Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«No Benfica comecei na direita e o Jesus propôs-me jogar como médio centro, num meio-campo a dois…. Fui eleito o jogador do Ano. Tacticamente, é um monstro»

Há muitos jogadores que reconhecem que JJ teve este impacto na carreira deles, o que só valoriza o português. 

Enzo Pérez recordou a maneira como Jorge Jesus transfigurou o seu futebol numa entrevista ao La Nacion. “No Benfica comecei a jogar pela ala direita e Jorge Jesus, agora treinador do Flamengo, convidou-me a jogar num duplo cinco [duplo pivot]. Eu não queria aquilo, não me via a jogar naquela posição, mas ele disse-me: ‘Fica tranquilo, vamos treinar, eu vou mostrar-te uns vídeos, fazemos exercícios depois dos treinos.’ Acabei por ser eleito o melhor jogador daquele ano [2014]. Jesus tinha razão… É um monstro taticamente”, disse o médio do River Plate. O internacional argentino lembrou ainda que a sua fase inicial no Benfica não foi fácil. “Em Portugal rompi uma cartilagem do joelho ao fim de três jogos. Operaram-me e custou-me imenso aquela recuperação. Estava mal da minha cabeça, estava destroçado porque nunca tinha estado tanto tempo parado. Estava só com a minha mulher, na minha primeira experiência fora do meu país, e o joelho só inflamava. Foi muito duro. Chorava, não sabia o que iria acontecer ao meu joelho, queria deixar de jogar. Falei com o presidente do Benfica: ‘Por favor, deixe-me voltar seis meses ao Estudiantes, tenho que recuperar a minha cabeça, preciso de afeto’. O meu representante falou com la Bruja [Sebastián Verón] e eles deram o ‘ok’. No primeiro semestre de 2012 joguei outra vez no Estudiantes, recuperei e regressei ao Benfica para poder jogar”, contou.

57 Comentários

  • brunovilaverde
    Posted Outubro 16, 2019 at 7:58 pm

    JJ muito bom na componente tática, mas tem debilidades na gestão do plantel.
    Além disso, um treinador com o feitio dele também gera um desgaste maior a nível emocional num plantel.

    Saudações desPortistas!

  • Alex Teixeira
    Posted Outubro 16, 2019 at 1:43 pm

    Quem me dera Jorge Jesus no Porto para o ano…

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 16, 2019 at 9:28 am

    Penso que é indiscutível que o JJ é muito bom a nível de conhecimento táctico. Dos melhores treinadores que já vi a preparar equipas para confrontos difíceis, assim como dos melhores a transfigurar uma equipa de uma época para a outra (para o melhor).

    O problema dele reside na sua arrogância, que causa com que os jogadores não sejam tidos nem achados em qualquer momento… sofre um desgaste demasiado precoce do seu cargo e da sua autoridade junto dos plantéis.
    É um treinador à antiga, que trata os jogadores nos treinos e nos jogos como se ainda estivéssemos nos anos 80 ou 90, filho da p*** para aqui, panel**** para ali. Antigamente não havia problema nenhum com isso, ninguém ficava amuado ou ofendido, era assim o futebol. Hoje, um jogador de 22 anos já tem um salário de milhões, é pai de família, vai de smoking a eventos de cocktail e é um tipo requintado, não está para conceder a esse tipo de tratamento.

    Pior ainda, é o caso da carga competitiva. JJ treina as equipas como se ainda tivéssemos a carga competitiva dos anos 80 ou 90, sem qualquer tipo de gestão física e de plantel. Pede sempre o máximo aos jogadores e ai deles que não se matem em campo os 90 minutos, mesmo que andem ali com uma mialgia à espreita.

    Consegue sempre bons resultados no primeiro ano que treina uma equipa, mas desde o Benfica, onde ficou com a bazófia toda, que rapidamente é vítima do desgaste que causa.

  • Vegeta
    Posted Outubro 16, 2019 at 9:10 am

    Que craque!
    Que máquina!
    Saudades de ver aquele 35 espalhar magia na Luz!
    Ele e Matic foi o melhor meio campo que já vi no Benfica, incrível e os 2 atingiram esse nivel por causa de JJ.
    Continuo a dizer, ainda é cedo e o Lage merece todo o crédito pelo milagre do último ano mas se com o tempo não tivermos melhorias só existe um caminho e esse é o regresso do mestre da tática.

    • R10
      Posted Outubro 16, 2019 at 9:56 am

      Por favor não! Se o Porto deixa o Jesus voltar ao Benfica, mais vale assumir que passa a existir apenas 1 grande na nossa liga.

  • Zamorano
    Posted Outubro 16, 2019 at 1:36 am

    JJ é outra conversa.. Custe a quem custar, sabe muito de futebol.

  • Francisco Franco
    Posted Outubro 16, 2019 at 12:22 am

    O 8 que mais gostei de ver jogar no Benfica e aquele que foi para mim a melhor “invenção” de JJ

  • T. Pinto13
    Posted Outubro 15, 2019 at 10:27 pm

    Matic, Enzo e Coentrão são alguns exemplos do trabalho de JJ mas a forma como este potencia médios é algo impressionante, vejamos arão agora

  • Chico
    Posted Outubro 15, 2019 at 9:58 pm

    O melhor trabalho do JJ. Nunca foi excecional fora do Benfica, mas a 8 com Jesus foi simplesmente brutal. Uma mistura de algumas das melhores qualidades de Gabriel e Taarabt (não tão refinado tecnicamente quanto o marroquino) num frame de Gedson. Era o melhor e mais importante jogador daquela equipa que venceu o primeiro campeonato do Tetra. Não teve tanto sucesso no Valencia, talvez por jogar num sistema de 3 médios que não favorecesse tanto as suas características ou por não ter um técnico que conseguisse extrair ao máximo as suas qualidades (não parecia ser um jogador particularmente forte do ponto de vista mental), mas foi quase sempre titular e importante em alguns momentos. Na Argentina, fez grandes jogos, inclusivamente no Mundial. Mas apenas foi um jogador de grande dimensão com Jesus.

  • André Dias
    Posted Outubro 15, 2019 at 9:52 pm

    Gostei muito de Enzo a médio centro, embora essa adaptação tenha inspirado Jorge Jesus a fazer o mesmo com Pizzi que evidentemente rende muito mais na ala.

    • Chico
      Posted Outubro 15, 2019 at 11:29 pm

      A outra opção era jogar com o Talisca, que era um avançado e conseguia ter ainda um menor compromisso defensivo que ele. Foi uma posição que falhou nesse ano. Contratou-se Samaris a pensar que daria 8, mas deu 6 e teve-se que andar com adaptações.

      • André Dias
        Posted Outubro 15, 2019 at 11:43 pm

        Sim, eu sei. Eu gostei de Pizzi com Jorge Jesus. O meu problema com essa adaptação foi Rui Vitória ter-lhe dado continuidade sem saber muito bem o que exigir de Pizzi nesse papel e a direcção continuar sem contratar um 8 por achar que não era necessário. Se JJ nunca tivesse feito essa adaptação talvez tivéssemos ido ao mercado. Não é uma crítica, precisava de soluções e encontrou-as, mas JJ deixou a direcção mal habituada.

  • Manchester Is Red
    Posted Outubro 15, 2019 at 7:45 pm

    Foi uma boa adaptação, mas nunca o considerei um fora-de-série.

    Sinceramente, o melhor trabalho de JJ foi realizado com o Matic.

    Lembro-me que aquando da sua chegada, todos os adeptos desesperavam sempre que o sérvio tinha de substituir o Javi Garcia… Imagine-se.

    Tempos depois transformou-se num dos melhores do mundo na sua posição. Um verdadeiro monstro.

    • jpcacelas
      Posted Outubro 15, 2019 at 10:03 pm

      Queria dizer que o Matic era o melhor jogador do Benfica nesta década, mas sei que seria bombardeado com Jonas, Gaitán ou Aimar. É, pelo menos a meu ver, o jogador mais pendular, com mais capacidade de equilibrar um sistema tático e o médio mais completo que vi jogar de encarnado.

      Como sou dos anos 90, sinto a liberdade para dizer que o Benfica de Matic e Enzo no meio foi o que mais gostei de ver jogar, nomeadamente o de 2013/14, em que fazemos o triplete e ainda eliminamos a Juventus nas meias finais da Liga Europa, para de seguida irmos jogar a final no estádio deles.

      • Alex M
        Posted Outubro 16, 2019 at 4:11 am

        Não te preocupes que eu adoro o Matic e continuo a dizer que foi o melhor médio que vi a vestir a camisola do glorioso. Então a dupla com o Enzo nessa época, foi do melhor que vi da nossa equipa

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Outubro 16, 2019 at 1:07 am

        Totalmente de acordo, que saudades do tempo do Matic no Glorioso!

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 15, 2019 at 7:38 pm

    O problema de JJ foi que se embalou na bazófia e para dar-se ares de mestre da táctica, até quis testar o Bernardo a DE. Isto e outros inventanços que nos custaram caro…
    Contudo, este foi um caso em que se viu o melhor de JJ.

  • PauloDybala1O
    Posted Outubro 15, 2019 at 6:25 pm

    Fácil, muito fácil Jorge !

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 15, 2019 at 6:11 pm

    Foi talvez a sua melhor adaptação. O Enzo Perez era um jogador incrível, com muito pulmão e muita qualidade a libertar a bola. Quem me dera ter outro jogador das suas características no Benfica neste momento.

  • HeberPrincipe
    Posted Outubro 15, 2019 at 5:18 pm

    Não considero nem sequer top20 dos melhores jogadores em Portugal na última década

    • Analista Especialista
      Posted Outubro 16, 2019 at 10:51 pm

      Por amor de deus.
      Enzo-Matic era dupla para reinar na Europa.
      Aliás, por pouco não venceram a Liga Europa e lembro que Enzo não jogou a final.

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 16, 2019 at 1:41 pm

      nos ultimos 10 anos tem de entrar porque desde 2009 ate hoje os melhores(numa primeira linha) foram:

      do FCP: Hulk, Falcao, Fernando, Moutinho, Raul Meireles, James Rodriguez, Jackson Martinez.
      Benfica: Ramires, Javi Garcia, Aimar, Carlos Martins, Di Maria, Saviola, Cardozo, Witsel, Matic, Andre Gomes, Lima e Jonas
      Sporting: Liedson, Islam Slimani e Bruno Fernandes

      Acho que estes jogadores, tiveram todos maior impacto e importancia em Portugal do que o Enzo Perez, conto 22 jogadores, talvez tenhas razao…

      • HeberPrincipe
        Posted Outubro 16, 2019 at 7:53 pm

        Não falando apenas do impacto que tiveram em Portugal, eu conto ainda mais que 22. Sinceramente não percebo o choque de alguns users acima com o que disse e como lhes é assim tão dificil lembrar melhores jogadores que o Enzo num espaço de 10 anos, mas pronto…

    • Vegeta
      Posted Outubro 16, 2019 at 8:58 am

      Não está no top 20 ???
      Fiquei curisoso para ver esse top 20, mas olha que estamos a falar de Futebol e não de golfe.

      • HeberPrincipe
        Posted Outubro 16, 2019 at 7:51 pm

        Até lhe dou mais do que 20, já que não acha que estou a falar de futebol: Jonas, Liedson, Hulk, Nani, Rui Patricio, Jackson, Falcão, Quaresma, Oblak, Julio César, Cardozo, Di Maria, Lisandro Lopez, Saviola, Luisão, Nuno Gomes, Maxi, Meireles, Otamendi, Lucho, Gaitán, David Luiz, Lima, Witsel, Aimar, James Rodrigez, Moutinho, Cancelo, Matic, Bernardo Silva, Rodrigo, Ederson, Alex Sandro, Rafa, Slimani, Dost, Pepe, Fabinho, Casillas, Bruno Fernandes

        • Berardo
          Posted Outubro 17, 2019 at 11:04 am

          Bernardo Silva, Fabinho, Cancelo… mas que histórico têm estes jogadores no campeonato português???

          Nani, Rui Patrício, Slimani, Dost?? Mas o que é que esta gente ganhou ou fez ganhar em Portugal na ultima década para serem considerados top 20??

          Depois comparas jogadores que estiveram no nosso campeonato por um período de tempo bem mais longo que o Enzo, isso faz algum sentido?

          Que seja um jogador cujo o estilo não aprecies, tudo bem, mas estás a falar de um jogador que em 2 épocas e meia ganhou todos os títulos que se disputam em Portugal ( os 4 numa só época se considerarmos a Supertaça), 1 Final da Liga Europa e só não teve na 2º porque estava suspenso e foi considerado jogador do ano em Portugal em 2014.

          Provavelmente o jogador mais importante no sistema de JJ juntamente com Matic, o principal motor da equipa e que permitia o equilíbrio do sistema quer na fase defensiva como ofensiva.

          Para mim não faz sentido algum estas comparações, até porque estás a mencionar jogadores de posições completamente distintas uns dos outros. Se queres falar apenas e só de MC, para mim até está no top 3 dos melhores na última década.

          • HeberPrincipe
            Posted Outubro 17, 2019 at 3:53 pm

            Estamos a falar de um jogador que fez duas boas épocas com um treinador. Há gente aqui a querer fazer do Enzo Perez o craque que não é.

            • Berardo
              Posted Outubro 17, 2019 at 4:34 pm

              As únicas 2 épocas que esteve em Portugal, ou seja, teve um rendimento altíssimo sempre que jogou. Há aqui gente a precisar de atenção…

              Quantas épocas fez o Bernardo em Portugal? E o Cancelo?
              Que rendimento teve Fabinho em Portugal para sequer ser comparado com Enzo?

              Como é que podes afirmar que estes jogadores são top 20 na última década em Portugal se nenhum deles teve impacto na liga portuguesa?

              E não, não comentaste considerando toda a carreira do jogador, se falas em “Portugal” eu e toda a gente vamos considerar isso mesmo…. em Portugal (liga portuguesa).

              • HeberPrincipe
                Posted Outubro 17, 2019 at 5:51 pm

                Sempre que jogou? Há aqui é gente com memória curta. Lembro-me bem que na segunda época ao inicio parecia que ia dar flop novamente, lá para dezembro é que encarrilhou para o que fez de bom no Benfica (em janeiro até renovou contrato). Antes disso na época em que foi contratado o homem ainda regressou emprestado à Argentina para uma meia época fraquinha, depois de 3 ou 4 jogos pelo Benfica.

                E mais uma vez no meu top constam jogadores a passar por Portugal.

        • Vegeta
          Posted Outubro 17, 2019 at 10:21 am

          Nani
          Rui Patrício
          Julio César
          Nuno Gomes
          Maxi
          Raul Meireles
          João Cancelo
          Bernardo Silva
          Rafa
          Slimani
          Fabinho
          Dost.
          Qualquer um destes fez muito menos que o Enzo, a maior parte desses nomes nem sequer foi campeão e muito menos o jogador do ano.
          Atenção que não é a qualidade dos jogadores que está aqui em causa, mas sim o que fizeram em Portugal e ai pelo menos para mim o Enzo está claramente no top 20.

          • HeberPrincipe
            Posted Outubro 17, 2019 at 3:52 pm

            Atenção, e repito, comentei considerando toda a carreira do jogador e não uma época ou um momento de forma. Por isso mantenho o que disse.

    • j. chamberlin
      Posted Outubro 15, 2019 at 7:48 pm

      Não acredito que acabei de ler isto…
      Do Porto tens no máximo: Hulk, James, Falcão (discutível) e Alex Sandro (discutível).
      No Sporting talvez o Bruno Fernandes.
      No Benfica: Jonas, Matic (discutível), Gaitan (discutível), Di Maria (discutível) e Aimar(discutível).
      Sendo que estou apenas a levar em conta o que fizeram em Portugal, e ignorando o resto da carreira.
      Ou seja, apenas vejo possíveis 10 jogadores melhores que Enzo. Mas diz lá quem são os teus 20.

      • HeberPrincipe
        Posted Outubro 16, 2019 at 7:45 pm

        Não percebo como lhe parece assim tão dificil lembrar melhores jogadores que o Enzo num espaço de 10 anos, mas pronto… Eu comentei considerando toda a carreira do jogador e não uma época ou um momento de forma. Mas o meu top 20 seria (e até considero bem mais outros jogadores melhores que o Enzo, não só estes 20): Jonas, Liedson, Hulk, Nani, Rui Patricio, Jackson, Falcão, Quaresma, Oblak, Julio César, Cardozo, Di Maria, Gaitan, James, Bernardo Silva, Ederson, Rodrigo, Pepe, Casillas, Bruno Fernandes.

      • Andre1982
        Posted Outubro 15, 2019 at 10:34 pm

        Falcão discutível? De longe o melhor ponta de lança nos últimos 30 anos que passou por portugal.Sim,melhor que o Jardel e Jonas. Tinha tudo.o Gaitan é que é mt discutível,fazia um jogo bom em tres.deco,Ricardo Carvalho, Garay..tantos assim de repente…

        • j. chamberlin
          Posted Outubro 15, 2019 at 11:48 pm

          Falcão era muito bom sim, mas lembro que nunca chegou sequer a ser melhor marcador do campeonato cá do burgo.
          E a minha opinião prende-se mais com o facto de ser difícil eleger algum jogador que tenha estado a um nível superior a Enzo entre 2013 e 2015. Foram dois anos em que foi o melhor em Portugal (minha opinião claro, mas desafio a dizeres-me um jogador melhor nesse periodo). Falcão também teve um impacto muito grande nos dois anos que esteve cá, mas não acho que tenha sido indiscutivelmente (porque é disso que estou a falar) superior. É verdade que teve uma concorrência maior, mas no tempo em que esteve cá não chegou a ser o melhor.
          Relativamente a Deco e R.Carvalho, lembro que estava só a falar desta década e do impacto dentro de Portugal.

          • Andre1982
            Posted Outubro 16, 2019 at 3:08 pm

            Exacto, a questão da concorrencia que tocas é mt importante, o porto tinha um ataque fenomenal, hulk, james e ele que repartiam os golos, daí talvez ele nunca tenha sido o melhor marcador. (O cardozo nao tinha essa “concorrencia interna” no benfica alem de marcar os penaltis todos e bolas paradas). Mas nunca vi um ponta de lança em portugal como o falcão mesmo adorando o Jonas (sou um ferrenho benfiquista).Em relação ao desafio ;), considero que o matic esteve num nivel superior quando esteve cá no benfica e lembro-me que esteve encostado pelo JJ meio ano pq ele preferia o Javi Garcia. Mas pronto são opiniões. :)

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 15, 2019 at 10:33 pm

        Todos esses discutíveis são mais que indiscutíveis. Enzo foi um jogador que sobressaiu naquele meio campo de JJ, mas colocá-lo no TOP-10 da última década é esticar em muito o que outros jogadores fizeram em Portugal.

      • Muska
        Posted Outubro 15, 2019 at 10:25 pm

        Epá, que o Falcao, Alex Sandro, Matic, Gaitan, Di Maria e Aimar foram melhores que o Enzo não é nada discutível. O homem jogou 2 épocas.
        Aliás, o James é que é muito discutível, não fez nada por aí além cá.

        Eu posso tentar dizer os 20 se quiseres:
        Rui Patrício, Bruno Fernandes;
        Falcao, Hulk, Alex Sandro, Herrera, João Moutinho, Fernando;
        Luisão, Matic, Gaitán, Salvio, Di Maria, Aimar, Jonas, Cardozo, Lima,

        Tão aí 17, aos quais junto Danilo (o lateral), Brahimi, Jackson, William, Adrien, Slimani, Dost e Coentrão, estes sim discutíveis.

        • HeberPrincipe
          Posted Outubro 16, 2019 at 7:48 pm

          Discordo que Herrera, Fernando, Salvio, Danilo e Adrien sejam melhores, mas há outros mais por onde escolher

        • Vegeta
          Posted Outubro 16, 2019 at 9:00 am

          Metade dos que tens nessa lista não fizeram metade do que fez o Enzo.
          Então ler Adrien, Dost, Slimani, Sálvio Rui Patricio, Herrera, Coentrao, meu deus.

        • j. chamberlin
          Posted Outubro 16, 2019 at 12:04 am

          Duas épocas em que foi possívelmente o melhor jogador a jogar em Portugal. Diz me um jogador que aches que tenha sido superior entre 2013 a 2015? Penso que dois anos em 10 possíveis a ser o melhor vale muito.
          Só uma correção, Enzo jogou 2 épocas e meia, e pegando por aí, o Falcão também só jogou duas épocas, Matic 3 e meia (1 como suplente), Di Maria apenas teve uma época de grande nível.
          E essa tentativa dos 20 foi para tentar ajudar o Heber, ou de facto achas que Herrera, Fernando, Lima, Salvio, Luisao, Rui Patricio e o Alex Sandro jogaram mais que e o Enzo enquanto cá estiveram? Lembrando que em 2014 o Enzo foi titular na Argentina que chegou à final do mundial. Não me lembro de outro jogador a ser titular na final de um mundial enqanto estava em Portugal, o que também diz muito da sua forma nesse período.

          • Valderrama
            Posted Outubro 16, 2019 at 12:20 pm

            Dizer que o Enzo foi titular na Argentina que chegou à final do Mundial de 2014 parece-me bastante esticado. Fez zero minutos na Argentina que chegou aos quartos de final da competição, fez os primeiros minutos quando o Di Maria se lesionou nesse jogo. Não fosse por essa lesão e teria tido um papel residual. Curiosamente desde que o Fideo saiu no jogo dos quartos a Argentina não voltou a marcar um golo na competição.

        • Gil Rodrigues
          Posted Outubro 15, 2019 at 11:19 pm

          Slimani? Dost???? Salvio???? Adrien???? ????

      • Valderrama
        Posted Outubro 15, 2019 at 10:02 pm

        Nao se tem grande sentido ter o Enzo Perez fora do top20 da década (considerando que falava do melhor rendimento aqui em Portugal e não da valia como jogador ou da carreira que teve) mas todos os que considerou discutíveis estão bem acima dele a todos os níveis.

        • j. chamberlin
          Posted Outubro 16, 2019 at 12:06 am

          Bem acima? Alex Sandro por exemplo disputou mais ou menos os mesmos campeonatos que e o Enzo, e em nenhum pode-se dizer que ficaria à frente do argentino numa votação para melhor jogador do campeonato.

          • HeberPrincipe
            Posted Outubro 16, 2019 at 7:46 pm

            Por exemplo, para mim Alex Sandro é melhor futebolista que o Enzo Perez, simples.

          • Valderrama
            Posted Outubro 16, 2019 at 12:06 pm

            Dificilmente um lateral seria melhor jogador desse campeonato ou de qualquer outro, aqui ou noutro sítio. No entanto, para mim é o melhor, mais completo e mais regular lateral (esquerdo ou direito) que já vi jogar aqui no burgo. Fez mais uma época completa que o Enzo, três e meia contra duas e meia do Enzo.
            Em relação à final do Mundial, não era um indiscutível nem de perto nem de longe. Para além de que se vamos comparar carreiras e reconhecimento internacional então aí o Enzo fica ainda mais longe.
            Na minha opinião nem acho que o Enzo tenha tido dois anos assim tão fortes, 2013/2014 sim mas o anterior e a meia época seguinte não foram ao mesmo nível.

    • Fefe Varanda
      Posted Outubro 15, 2019 at 7:23 pm

      Qual é o seu top-20?

      • HeberPrincipe
        Posted Outubro 16, 2019 at 7:42 pm

        Não exatamente por ordem, porque me parece bastante dificil, mas na minha opinião estes: Jonas, Liedson, Hulk, Nani, Rui Patricio, Jackson, Falcão, Quaresma, Oblak, Julio César, Cardozo, Di Maria, Gaitan, James, Bernardo Silva, Ederson, Rodrigo, Pepe, Casillas, Bruno Fernandes.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 15, 2019 at 5:17 pm

    Sinceramente, não gosto de imensas coisas no JJ, nem o acho o génio que muitos consideram, mas… se há jogador que ele transformou, foi, por exemplo, este, quando o moveu para o centro do terreno.

    • Stromberg
      Posted Outubro 15, 2019 at 6:28 pm

      Concordo. No entanto, as adaptações de Fábio Coentrão e Matic também foram estrondosas.

      • Diogo Moura
        Posted Outubro 15, 2019 at 10:34 pm

        O Matic penso que sempre foi médio centro.
        Relativamente ao Coentrao foi uma adaptação acertada.
        O problema é que depois tentou fazer sempre isso e mais nenhuma foi tão bem sucedida. Melgarejo, David Luiz (em alguns jogos), Bernardo Silva, etc.
        Ainda existiram apostas – teimosas – e clamorosamente falhadas, como Emerson e Cortez.
        O defesa esquerdo, ironicamente, sempre foi um bom calcanhar de Aquiles para Jorge Jesus.

Deixa um comentário