Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nova “estrela” do Barça tem cláusula de apenas 12 milhões de euros; Responsável da FIFA diz que Qatar não vai receber Mundial 2022

Mais uma acha para a fogueira. Compra de votos, alteração das datas da competição, Blatter a reconhecer que foi um erro atribuir a organização ao país do Médio Oriente, e agora mais uma postura oficial. 

“Pessoalmente acredito que, no final, o Mundial’2022 acabará por não ter lugar no Qatar. Os médicos dizem que não se podem responsabilizar perante as condições em que a competição irá ter lugar”, afirmou Zwanziger,  membro do Comité Executivo da FIFA, em entrevista ao jornal “Bild”. “Os médicos dizem que não querem arcar com a responsabilidade de um torneio organizado nessas condições”, disse, adiantando também que o facto de o Qatar ter planos em desenvolvimento para, através de um sistema de refrigeração, amenizar as condições difíceis nos estádios, não será suficiente. Ainda que tal medida funcionasse nos estádios, “o Mundial não acontece só nos estádios”, disse. Adeptos de diferentes partes do mundo vão chegar ao país e a FIFA teme ser responsabilizada caso surjam casos em que a saúde de pessoas foi colocada em causa devido às condições atmosféricas. Recordamos que o país do Médio Oriente ganhou a corrida pela organização do Mundial’2022 ao Japão, EUA, Coreia do Sul e Austrália. 

A direcção dos catalães diz que a situação está controlada mas – PSG e Bayern estão atentos a Munir, jovem promessa que se está a afirmar no Barcelona. O melhor jogador da 1.ª edição da Youth League tem uma cláusula de apenas 12 milhões de euros, o que o torna um alvo muito acessível para as principais equipas europeias.

0 Comentários

  • Bernardo
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:11 am

    Com uma nova eleição será possível termos uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha, algo que já foi falado.

    • Rodrigo Cruz
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:19 am

      Sim Bernardo a situação económica da Peninsula Ibérica está saudável então vamos gastar para ficarmos igual ao 3º mundo…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:27 am

      Portugal já tem infra-estruturas suficientes para fazer esse Mundial, apenas não poderia receber meia-final e final.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:31 am

      Portugal só tem 3 estádios com mais de 30 mil lugares , não iamos ganhar lá muito com isso .

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:45 am

      Mundial em Portugal??? mas será que vivemos no mesmo Portugal que está falido?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:48 am

      Tanto Portugal como Espanha estão falidos, não sei se sabes… E 8 anos é um espaço temporal considerável para se fazerem previsões concretas.

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:50 am

      Penso que sendo o de 2018 na Europa, será improvável (caso este mude) o de 2022 se realizar também na Europa..

      ps: Apesar da Rússia ser maiorparte na Ásia penso que todas as cidades escolhidas fazem parte da parte europeia da Rússia (não tenho a certeza sobre Sochi no entanto)..
      ps2: Para quem diz que a ideia do Euro 2020 é má por causa da distância entre cidades: é quase tão longe de Yakaterinburg a Moscovo como de Moscovo a Londres..

    • Sam P.L.
      Posted Setembro 22, 2014 at 12:01 pm

      Rúben Cardoso desculpa discordar mas no mundial do Brasil os dois estadio das meias finais tinham lotacao para 58 mil e 62 mil por isso o estadio da luz poderia receber uma meia final a vontade. E mais caso portugal viesse a ganhar de facto esta candidatura poderiam restruturar o estadio AxA para que podes-se aumentar a lotação e remodelar o jamor e portugal poderia receber a inauguração, dois quartos de final e uma meia final. Portugal teria 5 estadios para o mundial e a espanha com 6 ou 7. Sei que me vao chamar de louco pelo jamor mas acho que deveria ser remodelado e os jogos da Seleção deveriam passar todos por lá. Mais a final da taça da liga e da super taca tambem deveriao ser no jamor. E uma vergonha um estadio com tanta história ter aquelas condições. E nao me venham com historia que o mundial nao traria retorno financeiro, o euro 2004 também ia ser um fiasco e foi o que se viu. Portugal com "pouco" investimento teria mais que condições para organizar com a espanha um mundial de sucesso.

    • Nuno R
      Posted Setembro 22, 2014 at 12:02 pm

      Eu quero um Mundial em Portugal. O meu IRS nem por isso.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 22, 2014 at 12:35 pm

      Tinha ideia de ter visto algo que dizia que não podíamos ter estádios nessas fases, Sam. Mas obrigado pela informação!

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:10 pm

      Sam P.L.

      O Euro 2004 foi o que se viu e ainda é o que se vê, uma vergonha, e que ainda hoje andamos a pagar essa vergonha, e temos imensos elefantes brancos neste momento…Portugal esta falido e tem uma divida astronómica para pagar ao FMI e à Alemanha e é nisso que o País tem de se preocupar, não com loucuras de organizações de Mundiais que ainda vinham era aumentar ainda mais essa já astronómica divida…

    • Bruno Fonseca
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:37 pm

      Portugal no estado em que está não pode andar preocupado com Mundiais…
      O Euro 2004 foi uma das razões entre muitas para que o nosso país esteja como está. Ainda por cima alguns desses estádios construídos nem a ser utilizados estão.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:39 pm

      Kafka I

      Tem razão, tirando o facto de não estarmos a pagar a dívida, apenas a tentar fazer com que ela cresça mais devagar

      Pedro Leal

    • Sam P.L.
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:55 pm

      Kafka as infraestruturas estao lá o jamor mais cedo ou mais tarde vai ser renovado por isso so o a restruturacao do axa seria algo a pensar no mundial mas tambem se poderia deixar de parte e portugal com 4 estadios faria uma boa figura. O que realmente foi mal feito no euro foi o facto de fazerem estadios a pensar no euro e nao nas suas futuras mais valias, o de leiria e algarve sao exemplo. Mas agora é tudo diferente lisboa e porto tem mais que capacidade para acolher jogos do mundial. Mas prontos isto é so a minha opinião e vale o que vale

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:57 pm

      Kafka acredita que não é só por causa do Euro 2004 que ainda tens uma dívida, adoro quando atacam o governo com o Euro 2004, porque após a realização do mesmo o cash-flow foi de lucro para Portugal, o principal problema nunca foi esse foi sim a forma de lidar com os outros custos que país teve.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:01 pm

      Aliás, antes do Euro já o país andava afogado em dívidas.

    • Nuno R
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:31 pm

      É claro que o Euro 2004 não é a causa da dívida, nem o Sócrate é O culpado.
      Mas o Euro é a imagem de marca de um "projecto" a la Tuga:

      – suborçamentado
      – sobredimensionado
      – as estruturas não foram aproveitadas (um estádio no Algarve?????? Gibraltar agradece)
      – o financiamento não estava garantido (perguntem às Camaras Municipais como é)

      Uma coisa é certa; hoje todos tecem críticas, mas na altura todo o bicho queria um estádio na sua terreola.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:41 pm

      Luís Suarez,

      Eu também não disse que foi só por causa do Euro, agora o Euro 2004 também contribui para isso, e ainda hoje tens autênticos elefantes brancos que deram um prejuizo tremendo e continuam a dar, como o Estádio do Algarve, de Leiria, Aveiro e afins, e quem anda a pagar tudo isso, somos todos nós…

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:56 pm

      Pensa da seguinte forma, é a mesma coisa que teres milhares de fábricas de sapatos no Norte, mas como és presunçoso e não queres aproveitar os recursos que já estão construidos vais fazer mais uma fábrica na capital (quando vais ter menos lucro).

      A federação não luta para ter em Portugual provas internacionais, tirando claro a final da Champions o ano passado, e não luta para aumentar a qualidade das áreas secundárias aos clubes grandes, como Algarve e Leiria. Se trabalhassem para aumentar a qualidade dessas zonas mais creceriam ambos, tanto as zonas, como Portugal!

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:00 pm

      *finais das Champions (masc. e fem.)

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:04 pm

      Não é bem assim, não sei se tens conhecimento, mas as camaras e o Estado português já estavam a preparar a candidatura e o esforço foi proveniente de uma tentativa de aumentar a rapidez de construção, porque o dinheiro para construir os estádios foi dinheiro amealhado ao longo dos anos, daí termos concorrido, porqeu senão nbem nos deixavam concorrer ao Euro.

      Já para não falar Kafka que esse elfantes brancos são patrimonio parado e estagnado, que neste momento não oferecem prejuizo, porque o investimento face ao ganho foi totalmente suprimido, agora esse imóvel não pode é ser vendido pois não existe comprador, agora é normal tu também não consegues vender todas as casa que existem não é, existem imóveis que não causam prejuizo mas por falta de compradores simplesmente não podem dar mais valor.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:22 pm

      A Câmara Municipal de Aveiro é o 3º Municipio mais endividado do País e para isso muito contribui a construção do Estádio de Aveiro e respectivo endividamento…quanto aos estádios actuais não darem prejuizo? a manutenção dos mesmos está a dar imenso prejuízo às camaras

    • Nuno R
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:58 pm

      Kafka
      Mas em compensação as câmaras ficaram com "activos valiosos".
      Cuja manutenção deve ser à borla.

    • Alexis
      Posted Setembro 22, 2014 at 4:45 pm

      Basicamente o mal do Euro 2004 foi igual a Expo 98… muita gente a desviar dinheiro, obras que custaram o dobro e até o triplo do previsto e receitas "aquem" do esperado (boa maneira para "eles" justificar o buraco deixado apos os eventos).
      Se os nossos governantes fossem decentes e honestos estes dois eventos teriam catapultado a nossa economia mas como os nossos governantes têm tiques de governantes de país de terceiro mundo, ficaram dívidas e buracos enormes.. para além dos elefantes brancos de Aveiro, Leiria e Algarve…

    • David Gomes
      Posted Setembro 22, 2014 at 5:24 pm

      Luis Suarez, não oferecem prejuízo? Se não me engano o estágio de Leiria oferece 6000 euros diários de prejuízo à câmara.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 5:57 pm

      Usem um bocado de lógica sff. Já temos as infraestruturas feitas, por isso os custos para fazer um mundial seriam quase irrisórios quando comparados com os lucros.

      Zebiole

    • Sam P.L.
      Posted Setembro 22, 2014 at 7:41 pm

      Zebiole isso é o que tenho tentado explicar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 8:49 pm

      Não caiam nessa armadilha!
      Portugal tem o mesmo problema do Brasil – Politicos Corruptos!
      Aqui, o Mundial foi um sucesso, mas agora temos 3 elefantes brancos e dezenas de obras que não foram terminadas e é possivel que nunca as sejam.
      Acho que Portugal e nem Espanha deveriam receber um Mundial, ele deveria ir para países já prontos, como EUA, Inglaterra ou até mesmo Australia.

      Natan Fox

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:23 am

    Devolvam todo o dinheiro e comissões que receberam para o Mundial se realizar no Qatar e alteram o local .

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:43 am

      Já morreram pessoas por causas das construções para esse Mundial…o que achas que diriam se de repente mudassem o sítio? É complicado…Pelo menos para quem tem consciência

    • Ninja
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:46 pm

      A morte dos trabalhadores na construccao ate agora implica a obrigatoriedade de fazer o mundial lá? Vão morrer mais descansados por saber que morreram em nome de um evento desportivo?

      Organizar o mundial no Qatar é anuir as condicoes de trabalho barbaras a que submetem os trabalhadores estrangeiros naquele pais num esquema de escravatura moderna.

      É exactamente para quem tem consciência que este comentário não faz sentido.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:27 pm

      Os que morreram já não há nada a fazer.. se for para evitar mais mortes (dando mais condições e segurança aos jogadores e espectadores), penso que ninguém se vai opor.

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:55 am

    Corrijam-me se estiver em erro, mas parece-me que Portugal e Espanha não podem receber o Mundial 2022, já que o Mundial 2018 já vai ser jogado na Rússia, (um país dentro da UEFA) e Qatar sendo um país dentro da AFL (Ásia) é mais provável a nova eleição ficar no mesmo continente. Nesse caso aposto na China, que já tem infra-estruturas excelentes para um evento desta dimensão, e tem o dinheiro suficiente para até 2022 preparar as cidades, os estádios, os transporters, etc. e finalmente abrir-se ao mundo (futebolisticamente falando). Eu vivo em Shanghai e sinto a paixão pelo futebol a crescer todos os dias, só falta mesmo um Mundial neste país para o futebol finalmente explodir!

    Pedro

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:49 pm

      Sem duvida Pedro, eu já fui várias vezes a Macau e mesmo sendo uma zona pequena sem grandes equipas eles lá adoram o futebol e vivem mesmo aquilo. Fazer um mundial lá seria muitissimo bem pensado, todas as condições estão reunidas e seria fantastico para o próprio povo chinês.

      Já agora, não tem nada a ver como tópico mas como é que é a vida em Shanghai? É que eu tenho uma grande paixão pela Asia e adoraria ir viver para aí. Obrigado.

      João Miguel

  • Nuno R
    Posted Setembro 22, 2014 at 12:02 pm

    Nada como organizar o fifa/fair play e mais não quê num país onde a escravatura (aquela, a real, não aquela a que estão sujeitos os jogadores de futebol) é o prato do dia.
    Depois, futebol no meio do deserto é o cenário. Já agora, lanço o Mundial 2030 p4ara a Gronelândia, até porque com o aquecimento global, nessa altura já devem lá caber 4 ou 5 campos da bola.

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 1:13 pm

      Algumas das cidades desse Mundial, têm menos habitantes que lugares para ocupar no Estádio (construído com trabalho escravo)…depois jogar com 50 graus (à sombra) deve ser uma coisa bem gira de se ver,

    • João Lains
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:19 pm

      Marrocos seria uma excelente opção.

  • Pedritxo
    Posted Setembro 22, 2014 at 1:44 pm

    E a podridao deste mundo continua, isto e tudo feito as claras(toda a gente sabe/pensa que houve suborno)mas nao ha investigaçoes,prisoes,etccc.
    Ja se sabia que o qatar nao poderia receber nenhum mundial por causa do clima ,mas o dinheiro vence sempre.
    Ha certos paises, que simplesmente, para ja , e impossivel ter um mundial.
    Nao esquecer a palhaçada que iriam construir cidades de raiz so para ter o mundial e os estadios.

    Munir tem uma clausula baixa e e melhor o barça se despachar, pois assim podera perder um jogador que devera ter um grande futuro.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 22, 2014 at 2:00 pm

    Estou a ver muitas criticas à ideia de Portugal organizar um mundial juntamente com Espanha mas…Os estádios já estão construídos,Portugal ia perder dinheiro com o mundial?

    • João Lains
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:51 pm

      Não gosto muito de candidaturas conjuntas, por nenhuma razão em especial. Aprecio a ideia da Fifa em levar o futebol a outras regiões do globo, se bem que a escolha para a sede esteja subjugada a muitas jogadas de bastidores.

      México, Marrocos, Itália, Canadá ou Austrália seria as candidaturas mais interessantes.

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:52 pm

      Não ia perder, até pelo contrário tudo o que seria serviços relacionados com transportes e turismo ia ganhar imenso dinheiro, mas tem tudo mentalidade "à português".

      "Ai o Euro 2004 trouxe muito prejuizo, e fizemos estadios que não vamos utilizar…" Agora que aparece uma oportunidade para dar uso aos activos não querem e preferem queixar-se do passado e dos problemas em vez de pensares nas soluções para rentabilizarem.

      É a diferença entre um empreendedor de sucesso, e uma pessoa habituada a mediocridade e a não pensar que pode vir a fazer melhor, é a mentalidade do "aguenta-se".

    • João Gonçalves
      Posted Setembro 22, 2014 at 2:53 pm

      Em Portugal com os compadrios que existem tudo resulta na perda de dinheiro! ^^

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:05 pm

      Exactamente João Gonçalves

      Luís Suarez,

      Por vezes da forma como falas nem parece que vives em Portugal, mas tu achas mesmo que em Portugal, uma qualquer organização de seja o que for, não iria levar a desvios de dinheiro e muita gente em redor ganharia dinheiro com uma organização do Mundial e levaria isto para valores muito acima dos normais…

      O cenário que tu falas é viável sim, se for aplicado na Noruega, na Suécia, na Dinamarca, etc, porque lá as pessoas não tem cargos para enriquecerem graças ao estado, como em Portugal…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 22, 2014 at 3:42 pm

      Mas esses desvios de dinheiro tanto acontecem aqui, como em qualquer país. Ou acham mesmo que um Mundial alguma vez vai ser uma coisa limpa?

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 6:22 pm

      Kafka não consegues perceber o básico. Mesmo que haja desvios de dinheiro Portugal vai ter sempre lucro, visto que, já temos as infra-estruturas feitas. Não percebo porque é assim tão dificil de entender que isto é uma excelente oportunidade de rentabilizar o que já temos.

      Tarda nada estou a ler aqui que a final da Liga dos Campeões deu prejuízo a Portugal.

      Zebiole

    • Kafka I
      Posted Setembro 22, 2014 at 7:45 pm

      Zebiole,

      Tu é que não consegues perceber o básico, que é "quem não tem dinheiro não tem vicios" e Portugal é um País falido neste momento, Portugal nem sequer tem dinheiro para as despesas correntes quanto mais para investimento…voltámos aos mercados para ir pedir dinheiro emprestado para pagar despesas correntes, salários da função pública e afins…e vocês perante este cenário, querem estoirar o dinheiro que não há em Mundiais de futebol para aumentarmos ainda mais a divida…para vocês Mundial resume-se a ter despesas em Estádios, nada mais errado, e neste momento o futebol é a coisa menos importante com que o País tem de se preocupar…

      O foco tem de ser pagar a divida astronómica que temos ao FMI e à Alemanha, e fundamentalmente deixarmos de ter deficit, e não é com aumento da divida que o deficit baixa…

      Há vida para além do futebol, e num País pobre como é Portugal, isso nem sequer devia ser assunto…

      E para terminar só te deixo com uma frase do Presidente da Câmara Municipal de Estocolmo (a Suécia esta no top 5 mundial de qualidade de vida e condições para os seus habitantes, é um País rico, penso que saibas isso) quando foi questionado o que achava de uma possivel candidatura da cidade de Estocolmo aos Jogos Olimpicos de 2020 e ele só respondeu "o quê??? isso está fora de questão, a cidade de Estocolmo tem coisas bem mais importantes onde gastar o dinheiro como melhorarmos as infra-estruturas da nossa cidade, desde escolas, a hospitais etc…"

      É esta a diferença, e estamos a falar de um País RICO, não de um País pobre como Portugal..

    • Pedritxo
      Posted Setembro 22, 2014 at 8:07 pm

      As camaras do porto e lisboa nem quiseram ter o EURO(o das varias cidades) fara o MUNDIAL

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2014 at 8:21 pm

      W qual será a indemnização que a FIFA terá de pagar ao Qatar pelo cancelamento? Não tenho nenhuma simpatia pelo Qatar, mas as coisas não funcionam assim: "olhe, isto aqui afinal é muito quente, vamos jogar na Suécia. Desculpe qualquer coisinha!" como os milhões já investidos…..

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2014 at 8:22 pm

      Sou contra um mundial de Portugal e Espanha porque ficaríamos obviamente subalternizados. E já nem falo das despesas.

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 9:33 pm

      Kafka estamos a falar em 2022, onde apesar de Portugal continuar com dívida, prevê-se uma melhoria evidente… e já com as infraestruturas feitas: Portugal tem Estádios médios de razoável qualidade e uma densidade de auto estradas exagerada assim como boas condições para Turismo como somos conhecidos… apesar do investimento, Portugal e Espanha tinham muito a ganhar com este Mundial onde como é óbvio seriam o centro das atenções por 1 mês.

      Não serei a melhor pessoa para dizer se sim Portugal tem todas as condições e capacidades económicas para fazer este Mundial com Espanha mas gostaria que acontecesse e é nisso que tentei focalizar.

      PS: O assunto do desvio dinheiro dúvido que mesmo assim este Mundial trouxesse saldo negativo no final já que, para além de tudo, daria a conhecer o que de melhor Portugal tem, não só o futebol mas toda uma cultura o que poderia consequentemente trazer mais imigrantes para o país digo eu…

      Bruno Djokovic

    • Anónimo
      Posted Setembro 22, 2014 at 9:50 pm

      Epah não vou perder muito mais tempo nisto. Se não percebes que é impossível Portugal aumentar a divida com este evento (muito pelo contrário, é uma oportunidade de diminuí-la) com o argumento de as infra-estruturas já estarem preparadas então não vale a pena aprofundar muito mais isto. O país tem uma divida para pagar mas não é com o abandonar completamente os projectos e desinvestir de tudo que a vamos pagar. Se o país parar então vamos aumentar ainda mais a divida, no entanto se formos inteligentes e investirmos em projectos seguros (como é este o caso) então podemos dar a volta a isto por cima.

      Ps: não ligo muito a selecções, por isso apenas vejo isto como um bom investimento e não como uma oportunidade para termos mais futebol por cá.

      Zebiole

Deixa um comentário