Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Obviamente que o FC Porto consegue mais que 12 ME pelo Marega; No próximo ano já não devemos estar em sistema de fair-play financeiro… Aqui nunca houve perdões de dívida e de juros»

Quem sairá nos campeões nacionais e por que valores? Estas declarações deixam antever que a SAD portista está convicta de que realizará fortes encaixes nos próximos tempos.

O administrador do FC Porto para a área financeira, Fernando Gomes, falou hoje na apresentação do empréstimo obrigacionista dos azuis e brancos e revelou acreditar que, para a próxima temporada, o clube não estará limitado nas suas despesas pelo sistema de fair-play financeiro, algo que sucedeu esta época. “O FC Porto vai cumprir as determinações da UEFA e tenho a convicção de que no próximo ano já não teremos que estar em sistema de fair-play financeiro porque vamos ultrapassar as metas acordadas com a UEFA… É o oitavo empréstimo obrigacionista, todos com grande sucesso. Esperemos que este também tenha sucesso e é normal que o tenha. O FC Porto tem sido escrupuloso no cumprimento das suas obrigações financeiras respeitou, sempre as suas obrigações perante os investidores, a banca, nunca teve perdões de dívida, de juros, nem caminhos abertos e facilidades. O FC Porto cumpriu sempre como bom pagador todas as suas obrigações para com a banca. Por isso estamos aqui de cara levantada”, disse Fernando Gomes, que acredita que haverá movimentações de mercado nas próximas semanas nos dragões. “A época acaba a 30 de junho, com certeza que vão ser feitas transações. A única limitação que há é que o FC Porto SAD não deve despender mais na aquisição de jogadores do que conseguiu nas vendas, ou seja, se atingir a meta de 40 milhões de vendas de jogadores e queremos transacionar, não podemos ultrapassar o volume de compras de 40 milhões. De nenhuma forma este valor será ultrapassado.”, esclareceu o administrador, que explicou como é feita a avaliação do valor do plantel do clube. “O plantel é registado pelo valor de aquisição, que diminui todos os anos, à medida que se faz a amortização. Ou seja, se comprarmos um jogador por 10 milhões de euros e um contrato de quatro anos, no final do primeiro ano esse jogador terá um valor contabilístico de 7,5 milhões de euros e no ano seguinte de 5 milhões. O plantel do FC Porto vale 93 milhões de euros no balanço”, salientou Fernando Gomes, que deu como exemplo o site Transfermakt, que avalia o plantel em 230 milhões de euros, cifra que, mesmo assim, considera baixa.  “Por exemplo, o Marega está neste site por 12 milhões, mas obviamente que o FC Porto consegue mais. Por esse valor, ele não sai daqui de certeza absoluta. O Soares está por sete milhões, o Felipe também por 12 milhões de euros”, exemplificou o administrador.

VM
Author: VM

39 Comentários

  • Bjorn
    Posted Maio 14, 2018 at 5:42 pm

    O Porto só precisa de se conter um pouco mais este ano que vem e tentar ganhar o bi-campeonato com tudo o que temos. Continuar a trabalhar sobre vitórias e daqui a 2 anos voltamos a estar mais activos e inteligentes no mercado.

  • AngeloGJ
    Posted Maio 14, 2018 at 4:59 pm

    Ja tinha a mesma conviccao desde Agosto quando vi o FCP de SC jogar, e agora com o campeonato findado e com varios ativos valorizados incluindo a marca FCP e as receitas da champions, sem duvida que para o ano é muito provavel que o FCP consiga “livrar-se” do jugo da UEFA, mas fazendo um balanco sobre este periodo de aflicao, digo que era necessario que o FCP leva-se esta chapada de realidade para comecar a olhar para dentro e para forma de uma forma mais moderada, e espero que os responsaveis tenham aprendido com esta situacao.

    Dito isto olhando para o plantel, e para o facto de que SC vai ficar (guiando-me pela confirmacao do proprio tecnico) e tendo em conta que ha inumeros jogadores em “fim de ciclo”(ha muitos jogadores a caminhar para a 4a,5a e 6a epoca no clube), e tenho comigo que qualquer jogador é negociavel neste momento, por isso acredito que haverao MUITAS SAIDAS e ENTRADAS no clube. Independentemente das saidas deixo aqui alguns nomes de grandes oportunidades de mercado que o FCP se tiver boa visao de mercado TEM de aproveitar quer para colmatar eventuais saidas quer para reforcar verdadeiramente o plantel e construir uma base para o futuro:

    DC: * Vitor Hugo (Fiorentina, nao teve uma boa epoca em Italia e a Fiorentina pode ver com bons olhos a sua venda), *Subotic (AS Saint-Etienne, perdendo um jogador experiente como Marcano creio que sera preciso alguem tambem com experiencia e Subotic seria um jogador para chegar, calcar e trazer esse experiencia e tambem seguranca a equipa), * Rodrigo Caio (Sao Paulo, jogador muito forte fisicamente e que poderia fazer uma dupla muito forte com Felipe, esta em conflito com o Sao Paulo e o clube ja prometeu nao dificultar a sua saida), *Chidozie (FCP/Nantes, esta a jogar muito bem em Franca e ha quem diga que sera uma das figuras do proximo mundial, portanto tendo sido formado no clube tem de voltar para ser opcao, nao é inferior a Diego Reyes neste momento muito pelo contrario), Mauricio Lemos (Las Palmas, Sassuolo, “o prodigio” uruguaio demora-se em confirmar todo o seu potencial e com SC poderia finalmente ganhar aquilo que lhe falta para se afirmar ao mais alto nivel, é um jogador barato, 6M é o preco exigido e seria tambem uma boa opcao para o FCP)

    Lateral esquerdo: * Pedro Rebocho (Guingamp, nao teve uma epoca de enorme sucesso em Franca, mas é um jogador com qualidade para ser suplente de Alex Telles no FCP), *Mohamed Fares (Hellas Verona, o subsituto ideal de Alex Telles, é um jogador com muita qualidade, defende bem, ataca muito bem, é inteligente a jogar muito parecido com Alvaro Pereira e é possivel que o asking price nao seja elevado).

    MD: *Yves Bissouma (Lille, esteve para vir em Janeiro, e acredito que o novo “Pogba” possa vir agora no verao para o FCP), * Alfa Semedo (Moreirense, tem tudo para ser um craque, e tendo Danilo como mentor pode vir a ser um caso serio no FCP caso o contratem), * Imbula (Stoke, Tolouse, infelizmente nao teve sucesso na sua primeira passagem, tanto a equipa que representou esta epoca como o clube mae acabaram por descer de divisao e acredito que com SC Imbula poderia relancar a sua carreira e confirmar tudo aquilo que prometeu no Marselha)

    MC: *Mateus Urribe (CF America, um craque escondido na liga mexicana, jogador muito forte fisicamente ao nivel de Herrera, muito parecido com Manuel Fernandes na forma de jogar e um jogador para certamente estar na lista do FCP ou dos grandes), *Vadis Odjidja-Ofoe(Olympiakos, tambem esteve para ingressar no clube em Janeiro e pode ser que o faca agora em Junho, jogador de muita qualidade e que seria um claro upgrade em relacao as opcoes que SC tem neste momento no banco), Etebo (Feirense/Las Palmas, foi talvez o melhor jogador do Las Palmas neste meio ano de emprestimo aos espanhois, mostrando que é um jogador com capacidade para acrescentar qualidade nos grandes nacionais, é polivalente, e seria um excelente reforco para o FCP, Omar Govea (FCP/Muscron, muita antecao a este mexicano, fez uma grande epoca na Belgica, esta a ser muito elogioado pela Europa fora, ha quem diga que vai ser titular na seleccao do Mexico e com aquilo que ja evoluiu incluindo que é um jogador formado no FCP, tem sem duvida que ser observado durante a pre-epoca pelo menos, tem muita qualidade nos pes ).

    Extremos: *Nakajima( Portimonense, pode ate nao ter qualidade para ser titular indiscutivel no FCP mas tem tudo para ser um suplente de luxo e um jogador para acrescentar qualidade a equipa e tem tudo para dar certo no esquema de SC, é rapido, racudo, muito inteligente a jogar, optima capacidade de criar oportunidades para os colegas e tem golo), * Pitty Martinez (River Plate, suspeito que o emprestimo do Quintero ao River Plate seja para eventualmente abater o asking price do Martinez, é um jogador com mais do que qualidade suficiente para ser um figura no FCP e nao seria um negocio assim tao despendioso para o clube), *Kenedy (Chelsea/New Castle, é a meu ver um MUST BUY para este FCP, é um jogador na linha dos avancados do FCP, muito forte fisicamente, rapido, racudo mas com o acrescimo de ter uma excelente capacidade de segurar a bola, mais inteligencia a jogar e faro para o golo)

    Avancados: * Roger Assalé (Young Boys, jogador muito mas muito rapido, a fazer lembrar o Obafemi Martins na forma de jogar e que poderia ser um optimo substituto de Marega ou Aboubakar), *Marcus Thuram ( Guingamp, jogador com muita forca e qualidade tecninca e que seria uma optima opcao para evoluir na sombra de dos avancados titulares), * Florin Andone (Deportivo, com a descida do Depor Andone que ja foi associado ao FCP poderia dar o salto para o dragao no verao, segura bem a bola, é rapido e inteligente a jogar e tem facilidade em marcar golos, um jogador ao estilo de SC sem duvida).

    • RicardoFaria
      Posted Maio 15, 2018 at 5:37 pm

      Há uns tempos em conversa com alguns amigos referi que o Imbula poderia ser novamente opção no Porto e com a descida de divisão será um jogador bem acessível certamente.
      Rodrigo Caio seria uma excelente opção para substituir o Marcano.
      Etebo já falei nele quando ainda estava no Feirense.
      Existe alguns jogadores interessantes para o plantel, contudo, nem sempre os nossos dirigentes têm tido visão de mercado na altura de escolher os reforços.
      Estou bastante curioso para ver quem virá parar ao FCP.

      Saudações DesPortistas!

    • Prontauro
      Posted Maio 15, 2018 at 8:51 am

      Excelente comentário. Não conheço alguns dos jogadores mencionados, mas acredito que há aí algumas opções interessantes para o Porto da próxima época.

      Tenho mais dúvidas quanto ao Subotic pelo grande historial de lesões que apresenta. O Rodrigo Caio também chegou a estar certo no Valência e no At. Madrid, há uns anos, mas falhou os exames médicos. Chegou depois a ser apontado ao Inter, mas confesso que não o sigo e pouco mais vi dele desde aí.
      O Rebocho é um jogador interessante, mas jogou no Benfica desde “sempre”, é quase certo que não ponderará uma transferência para o Porto. O Govea não estou a par da época que fez, mas pelas notícias que li vindas da Bélgica e, pelo teu comentário, parece que, de facto, tem feito uma grande época, vamos ver qual será o seu futuro.

      Quanto a Chidozie, Bissouma, Alfa Semedo, Imbula, Etebo e Nakajima, concordo com o comentário e achei uma leitura muito interessante e bem resumida dos jogadores em questão.

      Os restantes, não conheço ou ainda não os vi jogar, por isso não posso ter uma opinião sobre eles.
      De qualquer das formas, obrigado pelo comentário: vou guardar esses nomes e estar atento para ver o seu desenvolvimento e, quem sabe, se algum deles aterrará no futebol português.

      • AngeloGJ
        Posted Maio 15, 2018 at 2:09 pm

        Sao todos jogadores “low cost” ou jogadores bastante acessiveis por causa da suas situacoes nos clubes em que estao, e sao aqueles que a meu ver melhor encaixam naquela politica do FCP do passado de vender um craque e substitui-lo depois por alguem com a mesma ou mais qualidade, ha quem diga que isso hoje é impossivel por causa do mercado inflancionado e tal MAS um bom trabalho de scouting resolve o problema.

        Govea saiu do FCP como um 6, mas é neste momento um jogador a tornar-se cada vez mais um box-to-box, SC ja o elogiou em Dezembro e pode ser que o avalie em Julho, caso Oliver saia Omar tem tudo para ocupar a vaga do espanhol.

        Mas é esperar para ver se algum destes players vem para o FCP.

        Os melhores negocios “a meu ver” desta lista para o FCP seriam:

        DC: Rodrigo Caio (o Sao Paulo ainda deve dinheiro ao FCP devido a transferencia de Maicon), Subotic (ultimo ano de contrato com os franceses) e Chidozie(regresso)

        Laterais: Mohamed Fares (tem 22 anos nao é um jogador ainda muito conhecido por isso poderia ser uma daquelas aquisicoes de preco acessivel), Rebocho (nao é titular em Franca, custou 500k ao Guingamp e pelo mesmo valor poderia vir para o FCP), Antunes (termina contrato com o Getafe, tem experiencia para nao compremeter e permitir Alex Telles descansar)

        Medios: Bissouma (7M era o preco exigido em Janeiro, nao jogou muito mais no Lille desde entao e deve ser o preco exigido ainda), Alfa Semedo (barato (1M e o passe de algum excedentario resolveria o problema), Mateus Uribe (seria um investimento na casa dos 7/10M MAS seria um jogador para chegar e calcar), Etebo (mesma situacao de Alfa Semedo, dinheiro + jogadores) e Omar Govea (regressado), Extremos: Pitty Martinez (Quintero + alguns milhoes), Kenedy (independentemente de quem venha a ser o tecnico do Chelsea na proxima epoca, Kenedy nao devera ser opcao para os blues, e certamente veriam com bons olhos a sua transferencia por valores amigaveis incluindo o proprio jogador e diria que 7/8M seriam suficientes) Avancados: Assalé (seria um investimento ao nivel de Aboubakar quando se juntou ao FCP (6/7M), mas caso Marega ou Abouba venham a sair, é o jogador no mercado que melhor encaixaria neste FCP) ou Andone (o Deportivo desceu, seria facil negocia-lo por um valor baixo).

        • Prontauro
          Posted Maio 15, 2018 at 5:37 pm

          E o Mikel? No ano passado esteve muito bem ao serviço do Vitória, em Setúbal, e fiquei convencido que ia ficar no plantel como substituto natural do Danilo. Acabou por seguir para o Bursaspor e, se não me engano, com opção de compra, apesar de ser um valor elevado (20.000.000€). Como não sigo o campeonato turco, não sei se fez uma boa época…

          Penso que o Porto tem alguns bons valores emprestados, alguns dos quais já mencionastes, como o Chidozie ou o Govea. E, para além destes e do Mikel, ainda tem jogadoers como o Jorge Fernandes, o Fede Varela, Galeno, Quintero, Kelvin ou Rui Pedro que, não sendo jogadores de qualidade inequívoca para serem titulares, podem representar boas alternativas dentro do plantel.

  • CarlosFCP
    Posted Maio 14, 2018 at 4:54 pm

    Com esta noticia espero um ataque ao mercado com qualidade, já que quase toda a defesa está de saída.

    É preciso centrais, um lateral direito (acredito que Ricardo vá sair) um lateral esquerdo. ( acredito que Dalot será para ser aposta à direita,desde logo, Telles precisa de concorrência)

    Brahimi e Aboubakar/Soares é provável que saiam por isso é arranjar substitutos à sua altura.

    Dois extremos e um avançado goleador era o ideal, isto tudo a juntar à garantia da continuidade do treinador e siga para a próxima época.

    • WildFury
      Posted Maio 14, 2018 at 6:00 pm

      Acredito que na defesa na B encontra-se a solução. Agora nos pontas de lança temos de arranjar muito melhor, um à altura dos rivais pelo menos.
      O Benfica anda a “comprar” o Ferreyra quando podia ser a nossa solução, e de baixo custo para o que fez na temporada 2017/2018.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 14, 2018 at 4:45 pm

    Deverá sair o Danilo, o Brahimi/Ricardo e o Aboubakar. Também há a possibilidade de sair o Alex Telles.

    • Pipo
      Posted Maio 14, 2018 at 4:58 pm

      Danilo está com uma lesão prolongada, ninguém lhe vai pegar, felizmente :) Penso que a venda que faria mais sentido era a do Ricardo, já temos substituto no plantel, chamado Dalot, sendo que fazê-lo titular na próxima época iria facilitar a renovação de contrato e provavelmente vão renovar com o Maxi ( com substencial descida salarial). Brahimi também já está na altura de dar o salto, veremos se alguém faz uma prosposta à altura. O Alex Telles é obrigatório manter.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 14, 2018 at 3:46 pm

    E muito pode agradecer ao seu presidente Luis Filipe Vieira já não estarem em sistema fair play financeiro.

    Foi um excelente trabalho de vieira na recuperação do FCP.

  • Angelberg 1
    Posted Maio 14, 2018 at 3:45 pm

    Vender alguns emprestados + 2 titulares no máximo ( Brahimi e Ricardo ou abou?). Renovar com Casillas Dalot Marcano Herrera. Comprar com critério alguém para o lugar do André André e Hernâni. E renovar com o treinador já agora.

  • jlgoncal
    Posted Maio 14, 2018 at 3:37 pm

    Obviamente que já não irá estar sob o Fair-Play Financeiro… mal seria se o tivesse!!!

    O Porto vai realizar 43M na CL só por entrar na Fase de Grupos (+-18M a mais que toda a participação este ano) e ainda vai, contabilisticamente, entrar o contrato da Altice em vigor (mais 22€ de receitas que este ano).

    Ora com mais 40M€ só de entrada para o orçamento 18/19, mal seria se ainda tivesse sob a alçada do Fair Play… em teoria até nem precisaria de realizar mais valias no próximo orçamento, para que esse fosse cumprido.

    Agora e até junho 18 o que conta é o 17/18 e aí obrigatoriamente terá de sair alguém.

    Os mais naturais serão Ricardo Pereira e Soares ou Abu, pois existe Diogo Dalot e Gonçalo Paciência como alternativas a lugares no plantel, agora temos alguns jogadores como Brahimi, Alex Telles, Herrera e o próprio Marega, que vão ser “vitimas” de um forte assédio e tudo vai depender do que a SAD conseguir fazer para resistir a todos estes ataques/tentações.

    No contexto prático apenas seria preciso vender um jogador bem vendido (+ de 30M€) e capitalizar os empréstimos que realmente foram rentabilizados (Chidozie e Boly aparentemente podem render um valor a rondar os 20M€ os dois juntos).

    • User1990
      Posted Maio 14, 2018 at 3:50 pm

      Posso estar enganado mas acho que o dinheiro da Altice não entra nestas contas, já foram adiantados 3anos desse valor, só o valor de entrada da champions não cobre o prejuízo do ano anterior logo para não estar nas regras do fair play financeiro o Porto não pode comprar e ainda tem de vender.

      • jlgoncal
        Posted Maio 14, 2018 at 4:05 pm

        Contabilisticamente o Dinheiro entra agora e eu não vi em lado nenhum que tivessem sido adietados 160M!!!! de Euros… como é óbvio, isso não aconteceu… Foram adietados alguns M sim senhor, mas nada de muito relevante caso contrário não haveria UEFA por estas bandas.

        40M orçamentais num orçamento de 120M€ é um terço de receitas extraordinárias (comparando com o orçamento anterior) o que significa que este ano, é muito mais fácil o trabalho do Departamento Financeiro.

        Agora é só não estragar… e isso passa por renovar com Casillas e Maxi com ordenados decentes com topo máximo de 2M€/ano e nunca mais exagerar nos ordenados, de forma a baixar o peso salarial para valor a rondar os 50M€.

        • User1990
          Posted Maio 14, 2018 at 6:28 pm

          Contabilisticamente o dinheiro ate pode entrar agora mas já tem para onde ir, esta dado como garantia para pagar a quem tem direito por tanto como o Porto e bom pagador (viu-se o caso do Estoril que mal teve dinheiro pagou logo) esse dinheiro o Porto nem o vai sentir porque tem logo para onde ir. Posso estar errado em relação a 3anos mas que adiantou isso adiantou tal como adiantaram os outros dois grandes ( o benfica adiantou 100milhoes para pagar aos bancos).
          Mas mesmo assim acho que fizeste mal as contas 3 anos não são 160 milhões, porque o Porto não fez um contrato de 540milhoes a 10 anos com a Altice, o Porto fez um contrato de 460milhoes onde ja adiantou 90milhoes de euros. Podes pesquisar para confirmar o que estou a dizer.
          Já agora como referi em cima o caso do Estoril, se a UEFA estivesse mesmo preocupada vocês nem iam as competições europeias porque omitiram ( ou nunca existiu) uma divida de 750mil euros de 3relatorios de contas que misteriosamente apareceu este ano quando foi preciso, resumindo ninguém se interessa com o que vem escrito nos relatórios de contas porque todos o aldabram.

          • jlgoncal
            Posted Maio 14, 2018 at 7:04 pm

            Yeap… fiz mal as contas sim! Tens toda a razão… fiz 4 anos e não 3.

            No entanto voltamos ao mesmo… o Porto tem um Factoring entre 80-90M (pelo que veio em algumas notícias) mas esse Empréstimo é pode ser adietado e tem datas de termino não aquando do primeiro pagamento do contrato mas em tempos espalhados.

            Factual-mente não sei se a Altice já avançou com algum dinheiro ou não, assim como ninguém sabe, se esse capital vai ser pago com a entrada do dinheiro ou não, pois o Porto deu em, termos leigos, como “garantia” a entrada do capital do contrato.

            Mas vamos a coisas sérias… ou financeiras… o que interessa é o que vem nos livros e com a entrada dos mais de 80M€ diretos vai causar um impacto muito substancial.

            A Juntar a isto entram os 44M€ em caixa, portanto só se o Departamento Financeiro for um grande conjunto de nabos, é que o Porto ainda estará sob intervenção da UEFA.

            Não esquecer que provavelmente ainda vão entrar mais de 50M€ até final de Junho, com as vendas de 1 titular e os Empréstimos rentabilizados de Layun, Chodozie e Boly.

            Ah! E o que conta para a UEFA são números e não dinheiro em caixa, apesar de como disse acima, se com Altice (que mesmo que esteja já alguma coisa cativada sempre deve entrar metade, ou seja 20M€), mais 43M€ da CL, mais os 50M€ até Junho e mais as receitas ao longo do ano ainda tiverem que recorrer aflitos a empréstimos… é despedimento!

            Ah e claro… para se Investir deveríamos fazer mais uma mais valia acima do valor dos 50M€ e não ultrapassar o limite dessa venda… mas isso certamente não vai acontecer pois os gestores que temos não tem qualquer visão…

            • User1990
              Posted Maio 14, 2018 at 11:03 pm

              Como te disse no outro comentário o Porto já recebeu 90milhoes da altice, se já recebeu o dinheiro da próxima época duvido que vá receber este ano, mas nunca se sabe como são os negócios entre o clube e a altice.
              Acho só que te estás a esquecer de uma coisa muito importante, isto não é um ano 0 para o Porto, o Porto deu muito prejuízo nos anos anteriores e por isso disse que não deve haver grande investimento porque é preciso pagar esses valores que ficaram para trás e não é comum no Porto ficarem a dever nada a ninguém tal como o Benfica nunca ninguém veio reclamar de negociar com o Porto, sempre falaram bem dos negócios com o clube.

  • De Carvalho
    Posted Maio 14, 2018 at 3:31 pm

    Tudo que seja oportunidade de negócio acho que o Porto deve aproveitar.
    Layun e boly são vendas certas.
    Mikel, adrian, govea e chidozie podem dar dinheiro.
    Existe hernani que tem mercado na grecia.
    Marega e Herrera estão valorizados e pode não haver nova oportunidade de negócio apesar da importância que têm.
    Brahimi e abubacar tem mercado e é de aproveitar as suas vendas.
    Manter alex telles, danilo,marcano e filipe é essencial.
    Ricardo é um excelente ativo mas tendo dalot no plantel é um dos potenciais negócios.
    Curioso para perceber o que Conceição pretende para reforçar o plantel

  • User1990
    Posted Maio 14, 2018 at 3:26 pm

    Se diz com tanta certeza que não vão estar sob as regras do fair play financeiro e porque vai continuar a não investir em contratações já que o dinheiro da champions vai ter de cobrir o buraco dos anos anteriores. Uma coisa desnecessária é vir falar dos perdões, agora que o campeonato acabou a aliança acaba também porque o Porto ganhou e já se pode “atacar “ o Sporting e mandar mais umas bicadas ao Benfica, mas convém não se esquecer que pagam 3euros por mês de um centro de treinos e que ao fim de um certo tempo pertence ao clube.

  • Marcos
    Posted Maio 14, 2018 at 3:26 pm

    Quanto a entradas/permanências: Tentar baixar salário de Casillas ao máximo para ele ficar mais 1 época. Ainda é determinante na baliza e, caso Diogo Costa seja o GR suplente, ajudaria-o imenso a evoluir; Marcano, este tem de se tentar ao máximo a renovação, faz uma bela dupla com Felipe e é um do capitães. Um extremo (direito de preferência). Renovar com Dalot e Herrera.

    Saídas: Reyes, infelizmente parece-me que não quer ficar. Subida de um dos Diogos ou Jorge Fernandes; Maxi – Dalot já está ambientado à 1ª equipa e Maxi só o estaria a tapar e a receber demasiado para aquilo que apresenta. Brahimi – com 28 anos se quer ir para uma liga mais competitiva é agora. Como o próprio disse ficou sem o peso nas costas, e agora seria uma ótima altura para sair. Aboubakar – inconstante, e penso que poderia ser um belo encaixe para o clube, podendo-se apostar no Gonçalo mais a sério.

    Dúvidas: Alex Telles e Ricardo. Deveriam ficar, mas não sei, são muito apetecíveis para clubes endinheirados. Óliver – o meu jogador preferido, mas será que fica para comer banco com SC? O próprio SC, será que fica? Honestamente vejo-o a sair para Inter ou Lazio.

    Emprestados: Boly, Chidozie e Layun devem ser para vender. Pelos 3 devemos conseguir algo à volta de 30 milhões, o que seria ótimo. Também Adrián e Bueno deveriam sair.

    Desejo: Jackson Martinez, com salário baixo, voltar ao clube. Isto levaria a que Gonçalo tivesse de ser vendido/emprestado e a condição física de Jackson é uma incógnita.

    Espero que o Porto saiba mexer-se no mercado!

  • JoaoJ
    Posted Maio 14, 2018 at 3:19 pm

    Seria essencial segurar Brahimi e Alex Telles. Importante renovar com Iker, Marcano e Dalot mas não catastrófico. O resto, com excepção do Danilo por ser opção única para a posição, não é insubstituível e há inclusivé já boas soluções para alguns na folha salarial, casos de Varela (Óliver/Otávio), Galeno (Hernâni), Diogo Leite (Reyes). Tentaria reter Marega mas sem faltas de ar.

  • Kacal
    Posted Maio 14, 2018 at 3:18 pm

    Casillas e Maxi devem ficar ao que parece, Marcano e Reyes poderão sair a custo zero, infelizmente. De resto, vai depender do interesse de mercado e das propostas, mas talvez sair o Ricardo Pereira com a renovação de Dalot e aposta a titular, ficando o Telles mais 1 época. Sairiam Marcano, Reyes e Ricardo Pereira na defesa. No meio-campo, acredito que o Herrera irá renovar e ficar, sendo que o Danilo poderá ficar devido à lesão o que prejudica uma possível transferência. E no ataque poderá ser o momento de Brahimi sair e talvez o Aboubakar saía também, um entre Marega e Soares poderá sair também. Por mim renovavam todos que estão em fim de contrato ou perto disso, mas provavelmente não irá ser possível.

    Marcano, Reyes, Ricardo Pereira, Hernâni, Brahimi, Aboubakar e Soares mais os excedentários (Boly, Chidozie, Layún, etc), aposto em algo assim e seria o que eu escolhia.

    Casillas, José Sá e Diogo Costa
    Dalot e Maxi
    Felipe, Osório e Diogo Queirós/Diogo Leite
    Alex Telles
    Danilo e Mikel
    Herrera, Óliver, Sérgio Oliveira e André André
    Corona e Otávio
    Marega e Gonçalo Paciência

    Isto e mais alguns da equipa B poderá ser a base da próxima época, depois é preciso investir em 2, 3 ou 4 elementos de qualidade. Sendo que mais 1 ou outro jogador poderá ficar daqueles que disse que poderão sair.

    • Prontauro
      Posted Maio 14, 2018 at 4:07 pm

      A minha visão do que poderá acontecer (o que é sempre uma incógnita até acontecer mesmo) é idêntica à tua. No entanto, preferia que o André André saísse e desse o lugar a alguém mais capacitado. E entre Vaná e José Sá, também me paira uma grande dúvida. E o Paulinho, não incluiste, não sei se de propósito ou por esquecimento, uma vez que colocaste o Osório (que, verdade seja dita, tendo em conta o que (não) mostrou, só deverá ficar caso a cláusula de compra seja mesmo obrigatória).

      • Kacal
        Posted Maio 14, 2018 at 4:51 pm

        Eu pus o André André por causa de ser um jogador com mística e útil, mas caso venha alguém mais capacitado aceito a saída, claro. E não é de descartar que possa sair.

        Em relação a Vaná e José Sá, pus o Sá por ser português e sentir o clube, além de já ter tido jogos a titular, mas pode ficar o Vaná perfeitamente.

        Por fim, o Paulinho não inclui por esquecimento, erro meu. Mas por mim é para manter e ter mais oportunidades. E o Osório, realmente poderá não ficar, mas pensei que a clausula fosse obrigatória e como deverão sair Marcano e Reyes seria mais uma opção já que ficaremos apenas com Felipe e não sei se os dois Diogos ficarão. Mas não me importo de ter os dois Diogos no plantel com o Felipe e ir ao mercado por um central, deixando o Osório ir embora.

        • Prontauro
          Posted Maio 14, 2018 at 5:18 pm

          A ideia que eu tenho é que as cláusulas dos jogadores que estão emprestados ao Porto (Paulinho, Osório e Waris) são obrigatórias. Mas isso não quer dizer que eles fiquem no plantel na próxima época. Quanto aos centrais, espero sinceramente que a dupla Marcano – Felipe seja mantida. Depois, para 3º e 4º centrais há Osório, Jorge Fernandes, Diogo Leite, Diogo Queirós e, até, o Chidozie.

          • WildFury
            Posted Maio 14, 2018 at 6:03 pm

            Acho que a do Waris não é obrigatória (mas não tenho certezas).
            De qualquer das maneiras mais valia não termos tido mercado de Inverno, ninguém acrescentou nada. Na minha modesta opinião, foi dinheiro desperdiçado.

          • Kacal
            Posted Maio 14, 2018 at 5:53 pm

            Lá está, essa é a minha ideia. E, caso o Marcano saía, ir ao mercado por um central.

  • Prontauro
    Posted Maio 14, 2018 at 3:01 pm

    Tendo em conta a “obrigatoriedade” de haver saídas, seria importante renovar com alguns jogadores que têm um papel de relevo no plantel, como Marcano ou Herrera, e com jovens promessas que poderão assegurar o futura da equipa, tendo em conta que não se poderá gastar muito, como por exemplo o Dalot.

    Quanto a saídas, para além do Reyes, que acredito que sairá a custo zero, também acredito que o Aboubakar sairá, quem sabe se o Soares e/ou o Marega, talvez também o Brahimi. E depois coloco interrogação em jogadores como Ricardo e Alex Telles. Isto falando daqueles que foram alguns dos jogadores mais importantes da época (e o Reyes…), porque de certeza que outros menos utilizados sairão. O Herrera, acredito que ficará. Mas posso enganar-me.

  • RicardoFaria
    Posted Maio 14, 2018 at 2:54 pm

    O Porto vai certamente realizar encaixas com alguns excedentários ( Boly, Chidozie, Layún, ..) e isso vai servir para não ser necessária a venda de vários dos principais titulares, contudo, pelo menos 1 ou 2 deverão sair.
    Na minha opinião o jogador que certamente vai sair será o Ricardo Pereira e deve render um valor perto da cláusula de rescisão (37.5M).
    Seria a altura certa pra vender Herrera e Marega uma vez que ambos estão valorizados e poderá não existir oportunidade futura de realizar bons encaixes com ambos.
    Renovar com alguns jogadores que terminam contrato para o ano será o principal objetivo e depois ir ao mercado com critério para que não voltemos a ser visados pela UEFA.
    Por mim, baixando o ordenado, Maxi e Casillas ficavam no plantel mais uma época.

    Saudações DesPortistas!

    • Luis 1 2 3
      Posted Maio 14, 2018 at 3:38 pm

      Não concordo nada com a permanencia do Maxi, temos o Fonseca e Dalot, mais uma vez os emprestados vão ser mvps depois de Marega, Ricardo e Aboubakar serem muito importantes no titulo, os emprestados vão dar muito dinheiro, layun, chidozie, boly, Mikel, Quintero, Suk,Adrián López.
      Depois vai haver alguns retornos para lutarem por um lugar no plantel, Fonseca, A.Pereira, Jorge Fernandes

      • Kacal
        Posted Maio 14, 2018 at 4:59 pm

        O Fernando Fonseca até mostrou algum potencial nas camadas jovens e na equipa B, até achei interessante no jogo na Madeira pela equipa principal. Mas o empréstimo ao Estoril provou-me o contrário e ele não tem, e duvido que venha a ter, qualidade para jogar no FC Porto. Prefiro manter Maxi como experiente e concorrente do Dalot, isto caso o Ricardo Pereira saía, claro.

      • RicardoFaria
        Posted Maio 14, 2018 at 4:02 pm

        É um jogador bastante experiente e poderia ajudar Dalot a crescer para além de ser capaz de cumprir quando é chamado.
        Para mim, a sua renovação era importante.

        Saudações DesPortistas!

      • Prontauro
        Posted Maio 14, 2018 at 4:01 pm

        Se Ricardo sair, sou a favor da permanência do Maxi, na impossibilidade de contratar alguém que lute com o Dalot pela titularidade. Sinceramente, não vejo qualidade no Fernando Fonseca para sequer vestir a “camisola de suplente” do Porto.

        Já o Jorge Fernandes acredito que possa ser útil como 3º/4º central.

        • RicardoFaria
          Posted Maio 14, 2018 at 4:22 pm

          Eu também quero que o Maxi renove apenas se o Ricardo sair, caso contrário, não seria necessário a permanência do uruguaio.
          Também não vejo qualidade suficiente em Fernando Fonseca.
          Para 3/4 central penso que deverão subir os Diogos.

          • Prontauro
            Posted Maio 14, 2018 at 4:31 pm

            Também gostava que subissem os Diogos e se mantivesse o Marcano e o Felipe. Mas há também a incógnita Osório, para além do Jorge Fernandes, que me parece ser um jogador com qualidade aceitável.

            • RicardoFaria
              Posted Maio 14, 2018 at 5:02 pm

              O Osório tendo cláusula obrigatória quase de certeza que fica no plantel porque senão, por mim, ficava Felipe, os Diogos e íamos ao mercado comprar um titular se não fosse possível renovar com Marcano.

Deixa um comentário