Sérgio Conceição foi questionado sobre como se treinava a mentalidade da equipa e acabou a recordar os seus anos passados e a socorrer-se doutros temas para desculpar a má época.
Eu só vejo as manchetes e já estou farto deste sujeito, como é que os adeptos de um clube com um treinador destes, que culpa tudo e todos menos a si mesmo não se fazem ouvir?! Não mostram lenços brancos, nada! Até quando é que vão levar com areia nos olhos?!
henry14
Posted
Abril 20, 2024 at
9:47 pm
Francisco Ramos, se me estiveres a ler, é por discursos destes que eu e muitos outros se tornam tóxicos, no teu entender. Porque estamos fartos.
Já não há paciência para este tipo de discursos, inclusive muitos portistas sabem que isto não é mais que atirar areia para os olhos das pessoas.
Agora pergunto-te, pois salvo algumas exceções, pareces ser um indivíduo correto. Não estás farto que este tipo treine o teu clube? Independentemente de ser bom ou mau treinador. São 7 anos disto.
E não estou a falar por escolher o jogador X em vez do Y ou o jogador A em vez do B. Estou a falar por causa da postura, dos discursos, da conduta etc etc.
Francisco Ramos
Posted
Abril 21, 2024 at
4:19 pm
Vou responder apenas deste para ser succinto!
–
Sobre os lenços brancos já expliquei que não é o modus operandi dos adeptos portistas, contudo há cada vez mais adeptos que estão fartos disto (e não só o treinador), sendo eu um deles. Mas os assobios são cada vez mais presentes tal como as críticas, principalmente nas redes sociais.
–
Eu deixei de ver conferências de imprensa há anos por dois motivos. Primeiro porque passei a ser um adepto dito normal e apenas vejo os jogos e já nem são todos tal a qualidade futebolística existente. Segundo porque, tal como dizes, estas conversas são todas para inglês ver, já ninguém acredita em nada do que este e outros senhores dizem. E nem é só desviar atenções, contradizem-se regularmente porque quando se mete perde-se a noção das mentiras e acabamos por ser presos nas mesmas.
–
Sobre Sérgio em si, tal como com Jorge Nuno, eu sou agradecido pelo que fizeram, acho é que não devem viver de agradecimento eterno. Sérgio foi muito importante numa fase do clube que nada ganhava mas nesta fase já não há nada a ganhar com ele. Tal como se perderam os ciclos dos jogadores, começámos também a perder o do treinador, sendo aquele que teve reinado mais longo no clube (porque Jorge precisa tanto de Sérgio, como Sérgio de Jorge). E passando a explicar o porquê de achar que o seu ciclo acabou:
* Não somos mais competitivos. Não confundir com raça, com garra, ser competitivo é lutar por títulos e vitórias e Sérgio ao dia de hoje já não é capaz disso em regularidade. O último campeonato já tinha sido um sinal, a aproximação é mais demérito do rival que mérito nosso, e este é apenas o prolongar dos sintomas estando a 16 pontos do Sporting e 9 do Benfica quando ainda faltam 5 jogos. Além de que todas as estatísticas mostram um dos piores Portos das últimas décadas, seja golos, seja vitórias, seja derrotas, etc.
* Mesmo nas competições internacionais, à data o Porto joga muito mais para não perder do que para ganhar. Fomos o único clube que não conseguiu retirar pontos ao Barcelona e nunca tivemos perto de eliminar o Arsenal em jogo jogado. Claro que tem o seu mérito em anular os pontos fortes, mas acaba aí.
* A valorização (ou falta dela) de jogadores. Só nesta época as transferências de Ivan Jaime e Fran Navarro foram 17M deitados ao lixo, tal como na época passada foram os 33M entre Carmo e Veron ou os 17M entre Samuel Portugal, Franco e Grujic. Além das inúmeras transferências falhadas, não existe uma valorização dos ativos já existentes, salvo raras excepções (principalmente quando pedimos ajuda aos empresários) e temos bastantes a sair a custo zero, algo que não se verificava antigamente.
* A postura da equipa técnica. Não tenho nada contra ser mais passivo ou mais agressivo, até porque a justiça em Portugal assim o permite com multas irrisórias e castigos em períodos oportunos, mas a partir do momento que isso passa para os jogadores (que não se verificava antes) é porque se perdeu o controlo. Temos quase 30% de cartões escusados, demasiado para o que foi o passado com este treinador.
* A qualidade de jogo. Já fomos fortes nas bolas paradas, já tivemos futebol vistoso, já fomos dominantes. O que somos hoje? Uma sombra! Atenção que só pode ganhar um, nem sequer discuto isso, mas acho que devíamos estar na luta, basta pensar que fomos eliminados pelo Estoril esta época na Taça da Liga (fomos vencidos 3 vezes por estes!!).
–
E acho que é tudo!
henry14
Posted
Abril 22, 2024 at
12:04 am
Bem, disseste muita coisa. A maior parte até concordo, no entanto a parte que mais me interessa da tua resposta e onde me vou focar é o ponto “a postura da equipa técnica” (porque foi sobre isso que falei no meu comentário).
E neste ponto específico não podia estar mais em desacordo. Então como as multas são irrisórias e os castigos em períodos oportunos, estás-te a borrifar se a tua equipa técnica passa dos limites, é isso? Foi isso que eu entendi. Aliás, a única coisa que te chateia é que os jogadores fiquem contagiados pela equipa técnica e que também eles passem dos limites?
Enfim, é a tua opinião, tenho que aceitar. Como espero que aceites que eu ache a tua opinião (neste ponto) completamente surreal. Ou então não te expressaste bem, o que duvido.
Francisco Ramos
Posted
Abril 22, 2024 at
8:45 am
Por acaso expressei-me como queria.
–
O Porto tinha um problema de liderança, muito visível nos treinadores com estilo mais passivo antes da entrada de Sérgio Conceição. E na data era preciso outro perfil, até porque a direcção está caduca, e por isso acho que a agressividade (não estou a falar de ofensas, picardias, etc) para com os jogadores fazia sentido, até pelos jogadores em si. E prefiro um treinador que dê dois berros lá para dentro do que um que esteja sentado ou de pé com mãos nos bolsos!
–
Agora, eu não estou a borrifar-me se a equipa técnica passa dos limites. Primeiro, ela passa porque a justiça assim o permite. Em Portugal existe uma passividade muito grande relativamente aos intervenientes do jogo, ainda ontem o Estoril é claramente prejudicado devido a isto, pelo que não será com multinhas e castigos no Verão que algo vai mudar. Agora, se a justiça assim o permite, comparo a postura com um carro a circular. Toda a gente sabe os limites mas uma grande maioria faz contra ordenações. Porquê? Porque não tem intervenção das autoridades. E continuam a fazer, e acredito que tu também andas acima dos 120 na auto-estrada! E isto não incomoda ninguém se não houver acidentes, certo? É como no banco do Porto.
–
E atenção, é uma maneira de ver as coisas. Se o Porto tivesse uma estrutura diferente, talvez outro perfil de treinador não tivesse sido necessário. Agora tudo o que é conflito com outras equipas técnicas, com stewarts, etc, é que discordo e como isso agora é um deja vu constante, o seu ciclo terminou. Porque tem sido a máscara de todos os maus resultados.
Gato das Bolas
Posted
Abril 20, 2024 at
2:20 pm
Sim, 6 anos acima dos 80, não é difícil de perceber como. Este ano provavelmente iria novamente mas entretanto desde que prenderam o dr. Madureira e outros a coisa complicou
BrunoV
Posted
Abril 20, 2024 at
12:40 pm
Ainda bem que a mentalidade presente no Porto é essa.
A cupla não é deles, mas sim dos outros.
.
Basta o Sporting manter o Amorim e arranjar um substituto para o Gyokeres,
o Benfica manter esta forma, estão em segundo destacaddos.
.
E o Porto fica outra vez em terceiro, e se o Braga atinar, não sei se o Porto consegue o terceiro.
P. Pereira
Posted
Abril 20, 2024 at
11:39 pm
Só suposições aí em cima da mesa. Diria que é mais difícil o Sporting manter o rendimento atual e o Benfica igual do que o Porto ter uma época igual mesmo com esta mentalidade dos coitadinhos e do bicho papão Luís André
BrunoV
Posted
Abril 21, 2024 at
9:53 am
São opiniões,
eu tenho a opinião que o Sporting e o Benfica conseguem fazer 80 pontos para o ano e o Porto não,
tu tens a opinião oposta,
no fundo ambos temos muitas suposições, mas para o ano teremos factos :D
Pennypacker
Posted
Abril 20, 2024 at
1:16 pm
Uma vez que o Porto já não pode ir à Champions, acabarem em 4° até pode ser melhor que ficar em 3°, porque iriam à Taça Conferência onde automaticamente seriam um dos principais senão mesmo o principal candidato ao título
Romulo
Posted
Abril 21, 2024 at
6:42 am
Sim, ganhar uma conference league é de um prestígio enorme. O Braga tem por exemplo uma intertoto no currículo, e está-se sempre a falar disso e os outros clubes roem-se de inveja. Uma liga Europa ainda tem algum prestígio, mas uma conference? Por amor de Deus…
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2024 at
9:53 pm
O Porto, ficando em 4°, vai à Liga Europa. Vai diretamente à fase de grupos se ganhar a taça, às pré-eliminatórias caso perca.
BrunoV
Posted
Abril 20, 2024 at
4:59 pm
Na perspectiva de conseguir um título europeu, concordo contigo.
.
No entanto, eu estava a referir-me no futuro.
Se as pessoas que estão no Porto não têm a capacidade para perceber que eles estão onde estão por erros própios o mais provável é piorarem
Jeco Baleiro
Posted
Abril 20, 2024 at
4:36 pm
O 4⁰ lugar dá acesso às pré eliminatórias da Liga Europa. Á Conference só vai o 5⁰
Sam Tuga
Posted
Abril 21, 2024 at
9:09 am
Isso ainda não é certo e passo a explicar, “Agora, falta saber a definição de cada equipa para a entrada nas competições europeias. Com Sporting e (quase de certeza) Benfica nos lugares de Liga dos Campeões, fica a dúvida sobre quem alcança o pódio. O vencedor da Taça de Portugal fica com acesso direto à Liga Europa, só que, se for o Sporting, essa vaga passa para o 3.º classificado. Depois, há a vaga para a 2.ª Pré-Eliminatória (para o terceiro ou o quarto lugar, conforme o vencedor da Taça) e a vaga para a 2.ª Pré-Eliminatória da Conference League, para quarto ou quinto classificado.”
Pennypacker
Posted
Abril 20, 2024 at
9:26 pm
Humm… Tens razão, mas esclarece-me o seguinte, isso é porque a final da Taça é Porto-Sporting certo?
–
Se a final fosse entre equipas fora das competições europeias, o vencedor da Taça e o 3° classificado iriam à Liga Europa e o 4° classificado iria à Liga Conferência, certo?
Jeco Baleiro
Posted
Abril 21, 2024 at
9:15 am
Sim é isso.
Valderrama
Posted
Abril 20, 2024 at
4:18 pm
Isso não faz qualquer sentido. Mesmo não pensando na parte financeira, em que seria obviamente ainda pior ir para a Liga Conferência do que para a Liga Europa, do ponto de vista desportivo não dignifica o clube. Mas parece que o conceito “final europeia” veio para ficar…
É a mesma lógica que descer de divisão porque teriam mais hipóteses de ser campeões na segunda liga.
18 Comentários
disturbed17
Eu só vejo as manchetes e já estou farto deste sujeito, como é que os adeptos de um clube com um treinador destes, que culpa tudo e todos menos a si mesmo não se fazem ouvir?! Não mostram lenços brancos, nada! Até quando é que vão levar com areia nos olhos?!
henry14
Francisco Ramos, se me estiveres a ler, é por discursos destes que eu e muitos outros se tornam tóxicos, no teu entender. Porque estamos fartos.
Já não há paciência para este tipo de discursos, inclusive muitos portistas sabem que isto não é mais que atirar areia para os olhos das pessoas.
Agora pergunto-te, pois salvo algumas exceções, pareces ser um indivíduo correto. Não estás farto que este tipo treine o teu clube? Independentemente de ser bom ou mau treinador. São 7 anos disto.
E não estou a falar por escolher o jogador X em vez do Y ou o jogador A em vez do B. Estou a falar por causa da postura, dos discursos, da conduta etc etc.
Francisco Ramos
Vou responder apenas deste para ser succinto!
–
Sobre os lenços brancos já expliquei que não é o modus operandi dos adeptos portistas, contudo há cada vez mais adeptos que estão fartos disto (e não só o treinador), sendo eu um deles. Mas os assobios são cada vez mais presentes tal como as críticas, principalmente nas redes sociais.
–
Eu deixei de ver conferências de imprensa há anos por dois motivos. Primeiro porque passei a ser um adepto dito normal e apenas vejo os jogos e já nem são todos tal a qualidade futebolística existente. Segundo porque, tal como dizes, estas conversas são todas para inglês ver, já ninguém acredita em nada do que este e outros senhores dizem. E nem é só desviar atenções, contradizem-se regularmente porque quando se mete perde-se a noção das mentiras e acabamos por ser presos nas mesmas.
–
Sobre Sérgio em si, tal como com Jorge Nuno, eu sou agradecido pelo que fizeram, acho é que não devem viver de agradecimento eterno. Sérgio foi muito importante numa fase do clube que nada ganhava mas nesta fase já não há nada a ganhar com ele. Tal como se perderam os ciclos dos jogadores, começámos também a perder o do treinador, sendo aquele que teve reinado mais longo no clube (porque Jorge precisa tanto de Sérgio, como Sérgio de Jorge). E passando a explicar o porquê de achar que o seu ciclo acabou:
* Não somos mais competitivos. Não confundir com raça, com garra, ser competitivo é lutar por títulos e vitórias e Sérgio ao dia de hoje já não é capaz disso em regularidade. O último campeonato já tinha sido um sinal, a aproximação é mais demérito do rival que mérito nosso, e este é apenas o prolongar dos sintomas estando a 16 pontos do Sporting e 9 do Benfica quando ainda faltam 5 jogos. Além de que todas as estatísticas mostram um dos piores Portos das últimas décadas, seja golos, seja vitórias, seja derrotas, etc.
* Mesmo nas competições internacionais, à data o Porto joga muito mais para não perder do que para ganhar. Fomos o único clube que não conseguiu retirar pontos ao Barcelona e nunca tivemos perto de eliminar o Arsenal em jogo jogado. Claro que tem o seu mérito em anular os pontos fortes, mas acaba aí.
* A valorização (ou falta dela) de jogadores. Só nesta época as transferências de Ivan Jaime e Fran Navarro foram 17M deitados ao lixo, tal como na época passada foram os 33M entre Carmo e Veron ou os 17M entre Samuel Portugal, Franco e Grujic. Além das inúmeras transferências falhadas, não existe uma valorização dos ativos já existentes, salvo raras excepções (principalmente quando pedimos ajuda aos empresários) e temos bastantes a sair a custo zero, algo que não se verificava antigamente.
* A postura da equipa técnica. Não tenho nada contra ser mais passivo ou mais agressivo, até porque a justiça em Portugal assim o permite com multas irrisórias e castigos em períodos oportunos, mas a partir do momento que isso passa para os jogadores (que não se verificava antes) é porque se perdeu o controlo. Temos quase 30% de cartões escusados, demasiado para o que foi o passado com este treinador.
* A qualidade de jogo. Já fomos fortes nas bolas paradas, já tivemos futebol vistoso, já fomos dominantes. O que somos hoje? Uma sombra! Atenção que só pode ganhar um, nem sequer discuto isso, mas acho que devíamos estar na luta, basta pensar que fomos eliminados pelo Estoril esta época na Taça da Liga (fomos vencidos 3 vezes por estes!!).
–
E acho que é tudo!
henry14
Bem, disseste muita coisa. A maior parte até concordo, no entanto a parte que mais me interessa da tua resposta e onde me vou focar é o ponto “a postura da equipa técnica” (porque foi sobre isso que falei no meu comentário).
E neste ponto específico não podia estar mais em desacordo. Então como as multas são irrisórias e os castigos em períodos oportunos, estás-te a borrifar se a tua equipa técnica passa dos limites, é isso? Foi isso que eu entendi. Aliás, a única coisa que te chateia é que os jogadores fiquem contagiados pela equipa técnica e que também eles passem dos limites?
Enfim, é a tua opinião, tenho que aceitar. Como espero que aceites que eu ache a tua opinião (neste ponto) completamente surreal. Ou então não te expressaste bem, o que duvido.
Francisco Ramos
Por acaso expressei-me como queria.
–
O Porto tinha um problema de liderança, muito visível nos treinadores com estilo mais passivo antes da entrada de Sérgio Conceição. E na data era preciso outro perfil, até porque a direcção está caduca, e por isso acho que a agressividade (não estou a falar de ofensas, picardias, etc) para com os jogadores fazia sentido, até pelos jogadores em si. E prefiro um treinador que dê dois berros lá para dentro do que um que esteja sentado ou de pé com mãos nos bolsos!
–
Agora, eu não estou a borrifar-me se a equipa técnica passa dos limites. Primeiro, ela passa porque a justiça assim o permite. Em Portugal existe uma passividade muito grande relativamente aos intervenientes do jogo, ainda ontem o Estoril é claramente prejudicado devido a isto, pelo que não será com multinhas e castigos no Verão que algo vai mudar. Agora, se a justiça assim o permite, comparo a postura com um carro a circular. Toda a gente sabe os limites mas uma grande maioria faz contra ordenações. Porquê? Porque não tem intervenção das autoridades. E continuam a fazer, e acredito que tu também andas acima dos 120 na auto-estrada! E isto não incomoda ninguém se não houver acidentes, certo? É como no banco do Porto.
–
E atenção, é uma maneira de ver as coisas. Se o Porto tivesse uma estrutura diferente, talvez outro perfil de treinador não tivesse sido necessário. Agora tudo o que é conflito com outras equipas técnicas, com stewarts, etc, é que discordo e como isso agora é um deja vu constante, o seu ciclo terminou. Porque tem sido a máscara de todos os maus resultados.
Gato das Bolas
Sim, 6 anos acima dos 80, não é difícil de perceber como. Este ano provavelmente iria novamente mas entretanto desde que prenderam o dr. Madureira e outros a coisa complicou
BrunoV
Ainda bem que a mentalidade presente no Porto é essa.
A cupla não é deles, mas sim dos outros.
.
Basta o Sporting manter o Amorim e arranjar um substituto para o Gyokeres,
o Benfica manter esta forma, estão em segundo destacaddos.
.
E o Porto fica outra vez em terceiro, e se o Braga atinar, não sei se o Porto consegue o terceiro.
P. Pereira
Só suposições aí em cima da mesa. Diria que é mais difícil o Sporting manter o rendimento atual e o Benfica igual do que o Porto ter uma época igual mesmo com esta mentalidade dos coitadinhos e do bicho papão Luís André
BrunoV
São opiniões,
eu tenho a opinião que o Sporting e o Benfica conseguem fazer 80 pontos para o ano e o Porto não,
tu tens a opinião oposta,
no fundo ambos temos muitas suposições, mas para o ano teremos factos :D
Pennypacker
Uma vez que o Porto já não pode ir à Champions, acabarem em 4° até pode ser melhor que ficar em 3°, porque iriam à Taça Conferência onde automaticamente seriam um dos principais senão mesmo o principal candidato ao título
Romulo
Sim, ganhar uma conference league é de um prestígio enorme. O Braga tem por exemplo uma intertoto no currículo, e está-se sempre a falar disso e os outros clubes roem-se de inveja. Uma liga Europa ainda tem algum prestígio, mas uma conference? Por amor de Deus…
oMeuUserName
O Porto, ficando em 4°, vai à Liga Europa. Vai diretamente à fase de grupos se ganhar a taça, às pré-eliminatórias caso perca.
BrunoV
Na perspectiva de conseguir um título europeu, concordo contigo.
.
No entanto, eu estava a referir-me no futuro.
Se as pessoas que estão no Porto não têm a capacidade para perceber que eles estão onde estão por erros própios o mais provável é piorarem
Jeco Baleiro
O 4⁰ lugar dá acesso às pré eliminatórias da Liga Europa. Á Conference só vai o 5⁰
Sam Tuga
Isso ainda não é certo e passo a explicar, “Agora, falta saber a definição de cada equipa para a entrada nas competições europeias. Com Sporting e (quase de certeza) Benfica nos lugares de Liga dos Campeões, fica a dúvida sobre quem alcança o pódio. O vencedor da Taça de Portugal fica com acesso direto à Liga Europa, só que, se for o Sporting, essa vaga passa para o 3.º classificado. Depois, há a vaga para a 2.ª Pré-Eliminatória (para o terceiro ou o quarto lugar, conforme o vencedor da Taça) e a vaga para a 2.ª Pré-Eliminatória da Conference League, para quarto ou quinto classificado.”
Pennypacker
Humm… Tens razão, mas esclarece-me o seguinte, isso é porque a final da Taça é Porto-Sporting certo?
–
Se a final fosse entre equipas fora das competições europeias, o vencedor da Taça e o 3° classificado iriam à Liga Europa e o 4° classificado iria à Liga Conferência, certo?
Jeco Baleiro
Sim é isso.
Valderrama
Isso não faz qualquer sentido. Mesmo não pensando na parte financeira, em que seria obviamente ainda pior ir para a Liga Conferência do que para a Liga Europa, do ponto de vista desportivo não dignifica o clube. Mas parece que o conceito “final europeia” veio para ficar…
É a mesma lógica que descer de divisão porque teriam mais hipóteses de ser campeões na segunda liga.