Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novas regras da UEFA beneficiam o FC Porto

Liga dos Campeões Liga Europa Taça das Taças
Últimos 5 anos 12 pontos 3 pontos
A partir de 1992/93 8 pontos 2 pontos 2 pontos
Antes de 1992/93 4 pontos 1 ponto 1 ponto

A partir de 2018/19 o método de cálculo do ranking de clubes vai ser diferente. A UEFA anunciou mudanças nos cálculos dos coeficientes de cada clube, sendo que este incluirá pontos de bónus por conquistas passadas na provas europeias.

Desde essa data qualquer clube que tenha conquistado a Liga dos Campeões nos últimos cinco anos recebe 12 pontos de bónus por conquista, enquanto uma conquista da Liga Europa no mesmo espaço de tempo confere um bónus de três pontos. Já a conquista da Taça das Taças, agora extinta, vale dois pontos. Ou seja, com estas novas regras o FC Porto terá sempre mais 16 pontos no cálculo do coeficiente, fruto das vitórias na Ligas dos Campeões (1987 e 2004) e Ligas Europa/Taça UEFA (2002/03 e 2010/11). O Benfica, por sua vez, beneficiará de oito pontos de bónus, vindos de duas conquistas na Taças dos Campeões (1960/61 e 1961/62). O Sporting, por sua vez, terá um ponto de bónus, proveniente da conquista da Taça das Taças, em 1964.

Esta nova regra corta com os 20% de Ranking do respectivo país, o que é uma maneira de bloquear o benefício aos “novos ricos”.

 

43 Comentários

  • Hugo Silva
    Posted Dezembro 9, 2016 at 7:55 pm

    A isto meus amigos do Sporting chama se historia europeia que tanto o Porto como o Benfica tem!

    • Telmo Carlos
      Posted Dezembro 9, 2016 at 8:20 pm

      Eu sou assíduo deste blog há cerca de 5 anos. Não paro muito pela caixa de comentários mas uma vez ou outra gosta de passar na diagonal quando tenho tempo. Começando por dizer que sou de Leiria e trabalho em Lisboa por isso não conheço nenhum adepto do Porto, mas tenho um colega do Porto (cidade) que é adepto do Benfica e diz que existe um grande ódio lá entre Portistas e Benfiquistas.

      A questão que tenho é que quando passo os comentários aqui no Blog vejo os adeptos do Porto no geral a andarem de mãos dadas com o Benfica para dar bicadas ao Sporting (já os do Benfica vejo a tomarem posições mais centradas e não pendendo para nenhum dos dois).

      Isto é uma pergunta genuína e sem sentidos de atacar ninguém. Havendo poucos adeptos do Sporting no Porto, porque razão os adeptos do Porto tem esta aversão tão grande ao Sporting?

      Pergunto isto porque no meu caso não conhecendo adeptos do Porto, para não ter que aturar os meus amigos do Benfica prefiro sempre que o Porto ganhe (se não puder ganhar o Sporting obviamente) e esperaria uma situação semelhante

      • Tpcouto97
        Posted Dezembro 9, 2016 at 8:32 pm

        Telmo Carlos,acho que não só os adeptos do Porto\Benfica como de outros clubes em Portugal e até próprios adeptos do Sporting que neste momento estão contra o clube devido à figura do Bruno Carvalho que desde que assumiu o Sporting tem tido uma politica de ódio e ataques constantes direccionada a todos os rivais. Neste momento acho que é o inimigo nº 1 aqui no blog.

      • Ricardo Ricard
        Posted Dezembro 9, 2016 at 8:32 pm

        Cada adepto é um adepto,eu antes também preferia que ganhasse o Sporting do que o Porto,neste momento é impensável.

      • Francisco A
        Posted Dezembro 9, 2016 at 8:36 pm

        Não é que os adeptos do Porto andem de mãos dadas com os do Benfica, eu gosto tanto do Benfica como do Sporting, mas, vamos pensar um pouco, quem é que diariamente faz capas e planta notícias na imprensa? BdC.
        Quem é que mente diariamente e aldraba FACTOS históricos? BdC

        Alguns têm memória fraca, mas não me esqueço daquilo que o garoto que preside o Sporting mandou fazer no pré-match nas portas do Dragão no Porto v Sporting há cerca de 3 anos. Pagar a arruaceiros e cultivar o medo nos portistas que frequentavam a zona fora do estádio.

        • Sedranreb
          Posted Dezembro 9, 2016 at 9:07 pm

          A intenção não é “picar”, mas desde que o BdC se tornou presidente do SCP, e mais ainda desde que o JJ é o treinador, que o clube parece um manicómio. A crença de que o Sporting é comparável ao FCP e ao SLB em termos europeus é um delírio como há poucos… o único feito do SCP na Liga dos Campeões que entrou para a história foram os 12-1 contra o Bayern, infelizmente para todos os portugueses.

        • Rodrigo A.
          Posted Dezembro 10, 2016 at 1:56 am

          O Francisco delira mesmo…mas existe sempre aquela frase…”aos malucos diz-se sempre que sim”.

          A quantidade de vezes que se contradiz até nesse comentário é fantástica…então fala em factos em letra maiúscula e a seguir mete-se a fazer acusações com coisas que só o Francisco sabe?

          O que vale é que o Francisco é isto….diz o que quer vai ficando com essa realidade na cabeça, porque a verdade é que qualquer user deste blog se lhe pergunta-se para provar o que diz o Francisco nunca iria responder…

      • JoseRibeiro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 10:39 pm

        Eu sou do Norte e posso dizer que o Sporting sempre foi tratado com condescendência e gozo. O único rival e único clube que importava era o Benfica. Por isso fico mesmo contente quando vejo que finalmente voltam a olhar para o meu clube como um rival e não como uma nota de rodapé num telejornal a anunciar mais um despedimento de um treinador em Outubro após uma derrota qualquer em Alvalade com um Paços ou um Olhanense.

        • Hugo Gomes
          Posted Dezembro 9, 2016 at 11:04 pm

          Nao confundir o Sporting com BdC, o que muitos agora odeiam incluindo muitos Sportinguistas (os verdadeiros) e aquilo em que o Sporting se tornou ao nivel a que desceu, dai as criticas contantes por parte de gente civilizada seja de que clube for, o Sporting actual e’ uma vergonha mesmo que venha a ser campeao, os fins nao podem justificar os meios.

          • Filipe
            Posted Dezembro 10, 2016 at 1:41 am

            O que é um verdadeiro sportinguista? Eu assumo-me como um apoiante do Bruno de Carvalho. Não que isso signifique concordancia total, mas significa que respeito e tenho a maior das considerações pelo trabalho efectuado pelo senhor.

            Tanta coisa com o investimento brutal… o sr Godinho Lopes investiu mais, e não tinha dinheiro para o fazer. O atual presidente do Sporting investiu com aquilo que ganhou. Se somarem todos os gastos e todos os ganhos desde que o mandato começou os ganhos ultrapassam com muita boa margem os gastos, e em finanças isso é que interessa. Não só quanto gasto, não só quanto ganho. Mas a diferença entre os 2.

            Este ódio ao Sporting é facilmente explicado. Em Portugal apenas uma rivalidade existe desde sempre. Apenas uma rivalidade é mais do que desportiva. Se nos clássicos Benfica-Porto e Sporting-Porto existe uma rivalidade maioritariamente desportiva, no derby Sporting-Benfica o caso é diferente. O que se sente é abismal. É uma vontade anormal de durante 90 minutos
            querer “esganar” o adepto rival, seja ele um desconhecido, um primo, um irmão, um pai… Isto vive-se esteja o Benfica na primeira liga e o Sporting na segunda, estejam os 2 no CNS. É cultural. É de sempre. são 100 anos disto.

            O Porto é um caso diferente. Com Pinto da Costa ganhou protagonismo pelo seu sucesso desportivo, mas ainda não teve tempo de se intrometer nesta rivalidade titânica. A rivalidade do Porto com os rivais é quase exclusivamente desportiva. Para mim, se o Porto deixar de ganhar (que eu quero, porque são mais hipoteses para o Sporting vencer) eu deixo de querer derrotas semanais. Passo a vê-los como um Braga. Não tenho nada contra a cidade, nem contra as pessoas, muito pelo contrário até. Não tenho nada que não seja desportivo que me faça não gostar do clube. E é isto que o Porto tenta combater. Quer ganhar protagonismo, quer ser o “main-event”. Quer ser a rivalidade histórica. Mas isso é dificil. E sendo os clubes de Lisboa os que têm mais adeptos (sem sinais de mudança num futuro próximo) não vejo o caso mudar. Logo querem entrar à bruta. Ofendendo os clubes rivais de maneira a ganhar atenção. De mim não levam nada.

            • Nuno
              Posted Dezembro 10, 2016 at 1:18 pm

              Ai que me ri tanto. Eu nem sou Portista mas ao ler a parte do Porto só me deu vontade de rir pela percepção errada que tem. Como é que o Porto quer se main event, se já o é há muito?? De facto ganhou muita mais visibilidade com Pinto da Costa, ultrapassado o Sporting em títulos e rivalidade com o Benfica. Sendo actualmente graças a vários anos de domínio o segundo clube com mais adeptos. O que diz dá entender que o Sporting anda a lutar por títulos taco a taco com Benfica e o Porto só ganha de vez em quando, quando é exactamente ao contrario

    • rc
      Posted Dezembro 9, 2016 at 8:24 pm

      Mas história europeia o Sporting, enquanto clube, tem. E muita! Agora, podes é dizer que a nível futebolístico quer o SLB, quer o FCP têm mais, obviamente.

      • Diogo Neves
        Posted Dezembro 9, 2016 at 10:30 pm

        Mas história europeia até o campeão de andorra ou luxemburgo tem, vão sempre às eliminatórias da liga dos campeões, só mesmo isso, o sporting é igual, vai lá, mas não faz muito mais do que o lá ir.

        • rc
          Posted Dezembro 10, 2016 at 1:58 pm

          O meu português é bem explícito. Enquanto clube, com diversas modalidades e participações/conquistas/medalhas em provas europeias, mundiais e Jogos Olímpicos, não há uma equipa em Portugal que nos supere. Contudo, é factual que a nível futebolístico quer o SLB, quer o FCP têm mais títulos e história.s

    • JoaoMiguel96
      Posted Dezembro 9, 2016 at 8:24 pm

      Tinha que vir a boquinha. Não sei se reparaste mas o Sporting também tem historia…

  • Rodrigo A.
    Posted Dezembro 9, 2016 at 7:57 pm

    Aceitável…premeia as conquistas e trabalho, logo nada contra.

  • Kafka
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:08 pm

    Totalmente a favor, premeia o histórico dos clubes, dando mais ênfase como é evidente ao presente…todas as medidas da UEFA fossem estas…

    Assim o Real MAdrid vai ser ad aeternum o lider do ranking ahah

  • Francisco A
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:08 pm

    Orgulho pelo reconhecimento. É que não somos só grandes cá, somos igualmente lá fora.
    E para isto a mentalidade do ” primeiro temos que ganhar cá, para apostar lá fora” cai por água baixo.
    O prestígio de um clube tem que ser consolidado internacionalmente, e disso, não me posso queixar temos 7 lá fora.

  • Pogback
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:10 pm

    Concordo com a mudança..

  • Miguel Mendes
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:17 pm

    Outra vez a mudar o formato? Agora é todos os anos, quase? Ainda fizeram com que o vencedor da liga europa fosse parar à fase de grupos da champions e que os campeões dos 7 países melhor cotados na uefa fossem parar ao pote 1.

  • João Duarte
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:19 pm

    Até concordo, só acho que não faz sentido mudar a pontuação antes e depois de 92-93. Os pontos de bónus deveriam ser iguais antes e depois. Assim a diferença não é assim tanta.

  • ACT7
    Posted Dezembro 9, 2016 at 9:06 pm

    Uma dúvida que tenho é caso daqui a 10 anos as datas se mantém 92/93 ou fica-se em 02/03. Ou seja daqui a 10 anos o Porto pode perder pontos bonús. Ou estas datas são fixas?

    • Francisco A
      Posted Dezembro 9, 2016 at 9:46 pm

      Creio que são fixas.

      • dependente
        Posted Dezembro 10, 2016 at 1:00 am

        Pelo aquilo que se percebe no site da UEFA, os bónus dos últimos anos são actualizados todas as épocas,ou se estivesse já em vigor os vencedores de 11/12 teria os seus bónus reduzidos

    • Tiago Sá
      Posted Dezembro 10, 2016 at 9:11 am

      ACT7
      É uma data que define 2 fases da competição destinta: -sem fase de grupos antes de 1991/1992
      -com fases de grupos depois de 1991/1992

  • João Batista
    Posted Dezembro 9, 2016 at 9:37 pm

    Mas antes de 92/93 não era Liga dos Campeões… era Taça dos Campeões. E já se percebeu que os resultados de uma competição exclusivamente a eliminar não podem ser acrescentados aos de uma competição com liga. Ou não é isso que se diz?

  • Pedro Bala
    Posted Dezembro 9, 2016 at 9:59 pm

    Já agora, aí está a confirmação para a malta que vem aí defender que a Taça dos Clubes Campeões Europeus tem o mesmo valor que a Champions League. Claramente não tem

  • Afonso Soares
    Posted Dezembro 9, 2016 at 10:31 pm

    Deviam era acabar com o facto de clubes de países asiáticos (Israel, Chipre, Arménia) e de países quase totalmente asiáticos (como a Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão) poderem competir nas competições da UEFA, para além de na Liga dos Campeões só deverem deixar ir os campeões nacionais e quando muito os europeus como acontecia na Taça dos Campeões Europeus (ao contrário do que as pessoas pensam chegavam a ir 2 equipas do mesmo país, como aconteceu com Benfica e Sporting e Porto e Benfica). Ah, e acabar com as equipas de pseudo-países como Gibraltar, Kosovo, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Ilhas Faroé.

    • ACT7
      Posted Dezembro 9, 2016 at 11:31 pm

      Com esse estado de espírito espero bem que não se encontre hoje com a sua namorada ou esposa.

    • Português no Chipre
      Posted Dezembro 10, 2016 at 11:47 am

      Meu caro, só a título informativo, o Chipre faz parte da União europeia, faz parte da Zona Euro, e a língua oficial é Grego. Historicamente, foi uma colonia grega e romana enquanto nos ainda éramos Barbaros, e do ponto de vista geográfico, está mais inserido na Europa que a Madeira. Opinião é uma coisa, disparate é outra

      • Giramondu
        Posted Dezembro 10, 2016 at 12:56 pm

        Geograficamente é discutível que o Chipre esteja mais inserido na Europa do que a Madeira. Pode estar mais próximo, mas também está mais próximo do Norte de África.

      • Afonso Soares
        Posted Dezembro 10, 2016 at 1:33 pm

        Disparate? Eu apenas estava a falar do ponto de vista geográfico e nesse caso é totalmente asiático pois faz parte da placa da Anatólia.

Deixa um comentário