do adepto como eu quero que o meu clube ganhe tudo! Taça da Liga para mim é muito superior do que o jogo de pré-época designada como Supertaça, até a Taça de Lisboa visto estarem envolvidas as 4 melhores equipas de Lisboa, Benfica 1º, Sporting 2º, Estoril 4º e Belenenses! Mas todos os trofeus quero que ganhem!
JJ pôs o campeonato à frente de tudo, mas eu acho insuficiente o meu clube ganhar apenas o campeonato neste momento! Sim estamos em 3 meias finais de 3 competições! Em caso de vitoria em 2 destas temos acesso a 2 supertaças!
Como adepto ficava satisfeito de ganhar este ano o campeonato, a taça de portugal, a liga europa, a taça da liga, a supertaça, a supertaça europeia e a taça de lisboa! Se acho possivel? acho possivel ganharmos mais 1 trofeu para além do campeonato!
A taça da liga para mim será dificil, e mais dificil sera se passarmos a juventus e eliminarmos o porto da taça de portugal!
JJ podia bem apostar na melhor equipa amanha e contra a juventus, e contra o olhanense e estadio cheio apostar em jogadores como jardel, a.almeida, a.gomes, r.amorim, salvio, sulejmani, djuricic, salvio e cardozo!
Anónimo
sr.red devil,
eu sou benfiquista, mas tambem ja houve momentos em que o benfica ficou a mais de 20 pontos.
pedritxo
Super Dragão
Rúben… Vou tentar ter uma conversa clara consigo que não consigo ter com outras pessoas com um nível de coerência abaixo de 0. Eu percebo perfeitamente que tenham gostado desta época por todos os motivos que já falaste. Percebo perfeitamente! Mas gostar é diferente de ser bom! Uma boa época tem que ser analisada objectivamente. Houve títulos? Não. Não é bom! Ponto final! Habituem-se a esta ideia. Não me venham agora com histórias da carochinha da época passada. A época foi positiva a vários níveis mas objectivamente falando, não foi boa. É difícil perceber isto?
Rúben Cardoso
Discutir objectivamente uma coisa subjectiva é improvável. Os sportinguistas vão achar que foi uma boa época, tendo em conta o passado recente, os outros vão achar que foi fraca, porque não ganhou títulos. Não se esqueça que no início da época, os objectivos traçados não eram ganhar títulos, mas sim conseguir montar uma equipa coesa e digna de um clube como o Sporting, indo jogo a jogo, até onde as expectativas e os resultados nos levassem. Toda a gente dizia que íamos lutar pelo 4º lugar, porque o Braga tinha melhor plantel que o Sporting, tinha um treinador muito melhor, e que até o Estoril nos ia incomodar. Provou-se tudo errado.
E depois tem que compreender que, adeptos como nós, que estamos há 12 anos a ser governados por gente medíocre, não andem com grandes expectativas nem com grandes ambições… mas compreendo que não compreenda, porque nunca passou por isso. Felizmente para vocês.
Super Dragão
Ninguém está livre de isso acontecer um dia. Mas eu não interpreto isto como uma questão de hábito. Encaro como uma questão de ambição pessoal. Eu sou ambicioso na vida, não me contento com pouco e tento sempre ser melhor no que faço diariamente, Felizmente tenho um clube que pensa igual a mim… As pessoas não podem baixar os seus padrões porque estão a ser mal governados, se não vai dizer-me que o Sporting por ter um orçamento de 30M vai desculpar todas as épocas daqui para a frente se não ganhar nenhum título! Em 2050 vence um título após 50 anos, mas como o orçamento era mt inferior, percebe-se perfeitamente! Tem que haver esta sensibilidade que parece que as pessoas ignoram
joao
mas o sporting este ano conseguiu um feito inedito que vai ficar na historia do futebol mundial, é o unico clube a ser eliminado 3x da mesma competiçao, 1 em campo e 2 na secretaria.
Red Devil
Pedritxo sem duvida, e aí nada a dizer, mas PdC falou da ultima época…
Rúben Cardoso
Uma coisa é ter sensibilidade e ambição, outra é viver na ilusão e na esperança cega de que tudo está bem, e ir na cantiga de promessas infundadas. Todos os anos éramos candidatos ao título, tínhamos que ganhar tudo, contratações e salários pornográficos, depois foi-se a ver, a melhor época dos últimos anos é conseguida por via do baixo custo e da formação.
Hugo Inácio
O Porto será o 1º cabeça de série no Playoff da champions…
Informem-se antes de falar.
Só o Arsenal poderá ficar à frente se for ao playoff.
Super Dragão
Então se lhe dissessem que o Sporting não lutaria para ser campeão nos próximos 5 anos, você deixaria de ter essa ambição?
Rúben Cardoso
Intrinsecamente e emocionalmente, essa ambição nunca irá desaparecer. Racionalmente, este ano nunca perspectivei que fossemos lutar pelo(s) título(s). No próximo ano, o presidente já falou por mim: teremos que ser candidatos.
Super Dragão
E agora eu pergunto, você acha que essa ambição é lógica? Para mim até é bom! O facto de terem perdido a pressão de ganhar fez com que andassem mais tranquilos esta época. Para a próxima há maior pressão e há Champions! Desgaste brutal. Espero que sim! Que seja uma luta a 3 e que haja espectáculo
Rúben Cardoso
Claro que é lógica, se não fosse não pagava as minhas quotas e não ia ao estádio apoiar a equipa todos os fins-de-semana.
Super Dragão
Amor ao clube é supera a lógica…
Sideshow Bob
super dragão, Podes me explicar porque é que o facto de terem mandado o treinador embora influencia a época dos outros? É que tinham bom remédio, ficavam com ele..!!
Se achas que os padrões do teu clube te enchem as medidas espero que esta época te tenha feito descer um pouco a terra. Lembra te, um treinador bicampeão não é tratado da forma como foi pelo senhor do poster que tens atrás da porta do quarto.
Um abraço
Super Dragão
O Vitor Pereira não foi mandado embora, rejeitou renovar contrato por toda a pressão que passou pelos adeptos. Se me fez descer à Terra? Todas as derrotas o fazem. E não só no futebol. O senhor presidente cujo poster o tenho em todo o lado no meu quarto merece críticas por esta época mas não por não ter renovado com alguém que não quis renovar.
Um abraço
Sideshow Bob
Foi essa a história que te contaram? Tens que melhorar as tua fontes..
Um abraço
Super Dragão
As minhas serão consideravelmente melhores que as suas, de certeza :)
Sideshow Bob
"de certeza"
Eu até aos 6 anos tinha a certeza que um tipo barbudo e vestido de vermelho trazia as prendas no natal, depois comecei a pensar..
Um abraço
Super Dragão
Ok, fez todo o sentido. Agora, vou remeter-me ao meu mundo e prestar atenção à aula.
Cumprimentos
Gonçalo Mano
Estará Jorge Nuno Pinto da Costa a falar de gestão de expectativas?
Se sim, estará ele a falar de falhou estrondosamente na gestão de expectativas?
Se falhou dessa forma estrondosa, a quem deverão ser assacadas responsabilidades?
Muita pergunta…
Penso que o Sporting fez uma boa época, não uma época extraordinária, contudo, as suas limitações financeiras também não permitiriam mais.
Encontrou Benfica numa fase embrionária da taça de Portugal, tendo sido eliminado num jogo fantástico de ambas as equipas.
Foi eliminado da taça da Liga pelo Porto…
Não se pode dizer que tenha sido escandaloso.
Quanto ao Benfica, grande equipa, grande orçamento e grandes jogadores, tinha como objectivo jogar a final da Champions em sua casa, falhou, mas tem estado em todas as restantes decisões. Boa época.
Quanto ao Porto, péssima planificação da época (2 laterais para uma época inteira???), maus resultados na Champions, eliminação na liga Europa por uma equipa mais fraca e campeonato abaixo do normal.
Tudo isto num ano com um orçamento tremendo (90 milhões se não estou em erro…).
Está na decisão da Taça de Portugal e da Liga, mas a gestão de expectativas…
Mateus
Um momento de lucidez do Presidente do Porto, acho que não há grande coisa a comentar a não ser concordar!
Mateus
Red Devil
Tão lucido como o seu comentário. Quer comparar a época do Benfica nos últimos 2 anos e a do Porto este ano? Ou quer colocar o Sporting como favorito ao titulo este ano?
Nos anos em que o Benfica não ganha o campeonato ouve alguém dizer que as taças salvam a época? Enfim, o Sr. Pinto da Costa ataca os de Lisboa apenas para sacudir a água do capote e agradar os adeptos ferrenhos e regionalistas convictos do Porto, que ficam em êxtase e até se esquecem das derrotas e da classificação…
Felizmente há adeptos portistas com dois dedos de testa…
Super Dragão
Red Devil ,tá a tentar colar-se aos adeptos do Sporting para conseguir mais críticas ao PC?
Adeptos ferrenhos e regionalistas? Sou lisboeta e não há ninguém mais portista que eu e prefiro Lisboa ao Porto. Aprenda a argumentar e deixe-se de comentários bacocos
Red Devil
Não preciso de me colar a ninguém. Se Pinto da Costa ataca Benfica e Sporting e eu não concordo com os 2 alvos posso defender os 2. Faria o mesmo se fosse o Estoril ou o Braga, ou qualquer outro.
E sim, realmente o apelar ao regionalismo exacerbado é coisa nunca antes vista para os lados do Dragão… Como é que eu me lembrei disto?
H Soares
Caro Red Devil,
Em primeiro lugar, ninguém nos atira areia para os olhos, até porque simplesmente não é preciso areia, os titulos falam por si.
Vou deixar uma questão no ar, para verem a diferença de exigência entre os grandes.
Alguma vez o Porto iria tolerar o que o Benfica tolerou com JJ?
O que está em questão não é se valeu a pena ou não, nem o valor do treinador, porque até o aprecio muito, está em questão é se alguma vez o Porto iria tolerar as humilhações que o Benfica passou com o JJ.
Abraço VM, continuação de bom trabalho.
Red Devil
H Soares, da mesma forma que os benfiquistas não toleraram o JJ, pelo menos a maioria. Na ultima época foi LFV o único a ficar do lado de JJ. Eu consigo concordar que no Porto há mais exigência ou que pelo menos essa exigencia é mais agressiva. Mas não concordo de todo com as palavras de PdC.
Narcisse
Os adeptos do Porto nos próximos anos vão ter tantas desilusões…
Há ciclos que acabam meus amigos, o que é hoje, amanhã pode não ser.
O Benfica vem de tempos muito maus, para isso basta ver a equipa do Benfica de há 10 anos e compará-la com a equipa que o Benfica tem hoje. O Benfica está em crescendo, prova disso são as 3 meias-finais que conseguimos na liga europa nos ultimos 3 anos, com uma final pelo meio. Nos últimos dois anos lutámos por um campeonato até ao fim (ganho no penultimo jogo, num lance de génio de Kelvin, daquelas coisas que só acontecem uma vez na vida) e vencemos outro (2014). Isto não fica por aqui. O Benfica ainda tem muito pela frente.
O Porto, por outro lado, vem de anos dourados, em que ganhou muitos e importantes títulos, fez milhões em vendas. No entanto, e a dúvida que permanece é: Será o Porto, como clube, capaz de resistir a uma crise, do género das que passaram pelo Benfica e pelo Sporting?
Nos últimos anos já vi o Porto acabar com equipas de Basquetebol, salários em atraso no hóquei, contratações mediocres quando eram necessárias contratações fulcrais em posições de extrema importância.
Veremos como reagirá o Porto a esta época menos conseguida. Gostaria que o VM abordasse o tema financeiro num artigo, não só do Porto, mas de todos os clubes grandes em Portugal.
Trust3r
Não disse nenhuma mentira. Para o Porto ganhar uma taça interna não salva época nenhuma.
Espero mesmo que o Benfica se for campeão no Dragão que não se ponha em causa a segurança de ninguém. Não podemos apontar o dedo a ninguém se depois descemos ao mesmo nível.
Red Devil
E o Benfica nos anos em que ganhou apenas a Taça da Liga salvou a época? É mau seja em que clube grande for (no Sporting mais amenizado pelo menor orçamento etc etc)
Peixoto
Caro Red Devil, terá que dar o braço a torcer no que toca à exigências e expectativas diferentes entre os dois clubes:
– Enquanto para os adeptos portistas ganhar um campeonato já começa a ser rotina, para o benfica é um acontecimento histórico digno de feriado nacional.
-Mais: ultimamente ganhar um campeonato significa em termos de alegria o mesmo para um adepto do benfica, que conquistar uma competição europeia significa para um adepto do porto.
vsn7647
Faltou a parte importante que era dizer que a equipa que está habituada a tirar valor às taças e dizer que é para os fracos este ano está se a matar para ganhar as mesmas chegando ao ponto de inventar lesões para justificar atrasos e de poupar jogadores no Campeonato para esses jogos .
Realmente época boa deve ser ter 10 derrotas a somar a uns triunfos no campeonatos sabe lá deus como com uma sorte descomunal mas pronto já tinha saudades de ouvir os disparates deste senhor que tem sorte de não se chamar Bruno de Carvalho senao já estava farto de ser insultado e gozado .
Super Dragão
Dizer que as taças são fracas? O Porto jamais desvalorizou a Taça de Portugal. NUNCA o fez. A Taça da Liga não salva coisa nenhuma e continua a ser uma tristeza de taça mas se nos pomos com brincadeiras, daqui a nada está o Benfica com 20 e nós com 0, sendo que com o tempo vai ganhando importância. Trata-se de lutar por títulos, coisa que sei que você, sendo sportinguista, nada sabe.
10 derrotas e triunfos com sorte?! E a derrota em Alvalade com um golo em fora-de-jogo? E o empate no Estoril com 1 golo em fora-de-jogo e um penatly fora de area? E a derrota no Nacional com um golo em fora-de-jogo e um golo mal anulado? O que o Porto mais teve foi sorte! Já o Sporting, foi qualidade do principio ao fim!
Para si, basta chamar-se Pinto da Costa para tentar gozar com ele, mas realmente, tendo um presidente como o seu, o máximo que pode fazer é tentar gozar, porque o número de circo está bem reservado em Alvalade :)
vsn7647
Derrota no Nacional com um golo mal anulado ? Teve um penalty inventado como já tinha tido por o mesmo árbitro em Coimbra , teve outro penalty que Quaresma tentou sacar e ainda vem falar de um golo mal anulado quando o jackson mete as mãos no Marçal apoiando se para saltar ?
É impressionante no golo ridículo anulado ao Slimani que é catedrático viram todos falta e no lance do Cedric com o Jackson também só que num lance onde o jogador do Porto ao contrário dos casos que referi tem as 2 mãos apoiadas no adversário já não queriam falta …
Tem lógica sim senhor mas também podia falar do penalty do Quintero e dos vermelhos dos adversários do Porto que foi constante no início da época todos os clubes que jogavam contra o Porto viam aos 2 3 vermelhos no jogo antes como foi com o Gil Vicente .
Está bem reservado o número de circo só que gostava de ouvir respostas à altura do seu presidente pois sempre que o "circo" fala a rainha da festa que estava habituada a humilhar os outros vê se humilhada e desaparece …
Super Dragão
Eu não sei se você anda muito confuso ou não mas os seus comentários não têm um pingo de coerência nem se perceber minimamente o que quer dizer, é tudo à base do "tudo a favor do Porto tá mal, tudo a favor do Sporting tá bem",. É suposto alguém levar a sério o que você diz?
vsn7647
Quanto ao fora de jogo em Alvalade quando me mostrarem uma repetição do momento do passe eu direi se está fora de jogo ou não .
Enquanto até lá só for mostrada uma repetição em que a bola já saiu do pé do William eu não me irei confiar nos senhores da Olivedesportos que tem o peso que todos sabemos no Porto e que também nesse mesmo jogo preferiram nao mostrar repetição dum suposto penalty sobre Slimani ou mais recentemente nao mostraram repetição do que causou aquele sangue todo na cara de Lucas João que aconteceu segundos antes daquela confusão toda no fim do jogo .
vsn7647
Espero que ao menos levem mais a sério do que os de Pinto Da Costa o que sinceramente nao é dificil .
Super Dragão
Bem, o seu comentário disse tudo. Esqueça, mais vale discutir com uma parede
vsn7647
Eu sou coerente , e sei discutir abertamente agora quando percebo que a outra pessoa nao o faz e aceita calado estas declarações que só revelam falta de ambição nao vale a pena .
Fábio
Super dragao ja vi que gosta muito de falar dos jogos com o sporting e nacional. Porque nao fala tambem do Setubal vs Porto, Porto vs Guimaraes, Porto vs Maritimo, Paços vs Porto e por aí fora?
Super Dragão
Diga-me os lances e eu comento-os
Rodrigo
Ahahahah este Srº tem uma piada.
Isto e apenas uma tentativa de sacudir a agua do capote depois de uma epoca muito ma, marcada pela pessima escolha do treinador e do plantel e pelo fracasso europeu. Agora ate a Taça da Liga ja interessa, uma prova que o FC Porto rejeitou desde o seu inicio e que convenhamos nao sera nenhuma das Taças a salvar a epoca ao FC Porto.
Por outro lado, o Benfica na ultima epoca chegou ate ao fim a discutir todas as competiçoes (inclusive uma Liga Europa). Perder e sempre mau, mas nem sequer e comparavel a esta epoca do FC Porto.
Por fim, o Sporting vinha de uma epoca tragica (7º lugar), remodelou o plantel nao tendo os mesmos recursos dos rivais e com isso consegue ficar (para ja) no 2º lugar, algo bastante importante para o ressurgimento do clube devido a entrada directa na Champions. Nao me contento com 2ºs lugares, mas admito que neste cenario a epoca do Sporting tem sido muito boa e acredito que estao criadas as bases para o sucesso no futuro.
Super Dragão
Aí está! Época muito boa! Acabar em 2º é muito bom porque na última acabou-se em 7º! Mais comentários para quê?
Red Devil
Ia fazer um post, mas o Rodrigo disse tudo o que eu iria dizer.
Só acrescentaria que o Benfica o ano passado ficou a 1 ou 2 pontos do Porto e não a 15 como está o Porto este ano. Não foi goleado na Europa, e também não fez 5 pontos na Champions tendo 0 vitórias nos jogos em casa europeus (exceto o contra o Sevilla)
Rodrigo
O srº viu o plantel do Sporting? Acha sinceramente que quem tem o Vitor, o Magrao e o Heldon no banco pode competir com o Benfica?
Alem disso, este baixar de expectativas foi claramente o melhor que o Sporting fez nos ultimos anos e sem a Europa surgiu no tempo certo, uma vez que deu para o Jardim trabalhar bem a equipa e preparar as bases para o futuro.
O Sporting partiu sem o objectivo de ganhar nada (quanto muito uma Taça, mas apanhou com um Benfica na Luz na Taça de Portugal e teve a infelicidade de um "atraso movido por dolo pouco intenso" na Taça da Liga) e consegue apurar-se directamente para a Champions, estando a frente daqueles que queriam ganhar tudo (agora as Taças ja contam tambem).
vsn7647
Nem todos tem capacidade financeira para dar 7M por jogadores de clausula de 3M e é melhor não falar muito senão ainda me pedem 1M de indemnização só que eu só pago 383 euros …
Super Dragão
Quer que eu me ria? O atraso provocou a eliminação do Sporting? Mas que credibilidade tem os seus comentários quando apresenta argumentos destes?
vsn7647
Paulo Fonseca (suposto treinador) : "Não Somos Anjinhos"
Rodrigo
Nao provocou directamente, mas recorde-se que o FC Porto marca depois do jogo em Penafiel ter terminado.
Alem disso, o que estava em causa e saber se o atraso foi ou nao propositado. Eu como sei que em termos juridicos o "dolo pouco intenso" e algo que nao se utiliza considero a decisao lamentavel.
Super Dragão
Obviamente que o atraso foi propositado visto que o Fernando estava lesionado…é dificil perceber? Já agora, expliquem-me como é que um golo bem mercado dps dos 90 minutos teria influencia se o jogo tivesse começado 3 minutos mais cedo? Que argumento ridiculo!
vsn7647
Não Super Dragao o atraso a mim só provocou risadas pela invenção da lesão do Jogador que só ficou recuperado quando renovou e pelo vídeo do isento e profissional Herculano Lima .
E ao mesmo tempo causou me vergonha pela continuação do nosso futebol naquilo em que todos sabemos que é …
Super Dragão
vsn, não lhe provocou vergonha ganhar com erros de arbitragem em Alvalade ao Porto?
vsn7647
Por caso provocou e isso é o que nos diferencia de outros adeptos .
Mas como lhe disse se vir a repetição certa direi sem problemas que estava offside.
Super Dragão
Repetição certa é aquela que não existe certo? É que só usando uma imagem falsa é que verá que não está em fora-de-jogo. Defender esse lance é compactuar com tudo o que você diz estar contra. Coerência não é o seu forte
Red Devil
E aqui se atinge o auge… O Super Dragão a falar de árbitros…
Super Dragão
Sim posso falar de árbitros, porque felizmente nunca cometi nenhuma infracção na vida e ninguém está impossibilitado de dar a sua opiniãosobre coisa nenhuma. Ou agora, os benfiquistas podem dar opiniões pois nunca são beneficiados? Todos são beneficiados e todos são prejudicados, você vir com essa conversa só mostra toda a sua limitação
vsn7647
Como já disse no comentario acima não me fio na Olivedesportos e quero ver uma repetição em que a bola esteja no momento do passe e não à frente .
jose
fale entao do penalti do cedric ou tambem foi a olivedesportos que o pos a empurrar o jackson
vsn7647
Penalty do Cedric ? Como ja disse no meu comment é engraçado disserem isso dum lance onde o Cedric usa o corpo quererem falta mas depois num lance onde o Jackson apoia se no corpo do Marçal para cabecear ja querem que o golo seja validado … Coerência precisa se !
Super Dragão
mas que comparação é essa? O Cedric usa o corpo e desequilibra o Jackson, o Jackson salta, está bem mais alto e nem que o outro tivesse asas lá chegava.. E foi falta por supostamente ter posto os braços e ter impedido de ter saltado quando ele já não saltava mais alto do que saltou e nas imagens dá perfeitamente para ver isso. Comparar alhos com bogalhos, típico de gente incoerente
mpcp
acredito que o sporting só ficou em 2º à frente do pior porto dos ultimos anos devido ao facto de não estar nas competições europeias, e ter sido eliminado das outras provas muito cedo! O sporting tem cerca de 20jogos a menos do que os rivais! Como seria o sporting se tivesse na taça de portugal pelo menos? O plantel do sporting é muito curto logo não iria aguentar mas se formos a comparar os planteis do porto e sporting no seu real valor não são muito diferentes! tem jogadores identicos nas varias posições a diferença é que o sporting não gastou 90milhoes em contratações!
O porto se calha de ficar fora da LC caminhará para o abismo!
Neste clube este ano ja se passou de tudo!
Contrataram-se 5, 6 jogadores mediocres do campeonato nacional!
O james e o moutinho foram-se embora sem chegar 1 jogador que fosse para as suas posições que valessem 1/3 destes!
Foi-se buscar 1 quaresma no natal, contabilizando dezenas de episodios caricatos!
Lucho sai a custo zero!
Fernando sairá a custo zero!
Jackson e Mangala oferecem-se a tudo e todos!
A câmara de gaia está em falencia técnica!
Reunem-se em estaçoes de serviço!
etc etc
E com isto adivinha-se que se não se qualificarem para a LC a fonte irá secar, e terão de fazer o mesmo que o sporting, a diferença é que as camadas jovens do porto simplesmente não existem!
Super Dragão
Sim.. O Porto vai desaparecer, jamais irá ganhar de novo e o Sol continuará pacificamente a rodar à volta da Terra
Mike-UK
Pior do que assistir ao declinio deste senhor e' assistir ao despertar da sua senilidade.
E isso e' triste porque foi sempre um homem com resposta na ponta da lingua e com uma assertividade incrivel e ver que tudo isso se perdeu para uma especie de fase de piloto automatico da vida e' algo que tambem a mim me faz sentir mais velho.
As opinioes de Pinto da Costa nos ultimos tempos nao estao longe das do idoso que joga ao domino' com os amigos, ou do velho carrascao que passa os finais de tarde no cafe' da colectividade a ler o jornal desportivo do dia, com os oculos 'a ponta do nariz e que atira tiradas na ordem de "Oh migo, voce sabe quem e' que no ano passado nao ganhou nada, sabe? foi o Benfica oh migo. e e' disto que eles nao querem que se fale homem!"
Quero acreditar que a maior parte dos portistas sabera' fazer a analise, lucida, que o Sporting vem de um 7 lugar, fora das competicoes europeias, depois de 4 anos consecutivos fora dos tres primeiros lugares, e que no ano da recuperacao ficou 'a frente de um Porto que competiu com o triplo do orcamento.
Da mesma forma que acredito que a maior parte dos Portistas sabera' reconhecer que o Benfica no ano passado chegou a uma final europeia e qualquer equipa que faca isso tem de ter uma epoca positiva. 'As finais europeias chegam 4 clubes em centenas, ser um desses 4 e' um feito notavel e o Benfica perdeu a final contra o campeao europeu em titulo, isso e' mais do que aquilo que o FCP pode dizer sobre os seus ultimos 3 adversarios em finais europeias. Nao tenho duvidas de que o Benfica do ano passado teria batido o pe' ao Celtic de 2003, ao Monaco de 2004 e ao Braga de 2011.
Por isso estamos algo condenados a esta especie de presenca cosntante de um homem no declinio da vida, dando as suas opinioes carrancudas, um estereotipo daquilo que, 5 seculos atras, Camoes baptizou com um termo muito conhecido na cultura popular portuguesa por querer imortalizar na sua escrita aquilo que e' a maior parte dos velhos, tenham eles nascido na Foz, no Funchal, ou no Restelo.
Anónimo
Muitos parabéns pelo comentário.
Gomes
Red Devil
Raramente concordo com os seus comentários, mas agora foi na mouche. Parabéns.
Super Dragão
Parabéns pelo comentário? Qualquer comentário que ataque o PC merece os parabéns de todos os ceguinhos…
Oh amigo, diga-me lá, não anda a ver demasiadas conferências de imprensa do sr tagarela, presidente do Sporting? Épocas são épocas com títulos, ponto final! Que adianta chegar a todas as finais e perder? Isso fica na história? De derrotados não reza a história! Chegar à final é mais fácil do que ganhá-la! O benfica que o diga, que o seu historial é rico em derrotas… Quanto ao Sporting, bom, como é que se pode falar de derrotas importantes se nem às finais chegam?
João Lains
Impossível não concordar com tudo aquilo que disseste.
Trust3r
Se a vida fosse feita de Ses eu era milionário. Também não tenho dúvidas que se fosse o Porto que ganhou a liga Europa, esta época o Benfica tinha perdido mais vezes por 5-0. E se o Porto estivesse ao seu nível habitual o Benfica não era campeão. Estes são os meus Ses que valem os mesmos que os seus: Nada. Porque a vida não é feita de Ses.
Red Devil
Sim, Super Dragão, e os meios justificam os fins certo? Interessa é só os títulos, nem que para isso tenhamos de oferecer fruta e café com leite, o pequeno almoço dos campeões.
André Pinho
Mike,
Concordo que Pinto da Costa já está a mais no desporto há coisa de 3 anos – a frio acho que neste momento é uma figura que faz mais mal do que bem ao meu clube; mas quero acreditar que a maior parte dos adeptos do Sporting e do Benfica saberão fazer a análise, lúcida, de que o termo senilidade atirado à toa sempre que o presidente portista emite uma declaração, não é mais que a repercussão da propaganda podre de Bruno de Carvalho, que curiosamente está a (tentar) ganhar espaço utilizando exactamente os dois principais factores que jogaram a favor de Pinto da Costa quando este apareceu: a mediania que reinava no clube antes da sua entrada (difícil era fazer pior), e a linguagem ácida e explosiva – nos limites da má educação – com que constrói um discurso assente no "nós contra o mundo".
Posto isto: apesar das bicadas escusadas, dos sarcasmos exagerados, e do tom jocoso que não se percebe numa altura destas (ou seja, apesar de ser um discurso de Pinto de Costa), é de facto uma realidade que o conceito de "boa época" difere neste momento de forma significativa do Porto para o resto dos clubes portugueses. O nível de exigência é maior para os Tricampeões, fruto natural da hegemonia alcançada nas duas últimas duas épocas. A imprensa espera sempre o melhor do Porto, os adeptos esperam ainda mais, e os próprios adversários atribuem muito mais importância aos deslizes do Porto do que dos outros clubes.
No futebol como em tudo na vida, o nível de exigência no presente, é essencialmente um reflexo do sucesso do passado recente. Assim, respondendo à pergunta do post, é natural que no presente que vivemos, os 3 clubes tenham níveis de exigência diferentes.
Super Dragão
Red Devil, mais uma vez, os seus comentários demonstram toda a sua inteligência. Percebe onde quero chegar?
Trust3r
E já agora, Braga de 2011 não ganhou ao Benfica na meia-final? Então porque está a desvalorizar as equipas com que o Porto ganhou? E se fosse o Benfica ganhava tudo?
Para um comentário com tanta gente a concordar, tem muitas falhas. O Super Dragão tem razão, seja qual o assunto for basta chamar o Pinto da Costa de senil que já é um super comentário. Falar de resultados não convém. Mas só lhe chamam de senil e apontam para o peso da idade de 5 em 5 anos.
JR
Trust3r, não custa ler o que foi escrito… está perceptível
Red Devil
Super Dargão, os seus também denotam pouca inteligência. Mais fácil é chegar às finais? Bom, eu discordaria por todas as razões e mais algumas, mas nem vou perder tempo nisso. Numa coisa concordo em absoluto, as finais são para ganhar, ponto. Mas não podemos esquecer como lá chegamos, e que para lá chegar houve um longo caminho a percorrer. Se calhar vibrei mais com o golo do Costinha em Manchester que o Super Dragão, e se calhar esse foi o jogo mais difícil dessa caminhada europeia…
Para quem olha para o histórico das competições, só ficam as vitórias, mas para os verdadeiros adeptos a caminhada conta muito. Todo o sportinguista se lembra do golo do Miguel Garcia em alkmar, os do Porto do Costinha e do Benfica do Luisão em Londres por exemplo. E há muitos mais exemplos…
enfim ...
Engraçado como quando existe um ano que o Porto não ganha nada, ou quase nada, falam sempre que o Pinto da Costa já se deveria ter reformado etc, Comunicação social aproveita os orgasmos do publico e fala pela décima vez em final de ciclo etc é sempre o mesmo.
Resultado épocas seguintes tem sido de sucesso do porto a niveis nacionais e internacionais. como foi em 2003 com o Mourinho e depois com o Villas boas e pelo meio com o Jesualdo e vários campeonatos também antes já tinham feito muitos funerais ao Porto e Pinto da Costa.
Mas sim tudo serve para criticar alguém que desperta imensos ódios nos rivais e que sempre que diga atchim há sempre mil e uma armas apontadas enquanto outros dizem o que querem e são os maiores e donos da razão.
Dexter Morgan
E qualquer comentário que não seja do seu agrado, por dizer o que é verdade, o Super Dragão ataca.
Super Dragão
Dexter Morgan, eu ataco? Eu refuto, são situações diferentes. O que para si é verdade, para mim pode não ser. É o melhor da democracia, cada um com a sua opinião. Não preciso de concordar consigo para ter a minha opinião e refuto com factos e não com demagogias
Dexter Morgan
É verdade que não tem que concordar comigo, até porque se todos estivessem de acordo isto não tinha piada nenhuma, mas tudo o que o Mike-UK disse é verdade e qual foi o seu argumento, os outros são ceguinhos por concordarem com algo que é verdade. Isso é refutar ? É um facto ?
A minha resposta é NÃO.
Agora não me venha dizer que aquilo que foi escrito pelo Mike-UK é mentira.
Super Dragão
Não lhe vou dizer porquê? Onde é que estão apresentados os factos que demonstram que ele tem razão? Chamar senil e dizer que é uma conversa de café? Dizer que o Porto foi à final com adversários fracos? Mas o Porto escolheu-os foi? Se o Benfica ganharia a Champions ao Mónaco? Nem da fase de grupos passou! Onde é que há a verdade aqui?
Trust3r
Acusa o Pinto de ter conversas de café, mas chama o presidente de senil e que o Benfica se tivesse os adversários do Porto ganhava as finais todas, quando perdeu sempre. Esta é sim a conversa de café mais comum.
Dexter Morgan
Claro que o Porto não os escolheu mas será que não tinha hipóteses contra eles. Mas de qualquer forma eu só me referia á parte em que basicamente chamou a tudo o que não é portista de "ceguinhos".
E sim não podemos de alguma forma dizer que PdC está senil, mas também já esteve muito melhor.
Para acabar, o Benfica é um justíssimo campeão (se isso se vier a confirmar) e ainda pode vir a ganhar tudo, o Sporting faz uma boa época, extraordinária só de pensar no 7º lugar da época passada, e o Porto faz uma má época fruto de um mau planeamento da época, de contratações de qualidade duvidosa e de um treinador que estragou o trabalho feito em épocas anteriores baseado na sua teimosia.
Tal como o Super Dragão disse isto é o melhor da democracia, cada um com a sua opinião e esta é a minha.
E já agora até acabo por concordar com o seu ponto de vista de isto ser conversa de café.
Cumprimentos
Dexter Morgan
* Será que o Benfica não tinha hipóteses.
Anónimo
Sr. Mike-UK,
Os meus parabéns pelo comentário! Simplesmente 5 estrelas.
Tico
João
O Pinto da Costa sempre soube atirar areia para os olhos e deixar o Andrades contentes…
Assim vão ja dizer: "ui é o maior" e ninguém lhe vai perguntar como é que uma equipa tem um lateral direito que é 3x mais caro que toda uma outra equipa que ficou à sua frente.
Justificaçoes?
Basta insultar Lisboa e já não precisa de mais nada.
SD,
Xait
Hugo
Insultar Lisboa? Eu não leio nenhum insulto mas o senhor deve ter poderes especiais
vsn7647
Realmente Hugo o que seria de Pinto De Costa se insultasse Lisboa nunca fez tal coisa …
Red Devil
O que o João queria dizer, e eu subscrevo, é atacar os dois clubes de Lisboa. Não tem de ser insultuoso, basta atacar. Já nenhum portista daqueles mais ferrenhos vai questionar a má época do clube. Sempre foi assim e sempre será…
Hugo
Ai sim? O Red Devil deve conhecer os portistas em profundidade para fazer análises dessas. Adoro estes paladinos que gostam de dar lições de moral
vsn7647
Eu conheço até porque sou natural da região e subscrevo o Red Devil .
Super Dragão
Natural da região? Mas você vive numa bolha?
Red Devil
Hugo, não é necessário conhecer "em profundidade", basta conhecer o passado e a forma de Pinto da Costa lidar com estes assuntos. Não disse em parte alguma que era mau, aliás, muito do sucesso de Pinto da Costa deve-se ao clima regionalista levado ao extremo que ele próprio criou ao longo dos anos, provocando uma união fantástica no seio dos adeptos portistas.
A verdade é que os adeptos do Porto são muito mais fervorosos que os dos grandes lisboetas… Para o bem e para o mal isto é verdade. Daí até podemos dizer que são mais exigentes, também juntando a isto a habituação a ganhar.
E atacar os grandes de Lisboa, sim, é um fait diver, que serve para afastar as atenções à má época do Porto. Como atacar o Pinto da Costa sempre foi um fait diver do presidente do benfica no passado, e no presente do presidente do Sporting… É alguma mentira isto?
Filipe
Só por acaso:
Não é isso que faz o BdC?
Não é isso que faz o Viera?
Deixo-vos a pensar :) Fazem todos o mesmo. Com mais ou menos folclore!
Ana Sofia
Super Dragão
Pelos comentários que tem neste post do V.M dá para perceber as suas limitações por isso vou reformular o que disse para ser mais perceptível para quem não tem capacidade para interpretar.
O Pinto da Costa não tem contas a prestar a ninguém e "ai de quem" o questione, inclusive os sócios e "supostos" donos do Clube. (Que o diga Miguel Sousa Tavares)
Nunca teve de justificar escutas que deixaram (e ainda deixam) o nome do clube na lama, nem nunca teve que explicar para onde foram milhões e milhões das competições europeias e das supostas vendas milionárias de passes de jogadores.
Porquê? Principalmente porque ganha mais que os outros rivais, obviamente. Toda a gente sabe que parte desses títulos se devem à sua competência mas ninguém sabe qual da percentagem é da competência e qual é corrupção, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar a qualquer custo.
Quando perde, e perde quase de forma inexplicável, "atira pedras" aos clubes de Lisboa, às vezes com insultos, outras vezes com indiretas, esse não é o cerne da questão, o que interessa é que as palavras servem simplesmente para desviar a atenção para não ser questionado.
E é preciso muito para desviar a atenção?
Não. Basta mandar meia dúzia de bocas aos principais clubes de Lisboa que (a maioria dos) sócios e simpatizantes ficam todos contentes e já não questionam nada.
Quando ele sair… quem vier que feche a porta.
SD,
Xait
João
Super Dragão
Pelos comentários que tem neste post do V.M dá para perceber as suas limitações por isso vou reformular o que disse para ser mais perceptível para quem não tem capacidade para interpretar.
O Pinto da Costa não tem contas a prestar a ninguém e "ai de quem" o questione, inclusive os sócios e "supostos" donos do Clube. (Que o diga Miguel Sousa Tavares)
Nunca teve de justificar escutas que deixaram (e ainda deixam) o nome do clube na lama, nem nunca teve que explicar para onde foram milhões e milhões das competições europeias e das supostas vendas milionárias de passes de jogadores.
Porquê? Principalmente porque ganha mais que os outros rivais, obviamente. Toda a gente sabe que parte desses títulos se devem à sua competência mas ninguém sabe qual da percentagem é da competência e qual é corrupção, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar a qualquer custo.
Quando perde, e perde quase de forma inexplicável, "atira pedras" aos clubes de Lisboa, às vezes com insultos, outras vezes com indiretas, esse não é o cerne da questão, o que interessa é que as palavras servem simplesmente para desviar a atenção para não ser questionado.
E é preciso muito para desviar a atenção?
Não. Basta mandar meia dúzia de bocas aos principais clubes de Lisboa que (a maioria dos) sócios e simpatizantes ficam todos contentes e já não questionam nada.
Quando ele sair… quem vier que feche a porta.
SD,
Xait
Super Dragão
Ana, portanto…não veio acrescentar nada, obrigado pela referência!
Cumps
Anónimo
Percebe-se o objectivo de PDC,que é de distrair as atenções e retirar o foco daquilo que foi o desastre desta época!
É preciso n esqueçer que o porto tem claramente o maior orçamento po futebol dos 3 grandes e já n é de agora,a nível de contratações tem sido o que tem investido mais com o benfica ali perto,o SCP praticamente n tem investido nos ultimos tempos e isso faz diferença!
SCP veio da pior épca da sua história,estava numa situação financeira e desportiva delicada,n estava nas competições europeias,o que complicava ainda mais a vinda de jogadores de nivel po SCP,a nossa capacidade negocial estava reduzida comparado com os restantes clubes,o SCP n era atractivo neste momento po jogador e agora já está a voltar a ser e isso é fruto dum trabalho fenomenal desta direcção,treinador e restante staff técnico!
Porto e Benfica tem planteis superiores ao do SCP,portanto tinham mais que obrigaçao de ficar à nossa frente,mas ver o SCP em 2º tendo em conta as realidades é muito bom!
Claro que eu tenho ambição,claro que eu gostava que o SCP fosse campeão e n apenas 1 vez,com a estrutura que o SCP tem agora,será muito mais fácil estar perto do sucesso,o problema do SCP foi sempre mais estrutural do que financeiro,eu acredito que o SCP pode competir com os outros 2 e superiorizar-se com uma excelente abordagem ao mercado,com a plena integraçao de jogadores da formaçao e a manutençao dum treinador de nível mundial!
As pessoas n podem querer tudo de uma vez,o SCP está claramente a levantar-se e a dar sinais que o título n escapará num futuro próximo,mas com os pés bem assentes no chão!
O SCP estava numa situação caótica a todos os níveis,o que se consegui n é para qualquer um,só mesmo pos predestinados!
leao94
André G
Elias Atlético Madrid (2011/12) 8,85 ME
Sinama-Pongolle Atlético Madrid (2009/10) 6,5 ME
Van Wolfswinkel FC Utrecht (2011/12) 5,4 ME
Izmailov Lok. Moscovo (2008/09) 4,5 ME
Praticamente não tem investido… E estas são só as mais caras dos últimos anos.
Rúben Cardoso
Ou seja, foram contratações da última direcção, e remontam há pelo menos 2 anos. bons dados.
Anónimo
Nao gostando muito deste senhor, compreendo o que ele disse e porque que o disse.
Entao o porque e facil, foi para desviar as atençoes de uma possivel ma epoca do porto, se o clube nao se safar nas taças,uma ate que o clube tinha rejeitado a nascença.
Foi uma boa jogada nesse sentido.
O que ele disse disse tambem nao deixa de ter uma pontinha de verdade, na pratica o benfica o ano passado nao ganhou nada, logo a epoca nao pode ser boa, sim fomos as finais e entao? perdemos todas, a historia nao conta os 2ºlugares, cheio de derrotas em finais esta o benfica.
Sim,os adeptos do porto poderao ser mais exigentes, ate isso se ve pela falta de gente no estadio, quando a equipa esta mal.
Em relaçao ao sporting, a epoca nao foi extraordinaria, mas foi positiva a todos os niveis, tiveram a infelicidade de apanhar nos 2 rivas nas taças internas, o que levou a eliminaçao, mas se isso nao tivesse acontecido teriam ido mais longe certamente.
O 2ºlugar e bom,porque da entrada direta na champions e uma alfmofada financeira ao clube,mas tambem convem dizer que com o orçamento leonino a obrigaçao deles era ficar no 3ºlugar,mas conseguiram melhor,mas as pessoas ficaram mais supreendidass foi com aparecimento de certos jogadores que o ano passado nada jogaram e este ano ja jogam e aparecimento de outros jogadores como william carvalho.
Pedritxo
Narcisse
Pedritxo,
A época do Benfica o ano passado não foi boa? Tudo bem, não ganhamos nada, mas o que perdemos foi arrancado a ferros, em que fizemos tudo o que podiamos para ganhar. Na final da Liga Europa fomos infelizes, tal como fomos no campeonato em que um golo as 92' de um jogador que até hoje não mostrou nada em que num momento de pura sorte meteu a bola na baliza.
O que o PdC está a fazer é pura demagogia. Quer comparar a última época do Benfica com a actual época do Porto? Será que a última época em que o Benfica esteve presente em todas as competições até ao fim merece comparação com um 3º lugar do FCP, uma mais do que provável meia-final da taça de Portugal e uma meia-final da taça da ligar?
Custa-me acreditar que ainda há pessoas que ouvem este tipo.
Barack Obama
Cada clube tem os seus objetivos delineados no inicio da época, e se os dele era aspirar a ganhar a Taça de Portugal ou a Taça da Liga então está no bom caminho, não há nada a apontar.
Vitor Machado
O Benfica vai ser campeão com todo o mérito e o Porto tem de aprender que não pode ganhar sempre, nem teria piada uma competição onde ganha sempre o mesmo, certamente para o ano vão aprender com os erros cometidos e estarão novamente a disputar o 1º lugar até ao fim como é normal num clube como o Porto.
O Sporting não pode passar de besta a bestial, fez uma época acima das expectativas dos mais optimistas e está a criar as bases para lutar de igual para igual com o Benfica e o Porto, contudo nunca terá as mesmas armas porque os orçamentos dos 3 clubes falam por si, mas como o dinheiro não é tudo cá estaremos tal como este ano a fazer muito com tão pouco… SL
Lopes
Este Senhor quando fala sabe o que fala!!
Como Benfiquista só tenho de acatar estas palavras…
O Porto é um clube vencedor, vive de titulos.
Benfica e Sporting ainda se contentam com boas exibições…
O que conta são os troféus… e espero que a partir deste ano seja isso que o Benfica ambiciona ( e não Benfica TV, vendas de jogadores, festas e celebrações, criticas ridiculas as arbitragens)
Lopes
E mais o Burro do Jesus diz as finais são para se jogar…
Alguem lhe de uma mokada!!!
AS FINAIS SÃO PARA SE GANHAR
Diogo Palma
Uma boa época para o Benfica e Porto é principalmente ganhar o campeonato, depois vêem objectivos secundários que são chegar longe nas competições europeias (principalmente no Champions) e depois tentar ganhar a Taça de Portugal e a Taça da Liga.
Para o Sporting uma boa época é ficar acima do terceiro lugar, as expectativas dos leões diminuíram nos últimos anos pela soma de maus resultados.
Posto isto Benfica e Sporting estão a fazer uma época bastante satisfatória ao contrario do Porto, mesmo que o Porto consiga vencer as duas Taças que ainda pode conquistar esta época nunca será positiva para os dragões.
RiefSilva
Eu como portista, não que ganhar apenas o campeonato seja uma época boa, aliás, apesar de o Porto ter ganho o campeonato nas últimas 2 épocas, e das mesmas terem sido positivas, não foram boas épocas.
Quanto ao Benfica e Sporting não sei, mas vi que o Benfica considerou a época passada boa, e o Sporting considera a época presente como muito boa.
Rui Soares
Há comportamentos que estão programados em cada um de nós. E as pessoas que são adeptas do Porto não nasceram com um DNS diferente.
Quando alguém entra numa loja de vestuário, os vendedores que sabem como vender não começam por tentar vender uma camisola ou um cinto para depois tentar vender um fato. Começam por tentar vender o artigo mais caro e depois vão tentando artigos mais baratos. Quem compra um fato por 500 Eur, comprará mais facilmente uns sapatos de 100 Eur logo de seguida. Isto é ciência. Já foi estudado.
Aplicando o mesmo princípio em relação a esta situação, para quem for capaz de fazer esse exercício, o juízo sobre o que é ou não uma época boa está intimamente associado ao contexto histórico das vitórias ou falta de vitórias nos últimos anos.
Uma época boa para um clube que ganhou quase tudo nos últimos anos é ganhar quase tudo novamente. Para o SCP, um segundo lugar sabe a medalha de ouro. Mas, estas coisas vão mudando.
É um pouco como os impérios. Nenhum sobreviveu até aos dias de hoje. A história muda. E as expetativas dos adeptos também irá mudar, consoante o contexto dos últimos anos de cada clube…
É apenas humanidade. Somos assim. O resto é folclore…
Rui Soares
DNA
mpcp
uma má época para 1 grande é o que vai acontecer ao porto, não entrar na champions! Não será cabeça de série e apanhará 1 clube superior!
Ricardo Ricard
Como é que alguém bom da cabeça pode dizer que o 2º lugar do Sporting não é bom depois da ultima época que foi ridiculamente má e foi a pior de sempre?
Fábio
Gente que tenta desvalorizar o trabalho que tem vindo a ser feito esta epoca pelo Sporting. Tal como seria bom para Porto ou Benfica caso viessem dum lugares daqueles na epoca passada. Já agora e apesar de nao concordar com grande parte dos seus comentarios, queria desde já dar lhe os parabens pelo titulo(que embora ainda faltem 2 pontos, já nao foge ao seu Benfica), boa sorte também na liga europa.
Ricardo Ricard
Obrigadinho ;)
Anónimo
O SCP fez uma excelente época tendo em conta a realidade financeira e desportiva,vai terminar no 2º lugar/acima daaquilo que se esperava) e a frente dos 2 grandes que maior orçamento tem,foi eliminado prematuramente da taça de portugal e apenas no prolongamento e com o benfica e na taça da liga foi aquilo que se viu e mesmo assim estamos a falar do porto,portanto o SCP n tinha qualquer obrigaçao de ter feito melhor que isto!
Eu acredito que o SCP possa competir com os outros 2 se tiver uma abordagem prática e eficaz ao mercado,mas o mais cirurgica possivel e com o aproveitamento da nossa formação e mantendo os principais jogadores que temos existe capacidade pa se discutir tudo!
Agora as realidade financeiras ainda são desiguais e ainda vão demorar algum tempo a diluirem-se!
leao94
Narcisse
"a frente dos 2 grandes que maior orçamento tem",
Li bem? Estará o SCP para ser campeão e eu não percebi isso?
Bruno
Ehehe, muita bom. O Sr PdC passou de engraçado de quando em vez, a chato e repetitivo. É pena, costumava rir-me muito à conta das suas intervenções.
O problema dele seu eu qual é, é o ter de olhar para cima, e está longe, muito longe. É também de salutar esta atitude de contentamento em relação à posição que ocupam na tabela, cuidado ainda com o Estoril, e de ver que à fé e esperança de ganhar a Taça da Liga, aquela competição buéda-cool-que-salva-época.
É bom ver que estão todos contentes, e que os seus adeptos lhe seguem as pisadas. Em relação ao meu clube, nunca comemorei 2ºs lugares nem me dou por feliz da vida por lá acabar esta época, acontece que tenho memória e capacidade de enquadramento daquilo que foi o passado recente.
SL!
Diogo André Neves
Concordo e reafirmo tudo o que o Super Dragão disse. E não é preciso dizer mais nada, basta ler :)
da Mata
O user Super Dragão e o Sr Pinto da Costa estão com uma patologia em comúm: Refluxo Gastroesofágico, também conhecida apenas como refluxo e popularmente como azia.
Existem remédios sem receita médica para isso, e passa logo.
Outra coisa para ver se se "mancam": O Sporting Clube de Portugal o ano passado ficou em 7º e esteve quase a fechar as portas, e este ano ficou em 2º lugar, portanto, para mim, e para a maior parte dos Sportinguistas esse feito é um motivo de orgulho e felicidade. Agora digam o que quiserem.
Um bem haja.
Hugo
O senhor deve ter grande experiência nesse capítulo da azia
Invictus
Tens os niveis de exigencia muito baixos… ficar em 2 lugar é felicidade e orgulho?
Agora percebo pk Portugal esta como esta….
Azia quando ganhamos mais internacionalmente que benfica e sporting juntos….
da Mata
Oh Invictus, se calhar Portugal está como está porque pessoas como o senhor, nem se dão ao trabalho de sequer TENTAR entender o que os outros dizem.
Ou então secalhar será porque as pessoas continuam a estragar uma das linguas mais bonitas do mundo a escrever com K's.
É que nem sequer vou tentar explicar o meu comentário, pois já percebi que o senhor em termos de interpretação (com uma coisa tão simples), não vai longe
Tiago Meireles
Depois do 7º lugar qualquer coisa é boa… Esqueçam as Taças foi azar.
Pedro Afonso
Contra factos não há argumentos… É verdade que o Benfica está perto de ser campeão mas provavelmente estaríamos a disputar o 1o lugar com o Porto se estes tivessem a jogar relativamente bem, sim porque o porto não precisa de jogar o seu melhor futebol para ganhar ao Benfica. Mas há que ter respeito pelo adversário.
O Benfica está a jogar bem, o porto esta a jogar mal e isso reflete-se no campeonato. Estarem a argumentar estupidamente sobre o que são épocas más e boas para desculparem as más exibições do clube é falta de humildade. Ha que admitir quando a nossa está a jogar mal e não falar das más exibições alheias para desculpar a nossa.
Espero sinceramente voltar a ter um campeonato renhido não apenas entre Benfica e Porto mas também Sporting, Braga e talvez Estoril. Quem não gosta do campeonato inglês? À parte do Manchester United temos Liverpool a fazer uma temporada épica a disputar o campeonato com Manchester City e Chelsea, um Arsenal que perdeu rendimento mas que fez uma excelente primeira metade da época, um Everton motivadissimo a fazer um campeonato extraordinário!
Resumindo, melhor que desvalorizarmos as outras equipas é admitir os nossos erros. Melhor que comentários sobre futebol, é sentir a magia e o espetáculo da pratica de um bom futebol.
Benfica <3 Rumo ao título!
Anónimo
resumo da epoca do 3 grandes:
porto – super orçamento e treinador muito fraco, não jogou nada de jeito a epoca toda e o 3º lugar até nem parece mau de todo.
benfica – mais uma vez chega ao fim da época com a possibilidade de ganhar tudo, e a jogar bem.
sporting – como outsider é mais fácil (viu-se na 1 volta), o 2 º lugar é fantástico.
Vamos a ver quem consegue manter os melhores jogadores, duvido que mangala, jackson, fernando, william, gaitan, enzo, rodrigo fiquem outra época em portugal, mas nunca se sabe!
rikhardo
Carlos Gonçalves
dá-me vontade rir quando leio "clubes a fazer sacrifícios financeiros brutais para segurarem os melhores jogadores".
mas quais sacríficios? é algum sacríficio os tremendos passivos de porto benfica e sporting? qual a dificuldade em gastar o dinheiro dos outros?
que absurdo.
mpcp
por acaso será interessante ver o que se passará se o benfica eliminar o porto da taça de portugal, mesmo sem 4 titulares (oblak, luisão, silvio e fejsa) e com o destaque a ser dado à taça da liga! E o que acontecerá à taça da liga para o ano!
Com o alargamento para 18 clubes e caso o porto ganhe a taça de portugal a taça da liga sera extinta!
Caso o porto vença a taça da liga apenas o que se passará para o ano?
Marshall Mathers
Então e se o Porto não ganhar nada?
Marques
Depois de ler o artigo e os comentários retiram-se algumas conclusões interessantes, na minha opinião.
Primeira, a capacidade do PdC de cobrir a situação é extraordinária. Se os portistas pudessem assumir que realmente fizeram uma má época para o que têm vindo a fazer sem ter que retirar o valor do trabalho árduo dos outros, já ficava contente.
Em segundo lugar, a capacidade de argumentação (que nem se lhe pode chamar isso) de algumas pessoas entristece-me. Por favor gente, isso são ataques pessoais. Uns dizem que a culpa é do treinador, outros culpam os árbitros e outros culpam a mãe que não foi comprar o pão e por isso não teve energia para correr em determinado jogo. Daqui a pouco começam a culpar os deuses pelo tempo. E isto é válido quer para Benfica e quer para o Porto.
Não sou sportinguista mas dou os meus parabéns a Leonardo Jardim que tem feito um excelente trabalho e ao treinador do Porto que pegou na equipa e ainda tentou salvar a época. Concordou que o trajeto na Champions ficou manchado pela aquela derrota, mas virão outros momentos melhores.
Gostei da pergunta levantada por alguém (desculpem mas não me recordo do nome) que foi se o JJ estivesse no Porto, seria tão tolerado como o foi no Benfica? Grande questão de facto e, a meu ver, se não fosse LFV, o JJ estaria alheta. Mas tenho mais uma questão: como é que já se pode estar a resumir épocas quando ainda faltam dois ou três meses para esta acabar? Ninguém sabe o que pode acontecer por isso deixem-se de diagnósticos, resumam-se à vossa insignificância e sejam desportivistas.
Abraços,
Marques
Narcisse
Marques, concordo com quase tudoo que disse no seu comentário.
Não concordo com o último parágrafo. No inicio de Junho todas as competições estarão concluídas. Conto 1 mês e meio para isso. O Benfica será campeão de certeza, o Sporting conseguirá o 2º lugar e o Porto 3º. Resumir a época já é possivel para o Sporting, que do 2º lugar não descerá. Quanto ao Porto, nada que possam fazer agora fará com que a presente época tenha sido boa. Mesmo que ganhem as duas taças (Portugal e Liga). A que me deixa com dúvidas é a do Benfica. Ser campeão não será suficiente, apesar de ser o grande objectivo da época. A época só será satisfatória se ao titulo juntar a Liga Europa, ou as duas taças.
Quanto ao ninguém sabe o que pode acontecer, é verdade, no entanto é possivel prever. E por vezes as previsões estão muito acertadas, e os diagnósticos e ambições fazem parte do futebol, não seja tão extremista.
Abraço
Narcisse
Os adeptos do Porto nos próximos anos vão ter tantas desilusões…
Há ciclos que acabam meus amigos, o que é hoje, amanhã pode não ser.
O Benfica vem de tempos muito maus, para isso basta ver a equipa do Benfica de há 10 anos e compará-la com a equipa que o Benfica tem hoje. O Benfica está em crescendo, prova disso são as 3 meias-finais que conseguimos na liga europa nos ultimos 3 anos, com uma final pelo meio. Nos últimos dois anos lutámos por um campeonato até ao fim (ganho no penultimo jogo, num lance de génio de Kelvin, daquelas coisas que só acontecem uma vez na vida) e vencemos outro (2014). Isto não fica por aqui. O Benfica ainda tem muito pela frente.
O Porto, por outro lado, vem de anos dourados, em que ganhou muitos e importantes títulos, fez milhões em vendas. No entanto, e a dúvida que permanece é: Será o Porto, como clube, capaz de resistir a uma crise, do género das que passaram pelo Benfica e pelo Sporting?
Nos últimos anos já vi o Porto acabar com equipas de Basquetebol, salários em atraso no hóquei, contratações mediocres quando eram necessárias contratações fulcrais em posições de extrema importância.
Veremos como reagirá o Porto a esta época menos conseguida. Gostaria que o VM abordasse o tema financeiro num artigo, não só do Porto, mas de todos os clubes grandes em Portugal.
Rúben Medeiros
Tem a ver com a dimensão dos clubes. Para o FC Porto acabar em 2º ou 3º é mau mas para o Sporting acabar em 2º é extraordinário. Assim como para o Benfica ser campeão é extraordinário, para o Sporting é apenas um sonho.
LuisRafaelSCP
Sem dúvida que sim.. os adeptos habituaram-se a ver o Porto ganhar, ganhar e ganhar. E quando há uma época que foge a isso, é uma época desastrosa e já tudo está mal.
O Benfica está no meio termo, tem estado nas decisões desde que chegou JJ mas não se contenta com 2º lugar e também não tem conquistado muitos títulos.
Já pelo contrário, fruto das circunstâncias, o Sporting ficar em 2º lugar mesmo sem títulos já é uma temporada positiva.
De qualquer das formas isto são fases, estou convencido que na próxima temporada os sportinuistas vão exigir mais, vão querer ganhar troféus, assim como se o Porto agora ficasse 5 anos sem ganhar, as exigências também baixassem de nível. Faz tudo parte do passado recente do clube..
Nuno R
Pinto da Costa está para o futebol como Mário Soares está para a política: todas as palavras que saem da sua boca são letra de lei. A ironia é fina (a dos outros é subversiva e incita ao conflito), as frases têm um intuito positivo, há que ouvir, respeitar, e agradecer.
Quanto ao conteúdo: táctica antiga, o ano correu mal (se o PdC justificar a temporada com a Taça da Liga, é de morrer de riso), logo, há que atacar os adversários directos. É um pouco como os presidentes dos States, que quando veem a vida correr-lhes mal, mandam uns petardos num país (do eixo do mal) longínquo qualquer para animar as hostes.
Terá um fundo de razão, mas isto é apenas uma cortina de fumo para disfarçar o mau ano desportivo, e as diversas bagunças que decorreram ao longo da temporada, escolha do Paulo Fonseca à cabeça.
da Mata
Eheh
O Nuno R disse tudo.
Rabensandratana
Nuno R, é pena seres tão parcial e não colocares o nome do teu presidente que a cada dois dias faz um comunicado sem justificação!!! O cúmulo dos cúmulos foi não reconhecer que o SLB é um justo 1º classificado da Liga.
Volto a referir o teu presidente é tão deprimente que continua com a mesma ladainha que o SCP deveria ter não sei quantos mais pontos e que estaria a disputar título com o SLB ou deveria ter mesmo mais pontos que os encarnados. Em que planeta vive o BdC???
Chamam senil ao PdC será que o BdC que tem metade da idade não estará ele também senil???
Eu sou portista assumido só te digo isto, o SLB ganha com inteiríssima justiça o título de campeão nacional 2013/14, o SLB foi prejudicado em Alvalade diante do SCP e o SCP em Alvalade ganha ao FCPORTO com um golo em antecedido de fora-de-jogo e com um penalti claro sofrido pelo Jackson, falta essa feita pelo Cédric.
Só te digo isto, tu até rediges alguns posts interessantes, mas tu tens de colocar o teu lado sportinguista de parte e reconhecer que um clube como o SCP se quer ser grande tem obrigatoriamente de lutar por títulos e acima de tudo ganhá-los.
Este ano o SCP não ganhou rigorosamente nada, o FCPORTO também poderá ganhar 0, logo são péssimas prestações. Eu não estou preocupado se um clube tem x e o outro y. Não são os sportinguistas que dizem da boca para fora que têm o melhor clube formador da Europa e quiçá do Mundo???
O SLB já ganhou o campeonato, as restantes taças se as vencer fará talvez e com praticamente toda certeza a sua melhor época de sempre na história do clube.
Eu sou portista e reconheço que esta temporada foi extremamente penosa, a direcção esteve francamente mal, escolheu um mau treinador, certos jogadores nem na equipa B tinham lugar, as contas do clube continuam no vermelho etc, mas sei reconhecer os erros da minha equipa, já tu é e grande parte dos sportinguistas aqui presentes não o sabem reconhecer e isso para mim mostra que o SCP já não é um grande.
Narcisse
Rabensandratana,
Aleluia, vejo um adepto do Porto com um comentário coerente e que chama os bois pelos nomes. Só não concordo com a parte de que se o Benfica ganhar tudo fará a melhor época de sempre. Não é possível, nos dias que correm, o Benfica repetir épocas anteriores em que ganhavamos tudo.
Nuno R
Mas porque raio eu haveria de falar no presidente do Sporting num post que se centra no presidente do Porto?
Os comunicados do presidente do Sporting comento-os, e comentei-os, em sede própria. A minha opinião sobre os mesmos pode ser rebatida e debatida.
Agora, gostaria de saber onde escrevi que o Sporting superou, cumpriu ou ficou além das expectativas…
Rúben Cardoso
Vejo tanto portista incomodado com o golo em fora-de-jogo do Slimani, mas esses são os mesmos que desacreditaram os sportinguistas que se queixaram quando foram prejudicados. Tem o seu quê de ironia.
E depois a última frase, é realmente de um portista isento e imparcial. Telhados de vidro…
Nuno R
Mas já que preferem discutir a época do Sporting, aqui vai a minha opinião pessoal:
A época do Sporting foi excelente se considerarmos as expectativas. É bom lembrar o que se dizia no início do ano… terceiro lugar, e , e, se o Braga deixasse… e cuidado com o Estoril. Agarrar um lugar (caso se concretize) na LC é, a meu ver, acima das expectativas criadas.
A época do Sporting foi, à luz do que é o clube, satisfatória. Apenas. Discutiu o título praticamente até ao fim (e é bom terminar com o mito de que apenas o ano passado foi mau, nos últimos anos o Sporting ficou cedo afastado de qualquer luta, e a muitos pontos dos primeiros), garantiu o segundo posto. Poderia ter sido melhor, pois perdeu demasiados pontos em casa, perante adversários acessíveis. Pessoalmente, numa liga fraca como a nossa, acho que o Sporting tem chances de vencer de caras 26 jogos, logo… agora, considerando as restrições várias, o "nome" dos reforços, sim, acho que foi satisfatório. Falta de ambição? Eu diria realismo… se isto fosse uma corrida, eu diria que Benfica e Porto partiam na frente, e ainda tinham tomado esteróides… dificilmente achava que o fosso que separa os dois do Sporting seria eliminado (mas foi diminuído, e mais do que até se esperaria) em apenas meia dúzia de meses. O mais importante é que este é o ano, chame-lhe zero. A próxima temporada terá essa sim, de correr melhor a todos os níveis.
Anónimo
Época extraordinária? Só se for para rir. Fez uma época boa, mas jogar de semana a semana é fácil para uma equipa como o Sporting.
Guilherme
Rúben Cardoso
E a equipa deste ano tem alguma culpa disso?
da Mata
É, é tudo fácil.
É isso e mais umas quantas coisas:
No inicio, ah e tal só ganharam ao Arouca e Académica
Depois, ah e tal quando forem a campos dificeis
Depois, coiso e tal quando jogarem não sei onde
Depois, ai meu deus que depois o Adrien nao pode jogar e ai é que vao ver
Depois era a história dos campos dificeis.
Agora, desvalorizam porque só jogamos ao fim-de-semana.
Então e a valorização porque afinal não ganhámos só ao Arouca e Academica?
E a valorização por ganharmos em campos dificeis?
E tudo o resto?
Epa acordem para a vida e parem de constantemente tentar desvalorizar o Sporting.
Narcisse
da Mata,
não digo que seja por isso, mas o Sporting ao só jogar ao fim-de-semana saiu beneficiado na luta pelo 2º lugar.
Não concordo com aqueles que dizem que a época do Sporting foi má. Acho que fizeram uma excelente época depois de tudo o que passaram, mas se o Leonardo Jardim tivesse de gerir a equipa e aplicar alguma rotatividade o Sporting provavelmente não teria acabado em 2º. Mas são só suposições.
Estaremos cá no próximo ano para ver o que este Sporting fará na CL.
Parabéns pelo 2º lugar.
Anónimo
Não seria melhor aguardar pelo fim da época e verificar então quem ganhou ou perdeu o quê e fazer o balanço sobre esses resultados. Que me conste, até hoje dia 15 de Abril, ainda ninguém ganhou nada, embora já se saiba quem perdeu alguma coisa, embora não restem nenhumas dúvidas quanto ao próximo campeão nacional que me parece justo.
No contexto actual do futebol europeu actual, a classificação directa para a CL não é obviamente nenhum título, mas passou a ser um objectivo de extrema importância, o que de certa forma acaba por relegar a conquista das taças e supertaça para segundo plano. Atente-se a diferença de verbas que poderá auferir o vencedor da LE comparativamente só ao prémio de presença na CL e percebe-se de imediato que se trata de um objectivo primordial para quem deseja atingir o topo do futebol português e não só.
A diferença entre a participação regular na CL e a incapacidade de lá chegar tem contribuído para acentuar as diferenças entre clubes por via da capacidade financeira. Daí que muitos clubes, por falta de acesso esses milhões de forma regular, tenham que se entregar nas mãos de multimilionários russos, árabes, cochichineses, etc. para poderem vir a competir com as equipas que ano após ano marcam presença na CL.
Concluindo, posso admitir que mais um ano o Sporting não ganhou qualquer título, mas isso não pode menorizar o feito importante que é possível entrada directa na CL que na crueza da vertente financeira é mais relevante que qualquer conquista de outra prova nacional que não o campeonato.
Fernando Silva
mpcp
Sou benfiquista e estou convicto que serei campeão já no domingo, se miguel rosa não ajudar no sábado!
Mas a verdade é uma o porto neste momento tem possibilidades de conquistar tantos ou mais dos trofeus que o benfica!
O benfica para a Liga europa tem um adversario muito dificil, tendo-se de se superar!
É obvio que a taça da liga será para o porto visto o benfica apresentar no dragão uma equipa como apresentou na taça de portugal com suplentes e reservas visto 1 iluminado marcar este jogo no intervalo do duplo confronto com a juventus!
Atendendo que a taça da liga sera para o porto e o campeonato para o benfica, a taça de porugal ira dar a vitoria em trofeus a 1 dos 2!
O porto com a equipa que tem será fantastico conquistar estas 2 taças e até a supertaça e o benfica com a equipa que tem nao deixará de ser 1 epoca banal apenas com o campeonato conquistado!
O benfica tem 7 trofeus para ganhar e JJ terá de mostrar o que vale!
O jogo mais importante é o próximo, que será contra o porto, e tem de virar a eliminatoria chegando pelo 2ºano ao jamor!
Narcisse
Também sou Benfiquista e não me parece que seja tão obvio que a taça de Portugal vá para o Porto.
Jogamos em casa, equipa motivadissima, ao contrário do Porto que está de rastos, e acredito que mesmo com suplentes ou reservas consigamos ganhar ao Porto. Veremos. Não acho também que a Juventus seja assim tão complicado.
Mas nunca se sabe, afinal falamos de futebol.
Cumprimentos
Olá John
O que está aqui em causa é pura e simplesmente o passado recente dos clubes. Para o Sporting, depois da pior época de sempre, como é lógico conseguir um 2º lugar à frente de um dos dois super-plantéis da Liga é extraordinário, tendo em conta que este era o "ano zero" do clube. Mas o senhor PdC está a desvalorizar a boa época (embora sem títulos) que o Benfica fez. Apesar de ter sido vice em tudo (menos na Taça da Liga), há que perceber que lutou pelo campeonato até ao último segundo (quando há duas equipas extraordinárias e só uma pode ganhar a que perde passa por incompetente quando não é bem assim), o mesmo pelo Liga Europa e pela Taça de Portugal, o que não é exatamente o mesmo que estar a 15 pontos do líder, sair da Champions sem uma vitória em casa, humilhado da Liga Europa depois de duas eliminatórias vencidas pela raça e pela sorte e não pela qualidade de jogo, restando a já habitual Supertaça e uma boa campanha nas Taças. Apesar de uma ainda poder ganhar alguma coisa a outra ter sido 2ª em tudo, acho que um pouco de coerência e sensatez não ficava mal ao presidente do Porto.
ACarmo
A hipocrisia do PC roça o ridiculo! Entao há uns anos desvalorizava a taça da liga, agora já vale alguma coisa… Sinceramente como sportinguista espero que o clube deste senhor nao ganhe titulo nenhum!!!
Tenham respeito pelos adversarios!! la por que fizeream uma epoca miseravel (para os padroes actuais do porto) nao venham desvalorizar a epoca dos outros!
Kacal l
Uma época boa para os três “grandes” tem de incluir títulos, caso contrário, não pode ser considerada uma época boa, no caso do Sporting é diferente porque vêm de uma época em que ficaram no 7º lugar e onde tiveram uma prestação lastimável na Liga Europa e nas próprias Taças domésticas, portanto é uma época aceitável, uma época positiva, conseguiram o 2º lugar (praticamente certo) e até tiveram boas prestações nas Taças, apenas foram eliminados pelos rivais, onde fizeram boas exibições, mas está longe de ser uma época extraordinária.
No caso do Benfica, na época passada estavam a fazer uma época fantástica, mas o saldo final foi negativo, perderam os três trofeus na recta final e não passou de uma miragem de uma grande época, no fim acabou por ser uma má época, mas esta época vão ser campeões e estão em todas as decisões das outras Taças domésticas e da Liga Europa, pode-se tornar numa época excepcional ou pode tornar-se numa boa época, dependendo dos troféus que o Benfica conquistar para além do campeonato, é esperar para ver, mas o Benfica é campeão e fez uma boa época.
Já o Porto, conquistou a Supertaça e pode conquistar a Taça de Portugal e a própria Taça da Liga, supondo que o Porto conquista os dois trofeus, nunca pode ser considerado uma má época, mas também não pode ser considerada uma grande época, é uma época aceitável em que conquistamos títulos, mas se o Porto não conquistar o campeonato, para nós é uma época perdida, mas se conquistarmos o resto dos troféus, pode ser considerada uma época razoável, eu concordo com o Pinto da Costa, embora as exibições e resultados dos jogos também devem ser levados em consideração e nesse ponto, o Porto fez uma época miserável.
Por fim, a verdade é que a Taça da Liga não me diz muito e o Pinto da Costa também nunca deu grande importância a essa Taça, acho que está a tentar aliviar as culpas desta época fracassada, mas também não é uma época horrível se conquistarmos títulos.
Anónimo
Grande intervenção do querido líder a fazer aquilo que os grandes líderes fazem melhor! Manipular idiotas.
O Porto este faz uma época horrível, e o líder diz "a nossa época este ano não está a ser má, os outros é que nos outros anos fizeram épocas más".
E os adeptos em vez de questionarem o porquê de o clube estar a fazer uma época horrível, não, aplaudem e fazem vénias ao líder, porque o que interessa não é o clube estar a fazer uma má época, é os outros não terem ganho nada nos anos anteriores.
Forsberg
Sideshow Bob
Eu tinha noção que o presidente do porto tinha bons advogados, mas como o o user super dragão tenho visto poucos. Conheço tão bem essa malta, o ano todo a malhar em tudo o que é adversário, mas quando chega a altura em que tem que ouvir umas criticas, alto lá que ninguém fala mal do meu portinho nem do xôr presidente!!
Típica discussão de recreio de escola este post.
Um abraço
Super Dragão
Obrigado pela espectacular referência.
Um abraço
Sideshow Bob
De nada rapaz.
Agora para lá de mexer no telemóvel e está atento ao que o professor está a dizer.
Um abraço
rikhardo
sabem o que é pior que ouvir declarações de presidentes/responsáveis de clubes de futebol?
É ouvir os adeptos/sócios que de acordo com a cor da declaração concordam ou discordam….
Manuel
Tenho a leve sensação que o sr. Pinto da Costa vai ficar com as palavras atravessadas na garganta e provavelmente com mais alguma coisa. É só uma leve sensação que tenho.
E para o ano vai ser bem pior, a ajuizar pelas perspectivas.
PS. A Supertaça a que se referem é a do ano passado e não a deste ano. A deste ano joga-se no verão. Por isso este ano ainda não ganharam nada.
Super Dragão
A supertaça referente a este ano joga-se no Verão mas conta como título para o próximo ano. Aprenda que eu não duro sempre. As suas futurologias já são bem conhecidas, os resultados delas é que continuam nulos
Manuel
Não, não continuam. Já andava a prever esta queda há 4 anos. Posso colocar aqui o texto que escrevi em vários blogues nessa altura em que falei naquilo que toda a gente repete agora, "que iriam cair com estrondo!".
Mas a queda ainda agora começou, pois ainda não viram nada. Este ano talvez aguentem o 3º lugar mas para o ano nem quero pensar nisso.
Esperem até ver os resultados financeiros que irão ter este ano, a equipa que irão ter para o ano, quem vão vender e quem vão comprar. E o dinheiro que têm de fazer em vendas para encher o buraco que tem vindo a crescer.
Parecem o Toni aqui há 15 anos que ia às compras com um saco de rebuçados!
PS. Se conta ou não isso cada um faz com quer, assim como quando se inventa e falsifica a data de fundação.
A verdade é que a supertaça que ganharam é referente ao jogo entre o vencedor da taça de Portugal da época de 2012/13 e o vencedor do campeonato da época de 2012/13.
Ora que eu saiba já estamos na época de 2013/14. Ou será que agora querem puxar o tempo para trás?
"Ó tempo, volta p´ra trás", é isso que passaram a cantar agora?
Super Dragão
Manuel. Há 4 anos? Caramba, entretanto só ganhámos 3 campeonatos e 1 liga Europa. Num ano onde o Porto não ganhasse, claro que o seu testamento era brutalmente correcto, nem que fosse daqui a 20 anos! "Eu disse há 4 anos que o Porto ia perder!!!!!!!!!!!!!!!" Passados 50 anos: "Eu avisei!!!!!!!!!!!!"
Artur
desde que não tenham que vender de urgencia jogadores a empresarios eu fico tranquilo
Jon Snow
Já li tanta coisa aqui que até fico baralhado….
Amanha estarei no estádio da luz a apoiar o meu benfica, que tem uma grande oportunidade de dar uma machadada final na época do FC Porto e instalar o caos no dragão, se isso acontecer(o que acho dificilimo, tendo em conta que um golo do porto obriga o benfica a marcar 3) quero ver o comentário do senhor Jorge Nuno, á epoca do Porto. Aí sim verei a liderança(ou a sua derrocada).
Agora se o porto eliminar o benfica das duas taças não salva nada, mas os adptos depois de três campeonatos seguidos até vão aplaudir a equipa, e o seu presidente. Não pelos troféus em si, mas por ser contra o benfica.(não esquecer que são meias finais e não finais.)
Vir camuflar uma época com as epocas anteriores dos rivais é completamente anedótico, quando está a 15p do primeiro, a "OITO" do sporting, foi eliminado da champions com apenas 5 pontos e leva 4 do sevilha…
Enfim, só amanha saberei se a minha equipa terá superado ou não a limitação psicológica que é jogar contra o porto em jogos decisivos. Se sim, preparem-se, pois a bomba vai estourar, e veremos quem são os ratos a fugir.
Há uma pessoa que se vai rir com tudo isto, Paulo Fonseca, pagou os pecados de toda a estrutura sozinho, a equipa melhorou depois da sua saida, mas passado algum tempo voltou ao mesmo, o que prova que a percentagem de culpa dele não era assim tanta.
não quero com isto dizer que é certo que o benfica ganhe, nem de longe, mas se jogar no máximo das suas capacidades, na Luz dificilmente é batido, a não ser pêlo tal fator psicologico que nos afeta á anos contra o porto.
Acima de tudo que seja um bom jogo e sem casos de preferência.
cumps….
Anónimo
É claro que o nivel de exigencia é muito maior no Porto, mas isso nem se questiona. Basta ver as últimas décadas o que se exige a cada treinador e até a própria exigencia da massa adepta e respectivas direçôes.
Guanoawapes
Gulev
A isto é o que eu chamo de desviar atenções,
Passa pela cabeça de alguém que clubes com a dimensão de SBL e SCP não terem a mesma ambição e exigência que um clube como o FCP? Mas anda tudo bloqueado.
O ponto principal é que o presidente portista está mais uma vez a atirar cuspe para o ar para desviar atenções da péssima época que está ter, não só a nível desportivo como económico também.
A pergunta do VM deveria ser: Até quando as pessoas irão ser tão ingénuas sobre as palavras desse senhor?
G
Se algum portista achar piada a estas declarações estando o SCP – com um orçamento de 25M – praticamente com o segundo lugar garantido e à frente do Porto – com um orçamento de 90M – não é preciso argumentar…areia para os olhos do "pobão" portista
Joao Gamito
Será que se vai pronunciar hoje?
cristiano eira
os sportingistas a falar mt, mas e por causa do porto e benfica que se classificaram directamente para champions este ano :-)