Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“No Benfica só há seis portugueses e no FC Porto três ou quatro”

Um tema que já não é novo, mas que, devido à política dos “grandes”, que este ano voltaram a contratar muitos jogadores, mas poucos portugueses, parece não passar de moda. As selecções jovens nacionais até têm conseguido excelentes resultados, mas com a política seguida pelos clubes Portugueses – acima de tudo pelos três grandes – é lhes difícil encontrar um espaço competitivo adequado à sua evolução, sendo que neste momento clubes como o Mónaco e Valencia dão mais espaço aos jogadores  lusos que os próprios conjuntos nacionais.
Chegou há pouco tempo, mas já se apercebeu da realidade do futebol Português. Raúl Jimenez, avançado Mexicano do Benfica, afirmou, em declarações ao “Universal”, que em Portugal há pouca aposta nos jogadores Lusos, já que “no Benfica só há 6 portugueses e no FC Porto 3 ou 4”. O ex-Atlético de Madrid, que marcou um golo no confronto entre a sua selecção e Trinidad e Tobago neste madrugada, estabeleceu um paralelismo com o seu país, no qual também considera que pouco se aposta nos atletas nacionais, sobretudo jovens, considerando que “se queremos pensar em grandes coisas a nível de seleção temos que dar mais oportunidades aos jovens mexicanos que estão a começar”.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2015 at 9:36 am

    Então onde é que está a aposta na formação do clube da luz, tanto apregoado pelo presidente? Estará a fazer companhia aos 100.000 sócios fantasmas?

  • Fernando Alvega
    Posted Setembro 5, 2015 at 8:48 pm

    Não sou contra a vinda do jogador estrangeiro para Portugal.

    Eu estou contra e;

    1°- Contra a quantidade.
    2°- A qualidade duvidosa de muitos
    3°- O trocar o jogador português por um estrangeiro duvidoso.
    4°- O potenciar o jogador estrangeiro em detrimento do português.
    5°- O continuar a observar a pasmaceira dos órgãos máximos do futebol português que nada fazem para inverter a situação.

    O futebol português deve de ser entregue a quem passou também por estas dificuldades enquanto jogador.

  • Carlos Almeida
    Posted Setembro 5, 2015 at 8:04 pm

    Eu vejo isto um bocado ao contrário do que se vê aqui, pelo menos a julgar pelos comentários. Os clubes portugueses não jogam com portugueses porque não há dinheiro para tal. E as excepções são raras. O Sporting joga com portugueses, porque são novos e ainda ganham "pouco". Isso de não se querer apostar no português só porque é português é ridiculo. Ou acham que o Sporting venderia CR7, Quaresma, Nani, Ilori, Bruma etc. se tivesse dinheiro para os manter. O mesmo se passou com o porto na altura da champions. Ricardo Carvalho, Pepe, Deco, Paulo Ferreira… Simplesmente sai muito mais barato ir buscar um estrangeiro, ainda para mais nos tempos que correm em que qualquer gajo que corra rápido e sabe dar 10 toques na bola já quer ser o mais bem pago. Excepções, a haver, são poucas… infelizmente.

  • Diogo
    Posted Setembro 5, 2015 at 7:22 pm

    Isto acontece porque em Portugal nao se sabe formar. O unico clube em Portugal que sabe formar é o Sporting mas depois é pessimo a lançar jogadores. Tambem há outros clubes que formam bem, mas como os 3 grandes roubam todo e qualquer talento que existe, os outros clubes pequenos mesmo que sejam os melhores do mundo a formar como nao os jogadores que tem tem pouco talento raramente vao formar jogadores de qualidade.

    O benfica que neste momento se fala como melhor da formaçao porque lidera as seleçoes jovens, isto nao significa nada, significa que o benfica está com a melhor prospeçao, nao com a melhor formaçao. Para mim a formar jogadores o Benfica continua muito fraco( apesar de ter melhorado um pouco nestes ultimos dois anos), e até é facil ver isso pois os jogadores tem muita qualidade nos escaloes jovens e depois chegam a seniores e parece que perdam qualidade, quando na realidade foram mal formados e nao os prepararam para o futebol senior. Posso dar muito exemplos, Joao Coimbra, Nelson Oliveira, David Simao, Helder Costa, Cavaleiro,… e até já posso apostar que Cancelo e Gonçalo Guedes entrarão nesta lista( mas estes 2 é só uma opiniao minha, os outros já estao provados que estão muito longe da qualidade que se previa que iriam ter). Sinceramente acho que o problema do Benfica está na forma como treinam os iniciados e juvenis, estes 2 escaloes jogam com um futebol muito tatico, se compararem com as equipas do Sporting, os do Sporting quase nao tem treino tatico, 10% tatica, 90% tecnica, o benfica é 50% tatica 50% tecnica. Isto para mim é um problema porque os jogadores só evoluiem tecnicamente até uma certa idade, e quanto mais novos mais evoluçao há, enquanto a taticamente os jogadores podem evoluir a qualquer idade. No Sporting se repararem existem jogadores ao contrario, "fracos" na formaçao e bons nos seniores, Ilori ou Xico Geraldes sao exemplos.

    O Sporting, apesar de ser forte a formar jogadores e a prepara-los para os seniores, é horrivel a lançar jogadores, tudo o que o Sporting faz a lançar jogadores devia de estar num livro "o que nao fazer a lançar jogadores da formaçao". Lançar jogadores demasiado cedo e depois quando se apercebe manda-lo emprestado para um sitio qualquer( Adrien), lançar jogadores sem qualidade só por serem da formaçao( Saleiro, Pereirinha), lançar jogadores com qualidade demasiado cedo e queima-los( Carriço, Patricio( este teve sorte de ser muito forte mentalmente e ter conseguido recuperar)), ter medo de apostar em jovens, a treta de 1 ano na equipa B, 1 ano emprestado e só depois poder ser aposta( Joao Mario), lançar jogadores como se fosse salvadores pondo uma pressao gigante em cima deles(Tobias),… Sao muito poucos os jogadores que foram bem lançados na equipa principal pelo Sporting nos ultimos anos( Mane e parece-me que Gelson esta epoca, é o exemplo como se deve lançar jogadores).

    Ps Existe agora um mito que formar bem jogadores é po-los num escalao acima, mas isto nao é assim tao linear. É muito importante por certos jogadores acima de escalao, mas tambem pode ser um erro muito grave. Isto de por acima de escalao tem que ser pensado individualmente e nao coletivamente, tipo nao é precisamos de subir 5 jogadores por escalao, mas sim analisa-se as qualidade e carateristicas dos jogadores e ve-se quais pordem evoluir mais num escalao acima, podendo ser só um, nenhum ou 10. Por exemplo o Sporting para mim cometeu um erro grave quando subiu o Riquicho com idade de junior para equipa B, e explico porque, o Riquicho era um lateral nos juniores muito completo e que se destacava muito pela sua qualidade ofensiva, quando subiu para a equipa B como ainda nao estava pronto para se proteger nao subia tanto e assim foi um ano em apesar de ter melhorado defensivamente, estagnou ofensivamente, e toda a gente sabe que um lateral de equipa grande precisa mais de ser bom ofensivamente que defensivamente. Se tivesse ficado nos juniores como ia atacar muito mais nos juniores melhorava muito mais ofensivamente que evolui na equipa B.

    • Diogo
      Posted Setembro 5, 2015 at 9:24 pm

      Amavi,

      "50% tatica 50% tecnica" foi uma forma de explicar que no Benfica se trabalha tanto a tatica como a tecnica, enquanto no Sporting nao se trabalha tanto taticamente foca-se mais na tecnica naqueles escaloes. Isto tem sentido e é verdade. Recomendo que veja os jogos destes escaloes do Sporting e Benfica, principalmente iniciados. Já acompanho à muito tempo e reparo sempre no mesmo, os jogadores do Sporting sao muito mais individualista, arriscam muito nas jogadas individuais, passes de risco,… Os do benfica sao muito fortes taticamente e nao arriscam tanto nas jogadas individuais. Na opiniao a forma de trabalhar do Sporting é melhor mas aceito que haja outra opinioes, esta forma de trabalhar do Sporting tambem tem problemas, por exemplo como os treinos se focam muito no individual e pouco no jogo de equipa, os jogadores psicologicamente ficam muito individuais, pensam mais neles que nas equipas onde estao por isso existem muitos casos Ilori, Bruma, Dier,…

      Ia evoluir mais no sentido que na equipa B o Riquicho quase nao atacava pois tinha medo, nao estava ainda pronto para jogar nos seniores, se tivesse ficado nos juniores nao tinha evoluido o que evolui defensivamente mas evolui-a muito mais ofensivamente que o que evolui pois o Sporting nos juniores em 99% dos jogos só ataca. E para uma equipa como o Sporting o importante é um lateral saber atacar.

      Disse os jogadores que me lembrei, existem muito mais exemplos. Diz-me que jogadores da formaçao do Benfica aconteceu o contrario?? Jogadores melhores nos seniores do que nas camadas jovens?? Podem pensar muito e de certeza que só vais encontrar um, Bernardo Silva. Enquanto no Sporting encontras muitos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:16 pm

      Acho que nunca li tanta coisa errada num comentário. Frases sem sentido.."50% tactica 50% tecnica, ahh?" "Se ficasse nos juniores ia evoluir mais??" Que sentido tem isto, queres comparar jogar futebol amador com profissional? Depois falas nos jogadores que te convém no benfica..Enfim que incongruência total e desconhecimento sobre um tema sensível.

      Amavi

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:02 pm

      Subscrevo,mas acho que a culpa disso foi mais de Paulo Bento,e com ele jogadores como Veloso por exemplo estagnaram um pouco

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2015 at 7:13 pm

    O Sporting tem 12 Portugueses no plantel e pode colocar no 11 inicial cerca de 7 a 9 jogadores … e manter-se competitivo… na maioria formados na academia… penso que nenhum dos outros dois grandes poderá fazer o mesmo…

    Lourenço.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 2:02 am

      Ser competitivo é sinónimo de títulos? Agora só os campeões são competitivos. Sempre a aprender…

      Zé Maria

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 11:09 pm

      Ser competitivo é jogar bem, fazer o melhor que pode contra a pincipal das 3 três equipas, ficar a 1 ponto de campeão quando foi muito prejudicado com uma derrota em casa com um golo metido com a mão. .. querem mais exemplos. ..

      Lourenço.

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:59 pm

      O Sporting desde há 2 anos para cá tem sido competitivo,isso parece-me factual,antes não o era por má gestão financeira e desportiva,pois até teve a melhor fornada dos ultimos 10 anos no futebol portugues, Bruma,Dier,Ilori e etc's

    • Scp_Duxxi
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:58 pm

      Até já cansa. Não sabem falar de outra coisa?O Sporting nunca pode ser o melhor em nada porque não é campeão há mais de 10 anos. O Sporting não é campeão há 13 anos porque teve treinadores e presidentes miseráveis e não por apostar na formação. Já agora formação do Sporting contínua a ser de longe a melhor formação em Portugal, não é por ter uma ou outra fornada de jogadores menos boa que a formação do Benfica e Porto são melhores. Se formos por aí então a formação do Real Madrid é superior à do Barcelona porque tem tido melhores fornadas nos últimos 2/3 anos.

    • luis bcn
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:38 pm

      Manter-se competitivo e ser campeão é uma grande diferença….

      O SCP tem algo que o porto e o benfica não tem, tem uma das melhores academias do mundo (e apesar dos milhoes que foram para o seixal, todos sabemos que foi através de empresários e só bernardo fez uma excelente época, um que até não servia para o benfica).

      Ou seja, o scp tem a vantagem de ter uma excelente academia, e a desvantagem de ser mais "pobre" que os rivais.

      No final das contas….os titulos dizem que ter mais dinheiro é melhor que ter uma excelente academia

    • Fábio Sousa
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:26 pm

      Mas por isso é que os outros dois grandes ganham e o sporting está a seco há longos anos.

    • kanjy6
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:24 pm

      Por competitivo quer dizer ficar sem ser campeão mais de 10 anos, não ir a fase de grupos com frequência e não chegar aos quartos de final da champions?
      Recordo-lhe que Porto e Benfica são top10 de coeficiente na UEFA, e o Sporting?
      Kanjy6

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2015 at 7:12 pm

    Em vez dr criticarem o Porto e o Benfica que são os únicos clubes que ganham titulos relevantes e tem boas prestações Europeias, logo têm mais de desculpa para continuarem a apostar no tipo de jogadores que os têm propocionado esses resultados, que todos sabemos foram 11 maioritariamente estrangeiros.
    O Sporting com q aposta em 11 maioritariamente nacionais não ganha o campeonato à mais de 10 anos, a verdade é essa.

    Se as restantes equipas que não lutam pelo título nem por boas campanhas Europeias apostarem em jogadores Nacionais já ha mais que condições para o jogador português triunfar.
    Se o Porto e o Benfica forem os únicos que nao apostarem em jogadores Portugueses, e todos os outros apostarem, vejo todos a ficarem satisfeitos, os adeptos do Porto e do Benfica, e os nacionalistas.

    Iniesta

  • Diogo JR
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:53 pm

    Não percebo este drama, como portista, quero que jogue o melhor, não me interessa que seja português, espanhol, brasileiro, argentino, chinês, etc.. Compreendo que por vezes há jogadores "melhores" que ficam de fora por causa de empresários, mas a verdade é que se não fossem esses empresários não havia nenhum clube português a passar frequentemente da fase de grupos.

    O que mais me irrita é todo este patriotismo no futebol, que chegam mesmo a exigir portugueses no 11, mas depois quando se trata da realidade do país, são os primeiros a mandar bocas ou a não fazer nada. Preocupem-se mas é com o bem-estar do país, sejam patriotas para tudo e não apenas onde vos interessa, estão tão preocupados com gente que não se impõe nos grandes e depois vão para fora receber 2000 e 3000€ limpos por ano enquanto que em Portugal temos mais de 1 milhão de pessoas no desemprego, mas dessas já não querem saber. Há pessoas que se vêm obrigadas a abandonar a família porque não conseguem arranjar emprego cá. Se querem ser patriotas, sejam para tudo, e não apenas no futebol.

    Peço desculpa pelo off-topic, mas já irrita ver pessoas a sentirem-se ofendidas por não se jogar com muitos portugueses em Portugal, mas que em nada se interessam pelo estado do país.

    • Carlos Almeida
      Posted Setembro 6, 2015 at 6:26 am

      Diogo JR,

      Sim, isso é compreensivel. Por exemplo ainda ontem vi comentários lamentáveis no facebook do Rui Silva (Jogador de Andebol que foi do SCP para o FCP) quando o rapaz até é de Guimarães. O que eu acho é que valorizando o jogador português, podiamo-nos tornar mais competitivos, e assim até ter mais condições para agarrar melhor os jogadores bons. Ainda sobre o patriotismo, o barcelona é o melhor exemplo, é uma das melhores academias do mundo, mas conheço gente fã do barcelona (que vivem na Catalunha) que torceu pela Argentina no mundial por causa do Messi, mesmo a Espanha tendo 7 ou 8 do Barça.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 5, 2015 at 11:37 pm

      Carlos Almeida,

      Também gosto muito de um jogador com muitos anos de casa, e foi essa uma das razões que me aproximou do United, quando era pequeno e vai aquela equipa na Champions com vários jogadores há mais de 10 anos lá, até mesmo o treinador que esteve lá muitos anos, mas foram jogadores que ficaram lá porque tinham valor e se esforçavam.

      Adoro ver o Helton no Porto, homem com muitos anos de Porto, sempre com boa energia, nunca o vi arranjar uma confusão, e excelente guarda redes, não me interessa a nacionalidade dele, interessa-me sim que dê tudo pelo meu clube.

      Mas também temos de ver que se trabalhássemos numa empresa e chegasse outra a pagar o dobro, nenhum de nós rejeitaria a oferta, assim como os jogadores de futebol, aquilo é a profissão deles e eles vão para onde pagarem mais, tão simples quanto isso. É tudo muito bonito, toda a gente quer portugueses, mas depois quando acontece como o com o Ilori, por exemplo, que querem ir para o estrangeiro ganhar mais, já são todos virgens ofendidas. Os portugueses são como os estrangeiros, assim que surgir uma proposta melhor, eles vão. O que me interessa é que, enquanto estiverem no meu clube, dêem tudo por tudo em cada jogo.

    • Carlos Almeida
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:10 pm

      Eu não vejo isso como ser patriota. Simplesmente, enquanto adepto, não vejo o futebol como um negócio. Eu sinto a camisola, e gosto que os que as andam a suar também o façam. É claro que quero que joguem os melhores, mas se os melhores puderem ser Portugueses, prefiro. Nem se trata de patriotismo, mas (sendo Sportinguista) prefiro ter o Patricio que está no clube desde os 13 anos, do que um gajo que só ouviu falar do clube quando o empresário mostrou a proposta. Da mesma forma que prefiro ir a um site ver sobre um jogador e ver lá época a época no mesmo clube do que ver por exemplo Ibra ou Anelka que já tiveram nuns dez clubes.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:35 pm

      Não, não implica, por isso se releres o que escrevi, consegues perceber que me irrita as pessoas que são muito patriotas para o futebol mas não fazem nada para melhorar o país. Aconselho-te a leres tudo, e não só o que te interessa.

      Gosto muito de futebol, e já joguei futebol, e conheço muita gente que optou por seguir pelo futebol e que agora estão mal, mas, sinceramente, não sinto pena, 99% das pessoas que seguem pelo futebol, fazem-no porque não querem saber da escola, pensam que é o futebol que lhes vai pagar tudo no futuro, porque irei sentir eu pena deles? Sinto pena de quem não tem possibilidades de estudar, sinto pena de todos os pais, como os meus, que têm de trabalhar no duro o mês todo para no final do mês desembolsarem mais de 500€ para eu andar na universidade a tirar um curso que me dá muito mais chance de emprego, sinto pena de todos aqueles que tiram um curso cá para depois não conseguirem arranjar emprego, agora sentir pena de quem anda 18 anos a não querer saber de nada para depois chorar que não tem oportunidades no futebol? Não obrigado.

      Os clubes são como as empresas, se trabalhas mal sais, se alguém lhes dá fundos para meterem alguém a trabalhar lá, eles metem. Nas empresas "normais" tens fundos do estado para empregar portugueses, nos clubes tens fundos estrangeiros para meterem quem lhes dá jeito, é a vida, e é como dizia o outro "Estudasses!"

    • Fabio
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:35 pm

      Nao Joao Dias a maior parte emigra porque vao para paises a ganhar muito mais do que aqui ganham e isso tambem conta muito.

      Mas tambem tem o outro lado da moeda que é Portugal tambem recebe muitos emigrantes de leste ou de Africa pelo mesmo motivo.

    • João Dias
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:02 pm

      Mas ser patriota no futebol implica que não sejamos patriotas em termos nacionais?

      E porque é que milhares de portugueses emigram? Porque não têm oportunidades cá.

      E em relação ao jovem jogador português? Porque é que sai?

  • I.C.E.
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:48 pm

    O FC do Porto este ano até tem vários portugueses. Mas, quanto à política do FC do Porto julgo que o mais importante é os jogadores, independentemente da nacionalidade, devem saber o que significa as cores e os valores que defendem.

    Quanto ao reduzido número de portugueses no plantel do FC do Porto, é natural pois os únicos que podiam fazer alguma melhoria relativamente aos que já temos atualmente é muito caro. Por exemplo, o Ricardo Pereira foi emprestado porquê? Porque para os lugares que ele ocupa temos melhores.

    • druyda
      Posted Setembro 6, 2015 at 3:09 pm

      "Cores e os valores que defendem" deixa-me rir com esta patetice. O Porto não passa de um entreposto de jogadores que estão no clube á espera da próxima oportunidade para singrar em outros clubes europeus.

  • hortalica
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:31 pm

    a esta hora o LFV deve estar mais que arrependido por não ter renovado com o JJ, não renovou e um dos pontos que acredito que ajudou a não renovar foi exactamente que não apostava muito na formação, mas a verdade é que o Vitória também não está a apostar muito mais e compraram na mesma muitos jogadores (e alguns muito jovens que há igual ou melhor no seixal) e portugueses quase nem velos (outras das promessas do LFV que o Benfica seria a espinha dorsal da selecção).

    • hortalica
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:42 pm

      o segundo Semedo numa das ultimas frases é o Andrade enganei me

    • hortalica
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:52 pm

      Jonas não acredito no que acabou de escrever. o Carcela esteve lesionado e ainda se encontra a recuperar os níveis físicos porque falhou algum tempo do fim da pré época e o Taarbat nem forma física de jogador tem, só lhe falta dizer que o Guedes tem mais minutos que o Salvio graças ao RV. o facto de o Carcela e do Tarbat terem tão poucos minutos não se deve à falta de aposta do RV em detrimento de jovens, simplesmente eles ainda não estão em condições físicas de jogar.

      o JJ fazia praticamente as mesmas dispensas que o RV a única diferença foi que o SLB teve de livrar-se do Olah John através de um acordo para não pagar (pelo menos adiar até ao fim da época) os 6 M à Doyen pelo Olah John se não também lá ficava. o Semedo e Andrade só têm jogado com frequência porque saiu gente e quem chegou não tem qualidade que havia nos anos do JJ, nunca na vida o Semedo tiraria o lugar ao Maxi Pereira e às vezes entra o Semedo ou o Guedes mas isso também se deve à falta de extremos, mas mesmo o Guedes chegou a jogar com o JJ.

      o Teixeira para médio defensivo deve ser a 4 opção atrás de Samaris, Fejsa e Cristante.

      este ano o grupo da champions do SLB e muito mais acessível que o do ano passado.

    • Jonas
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:03 pm

      Nao podes realmente acreditar no que dizes, caso contrario es louco. O RV tem dado oportunidades a jogadores da formacao e da B ate em deterimento de outros que vieram este ano (Carcela, Taarabt) ou que tardam em confirmar o valor (Djuricic, Talisca, Oliveira).

      Acredito que jogadores como Nuno Santos, Guedes, Sanches, e talvez Sarkic alem de Teixeira, Semedo e Andrade teram tempo de jogo este ano mas nao sera a por uma equipa de miudos em campo que vamos lutar pelo acesso a LC.

      Jonas

  • Ladislau Jesus
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:24 pm

    Eu sou da opiniao que deviam fazer como em campeonato russo e ucraniano, haver um limite minimo de jogadores portugueses no 11 de cada equipa, 4 ou 5

    • Liondamaia
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:46 pm

      João Magalhães, nada mais errado. Para além do Sporting, já vai aparecendo outro clube: os Belenenses.
      A competitividade existirá sempre, basta atentar bem em jovens que saem do CNS e rapidamente se afirmam na 2ª Liga e, logo de seguida, na primeira. Somos preconceituosos, agarramo-nos a chavões e, depois, pensamos pouco nos assuntos.

    • Carlos Almeida
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:58 pm

      Eu não acho dificil controlar os regulamentos. Na UE, qualquer empresa pode ter qualquer empregado de qualquer país da UE, sem restrições. No entanto, e aplicando ao futebol: Por exemplo o Sporting, pode comprar 50 estrangeiros, mas em campo só podem estar 5 de cada vez. Não vejo onde é que isso não cumpre com as regras do espaço Shengen

    • João Dias
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:30 pm

      Mas esses países não são da UE.

      Se bem que a França, Espanha e Itália são e já conseguiram contornar os regulamentos.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:28 pm

      Não melhoravas nada. Até acho que ia piorar, porque sabes que tens lugar independentemente do teu valor.

  • João Dias
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:24 pm

    Chega a ser preocupante quando até um mexicano estranha a escassez de jogadores nacionais na equipa onde joga…

    Já disse tudo o que tinha a dizer acerca deste tema.

    Neste momento, o pior país do mundo para um futebolista português querer singrar é…Portugal.

    Mas não se pode pedir mais num país tão inculto como o nosso em que se chega a dizer que não se apoia a seleção porque X jogador do seu clube não foi convocado…

    • Liondamaia
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:40 pm

      Não passa de uma falácia argumentar que os clubes portugueses perdem competitividade se utilizarem meia dúzia de portugueses.
      Olhem para o passado do Porto, por exemplo, já que é quem tem os êxitos mais recentes.
      E mesmo o Sporting, na época passada, com 6 ou 7 titulares portugueses, não foi afastado "à força" dos oitavos da Champions? E mesmo este ano?
      E sem portugueses, as equipas portuguesas obtêm melhores resultados?

      Mendes, a Doyen e afins aplaudem a defesa do jogador estrangeiro, em detrimento do jogador português. Porque é disto -comissões- que se trata, não da falta de qualidade do jogador português.

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:02 pm

      Percam tempo a forma los e a dar-lhes oportunidades… Todos os adeptos gostam de ver novos jogadores portugueses a aparecerem nas suas equipas. Várias equipas por esse mundo fora demonstraram varias vezes que é possível conjugar formação com conquistas!

    • Edgar
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:56 pm

      Joao Dias depois quando os clubes portugueses começarem a falhar a champions e a ser eliminados rapidamente e com isso Portugal começe a descer no ranking depois nao venha com desculpas.

      Se os portugueses no geral nao sao melhores que os estrangeiros o que quer que os clubes façam ? hipotecarem o seu futuro só para ser bonito ? O objectivo dos clubes é ganhar e se ha falta de aposta em portugueses a Federaçao que se chegue á frente e tome medidas como fizeram as Federaçoes Espanhola( aqueles que o senhor odeia) e Alema.

    • Renato
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:52 pm

      Joao Dias eu pergunto-lhe onde estao os portugueses que podem elevar o plantel do Porto e Benfica ? Vamos pedi-los ao Sporting ou compra-los ao Real Madrid ?

  • Flavio Rocha
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:21 pm

    O FC Porto tem 6 portugueses e o Benfica tem 9, nos respetivos plantéis principais. Mas percebe-se o comentário, hoje em dia eu diria mesmo que existem poucos clubes que aproveitem muito a sua formação (clubes da Holanda e Bélgica serão excepções).

    • Hoffbauer
      Posted Setembro 6, 2015 at 8:04 am

      Desculpem, mas o Flávio disse que o Porto tinha 6 portugueses no plantel principal (ao qual o A. Silva não pertence. Ele pode vir a ser utilizado, mas atualmente, ele pertence ao plantel do Porto B. Quanto ao Benfica: João Teixeira e Nuno Santos, a sério? Nem me lembrava do Paulo Lopes, mas esse sim, é jogador do plantel principal.

    • Liondamaia
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:30 pm

      Os clubes que disputam provas europeias são obrigados a preencher as suas listas de inscrições com um número mínimo de nacionais, de formados no clube, etc

    • Pedro L
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:28 pm

      Hoffbauer mais o André Silva que deve contar como 3.º ponta de lança da equipa, mas vai jogando na B, o que sinceramente é acho uma boa medida. Destes 6 apenas o Sérgio e o André não jogarão com regularidade no Porto.

      Quanto ao Benfica, é o Paulo Lopes, o Nelson Semedo, o André Almeida, o Eliseu, o Sílvio, o Pizzi, o João Teixeira, o Nuno Santos e o Gonçalo Guedes. Neste grupo o João Teixeira será aquele que poderá jogar menos (ou não devido à falta de um 8, mas RV parece que não conta com ele), sem contar com o Paulo Lopes. Quanto aos outros acredito que tenham todos minutos.

      A titulo de curiosidade, o Sporting tem 12 no plantel: Patrício, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo , Esgaio, João Pereira, William, Adrien, João Mário, André Martins, Carlos Mané, Salomão e Gelson Martins, sendo que o Salomão não deve contar e o André Martins tenho as minhas dúvidas. O Tobias será o 4.º central e o Gelson o 4.º extremo, infelizmente, pois tem ambos muita qualidade e precisam de jogar com o regularidade, mais o Tobias, pois o Gelson mesmo assim deverá ter muitos minutos.

    • Flavio Rocha
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:25 pm

      Porto: Rúben Neves, Danilo, Sérgio Oliveira, André André, Silvestre Varela, André Silva
      Benfica: Paulo Lopes, André Almeida, Nélson Semedo, Eliseu, Sílvio, Pizzi, João Texeira, Gonçalo Guedes, Nuno Santos.

    • Zé Diogo
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:22 pm

      P.lopes, Nelson semedo, Pizzi, G. Guedes, A. Almeida, Eliseu, Silvio, Chalana e Rui Costa. 9! :)

      O importante não é ter 9 ou 30. O importante é o tempo de jogo. Ter só por ter é irrelevante. O André Almeida, o Guedes e o P. Lopes, todos juntos, não fazem 3 jogos jogos completos numa época.

      Tal como o André André, o Sérgio Oliveira e o Ruben.

      O 11 "normal" do Benfica tem 2 portugueses, Eliseu e Silvio/Nelson. O do FCPorto tem 1 – Danilo/Ruben. Os outros é para a taça da liga.

    • Manuel
      Posted Setembro 5, 2015 at 8:20 pm

      André Almeida, Silvio, Eliseu, Paulo Lopes, Pizzi, Ruben Semedo, Gonçalo Guedes, Nuno Santos, João Teixeira. Só aqui conto 9.

    • Hoffbauer
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:37 pm

      O Porto tem 6? Só consigo pensar em 5(Ruben Neves, André, Danilo, Sérgio e Varela)
      O Benfica 9? Quem?

  • João Magalhães
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:19 pm

    É complicado falar disto e até algo repetitivo. Chega a ser um bocado calimero estar sempre a pedir oportunidades e mais oportunidades, mas a verdade é que a aposta é curta. Não se pede nada massivo, mas algo ponderado. Há qualidade, não tanta como às vezes se passa, logo devia ser melhor aproveitada.

    A este propósito, a época desportiva iniciou-se e as selecções jovens continuam com grandes resultados colectivos – que nem sempre reflectem a qualidade individual -, mas que, pela insistência que têm tido, são a garantia de algum valor, pelo menos. Os sub17, nascidos em 99, fizeram um torneio em Inglaterra extraordinário, goleando grandes escolas de formação. Os sub18, nascidos em 98, estão na Suécia e já levam 2 vitórias em 2 jogos. Os sub19, 97, tiveram agora um duplo encontro com a Suiça (que também tem uma boa geração de 97 que havia estado no mesmo eurosub17 que nós há 2 anos) e os resultados foram positivos.

    A verdade é que os grandes clubes formam "bem", porque têm boa matéria-prima. Nem sempre o tratamento dado aos jogadores é o melhor.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 3:25 pm

      Jogadores portugueses são tão bons como outros.. Mas não são assim tantos.. E a maior parte quando dá nas vistas sai e bem querem dinheiro.. Agora de longe o Sporting tem mais portugueses … E de longe dos três grandes é o que tem menos títulos … Facto

    • Duxxi
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:57 pm

      Desculpe, mas se não conhece, como diz que é uma lacuna de todos os escalões?

      SL

    • Tiago Santos
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:29 pm

      Admito que não conheço, mas é comparável a algum dos que eu mencionei ou sequer próximo de estar preparado para jogar na equipa principal do Benfica? Duvido que seja.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:12 pm

      O lateral dos júniores do Benfica é interessante e já vai à equipa B. Lacuna como quem diz…

    • Tiago Santos
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:01 pm

      Para além do que o Bernardo disse, Cristante foi o jogador mais jovem a estrear-se na Liga dos Campeões com a camisola do Milan. E na altura o Milan ainda andava pela Liga dos Campeões, veja-se. Tem um potencial tremendo que mais nenhum dos jovens jogadores do Benfica tem naquela posição, ou o João Teixeira é melhor?
      À exceção do Bernardo, o que provaram os outros dois como séniores? Absolutamente nada. Havia milhões de exemplos que podias ter usado, por exemplo quando contrataram o Murillo ou esta repentina aposta em Victor Andrade, quando há Guedes e Nuno Santos que considero pelo menos do mesmo nível, mas foste pegar logo num mau exemplo.

      Essa mania de supervalorizar um jogador só pelo país em que nasceu é apenas e só estupidez, juntando a esse ódio a tudo o que é estrangeiro, até se pode chamar de xenofobia. O Benfica tem uma lacuna enorme no lado esquerdo da defesa em praticamente todos os escalões de formação. Se o Benfica tiver oportunidade de contratar um Masuaku ou um Amavi, achas que vai pegar no Pedro Rebocho? Claro que não. A formação pode e deve ser aproveitada, mas nem tudo o que sai de lá é estrela da bola.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:36 pm

      João Dias
      Que grande exemplo que deu comparar um medio defensivo com um lateral um extremo e um medio ofensivo…….

      Bernardo

    • João Dias
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:29 pm

      Temos das melhores seleções jovens DO MUNDO mas mesmo assim preferem dar oportunidades aos estrangeiros.

      Vejam o Cristante. O que fez ele de relevante nos escalões jovens italianos. E o que já fizeram João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa…

    • Duxxi
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:22 pm

      Não há mais a dizer.

      SL

  • Ricardo Brito Diniz
    Posted Setembro 5, 2015 at 6:18 pm

    Continuando, já não tanto como noutros tempos, a ser o Sporting dos grandes com mais portugueses no seu plantel e até mesmo no 11!!
    Ps: Parabéns ao Belém pela qualificação para a Europa apenas com jogadores Portugueses!!

    SL

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 1:36 am

      Só pomos portugueses porque nao temos dinheiro…e? Isso invalida o facto de termos mais portugueses?

      Zé Maria

    • Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 5, 2015 at 11:10 pm

      Criticar o Belenenses por ter contratado UM estrangeiro é fundamentalismo.

    • Spalletti
      Posted Setembro 5, 2015 at 11:02 pm

      Pintovsky o Luís Leal nasceu em Portugal (jogou no Sporting nos infantis e iniciados) e depois foi para o Cova da Piedade… Por ter ascendência Santomense acabou por jogar pela seleção de São Tomé e Príncipe, mas é português.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:56 pm

      hortalica e Pedro Costa, têm razão, o Kuka não é português. Estava a confundir com o Luís Leal, que tem dupla nacionalidade e nasceu em Portugal.

      André Martins

    • Scp_Duxxi
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:36 pm

      Se o JJ tivesse dinheiro mudava o 11 todo e comprava Ronaldo, Messi,Pepe,Robben etc..

    • Liondamaia
      Posted Setembro 5, 2015 at 10:26 pm

      Pedritxo, já viste a bacorada que acabaste de escrever? Por essa ordem de ideias -e pelos teus critérios, se Neuer viesse para o Sporting, se Boateng (estás a brincar, de certeza) viesse para o Sporting, nenhum português calçaria…
      Já agora: se o Sporting tivesse perdido os seus 3 jogos, estaria com zero pontos;
      se o Porto tivesse perdido os 3 jogos, estaria com zero pontos;
      se o Benfica…
      se o …
      se o…
      Ó rapaz, vai tratar-te.

    • Pedritxo
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:58 pm

      Amigos,

      Eu sou defensor do J.Mario, para mim e um grande jogador, mas acham mesmo se boateng chegasse ele iria ser titular?
      O JJ se tivesse dinheiro, infelizmente punha j.mario no banco.

      Lash,

      Sou benfiquista e critico bastante o benfica, portanto nao me afecta esse comentario, qualquer um deste blog pode dizer como sou critico do benfica.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:46 pm

      O Luis Leal é português?

      Pintovsky

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:38 pm

      Pedro Mendes, vamos ver quem vai para o banco quando o William voltar. Parece-me óbvio que JJ vai continuar com o 4-4-2, pelo que entre Adrien, Aquilani e J. Mário, não sei quem irá calçar. O italiano tem sido o melhor, J. Mário tem um hype que coloca pressão sobre o treinador (tem jogado razoavelmente bem, mas até quando não joga nada dizem que foi dos melhores, tipo William), e Adrien tem estatuto e carisma, apesar de só saber dar cacetada.

      Bruno

    • The Monster
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:24 pm

      Pedritxo, quantos médios estrangeiros o Porto ou o Benfica tem melhores que João Mário?
      Apenas Imbula!
      O Porto gastou 8 milhões no Herrera e este é infinitamente inferior ao João Mário, o Benfica gastou 10 milhões no Samaris e o grego é inferior ao João Mário.

    • hortalica
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:08 pm

      o João Mário é dos melhores médios portugueses da actualidade e por alguma razão o At. Madrid ofereceu 15 Milhões por ele, aliás o JM é muito superior ao Adrien e é mais novo.

      André Martins onde viste isso? eu vi que ele nasceu em Praia em Cabo Verde e todos os sites que fui ver só tinha nacionalidade e nascimento em Cabo Verde.

    • Pedro Mendes
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:07 pm

      Pedritxo, o João Mario não calçava se houvesse mais dinheiro ? Não sei que futebol é que andas a ver ..

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:04 pm

      Lash, e há dúvidas disso?

      André Martins

    • Pedro Costa
      Posted Setembro 5, 2015 at 7:01 pm

      Hortaliça,

      Também gostava que tivéssemos um plantel só português, e realmente só o Kuca é que não é, mas em primeiro lugar está a qualidade! E o Kuca, pelo que mostrou no Estoril, é um excelente reforço, e veio emprestado mas com uma clausula de compra acessível segundo o nosso presidente. E sinceramente não estou a ver nenhum jogador que os 3 grandes nos podiam emprestar com a qualidade do Kuca e com uma clausula de compra igualmente acessível…

      André Martins,

      Por acaso penso que o Kuca não tem dupla nacionalidade, mas posso estar enganado!

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:54 pm

      Pedritxo, por essa ordem de ideias o Semedo também só calça no Benfica porque não houve dinheiro para ir buscar um DD…

      Lash

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:38 pm

      hortalica, o Kuka tem dupla nacionalidade, tendo mesmo nascido em Portugal.

      André Martins

    • Pedritxo
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:37 pm

      O sporting tem, porque nao ha dinheiro para mais,,porque senao j.pereira,p.oliveira e talvez j.mario nem calçacam a titulares com JJ, restando so patricio e william

    • hortalica
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:25 pm

      uma pena terem ido buscar o Kuka (não metendo a qualidade do jogador em questão) mas é o único que não é português no plantel. mais valia terem pedido um empréstimo de um jogador dispensado dos 3 grandes (o André Martins por exemplo) ou ir buscar alguém da B destes mesmos. só mesmo para fazerem uma excelente época 100% portuguesa, mas este único estrangeiro também não irá tirar mérito ao que está a ser feito.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2015 at 6:21 pm

      Sem desprimor ao Belenenses, pois é uma equipa com que simpatizo bastante, mas não o considero um "Grande".

      Em Portugal há 3 e são os que já conhecemos.

      Max

Deixa um comentário